Lucelmo, tenho 49 anos,não fui diagnosticada com TEA, porém tenho alguns sintomas como, isolamento social,amo rotina,acordo e faço sempre as mesmas coisas em ordem. Minha mãe é uma guerreira,cuidou de mim como uma leoa devido minha condição. Fui uma criança trabalhosa,desligada( sou até hoje),sem atenção,enfim,minha mãe percebendo meu comportamento procurou ajuda e tive acompanhamento com pediatra e cardiologia , neurologistaaté os 16 anos. Tomei muitos remédios,fazia muitos exames,tive atraso na aprendizagem,tive uma doença chamada Coreia ,entre outras coisas. Hoje sou professora de Educação Infantil , tenho 2 alunos que estão dentro do espectro autista uma menina e um menino e me identifico muito com algumas coisas que eles fazem. Obrigada pela explicação.
Me identifico muito com tua história!! Porém não tive tratamento, tão pouco sabia q podia estar no espectro até meu filho ser diagnosticado aos 15 anos de idade!!
Parabéns a você e a sua mãe!!! E que bom que os seus alunos tem uma professora como você! Realmente eles vão se desenvolver muito com uma professora com um olhar atento como você!!! ❤️❤️❤️
doença substantivo feminino 1.MEDICINA alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não;
Vou acabar fazendo uma Segunda Licenciatura em AEE, porque estou apaixonada pelo seu canal. Conheci uma criança com autismo, e simplesmente me encontrei. Quero muuuuito ajudá-lo. Parabéns pelo canal. Que Deus continue te Abençoando! 👏🙌
Cara, que vídeo incrível!! Sou estudante de Psicologia, ainda não tive disciplinas que aprofundem no tema. E cara, esse vídeo é como uma injeção de ânimo! Que vídeo!!
Para mim foi muito boa a explicação, descobrimos agora que meu filho de 2 anos é autista , e para mim é muito triste 😢 quando falam que meu filho tem doença de cabeça . Entender e saber sobre o autismo tem Cido minha prioridade. Obrigada pela clareza.
Lucelmo, muito obrigada pelo seu trabalho. Meu filho tem diagnóstico há seis anos e nunca havia entendido a diferença. Justamente pela conotação positiva de não ser doença. Muito obrigada!! Deus abençoe vocês, sua família e equipe.
🙈 acho que vou ter que pedir desculpas a um comentarista no youtube.... Essa relação entre etiologia e sintomas/sinais ficou bem claro agora pra mim para o que tecnicamente pode ser chamado de doença como também ficou bem claro que esse conceito pode evoluir um dia pra que tecnicamente possa ser chamado de doença se um dia todos os fatores causadores do autismo forem mapeados. Independente da questão se é curável ou não. Imagino que a anemia falciforme e outras doenças de causas genéticas tiveram outra classificação até ser descoberta a etiologia. Grato, muito boa a exlicação.
Oh, top explicação, nós particularmente fazíamos muita confusão entre TEA x Doença/Cura, assim, NÃO de tudo deu pra compreender, no entanto pelo menos a questão da correlação DOENÇAS por sua causa ,(origem) e efeitos, acho que ficou bem claro, contudo em específico na questão do ESPECTRO como se pela sua multiforma de se apresentar en cada um de nós, falando de mim, NÃO da explanação que foi perfeita, mas ainda temos buracos (espaço) desse entendimento, enfim, isso requer estudos SEM duvidas, top+ explicação do professor, conj TEA que acho que sou, somos gratos demais da conta peko apoio e empenho do professor...
Olá, tenho 32 anos e estou sendo diagnosticado como estando dentro do espectro autista só agora. Queria muito um vídeo que explicasse o que fazer após ser diagnosticado na vida adulta e quais tratamentos e/ou profissionais procurar, pois apesar do diagnóstico me sinto mais perdido do que antes 😓. Obrigado. Excelente vídeo e muito didático. Agora tenho argumentos científicos para explicar por que não tenho uma doença 😊✌🏻.
Sou mãe de um jovem com TEA. Minha sugestão é procurar um profissional da psicologia com experiência em atender adulto com TEA. Juntos vocês vão identificar o que te traz desconforto ou prejuízos e se voce aceita se autoconhecer e aprender a lidar com os desconfortos que você sente.
