Pior ainda foi a implementação do Design Flat que destruiu o mundo visual e racional... Antes tínhamos texturas, hoje temos corres ilusórias e infantis,/toscas
Que vídeo!!! Tenho 53 anos, voltei a estudar em 2021, nutrição, porém desde ano passado estava pensando em fazer ADS, e este ano decidi cancelar o curso de nutrição e me matriculei em ads. Depois desse vídeo não tenho dúvidas nenhuma que estou no caminho certo e não vai ser minha idade que vai me impedir de aprender! Grata por transmitir teus conhecimentos!
Tenho 61 e passei por tudo isto, programei assembler, cobol, rpg e várias outras e hoje estou reaprendendo a programar neste universo multi facetado da programação.
algumas anotações: -nós somos matematicamente ruins -toda startup de ontem se torna uma enterprise de amanhã -nada permanece igual por mais de 1 década no mundo da tecnologia -lei de moore -sua linguagem de programação não te define -as empresas de tecnologia não te definem -seu salário atual não te define -suas ideologias não deveriam te definir -seus objetivos não te definem
Que bela surra de tapa na cara. Tenho 22 anos,desempregado e sem faculdade/namorada/longe da família e morando de favor na casa de uns parentes.Tudo que possuo no momento é um curso técnico de Dev que estou fazendo e meu raso conhecimento em tecnologia,estava desesperado para resolver a minha vida e esse vídeo me fez refletir.Óbvio que isso não significa de forma alguma que me acomodarei,mas serviu para colocar a mente no lugar novamente e manter o foco na caminhada,obrigado! Me identifiquei com muitas de suas histórias e adorei seus vídeos,ganhou mais um inscrito.
tmj amigo... depois de me afastar de todos os meus objetivos por anos, e acreditar que minha vida tinha acabado (mesmo com 22 anos, quando esses pensamentos vem e você se afasta das pessoas, você começa a acreditar nessa realidade) conheci a programação que é algo que está me ajudando muito.
Eu, sempre trabalhei, e aos 19 anos, passei na federal que queria, porém no ano que virei pai, resultado: Mudei de cidade com ele com 2 meses de vida, sem trabalho(tinha juntado uma grana e comecei ganhar bolsa da faculdade), porém minha esposa não estava trabalhando ai apertava um pouco, porém ela conseguiu um emprego, eu no 3 ano da faculdade, faço estágio, ele na creche já com 2 anos, não é fácil, as vezes penso em largar tudo e voltar para perto da minha família e família dela, conseguir um emprego comum(nada contra, mas sonho em trabalhar no que amo), as vezes saio cedo com meu filho dormindo e volto com ele dormindo, mas estou muito feliz pq cada dia que passa mais oportunidades aparece, entrevistas, conhecimento, etc. Espero um dia conseguir um bom emprego, e conseguir uma vida boa para minha família(Não que esteja ruim, mas quero poder viajar, curtir meus filhos, ter minha casa, poder fazer oq quiser em minha vida). Se me arrependo de ter filho? acho que tudo que faço é por ele, talvez nem aqui estaria, as vezes pode dificultar fazer uma mudança brusca, mas sempre falo a minha esposa, se um dia eu ter que mudar de cidade por uma oportunidade de emprego, vou eu primeiro e depois levo vcs. Tente arrumar uma motivação, como vc quer estar no futuro, etc.
@@gabrielmussolini1869 Excelente comentário, boa sorte na caminha guerreiro! Sucesso!
5 лет назад+528
Eu leio teu blog a muuuuuuito tempo. Você influenciou demais a minha "carreira". Eu nem sabia que você tinha um canal no youtube. Descobri esses dias. Sem dúvida nenhuma, uma grata surpresa. Da pra notar o cuidado que você tem pra produzir cada vídeo. Estou vendo todos em sequência. Parece uma metralhadora de bons conteúdos. Entre um vídeo e outro tenho que parar um pouco pra respirar. Haha. Sucesso! Vamo que vamo.
Há 2 anos e meio eu ouvi o Akita e me animei aos 40 justamente pelo título. Comecei uma faculdade EAD, mudei de carreira mesmo, fiz estágio em TI e hoje estou como analista junior de Arquitetura em um banco francês trabalhando com um time top de arquitetos. Empresa confiou em mim e mesmo antes de me formar fui efetivado. Muitos youtubers me inspiraram, como o Guanabara. Sem dúvida o Akita também foi fundamental. Obrigado, Fábio. De coração.
Comecei a estudar programação com 17 anos porque sempre gostei dessa área, mas tive de parar os estudos depois que terminei o ensino médio pra poder trabalhar e ajudar com as dividas de casa. Porem sempre queria voltar a estudar programação. Hoje com 20 anos estou aproveitando essa quarentena pra estudar e estou gostando muito, fico horas na frente do meu notebook estudando e nem percebo o tempo passando. Claramente programação é o que quero fazer, e agora vou dar o meu melhor e mais um pouco para poder entrar de vez no mercado de trabalho nessa área. Seus videos sempre me dão uma motivação, obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente que somos meros iniciantes.
Esse cara é realmente excepcional! Tenho 25 anos e concluí minha faculdade de Engenharia Elétrica em outubro de 2023. No final da faculdade, descobri um forte interesse pela área de Inteligência Artificial e Data Science. Agora estou enfrentando minha primeira experiência nesse campo. Tudo começou com um projeto que fiz na faculdade, que chamou a atenção de uma empresa local. Eles gostaram tanto que me contrataram. É uma situação interessante, já que sou considerado o "mais" experiente nessa área na equipe, em que talvez em outra empresa eu seria talvez o Junior. Estou aqui, buscando conselhos, aprendizado e motivação. O desafio é grande para mim. Para alguém com mais experiência, pode parecer simples, mas para mim, é tudo novo. Quero agradecer ao Fábio por compartilhar sua experiência conosco, os mais novos. É muito valioso!
Tenho 35 anos, minha última entrevista foi F*** a moça do RH viu meus cabelos brancos e perguntou qual era minha idade e se tinha algum problema em trabalhar com pessoas mais novas... eu sorri e disse que servi o exercito e lá tem dos 18 aos 60 anos, enfim só que isso me motivou mais ainda... valeu Akita te acompanho desde 2010
Tenho 41 anos e me senti voando numa máquina do tempo relembrando o passado. Tomei muitas decisões erradas e, quando pensei que iria decolar em 2022, fui pego de surpresa por uma doença que eu nem sabia que existia e quase me matou. Hoje, estou me recuperando fisicamente e aproveitando para estudar aquilo que eu nunca fui bom mad sempre tive vontade de melhorar, desenvolvimento de software. Com os vídeos do Fábio, eu consegui perceber algumas falhas, maus hábitos e vícios que atrabalham o meu aprendizado e estou tentando corrigir. Fabio, muito obrigado pelos seus vídeos que tem me ajudado bastante. Um forte abraço.
Eu com 31, me achando meio velho e com medo do mercado. Vendo as histórias abaixo dá até um alívio no coração e mais motivação para continuar. Sou formado em Engenharia de Produção, não gostei da carreira e comecei a faculdade de Ciência da Comput. e me formo esse ano. Tomei gosto por programação somente este ano e realmente estava projetando demais minha vida. Ótimo vídeo, conheci o canal há pouco, mas gostei demais. Parabéns pelo conteúdo!!
Aposentei por tempo de serviço. Tenho 67 anos e fui chamado para novo desafio. Eu estava desatualizado e, graças a Deus, achei os vídeos do Fábio AKITA que disponibiliza gratuitamente todo o seu conhecimento. Muito obrigado AKITA
Eu tenho 39, sou formado em ADM e trabalhando na IBM na area adm, consegui um cargo de desenvolvedor mês passado. Tbm no mês passado comecei a fazer ADS, Mudando de área totalmente... depois dos 39 anos
Oi Fábio, tudo bem? Bom, eu queria te agradecer por ter mudado a minha vida. Como? vou dar dois exemplos: 1- Apesar de ler, escrever e entender bem o inglês eu sempre tive uma trava pra falar (trava mesmo, eu ficava travando e pensando 109390x o que ia falar, o que me afastava da fluência) e após aquele vídeo seu (Como eu aprendi Inglês? E entendendo "padrões"!) parece que deu o click que faltava e eu no mesmo dia consegui simplesmente me comunicar no idioma sem problemas (claro, meu vocabulário ainda pode melhorar muito, e a forma de formular frases complexas também). 2- o disclaimer em (Procure o que você Ama ... SÓ QUE NÃO!) foi um puta tapa na cara (assim como todos os vídeos seus que vi até agora), e eu notei que eu costumo estar fazendo as coisas da forma correta, mas eu não as via sob a ótica que você apresenta ou as vezes as faço por pura intuição, e isso me deixa empolgado pra aprender mais e evoluir. Toda experiência que você passa agrega demais. Meus sinceros agradecimentos, um forte abraço.
@@Akitando com esses tapas na cara, é incrível como tu também me fez enxergar coisas incríveis, e abandonar coisas toscas que eu acreditava, sem brincadeira, cada tapa na cara me faz sentir um alívio maior, me faz sentir que EU sou dono do MEU mundo, algo que eu não sentia antes.
