Dois fatores determinantes que me faz evitar coleções longas: 1) valor (o amor está caro) 2) edições que esgotam rápido e impossibilitam os leitores mais lentos de prosseguir adquirindo o título
Há também a queda vertiginosa da qualidade das histórias A extinção das bancas E também o desinteresse das editoras em atender aqueles que precisam de mais tempo pra adquirir as revistas
Neste ponto da minha vida, não tenho mais o ânimo, nem a idade, e tão pouco uma situação financeira favorável para coleções longas. Mas na época da Abril eu colecionava de tudo, e por anos a fio! 😅 Aranha, Teia, SAM, Wolverine, Batman, Hulk, Super-Homem, Liguinha, Titãs... Enfim, era realmente quase tudo. E eu não me incomodava com a longevidade das coleções. Mas eram outros tempos, e eu era novo. 😆 Bem diferente de hoje! Pois agora, se passou de 3 ou 4 edições, e eu já repenso seriamente se vale a pena comprar.
Que análise bacana, João. Olha, eu vejo isso como um produto da modernidade que educou as novas gerações ao imediatismo. Qualquer coisa que demande tempo e onere as energias em buscas e gastos acaba desinteressante, em um novo momento consumista que oferece tudo condensado, como nos modelos omnibus e edições definitivas que você bem citou. É uma falta de resiliência no atual colecionismo em favor da comodidade até no hobby. Uma lógica é que os consumidores velhos adoram coleções longevas, já os novos preferem as séries curtas. Ótimo vídeo! 👊🤠
Eu adoro esse momento de coleção mais curtas, compiladas e tudo nesse sentido. Detesto coleções infinitas, até pq se focar nisso ou vc compra dezenas de gibi todo mês para acompanhar por exemplo 3/4 heróis que vc curte, haja tempo de leitura e dinheiro, esse novo padrão permite várias a leitura e ler o que realmente te interessa.
Antes corria atrás dos números que me faltava, hoje em dia depois de mais de 35 anos de colecionismo, corro atrás somente daquelas que mais gosto ou simplesmente abandono se acho mais vantajoso, ainda mais se vier umas fases ruins, pelo preço que está os quadrinhos hoje, a gente tem que ser mais seletivo, não dá ora comprar coleções longas, com histórias ruins no meio o melhor é comprar o que realmente importa
Eu sempre dou mais valor pra encadernados fechados ou que pelo menos dê pra se apreciar sozinho, tendo apenas noção do contexto. O Homem-Aranha mesmo, eu leio e vou atrás de basicamente tudo que saiu desde os anos 60 até 2000, mas só esse personagem já tem coisa demais, sem falar na outras histórias que eu tenho vontade de ler. Completamente inviável acompanhar coleções longas quando eu tenho outras prioridades, acabo abrindo mão de muitos materiais.
Do Nick Spencer a frente do Aranha, eu peguei todos os volumes comprando mensalmente, vale muito a pena. Mas com certeza, não irá demorar para a Panini lançar a fase dele em encadernado.
Eu fui na livraria Leitura domingo passado e comprei algumas edições de Homem-Aranha e Vingadores que eu tinha perdido entre 2022 e 2023,pelo menos diminuiu bem os buracos na minha coleção mas ainda falta umas edições edições para fechar. Eu estou evitando pegar coleções longas com exceção do que eu já pegava. Uns anos atrás eu até arriscava pegar coisas diferentes como Imortal Hulk ou Vingadores Selvagens,já hoje com o aumento de preços e falta de espaço já ficou inviável prá mim esse tipo de coisa. Tive que deixar passar muita coisa. E como vc disse João depois que uma fase muda de escritor para outro eles revertem pro status quo algumas vezes ignorando os eventos do que veio antes fica aquela sensação de insatisfação pela falta de coerência.
@@EvandroACruz isso porque nem sempre a fase que vai começar seria continuação direta da fase que você estaria lendo, ou os caras simplesmente ignoram, ou alteram, uma coisa que me deixa P da vida para que ficar alterando origem de personagem? Meu deixa cada 1 com o seu início que já foi por anos estabelecido, que frescura essa, ai confunde os novos leitores que não estão acostumados, eu faço assim se leio por exemplo duas fases como o Demolidor do Chip Zdarski e do Mark Waid, não tenho a necessidade de saber qual veio primeiro na cronologia meio que montando a linha temporal na minha cabeça, eu leio cada e penso que em algum momento da vida "carreira" o Matt passou por tudo aquilo e boa, assim eu só aprendo mais sobre o personagem que curto, sem a necessidade de saber se é diretamente antes ou depois, ter uma base é bacana sim, pesquisar a ordem na Internet etc, mas no fim da contas se você ficar muito fixado nisso, só te dará estresse acredito eu, os quadrinhos apesar de muito legais, com esses reboots frequentes fica muito confuso "estressante e exaustivo" se acaso você quiser levar mais a sério a leitura estabelecendo ordem cronológica etc, como faz com o MCU por exemplo, nesse ponto eu prefiro os mangás que se não forem cancelados antes da hora haha tem início meio e fim, fim nem sempre como podemos ver pelo One Piece haha mas é constante sempre a mesma história só continuando em frente, tal edição X se torna raridade sim concerteza, mas você não tem que ir atrás de trocentos número 4, é uma vez só e já era, financeiramente trabalhoso e estressante, porém muito mais prático acredito eu, uma coisa similar que prefiro se possível mini séries como o Homem sem medo que lá atrás pela abril se não me engano saiu em 6 edições, prefiro pegar a edição atual encadernado em capa dura que reúne ela inteira, e se tivesse omnibus dele no Brasil reunindo uma ou até mais de 1 fase toda eu pegaria, sempre sou a favor do mais prático.
