Um bom equalizador dá uma profundidade acústica agradável de se ouvir. Sem ele o som fica muito chapado, ôco, todas as frequências muito audíveis ao mesmo tempo, principalmente os médios. Isso causa fadiga auditiva muito rápido. Um leve tratamento acústico é sempre bem vindo, então meu voto é a favor. Abraçossss !
Ótimo vídeo... Então sou um empilhador e jamais faltará um equalizador.... é com dizem, gosto é gosto e eu gosto do equalizador ele existe não é pôr acaso, então vamos usar...rsss.... abraços
Eu possuo um equalizador ES-10 da Gradiente e sempre uso ele junto com o meu amplificador Gradiente 366 para equalizar as músicas que escuto. Lembrete: só escuto músicas dos anos 70 e 80.👍👏👏👏😎🇧🇷
Puta merda cara eu tenho um equalizador desse o meu é da cor grafite. E também sou fissurado por músicas de 60 até 80. Gosto muito Elton John. M Jackson. Marvin Gaye Barry White. E a música dos anos 70 que eu curto muito é Have you ever seen the Rain do creedence clearwater. Aqui na rua o povo pede a morte comigo quando ligo o som. Porque eles só curtem a mesmice do tal arrocha e eu não curto esse gênero musical. Se vc morasse Em Aracajú gente ia trocar umas ideias sobre músicas antigas.
Equalizador e como tempero, tem que saber o que se faz, senão ou salga ou deixa insoso, não existe som profissional sem usar equalizador, como se tirar uma microfonia por exemplo sem um equalizador para cortar uma frequência específica, é um periférico de suma importância para qualquer som.
Equalizador serve para você deixar o som aprazível a sua audição ao seu gosto musical. Uso direto e a equalização bem feita dá um ganho na qualidade final.
@@edmilsonfelds7119 o ambiente não é reflexo não cara, o ambiente modifica o som dependendo da configuração dele, mais reflexivo, menos, ressalta mais uma frequencia ou outra e etc, e é pra isso que serve o equalizador, pra equalizar, ou seja, tornar igual as frequencias que estejam ou muito atenuadas ou muito acentuadas, pra que todas sejam reproduzidas igualmente..... ficar dando ganho deliberado em grave e agudo igual todo mundo faz só serve pra adulterar a música, ai fica dificil de apreciar a música do jeito que ela foi criada pra ser apreciada.....
@@djmhyde esse é seu parecer ou a maneira como vc aprecia a música. Você quer lacrar a sua ótica ou audição como regra geral para todo mundo. Acorda mané! Cada um tem seu conceito como apreciador de som. É como comida, gastronomia, carro, casa. O equalizador já tem denominação porque você EQUALIZA um padrão que lhe é peculiar ao seu ouvido. E voce use o como achar melhor. Eu não curto frequência iguais. Eu não curto a voz em evidência. Eu curto os instrumentos em primeiro plano. Então amigo, vc regula como vc achar melhor PARA SEU OUVIDO. NÃO EXISTE PADRÃO. EU APENAS OPINEI A MANEIRA COMO EU CURTO OUVIR MÚSICA.
Cada um com sua opinião vou fala por min, particularmente eu sou fascinado por som profissional e jamais fico sem equalizador pois com ele chegamos, nas frequências desejadas , para ter um equalizador tem de saber mexer sem satura ou tira a música do original, o equalizador ele da mais um brilho na música, sendo usado de acordo com o gosto e a necessidade de cada um.
Quando o set é bom, o som é maravilhoso em flat, e o equalizador só serve para compensar deficiências do AMBIENTE. Basta ver que em sistemas HiEnd não existe equalizador e sequer controle tonal no pré.
Adorei esse video. Na minha adolescência trabalhei com o famoso " som mecânico". Ganhávamos a grana do bar com isso. Tínhamos tantos eventos que a gente nem dormia. Então com a grana boa compramos o equalizador, na época um cignus pois achavamos o gradiente "caseiro demais" ou pouco profissional. Nos exibíamos com a parafernalia virada pra galera. Tinha muitos aparelhos e 70 por cento nao funcionava ou nem era ligado. Dava um serviço montar aquilo (rs). Enfim, veio o equalizador e sinceramente, pra mim aquilo "cagou" no nosso som e não foram poucas as discussões com meu socio e parça pois nao sei se o ouvido dele tinha dificuldades pra ouvir os graves pois bastava eu ir ao banheiro e o infeliz "atuchava " no equalizador. Como trabalhávamos em vários ambientes, configurávamos o som conforme mas, jamais senti que o equalizador fizesse algo mais do que foder tudo.Mas gosto e gosto. Hoje tenho em equalizador apenas como parte da "pilha". Equalizador pra mim e como tentar por agua num copo cheio ou mesmo tentar tirar algo de um copo vazio. Mas o que seria da vida se nao tivéssemos o excessos não e mesmo. JOIA O VIDEO.
Qualquer par de caixas acústicas a partir de R$ 20.000,00, produzidas por fabricantes de caixas acústicas de renome, já serão capazes de reproduzir o som com perfeição em flat ou com pequeníssimas variações de equalização.
O equalizador serve para você corrigir as deficiências das suas caixas ou do sistema, com o objetivo de tornar a resposta de frequência mais plana possível e também para "temperar" o som de acordo com o gosto de cada um. Ele também serve para corrigir o som prejudicado por um determinado ambiente.
Pra quem entende e sabe mexer num equalizador, é bom, pois vai saber configurar de uma maneira que valorize cada instrumento de determinado gênero musical; mas, em contrapartida, pra quem escuta música casualmente, sem se importar muito com detalhes, não vai fazer muita diferença utilizar um equalizador. Então vai do nível de conhecimento e preferência de cada um.
O equalizador também ajuda no ganho da potência usando de forma correta .o timbre do grave almenta igual twitter muitos não gostao usam mais Titanium eu já gosto de twuiter igual vc diz gosto é gosto muito bom vídeo parabéns amigo
Tenho vários equalizadores, mas vim acertando aos poucos as caixas e utilizando cada vez menos, sendo que estão todos desligados no momento, mas como vc disse, ele embeleza o rack então mantenho sempre no set (desconectados). Excelente seus videos, gosto mto. Abç a todos.
@@assis3461 agradeço aí a pergunta, mas no momento eles são todos aparelhos que tem histórias de anos comigo, os que eu tinha disponíveis para venda ocasional, já se foram, mesmo assim com mta dor no coração. Gde abç.
Sempre usei equalizador desde 1980 .Usei com receiver depois com amprificador com receiver AV e hoje com pré mais power acho extremamente necessário, apesar de muitos serem contra seu uso. mas é preciso saber usar ,ele deve ser usado para deficiências que perceba no som seja no grave médios ou agudos,.
Como você enfatizou,tudo é questão de gosto,eu prefiro ter um no meu sistema,até porque,algumas gravações necessitam de pequenos ajustes de acordo com o gosto de cada um,abs!
Então mas independe de gosto, existe o equilíbrio (o som correto). Então creio q o propósito de tantos ajustes é pra alcançar o equilíbrio de máxima qualidade do aparelho. Agora tem pessoas q gosta do som ruim né rsrs .
Ótimo vídeo. Esse vídeo caiu de paraquedas. Estou com um Techinics SU-V5 é um equalizador Cygnus GE 400 com as ligações incorretas. Tinha tempo que não mexia e tinha esquecido como era. Mas a ligação antiga era exatamente como você ensina. Amanhã irei fazer. Valeu e obrigado.
