Eu acho que isso é uma coisa muito pessoal, minha namorada ama spoiler, mas eu simplesmente ODEIO saber o que acontece num filme, eu gosto de descobrir tudo na hora e me surpreender. Por isso mesmo eu odeio trailers também.
Acho que esse é o primeiro vídeo do canal que eu discordo de boa parte. É uma experiência pessoal e subjetiva. Sou escritor e tenho consciência de que a forma como se conta e mais importante do que se conta, amarrar os eventos de uma forma artística é muito mais importante, assim como no filme. Mas eu odeio saber das coisas antes de consumir aquilo, não gosto de ler uma história ou ver um filme já sabendo muita coisa sobre ele. Quando fico sabendo de um filme que me desperta a atenção, seja por uma cena que apareceu em divulgação ou pela temática, evito ver trailer, vídeos comentando sobre ou qualquer coisa a respeito dele. Nem por isso desmereço o 'como'. E nem por isso estou inserido nessa 'cultura da interpretação', é simplesmente uma escolha pessoal.
Depende da história e mesmo assim é muito pessoal. Lembro da primeira vez que assisti one piece, tinham 2 momentos importantíssimos na historia que eu tinha spoiler mas mesmo assim foi muito impactante saber como aconteceu. Mas quando comparo esses momentos com outros momentos nos quais eu não tive spoiler nenhum... é outra realidade, é muito mais forte e muito mais memorável para mim mesmo que os outros momentos (dos quais tive spoiler) sejam mais memoráveis e impactantes para a maioria dos fãs. Agora code geass na qual na qual eu sabia spoiler do final, depois de ver o final ficou bem claro, se eu não soubesse desse spoiler não teria diferença alguma. Em historias do oeste geopolítico, não teve um spoiler sequer que eu dei a minima, mesmo de livros. Por outro lado em histórias japonesas e chinesas a maioria faz perder a tal da "graça" É pessoal demais isso.
Concordo com a opinião do Henrique do Quadro Em Branco, muitas vezes saber doq já rola no filme, o inclusive o final do filme/série, me fez sentir mais vontade qrer começar a ver ele!! kkkkkkk Parabéns Prof. @profphilippeleao o teu trabalho sempre essencial!! 🖤🤘
Eu não me importo com spoilers porque eu sempre me empolgo mais vendo um filme pela segunda, terceira,, etc... pois é quando eu estou com a minha atenção mais direcionada e consigo absorver mais coisas. O que fica parecendo muitas vezes é que filmes são perecíveis e que você só poderá aproveitá-lo uma ÚNICA vez e acabou. Até consigo entender o que as pessoas buscam: a surpresa ou o choque que uma reviravolta causa, mas acho que no fundo esse sentimento é um tanto quanto vazio. ~Sem dar spoilers~ a reviravolta de O Sexto Sentido é incrível e te da uma sensação boa.... que dura poucos segundos num filme de quase duas horas. Agora todos os detalhes a construção daquele tensão me parece bem mais interessante do que esse "choque".
Lembrei de um estudo científico que mostrou que as pessoas deram notas mais altas para livros que receberam spoiler do final. Inclusive, as pessoas que disseram que não gostam de spoiler deram as notas mais altas
Quando você fala de trailer, me lembro do de O Telefone Preto, adaptação de um conto de 11 páginas. 3 minutos conseguiram entregar o "como" da história original, que é bem curtinha.
Esse exemplo do Sopranos no final me fez entender o video inteiro, realmente saber o conteúdo me permitiu aprecisar q forma da cena mais, mas ainda não sei se perder a experiência de descobrir o conteúdo pela primeira vez é algo válido, porque mesmo que depois de conhecer o conteúdo podemos rever o filme para aprecisar mais a forma.
Eu acho que existe um valor também em assistir algo pela primeira vez sem saber nada. Acho besteira falar que o spoiler estraga um filme, de fato não deveria estragar mesmo. Mas a primeira experiência com um filme, a experiência de descobrir o "o quê" e o "como" pela primeira vez pode ser muito especial também. Mas essa é uma discussão muito interessante. As vezes as pessoas acabam ficando tão melindradas com spoiler que qualquer discussão sobre filmes se torna muito difícil. Enfim, é um tema interessante pra ser explorar mesmo
A questão do spoiler também está relacionada ao tempo entre a produção da obra e o seu consumo. Galera reclamar de spoiler de um filme que foi lançado a 20 anos não tem o menor sentido. Mas reclamar de spoiler de um filme que está em cartaz é razoável.
