"antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas." (Sigmund Freud)
A mais perfeita resposta para uma sociedade onde todas as tristezas e problemas enfrentados pelo individuo são diagnosticados como depressão e ansiedade ou algum tipo de doença mental
Será que vem os 900 esse ano ? "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento enfrenta obstáculos em sua caminhada. De maneira análoga, a "pedra" assemelha-se ao estigma associado as doenças mentais, pois é evidente que é um grave problema que precisa ser resolvido no Brasil. Nessa perspectiva, vale citar o preconceito que pessoas depressivas sofrem. Segundo a OMS (organização mundial de saúde), a depressão afeta 3 em cada 60 pessoas e elas continuam sendo rejeitadas. Além disso, indivíduos que sofrem de algum transtorno, costumam ser "atacados" verbalmente pela sociedade e muitas vezes pela própria família. Os termos "isso é frescurinha", "para de chorar", "só quer aparecer" são bastante ouvidos pelos doentes. Outrossim, a falta de informação é um dos fatores que impedem a diminuição do impasse. Visto que grande parte dos idosos associam qualquer doença da mente com a falta de Deus e a maioria dos pais não dão atenção aos filhos. Fora isso, não sabem tratar bem e nem respeitam ansiosos, depressivos e outros. Conforme o sociólogo francês Émile Durkheim, "o indivíduo só poderá agir, na medida em que ele entender contexto em que ele está inserido". Dessarte, visando no Brasil mais informado, é mister de superar o estigma associado às doenças mentais. Dessa forma, o governo em parceria com o ministério da saúde, devem promover campanhas com objetivo de informar os leigos que transtornos e ansiedade é um assunto sério. Com isso, brasileiros desinformados iriam respeitar mais quem não é saudável mentalmente. Desse modo, a "pedra" citada por Drummond, seria finalmente removida do caminho.
A vida perfeita exposta na rede social, e por trás das câmeras a infelicidade , a frustração. Preconceito, a falta de empatia e querer agradar a todos mostrando a perfeição. O filme O Coringa. Depressão. botei basicamente isso na minha redação. Espero que eu não fugir do tema. Botei também o direito a saúde.
Falei sobre os Estigmas dos pacientes com transtorno mental no trabalho principalmente após afastamento para ao tratamento Psiquiatrico. E fugi do clichê de depressão e ansiedade fui atrás de Transtorno dissociativo, Borderline, Transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo, Esquizofrenia entre outros. Falei o quanto é difícil conseguir tratamento no Caps e terapias com Psicólogos. Falei na intervenção sobre o trabalho que as escolas e as empresas podem fazer pra fazer com que essas pessoas possam se sentir incluídas e não excluídas. Sou portadora de Borderline, Transtorno depressivo grave Psicótico,Tdah e transtorno dissociativo e despersonalização e ansiedade generalizada nunca uma prova me representou tanto. Escolhi essa temática pois, justamente em 2019 me afastei por 7 meses para tratamento. Minha mãe é portadora de Esquizofrenia quando eu li o tema me emocionei muito porque eu e minha mãe e até meu filho mais velho que é autista vivemos e sabemos realmente na pele sobre o que uma cicatriz tão profunda causada por uma sociedade tão despreparada para pessoas como nós.
Eu citei "os 13 porquês", a constituição, o livro "o holocausto brasileiro" e Hannah Arendt. Falei sobre a precariedade de tratamento dado pelo governo e a falta de sensibilidade e entendimento da sociedade em relação as doenças.
@@raphaolivs3394 Creio e espero que não, até porque nos textos motivadores falava que o estigma relacionado a doenças mentais era o preconceito, falta de informação e tratamentos precários. Pra quem tiver dúvida, essa informação fica no texto 2, no final do primeiro parágrafo.
Perfeito Tenho depressao severa e só fui entender o q é essa doença depois q ela me "pegou ". E muito sofrimento, mas muitos amigos nao percebem E uma doença invisivel para muitos, mas para quem foi acometido e desesperador.
Mano você me deixou tão aliviada! Porque eu coloquei a pandemia como causa de ansiedade em um dos desenvolvimentos, e a propaganda como proposta para melhorar a empatia. Eu comprovei com esses dados que o motivo das doenças são aspectos externos, como a pandemia. Eu tava achando que tinha fugido do tema.
Rapaz, parabéns pelo vídeo! Rapidamente gravou, editou e POSTOU! Parabéns por gravar um vídeo de qualidade em pouco tempo e parabéns ao editor que fez tudo rapidinho!
O tema não foi tão fácil assim, muitos focaram apenas em depressão, ansiedade..... e por não saber o significado da palavra ESTIGMA não souberam desenvolver bem a redação. Vamos ler mais e praticar mais a escrita, galera! Além de ser bom para os nossos neurônios é bom para o nosso desenvolvimento acadêmico. Acredito que, como nos últimos anos, o número de alunos nota mil na redação do ENEM será baixo.
*GENTE, EU NÃO TENHO CORRETOR, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR? to achando que zerei pela porr do estigma* (SE TIVER UM ERRO GRAMATICAL ABSURDO É PQ COPIEI CORRENDO KKK) A série televisiva ''13 Reasons Why'' retrata, no decorrer da trama'' o estigma associado às doenças mentais, haja vista que a protagonista tem depressão. Fora da ficção, é notório que a realidade brasileira assemelha-se ao cenário negativo do seriado. Depreende-se, diante disso, que a falta de uma participação mais ativa da comunidade sobre o problema supracitado, bem como os precários serviços de saúde da população de baixa renda contribuem para a perpetuação de viés. A princípio, convém ressaltar que há a necessidade de uma participação mais ativa das pessoas a respeito da saúde mental na sociedade brasileira. Na frase ''O Brasil não tem povo, tem público'', do renomado escritor Lima Barreto, entende-se que os indivíduos não agem para erradicar os problemas do corpo social. Tal citação aplica-se perfeitamente na questão das doenças mentais, uma vez que raramente encontra-se pessoas realizando projetos, campanhas ou outras ações para amenizar a vicissitude, o que é grave. Além disso, é relevante evidenciar que o acesso aos serviços de saúde de qualidade é desigual. Acerca disso, é pertinente trazer a Constituição Federal de 1988, a qual prevê a saúde como direito de todo cidadão. Entretanto, compreende-se que esse mecanismo legislativo não tem sido regido com total eficácia, visto que grande parte dos indivíduos que são diagnosticados com transtornos mentais possuem tratamento extremamente precário, principalmente os de baixa renda. Assim, é possível concluir que o fato de mais de 10 milhões de brasileiros terem depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, deriva, em parte, dessa negligência do Estado. Portanto, torna-se crucial reverter essa situação. Sob essa perspectiva, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional no âmbito da saúde, deve criar campanhas, por meio de verbas governamentais, com a finalidade de incentivar os cidadãos a agirem de forma mais participativa no problemas sociais. Ademais, o Estado deve realizar um projeto que acompanhe indivíduos carentes com tais transtornos. Espera-se, com isso, que a realidade em ''13 Reasons Why'' não continue sendo o viés representativo do país.