Excelente explicação.. gostaria de saber mais sobre pessoas autistas e com altas habilidades na vida adulta. Vejo muito sobre este assunto dentro da idade escolar; raramente na vida adulta e como caminhar para a autonomia desde indivíduo
Pode não ser doença mais deixa doente, estou passando por isso com minha filha Ela tem autismo e temos vivido dias muito difíceis. E se existe cura na medicina do homem não existe. Mais pra Deus existe porque pra Deus não tem nada impossível. Ele é o médico dos médicos.
Achar que o Autismo é bom é mascarar a realidade de sofrimento de muita gente. Eu entendo que por ser algo comportamental está tão intimamente ligado ao indivíduo, que muitas vezes não pode ser separado de sua personalidade. Mas não tem nada de bom não conseguir ter um diálogo com um estranho sem segurar crise de ansiedade, ou se sentir exausto depois que um mal educado passou de moto, ou se sentir horrível por dias depois de uma crise, ou andar com medo na rua de algum idiota te atacar por achar você estranho.
Muito bom teu vídeo!! Sou educadora e tenho assistido vários vídeos teus. Gosto muito da forma didática, esclarecedora, comprometida com o assunto com que você fala👏👏👏 gostaria de ouvir você falando sobre 'sair do espectro' e terapias que ajudam a trabalhar o indivíduo que está no espectro, no autismo leve a ter melhores interações sociais. Vou pesquisar melhor teus vídeos🙂🙂
Fabiana, não sou especialista, mas sou asperger, no caso de sair do espectro não é possível, mas é possível ter melhorias do paciente que podem levar a diminuição da necessidade de apoio. O autismo tem 3 níveis, leve moderado e severo, e são medidos pela necessidade de apoio, nesse caso é possível em alguns casos a diminuição da necessidade do apoio, ou seja, a pessoa começa um tratamento precisando de um apoio maior, mas com o tempo esse apoio diminui, nesses casos o paciente pode ter uma melhoria no quadro levando ela de um autismo moderado para o leve por exemplo. O autismo é genético, ou seja, a pessoa nasce com a condição e leva ela para a vida toda.
Congratulações, Dr. Lucelmo Lacerda, por sua brilhante explanação! Foi a mais esclarecedora informação que já vi acerca do TEA. Tenho uma neta de 12 anos de idade que está no Espectro. Procuro sempre me inteirar sobre esse tema. Muito grata por essa enriquecedora informação. DEUS CONTINUE A ILUMINÁ-LO. 👏👏👏👏👏
Professor Lucelmo, achei maravilhoso esse vídeo. Venho assistindo ao seu canal e estou aprendendo muito e compartilhando também desses conhecimentos científicos.Tenho 45 anos, sou professora e estou trabalhando em uma Escola pública de João Pessoa ,com crianças e adolescentes entre 13 e 16 anos com TEA.
Pensando dessa forma (enquanto etiologia e sinais/sintomas) como pensaríamos a Síndrome de Down, que tem uma condição genética já posta/conhecida? Mas não é considerada como doença.🤔
Ótimo! Lucelmo, faz por favor, um vídeo explicando a questão do autismo ser nomeado em várias fontes como síndrome. E ainda, sempre me questiono, quando se descobrir possível causa, o autismo pode ser considerado doença… ?
Eu também queria te ouvir falar sobre síndromes, qual o significado, como classificar se é uma síndrome ou não. Não tem relação com autismo, por isso entendo caso não possa falar disso. Mas tomara que sim :-)
Depois desta explicação, quando for no médico e ele vir com a explicação de uma virose vou falar q estou no espectro virotico já q nunca sabem específicamente a origem e só resta tratar os sintomas. 😜. Brincadeira a parte, parabéns pelo vídeo aprendi muito.
Muito obrigado pela explicação, estou indo sexta-feira falar com uma pediatra , pois meu filho tem 1ano e 9 meses..e não fala e tem um comportamento que está nos preocupando,ele vez ou outra fica fazendo um som na boca assim...iiiiiiii e com as mãos sacudindo na boca. ..achamos que seja ,só Deus
Olá Dr, boa noite. Sou novo no canal, porém gostaria de sua opinião sobre o tratamento do autismo com Células-Tronco Mesenquimais. Também gostaria de sua pinhão sobre a Anvisa não liberar o tratamento no Brasil.