@ Eu estou bem no início da minha biblioteca, esse aumento das Hqs e mais os reajustes faz com que eu fique cada vez mais em dúvida quando vou adquirir algo, já que em minha cabeça uso a lógica do livro lido, a qual diz que para cada livro que você escolhe ler automaticamente é um que você deixou de ler ou seja deixou de conhecer, já que o tempo e nós mesmos somos finitos e temos tempo de vida, embora não seja um tempo determinado, então eu penso a cada livro, Hq e/ou mangá que adquiro é outro que não vou ter por ter pego outro em seu lugar, e por isso este por sua vez poderá se esgotar e sumir do radar. O que isso mais o valor em si da obra sempre me deixa cada vez mais incerto do que vou comprar agora, exemplo: Tenho que finalizar minha coleção do Naruto, no entanto, sou fã do Demolidor e não tenho nenhuma obra dele comigo ainda, nem Spawn e vários outros, o que acaba despertando uma ansiedade em mim de pensar que não terei tempo haha. E sempre que algo que comprei chega para mim lógicamente fico feliz e aproveito a obra, no entanto bate aquela sensação de poderia ter pego tal edição, tal obra.
blz João? acho que o maior problema de coleção longa é o preço, hoje tudo sai em capa dura/gourmet custando o olho da cara com tiragens modestas, se por ventura você não tiver grana pra comprar corre o risco de perder uma edição especifica. ex: gosto bastante dos quadrinhos do Ed Brubaker mas comprar criminal (mino) é inviável 7 edições a R$90 cada, até mesmo numa promoção boa (35% pra mais) ainda fica muito caro. infelizmente HQ está se transformando em produto para elite no nosso país. até o preço de HQs usadas aumentou o preço significativamente. abraço e fica com Deus
Blz João, eu acabei fazendo coleções que não me interessavam, fui no hype das sagas do Demolidor e XMen, mas o que acontece, só que nunca foram primordiais pra mim!!! Li a fase da Ann Nocentt do Frank Miller e as principais fases do XMen, o que aconteceu nestes intervalos nunca me interessou em ir atrás!! Agora parei com a do Demolidor na edição 12 e XMen na 24 e não vou terminá-las!! Acabei deixando a saga do Homem Aranha que era o personagem que eu acompanhava por personagem que eu lia esporadicamente, como vc disse no vídeo que compra tudo do Hulk, como eu faço também mesmo se as histórias forem ruins, porque é o personagem que eu acompanho!! Então deixo pros companheiros de leitura, que não cometam o mesmo erro meu só foquem naquilo que realmente vc gosta. Abraços João!!!
Esse video caiu como uma luva para mim. Soube ontem que a Panini está reimprimindo os volumes de vagabound e lobo solitário, duas coleções longas e que eu queria muito, mas além dos preços nada convidativos ainda piora a minha situação o fato de estar na metade de berserk que tb está sendo reimpresso. Depois desse videio cheguei a conclusão que vou finalizar o que saiu de berserk e as outras duas ficarão para depois, assim evito de ficar com 3 coleções grandes pela metade.
Esse negócio de temporada acho melhor, mas não necessariamente em poucos números, acho 3 poucos. Relevante falar que as especulações podem afastar os colecionadores.
Hoje em dia a questão do espaço espanta um pouco os leitores de coleções mais longevas, João. Isso somado aos fato do preço salgado das edições também , quem em sã consciência pagaria caro pra ler fases longa e ruim ? ( Sei que vai ter uns engraçadinhos no grupo que dirão " Falou o cara que tá acompanhando a saga do Clone 😅) mas ainda assim , roteiros recentes tem sido pouco consistentes
No momento estou com duas coleções longas História do Oeste e Ken Parker que vai ter em torno de 50 edições cada, também estou fechando os buracos nos formatinhos da Abril, mas das coisas Marvel/DC da atualidade não tenho mais paciência com tantas mudanças que fizeram nos personagens.
O mercado editorial já não é o mesmo dos anos 80 e 90, onde era viável e desejável fazer uma coleção de 150, 200 edições em formatinho. Dito isso sou um dos que aprovam o advento das temporadas. Tenho visto críticas a esse modelo de publicação que discordo. Acho bem proveitoso nesse ambiente de se buscar coleções pequenas, se for da sua vontade fica com uma temporada e tem uma coleção fechada. Se não segue com as demais. Bom tema pra discussão! Valeu!!!
