Porque Fortaleza é tão suja (e o que fazer a respeito)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 353

  • @Hellboyc6h12o6
    @Hellboyc6h12o6 Год назад +82

    Izzy, espero que vc veja este comentário. Nasci em Fortaleza e moro há 10 anos em outra cidade do interior do Ceará. Ao retornar eventualmente a Fortaleza, percebo que há um paredão fisico e social entre o "lado" "leste" e "oeste" (entre aspas pq eles não são distribuídos proporcionalmente), o rio cocó/BR-116, basta atravessar a Av. Murilo Borges e perceber a gritante diferença entre os dois lados da cidade que esta avenida liga. Quando me dei conta disso percebi o quão escandalosamente desigual esta cidade é. Algum dia pegue um Uber e passe entre a Washington Soares, a Raul Barbosa (passando pela Murilo Borges) e a Osório de Paiva. A cidade muda para um cenário pós apocalíptico a medida que vc vai mais a oeste da cidade. (Vale um vídeo) Vlw, abraço.

    • @Bruninho722
      @Bruninho722 Год назад +6

      Muitas cidades grandes são assim. Moro em São Paulo, e aqui não tem um lado a disposição do "lado melhor" fica em direção ao centro. Quando fui no Rio de Janeiro era a zona sul. O Brasil mantem essa distribuição desigual nas cidades, há séculos

    • @RasenganAnimesSuper
      @RasenganAnimesSuper Год назад +6

      Seu comentário foi preciso. De fato nossa realidade em Fortaleza é essa, bastante desigual.
      Muito triste vivermos em um ambiente assim.

    • @mozartmelo
      @mozartmelo Год назад +2

      Toda metrópole do mundo é assim. Incluindo NY, Paris...

    • @augustomartinssalgueiro
      @augustomartinssalgueiro Год назад

      Up

    • @Hellboyc6h12o6
      @Hellboyc6h12o6 Год назад +2

      Estou de volta para ver no que meu comentário deu. Alguns não entenderam tão bem o ponto. Não estou dizendo que a capital alencarina inventou a desigualdade social e urbana, mas consegue fazê-la de forma precisa e bastante sutil, quando não pode usar da morfologia urbana abusa da morfologia natural da cidade, por isso o comentário sobre o Cocó.
      O discurso de preservação e o cuidado com o rio/parque (da mídia dos Queiroz) não se aplicam ao Maranguapinho (aka Tietê cearense) muito menos aos "Empreendimentos Jereissati"™ que quando podem dão um talho por lá e sinceramente não vejo nenhum problema com os empreendimentos dos nossos amigos líbano-brasileiros, mas eu definitivamente não como esse H de preservação da natureza, o Cocó é uma muralha social, este é o ponto.

  • @hellequinm
    @hellequinm Год назад +8

    Limpeza é responsabilidade de todos. É sim culpa parcial do povo junto com a falta de programas de conscientização. Minha mãe me ensinou desde criança que jogar lixo na rua era coisa de gente não-civilizada, eu junto até lixo que os outros jogam quando posso, me incomoda viver num lugar sujo. Eu recebi essa educação de casa, não veio da escola e nenhum programa educacional. Eu sei que em países mais limpos as crianças aprendem sobre limpar e manter o ambiente organizado ainda na pré-escola.
    A gente não é ensinado a pensar na comunidade, isso me lembra uma dicussão sobre as pessoas derrubarem arvores e cimentar a casa toda. Esquenta todo o bairro, fica feio e no verão sua casa vira um deserto no sentido literal. Tem pesquisa que provam isso e ainda assim vi gente falando "mimimi, cuidar de arvore da trabalho e as folhas sujam a calçada, o terreno é meu e eu cimento mesmo". Faltam programas de conscientização.

  • @fernandaf.1005
    @fernandaf.1005 Год назад +10

    Morei no Japão e não tem uma lixeira sequer nas ruas. É responsabilidade de todos manter tudo limpo e por isso não tem sujeira na rua lá. Por isso fica difícil acreditar que é porque não tem lixeiras suficiente. Lá, se você tem lixo nas mãos, que guarde até poder jogar.

  • @saulosato
    @saulosato Год назад +29

    Você bateu numa tecla que eu bato há anos. Moro no Pará, e, aqui, a gente tem uma experiência bem semelhante pelo que vi no seu vídeo. Houve um tempo em que haviam muitas lixeiras públicas dispostas em locais estratégicos. Porém, me parece que as prefeituras daqui ficaram com "preguiça" de ter de lidar com os empecilhos que vinham juntos dessa boa ação: depredação, furto, coleta irregular e afins. Parece que chegou num certo ponto que pensaram "Ah, tira essas p*rras e deixa esse povo se f*der msm". E hoje em dia praticamente não há. Acho que é mais fácil você achar hidrantes nas ruas do que lixeiras, de fato, aqui em Belém...

    • @cobrettibr
      @cobrettibr Год назад +3

      Aqui em Fortaleza eu escuto a mesma coisa. Não colocam lixeiras porque não querem arcar com os custos de manutenção das mesmas. Obviamente a população não ajuda também por causa das depredações

    • @natanielfelipe
      @natanielfelipe Год назад +1

      Como belenense eu concordo. Até a UFPA, onde eu estudo, só tem banheiros limpos de fato nos prédios de pós graduação e das diretorias das faculdades, pq o resto... Lamentável. Banheiro de boteco fim de mundo, mesmo. Universitários que não conseguem manter limpo um espaço de convivência, o que dirá o resto da cidade.

    • @saulosato
      @saulosato Год назад

      @@natanielfelipe há pouco menos de 2 semanas eu fui lá. Realmente tá bem precária. E não só os banheiros, infelizmente...

    • @saulosato
      @saulosato Год назад

      @@cobrettibr pois é. Aí se aplica o famoso "por um, paga todos". =/

  • @lucasramos999
    @lucasramos999 Год назад +42

    Sou de Fortaleza e é muito louco pensar que o Izzy tá aqui próximo e circulando pelos mesmos locais que eu passo kkkkk. E sim, Fortaleza é bem suja e certamente faltam muitas lixeiras. Meu instinto é sempre procurar locais pra descartar o lixo adequadamente (mas demora pra achar, infelizmente). No transporte, eu coloco o lixo na bolsa pra descartar nos terminais ou em casa.

    • @vodsdolinkin4723
      @vodsdolinkin4723 Год назад +3

      E eu inclusive cruzei com ele no planetário e fiquei incrédulo, mas depois lembrei que ele de fato tava morando aqui. kkkk

    • @henrique_pmm
      @henrique_pmm Год назад +2

      Sim!!! O vídeo no Uber filmando a mesma Dom Manuel que eu passo todo final de semana kkkk

    • @charlessilva9743
      @charlessilva9743 Год назад +1

      Não basta colocar lixeira, tem que fazer campanha educando e mostrando ao povo o quanto isso é impactante de forma negativa .
      Fortaleza merece , mesmo sem conhecer , tenho enorme carinho e pretendo ir um dia.

