Leitor ou Colecionador?
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- A famosa “Coleção da Capa Preta” da editora Salvat ajudou a moldar a cultura de colecionismo de quadrinhos no Brasil. De lá para cá, muitos leitores passaram a se preocupar mais com capas duras, desenhos de lombadas e beleza das estantes do que com o prazer da leitura. A gibisfera ajudou a fomentar o culto ao luxo e à ostentação, o que gerou o fenômeno curioso de que quadrinhos de luxo (por exemplo os omnibus) vendem mais do que publicações populares. O que acontece quando o prazer de colecionar se sobrepõe ao prazer de ler? Como colecionar e ler de maneira saudável? Vamos refletir juntos e descobrir qual é o seu perfil: leitor ou colecionador?
E, se decidir colecionar 😉, aí está o link para a famosa coleção de lombadas:
amzn.to/3Xh3LUA
Sou leitor e colecionador lombadeiro. Amo omnibus, que para mim, foi a melhor coisa que inventaram. Nao preciso correr atrás de edicoes menores, e consigo tudp de uma vez só.
@@felipepaiva1809 legal. Eles têm essa vantagem mesmo. Mas é na hora de ler, qual é a sua técnica pra segurar?
@@prmarsanEdição Omnibus não se segura, coloca em cima da mesa ou em um apoiador de leitura.
@@edemilsonmetal eu já tive um aparador desses. Talvez eu compre de novo…
Já li tudo da minha coleção e algumas histórias como da série Ken Parker, Crise nas Infinitas Terras, Huk na Encruzilhada, Guerras Secretas ( de 84 ) entre outras eu já reli dezenas de vezes
@@ubaldoizidio7668 legal! Eu estou quase zerando a minha famigerada pilha de leitura. Só falta metade de uma Edição Definitiva e de um omnibus!
Acho que não há dicotomia entre um lombadeiro ou leitor, a não ser que o sujeito não leia absolutamente nada... eu sou leitor desde 1984, quando aprendi a ler materiais da DC Abril e abri meu leque com os anos... não digo que sou lombadeiro pois tenho a espada selvagem de Conan, reedição da Panini e a coleção portuguesa do Sandman, da Levoir... Salvat ou Eaglemoss me levaram a pegar alguns materiais, seja por serem publicados em formato comic book, alguns pela primeira vez ou, no caso da Salvat, arcos fechados que há muito tempo não saiam em nosso país...
Enfim, ler é fundamental... e não, não me sinto obrigado a seguir apenas pelo n. 01 (pegávamos material todo bagunçado na época da Abril ou Globo)... sendo comum depois correr atrás de sebos para pegar os materiais... vida que segue... os únicos materiais que faço questão de comprar praticamente tudo é Sandman, passando pela Globo (baixou o saudosismo), Metal Pesado/ Tudo em Hq, Atitude, Brainstore, Conrad e, atualmente, Panini... e se lançarem Sandman no formato ominibus, absolute ou voltar a editar seguindo os 75 originais vou comprar tb he he he...
Eu gosto dos ominibus não pq são bonitos, mas pq compilam fases inteiras... mas pra ler tem que abrir um CAT... por leitura prefiro os da Dark Horse ou o Dylan Dog da Mythos...
Bem... proponho uma discussão: pq continuamos a ler HQ's com narrativas ruins e confusas e não embarcamos em HQ's muito melhores, publicadas por editoras menores, como a 85, Figura, Veneta, comix zone, P&N etc insistindo no arroz com feijão com jabá da Panini?
parece que você curte um pouco Sandman né...kkkk
A Panini sempre vai ser a maior creio enquanto existir por aqui mas pela qualidade (vê-se em premiações) de PN e CZ por exemplo já as deixam num nível bem próximo em reconhecimento o problema é que a Panini publica uma quantidade de coisa absurda, aí volto no começo da frase...85 e Saicã vem fazendo um trampo muito bom em paralelo à Mythos, Figura e Veneta apesar de serem ótimas estão um degrau abaixo justamente pela "vastidão do catálogo" e variedades.