No final das contas autismo é uma doença, mas ainda não há conhecimento suficiente pra ter um diagnóstico preciso ou de laboratório. Sinceramente, pra mim essa questão de terminologia ta mais pra um orgulho da área médica do que pra um fato mesmo. Afinal, é desagradável parecer pejorativo falar que é doença, mesmo sendo algo que causa males as pessoas com essa condição.
Eu vejo muita gente dizendo "VC TEM SORTE EM TER UMA CRIANÇA AUTISTA" dá vontade de esganar... Falam assim como se a criança ter um transtorno fosse uma benção. Ficam romantizando o transtorno, isso me irrita😠
Fiz os testes do Baron-Cohen e RBQ-2A e o primeiro deu Asperger e o segundo deu "pontuação média autista". Quão confiável seria esses testes para um adulto de 29 anos?
BOA NOITE!! VI ESSE VÍDEO. ACHEI INTERESSANTE.UMA CURIOSIDADE SE PUDER ME RESPONDER.TENHO CALCIFICAÇÕES NO CÉREBRO. ESSAS CALCIFICACOES PODEM SER RESPONSÁVEIS PELO MEU TEA?
@@suelipvr9910 exato, pela falta do conhecimento científico. Questão de tempo. Achei este vídeo super importante pq o pessoal chega a brigar por causa disso. Desmistifica.
Primeiro, o que é doença? Ausência de saúde! A pessoa nasce saudável e, por alguma coisa, contrai algo que a deixa de ser saudável. Pode tomar um remédio, por exemplo e voltar ao "normal". Já no Autismo isso não acontece por se classificar como um transtorno, pois não existe "Ausência de saúde" mas um estado "alterado da saúde". O Autista nasce assim e morrerá assim! Não tem o que curar! Logo, não se trata de uma doença! Resumindo,não fala o que não sabe rapaz
Boa tarde.Meu filho tem laudo de TEA leve mas tem TDHA e Dislexia.Sei muito pouco sobre dislexia e muito menos o prejuízo de tudo isso junto.Sei que ele precisa de ajuda e preciso ajudá-lo mas não sei bem como.Se puder me ajudar e esclarecer um pouco agradeço desde já.
Todo autista cujas terapias sejam individualizadas e baseadas em uma avaliação cabal tendem a evoluir para formas mais leves. O nível de suporte requerido pela pessoa tende a diminuir. Assim, seja nível de suporte 1 (leve), 2.(moderado) ou 3 (severo) todos precisam desse acompanhamento.
mas ele em nenhum momento disse que isso é bom. ele disse o significado das palavras doença e transtorno no meio cientifico e o porque. Autismo tem diversos prejuizos. Não ser doença nao tira os prejuizos nem os sofrimentos. quem faz essa correção é que é o alvo da critica do lucelmo
Não dá pra dizer que "não é doença por não ter cura" e nem o contrário é verdade que "por ser doença então tem cura". Ambas afirmativas erradas. 😁 Obrigada por mais esse vídeo!!
Avisar à mamãe tagarela que o filho dela é nível 3 , e que o pai não deveria passar horas para o sujeito trocar o pijama , a menina também foi diagnosticada , claro depois de ver o filho dourado do casal , a garota resolveu se defender, vejo tanto absurdo que perco a paciência.
Porque Síndrome é uma doença com múltiplas manifestações, como a Síndrome de Down se manifesta em redução cognitiva, alteração das mãos, língua e várias outras questões.
Então posso dizer que o autismo possui um viés genético? Ou seja, relação de alteração genético? daquilo que entendemos como padrão e comum nos organismos? Obrigado.
Olá, eu tenho notado vários sinais de autismo em mim e sofro um pouco em minha minha vivência por conta de alguns vícios de rotina e grande dificuldade e disposição para interagir socialmente e me comunicar. Sei que testes de Internet não são nem um pouco confiáveis, mas todos que faço me indicam alta probabilidade e recomendam ir a um especialista. Vi, em outro vídeo, você falando que mora em São José dos Campos, eu também moro nesta cidade. Será que você teria algum especialista confiável para me indicar?
Eu acho o autismo ruim. Nao romantizo o autismo! Gostaria que minha filha não tivesse os prejuízos q ela tem. E o autismo dela é grau 1 de suporte. Como assim não é ruim???