Sopranos é uma das minhas séries preferidas e eu comecei a assistir já sabendo do final. Não estragou a experiência de nenhuma forma, muito pelo contrário.
Isso de "spoilers" estimularem as pessoas a verem o filme, eu pego Fresh como exemplo. Um filme de terrorb que passa a primeira meio hora inicial perfeitamente disfarçado de filme de romance. Alguma distribuidora colocou um poster super expositivo que revelou do que se tratava. A ideia dessa troca de estilo é interessante, a coração partido de var a pessoa por quem ela se apaixonar se revelando im maníaco. Imagino que seria interessante ver o filme sem saber de nada. Mas se eu não soubesse da surpresa, eu nunca iria atrás do filme de romance pra assistir.
Graças a Iemanjá alguém falou sobre isso! Tava na hora. Essa cultura de ser "contra" spoiler já deu, ninguém conversa mais sobre os filme por conta desse medo do SPoiler.
E isso de certa forma, retroalimenta essa cultura do esquecimento. Porque o importante passa a ser saber o conteúdo, mas todo o resto e principalmente o que você disse que é uma socialização a partir da experiência vivida passa a ser irrelevante.
Meu problema não é nem com spoiler em mas é uma hiper exposição involuntária a que você é submetido a qualquer coisa que não esteja muito descola do mainstream. Você já vai ver o filme completamente viciado e já sabendo de tanta coisa que muda completamente a experiência. Trailer mesmo é um negócio que eu já não assisto há mais de década por conta disso.
spoiler de fato n estraga um filme, mas pessoalmente estraga a minha experiencia. desde tirar minha surpresa pra certos acontecimentos, até o fato de que minha cabeça fica totalmente inquieta durante o filme, msm que eu n queira.
@@ricomartinez2869 Exagero, meu querido. Tal qual qualquer outra rede social, o discord é recheado de bizarrices q são ignoradas intencionalmente pela plataforma, mas tal qual qualquer outra rede social, é possível utilizá-la pra intuitos não criminosos
@@ricomartinez2869 não posso falar por outras pessoas, mas posso falar por mim, eu ligo sim para oq assisto, até demais, pq não gasto meu tempo assistindo baboseira e propaganda como essas comumente produzidas pela Netflix, a questão é que EU não me impacto com spoiler como outras pessoas, não muda a minha experiência em uma sala de cinema, superficialidade e banalidade é essa sua visão rasa igual um pires com esse comentário de um deficiente funcional … parece que vc representa bem a cada da geração que vc esta criticando (que eu não faço parte 🙏🏽) já que vem falando de forma pejorativa sobre a opinião de uma outra pessoa que você nem conhece apenas pq não é a sua opinião, bem típico. Eu não gosto de filme que se explica como interestelar e os filmes do Nolan, mas se alguém vier me contar um spoiler eu não vou ficar puto com a pessoa e nem deixar de ver o filme.
Isso do padrão do sininho na porta é referencia a metafora de Pavlov? Acho que estudei na escola, a metafora do cachorro e do sininho que sempre era tocado quando alguém ia dar comida ao cachorro, ate que em um momento ele se acostuma e a pessoa toca o sino e não da comida pra ele, e o animal fica salivando esperando a alimentação por que um padrão foi criado
aí não né 😂😂 odeio spoiler e acho impossível me convencerem de que isso é bobagem, pelos menos quando falamos de um plot-twist. Óbvio que não invalida completamente a experiência, mas acho melhor assistir o filme sem saber de detalhes chave
O "Spoiler" é um marketing criado por produtores de conteúdo para ganhar dinheiro rápido e fácil sem nenhum aprofundamento na análise que estão fazendo. A análise de uma IA sobre uma obra é muito melhor do que todos produtores de conteúdos que não dão "spoiler". Obs.: Entenda Spoiler como não entendi a obra, mas vou dizer que é Spoiler para não ter que falar que eu não entendi.
Spoiler é uma bobagem sem tamanho, na minha opinião. Galera leva isso muito a sério, como se fosse possível prever os acontecimentos contextuais do filme e/ou série por causa de um "spoiler" de 20 segundos ou algo do tipo.
