1. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4158629/ 2. www.gpquae.iqm.unicamp.br/PIBIDtextCabelos2013.pdf 3. www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2016/03/10/the-science-or-lack-thereof-behind-the-no-poo-hair-trend/ 4. www.healthline.com/health/beauty-skin-care/no-poo 5. www.healthline.com/health/beauty-skin-care/baking-soda-hair 6. www.fda.gov/cosmetics/cosmetic-ingredients/parabens-cosmetics 7. Sasseville, D., Alfalah, M., & Lacroix, J.-P. (2015). “Parabenoia” Debunked, or “Who’s Afraid of Parabens?” Dermatitis, 26(6), 254-259. doi:10.1097/der.0000000000000147 8. Błędzka, D., Gromadzińska, J., & Wąsowicz, W. (2014). Parabens. From environmental studies to human health. Environment International, 67, 27-42. doi:10.1016/j.envint.2014.02.007 9. Shen, X., Liang, J., Zheng, L., Wang, H., Wang, Z., Ji, Q., … Lv, Q. (2018). Ultrasound-assisted dispersive liquid-liquid microextraction followed by gas chromatography-mass spectrometry for determination of parabens in human breast tumor and peripheral adipose tissue. Journal of Chromatography B, 1096, 48-55. doi:10.1016/j.jchromb.2018.08.004 10. europepmc.org/article/MED/11413497 11. europepmc.org/article/med/12715094 12. onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jdv.15946 13. EU No 1223/2009 . Commission Regulation (EU) on cosmetic productsNo 1223/2009 Official Journal of the European Union (30 November2009). 14. Cosmetics Europe. Mineral hydrocarbons in cosmetic lip care products.Recommendation No 14 (17-09-2018), 2018 15. link.springer.com/article/10.1007/s13353-016-0380-3 16. www.sbd-sp.org.br/geral/cuidados-para-profissionais-de-saude-que-precisam-continuar-trabalhando-durante-a-pandemia/
Eu to aqui assistindo o vídeo tremendo hahaha sou química e há mais de 5 anos estudo e faço divulgação científica sobre Química cosmética e sofro MUITA retalhação dos adeptos de técnicas como essas. Obrigada por falarem de um assunto tão polêmico que os especialistas perdem a voz em meio à tanta desinformação.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Eu sigo o low poo há muito tempo, mas amo escutar o ponto de vista científico sobre as coisas! Acho que a blogosfera tá trazendo muita desinformação em relação a esses assuntos... sou blogueira e to sempre me policiando quando vou falar em relação a produtos e composição, até pq não sou química e morro de medo de passar alguma informação errada. Acho muito irresponsável a leitura de composição por pessoas leigas que não são do ramo. A gente não dabe como cada componente foi arranjado ali! E outra coisa que morro de medo é de marcas que acabam cedendo por pressão midiática! Essa questão do parabenos mesmo, pelo que já li são os conservantes mais seguros e acessíveis que tem, inclusive um dos que menos causam alergia nas pessoas... aí vem meia dúzia de blogueiras disseminando que é ruim e pronto: impacta todo um mercado.
Acho super que podiam fazer mais estudos com usuárias das técnicas fazendo coletas de amostra microbiana do couro cabeludo e correlacionar a cada agente limpante utilizado,com grupos que usam pouco sulfato,outros que usam anfoteros ,grupos que usam carvão e argila e os grupos wather only.seria muito interessante ler sobre ainda mais tendo os anexos das culturas.amaria ler uma pesquisa do tipo.
@@Luiiizamaia pois é! Dá bastante trabalho formular produtos seguros e quando às empresas cedem à pressão do público é preciso pesquisar e reformular novamente. E infelizmente o público nem sempre tem razão nesses casos.
Meninas eu amei o vídeo, além de cacheada, farmacêutica, estou em grupos de Facebook sobre o tema desde de 2012-13, antes mesmo de existir produto no Brasil específico pra isso. Apesar de muitas blogueiras falarem alguns erros, tem outras muito conscientes que já abordaram muito bem o tema. Porém acho que na parte do no poo no vídeo de vcs talvez faltou algo mais, porque quem segue o no poo, não necessariamente não higieniza o cabelo, mas usam produtos específicos pra técnica. Vi que o pessoal falou da Mari Morena, ela seria ótima pra fazer algum vídeo com vcs, porque ela poderia contribuir bastante tbm.
@@inglydibrito5379 o primeiro grupo que participei antigamente (mto antigamente) se chamava no e low poo e depois mudou pra "rotina saudável ", mas se vc procurar existem outros grupos com o mesmo nome, hj em dia não acompanho mais tanto, só as vezes quando quero ver a opinião do pessoal sobre um produto específico. Mas se vc producar lá vc consegue achar alguns 😊😊
@Natalia Facury o uso do shampoo ou coowash é importante, pois existem componentes que promovem a remoção de sujeiras e do óleo que produzimos naturalmente. Mas pessoas que não possuem outros problemas capilares, que tenham cabelos mais oleosos, conseguem ficar mais tempo sem usar o shampoo, não sei se é seu caso. Pessoas com cabelos oleosos, caspas, dermatites etc. Precisam lavar mais o cabelo e com produtos específicos.
@Natalia Facury corrigindo meu comentário anterior quem nao* tem cabelos oleosos conseguem ficar mais tempo sem lavar. Espero que tenha dado pra entender. Como seu cabelo é seco, você pode ter períodos mais longos sem lavar. Aí a oleosidade natural do cabelo vai ajudar a seu cabelo ficar com aspecto mais bonito
Acho que elas não levaram em consideração que os produtos para co wash que são usados no No poo tem agentes de limpeza como o anfótero, e fora que quem faz o uso do no poo precisa de mais tempo para fazer a limpeza, pq é feito tbm uma limpeza mecânica já que o agente de limpeza é bem suave
Gente, convida a Mari Morena pra uma live pra vocês sobre No Poo e Low Poo. Ela foi a pioneira a trazer conteúdo em português para RUclips Brasil. Ela que inicialmente divulgou as listas dos componentes, já leu o livro da Lorraine Massey, que inclusive eu tenho o livro e é realmente muito informativo para para cuidar de cabelos cacheados, que tendem a ser mais ressecados. O nome do livro é Manual da Garota Cacheada. Inclusive a Mari Morena morou na Alemanha e Inglaterra quando fazia intercâmbio pela USP, ela é formada em Gestão Ambiental, e acho que seria legal trazer ela pra falar dos produtos como agressores do Meio Ambiente. E tem vários vídeos dela falando sobre especificamente os componentes do produto. Ela deixa links de artigos científicos sobre no saiba mais dos vídeos. E eu tô falando tudo isso porque assim, eu uso a técnica faz 5 anos e funciona pro meu cabelo cacheado e muito ressecado. E é legal quando algo se populariza porque torna acessível e abre o mercado para mais marcas investirem, porém quando acaba caindo na boca de algumas blogueiras muito vazias que seguem as técnicas porque estão na moda, isso às vezes, descredita algo que tem muito potencial pra dar certo, e inclusive dá. Por isso, falo da Mari Morena porque ela estudou bastante a técnica, sabe... Não tô recebendo nada pra falar isso, mas agregando ao vídeo também: uma vez que você vai excluir produtos derivados do petróleo e sulfatos agressivos, você vai se utilizar de produtos mais naturais possíveis com agentes limpantes. Geralmente para fazer um Detox capilar no couro cabelo, os produtos contém carvão ativado, argila verde, menta, hortelã e a própria técnica do low Poo é bem específica quanto a isso: ela diz que deve-se excluir produtos derivados do petróleo porque vai tirar o sulfato agressivo que para as cutículas do cabelo cacheado são um terror, uma vez que a oleosidade natural do seu couro capilar não chega na ponta dos fios por conta das curvaturas do cabelo cacheado e crespo. Eu entendo que a Ana e a Laura não tem problemas de ressecamento com o shampoo com sulfato por conta do cabelo liso. E de forma alguma, falo isso num tom de refutar as informações do vídeo ou discordância agressiva. Só reintero mesmo que vocês procurem uma pessoa com bastante credibilidade no assunto pra agregar mais às informações trazidas. Espero mesmo não ter sido grossa e só quero que esse assunto ganhe mais espaço. Beijo, meninas!!
Faltou uma representante da técnica mesmo, minha esposa disse o mesmo aqui. Podiam fazer uma parte 3 sobre shampoos com a Mari Morena, inclusive ela FORMULOU uma linha de produtos.
Seria excelente! Os vídeos da Mari Morena são de muito conteúdo. Achei legal pra caramba a iniciativa do canal de trazer um vídeo sobre o assunto mas acho que faltou alguém que conheça bem as técnicas, tenha utilizado e estudado isso também pra trocar informação com as meninas. Existem blogueiras que abordam esse assunto de uma maneira profissional e sem cair no modismo, a Mari é uma delas.
@@gabrielorb Mas a ideia não era discutir sobre as técnicas, era apresentar o que se sabe cientificamente. Chamar alguém que usa ou que é contra só ia criar debate.
@@Leafault vc leu o comentário todo?a Mari morena é uma pessoa qualificada para discorrer sobre os danos ambientais das substâncias que não tiveram tanto do o no vídeo.
Shampoo sólido é bem a mesmíssima coisa, mas sem água. XD Tem uns surfactantes que a gente consegue comprar sólidos, e são bem exatamente o mesmo funcionamento. Condicionador sólido só é um pouquinho diferente porque muita coisa em condicionadores comuns é líquida, mas também a única diferença é essa - só usa os ingredientes que conseguem permanecer sólidos. Quimicamente é tudo a mesma coisa.
Parabéns pelo vídeo. Mas senti falta da abordagem ambiental também. Acho que valeria a pena mostrar o lado poluente dos componentes (principalmente na questão dos derivados de petróleo).
@@nuncavi1cientista sim! Principalmente qdo vcs afirmaram q pode usar sulfato aí de boas! Que tá liberado. Não, gente!!! Não é legal usar sulfato loucamente!
Faço low poo há anos e salvou meu cabelo! Melhorou uns 200%!! Meu cabelo é naturalmente seco, ondulado volumoso e colorido, Pensa no deserto do Saara... Amém low poo na minha vida!
Não quero ser contrária a uma visão científica sobre esse tema mas gostaria de dar meu depoimento. Tenho 38 anos e sempre tive cabelo cacheado e nunca quis alisar, mas até 2015 quando conheci a técnica low poo, eu não acertava nenhum produto no meu cabelo, por mais caro que fosse meu cabelo ficava sempre com aparência de ressecado e sem definição. Vivia triste e com cabelo preso. Quando conheci a técnica, vi muito conteúdo sobre o tema e resolvi iniciar. Foi a melhor coisa que fiz para o meu cabelo! Faço low poo desde 2015 e hoje consigo ter um cabelo mais hidratado e definido e com aparência de saudável. O que aprendi com a técnica e que pra mim faz sentido? As empresas de cosméticos em sua maioria colocam derivados de petróleo na composição de seus produtos para baratear o custo, porém esses derivados além de não trazerem nenhum benefício para o cabelo ainda se acumulam no fio e só podem ser retirados com shampoos com sulfatos fortes, em contra partida o shampoo com sulfato resseca muito o cabelo, principalmente cabelos cacheados. Esse comportamento das empresas de cosméticos geram um ciclo vicioso, onde usar produto com derivados de petróleo tem que usar sulfato forte para para retirar o resíduo que o derivado de petróleo vai deixar. Isso só beneficia a indústria porque usar materiais melhores diminui o lucro, óleos vegetais ou um detergente mais suave para o cabelo como por exemplo anfotero (cocomidopropilbetain) aumenta o custo final do produto. Por isso independente do preço, busco produtos que realmente tragam algum benefício para o meu cabelo. E me surpreendi quando passei a fazer isso porque hoje lendo a composição, consigo encontrar produtos com valores de venda mais acessíveis e boas fórmulas. O que aconselho para quem pretende iniciar a técnica? Pesquise muito sobre antes de iniciar e de fontes seguras. E se certifique que entendeu a técnica antes de começar, porque é extremamente importante entender que não é apenas usar shampoo sem sulfato com com sulfato fraco, mas sim entender que se você usa produtos condicionantes em seu cabelo que não deixam tanto resíduo você não vai precisar de um sulfato forte para limpar seu cabelo. E se você não usa sulfato forte seu cabelo resseca menos. Além disso, não usar derivados de petróleo no cabelo ( porque eles criam uma película em torno do fio que impede a entrada e saída de substâncias do fio, gera uma suposta beleza artificial no cabelo, mas que de fato não está tratando ele) faz com que seu cabelo esteja aberto a receber tratamentos verdadeiramente efetivos para o cabelo como por exemplo óleos vegetais, proteínas e extratos vegetais. A pessoa que fala sobre esse tema de forma mais coerente e responsável no RUclips é a Mari Morena, foi com ela que aprendi a técnica de forma sensata e sem fanatismos. Recomendo os vídeos dela. Hoje estou feliz com meu cabelo e com o low poo, e melhor de tudo, aprendi a ser uma consumidora mais exigente e informada sobre os produtos que compro, não pago caro por produtos que sei que não foram desenvolvidos preocupados com o consumidor final.