Realmente eu tbm não romantizo o autismo! Que tipo de mãe eu seria se achasse ótimo todas as complicações que o transtorno do espectro autista trouxe para a vida da minha filha.
Eu tb acho ruim, porém a maioria dos problemas que eu tive, por ser tea 1 diagnosticada na vida adulta, foram pelas comorbidades e pelo preconceito que sofri a vida toda, muito mais do que o autismo em si
Lucelmo, tenho 49 anos,não fui diagnosticada com TEA, porém tenho alguns sintomas como, isolamento social,amo rotina,acordo e faço sempre as mesmas coisas em ordem. Minha mãe é uma guerreira,cuidou de mim como uma leoa devido minha condição. Fui uma criança trabalhosa,desligada( sou até hoje),sem atenção,enfim,minha mãe percebendo meu comportamento procurou ajuda e tive acompanhamento com pediatra e cardiologia , neurologistaaté os 16 anos. Tomei muitos remédios,fazia muitos exames,tive atraso na aprendizagem,tive uma doença chamada Coreia ,entre outras coisas. Hoje sou professora de Educação Infantil , tenho 2 alunos que estão dentro do espectro autista uma menina e um menino e me identifico muito com algumas coisas que eles fazem. Obrigada pela explicação.
Me identifico muito com tua história!!
Porém não tive tratamento, tão pouco sabia q podia estar no espectro até meu filho ser diagnosticado aos 15 anos de idade!!
Parabéns a você e a sua mãe!!! E que bom que os seus alunos tem uma professora como você! Realmente eles vão se desenvolver muito com uma professora com um olhar atento como você!!! ❤️❤️❤️
Tipo o que eles fazem que vc se identifica faltou falar pra nnos
Ótima explicação, sou psicólogo e tenho um canal de saúde mental e terapia cognitiva comportamental e admiro muito o trabalho do canal.
Acabou de ganhar uma seguidora, inscrita no seu canal.
@@MrsJoana40 obrigado pelo apoio Joana, muito obrigado
Opa! Ja me interessou seu canal, farei uma visita
@@deboradebyvaladares2610 muito obrigado, se gostar se inscreva ☺️
Já seguindo
doença
substantivo feminino
1.MEDICINA
alteração biológica do estado de saúde de um ser (homem, animal etc.), manifestada por um conjunto de sintomas perceptíveis ou não;
DR .Lucelmo sempre com explicações claras e objetivas. Seu trabalho é fundamental para a comunidade autista grata!
Lucelmo, ficou claro e cristalino, meu querido...orgulho de ser inscrita aqui!💙💕
Desde o inicio percebi o equivoco da fala dessas pessoas que tendem a romantizar o autismo. Entendi a questao semantica que estava envolvida
Ótima explicação!!! Agora deu para ENTENDER porquê o autismo é classificado como transtorno... Obrigada!
Vou acabar fazendo uma Segunda Licenciatura em AEE, porque estou apaixonada pelo seu canal.
Conheci uma criança com autismo, e simplesmente me encontrei. Quero muuuuito ajudá-lo.
Parabéns pelo canal.
Que Deus continue te Abençoando! 👏🙌
Cara, que vídeo incrível!! Sou estudante de Psicologia, ainda não tive disciplinas que aprofundem no tema. E cara, esse vídeo é como uma injeção de ânimo! Que vídeo!!
Para mim foi muito boa a explicação, descobrimos agora que meu filho de 2 anos é autista , e para mim é muito triste 😢 quando falam que meu filho tem doença de cabeça . Entender e saber sobre o autismo tem Cido minha prioridade. Obrigada pela clareza.
Lucelmo, muito obrigada pelo seu trabalho. Meu filho tem diagnóstico há seis anos e nunca havia entendido a diferença. Justamente pela conotação positiva de não ser doença. Muito obrigada!! Deus abençoe vocês, sua família e equipe.
Lucelmo, queria te ouvir sobre sair do espectro
Seria bem interessante, vejo muitas pessoas dizendo que é impossível sair do espectro autista.
@@janainafirmino-politicaeci8185 mais é possível?
PROFESSOR com P maiúsculo ....Vc é o Cara!!!! Obrigada pela eficaz e direta explicação 😍
Cada vez que assisto um vídeo teu, fico ainda mais interessada em estudar sobre o TEA. Parabéns pela forma didática em que passa seu conhecimento.