    • @AlexXavier
      @AlexXavier 11 месяцев назад +1

      Também sou de Fortaleza e acho que falta educação. Não precisa jogar lixo no chão. Não tem necessidade disto. Vários ecopontos e a turma abandona lixo mas calçadas.

  • @sergiomartinspe
    @sergiomartinspe Год назад +12

    Izzy, é muito bom ouvir sobre nossas mazelas de alguém “de fora”, com vivência em outras culturas e, principalmente, com intenção construtiva. Seria sensacional se estes vídeos que você vem fazendo chegassem às “autoridades”, não somente de Fortaleza, mas de todo o Brasil. Na verdade, percebo que nos acomodamos a viver em meio ao lixo tanto no que se refere ao significado literal da palavra quanto no que tange a seu sentido figurado fazendo referência a dirigentes e representantes nossos muito mal intencionados, que muito pouco ou mesmo nada ligam para as reais necessidades de quem os elege.

  • @superigor1234
    @superigor1234 Год назад +3

    A culpa não é apenas do povo, mas tem grande parte da culpa.
    Estou em SC faz 1 ano. Eu NUNCA vi um funcionário público limpando a rua, quase não tem lixeiras na rua, e ainda assim quase não se vê lixo na rua.
    Vem passar o próximo verão por aqui Izzy, é outro Brasil.

  • @DouglasVittoGomes
    @DouglasVittoGomes Год назад +5

    No Japão (Tokyo) tem poucas latas de lixo e mesmo assim o país é extremamente limpo. O problema é mais cultural e o que é popularmente aceito do que um problema de número de lixeiras.

  • @capileducrato
    @capileducrato Год назад +4

    Sou natural de Fortaleza, hoje moro em Crato, a falta de educação é o maior motivo, faço corrida no app nas horas vagas, tenho uma lixeira no encosto traseiro do banco dianteiro, fica literalmente na cara do passageiro, mesmo assim acontece de ver o vidro baixar e a pessoa jogar o lixo pela janela.

  • @illuminatianticristo
    @illuminatianticristo Год назад +12

    Aqui em Teresina existe separação dos lixos. Cestos de lixo para vidro, papel, plástico, etc. Cada um com uma cor. E estão em todo canto esses cestos. A cidade fica bem limpa e tudo bem separado.

  • @victorkataoka88
    @victorkataoka88 Год назад +9

    Moro em Fortaleza e nossa cidade infelizmente é imunda, rodo nos 118 bairros da cidade e vejo que é daí pra pior, o lixo no final das contas acaba sendo um problema minúsculo em detrimento do problema da violência

  • @JaimeNeto85
    @JaimeNeto85 Год назад +4

    Izzy, como a desculpa de latas de lixo funciona, quanto a coisa mais comum quando estou em Fortaleza, é ver MOTORISTAS ABRINDO O VIDRO E JOGANDO LIXO NA RUA!! 🤦‍♂️

    • @natanielfelipe
      @natanielfelipe Год назад +1

      Eu sou de Belém, já vi uma sem noção jogando um COCO pela janela! Já pensou pega em alguém?

  • @adamrodriguez2947
    @adamrodriguez2947 Год назад +4

    I heard that your country is experiencing an above-average heat wave. How interesting that you are a Canadian and Brazilian citizen.🇺🇸🇺🇸👍

  • @rtz22
    @rtz22 Год назад +8

    A responsabilidade é de todos, mas o povo é sim culpado. Ando pelo meu pequeno condomínio e tem lixo jogado em todo lugar...

  • @fabio920
    @fabio920 Год назад +9

    Izy, aqui em Sorocaba as lixeiras diminuiram muito os lixos na rua, mas ainda tem gente que joga no chão

  • @enoee
    @enoee Год назад +16

    lembrei aquela cena num jogo da copa que no final do jogo a torcida do Japão começou a recolher o lixo do chão da arquibancada com sacos de lixo, e virou noticia em jornais aqui no Brasil

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 11 месяцев назад +1

      Muita gente, individualmente, faz isso no Brasil também e não vira notícia. Houve certo deslumbramento também.

    • @AlexXavier
      @AlexXavier 11 месяцев назад +1

      E virou motivo de chacota. Brasileiro sente que recolher lixo é algo que reduz a pessoal. É depreciativo recolher lixo. Tira o emprego do lixeiro.

    • @1RockmanX
      @1RockmanX 9 месяцев назад

      Provavelmente quantidade gente fazendo isso "individulamente" deve ter sido fora do normal. Lembro bem video no jornal outra coisa nao podemos esquecer sao casos torcidas vandalizando estadio causando prejuizo deixando noticia com maior destaque.

  • @morgatoriodopassaro1912
    @morgatoriodopassaro1912 Год назад +5

    Há pouquíssimas latas de lixo nas ruas do Japão, no entanto as cidades japonesas estão entre as mais limpas do mundo. Nosso problema é cultural mesmo, seja pelo povo porco, ou pela insistência em políticos que não investem em saneamento básico.

    • @luisfilipe2747
      @luisfilipe2747 Год назад

      Mas é isso mesmo, é cultural, muita gente pensa que "ah, se tá todo mundo jogando lixo no chão, vou jogar também", e eles tem esse pensamento porque já estão acostumados a jogar o lixo no chão por não terem lixeiras por perto, daí nem se preocupam mais em procurar
      Cidades como gramado tem um esforço municipal para manter a cidade limpa e com lixeiras em diversos pontos, então quando alguém vai pra lá, o pensamento não é de jogar lixo no chão, pq "poxa, tá tão limpinho, vai ser eu quem vai jogar lixo no chão aqui? Vou jogar na lixeira"

  • @VithorMelo08
    @VithorMelo08 Год назад +3

    Uma vez, conversando com uma pessoa da secretaria de obras, questionei a colocação das lixeiras em pontos mais estratégicos e uma distribuição maior pela cidade. A resposta que foi me dada é que se colocassem as lixeiras, por exemplo nessa esquina, ali viraria um ponto de foco de lixo, onde todas as pessoas da vizinhança iriam jogar lixo ali e geraria um acúmulo, uma vez que o carro do lixo não passa todo dia, aumentando assim ratos e outras pestes...

    • @natanielfelipe
      @natanielfelipe Год назад

      Um argumento preguiçoso e bu..rro, diga-se de passagem. Eu vi um vídeo sobre o funcionamento dos parques da Disney e eles fizeram uma pesquisa sobre quanto tempo uma pessoa segura seu lixo antes de largar no chão. Então a cada 20 passos tem uma lixeira no parque. Acho que sim, precisa ter mais lixeiras, principalmente pelo centro e bairros de comércio. Ninguém quer ficar segurando seu lixo, ainda mais se for resto de comida, e nem vai guardar na bolsa (salvo raríssimas exceções). Mas a gente não pode contar com a excessão, então...

    • @1RockmanX
      @1RockmanX 9 месяцев назад

      Tambem lembro desse assunto poucas latas lixo de quem vive no japao mas nao tiro totalmente razao izzy. Nao podemos esquecer maior parte lixo acumulado esta dentro casa e a coleta pelo brasil inteiro esta longe do ideal nada plastico/video e separado do lixo comum.