As pessoas ainda insistem em HQs de heróis como um viciado a espera da mesma sensação do primeiro uso de droga. Os materiais clássicos acho válido, mas os atuais não representam nada com seus reboots, retcons, referências e voltas as origens. Nunca entendi porque a galera vai atrás das versões Glénat,Dark Horse e Titan do Conan sem ler antes o clássico da Marvel...O Hype promovido pelos canais de vendas de gibis por links explica muito.
@@Roberto_Xavier também...
@@fabiojuliaoenator Que legal, também comecei a ler gibis em 1984! E entendo sua paixão por Sandman, tem materiais que a gente acaba tendo em muitos formatos (eu já tive umas cinco versões diferentes ao mesmo tempo da Safa da Fênix Negra!😅)
Confesso que ainda sou um pouco refém da Panini, por ter medo de me arriscar em um gibi caro e não gostar. Mas estou aberto a experimentações .
@@Roberto_Xavier eu até que gosto dos retcons e reboots… entendo como parte da narrativa.
Gosto tanto dos clássicos como dos atuais (tem vídeo aqui no canal sobre isso), e sei que tem coisa ruim em ambos. O importante é ler enquanto está divertido!
Excelentes reflexões, discussão muito bacana para a gibisfera.
Conheço vários leitores que são não colecionadores, realizam a as leituras praticamente nas plataformas digitais, e não possuem nenhum ou quase nenhum interesse em colecionarem edições físicas, ou em alguns casos colecionam alguns títulos muito pontuais.
Mas me parece que a maioria dos leitores regulares acabam se tornando também colecionadores das publicações impressas, e este é o meu caso também, sou colecionador há mais de trinta anos, com algumas interrupções ao longo desta trajetória.
Não me considero um "lombadeiro", mas sempre achei diversas lombadas bonitas, e embora eu também considere que o conteúdo é infinitamente mais importante do que o formato/acabamento gráfico, não vejo problema no apreço por formatos mais luxuosos, não obstante o fato de que a diversidade de formatos com coleções mais acessíveis é fundamental para democratizar a leitura e o colecionismo.
De forma geral, me considero um completista, mas vou preenchendo as minhas coleções de maneira bem gradual, sem desespero, via de regra aguardando promoções e preços mais generosos.
Com exceção de Asterix, no qual tenho o objetivo de ler e adquirir todos os álbuns, não existe nenhum outro personagem que a princípio eu tenha vontade de ler todas as histórias e fases, mas obviamente que quanto mais fã de um determinado personagem mais histórias temos vontade de ler e colecionar.
Um forte abraço.
@@LeonardoRodriguesdeM.Palmeira você tocou num ponto importante: o luxo tem seu lugar, mas é importante a disponibilização de opções acessíveis pra democratizar a cultura!
Eu coleciono Aranha e X-men...comecei na pandemia uma coleção deles..o objetivo é ter os dois até o número 300 de cada...nos anos 90 li muito relacionado a este periodo..dos x-men fase Claremont e no Aranha principalmente Romita Sr e Junior...claro que dentro desta numeração vou ter muito lixo em roteiro e arte..mas sei lá...virou mesmo uma questão de honra fechar esta numeração...agora falta pouco :)
Ótimo vídeo..valeu
@@CartumanBrasil obrigado! Eu tenho um objetivo parecido: de ter os primeiros 200 números dos Vingadores. É uma experiência bacana!