🙈 acho que vou ter que pedir desculpas a um comentarista no youtube....
Essa relação entre etiologia e sintomas/sinais ficou bem claro agora pra mim para o que tecnicamente pode ser chamado de doença como também ficou bem claro que esse conceito pode evoluir um dia pra que tecnicamente possa ser chamado de doença se um dia todos os fatores causadores do autismo forem mapeados. Independente da questão se é curável ou não. Imagino que a anemia falciforme e outras doenças de causas genéticas tiveram outra classificação até ser descoberta a etiologia.
Grato, muito boa a exlicação.
Oh, top explicação, nós particularmente fazíamos muita confusão entre TEA x Doença/Cura, assim, NÃO de tudo deu pra compreender, no entanto pelo menos a questão da correlação DOENÇAS por sua causa ,(origem) e efeitos, acho que ficou bem claro, contudo em específico na questão do ESPECTRO como se pela sua multiforma de se apresentar en cada um de nós, falando de mim, NÃO da explanação que foi perfeita, mas ainda temos buracos (espaço) desse entendimento, enfim, isso requer estudos SEM duvidas, top+ explicação do professor, conj TEA que acho que sou, somos gratos demais da conta peko apoio e empenho do professor...
Adoro professor seus vídeo, mim ajudam muito ,saber sobre o autismo, tenho uma bebê de 3 anos com TEA.
Olá, tenho 32 anos e estou sendo diagnosticado como estando dentro do espectro autista só agora. Queria muito um vídeo que explicasse o que fazer após ser diagnosticado na vida adulta e quais tratamentos e/ou profissionais procurar, pois apesar do diagnóstico me sinto mais perdido do que antes 😓.
Obrigado.
Excelente vídeo e muito didático. Agora tenho argumentos científicos para explicar por que não tenho uma doença 😊✌🏻.
Sou mãe de um jovem com TEA. Minha sugestão é procurar um profissional da psicologia com experiência em atender adulto com TEA. Juntos vocês vão identificar o que te traz desconforto ou prejuízos e se voce aceita se autoconhecer e aprender a lidar com os desconfortos que você sente.
Lucelmo, vc é o melhor,explica de um jeito que qualquer pessoa pode entender.
Eu ficava mesmo querendo entender de forma didática essa questão de autismo não ser doença. Agora tudo ficou bem claro.
Obrigada Dr . Lucelmo por compartilhar conosco seus conhecimentos. Sou uma pessoa apaixonada por TEA.
Excelente explicação.. gostaria de saber mais sobre pessoas autistas e com altas habilidades na vida adulta. Vejo muito sobre este assunto dentro da idade escolar; raramente na vida adulta e como caminhar para a autonomia desde indivíduo
Como admiro o seu conhecimento! Qdo crescer quero ser igual a vc rsrs . Parabéns
Pode não ser doença mais deixa doente, estou passando por isso com minha filha Ela tem autismo e temos vivido dias muito difíceis. E se existe cura na medicina do homem não existe. Mais pra Deus existe porque pra Deus não tem nada impossível. Ele é o médico dos médicos.
Excelente explicação! Como em todos os vídeos que já assisti até o presente momento me esclareceu muitas dúvidas..
Achar que o Autismo é bom é mascarar a realidade de sofrimento de muita gente. Eu entendo que por ser algo comportamental está tão intimamente ligado ao indivíduo, que muitas vezes não pode ser separado de sua personalidade. Mas não tem nada de bom não conseguir ter um diálogo com um estranho sem segurar crise de ansiedade, ou se sentir exausto depois que um mal educado passou de moto, ou se sentir horrível por dias depois de uma crise, ou andar com medo na rua de algum idiota te atacar por achar você estranho.
Muito bom teu vídeo!! Sou educadora e tenho assistido vários vídeos teus. Gosto muito da forma didática, esclarecedora, comprometida com o assunto com que você fala👏👏👏 gostaria de ouvir você falando sobre 'sair do espectro' e terapias que ajudam a trabalhar o indivíduo que está no espectro, no autismo leve a ter melhores interações sociais. Vou pesquisar melhor teus vídeos🙂🙂
Fabiana, não sou especialista, mas sou asperger, no caso de sair do espectro não é possível, mas é possível ter melhorias do paciente que podem levar a diminuição da necessidade de apoio. O autismo tem 3 níveis, leve moderado e severo, e são medidos pela necessidade de apoio, nesse caso é possível em alguns casos a diminuição da necessidade do apoio, ou seja, a pessoa começa um tratamento precisando de um apoio maior, mas com o tempo esse apoio diminui, nesses casos o paciente pode ter uma melhoria no quadro levando ela de um autismo moderado para o leve por exemplo. O autismo é genético, ou seja, a pessoa nasce com a condição e leva ela para a vida toda.
