Agradeço grandemente Lutero por sua iniciativa,embora há algumas igrejas que se desviaram do caminho,foi o exemplo dele que nos permitiu abrir os olhos e proporcionou a expansão da biblia.
Muito bom! Sou Luterano e, na igreja, sempre nos disseram que Lutero havia pregado as suas teses na porta da Igreja da cidade de Wittenberg. Nunca cheguei a contestar essa informação. Gostaria de fazer uma contribuição. A Reforma Protestante também foi berço de pensamentos que resultariam, mais à frente, no racionalismo de Kant - um luterano -, no final do séc. XVIII, que influenciariam, por sua vez, o pensamento sobre moral e ética nos séculos seguintes. Ainda que as ideias não estivessem todas no período de Lutero ou dentro da reforma proposta por ele, a possibilidade de se colocar o pensamento hegemônico em perspectiva trouxe mudanças culturais e sociais com a possibilidade de ascensão mais facilitada, porem não menos traumática, de uma nova classe - a burguesia. A Reforma Protestante foi também um dos eventos históricos que levariam ao desenvolvimento do capitalismo.
Sou Calvinista e li um livro onde explicava o porquê de, possivelmente, lutero não ter pregado as teses na porta da igreja winterberg. Segundo alguns autores, não há muitas fontes que comprovam à ideia de lutero ter pregado as 95 teses. Na verdade, nem mesmo o proprio lutero diz como foi publicada as teses. Nesse sentido, a Unica fonte sobre isso é uma biografia de lutero escrita por seu amigo melancton, 3 meses depois da morte do monge agostiniano.
Vitor Carloto procura um podcast de teologia evangélica chamado BTCast, lá o Alex (pastor luterano que apareceu em uns Nerdcast) fala bastante sobre como ele fez as 95 teses mas seria bem impossível de ele ter literalmente pregado elas
Indulgências não serviam para o perdão dos pecados. E sim para ser dispensado da pena temporal de um pecado já perdoado. O problema em si aconteceu quando o clero começou a associar o tempo de purificação no purgatório (o que inclui sofrimento para nós católicos) com a compra de indulgências. As indulgências vinham até com o tempo no purgatório que era descontado ao comprá-las. Não tinha nada a ver com o processo de expiação dos pecados já que esses eram (e ainda são) perdoados durante a confissão.
Eu não estou entrando no debate teológico. Estou apenas dizendo que o Filipe errou ao dizer que se utilizavam indulgências para o perdão dos pecados aos 2:00. Sendo que isso não é historicamente verdade.
Você acha realmente que a igreja cobrava dinheiro de bom grado, isto é, objetivando realmente um valor teológico ? É muito fácil corromper o sentido original de um conceito, e transforma-lo completamente em torno do objetivo que se quer alcançar, e mais fácil ainda quando o público alvo tem medo de contestar. Em suma, acredito que as indulgências eram compradas muito mais como perdão divino - mesmo que seu conceito original não fosse esse - em decorrência de uma proposital manipulação a fim de assegurar mais dinheiro, e, se esse for o caso, de que vale atribuir o conceito formal histórico, se o conceito prático é diferente e foi muito mais presente e aplicado ?
Não. Estou falando de forma prática mesmo. As indulgências não eram vendidas para se conseguir o perdão dos pecados. Não é e nem nunca foi. Isso é uma questão histórica que se necessita de um conhecimento teológico para entender. No próprio Nerdcast sobre a reforma protestante que o Filipe indicou para que ouvíssemos (que parece que ele não prestou atenção nessa parte) há um doutor em teologia que explica isso direito. A indulgência era utilizada para a dispensa da pena temporal (a penitência) aplicada a um pecado já perdoado na confissão. Sabe quando nos filmes o padre passa 10 Ave Marias depois que um fiel se confessa? Então, isso é a penitência e na Idade Média essa penitência era muito mais laboriosa do que é hoje havendo até peregrinações de milhares de quilômetros. O problema de Lutero com as indulgências aconteceu quando o clero começou a vender as indulgências para diminuir o tempo das almas no purgatório, como eu já disse há sofrimento no purgatório, por isso as pessoas compravam. Há até uma frase famosa que eu não sei se é verdadeira que explica bem o marketing feito pela Igreja: "Quando a moeda no cofre cai, uma alma do purgatório sai." A alma no purgatório já tem seus pecados perdoados, todas as almas do purgatório serão salvas, a questão é apenas o tempo. Basta ler as 95 teses do Lutero. Ele cita o purgatório 15 vezes durante as teses. Inclusive as teses 20 e a 23 confirmam exatamente o que eu disse aqui. Lutero se refere ao "perdão plenário das penas" e não o perdão dos pecados. Aqui está o link das teses em português: www.culturabrasil.org/zip/95teses.pdf Boa leitura.
Entendo. Mas nesse caso, ainda acredito que tenha ocorrido deturpação do conceito. De um ponto de vista teológico, parece-me que o próprio purgatório é uma versão temporária do inferno, ao ponto que o proprio Luthero aponta nas teses semelhanças entre esses dois elementos. Além disso, inúmeros teológos apontam para o fato da biblia não mencionar o purgatório, e vão de contra essa admissão. Admito, portanto, que o purgatório tenha sido uma variação da figura do inferno que objetiva levantar dinheiro por meio de indulgências, sendo criada para não contradizer o inferno ''sem saida'' já consolidado pela biblia. No entanto, tendo em vista o que dizes, o Filipe realmente cometeu um erro, mas provavelmente vai corrigi-lo no próximo episódio. Quanto ao fato do podcast ser citado no episódio e o mesmo contradizer ele, tenho em mente que isso acontece pois não foi o Filipe que recomendou o Podcast, e sim o pessoal do estúdio 42 ( os editores do vídeo ), haja vista que ele não o cita verbalmente, só aparece como uma imagem ( não é nem a primeira vez que esse tipo de confusão ocorre).
@@MrFone345 No livro de Macabeus diz que os judeus já rezavam pelos mortos, admitindo então a existência do purgatório, o problema é o que os protestantes não aceitam esse livro como canônico e usam a bíblia judaica.