Eu argumentei sobre o preconceito , e pedi empatia da sociedade em relação a quem tem problemas mentais. No segundo argumento , pedi pra construírem mais centros de internação públicos para o tratamento psiquiátrico. (Pois no meu Estado Pará, só possuímos um (Gaspar Viana) super lotado e não internam se o paciente não for muito violento.) Na intervenção eu usei campanhas , por todos os meios comunicativos para que o tema fosse mais discutido e assim diminuir essa falta de empatia com as pessoas doentes. Usei pra fechar o A2, Aristóteles. " o homem é um ser social" visto que , todo indivíduo deve se estar incluso na sociedade independe de suas limitações . Espero que tenha dado certo !.
Será que Coringa seria mesmo uma boa referência? Porque ao mesmo tempo que o Arthur é vítima de uma sociedade negligente, ele acaba se tornando perigoso no final, o que é algo muito comum em filmes: a ideia de que a pessoa com doença mental é uma pessoa perigosa. Quando uma pessoa comete um crime na vida real, logo são levantadas hipóteses dela possuir alguma doença mental. Não é atoa que doente é usado como ofensa. Gosto muito do filme, mas eu assisti a um vídeo que relaciona a estigmatização de pessoas com doenças mentais enquanto pessoas perigosas para sociedade e achei muito interessante.
Eu sitei dados do psiquiatra e escritor algusto Cury na introdução argumentando a falta de discussão sobre o assunto que gera o preconceito na sociedade brasileira, o livro o futuro da humanidade no d1 e o personagem Thor (Pois no último filme ele estava em depressão) no D2. Estou confiante, espero ter tirado uma boa nota💗
Vi o que poderia cair no video "Spoiler" no video que você lançou.. cara muito obrigado! Foquei em uma declaração de Devora Kestel. Diretora do departamento de saúde mental da OMS e tratei de gravar isso. Consegui usar como uma citação indireta. Acredito que me ajudou demais. Valeu!
Eu escrevi como a sociedade hoje em dia é mais focada em economia e lucros e dá pouca importância para quando o assunto é saúde mental e muitas vezes é desmotivado o debate sobre. Será que eu saí um pouco do assunto "estigma"?
Mano eu tô na mesma, só citei a palavra estigma na intro e na conclusão, o que eu falei foi sobre a falta de informação sobre as doenças mentais e coisas relacionadas ao tratamento estou com muito medo de ter feito fuga de tema
Falei basicamente sobre a falta de investimento no setor educacional que resulta em ignorância e preconceito em relação a saúde mental. Pois as pessoas acabam não tendo pensamento crítico e autônomo
eu falei mais Ou Menos Sobre isso, citey O Bullying como Uma Violência que Leva a Depressão, e citei Uma Frase de nelson mandela sobre Educação ligando ao fato deq as escolas careçem de Uma Educação social pra ocasionar mudancas nas Pessoas que Praticam O Bullying! não sei se Fugi do tema falando sobre isso, Porisso to com medo:(
Eu citei o Abapuru, da Tacila do Amaral e O Alienista , do Machado de Assis pra fazer analogia ao negligenciamento da saúde mental. Usei Zygmount Bauman pra falar que as pessoas estão mais individualistas e por isso o conceito de perfeição está cada vez mais concretizada na sociedade . Usei Freud e a psicanálise e por fim dei como proposta de intervenção o investimento do governo em um projeto "informação para todos"
Boa noite,acompanho os seus vídeos que são muito bons, fiz a prova do enem e o tema foi uma realidade vivida em nossos dias, porem a palavrinha estigma para mim foi complicado.
Show de bola! Cheguei no Canal agora, sou daqui de Manaus, não realizamos o Enem agora, mas ficaria perdido nesse tema, visto que usei Coringa na redação do Enem 2019! Por favor, não deixa de atualizar a gente aqui que ainda vaj fazer a reaplicação em fevereiro! Tmj!
Usei o livro alienista, só Machado. O filme Divertidamente e o artigo 6 da Constituição. Na verdade eu tinha feito um D2 com o filme tempos modernos, mas minha redação ficou grande e sobraram poucas linhas para a conclusão, então eu apelei para a Constituição.😐😓
Prof. Eu citei psicofobia como argumento D2, e citei o coringa. Na introdução eu citei Constituição Federal. MEU MAIOR MEDO É O D1 , EU FALEI DA FALTA DE LEIS DO GOVERNO E FALEI DA FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE. Eu vou zerar? Por causa disso. Gente me ajude!
Falei sobre como as redes sociais podem induzir uma bulimia e como a ansiedade implica em escassez de socialização. Acham que fui coerente ou que tangenciei?
*GENTE, EU NÃO TENHO CORRETOR, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR? to achando que zerei pela porr do estigma* (SE TIVER UM ERRO GRAMATICAL ABSURDO É PQ COPIEI CORRENDO KKK) A série televisiva ''13 Reasons Why'' retrata, no decorrer da trama'' o estigma associado às doenças mentais, haja vista que a protagonista tem depressão. Fora da ficção, é notório que a realidade brasileira assemelha-se ao cenário negativo do seriado. Depreende-se, diante disso, que a falta de uma participação mais ativa da comunidade sobre o problema supracitado, bem como os precários serviços de saúde da população de baixa renda contribuem para a perpetuação de viés. A princípio, convém ressaltar que há a necessidade de uma participação mais ativa das pessoas a respeito da saúde mental na sociedade brasileira. Na frase ''O Brasil não tem povo, tem público'', do renomado escritor Lima Barreto, entende-se que os indivíduos não agem para erradicar os problemas do corpo social. Tal citação aplica-se perfeitamente na questão das doenças mentais, uma vez que raramente encontra-se pessoas realizando projetos, campanhas ou outras ações para amenizar a vicissitude, o que é grave. Além disso, é relevante evidenciar que o acesso aos serviços de saúde de qualidade é desigual. Acerca disso, é pertinente trazer a Constituição Federal de 1988, a qual prevê a saúde como direito de todo cidadão. Entretanto, compreende-se que esse mecanismo legislativo não tem sido regido com total eficácia, visto que grande parte dos indivíduos que são diagnosticados com transtornos mentais possuem tratamento extremamente precário, principalmente os de baixa renda. Assim, é possível concluir que o fato de mais de 10 milhões de brasileiros terem depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, deriva, em parte, dessa negligência do Estado. Portanto, torna-se crucial reverter essa situação. Sob essa perspectiva, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional no âmbito da saúde, deve criar campanhas, por meio de verbas governamentais, com a finalidade de incentivar os cidadãos a agirem de forma mais participativa no problemas sociais. Ademais, o Estado deve realizar um projeto que acompanhe indivíduos carentes com tais transtornos. Espera-se, com isso, que a realidade em ''13 Reasons Why'' não continue sendo o viés representativo do país.