Li muitas revistas de formatinho da Marvel da abril nos anos 80/90 só quê na época não pensava em colecionar só pelo prazer de ler trocava duas por uma na feira e lia outras quê não tinha adquirido na banca hoje eu coleciono algumas fases clássica de algum personagem como Batman/homem aranha/demolidor uma revista recordar boas histórias seria a epic colletion coleção continua hoje em dia que gosto são dos personagens da bonelli tex/ mágico vento/ Dylan Dog /Zagor
Sempre gostei de Batman mas nunca tive paciência para ficar comprando toda hora as hqs. Aí vi que tinha A Saga do Batman mas era número 1 da segunda temporada e as numerações da primeira temporada estavam todas esgotadas. Pensei em ir comprando a primeira temporada pela internet ou em sebo, mas tá tudo tão caro e são tantos volumes que peguei os 4 primeiros números só e já desisti.
O único personagem que eu procuro comprar tudo é o Batman, inclusive eu repito edições em formatos diferentes. A capa ser diferente já é um motivo para eu comprar. Com o Wolverine e X-Men eu estou correndo atrás de muita coisa agora, mas diferente do Batman, não repito edições, pego em apenas um formato, mas quero o máximo de histórias possível. Para os outros eu compro histórias fechadas e sagas. Ultimamente tenho comprado bastante coisa diferente também, em volume único ou poucas edições, fora do universo dos heróis.
Esse assunto da muito pano pra manga e me fez pensar em algumas questões: pra começar, a passagem do tempo. Nos anos 80/90 a midia impressa ainda tinha peso na formação cultural das pessoas, jornais, revistas, hqs, livros, enfim, hoje o mercado editorial em crise e muito se deve a internet, por sua rapidez, imediatismo, disponibilidade e excesso de opções só possível em mídias digitais. Atualmente se fala na tal da modernidade líquida e sua fluidez onde pouca gente quer se comprometer com qualquer coisa (relacionamentos, estudos, trabalho etc.) por que seria diferente com o colecionismo? Daí decorrem os problemas específicos do ramo das hqs, público leitor/consumidor a fidelidade, tiragem e preço assuntos que já são discutidos com frequência. Um fator que difere bastante em relação ao período de publicação das hqs são as histórias, antigamente,voltadas para o público infanto juvenil, que tinha menos recurso de informação que o atual, logo, mais ingênuo, assim, as histórias podiam ser contadas em uma única edição e consumida aleatoriamente por um leitor avulso. Hoje é mais difícil sintetizar uma história convincente sem a necessidade de um arco de 6 edições. Não sei se me considero colecionador, não compro tudo que é publicado por falta de grana e tempo e avalio a qualidade de determinadas fases ou séries de acordo com critérios pessoais. A longevidade da série ou fase não compromete minha decisão de adquirir um título, sigo na irritante situação de ter vários desfalques na minha coleção, e tendo satisfação a cada série que consigo completar e enfim, poder ler.
De coleções longas só tenho universo ultimate completo ( marvel millenium e ultimate marvel ) , lanterna verde do geoff johns , a tropa dos lanternas verdes do peter j tomasi ( ambas se conversam ) , as 22 edições fabulas capa cartão , universo marvel 1 série , as mensais da vertigo da panini e conan da mythos . Fora isso , prefiro evitar coleções grandes . Ocupão muito espaço.
Depois de muitos anos longe das hqs. Eu voltei e assinei dc Infiniti e digo, troquei 100% pro digital muiiiiiito mais barato eu leio muito coisa boa sem comprar tranqueiras, estou feliz por ter voltado e desapegado do papel. Fetish por papel é louco com preço das coisas.
Salve meu amigo, novamente estou aqui para dividir a minha opinião, eu particularmente gosto de coleções grandes acho muito lindo principalmente se você tiver a proeza de ter conseguido adquirir todos os volumes daquela coleção, no entanto tem 2 fatores que deixam uma coleção grande menos atraente ao meu ver, primeiro logicamente o preço já que coleções grandes se você não for comprar um pack de todos os volumes e já pagar um preço só que por sua vez, claramente será bem salgado, mas se for buscar edição por edição o preço será inconstante tendo volumes de R$39,90 a R$200,00 cada, dependendo sua raridade, esgotamento, etc, por exemplo, outro ponto que atrapalha na minha visão é espaço que comporte tudo 😂😂, porque como o financeiro o caso de espaço físico disponível que você tenha tbm poderá te arranjar um leve estresse, coleções pequenas não sou contra se forem bem contadas e tenha uma história fechadinha, tendo em vista que a maior parte das coleções pequenas sempre deixam um gosto de quero mais haha, o que numa coleção grande pode ocorrer o contrario e você acabar saturando da obra "universo" estou lendo minha coleção dos Naruto tô curtindo muito os mangás, deixando claro que tenho uns 21 volumes para adquirir ainda tenso haha, nas Hqs tipo marvel e DC eu tô querendo pegar alguns títulos, como a queda de Murdock, Flashpoint etc, edicoes específicas, fora isso pra colecionar mesmo quero ver se pego as Sagas mas para essas devo ir atrás delas já completas para não passar raiva como estou passando com o Naruto haha
Minhas hqs a maioria são edições únicas, histórias que se fecham na própria edição e eu prefiro assim , não tenho paciência nem dinheiro pra ficar comprando edição, 2,3,4,5 e por aí vai ..
