Chegando aqui em 2023, iniciando meu caminho no design aprendendo "a facão". Essa era uma dúvida que me preocupava, foi esclarecida com sucesso. Muito obrigado
Muito obrigado, único video que achei a informação que precisava, estou montando moldes de capa de alguns e queria saber essa questão da redistribuição de fontes nas minhas vendas. Ficou muito esclarecido obrigado!!
Ótimo vídeo! mas tenho uma dúvida, utilizar as fontes para a criação de thumbnails para o youtube para o meu próprio canal, contaria como uso pessoal ou comercial?
A fonte faz muita diferente e para cada trabalho e uma fonte , para cada serviço tem a fonte correta , seria mesmo que colocar um carrinho de sorvete com arial black
Achei legal , seu modo direto de falar, sem lero, lero ! Tenho dúvidas sobre as fontes que já vem no photoshop. Devo analisar individualmente quando usa-las ?
Nonato, as fontes possuem uma licença que está associada a sua assinatura da Creative Cloud. Então acesse as páginas da fonte no Adobe fonts e verifique as licenças e os termos de uso.
Cara, você está de parabéns. Vídeo excelente, objetivo, muito bem explicado, muito claro. Deu até vontade de te dar um abraço hahahaha. Muito obrigado por compartilhar um conteúdo de tamanha qualidade. Sucesso aí.
Que legal!! Por coincidência, estou trabalhando na minha Identidade visual, e estou em processo de aperfeiçoamento, confirmação de fontes e cores. Não me lembro se você tem vídeo semelhante sobre cores, combinação entre elas!
Num cenário onde eu faça uma identidade visual, a fonte que eu separei para meu cliente usa em seus projetos tem que ser de uso comercial, né? Caso ele goste eu mostro a EULA, pergunto se ele concorda, mando o download da fonte e pronto? Mesma coisa se aplica a uma logotipo?
Eu aoenas garanto que a fonte esteja dentro dos terminas necessários e seja pra uso comercial. Não costumo pedir pra ler EULA ou solicitar pra concordar. Mas você pode fazer assim se achar melhor.
Excelente conteúdo. Qualquer fonte de uso comercial, eu posso usar para material impresso de uma marca, de roupa por exemplo? Sem problemas ou existe um limite de tiragens impressas?
Vídeo bem bom e esclarecedor. Ainda tenho uma dúvida, se eu pegar uma fonte que necessita de licença comercial, a transformar em curvas e fizer leves alterações para usar em um logo, isso ainda pode me gerar problemas? ou por tecnicamente não ser a mesma fonte eu posso usar de forma livre?
Canal completo mesmo! Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo do vídeo!! Brother, só pra confirmar então: Uso Pessoal: Flyers digitais e impressos, Cartões de Visita. Uso Comercial: Logos e Embalagens. Correto? Alguma observação quanto a isso? Edit.: Posso utilizar uma fonte de uso Pessoal na criação da minha própria logo (designer gráfico) ou em uma assinatura para flyers digitais?
Até mesmo esse entendimento do que é pessoal e comercial pode variar, importante ler sempre a licença. De modo geral, nunca tive problemas em usar fontes para logotipos, mesmo sendo de uso pessoal.
Pra quem gosta de organizar as fontes que baixa e catalogá-las quanto ao estilo pra não ter que ficar rolando o scroll do mouse kkkk eu sugiro o programa FontBase muito bom .
Muito bom o vídeo. Como funciona a licença de fontes no caso da criação de uma arte feita no photoshop ou no Corel Draw? Quando compramos a licença do software possuímos também o direito ao uso das fontes que possuem? Como funciona?
Oi rodrigo, esse vídeo foi para explicar exatamente isso. Até mencionei sobre as fontes do typekit. Você precisa ler o contrato disponível no serviço onde você baixou/comprou a fonte.
Fiquei receoso em assistir o vídeo por ser muito longo, mas mesmo assim decidi assistir. Não me arrependo nem um pouco! Explicou com perfeição todo o conteúdo e sanou todas as minhas dúvidas! Parabéns cara, de verdade mesmo
Entendi como muito claras, suas explicações, Como você não citou o que procuro a mais de 4 anos, pregunto: para livros que possivelmente serão comercializados, posso usar essas fontes? Digo porque, no -google fonts-, abrem as fontes como 100% gratuitas, no final, aconselha-nos contratar um advogado. Então deixa-me uma pulga atrás da orelha. Sou medroso em cometer crime ? Responda-me por favor. obrigado pela ajuda.