  • @KurapikaKuruta
    @KurapikaKuruta Год назад +4

    Parece que projetos descontinuados ou malfeitos são uma constante em todo o Brasil. Seja coleta de lixo, drenagem de água, saneamento básico, pavimentação, malha ferroviária... Não só em questão infraestrutura, mas em tudo que envolve visão de longo prazo.

  • @marcosyamasaki
    @marcosyamasaki Год назад +3

    Sou de Curitiba-PR, e acho que ela é considerada uma das capitais mais limpas do Brasil.
    Realmente me incomodou muito quando visitei outras cidades grandes, que eram consideravelmente mais sujas.
    A quantidade de habitantes faz diferença também (2Mi~), mas aqui há uma boa infraestrutura de lixos e separação dos lixos, acredito ser mais efetiva que outras cidades. Constantemente se vê garis nas ruas limpando e coletando lixos soltos por aí nas calçadas. Há muitos catadores de lixo também, trabalhando informalmente para trocar os recicláveis. Vejo muitas latas de lixo, bem projetadas e localizadas nas ruas.
    A educação das pessoas em geral ajuda na limpeza da cidade (acredito ter aquele efeito, de quanto mais limpo, menos as pessoas sujam), apesar de ainda ter o pessoal que joga lixo pela janela dos prédios e carros.
    Outro ponto importante que a prefeitura tem campanhas bem ativas para conscientização das pessoas, para separar o lixo e descartá-las corretamente, com códigos de cores, lugares de descarte de eletrônicos, baterias e por aí vai. O poder público tem grande influência na limpeza da cidade em geral.

  • @nanda1soares
    @nanda1soares Год назад +6

    Concordo plenamente, Izzy. Sempre me incomodou essa questão do lixo em Fortaleza e parece um problema crônico, entra gestão e sai gestão e ninguém sequer pensa em colocar mais lixeiras na cidade. Essas de pedra são um horror, antigamente até colocavam sacos plásticos, hj nem isso.

    • @hil449
      @hil449 Год назад

      ​@@leandromnamas lixeira ajudaria bastante com ctz

  • @Pedro96915
    @Pedro96915 Год назад +1

    é muito mais educação do que lixeiras, em Tóquio tem vários bairros que não possuem lixeiras por questões de segurança e mesmo assim são locais (paris tbm tirou as lixeiras pelo mesmo motivo e até uns anos atrás continuava sendo limpa). Eu costumava pegar ônibus durante muito tempo na mesma parada, ela ficava bem ao lado de uma banquinha de sorvete do mcdonalds que possuia 3 lixeiras (duas nas laterais do balcão e uma em frente a banca, as pessoas jogavam a colherzinha no chão e mais a frente o guardanapo. Já vi mães tirando o lixo que as próprias crianças já estavam segurando e jogando no chão.

  • @marceloteixeira514
    @marceloteixeira514 Год назад +11

    Ow, esse jogo no fundo, Metal Warrior, era um jogo que eu ficava MALUCO quando era pequeno. ADORO e curto até hoje quando revisito o SNES. PUTA JOGO BOM. Poderia ter relançamentos ou levar a franquia pra frente. Pena que né...

    • @Leonardo_e2a
      @Leonardo_e2a Год назад

      Titan fall e um metal Warriors moderno.

    • @marceloteixeira514
      @marceloteixeira514 Год назад

      @@Leonardo_e2a não tive pc suficiente pra jogar titan fall. Sad

  • @rody2k6
    @rody2k6 Год назад +3

    Eu sou BR mas fui embora quando criança para os EUA em 2001 e voltei adulto em 2011. Eu tbm tive esse choque do lixo. Na minha opinião é culpa do poder público e nosso povo é extremamente porco. Problema politico e cultural grave.

  • @henrique15878
    @henrique15878 Год назад +4

    Fortaleza é uma cidade que investe muito na área nobre e mesmo ela possui pouquissimas opções para descarte correto de lixo. A cidade é abandonada para promover o bem-estar do 1% da cidade.

  • @PegasusPablo
    @PegasusPablo Год назад

    Izzy Nobre mandando ver na fonética! 👏🏻 👏🏻 👏🏻

  • @bellyleal3049
    @bellyleal3049 Год назад +2

    Sou de Fortaleza, moro aqui a minha vida inteira e um dia cheguei a conclusão que essa cidade nao tem muitas lixeiras públicas. Agora pasmem, temos que pagar taxa de lixo, sim, TAXA DE LIXO, pra ser recolhida, esse ano o Prefeito acho cabivel, sendo que a coleta de lixo ainda é muito defasada aqui.
    Fato que o governo so investe na maquiagem da cidade(parte da cidade que fica próximo da beira mar) o resto é esquecido.

  • @pauloesrom
    @pauloesrom Год назад +3

    É triste ver esse vídeo, pq nasci em Fortaleza e vivi por 25 anos, e senti exatamente isso quando vim à SP (não tão distante) há 3 anos. Acho que a educação da população é de fato um problema, mas sinto falta exatamente dessas coisas que citou no vídeo. Acho que seu vídeo deveria chegar à Prefeitura para alguma mudança de conduta. Infelizmente, se mesmo no Meireles vemos esses problemas, não vejo perspectiva em Fortaleza de melhora pra 5 quarteirões pra trás..

  • @エレノピョウン叔父さん

    Izzy eu também vivo na gringa e tenho uma certa nostalgia do Brasil, aqui por exemplo todos os dias normalmente na madrugada passam caminhões do lixo que com mangueiras os garis limpam as ruas entanto que o caminhão limpa as laterais das calçadas, removendo folhas e poeira. As vezes imagino essa realidade aí, só que então eu me lembro de coisas como vc bem disse, os projetos são feitos por pessoas não preparadas etc... fora o custo de certas máquinas, mas que as prefeituras podem tranquilamente criar equipes pra limpar várias áreas da cidade que estão em estado de aterro sanitário, fazendo essa limpesa durante a noite, ficaria tudo bem mais limpo. Na minha opinião o problema vai bem além disso, as pessoas discutem, não conversam política, no final das contas pouco importa se um político é de direita ou de esquerda, o importante era que cuidasse da cidade, mas não. As pessoas não procuram cobrar, mesmo sabendo que eles estão alí pra servir a população. "Ah porque ganhou o cara que eu não apoiei, então a culpa é de fulaninho que pôs ele alí". E não vai la na prefeitura cobrar nada, nada

  • @valberm
    @valberm Год назад

    Parabéns, a sua primeira indignação desbloqueada (a primeira de muitas).

  • @JulioValente-o4s
    @JulioValente-o4s Год назад +2

    Também sou de fortaleza e eu acho que tem dois fatores, um deles é o fato de não ter um local para armazenar todo o lixo coletado, existe coleta seletiva mas não tem armazenamento e outro por parte de educação principalmente da classe A.