Gente, façam um vídeo sobre coloração de cabelos com henna! Queria entender direitinho o que acontece pro pigmento da henna se fixar tão forte no fio que só sai cortando haha
O no-poo deixou meu cabelo muito melhor, hoje só uso o shampoo liberado pra low-poo porque não comprei o condicionador limpante kfkfkdkfk, ah eles podem conter anfótero, eu uso com e sem anfótero. Porém se você vai fazer os tratamentos (Hitratação kkkk, nutrição e reconstrução) é bom conter o anfótero e os sem anfótero são bons pra quem lava várias vezes o cabelo durante a semana e pra remover a umectação de óleos vegetais. Obs: raizes oleosas é bom fazer o rodízio de shampoo, por exemplo: lavar o cabelo 2 vezes na semana com sulfato fraco e 1 vez com sulfato forte
@@madd.nickname cada um sabe o que é melhor pra si! Quem conhece o próprio cabelo vai saber... acredito que o video é informativo sim, mas acreditar somente nessas informações assim como somente nas blogueiras sem levar em consideração suas próprias experiências não tem sentido vc estar comentando aqui... quanto ao famoso comprovado cientificamente: a ciência muda tanto e tão rápido que quem se prende a isso não faz nada na vida
Ow, gente.. o pessoal cansa de pedir um vídeo sobre o assunto a um canal sobre ciência, que só fala de fatos, aí não gosta se o fato vai de encontro a algo que a pessoa acha que faz de certo. Ow gente.. se tá funcionando pra vc, continua, uai. Até a hora que vc queira mudar pra outra coisa melhor pra vc. Ou não. Simpris assim. 😬 Eu entendi que a ideia é apresentar fatos sobre compostos químicos usados nas técnicas, não fazer um congresso sobre a técnica em si. Eu achava que usava cosméticos de onduladas que causavam menos dano ao meio ambiente e esse canal só deixou minha rotina capilar mais fundamentada e barata. Como não amar? Hahaha valeu, dras! É nós 👏
Amiga, mas se o canal é sobre ciência, a ciência é assim mesmo, tem que ser discutido!Claro que as pessoas não vão chegar aqui contestando com artigos, mas uma opinião sobre um ponto ou outro é importante para o debate. E inclusive elas nem falaram da questão ambiental que ao meu ver é o mais importante nesse tema
@@priscilaviana4948 Sim, Pri, e a ciência é discutida! Com argumentos e fatos. Na ciência não cabe opinião. Parece arrogante, né? Mas juro que não é! rs Você já viu o vídeo Evidências científicas aqui das meninas? Assista, é bem legal! Os fatos são cuidadosos e imparciais, as opiniões são tendenciosas porque elas passam pela nossa experiência/visão de mundo. Por ex, elas falaram que o sulfato é um detergente e, sem sulfato, a capacidade de limpeza do produto fica comprometida. Sulfato tira mais a oleosidade, sem sulfato a oleosidade é menos afetada. Isso não quer dizer que o sulfato é bom. Nem ruim. Ele é o que é, um detergente. E se ele limpa, não ter detergente significa que... não vai limpar bem. E, como tudo na vida, consequências, que são fatos, poderão vir. Um deles é, por ex, a dermatite que elas falaram, a coceirinha por sujeira. Pessoa 1 pode ter e não ligar. Pessoa 2 pode ter e se incomodar. Pessoa 3 não teve nada. Cada uma vai ter um opinião sobre o produto baseada na própria experiência! Fora a percepção de como o cabelo ficou. A pessoa 2 pode ter dermatite, se incomodar muito, mas amar o efeito no cabelo dela. Se a ciência fosse assim, a gente não conseguiria concluir nada nunca! Se alguém acha que sem sulfato a cabeleira melhorou, ótimo! Só continuar nessa experiência pessoal bacana. Mas não muda fatos. Inclusive, pra vc, a questão ambiental é o mais importante. Pra outra pessoa pode não ser. E, para elas, as cientistas, pode ter ficado fora do propósito principal do vídeo. Mas não significa que não é importante. Bele? ;)
@@Luciana-wg8gb O que eu quis dizer é que, aqui, nessa plataforma, as opiniões são sim importantes para o debate, pois aqui não é nenhum congresso científico. Aparecem pessoas com experiências diferentes. Claro que as opiniões em si não vão refutar o que elas disseram, mas elas apresentam os fatos que vão de encontro as experiências delas, do que elas avaliam como mais importante a se tratar no vídeo. Por exemplo, vendo os comentários elas podem perceber coisas importantes que ficaram de fora do vídeo e talvez fazer outro vídeo abordando o tema, como a questão ambiental. E isso é muito importante para a ciência e principalmente para a divulgação científica
Aaaaaaaa esse é o meu momento! Faço lowpoo há 4 anos, e vi uma diferença bem grande no meu cabelíneo cacheado, pq meu couro cabeludo fica limpo mas o fio não fica ressecado. E tudo depende de como aplica os produtos tbm. Já usei produtos no-poo tbm, mas só uso produtos comerciais, nada de receitinha caseira hahahaha Obrigada pelas infos científicas!
Agradeço pelo vídeo, gente! Eu sou bem eco, tento *evitar ao máximo embalagens*, e pra xampu é difícil, tento usar xampu sólido/em barra. As vezes não limpa direito e uso as 2 versões. Tem umas blogueiras eco que dizem lavar o cabelo e até roupa com bicarbonato. Oi? Qual saponáceo ou detergente bicarbonato tem? Povo inventa moda. A medida que xampu sólido for se popularizando, serão menos garrafas de plástico na natureza, já é um bom começo.
Seria tão bom se a indústria tivesse como encher de novo os frascos de shampoo e cremes.deteato a ideia de gastar tanta embalagem mas não boto fé na higiene de shampoo em barra.
@@inglydibrito5379 os shampoos sólidos são feitos com sulfatos, fazem uma super espuma e lavam sim, até demais. Eu sou fã deles pra viagem por que não corre o risco de vazar!
@@maributti ahhhh sim.eu confio na limpeza que eles fazem.não confio na higiene no sentido de micro organismos que pode se instalar na barra pelo fato de ter que esfregá lo na superfície seja e depois guardar.para algumas pessoas pode ser tranquilo mas não sei se acho uma boa para quem trabalha com algum tipo de degetos ou em hospitais.
@@inglydibrito5379 acho q a solução seria misturar o shampoo em barra com agua fazendo shampoo líquido (tipo aquelas receitas que fazem sabonete em barra virar líquido)
Muito esclarecedor! Seria legal também se falassem dos impactos desses produtos sintéticos e de outros do nosso dia-a-dia no meio ambiente. O que é mito, o que procede e quão preocupantes são esses impactos.
Durante alguns anos fui adepta do no poo e meu cabelo ficava maravilhoso sem gastar muito e sem trabalho. Atualmente, por causa da pandemia, eu lavo com sulfato quando chego da rua e se não tiver saído eu faço um co wash mesmo
Resolvi comentar porque vi muita gente falando que faz uso das técnicas e que o cabelo ficou super saudável. No meu caso fiz a técnica por mais de um ano e não vi resultado. Meu cabelo é cacheado, mas não pareceu ter diferença. O que faz meu cabelo ficar com cachos mais definidos é utilizar algum creme que não seja muito concentrado, e uma gelatina (que parece um gel), bem pouco, porque meu cabelo é fino, qualquer coisa deixa ensebado. Uso shampoo normal mesmo, e vivo feliz!
Adorei o vídeo!! Já li o livro da Lorraine Massey e uso produtos da marca dela (Deva Curl) há 12 anos, mas nunca tinha visto nada científico a respeito.... funciona pra mim, o cabelo ta bonito, então eu sigo usando. Mas amei saber os detalhes todos!!! Obrigada mais uma vez 😍 Se puderem, falem sobre desodorante e por que leite de magnésia é usado pra tal fim
Eu sei que pro meu cabelo funcionou hahaha ele era extremamente oleoso, inclusive já havia feito tratamento com produtos específicos recomendados por dermatologistas e nada, hahaha obrigada pelo vídeo!
Mesma coisa comigo. Depois que passei a lavar com um creme multifuncional reduziu a oleosidade e melhorou muito a saúde do couro cabeludo (resolveu a dermatite/caspa). É só uma evidência anedotica, mas parece corroborar a tese de que remover agressivamente a oleosidade natural acaba estimulando a produção de mais oleosidade. Não sei quanto fundamento há para isso, de fato. Mas, suspeito que a Ana não esteja correta em recomendar detergentes fortes para quem tem cabelos oleosos...
Legal meninas, sou adepta do low poo há 5 anos, ja fiz no poo também e como tenho cabelo crespo, foi a melhor coisa que fiz. Senti uma mudança na estrutura do meu cabelo, já que esses produtos se propõe a tratar com substâncias mais naturais, como óleos vegetais, aminoácidos, etc. Eu senti falta de alguém que faz a técnica e também consegue analisar do ponto de vista científico por que tem coisa sendo feita aí, como os co wash com anfóteros, que são agente limpantes. E sinceramente não acho que o FDA seja referência de nada porque rola um lobby por parte das indústrias e talz. Outra coisa, não podemos esquecer que essas questão é delicada por que mexe com aspectos identitários das pessoas e bom, a ciência não é neutra neh, até ontem não existia nenhuma opção de produtos para meu tipo de cabelo que atendesse às nossas necessidades. E esse movimentos tem feito com que grandes marcas como a Natura, Skala, Seda, etc. Venham desenvolvendo pesquisa e produtos mais saudáveis por demanda dos próprios consumidores. A gente ter produtos a base de petrolatos e sulfatos é uma predileção do modo de produção, não significa que seja a pior opção, mas também não significa que seja a melhor.
Nunca vi 1 cientista vcs não esclareceram, mas confirmaram a confusão. Rs Eles não tem nada a ver com as técnicas, muita gente evita usar pq dizem que pode causar alergia e muita gnt reproduz a falácia de que é cancerígeno! Mas eles não são proibidos para nenhuma das técnicas 😄
@@Luiiizamaia Exato! Faço low/no poo desde 2014 e desde o início aprendi que os parabenos podem causar alergias, e que a questão de ele ser cancerígeno ainda não foi comprovada.
A técnica original não pode! Nem silicones, mesmo os solúveis... leiam o livro da ‘inventora’ isso de silicone insolúvel pra low poo, solúvel para no poo e parabenos é a técnica adaptada...
Com shampoo normal eu tenho descamação do couro cabeludo, mas faço uma variação de shampoo, sempre lavo com um diferente a cada vez, com relação aos cremes realmente dou preferência para os liberados, meu cabelo ficou mto, mas mto melhor assim!
Me identifiquei com a Laura que tem o cabelo tão fino que nem dá pra mostrar haha eu uso low poo a anos, tenho o cabelo cacheado e bem fino, e esse ano tou deixando crescer (corona vairusss) e sentindo a diferença positiva de hidratação
#semfrizz Eu faço low poo no meu cabelinho a quase 5 anos. Olha percebi uma melhora incrível. A começar que os shampoos pra low poo não deixam meu cabelo com aspecto de "cabelo de boneca" quando eu lavo. hahaha Eu tinha raiva disso, podia tratar o que fosse, sempre que ia lavar com shampoo com sulfato, embaraçava demais. Hoje não passo mais por isso. Agora sobre co-wash, tenho um condicionador pra co-wash que tem esse "coco" na composição. Uso beeem de vez em qnd, e esfrego o couro cabeludo bem esfregadinho. Outra coisa, antigamente era bem difícil achar produtos para low poo, mas hoje em dia não tenho dificuldade e não são caros assim minha gente. Claro que tem algumas marcas caras tipo Lola, mas tem marca baratinha também. A Novex e a Skala por exemplo não são caras hahaha
Então, a essência até mesmo da técnica Water Only é entender a diferença entre sujeira e gorduras naturais. Assim como o sabonete resseca a pele, exigindo o uso de cremes, quanto mais usar o shampoo, maior é a produção de oleos naturais como defesa do organismo. Obviamente em casos de contato com ambientes sujos as pessoas usam sim shampoos normais, e obviamente ninguém para de lavar as mãos com sabonetes (ou pelo menos não deveria), mas o restante do corpo, como braços e abdômen quase nunca precisam de sabonetes.
Parabéns pelo vídeo. Duas cientistas de respeito. Trouxe fatos da realidade, quer a galera do noo poo goste ou não kkk. Pra acatar mais pessoas, recomendo que façam algum video com a Mari Morena pra que ela possa traduzir melhor a palavra da ciência pra galera que nao entendeu isso tudo.
Façam um vídeo sobre unhas! Base fortalecedora/crescimento funciona? Parar de tirar a cutícula faz crescer menos? Tem algo que possa deixar as unhas menos quebradiças?
Sobre o no poo e cowash, eu tinha entendido que a limpeza detergente era necessária por conta dos próprios cosméticos com substâncias não solúveis em água, e que não usando essas coisas o shampoo seria dispensável. Por isso falam dos tais produtos proibidos, se usar algumas substâncias assim o cowash não vai limpar mesmo, mas que eliminado essas coisas pode funcionar. Não vi vocês falarem sobre os condicionadores limpantes, alem do cowash com condicionador normal, será que não prestei atenção? Pois alguns desses condicionadores dizem ter substâncias limpantes, anticaspa entre outras propriedades. Ao menos supostamente. Fora que a lavagem cowash não é idêntica a feita com shampoo tradicional, tem uma certa mecânica necessária que participa da limpeza. #semfrizz
Eu sou a senhorita alergia na pele. Então quando achei os low poo e os veganos eles ajudaram a parar de me dá caspa. Tudo que era shampoo me dava ou coceira ou mesmo feridas na cabeça. Por isso passei a usar os veganos e low poo. Ja joguei muito shampoo fora cheio porque me deva ferida, então em resumo não me deu alergia adoto, mas geralmente vou mais pelo que ja testei. Com frizz, desculpa mas gosto do meu cabelo cheio e o frizz num cabelo hidratado é maravilhoso. Sobre descolorir e preciso depois de descolorir pintar, ou tonalizar e depois fazer restauração. Fazendo isso vai ficar bonito, meu cabelo e fino eu fiz isso sozinha e ficou lindo.
Uma coisa sobre o silicone, ele serve para proteger o cabelo do calor de chapinha, escova, Babyliss… se não me engano ele protege até 240°. Então é legal usar para não estourar a fibra. Tem outros produtos que fazem isso, tipo o açúcar Xilose. Mas não sei da eficácia desses.