Não tenho capacidade para lhe dar uma resposta sobre isso, com o peso legal da coisa. O que posso dizer é o que eu faria. Eu faria o meu livro sem peso na consciência, fontes que acompanham sistemas e aplicativos geralmente são feitas pra serem usadas assim, nos seus trabalhos, produtos, serviços. Não faria sentido eu assinar a Creative Cloud, com um serviço de fontes chamado Adobe Fonts, se eu não pudesse usar estas fontes em meus trabalhos. Hora, eu adquiri uma suíte de aplicativos criativos, com fontes para usar nestes softwares, que não podem ser usados em meu trabalho? Não faz muito sentido. Uma coisa é você fazer um livro usando uma fonte, outra é você tentar vender a fonte como se fosse sua. O produto de um livro não é o seu texto, é o conjunto de ideias que 3stao expressas através dele.
Oi Liute, seus vídeos são ótimos. Muito obrigada por todo conteúdo de qualidade! Quero vender quadros e objetos com frases e textos que fiz, estou aprendendo design para valorizar as peças. Tem uma loja para fazer revenda desses itens, a peça pode ser feita várias vezes tal como a criei, mas não é personalizável pelo cliente final. A criação envolve vários elementos, entre eles fonte, quanto a ela, nesse caso, precisaria de ter licença comercial? Fico na dúvida com relação ao que se considera revenda. Eu teria revenda da peça que contém a fonte, mas a fonte não seria revendida. Então a licença comercial basta?
Vou ficar muito grata com seu retorno. Licenciamento de fonte tem muitos "pingos no i". Hahaha.. dá uma certa insegurança se tá bem entendido o que pode ou não, mas estou buscando me informar para fazer tudo certinho. Obrigada por contribuir pelo seu canal 😊
De modo geral é bem simples: basta ler o contrato da fonte. Qualquer produto que seja vendido, e que use a fonte em sua estrutura, é uso comercial. A diferença se dá quando do uso pessoal, que deve ser para fins não comerciais.
Preciso fazer um logo só com letras. Posso usar qualquer fonte paga como o logo da marca sem alterar nada? Ou preciso modificar um pouco a fonte pra poder usar como logo? A compra da licença da fonte precisa ser no nome/cpnj do cliente?
Você vai ter que ler a licença da fonte que quer usar. A licença é de usuário final, ou seja, do cliente final do projeto. Se você comprou a fonte pra o projeto de um cliente, a licença é do seu cliente.
Existe uma diferença entre tipo de letra e fonte. Por exemplo, a Helvetica é um tipo de letra e não uma fonte. Por outro lado, Helvetica Now Micro é uma variante do tipo, ou seja, ela é uma fonte. Obrigado pela informação.
O que falei se refere ao uso de qualquer fonte em qualquer meio. Você precisa consultar o contrato de licença e avaliar os usos permitidos ou proibidos definidos pelo autor/proprietário da fonte.
Bom dia, Liute, tudo bem? Para a criação de uma capa de livro, as fontes utilizadas no título, no nome do autor, na lombada, nos textos das orelhas e da contracapa podem ser as gratuitas para uso pessoal? Ou como o livro será vendido pelo cliente as fontes deveriam ser gratuitas para uso comercial? Uma segunda dúvida: e no caso da diagramação do livro podem ser utilizadas fontes para uso pessoal? Muito obrigada!
Fontes de uso pessoal não podem ser usadas em produtos. É importante sempre consultar a licença da fonte pois é comum o autor listar os uso permitidos.
Liute, como os criadores de fonte conseguem identificar sua criação em uma imagem? Tem fontes características mas ao mesmo tempo tem umas muito parecidas. E como um designer em geral pode descobrir que alguém está usando sua imagem? Porque quando a gente compra algo, depois não enviamos tipo "ó, olha aqui como eu usei o que você me vendeu" (pelo menos eu nunca fiz isso vi ninguém fazendo). Normalmente são pessoas que conhecem o trabalho e avisam sobre o possível uso? Como ele distingue que algo está sendo usado sem licença? Sempre que ele vê seu trabalho sendo usado ele solicita a licença ou é meio uma roleta russa? Tem uns casos mais óbvios como versões gratuitas sem caracteres especiais que as pessoas burlam os acentos e aí fica fácil descobrir. Mas e quando esse caso não se aplica? E como se dá o processo de um profissional solicitar a licença a um usuário? Só mais uma kkkk Se é o cliente que paga pela fonte, devo entregar a licença da mesma pra ele? Ou apenas não usar em outros trabalhos e já ta tudo bem? Ótimo vídeo. Muito útil!