Comecei pela Lógica de Programação, adorava resolver aqueles exercicios queimando neurónios em matrizes. Descobri as oportunidades da web com Html, css e javaScript. Mas adorava a sintaxe de Python. Por enxergar mais oportunidades na Web segui em frente e hoje estou na busca do primeiro emprego com React. Em paralelo vinha revendo lógica de Programação com Python, mas resolvi ficar só no JavaScript por um tempo mesmo, focar no react e me tornar um bom front-end. A meta é ser um bom dev web e conciliar com estudos de Python/datascience e machine learning... Vamos ver o que a vida tem a oferecer. Estou com 26 anos.
Tenho 22 anos, passei meus últimos 5 anos estudando química e meio ambiente, ao rever meus conceitos, não fazer o que ama, mas amar o processo, tive uma revirada em minha vida, muitas coisas que o Akita disse, eu vinha refletindo no último ano e outro ponto que ele disse é: “Nada permanece igual”. Galera, sofri um acidente e ao longo dos dias internado dentro do hospital até fazer a cirurgia, percebi que uma vida de planejamento pleno não é sinônimo de sucesso, às vezes você não controla os revés da vida. Eu dizia: “Odeio Computação e tecnologia” isso a um ano atrás, e cá ESTOU EU ESTUDANDO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pegando livros e mais livros, não pensei em nada, só pensei uma coisa: “POSSO APRENDER MUITO” somente isso. Agradeço muito a tecnologia por estar me trazendo essa ansiedade e a vontade em aprender.
"A única coisa que é constante é gostar do jogo e gostar do seu próprio esforço seja lá o que esteja fazendo" Essa frase resume tudo! Parabéns pelo canal.
Caramba Fabio. Esse video não é apenas para quem quer seguir no ramo de T.I. Alias pelo menos os videos que eu vi até agora é uma lição de vida de alguém extremamente esforçado. Alias vira detalhe você ser programador. Estou na casa dos 36 anos e realmente por mais que tenha vivido em uma area bem diferente na minha profissão , me sinto realmente empolgado por desafios . Me acomodei realmente. Enfim não me canso de agradecer cada video seu. E nem faço idéia o motivo que você passe tanto conteudo desse tipo totalmente gratuito...sendo que tem tanto picareta vendendo ilusão sem base alguma.
Eu achei seu canal ontem Akita. Eu comecei a minha transicao de carreira aos 35 (eu era Veterinário). Ja estudava programacao por mim mesmo como hobby e decidi fazer disso uma carreira. Hj estou como Jr Mobile Frontend em uma pequena empresa aqui na Irlanda. Estou comecando a trabalhar com backend também. Estou gostando muito dos seus vídeos, vem de encontro com o que eu precisava.
Obrigado pela voadora. Eu aqui com 27 anos achando que antes dos 40 vou aposentar, fazendo planos mirabolantes. Sabe de nada inocente. Agora foco muito mais no que preciso pro presente e no médio prazo: o que vier no longo é lucro.
Vendo a série completa como se fosse alguma super produção da Netflix. Então vi que poderia ser. Sua voz e edições com imagens e vídeos para cada fala, rapaz, sucesso total. Não curto puxar saco de ninguém, mas vc é foda.
Cada etapa das decadas descritas no vídeo criaram em mim paralelos com a minha história. Desde a decisão em fazer curso técnico e começar a trabakhar cedo na área. Eu sempre tive esse "pézinho" em gostar de tecnomogia, mas nunca saí do basico "entededor/usuário" apenas. Hoje, aos 42, estou iniciando algo que deveria ter feita há muito. Estudar sobre tecnologia e programação. Comecei do zero total (lógica de programação) e gostaria de aplicar o uso da linguagem de programação à minha atividade - projetista/modelador de estruturas metálicas em BIM. Cada video seu é uma porrada no estômago muito bem dada e satisfatória. Obrigado por ser assim mesmo. Serio, direto e sem rodeios. É disso que a grande maioria precisa hoje em dia.
estou com 38 anos e estou na faculdade de analise de sistemas,e é bem como você falou não preciso olhar para o passado uma nova era se inicia e novas conquistas vem naturalmente.no momento estou em projeto de um site e aplcativo para uma empresa que estamos criando e esta dando certo,sábias palavras a startup de hoje é a enterprise de amanhã...
Apesar de gostar muito dos seus vídeos, ainda não tenho clareza nos termos técnicos e seu vocabulário, mesmo assim acompanho com o sentimento de admiração!!! Aos 41 Iniciei Desenvolvimento e Análise de sistema (esse ano) e ainda nem saí do berço, acho que ainda não nasci, de fato. Hj finalmente consegui compreender e aceitar cada palavra sua, e quero agradecer, pois foram para mim. Muito obrigada.
Entrei a pouco tempo no mundo da programação, 2 anos aproximadamente, e nesses 2 anos percebi que o mais fundamental é aprender a aprender, pois uma linguagem pode se tornar ociosa, hoje posso aprender uma linguagem nova em pouco tempo sem precisar passar raiva com lógica, sintaxe, mas pena que ainda vejo muitas pessoas quase batendo em outras defendendo uma linguagem ou um framework
Esse video aqui precisa ser adicionado lá na playlist para iniciantes de programação, começando aos 40. Muito obrigado por compartilhar tanta visão e conhecimento!!
EU COM 63 ESTOU ESTUDANDO E VOU FAZER TRANSIÇÃO DE CARREIRA PARA PROGRAMAÇÃO, por enquanto sou técnico Eng. DE REFRIGERAÇÃO MAIS VOU CONSEGUIR! AKILA É 100!
Cara, parabéns pelo vídeo. Estou chegando aos 40, e após graduação, mestrado e doutorado, decidi mudar de carreira. Estou em transição, e por mais que tenhamos experiências de vida, alguns medos dominam devido ao incerto. Mas o que você falou foi espetacular. O que vale é o processo, e isto nunca deixei de gostar, nunca deixarei, e vai me dá forças pra enfrentar o que vier. Forte abraço, parabéns.
Tenho 27 anos, acabei de terminar uma graduação na área de TI. Esse e outros vídeos que vi do Fabio, foram que nem um tapa em minha cara. Obrigado Fabio Akita
Esse episódio falou bastante comigo. Perdi o bonde de 95 pois era só uma criança de 10 anos q adorava computadores mas só podia ver na TV. Perdi o bonde de 2005 pq tinha acabado de iniciar uma carreira militar no ano anterior e não tinha espaço para trabalhar com tecnologia. Em 2011 foi meu ponto de virada. Depois de iniciar a faculdade em 2008, larguei a carreira militar e decidi viver do que amava. Com o apoio da minha esposa corri atrás do tempo perdido e peguei parte da era dos cms, início do tableless e dos padrões web. Já na virada de 2015 peguei a ascenção dos fw js, ecma6 e o boom dos spas e após híbridos. Não me arrependo. Consegui entrar e no jogo. Fez todo sentido o que vc disse. A casa década o baralho é reembaralhado e redistribuído na mesa. É só se mentem sentado nela quem ama e aprende a aprender. Excelente episódio.
Vendo este vídeo exatamente com 20 anos, e que banho de água fria, hein?! Mas você está totalmente certo... Se nos apegarmos a uma tecnologia, empresa, ou linguagem específica, muito em breve virão os questionamentos "será que estou atrasado?", "O que eu devo aprender agora?". E isso pode levar a uma frustração tremenda. Obrigado pela mensagem!
Que vídeo inspirador, me deu um gás a mais para essa nova perspectiva. Nos meus 35 anos buscando um novo olhar em uma nova carreira... E estou gostando do jogo e dos meus esforços. Gratidão por compartilhar conosco suas experiências e vivências.
Video é de 3 anos atrás, e eu com 32 anos mudando de carreira. Sou pós graduada e com formação em fisioterapia, mas hoje estou migrando para programação. Tive acesso a computador tarde, mas não vejo tarde o prazer de mudanças. Conheci seu canal graças a uma live de 3 Tolkien horas no canal código fonte tv. Live maravilhosa!
Cara, que vídeo!!!! Sério memo. Assisti o anterior da série, beeemm por acaso e agora esse... é um vídeo pra ver e rever.... sempre!!!! Tenho 40 anos (almost 41) e sou formada em Pedagogia, trabalhei mais de 15 anos na área de educação e SEMPRE sonhei em trabalhar na área de TI... Pq não fiz antes? Não faço ideia... a única coisa que sei é que agora vou fazer... Estou matriculada em uma faculdade de ADS e fiz uma assinatura de uma plataforma para fazer cursos... e estou procurando estágio... Sou casada, temos uma filha de 40 anos e acabamos de voltar para o Brasil após 2 anos nos aventurando em um país para aprender o inglês... lá trabalhei de babá e camareira e hj não sou fluente... rsrsrs... mas posso dizer que falo inglês... se consegui isso, pq não conseguir mudar de área... a vida é como a área de TI, muda todo tempo... tmbm já acreditei em verdades absolutas que hj não acredito que pensei daquela forma... E se alguém tiver dicar aí... please!
