Diferença de queima : EPS, PUR e PIR
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Esse vídeo mostra a diferença no tempo de queima de diferentes materiais isolantes. Antes de decidir sobre um material isolante, não veja apenas preço, você estará lidando com vidas, portanto segurança é tudo oque deve ser levado em consideração.
A reação ao fogo de materiais isolantes, como o EPS, é um ponto de conflito no seu uso como material de construção (recintos, telhados, etc.). Isso se torna ainda mais crucial com a instalação de painéis fotovoltaicos em telhados que possuem painéis isolados a combustível.
No vídeo, é mostrado um ensaio em que o EPS tem uma alta contribuição para o fogo e gotejamentos, mas praticamente não emite fumaça. Já o PUR (espuma rígida de poliuretano) resiste ao fogo, mas acaba carbonizado, não pinga e emite fumaça preta. Em contraste, a espuma PIR (espuma rígida de poliisocianurato) é o material com a reação de fogo mais favorável e gera menos fumaça em comparação com os demais. Além disso, não pinga e é carbonizado em menor grau. Em qualquer um dos três casos, trata-se de materiais combustíveis que veem seu comportamento agravado, em comparação com o teste de vídeo, no caso de uso real como isolamento em fachadas.
Mas o que é EPS? A espuma de poliestireno expandido (EPS) é um isolamento de célula fechada que é feito pela expansão de um polímero de poliestireno. É comumente usado em embalagens e embalagens de alimentos. Ele também tem boas propriedades isolantes, razão pela qual é usado como isolamento em painéis de enclausuramento e telhados.
Outro uso comum é como abóbadas ou cofres em lajes unidirecionais e bidirecionais, atuando como formas de iluminação.
O EPS é combustível, propagador de chamas e emite fumos e gases durante a combustão. Até 90-100ºC, seu comportamento isolante é bom. A partir daí, o EPS amolece e derrete, atingindo a autoignição em torno de 450ºC.
Hoje, existem soluções no mercado que incorporam retardantes de ignição, que permitem que esse efeito seja limitado. Neste caso, em caso de afetação da chama, o EPS contrai e é removido da fonte de calor. Além disso, os gases gerados pelo aditivo retardam a propagação da chama.
Desta forma, a utilização de materiais combustíveis como isolante em painéis de coberturas de fachadas, bem como em outros elementos construtivos, deve ser adequadamente avaliada, garantindo-se sempre a prescrição mínima da norma (por exemplo, Euroclasses A1, A2, B, etc.) e os possíveis novos usos que possam surgir (instalação fotovoltaica, por exemplo).
Então e o que vem dentro da telha sanduíche qual é?
Tenho um quartinho de 12 metros quadrados...tem 1 caida de agua.
Quanto fica mais ou menos pra cobrir com telha sanduiche de 50mm e com o PIR ?
Moro em Guarulhos
Boa tarde. Placas de PIR podem ser aplicadas em paredes externas?
Bom dia,
Sim podem. Mas existem outras soluções para revestimentos que não sejam as placas em Pir. Visite o site da Kingspan ISOESTE.
Olá. Qual material tem melhor isolamento térmico e acústico? Grato.
Olá Adriano,
Hoje oque temos de mais completo e principalmente, mais seguro é o PIR.
@@eduardolaurentino869Hola, ¿conoces las casas construidas por la marca boxabl? Me pregunto qué esponja usan: EPS, Pur, Pır. Entonces, si tuvieras que construir esa casa prefabricada, ¿cuál usarías para aislamiento acústico y térmico?
Onde encontro placas de PIR?
Sou representante da Kingspan ISOESTE. Posso vender para você direto da fábrica. (11)982709936 Eduardo.