@@edwardmguel obrigada pela tua resposta Edward🙂
Desejo o mesmo que a Fabiana aqui acima, Lucelmo!
Gratidão pelo excelente trabalho! Deus o abençoe!
FALOU MINHA LÍNGUA E Por isso ganhou mais uma escrita🥰🥰🥰
Congratulações, Dr. Lucelmo Lacerda, por sua brilhante explanação! Foi a mais esclarecedora informação que já vi acerca do TEA. Tenho uma neta de 12 anos de idade que está no Espectro. Procuro sempre me inteirar sobre esse tema. Muito grata por essa enriquecedora informação.
DEUS CONTINUE A ILUMINÁ-LO. 👏👏👏👏👏
Caramba, como é bom seu trabalho! Muito abrangente, obrigada!
Maravilha. Meus parabéns pelo seu trabalho e sua missão de compartilhar seus conhecimentos.
Por favor...faça o vídeo sobre sair do espectro!
Obrigada. Ainda bem que agora os vídeos são curtos,. Com cada assunto específico.
Parabéns Lucelmo 🙏👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻💯
Professor Lucelmo, achei maravilhoso esse vídeo.
Venho assistindo ao seu canal e estou aprendendo muito e compartilhando também desses conhecimentos científicos.Tenho 45 anos, sou professora e estou trabalhando em uma Escola pública de João Pessoa ,com crianças e adolescentes entre 13 e 16 anos com TEA.
Já deixo o LikE antes mesmo de ver o vídeo 👍👍👍👍. É possível sair do espectro, reverter, sair total, a cura como se diz? Obrigada
Pensando dessa forma (enquanto etiologia e sinais/sintomas) como pensaríamos a Síndrome de Down, que tem uma condição genética já posta/conhecida? Mas não é considerada como doença.🤔
Bem maneiro, professor. Esse maior capricho nas descrições dos vídeos também são ótimas para situar o pessoal mais apressado. Eu gostei!
Excelentíssima sua explicação. Amei e aprendi muito mais agora. Parabéns!!
Explicação perfeita sobre o tema, aliás, todos que iniciam os estudos e/ou pesquisa sobre o tema deveriam começar por esse vídeo.👏👏👏
Por favor faça um vídeo a respeito de "sair do espectro" ... Gratidão por tantas valiosas informações 🤝
Adoro seus vídeos! Perfeita explicação
Ótima explicação .Gratidão.
No final ficou confuso !! Doença ou transtorno afinal ?
Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
Ótimo! Lucelmo, faz por favor, um vídeo explicando a questão do autismo ser nomeado em várias fontes como síndrome. E ainda, sempre me questiono, quando se descobrir possível causa, o autismo pode ser considerado doença… ?
Cada vez mais fico encantada pelos seus vídeos. Obrigada pelo seu trabalho! 💙
Perfeito! Sem mais!!! 👏👏👏
Professor lucelmo parabens
Muito bom, aumentou nosso conhecimento.
Muito obrigada pelos vídeos extremamente elucidativos! 🙏 Tenho interesse no vídeo sobre "sair do espectro".
Obrigada!
Excelente didática 💯💙
Eu também queria te ouvir falar sobre síndromes, qual o significado, como classificar se é uma síndrome ou não. Não tem relação com autismo, por isso entendo caso não possa falar disso. Mas tomara que sim :-)
Também gostaria de saber se as síndromes podem ser consideradas doenças.
Também gostaria de entender o motivo de encontrar na literatura grandes mestres que também nomeiam o autismo como síndrome.
Melhor conteudo sobre autismo... obrigado Lucelmo
Excelente explicação!!
Obg por tantos ensinamentos 🧩🙏
Prof.faz um vídeo explicando se a prática de esportes tem algum benefício para o autismo
Perfeito! Seus conteúdos são elucidativos!