Eu citei o filme do coringa aquele mais dramático e tive 820 apesar de não ser um tema tão polêmico quanto o racismo e outros fica difícil ter o que dizer quando não se tem muito conhecimento do assunto. Ache minha redação insuficiente mas foi o que deu para fazer.
Li o tema e no lugar de "doença mental" vi "saúde mental", será q vou zerar?😢 Nossa, e eu saí de lá pensando que tinha ficado tão perfeito :( Só fui descobrir agora que errei o tema.
Professor fiz minha redação desse jeito. 😓 A constituição Federal, promulgada em 1988, promete em suas disposições, a consolidação de um Estado justo, democrático e igualitário. No entanto quando se fala de estigmas associados as doenças mentais na sociedade brasileira, percebe-se, que essas garantias não se afirmam completamente, visto que esse é grave problema social, que se sustenta pela falta de investimentos governamentais, como também pelo silenciamento. Diante disso, é imprescindível o debate e resolução dos impasses. Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais para combater doenças mentais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do " Contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como uma boa saúde qualificada, é infelizmente e evidente no Brasil. Ademais, o poema "Canção de Exílio" do poeta Gonçalves Dias exalta um país perfeito e que possui características que nenhum outro lugar tem. Fora da obra a realidade do Brasil é extremamente diferente da discorrida pelo poeta, já que a falta de informações está entre as causas do problema, que acaba sendo silenciado no território brasileiro. Nesse sentido, de acordo com os dados da OMS, divulgado em 2017, a depressão e oque mais afeta os indivíduos que acaba deixado eles incapacitado. Evidencia-se, portanto, a urgência de medidas interventivas com o fito de amenizar problemas de saúde mentais. Para isso, o Governo, por meio do Ministério da saúde, órgão responsável pelo bem estar de todos, deve ampliar mais hospitais psiquiátrico. Desse modo, o intuito de tal ação e atender e cuidar de todos aqueles que sofrem de alguma doença mental.
Falei sobre a negligência dos governantes e da sociedade em relação as doenças mentais, e tb a falta de informação que gera uma ausência de consciência e ignorância sobre o assunto. Daí pensei vai chover Coringa, daí parti para um viés de um sociólogo contemporâneo no desenvolvimento 1 consegui encaixar o Pierre Bourdieu no que tange a sociedade de Habitus. " A sociedade incorpora as estruturas sociais que são impostas a sua realidade. Após tal fenômeno ela naturaliza esse padrão e o reproduz ao longo do tempo" ou seja o padrão social que é imposto pelas mídias sociais
Professor, é certo citar sobre a série: The Good Doctor? Fala sobre o Shaun Murphy, um médico recém formado com síndrome de Savant e autismo. Mesmo tendo um sonho de ser um cirurgião, ele sofre muito preconceito do superior dele o Dr. Neil Melendez. E por ser um autista, o Dr.Neil acha que o Shaun é incapaz de exercer a profissão. Detalhe: Ele não é o único do hospital que tem essa opinião, os pacientes e boa parte da diretoria do hospital.
Será que consigo tirar pelo menos 800 ? Acho que fui tangente ao tema Em " Life is Strange " , jogo produzido pela Square Enix, é demonstrado ao longo da trama a personagem Kate , uma garota tímida e meiga. Durante a narrativa, Kate é exposta em vídeos íntimos para toda universidade em que estuda , se tornando alvo de piadas e xingamentos. Perante aos atos insuportáveis a garota entra em extrema crise existencial e se suicida diante ao pátio da faculdade. Fora da ficção, é nítido como a obra de encaixa no cenário brasileiro atual, que trás consigo não só uma constante evolução de uma sociedade individualista , mas também uma bolha antipática formada na era digital. Em primeiro lugar é importante destacar que , conforme o tempo se passa no ambiente social , mais o homem se torna um ser egoísta diante a acontecimentos estruturados em seu cotidiano, se afastado de problemas que não se interligam a ele próprio para evitar estresse ou frustrações. Segundo o padre Antônio Vieira " A boa educação é moeda de ouro , em toda parte tem valor ", mas infelizmente isso não é nítido no cenário brasileiro , já que a educação vinda do lar não é aplicada ao meio social que trás uma flexibilidade de pessoas imensa , e se deve tomar conciência de como atos e falas destroem saúde mental de um indivíduo. Ademais, a internet trás um cenário de grande influência mental no Brasil. Segundo o portal " G1 " a era digital vem se tornando uma rede de pesca para pessoas com problemas psicológicos , já que os usuários a usam sem medo de suas ações , trazendo discursos de ódio em suas falas , piadas intolerantes e comentários desnecessário na maior parte , desenvolvendo ansiedade , depressão e os mais diversos transtornos psicológicos a mentes mais frágeis. Portanto o governo deve tomar providências diante ao quadro atual. Para a solução do estigma associado a doenças mental no Brasil , urge que o Ministério da Saúde crie programas e instituições através de financiamentos estatais , com objetivo de acolher as mais diversas doenças psicológicas atingidas pela sociedade brasileira. Trazendo consigo profissionais da área especializados e educadores instruídos para o combate do individualismo contemporâneo. Assim a realidade vivida por Kate em Life is Strange possa ser retratada ao mundo atual.
Fiquei com medo de ter tangenciado o tema por não conhecer o significado da palavra estigma Mas ainda bem que pelos textos motivadores consegui entender bem e meus argumentos e minha proposta de intervenção não foram diferentes do que tá no vídeo Citei o filme Clube da Luta pra explicar que algum tipo de transtorno sem o tratamento devido pode se agravar em outro. No filme o protagonista com profunda depressão adquire TDI, o que é revelado no final.
Falei sobre descaso do governo quanto a falta de informação e investimento quanto a esse tipo de doença (em ênfase a depressão) e sobre o peso da internet. A julgar pelo texto motivador não fugi do tema, mas tô preocupado. Será que foi fuga ?