Não é possível "distinguir em uma imagem". Se um profissional ver um projeto que use a imagem dele, ele pode tentar identificar que criou, e solicitar que esta pessoa prove que tem o direito de uso. Quando você compra uma imagem, fonte, vetor, está usando um srviço online, então a prova é justamente a licença que este serviço online fornece. As licenças não são algo físico, são um contrato. QUando você compra uma fonte, clicar em "aceito este contrato", isto indica que você deve usar esta fonte como a licença diz. Se quiser deixar seu cliente à par do tipo de licença, é só mandar o link dos termos pra ele. Mas geralmente a licença já vem junto com o arquivo em um documento de texto.
Parte das suas dúvidas são respondidas na questão que o Liute comentou: são os trabalhos de maior visibilidade que correm mais risco, pois terão mais publicidade. É um dos fatores de que devemos cobrar mais por projetos de empresas maiores ou com maior âmbito; também acarreta maior responsabilidade. Nada impede, no entanto, do sobrinho da esquina ser questionado a respeito de uma fonte usada pra um panfleto da balada de sexta pela ITC. Só não é muito provável.
Sim, eu vi que ele comentou sobre isso. Mas na minha área, que é estamparia o risco está em todo lugar, seja grande ou pequeno. Sem medo algum de ser pego no pulo. Por isso queria saber a respeito da descoberta e da abordagem. Aliás, não só na estamparia, mas na moda em geral, acho que deve ser a área campeã em cópias. Existe até uma conta maravilhosa no instagram que "delata" todas esses plágios
Luite velho tenho um dúvida a respeito desta questão dos direitos de utilização, tanto para fonte como para imagens, como é feito verificação do direito de utilização (como o autor da fonte ou da imagem saberá que eu adquiri os direitos para utilização em meus projetos?)
Quando você compra uma fonte no fonts.com, por exemplo, tem o recibo do pagamento, e o registro de sua transação no serviço deles. Então a prova é justamente esta. Isso vale para imagens também. Quando você compra e baixa uma imagem em um banco de imagens pago, tudo fica registrado.
Pois é, uma questão né. Designer compra a fonte com seu cartão de crédito, o registro de compra está no seu nome, com seu IP etc. Você monta a arte, entrega pro cliente, ele publica. O tipógrafo identifica a fonte e vai bater na porta do cliente pra que ele prove que ele tem o direito de uso daquela fonte. Ele vai dizer "Ué, eu comprei a arte do designer Fulano de Tal; não sei nada de fonte". Ou seja: como associar a fonte (adquirida pelo designer) com o cliente (que está publicando)?
Haaaa cara, isso você aprende lendo sobre tipografia. É uma escolha criativa, sem essa de "padrão", saca? A ferramenta ajuda, mas de que adianta se você não sabe "por que" ele tá sugerindo aquela combinação? O que eu te indico é ler os livos sobre tipografia que tem lá no meu site, o link das referências ta ai na descrição.
A licença é de uso, você não tem direito total sobre a fonte, mas sim o direito de usá-la. Isso implica que você pode sim usar em um logotipo se a fonte tiver direito de uso comercial.
Oi Paula, você manter a licença em um arquivo em PDF junto aos documentos do projeto, além de uma URL para a licença, caso ela seja online. Eu realmente nunca me preocupei com isso, porque a maior parte das licenças para fontes permitem o uso para este fim, se você obteve de maneira legal. Honestamente, acho até bem difícil alguém reivindicar direito de uso sobre fonte em uma marca corriqueira, a menos que ela seja ultra famosa, como uma uber ou microsoft, por exemplo.
Uma dúvida: se eu usar uma fonte que é apenas para uso pessoal na criação de um logotipo e fazer modificações nela com a edição, ainda assim teria problema?
Liute, me explica uma coisa, se eu uso uma fonte pra uso pessoal na divulgação de uma marca de roupas e tem essa roupa na divulgação, sem a fonte fazer parte da roupa e sim só para divulga-la, ainda ta dentro dos limites do uso de fonte pessoal?