Blz João! Eu tenho muitas coleções e por falta de espaço deixei de pegar muitas coisas!!! Ultimamente tenho buscado mais clássicos principalmente do Incrível Hulk e do Superman!!! Olha que estou gostando das epic collection principalmente as importadas !!!!
Meu raciocínio é o seguinte: sou fã do Batman dos anos 90, então só pego a "saga" e todos encadernados que fazer parte dessa época, em algum momento vai chegar ao fim pra depois começar os novos 52, que eu não tenho interesse. Estou curtindo muito mais a Bonelle, principalmente Dylan dog, mágico vento, Julia, Dragonero, são ótimas coleções pra começar uma nova coleção. São histórias mais adultas e violentas.
Coleções enormes eu tô fora. Por isso eu sempre espero edições 2 em 1 ou 3 em 1 de mangás. Marvel/DC só pego se for a história completa em uma edição especial ou coisa do tipo. A Image Comics lança as séries em compendiums o que acho uma maravilha (The Walking Dead completo em 4 volumes).
Coleção de até uns 20 volumes da pra encarar, mais que isso é muito recurso/tempo de coleção pra apenas um título, acabo perdendo um pouco o interesse.
Hoje espero sair a versão definitiva. Ou omnibus. Por isto não gosto de mangá. One piece tem mais de 800 capítulos kkk caça níquel. Única coleção longa que tenho são os 28 do lobo solitario.
Pra mim é ok o cidadão procurar saber quando a coleção termina, eu msm vou parar a definitiva do aranha no vol 16 é um alento de quem já passou 3 meses comprando volume com medo de esgotar, starman comprei o 1 esgotou o 4 e 5 eu desisti, n vou ficar com buraco. Agr Saga dos x-men precisa zerar? Na minha opinião não, o público deveria ser desapegado com ter todos eu msm pulei o 19 ao 25 por já ter em outros formatos quem n tem a saga do 1 ao 20 compra aí na definitiva ou então nem compra uma grande vantagem da fase claremont é q com 2-3 edições vc se situar se quiser ajuda pergunta pra alguém a pessoa vai recomendar o arco queda dos mutantes q ainda se encontra a partir do vol 21. Coleções longas como Aranha, X-men, Batman e Superman deveriam ser regras são os personagens mais famosos e suas fases eram verdadeiras novelas, ficar zerando é só pra alimentar o TOC das pessoas q acho q tem q ter tudo completo
Dois fatores determinantes que me faz evitar coleções longas:
1) valor (o amor está caro)
2) edições que esgotam rápido e impossibilitam os leitores mais lentos de prosseguir adquirindo o título
Há também a queda vertiginosa da qualidade das histórias
A extinção das bancas
E também o desinteresse das editoras em atender aqueles que precisam de mais tempo pra adquirir as revistas
Bem isso
Neste ponto da minha vida, não tenho mais o ânimo, nem a idade, e tão pouco uma situação financeira favorável para coleções longas.
Mas na época da Abril eu colecionava de tudo, e por anos a fio! 😅 Aranha, Teia, SAM, Wolverine, Batman, Hulk, Super-Homem, Liguinha, Titãs... Enfim, era realmente quase tudo. E eu não me incomodava com a longevidade das coleções.
Mas eram outros tempos, e eu era novo. 😆 Bem diferente de hoje! Pois agora, se passou de 3 ou 4 edições, e eu já repenso seriamente se vale a pena comprar.
Eu também.
Eu te entendo muito bem, penso de forma parecida
Que análise bacana, João.
Olha, eu vejo isso como um produto da modernidade que educou as novas gerações ao imediatismo.
Qualquer coisa que demande tempo e onere as energias em buscas e gastos acaba desinteressante, em um novo momento consumista que oferece tudo condensado, como nos modelos omnibus e edições definitivas que você bem citou.
É uma falta de resiliência no atual colecionismo em favor da comodidade até no hobby.
Uma lógica é que os consumidores velhos adoram coleções longevas, já os novos preferem as séries curtas.
Ótimo vídeo! 👊🤠
Bons apontamentos, meu amigo
Valeu pela força
Não tenho paciência, nem espaço para coleções grandes. Prefiro edições pontuais com fases completas ou que se completem em poucos volumes.
Eu também estou sofrendo com falta de espaço
Utilidade pública esse vídeo aí, João. Parabéns!
Valeu mesmo pela força.
Eu adoro esse momento de coleção mais curtas, compiladas e tudo nesse sentido.
Detesto coleções infinitas, até pq se focar nisso ou vc compra dezenas de gibi todo mês para acompanhar por exemplo 3/4 heróis que vc curte, haja tempo de leitura e dinheiro, esse novo padrão permite várias a leitura e ler o que realmente te interessa.