Que cara foda... É sobre, tudo política! Seguindoooo🤍✌️
Depois desta explicação, quando for no médico e ele vir com a explicação de uma virose vou falar q estou no espectro virotico já q nunca sabem específicamente a origem e só resta tratar os sintomas. 😜.
Brincadeira a parte, parabéns pelo vídeo aprendi muito.
Kkk tá certo...
Falou a verdade brincando.
Muito bem esclarecido! 👏👏👏
Muito obrigado pela explicação, estou indo sexta-feira falar com uma pediatra , pois meu filho tem 1ano e 9 meses..e não fala e tem um comportamento que está nos preocupando,ele vez ou outra fica fazendo um som na boca assim...iiiiiiii e com as mãos sacudindo na boca. ..achamos que seja ,só Deus
Boa tarde, o seu bebê possui grande neuroplasticidade. Se for o caso comece o quanto antes a s terapias. Procure saber sobre o modelo de Denver.
Marca um neuropediatra logo e pede encaminhamento pra todas terapias fono, psicóloga e terapia ocupacional enquanto não tem o laudo
@@lilyanleitebandeira9938 Ok querida obrigada.
@@sabrinaalmeida8553 obrigada
Você, eu entendo!! Muito bem explicado, obrigada!!
Pronto, Dr Lucelmo, já curtimos o vídeo. Excelente, por sinal
Muito bom e bem explicado 👏🏼👏🏼
Olá Dr, boa noite.
Sou novo no canal, porém gostaria de sua opinião sobre o tratamento do autismo com Células-Tronco Mesenquimais. Também gostaria de sua pinhão sobre a Anvisa não liberar o tratamento no Brasil.
Cristalino....obrigada.
Como descobrir a etiologia específica do caso do meu filho Lucelmo, só por teste genético? Alguma indicação?
No final das contas autismo é uma doença, mas ainda não há conhecimento suficiente pra ter um diagnóstico preciso ou de laboratório. Sinceramente, pra mim essa questão de terminologia ta mais pra um orgulho da área médica do que pra um fato mesmo. Afinal, é desagradável parecer pejorativo falar que é doença, mesmo sendo algo que causa males as pessoas com essa condição.
Não é doença
Como e doenca se autista pode e tem capacidade pra fazer as coisas?
Amei
Muito bom!👍
Eu vejo muita gente dizendo "VC TEM SORTE EM TER UMA CRIANÇA AUTISTA" dá vontade de esganar... Falam assim como se a criança ter um transtorno fosse uma benção. Ficam romantizando o transtorno, isso me irrita😠
Dr. Lucelmo fui procurar vídeo sobre medicação...Mas poderia fazer um vídeo mais recente atuais com seus conhecimentos ....Desde já agradeço!!!
Tenho alguns bem recentes, um sobre ocitocina foi o último
Muito boa a explicação.
Você é bom
Fiz os testes do Baron-Cohen e RBQ-2A e o primeiro deu Asperger e o segundo deu "pontuação média autista". Quão confiável seria esses testes para um adulto de 29 anos?
Importante
BOA NOITE!! VI ESSE VÍDEO. ACHEI INTERESSANTE.UMA CURIOSIDADE SE PUDER ME RESPONDER.TENHO CALCIFICAÇÕES NO CÉREBRO. ESSAS CALCIFICACOES PODEM SER RESPONSÁVEIS PELO MEU TEA?
Na minha opinião são centenas de doenças genéticas. Mas não me importo muito com quem diz que não é doença.
Mas não é doença, ainda. Kkkk
Exatamente
@@suelipvr9910 exato, pela falta do conhecimento científico. Questão de tempo. Achei este vídeo super importante pq o pessoal chega a brigar por causa disso. Desmistifica.
Primeiro, o que é doença? Ausência de saúde! A pessoa nasce saudável e, por alguma coisa, contrai algo que a deixa de ser saudável. Pode tomar um remédio, por exemplo e voltar ao "normal". Já no Autismo isso não acontece por se classificar como um transtorno, pois não existe "Ausência de saúde" mas um estado "alterado da saúde". O Autista nasce assim e morrerá assim! Não tem o que curar! Logo, não se trata de uma doença!
Resumindo,não fala o que não sabe rapaz
@@JulioColbeichisso mesmo
Fabuloso.