Luana, divulgação não é uso pessoal. Isso por si só já caracteriza uso comercial. Uso pessoal é domestico, para casa, onde só você ou poucos familiares vão usufruir, como em um convite de casamento ou aniversário, por exemplo.
Estou começando minha empresa agora em 2021 e não consigo contratar um design para fazer a minha logo então estou procurando aprender algumas coisas básicas mesmo para eu mesma fazer. Mas nenhum vídeo que assisto me tira a seguinte dúvida: para eu fazer a minha logo que vai ser usada nas embalagens do meu produto e obviamente para divulgação da minha marca, eu preciso de uma fonte de uso pessoal ou comércial? E é melhor que seja paga ou gratuita? Poderiam pelo amor de Deus me tirar essa dúvida. Obrigada
Quero utilizar a font Decoy feita por Dean M Creative para uma logo (e fins comerciais), no site dafont ela é 100%grátis... Mesmo assim gostaria de uma confirmação... Preciso entrar em contato com o autor ou o site me informa sobre?
Sei que estou chegando em 2021 kk, mas eu não entendi muito bem a parte da publicidade. Eu posso usar fontes de uso pessoal pra divulgar minha empresa sendo que estou ganhando lucro indiretamente? Mesmo que eu não vá vender uma imagem em que a fonte está inserida? Porque eu tinha visto em outro lugar que pra divulgação só é permitido licença pra uso comercial, pois isso abrange a questão da publicidade e divulgação.
Liute, então se eu fazer um projeto de uma marca grande, tipo do governo, e que eu vou ganhar muito dinheiro, eu sei que vc indica comprar uma fonte, mas vc acha que eu posso usar uma fonte totalmente free?
Liute obrigado, eu não encontro um raciocínio mais obvio do que um grande negocio desonesto esse de venda de fontes para agências ou qualquer outra atividade que trabalhe com fontes. Se eu compro uma fonte ( que não é barata ), eu acho que deveria usa-la em meus projetos seja lá qual for. Se pensarmos em comprar uma fonte para um Logo e que seja exclusiva (usuário final) para uma empresa, OK, concordaria se essa font saísse do mercado, ou seja, outra pessoa não pode ter o direito de adquiri-la, como é o caso de domínios.
Qualquer projeto pode ser feito à caráter exclusivo, mas é absurdamente mais caro do que comprar uma fonte em uma loja de licenciamento. Sites de vendas de fotnes e de imagens, são feitos para serem baratos. Uma fonte é barata se você considerar que o seu cliente vai poder usar pro resto da vida. Uma imagem é barata se considerar que pode usar por uma grande quantidade de tiragens. Se você quiser algo exclusivo, terá de contratar um designer de tipos e pagar uma fortuna por uma fonte exclusiva. O mesmo para uma foto, terá de contratar um estúdio para produzir fotos exclusivas. O mercado de exclusividade existe, mas você não vai achar isso em sites de venda de licenças. Uma braço!
verdade, e não acha mesmo, porque é desonesto o negócio. Eu defendo a ideia de todos os negócios poderem usarem uma fonte com preço mais justo, e não apenas Multi-Nacionais, Multi-Nacionais tem Designers exclusivo. Só para ter ideia é muito mais vantajoso pagar um mês de salário para um designer do que comprar uma fonte, CARA E que você pode ver essa fonte em vários, vários outros lugares. Eu defendo a ideia de todos os negócios poderem usarem uma fonte com preço mais justo, e não apenas Multi-Nacionais. Acho que vc deveria ao menos dizer que seria muito bom
Jonas, eu discordo de você. Os preços são justos no meu ponto de vista. Eu de modo algum gastaria meses de trabalho para projetar uma fonte (sendo ótimista) pra vender a um preço mínimo pra um único cliente. Você já parou pra pensar nisso? Você conhece o processo de desenvolvimento de uma família tipográfica? É como construir um condomínio e querer vender a preço de kitnet. Não faz sentido.
Liute, desculpe mas não entendi muito bem. Não tenho certeza, mas no Google Fonts todas as fontes são gratuitas para uso na web. Será que são gratuitas para uso em material impresso também? Considerando criar projetos normais para clientes, como cartão de visita, flyers e folders. Se alguém puder ajudar, seria interessante para todos. Obrigado.