Compilações de fases ajuda a gente economizar tempo e espaço
Antes corria atrás dos números que me faltava, hoje em dia depois de mais de 35 anos de colecionismo, corro atrás somente daquelas que mais gosto ou simplesmente abandono se acho mais vantajoso, ainda mais se vier umas fases ruins, pelo preço que está os quadrinhos hoje, a gente tem que ser mais seletivo, não dá ora comprar coleções longas, com histórias ruins no meio o melhor é comprar o que realmente importa
Investir bem o nosso suado dinheiro em gibi que a gente gosta é essencial
Esse negócio de resetar , tirou o charme de colecioy
Tai uma coisa de pensar, pode ser um bom tema para um vídeo
gosto de coleções longas, mas só quando sei que já foram concluídas e estão em formato omnibus, compendium etc
Encadernados mais parrudos concluem em poucos volumes
Eu sempre dou mais valor pra encadernados fechados ou que pelo menos dê pra se apreciar sozinho, tendo apenas noção do contexto. O Homem-Aranha mesmo, eu leio e vou atrás de basicamente tudo que saiu desde os anos 60 até 2000, mas só esse personagem já tem coisa demais, sem falar na outras histórias que eu tenho vontade de ler. Completamente inviável acompanhar coleções longas quando eu tenho outras prioridades, acabo abrindo mão de muitos materiais.
Ser seletivo com o que coleciona é uma necessidade
Vivemos em outros tempos...
Bem isso
Eu ainda gosto de coleções longas
HA e XMen Definitiva, os encadernados de Sandman, ExMachina, as Sagas do Super e Batman
Se a coleção for longa e manter a qualidade das histórias, vale a pena
@EuLeioGibi Tex!
Concordo! Sou um dos que pensam deste jeito.
Valeu pela força
Estou tentando completar a coleção do Homem Aranha, Fase Nick Spencer. E vou tentar a Saga dos Vingadores e do Clone.
Do Nick Spencer a frente do Aranha, eu peguei todos os volumes comprando mensalmente, vale muito a pena. Mas com certeza, não irá demorar para a Panini lançar a fase dele em encadernado.
Quando sair encadernado, talvez eu pegue
Se organizar e correr atrás
ESTOU FAZENDO A SAGA DO ARANHA ESTA NO 20 ESTOU LOCO PRA QUE ACABE KKKKKKKKKKK
também kkkkk
Klkkkkkkk
Eu fui na livraria Leitura domingo passado e comprei algumas edições de Homem-Aranha e Vingadores que eu tinha perdido entre 2022 e 2023,pelo menos diminuiu bem os buracos na minha coleção mas ainda falta umas edições edições para fechar. Eu estou evitando pegar coleções longas com exceção do que eu já pegava. Uns anos atrás eu até arriscava pegar coisas diferentes como Imortal Hulk ou Vingadores Selvagens,já hoje com o aumento de preços e falta de espaço já ficou inviável prá mim esse tipo de coisa. Tive que deixar passar muita coisa. E como vc disse João depois que uma fase muda de escritor para outro eles revertem pro status quo algumas vezes ignorando os eventos do que veio antes fica aquela sensação de insatisfação pela falta de coerência.
@@EvandroACruz isso porque nem sempre a fase que vai começar seria continuação direta da fase que você estaria lendo, ou os caras simplesmente ignoram, ou alteram, uma coisa que me deixa P da vida para que ficar alterando origem de personagem? Meu deixa cada 1 com o seu início que já foi por anos estabelecido, que frescura essa, ai confunde os novos leitores que não estão acostumados, eu faço assim se leio por exemplo duas fases como o Demolidor do Chip Zdarski e do Mark Waid, não tenho a necessidade de saber qual veio primeiro na cronologia meio que montando a linha temporal na minha cabeça, eu leio cada e penso que em algum momento da vida "carreira" o Matt passou por tudo aquilo e boa, assim eu só aprendo mais sobre o personagem que curto, sem a necessidade de saber se é diretamente antes ou depois, ter uma base é bacana sim, pesquisar a ordem na Internet etc, mas no fim da contas se você ficar muito fixado nisso, só te dará estresse acredito eu, os quadrinhos apesar de muito legais, com esses reboots frequentes fica muito confuso "estressante e exaustivo" se acaso você quiser levar mais a sério a leitura estabelecendo ordem cronológica etc, como faz com o MCU por exemplo, nesse ponto eu prefiro os mangás que se não forem cancelados antes da hora haha tem início meio e fim, fim nem sempre como podemos ver pelo One Piece haha mas é constante sempre a mesma história só continuando em frente, tal edição X se torna raridade sim concerteza, mas você não tem que ir atrás de trocentos número 4, é uma vez só e já era, financeiramente trabalhoso e estressante, porém muito mais prático acredito eu, uma coisa similar que prefiro se possível mini séries como o Homem sem medo que lá atrás pela abril se não me engano saiu em 6 edições, prefiro pegar a edição atual encadernado em capa dura que reúne ela inteira, e se tivesse omnibus dele no Brasil reunindo uma ou até mais de 1 fase toda eu pegaria, sempre sou a favor do mais prático.
