Boa noite! excelente explicação, da pra gente entender bem comportamento do fluído e seu ponto de saturação bem como no diagrama de envelope entendemos os ciclos do fluído nós principais componentes da refrigeração básica.😮 Eduardo Moreira.
Entendi o diagrama de mollie nos traz o conhecimento o comportamento do fluido refrigerante no sistema de refrigeração no lado de alta e baixa do e fazendo sua transferência de calor ,pressão, temperatura.
Fala mestre, ótimo conteúdo. Gostaria e dar uma idéia. Coloca suas aulas em uma playlist no canal. Pois assim fica mais fácil de um visitante acessar os conteúdos especificos. Como eu, gosto de conteúdo de refrigeração, ficaria mais tranquilo acessar se fosse assim. Obrigado.
Boa noite! Ótimo conteúdo. Tenho algumas dúvidas sobre como dimensionar um sistema de refrigeração para tratamento de ar comprimido. Poderia dar algumas dicas? Qual a forma mais fácil de entrarmos em contato? Obrigado!
Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Quando analisamos um ciclo de refrigeração utilizando o diagrama, temos pontos característicos do processo (superaquecimento, sub-resfriamento, etc). Minha dúvida está na aplicação prática para solução de problemas. Por exemplo: 1 - Uma condensadora/ evaporadora bastante obstruída (sujeira) implica em baixa transferência de calor. Consequentemente, teremos um impacto no ciclo. 2 - Pressões de fluido refrigerante fora do especificado pelo fabricante (baixa carga de gás), implicam em mudanças no ciclo padrão, levando o ciclo para outros pontos. Minha dúvida está quanto a isso. Hoje vejo que o ciclo é dinâmico, não estático. Ele está sujeito a mudanças a todos momento (caso haja alguma mudança com o tempo). Poderia me orientar um pouco melhor sobre como montar essas mudanças (diagrama)? Hoje tento enxergar o que ocorre com o ciclo em cada situação, mas estou com dificuldade na montagem do diagrama nestes casos (por exemplo, com uma condensadora suja).
Bom dia, no caso do diagrama de Molier a pressão que se usa não seria a absoluta? Não deveria ser feita a conversão de pressão manometrica para absoluta?
Explicação excelente! Ajudou bastante. Conteudo de grande importância para às aulas. Obrigado !
Estou neste momento estudando o assunto, e esse vídeo é de grande ajuda didática! Parabéns pelo conteúdo!
Boa noite! excelente explicação, da pra gente entender bem comportamento do fluído e seu ponto de saturação bem como no diagrama de envelope entendemos os ciclos do fluído nós principais componentes da refrigeração básica.😮
Eduardo Moreira.
Entendi o diagrama de mollie nos traz o conhecimento o comportamento do fluido refrigerante no sistema de refrigeração no lado de alta e baixa do e fazendo sua transferência de calor ,pressão, temperatura.
Bom dia professor , ótima explicação 💪🤝
Boa noite Ótima revisão, auxiliou bastante.
Boa noite, ajudou bastante essa explicação.
Parabéns mestre, muito bem explicado me ajudou muito no meu estudo
Excelente video aula, ajudou muito em Relação ao assunto.
Muito bom, explicação excelente.
Excelente explicação professor nós ajuda muita na aula ...obrigado...
Obrigado Ezequiel. Abraço
Valeu mestre.
Fala mestre, ótimo conteúdo.
Gostaria e dar uma idéia.
Coloca suas aulas em uma playlist no canal.
Pois assim fica mais fácil de um visitante acessar os conteúdos especificos.
Como eu, gosto de conteúdo de refrigeração, ficaria mais tranquilo acessar se fosse assim.
Obrigado.
Muito bom, excelente conteúdo.
Obrigado Rafael. Abraço
muito boa a explicação!
Obrigado Bruno. Abraço
Boa noite! Ótimo conteúdo.
Tenho algumas dúvidas sobre como dimensionar um sistema de refrigeração para tratamento de ar comprimido.
Poderia dar algumas dicas?
Qual a forma mais fácil de entrarmos em contato?
Obrigado!
Gostaria de conhecer de onde o Sr estou a vazão massica de 0,1kg/s uma vez que não está declarada no enunciado? Grato
Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
Quando analisamos um ciclo de refrigeração utilizando o diagrama, temos pontos característicos do processo (superaquecimento, sub-resfriamento, etc).
Minha dúvida está na aplicação prática para solução de problemas.
Por exemplo:
1 - Uma condensadora/ evaporadora bastante obstruída (sujeira) implica em baixa transferência de calor. Consequentemente, teremos um impacto no ciclo.
2 - Pressões de fluido refrigerante fora do especificado pelo fabricante (baixa carga de gás), implicam em mudanças no ciclo padrão, levando o ciclo para outros pontos.
Minha dúvida está quanto a isso. Hoje vejo que o ciclo é dinâmico, não estático. Ele está sujeito a mudanças a todos momento (caso haja alguma mudança com o tempo).
Poderia me orientar um pouco melhor sobre como montar essas mudanças (diagrama)?
Hoje tento enxergar o que ocorre com o ciclo em cada situação, mas estou com dificuldade na montagem do diagrama nestes casos (por exemplo, com uma condensadora suja).
BOA NOITE PROFESSOR EM ALGUM CURSOS SOBRE DIAGRAMA DE PH OU MOLLIER PARA APRENDEMOS PASSO APASSO AS LINHAS O COP DESDE DO COMEÇO ONNLINE
O diagrama de Mollier representa um gráfico sobre o calor total contra a entropia.
Como sei a vazão se não for dado no exercício?
Bom dia, no caso do diagrama de Molier a pressão que se usa não seria a absoluta? Não deveria ser feita a conversão de pressão manometrica para absoluta?