Bom, acredito que isso ajude outras pessoas também. Basicamente se resume ao tipo de licença em que a fonte é distribuída. No Google Fonts existem alguns tipos, porém a grande maioria é sob as licenças: Open Font License e Apache License. Nesta segunda, existem duas versões sendo: 1.1 e 2.0 (considerada compatível com a licença GPL - para quem trabalha com software Free e Open Source entende a importância). É importante ler o documento da licença, porém, se ater ao o tipo de licença pode ser algo mais prático. É quase o que o brother fala no vídeo (paga ou Free). Fonte (aproveitar o trocadilho rss): Wikipedia. Abraço!
@@clubedodesign Sou Leigo no assunto mas, pelo oque eu entendi eu n to lucrando nada com isso ;-; eu n to vendendo um produto empacotado e sim uma "divulgação" sou novo no assunto de designer, tenho apenas 14 anos e planejo me proficionalizar no assunto :D abraços vc me ajuda muito.
Fico pensando, como e possível que as pessoas tenham duvidas sobre estes tipos de direitos de licença tão simples, somente décadas e gerações de brasileiros fazendo gambiarras geraram isto....
Oláaa, amei o vídeo, muito informativo! Gostaria de saber se uma fonte GRATUITA baixada para uso pessoal/comercial tem alguma restrição de ser utilizada em mais de um projeto, assim como a paga, onde a licença vai para aquele cliente específico (ou até pra mim, se for o caso) sendo necessário comprar novamente a licença. Obrigada!!
Cheguei só agora em 2020, mas era exatamente a informação clara e com dicas que eu precisava!
Chegando aqui em 2023, iniciando meu caminho no design aprendendo "a facão". Essa era uma dúvida que me preocupava, foi esclarecida com sucesso. Muito obrigado
Faz um video falando sobre posicionamento das informações em um flyer, banner, social midia, etc.
Tem tutorial a rodo aqui no canal mostrando como criar projetos gráficos de todo tipo. É só acompanhar. ;)
Muito obrigado, único video que achei a informação que precisava, estou montando moldes de capa de alguns e queria saber essa questão da redistribuição de fontes nas minhas vendas. Ficou muito esclarecido obrigado!!
Precisava muito de uma explicação tão detalhada ♥ Muito obrigada!
Que bom que ajudou
Ótimo vídeo! mas tenho uma dúvida, utilizar as fontes para a criação de thumbnails para o youtube para o meu próprio canal, contaria como uso pessoal ou comercial?
Muito obrigado por esclarecer tantas dúvidas, que Deus abençoe você e seu incrível trabalho, parabéns!
Não faz ideia de como me ajudou! Muito obrigado!
Esse vídeo é extremamente necessário. Parabéns pelo conteúdo!
A fonte faz muita diferente e para cada trabalho e uma fonte , para cada serviço tem a fonte correta , seria mesmo que colocar um carrinho de sorvete com arial black
Achei legal , seu modo direto de falar, sem lero, lero !
Tenho dúvidas sobre as fontes que já vem no photoshop.
Devo analisar individualmente quando usa-las ?
Nonato, as fontes possuem uma licença que está associada a sua assinatura da Creative Cloud. Então acesse as páginas da fonte no Adobe fonts e verifique as licenças e os termos de uso.
Me ajudou demais. Amo esse canal! Nunca me deixa na mão
Cara, você está de parabéns. Vídeo excelente, objetivo, muito bem explicado, muito claro. Deu até vontade de te dar um abraço hahahaha. Muito obrigado por compartilhar um conteúdo de tamanha qualidade. Sucesso aí.
Fico muito feliz em ter ajudado Matheus. Obrigado.
#Liute
Que legal!! Por coincidência, estou trabalhando na minha Identidade visual, e estou em processo de aperfeiçoamento, confirmação de fontes e cores. Não me lembro se você tem vídeo semelhante sobre cores, combinação entre elas!
Muito bom esse vídeo. Tirei muitas dívidas! Mesmo as fontes estão 100% grates ainda tenho muito medo de usar-las.
Basta seguir o que está na licença. ;)
Aaaaaah bem legal! Não tinha visto! Muitíssimo útil! 👏👏👏👏👏
Muito top. Esse vídeo esclareceu bastante. Parabéns. Obrigado por essas ótimas dicas
Sempre muito claro em suas colocações!!
Bacana, da p ter uma noção legal sobre direitos de fontes e se direcionar melhor
Muito bom! Obrigado pelo esclarecimento!
Muito esclarecedor! Obrigada!