Eu também estou com problemas de espaço e os preços reajustados me fazem colocar o pé no freio.
@@EuLeioGibi Eu sinto que esse vai ser um ano bem duro para nós colecionadores.
@ Eu estou bem no início da minha biblioteca, esse aumento das Hqs e mais os reajustes faz com que eu fique cada vez mais em dúvida quando vou adquirir algo, já que em minha cabeça uso a lógica do livro lido, a qual diz que para cada livro que você escolhe ler automaticamente é um que você deixou de ler ou seja deixou de conhecer, já que o tempo e nós mesmos somos finitos e temos tempo de vida, embora não seja um tempo determinado, então eu penso a cada livro, Hq e/ou mangá que adquiro é outro que não vou ter por ter pego outro em seu lugar, e por isso este por sua vez poderá se esgotar e sumir do radar. O que isso mais o valor em si da obra sempre me deixa cada vez mais incerto do que vou comprar agora, exemplo: Tenho que finalizar minha coleção do Naruto, no entanto, sou fã do Demolidor e não tenho nenhuma obra dele comigo ainda, nem Spawn e vários outros, o que acaba despertando uma ansiedade em mim de pensar que não terei tempo haha. E sempre que algo que comprei chega para mim lógicamente fico feliz e aproveito a obra, no entanto bate aquela sensação de poderia ter pego tal edição, tal obra.
blz João?
acho que o maior problema de coleção longa é o preço, hoje tudo sai em capa dura/gourmet custando o olho da cara com tiragens modestas, se por ventura você não tiver grana pra comprar corre o risco de perder uma edição especifica.
ex: gosto bastante dos quadrinhos do Ed Brubaker mas comprar criminal (mino) é inviável 7 edições a R$90 cada, até mesmo numa promoção boa (35% pra mais) ainda fica muito caro.
infelizmente HQ está se transformando em produto para elite no nosso país.
até o preço de HQs usadas aumentou o preço significativamente.
abraço e fica com Deus
Tem muitas edições usadas que o preço é impraticável.
Um forte abraço, Gustavo
As ''temporadas'' vieram para ficar, fato!!
Bem isso
Os colecionadores que não colecionam.
Trocadilho que faz pensar
Infelizmente eu não tenho mais pique, nem grana e muito menos idade para coleções longas.
Sem contar a paciência.
Ótima vídeo de reflexão meu amigo.
Tudo isso que você falou são pontos importantes.
Valeu mesmo pela força
Um forte abraço
Blz João, eu acabei fazendo coleções que não me interessavam, fui no hype das sagas do Demolidor e XMen, mas o que acontece, só que nunca foram primordiais pra mim!!! Li a fase da Ann Nocentt do Frank Miller e as principais fases do XMen, o que aconteceu nestes intervalos nunca me interessou em ir atrás!! Agora parei com a do Demolidor na edição 12 e XMen na 24 e não vou terminá-las!! Acabei deixando a saga do Homem Aranha que era o personagem que eu acompanhava por personagem que eu lia esporadicamente, como vc disse no vídeo que compra tudo do Hulk, como eu faço também mesmo se as histórias forem ruins, porque é o personagem que eu acompanho!! Então deixo pros companheiros de leitura, que não cometam o mesmo erro meu só foquem naquilo que realmente vc gosta. Abraços João!!!
Tamo junto
Um forte abraço
Esse video caiu como uma luva para mim. Soube ontem que a Panini está reimprimindo os volumes de vagabound e lobo solitário, duas coleções longas e que eu queria muito, mas além dos preços nada convidativos ainda piora a minha situação o fato de estar na metade de berserk que tb está sendo reimpresso. Depois desse videio cheguei a conclusão que vou finalizar o que saiu de berserk e as outras duas ficarão para depois, assim evito de ficar com 3 coleções grandes pela metade.
Fico feliz por saber que o vídeo foi útil, Felipe.
Esse negócio de temporada acho melhor, mas não necessariamente em poucos números, acho 3 poucos. Relevante falar que as especulações podem afastar os colecionadores.
Especulações pode afastar colecionadores, esse é um tema interessante para um vídeo.
Hoje em dia a questão do espaço espanta um pouco os leitores de coleções mais longevas, João. Isso somado aos fato do preço salgado das edições também , quem em sã consciência pagaria caro pra ler fases longa e ruim ? ( Sei que vai ter uns engraçadinhos no grupo que dirão " Falou o cara que tá acompanhando a saga do Clone 😅) mas ainda assim , roteiros recentes tem sido pouco consistentes
Peguei todas dos vingadores que são apenas 10 volumes nesse patamar está ótimo
Show
No momento estou com duas coleções longas História do Oeste e Ken Parker que vai ter em torno de 50 edições cada, também estou fechando os buracos nos formatinhos da Abril, mas das coisas Marvel/DC da atualidade não tenho mais paciência com tantas mudanças que fizeram nos personagens.