Eu falei falei que quem não tem depressão fala que é frescura mas não sente um terço do que o portador desse mal do século passa... desenvolvimento um, eu citei a palavra estigma no primeiro parágrafo, tem chance de zerar?
Professor, eu abordei o preconceito fomentando a negligência em relação às doenças mentais e a desinformação assídua que afeta a população. Foi sucesso ou não?
Mas a problemática do tema é sobre o estigma (preconceitos) ou as doenças mentais? Pois ela é crucial na minha proposta de intervenção, certo? Uma leva a política públicas a respeito da informação e conscientização e a outra sobre meios de tratamento pelo Estado. Ou qualquer das abordagens serve?
Eu não mencionei sobre o preconceito, e sim sobre os efeitos da economia e das redes sociais, e falei sobre a falta de tratamentos adequados e falta de informação sobre a doença, por ser um problema atual.
Professor saberia me dizer se eu zerei a redação? Li sobre os estigmas e achei que as marcas eram as consequências das doenças mentais, então falei sobre uma causa e consequência da depressao e ansiedade
Vendo essa análise, percebi que fuje do tema por conta da palavra: "estigma". Pois falei das causas e do ambiente propício ao desenvolvimento dessas doenças. Alguém que esteja lendo, comente à respeito da minha redação. Será se me dei mal?
Argumentei sobre a falta de acesso a tratamentos psicológicos por parte de uma parcela da população, sobre a falta de informação e preconceito por parte da própria sociedade fazendo com o que não dêem a devida importância ao assunto, não falei nada de estigma, posso zerar a redação por conta disso?
Lembrei do rapaz que foi morto na ponte do Rio de Janeiro e o Witsel fazendo festa e por fim descobriram que o rapaz sofria transtornos mentais . A sociedade alardeada na frente da midia demonstrando apatia .
Eu citei o coringa pra dizer que a sociedade enxerga o deficiente mental como alguém a ser evitado e risível, o que leva a uma desumanização e, por vezes, descarte. Citei alguns avanços como o estatuto da pessoa com deficiência( que exerga o deficiente mental como sujeito de direito e não mais um coadjuvante) mas contrapondo que sem uma mudança social (com politica pública educacional e médica) não adianta mudar o status legal apenas.Me faltou repertório pelo visto.
Cara eu sei que já era, mas me diz se citar o coringa e as suas dificuldades na sociedade como: a negligência do governo que acaba cortando o seu tratamento e o descaso da sociedade que ele acaba sendo agredido por um grupo de jovens. Eu tangeciei muito ou pouco?
Afff escrevi sobre doenças mentais/depressão - tese: descaso e falta de investimentos... nao foquei estigma.. vou zerar a redação por tangenciar o tema??
"antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas." (Sigmund Freud)
"Somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro" - FREUD
A mais perfeita resposta para uma sociedade onde todas as tristezas e problemas enfrentados pelo individuo são diagnosticados como depressão e ansiedade ou algum tipo de doença mental
Eu foquei bastante no preconceito e estereótipo, também falei sobre a falta de informação.
Olhei o tema e pensei "aa que bença, saude mental, fácil" , mas quando fui escrever fiquei 😲😲
Será que vem os 900 esse ano ?
"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, percebe-se que a sociedade ao longo do seu desenvolvimento enfrenta obstáculos em sua caminhada. De maneira análoga, a "pedra" assemelha-se ao estigma associado as doenças mentais, pois é evidente que é um grave problema que precisa ser resolvido no Brasil.
Nessa perspectiva, vale citar o preconceito que pessoas depressivas sofrem. Segundo a OMS (organização mundial de saúde), a depressão afeta 3 em cada 60 pessoas e elas continuam sendo rejeitadas. Além disso, indivíduos que sofrem de algum transtorno, costumam ser "atacados" verbalmente pela sociedade e muitas vezes pela própria família. Os termos "isso é frescurinha", "para de chorar", "só quer aparecer" são bastante ouvidos pelos doentes.
Outrossim, a falta de informação é um dos fatores que impedem a diminuição do impasse. Visto que grande parte dos idosos associam qualquer doença da mente com a falta de Deus e a maioria dos pais não dão atenção aos filhos. Fora isso, não sabem tratar bem e nem respeitam ansiosos, depressivos e outros. Conforme o sociólogo francês Émile Durkheim, "o indivíduo só poderá agir, na medida em que ele entender contexto em que ele está inserido".
Dessarte, visando no Brasil mais informado, é mister de superar o estigma associado às doenças mentais. Dessa forma, o governo em parceria com o ministério da saúde, devem promover campanhas com objetivo de informar os leigos que transtornos e ansiedade é um assunto sério. Com isso, brasileiros desinformados iriam respeitar mais quem não é saudável mentalmente. Desse modo, a "pedra" citada por Drummond, seria finalmente removida do caminho.
A vida perfeita exposta na rede social, e por trás das câmeras a infelicidade , a frustração. Preconceito, a falta de empatia e querer agradar a todos mostrando a perfeição. O filme O Coringa. Depressão. botei basicamente isso na minha redação. Espero que eu não fugir do tema. Botei também o direito a saúde.
Coloquei quase isso,falei sobre ansiedade tbm
Falei sobre os Estigmas dos pacientes com transtorno mental no trabalho principalmente após afastamento para ao tratamento Psiquiatrico. E fugi do clichê de depressão e ansiedade fui atrás de Transtorno dissociativo, Borderline, Transtorno bipolar, transtorno esquizoafetivo, Esquizofrenia entre outros. Falei o quanto é difícil conseguir tratamento no Caps e terapias com Psicólogos. Falei na intervenção sobre o trabalho que as escolas e as empresas podem fazer pra fazer com que essas pessoas possam se sentir incluídas e não excluídas. Sou portadora de Borderline, Transtorno depressivo grave Psicótico,Tdah e transtorno dissociativo e despersonalização e ansiedade generalizada nunca uma prova me representou tanto. Escolhi essa temática pois, justamente em 2019 me afastei por 7 meses para tratamento. Minha mãe é portadora de Esquizofrenia quando eu li o tema me emocionei muito porque eu e minha mãe e até meu filho mais velho que é autista vivemos e sabemos realmente na pele sobre o que uma cicatriz tão profunda causada por uma sociedade tão despreparada para pessoas como nós.
Achei um tema super relevante.
Eu citei "os 13 porquês", a constituição, o livro "o holocausto brasileiro" e Hannah Arendt. Falei sobre a precariedade de tratamento dado pelo governo e a falta de sensibilidade e entendimento da sociedade em relação as doenças.