Muito obrigada!! Era exatamente o que estava procurando....valeu demais 😊
Muito obrigada, informações claras, objetivas e de grande valia.
Boa noite, esse video me ajudou muito!
Num cenário onde eu faça uma identidade visual, a fonte que eu separei para meu cliente usa em seus projetos tem que ser de uso comercial, né? Caso ele goste eu mostro a EULA, pergunto se ele concorda, mando o download da fonte e pronto? Mesma coisa se aplica a uma logotipo?
Eu aoenas garanto que a fonte esteja dentro dos terminas necessários e seja pra uso comercial. Não costumo pedir pra ler EULA ou solicitar pra concordar. Mas você pode fazer assim se achar melhor.
Top o video, muita informação que eu não sabia. Boas referencias tb
Excelente conteúdo. Qualquer fonte de uso comercial, eu posso usar para material impresso de uma marca, de roupa por exemplo? Sem problemas ou existe um limite de tiragens impressas?
Você precisa consultar a licença. Cada caso é um caso.
que aula!! obrigada
Nós que agradecemos!
Obrigado pelo vídeo e sobre as fontes que já vem nos programas como Arial, Times New Roman, Geórgia, etc.. essas são livres para uso comercial?
Não sei te dizer. Recomendo ler o contrato de licença de cada fonte ou do sistema operacional.
Parabéns, sempre nos ajudando!!!
Vídeo bem bom e esclarecedor. Ainda tenho uma dúvida, se eu pegar uma fonte que necessita de licença comercial, a transformar em curvas e fizer leves alterações para usar em um logo, isso ainda pode me gerar problemas? ou por tecnicamente não ser a mesma fonte eu posso usar de forma livre?
A fonte continua protegida e você ainda precisa de uma licença para usar comercialmente.
Canal completo mesmo! Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo do vídeo!!
Brother, só pra confirmar então:
Uso Pessoal: Flyers digitais e impressos, Cartões de Visita.
Uso Comercial: Logos e Embalagens.
Correto? Alguma observação quanto a isso?
Edit.: Posso utilizar uma fonte de uso Pessoal na criação da minha própria logo (designer gráfico) ou em uma assinatura para flyers digitais?
Até mesmo esse entendimento do que é pessoal e comercial pode variar, importante ler sempre a licença. De modo geral, nunca tive problemas em usar fontes para logotipos, mesmo sendo de uso pessoal.
Pra quem gosta de organizar as fontes que baixa e catalogá-las quanto ao estilo pra não ter que ficar rolando o scroll do mouse kkkk eu sugiro o programa FontBase muito bom .
Show de bola o vídeo, mas ainda tenho uma dúvida...
Eu posso usar uma fonte liberada para uso pessoal pra criar uma logo da minha própria empresa?
Não. Isso é uso comercial.
@@clubedodesign muito obrigado.
Muito bom o vídeo. Como funciona a licença de fontes no caso da criação de uma arte feita no photoshop ou no Corel Draw? Quando compramos a licença do software possuímos também o direito ao uso das fontes que possuem? Como funciona?
Oi rodrigo, esse vídeo foi para explicar exatamente isso. Até mencionei sobre as fontes do typekit.
Você precisa ler o contrato disponível no serviço onde você baixou/comprou a fonte.
Qual a fonte combinaria com essa minha logo de perfil em meu nome? Se é bold, light, regular, minúscula ou maiuscula.
Uai, parece-me uma boa então, para nós designers, montar uma fonteria, um estúdio de criação de fontes.
Meus parabéns pelo vídeo me ajudou muito
Fiquei receoso em assistir o vídeo por ser muito longo, mas mesmo assim decidi assistir. Não me arrependo nem um pouco! Explicou com perfeição todo o conteúdo e sanou todas as minhas dúvidas! Parabéns cara, de verdade mesmo
Entendi como muito claras, suas explicações, Como você não citou o que procuro a mais de 4 anos, pregunto: para livros que possivelmente serão comercializados, posso usar essas fontes? Digo porque, no -google fonts-, abrem as fontes como 100% gratuitas, no final, aconselha-nos contratar um advogado. Então deixa-me uma pulga atrás da orelha. Sou medroso em cometer crime ? Responda-me por favor. obrigado pela ajuda.