Imagina uma historia que trabalha uma trama por mais de 3 anos pra ter um plot twist gotosíssimo que leva em toda sua amplitude todos os temas e narrativas explorados até aquele momento e também os expandem. Entendo não ligar para isso, mas dizer que quem não gosta de ter esse spoiler ta sendo bobo, isso sim é uma bobagem 😂😂
@@haruhivt2405 Quis dizer que levar isso tão a sério é uma bobagem. Uma trama de 3 anos, como você exemplificou, não será explicada numa cena de 20 segundos narrada por alguém ,ou qualquer outra forma de comunicar e nunca explicará a história e todo o contexto até o ápice da narrativa desta. Esse spoiler faz as pessoas se desinteressarem pelo conteúdo? Deixarão de consumir drasticamente? Acho pouco provável que cause esse impacto.
Se o "spoiler" é capaz de estragar uma obra é porquê a obra é terrivelmente horrível. Li a Odisseia, Ilíada, Macbeth e várias outras obras sabendo a história do começo ao fim e nunca me decepcionei de ler e ainda reli para aprender mais.
Se a pessoa gosta menos da obra por causa de algum "spoiler", talvez ela não goste tanto assim dela, e ainda ficam nessa neura de não ver nem trailer, nem ouvir falar, nem nada pra não "pegar spoiler" e ter uma suposta experiência melhor com tal obra. Galera se dói por isso atoa.
Arte é expressão. Quando assistimos um filme estamos assistindo o que o autor quis expressar. Saber o conteúdo antes da forma, pode prejudicar em receber a real expressão que o autor quis passar.
Acho que spoiler vai muito além. Chego a dizer que foi capitalizado. Nem todos têm condições de irem assistir a um filme no lançamento. E muitos que têm essa condição sentem prazer em irem justamente por conta do spoiler. O spoiler, de certa forma chega a ser um produto. Será que dá para comparar a pessoa que acha spoiler bobagem a pessoa que tem um carro zero reclamando dos carros velhos lhe atrapalhando na rua? Talvez o que mais incomode no Spoiler não seja diretamente o fato de tirar a surpresa. Mas, de novo, o capitalismo rs *Ainda não terminei de assistir o vídeo
Professor, teu público alvo parece ser só a galera classe média universitária mesmo, né? Acho meio triste isso, porque essa galera tá, em geral, meio deslocada da materialidade. E é uma galera que não consegue se colocar no lugar do outro, muito individualista, que pensa que todo mundo teve acesso a educação que eles tiveram, que todo mundo teve condições de desenvolver pensamento crítico. Nossa realidade no Brasil tá bem longe disso não é? Amo teu conteúdo, mas não consigo apresentar ele para meus amigos porque é muito complexo. Mesmo quem quer entender não consegue por que não teve acesso a educação de qualidade. A tua linguagem mesmo é distante da classe trabalhadora. Daí eu fico me perguntando, pra quem você falando? Quem tem condições de entender o que você diz? Ou teu conteúdo é mesmo só pra quem pode? Enfim, é só uma coisa que fica passando pela minha cabeça e quis compartilhar. Abraço ❤
Fala querido, tudo bem? Acho injusto crer que a classe trabalhadora não tem capacidade de compreensão. Tenho cada vez mais popularizado os meios pelos quais me comunico, mas não abdico de complexificar o debate e acredito num processo e projeto educativo. Talvez, sim, alguns se assustem de primeira, mas são inúmeros os que ficam e constroem esse pensamento junto.
Eu acho que isso é uma coisa muito pessoal, minha namorada ama spoiler, mas eu simplesmente ODEIO saber o que acontece num filme, eu gosto de descobrir tudo na hora e me surpreender. Por isso mesmo eu odeio trailers também.
eu tmbb
saber o que acontece, mesmo sem saber como, já tira muito do meu interesse
E acho que o ponto do vídeo do quadro em branco era "ou você considera que tudo é spoiler, pois se não, QUALQUER COISA pode ser"
Acho que esse é o primeiro vídeo do canal que eu discordo de boa parte. É uma experiência pessoal e subjetiva. Sou escritor e tenho consciência de que a forma como se conta e mais importante do que se conta, amarrar os eventos de uma forma artística é muito mais importante, assim como no filme. Mas eu odeio saber das coisas antes de consumir aquilo, não gosto de ler uma história ou ver um filme já sabendo muita coisa sobre ele. Quando fico sabendo de um filme que me desperta a atenção, seja por uma cena que apareceu em divulgação ou pela temática, evito ver trailer, vídeos comentando sobre ou qualquer coisa a respeito dele. Nem por isso desmereço o 'como'. E nem por isso estou inserido nessa 'cultura da interpretação', é simplesmente uma escolha pessoal.