Eu gosto e utilizo!! Tenho equalizador da Gradiente da Cygnus da CCE da Micrologic da Tarkus e da bose!! Todos vintage de época!! Estes são de dez bandas. Mas tenho um da Micrologic MZ-1 que é mono e tem 32 bandas!! Uso todos os filtros possíveis na minha coleção!! Além do equalizador coloco Crossover, redutor de ruídos, compressor e até um pré valvulado para dar o timbre quente das válvulas!!
Eu sempre tive som profissional, e sempre com equalizador, pois o som fica do jeito q eu quero. Ex: Equalize um som do jeito q te agrada, depois ouça o mesmo som sem o equalizador e chegue a conclusão. Com ou sem ele. Seus ouvidos vão sentir muiiiiiiita diferença.
Parabéns pela aula sobre o uso do graphic equalizer, aliás bem à propósito, pois estou comprando um da marca Ciclotron, e sua brilhante e completa explanação vai me ajudar a tirar o melhor proveito dele, que tem 30 bandas de frequências.
amigão parabéns vídeos muito top mais uma vez você nos premia com uma aula de conhecimento destas máquinas magnificas pra um leigo como eu estás explicações são muito importantes. um grande abraço fica com deus.
O equalizador principalmente em CS remasterizado é útil, pois tem gravações horrorizada. Agora, para utilizar equalizador tem que ter ouvido, senão não adianta.
*Equalizador, no máximo, o do próprio som, e tem que ainda cuidar, pois tem sons que ficam melhor sem suround, outros tem que tirar para ficar melhor.*
Parabens pelo video, muito bom e esclarecedor. Meu marido é DJ E NA MINHA CASA TEM UMA PARAFERNALIA DE SOM ENORME. OLHA ISSO...Mixer ligado numa mesa de 16 canais que esta ligada num equalizador de 31 vias que esta ligado num crossover de 5 vias que esta ligado num compressor e se não me engano tem tambem um processador de audio e....o som e simplesmente maravilhoso
Em áudio profissional, quanto menos interação com o sinal, melhor. Obviamente que isso só funciona se vc tiver investido em equipamentos de ponta, com todos os elos da corrente no mesmo nível.
Eu fiz um teste hoje ouvi um cd sem equalizador e depois o mesmo cd com equalizador. Eu tenho um Cygnus GE1800 Prata mas nas verdade estou aguardando chegar o gradiente ES-10. A diferença de resposta das caixas com o equalizador melhoram muito. O amplificador é um gradiente M86 e as caixas são 2 cce CL-990. Fica show também me considero um empilhador.
Argumentos com muito fundamento, concordo em absolutamente tudo que foi falado, gosto muito de som, já tive vários tipos de sons montados onde eu mesmo montei, mas hoje em dia tenho som automotivo , tenho carrocinha e tenho que dizer que com os PROCESSADORES de áudio os equalizadores deixaram muito de ser essenciais pois esses processadores já fazem o trabalho do equalizador com maestria, principalmente os digitais, tenho um processador da EXPERT digital Conect, faço absolutamente tudo com ele e deixo meu som do jeitinho que quero pelo celular pois esse processador conecta-se por Bluetooth e o leque de detalhes e imenso , gosto de graves profundos e prolongados , não deixo meu som ficar com graves secos pois não curto, ou seja equalizador mesmo hoje em dia na grande massa só é usado para pessoas que querem montar um empilhamento de aparelhos , mas tenho que dizer que o som com equalizador e uma delicia de se ouvir se estiver bem equalizado é claro! Parabéns pelo vídeo e um forte abraço!
Adoro amplificador.eu acho que ninguém ouve igual e isso serve para deixar o áudio mais confortável. A distorção gerada normalmente e inaldivel,medida por aparelhos.
O EQ. É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL DE CORREÇÃO. POIS É MUITO DIFÍCIL, PARA MIM, CONCORDAR COM A EQUALIZAÇÃO ORIGINAL DA FONTE TIPO ( CD, MP3, VINIL ETC ... ). PORÉM NECESSITA DE TER UM BOM OUVIDO !
O problema por conta do fanatismo dos audiofilos é que eles querem que o som gravado seja idêntico ao som feito ao vivo, o som gravado jamais será igual ao mesmo som natural.
Eu sinto MUITA falta de um equalizador, eu tive esse GEC 1012, hoje tenho um aparelhinho LG ridículo que diz que tem n variações de equalização e vária coisa nenhuma, uma porcaria, com o equalizador, aí sim você tem n variações de acordo com sua sala, caixa, matrizes, mais ou menos pessoas no ambiente, e até as vezes conforme varia seu humor, adoro os recursos dele! Bom, eu era um empilhador de equipamentos, eram 13, toca discos, fitas inclusive de rolo, redutor de ruídos, pré, mixer, módulos de potência.... Que saudades da qualidade de som que eu ouvia naquela época... Parabéns pelo trabalho e fórum!
Amigo .estive vendo seu vídeo na minha opinião , o equalizador é muito importante e essecional .para o som , quando eu estava sem equalizador . Meu grave não tinha timbre nenhum um grave seco quando coloquei equalizador que fui ver o timbre do grave . Então equalizador é bom muito importante para o amplificador . Mas tem que saber utilizá-lo . Chame se equalizador exatamente para equalizar dentro de suas frequência serta e não para dezequaliza-lo então. Tem que saber mecher saber equalizar na frequência serta se abrir o agudo o grave sem nenhum entendimento claro que vai acuza estorçao .eu gosto porque sei mecher .outros não gostao as vezes porque não sabe .não estou falando de vc só minha opinião parabéns pelo o vídeo sempre vai ser comentado por alguém chamou atenção muito bom .
Oi Cesar..acabei de comprar um EQ90 da gradiente e estou adorando o som, ainda mais nas fitas cassetes que gravei antes de comprar, comprei esse equalizador de São Paulo com manual e tudo, impecável, esse vc disse que não tem ainda na sua coleção..tá muito conservado.. é outra coisa poder ouvir com equalização..valeu, é isso aí, gosto é gosto.. abraço
Ótimo vídeo. É possível ligar um equalizador diretamente em uma caixa ativa? Não quero utilizar mesa de som, apenas dar mais opções de equalização para a caixa ativa. Tenho uma caixa que vai bem nos graves, porém falta um pouco de brilho nos agudos. Com o equalizador acredito que poderia equilibrar melhor o som. Obrigado.
Utilizo o equalizador nativo de um system 3 em 1 da Philips. Uso ele em "V" pois no caso dessas caixas antigas noto um excesso de médios. Mas vai de cada um... E o gênero musical influência também.
Equalizador e algo pré fundamental em um sistema de sonorização.seja caseiro ou profissional. Inteligente era o jimy rendrix.sem muito recurso.usava dois microfones.um capitava baixas e media.e o outro media alta. Isso e a prova que faz falta um equalizador
Valeu amigo vc entende do assunto quem gosta de ouvir música com qualidade tem que ter uma boa aparelhagem Como vc dos tem pessoas q ouve som em qualquer equalização eu mesmo percebo quando a qualidade ñ Tá boa vlu
Se vc não tem uma sala grande com o mais perfeito tratamento acústico, equipamentos hi end que custam literalmente um caminhão de dinheiro e se não escutam apenas gravações de nível audiofilo com excepcional qualidade técnica, um bom equalizador é MUITO útil e deixa o som bem melhor sim!