Na minha opnião foi um vídeo bastante incompleto, vou explicar o porquê : 1° As indulgências não dizem respeito a venda do perdão, isto já se trata do sacramento da reconciliação/confissão, o qual é sempre gratuito. As indulgências dizem mais a respeito da reabilitação da alma. Por exemplo : vamos dizer que você quebrou um braço e ele esta simplesmente destroçado, então você precisa ir a um cirurgião e ele te cura(Jesus através do padre na confissão), mas ngm sai de uma cirurgia tipo "uau, olha só galera vejam como eu já estou melhor", não, a pessoa precisa fazer algumas sessões de terapia pra readiquirir a movimentação do braço e torná-lo mais forte(isto é oq as indulgências fazem), um padre, basicamente, fala "faça essas coisas e você ficará melhor". Isto pois, o pecado mortal, ou, até mesmo, venial deixa uma ferida em nossa alma e devemos 1° nos curar(confissão) e 2° nos reabilitar(indulgência). 2° Realmente, é muito fácil interpretar erroniamente como as indulgências eram feitas. Não se tratava de uma venda, isto, inclusive, é um pecado chamado simonia, mas sim de práticas que levavam a essa reabilitação. Então, a pessoa tem que fazer 4 coisas para se reabilitar, basicamente(isso na indulgência plenária) : -rezar pelo papa, -confessar sacramentalmente os seu pecados, -receber a Sagrada Eucarístia - Agora a 4° coisa é um ato de caridade, pode ser rezar, pode ser jejeum de alguma coisa OUUU vc pode doar dinheiro para uma boa causa, não necessariamente para a Igreja, mas como a construção da Basílica de São Pedro era uma causa excelentíssima, muitas pessoas optaram por doar dinheiro. Então, note como as indulgências poderiam ser facilmente confundidas com "pagar pela salvação", oq, mais uma vez, é pecado. Inclusive, há um documento do próprio Vaticano à respeito www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20000129_indulgence_en.html Outrossim, ele explica somente um aspecto do que os protestantes acreditavam relacionado a fé-que só ela poderia salvar. A Igreja Católica jamais negou a importância da fé como salvadora, mas dizia que a fé + boas obras salvavam. Lutero, negava isso, então ele falava, basicamente : "Não importa quantas coisas boas ou ruins vc fez nesse mundo, se vc tiver fé, vc será salvo", então como consequência disso ele defendia que um ladrão com fé, uma assassino com fé, etc iria ser salvo, oq a Igreja Católica negava e nega até hoje. A Igreja Católica fala que a fé junta com as boas obras levam ao céu.
@@gabriellegal4496pelo visto vc não conhece a história negra da religião romana. A vendas de idungencias tinha caráter soteorologico sim. Tapar o sol com a peneira hj e fácil, é só estudar um pouquinho.
Nha ele com certeza esperava q algo assim pudesse acontecer ja q a sola scriptura é quase uma carta branca pra aproveitadores ele se sentiria mal se sua igreja tivesse se tornado oq ele condenava mas n a reforma como um todo ( minha opinião)
75 A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes ao ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura.
Concordo também, atualmente as pessoas buscam na igreja somente riquezas e se esquecem do principal que é a salvação porque o dinheiro é uma coisa passageira e a salvação é algo eterno. " Buscai antes o reino de deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas" ( Lucas 12 ; 31 ).
Eu vi ali no Rei da Espanha 8:45 = "Mãe de Dragões e quebradora de correntes". kk... Mais um ótimo nerdologia! ;) Eu pensei em abordar sobre o Protestantismo também, nesse mês, em meu canal, mas não terei tempo suficiente. (rs...)
Excelente! Na minha conclusão de seminário em 2017 fiz uma apresentação falando da pré-Reforma e Reforma, eu representei John Huss no trabalho. A Reforma Protestante é um marco na históris do Cristianismo.
Muitíssimo obrigado por falar do anacronismo, alguns realmente precisam entender que determinados termos não existiam, ou que não a possibilidade de usa-los para outros períodos!! Felipe acho que seria interessante dar um enfoque na guerra dos trinta anos, pois além de uma das maiores guerras europeias, é um período riquíssimo em termos de geopolítica, sem falar que isso poderia mitigar o pensamento de alguns que apenas, e uso isso entre aspas para descrever uma atitude que não condiz com os preceitos religiosos, alguns "seguidores do Islã" fariam guerras em nome de um deus. Sem falar que é o marco para o estudo em Relações Internacionais. E já falando em anacronismo, se der num próximo vídeo, tenta usar a bandeira, e os brasoes do antigo Reino da Bohemia por exemplo, e as marcações geográficas também, acho que vai enriquecer muito aí o seu trabalho já que vai pegar a representação de como era. Também foi bem interessante você tocar em temas "delicados" sem tomar partido, sempre é valido isso. Agora em relação aos argumentos que o pessoal pediu, puta meu, tem tanta, tanta coisa em relação a isso que até em ambiente acadêmico as vezes é evitado falar no assunto porque é um tema pra lá de delicado, acho que nós resta apenas ver o que vai dar, e torcer para que morram o menor número possível de pessoas nesse processo! Parabéns novamente, Nerdologia -Guerra dos 30 anos, ou até mesmo Nerdologia - Cardeal de Richelieu
Pequena canelada: em 5:40, quando há um destaque no mapa nos Estados que hoje constituem a Itália, há um realce na ilha de Córsega, pertencente à França, ao invés da Sardenha (a ilha maior), pertencente à Itália. No mais, programa sensacional.
Nem me fale. 80% dos comentários desse vídeo são "Ah, Igreja/Cristãos X roubou(aram)", "Oh, Igreja/Cristãos Y não fez(izeram) isso", mas no final, em geral (porque também falar "todos" já é exagero), os cristãos e a Igreja roubam do mesmo jeito. Essas divisórias (evangélico, católico, protestante, etc) só fazem para inflamar o próprio ego dos cristãos, que sentem necessidade sem igual de apontar o dedo na cara dos outros, inclusive entre eles mesmos. No final, todos estão juntos na hora de colocar seu crentismo lá no alto, ficar inventando mil e uma modas de tentar "pescar"/converter pessoas leigas que caem na conversa fiada de "paz e amor", espalhar ignorância e ódio para expandir sua religião... Enfim: Se já é uma parábola para as pessoas entenderem que todas essas variações tem uma mesma raiz, e assim sendo, todos compartilham do mesmo problema (apenas com pequenas variações), imagina falar de anacronismo? Pior que as únicas informações sobre um certo "passado maravilhoso" são todas baseadas em anacronismo. As vezes me pergunto como as pessoas conseguem querer ver/ouvir sobre algo que elas não querem entender e nem absorver.
@gnd-tmr1106 falou tudo. Eles não respeitam ninguém. Sou candomblecista e sofri na mão dessa gente ruim e egoísta. Racistas, misógino.... com a teoria do domínio se tornaram insuportáveis!
Parabéns a todos vocês que compõem o Nerdologia com trabalho excelente , conseguindo trazer temas complexos e às vezes polêmicos de forma simples e quase sempre imparciais! Gostaria de propor um projeto de Nerdologia Política , porque como é um assunto nem um pouco simples , ainda mais porque muitas pessoas ou não entendem ou fingem que entendem , e por isso mantêm-se afastadas desse tópico , que deveria ser mais do que importante para qualquer um que se considere cidadão brasileiro! Galera , dêem like pra ele dar uma olhada disso , o povo brasileiro quer mais esclarecimento e conhecimento sobre a política brasileira !!!!