Não vi esse vídeo porque meu amigo contou o final.
Depende da história e mesmo assim é muito pessoal.
Lembro da primeira vez que assisti one piece, tinham 2 momentos importantíssimos na historia que eu tinha spoiler mas mesmo assim foi muito impactante saber como aconteceu.
Mas quando comparo esses momentos com outros momentos nos quais eu não tive spoiler nenhum... é outra realidade, é muito mais forte e muito mais memorável para mim mesmo que os outros momentos (dos quais tive spoiler) sejam mais memoráveis e impactantes para a maioria dos fãs.
Agora code geass na qual na qual eu sabia spoiler do final, depois de ver o final ficou bem claro, se eu não soubesse desse spoiler não teria diferença alguma.
Em historias do oeste geopolítico, não teve um spoiler sequer que eu dei a minima, mesmo de livros.
Por outro lado em histórias japonesas e chinesas a maioria faz perder a tal da "graça"
É pessoal demais isso.
Concordo com a opinião do Henrique do Quadro Em Branco, muitas vezes saber doq já rola no filme, o inclusive o final do filme/série, me fez sentir mais vontade qrer começar a ver ele!! kkkkkkk Parabéns Prof. @profphilippeleao o teu trabalho sempre essencial!! 🖤🤘
E se o filme for um whodunit? Meio que acaba com graça de assistir o filme
Eu não me importo com spoilers porque eu sempre me empolgo mais vendo um filme pela segunda, terceira,, etc... pois é quando eu estou com a minha atenção mais direcionada e consigo absorver mais coisas. O que fica parecendo muitas vezes é que filmes são perecíveis e que você só poderá aproveitá-lo uma ÚNICA vez e acabou.
Até consigo entender o que as pessoas buscam: a surpresa ou o choque que uma reviravolta causa, mas acho que no fundo esse sentimento é um tanto quanto vazio. ~Sem dar spoilers~ a reviravolta de O Sexto Sentido é incrível e te da uma sensação boa.... que dura poucos segundos num filme de quase duas horas. Agora todos os detalhes a construção daquele tensão me parece bem mais interessante do que esse "choque".
Mas assim se você já sabe do spoiler nunca vai ter a experiência de alguém que não teve.
Lembrei de um estudo científico que mostrou que as pessoas deram notas mais altas para livros que receberam spoiler do final. Inclusive, as pessoas que disseram que não gostam de spoiler deram as notas mais altas
Quando você fala de trailer, me lembro do de O Telefone Preto, adaptação de um conto de 11 páginas. 3 minutos conseguiram entregar o "como" da história original, que é bem curtinha.
Esse exemplo do Sopranos no final me fez entender o video inteiro, realmente saber o conteúdo me permitiu aprecisar q forma da cena mais, mas ainda não sei se perder a experiência de descobrir o conteúdo pela primeira vez é algo válido, porque mesmo que depois de conhecer o conteúdo podemos rever o filme para aprecisar mais a forma.
Belo citado duas vezes na semana, genial
Eu acho que existe um valor também em assistir algo pela primeira vez sem saber nada. Acho besteira falar que o spoiler estraga um filme, de fato não deveria estragar mesmo. Mas a primeira experiência com um filme, a experiência de descobrir o "o quê" e o "como" pela primeira vez pode ser muito especial também. Mas essa é uma discussão muito interessante. As vezes as pessoas acabam ficando tão melindradas com spoiler que qualquer discussão sobre filmes se torna muito difícil. Enfim, é um tema interessante pra ser explorar mesmo
A questão do spoiler também está relacionada ao tempo entre a produção da obra e o seu consumo.
Galera reclamar de spoiler de um filme que foi lançado a 20 anos não tem o menor sentido.
Mas reclamar de spoiler de um filme que está em cartaz é razoável.
Sopranos é uma das minhas séries preferidas e eu comecei a assistir já sabendo do final. Não estragou a experiência de nenhuma forma, muito pelo contrário.
Isso de "spoilers" estimularem as pessoas a verem o filme, eu pego Fresh como exemplo.
Um filme de terrorb que passa a primeira meio hora inicial perfeitamente disfarçado de filme de romance. Alguma distribuidora colocou um poster super expositivo que revelou do que se tratava.
A ideia dessa troca de estilo é interessante, a coração partido de var a pessoa por quem ela se apaixonar se revelando im maníaco. Imagino que seria interessante ver o filme sem saber de nada. Mas se eu não soubesse da surpresa, eu nunca iria atrás do filme de romance pra assistir.