Como muitos já disseram, é útil para corrigir as limitações e falhas da acústica do ambiente, das caixas e do amplificador usados, porém seu uso na maioria das vezes não é feito da forma correta. A maioria das pessoas, principalmente os ''vintageiros'' acabam usando para enfatizar determinadas frequencias que acabam por estragar completamente o áudio, principalmente aqueles que fazem o famoso ''v'' na equalização, independente dos aparelhos usados e com acréscimo de loudness ainda. O resultado é uma distorção harmônica gigantesca, e até o dano a alguns componentes. Fora o dano à audição, pois pra mim, quem aumenta os agudos demais, por exemplo, é surdo, pois a maioria das caixas ''vintage'' mais usadas já tem tweeters estridentes por natureza, e o sujeito vai lá e coloca o agudo no talo ainda... chega a doer o tímpano só de ver.
O problema é que Vintageiro em sua grande maioria utiliza caixas acústicas antigas com tecnologia dos anos 80, adicionado o tempo de uso. Pior quando recondiciona os falantes e manda os parâmetros de TS pro espaço. Muito pior ainda quando fabrica em casa a própria caixa com drivers de PA e tweeters espremedor de laranja, com aquele timbre NOJENTO. A coisa fica tão ruim que o cara tenta “consertar” no equalizador. Como não tem acesso à caixas acústicas modernas e sequer sabe como tocam, ficam na tentativa e erro. Apenas isso…
@@fernandokosin2643 adorei os "tweeters espremedor de laranja" hahahaha Nossa, nesse dia eu tava revoltado com os vintageiros mesmo, nem lembrava desse "rage" 😅 Pior que eu descobri que a galera acha legal usar esses drivers de P.A. pela nostalgia, por lembrar das "danceterias" que eles frequentavam quando eram jovens nos anos 80. Se o objetivo for reproduzir um som de balada ensurdecedor, tá no caminho certo, é isso aí mesmo.
@@nicolaskim93 pois é, amigo! Diferente do Vintageiro europeu e americano que curte coisa boa e bem preservada, e estuda e conhece do assunto, aqui na Banãnia a pegada é outra… Normalmente o cara era um quebrado há 40 anos, e sonhava com o PM-5000 na vitrine. Passados 40 anos, o cara CONTINUA quebrado, mas agora pode comprar uma sucata de um PM-5000 para realizar o sonho do “ter”. Pra piorar, é preguiçoso, e não estuda nada, e por isso o nível técnico está no zero. Desculpe a sinceridade, mas essa é a realidade de 90% dos adeptos desse mercado. Por isso que quem “fala bem” abre oportunidades comerciais em um mercado de “surdos”!
Eu sempre usei até no celulares quando vinham com essa função equalização com gráficos personalizar quando tiro a função equalizador o som ficar sem brilho e saber usar sabendo usar ele na posição que imita pop e rock dos aparelhos digitais , jamais queimará faltantes uso agora um Nashville neq 2 simples mas dá faz uma diferença no som😎
O gente bem chata é audiófilo.... Eles nem conseguem definir se o nivel de distorçao incorporado pelo equalizador esta presente ou nao na audiçao AS CEGAS, mas querem definir parametros gerais sem considerar que na gravaçao, na masterizaçao e na mixagem foram usados varios equalizadores nas mais diversas frequencias.... Otimo video. So discordei que as fontes sonoras fixas atuais sao bastante homogenias. Nao sao. Os cds, mesmo os atuais, contemplam uma vasta gama de formas e gostos (ou falta deles) de equalizaçao. Abraços.
Acho que depende do amplificador ou receiver . Eu tenho dois receiveres considerados bons : O primeiro é o Phillips RH 709 que é hi-fi e de tão bom n preciso usar equalizador, pois tem graves , médios e agudos de sobra, já o AKAI model 30 tem bastante grave, porém pouco agudo e brilho o que eu compenso no equalizador .
É... liguei um equalizador a pouco tempo no meu receiver. Não sou audiófilo, mas notei que o som está menos limpo. Mesmo estando flat o som já sofre alteração. Sem o EQ parece um som mais macio, agradável. Tentei algumas equalizações diferentes, mas ainda não consegui gostar mais do que o som direto do receiver.
Claro q devemos usar desde q as caixas de som do ambiente não transmitam as mesmas frequências, onde os equalizadores irão corrigir problemas como esse. No som (cd) fixo tbm é necessário pq dependendo da qualidade da gravação bem como dos equipamentos q compõe o som ajuda dar um up ou controlar pra q não fique exagerado. Ferramenta excelente. E justamente isso q vc falou do ouvido. Se o operador não souber interpretar auditivamente o timbre das frequências, pouco vai adiantar.
O Equalizador gráfico é um equipamento que foi muito utilizado na década de 80/90. Teoricamente seria para tentar corrigir as interferências do AMBIENTE em seu sistema de som, já que apenas o Loudness deveria ser o suficiente para “esquentar” o som. Ou para corrigir o som de fontes de sinal e/ou gravações mal feitas. Porém, como normalmente as caixas acústicas da época eram MUITO ruins (comparadas com as existentes atualmente), o Equalizador acabava sendo utilizado para compensar as falhas das mesmas, principalmente nos graves. Coitado do amplificador, que recebia uma curva totalmente “artificial”, e por isso distorcia facilmente, prova é que o grave puxado “no talo”, em 63Hz logo distorcia ao aumentarmos o volume. Fora que 90% dos usuários apenas usavam o equipamento por beleza, com a famosa curva “sorriso”. Atualmente, em sistemas modernos ou em sistemas em que a eletrônica ainda é Vintage mas as caixas acústicas são modernas, é TOTALMENTE dispensável! Algumas caixas modernas reproduzem frequências muito baixas com tanta intensidade que às vezes precisamos ATENUAR em 32 e 63Hz, situação INIMAGINÁVEL na década de 80! Para uso profissional virou peça de museu, já que hoje são utilizados sistemas PARAMÉTRICOS, em ambiente digital. Mas para entender tudo isso vc tem que investir 20K no mínimo em um bom par de caixas acústicas tipo torre de uso RESIDENCIAL, a fim de mudar seu referencial e entender o abismo que separa as caixas modernas das antigas!
uma pequena contribuicao: para uso profissional, os equalizadores passam longe de serem peças de museu, como vc disse. primeiro pq os paramétricos digitais tbm são equalizadores, e segundo pq no profissional a exigência de equalizadores é maior ainda do que no doméstico, uma vê que sonorizacoes são feitas em vários locais com acústicas diferentes as quais devem ser corrigidas. é ainda tem-se que considerar que vários técnicos e engenheiros de som preferem, para certas aplicações, periféricos físicos ao invés de plug-ins.
@@fabiominuto6032 , estamos falando dos equalizadores GRÁFICOS analógicos de 10 bandas ou até de 31. Esses se tornaram peças de museu para quem usa consoles de mixagem digitais. Obviamente que quem ainda está na mesinha analógica com kit de periféricos analógicos (coitado….), certamente terá utilidade. Não conheço ninguém que tenha entrado para o domínio digital, com total conhecimento e propriedade para usar o equipamento em sua plenitude, que prefere usar algo analógico hoje em dia. Mas entendo que neste mercado 90% são pessoas sem formação técnica e pior, sem recursos. Tá cheio de gente com mesa analógica, amplificador de potência e caixa acústica passiva em pleno 2023!
@@adelmoalmeida1200, obrigado. Não sou expert pois a cada dia aprendo algo novo, desde 1975, quando com 10 anos de idade montei meu primeiro amplificador de áudio. Tem muita gente com muito mais conhecimento do que eu. Mas trabalho no segmento há mais de 30 anos, então alguma coisa eu já aprendi. Bora estudar e aumentar nossa base de conhecimento!
Óla amigos. É necessario analizar qual a necessidade do uso . Será para corriger as frequencias em demasia ou falta no ambiente ? É bem comum hoje usar sem o devido conhecimento minimo , então bem ao gosto do néscio. O que mais gostei no vídeo foi a variedade de Eqs graficos usados na demostração.