Adorei o vídeo!! Faço low poo, mas não sigo igual uma religião, mas descobri que meu cabelo não precisa de uma limpeza tão pesada, mas faço de vez enquando. Sobre o co-wash, não manjo mto, mas não é com qualquer condicionador que se faz #semfrizz
*Bem esclarecedor, parabéns! Se tiverem um tempinho, gostaria de uma opinião sobre um assunto que está crescendo e se tornando polêmico: ÓLEOS ESSENCIAIS!*
@@clarissam.1951 Nos Estados Unidos a crença nos benefícios dos óleos essenciais já virou praticamente uma religião. Fazem shows, lotam estádios, prometem milhões de dólares para quem quer ser revendedor, toda uma indústria surgiu com base em um produto com pouca eficácia comprovada.
@@BladeRunner1138 existem estudos científicos com óleos essenciais, só não são muitos. Esse alvoroço todo nos EUA (e que chegou aqui no BR também) é marketing de duas marcas bem grandes e que querem induzir o consumo desenfreado nas pessoas. É bem preocupante mesmo, parece até um culto às vezes.
@@BladeRunner1138 tem uma série boa na netflix "A indústria da cura". Óleos essenciais já são estudos há séculos. Tem décadas q há especialistas nisso, mas se propor como medicina é fanatismo.
#semfrizz Eu amei o vídeo, fui adepta das técnicas do Low poo, por seis anos. Durante os primeiros anos foram muito bons, porém com o passar do tempo, meu cabelo ficou péssimo. Começei a gastar grandes quantias de dinheiro buscando novos produtos da técnica e fiquei muito paranóica em ler os componentes dos produtos. Começei a perceber que a técnica não estava fazendo bem pra mim. Redescobri que meu cabelo se adapta bem com sulfato e odeia shampoo sem sulfato.Parei com as técnicas, uso o que gosto. Diminui no uso de produtos. É sempre bom lembrar que devemos olhar com ceticismo estas técnicas alternativas e que algumas pessoas podem dar certo e outras não.
Adorei o vídeo, eu uso essas técnicas a bastante tempo, apesar de na foto meu cabelo está liso e meu cabelo é cacheado. Comecei a usar quando estava com bastante queda de cabelo e não sabia mais o que fazer, inclusive já tinha me consultado com uma dermato e havia diminuído a queda mas não havia resolvido completamente o problema. Foi então que resolvi tentar essas técnicas. Com o tempo (duas semanas mais ou menos) comecei a perceber uma diminuição significativa na queda, meu cabelo começou a crescer mais rápido. E com o tempo meu cabelo foi ficando mais macio e brilhosos e os cachos começaram a ser formar mais fácil e se manterem por mais tempo. Além que o fio do meu cabelo ficou um pouco mais grosso. Hoje em dia, por recomendação da dermato uso LoW Poo direto e uso o shampoo normal uma vez a cada 15 dias para ajudar a controlar a oleosidade do meu cabelo. Mas os outros produtos de cabelos que uso são todos Low Poo ou No Poo.
Eu pedindo vídeo sobre shampoo e eles estão aí há anos😅 Vcs estão muito completas como cientistas pop, difícil um tema do dia a dia que vcs já não tenham abordado. Obrigada!
Já fiz no poo há alguns anos e meu cabelo nunca esteve tão lindo, tive que parar porque resolvi dá a doida e descolorir o cabelo em casa várias vezes em 1 mês e ele quebrou todo, então eu precisava de máscaras que ajudassem ele a não quebrar mais, porém na técnica de no poo, não tem máscaras fortes o suficiente para isso. Agora que o cabelo cresceu e já não tem mais a parte danificada, vou voltar a fazer, é vida.
Queria que vcs falassem sobre efeito rebote! Uma coisa que os defensores dessas tecnicas afirmam é que elas são boas inclusive pra cabelos oleosos é que os shampoos comuns são tão fortes que acaba aumentando a produção natural de óleo. #semfrizz
Amo seus vídeos, Nunca vi um cientista! Meus cabelos estão renascendo. Haviam caído por causa da quimioterapia. Ontem mesmo perguntei à dermatologista se uso xampu ou sabonete. Ela me orientou a usar xampu para bebês, porque meu cabelo sempre foi seco. Muito obrigada pelas discussões, queridas. ❤️🥰😘😍
Nossa isso abriu meus olhos em alguns sentidos, usava low poo inconscientemente pois meu cabelo é ondulado e os produtos voltados para ele são nessa pegada. Shampoo eu nunca percebi diferença entre as várias marcas de no ou low poo, mas comparando com os normais é notável uma diferença, mas cada cabelo é um cabelo. Entendendo seu cabelo e as necessidades dele tu consegue manter ele estéticamente agradável. É isso e parem de colocar comidas no cabelo e comam elas, garanto que o efeito é melhor
O ruim é a religião criada em torno de uma simples lavagem capilar, fora a técnica water only... maravilhoso um canal científico falando sobre esses questionamentos do dia dia! Eu faço low poo, mas meu cabelo finíssimo e liso melhorou mto a porosidade com esse tipo d produto... Seria mto bom falarem sobre os alisamentos (formol, botox, henê) e as consequências para os fios.
Sou totalmente pro ciência. Realmente, o low poo parece ter várias vantagens. Geralmente estes produtos são veganos e eu acho muito legal a gente utilizar substâncias naturais como cosméticos. Um bom exemplo é argila. Eu amooo passar no rosto. A pele fica bonita! To querendo começar um pequeno negócio de shampoo e condicionador sólidos e desodorante artesanal. Uso produtos da Lola (são veganos) e gosto muito. Acho que tem outros componentes, como a argila e óleos vegetais como o de abacate e de amêndoas, que deixam nosso cabelo limpo e hidratado. Quanto aos desodorantes industrializados, a grande problema é que mancham as roupas. Então, por isso queria começar algo artesanal e vegano que ajude as pessoas a ver que existem outras alternativas para deixar o cabelo bonito e o sovaco sem cc. Já li várias coisas sobre shampoos e o vídeo me ajudou mais ainda. No final das contas, sem saber, estou aderindo aos poucos ao low poo.
Pratiquei um tempo low e no poo e foi bem bom pra recuperar meu cabelo q tava muito ressecado. Mas o low poo não proibe o uso de parabenos não! Tem até cowash com parabeno , como o do yamasteroĺ por exemplo o mais famosinho. Só q se vc tem alergia, praticando ou não low e no poo, vc não pode usar por questoes de alergia
#semfrizz Tenho cabelo liso e oleoso e fiz no poo por cerca de um ano. As primeiras 2 ou 3 semanas foram terríveis, meu cabelo ficou bem oleoso, mas depois foi só maravilha! Todo mundo elogiava muito e ficava chocado quando eu dizia que não usava shampoo. Senti falta de duas coisas na parte de no poo. 1- a oleosidade tende a reduzir quando não é retirada em excesso? essa seria uma explicação pra minha sensação de melhora após um tempo? 2- Na técnica no poo sempre se fala sobre massagear bastante o couro cabeludo para remover a sujeira. Essa massagem não pode ajudar a remover a parte gordurosa também? Ah! existe ainda a técnica WATER ONLY. nunca experimentei, mas conheço uma pessoa que testou e amou. beijos meninas
Ameeei amei amei amei. Me estressa muito um monte de gente que não tem formação/informação nenhuma divulgando essas coisas e, o pior, divulgando coisas falsas. Queria por vcs num potinho❤️ mas são mais úteis pra fazer divulgação científica e calar a boca de gente sem noção.
Jovem,existem várias pessoas que falam disso com embasamento, como a Mari morena sobre os impactos ambientais oentais e traz artigos sobre e a Karol kyoko, pós graduanda em tricologia então,poderiam haver mais estudos sim.mas totalmente sem fundamento não é.
Faço low poo desde q fiz transição capilar para ter cabelo natural sem alusamentos. Melhor coisa q fiz. Agora estou indo para o uso de shampoos e consicionadores solidos, para diminuir o consumo de frascos, meu cabelo e a natureza agradecem. Sei q ciencia n se faz com experiencias pessoais, o fato de ser bom pro meu cabelo nao diz nada, mas o q ajudou muito nesse processo todo de mudanca de rotina foi elevar minha autoestima, pq foi muito dificil deixar de alisar o cabelo, eu achava meu cabelo feio, os cuidados, ir a loja escolher os produtos e ver o resultado é muito reconfortante... alguem entende o q digo?
Meu cabelo é crespo e já usei o no poo (commercial, fortunoso, da Deva Curl). Não serviu, bem como vocês comentaram. O low poo funcionou bem, por que a raiz é mais oleosa e precisa de detergente, mas o resto é super ressecado. Adorei o vídeo! Parabéns.
Acho que vocês poderiam falar sobre o uso do ANFOTERO, que é muito famoso entre os praticantes de no poo...receitas caseiras com frutas, mel, vinagre tbm seria legal ter uma visão da ciência sobre isso!! Receitas Bomba pra acelerar crescimento capilar e etc....❤️ #semfriz
Usei low poo por 1 ano com Scala, e o que ficou demonstrado foi que no meu caso, o que realmente resolve é lavar menos, com condicionador contendo alguma gordura (azeite ou óleo de côco), e usar qualquer coisa nas pontas, inclusive silicones, etc. Uso shampoo baratinho uma vez cada 15 dias, não preciso mais que isso, pois tenho cabelo fininho, pouco e pele muito seca: mesmo aplicando óleos no couro cabeludo, demoro 1 semana para ter aspecto oleoso no cabelo, pois sou ondulada. Cada cabeça tem sua necessidade pessoal, e acho divertido gente que usa plástico e combustível de 40 em 40 litros de preocupar com conservantes e petrolato em uso tópico.....no mínimo é um contrasenso forte. Obrigada pelo vídeo, meninas ❤️
Depois de ouvir falar nessas técnicas eu diminuí o uso de shampoo (e condicionador), minha ideia era expor menos o couro cabeludo a produtos químicos. E além disso, milhares de anos atrás não existia shampoo, então é compreensível supor que o corpo tem uma forma natural de equilibrar a oleosidade do cabelo... Me acostumei a usar shampoo 1x na semana, e nos outros dias em que eu lavo o cabelo (não lavo todo dia), uso somente água, passando um pente pelo couro cabeludo e deixando a água cair em cima. Faço isso há mais de um ano e depois de algum tempo me pareceu que o cabelo se mantinha mais hidratado. Hoje faço essa lavagem 'completa' 2 vezes na semana, aplicando também uma máscara de hidratação ou nutrição, nessa ordem: shampoo, máscara, condicionador.
#semfrizz Gostaria de um vídeo sobre esses cremes pra reduzir medidas. O vídeo sobre shampoo salvou meu dinheiro haha hj em dia só compro shampoo pelo cheiro.
#semfrizz! Tenho curiosidade de saber sobre os shampoos e condicionadores em barra, que agora também viraram moda/alternativa de limpeza capilar! Será que eles têm os sulfatos/detergentes e limpam tão bem quanto os líquidos?
Parabéns pelo vídeo! Bem informativo e sem demonizar as técnicas, deixando claro no final que é importante avaliar cada tipo de cabelo em específico. Fiz low poo por 5 anos, pois meu cabelo era bem seco e qualquer shampoo tradicional deixava ele extremamente ressecado. E não, não adiantava usar a melhor máscara que fosse. Porém, nos últimos tempos tive uma mudança na oleosidade do meu cabelo, provavelmente por alterações hormonais, e resolvi voltar aos shampoos tradicionais pois os low poo deixavam a desejar na limpeza, porém tive que comprar um shampoo mais caro e de melhor qualidade, pois os baratinhos infelizmente ainda ressecam muito meu cabelo, o shampoo "bom" com sulfato saiu mais caro do que o low poo que eu usava kkkkk. Acho o low poo ótimo para cabelos secos, mas para cabelos oleosos é melhor o sulfato mesmo.
Eu faço low poo tem uns anos já. Meu cabelo é cacheado e muito fino, resseca muito fácil. Então me dei bem com o low poo. Mas não sou radical. Em algumas ocasiões quando o cabelo tá mais sujo eu uso shampoo comum pra dar uma 'faxina'. E depois volto pra técnica. Hehehe Meu cabelo tá com aspecto bem mais saudável do que quando eu usava produtos comuns.
Amadas, pelamor me respondam uma super dúvida. Eu sou lowpoo lover 💞, mas eu uso shampoo low justamente por que meu cabelo é extremo de oleoso. Percebi que os sulfatos mais fortes aumentam a oleosidade e os low, não. Será que rola um efeito rebote na produção de óleo usando sulfato forte??
Pessoal, procurem o Victor do Oil Free, não sei se foi no RUclips ou no Instagram que ele falou sobre efeito rebote (no caso sobre a pele do rosto, mas para o couro cabeludo também serve).
Sim, esse efeito rebote existe! É por isso que não se recomenda às pessoas de cabelo oleoso lavarem todos os dias, porque a remoção do óleo estimula o couro cabeludo a produzir mais. Como os low-poo fazem uma remoção mais suave da oleosidade e da sujeira, não fazem o couro achar que precisa sair produzindo mais óleo novamente :) Porém, para cabelos MUITO oleosos, pode ser que o low não ajude tanto em reduzir aquele aspecto de cabelo sujo, sabe? Aí é uma coisa que a pessoa precisa testar e ver o que funciona mesmo ;)
Adorei o vídeo, apesar de uma coisinha aqui e outra ali mais ultrapassada das técnicas (por exemplo, hoje muitos produtos no poo têm anfótero na composição, que é um higienizante bem suave e não faz espuma, justamente porque precisa de um componente de limpeza mesmo, não tem essa de querer cuidar do fio sem higienizar corretamente 😁). Sigo no poo e low poo há quase uma década e meu cabelo hoje é muito saudável. Só lembro de quando o bichinho vivia esturricado dos sulfatos do shampoo e eu sem entender o motivo. Sulfato é uma desgraça no cabelo cacheado 😅
Comecei a fazer low poo por causa da alergia a parabenos (que já vinha de muitos anos) e de lauril que surgiu assim que eu comecei a fazer cosmeticos quando me formei em quimica. Mas exclusivamente por isso, porque minha raiz é oleosa e alisado entao já é naturalmente cagado (a sorte que eu faço meus shampoos hoje)
Meu cabelo sempre foi muito seco e com pontas duplas, mesmo fazendo hidratação toda semana. Usava shampoos con sulfato e cremes com petrolatos. Hoje faço low poo e meu cabelo mudou muito, nao tem mais nenhuma ponta dupla. Uso shampoo xom sulfato uma vez por semana. Nao deixo de fazer a técnica con produtos comerciais tipo deva curl, widi care e ka noah. Meu cabelo segue brilhoso, macio e sem pontas partidas.