  • @xXNaando
    @xXNaando Год назад +5

    É DÍFICIL achar lixeiras no meio da rua. Até em cantos como a própria Beira-Mar, que possui muito investimento pra conseguir turismo, não tem. Agora imagina no resto da cidade. Já fiquei ruas e ruas procurando.

    • @hellequinm
      @hellequinm Год назад +1

      Se o problema fossem lixeiras... é educação mesmo. É assim no brasil todo. moro numa região nobre de são paulo e tem lixeira a cada esquina, mesmo assim o chão é cheio de lixo que as pessoas jogam.

  • @MrRegina785
    @MrRegina785 Год назад +2

    Tá eu comentei algo muito "genérico" solto demais, mas o seguinte há muitos anos eu vou nas páginas das prefeituras da Cidade, desde o Governo da Luisianne Lins, do slogan "Fortaleza Bela" com a gestão dela, tivemos aí a ordem de serviço para questão estrutural da cidade, um detalhe que essa obra que você ver finalizada hoje, na orla de Iracema era para ter sido iniciada na gestão dela, porém por algum tipo de sexismo político ninguém acolhia ou deixava passar, também na gestão do Roberto Cláudio, que este sim conseguiu recursos para dar início e finalizar as obras, também fui lá avisar sobre isso que está sendo dito aqui. Inclusive cansei de ir ao Google Maps, procurar fotos de áreas de onde morei em Portugal para mostrar como é a coleta seletiva e por lá e a quantidade de lixeiras expostas, lugar muito legal Olhão distrito de Faro lá no Algarve - Portugal.
    Agora que fui à Alemanha ano passado, fiquei bem horrorizada sim com a NOSSA CIDADE, minha namorada também quando ela veio me visitar ano passado, ela ficou puta, pelo fato das nossas calçadas serem irregulares, sobre o lixo espalhado, estávamos comendo alguma coisa e ela tava doida para encontrar uma lixeira e não encontramos, resolvi colocar num saco de lixo que estava em frente de alguma casa, eu fiz isso, e ela perguntou se eu não tinha medo de ter de pagar uma multa caríssima e/ou ir para cadeia eu disse que não, e ri, ele disse quando você for me visitar nunca faça isso! Nunca jogue lixo na lixeira de outra pessoa, isso é crime no meu país, eu fiquei uau sabe?! Com vergonha de nós, porque não temos isso aqui, outro detalhe, atravessar o sinal vermelho na linha de pedestres, mesmo se não tiver passando carros, isso dá multa lá, além de que se tiver crianças e adolescentes por perto, você pode ser acusado (a) de mau exemplo para eles e ser multado (a) por isso. Mais um ponto, o incentivo à reciclagem, nós não temos aqui nos supermercados totens de troca de garrafas plásticas e vidro, por dinheiro pra gente usar no mercado, lá eles têm, uma coisa fundamental que deveríamos ter há muito tempo, afinal de contas temos a "FODÁSTICA" Marina Silva como SUPER MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, mega RESPEITADA LÁ FORA, que vive viajando e levando comitivas e índios e tal, mas que só vive disso, de viagem de falar, mas não exige algo implantado aqui, aliás essa galera vai para fora e só coleciona CERTIFICADOS de SUMMITS e Conferências da ONU e por aí vai, em vez de trazer o que eles fazem lá para nós.
    Cara, eu sei um pouco do Canadá pelos teus vídeos, e também, pois pesquisei bastante sobre, tipo aqui outro problema, tu não pode pagar a passagem do ônibus com o teu cartão de crédito, ou no aproximado do Celular, aliás o prefeito deixou colocar umas catracas enormes, não sei se você viu, para impedir que se entre nos ônibus sem pagar, mas isso piorou a coisa. Na Alemanha, ainda não usei o sistema de transporte público deles, mas sei como é, e lá você só compra o bilhete antes de entrar e caso você não tenha pago ou perca você pode pagar uma multa bem maior do que o valor da passagem, poderia ter isso aqui.
    Enfim, seria um prazer poder te encontrar para bater um papo com você dia desses, vou te mandar um DM no Instagram o meu é @costta_re.
    Boas noites!

  • @jmdlln
    @jmdlln Год назад +3

    Mas a culpa é da população SIM. Se qse 3 milhoes de pessoas jogam lixo na rua, não há poder publico suficiente pra limpar isso. Gente aqui joga lixo na rua de dentro do carro. Essa historia da lixeira mal posicionado não cola por aqui.

  • @aelvalks7001
    @aelvalks7001 Год назад +3

    Moro em fortaleza e concordo com isso, eu trabalho fazendo rotas e chego em casa no final do dia com bastante lixo de coisas que compro etc

  • @GustavoLunaPT
    @GustavoLunaPT Год назад +1

    Cidadania na prática é isso, cara: apontar problemas e sugerir soluções. Espero que repercuta positivamente 🤙🏻

  • @paulosilveira9928
    @paulosilveira9928 Год назад

    Salve, Izzy! Te acompanho há bastante tempo e não imaginava que você fosse de Fortaleza hahah! Até quando estará aqui? Bora marcar um role!

  • @nataliamachado4578
    @nataliamachado4578 Год назад

    izzyyy muito bom vídeo!! parabéns!!

  • @naldofrotak
    @naldofrotak Год назад +2

    Únicos lugares limpos são os pontos turísticos kk hoje eu estava na beira bar e tudo limpinho lá 😅 mas na volta pra casa a situação muda ....

  • @diegogcarmo
    @diegogcarmo Год назад +1

    Saiu da zona do Meireles e Aldeota, acabou, não tem nem essas lixeiras aí feitas de pré moldado kkk infelizmente.
    São raros os locais que você acha.

  • @diogozasoul
    @diogozasoul Год назад +1

    Aqui em Cabo Frio, RJ que é uma cidade turística, uma das mais visitadas do Estado também é suja, pois o povo mesmo suja, desleixo, falta de educação e tudo mais, aqui tem coleta seletiva diária, lixeiras nos postes e mesmo assim os moradores fazem questão de jogar o lixo nas calçadas

    • @diogozasoul
      @diogozasoul Год назад

      Não que o governo não tenha culpa, mas sempre que botam lixeira novas vem alguém e quebra! A menos de um mês trocaram as lixeiras da orla da praia e na semana seguinte já tava tudo quebrado. Trocaram as lâmpadas de led da ponte, pois estava bem escura, na mesma semana roubaram as lâmpadas. É osso!

  • @TauanAzevedo
    @TauanAzevedo Год назад +2

    Sou morador local e concordo. Moro na periferia e o abandono do poder público somado a falta de educação é cruel

  • @daniloteixeiradiniz
    @daniloteixeiradiniz Год назад +1

    Essa do "Basics" eu não sabia!
    Aula grátis kkkkkk vlw!

  • @TheReligiao
    @TheReligiao Год назад +3

    Pois é...será que jogar lixo no chão não seria também um tipo de corrupção?

  • @irmaodojorel2414
    @irmaodojorel2414 Год назад +11

    Louco isso, porque aqui em João Pessoa que também é uma capital do nordeste, é bem limpo. A cidade é bastante limpa tanto na parte de orla quanto mais pro interior. Lamento que Fortaleza esteja nessa situação...