Olá. Muito bom o seu vídeos. Sou inscrito no canal e vejo todos quanto possível. Sou professor de física, mas é impossível separar a ciência da historia, adoro citar em como grandes concepções física levaram décadas para serem o que estudamos hoje, fora o contexto histórico da época. Parabéns pelo canal.
@Jefferson Sabino Jr dentro das milhares de denominações protestantes divergentes, provavelmente as mais corretas são as luterana e anglicana, pois se separaram da Igreja por motivos bons (até mesmo do vergonhoso Papa Alexandre VI). Mas as demais denominações só quiseram repartir o lucro.
Vídeo excelente! Contudo, na minha opinião, pecou por não falar sobre Calvino. Apesar de Luthero ser o mais famoso, o Calvinismo teve maior expressividade que o Lutheranismo. A ideais de Calvino sobre a predestinação e trabalho alteraram e influenciaram muito a sociedade da época, que passou a não ver mais a acumulação de riquezas e posses como pecado, como também a conotação de que o trabalho era algo inferior, ligado as classes baixas. Algo que foi muito bem aceito pela nova classe em ascensão na época, a burguesia.
Olá Felipe! Desde já quero dizer da minha admiração pelo canal e pelos vídeos, tão interessantes e instrutivos! Muito obrigado pelos seu trabalho e de toda equipe do Nerdologia. Porém gostaria de ressaltar a omissão, ao meu ver, da citação do pré reformador Pedro Valdo, que originou o movimento dos Valdenses, que foi muito importante, Além dos reformadores Zwinglio, Calvino, John Knox e o próprio rei Henrique VII. Creio que todos esses, assim como Lutero, tiveram uma grande importância histórica na expansão e consolidação do movimento da Reforma em toda Europa. Um grande abraço!!!
Eu entendo e aprendo facilmente qualquer vídeo do nerdologia , biologia , física, química, principalmente o nerdologia Tec uma vez que estudo Ciência da Computação rsrs mas o nerdologia de História... eu gosto de assistir mas passa 10 minutos já esqueci tudo kkkk é muita data , muitos nomes, muitos lugares, muita coisa que não consigo assimilar 😂
Olá Felipe, vale lembrar do iconico discurso proferido por Lutero em Worms, mesmo duramente contrariado. "A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara (pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém."
Felipe queria lhe dar parabéns, sincero e de coração, mesmo percebendo que tu tens um viés de esquerda tu aborda diferentes temas com amplitude e imparcialidade, ótimo profissional! Abraços!
Muitos Professores de História afirmam que Lutero literalmente pregou suas 95 teses na porta da igreja com o argumento de que este ato era o costume da época quando se queria desafiar alguém para um debate acadêmico. Como pode-se demonstrar com dados que isso foi uma lenda sendo que é uma idéia tão amplamente disseminada?
Ótimo vídeo! Porém, é registrado que Lutero de fato pregou as teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. As portas das catedrais eram usadas como um mural. As teses de lutero foram rapidamente tiradas por serem controversas, elas soó foram difundidas com sucesso por cause da imprensa de Gutenberg. Outros personagens importantes na reforma antes de Lutero foram Pedro Valdo e Savonarola. (Fonte: Erwin Lutzer. Rescuing the Gospel: The Story and Significance of the Reformation).
@Luan Tavares você é um idiota herege maior ainda, kkkkkkkkkkkkkk,eu vou obdeçer o Papa seguir as procissões e acender vela que é melhor e na igreja católica somos ensinados a xingar e odiar protestantes hereges
Samuel Luis e eu, protestante, te diria pra tomar cuidado. Ário foi socado por são Nicolau por muito menos, imagina o que os grandes nomes dos concílios (icolau e Atanásio) devem pensar de vc...
Na verdade não, a reforma foi necessária nessa época devido a errada ideologia soberana da igreja católica. Hoje nós temos diversas igrejas que funcionam de diversas formas, cada uma seguindo a biblia de uma forma diferente, umas seguindo ao pé da letra a palavra e outras que manipulam a palavra como bem entendem, claro que no meio disso tudo existem igrejas verdadeiras que buscam o entendimento real da palavra, não somente na leitura, mas também na pratica, na busca de relacionamento com Deus, em ouvir e entender os direcionamentos de Deus. Existem muitas igrejas onde Deus não esta presente, pois os fieis não estão buscando Ele e sim outras coisas terrenas, seus corações estão nas coisas desse mundo e como a palavra diz: Onde estiver seu tesouro, aí também estará seu coração.
A galera sempre cai na ideia de que a grama do vizinho é mais verde. O que acontece no Brasil acontece no mundo inteiro. Religião significa se religar com Deus, enquanto o homem buscar as coisas terrenas como disse o amigo anteriormente, nada vai mudar.
Verdade, muitas igrejas hoje em dia, principalmente aqui no Brasil, deixaram de seguir a principal razão da mesma que é ajudar no crescimento espiritual das pessoas e guia las de acordo com a palavra e acabaram colocando como principal a teologia da prosperidade e as curas (como é o caso das neo pentecostais), esquecendo qual o verdadeiro sentido.
100 anos da revolução Russa, Filipe. É um evento importante para a historiografia mundial, independente das polarizações que tem se apresentado na sociedade.
A respeito do aspeto teológico o melhor livro que já li que trata do assunto é: "O Grande Conflito". Da escritora estadunidense Ellen White. (Tem gratuito na internet, tanto o Livro quanto o audiobook)
Filipe tira duas duvidas 1° o Calvinismo seria uma "upgrade" da reforma de Martinho Lutero? 2º Teve uma Contra-reforma por parte da igreja católica? Obrigado !!!
Pra quem tá falando Dízimo: Está falado na bíblia É usado para sustentar a igreja segundo a bíblia (se o pastor está roubando ele que tá pecando e não quem contribui) Ele não traz salvação E mesmo assim não são todos os pastores que roubam então não generalizem
Excelente vídeo, você demonstra muito conhecimento sobre o conteúdo e sempre utiliza de referências para embasar o conteúdo, ótimo! Acredito que seria dar um pouco de ênfase no motivo das teses estarem escritas em alemão, já que o uso da língua vulgar teria uma alcance muito maior que o se fosse escrita em latim, afetando todas as camadas sociais. Continue como ótimo trabalho que você faz e continue trazendo mais História nas minhas terças-feiras!
Débora Onofrio Nossa, você dá xilique se alguém falar sobre Calvino? Não precisa ser calvinista pra saber que Calvino foi uma das figuras mais importantes para a propagação da Reforma Protestante no mundo e para a história da igreja.