Não consigo usar sem equalização, tenho um home Theater com Caixas Jamo e uso a equalização do receiver denon, tenho um Micro System Sony Grx9900 e uso a equalização “Rock” do próprio aparelho. Tenho um rack de “equipamentos empilhados” Technics/Sansui e uso um equalizador raro da Technics SH-Z360. Tenho som grande montado nos meus dois carros , com módulos e Voz RockfordFosgate e Graves Kicker L7, uso equalização da Audison.
Tenho um ES 10 instalado em um receiver 1360 mais um TD D35, todos da Gradiente. Depois que adquiri o EQUALIZADOR NÃO ABRO MÃO DO MESMO❗ Dá melhorada incrível na qualidade. Podem comprar.
Bem eu sou tanto empilhador como audiófilo, audiófilo no sentido de que não som tão bom que não possa ficar melhor ou próximo do perfeito. Então quanto mais você adiciona ou incrementa com certo equilíbrio o resultado pode ser incrível.
Eu uso o equalizador pq da mas realce sonoro, e sou um empilhador de som pois a linha que possuo da época já vinha com encaixes na tampa superior no formato dos pezinhos, e porque não deixar empilhado como os originais ficão mais bonitos...
E útil, caso haja distorção basta apertar um botão que o sinal passa direto sem interferir, a vantagem e de poder adequar o som independente de ambiente e caixas especiais. Os amplificadores para audiófilos não podem ser comparados a amplificadores profissionais, pois tem outra filosofia de ultra baixa distorção e usam alto falantes específicos para subgraves e graves em canais dedicados já equalizados por isso não e interessante equalizar, mas para som profissional sim e vantajoso, a menos que o equalizador esteja defeituoso ou de baixa qualidade.
Tudo bem eu confesso! Sou um empilhador de aparelhos. Eu sei que o equalizador tem seus pontos negativos, mas vejo o equalizador como um corretor de defeitos das caixas acústicas, acústica ruim da sala e sinal de audio mau equalizado, por exemplo faltando graves, ou com excesso de médios. Eu sempre procuro atenuar para baixo, se falta grave e agudos eu ao invés de aumentar graves e agudos eu atenuo os médios. Tem os problemas de perda da fidelidade ao passar o sinal por equalizadores e pré-amplificadores ou controles de tonalidade, mas como minha adição já não é 100% depois de tantos anos trabalhando com som alto já não consigo perceber diferenças minimas que incomodam tanto os audiófilos. Então eu gosto de usar os equalizadores, são uteis para mim e eu gosto da aparência deles empilhados com potencias e outros periféricos também.
Sabendo usar, é ótimo. Claro que todo elemento que se insere entre a fonte de sinal e o amplificador tende a introduzir distorção. Às vezes um mero pré com um controle de graves, agudos e loudness pode ser mais interessante que um equalizador com trocentas bandas. Eletronicamente falando, alguns aparelhos de som antigos utilizavam esse controles de tom pela técnica de realimentação no próprio amplificador interno, sem o uso de circuito ativo antes do amplificador que poderia introduzir distorções ou colorações indesejadas, somente com filtros passivos capacitivos-resistivos intercalados entre a saída e a entrada do próprio amplificador de potência.
Já ouvi sistema,dito "hi end",sem controles de tonalidade,loudness e equalizador,mas a sala era tratada acusticamente,daí era um som belo,mas achei a falta do loudness(audibilidade),pois é um recurso de reforço nos extremos da faixa de áudio(20/40 Hz e 19/20kz),para minimizar a falta de linearidade de recepção dessas frequências ,em baixos volumes de audição natural de nossos ouvidos, por isso automaticamente é desativado quando o potenciometro de volume passa dos 30/40%da escala. Nas residencias é muito difícil e extremamente caro ter esse tipo de ambiente,por isso existem os controles de tom,e até é necessário o uso dos equalizadores,pois temos muitos materiais refletores e absorventes do som,tendo uma acústica bem complicada.Em casa uso equalizador,mas para a correção de algumas frequências,portanto,pessoal,o maior juíz para o nosso som...são os nossos ouvidos; eles são os nossos maiores clientes!Bela explicação e um forte abraços á todos!
Não há dúvida de que o equalizador torna o som muito melhor.Eu uso no meu equipamento.Como gosto de ouvir com volume bem baixinho,acho q ele deixa o som bem incorporado,bem potente e bom de se ouvir.
Um bom equalizador dá uma profundidade acústica agradável de se ouvir.
Sem ele o som fica muito chapado, ôco, todas as frequências muito audíveis ao mesmo tempo, principalmente os médios. Isso causa fadiga auditiva muito rápido. Um leve tratamento acústico é sempre bem vindo, então meu voto é a favor. Abraçossss !
Ótimo vídeo... Então sou um empilhador e jamais faltará um equalizador.... é com dizem, gosto é gosto e eu gosto do equalizador ele existe não é pôr acaso, então vamos usar...rsss.... abraços
Eu possuo um equalizador ES-10 da Gradiente e sempre uso ele junto com o meu amplificador Gradiente 366 para equalizar as músicas que escuto. Lembrete: só escuto músicas dos anos 70 e 80.👍👏👏👏😎🇧🇷
Air ė forte demais.tem bom gosto cabra bom.
0000
Puta merda cara eu tenho um equalizador desse o meu é da cor grafite. E também sou fissurado por músicas de 60 até 80. Gosto muito Elton John. M Jackson. Marvin Gaye Barry White. E a música dos anos 70 que eu curto muito é Have you ever seen the Rain do creedence clearwater. Aqui na rua o povo pede a morte comigo quando ligo o som. Porque eles só curtem a mesmice do tal arrocha e eu não curto esse gênero musical. Se vc morasse Em Aracajú gente ia trocar umas ideias sobre músicas antigas.
Equalizador e como tempero, tem que saber o que se faz, senão ou salga ou deixa insoso, não existe som profissional sem usar equalizador, como se tirar uma microfonia por exemplo sem um equalizador para cortar uma frequência específica, é um periférico de suma importância para qualquer som.
Som profissional é outra Historia.
Eu,concordo com o seu comentário por isso que eu falo gosto não se discute um forte abraço gratidão fica com Deus.
Equalizador serve para você deixar o som aprazível a sua audição ao seu gosto musical. Uso direto e a equalização bem feita dá um ganho na qualidade final.
exatamente
equalizador não serve pra isso não, serve pra corrigir uma deficiência da caixa ou do ambiente, esse aí é o jeito errado de usar o equalizador
@@djmhyde equalizador serve para voce equalizar os canais ao seu gosto musical. O ambiente é apenas um reflexo disso.
@@edmilsonfelds7119 o ambiente não é reflexo não cara, o ambiente modifica o som dependendo da configuração dele, mais reflexivo, menos, ressalta mais uma frequencia ou outra e etc, e é pra isso que serve o equalizador, pra equalizar, ou seja, tornar igual as frequencias que estejam ou muito atenuadas ou muito acentuadas, pra que todas sejam reproduzidas igualmente.....
ficar dando ganho deliberado em grave e agudo igual todo mundo faz só serve pra adulterar a música, ai fica dificil de apreciar a música do jeito que ela foi criada pra ser apreciada.....
@@djmhyde esse é seu parecer ou a maneira como vc aprecia a música.
Você quer lacrar a sua ótica ou audição como regra geral para todo mundo.
Acorda mané!
Cada um tem seu conceito como apreciador de som.
É como comida, gastronomia, carro, casa.
O equalizador já tem denominação porque você EQUALIZA um padrão que lhe é peculiar ao seu ouvido.
E voce use o como achar melhor.