    • @gabrielapessoa9734
      @gabrielapessoa9734 8 месяцев назад

      Eu estava em João Pessoa esses dias e saí de lá pra finalizar a viagem em Fortaleza. Cara, que arrependimento, eu estava no paraíso, tudo limpo, pessoas educadas. Me perdoe, Fortaleza, mas aqui eu nem tô me alimentando, é barata em qualquer buraco/poste/rua, cheiro de fezes forte, pessoas dormindo na rua, parece um pedaço da Cracolândia de São Paulo em alguns trechos. Só que sem os drogados.

  • @__Nanda__
    @__Nanda__ Год назад +2

    sobre pedir "licença, desculpa, obrigado". tenho 28 anos e todas, TODAS, as vezes q cedi meu lugar na fila do supermercado a alguém com bem menos itens q eu ninguém nunca disse obrigado, as vezes nem olha na minha cara e só passa reto por mim, um uma vez um cara disse "sério?" e passou tb sem falar mais nada. não vou parar de ceder por causa disso, mas não paro de achar bizarro tb.

  • @ritiere
    @ritiere Год назад +3

    Sou de Fortaleza e moro em san Diego, concordo com tudo que você disse yzzy

  • @eliakim988
    @eliakim988 Год назад +1

    kk, putz eu odeio ficar levando meu lixo um km e meio até achar uma maldita lixeira por aqui

  • @hugofernandes8559
    @hugofernandes8559 Год назад +2

    A mentalidade do 3 mundo para o 1 mundo é diferente. No Brasil o povo joga lixo na rua por não ser o lugar que ela mora, nos países desenvolvidos o povo não joga para não prejudicar outros mesmo. Muito individualismo no Brasil e menos pensamento no ambiente coletivo. Lembrando que no Brasil não precisam separar o lixo.

  • @celsoricardo3119
    @celsoricardo3119 11 месяцев назад +1

    Eu acho que agora, com a expansão da internet, os problemas do Canadá e Estados Unidos, e os problemas na Europa, vieram todos à tona, o que fez as pessoas caírem na real da realidade desses países, porque antes a mídia mundial fazia acreditar que os problemas existiam só no Brasil e que fora dele havia um mundo perfeito. Então a síndrome de vira latismo caiu aqui no Brasil e as pessoas passaram a valorizar mais o País, mesmo sabendo dos problemas, porque agora elas tem noção que há problemas em toda parte do mundo.

  • @BrunoMendesx2
    @BrunoMendesx2 Год назад

    Caramba Izzy eu concordo em muitas coisas do que você falou. As vezes uma medida simples como latas para lixo espalhadas pela cidade ameniza MUITO a situação. Falo isso por que onde moro também é muito sujo e eu já parei pra pensar muito nisso. Falta além da consciência da pessoa, o incentivo do poder público.

  • @charlessilva9743
    @charlessilva9743 Год назад +2

    Não basta colocar lixeiras, é preciso fazer campanha educacional.
    A verdade é que nao sobra verba, as mamatinhas sao prioridades, aqui no BR. Lamentável.

  • @MatheusRuffy
    @MatheusRuffy Год назад +1

    Como tá enfrentando esse calorão que tá rolando aqui no BR Izzy?

  • @brunovideoclube
    @brunovideoclube Год назад +3

    Muito legal ver sua perspectiva nisso. Também acho que é um problema de política publica que acontece há gerações e que fez metástases em muitos aspectos da sociedade. Moro em Curitiba que tem a fama de ser limpa, e quem é daqui costuma defender com unhas e dentes, mas mesmo tendo muitas lixeiras e formas de reciclar ainda se vê muito lixo. A prefeitura contorna isso colocando uma quantidade bizarra de lixeiros nas ruas

  • @paraoale
    @paraoale Год назад +1

    Moro na região central de SP, antes Bixiga e recentemente Aclimação, as ruas são bem sujas aqui tb. E sim cara, creio que tem sim uma grande parcela de culpa da própria população. Como vc mesmo menciona da bolha pessoal e outras percepções que são bastante diferentes na nossa cultura, o povo aqui não tem um senso se cuidado com o bem comum, tem tb a questão de instrução e educação. Nas vizinhanças mais ricas, e provavelmente mais instruída, vc raramente vê gente jogando lixo na rua e as calçadas são quase sempre cuidadas e limpas. Então tem um componente de desigualdade tb. Uma outra coisa que vc vai perceber tb com a desigualdade é a questão da vizinhança barulhenta, quanto mais pobre, mais intenso o uso dessas caixas de som ultra potentes virando a noite. Quanto a limpeza, um bom exemplo que eu já vi funcionar é na Praia Grande, baixada Santista, a população suja bastante a praia, mas toda noite rola uma mega operação de limpeza da areia e orla com tratores e tudo mais, operação de guerra mesmo, no dia seguinte a praia amanhece pelo menos um pouco melhor. A prefeitura entendeu que faz bem para o turismo.

  • @augustomescobar
    @augustomescobar Год назад +2

    Izzy, eu moro na Inglaterra. Aqui quase não se vê lixeiras em locais públicos. E você não vê lixo no chão em lugar nenhum.
    Lixo no chão é cultural mesmo. Não faz sentido relativizar não.

    • @mozartmelo
      @mozartmelo Год назад +1

      É cultural, mas falta ação do poder público de Educação ambiental

  • @dudacalvin
    @dudacalvin Год назад +3

    Izzy, eu moro proximo e vou com frequencia na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Se vc nao conhece ainda, é uma cidade turistica aqui da regiao, que traz varias pessoas de fora do RS, pra passar frio e comer chocolate. Enfim, é uma cidade que tem uma zeladoria bem bem "cuidada", com varias lixeiras pela cidade, lixeiras fechadas em sua imensa maioria, com equipes que fazem a limpeza com frequencia e, vejam só: todo mundo que vem aqui fala nossa que lindo tudo limpinho. E isso faz com que as pessoas naturalmente nao joguem as coisas no chao pq ne, chega a ser estranho. Então, a prefeitura fazer o papel dela de forma realmente eficaz, planejada e constante, faz com que as pessoas vão tambem "ser educadas".

    • @luisfilipe2747
      @luisfilipe2747 Год назад

      Tem isso também. Brasileiro tem muito um quê de "ah, se ninguém tá fazendo, não sou eu quem vai fazer"

    • @hil449
      @hil449 Год назад

      ​@@luisfilipe2747exato, n sei outros países mas brasileiro é puro pensamento de rebanho

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 11 месяцев назад

      @@luisfilipe2747 não é só brasileiro, é humano. Leia a "Teoria das Janelas Quebradas" que foi aplicada em Nova York nos anos 1980. Um ambiente bem cuidado incentiva a preservação. Um ambiente desleixado, incentiva o descuido.