Muito bom! Vocês poderiam fazer um vídeo falando do movimento Anabatista, também originário da reforma protestante e com isso pegar um gancho falando dos Menonitas inseridos em vários lugares do mundo, sua cultura, modo de colonização, seculares e medievais, não aderem a tecnologia. Obrigada.
Creio que houve um pequeno engano. O Papa que excomungou Lutero foi o Leão X, não o Papa Martinho V - 3:20, pois o mesmo foi eleito em 1417, 100 anos antes da data em que Lutero "Pregou" as Teses na porta do Castelo de Wittenberg.
Aqui em Belém do Pará é dia da Matinta Pereira, uma Lei municipal deu essa iniciativa para deter o imaginário ideológico estadunidense. A Lei é a de número 8.330/2004. Na verdade existem várias interpretações sobre a personagem Matinta Pereira. Quem quiser conferir eis o link do jornal com a Lei: www.diarioonline.com.br/noticia-261894-.html
Isso ocorre porque Martinho Lutero saiu fantasiado batendo de porta em porta pedindo doces e falando "gostosuras ou travessuras" na noite da reforma. True Story. :v
PARABÉNS LUTERO PASSOU 500 ANOS DA SUA REFORMA PROTESTANTE E OS PAÍSES QUE ADERIRAM A ELA SÃO HOJE OS MAIS ATEUS E COM MAIOR PROPAGANDA ANTICRISTÃ DO OCIDENTE, E A SUA IGREJA SE TORNOU MENOR QUE AS SEITAS FUNDADAS SÉCULOS DEPOIS
Felipe, você pode explicar melhor essa questão da Guerra dos trinta anos ser a maior guerra até o século XIX? Quais os critérios? Obg, parabéns pelo vídeo!
''Quanto maior a contribuição maior o perdão''. Algumas ''igrejas'' fazem isso ainda, infelizmente...
Sério? Que eu saiba hoje em dia existe a ideia de quanto mais você contribui mais bens materiais você conquista.
thoomassXD Dízimo e indulgências são coisas completamente diferentes.
Ewerthon Danton esqueceu dos pedaço de terra no céu que a igreja católica vendia também.
Ewerthon Danton quanto mais próximo do trono de Deus mais caro .
Existe corrupção em tudo que é lugar. Fato triste !
Agradeço grandemente Lutero por sua iniciativa,embora há algumas igrejas que se desviaram do caminho,foi o exemplo dele que nos permitiu abrir os olhos e proporcionou a expansão da biblia.
Temos à bíblia graças a lutero e à Deus.
@@danielpereiradossantos798 Temos a Bíblia graças à Igreja Católica e à Deus*
Muito bom!
Sou Luterano e, na igreja, sempre nos disseram que Lutero havia pregado as suas teses na porta da Igreja da cidade de Wittenberg. Nunca cheguei a contestar essa informação.
Gostaria de fazer uma contribuição. A Reforma Protestante também foi berço de pensamentos que resultariam, mais à frente, no racionalismo de Kant - um luterano -, no final do séc. XVIII, que influenciariam, por sua vez, o pensamento sobre moral e ética nos séculos seguintes. Ainda que as ideias não estivessem todas no período de Lutero ou dentro da reforma proposta por ele, a possibilidade de se colocar o pensamento hegemônico em perspectiva trouxe mudanças culturais e sociais com a possibilidade de ascensão mais facilitada, porem não menos traumática, de uma nova classe - a burguesia. A Reforma Protestante foi também um dos eventos históricos que levariam ao desenvolvimento do capitalismo.
Sou Calvinista e li um livro onde explicava o porquê de, possivelmente, lutero não ter pregado as teses na porta da igreja winterberg. Segundo alguns autores, não há muitas fontes que comprovam à ideia de lutero ter pregado as 95 teses. Na verdade, nem mesmo o proprio lutero diz como foi publicada as teses. Nesse sentido, a Unica fonte sobre isso é uma biografia de lutero escrita por seu amigo melancton, 3 meses depois da morte do monge agostiniano.
Vitor Carloto procura um podcast de teologia evangélica chamado BTCast, lá o Alex (pastor luterano que apareceu em uns Nerdcast) fala bastante sobre como ele fez as 95 teses mas seria bem impossível de ele ter literalmente pregado elas
Jhonatas Gonçalves então, e essa parte biografia feita pelo Melanchton é tida como uma confusão dele.
Indulgências não serviam para o perdão dos pecados. E sim para ser dispensado da pena temporal de um pecado já perdoado.
O problema em si aconteceu quando o clero começou a associar o tempo de purificação no purgatório (o que inclui sofrimento para nós católicos) com a compra de indulgências. As indulgências vinham até com o tempo no purgatório que era descontado ao comprá-las. Não tinha nada a ver com o processo de expiação dos pecados já que esses eram (e ainda são) perdoados durante a confissão.
Eu não estou entrando no debate teológico. Estou apenas dizendo que o Filipe errou ao dizer que se utilizavam indulgências para o perdão dos pecados aos 2:00. Sendo que isso não é historicamente verdade.
Você acha realmente que a igreja cobrava dinheiro de bom grado, isto é, objetivando realmente um valor teológico ? É muito fácil corromper o sentido original de um conceito, e transforma-lo completamente em torno do objetivo que se quer alcançar, e mais fácil ainda quando o público alvo tem medo de contestar. Em suma, acredito que as indulgências eram compradas muito mais como perdão divino - mesmo que seu conceito original não fosse esse - em decorrência de uma proposital manipulação a fim de assegurar mais dinheiro, e, se esse for o caso, de que vale atribuir o conceito formal histórico, se o conceito prático é diferente e foi muito mais presente e aplicado ?
Não. Estou falando de forma prática mesmo. As indulgências não eram vendidas para se conseguir o perdão dos pecados. Não é e nem nunca foi. Isso é uma questão histórica que se necessita de um conhecimento teológico para entender.
No próprio Nerdcast sobre a reforma protestante que o Filipe indicou para que ouvíssemos (que parece que ele não prestou atenção nessa parte) há um doutor em teologia que explica isso direito. A indulgência era utilizada para a dispensa da pena temporal (a penitência) aplicada a um pecado já perdoado na confissão. Sabe quando nos filmes o padre passa 10 Ave Marias depois que um fiel se confessa? Então, isso é a penitência e na Idade Média essa penitência era muito mais laboriosa do que é hoje havendo até peregrinações de milhares de quilômetros.
O problema de Lutero com as indulgências aconteceu quando o clero começou a vender as indulgências para diminuir o tempo das almas no purgatório, como eu já disse há sofrimento no purgatório, por isso as pessoas compravam. Há até uma frase famosa que eu não sei se é verdadeira que explica bem o marketing feito pela Igreja:
"Quando a moeda no cofre cai, uma alma do purgatório sai."