Aí amiga fiz os mesmo argumentos será que não foi fuga?
@@raphaolivs3394 Acho que foi, não podia falar de tratamento do governo eu acho
Falei sobre a precariedade do tratamento também,em outras palavras e sobre a falta de empatia das pessoas para com pessoas com doenças mentais
@@deboracristina2227 também falei sobre isso kkk
@@raphaolivs3394 Creio e espero que não, até porque nos textos motivadores falava que o estigma relacionado a doenças mentais era o preconceito, falta de informação e tratamentos precários. Pra quem tiver dúvida, essa informação fica no texto 2, no final do primeiro parágrafo.
Perfeito
Tenho depressao severa e só fui entender o q é essa doença depois q ela me "pegou ".
E muito sofrimento, mas muitos amigos nao percebem
E uma doença invisivel para muitos, mas para quem foi acometido e desesperador.
Um orgulho enorme de produzir esse canal desde o início... TMJ
Muito bom o vídeo.
Achei o tema totalmente pertinente com o momento.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Deu até vontade de fazer essa redação,estudei esse tema no segundo período de psicologia.
O Papai detona.. sempre sendo o primeiro a analisar o tema junto com o studiu.
Que isso hein??? Que análise!!!
Você é fera! Amo seu canal, estudo muito por ele. Espero que você tenha mais conhecimento ❤️
Muito bom mesmo..!!!
Mano você me deixou tão aliviada! Porque eu coloquei a pandemia como causa de ansiedade em um dos desenvolvimentos, e a propaganda como proposta para melhorar a empatia. Eu comprovei com esses dados que o motivo das doenças são aspectos externos, como a pandemia. Eu tava achando que tinha fugido do tema.
Rapaz, parabéns pelo vídeo! Rapidamente gravou, editou e POSTOU!
Parabéns por gravar um vídeo de qualidade em pouco tempo e parabéns ao editor que fez tudo rapidinho!
O tema não foi tão fácil assim, muitos focaram apenas em depressão, ansiedade..... e por não saber o significado da palavra ESTIGMA não souberam desenvolver bem a redação. Vamos ler mais e praticar mais a escrita, galera! Além de ser bom para os nossos neurônios é bom para o nosso desenvolvimento acadêmico.
Acredito que, como nos últimos anos, o número de alunos nota mil na redação do ENEM será baixo.
Concordo!
Use palavras do cotidiano como preconceito, fazem o tema para professores fazerem a prova.
*GENTE, EU NÃO TENHO CORRETOR, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR? to achando que zerei pela porr do estigma* (SE TIVER UM ERRO GRAMATICAL ABSURDO É PQ COPIEI CORRENDO KKK)
A série televisiva ''13 Reasons Why'' retrata, no decorrer da trama'' o estigma associado às doenças mentais, haja vista que a protagonista tem depressão. Fora da ficção, é notório que a realidade brasileira assemelha-se ao cenário negativo do seriado. Depreende-se, diante disso, que a falta de uma participação mais ativa da comunidade sobre o problema supracitado, bem como os precários serviços de saúde da população de baixa renda contribuem para a perpetuação de viés.
A princípio, convém ressaltar que há a necessidade de uma participação mais ativa das pessoas a respeito da saúde mental na sociedade brasileira. Na frase ''O Brasil não tem povo, tem público'', do renomado escritor Lima Barreto, entende-se que os indivíduos não agem para erradicar os problemas do corpo social. Tal citação aplica-se perfeitamente na questão das doenças mentais, uma vez que raramente encontra-se pessoas realizando projetos, campanhas ou outras ações para amenizar a vicissitude, o que é grave.
Além disso, é relevante evidenciar que o acesso aos serviços de saúde de qualidade é desigual. Acerca disso, é pertinente trazer a Constituição Federal de 1988, a qual prevê a saúde como direito de todo cidadão. Entretanto, compreende-se que esse mecanismo legislativo não tem sido regido com total eficácia, visto que grande parte dos indivíduos que são diagnosticados com transtornos mentais possuem tratamento extremamente precário, principalmente os de baixa renda. Assim, é possível concluir que o fato de mais de 10 milhões de brasileiros terem depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, deriva, em parte, dessa negligência do Estado.
Portanto, torna-se crucial reverter essa situação. Sob essa perspectiva, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional no âmbito da saúde, deve criar campanhas, por meio de verbas governamentais, com a finalidade de incentivar os cidadãos a agirem de forma mais participativa no problemas sociais. Ademais, o Estado deve realizar um projeto que acompanhe indivíduos carentes com tais transtornos. Espera-se, com isso, que a realidade em ''13 Reasons Why'' não continue sendo o viés representativo do país.
@@claracorreaz eu não sou corretora, porém, acredito que você não tenha tirado 0. Ressaltando mais uma vez, não sou corretora!
@@claracorreaz se conseguir alguém que realmente entenda do assunto, depois me conte o que falaram sobre sua redação.
OBRIGADOOO PELA VÍDEO AULA QUE VOÇÊ FEZ ANO PASSADO.EU COLOQUEI EXATAMENTE ESSE ARGUMENTO DA FELICIDADE ÚTOPICA QUE CRIARAM DE NÓS BRASILEIROS.
Parabéns, Papai! Muito boa a análise. #Tmj
Eu argumentei sobre o preconceito , e pedi empatia da sociedade em relação a quem tem problemas mentais. No segundo argumento , pedi pra construírem mais centros de internação públicos para o tratamento psiquiátrico. (Pois no meu Estado Pará, só possuímos um (Gaspar Viana) super lotado e não internam se o paciente não for muito violento.)
Na intervenção eu usei campanhas , por todos os meios comunicativos para que o tema fosse mais discutido e assim diminuir essa falta de empatia com as pessoas doentes. Usei pra fechar o A2, Aristóteles. " o homem é um ser social" visto que , todo indivíduo deve se estar incluso na sociedade independe de suas limitações .
Espero que tenha dado certo !.
Lembrei logo do filme coringa. E botei como exemplo.
vc colocou titulo na redação ?
Meu Deus! Professor deixa de ser perfeito assim. 🤩 Amei d+
Achei o tema bom, muito interessante, pois envolve diversos assuntos e fica fácil de falar sobre
Mandou muito bem.