    • @luisfilipe2747
      @luisfilipe2747 11 месяцев назад

      @@giovanifm1984 cara, eu até entendo sua analogia, mas não se aplica muito; a teoria das janelas quebradas não está necessariamente ligada ao descuido, apesar de ter relação, mas algo na linha da janela de Overton, onde pequenos erros começam a ser tolerados e vão sendo naturalizados e aumentados
      O problema do descuido é algo mais cultural, é difícil ver isso em um país como Japão ou Islândia, por exemplo, porque eles tem internalizado essa antítese a bagunça e vandalismo

    • @giovanifm1984
      @giovanifm1984 11 месяцев назад

      @@luisfilipe2747 eu não sei a relação entre as duas teorias, sobre a "Janela de Overton" e a "Teoria das Janelas Quebradas", entretanto, parece-me que a primeira é muito mais relacionada a ideias e questões abstratas enquanto a segunda ao valor estético.
      O lixo nas ruas não é "aceito". Se perguntarmos a 10 pessoas aleatórias em uma rua, se elas acham bonito ou correto largar lixo em qualquer lugar, elas certamente dirão que acham feio ou que gostariam que fosse diferente, mesmo enquanto, talvez, elas mesmas já tenham jogado lixo fora do lugar.
      É "porque já está assim mesmo, não vai mudar nada".
      Volta a ideia das "Janelas Quebradas". Se a rua estivesse impoluta, o indivíduo sentir-se-ia acanhado, constrangido, a ser o primeiro a estragar a "pureza" do ambiente.
      Com o ambiente sujo, inconscientemente, sente-se que "não muda nada" um mínimo de esforço a mais.
      E somos assim, porque somos humanos. Tu e eu somos assim. Se vemos uma pia limpa, seca, sentimos ao por o primeiro prato sujo ou deixar um copo após beber água. Contudo, se a pia já estiver cheia... tanto faz um a mais ou um a menos. "Não vai ser meu prato que vai fazer diferença."
      O problema do lixo é muito mais uma questão estética, não ideológica ou cultural. Os mesmos brasileiros que emporcalham Curitiba, Porto Alegre ou São Paulo, comportam-se em Gramado, inclusive no trânsito.

  • @angelocnieiro
    @angelocnieiro Год назад +2

    Lembrando que Daniel Fraga começou com vídeos assim em

  • @edriellysueizy5458
    @edriellysueizy5458 Год назад +3

    Fui a Forteleza no inicio de setembro, passei 13 dias. Eu realmente nao imaginava que cidade fosse suja a esse ponto, muitas vezes precisei retornar dos lugares com o meu lixinho na bolsa e descarta-lo no hotel. Além do lixo, o que me incomodou demais é o nro de moradores em situacao de rua, nao sei quantas vezes fui parada por dia por eles pedindo R$ ou que tive que atravessar a rua porque havia 4 ou 5 dormindo nas calçadas, isso é triste. A cidade nao tem nenhum projeto pra eles? Alguém comentou sobre a divisao das classes sociais, nao conheco das ruas, mas isso era claro, tu percebe e de forma abrupta quando esta saindo de um bairro "nobre" para um "nao nobre", nao tem meio termo.

    • @hil449
      @hil449 Год назад

      Onde vc mora? Pq morei em bh e la tem MUITO mais morador de rua do q aqui em fortaleza, e me disseram q em sp é pior ainda..

    • @mozartmelo
      @mozartmelo Год назад

      Pessoas em situação de rua é um problema em todas as grandes cidades de países pobres

  •  Год назад +2

    Tive este mesma impressão da limpeza da cidade. Eu simplesmente adorei as pessoas, o clima e tudo...mas me chamou muito atenção a sujeira infelizmente! Estive em agosto, espero retornar!

  • @davibento6471
    @davibento6471 Год назад +3

    Se andasse de onibus veria que até no onibus kkkkkkk, Izzy, isso infelizmente é normal e senso comum por aqui... Da desgosto, claro. Se você andar no centro, piorou, tem muito movimento, e até tem lugar pra botar lixo, mas ai é mais o povo mesmo. Mas é bom que você esteja aqui! Ao menos fica mais fácil trocar uma ideia qualquer dia aleatório kkkkkkkkkk

  • @galdutro
    @galdutro Год назад

    Izzy, sou de São Paulo e, esses dias, aconteceu uma situação inusitada em relação a isso: a sujeira da cidade. Era domingo, 6 da manhã, e eu estava voltando a pé para casa depois da noite de sábado. Quando estava quase chegando à avenida em que moro, percebi um *morador de rua* varrendo a rua. Achei aquilo incrível, pois o bairro tem se tornado cada vez mais sujo. Isso se deve à negligência da prefeitura, mas, principalmente, *dos moradores!* Aproximei-me dele e agradeci, pois conviver com a sujeira dessas ruas por tanto tempo já estava me angustiando. Perguntei se precisava de algo, e ele disse que lhe faltavam calças. De fato, notei que ele usava uma de pijama. Eu tinha algumas calças que estavam extremamente largas para mim. Ele devia ter meu porte físico; portanto, para ele também seriam largas. Então, entrei no grupo de vizinhos e perguntei se alguém ali tinha cintos para doar. No fim, deu tudo certo: doei duas calças e dois cintos para ele e, para comprovar o destino das roupas, gravei um vídeo do morador de rua agradecendo e o postei no grupo. Hoje é o segundo dia consecutivo que a prefeitura tem dado uma geral no bairro, menos de uma semana após o ocorrido com o sem-teto. Pode ser coincidência, mas é muito conveniente para a administração pública; afinal, após meses e meses, eles tomam uma atitude logo após um mendigo ganhar repercussão por limpar a rua. Espero que os moradores do bairro se engajem em mantê-lo limpo.

  • @Calendula_3.6
    @Calendula_3.6 Год назад +3

    Sabe por que as ruas brasileira são sujas? Além da questão, óbvia, da educação, esse comportamento é típico de países com governança ruim. Veja se isso ocorre em Singapura ou nos países árabes? Jamais! Ontem, vi um vídeo sobre a Rússia e me espantei com ruas limpíssimas. Sociedades onde não há governança com braço de ferro vira pouco a pouco caos. A receita é simples.

  • @alexandre_cordeiro
    @alexandre_cordeiro Год назад

    Muito legal essa série. Venha qualquer dia aqui para Curitiba, e de a sua opinião em relação a isso. Atualmente Curitiba também anda meio suja, mas felizmente a prefeitura coloca bastante lixeira e voltaram com a campanha de lixo reciclável que na minha opinião, a reciclagem e algo fundamental para o futuro do planeta.

  • @canadiansoul9401
    @canadiansoul9401 Год назад

    BEM VINDO DE VOLTA AO BOSTIL IZZY

  • @op.diegoprimitivo
    @op.diegoprimitivo 9 месяцев назад

    A primeira vez que pude ir pra fora fiquei impressionado com a limpesa, e associei imediatamente a quantidade de lixeiras! Sou do Rio de Janeiro e não tem lixeiras aqui na rua a cada 2km você ve 1 ou outra

  • @vodsdolinkin4723
    @vodsdolinkin4723 Год назад +1

    Isso pq você mora no coração do Meireles, que é uma das regiões mais privilegiadas e estruturadas da cidade. Para os lados mais periféricos da cidade, é completamente normal vermos os lixos das casas nas calçadas e em diversos lugares da cidade existem verdadeiros lixões ao ar livre, verdadeiros aterros sanitários porém na rua, com pilhas e mais pilhas de lixo, inclusive são locais que geram diversos tipos de pragas e doenças e são locais que os moradores costumam despejar bichos mortos. Para esses lados a prefeitura simplesmente não existe, lixeira na rua? JAMAIS você verá uma, até mesmo em praças públicas, o volume de lixeiras é bem sucinto. então o buraco é bem mais em baixo. o problema da falta de educação da população é só mais um dos fatores.