A alma no purgatório já tem seus pecados perdoados, todas as almas do purgatório serão salvas, a questão é apenas o tempo.
Basta ler as 95 teses do Lutero. Ele cita o purgatório 15 vezes durante as teses. Inclusive as teses 20 e a 23 confirmam exatamente o que eu disse aqui. Lutero se refere ao "perdão plenário das penas" e não o perdão dos pecados.
Aqui está o link das teses em português: www.culturabrasil.org/zip/95teses.pdf
Boa leitura.
Entendo. Mas nesse caso, ainda acredito que tenha ocorrido deturpação do conceito. De um ponto de vista teológico, parece-me que o próprio purgatório é uma versão temporária do inferno, ao ponto que o proprio Luthero aponta nas teses semelhanças entre esses dois elementos. Além disso, inúmeros teológos apontam para o fato da biblia não mencionar o purgatório, e vão de contra essa admissão. Admito, portanto, que o purgatório tenha sido uma variação da figura do inferno que objetiva levantar dinheiro por meio de indulgências, sendo criada para não contradizer o inferno ''sem saida'' já consolidado pela biblia.
No entanto, tendo em vista o que dizes, o Filipe realmente cometeu um erro, mas provavelmente vai corrigi-lo no próximo episódio. Quanto ao fato do podcast ser citado no episódio e o mesmo contradizer ele, tenho em mente que isso acontece pois não foi o Filipe que recomendou o Podcast, e sim o pessoal do estúdio 42 ( os editores do vídeo ), haja vista que ele não o cita verbalmente, só aparece como uma imagem ( não é nem a primeira vez que esse tipo de confusão ocorre).
@@MrFone345 No livro de Macabeus diz que os judeus já rezavam pelos mortos, admitindo então a existência do purgatório, o problema é o que os protestantes não aceitam esse livro como canônico e usam a bíblia judaica.
Façam um Nerdologia sobre a Guerra do Paraguai, nunca pedi nada.
Ivan Michael esse pedido é antigo.
Up
Eu desconfio que a musica de fundo (um canto gregoriano) é do jogo World of Warcraft.
Kazuki Mazda Parece alguma dos elfos ou aquela do Arthas.
eu acho que é devil may cry
É alguma parte dos Elfos, eu até estava escutando aqui, mas como não posso colocar LINK aqui, vai ficar só no eu acho.
Por que não podes colocar links aqui ?
marcus martins bem isso!!
Parabéns pelo vídeo!! Martinho Lutero - um grande homem de Deus.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se Martinho Lutero é um grade homem de Deus, coitado dos judeus .
kkkk diz isso para as pessoas que ele perseguiu
Inocente
Um grande mala que mandou matar seu próprio povo que não quis converter a ele, e antissemita.
Parabéns, excelente explicação.
Na minha opnião foi um vídeo bastante incompleto, vou explicar o porquê :
1° As indulgências não dizem respeito a venda do perdão, isto já se trata do sacramento da reconciliação/confissão, o qual é sempre gratuito. As indulgências dizem mais a respeito da reabilitação da alma. Por exemplo : vamos dizer que você quebrou um braço e ele esta simplesmente destroçado, então você precisa ir a um cirurgião e ele te cura(Jesus através do padre na confissão), mas ngm sai de uma cirurgia tipo "uau, olha só galera vejam como eu já estou melhor", não, a pessoa precisa fazer algumas sessões de terapia pra readiquirir a movimentação do braço e torná-lo mais forte(isto é oq as indulgências fazem), um padre, basicamente, fala "faça essas coisas e você ficará melhor". Isto pois, o pecado mortal, ou, até mesmo, venial deixa uma ferida em nossa alma e devemos 1° nos curar(confissão) e 2° nos reabilitar(indulgência).
2° Realmente, é muito fácil interpretar erroniamente como as indulgências eram feitas. Não se tratava de uma venda, isto, inclusive, é um pecado chamado simonia, mas sim de práticas que levavam a essa reabilitação. Então, a pessoa tem que fazer 4 coisas para se reabilitar, basicamente(isso na indulgência plenária) :
-rezar pelo papa,
-confessar sacramentalmente os seu pecados, -receber a Sagrada Eucarístia
- Agora a 4° coisa é um ato de caridade, pode ser rezar, pode ser jejeum de alguma coisa OUUU vc pode doar dinheiro para uma boa causa, não necessariamente para a Igreja, mas como a construção da Basílica de São Pedro era uma causa excelentíssima, muitas pessoas optaram por doar dinheiro. Então, note como as indulgências poderiam ser facilmente confundidas com "pagar pela salvação", oq, mais uma vez, é pecado.
Inclusive, há um documento do próprio Vaticano à respeito www.vatican.va/roman_curia/tribunals/apost_penit/documents/rc_trib_appen_pro_20000129_indulgence_en.html
Outrossim, ele explica somente um aspecto do que os protestantes acreditavam relacionado a fé-que só ela poderia salvar. A Igreja Católica jamais negou a importância da fé como salvadora, mas dizia que a fé + boas obras salvavam. Lutero, negava isso, então ele falava, basicamente : "Não importa quantas coisas boas ou ruins vc fez nesse mundo, se vc tiver fé, vc será salvo", então como consequência disso ele defendia que um ladrão com fé, uma assassino com fé, etc iria ser salvo, oq a Igreja Católica negava e nega até hoje. A Igreja Católica fala que a fé junta com as boas obras levam ao céu.
@@gabriellegal4496 ela falou que gostou da exlicacão deixa ela cara euem
@@lauraalves2221 pq vc sente tanto medo da verdade ?
@@gabriellegal4496pelo visto vc não conhece a história negra da religião romana. A vendas de idungencias tinha caráter soteorologico sim. Tapar o sol com a peneira hj e fácil, é só estudar um pouquinho.
Muito bom! Como sempre!
Apoio um podcast do nerdologia! Vcs são simplesmente geniais! Abraços
Sensacional, é muito bom que tenhamos conteúdos assim! Nerdologia sempre de parabéns, um dos melhores canais do RUclips!
"A Paz se possível, a verdade a qualquer preço" Martinho Luteto
Adoro. Aí o gato apoia os nobres contra as revoltas dos pobres contra a nobreza 🎉
@@karolynagomes5805 Based
Esse é o melhor Nerdologia História que teve até hj!!
MÚSICA DE FUNDO ESPETACULAR. INCRÍVEL, MAGNÍFICA.
Já imaginou Lutero nos dias atuais vendo no que se tornou o protestantismo dele. Ia enlouquecer.
Nha ele com certeza esperava q algo assim pudesse acontecer ja q a sola scriptura é quase uma carta branca pra aproveitadores ele se sentiria mal se sua igreja tivesse se tornado oq ele condenava mas n a reforma como um todo ( minha opinião)
O protestantismo não é dele
Melhor nerdologia de História!