Eu amo a técnica low poo, mas ela sozinha não faz milagre no meu cabelo se eu não durmo de touca de cetim e uso touca pra tomar banho e proteger da umidade. Fui aprendendo com testes e estudando a técnica até hj ter um resultado pra minha rotina e tipo de cabelo
Faço low poo há 2 anos e só melhorou minha vida. Nunca deixava o cabelo crescer e agora posso deixar sem ficar estranho. Tenho caspa crônica e o low poo melhorou ela, apesar de não ter resolvido.
Eu estou na transição para o no poo. Como todos os vídeos que já ví a transição é difícil mas estou sentido que o meu couro cabeludo está mais limpo e mais saudável. Enchaguo o cabelo com bicarbonato e água e por último com vinagre e água (deixo no cabelo). Mas ainda uso antes dos dois shampoo de bebe. Aguardemos o resultado.🙏🏼🙏🏼😉
A técnica low poo ajuda a reduzir a olesidade a longo prazo, pois quanto mais oleosidade vc tira, mais o couro produz. Então se vc tira menos, o cabelo vai ser menos oleoso naturalmente. Experiência própria que funciona kk
Eu faço essa técnica a mais de 2 anos, fiquei bem preocupada com o negócio da covid, vou ter que voltar a usar um xampu então, pelo menos por enquanto. Muito obrigada por esse vídeo 😊
Desde que entrei na transcrição, comecei as técnicas de low poo e no poo, dou preferência pra low poo pra lavar e no poo pra máscara, eu acho muito bom pro cabelo pois limpa e não resseca, ainda mais que meu couro cabeludo e seco, mas pra quem tem couro cabeludo oleoso recomendo detox capilar, compensa muito e não e caro atualmente ja tem produtos mais baratos
Sou cacheada e meu cabelo ama um óleo siliconado. Basta ver pela foto de perfil. Nela eu tava no segundo day after e tinha acabado de passar silicone da niely gold ✨✨✨
Oii, primeiramente parabéns pelo trabalho de vcs. Sobre o vídeo, acho q vcs podiam abordar o aspecto ambiental (produtos derivados de petróleo). Ainda, existem os shampoos/condicionadores sólidos como uma forma mais sustentável quanto á embalagem/composição (se bem que tem muita gente que soca óleo essencial na composição, q não é nd sustentável e barato).
Ahhh agora poderiam dar continuidade ao assunto, falando das receitinhas caseiras com mel, leite de côco, azeite, açúcar, café e muitas outras coisas que até um tempo atrás ficavam só na cozinha kkkk #semfrizz #semmitos
Só que existe shampoo low poo que resseca o cabelo e shampoo com sulfato que é hidratante, então não é somente o sulfato que vai definir o nível de limpeza.
Eu tenho cabelo natural e liso escorrido mas por algum motivo os produtos low poo são os únicos que não irritam meu couro cabeludo. Usava produtos dermatológicos caríssimos e gastava horrores pq lavo todo dia. Agora eu compro "shampoo" low poo baratinho e fica ótimo.
Evidência anedótica para vocês: eu faço a técnica low poo pq eu tenho ovário policístico e por causa disso eu tenho alopécia. Faço tratamento com minoxidil por recomendação médica e reduziu bastante a queda. Mas 2 anos depois que estava usando o minoxidil comecei a fazer low poo, e parece diminuiu ainda mais a queda. Eu lavo o cabelo uma vez a cada 15 dias com um shampoo mais forte (com sulfato) para remover as sujeiras todas. Mas no dia a dia lavo com low poo (lavo os cabelos todos os dias pq minha oleosidade é absurda).
O fundamento do co-wash é fazer a retirada da oleosidade/sujeira do couro cabeludo de forma mecânica. Ele deve ser também um produto leve, sem função de depositar muitos nutrientes, e sim emoliente, pra que ao fazer a massagem de lavagem (que deve ser feito por muito mais tempo na técnica), ele se misture à gordura e retire ela de forma mecânica ou ajude a espalhar a oleosidade natural pelo fio. Com o tempo sem usar sulfatos fortes para lavar o cabelo, a oleosidade tente a diminuir também (foi dito no inicio do video que pra cabelos oleosos, deve-se usar os sulfatos. Talvez o cabelo seja oleoso justamente pelo efeito rebote do uso dele).
Eu faço no poo há 10 anos. Meu cabelo é liso e oleoso, mas muuuuuito fino. E shampoo acabava com meu cabelo, eu chegava a ficar 30 minutos desembaraçando o cabelo, imagina, isso não é vida. Eu faço uso de creme limpante, os que são feito para isso mesmo e quase sempre tem anfótero. Seria tipo o co-wash, mas é feito com essa finalidade. Mudou minha vida parar de usar shampoo. A oleosidade não aumentou nem diminuiu depois da técnica. Sobre o uso de petrolato, o pessoal entende errado a técnica. Não é que faz mal. Eh que o no poo e o low poo não tira. Então, se você quer fazer a técnica, não rola de usar. Eu sempre disse isso, mas não adiantava. Bom que vcs confirmaram.
Descobri que faço low poo sem saber, meu shampoo não tem sulfato, parabenos e nem nada do que vocês falaram. Por isso eu percebi que ele dava menos espuma e não dava aquela sensação de limpinho. Enfim gosto mais do cheiro e de como ele deixa meu cabelo mais cacheado e bonito
Amei! Aprendi muito. Eu tenho o cabelo cacheado e nunca entendo os low e no poo... ou os "liberados" (como algumas marcas chamam) e vocês explicam de uma forma muito legal. "Como são acessíveis". À propósito... cadê o Lucas? Rs.
Como de praxe, mais um excelente vídeo, gurias! Como procurei no histórico do canal e não encontrei, creio que URGE a necessidade dum vídeo similar sobre desodorantes, explicando o que é mito e verdade sobre o risco de câncer, a função e/ou o risco do famigerado alumínio, etc. Parabéns e continuem com o ótimo trabalho ;)
Faço uma mistura das técnicas no meu cabelo há 5 anos e pra mim sempre deu certo. Não tenho cabelo oleoso e isso acabou ajudando a deixá-lo mais saudável. Costumo intercalar entre lavagens com shampoo sem sulfato e cowash. Mas não acho que não usar sulfato dê certo pra todo mundo. Porém, os silicones insolúveis e petrolatos acho que ninguém precisa mesmo, ainda mais que eles não são biodegradáveis e ficam poluindo nossas águas. Parabéns pelo vídeo! Só senti falta de vocês falarem mais a fundo do principal motivo das pessoas seguirem essas técnicas: com uma limpeza mais suave, parte da oleosidade natural é preservada e consequentemente o cabelo tende a não ficar ressecado. Isso tem fundamento científico ou é coisa da nossa cabeça? Sobre essa coisa de parabenos e sulfatos causar câncer, são apenas boatos que blogueiras irresponsáveis divulgam e não tem relação com a técnica. Os parabenos inclusive são permitidos na técnica sim, porém as pessoas acabaram confundindo as coisas por causa dessa história do câncer. E pra quem quiser uma blogueira que fale do assunto com muita responsabilidade, recomendo a Mari Morena (a pioneira a falar sobre o tema no Brasil).
A Grande questão é que Shampoo é feito para o Couro cabeludo o cabelo o fio é uma extensão disso. Eu uso Shampoo com baixo sulfato hoje lavei e estava com umas casquinhas brancas. Aí eu usei o sulfato ele limpou isso saiu mais então é difícil querer um produto menos ressecante mais às vezes acontecem problemas.
Tenho cabelos cacheados e porosos, faço low-poo já há uns 4 anos, e agora estou começando a fazer receitas caseiras de tonalizantes, condicionadores e de shampoo. Me interesso muito saber o que é ou não é mito. Gostaria de saber mais sobre o agente limpante do sabão de Castela, ( Castile soap), teria sulfato? E como seria o uso seguro do Vinagre? Preciso saber quanto tempo seria seguro deixar o vinagre agir no cabelo. Pode usar sem enxágue? O que posso acreditar como sendo cientificamente correto?
Ai que lindas! Amei o vídeo. Tentei lavar o cabelo durante um tempo com bicarbonato de sódio dissolvido em água quente (estava com muita coçeira na cabeça e achei que pudesse ser o shampoo) e na primeira vez ficou bacana, limpinho (aparentemente) e tal. Nas vezes seguintes foi ficando meio duro, seco e quando medi o pH da solução estava em 10 e olha que eu usava em média 0,5g/100mL! Eu estava detonando o meu cabelo e nem sabia. O vinagre em solução eu já testei e realmente funciona bem, deixa macio. Acho que o negócio é usar essas receitas caseiras de quebra-galho de última hora mesmo, usar a longo prazo é complicado e como as meninas disseram, em cabelos diferentes os resultados são diferentes. Não sei se já tem vídeo sobre isso, mas fala mais sobre a henna! Eu uso há anos a da "marca indiana" pura e queria saber como potencializar mais o efeito e mudar as nuances!
Muito obrigada pelos esclarecimentos. As blogueiras só ficam falando Low poo e No Poo e nem explicam do que se trata. Incrível como um livro influência todo o mercado. Quantos produtos já vimos: "sem parabenos" e achei que essa substância realmente era muito danosa.
Eu fiz low poo por uns 5 anos até que enchi o saco :) meu cabelo tá muito maravilhoso e limpinho agora 💜 seus vídeos sempre incríveis e divertidos, já vou mandar pras miga tudo xD
23:58: vcs erraram ai. Não é qualquer condicionador que se usa no co-whashing e sim cremes com ação higienizante. Sem nenhum tipo de silicones parabenos e óleo mineral. Então eles não acumulam e nem pesam nos cabelos.
26:14 sempre lavei meus cabelos com xampu normal. Aí me indicaram lavar com bicarbonato. A primeira experiência foi FENOMENAL. Vcs não têm noção. Nunca vi meu cabelo daquele jeito. Mas só aquela vez. Nunca mais ficou bom...
Sem friz.. olha, sou muito consciente das coisas que faço então hahahah entrei na onda no poo assim que saiu e depois confirme fui pesquisando e testando por conta, defini pro MEU CABELO a melhor opção, lowpoo a uns 10 anos já meninas. Meu cabelo é o ondulado, e descolorido então pra mim o que funciona são sulfatos fracos e realmente não usar nada que pese muito pra eu não precisar de sulfato forte mesmo, porque ele acaba ressecando ainda mais meu cabelo, então se não quero usar sulfato forte, tenho que não usar nem petrolato nem silicone insolúvel no mínimo 🤙
1. www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4158629/
2. www.gpquae.iqm.unicamp.br/PIBIDtextCabelos2013.pdf
3. www.washingtonpost.com/news/speaking-of-science/wp/2016/03/10/the-science-or-lack-thereof-behind-the-no-poo-hair-trend/
4. www.healthline.com/health/beauty-skin-care/no-poo
5. www.healthline.com/health/beauty-skin-care/baking-soda-hair
6. www.fda.gov/cosmetics/cosmetic-ingredients/parabens-cosmetics
7. Sasseville, D., Alfalah, M., & Lacroix, J.-P. (2015). “Parabenoia” Debunked, or “Who’s Afraid of Parabens?” Dermatitis, 26(6), 254-259. doi:10.1097/der.0000000000000147
8. Błędzka, D., Gromadzińska, J., & Wąsowicz, W. (2014). Parabens. From environmental studies to human health. Environment International, 67, 27-42. doi:10.1016/j.envint.2014.02.007
9. Shen, X., Liang, J., Zheng, L., Wang, H., Wang, Z., Ji, Q., … Lv, Q. (2018). Ultrasound-assisted dispersive liquid-liquid microextraction followed by gas chromatography-mass spectrometry for determination of parabens in human breast tumor and peripheral adipose tissue. Journal of Chromatography B, 1096, 48-55. doi:10.1016/j.jchromb.2018.08.004
10. europepmc.org/article/MED/11413497
11. europepmc.org/article/med/12715094
12. onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jdv.15946
13. EU No 1223/2009 . Commission Regulation (EU) on cosmetic productsNo 1223/2009 Official Journal of the European Union (30 November2009).
14. Cosmetics Europe. Mineral hydrocarbons in cosmetic lip care products.Recommendation No 14 (17-09-2018), 2018
15. link.springer.com/article/10.1007/s13353-016-0380-3
16. www.sbd-sp.org.br/geral/cuidados-para-profissionais-de-saude-que-precisam-continuar-trabalhando-durante-a-pandemia/
#SemFrizz... 🥰
#semfriz
Eu to aqui assistindo o vídeo tremendo hahaha sou química e há mais de 5 anos estudo e faço divulgação científica sobre Química cosmética e sofro MUITA retalhação dos adeptos de técnicas como essas. Obrigada por falarem de um assunto tão polêmico que os especialistas perdem a voz em meio à tanta desinformação.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sigo o low poo há muito tempo, mas amo escutar o ponto de vista científico sobre as coisas! Acho que a blogosfera tá trazendo muita desinformação em relação a esses assuntos... sou blogueira e to sempre me policiando quando vou falar em relação a produtos e composição, até pq não sou química e morro de medo de passar alguma informação errada. Acho muito irresponsável a leitura de composição por pessoas leigas que não são do ramo. A gente não dabe como cada componente foi arranjado ali! E outra coisa que morro de medo é de marcas que acabam cedendo por pressão midiática!
Essa questão do parabenos mesmo, pelo que já li são os conservantes mais seguros e acessíveis que tem, inclusive um dos que menos causam alergia nas pessoas... aí vem meia dúzia de blogueiras disseminando que é ruim e pronto: impacta todo um mercado.