A live descreveu muito bem os sistemas operacionais e linguagens de programação mais usadas no passado. Só que muitas pessoas não tinham acesso as tecnologias devido não possuirem condições para compra dos hardwares e softwares que eram bem caros. Ter um desktop e impressora em casa eram um sonho. Você descreveu muito bem os hardwares e softwares que ficaram obsoletos após 10(dez) anos. A melhor solução para todas as pessoas foi a chegada do software livre com o lançamento do Linux no mundo que já rodava muito bem em processadores 386 Intel mesmo usando modem dial-up discado. Hoje temos outros software livres como exemplo como os editores: PyCharm, VSCode e outros. Também os interpretadores grátis da maioria das linguagens Scripting: Bash, Perl, PHP, Python, Ruby e outros. O QBASIC foi único interpretador BASIC contido no Windows 95 e 98. Neste mundo moderno temos mais de softwares gratuítos e/ou pagos para desenvolver qualquer software. Toda sua live foi bem gratificante para as pessoas conhecerem as tecnologias usadas no passado e algumas que ainda estão presentes neste mundo moderno.
Obrigado pelo conteudo, tenho 35 anos e estou tentando migrar para area de t.i depois de 16 anos na area da Usinagem (metalurgia), e seu video nos deixa com a mente aberta para nao se prender a uma só coisa, pq daqui 10 anos podemos ja ter mudado nossos conceitos...ganhou mais um inscrito...
Que bacana, parabéns! Sentiu que sua idade era um problema na hora de procurar emprego ou na entrevista? Estou numa situação parecida a sua e um pouco inseguro em relação a isso.
Em relação a data do vídeo, estou assistindo ele do "futuro", já estamos em 2022. Cheguei nos meus 44 anos, planejando uma mudança de carreira, pensando em retornar as minhas origens. Hoje trabalho com design gráfico, já à 28 anos. Lá por 1992, junto com os estudos na área de "photo composição" (termo velho... nem se usa mais) fazia meu segundo grau em "processamento de dados (termo antigo, mas acho que ainda em uso)", pascal, cobol, qbasic. Acabei optando pelo Design. E pesquisando sobre retornar para a programação, hoje existem tantas opções, caí no teu vídeo. Muito bom o conteúdo, esclarecedor e direto ao ponto. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. E mostrar que não estamos obsoletos, ou implodimos como as diversas linguagens que ficaram em nossa memória. Ps. Só faltou o bug do milênio no seu conteúdo. kkkk
Parabéns Akita pela iniciativa de criar esta maravilhosa playlist. EU mesmo resolvi voltar para a área de desenvolvimento web depois dos 40. Não foi nada fácil, mas foi a melhor decisão que já tomei na minha vida. Amo estudar e estar em constante evelução. Amo compartilhar conhecimento e ajudar pessoas que estão iniciando na nossa área. Obrigado mais uma vez. Grande abraço!
Obrigado pelo vídeo, dá para pensar um pouco no que nem reparamos dado à velocidade da vida de hoje em dia. Tenho 47 anos dentro de menos de um mês, depois de uma breve passagem por assembler num curso de hardware, eletrónica industrial, curso de gestão de empresas, contínuo em busca do prazer da satisfação pessoal, procurando na programação um complemento à eletrónica e na possibilidade de poder adaptar aos aspetos profissionais que tenho de momento. Um bem haja a todos
Eu pedi uma luz pra Deus, pro Universo e encontrei vc, em fevereiro de 2021. Meu marido já te seguia a tempos e nem me falou. rs Enfim, to com 42 não aguento mais trabalho presencial, 24 anos em empresa pública. Empolgadíssima para aprender e fazer uma nova vida na TI. Muito obrigada por dividir seu tempo com a gente. Gratidão!
Tenho 20 anos, programo a mais de 1 e esse vídeo serviu pra abrir meus olhos em muitos pontos que nunca me atentei, e relembrar algo que já acredito, que é: não se apegar a tecnologia utilizada, mas sim a lógica e o processo de aprendizado/utilização
cara eu sou muito grato a conhecer seu canal. depois de anos tentando entrar no meio de tecnologia seu canal foi o que meu deu o start pra realmente aprender, eu pensava que estava defazado, velho por estudar aos 28 isso, seu video foi a melhor coisa que encontrie... muito obrigado
Amar o processo. Eu com 45 anos e uns 30 como programador, me vejo neste momento de aprender, aprender e aprender. As vezes quando olho esta mulecada destruindo nos códigos fico com receio, mas quando percebo q a maioria não sabe nada sobre o processo, fico mto mais confiante. Valeu pelas palavras
Acabei de conhecer o Fábio e já fiquei fascinado pela sua bagagem de conhecimento e experiência de vida, aliados à uma oratória muito simples e sincera. Eu, com 23 anos, me encontro em um momento da vida que não sei o que vai ser de mim daqui a 1 ano, mas uma passagem do vídeo que me chamou muito a atenção e que fixei na mente foi: "... vocês provavelmente já entenderam que o importante não é fazer o que ama, mas amar o processo e aproveitar as chances que a vida vai te dando...". Eu acabei de largar um emprego que era bom e que eu "tentava amar" e achava que seria minha carreira, meu futuro e na verdade a vida mostrou o contrário. Até então estava a procura dessa "paixão" que é muito difundida por aí e que nem todo mundo sente alguma vez na vida e sempre vive frustrado. Só não me afundei em desespero por causa da minha fé em Cristo e meus princípios. Mudei de cidade para buscar novas experiências na vida e também me casei nesse curto tempo. Dito isso, compreendo que estou COMEÇANDO A MINHA VIDA AGORA, graças ao seu vídeo. Tenho certeza que seus conteúdos estão ajudando muitos por aí, parabéns pelo seu trabalho!
Nâo tenho 40 mas estou no caminho dessa idade e também inciando a vida de programador buscando por onde começar. Parabéns pelo conteúdo excelente, você ganhou mais um incristo por ser assertivos em suas plalavras. Estarei acompanhando todos os seus vídeos. Abraço! 👍
Como eu demorei tanto para encontrar esse canal! nasci em 1983, foi absorvido pela cultura Geek ou Nerd, mas infelizmente só agora descobri o mundo da Ciências da Computação. Espero obter conhecimento suficiente para programar, independente do nível que ainda possa alcançar. meu filho tem 7 anos e já está tendo suas primeiras aulas de programação. Parabéns pelo conteúdo.
Sou Téc. em Eletrônica, Eng. Eletricista e Pós graduado em Automação controle e robótica e atualmente quero expandir meus conhecimentos para a área de programação iniciando uma outra faculdade na área de Eng. de programação, mas vendo seus videos fico com certo receio de galgar essa área tão concorrida mesmo com meus 52 anos. Mas por outro lado não tenho medo de correr atrás de meus objetivos e sonhos e vou em frente mesmo assim. Parabéns pelos seus vídeos e continue com o excelente trabalho!!
Sou um dos que está começando aos 40, seus vídeos tem ajudado muito para que eu consiga organizar um pouco meu fluxo de estudos além de servir como estímulo para seguir em frente.
Olá Fabio. Tenho 35 anos e trabalhei como front-end por 6 anos. O que você falou foi um tapa na minha cara, estou fora da área desde 2016 e desisti por pura acomodação, entrei na zona de conforto e fiquei para trás... Seus videos são inspiradores e até deu vontade de recomeçar... Obrigado.
eu ja ouvi todos esses vídeos dessa série no carro, agr vou iniciar ela novamente só que assistindo.. Akita ta de parabéns por dizer como as coisas realmente são, e não ficar fazendo cossegas nos ouvidos das pessoas como está acontecendo em muitos canais. Muito Bom esse conteúdo!
retorno nesse video para deixar minha "fitinha do bonfim" para que outros saibam que foi aqui que destravei a *noção de multiplicação e exponencial*.. foi aqui que encontrei insumos para continuar acreditando em "*etapas* > *tempo*". valeu akita.. vc é o professor que o algoritimo web atual nunca privilegiará pras massas..mas de link em link a gnt vai ajudar a compensar isso
MONO!! Você descreveu minha vida! Eu comecei aprendendo Basic aos 13 anos de idade! Hoje estou com 47 e trabalhando com Java. Boa parte das linguagens que você mencionou eu trabalhei. Acabei de conhecer seu canal. Bom trabalho.
Muito bom quando você vê um video desse ! A expectativa de muitos era saber se estava atrasado no tempo, adiantado, ou no tempo certo. Ai vem o Akita e Manda essas palavras que dão um nô no celebro, faz uma retrospectiva dos últimos anos da minha vida, numa ordem cronológica, que me fez pensar em tanta coisa que não vai dar pra explicar aqui. Enfim... Obrigado por esse video ! Eu sempre me pego com essas questões : Vai dar tempo ? Não vai dar tempo ?! Aprendi que duvidas, incertezas vão ser, vão ser sempre nossa companheira. E isso não quer dizer que temos que ter medo delas. Apenas temos que encarar a Jornada e viver olhando pra frente e ligados nas possíveis mudanças. Obrigado Akita ! Obrigado !! Obrigado !!
Que abordagem fenomenal. Eu sei que nostalgia não é saudável mas esse sentimento se materializa sem permissão rsrs. Tenho 28 anos tentando encontrar algum caminho mais sólido e o que aprendi com muito tapa na cara é que nunca valerá a pena se apegar a NADA mesmo, tal como foi dito: linguagem de programação, framework, empresas, ideias, etc. Habitue-se com o processo!