  • @mauriciokarate
    @mauriciokarate Год назад +2

    O povo quebra ou rouba as latas de lixo, por isso tem poucas. Essas de concreto é boa ideia, só realmente colocar um saco

    • @oluska8152
      @oluska8152 11 месяцев назад

      os lixeiro ranca o saco de lixo com tudo dentro, e nem sequer colocam um novo de volta, só tacam dentro do caminhão e pula no caminhão em movimento e tchau

  • @biodbl1
    @biodbl1 Год назад +2

    Quando não tem lixeira, eu coloco no bolso pra jogar depois

  • @IstaDub
    @IstaDub Год назад

    eu to pela Beira Mar quase todo domingo. Fico olhando pros lados tentando te encontrar e nunca encontro kkk

  • @thiagodelacroix
    @thiagodelacroix Год назад

    Bem-vindo à nossa terrinha izzy!

  • @nathansilveira94
    @nathansilveira94 Год назад +1

    Infelizmente eu acho que boa parte é cultural mesmo, no sentido de que, se a cultura fosse não jogar lixo no chão, isso não aconteceria. Uma parcela também pode ser que venha de moradores de rua. No Japão também você mal encontra lixeiras nas ruas, a maioria foi removida porque tava tendo atentados envolvendo lixeiras, e ainda assim as ruas são limpas. Não sei se dá pra resolver só com planejamento urbano não... É triste.

  • @paolagusman7642
    @paolagusman7642 Год назад +1

    Já fui em Fortaleza e achei uma cidade suja mesmo. Pra quem vem do Sul realmente fica constrangido com tanta sujeira.

  • @baajr
    @baajr Год назад +1

    É cultural, as crianças vêem os adultos jogando lixo em qualquer lugar e fazem o mesmo. Isso só mudaria ensinando as nova gerações

  • @mauriciotbl86
    @mauriciotbl86 Год назад +1

    Na minha rua as pessoas tem o hábito de colocar o lixo no dia da coleta passar e colocam na calçada...em questão de minutos os catadores passam e espalham TD lixo na sua porta

  • @Marcgutierres
    @Marcgutierres Год назад +6

    Enquanto seus amigos gringos estão lamentando a chegada do inverno prematuramente eu faço o mesmo por aqui em relação a chegada do verão. Vc não faz ideia de como EU ODEIO SENTIR CALOR. Passo o tempo todo me sentindo mal nessa desgraça de estação (para ter uma ideia é no verão que costumo ficar gripado)

    • @principesky
      @principesky Год назад +1

      Somos dois. Acho que os extremos sempre causam incômodo (embora o Brasil obviamente não viva calor extremo de fato, como alguns países do Oriente Médio por exemplo.. ok, mas o calor aqui é muito forte sim). Lá o inverno que as pessoas enfrentam é um absurdo sem tamanho, principalmente no Canadá que é mais acima ainda. Dependendo do lugar tem temperaturas de -15 ou até -20 graus. Aqui o nosso verão, especialmente em algumas cidades á depender do clima local, da própria questão urbana até, enfim.. Pode ser extremamente forte e incômodo. Enquanto que o inverno não chega á tanto na maioria do país, e mesmo aonde é bem mais rigoroso, não tá no nível de localidades mais próximas dos polos nem ferrando. Eu particularmente nunca fui fã de verão no geral, e entre o frio e o calor que existem aqui prefiro mil vezes o frio, que é bem menos intenso.

    • @MM-cb7hm
      @MM-cb7hm Год назад

      Eu também não gosto de sentir muito calor, eu sempre tenho dificuldade de fazer as coisas quando tá fazendo muito calor, tira a minha energia. Agora quando o Clima tá legal tipo meio nublado só que não abafado, aí me deixa até motivado.

  • @BrunoHenrique-ii7md
    @BrunoHenrique-ii7md Год назад

    aqui na grande vitória as ruas são bem mais liimpas e e tem lixeiras nos principais pontos da cidade, mas ainda persiste aqueles pontos viciados de lixos em terrenos baldios.

  • @Jumentim10
    @Jumentim10 Год назад +1

    Izzy, o problema é que a galera rouba ou vandaliza as lixeiras também...

  • @CherryLips1312
    @CherryLips1312 Год назад +1

    Izzy, a verdade é que você será criticado sempre. Não importa o que você disser kkkkkkkkk eu mesma discordo de várias coisas que vocês fala, só não fico aqui enchendo teu saco, porque acima de tudo AMO seu conteúdo! E diferenças, todos nós temos, faz parte!

  • @brunosondacombr
    @brunosondacombr Год назад +1

    A cidade é realmente linda e tem um povo muito gente boa, mas quanto as lixeiras...Isso não são lixeiras... são manilhas improvisadas como lixeira... é quase o equivalente a chamar uma buraco no chão de "banheiro publico", tá faltando um olhar técnico sobre o equipamento urbano daqueles que implementaram... uma lixeira pública em área externa adequada tem que levar em conta diversos fatores, como vc citou, não deve deixar seu conteúdo exposto ao intemperismo, seja vento, chuva ou aquecimento excessivo, segundo, se em ambiente externo deve ter uma forma de pensada para sua manutenção, remoção de possível acumulo de líquidos, seja uma forma de remover o cesto, ou uma forma de lavar o cesto e que não mantenha agua em seu interior, terceiro, deve ter boa sinalização, se possível separação no mínimo entre orgânicos e recicláveis, em alguns casos basta ter dois cestos na mesma estrutura de lixeira, quarto, alguma forma de cobertura, apoio sobre a abertura, isso já é mais relativo a proteção contra chuva, mas dependendo do design pode auxiliar o usuário a apoiar algo sobre antes de depositar seu lixo, pode ser um fator de conforto para o usuário, quinto, ser feito de uma material adequado a função e local, seja para resistir as adversidades do local, como maresia, vandalismo, intemperismo em geral, quanto a não estragar com a sujeira... não é um fator tão considerado mas se bem planejado pode trazer uma economia publica no longo prazo. Btw.: Sou especificamente da área de urbanismo, antes que alguém pergunte. 😅

  • @pedroicarochagas4168
    @pedroicarochagas4168 Год назад +1

    Uma pessoa que sai do Canadá pra morar em Fortaleza é muito incompreensível ao meu ver.