Mais aliviada em saber que falei sobre o que foi pedido
Perfeito!!!!💕
Assisti a seus vídeos durante esse ano 🤩 me ajudou muito na redação ! Gratidao
Esse foi o texto da redação desse ano ,foi o melhor
Será que Coringa seria mesmo uma boa referência? Porque ao mesmo tempo que o Arthur é vítima de uma sociedade negligente, ele acaba se tornando perigoso no final, o que é algo muito comum em filmes: a ideia de que a pessoa com doença mental é uma pessoa perigosa. Quando uma pessoa comete um crime na vida real, logo são levantadas hipóteses dela possuir alguma doença mental. Não é atoa que doente é usado como ofensa. Gosto muito do filme, mas eu assisti a um vídeo que relaciona a estigmatização de pessoas com doenças mentais enquanto pessoas perigosas para sociedade e achei muito interessante.
Eu sitei dados do psiquiatra e escritor algusto Cury na introdução argumentando a falta de discussão sobre o assunto que gera o preconceito na sociedade brasileira, o livro o futuro da humanidade no d1 e o personagem Thor (Pois no último filme ele estava em depressão) no D2.
Estou confiante, espero ter tirado uma boa nota💗
Seu canal me ajudou muito!! Usei uma citação e um artigo que você tinha me indicado!!
Vi o que poderia cair no video "Spoiler" no video que você lançou.. cara muito obrigado! Foquei em uma declaração de Devora Kestel. Diretora do departamento de saúde mental da OMS e tratei de gravar isso. Consegui usar como uma citação indireta. Acredito que me ajudou demais. Valeu!
Massa demaiss! Feliz pelo pessoal que está realizando a prova e conseguirá fazer uma ótima redação! ❤️
Eu escrevi como a sociedade hoje em dia é mais focada em economia e lucros e dá pouca importância para quando o assunto é saúde mental e muitas vezes é desmotivado o debate sobre. Será que eu saí um pouco do assunto "estigma"?
tô na mesma dúvida
Mano eu tô na mesma, só citei a palavra estigma na intro e na conclusão, o que eu falei foi sobre a falta de informação sobre as doenças mentais e coisas relacionadas ao tratamento estou com muito medo de ter feito fuga de tema
Falei basicamente sobre a falta de investimento no setor educacional que resulta em ignorância e preconceito em relação a saúde mental. Pois as pessoas acabam não tendo pensamento crítico e autônomo
eu falei mais Ou Menos Sobre isso, citey O Bullying como Uma Violência que Leva a Depressão, e citei Uma Frase de nelson mandela sobre Educação ligando ao fato deq as escolas careçem de Uma Educação social pra ocasionar mudancas nas Pessoas que Praticam O Bullying! não sei se Fugi do tema falando sobre isso, Porisso to com medo:(
@@millysilva1799 carecem ou careçem ? Qual palarva está correta ?
Eu falei isso também, espero não ter fugido do tema
@@terezinhaterezinha7741 acho q Carecem, mais Na Minha redação eu Botei "careçem" 😥
@@millysilva1799 Já saiu a nota da redação do enem ?
Eu citei o Abapuru, da Tacila do Amaral e O Alienista , do Machado de Assis pra fazer analogia ao negligenciamento da saúde mental. Usei Zygmount Bauman pra falar que as pessoas estão mais individualistas e por isso o conceito de perfeição está cada vez mais concretizada na sociedade . Usei Freud e a psicanálise e por fim dei como proposta de intervenção o investimento do governo em um projeto "informação para todos"
Perfeito!!!!
Boa noite,acompanho os seus vídeos que são muito bons, fiz a prova do enem e o tema foi uma realidade vivida em nossos dias, porem a palavrinha estigma para mim foi complicado.
Show de bola! Cheguei no Canal agora, sou daqui de Manaus, não realizamos o Enem agora, mas ficaria perdido nesse tema, visto que usei Coringa na redação do Enem 2019! Por favor, não deixa de atualizar a gente aqui que ainda vaj fazer a reaplicação em fevereiro! Tmj!
Claroooo! Pode deixar que não vou abandonar vocês não. Em breve teremos novidades pra vocês no canal
@@aprendicomopapai aí sim hein! Seguimos na lutaaa
Muito feliz que citei tudo que vc falou
Usei o livro alienista, só Machado. O filme Divertidamente e o artigo 6 da Constituição. Na verdade eu tinha feito um D2 com o filme tempos modernos, mas minha redação ficou grande e sobraram poucas linhas para a conclusão, então eu apelei para a Constituição.😐😓
Prof. Eu citei psicofobia como argumento D2, e citei o coringa. Na introdução eu citei Constituição Federal. MEU MAIOR MEDO É O D1 , EU FALEI DA FALTA DE LEIS DO GOVERNO E FALEI DA FALTA DE INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE. Eu vou zerar? Por causa disso. Gente me ajude!
Falei sobre como as redes sociais podem induzir uma bulimia e como a ansiedade implica em escassez de socialização. Acham que fui coerente ou que tangenciei?
*GENTE, EU NÃO TENHO CORRETOR, ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR? to achando que zerei pela porr do estigma* (SE TIVER UM ERRO GRAMATICAL ABSURDO É PQ COPIEI CORRENDO KKK)
A série televisiva ''13 Reasons Why'' retrata, no decorrer da trama'' o estigma associado às doenças mentais, haja vista que a protagonista tem depressão. Fora da ficção, é notório que a realidade brasileira assemelha-se ao cenário negativo do seriado. Depreende-se, diante disso, que a falta de uma participação mais ativa da comunidade sobre o problema supracitado, bem como os precários serviços de saúde da população de baixa renda contribuem para a perpetuação de viés.
A princípio, convém ressaltar que há a necessidade de uma participação mais ativa das pessoas a respeito da saúde mental na sociedade brasileira. Na frase ''O Brasil não tem povo, tem público'', do renomado escritor Lima Barreto, entende-se que os indivíduos não agem para erradicar os problemas do corpo social. Tal citação aplica-se perfeitamente na questão das doenças mentais, uma vez que raramente encontra-se pessoas realizando projetos, campanhas ou outras ações para amenizar a vicissitude, o que é grave.
Além disso, é relevante evidenciar que o acesso aos serviços de saúde de qualidade é desigual. Acerca disso, é pertinente trazer a Constituição Federal de 1988, a qual prevê a saúde como direito de todo cidadão. Entretanto, compreende-se que esse mecanismo legislativo não tem sido regido com total eficácia, visto que grande parte dos indivíduos que são diagnosticados com transtornos mentais possuem tratamento extremamente precário, principalmente os de baixa renda. Assim, é possível concluir que o fato de mais de 10 milhões de brasileiros terem depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, deriva, em parte, dessa negligência do Estado.