Excelente!
A tese 86 se aplica ao Bispo Edir Macedo hahahahhah Ou a qualquer clérigo milionário...
75 A opinião de que as indulgências papais são tão eficazes ao ponto de poderem absolver um homem mesmo que tivesse violentado a mãe de Deus, caso isso fosse possível, é loucura.
Sou protestante e concordo.
@@hudott Também
Igreja do Macedo não é protestante, é uma seita, eles não são cristãos, eles não buscam a Deus, e sim ao dinheiro e riquezas.
Concordo também, atualmente as pessoas buscam na igreja somente riquezas e se esquecem do principal que é a salvação porque o dinheiro é uma coisa passageira e a salvação é algo eterno. " Buscai antes o reino de deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas" ( Lucas 12 ; 31 ).
Eu vi ali no Rei da Espanha 8:45 = "Mãe de Dragões e quebradora de correntes". kk...
Mais um ótimo nerdologia! ;) Eu pensei em abordar sobre o Protestantismo também, nesse mês, em meu canal, mas não terei tempo suficiente. (rs...)
"Lutero tá pistola" "Martinho lacrou" hahahahahahhahahahahahha
Heueheyehue
+Elane Santiago Maluco é brabo.
"Mamilos"
Tive que dar pause pra terminar de rir nessas partes! Hahaha
Deviam executar o criador do "termo" lacrou.
+Gian Lucas Concordo plenamente.
Excelente! Na minha conclusão de seminário em 2017 fiz uma apresentação falando da pré-Reforma e Reforma, eu representei John Huss no trabalho. A Reforma Protestante é um marco na históris do Cristianismo.
O trabalho de vocês é incrível, parabéns!
Muitíssimo obrigado por falar do anacronismo, alguns realmente precisam entender que determinados termos não existiam, ou que não a possibilidade de usa-los para outros períodos!! Felipe acho que seria interessante dar um enfoque na guerra dos trinta anos, pois além de uma das maiores guerras europeias, é um período riquíssimo em termos de geopolítica, sem falar que isso poderia mitigar o pensamento de alguns que apenas, e uso isso entre aspas para descrever uma atitude que não condiz com os preceitos religiosos, alguns "seguidores do Islã" fariam guerras em nome de um deus. Sem falar que é o marco para o estudo em Relações Internacionais. E já falando em anacronismo, se der num próximo vídeo, tenta usar a bandeira, e os brasoes do antigo Reino da Bohemia por exemplo, e as marcações geográficas também, acho que vai enriquecer muito aí o seu trabalho já que vai pegar a representação de como era. Também foi bem interessante você tocar em temas "delicados" sem tomar partido, sempre é valido isso. Agora em relação aos argumentos que o pessoal pediu, puta meu, tem tanta, tanta coisa em relação a isso que até em ambiente acadêmico as vezes é evitado falar no assunto porque é um tema pra lá de delicado, acho que nós resta apenas ver o que vai dar, e torcer para que morram o menor número possível de pessoas nesse processo! Parabéns novamente, Nerdologia -Guerra dos 30 anos, ou até mesmo Nerdologia - Cardeal de Richelieu
Excelente vídeo e contextualização impecável !
Pequena canelada: em 5:40, quando há um destaque no mapa nos Estados que hoje constituem a Itália, há um realce na ilha de Córsega, pertencente à França, ao invés da Sardenha (a ilha maior), pertencente à Itália. No mais, programa sensacional.
Vixi, quando sair vídeo sobre anacronismo a seção de comentários vai borbulhar. X)
Chico Jão com certeza, chega já senti o cheiro de treta, quando o Filipe disse que iria fazer um vídeo sobre Anacronismo.
Vai rolar uma suruba de comentários
Nem me fale. 80% dos comentários desse vídeo são "Ah, Igreja/Cristãos X roubou(aram)", "Oh, Igreja/Cristãos Y não fez(izeram) isso", mas no final, em geral (porque também falar "todos" já é exagero), os cristãos e a Igreja roubam do mesmo jeito. Essas divisórias (evangélico, católico, protestante, etc) só fazem para inflamar o próprio ego dos cristãos, que sentem necessidade sem igual de apontar o dedo na cara dos outros, inclusive entre eles mesmos. No final, todos estão juntos na hora de colocar seu crentismo lá no alto, ficar inventando mil e uma modas de tentar "pescar"/converter pessoas leigas que caem na conversa fiada de "paz e amor", espalhar ignorância e ódio para expandir sua religião...
Enfim: Se já é uma parábola para as pessoas entenderem que todas essas variações tem uma mesma raiz, e assim sendo, todos compartilham do mesmo problema (apenas com pequenas variações), imagina falar de anacronismo? Pior que as únicas informações sobre um certo "passado maravilhoso" são todas baseadas em anacronismo. As vezes me pergunto como as pessoas conseguem querer ver/ouvir sobre algo que elas não querem entender e nem absorver.
@gnd-tmr1106 falou tudo. Eles não respeitam ninguém. Sou candomblecista e sofri na mão dessa gente ruim e egoísta. Racistas, misógino.... com a teoria do domínio se tornaram insuportáveis!
Parabéns a todos vocês que compõem o Nerdologia com trabalho excelente , conseguindo trazer temas complexos e às vezes polêmicos de forma simples e quase sempre imparciais! Gostaria de propor um projeto de Nerdologia Política , porque como é um assunto nem um pouco simples , ainda mais porque muitas pessoas ou não entendem ou fingem que entendem , e por isso mantêm-se afastadas desse tópico , que deveria ser mais do que importante para qualquer um que se considere cidadão brasileiro!
Galera , dêem like pra ele dar uma olhada disso , o povo brasileiro quer mais esclarecimento e conhecimento sobre a política brasileira !!!!
muito bom!!!! Você é incrível. Ensina de uma forma leve, Parabéns.
Valeu @kamila
Olá. Muito bom o seu vídeos. Sou inscrito no canal e vejo todos quanto possível. Sou professor de física, mas é impossível separar a ciência da historia, adoro citar em como grandes concepções física levaram décadas para serem o que estudamos hoje, fora o contexto histórico da época. Parabéns pelo canal.
Top o canal! Parabéns (assistindo um vídeo atrás do outro)
MUITO OBRIGADO POR ESSE CANAL EXISTIR!
Lutero deve esta se revirando no túmulo
Souza Player principalmente por ver as tais igrejas "neopentecostais" que dá vergonha em qualquer cristão.
Victor Hans da sim,mano eu mesmo fico com nojo.