Acho super que podiam fazer mais estudos com usuárias das técnicas fazendo coletas de amostra microbiana do couro cabeludo e correlacionar a cada agente limpante utilizado,com grupos que usam pouco sulfato,outros que usam anfoteros ,grupos que usam carvão e argila e os grupos wather only.seria muito interessante ler sobre ainda mais tendo os anexos das culturas.amaria ler uma pesquisa do tipo.
@@Luiiizamaia verdade.tbnuso a técnica mas tenho medo de algumas coisas,tanto de fazer no meu cabelo quanto de indicar.
@@Luiiizamaia pois é! Dá bastante trabalho formular produtos seguros e quando às empresas cedem à pressão do público é preciso pesquisar e reformular novamente. E infelizmente o público nem sempre tem razão nesses casos.
@@zantanobre No momento no tiktok hahaha se vc tiver me procura lá @contemquimica
Meninas eu amei o vídeo, além de cacheada, farmacêutica, estou em grupos de Facebook sobre o tema desde de 2012-13, antes mesmo de existir produto no Brasil específico pra isso. Apesar de muitas blogueiras falarem alguns erros, tem outras muito conscientes que já abordaram muito bem o tema. Porém acho que na parte do no poo no vídeo de vcs talvez faltou algo mais, porque quem segue o no poo, não necessariamente não higieniza o cabelo, mas usam produtos específicos pra técnica. Vi que o pessoal falou da Mari Morena, ela seria ótima pra fazer algum vídeo com vcs, porque ela poderia contribuir bastante tbm.
Exatamente,meio que deu a entender que quem faz no Poo leu sobre o low e saiu inventando coisas do nada.que tipo de grupos seriam esses?me interessei.
@@inglydibrito5379 o primeiro grupo que participei antigamente (mto antigamente) se chamava no e low poo e depois mudou pra "rotina saudável ", mas se vc procurar existem outros grupos com o mesmo nome, hj em dia não acompanho mais tanto, só as vezes quando quero ver a opinião do pessoal sobre um produto específico. Mas se vc producar lá vc consegue achar alguns 😊😊
@Natalia Facury o uso do shampoo ou coowash é importante, pois existem componentes que promovem a remoção de sujeiras e do óleo que produzimos naturalmente. Mas pessoas que não possuem outros problemas capilares, que tenham cabelos mais oleosos, conseguem ficar mais tempo sem usar o shampoo, não sei se é seu caso. Pessoas com cabelos oleosos, caspas, dermatites etc. Precisam lavar mais o cabelo e com produtos específicos.
@Natalia Facury corrigindo meu comentário anterior quem nao* tem cabelos oleosos conseguem ficar mais tempo sem lavar. Espero que tenha dado pra entender. Como seu cabelo é seco, você pode ter períodos mais longos sem lavar. Aí a oleosidade natural do cabelo vai ajudar a seu cabelo ficar com aspecto mais bonito
Acho que elas não levaram em consideração que os produtos para co wash que são usados no No poo tem agentes de limpeza como o anfótero, e fora que quem faz o uso do no poo precisa de mais tempo para fazer a limpeza, pq é feito tbm uma limpeza mecânica já que o agente de limpeza é bem suave
Gente, convida a Mari Morena pra uma live pra vocês sobre No Poo e Low Poo. Ela foi a pioneira a trazer conteúdo em português para RUclips Brasil. Ela que inicialmente divulgou as listas dos componentes, já leu o livro da Lorraine Massey, que inclusive eu tenho o livro e é realmente muito informativo para para cuidar de cabelos cacheados, que tendem a ser mais ressecados. O nome do livro é Manual da Garota Cacheada. Inclusive a Mari Morena morou na Alemanha e Inglaterra quando fazia intercâmbio pela USP, ela é formada em Gestão Ambiental, e acho que seria legal trazer ela pra falar dos produtos como agressores do Meio Ambiente. E tem vários vídeos dela falando sobre especificamente os componentes do produto. Ela deixa links de artigos científicos sobre no saiba mais dos vídeos. E eu tô falando tudo isso porque assim, eu uso a técnica faz 5 anos e funciona pro meu cabelo cacheado e muito ressecado. E é legal quando algo se populariza porque torna acessível e abre o mercado para mais marcas investirem, porém quando acaba caindo na boca de algumas blogueiras muito vazias que seguem as técnicas porque estão na moda, isso às vezes, descredita algo que tem muito potencial pra dar certo, e inclusive dá. Por isso, falo da Mari Morena porque ela estudou bastante a técnica, sabe... Não tô recebendo nada pra falar isso, mas agregando ao vídeo também: uma vez que você vai excluir produtos derivados do petróleo e sulfatos agressivos, você vai se utilizar de produtos mais naturais possíveis com agentes limpantes. Geralmente para fazer um Detox capilar no couro cabelo, os produtos contém carvão ativado, argila verde, menta, hortelã e a própria técnica do low Poo é bem específica quanto a isso: ela diz que deve-se excluir produtos derivados do petróleo porque vai tirar o sulfato agressivo que para as cutículas do cabelo cacheado são um terror, uma vez que a oleosidade natural do seu couro capilar não chega na ponta dos fios por conta das curvaturas do cabelo cacheado e crespo. Eu entendo que a Ana e a Laura não tem problemas de ressecamento com o shampoo com sulfato por conta do cabelo liso. E de forma alguma, falo isso num tom de refutar as informações do vídeo ou discordância agressiva. Só reintero mesmo que vocês procurem uma pessoa com bastante credibilidade no assunto pra agregar mais às informações trazidas. Espero mesmo não ter sido grossa e só quero que esse assunto ganhe mais espaço. Beijo, meninas!!
Faltou uma representante da técnica mesmo, minha esposa disse o mesmo aqui. Podiam fazer uma parte 3 sobre shampoos com a Mari Morena, inclusive ela FORMULOU uma linha de produtos.
Seria excelente! Os vídeos da Mari Morena são de muito conteúdo. Achei legal pra caramba a iniciativa do canal de trazer um vídeo sobre o assunto mas acho que faltou alguém que conheça bem as técnicas, tenha utilizado e estudado isso também pra trocar informação com as meninas. Existem blogueiras que abordam esse assunto de uma maneira profissional e sem cair no modismo, a Mari é uma delas.
@@gabrielorb Mas a ideia não era discutir sobre as técnicas, era apresentar o que se sabe cientificamente. Chamar alguém que usa ou que é contra só ia criar debate.
Perfeita sua colocação.
@@Leafault vc leu o comentário todo?a Mari morena é uma pessoa qualificada para discorrer sobre os danos ambientais das substâncias que não tiveram tanto do o no vídeo.
Meninas, falem sobre shampoos e condicionadores sólidos!!!
Shampoo sólido é bem a mesmíssima coisa, mas sem água. XD Tem uns surfactantes que a gente consegue comprar sólidos, e são bem exatamente o mesmo funcionamento. Condicionador sólido só é um pouquinho diferente porque muita coisa em condicionadores comuns é líquida, mas também a única diferença é essa - só usa os ingredientes que conseguem permanecer sólidos. Quimicamente é tudo a mesma coisa.
Eu quero saber também
Parabéns pelo vídeo. Mas senti falta da abordagem ambiental também.
Acho que valeria a pena mostrar o lado poluente dos componentes (principalmente na questão dos derivados de petróleo).
Hummm é um bom ponto! Acho faltou mesmo!
Vamos tentar abordar mais isso em vídeos futuros ;)
@@nuncavi1cientista sim! Principalmente qdo vcs afirmaram q pode usar sulfato aí de boas! Que tá liberado. Não, gente!!! Não é legal usar sulfato loucamente!
Faço low poo há anos e salvou meu cabelo! Melhorou uns 200%!! Meu cabelo é naturalmente seco, ondulado volumoso e colorido, Pensa no deserto do Saara... Amém low poo na minha vida!
Por isso a gente faz umectaçao e hidratação semanalmente...
@@pibun3043 Pra quem tem cabelo muito seco, só os tratamentos não adiantam se estiver usando um shampoo que esturrica o cabelo
Sou careca. Mas o vídeo tá muito engraçado kkkkkkkkkk
😍😍😍🤣
Hehehe idem rs
🤩😂😂😂
Kkkkkkkkkkkk
Não quero ser contrária a uma visão científica sobre esse tema mas gostaria de dar meu depoimento.
Tenho 38 anos e sempre tive cabelo cacheado e nunca quis alisar, mas até 2015 quando conheci a técnica low poo, eu não acertava nenhum produto no meu cabelo, por mais caro que fosse meu cabelo ficava sempre com aparência de ressecado e sem definição. Vivia triste e com cabelo preso. Quando conheci a técnica, vi muito conteúdo sobre o tema e resolvi iniciar. Foi a melhor coisa que fiz para o meu cabelo!
Faço low poo desde 2015 e hoje consigo ter um cabelo mais hidratado e definido e com aparência de saudável.
O que aprendi com a técnica e que pra mim faz sentido?
As empresas de cosméticos em sua maioria colocam derivados de petróleo na composição de seus produtos para baratear o custo, porém esses derivados além de não trazerem nenhum benefício para o cabelo ainda se acumulam no fio e só podem ser retirados com shampoos com sulfatos fortes, em contra partida o shampoo com sulfato resseca muito o cabelo, principalmente cabelos cacheados.
Esse comportamento das empresas de cosméticos geram um ciclo vicioso, onde usar produto com derivados de petróleo tem que usar sulfato forte para para retirar o resíduo que o derivado de petróleo vai deixar. Isso só beneficia a indústria porque usar materiais melhores diminui o lucro, óleos vegetais ou um detergente mais suave para o cabelo como por exemplo anfotero (cocomidopropilbetain) aumenta o custo final do produto. Por isso independente do preço, busco produtos que realmente tragam algum benefício para o meu cabelo. E me surpreendi quando passei a fazer isso porque hoje lendo a composição, consigo encontrar produtos com valores de venda mais acessíveis e boas fórmulas.
O que aconselho para quem pretende iniciar a técnica?
Pesquise muito sobre antes de iniciar e de fontes seguras. E se certifique que entendeu a técnica antes de começar, porque é extremamente importante entender que não é apenas usar shampoo sem sulfato com com sulfato fraco, mas sim entender que se você usa produtos condicionantes em seu cabelo que não deixam tanto resíduo você não vai precisar de um sulfato forte para limpar seu cabelo. E se você não usa sulfato forte seu cabelo resseca menos.
Além disso, não usar derivados de petróleo no cabelo ( porque eles criam uma película em torno do fio que impede a entrada e saída de substâncias do fio, gera uma suposta beleza artificial no cabelo, mas que de fato não está tratando ele) faz com que seu cabelo esteja aberto a receber tratamentos verdadeiramente efetivos para o cabelo como por exemplo óleos vegetais, proteínas e extratos vegetais.
A pessoa que fala sobre esse tema de forma mais coerente e responsável no RUclips é a Mari Morena, foi com ela que aprendi a técnica de forma sensata e sem fanatismos. Recomendo os vídeos dela.
Hoje estou feliz com meu cabelo e com o low poo, e melhor de tudo, aprendi a ser uma consumidora mais exigente e informada sobre os produtos que compro, não pago caro por produtos que sei que não foram desenvolvidos preocupados com o consumidor final.
Gente, façam um vídeo sobre coloração de cabelos com henna! Queria entender direitinho o que acontece pro pigmento da henna se fixar tão forte no fio que só sai cortando haha
Opaaaa isso é uma boaa heeeim
Up!
É que a Henna penetra na queratina
Já tentei henna e nunca grudou no meu cabelo. Nem shampoo tonalizante funciona.
O no-poo deixou meu cabelo muito melhor, hoje só uso o shampoo liberado pra low-poo porque não comprei o condicionador limpante kfkfkdkfk, ah eles podem conter anfótero, eu uso com e sem anfótero. Porém se você vai fazer os tratamentos (Hitratação kkkk, nutrição e reconstrução) é bom conter o anfótero e os sem anfótero são bons pra quem lava várias vezes o cabelo durante a semana e pra remover a umectação de óleos vegetais.
Obs: raizes oleosas é bom fazer o rodízio de shampoo, por exemplo: lavar o cabelo 2 vezes na semana com sulfato fraco e 1 vez com sulfato forte
É, placebo funciona tb. Se mesmo depois de mostrarem a ciência, ainda achar que no poo funciona e tals... Então, é o placebo fazendo efeito
@@madd.nickname mas elas não falaram do co-wash com anfotero
@@madd.nickname cada um sabe o que é melhor pra si! Quem conhece o próprio cabelo vai saber... acredito que o video é informativo sim, mas acreditar somente nessas informações assim como somente nas blogueiras sem levar em consideração suas próprias experiências não tem sentido vc estar comentando aqui... quanto ao famoso comprovado cientificamente: a ciência muda tanto e tão rápido que quem se prende a isso não faz nada na vida
@@madd.nickname ah sim me explica como placebo funciona em um tecido morto
@@madd.nickname placebo em cabelo?