Eu não curto frequência iguais.
Eu não curto a voz em evidência.
Eu curto os instrumentos em primeiro plano.
Então amigo, vc regula como vc achar melhor PARA SEU OUVIDO.
NÃO EXISTE PADRÃO.
EU APENAS OPINEI A MANEIRA COMO EU CURTO OUVIR MÚSICA.
Eu , também gosto de Equalizador gosto muito de mecher mas frequências e á Estética visual fica muito melhor, parabéns 👍 pelo vídeo.
Cara, um equalizador faz a diferença em um som modulado. Você consegue explorar todas as frequências. É show!
Cada um com sua opinião vou fala por min, particularmente eu sou fascinado por som profissional e jamais fico sem equalizador pois com ele chegamos, nas frequências desejadas , para ter um equalizador tem de saber mexer sem satura ou tira a música do original, o equalizador ele da mais um brilho na música, sendo usado de acordo com o gosto e a necessidade de cada um.
Quando o set é bom, o som é maravilhoso em flat, e o equalizador só serve para compensar deficiências do AMBIENTE. Basta ver que em sistemas HiEnd não existe equalizador e sequer controle tonal no pré.
Adorei esse video. Na minha adolescência trabalhei com o famoso " som mecânico". Ganhávamos a grana do bar com isso. Tínhamos tantos eventos que a gente nem dormia. Então com a grana boa compramos o equalizador, na época um cignus pois achavamos o gradiente "caseiro demais" ou pouco profissional. Nos exibíamos com a parafernalia virada pra galera. Tinha muitos aparelhos e 70 por cento nao funcionava ou nem era ligado. Dava um serviço montar aquilo (rs). Enfim, veio o equalizador e sinceramente, pra mim aquilo "cagou" no nosso som e não foram poucas as discussões com meu socio e parça pois nao sei se o ouvido dele tinha dificuldades pra ouvir os graves pois bastava eu ir ao banheiro e o infeliz "atuchava " no equalizador. Como trabalhávamos em vários ambientes, configurávamos o som conforme mas, jamais senti que o equalizador fizesse algo mais do que foder tudo.Mas gosto e gosto. Hoje tenho em equalizador apenas como parte da "pilha". Equalizador pra mim e como tentar por agua num copo cheio ou mesmo tentar tirar algo de um copo vazio. Mas o que seria da vida se nao tivéssemos o excessos não e mesmo. JOIA O VIDEO.
Para chegar ao ponto de não ser necessário usar um equalizador você tem que ter caixas projetadas por deuses...
As minhas caixas frontais msm são boas em apenas no grave e medio,ja o agudo ja não é boa,vou ter q por um equalizador p melhorar isso...
Qualquer par de caixas acústicas a partir de R$ 20.000,00, produzidas por fabricantes de caixas acústicas de renome, já serão capazes de reproduzir o som com perfeição em flat ou com pequeníssimas variações de equalização.
otimo video, não me vejo sem utilizar o equalizador, acho essencial...
O equalizador serve para você corrigir as deficiências das suas caixas ou do sistema, com o objetivo de tornar a resposta de frequência mais plana possível e também para "temperar" o som de acordo com o gosto de cada um. Ele também serve para corrigir o som prejudicado por um determinado ambiente.
Montou um som profissional, tem que ter um equalizador.
Pra quem entende e sabe mexer num equalizador, é bom, pois vai saber configurar de uma maneira que valorize cada instrumento de determinado gênero musical; mas, em contrapartida, pra quem escuta música casualmente, sem se importar muito com detalhes, não vai fazer muita diferença utilizar um equalizador. Então vai do nível de conhecimento e preferência de cada um.
O equalizador também ajuda no ganho da potência usando de forma correta .o timbre do grave almenta igual twitter muitos não gostao usam mais Titanium eu já gosto de twuiter igual vc diz gosto é gosto muito bom vídeo parabéns amigo
Tenho vários equalizadores, mas vim acertando aos poucos as caixas e utilizando cada vez menos, sendo que estão todos desligados no momento, mas como vc disse, ele embeleza o rack então mantenho sempre no set (desconectados). Excelente seus videos, gosto mto. Abç a todos.
Amigo, você não quer me vender um equalizador????
@@assis3461 agradeço aí a pergunta, mas no momento eles são todos aparelhos que tem histórias de anos comigo, os que eu tinha disponíveis para venda ocasional, já se foram, mesmo assim com mta dor no coração. Gde abç.
Eu uso equalizador no meu conjunto de som. Tenho um Gradiente ES-10. Ele é realmente muito bom e me é extremamente útil.
Sempre usei equalizador desde 1980 .Usei com receiver depois com amprificador com receiver AV e hoje com pré mais power acho extremamente necessário, apesar de muitos serem contra seu uso. mas é preciso saber usar ,ele deve ser usado para deficiências que perceba no som seja no grave médios ou agudos,.
Uma vez li na antiga Revista Som Três, a expressão "audiota".
Mas que é bonito um som emplilado é.
Como você enfatizou,tudo é questão de gosto,eu prefiro ter um no meu sistema,até porque,algumas gravações necessitam de
pequenos ajustes de acordo com o gosto de cada um,abs!
Então mas independe de gosto, existe o equilíbrio (o som correto).
Então creio q o propósito de tantos ajustes é pra alcançar o equilíbrio de máxima qualidade do aparelho.
Agora tem pessoas q gosta do som ruim né rsrs .
Ótimo vídeo. Esse vídeo caiu de paraquedas. Estou com um Techinics SU-V5 é um equalizador Cygnus GE 400 com as ligações incorretas. Tinha tempo que não mexia e tinha esquecido como era. Mas a ligação antiga era exatamente como você ensina. Amanhã irei fazer. Valeu e obrigado.
Melhora bem até no volume do receiver fora a regulagem que pode conseguir se sua caixa não render muito...
Usar de forma corretiva, sim
Ou seja eliminar as frequências que estão sobrando
Eu gosto e utilizo!! Tenho equalizador da Gradiente da Cygnus da CCE da Micrologic da Tarkus e da bose!! Todos vintage de época!! Estes são de dez bandas. Mas tenho um da Micrologic MZ-1 que é mono e tem 32 bandas!! Uso todos os filtros possíveis na minha coleção!! Além do equalizador coloco Crossover, redutor de ruídos, compressor e até um pré valvulado para dar o timbre quente das válvulas!!
Muito bom o vídeo, como não usar um equalizador? não consigo se não tiver um o som fica sem timbre falta brilho, sou apaixonado por equalizador.
Eu sempre tive som profissional, e sempre com equalizador, pois o som fica do jeito q eu quero. Ex: Equalize um som do jeito q te agrada, depois ouça o mesmo som sem o equalizador e chegue a conclusão. Com ou sem ele. Seus ouvidos vão sentir muiiiiiiita diferença.
É muita diferença sem o equalizador, é sem graça!
Gostei da explicação. Tenho um EQ da CYGNUS, há mais de 15 anos. penso também que quase no flat é bem melhor. Obrigado!!
Parabéns pela aula sobre o uso do graphic equalizer, aliás bem à propósito, pois estou comprando um da marca Ciclotron, e sua brilhante e completa explanação vai me ajudar a tirar o melhor proveito dele, que tem 30 bandas de frequências.
amigão parabéns vídeos muito top mais uma vez você nos premia com uma aula de conhecimento destas máquinas magnificas pra um leigo como eu estás explicações são muito importantes. um grande abraço fica com deus.
O equalizador principalmente em CS remasterizado é útil, pois tem gravações horrorizada. Agora, para utilizar equalizador tem que ter ouvido, senão não adianta.