Portanto, torna-se crucial reverter essa situação. Sob essa perspectiva, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela elaboração e execução da Política Nacional no âmbito da saúde, deve criar campanhas, por meio de verbas governamentais, com a finalidade de incentivar os cidadãos a agirem de forma mais participativa no problemas sociais. Ademais, o Estado deve realizar um projeto que acompanhe indivíduos carentes com tais transtornos. Espera-se, com isso, que a realidade em ''13 Reasons Why'' não continue sendo o viés representativo do país.
Upppp
@MATEUS CALDEIRA DE LIMA gostasse?
Qual foi a nota?
@@marienesilva8788 920
Sempre com ótimos vídeos, muito obrigada por disponibilizar seu conhecimento para quem precisa 😍
Eu citei o filme do coringa aquele mais dramático e tive 820 apesar de não ser um tema tão polêmico quanto o racismo e outros fica difícil ter o que dizer quando não se tem muito conhecimento do assunto. Ache minha redação insuficiente mas foi o que deu para fazer.
Li o tema e no lugar de "doença mental" vi "saúde mental", será q vou zerar?😢
Nossa, e eu saí de lá pensando que tinha ficado tão perfeito :(
Só fui descobrir agora que errei o tema.
Nos textos motivacionais estavam falando no sentido de saúde mental também, com certeza você não zera não. ☺️🙌
@@heloizasilva3162 Por isso mesmo que confundi, li rápido o tema e como os textos motivacionais falaram muito de saúde mental pensei que fosse isso.
Parabéns. Ótima explicação!
TOP! Curti demais o vídeo! 👏🏼
Professor fiz minha redação desse jeito. 😓
A constituição Federal, promulgada em 1988, promete em suas disposições, a consolidação de
um Estado justo, democrático e igualitário. No entanto quando se fala de estigmas associados
as doenças mentais na sociedade brasileira, percebe-se, que essas garantias não se afirmam
completamente, visto que esse é grave problema social, que se sustenta pela falta de
investimentos governamentais, como também pelo silenciamento. Diante disso, é
imprescindível o debate e resolução dos impasses.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais para
combater doenças mentais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John
Locke, configura-se como uma violação do " Contrato social", já que o estado não cumpre sua
função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como uma boa saúde
qualificada, é infelizmente e evidente no Brasil.
Ademais, o poema "Canção de Exílio" do poeta Gonçalves Dias exalta um país perfeito e que
possui características que nenhum outro lugar tem. Fora da obra a realidade do Brasil é
extremamente diferente da discorrida pelo poeta, já que a falta de informações está entre as
causas do problema, que acaba sendo silenciado no território brasileiro. Nesse sentido, de
acordo com os dados da OMS, divulgado em 2017, a depressão e oque mais afeta os indivíduos
que acaba deixado eles incapacitado.
Evidencia-se, portanto, a urgência de medidas interventivas com o fito de amenizar problemas
de saúde mentais. Para isso, o Governo, por meio do Ministério da saúde, órgão responsável
pelo bem estar de todos, deve ampliar mais hospitais psiquiátrico. Desse modo, o intuito de
tal ação e atender e cuidar de todos aqueles que sofrem de alguma doença mental.
Fantástico! Análise perfeita.
Falei sobre a negligência dos governantes e da sociedade em relação as doenças mentais, e tb a falta de informação que gera uma ausência de consciência e ignorância sobre o assunto. Daí pensei vai chover Coringa, daí parti para um viés de um sociólogo contemporâneo no desenvolvimento 1 consegui encaixar o Pierre Bourdieu no que tange a sociedade de Habitus. " A sociedade incorpora as estruturas sociais que são impostas a sua realidade. Após tal fenômeno ela naturaliza esse padrão e o reproduz ao longo do tempo" ou seja o padrão social que é imposto pelas mídias sociais
Quantos alunos deixaram de fazer uma boa redação devido a palavra pouco usadas no dia como estigma. Porque não usar preconceito.
Pra acabar com a vida da gente😔
Professor, é certo citar sobre a série: The Good Doctor? Fala sobre o Shaun Murphy, um médico recém formado com síndrome de Savant e autismo. Mesmo tendo um sonho de ser um cirurgião, ele sofre muito preconceito do superior dele o Dr. Neil Melendez. E por ser um autista, o Dr.Neil acha que o Shaun é incapaz de exercer a profissão. Detalhe: Ele não é o único do hospital que tem essa opinião, os pacientes e boa parte da diretoria do hospital.
Será que consigo tirar pelo menos 800 ? Acho que fui tangente ao tema
Em " Life is Strange " , jogo produzido pela Square Enix, é demonstrado ao longo da trama a personagem Kate , uma garota tímida e meiga. Durante a narrativa, Kate é exposta em vídeos íntimos para toda universidade em que estuda , se tornando alvo de piadas e xingamentos. Perante aos atos insuportáveis a garota entra em extrema crise existencial e se suicida diante ao pátio da faculdade. Fora da ficção, é nítido como a obra de encaixa no cenário brasileiro atual, que trás consigo não só uma constante evolução de uma sociedade individualista , mas também uma bolha antipática formada na era digital.
Em primeiro lugar é importante destacar que , conforme o tempo se passa no ambiente social , mais o homem se torna um ser egoísta diante a acontecimentos estruturados em seu cotidiano, se afastado de problemas que não se interligam a ele próprio para evitar estresse ou frustrações. Segundo o padre Antônio Vieira " A boa educação é moeda de ouro , em toda parte tem valor ", mas infelizmente isso não é nítido no cenário brasileiro , já que a educação vinda do lar não é aplicada ao meio social que trás uma flexibilidade de pessoas imensa , e se deve tomar conciência de como atos e falas destroem saúde mental de um indivíduo.
Ademais, a internet trás um cenário de grande influência mental no Brasil. Segundo o portal " G1 " a era digital vem se tornando uma rede de pesca para pessoas com problemas psicológicos , já que os usuários a usam sem medo de suas ações , trazendo discursos de ódio em suas falas , piadas intolerantes e comentários desnecessário na maior parte , desenvolvendo ansiedade , depressão e os mais diversos transtornos psicológicos a mentes mais frágeis.
Portanto o governo deve tomar providências diante ao quadro atual. Para a solução do estigma associado a doenças mental no Brasil , urge que o Ministério da Saúde crie programas e instituições através de financiamentos estatais , com objetivo de acolher as mais diversas doenças psicológicas atingidas pela sociedade brasileira. Trazendo consigo profissionais da área especializados e educadores instruídos para o combate do individualismo contemporâneo. Assim a realidade vivida por Kate em Life is Strange possa ser retratada ao mundo atual.
Canal espetacular!!