Como se diz na aviação: Você pega a direção (a proa) certa e mantém uma referência. O vento vai tentar te desviar... Você tem montanhas pra superar... O Sol pode te ofuscar... Mas se a direção continua a mesma e a referência tá ali no horizonte, você sempre chega no seu destino
Episódio curto porem um dos melhores.A profundidade no lado humano mostra o caminho que temos que seguir em qualquer área que iremos escolher. O processo / meio é o importante.
Um video com um conteúdo filosófico, politíco, histórico e ao mesmo tempo futurista. Curti, comentei, me inscrevi, lendo os comentários e acreditando que a vida continua pra quem pensa. Parabéns e muitíssimo obrigado!
Que porrada! Conteúdo massa, e indo na contramão do hype, e principalmente dos gurus de tendencias e ferramentas. Sempre tive convicções fortes sobre ser versátil profissionalmente e estar sempre disposto a estudar. Não sou da área de programação, trabalho com criação e design a 15 anos mas minha área de atuação sofre também com constantes impactos vindos da economia, tecnologia e comunicação. Uma coisa é certa, não podemos ficar parados no tempo e isso serve para qualquer um independente da área de atuação.
Esse vídeo já faz 5 anos de publicação, e ainda é tão atual.. um tapa na cara, somos mutáveis, e eternos aprendizes o mundo corporativo não perdoa quem não se atualiza, e a programação hoje não é exclusiva somente para tecnologia, mas para todas as profissões. em níveis diferentes, mas tudo hoje necessita do mínimo em tecnologia.
Tenho 40 anos e trabalho com TI a 10. Sempre tive vontade de programar, mas sempre protelando. Assistindo seus videos, cheguei a conclusão que é agora ou nunca! Então será agora!!! Obrigado pela inspiração.
Caraca, muito bom o conteúdo dos vídeos. Por volta de 2013, eu já estava na faixa dos 40 tentando me reinventar entrando em uma universidade federal no curso de Engenharia de Computação. A linguagem C e algumas outras questões me venceram no 2o semestre e eu desisti. Hoje aos 46 anos voltei com carga total nos estudos. Faz 4 meses que estou estudando pra valer, já fechei um contratinho, coloquei um pequeno sistema em PHP no ar e faturei alguns poucos milhares de reais rsrsrs. Cara, conheci seu canal tem uma semana. Obrigado pelo conteúdo!
Comecei a ver essa série agora Akita. Meus parabéns pelos ensinamentos e experiências passadas. Sou Personal Trainer a 10 anos mas meu grande sonho sempre foi trabalhar com TI. Nunca me afastei da tecnologia e estou decidido a realizar meu sonho, tenho 36 anos e vou conseguir ser programador não importa o tempo que leve. Obrigado.
Parab' ns. Salvei essa playlist e agora assistindo todos os vídeos vejo que seu conteudo é atemporal. Parab'ns novamente e muito obrigado por compartilhar conosco. Dicas de ouro.
Porra passou um filme na minha cabeça assistindo esse episódio kkk, vc é foda ,comecei a estudar programação e vi seu perfil no Linkedin em um comentário ,estou curtindo muito seus vídeos é direto e sem enrolação parabéns .
Tenho 61 e estou te ouvindo no momento certo. Explico-me: cheguei até aqui trazida por uma pergunta que me fiz em 2000. As facilidades tecnológicas do momento (Big Data + R) me ajudaram a chegar à uma resposta satisfatória. Não pretendo seguir carreira, mas vou te acompanhar daqui pra frente. 👍🏻
"O importante não é fazer o que ama, mas sim amar o processo. A única coisa importante é gostar do jogo e gostar do esforço, seja lá o que estiver fazendo". Era isso que eu precisava perceber. Essa é a receita para prosperar e fazer os caminhos se abrirem. E é assim que eu vou guiar os meus dias daqui pra frente. Muito obrigado pelas sábias palavras:
Tenho 19 anos, comprei meu primeiro computador esse ano e já estou fazendo tecnólogo em ADS e as vezes me sentia "velho" pra tecnologia kkkk mais já estou mundando esse pensamento e mudando a minha perspectiva de futuro. Sempre há tempo
Muito Bom. Tenho 42 e programo desde meu primeiro TK-90 nos anos 80. Entrei na faculdade em 96 e lá pelos anos 2000 mudei completamente de rumo por questões pessoais. Faz uns 5 anos que voltei a me aproximar da programação e cada vez tenho redescoberto mais o meu gosto, e vejo que tem muito a ver com isso que você fala. Descobri seu canal esse ano, e seu vídeos têm sido um alento com toda essa crueza(necessária e real) que apresentam. Obrigado.
Ola Fabio conheci o seu canal à poucas semanas através do vídeo Guia definitivo de Ubuntu para Devs. Tenho 47 anos trabalho no Ti a 23 anos. Fiz cursos de Cobol, Basic e Dbase em 88 e 89. Mas acabei me envolvendo com infraestrutura. Uso o Gnu/linux desde 99 sou apaixonado por este sistema. Agora estou me interessando em programação por conta da cultura Devops. Cara !! Que conteúdo maravilhoso o seu, parabéns muito obrigado !!!
Maluco do céu! Me arrepiei do início ao fim do vídeo. Tu realmente casou impacto na minha vida! Muito obrigado por essa contribuição maravilhosa. Que Deus te abençoe, paz e sucesso! Tu é foda!
Tenho 44 anos! Já havia assistido essa série de vídeos que pra mim é a mais interessante e incentivadora do RUclips na área de TI! Estou aqui em Maio/2020 assistindo tudo de novo! Parabéns Akita! Isso é uma injeção na alma pra quem ainda acredita que tem chances de voltar a mercado de TI após os 40! Ainda acredito que as empresas darão mais valor ao profissional com bagagem e anos de experiência por mais que o profissional decida por uma mudança radical em sua área profissional. E, se todo esforço e estudo dedicado não levar a lugar algum, o conhecimento será algo que ninguém poderá tirar! Valeu meu brother! Conteúdo riquíssimo! Forte abraço e mais sucesso ainda pra ti.
Excelente vídeo, realmente a vida se torna mais bela quando você aprende a amar o que faz e não a fazer o que ama. Fico admirado quando paro para observar o quão rápida a área da computação está evoluindo, desafiador para o programador sempre estar disposto a se renovar, para mim é incrível.
Ame o processo! Viver a cada instante é uma dádiva. Parabéns pelo video. Muito inspirador, pois estais fazendo história na vida de muitos jovens e quarentões que estão mudando de vida profissional.
"E depois de zonear o mundo, Steve Jobs acabou morrendo. E com ele as inovações da Apple." Fabio Akita, 2019
@@brunothedev KK, e hoje temos iPhones 12 sem fontes para carregadores e sem fones de ouvido.
@@stomperhk9107 logo tera parceria com a Lego, se é que você me entende...
@@codigodesenior3995 KKKKKKK
Pior ainda foi a implementação do Design Flat que destruiu o mundo visual e racional...
Antes tínhamos texturas, hoje temos corres ilusórias e infantis,/toscas
Desde o steve a unica inovação que a apple trouxe foi o chip M1, puta inovação por sinal
Que vídeo!!! Tenho 53 anos, voltei a estudar em 2021, nutrição, porém desde ano passado estava pensando em fazer ADS, e este ano decidi cancelar o curso de nutrição e me matriculei em ads. Depois desse vídeo não tenho dúvidas nenhuma que estou no caminho certo e não vai ser minha idade que vai me impedir de aprender! Grata por transmitir teus conhecimentos!
É isso aí
Brabíssima
Seu comentário me motivou.
54 ralando reiniciando aprendizado...
Tenho 61 e passei por tudo isto, programei assembler, cobol, rpg e várias outras e hoje estou reaprendendo a programar neste universo multi facetado da programação.
Comentário perfeito!
Em 2022 tenho 37 e estou mudando de profissão para iniciar na engenharia de software
algumas anotações:
-nós somos matematicamente ruins
-toda startup de ontem se torna uma enterprise de amanhã
-nada permanece igual por mais de 1 década no mundo da tecnologia
-lei de moore
-sua linguagem de programação não te define
-as empresas de tecnologia não te definem
-seu salário atual não te define
-suas ideologias não deveriam te definir
-seus objetivos não te definem
Que bela surra de tapa na cara.
Tenho 22 anos,desempregado e sem faculdade/namorada/longe da família e morando de favor na casa de uns parentes.Tudo que possuo no momento é um curso técnico de Dev que estou fazendo e meu raso conhecimento em tecnologia,estava desesperado para resolver a minha vida e esse vídeo me fez refletir.Óbvio que isso não significa de forma alguma que me acomodarei,mas serviu para colocar a mente no lugar novamente e manter o foco na caminhada,obrigado!
Me identifiquei com muitas de suas histórias e adorei seus vídeos,ganhou mais um inscrito.
tmj amigo... depois de me afastar de todos os meus objetivos por anos, e acreditar que minha vida tinha acabado (mesmo com 22 anos, quando esses pensamentos vem e você se afasta das pessoas, você começa a acreditar nessa realidade) conheci a programação que é algo que está me ajudando muito.