*Equalizador, no máximo, o do próprio som, e tem que ainda cuidar, pois tem sons que ficam melhor sem suround, outros tem que tirar para ficar melhor.*
Surroud em música??? Isso é para filmes...
Eu tenho um equalizador gradiente sempre gostei e nao abro mão dele meus aparelho de som tem que ter o equalizador e muito bom
Parabens pelo video, muito bom e esclarecedor. Meu marido é DJ E NA MINHA CASA TEM UMA PARAFERNALIA DE SOM ENORME. OLHA ISSO...Mixer ligado numa mesa de 16 canais que esta ligada num equalizador de 31 vias que esta ligado num crossover de 5 vias que esta ligado num compressor e se não me engano tem tambem um processador de audio e....o som e simplesmente maravilhoso
Em áudio profissional, quanto menos interação com o sinal, melhor. Obviamente que isso só funciona se vc tiver investido em equipamentos de ponta, com todos os elos da corrente no mesmo nível.
Equalizador é tudo de bom... Dá um brilho no áudio.
Isso é que é explicação e uma opinião com o uso de bom senso
Eu utilizo equalizador e o som fica muito melhor
Questão de gosto e saber usar. Disse tudo. Bom vídeo👍
Eu fiz um teste hoje ouvi um cd sem equalizador e depois o mesmo cd com equalizador. Eu tenho um Cygnus GE1800 Prata mas nas verdade estou aguardando chegar o gradiente ES-10. A diferença de resposta das caixas com o equalizador melhoram muito. O amplificador é um gradiente M86 e as caixas são 2 cce CL-990. Fica show também me considero um empilhador.
Excelente explicação César. Como sempre.
O vídeo que vc fez, responde a qualquer discussão sobre equalização, e agrega o critério de quem faz o uso dele, muito obrigado.
USO E SEMPRE USAREI.
Argumentos com muito fundamento, concordo em absolutamente tudo que foi falado, gosto muito de som, já tive vários tipos de sons montados onde eu mesmo montei, mas hoje em dia tenho som automotivo , tenho carrocinha e tenho que dizer que com os PROCESSADORES de áudio os equalizadores deixaram muito de ser essenciais pois esses processadores já fazem o trabalho do equalizador com maestria, principalmente os digitais, tenho um processador da EXPERT digital Conect, faço absolutamente tudo com ele e deixo meu som do jeitinho que quero pelo celular pois esse processador conecta-se por Bluetooth e o leque de detalhes e imenso , gosto de graves profundos e prolongados , não deixo meu som ficar com graves secos pois não curto, ou seja equalizador mesmo hoje em dia na grande massa só é usado para pessoas que querem montar um empilhamento de aparelhos , mas tenho que dizer que o som com equalizador e uma delicia de se ouvir se estiver bem equalizado é claro!
Parabéns pelo vídeo e um forte abraço!
Boa meu amigo sempre me acompanhou equipamentos de boa qualidade sabendo ultilizar não deixa vc na mão.
Aleluia , alguém concorda comigo , vou compartilhar seu vídeo e parabéns pela explicação
Adoro amplificador.eu acho que ninguém ouve igual e isso serve para deixar o áudio mais confortável. A distorção gerada normalmente e inaldivel,medida por aparelhos.
é um equalizador
Eu não dispenso o equalizador tenho um behringer 31 bandas o som sem ele parece que não fica bom .
Eu uso no meu som um equalizador da Gradiente e é muito bom. Deixa meu som profissional muito top para todas as vias. Muito bom mesmo.
amigo eu particularmente adoro sempre usei e acho muito importante para melhorar as frequências
O EQ. É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL DE CORREÇÃO. POIS É MUITO DIFÍCIL, PARA MIM, CONCORDAR COM A EQUALIZAÇÃO ORIGINAL DA FONTE TIPO ( CD, MP3, VINIL ETC ... ). PORÉM NECESSITA DE TER UM BOM OUVIDO !
O problema por conta do fanatismo dos audiofilos é que eles querem que o som gravado seja idêntico ao som feito ao vivo, o som gravado jamais será igual ao mesmo som natural.
To doidim pra adquirir um EQ, pra por no gradiente 1060, valeu a dica!!!!!!
Eu sinto MUITA falta de um equalizador, eu tive esse GEC 1012, hoje tenho um aparelhinho LG ridículo que diz que tem n variações de equalização e vária coisa nenhuma, uma porcaria, com o equalizador, aí sim você tem n variações de acordo com sua sala, caixa, matrizes, mais ou menos pessoas no ambiente, e até as vezes conforme varia seu humor, adoro os recursos dele!
Bom, eu era um empilhador de equipamentos, eram 13, toca discos, fitas inclusive de rolo, redutor de ruídos, pré, mixer, módulos de potência....
Que saudades da qualidade de som que eu ouvia naquela época...
Parabéns pelo trabalho e fórum!
Gosto muito de equalizador! 😉👍
Amigo .estive vendo seu vídeo na minha opinião , o equalizador é muito importante e essecional .para o som , quando eu estava sem equalizador . Meu grave não tinha timbre nenhum um grave seco quando coloquei equalizador que fui ver o timbre do grave . Então equalizador é bom muito importante para o amplificador . Mas tem que saber utilizá-lo . Chame se equalizador exatamente para equalizar dentro de suas frequência serta e não para dezequaliza-lo então. Tem que saber mecher saber equalizar na frequência serta se abrir o agudo o grave sem nenhum entendimento claro que vai acuza estorçao .eu gosto porque sei mecher .outros não gostao as vezes porque não sabe .não estou falando de vc só minha opinião parabéns pelo o vídeo sempre vai ser comentado por alguém chamou atenção muito bom .
Oi Cesar..acabei de comprar um EQ90 da gradiente e estou adorando o som, ainda mais nas fitas cassetes que gravei antes de comprar, comprei esse equalizador de São Paulo com manual e tudo, impecável, esse vc disse que não tem ainda na sua coleção..tá muito conservado.. é outra coisa poder ouvir com equalização..valeu, é isso aí, gosto é gosto.. abraço
coincidência Tb acabei de compra um.. agora vou poder fazer o vídeo com. todos os equalizadores gradiente
@@dasantiga8049 Show de bola, aguardando o vídeo então..legal parabéns Cesar..valeu
Ótimo vídeo. É possível ligar um equalizador diretamente em uma caixa ativa? Não quero utilizar mesa de som, apenas dar mais opções de equalização para a caixa ativa. Tenho uma caixa que vai bem nos graves, porém falta um pouco de brilho nos agudos. Com o equalizador acredito que poderia equilibrar melhor o som. Obrigado.
coloquei um esses dias , e senti uma grande diferença no som , gostei muito !!!
Eu uso equalizador após a mesa , apenas na forma corretiva.
Principalmente para eliminar microfonias
Parabéns pela explicação! Não sabia que eu sou um empilhador de equipamentos... Como sei qual frequência é grave, média ou aguada?
a partir de 20hz sao as graves,3 a 4 mil hz as medias,depois semi-agudas e agudas a partir duns 15 mil hz. maximo q ouvimos é ate 20 mil hz.
Boa noite
Eu gosto de usar equalizador, uso FBQ 6200.
Esta ligado nele um PHILIP 748 e um sb JBL
Cada um sabe o melhor gosto não se discute, mais eu gosto de mais é uso equalizador para todo tipo de músicas, amo música
Tbm sou um empilhador No meu som nunca Faltara e nas minhas gravaçoes tbm rsrs Vlw.
Acho que para as mídias antigas discos e fitas e essencial usar o equalizador ,eu uso.
Exatamente, e principalmente nas mídias antigas.
Parabéns pelos esclarecemos...