Ow, gente.. o pessoal cansa de pedir um vídeo sobre o assunto a um canal sobre ciência, que só fala de fatos, aí não gosta se o fato vai de encontro a algo que a pessoa acha que faz de certo. Ow gente.. se tá funcionando pra vc, continua, uai. Até a hora que vc queira mudar pra outra coisa melhor pra vc. Ou não. Simpris assim. 😬 Eu entendi que a ideia é apresentar fatos sobre compostos químicos usados nas técnicas, não fazer um congresso sobre a técnica em si. Eu achava que usava cosméticos de onduladas que causavam menos dano ao meio ambiente e esse canal só deixou minha rotina capilar mais fundamentada e barata. Como não amar? Hahaha valeu, dras! É nós 👏
Melhor comentário! Sério!! ❤️❤️❤️ obrigada Luciana 😍
O problema é que as pessoas não estão realmente interessadas na busca pela verdade; elas só querem ter suas crenças confirmadas
Amiga, mas se o canal é sobre ciência, a ciência é assim mesmo, tem que ser discutido!Claro que as pessoas não vão chegar aqui contestando com artigos, mas uma opinião sobre um ponto ou outro é importante para o debate. E inclusive elas nem falaram da questão ambiental que ao meu ver é o mais importante nesse tema
@@priscilaviana4948 Sim, Pri, e a ciência é discutida! Com argumentos e fatos. Na ciência não cabe opinião. Parece arrogante, né? Mas juro que não é! rs Você já viu o vídeo Evidências científicas aqui das meninas? Assista, é bem legal! Os fatos são cuidadosos e imparciais, as opiniões são tendenciosas porque elas passam pela nossa experiência/visão de mundo. Por ex, elas falaram que o sulfato é um detergente e, sem sulfato, a capacidade de limpeza do produto fica comprometida. Sulfato tira mais a oleosidade, sem sulfato a oleosidade é menos afetada. Isso não quer dizer que o sulfato é bom. Nem ruim. Ele é o que é, um detergente. E se ele limpa, não ter detergente significa que... não vai limpar bem. E, como tudo na vida, consequências, que são fatos, poderão vir. Um deles é, por ex, a dermatite que elas falaram, a coceirinha por sujeira. Pessoa 1 pode ter e não ligar. Pessoa 2 pode ter e se incomodar. Pessoa 3 não teve nada. Cada uma vai ter um opinião sobre o produto baseada na própria experiência! Fora a percepção de como o cabelo ficou. A pessoa 2 pode ter dermatite, se incomodar muito, mas amar o efeito no cabelo dela. Se a ciência fosse assim, a gente não conseguiria concluir nada nunca! Se alguém acha que sem sulfato a cabeleira melhorou, ótimo! Só continuar nessa experiência pessoal bacana. Mas não muda fatos. Inclusive, pra vc, a questão ambiental é o mais importante. Pra outra pessoa pode não ser. E, para elas, as cientistas, pode ter ficado fora do propósito principal do vídeo. Mas não significa que não é importante. Bele? ;)
@@Luciana-wg8gb O que eu quis dizer é que, aqui, nessa plataforma, as opiniões são sim importantes para o debate, pois aqui não é nenhum congresso científico. Aparecem pessoas com experiências diferentes. Claro que as opiniões em si não vão refutar o que elas disseram, mas elas apresentam os fatos que vão de encontro as experiências delas, do que elas avaliam como mais importante a se tratar no vídeo. Por exemplo, vendo os comentários elas podem perceber coisas importantes que ficaram de fora do vídeo e talvez fazer outro vídeo abordando o tema, como a questão ambiental. E isso é muito importante para a ciência e principalmente para a divulgação científica
Aaaaaaaa esse é o meu momento! Faço lowpoo há 4 anos, e vi uma diferença bem grande no meu cabelíneo cacheado, pq meu couro cabeludo fica limpo mas o fio não fica ressecado. E tudo depende de como aplica os produtos tbm. Já usei produtos no-poo tbm, mas só uso produtos comerciais, nada de receitinha caseira hahahaha Obrigada pelas infos científicas!
Agradeço pelo vídeo, gente! Eu sou bem eco, tento *evitar ao máximo embalagens*, e pra xampu é difícil, tento usar xampu sólido/em barra. As vezes não limpa direito e uso as 2 versões.
Tem umas blogueiras eco que dizem lavar o cabelo e até roupa com bicarbonato. Oi? Qual saponáceo ou detergente bicarbonato tem? Povo inventa moda. A medida que xampu sólido for se popularizando, serão menos garrafas de plástico na natureza, já é um bom começo.
Seria tão bom se a indústria tivesse como encher de novo os frascos de shampoo e cremes.deteato a ideia de gastar tanta embalagem mas não boto fé na higiene de shampoo em barra.
@@inglydibrito5379 os shampoos sólidos são feitos com sulfatos, fazem uma super espuma e lavam sim, até demais. Eu sou fã deles pra viagem por que não corre o risco de vazar!
@@maributti ahhhh sim.eu confio na limpeza que eles fazem.não confio na higiene no sentido de micro organismos que pode se instalar na barra pelo fato de ter que esfregá lo na superfície seja e depois guardar.para algumas pessoas pode ser tranquilo mas não sei se acho uma boa para quem trabalha com algum tipo de degetos ou em hospitais.
@@inglydibrito5379 acho q a solução seria misturar o shampoo em barra com agua fazendo shampoo líquido (tipo aquelas receitas que fazem sabonete em barra virar líquido)
Não sei se deu pra entender
Muito esclarecedor! Seria legal também se falassem dos impactos desses produtos sintéticos e de outros do nosso dia-a-dia no meio ambiente. O que é mito, o que procede e quão preocupantes são esses impactos.
Boa ideia
Durante alguns anos fui adepta do no poo e meu cabelo ficava maravilhoso sem gastar muito e sem trabalho. Atualmente, por causa da pandemia, eu lavo com sulfato quando chego da rua e se não tiver saído eu faço um co wash mesmo
Duas.fico abismada com quem não está abrindo mão da técnica por uns dias nem por causa do covid.
Resolvi comentar porque vi muita gente falando que faz uso das técnicas e que o cabelo ficou super saudável. No meu caso fiz a técnica por mais de um ano e não vi resultado. Meu cabelo é cacheado, mas não pareceu ter diferença. O que faz meu cabelo ficar com cachos mais definidos é utilizar algum creme que não seja muito concentrado, e uma gelatina (que parece um gel), bem pouco, porque meu cabelo é fino, qualquer coisa deixa ensebado. Uso shampoo normal mesmo, e vivo feliz!
Adorei o vídeo!! Já li o livro da Lorraine Massey e uso produtos da marca dela (Deva Curl) há 12 anos, mas nunca tinha visto nada científico a respeito.... funciona pra mim, o cabelo ta bonito, então eu sigo usando. Mas amei saber os detalhes todos!!! Obrigada mais uma vez 😍 Se puderem, falem sobre desodorante e por que leite de magnésia é usado pra tal fim
Podiam fazer uma parte 3 sobre shampoos com a Mari Morena, ela formulou uma linha de produtos.
Eu sei que pro meu cabelo funcionou hahaha ele era extremamente oleoso, inclusive já havia feito tratamento com produtos específicos recomendados por dermatologistas e nada, hahaha obrigada pelo vídeo!
Mesma coisa comigo. Depois que passei a lavar com um creme multifuncional reduziu a oleosidade e melhorou muito a saúde do couro cabeludo (resolveu a dermatite/caspa). É só uma evidência anedotica, mas parece corroborar a tese de que remover agressivamente a oleosidade natural acaba estimulando a produção de mais oleosidade. Não sei quanto fundamento há para isso, de fato. Mas, suspeito que a Ana não esteja correta em recomendar detergentes fortes para quem tem cabelos oleosos...
Legal meninas, sou adepta do low poo há 5 anos, ja fiz no poo também e como tenho cabelo crespo, foi a melhor coisa que fiz. Senti uma mudança na estrutura do meu cabelo, já que esses produtos se propõe a tratar com substâncias mais naturais, como óleos vegetais, aminoácidos, etc. Eu senti falta de alguém que faz a técnica e também consegue analisar do ponto de vista científico por que tem coisa sendo feita aí, como os co wash com anfóteros, que são agente limpantes. E sinceramente não acho que o FDA seja referência de nada porque rola um lobby por parte das indústrias e talz. Outra coisa, não podemos esquecer que essas questão é delicada por que mexe com aspectos identitários das pessoas e bom, a ciência não é neutra neh, até ontem não existia nenhuma opção de produtos para meu tipo de cabelo que atendesse às nossas necessidades. E esse movimentos tem feito com que grandes marcas como a Natura, Skala, Seda, etc. Venham desenvolvendo pesquisa e produtos mais saudáveis por demanda dos próprios consumidores. A gente ter produtos a base de petrolatos e sulfatos é uma predileção do modo de produção, não significa que seja a pior opção, mas também não significa que seja a melhor.
Obs.: sei que substâncias naturais nao são sinonimos de serem melhores, mas nesse caso é.
Obrigada pelo seu relato 🥰
Só uma correção, parabeno não tem haver com a técnica low poo, é apenas um conservante que algumas pessoas tem alergia
Pode não ter a ver originalmente, porém muitas pessoas fazem essa associação, por isso esclarecemos ;)
Nunca vi 1 cientista vcs não esclareceram, mas confirmaram a confusão. Rs
Eles não tem nada a ver com as técnicas, muita gente evita usar pq dizem que pode causar alergia e muita gnt reproduz a falácia de que é cancerígeno! Mas eles não são proibidos para nenhuma das técnicas 😄
@@Luiiizamaia Exato! Faço low/no poo desde 2014 e desde o início aprendi que os parabenos podem causar alergias, e que a questão de ele ser cancerígeno ainda não foi comprovada.
A técnica original não pode! Nem silicones, mesmo os solúveis... leiam o livro da ‘inventora’ isso de silicone insolúvel pra low poo, solúvel para no poo e parabenos é a técnica adaptada...
Em si não teria nada a ver, mas aquela Lorraine, que propôs a técnica anos atrás, pôs os parabenos no balaio Deus sabe por quê.
Com shampoo normal eu tenho descamação do couro cabeludo, mas faço uma variação de shampoo, sempre lavo com um diferente a cada vez, com relação aos cremes realmente dou preferência para os liberados, meu cabelo ficou mto, mas mto melhor assim!
Me identifiquei com a Laura que tem o cabelo tão fino que nem dá pra mostrar haha eu uso low poo a anos, tenho o cabelo cacheado e bem fino, e esse ano tou deixando crescer (corona vairusss) e sentindo a diferença positiva de hidratação
#semfrizz Eu faço low poo no meu cabelinho a quase 5 anos. Olha percebi uma melhora incrível. A começar que os shampoos pra low poo não deixam meu cabelo com aspecto de "cabelo de boneca" quando eu lavo. hahaha Eu tinha raiva disso, podia tratar o que fosse, sempre que ia lavar com shampoo com sulfato, embaraçava demais. Hoje não passo mais por isso.
Agora sobre co-wash, tenho um condicionador pra co-wash que tem esse "coco" na composição. Uso beeem de vez em qnd, e esfrego o couro cabeludo bem esfregadinho.
Outra coisa, antigamente era bem difícil achar produtos para low poo, mas hoje em dia não tenho dificuldade e não são caros assim minha gente. Claro que tem algumas marcas caras tipo Lola, mas tem marca baratinha também. A Novex e a Skala por exemplo não são caras hahaha
Falem sobre as vitaminas pra fortalecer/crescimento do cabelo ♡
Então, a essência até mesmo da técnica Water Only é entender a diferença entre sujeira e gorduras naturais. Assim como o sabonete resseca a pele, exigindo o uso de cremes, quanto mais usar o shampoo, maior é a produção de oleos naturais como defesa do organismo. Obviamente em casos de contato com ambientes sujos as pessoas usam sim shampoos normais, e obviamente ninguém para de lavar as mãos com sabonetes (ou pelo menos não deveria), mas o restante do corpo, como braços e abdômen quase nunca precisam de sabonetes.
Nossaaaaa que alívio sigoooo meu low pooooo muito feliz ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Parabéns pelo vídeo. Duas cientistas de respeito. Trouxe fatos da realidade, quer a galera do noo poo goste ou não kkk. Pra acatar mais pessoas, recomendo que façam algum video com a Mari Morena pra que ela possa traduzir melhor a palavra da ciência pra galera que nao entendeu isso tudo.
Falem sobre transgenicos e agrotoxicos. Um tema que sempre divide o meio científico
Façam um vídeo sobre unhas! Base fortalecedora/crescimento funciona? Parar de tirar a cutícula faz crescer menos? Tem algo que possa deixar as unhas menos quebradiças?
Sobre o no poo e cowash, eu tinha entendido que a limpeza detergente era necessária por conta dos próprios cosméticos com substâncias não solúveis em água, e que não usando essas coisas o shampoo seria dispensável. Por isso falam dos tais produtos proibidos, se usar algumas substâncias assim o cowash não vai limpar mesmo, mas que eliminado essas coisas pode funcionar. Não vi vocês falarem sobre os condicionadores limpantes, alem do cowash com condicionador normal, será que não prestei atenção? Pois alguns desses condicionadores dizem ter substâncias limpantes, anticaspa entre outras propriedades. Ao menos supostamente. Fora que a lavagem cowash não é idêntica a feita com shampoo tradicional, tem uma certa mecânica necessária que participa da limpeza. #semfrizz
Eu sou a senhorita alergia na pele. Então quando achei os low poo e os veganos eles ajudaram a parar de me dá caspa. Tudo que era shampoo me dava ou coceira ou mesmo feridas na cabeça. Por isso passei a usar os veganos e low poo. Ja joguei muito shampoo fora cheio porque me deva ferida, então em resumo não me deu alergia adoto, mas geralmente vou mais pelo que ja testei.
Com frizz, desculpa mas gosto do meu cabelo cheio e o frizz num cabelo hidratado é maravilhoso.
Sobre descolorir e preciso depois de descolorir pintar, ou tonalizar e depois fazer restauração. Fazendo isso vai ficar bonito, meu cabelo e fino eu fiz isso sozinha e ficou lindo.
Uma coisa sobre o silicone, ele serve para proteger o cabelo do calor de chapinha, escova, Babyliss… se não me engano ele protege até 240°. Então é legal usar para não estourar a fibra.
Tem outros produtos que fazem isso, tipo o açúcar Xilose. Mas não sei da eficácia desses.
Mari Morena sabe tudo de No Poo, Low Poo e Co Wash. Vocês deviam conhecer!!!!
Adorei o vídeo!! Faço low poo, mas não sigo igual uma religião, mas descobri que meu cabelo não precisa de uma limpeza tão pesada, mas faço de vez enquando. Sobre o co-wash, não manjo mto, mas não é com qualquer condicionador que se faz #semfrizz
*Bem esclarecedor, parabéns! Se tiverem um tempinho, gostaria de uma opinião sobre um assunto que está crescendo e se tornando polêmico: ÓLEOS ESSENCIAIS!*
Up
Pq polêmico?