Ken Parker só recebe elogios
O mercado editorial já não é o mesmo dos anos 80 e 90, onde era viável e desejável fazer uma coleção de 150, 200 edições em formatinho. Dito isso sou um dos que aprovam o advento das temporadas. Tenho visto críticas a esse modelo de publicação que discordo. Acho bem proveitoso nesse ambiente de se buscar coleções pequenas, se for da sua vontade fica com uma temporada e tem uma coleção fechada. Se não segue com as demais. Bom tema pra discussão! Valeu!!!
Valeu mesmo pela força.
Um forte abraço
Li muitas revistas de formatinho da Marvel da abril nos anos 80/90 só quê na época não pensava em colecionar só pelo prazer de ler trocava duas por uma na feira e lia outras quê não tinha adquirido na banca hoje eu coleciono algumas fases clássica de algum personagem como Batman/homem aranha/demolidor uma revista recordar boas histórias seria a epic colletion coleção continua hoje em dia que gosto são dos personagens da bonelli tex/ mágico vento/ Dylan Dog /Zagor
Bonelli tem atraído muitos leitores, dificilmente sai gibi ruim da Bonelli
Sempre gostei de Batman mas nunca tive paciência para ficar comprando toda hora as hqs. Aí vi que tinha A Saga do Batman mas era número 1 da segunda temporada e as numerações da primeira temporada estavam todas esgotadas. Pensei em ir comprando a primeira temporada pela internet ou em sebo, mas tá tudo tão caro e são tantos volumes que peguei os 4 primeiros números só e já desisti.
Os preços não ajudam a gente nenhum pouco
O único personagem que eu procuro comprar tudo é o Batman, inclusive eu repito edições em formatos diferentes. A capa ser diferente já é um motivo para eu comprar. Com o Wolverine e X-Men eu estou correndo atrás de muita coisa agora, mas diferente do Batman, não repito edições, pego em apenas um formato, mas quero o máximo de histórias possível.
Para os outros eu compro histórias fechadas e sagas. Ultimamente tenho comprado bastante coisa diferente também, em volume único ou poucas edições, fora do universo dos heróis.
Hulk e Demolidor procuro pegar tudo que sai desses personagens
Sou completista apenas quando ao Mignolaverso. Porém, evito pegar edições soltas: espero sair os encadernados importados.
Show
Esse assunto da muito pano pra manga e me fez pensar em algumas questões: pra começar, a passagem do tempo. Nos anos 80/90 a midia impressa ainda tinha peso na formação cultural das pessoas, jornais, revistas, hqs, livros, enfim, hoje o mercado editorial em crise e muito se deve a internet, por sua rapidez, imediatismo, disponibilidade e excesso de opções só possível em mídias digitais. Atualmente se fala na tal da modernidade líquida e sua fluidez onde pouca gente quer se comprometer com qualquer coisa (relacionamentos, estudos, trabalho etc.) por que seria diferente com o colecionismo? Daí decorrem os problemas específicos do ramo das hqs, público leitor/consumidor a fidelidade, tiragem e preço assuntos que já são discutidos com frequência.
Um fator que difere bastante em relação ao período de publicação das hqs são as histórias, antigamente,voltadas para o público infanto juvenil, que tinha menos recurso de informação que o atual, logo, mais ingênuo, assim, as histórias podiam ser contadas em uma única edição e consumida aleatoriamente por um leitor avulso. Hoje é mais difícil sintetizar uma história convincente sem a necessidade de um arco de 6 edições.
Não sei se me considero colecionador, não compro tudo que é publicado por falta de grana e tempo e avalio a qualidade de determinadas fases ou séries de acordo com critérios pessoais. A longevidade da série ou fase não compromete minha decisão de adquirir um título, sigo na irritante situação de ter vários desfalques na minha coleção, e tendo satisfação a cada série que consigo completar e enfim, poder ler.
Excelentes apontamentos, meu amigo
De coleções longas só tenho universo ultimate completo ( marvel millenium e ultimate marvel ) , lanterna verde do geoff johns , a tropa dos lanternas verdes do peter j tomasi ( ambas se conversam ) , as 22 edições fabulas capa cartão , universo marvel 1 série , as mensais da vertigo da panini e conan da mythos . Fora isso , prefiro evitar coleções grandes . Ocupão muito espaço.
Show de coleção
Depois de muitos anos longe das hqs. Eu voltei e assinei dc Infiniti e digo, troquei 100% pro digital muiiiiiito mais barato eu leio muito coisa boa sem comprar tranqueiras, estou feliz por ter voltado e desapegado do papel. Fetish por papel é louco com preço das coisas.