E aí, como está andando a jornada de vocês ao longo desses meses?
Eu, sempre trabalhei, e aos 19 anos, passei na federal que queria, porém no ano que virei pai, resultado: Mudei de cidade com ele com 2 meses de vida, sem trabalho(tinha juntado uma grana e comecei ganhar bolsa da faculdade), porém minha esposa não estava trabalhando ai apertava um pouco, porém ela conseguiu um emprego, eu no 3 ano da faculdade, faço estágio, ele na creche já com 2 anos, não é fácil, as vezes penso em largar tudo e voltar para perto da minha família e família dela, conseguir um emprego comum(nada contra, mas sonho em trabalhar no que amo), as vezes saio cedo com meu filho dormindo e volto com ele dormindo, mas estou muito feliz pq cada dia que passa mais oportunidades aparece, entrevistas, conhecimento, etc.
Espero um dia conseguir um bom emprego, e conseguir uma vida boa para minha família(Não que esteja ruim, mas quero poder viajar, curtir meus filhos, ter minha casa, poder fazer oq quiser em minha vida).
Se me arrependo de ter filho? acho que tudo que faço é por ele, talvez nem aqui estaria, as vezes pode dificultar fazer uma mudança brusca, mas sempre falo a minha esposa, se um dia eu ter que mudar de cidade por uma oportunidade de emprego, vou eu primeiro e depois levo vcs.
Tente arrumar uma motivação, como vc quer estar no futuro, etc.
Com youtube hoje so nao aprende que nao quer em um simples celular
@@gabrielmussolini1869 Excelente comentário, boa sorte na caminha guerreiro! Sucesso!
Eu leio teu blog a muuuuuuito tempo. Você influenciou demais a minha "carreira".
Eu nem sabia que você tinha um canal no youtube. Descobri esses dias. Sem dúvida nenhuma, uma grata surpresa. Da pra notar o cuidado que você tem pra produzir cada vídeo. Estou vendo todos em sequência. Parece uma metralhadora de bons conteúdos. Entre um vídeo e outro tenho que parar um pouco pra respirar. Haha. Sucesso! Vamo que vamo.
Leitor do blog!! Valeu!!
KKKKKELE É O CARA.
Há 2 anos e meio eu ouvi o Akita e me animei aos 40 justamente pelo título. Comecei uma faculdade EAD, mudei de carreira mesmo, fiz estágio em TI e hoje estou como analista junior de Arquitetura em um banco francês trabalhando com um time top de arquitetos. Empresa confiou em mim e mesmo antes de me formar fui efetivado. Muitos youtubers me inspiraram, como o Guanabara. Sem dúvida o Akita também foi fundamental. Obrigado, Fábio. De coração.
Comecei a estudar programação com 17 anos porque sempre gostei dessa área, mas tive de parar os estudos depois que terminei o ensino médio pra poder trabalhar e ajudar com as dividas de casa. Porem sempre queria voltar a estudar programação. Hoje com 20 anos estou aproveitando essa quarentena pra estudar e estou gostando muito, fico horas na frente do meu notebook estudando e nem percebo o tempo passando. Claramente programação é o que quero fazer, e agora vou dar o meu melhor e mais um pouco para poder entrar de vez no mercado de trabalho nessa área. Seus videos sempre me dão uma motivação, obrigado por compartilhar seus conhecimentos com a gente que somos meros iniciantes.
Esse cara é realmente excepcional! Tenho 25 anos e concluí minha faculdade de Engenharia Elétrica em outubro de 2023. No final da faculdade, descobri um forte interesse pela área de Inteligência Artificial e Data Science. Agora estou enfrentando minha primeira experiência nesse campo. Tudo começou com um projeto que fiz na faculdade, que chamou a atenção de uma empresa local. Eles gostaram tanto que me contrataram. É uma situação interessante, já que sou considerado o "mais" experiente nessa área na equipe, em que talvez em outra empresa eu seria talvez o Junior. Estou aqui, buscando conselhos, aprendizado e motivação. O desafio é grande para mim. Para alguém com mais experiência, pode parecer simples, mas para mim, é tudo novo. Quero agradecer ao Fábio por compartilhar sua experiência conosco, os mais novos. É muito valioso!
Tenho 35 anos, minha última entrevista foi F*** a moça do RH viu meus cabelos brancos e perguntou qual era minha idade e se tinha algum problema em trabalhar com pessoas mais novas... eu sorri e disse que servi o exercito e lá tem dos 18 aos 60 anos, enfim só que isso me motivou mais ainda... valeu Akita te acompanho desde 2010
Porra 2010! Valeu mesmo!!
Tenho 41 anos e me senti voando numa máquina do tempo relembrando o passado. Tomei muitas decisões erradas e, quando pensei que iria decolar em 2022, fui pego de surpresa por uma doença que eu nem sabia que existia e quase me matou. Hoje, estou me recuperando fisicamente e aproveitando para estudar aquilo que eu nunca fui bom mad sempre tive vontade de melhorar, desenvolvimento de software.
Com os vídeos do Fábio, eu consegui perceber algumas falhas, maus hábitos e vícios que atrabalham o meu aprendizado e estou tentando corrigir.
Fabio, muito obrigado pelos seus vídeos que tem me ajudado bastante.
Um forte abraço.
Eu com 31, me achando meio velho e com medo do mercado. Vendo as histórias abaixo dá até um alívio no coração e mais motivação para continuar. Sou formado em Engenharia de Produção, não gostei da carreira e comecei a faculdade de Ciência da Comput. e me formo esse ano. Tomei gosto por programação somente este ano e realmente estava projetando demais minha vida. Ótimo vídeo, conheci o canal há pouco, mas gostei demais. Parabéns pelo conteúdo!!
Aposentei por tempo de serviço. Tenho 67 anos e fui chamado para novo desafio. Eu estava desatualizado e, graças a Deus, achei os vídeos do Fábio AKITA que disponibiliza gratuitamente todo o seu conhecimento. Muito obrigado AKITA
Tenho 33 anos e estou adorando o "Começando aos 40".
Ganhou mais uma inscrita!🙌🏼
Idem
Eu tenho 39, sou formado em ADM e trabalhando na IBM na area adm, consegui um cargo de desenvolvedor mês passado. Tbm no mês passado comecei a fazer ADS, Mudando de área totalmente... depois dos 39 anos
Eu também amigo, primeiro ano na IBM, como desenvolvedor
caralho mano parabéns !!!
Parabens !!! Estou começando aos 36 e estou curtindo pra caramba.
@@brendoniwata2331 valeu fera
@@marcelopires4422 Estou a 6 anos lá em Hortolândia, mas no segundo mês como desenvolvedor.
Oi Fábio, tudo bem?
Bom, eu queria te agradecer por ter mudado a minha vida. Como? vou dar dois exemplos:
1- Apesar de ler, escrever e entender bem o inglês eu sempre tive uma trava pra falar (trava mesmo, eu ficava travando e pensando 109390x o que ia falar, o que me afastava da fluência) e após aquele vídeo seu (Como eu aprendi Inglês? E entendendo "padrões"!) parece que deu o click que faltava e eu no mesmo dia consegui simplesmente me comunicar no idioma sem problemas (claro, meu vocabulário ainda pode melhorar muito, e a forma de formular frases complexas também).
2- o disclaimer em (Procure o que você Ama ... SÓ QUE NÃO!) foi um puta tapa na cara (assim como todos os vídeos seus que vi até agora), e eu notei que eu costumo estar fazendo as coisas da forma correta, mas eu não as via sob a ótica que você apresenta ou as vezes as faço por pura intuição, e isso me deixa empolgado pra aprender mais e evoluir. Toda experiência que você passa agrega demais.
Meus sinceros agradecimentos, um forte abraço.
Vocês são masoquistas de gostar de tento tapa na cara hahaha valeu!!!
@@Akitando é questão de brio! quem não te desafia não te faz crescer, só te ajuda a se afundar na zona de conforto...
@@fabiojuniorxD Sei que esse comentário já tem um certo tempo. Mas cara... não tem verdade maior!
@@Akitando HUAHAUHUH
@@Akitando com esses tapas na cara, é incrível como tu também me fez enxergar coisas incríveis, e abandonar coisas toscas que eu acreditava, sem brincadeira, cada tapa na cara me faz sentir um alívio maior, me faz sentir que EU sou dono do MEU mundo, algo que eu não sentia antes.
Comecei pela Lógica de Programação, adorava resolver aqueles exercicios queimando neurónios em matrizes. Descobri as oportunidades da web com Html, css e javaScript. Mas adorava a sintaxe de Python. Por enxergar mais oportunidades na Web segui em frente e hoje estou na busca do primeiro emprego com React. Em paralelo vinha revendo lógica de Programação com Python, mas resolvi ficar só no JavaScript por um tempo mesmo, focar no react e me tornar um bom front-end. A meta é ser um bom dev web e conciliar com estudos de Python/datascience e machine learning... Vamos ver o que a vida tem a oferecer. Estou com 26 anos.
Tenho 25 anos e o vídeo foi muito útil para mim também. Seu vídeo é incrível!
Tem uma mosca na sua cara meu!