@@prmarsanSim Marcelo, é a minha diversão conferir e cuidar com carinho desta coleção...e leio de uma forma bem tranquila, em ordem cronológica 😊 Abração
Ótimo vídeo. Ótima reflexão. Faço essa coleção até hj. De fato o consumismo desenfreado atrapalha aquele colecionador que tbm é leitor. E vem aquela máxima " a ânsia de ter e o tédio de possuir". O que parece é que aquela sensação gostosa de garimpar em sebos, trocar material com colegas e amigos colecionadores se perdeu, foi trocada em prol de "você deve comprar, vc deve possuir, só vale se tiver tudo....e essas baboseiras. Muitos esquecem o principal que é o prazer de ler.
@@quadrinhosnaestante isso mesmo! Sinto que as pessoas também estão muito ansiosas, querendo ter tudo de uma vez, sem paciência para formar uma coleção aos poucos… tempo para ler o que tem então, nem pensar!
EU ME CONSIDERO UM LEITOR E COLECIONADOR EU COMPRO O OMNIBUS DO FANTASMA PELA HISTORIA NAO FORMATO QUE PRA MIM E INCOMODO VALEU MARCELO MUITA SAUDE MUITA PAZ!!!!!!!!!!!!!!
@@alexandrecassio9927 obrigado, pra você também! Não sabia que havia omnibus do Fantasma, que legal!
@@prmarsanTem sim meu amigo, Mythos esta trazendo, estou amando
O Omnibus é desconfortável pra ler mas não resisti ao Quarteto do Byrne, Aquaman do Jones e Hulk do Peter David
@@ubaldoizidio7668 sim, também acho omnibus desconfortável pra ler. Não dá pra ler deitado, tem que estar numa mesa… mas é isso, certos conteúdos a gente corre atrás no formato que tem!
Bom dia, ganhou mais um seguidor, parabéns pela abordagem do tema, ótimo vídeo!
@@MarcosXavier-j8p muito obrigado e bem-vindo!
Boa Marcelo, esse assunto eu acho um tanto discutível pois envolve também a condição financeira então claro que vídeos são interessantes mas uma live para debatermos assuntos do tipo é interessante...
Eu já fui mais "consumista" e até compulsivo em épocas que estava "podendo mais" ou em outras menos responsável...kkkk..mas com certeza tem pessoas que diria que além de colecionadores são acumuladores mesmo pois muitos desses vão até além dos gibis, com games, action figures..e denovo bato na tecla do financeiro.
Esses dias mesmo acho que você viu lá no grupo que um rapaz saiu achando ruim que não podia ostentar diariamente mandando troçentas fotos e vieram me falar que ele é desse tipo que só compra e não lê, então eu penso que a pessoa faz oque ela quer certo porém se ela der espaço para ser criticada também tem que aguentar o feedback e tá tudo certo, vida que segue.
Tenho amigos que colecionam há anos o mesmo ou mesmo personagens (eu mesmo com Tex e Aranha) e nessa de consumir as fases ruins se privam de ler outras coisas mas não deixam de ser fiel aquela publicação e fazer parte de algo maior além de estar à par não de tudo claro como você disse mas doque a pessoa gostaria de cosumir de fato.
Quanto ao "ler sem pagar" nunca li scan ou algo assim, talvez pouquíssima coisa no digital mas tipo aplicativo ou tablet mesmo, não que se eu não tivesse outros meios de consumir não o fizesse apenas não precisei, acho que o consumo "dessa pirataria" se difere na questão lucrativa dos autores e artistas para com a indústria dos games, musical ou do cinema por exemplo, não que sejam o bando pirata do bem tipo o Luffy e seus amigos...kkkkk..mas depois de muito tempo sendo consumidor e colecionador, virando criador de conteúdo e com bastante esforço consegui uma parceria que hoje também me ajuda demais num todo não apenas com "leituras de graça".
Espero que leia.. xP tmj!
@@interiorzano387 li tudo! Excelentes considerações!
A questão financeira é realmente importante, tem gente que perde o controle, se endivida e até falha em suas responsabilidades. Isso é muito sério e a pessoa precisa repensar.
Sobre o colega lá do grupo, tem isso também: gente que quer ostentar e gerar inveja nas pessoas. Triste.