Excelente explicação.
Muito boa dica....dei um talento no meu Model ES-10
Utilizo o equalizador nativo de um system 3 em 1 da Philips. Uso ele em "V" pois no caso dessas caixas antigas noto um excesso de médios. Mas vai de cada um... E o gênero musical influência também.
Eu uso e gosto de som com EQUALIZADOR, além de ficar bonito esteticamente. O meu é o Pioneer GR 777.👍👍
Equalizador e algo pré fundamental em um sistema de sonorização.seja caseiro ou profissional.
Inteligente era o jimy rendrix.sem muito recurso.usava dois microfones.um capitava baixas e media.e o outro media alta.
Isso e a prova que faz falta um equalizador
Valeu amigo vc entende do assunto quem gosta de ouvir música com qualidade tem que ter uma boa aparelhagem
Como vc dos tem pessoas q ouve som em qualquer equalização eu mesmo percebo quando a qualidade ñ Tá boa vlu
Muito Bom Video e Observações.,Gostei,Valeu e Até Maís...
existe equalizador que não vale apena usar mesmo porque são ruins. mas, um bom equalizador faz a diferença, a exemplo do equalizador staner antigo.
Se vc não tem uma sala grande com o mais perfeito tratamento acústico, equipamentos hi end que custam literalmente um caminhão de dinheiro e se não escutam apenas gravações de nível audiofilo com excepcional qualidade técnica, um bom equalizador é MUITO útil e deixa o som bem melhor sim!
Como muitos já disseram, é útil para corrigir as limitações e falhas da acústica do ambiente, das caixas e do amplificador usados, porém seu uso na maioria das vezes não é feito da forma correta. A maioria das pessoas, principalmente os ''vintageiros'' acabam usando para enfatizar determinadas frequencias que acabam por estragar completamente o áudio, principalmente aqueles que fazem o famoso ''v'' na equalização, independente dos aparelhos usados e com acréscimo de loudness ainda. O resultado é uma distorção harmônica gigantesca, e até o dano a alguns componentes. Fora o dano à audição, pois pra mim, quem aumenta os agudos demais, por exemplo, é surdo, pois a maioria das caixas ''vintage'' mais usadas já tem tweeters estridentes por natureza, e o sujeito vai lá e coloca o agudo no talo ainda... chega a doer o tímpano só de ver.
O problema é que Vintageiro em sua grande maioria utiliza caixas acústicas antigas com tecnologia dos anos 80, adicionado o tempo de uso. Pior quando recondiciona os falantes e manda os parâmetros de TS pro espaço. Muito pior ainda quando fabrica em casa a própria caixa com drivers de PA e tweeters espremedor de laranja, com aquele timbre NOJENTO. A coisa fica tão ruim que o cara tenta “consertar” no equalizador. Como não tem acesso à caixas acústicas modernas e sequer sabe como tocam, ficam na tentativa e erro. Apenas isso…
@@fernandokosin2643 adorei os "tweeters espremedor de laranja" hahahaha
Nossa, nesse dia eu tava revoltado com os vintageiros mesmo, nem lembrava desse "rage" 😅
Pior que eu descobri que a galera acha legal usar esses drivers de P.A. pela nostalgia, por lembrar das "danceterias" que eles frequentavam quando eram jovens nos anos 80. Se o objetivo for reproduzir um som de balada ensurdecedor, tá no caminho certo, é isso aí mesmo.
@@nicolaskim93 pois é, amigo! Diferente do Vintageiro europeu e americano que curte coisa boa e bem preservada, e estuda e conhece do assunto, aqui na Banãnia a pegada é outra…
Normalmente o cara era um quebrado há 40 anos, e sonhava com o PM-5000 na vitrine. Passados 40 anos, o cara CONTINUA quebrado, mas agora pode comprar uma sucata de um PM-5000 para realizar o sonho do “ter”. Pra piorar, é preguiçoso, e não estuda nada, e por isso o nível técnico está no zero. Desculpe a sinceridade, mas essa é a realidade de 90% dos adeptos desse mercado.
Por isso que quem “fala bem” abre oportunidades comerciais em um mercado de “surdos”!
Gosto de equalizador, tanto residencial (Tarkus) como automotivo(Pioneer).
Eu sempre usei até no celulares quando vinham com essa função equalização com gráficos personalizar quando tiro a função equalizador o som ficar sem brilho e saber usar sabendo usar ele na posição que imita pop e rock dos aparelhos digitais , jamais queimará faltantes uso agora um Nashville neq 2 simples mas dá faz uma diferença no som😎
O gente bem chata é audiófilo.... Eles nem conseguem definir se o nivel de distorçao incorporado pelo equalizador esta presente ou nao na audiçao AS CEGAS, mas querem definir parametros gerais sem considerar que na gravaçao, na masterizaçao e na mixagem foram usados varios equalizadores nas mais diversas frequencias....
Otimo video. So discordei que as fontes sonoras fixas atuais sao bastante homogenias. Nao sao. Os cds, mesmo os atuais, contemplam uma vasta gama de formas e gostos (ou falta deles) de equalizaçao.
Abraços.
Concordo com você, equalizadores são IMPRESCINDÍVEIS.
Acho que depende do amplificador ou receiver . Eu tenho dois receiveres considerados bons : O primeiro é o Phillips RH 709 que é hi-fi e de tão bom n preciso usar equalizador, pois tem graves , médios e agudos de sobra, já o AKAI model 30 tem bastante grave, porém pouco agudo e brilho o que eu compenso no equalizador .
A resposta seria: Equalizador, saber usar!
Gfgxy Fggggggyf HDg Hz HDgdghg ftf Fgggggghcgg CV ftgcg gcgcggbvvfvvvvcbdhhxg Fggggggg Fggggggg Fggggggg gcg Fggggggh Fggggggghfh ch's ghfhghfhfhhfhhh HDhfhhf
É... liguei um equalizador a pouco tempo no meu receiver. Não sou audiófilo, mas notei que o som está menos limpo. Mesmo estando flat o som já sofre alteração. Sem o EQ parece um som mais macio, agradável. Tentei algumas equalizações diferentes, mas ainda não consegui gostar mais do que o som direto do receiver.
Claro q devemos usar desde q as caixas de som do ambiente não transmitam as mesmas frequências, onde os equalizadores irão corrigir problemas como esse.
No som (cd) fixo tbm é necessário pq dependendo da qualidade da gravação bem como dos equipamentos q compõe o som ajuda dar um up ou controlar pra q não fique exagerado.
Ferramenta excelente.
E justamente isso q vc falou do ouvido.
Se o operador não souber interpretar auditivamente o timbre das frequências, pouco vai adiantar.