Imagina a reação daquela calmaria de pessoa que era o senhor Martinho vendo a igreja de hoje kkkkk
kkk
@Jefferson Sabino Jr dentro das milhares de denominações protestantes divergentes, provavelmente as mais corretas são as luterana e anglicana, pois se separaram da Igreja por motivos bons (até mesmo do vergonhoso Papa Alexandre VI). Mas as demais denominações só quiseram repartir o lucro.
Vídeo excelente! Contudo, na minha opinião, pecou por não falar sobre Calvino. Apesar de Luthero ser o mais famoso, o Calvinismo teve maior expressividade que o Lutheranismo. A ideais de Calvino sobre a predestinação e trabalho alteraram e influenciaram muito a sociedade da época, que passou a não ver mais a acumulação de riquezas e posses como pecado, como também a conotação de que o trabalho era algo inferior, ligado as classes baixas. Algo que foi muito bem aceito pela nova classe em ascensão na época, a burguesia.
Olá Felipe! Desde já quero dizer da minha admiração pelo canal e pelos vídeos, tão interessantes e instrutivos! Muito obrigado pelos seu trabalho e de toda equipe do Nerdologia. Porém gostaria de ressaltar a omissão, ao meu ver, da citação do pré reformador Pedro Valdo, que originou o movimento dos Valdenses, que foi muito importante, Além dos reformadores Zwinglio, Calvino, John Knox e o próprio rei Henrique VII. Creio que todos esses, assim como Lutero, tiveram uma grande importância histórica na expansão e consolidação do movimento da Reforma em toda Europa. Um grande abraço!!!
Vcs podiam fazer um vídeo complementar falando sobre a contra-reforma Católica e a inquisição.
Mais uma vez, simplesmente sensacional !
Muito obrigado a vocês do nerdologia graça a vocês eu tirei 10 na media de história
MARTINHO DA VILA LUTERO - PROCUREI, EM TODAS AS REFORMAS A FELICIDADE E NÃO ENCONTREI FIQUEI NA SAUDADE...
Boa!
😂😂😂😂😂😂
Eu amo esse cara.
Excelente! Como sempre.👏👏👏👏👏👏
(7:09) "para a ingreja"? Eu ouvi bem? Fora isso, perfeito.
Excelente vídeo, com ótimas fontes de informação.
Na verdade ele não apresentou fonte alguma, e o vídeo está cheio de informações equivocadas.
@@pauloadrianosikorskivc é a biblioteca viva e tem todas verdades coerentes
Cadê os 9 milhões que esse canal merece?
Foi um vídeo muito bom esclarecidor
Parabéns! Execelente explicação 🙏
Eu entendo e aprendo facilmente qualquer vídeo do nerdologia , biologia , física, química, principalmente o nerdologia Tec uma vez que estudo Ciência da Computação rsrs mas o nerdologia de História... eu gosto de assistir mas passa 10 minutos já esqueci tudo kkkk é muita data , muitos nomes, muitos lugares, muita coisa que não consigo assimilar 😂
Lutero, o brabo tem nome
Excelente episódio. Filipe, algum dos filhos de Lutero seguiu os passos do pai no ramo da teologia? Se sim, tem alguma obra conhecida?
Vale a pena escutar o BTCast sobre a Reforma com a participação do Felipe.
Olá Felipe, vale lembrar do iconico discurso proferido por Lutero em Worms, mesmo duramente contrariado.
"A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara (pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Amém."
Felipe queria lhe dar parabéns, sincero e de coração, mesmo percebendo que tu tens um viés de esquerda tu aborda diferentes temas com amplitude e imparcialidade, ótimo profissional! Abraços!
Nerdologia: esquadrão da morte, Brasil 1970
Por favor, por favor, por favor!!!
Cheguei nesse canal através doo meu professor ótima explicação
Muitos Professores de História afirmam que Lutero literalmente pregou suas 95 teses na porta da igreja com o argumento de que este ato era o costume da época quando se queria desafiar alguém para um debate acadêmico. Como pode-se demonstrar com dados que isso foi uma lenda sendo que é uma idéia tão amplamente disseminada?
Parabéns, você´acaba de entrar na minha lista de visitantes recentes.
Muito bom👏👏
Ótimo vídeo! Porém, é registrado que Lutero de fato pregou as teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. As portas das catedrais eram usadas como um mural. As teses de lutero foram rapidamente tiradas por serem controversas, elas soó foram difundidas com sucesso por cause da imprensa de Gutenberg. Outros personagens importantes na reforma antes de Lutero foram Pedro Valdo e Savonarola. (Fonte: Erwin Lutzer. Rescuing the Gospel: The Story and Significance of the Reformation).
kkkkkk "ele é colunista?" peguei a referencia.
Indico o podcast do jovem nerd sobre o tema, muito bom!
Parei até de editar pra ver. Muito bom. Esses memes com lutero uheashaesihea
Obrigado por existir!
*Sola fide • Sola scriptura • Solus Christus • Sola gratia • Soli Deo gloria*
@Luan Tavares e tu não és.
@Luan Tavares kkkkkkkkkkkkkk, hahaha como é bom ser católico devoto de Maria
@Luan Tavares você é um idiota herege maior ainda, kkkkkkkkkkkkkk,eu vou obdeçer o Papa seguir as procissões e acender vela que é melhor e na igreja católica somos ensinados a xingar e odiar protestantes hereges
Samuel Luis e eu, protestante, te diria pra tomar cuidado. Ário foi socado por são Nicolau por muito menos, imagina o que os grandes nomes dos concílios (icolau e Atanásio) devem pensar de vc...
Luan Tavares não desce o nivel brother, só ele que αδελφοί significa irmão e que Maria não foi eternamente virgem e sai de fininho.
Não acredito nessa quantidade de views, é muito dahora o canal!
Precisamos de uma outra Reforma
Na verdade não, a reforma foi necessária nessa época devido a errada ideologia soberana da igreja católica. Hoje nós temos diversas igrejas que funcionam de diversas formas, cada uma seguindo a biblia de uma forma diferente, umas seguindo ao pé da letra a palavra e outras que manipulam a palavra como bem entendem, claro que no meio disso tudo existem igrejas verdadeiras que buscam o entendimento real da palavra, não somente na leitura, mas também na pratica, na busca de relacionamento com Deus, em ouvir e entender os direcionamentos de Deus. Existem muitas igrejas onde Deus não esta presente, pois os fieis não estão buscando Ele e sim outras coisas terrenas, seus corações estão nas coisas desse mundo e como a palavra diz: Onde estiver seu tesouro, aí também estará seu coração.
Realmente, do jeito que a igreja no Brasil está contaminada e doente com heresias e falsos profetas... Realmente é necessário uma nova reforma.