Sempre admirei quem é fiel a um personagem e segue comprando tudo dele, bom e ruim. Deve ser uma experiência interessante, mas eu não consigo. Ficaria imaginando quanta coisa no eu não estaria perdendo!
Também não uso os métodos do Jack Sparrow, então tem coisa que eu não leio por não ter dinheiro mesmo! 😁
1. Sim, justamente porque comecei no mangá. Mas como eu morava no interior a edições chegavam todas erradas então tinha que ler CDZ ou One Piece já com o bonde andando.
2. Pra mim o conteúdo é que vale. Mas acabei comprando muita porcaria de mangá e hq só porque era bonito.
3. Sim, eu tinha esse toque principalmente com mangá. Mas tiver que mudar de casa e isso acabou sumindo.
4. Sim. Mas eu vendia a versão antiga pra ter tudo novo no mesmo formatinho.
Mas agora com a possibilidade de ler tudo online eu só compro HQs ou mangá se for alguma coisa muito fora da curva (tipo Hokuto no Ken). Mas a doença do colecionismo se manifestou na forma de TCG (mesmo podendo jogar tudo online kkkkk...).
@@RiderlucasRPG obrigado pelos comentários!
Com mangá não tem jeito, é uma obra pra ser lida mesmo na sequência desde o número 1. Quando os mangás chegaram aqui, o mais importante era o conteúdo, mas essa febre dos formatos de luxo chegou neles também, infelizmente…
Os preços acessíveis nos primeiros números foram grandes atrativos, mas a qualidade da curadoria dessas coleções eram duvidosas. No geral um misto de algumas hqs clássicas de qualidade com várias outras recentes e de baixíssima qualidade.
Hoje tem muito colecionador arrependido tentando vender essas coleções e com dificuldades porque não consegue vender tudo (dificuldade em conseguir encontrar alguém interessado e um valor próximo do que pagou somado a impossibilidade de envio de tanta coisa) e se anunciar avulsos venderá apenas as edições raras e ficará com os demais e furos na coleção. Essas coleções são verdadeiros elefantes brancos.
@@Roberto_Xavier até o número 60, mais os clássicos em algarismos romanos (que foram os que eu peguei), ela estava muito boa. As sucessivas expansões realmente não valeram muito à pena.
Legal, creio que sou de tudo um pouco. Eu acho linda essa coleção da Salvat. Gosto de lombadas bonitas mas também leio tudo o que compro, não gasto apenas para "expôr" o material. Eu prefiro pagar mais por um material com maior durabilidade, mas entendo quem pensa diferente, e apesar de só ler quadrinhos físicos, não julgo quem se utiliza de outros meios, até porque está muito caro colecionar. Enfim, cada um faz o que quer 😂😂😂 mas mesmo o pessoal que só compra pra deixar na prateleira tem seu valor para nós, pois ajudam nas vendas e consequentemente na continuidade na publicação de obras.
@@MangasEMais você tem razão! Os colecionistas também tem o seu papel benéfico!
Uma reflexão interessante. Várias vezes trago esse pensamento no meu canal. Sou pelo conteúdo. Bom vídeo!
@@ltonerd obrigado! Estamos juntos nessa luta!
Seus vídeos são legais, Marcelo! Inclusive, ia fazer o pedido de um tema que pode até parecer besteira pra alguns, mas já me deparei com pessoas querendo começar a ler quadrinhos, mas tendo dificuldade ou dúvida de como se guiar na leitura, isto é, ver imagem ou ler balão primeiro, qual a ordem de leitura dos balões, ordem dos quadros e coisas do tipo. Acredito que um vídeo a respeito disso seria esclarecedor para pessoas que queiram ler os quadrinhos ou novos leitores. Além disso, te respondi com uma pergunta sobre a mensal atual de Batman/Superman: Os Melhores do Mundo lá no seu vídeo “Quadrinhos Antigos X Atuais: A Surpreendente Verdade”. Se puder responder, eu ficaria agradecido.