Eu preciso aprender a me desapegar do papel
Salve meu amigo, novamente estou aqui para dividir a minha opinião, eu particularmente gosto de coleções grandes acho muito lindo principalmente se você tiver a proeza de ter conseguido adquirir todos os volumes daquela coleção, no entanto tem 2 fatores que deixam uma coleção grande menos atraente ao meu ver, primeiro logicamente o preço já que coleções grandes se você não for comprar um pack de todos os volumes e já pagar um preço só que por sua vez, claramente será bem salgado, mas se for buscar edição por edição o preço será inconstante tendo volumes de R$39,90 a R$200,00 cada, dependendo sua raridade, esgotamento, etc, por exemplo, outro ponto que atrapalha na minha visão é espaço que comporte tudo 😂😂, porque como o financeiro o caso de espaço físico disponível que você tenha tbm poderá te arranjar um leve estresse, coleções pequenas não sou contra se forem bem contadas e tenha uma história fechadinha, tendo em vista que a maior parte das coleções pequenas sempre deixam um gosto de quero mais haha, o que numa coleção grande pode ocorrer o contrario e você acabar saturando da obra "universo" estou lendo minha coleção dos Naruto tô curtindo muito os mangás, deixando claro que tenho uns 21 volumes para adquirir ainda tenso haha, nas Hqs tipo marvel e DC eu tô querendo pegar alguns títulos, como a queda de Murdock, Flashpoint etc, edicoes específicas, fora isso pra colecionar mesmo quero ver se pego as Sagas mas para essas devo ir atrás delas já completas para não passar raiva como estou passando com o Naruto haha
Eu enfrento um problema sério de espaço e isso e desafiador para manter tudo organizado
Minhas hqs a maioria são edições únicas, histórias que se fecham na própria edição e eu prefiro assim , não tenho paciência nem dinheiro pra ficar comprando edição, 2,3,4,5 e por aí vai ..
Blz João! Eu tenho muitas coleções e por falta de espaço deixei de pegar muitas coisas!!! Ultimamente tenho buscado mais clássicos principalmente do Incrível Hulk e do Superman!!! Olha que estou gostando das epic collection principalmente as importadas !!!!
A falta de espaço vira e mexe assombra a gente
eu ia colecionar Invencivel, mas 25 volumes não dá
Pois é, eu também não fiquei muito animado em colecionar Invencível
Eu gosto de colecionar sagas pequenas ou média longas como a do superman batman x-men são sagas muito longas e tá tudo muito caro aja dinheiro
O preço do gibi não ajuda nem um pouco o colecionador
Meu raciocínio é o seguinte: sou fã do Batman dos anos 90, então só pego a "saga" e todos encadernados que fazer parte dessa época, em algum momento vai chegar ao fim pra depois começar os novos 52, que eu não tenho interesse. Estou curtindo muito mais a Bonelle, principalmente Dylan dog, mágico vento, Julia, Dragonero, são ótimas coleções pra começar uma nova coleção. São histórias mais adultas e violentas.
Dragonero é uma preciosidade
Tex está quase no número 700.
Um ponto fora da curva
Pois eu gosto do velho e bom formatinho e da e moção de iatrais de cada um sou um rato de sebo com muinto orgulho
Aqui na cidade tem um sebo, mas é muito bagunçado
Coleções enormes eu tô fora.
Por isso eu sempre espero edições 2 em 1 ou 3 em 1 de mangás.
Marvel/DC só pego se for a história completa em uma edição especial ou coisa do tipo.
A Image Comics lança as séries em compendiums o que acho uma maravilha (The Walking Dead completo em 4 volumes).
The Walking Dead eu peguei o volume um do Compendium, na época o dólar estava mais barato e o encadernado não saiu tão caro, mas agora ficou difícil
Coleção de até uns 20 volumes da pra encarar, mais que isso é muito recurso/tempo de coleção pra apenas um título, acabo perdendo um pouco o interesse.
Fora que é preciso mais e mais espaço para acomodar a coleção
Hoje espero sair a versão definitiva. Ou omnibus. Por isto não gosto de mangá. One piece tem mais de 800 capítulos kkk caça níquel. Única coleção longa que tenho são os 28 do lobo solitario.
One Piece é interminável
Pra mim é ok o cidadão procurar saber quando a coleção termina, eu msm vou parar a definitiva do aranha no vol 16 é um alento de quem já passou 3 meses comprando volume com medo de esgotar, starman comprei o 1 esgotou o 4 e 5 eu desisti, n vou ficar com buraco. Agr Saga dos x-men precisa zerar? Na minha opinião não, o público deveria ser desapegado com ter todos eu msm pulei o 19 ao 25 por já ter em outros formatos quem n tem a saga do 1 ao 20 compra aí na definitiva ou então nem compra uma grande vantagem da fase claremont é q com 2-3 edições vc se situar se quiser ajuda pergunta pra alguém a pessoa vai recomendar o arco queda dos mutantes q ainda se encontra a partir do vol 21. Coleções longas como Aranha, X-men, Batman e Superman deveriam ser regras são os personagens mais famosos e suas fases eram verdadeiras novelas, ficar zerando é só pra alimentar o TOC das pessoas q acho q tem q ter tudo completo
A Saga dos X-Men as edições que tem a Saga Inferno, eu pulei, tenho os seis volumes de Inferno na coleção
Mensal. Tô fora. Leva muito tempo terminar uma aventura. Tem que ser encadernado.
Encadernado tem sido a preferência da maioria das pessoas