O Equalizador gráfico é um equipamento que foi muito utilizado na década de 80/90. Teoricamente seria para tentar corrigir as interferências do AMBIENTE em seu sistema de som, já que apenas o Loudness deveria ser o suficiente para “esquentar” o som. Ou para corrigir o som de fontes de sinal e/ou gravações mal feitas. Porém, como normalmente as caixas acústicas da época eram MUITO ruins (comparadas com as existentes atualmente), o Equalizador acabava sendo utilizado para compensar as falhas das mesmas, principalmente nos graves. Coitado do amplificador, que recebia uma curva totalmente “artificial”, e por isso distorcia facilmente, prova é que o grave puxado “no talo”, em 63Hz logo distorcia ao aumentarmos o volume. Fora que 90% dos usuários apenas usavam o equipamento por beleza, com a famosa curva “sorriso”. Atualmente, em sistemas modernos ou em sistemas em que a eletrônica ainda é Vintage mas as caixas acústicas são modernas, é TOTALMENTE dispensável! Algumas caixas modernas reproduzem frequências muito baixas com tanta intensidade que às vezes precisamos ATENUAR em 32 e 63Hz, situação INIMAGINÁVEL na década de 80! Para uso profissional virou peça de museu, já que hoje são utilizados sistemas PARAMÉTRICOS, em ambiente digital. Mas para entender tudo isso vc tem que investir 20K no mínimo em um bom par de caixas acústicas tipo torre de uso RESIDENCIAL, a fim de mudar seu referencial e entender o abismo que separa as caixas modernas das antigas!
uma pequena contribuicao: para uso profissional, os equalizadores passam longe de serem peças de museu, como vc disse. primeiro pq os paramétricos digitais tbm são equalizadores, e segundo pq no profissional a exigência de equalizadores é maior ainda do que no doméstico, uma vê que sonorizacoes são feitas em vários locais com acústicas diferentes as quais devem ser corrigidas. é ainda tem-se que considerar que vários técnicos e engenheiros de som preferem, para certas aplicações, periféricos físicos ao invés de plug-ins.
Uau!!
Esse Fernando é um verdadeiro expert !!
@@fabiominuto6032 , estamos falando dos equalizadores GRÁFICOS analógicos de 10 bandas ou até de 31. Esses se tornaram peças de museu para quem usa consoles de mixagem digitais. Obviamente que quem ainda está na mesinha analógica com kit de periféricos analógicos (coitado….), certamente terá utilidade. Não conheço ninguém que tenha entrado para o domínio digital, com total conhecimento e propriedade para usar o equipamento em sua plenitude, que prefere usar algo analógico hoje em dia.
Mas entendo que neste mercado 90% são pessoas sem formação técnica e pior, sem recursos. Tá cheio de gente com mesa analógica, amplificador de potência e caixa acústica passiva em pleno 2023!
@@adelmoalmeida1200, obrigado. Não sou expert pois a cada dia aprendo algo novo, desde 1975, quando com 10 anos de idade montei meu primeiro amplificador de áudio. Tem muita gente com muito mais conhecimento do que eu. Mas trabalho no segmento há mais de 30 anos, então alguma coisa eu já aprendi. Bora estudar e aumentar nossa base de conhecimento!
Eu tenho e uso e gosto das possibilidades que ele oferece.
Óla amigos.
É necessario analizar qual a necessidade do uso .
Será para corriger as frequencias em demasia ou falta no ambiente ?
É bem comum hoje usar sem o devido conhecimento minimo , então bem ao gosto do néscio.
O que mais gostei no vídeo foi a variedade de Eqs graficos usados na demostração.
Não consigo usar sem equalização, tenho um home Theater com Caixas Jamo e uso a equalização do receiver denon, tenho um Micro System Sony Grx9900 e uso a equalização “Rock” do próprio aparelho. Tenho um rack de “equipamentos empilhados” Technics/Sansui e uso um equalizador raro da Technics SH-Z360. Tenho som grande montado nos meus dois carros , com módulos e Voz RockfordFosgate e Graves Kicker L7, uso equalização da Audison.
Tenho um ES 10 instalado em um receiver 1360 mais um TD D35, todos da Gradiente. Depois que adquiri o EQUALIZADOR NÃO ABRO MÃO DO MESMO❗
Dá melhorada incrível na qualidade.
Podem comprar.
Boa noite amigo, você já fez o vídeo sobre pré sobre pré? Estou na dúvida se usobou não o pré amplificador
Eu uso direto um igual ao seu, o E1-C da GRADIENTE, e agora comprei um EQ 6060 CCE. Não consigo ouvir sem equalizador.
Bem eu sou tanto empilhador como audiófilo, audiófilo no sentido de que não som tão bom que não possa ficar melhor ou próximo do perfeito. Então quanto mais você adiciona ou incrementa com certo equilíbrio o resultado pode ser incrível.
Depende o tipo de equalizador o que uso não destorcer porém e caro mais eficiente estou satisfeito
video perfeito, aprendi demais...
Eu uso o equalizador pq da mas realce sonoro, e sou um empilhador de som pois a linha que possuo da época já vinha com encaixes na tampa superior no formato dos pezinhos, e porque não deixar empilhado como os originais ficão mais bonitos...
E útil, caso haja distorção basta apertar um botão que o sinal passa direto sem interferir, a vantagem e de poder adequar o som independente de ambiente e caixas especiais. Os amplificadores para audiófilos não podem ser comparados a amplificadores profissionais, pois tem outra filosofia de ultra baixa distorção e usam alto falantes específicos para subgraves e graves em canais dedicados já equalizados por isso não e interessante equalizar, mas para som profissional sim e vantajoso, a menos que o equalizador esteja defeituoso ou de baixa qualidade.
Mesmo em sistemas Hi-End as vezes a gravação implora um ganho e o set não tem EQ... desesperador...
Tudo bem eu confesso! Sou um empilhador de aparelhos. Eu sei que o equalizador tem seus pontos negativos, mas vejo o equalizador como um corretor de defeitos das caixas acústicas, acústica ruim da sala e sinal de audio mau equalizado, por exemplo faltando graves, ou com excesso de médios. Eu sempre procuro atenuar para baixo, se falta grave e agudos eu ao invés de aumentar graves e agudos eu atenuo os médios. Tem os problemas de perda da fidelidade ao passar o sinal por equalizadores e pré-amplificadores ou controles de tonalidade, mas como minha adição já não é 100% depois de tantos anos trabalhando com som alto já não consigo perceber diferenças minimas que incomodam tanto os audiófilos. Então eu gosto de usar os equalizadores, são uteis para mim e eu gosto da aparência deles empilhados com potencias e outros periféricos também.
Tem que ser bem usado, bom pra fazer rollof de graves e agudos.
Sabendo usar, é ótimo. Claro que todo elemento que se insere entre a fonte de sinal e o amplificador tende a introduzir distorção. Às vezes um mero pré com um controle de graves, agudos e loudness pode ser mais interessante que um equalizador com trocentas bandas.
Eletronicamente falando, alguns aparelhos de som antigos utilizavam esse controles de tom pela técnica de realimentação no próprio amplificador interno, sem o uso de circuito ativo antes do amplificador que poderia introduzir distorções ou colorações indesejadas, somente com filtros passivos capacitivos-resistivos intercalados entre a saída e a entrada do próprio amplificador de potência.
Já ouvi sistema,dito "hi end",sem controles de tonalidade,loudness e equalizador,mas a sala era tratada acusticamente,daí era um som belo,mas achei a falta do loudness(audibilidade),pois é um recurso de reforço nos extremos da faixa de áudio(20/40 Hz e 19/20kz),para minimizar a falta de linearidade de recepção dessas frequências ,em baixos volumes de audição natural de nossos ouvidos,
por isso automaticamente é desativado quando o potenciometro de volume passa dos 30/40%da escala.
Nas residencias é muito difícil e extremamente caro ter esse tipo de ambiente,por isso existem os controles de tom,e até é necessário o uso dos equalizadores,pois temos muitos materiais refletores e absorventes do som,tendo uma acústica bem complicada.Em casa uso equalizador,mas para a correção de algumas frequências,portanto,pessoal,o maior juíz para o nosso som...são os nossos ouvidos; eles são os nossos maiores clientes!Bela explicação e um forte abraços á todos!
Não há dúvida de que o equalizador torna o som muito melhor.Eu uso no meu equipamento.Como gosto de ouvir com volume bem baixinho,acho q ele deixa o som bem incorporado,bem potente e bom de se ouvir.
Tenho um da cignus. .mm1000.. trabalha bem no meu som ..É só ter caixas boas