@@claudiosena1627 obrigado! Nenhuma dúvida é besteira, porque ninguém nasce sabendo. Não sei se é necessário fazer um vídeo, posso te responder por aqui: nos quadrinhos ocidentais, a leitura dos quadros e balões normalmente é da esquerda pra direita, de cima pra baixo. Quando se sai desse padrão, o próprio quadrinho deixa claro e “explica” por onde seu olho deve ir. As imagens e os textos se interligam na experiência, mas naturalmente nossa visão é atraída primeiro pra imagem. Pode deixar que vou ver sua pergunta no outro vídeo!
@@prmarsan Obrigado!
as ediçoes da eaglemoss continuam a venda no site deles, porem encadernados que custavam 70 reias hoje estao por 120, eu particularm,ente nao pago, 120 reais é preço de material de luxo
@@noobsports7930 Eaglemoss foi uma coleção que encareceu absurdamente!
Gostei do vídeo. E gostei do tema ( e da abordagem). Até o próximo vídeo. 👍🏻☕📖
@@pdoinculto muito obrigado!
Excelente vídeo e um tema muito pertinente!
Sempre me considerei muito mais um leitor do que um colecionador, mas às vezes tenho umas manias de colecionador, como trocar uma edição antiga por outra mais bonita, mas tento evitar isso ao máximo e focar mais nas histórias em si.
@@estantenarrada , certas manias todo mundo acaba tendo, hehe!
Bela reflexão meu amigo, sou leitor que coleciona
@@quadrinhosdegravata obrigado! Bem-vindo ao clube!
Vídeo massa, rende uma série de episódios kkk
@@eryveltonsousa9949 obrigado! Se o pessoal pedir…
O Canal do Acumulador compra tudo de novo para ter completo e em todos os formatos possíveis de HQs que nunca leu só pela compulsão e indução de ver outros canais mostrando.
Uma coisa que precisamos analisar como colecionadores é: "Preciso ter tudo de tal coisa ou apenas o que me interessa e sei que irei ler?" Por exemplo, a "Saga do Demolidor" fui até o volume 12, que já é ruim, do 13 ao 16 sei que são histórias terríveis não vou gastar dinheiro só pra ter isso completo. Mas, tem muita gente que acha que tem que ter tudo seja por completismo, formar a imagem na lombada ou compulsão.
@@Roberto_Xavier isso mesmo! E as editoras faturam em cima da compulsão das pessoas!
Esse canal é o mais invejado do Brasil. Infelizmente nunca vi tanta gente se doendo pq o cara gasta o dinheiro dele com as revistas que ele quer....
Ué, ele é livre pra gastar o dinheiro dele do jeito que quer e a gente é livre pra reclamar… 😆
Vídeo mt bem colocado
Tenho que admitir que as vzs compro coisas sem precisar, estou melhorando isso
Tenho que admitir também que leio online as vzes, não vejo muita dificuldade e muitas vezes não tenho dinheiro para ler fisicamente
@@onijackson0411 obrigado por compartilhar! Estamos juntos nessa luta, e às vezes caímos mas armadilhas do consumo. Estamos melhorando juntos!
Eu compro p nao ter buraco, mas eu leio até o fim kkkk
@@quadrinhosdegravata kkkkkk!
Muito boa reflexão 👏👏👏
Valeu!
Óimo vídeo eu sou um leitor pobre meio sem grana haha.Cara eu num posso falar muito pois voltei em 2022 por conta da saga dos X-men pois venderam varios formatinhos meus e agora tive a chance de recomeçar com a saga dos X-men, pois tinha parado nas x-men premiun da abril dos anos 2000 haha. Mas descobri coisas das dc muito boas tipo os clássicos, a minha coleção é uma mutação. Tenho A coleção definitiva dos x-men 1,2,4,5,8,9 e a coleção clássica da mythos preto e branco não pude comprar a 3,6,7 pois perdi as promo e o pessoal quer um rin e tá tudo ok,quando der eu pego e assim vai indo ao menos do toque eu sou livre huauha.E esse lance ae que nego fala de que pobre não pode comprar quadrinhos tem de comprar comida é muito tosco haha, oia eu ae pobre e tenho e leio altos quadrinhos haha.