Perfeito
Graças a Iemanjá alguém falou sobre isso! Tava na hora. Essa cultura de ser "contra" spoiler já deu, ninguém conversa mais sobre os filme por conta desse medo do SPoiler.
E isso de certa forma, retroalimenta essa cultura do esquecimento. Porque o importante passa a ser saber o conteúdo, mas todo o resto e principalmente o que você disse que é uma socialização a partir da experiência vivida passa a ser irrelevante.
Poxa amigo, @@ricomartinez2869 , fico triste que a sua interpretação do que falamos tenha sido isso, mas vida que segue, né...
Meu problema não é nem com spoiler em mas é uma hiper exposição involuntária a que você é submetido a qualquer coisa que não esteja muito descola do mainstream. Você já vai ver o filme completamente viciado e já sabendo de tanta coisa que muda completamente a experiência. Trailer mesmo é um negócio que eu já não assisto há mais de década por conta disso.
Se tem Tony soprano na capa, TEM LIKE
Kkkkkkkkkkkkk
spoiler de fato n estraga um filme, mas pessoalmente estraga a minha experiencia. desde tirar minha surpresa pra certos acontecimentos, até o fato de que minha cabeça fica totalmente inquieta durante o filme, msm que eu n queira.
Também é o meu caso.
Eu que recomendei esse vídeo no discord. Excelente ele
@@ricomartinez2869 Exagero, meu querido. Tal qual qualquer outra rede social, o discord é recheado de bizarrices q são ignoradas intencionalmente pela plataforma, mas tal qual qualquer outra rede social, é possível utilizá-la pra intuitos não criminosos
Nunca liguei pra spoiler
@@ricomartinez2869fresco.
@@ricomartinez2869 tu nem me conhece e já vem metendo essa ? Kkkkkkk agr deu mesmo.
@@ricomartinez2869 não posso falar por outras pessoas, mas posso falar por mim, eu ligo sim para oq assisto, até demais, pq não gasto meu tempo assistindo baboseira e propaganda como essas comumente produzidas pela Netflix, a questão é que EU não me impacto com spoiler como outras pessoas, não muda a minha experiência em uma sala de cinema, superficialidade e banalidade é essa sua visão rasa igual um pires com esse comentário de um deficiente funcional … parece que vc representa bem a cada da geração que vc esta criticando (que eu não faço parte 🙏🏽) já que vem falando de forma pejorativa sobre a opinião de uma outra pessoa que você nem conhece apenas pq não é a sua opinião, bem típico. Eu não gosto de filme que se explica como interestelar e os filmes do Nolan, mas se alguém vier me contar um spoiler eu não vou ficar puto com a pessoa e nem deixar de ver o filme.
@@ricomartinez2869 Então pq caralhos vc veio responder a poha do meu comentário fazendo um monte de insinuação de bosta e rasa ?
@@ricomartinez2869vc liga
sopranos eh a melhor serie ja feita!
Isso do padrão do sininho na porta é referencia a metafora de Pavlov? Acho que estudei na escola, a metafora do cachorro e do sininho que sempre era tocado quando alguém ia dar comida ao cachorro, ate que em um momento ele se acostuma e a pessoa toca o sino e não da comida pra ele, e o animal fica salivando esperando a alimentação por que um padrão foi criado
aí não né 😂😂
odeio spoiler e acho impossível me convencerem de que isso é bobagem, pelos menos quando falamos de um plot-twist. Óbvio que não invalida completamente a experiência, mas acho melhor assistir o filme sem saber de detalhes chave
O "Spoiler" é um marketing criado por produtores de conteúdo para ganhar dinheiro rápido e fácil sem nenhum aprofundamento na análise que estão fazendo. A análise de uma IA sobre uma obra é muito melhor do que todos produtores de conteúdos que não dão "spoiler". Obs.: Entenda Spoiler como não entendi a obra, mas vou dizer que é Spoiler para não ter que falar que eu não entendi.
@@ricomartinez2869Só que não. Muito antes da criação do cinema era comum no início dos poemas épicos o uso de "spoilers".
@@ricomartinez2869E me diz como era chamado o "spoiler" antes da criação desse marketing.
brabo
Acho que spoilers são sacanagem porque para filmes/shows medianos (maior parte deles), as revelações do roteiro são parte fundamental da experiência.
Mas spoiler de plot twist é proibido hein
Deixa o link do vídeo...