Tenho 22 anos, passei meus últimos 5 anos estudando química e meio ambiente, ao rever meus conceitos, não fazer o que ama, mas amar o processo, tive uma revirada em minha vida, muitas coisas que o Akita disse, eu vinha refletindo no último ano e outro ponto que ele disse é: “Nada permanece igual”.
Galera, sofri um acidente e ao longo dos dias internado dentro do hospital até fazer a cirurgia, percebi que uma vida de planejamento pleno não é sinônimo de sucesso, às vezes você não controla os revés da vida.
Eu dizia: “Odeio Computação e tecnologia” isso a um ano atrás, e cá ESTOU EU ESTUDANDO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pegando livros e mais livros, não pensei em nada, só pensei uma coisa: “POSSO APRENDER MUITO” somente isso.
Agradeço muito a tecnologia por estar me trazendo essa ansiedade e a vontade em aprender.
Estou nos 60 e programando, aprendendo diariamente
"A única coisa que é constante é gostar do jogo e gostar do seu próprio esforço seja lá o que esteja fazendo" Essa frase resume tudo! Parabéns pelo canal.
tenho 64 anos e estou começando agora bora que bora
Esse cara conhece demais, não é possível. É de longe o melhor professor, comentarista, coach, pai da internet, etc. 😅
Caramba Fabio. Esse video não é apenas para quem quer seguir no ramo de T.I.
Alias pelo menos os videos que eu vi até agora é uma lição de vida de alguém extremamente esforçado. Alias vira detalhe você ser programador. Estou na casa dos 36 anos e realmente por mais que tenha vivido em uma area bem diferente na minha profissão , me sinto realmente empolgado por desafios . Me acomodei realmente.
Enfim não me canso de agradecer cada video seu. E nem faço idéia o motivo que você passe tanto conteudo desse tipo totalmente gratuito...sendo que tem tanto picareta vendendo ilusão sem base alguma.
Eu achei seu canal ontem Akita. Eu comecei a minha transicao de carreira aos 35 (eu era Veterinário). Ja estudava programacao por mim mesmo como hobby e decidi fazer disso uma carreira. Hj estou como Jr Mobile Frontend em uma pequena empresa aqui na Irlanda. Estou comecando a trabalhar com backend também. Estou gostando muito dos seus vídeos, vem de encontro com o que eu precisava.
Tenho 31 e comecei a faculdade de Análise e desenvolvimento de sistemas. Estou me sentindo com 20, aprendendo tudo novo.
31 anos ainda é muito jovem :)
vou fazer 31 mês que vem, e ai cara como ta indo?
Obrigado pela voadora. Eu aqui com 27 anos achando que antes dos 40 vou aposentar, fazendo planos mirabolantes. Sabe de nada inocente. Agora foco muito mais no que preciso pro presente e no médio prazo: o que vier no longo é lucro.
Minha aposentadoria é esperança nos avanços da medicina para continuar trabalhando até os 90 anos.
Cara... Que injeção de ÂNIMO!!! Tenho exatamente 40 e todo esse vídeo me lavou a alma.... Sobretudo o final! Obrigado, Fábio!
Vendo a série completa como se fosse alguma super produção da Netflix. Então vi que poderia ser. Sua voz e edições com imagens e vídeos para cada fala, rapaz, sucesso total. Não curto puxar saco de ninguém, mas vc é foda.
Cada etapa das decadas descritas no vídeo criaram em mim paralelos com a minha história. Desde a decisão em fazer curso técnico e começar a trabakhar cedo na área.
Eu sempre tive esse "pézinho" em gostar de tecnomogia, mas nunca saí do basico "entededor/usuário" apenas.
Hoje, aos 42, estou iniciando algo que deveria ter feita há muito. Estudar sobre tecnologia e programação. Comecei do zero total (lógica de programação) e gostaria de aplicar o uso da linguagem de programação à minha atividade - projetista/modelador de estruturas metálicas em BIM.
Cada video seu é uma porrada no estômago muito bem dada e satisfatória.
Obrigado por ser assim mesmo.
Serio, direto e sem rodeios.
É disso que a grande maioria precisa hoje em dia.
estou com 38 anos e estou na faculdade de analise de sistemas,e é bem como você falou não preciso olhar para o passado uma nova era se inicia e novas conquistas vem naturalmente.no momento estou em projeto de um site e aplcativo para uma empresa que estamos criando e esta dando certo,sábias palavras a startup de hoje é a enterprise de amanhã...
Tenho 58 e estou fazendo ADS - Fatec SJC..... dane -se o que deixei para trás, embora andar para frente, carregando o que não faz peso
Apesar de gostar muito dos seus vídeos, ainda não tenho clareza nos termos técnicos e seu vocabulário, mesmo assim acompanho com o sentimento de admiração!!! Aos 41 Iniciei Desenvolvimento e Análise de sistema (esse ano) e ainda nem saí do berço, acho que ainda não nasci, de fato. Hj finalmente consegui compreender e aceitar cada palavra sua, e quero agradecer, pois foram para mim. Muito obrigada.
Entrei a pouco tempo no mundo da programação, 2 anos aproximadamente, e nesses 2 anos percebi que o mais fundamental é aprender a aprender, pois uma linguagem pode se tornar ociosa, hoje posso aprender uma linguagem nova em pouco tempo sem precisar passar raiva com lógica, sintaxe, mas pena que ainda vejo muitas pessoas quase batendo em outras defendendo uma linguagem ou um framework
Esse video aqui precisa ser adicionado lá na playlist para iniciantes de programação, começando aos 40. Muito obrigado por compartilhar tanta visão e conhecimento!!
EU COM 63 ESTOU ESTUDANDO E VOU FAZER TRANSIÇÃO DE CARREIRA PARA PROGRAMAÇÃO, por enquanto sou técnico Eng. DE REFRIGERAÇÃO MAIS VOU CONSEGUIR! AKILA É 100!
Cara, parabéns pelo vídeo. Estou chegando aos 40, e após graduação, mestrado e doutorado, decidi mudar de carreira. Estou em transição, e por mais que tenhamos experiências de vida, alguns medos dominam devido ao incerto. Mas o que você falou foi espetacular. O que vale é o processo, e isto nunca deixei de gostar, nunca deixarei, e vai me dá forças pra enfrentar o que vier. Forte abraço, parabéns.
Tenho 27 anos, acabei de terminar uma graduação na área de TI. Esse e outros vídeos que vi do Fabio, foram que nem um tapa em minha cara. Obrigado Fabio Akita
"Você vai ter muito mais oportunidades do que imagina"
Essa frase me deixou feliz numa imensidão de sentidos :,)
Esse episódio falou bastante comigo.
Perdi o bonde de 95 pois era só uma criança de 10 anos q adorava computadores mas só podia ver na TV.
Perdi o bonde de 2005 pq tinha acabado de iniciar uma carreira militar no ano anterior e não tinha espaço para trabalhar com tecnologia.
Em 2011 foi meu ponto de virada. Depois de iniciar a faculdade em 2008, larguei a carreira militar e decidi viver do que amava. Com o apoio da minha esposa corri atrás do tempo perdido e peguei parte da era dos cms, início do tableless e dos padrões web.
Já na virada de 2015 peguei a ascenção dos fw js, ecma6 e o boom dos spas e após híbridos. Não me arrependo. Consegui entrar e no jogo.
Fez todo sentido o que vc disse. A casa década o baralho é reembaralhado e redistribuído na mesa. É só se mentem sentado nela quem ama e aprende a aprender.
Excelente episódio.
Vendo este vídeo exatamente com 20 anos, e que banho de água fria, hein?!
Mas você está totalmente certo... Se nos apegarmos a uma tecnologia, empresa, ou linguagem específica, muito em breve virão os questionamentos "será que estou atrasado?", "O que eu devo aprender agora?". E isso pode levar a uma frustração tremenda.
Obrigado pela mensagem!
Akita você mudou o jeito que eu olhava para programação! Melhorei muito em questão de estudo! Muito Obrigado Cara !
Que vídeo inspirador, me deu um gás a mais para essa nova perspectiva. Nos meus 35 anos buscando um novo olhar em uma nova carreira... E estou gostando do jogo e dos meus esforços. Gratidão por compartilhar conosco suas experiências e vivências.
Video é de 3 anos atrás, e eu com 32 anos mudando de carreira. Sou pós graduada e com formação em fisioterapia, mas hoje estou migrando para programação. Tive acesso a computador tarde, mas não vejo tarde o prazer de mudanças. Conheci seu canal graças a uma live de 3 Tolkien horas no canal código fonte tv. Live maravilhosa!
qual curso vai fazer?
Cara, que vídeo!!!! Sério memo. Assisti o anterior da série, beeemm por acaso e agora esse... é um vídeo pra ver e rever.... sempre!!!!
Tenho 40 anos (almost 41) e sou formada em Pedagogia, trabalhei mais de 15 anos na área de educação e SEMPRE sonhei em trabalhar na área de TI... Pq não fiz antes? Não faço ideia... a única coisa que sei é que agora vou fazer... Estou matriculada em uma faculdade de ADS e fiz uma assinatura de uma plataforma para fazer cursos... e estou procurando estágio...