Boa tarde.Meu filho tem laudo de TEA leve mas tem TDHA e Dislexia.Sei muito pouco sobre dislexia e muito menos o prejuízo de tudo isso junto.Sei que ele precisa de ajuda e preciso ajudá-lo mas não sei bem como.Se puder me ajudar e esclarecer um pouco agradeço desde já.
Conteúdo 💯👍❤️
Um autista "leve" pode mesmo sair do espectro? Se sair, nunca mais volta?
Todo autista cujas terapias sejam individualizadas e baseadas em uma avaliação cabal tendem a evoluir para formas mais leves. O nível de suporte requerido pela pessoa tende a diminuir. Assim, seja nível de suporte 1 (leve), 2.(moderado) ou 3 (severo) todos precisam desse acompanhamento.
Já dei o like! Tá, fica bem, jamais quero causar um transtorno em vc😂
Olá, qual seria a diferença entre síndrome e transtorno? Pq já li em algum lugar que autismo é considerado síndrome. Adoro seus vídeos
Nd haver
Perfeito 👏👏👏
E quando esse autista é agressivo com a família?
E quando as crises?
E quando se auto agride até se machucar?
Não me diz que isso é bom.
mas ele em nenhum momento disse que isso é bom. ele disse o significado das palavras doença e transtorno no meio cientifico e o porque. Autismo tem diversos prejuizos. Não ser doença nao tira os prejuizos nem os sofrimentos. quem faz essa correção é que é o alvo da critica do lucelmo
Se causa prejuízo, é alguma coisa q prejudica a saúde funcional do cérebro.
Não dá pra dizer que "não é doença por não ter cura" e nem o contrário é verdade que "por ser doença então tem cura". Ambas afirmativas erradas.
😁
Obrigada por mais esse vídeo!!
O que fazer com uma aluna com autismo que não para na sala e não quer pegar o lápis para escrever? Ela tem 6 anos vai fazer 7 anos.
Tenta descobrir qual o hiperfoco dela, isso pode ajudar ela a se concentrar, se aliar as atividades escolares ao hiperfoco
Oi!
Avisar à mamãe tagarela que o filho dela é nível 3 , e que o pai não deveria passar horas para o sujeito trocar o pijama , a menina também foi diagnosticada , claro depois de ver o filho dourado do casal , a garota resolveu se defender, vejo tanto absurdo que perco a paciência.
Professor, por favor, com relação ao down, porquê não recebe o nome de doença (mas sim de síndrome), sendo que é conhecido o problema que causa?
Porque Síndrome é uma doença com múltiplas manifestações, como a Síndrome de Down se manifesta em redução cognitiva, alteração das mãos, língua e várias outras questões.
Então posso dizer que o autismo possui um viés genético? Ou seja, relação de alteração genético? daquilo que entendemos como padrão e comum nos organismos? Obrigado.
Pode dizer sim
muito obrigado@@lunaaba
Top
As autismo uma das causas é VACINA? ME ESCLARECE por favor Lucelmo.
Não há nenhuma relação, isso é uma alegação falsa já totalmente eliminada.
Olá, eu tenho notado vários sinais de autismo em mim e sofro um pouco em minha minha vivência por conta de alguns vícios de rotina e grande dificuldade e disposição para interagir socialmente e me comunicar. Sei que testes de Internet não são nem um pouco confiáveis, mas todos que faço me indicam alta probabilidade e recomendam ir a um especialista. Vi, em outro vídeo, você falando que mora em São José dos Campos, eu também moro nesta cidade. Será que você teria algum especialista confiável para me indicar?
Eu não conheço ninguém aqui que faça avaliação de adultos, não é fácil, talvez o Labinas.
O que eu quero saber, é porque algumas pessoas taxam autismo como maluco?
Eu acho o autismo ruim. Nao romantizo o autismo! Gostaria que minha filha não tivesse os prejuízos q ela tem. E o autismo dela é grau 1 de suporte. Como assim não é ruim???
Saiba que o que examino sobre autismo, no mais das vezes é
Um absurdo total!
Realmente eu tbm não romantizo o autismo! Que tipo de mãe eu seria se achasse ótimo todas as complicações que o transtorno do espectro autista trouxe para a vida da minha filha.
Eu tb acho ruim, porém a maioria dos problemas que eu tive, por ser tea 1 diagnosticada na vida adulta, foram pelas comorbidades e pelo preconceito que sofri a vida toda, muito mais do que o autismo em si
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