Spoiler é uma bobagem sem tamanho, na minha opinião. Galera leva isso muito a sério, como se fosse possível prever os acontecimentos contextuais do filme e/ou série por causa de um "spoiler" de 20 segundos ou algo do tipo.
Imagina uma historia que trabalha uma trama por mais de 3 anos pra ter um plot twist gotosíssimo que leva em toda sua amplitude todos os temas e narrativas explorados até aquele momento e também os expandem.
Entendo não ligar para isso, mas dizer que quem não gosta de ter esse spoiler ta sendo bobo, isso sim é uma bobagem 😂😂
@@haruhivt2405 Quis dizer que levar isso tão a sério é uma bobagem. Uma trama de 3 anos, como você exemplificou, não será explicada numa cena de 20 segundos narrada por alguém ,ou qualquer outra forma de comunicar e nunca explicará a história e todo o contexto até o ápice da narrativa desta. Esse spoiler faz as pessoas se desinteressarem pelo conteúdo? Deixarão de consumir drasticamente? Acho pouco provável que cause esse impacto.
@@ricomartinez2869 tá se doendo nos comentários atoa, jovem.
Que vídeo gostoso!
Qual é o canal do Discord gente?
Entendo o ponto e respeito. Mas n sou nenhum cinéfilo, só quero ver meu filmezinho de boa sem spoiler
Ih ala um Quadro em Branco voador
Quem não liga pra spoiler é pq já perdeu a vontade de viver 😆
Pow, e quem tem um mini AVC quando ouve um spoiler é pq tá precisando de um pouco de emoção na vida kkkk
Se o "spoiler" é capaz de estragar uma obra é porquê a obra é terrivelmente horrível. Li a Odisseia, Ilíada, Macbeth e várias outras obras sabendo a história do começo ao fim e nunca me decepcionei de ler e ainda reli para aprender mais.
Se a pessoa gosta menos da obra por causa de algum "spoiler", talvez ela não goste tanto assim dela, e ainda ficam nessa neura de não ver nem trailer, nem ouvir falar, nem nada pra não "pegar spoiler" e ter uma suposta experiência melhor com tal obra. Galera se dói por isso atoa.
Professor, ultimamente sua voz tem ficado baixa nos vídeos
Arte é expressão. Quando assistimos um filme estamos assistindo o que o autor quis expressar. Saber o conteúdo antes da forma, pode prejudicar em receber a real expressão que o autor quis passar.
Acho que spoiler vai muito além. Chego a dizer que foi capitalizado.
Nem todos têm condições de irem assistir a um filme no lançamento. E muitos que têm essa condição sentem prazer em irem justamente por conta do spoiler.
O spoiler, de certa forma chega a ser um produto.
Será que dá para comparar a pessoa que acha spoiler bobagem a pessoa que tem um carro zero reclamando dos carros velhos lhe atrapalhando na rua?
Talvez o que mais incomode no Spoiler não seja diretamente o fato de tirar a surpresa. Mas, de novo, o capitalismo rs
*Ainda não terminei de assistir o vídeo
O final do sopranos é uma copia do final do todo mundo odeia o chris aff🙄😒
Os Sopranos imitou o final de Todo Mundo Odeia o Chris
Professor, teu público alvo parece ser só a galera classe média universitária mesmo, né?
Acho meio triste isso, porque essa galera tá, em geral, meio deslocada da materialidade. E é uma galera que não consegue se colocar no lugar do outro, muito individualista, que pensa que todo mundo teve acesso a educação que eles tiveram, que todo mundo teve condições de desenvolver pensamento crítico. Nossa realidade no Brasil tá bem longe disso não é?
Amo teu conteúdo, mas não consigo apresentar ele para meus amigos porque é muito complexo. Mesmo quem quer entender não consegue por que não teve acesso a educação de qualidade.
A tua linguagem mesmo é distante da classe trabalhadora. Daí eu fico me perguntando, pra quem você falando? Quem tem condições de entender o que você diz? Ou teu conteúdo é mesmo só pra quem pode?
Enfim, é só uma coisa que fica passando pela minha cabeça e quis compartilhar.
Abraço ❤
Fala querido, tudo bem?
Acho injusto crer que a classe trabalhadora não tem capacidade de compreensão. Tenho cada vez mais popularizado os meios pelos quais me comunico, mas não abdico de complexificar o debate e acredito num processo e projeto educativo. Talvez, sim, alguns se assustem de primeira, mas são inúmeros os que ficam e constroem esse pensamento junto.
@@profphilippeleao Justo