Fiquei com medo de ter tangenciado o tema por não conhecer o significado da palavra estigma
Mas ainda bem que pelos textos motivadores consegui entender bem e meus argumentos e minha proposta de intervenção não foram diferentes do que tá no vídeo
Citei o filme Clube da Luta pra explicar que algum tipo de transtorno sem o tratamento devido pode se agravar em outro. No filme o protagonista com profunda depressão adquire TDI, o que é revelado no final.
Falei sobre descaso do governo quanto a falta de informação e investimento quanto a esse tipo de doença (em ênfase a depressão) e sobre o peso da internet. A julgar pelo texto motivador não fugi do tema, mas tô preocupado. Será que foi fuga ?
ótima análise.
Eu achei um otimo tema , o poblema é aqui no meu estado eu não fiz...por conta de o número de contaminados está cada vez mas alto
Eu falei falei que quem não tem depressão fala que é frescura mas não sente um terço do que o portador desse mal do século passa... desenvolvimento um, eu citei a palavra estigma no primeiro parágrafo, tem chance de zerar?
Professor, eu abordei o preconceito fomentando a negligência em relação às doenças mentais e a desinformação assídua que afeta a população. Foi sucesso ou não?
Explicação top!!
Mas a problemática do tema é sobre o estigma (preconceitos) ou as doenças mentais? Pois ela é crucial na minha proposta de intervenção, certo? Uma leva a política públicas a respeito da informação e conscientização e a outra sobre meios de tratamento pelo Estado. Ou qualquer das abordagens serve?
Eu não mencionei sobre o preconceito, e sim sobre os efeitos da economia e das redes sociais, e falei sobre a falta de tratamentos adequados e falta de informação sobre a doença, por ser um problema atual.
A palavra chave da redação é Estigma (marcas, rótulos), não as doenças mentais
Obrigada pl vídeo😍😍😍😍😍
Muito bom!!👏🏼
Professor saberia me dizer se eu zerei a redação? Li sobre os estigmas e achei que as marcas eram as consequências das doenças mentais, então falei sobre uma causa e consequência da depressao e ansiedade
Eu tbm😔
uma amigo meu colocou sobre o coringa! eu coloquei sobre Middred Ratched!
Vendo essa análise, percebi que fuje do tema por conta da palavra: "estigma". Pois falei das causas e do ambiente propício ao desenvolvimento dessas doenças.
Alguém que esteja lendo, comente à respeito da minha redação. Será se me dei mal?
Espero que todos saibam o que é "estigma" kkk
Pensei a mesma coisa
Poderiam usar uma palavra mais simples 🤣
@@kaudias250 tava no texto
Não sei a tradução, mas li o texto de apoio que estava explicando o que é, só se deu mal quem não leu hihi
Eu poderia citar doenças neurais
@@tatianesilva5498 verdade, perfeita sua colocação!
Argumentei sobre a falta de acesso a tratamentos psicológicos por parte de uma parcela da população, sobre a falta de informação e preconceito por parte da própria sociedade fazendo com o que não dêem a devida importância ao assunto, não falei nada de estigma, posso zerar a redação por conta disso?
Também falei sobre a falta de acesso a tratamentos, preconceito e exclusão da sociedade. To com MUITOO medo
Caraiiiii usei como referência o próprio filme do coringa mdssss
Parabéns pelo vídeo. Usei sociedade do espetáculo como repertório, vc acha q foi pertinente ao tema?
Lembrei do rapaz que foi morto na ponte do Rio de Janeiro e o Witsel fazendo festa e por fim descobriram que o rapaz sofria transtornos mentais .
A sociedade alardeada na frente da midia demonstrando apatia .
Esse vai ser meu último enem porque eu falei sobre depressão na redação e tô muito ferrado e já sei que vou tirar zero
Eu coloquei como argumento a normalização do preconceito na sociedade e a falha do Estado em garantir tratamento a essas pessoas, será q tangeciei??
Eu não foquei na redação em resolver a doença em si, mas o estigma. Mas eu vi algumas pessoas querendo resolver a doença. Será que isso foge do tema?
Eu citei o coringa pra dizer que a sociedade enxerga o deficiente mental como alguém a ser evitado e risível, o que leva a uma desumanização e, por vezes, descarte. Citei alguns avanços como o estatuto da pessoa com deficiência( que exerga o deficiente mental como sujeito de direito e não mais um coadjuvante) mas contrapondo que sem uma mudança social (com politica pública educacional e médica) não adianta mudar o status legal apenas.Me faltou repertório pelo visto.
Cara eu sei que já era, mas me diz se citar o coringa e as suas dificuldades na sociedade como: a negligência do governo que acaba cortando o seu tratamento e o descaso da sociedade que ele acaba sendo agredido por um grupo de jovens. Eu tangeciei muito ou pouco?
vi a capa e ja fiquei feliz, citei coringa haha
É verdade!
Estatuto da Pessoa com Deficiência também era uma boa citar
Gente, ninguém falou de Nise: O coração da loucura? Foi o primeiro eu pensei..
Apenas lembrei😖
eu falei da Nise em si, sobre seus trabalhos em relação a tratamentos mais humanizados para pessoas com trastornos mentais
Estou alí no fundo..
Poxa, todo mundo citou coringa. Achei que seria o único.
vey eu coloquei sobre Middred Ratched!
Eu sei !
Errei no artigo , O artigo 5° pode valer de alguma coisa na prova ?
Ótimo vídeo!!
Eu citei Coringa, eu fui, eu tava! 😍
Minha soluçao foi na questao de açoes sociais e preparo de proficionais para ajudar pessoa come esses problemas sera que mandei bem?
Maicon com cabelo e inteligente
Minha redação foi praticamente tudo que você falou 😭❤
Só que ao invés de constar o ministério da saúde citei o governo federal
🤪Falei inspirado em Kevin de Fragmentado📝📝📝📝📝
Eu também.
Rápido e cirúrgico
❤️❤️❤️! Saudade de você!
@@aprendicomopapai Saudadesssss
O tema foi bom eu gostei e oq realmente está acontecendo na sociedade neh
Eu coloquei a lei orgânica da saúde 8.080 1990
Eu gostei desse tema, mas fiquei na dúvida !
Eu citei Coringa, mídias sociais, sociedade do espetáculo e parafraseei o Altay de Souza do Naruhodo
Eu associei estigma a marca e cicatrizes tá certo??
Tá sim amigo
Afff escrevi sobre doenças mentais/depressão - tese: descaso e falta de investimentos... nao foquei estigma.. vou zerar a redação por tangenciar o tema??
Tangenciamento não zera, mas perde pontos na competência II e III, por exemplo..
Verdade eu também fiz isso 😭😭😭
Eu também mano.... to com medo
2
Tou lascado então. Kk