Sou casada, temos uma filha de 40 anos e acabamos de voltar para o Brasil após 2 anos nos aventurando em um país para aprender o inglês... lá trabalhei de babá e camareira e hj não sou fluente... rsrsrs... mas posso dizer que falo inglês... se consegui isso, pq não conseguir mudar de área... a vida é como a área de TI, muda todo tempo... tmbm já acreditei em verdades absolutas que hj não acredito que pensei daquela forma...
E se alguém tiver dicar aí... please!
Eu aqui com 25 anos assistindo no meu horário de almoço porque todo vídeo do Akita tem um aprendizado, agradecido demais pelo seu conteúdo Akita!
A live descreveu muito bem os sistemas operacionais e linguagens de programação mais usadas no passado. Só que muitas pessoas não tinham acesso as tecnologias devido não possuirem condições para compra dos hardwares e softwares que eram bem caros. Ter um desktop e impressora em casa eram um sonho. Você descreveu muito bem os hardwares e softwares que ficaram obsoletos após 10(dez) anos. A melhor solução para todas as pessoas foi a chegada do software livre com o lançamento do Linux no mundo que já rodava muito bem em processadores 386 Intel mesmo usando modem dial-up discado. Hoje temos outros software livres como exemplo como os editores: PyCharm, VSCode e outros. Também os interpretadores grátis da maioria das linguagens Scripting: Bash, Perl, PHP, Python, Ruby e outros. O QBASIC foi único interpretador BASIC contido no Windows 95 e 98. Neste mundo moderno temos mais de softwares gratuítos e/ou pagos para desenvolver qualquer software. Toda sua live foi bem gratificante para as pessoas conhecerem as tecnologias usadas no passado e algumas que ainda estão presentes neste mundo moderno.
Que choque de realidade foi esse? Já comecei a ver as coisas de forma diferente e realmente amar o processo é a chave!
Esse vídeo é simplesmente uma aula de visão de vida e de mundo! Vai muito além de apenas tecnologia. Fantástico! Parabéns e muito obrigado, Fábio!
Sensacional!!! Novo fã, e mais um na jornada da virada de carreira. Vamos lá povo! ❤
O melhor dos seus vídeos é que não precisamos assistir na velocidade 2 do RUclips, a pancada de conteúdo para absorver é extraordinária.
Adoro como usa a historia para explicar!
Obrigado pelo conteudo, tenho 35 anos e estou tentando migrar para area de t.i depois de 16 anos na area da Usinagem (metalurgia), e seu video nos deixa com a mente aberta para nao se prender a uma só coisa, pq daqui 10 anos podemos ja ter mudado nossos conceitos...ganhou mais um inscrito...
Estou entre os 40 anos e também mudei de área, agora como programador em uma multinacional pioneira em tecnologia
Que bacana, parabéns! Sentiu que sua idade era um problema na hora de procurar emprego ou na entrevista? Estou numa situação parecida a sua e um pouco inseguro em relação a isso.
Em relação a data do vídeo, estou assistindo ele do "futuro", já estamos em 2022.
Cheguei nos meus 44 anos, planejando uma mudança de carreira, pensando em retornar as minhas origens.
Hoje trabalho com design gráfico, já à 28 anos.
Lá por 1992, junto com os estudos na área de "photo composição" (termo velho... nem se usa mais) fazia meu segundo grau em "processamento de dados (termo antigo, mas acho que ainda em uso)", pascal, cobol, qbasic. Acabei optando pelo Design.
E pesquisando sobre retornar para a programação, hoje existem tantas opções, caí no teu vídeo.
Muito bom o conteúdo, esclarecedor e direto ao ponto.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. E mostrar que não estamos obsoletos, ou implodimos como as diversas linguagens que ficaram em nossa memória.
Ps. Só faltou o bug do milênio no seu conteúdo. kkkk
Parabéns Akita pela iniciativa de criar esta maravilhosa playlist. EU mesmo resolvi voltar para a área de desenvolvimento web depois dos 40. Não foi nada fácil, mas foi a melhor decisão que já tomei na minha vida. Amo estudar e estar em constante evelução. Amo compartilhar conhecimento e ajudar pessoas que estão iniciando na nossa área. Obrigado mais uma vez. Grande abraço!
Obrigado pelo vídeo, dá para pensar um pouco no que nem reparamos dado à velocidade da vida de hoje em dia. Tenho 47 anos dentro de menos de um mês, depois de uma breve passagem por assembler num curso de hardware, eletrónica industrial, curso de gestão de empresas, contínuo em busca do prazer da satisfação pessoal, procurando na programação um complemento à eletrónica e na possibilidade de poder adaptar aos aspetos profissionais que tenho de momento. Um bem haja a todos
Eu pedi uma luz pra Deus, pro Universo e encontrei vc, em fevereiro de 2021. Meu marido já te seguia a tempos e nem me falou. rs Enfim, to com 42 não aguento mais trabalho presencial, 24 anos em empresa pública. Empolgadíssima para aprender e fazer uma nova vida na TI. Muito obrigada por dividir seu tempo com a gente. Gratidão!
Tenho 20 anos, programo a mais de 1 e esse vídeo serviu pra abrir meus olhos em muitos pontos que nunca me atentei, e relembrar algo que já acredito, que é: não se apegar a tecnologia utilizada, mas sim a lógica e o processo de aprendizado/utilização
cara eu sou muito grato a conhecer seu canal. depois de anos tentando entrar no meio de tecnologia seu canal foi o que meu deu o start pra realmente aprender, eu pensava que estava defazado, velho por estudar aos 28 isso, seu video foi a melhor coisa que encontrie... muito obrigado
Amar o processo. Eu com 45 anos e uns 30 como programador, me vejo neste momento de aprender, aprender e aprender. As vezes quando olho esta mulecada destruindo nos códigos fico com receio, mas quando percebo q a maioria não sabe nada sobre o processo, fico mto mais confiante. Valeu pelas palavras
Tamo na mesma William
Acabei de conhecer o Fábio e já fiquei fascinado pela sua bagagem de conhecimento e experiência de vida, aliados à uma oratória muito simples e sincera. Eu, com 23 anos, me encontro em um momento da vida que não sei o que vai ser de mim daqui a 1 ano, mas uma passagem do vídeo que me chamou muito a atenção e que fixei na mente foi: "... vocês provavelmente já entenderam que o importante não é fazer o que ama, mas amar o processo e aproveitar as chances que a vida vai te dando...". Eu acabei de largar um emprego que era bom e que eu "tentava amar" e achava que seria minha carreira, meu futuro e na verdade a vida mostrou o contrário. Até então estava a procura dessa "paixão" que é muito difundida por aí e que nem todo mundo sente alguma vez na vida e sempre vive frustrado. Só não me afundei em desespero por causa da minha fé em Cristo e meus princípios. Mudei de cidade para buscar novas experiências na vida e também me casei nesse curto tempo. Dito isso, compreendo que estou COMEÇANDO A MINHA VIDA AGORA, graças ao seu vídeo. Tenho certeza que seus conteúdos estão ajudando muitos por aí, parabéns pelo seu trabalho!
Nâo tenho 40 mas estou no caminho dessa idade e também inciando a vida de programador buscando por onde começar. Parabéns pelo conteúdo excelente, você ganhou mais um incristo por ser assertivos em suas plalavras.
Estarei acompanhando todos os seus vídeos.
Abraço! 👍
Como eu demorei tanto para encontrar esse canal! nasci em 1983, foi absorvido pela cultura Geek ou Nerd, mas infelizmente só agora descobri o mundo da Ciências da Computação. Espero obter conhecimento suficiente para programar, independente do nível que ainda possa alcançar. meu filho tem 7 anos e já está tendo suas primeiras aulas de programação. Parabéns pelo conteúdo.
Sou Téc. em Eletrônica, Eng. Eletricista e Pós graduado em Automação controle e robótica e atualmente quero expandir meus conhecimentos para a área de programação iniciando uma outra faculdade na área de Eng. de programação, mas vendo seus videos fico com certo receio de galgar essa área tão concorrida mesmo com meus 52 anos.
Mas por outro lado não tenho medo de correr atrás de meus objetivos e sonhos e vou em frente mesmo assim.
Parabéns pelos seus vídeos e continue com o excelente trabalho!!
Sou um dos que está começando aos 40, seus vídeos tem ajudado muito para que eu consiga organizar um pouco meu fluxo de estudos além de servir como estímulo para seguir em frente.
Olá Fabio. Tenho 35 anos e trabalhei como front-end por 6 anos. O que você falou foi um tapa na minha cara, estou fora da área desde 2016 e desisti por pura acomodação, entrei na zona de conforto e fiquei para trás... Seus videos são inspiradores e até deu vontade de recomeçar... Obrigado.
eu ja ouvi todos esses vídeos dessa série no carro, agr vou iniciar ela novamente só que assistindo.. Akita ta de parabéns por dizer como as coisas realmente são, e não ficar fazendo cossegas nos ouvidos das pessoas como está acontecendo em muitos canais. Muito Bom esse conteúdo!
retorno nesse video para deixar minha "fitinha do bonfim" para que outros saibam que foi aqui que destravei a *noção de multiplicação e exponencial*.. foi aqui que encontrei insumos para continuar acreditando em "*etapas* > *tempo*". valeu akita.. vc é o professor que o algoritimo web atual nunca privilegiará pras massas..mas de link em link a gnt vai ajudar a compensar isso
MONO!!