    • @SocratesTaVivo
      @SocratesTaVivo Год назад +1

      Ele ja explicou os motivos dele, mas continuo achando incompreensível também kkk

  • @TheSpeedRain
    @TheSpeedRain Год назад +1

    Também vou muito na Beira Mar, e sempre me incomoda essa questão da rua suja, mas ali é um dos lugares mais limpos da cidade. Dá uma explorada no restante, saindo aí dessa zona rica, aí você vai ver a Fortaleza real. Gosto muito de pedalar pela cidade, como esporte, mas tem esse problema e outra tonelada, e não é um problema só nosso aqui, mas é um problema do Brasil mesmo.

  • @hm-henriquematias
    @hm-henriquematias Год назад +1

    A verdade é que tu só vivem bem aí se for no Meireles. Senão vale a pena deixar o Canadá não. Viver com medo de andar na rua é complicado

  • @xTankerz
    @xTankerz Год назад

    Aqui em Sp Capital elas são bem destacadas, tem muitas. Mas e feira de metal, conforme vai chovendo enferruja e o fundo se desintegra. Fora que precisam de sacos, as vezes não teh saco, ou não tem fundo.

  • @korohmnel
    @korohmnel 11 месяцев назад

    haha é o mesmo choque eu tive quando cheguei a toronto, só que o inverso. "como assim a maioria das cosias aqui é melhor projetada?"

  • @FabioMonteirovsm
    @FabioMonteirovsm Год назад

    Welcome to Brazil Izzy, um ano você volta pro Canadá

  • @luarde
    @luarde Год назад

    Mano, muito bom vídeo. Acho que a comparação acaba sendo inevitável. Acho que as pessoas se incomodam também com lixo, com descaso, com pixação( foi algo que tu criticou no Twitter mas eu acho que faz parte do problema geral, como um sintoma de como há um descaso institucional com as pessoas). Eu tendo a imaginar que só quem sabe é quem vivencia e só quem vivencia tem vontade de mudar de fato pra resolver o problema. Tipo, tu vivenciou o Canadá que essas questões foram superadas, que tem uma estrutura pra atender essas demandas. Aqui não tem vontade de resolver isso por parte de quem controla estes espaços. Os espaços onde as pessoas que comandam o país anda, não são os locais onde a população anda. Já fui de individualizar os problemas mas hoje eu penso o contrário, se houver uma estrutura pra atender a demanda será que isso aconteceria? É algo a se pensar…

  • @luancruz8473
    @luancruz8473 Год назад

    Vamo sair pra tomar uma cerveja Izzy!!!

  • @ShanSan757
    @ShanSan757 Год назад

    Izzy para prefeito!! 😂😂

  • @Vinicios.Santana
    @Vinicios.Santana 11 месяцев назад

    Um ponto que não foi citado é o vandalismo. Na minha cidade, novas lixeiras são frequentemente instaladas, mas mal duram algumas semanas, logo são queimadas, quebradas ou furtadas. Logo depois a prefeitura repoe para acontecer o mesmo e por fim desistem, deixando para a próxima gestão "mostrar serviço".

  • @RecrutaZero78
    @RecrutaZero78 Год назад

    Na parte da aula de inglês, usou o Bomberman como fundo, né malando? 😊

  • @cleitocarvalhojunior5856
    @cleitocarvalhojunior5856 Год назад

    Eu acredito que um dos problemas são os processos licitatórios desse tipo de serviço, a administração pública é lenta e favorece a empresa que cobra menos e não vai atender com plenitude a demanda.

  • @Numero_T
    @Numero_T Год назад

    Excelente análise.

  • @NewtonVaz
    @NewtonVaz 10 месяцев назад

    Você está certíssimo. Aqui no Recife sempre sinto falta de quantidade de lixeiro mas como fui educado a não jogar lixo no chão prefiro guardar até chegar em uma lixeira. Infelizmente nem todo mundo faz isso. Os órgão públicos deveriam ter mais atenção a isso.

  • @kidcarrasco
    @kidcarrasco Год назад

    os ultimos empregos que tive, visitei muita cidade pequena. Realmente o povo faz diferença em relação a limpeza, tem cidade que vc nota bem. Moradores que são mais educados e com melhor poder aquisitivo a cidade vive mais limpa, cidades onde tem muito desemprego e povo com pouca ou nenhuma educação formal é mais suja, muito lixo jogado na rua.
    Se vc conseguir fazer turismo ao sul do brasil, tente visitar a cidade Castrolanda no Parana.

  • @cammneto.1
    @cammneto.1 Год назад +2

    Aqui em Belém já tivemos mais lixeiras, porém acho q a prefeitura desistiu e o povo tb, sempre quebram as lixeiras, não duram nada, tão sempre sem fundo nas praças, e fora das praças não tem msm. Achei Fortaleza suja tb qd estive ai, mas Belém consegue ser MUITO mais suja.

    • @natanielfelipe
      @natanielfelipe Год назад

      A depredação das lixeiras é feita por um grupinho só, sempre teve baderneiros e pixadores aqui. Mas nada que um puxão de orelha não funcione. Ponha mais lixeiras e faça propagandas pra que as pessoas tenham mais respeito e responsabilidade, uma forma de tentar resolver o problema. Porque claramente todo mundo desistiu disso, as escolas não pegam mais no pé dos alunos também, difícil.

    • @cammneto.1
      @cammneto.1 Год назад

      @@natanielfelipe sim, é meio q uma desistência geral msm, mas no caso das lixeiras não é só vandalismo puro, roubam pra vender em ferro velho q nem cabo de energia.

  • @lucasalmeida3140
    @lucasalmeida3140 Год назад

    Izzyyy, faz um encontrinho em Fortal hehehe

  • @xxtunicogabriel
    @xxtunicogabriel Год назад

    filho, se levar para jeriquaquara, já era. Bagulho é certo mto brabo

  • @sinners_nsfw
    @sinners_nsfw Год назад

    Vem visitar Manaus quando der, tá um calor da porra aqui, perfeito pra um evento abafado e cheio de gente. Por aqui anda sujo e quente igual, tu vai se sentir em casa.

  • @MrVankiller
    @MrVankiller Год назад +14

    Por que o povo é mal educado, as empresas de limpeza urbana funcionam muito bem mas 30min depois que ela passa ja ta tudo uma bagunça novamente

    • @SauloLordMr
      @SauloLordMr Год назад

      É a triste realidade (com poucas exceções). Sou nascido e criado na cidade, onde morei toda a minha vida

    • @amberhide04
      @amberhide04 Год назад

      o povo é mal educado por que falta educação publica de alta qualidade, a culpa não e do povo e sim do descaso com o sistema de educação

    • @MrVankiller
      @MrVankiller Год назад

      @@amberhide04 concordo com a primeira sentença e discordo da segunda.

    • @eumesma9409
      @eumesma9409 Год назад +3

      Daí eles culpam os políticos, a prefeitura etc etc, só esquecem que eles mesmos jogaram o lixo na rua.

    • @amberhide04
      @amberhide04 Год назад

      as pessoas só jogam na rua porquê não existe educação publica de qualidade que as consciêntize, além disso a limpeza urbana também não funciona bem universalmente, em lugares mais pobres o descaso é aparente.