@@marcusandre8468 hahaha, é isso aí. De pouco em pouco vai comprando, sem ser dominado pelo TOC. E essa semana o canal Em Estado de Banca falou um pouco sobre isso, sobre o elitismo e preconceito de dizer que pobre não pode comprar gibi. Um absurdo!
Muito dinheiro investido. O meu colecionismo é ficar em autores, desenhistas, temas que me instiguem a leitura.
Omnibus é bonito, mas não cabe na minha vida, por um custo que não me faz sentido, bem como um formato que não me acompanha.
Verdade, precisamos ser sábios no que investir nosso rico dinheirinho!
Eu to nessa pira e olha q nem grana eu tenho, por exemplo to tentando completar a saga johns do lanterna, mas nao tenho renascimento, poderia comprar a saga e pagar bem mais barato que num encadernado, mas o lado colecionador quer o encadernado para ficar com os outros kkkk
@@PedroAugusto-bf8vb kkkkk! É um dilema sério, sei como é isso. Força, guerreiro!
Marcelo, vc ja reparou que no mundo dos quadrinhos brasileiros parecem só existir Turma da Monica e herois Marvel e DC? estas editoras não precisam de nossa divulgação porque ja ficaram bastante ricas e hoje são como aquelas bandas que vivem do sucesso do passado e hoje não produzem mais nada de relevante, vamos falar de quadrinhos de editoras como Mino, Pipoca e Ninaquim, Veneta, Darkside, que tem trazido quadrinhos muito mais relevantes!
@@edumanzanoarts ponto interessante! Mas eu já vejo muitos canais falando dessas editoras. Na verdade, a maioria dos canais que eu sigo fala delas. Quando criei o canal, minha ideia era compartilhar aquilo que eu leio e gosto, pra incentivar outras pessoas a se aventurarem na leitura também. E os quadrinhos que me dão prazer são os de heróis da DC e da Marvel, por enquanto. Claro que, no futuro, eu posso mudar!
Olá, tudo bem? Gostaria de perguntar se a baixa umidade pode afetar os livros. Moro em um lugar bem seco e meus livros estão ficando ondulados, inclusive as capas duras, estão ficando tortas. Isso seria uma consequência da baixa umidade? Ou seria porque mantenho eles em uma estante fechada no meu quarto (que não entra muita luz e fica fechado normalmente). Seria possível que a umidade do meu quarto seja alta mesmo a da cidade sendo baixa? Pode me dar uma ajuda nisso?
@@Ross-j8f olá! Olha, não ouvi falar que baixa umidade possa provocar isso; sempre ouvi que alta umidade é que é um problema. Você guarda os seus livros na vertical ou na horizontal? Será que algum dos inscritos teria alguma resposta?
Infelizmente as traduções e ou reinscrições e recolorizações feitas pelas editoras depois das lombadas e pacas duras foram de qualidade ruim o colecionador não liga para isto e quer fazer a coleção mais como um simbolo de status do que entender os quadrinhos como arte e a importancia de cada saga em si. Não a toa Marvel e Dc faliram criativamente ja há mais de 30 anos. Eu duvido muito que o "colecionador" ou "leitor" leia mesmo o que compra por que se lesse e tivesse um cunho critico.
@@edumanzanoarts via muito isso acontecer mesmo. Comentários sobre lombada, capa e etc, e pouco sobre o conteúdo. Felizmente isso está começando a mudar, muitos canais legais hoje ficam na leitura!
novo aqui
@@GibiFire bem-vindo!