@@clarissam.1951 Nos Estados Unidos a crença nos benefícios dos óleos essenciais já virou praticamente uma religião. Fazem shows, lotam estádios, prometem milhões de dólares para quem quer ser revendedor, toda uma indústria surgiu com base em um produto com pouca eficácia comprovada.
@@BladeRunner1138 existem estudos científicos com óleos essenciais, só não são muitos. Esse alvoroço todo nos EUA (e que chegou aqui no BR também) é marketing de duas marcas bem grandes e que querem induzir o consumo desenfreado nas pessoas. É bem preocupante mesmo, parece até um culto às vezes.
@@BladeRunner1138 tem uma série boa na netflix "A indústria da cura".
Óleos essenciais já são estudos há séculos. Tem décadas q há especialistas nisso, mas se propor como medicina é fanatismo.
#semfrizz
Eu amei o vídeo, fui adepta das técnicas do Low poo, por seis anos. Durante os primeiros anos foram muito bons, porém com o passar do tempo, meu cabelo ficou péssimo. Começei a gastar grandes quantias de dinheiro buscando novos produtos da técnica e fiquei muito paranóica em ler os componentes dos produtos. Começei a perceber que a técnica não estava fazendo bem pra mim. Redescobri que meu cabelo se adapta bem com sulfato e odeia shampoo sem sulfato.Parei com as técnicas, uso o que gosto. Diminui no uso de produtos. É sempre bom lembrar que devemos olhar com ceticismo estas técnicas alternativas e que algumas pessoas podem dar certo e outras não.
a quinta série dentro de mim não aguenta e sempre dá uma risadinha quando vcs falam "poo" kkk
Eu tava jurando que era alguma dieta que prometia fazer menos cocô
@@kevenaugusto2772 eu tb rsrsrs
Também achei que era um vídeo sobre dietas para cagar menos :O
Usei um low poo que eu achei aqui em casa no meu cachorro. Eu não conhecia kkkkk
KADU achei outro e você!!! De "POO" lógico já vi que alguém mais notou o termo !!@
Adorei o vídeo, eu uso essas técnicas a bastante tempo, apesar de na foto meu cabelo está liso e meu cabelo é cacheado. Comecei a usar quando estava com bastante queda de cabelo e não sabia mais o que fazer, inclusive já tinha me consultado com uma dermato e havia diminuído a queda mas não havia resolvido completamente o problema. Foi então que resolvi tentar essas técnicas. Com o tempo (duas semanas mais ou menos) comecei a perceber uma diminuição significativa na queda, meu cabelo começou a crescer mais rápido. E com o tempo meu cabelo foi ficando mais macio e brilhosos e os cachos começaram a ser formar mais fácil e se manterem por mais tempo.
Além que o fio do meu cabelo ficou um pouco mais grosso.
Hoje em dia, por recomendação da dermato uso LoW Poo direto e uso o shampoo normal uma vez a cada 15 dias para ajudar a controlar a oleosidade do meu cabelo. Mas os outros produtos de cabelos que uso são todos Low Poo ou No Poo.
Muito obrigado, esses vídeos sobre shampoo vai me ajudar a cuidar do cabelo de metaleiro que eu tô crescendo nessa quarentena.
Eu pedindo vídeo sobre shampoo e eles estão aí há anos😅
Vcs estão muito completas como cientistas pop, difícil um tema do dia a dia que vcs já não tenham abordado. Obrigada!
Já fiz no poo há alguns anos e meu cabelo nunca esteve tão lindo, tive que parar porque resolvi dá a doida e descolorir o cabelo em casa várias vezes em 1 mês e ele quebrou todo, então eu precisava de máscaras que ajudassem ele a não quebrar mais, porém na técnica de no poo, não tem máscaras fortes o suficiente para isso. Agora que o cabelo cresceu e já não tem mais a parte danificada, vou voltar a fazer, é vida.
Queria que vcs falassem sobre efeito rebote! Uma coisa que os defensores dessas tecnicas afirmam é que elas são boas inclusive pra cabelos oleosos é que os shampoos comuns são tão fortes que acaba aumentando a produção natural de óleo. #semfrizz
Amo seus vídeos, Nunca vi um cientista! Meus cabelos estão renascendo. Haviam caído por causa da quimioterapia. Ontem mesmo perguntei à dermatologista se uso xampu ou sabonete. Ela me orientou a usar xampu para bebês, porque meu cabelo sempre foi seco. Muito obrigada pelas discussões, queridas. ❤️🥰😘😍
Eloá, espero que fique bem logo ❤️❤️
Nossa isso abriu meus olhos em alguns sentidos, usava low poo inconscientemente pois meu cabelo é ondulado e os produtos voltados para ele são nessa pegada. Shampoo eu nunca percebi diferença entre as várias marcas de no ou low poo, mas comparando com os normais é notável uma diferença, mas cada cabelo é um cabelo.
Entendendo seu cabelo e as necessidades dele tu consegue manter ele estéticamente agradável.
É isso e parem de colocar comidas no cabelo e comam elas, garanto que o efeito é melhor
O ruim é a religião criada em torno de uma simples lavagem capilar, fora a técnica water only... maravilhoso um canal científico falando sobre esses questionamentos do dia dia!
Eu faço low poo, mas meu cabelo finíssimo e liso melhorou mto a porosidade com esse tipo d produto...
Seria mto bom falarem sobre os alisamentos (formol, botox, henê) e as consequências para os fios.
Sou totalmente pro ciência. Realmente, o low poo parece ter várias vantagens. Geralmente estes produtos são veganos e eu acho muito legal a gente utilizar substâncias naturais como cosméticos. Um bom exemplo é argila. Eu amooo passar no rosto. A pele fica bonita! To querendo começar um pequeno negócio de shampoo e condicionador sólidos e desodorante artesanal. Uso produtos da Lola (são veganos) e gosto muito. Acho que tem outros componentes, como a argila e óleos vegetais como o de abacate e de amêndoas, que deixam nosso cabelo limpo e hidratado. Quanto aos desodorantes industrializados, a grande problema é que mancham as roupas. Então, por isso queria começar algo artesanal e vegano que ajude as pessoas a ver que existem outras alternativas para deixar o cabelo bonito e o sovaco sem cc. Já li várias coisas sobre shampoos e o vídeo me ajudou mais ainda. No final das contas, sem saber, estou aderindo aos poucos ao low poo.
👏👏👏👏
Pratiquei um tempo low e no poo e foi bem bom pra recuperar meu cabelo q tava muito ressecado. Mas o low poo não proibe o uso de parabenos não! Tem até cowash com parabeno , como o do yamasteroĺ por exemplo o mais famosinho. Só q se vc tem alergia, praticando ou não low e no poo, vc não pode usar por questoes de alergia
#semfrizz
Tenho cabelo liso e oleoso e fiz no poo por cerca de um ano. As primeiras 2 ou 3 semanas foram terríveis, meu cabelo ficou bem oleoso, mas depois foi só maravilha! Todo mundo elogiava muito e ficava chocado quando eu dizia que não usava shampoo.
Senti falta de duas coisas na parte de no poo.
1- a oleosidade tende a reduzir quando não é retirada em excesso? essa seria uma explicação pra minha sensação de melhora após um tempo?
2- Na técnica no poo sempre se fala sobre massagear bastante o couro cabeludo para remover a sujeira. Essa massagem não pode ajudar a remover a parte gordurosa também?
Ah! existe ainda a técnica WATER ONLY. nunca experimentei, mas conheço uma pessoa que testou e amou.
beijos meninas
Ameeei amei amei amei. Me estressa muito um monte de gente que não tem formação/informação nenhuma divulgando essas coisas e, o pior, divulgando coisas falsas.
Queria por vcs num potinho❤️ mas são mais úteis pra fazer divulgação científica e calar a boca de gente sem noção.
Jovem,existem várias pessoas que falam disso com embasamento, como a Mari morena sobre os impactos ambientais oentais e traz artigos sobre e a Karol kyoko, pós graduanda em tricologia então,poderiam haver mais estudos sim.mas totalmente sem fundamento não é.
Faço low poo desde q fiz transição capilar para ter cabelo natural sem alusamentos. Melhor coisa q fiz. Agora estou indo para o uso de shampoos e consicionadores solidos, para diminuir o consumo de frascos, meu cabelo e a natureza agradecem. Sei q ciencia n se faz com experiencias pessoais, o fato de ser bom pro meu cabelo nao diz nada, mas o q ajudou muito nesse processo todo de mudanca de rotina foi elevar minha autoestima, pq foi muito dificil deixar de alisar o cabelo, eu achava meu cabelo feio, os cuidados, ir a loja escolher os produtos e ver o resultado é muito reconfortante... alguem entende o q digo?
Meu cabelo é crespo e já usei o no poo (commercial, fortunoso, da Deva Curl). Não serviu, bem como vocês comentaram. O low poo funcionou bem, por que a raiz é mais oleosa e precisa de detergente, mas o resto é super ressecado.
Adorei o vídeo! Parabéns.
Fabiana Sá o meu tbm é ressecado mais se adaptou melhor com o low pow
Acho que vocês poderiam falar sobre o uso do ANFOTERO, que é muito famoso entre os praticantes de no poo...receitas caseiras com frutas, mel, vinagre tbm seria legal ter uma visão da ciência sobre isso!! Receitas Bomba pra acelerar crescimento capilar e etc....❤️
#semfriz
@@lidiabarros4854 que eu saiba, sim
Usei low poo por 1 ano com Scala, e o que ficou demonstrado foi que no meu caso, o que realmente resolve é lavar menos, com condicionador contendo alguma gordura (azeite ou óleo de côco), e usar qualquer coisa nas pontas, inclusive silicones, etc. Uso shampoo baratinho uma vez cada 15 dias, não preciso mais que isso, pois tenho cabelo fininho, pouco e pele muito seca: mesmo aplicando óleos no couro cabeludo, demoro 1 semana para ter aspecto oleoso no cabelo, pois sou ondulada. Cada cabeça tem sua necessidade pessoal, e acho divertido gente que usa plástico e combustível de 40 em 40 litros de preocupar com conservantes e petrolato em uso tópico.....no mínimo é um contrasenso forte. Obrigada pelo vídeo, meninas ❤️
Depois de ouvir falar nessas técnicas eu diminuí o uso de shampoo (e condicionador), minha ideia era expor menos o couro cabeludo a produtos químicos. E além disso, milhares de anos atrás não existia shampoo, então é compreensível supor que o corpo tem uma forma natural de equilibrar a oleosidade do cabelo...
Me acostumei a usar shampoo 1x na semana, e nos outros dias em que eu lavo o cabelo (não lavo todo dia), uso somente água, passando um pente pelo couro cabeludo e deixando a água cair em cima. Faço isso há mais de um ano e depois de algum tempo me pareceu que o cabelo se mantinha mais hidratado. Hoje faço essa lavagem 'completa' 2 vezes na semana, aplicando também uma máscara de hidratação ou nutrição, nessa ordem: shampoo, máscara, condicionador.
Pra mim, POO era programação orientada a objetos. Aprendi mais uma.
Depois vcs dizem se pode lavar cabeça raspada com sabão amarelo.
Para tirara a oleosidade dá para usar argila. Uso na pele e é ótimo.
#semfrizz
Gostaria de um vídeo sobre esses cremes pra reduzir medidas. O vídeo sobre shampoo salvou meu dinheiro haha hj em dia só compro shampoo pelo cheiro.
#semfrizz!
Tenho curiosidade de saber sobre os shampoos e condicionadores em barra, que agora também viraram moda/alternativa de limpeza capilar! Será que eles têm os sulfatos/detergentes e limpam tão bem quanto os líquidos?
Parabéns pelo vídeo! Bem informativo e sem demonizar as técnicas, deixando claro no final que é importante avaliar cada tipo de cabelo em específico. Fiz low poo por 5 anos, pois meu cabelo era bem seco e qualquer shampoo tradicional deixava ele extremamente ressecado. E não, não adiantava usar a melhor máscara que fosse. Porém, nos últimos tempos tive uma mudança na oleosidade do meu cabelo, provavelmente por alterações hormonais, e resolvi voltar aos shampoos tradicionais pois os low poo deixavam a desejar na limpeza, porém tive que comprar um shampoo mais caro e de melhor qualidade, pois os baratinhos infelizmente ainda ressecam muito meu cabelo, o shampoo "bom" com sulfato saiu mais caro do que o low poo que eu usava kkkkk. Acho o low poo ótimo para cabelos secos, mas para cabelos oleosos é melhor o sulfato mesmo.
Eu faço low poo tem uns anos já. Meu cabelo é cacheado e muito fino, resseca muito fácil. Então me dei bem com o low poo. Mas não sou radical. Em algumas ocasiões quando o cabelo tá mais sujo eu uso shampoo comum pra dar uma 'faxina'. E depois volto pra técnica. Hehehe
Meu cabelo tá com aspecto bem mais saudável do que quando eu usava produtos comuns.
Amadas, pelamor me respondam uma super dúvida. Eu sou lowpoo lover 💞, mas eu uso shampoo low justamente por que meu cabelo é extremo de oleoso. Percebi que os sulfatos mais fortes aumentam a oleosidade e os low, não. Será que rola um efeito rebote na produção de óleo usando sulfato forte??
#semfriss 🥰💞🤩
Também minha oleosidade melhorou depois de usar um shampoo mais suave.
Pessoal, procurem o Victor do Oil Free, não sei se foi no RUclips ou no Instagram que ele falou sobre efeito rebote (no caso sobre a pele do rosto, mas para o couro cabeludo também serve).
Sim, esse efeito rebote existe!