A galera sempre cai na ideia de que a grama do vizinho é mais verde. O que acontece no Brasil acontece no mundo inteiro. Religião significa se religar com Deus, enquanto o homem buscar as coisas terrenas como disse o amigo anteriormente, nada vai mudar.
Verdade, muitas igrejas hoje em dia, principalmente aqui no Brasil, deixaram de seguir a principal razão da mesma que é ajudar no crescimento espiritual das pessoas e guia las de acordo com a palavra e acabaram colocando como principal a teologia da prosperidade e as curas (como é o caso das neo pentecostais), esquecendo qual o verdadeiro sentido.
Rafael Carlos fala com o o Augustus Nicodemus e pede pra ele chamar um concílio kkkkk
100 anos da revolução Russa, Filipe. É um evento importante para a historiografia mundial, independente das polarizações que tem se apresentado na sociedade.
A respeito do aspeto teológico o melhor livro que já li que trata do assunto é: "O Grande Conflito". Da escritora estadunidense Ellen White. (Tem gratuito na internet, tanto o Livro quanto o audiobook)
Muito bom o vídeo, a Reforma é um assunto interessantíssimo! Nerdologia, melhor canal!
Nerdologia sobre o Napoleão
Filipe tira duas duvidas 1° o Calvinismo seria uma "upgrade" da reforma de Martinho Lutero? 2º Teve uma Contra-reforma por parte da igreja católica?
Obrigado !!!
Pra quem tá falando
Dízimo:
Está falado na bíblia
É usado para sustentar a igreja segundo a bíblia (se o pastor está roubando ele que tá pecando e não quem contribui)
Ele não traz salvação
E mesmo assim não são todos os pastores que roubam então não generalizem
Dízimo está tanto na Bíblia quanto a lei que diz que se o filho desonrar só pai deve ser apedrejado.
Excelente vídeo, você demonstra muito conhecimento sobre o conteúdo e sempre utiliza de referências para embasar o conteúdo, ótimo! Acredito que seria dar um pouco de ênfase no motivo das teses estarem escritas em alemão, já que o uso da língua vulgar teria uma alcance muito maior que o se fosse escrita em latim, afetando todas as camadas sociais. Continue como ótimo trabalho que você faz e continue trazendo mais História nas minhas terças-feiras!
esse nerdologia não poderia vir em hora mais oportuna, to estudando idade moderna pro enem kkkk
vinicius andrade passou?
Muito bom. Vale escutar o nerdcast também!
Que canal incrível!
com seu video tirei 10 na prova de historia
"Lutero tá pistola!" 😂😂😂😂😂
Nossa! Que vídeo excelente! Muito bem produzido! Parabéns!
Poderia ter falado de Calvino tbm!
Mano, como calvinista é chato!
Débora Onofrio não sou calvinista, apenas acho que ele é uma figura de extrema importância para um vídeo sobre protestantismo. Abraços!
Enzo Corvello
Links na descrição.
Débora Onofrio Nossa, você dá xilique se alguém falar sobre Calvino? Não precisa ser calvinista pra saber que Calvino foi uma das figuras mais importantes para a propagação da Reforma Protestante no mundo e para a história da igreja.
Muito bom!
Vocês poderiam fazer um vídeo falando do movimento Anabatista, também originário da reforma protestante e com isso pegar um gancho falando dos Menonitas inseridos em vários lugares do mundo, sua cultura, modo de colonização, seculares e medievais, não aderem a tecnologia. Obrigada.
"LUTERO TÁ PISTOLA"
Sensacional
Creio que houve um pequeno engano. O Papa que excomungou Lutero foi o Leão X, não o Papa Martinho V - 3:20, pois o mesmo foi eleito em 1417, 100 anos antes da data em que Lutero "Pregou" as Teses na porta do Castelo de Wittenberg.
Eu estava esperando esse pra semana que vem ! grata surpresa
Mãe de Dragões e Quebradora de Correntes kkkkk
8:48 no canto direito inferior da tela
kkkk
'-' kkkkkk
Adoro nerdologia e sempre compartilho
Interessante essa tese 86... muitos evangélicos deveriam ler rs
Isso se dá muito pelo fato das pessoas não pesquisarem sua própria história, o conhecimento é libertador
@@andreferreiracosta4634verdade concordo isso poderia ser analisado tbm pela religião romana mais foi a primeira que desprezou
EXECELENTE VIDEO BROW!
Parabéns!
Fala sobre as revoluções em Pernambuco de 1817 e a confederação do Equador.
Boa análise como sempre
Curioso que o dia da reforma é o dia das bruxas e o dia do saci no Brasil.
huehuehue
Aqui em Belém do Pará é dia da Matinta Pereira, uma Lei municipal deu essa iniciativa para deter o imaginário ideológico estadunidense. A Lei é a de número 8.330/2004. Na verdade existem várias interpretações sobre a personagem Matinta Pereira. Quem quiser conferir eis o link do jornal com a Lei: www.diarioonline.com.br/noticia-261894-.html
qualquer semelhança com datas ou fatos históricos, é mera coincidência.
Isso ocorre porque Martinho Lutero saiu fantasiado batendo de porta em porta pedindo doces e falando "gostosuras ou travessuras" na noite da reforma. True Story. :v
Dia do Saci, e isso existe?
Está muito bom mesmo, o conteúdo é bem explicado e intuitivo, seria bem legal um vídeo da contrarreforma em algum momento posterior.
O pessoal não soube o que era a reforma Protestante, Lutero não queria criar uma nova religião e sim libertar o povo da religião.
Falacia
PARABÉNS LUTERO
PASSOU 500 ANOS DA SUA REFORMA PROTESTANTE E OS PAÍSES QUE ADERIRAM A ELA SÃO HOJE OS MAIS ATEUS E COM MAIOR PROPAGANDA ANTICRISTÃ DO OCIDENTE, E A SUA IGREJA SE TORNOU MENOR QUE AS SEITAS FUNDADAS SÉCULOS DEPOIS
Felipe, você pode explicar melhor essa questão da Guerra dos trinta anos ser a maior guerra até o século XIX? Quais os critérios? Obg, parabéns pelo vídeo!
Sou luterana, esse evento dos 500 anos, foi muito comemorada
Excelente apanhado. Parabéns
em 00:40 o nome de Martinho Lutero está escrito errado(está Marinho Lutero), mas mesmo assim vídeo fantástico.
Que estranho, o Marinho é Católico kkkk
Marinho?
"Que m€rd@! Sabia não!"
Por sua fidelidade histórica, irei me escrever no seu canal. Outra coisa, sou protestante.
Imagina a caveira destes que foram fundadores do protestantismo, ao ver que muitos seus sucessores fazem exatamente o que eles condenavm
Uma ótima analise sobre o momento politico, social e econômico, que permitiu a reforma protestante
Nerdologia- Revolução americana
Sensacionaaal!!