Você descreveu minha vida! Eu comecei aprendendo Basic aos 13 anos de idade! Hoje estou com 47 e trabalhando com Java. Boa parte das linguagens que você mencionou eu trabalhei.
Acabei de conhecer seu canal. Bom trabalho.
Muito bom quando você vê um video desse ! A expectativa de muitos era saber se estava atrasado no tempo, adiantado, ou no tempo certo.
Ai vem o Akita e Manda essas palavras que dão um nô no celebro, faz uma retrospectiva dos últimos anos da minha vida, numa ordem cronológica, que me fez pensar em tanta coisa que não vai dar pra explicar aqui. Enfim... Obrigado por esse video ! Eu sempre me pego com essas questões : Vai dar tempo ? Não vai dar tempo ?!
Aprendi que duvidas, incertezas vão ser, vão ser sempre nossa companheira. E isso não quer dizer que temos que ter medo delas. Apenas temos que encarar a Jornada e viver olhando pra frente e ligados nas possíveis mudanças. Obrigado Akita ! Obrigado !! Obrigado !!
eu tava precisando muito dessas palavras, obrigado mestre akita!
Cai aqui de paraquedas e que vídeo interessante! Todo mundo deveria ver este vídeo, mesmo que a pessoa não seja da área de programação.
Fábio, parabéns pelas considerações sobre curtir o "processo"! Foi uma das melhores falas que ouvi ultimamente! Ganhou meu respeito.
Que abordagem fenomenal. Eu sei que nostalgia não é saudável mas esse sentimento se materializa sem permissão rsrs. Tenho 28 anos tentando encontrar algum caminho mais sólido e o que aprendi com muito tapa na cara é que nunca valerá a pena se apegar a NADA mesmo, tal como foi dito: linguagem de programação, framework, empresas, ideias, etc. Habitue-se com o processo!
Como se diz na aviação:
Você pega a direção (a proa) certa e mantém uma referência.
O vento vai tentar te desviar... Você tem montanhas pra superar... O Sol pode te ofuscar... Mas se a direção continua a mesma e a referência tá ali no horizonte, você sempre chega no seu destino
Episódio curto porem um dos melhores.A profundidade no lado humano mostra o caminho que temos que seguir em qualquer área que iremos escolher. O processo / meio é o importante.
Um video com um conteúdo filosófico, politíco, histórico e ao mesmo tempo futurista. Curti, comentei, me inscrevi, lendo os comentários e acreditando que a vida continua pra quem pensa. Parabéns e muitíssimo obrigado!
Que porrada! Conteúdo massa, e indo na contramão do hype, e principalmente dos gurus de tendencias e ferramentas. Sempre tive convicções fortes sobre ser versátil profissionalmente e estar sempre disposto a estudar. Não sou da área de programação, trabalho com criação e design a 15 anos mas minha área de atuação sofre também com constantes impactos vindos da economia, tecnologia e comunicação. Uma coisa é certa, não podemos ficar parados no tempo e isso serve para qualquer um independente da área de atuação.
O vídeo é de 2019, mas o tapa na cara sempre é atual. Que vídeo 👏👏
Esse vídeo já faz 5 anos de publicação, e ainda é tão atual.. um tapa na cara, somos mutáveis, e eternos aprendizes o mundo corporativo não perdoa quem não se atualiza, e a programação hoje não é exclusiva somente para tecnologia, mas para todas as profissões. em níveis diferentes, mas tudo hoje necessita do mínimo em tecnologia.
Tenho 40 anos e trabalho com TI a 10.
Sempre tive vontade de programar, mas sempre protelando.
Assistindo seus videos, cheguei a conclusão que é agora ou nunca!
Então será agora!!!
Obrigado pela inspiração.
Caraca, muito bom o conteúdo dos vídeos. Por volta de 2013, eu já estava na faixa dos 40 tentando me reinventar entrando em uma universidade federal no curso de Engenharia de Computação. A linguagem C e algumas outras questões me venceram no 2o semestre e eu desisti. Hoje aos 46 anos voltei com carga total nos estudos. Faz 4 meses que estou estudando pra valer, já fechei um contratinho, coloquei um pequeno sistema em PHP no ar e faturei alguns poucos milhares de reais rsrsrs. Cara, conheci seu canal tem uma semana. Obrigado pelo conteúdo!
Comecei a ver essa série agora Akita. Meus parabéns pelos ensinamentos e experiências passadas. Sou Personal Trainer a 10 anos mas meu grande sonho sempre foi trabalhar com TI. Nunca me afastei da tecnologia e estou decidido a realizar meu sonho, tenho 36 anos e vou conseguir ser programador não importa o tempo que leve. Obrigado.
Esse vídeo é a aula de história que vc nunca vai ter em outro lugar
Parab' ns. Salvei essa playlist e agora assistindo todos os vídeos vejo que seu conteudo é atemporal. Parab'ns novamente e muito obrigado por compartilhar conosco. Dicas de ouro.
Porra passou um filme na minha cabeça assistindo esse episódio kkk, vc é foda ,comecei a estudar programação e vi seu perfil no Linkedin em um comentário ,estou curtindo muito seus vídeos é direto e sem enrolação parabéns .
Tenho 61 e estou te ouvindo no momento certo. Explico-me: cheguei até aqui trazida por uma pergunta que me fiz em 2000. As facilidades tecnológicas do momento (Big Data + R) me ajudaram a chegar à uma resposta satisfatória. Não pretendo seguir carreira, mas vou te acompanhar daqui pra frente. 👍🏻
"O importante não é fazer o que ama, mas sim amar o processo. A única coisa importante é gostar do jogo e gostar do esforço, seja lá o que estiver fazendo".
Era isso que eu precisava perceber. Essa é a receita para prosperar e fazer os caminhos se abrirem. E é assim que eu vou guiar os meus dias daqui pra frente. Muito obrigado pelas sábias palavras:
Tenho 19 anos, comprei meu primeiro computador esse ano e já estou fazendo tecnólogo em ADS e as vezes me sentia "velho" pra tecnologia kkkk mais já estou mundando esse pensamento e mudando a minha perspectiva de futuro. Sempre há tempo
Muito Bom. Tenho 42 e programo desde meu primeiro TK-90 nos anos 80. Entrei na faculdade em 96 e lá pelos anos 2000 mudei completamente de rumo por questões pessoais. Faz uns 5 anos que voltei a me aproximar da programação e cada vez tenho redescoberto mais o meu gosto, e vejo que tem muito a ver com isso que você fala. Descobri seu canal esse ano, e seu vídeos têm sido um alento com toda essa crueza(necessária e real) que apresentam. Obrigado.
Aprendendo muito com seus vídeos... me encontro nessa mudança de 180°. Vamo pra cima!! Apaixonada por tecnologia
Ola Fabio conheci o seu canal à poucas semanas através do vídeo Guia definitivo de Ubuntu para Devs. Tenho 47 anos trabalho no Ti a 23 anos. Fiz cursos de Cobol, Basic e Dbase em 88 e 89. Mas acabei me envolvendo com infraestrutura. Uso o Gnu/linux desde 99 sou apaixonado por este sistema. Agora estou me interessando em programação por conta da cultura Devops. Cara !! Que conteúdo maravilhoso o seu, parabéns muito obrigado !!!
Cara é dificil não sentir a porrada de seus videos, obrigado pelo trabalho!
Ver seus vídeos estão me abrindo a mente. Tenho 32 anos, estou iniciando a faculdade de sistemas de informações.
Maluco do céu! Me arrepiei do início ao fim do vídeo. Tu realmente casou impacto na minha vida! Muito obrigado por essa contribuição maravilhosa. Que Deus te abençoe, paz e sucesso! Tu é foda!
É impressionante como os vídeos do akita são anteporais.
Um dos canais que dou aquele like com força os tapa na cara sempre foi útil. Obrigado por mais este.
Tenho 44 anos! Já havia assistido essa série de vídeos que pra mim é a mais interessante e incentivadora do RUclips na área de TI! Estou aqui em Maio/2020 assistindo tudo de novo! Parabéns Akita! Isso é uma injeção na alma pra quem ainda acredita que tem chances de voltar a mercado de TI após os 40! Ainda acredito que as empresas darão mais valor ao profissional com bagagem e anos de experiência por mais que o profissional decida por uma mudança radical em sua área profissional. E, se todo esforço e estudo dedicado não levar a lugar algum, o conhecimento será algo que ninguém poderá tirar! Valeu meu brother! Conteúdo riquíssimo! Forte abraço e mais sucesso ainda pra ti.
Excelente vídeo, realmente a vida se torna mais bela quando você aprende a amar o que faz e não a fazer o que ama. Fico admirado quando paro para observar o quão rápida a área da computação está evoluindo, desafiador para o programador sempre estar disposto a se renovar, para mim é incrível.
Ame o processo! Viver a cada instante é uma dádiva. Parabéns pelo video. Muito inspirador, pois estais fazendo história na vida de muitos jovens e quarentões que estão mudando de vida profissional.