É por isso que não se recomenda às pessoas de cabelo oleoso lavarem todos os dias, porque a remoção do óleo estimula o couro cabeludo a produzir mais. Como os low-poo fazem uma remoção mais suave da oleosidade e da sujeira, não fazem o couro achar que precisa sair produzindo mais óleo novamente :)
Porém, para cabelos MUITO oleosos, pode ser que o low não ajude tanto em reduzir aquele aspecto de cabelo sujo, sabe? Aí é uma coisa que a pessoa precisa testar e ver o que funciona mesmo ;)
Adorei o vídeo, apesar de uma coisinha aqui e outra ali mais ultrapassada das técnicas (por exemplo, hoje muitos produtos no poo têm anfótero na composição, que é um higienizante bem suave e não faz espuma, justamente porque precisa de um componente de limpeza mesmo, não tem essa de querer cuidar do fio sem higienizar corretamente 😁). Sigo no poo e low poo há quase uma década e meu cabelo hoje é muito saudável. Só lembro de quando o bichinho vivia esturricado dos sulfatos do shampoo e eu sem entender o motivo. Sulfato é uma desgraça no cabelo cacheado 😅
Comecei a fazer low poo por causa da alergia a parabenos (que já vinha de muitos anos) e de lauril que surgiu assim que eu comecei a fazer cosmeticos quando me formei em quimica. Mas exclusivamente por isso, porque minha raiz é oleosa e alisado entao já é naturalmente cagado (a sorte que eu faço meus shampoos hoje)
😮 cheente,que maravilhoso já podia pensar em lançar linhas para alérgicos.
Meu cabelo sempre foi muito seco e com pontas duplas, mesmo fazendo hidratação toda semana. Usava shampoos con sulfato e cremes com petrolatos. Hoje faço low poo e meu cabelo mudou muito, nao tem mais nenhuma ponta dupla. Uso shampoo xom sulfato uma vez por semana. Nao deixo de fazer a técnica con produtos comerciais tipo deva curl, widi care e ka noah. Meu cabelo segue brilhoso, macio e sem pontas partidas.
Eu amo a técnica low poo, mas ela sozinha não faz milagre no meu cabelo se eu não durmo de touca de cetim e uso touca pra tomar banho e proteger da umidade. Fui aprendendo com testes e estudando a técnica até hj ter um resultado pra minha rotina e tipo de cabelo
Faço low poo há 2 anos e só melhorou minha vida. Nunca deixava o cabelo crescer e agora posso deixar sem ficar estranho. Tenho caspa crônica e o low poo melhorou ela, apesar de não ter resolvido.
Adooooooooro essas meninas!!! Me lembra apresentação de trabalho em grupo na faculdade! 🥰
Eu estou na transição para o no poo. Como todos os vídeos que já ví a transição é difícil mas estou sentido que o meu couro cabeludo está mais limpo e mais saudável. Enchaguo o cabelo com bicarbonato e água e por último com vinagre e água (deixo no cabelo). Mas ainda uso antes dos dois shampoo de bebe. Aguardemos o resultado.🙏🏼🙏🏼😉
A técnica low poo ajuda a reduzir a olesidade a longo prazo, pois quanto mais oleosidade vc tira, mais o couro produz.
Então se vc tira menos, o cabelo vai ser menos oleoso naturalmente.
Experiência própria que funciona kk
Nessa quarentena estou lavando menos o cabelo (porque quase não saio) e mesmo assim meu cabelo continua puro óleo igual
Mas vc está usando shampoo low poo?
Eu faço essa técnica a mais de 2 anos, fiquei bem preocupada com o negócio da covid, vou ter que voltar a usar um xampu então, pelo menos por enquanto. Muito obrigada por esse vídeo 😊
Siiim também fiquei mas é o jeito.pelo menos o covid morre com sabão.imagina se só morresse com álcool.
Tb fiquei preocupada, pq tenho alergia a alguns sulfatos, então uso xampu de bebê ou sem sulfatos fortes.
Tbm to preocupada, mas acredito que alguns componentes dos xampus low poo podem matar o vírus tbm, só que ainda n foram feitos estudos
Só queria saber o que a Ana faz pro cabelo dela, sempre tá com um brilho tão espelhado que até reflete o que está na frente dela
Hahaha vai ter vídeo sobre
9:30 Também já vi o Lauril Sulfato de sódio ser relacionado com problemas com aftas recorrentes... ele é um dos ingredientes das pastas dentais.
Desde que entrei na transcrição, comecei as técnicas de low poo e no poo, dou preferência pra low poo pra lavar e no poo pra máscara, eu acho muito bom pro cabelo pois limpa e não resseca, ainda mais que meu couro cabeludo e seco, mas pra quem tem couro cabeludo oleoso recomendo detox capilar, compensa muito e não e caro atualmente ja tem produtos mais baratos
Sou cacheada e meu cabelo ama um óleo siliconado. Basta ver pela foto de perfil. Nela eu tava no segundo day after e tinha acabado de passar silicone da niely gold ✨✨✨
Oii, primeiramente parabéns pelo trabalho de vcs. Sobre o vídeo, acho q vcs podiam abordar o aspecto ambiental (produtos derivados de petróleo). Ainda, existem os shampoos/condicionadores sólidos como uma forma mais sustentável quanto á embalagem/composição (se bem que tem muita gente que soca óleo essencial na composição, q não é nd sustentável e barato).
Ahhh agora poderiam dar continuidade ao assunto, falando das receitinhas caseiras com mel, leite de côco, azeite, açúcar, café e muitas outras coisas que até um tempo atrás ficavam só na cozinha kkkk
#semfrizz #semmitos
Só que existe shampoo low poo que resseca o cabelo e shampoo com sulfato que é hidratante, então não é somente o sulfato que vai definir o nível de limpeza.
#semfrizz, minhas madeixas cacheadas e descoloridas ficaram muito felizes com esse vídeo :3
Eu tenho cabelo natural e liso escorrido mas por algum motivo os produtos low poo são os únicos que não irritam meu couro cabeludo. Usava produtos dermatológicos caríssimos e gastava horrores pq lavo todo dia. Agora eu compro "shampoo" low poo baratinho e fica ótimo.
Evidência anedótica para vocês: eu faço a técnica low poo pq eu tenho ovário policístico e por causa disso eu tenho alopécia. Faço tratamento com minoxidil por recomendação médica e reduziu bastante a queda. Mas 2 anos depois que estava usando o minoxidil comecei a fazer low poo, e parece diminuiu ainda mais a queda. Eu lavo o cabelo uma vez a cada 15 dias com um shampoo mais forte (com sulfato) para remover as sujeiras todas. Mas no dia a dia lavo com low poo (lavo os cabelos todos os dias pq minha oleosidade é absurda).
O fundamento do co-wash é fazer a retirada da oleosidade/sujeira do couro cabeludo de forma mecânica. Ele deve ser também um produto leve, sem função de depositar muitos nutrientes, e sim emoliente, pra que ao fazer a massagem de lavagem (que deve ser feito por muito mais tempo na técnica), ele se misture à gordura e retire ela de forma mecânica ou ajude a espalhar a oleosidade natural pelo fio. Com o tempo sem usar sulfatos fortes para lavar o cabelo, a oleosidade tente a diminuir também (foi dito no inicio do video que pra cabelos oleosos, deve-se usar os sulfatos. Talvez o cabelo seja oleoso justamente pelo efeito rebote do uso dele).
Eu faço no poo há 10 anos. Meu cabelo é liso e oleoso, mas muuuuuito fino. E shampoo acabava com meu cabelo, eu chegava a ficar 30 minutos desembaraçando o cabelo, imagina, isso não é vida. Eu faço uso de creme limpante, os que são feito para isso mesmo e quase sempre tem anfótero. Seria tipo o co-wash, mas é feito com essa finalidade. Mudou minha vida parar de usar shampoo. A oleosidade não aumentou nem diminuiu depois da técnica.
Sobre o uso de petrolato, o pessoal entende errado a técnica. Não é que faz mal. Eh que o no poo e o low poo não tira. Então, se você quer fazer a técnica, não rola de usar. Eu sempre disse isso, mas não adiantava. Bom que vcs confirmaram.
Descobri que faço low poo sem saber, meu shampoo não tem sulfato, parabenos e nem nada do que vocês falaram. Por isso eu percebi que ele dava menos espuma e não dava aquela sensação de limpinho. Enfim gosto mais do cheiro e de como ele deixa meu cabelo mais cacheado e bonito
Amei! Aprendi muito. Eu tenho o cabelo cacheado e nunca entendo os low e no poo... ou os "liberados" (como algumas marcas chamam) e vocês explicam de uma forma muito legal. "Como são acessíveis". À propósito... cadê o Lucas? Rs.
Como de praxe, mais um excelente vídeo, gurias! Como procurei no histórico do canal e não encontrei, creio que URGE a necessidade dum vídeo similar sobre desodorantes, explicando o que é mito e verdade sobre o risco de câncer, a função e/ou o risco do famigerado alumínio, etc. Parabéns e continuem com o ótimo trabalho ;)
Migo tá conectado no canal heim! Esse tema sai dia 27 deste mês ❤️❤️❤️❤️❤️
Faço uma mistura das técnicas no meu cabelo há 5 anos e pra mim sempre deu certo. Não tenho cabelo oleoso e isso acabou ajudando a deixá-lo mais saudável. Costumo intercalar entre lavagens com shampoo sem sulfato e cowash.
Mas não acho que não usar sulfato dê certo pra todo mundo. Porém, os silicones insolúveis e petrolatos acho que ninguém precisa mesmo, ainda mais que eles não são biodegradáveis e ficam poluindo nossas águas.
Parabéns pelo vídeo! Só senti falta de vocês falarem mais a fundo do principal motivo das pessoas seguirem essas técnicas: com uma limpeza mais suave, parte da oleosidade natural é preservada e consequentemente o cabelo tende a não ficar ressecado. Isso tem fundamento científico ou é coisa da nossa cabeça?
Sobre essa coisa de parabenos e sulfatos causar câncer, são apenas boatos que blogueiras irresponsáveis divulgam e não tem relação com a técnica. Os parabenos inclusive são permitidos na técnica sim, porém as pessoas acabaram confundindo as coisas por causa dessa história do câncer.
E pra quem quiser uma blogueira que fale do assunto com muita responsabilidade, recomendo a Mari Morena (a pioneira a falar sobre o tema no Brasil).
A Grande questão é que Shampoo é feito para o Couro cabeludo o cabelo o fio é uma extensão disso. Eu uso Shampoo com baixo sulfato hoje lavei e estava com umas casquinhas brancas. Aí eu usei o sulfato ele limpou isso saiu mais então é difícil querer um produto menos ressecante mais às vezes acontecem problemas.
Meninas, acho que seria muito bom uma colab entre vcs e o Oil Free. Já ouviram falar?
Sim, eu sigo o Victor nas redes :)
Com certeza. Vai ser uma colab maravilhosa!
Tenho cabelos cacheados e porosos, faço low-poo já há uns 4 anos, e agora estou começando a fazer receitas caseiras de tonalizantes, condicionadores e de shampoo. Me interesso muito saber o que é ou não é mito. Gostaria de saber mais sobre o agente limpante do sabão de Castela, ( Castile soap), teria sulfato? E como seria o uso seguro do Vinagre? Preciso saber quanto tempo seria seguro deixar o vinagre agir no cabelo. Pode usar sem enxágue? O que posso acreditar como sendo cientificamente correto?
Com esse nome a impressão que tive é que era sobre prisão de ventre
Ai que lindas! Amei o vídeo. Tentei lavar o cabelo durante um tempo com bicarbonato de sódio dissolvido em água quente (estava com muita coçeira na cabeça e achei que pudesse ser o shampoo) e na primeira vez ficou bacana, limpinho (aparentemente) e tal. Nas vezes seguintes foi ficando meio duro, seco e quando medi o pH da solução estava em 10 e olha que eu usava em média 0,5g/100mL! Eu estava detonando o meu cabelo e nem sabia. O vinagre em solução eu já testei e realmente funciona bem, deixa macio. Acho que o negócio é usar essas receitas caseiras de quebra-galho de última hora mesmo, usar a longo prazo é complicado e como as meninas disseram, em cabelos diferentes os resultados são diferentes.
Não sei se já tem vídeo sobre isso, mas fala mais sobre a henna! Eu uso há anos a da "marca indiana" pura e queria saber como potencializar mais o efeito e mudar as nuances!
Muito obrigada pelos esclarecimentos. As blogueiras só ficam falando Low poo e No Poo e nem explicam do que se trata. Incrível como um livro influência todo o mercado. Quantos produtos já vimos: "sem parabenos" e achei que essa substância realmente era muito danosa.
Que maravilhosas!!! Excelente conteúdo e muito esclarecedor. Esse canal é show! Sem frizz 😍❤️
Eu fiz low poo por uns 5 anos até que enchi o saco :) meu cabelo tá muito maravilhoso e limpinho agora 💜 seus vídeos sempre incríveis e divertidos, já vou mandar pras miga tudo xD
23:58: vcs erraram ai. Não é qualquer condicionador que se usa no co-whashing e sim cremes com ação higienizante. Sem nenhum tipo de silicones parabenos e óleo mineral. Então eles não acumulam e nem pesam nos cabelos.
26:14 sempre lavei meus cabelos com xampu normal. Aí me indicaram lavar com bicarbonato. A primeira experiência foi FENOMENAL. Vcs não têm noção. Nunca vi meu cabelo daquele jeito. Mas só aquela vez. Nunca mais ficou bom...
Sem friz.. olha, sou muito consciente das coisas que faço então hahahah entrei na onda no poo assim que saiu e depois confirme fui pesquisando e testando por conta, defini pro MEU CABELO a melhor opção, lowpoo a uns 10 anos já meninas. Meu cabelo é o ondulado, e descolorido então pra mim o que funciona são sulfatos fracos e realmente não usar nada que pese muito pra eu não precisar de sulfato forte mesmo, porque ele acaba ressecando ainda mais meu cabelo, então se não quero usar sulfato forte, tenho que não usar nem petrolato nem silicone insolúvel no mínimo 🤙
Procurei por muito tempo um vídeo sobre low e no poo sob um viés científico e finalmente achei! Obrigada meninas! ❣💕 #SemFrizz #NoFrizz