Não tenho capacidade para lhe dar uma resposta sobre isso, com o peso legal da coisa. O que posso dizer é o que eu faria. Eu faria o meu livro sem peso na consciência, fontes que acompanham sistemas e aplicativos geralmente são feitas pra serem usadas assim, nos seus trabalhos, produtos, serviços. Não faria sentido eu assinar a Creative Cloud, com um serviço de fontes chamado Adobe Fonts, se eu não pudesse usar estas fontes em meus trabalhos. Hora, eu adquiri uma suíte de aplicativos criativos, com fontes para usar nestes softwares, que não podem ser usados em meu trabalho? Não faz muito sentido. Uma coisa é você fazer um livro usando uma fonte, outra é você tentar vender a fonte como se fosse sua. O produto de um livro não é o seu texto, é o conjunto de ideias que 3stao expressas através dele.
No caso estas fontes que estão como "Domínio público" são gratuitas tbm?
É isso o que dominio publico significa, quer dizer que qualquer pessoa pode usar.
Adorei o vídeo.
Obrigada!
Olá é seguinte não entendi muito, mas as fontes para uso PESSOAL eu posso usar em capa de vídeo para o RUclips???
Pode.
@@clubedodesign Nossa cara muito obrigado pela resposta eu já recorri a muitas pessoas é só você me respondeu, muito obrigado mesmo pela atenção ❤️
Oi Liute, seus vídeos são ótimos. Muito obrigada por todo conteúdo de qualidade! Quero vender quadros e objetos com frases e textos que fiz, estou aprendendo design para valorizar as peças. Tem uma loja para fazer revenda desses itens, a peça pode ser feita várias vezes tal como a criei, mas não é personalizável pelo cliente final. A criação envolve vários elementos, entre eles fonte, quanto a ela, nesse caso, precisaria de ter licença comercial? Fico na dúvida com relação ao que se considera revenda. Eu teria revenda da peça que contém a fonte, mas a fonte não seria revendida. Então a licença comercial basta?
Vou ficar muito grata com seu retorno. Licenciamento de fonte tem muitos "pingos no i". Hahaha.. dá uma certa insegurança se tá bem entendido o que pode ou não, mas estou buscando me informar para fazer tudo certinho. Obrigada por contribuir pelo seu canal 😊
De modo geral é bem simples: basta ler o contrato da fonte.
Qualquer produto que seja vendido, e que use a fonte em sua estrutura, é uso comercial.
A diferença se dá quando do uso pessoal, que deve ser para fins não comerciais.
Grandes dicas! Valeu Liute!!!
Preciso fazer um logo só com letras. Posso usar qualquer fonte paga como o logo da marca sem alterar nada? Ou preciso modificar um pouco a fonte pra poder usar como logo? A compra da licença da fonte precisa ser no nome/cpnj do cliente?
Você vai ter que ler a licença da fonte que quer usar.
A licença é de usuário final, ou seja, do cliente final do projeto. Se você comprou a fonte pra o projeto de um cliente, a licença é do seu cliente.
para um projeto de criação de portfólio, onde a publicidade é fictícia, daria para usar a fonte de uso pessoal ou nao?
Sim.
Existe uma diferença entre tipo de letra e fonte. Por exemplo, a Helvetica é um tipo de letra e não uma fonte. Por outro lado, Helvetica Now Micro é uma variante do tipo, ou seja, ela é uma fonte.
Obrigado pela informação.
Não é bem assim. Mas é quase isso. Kkkkkk
fontes para uso pessoal podem ser usadas nas capas e nos vídeos monetizados do youtube?
Cad licença tem seus próprios termos, você precisa ler e identificar os usos permitidos.
Tudo o que você falou serve também para uso em livros?
O que falei se refere ao uso de qualquer fonte em qualquer meio. Você precisa consultar o contrato de licença e avaliar os usos permitidos ou proibidos definidos pelo autor/proprietário da fonte.
Ótimo vídeo. Uma dúvida, se eu criar um logo com uma fonte totalmente gratuita, posso modificar a fonte?
Pode sim.
E para projetos acadêmicos? Vou fazer um logotipo para um projeto
vlw tirou minha duvidas
Bom dia, Liute, tudo bem? Para a criação de uma capa de livro, as fontes utilizadas no título, no nome do autor, na lombada, nos textos das orelhas e da contracapa podem ser as gratuitas para uso pessoal? Ou como o livro será vendido pelo cliente as fontes deveriam ser gratuitas para uso comercial? Uma segunda dúvida: e no caso da diagramação do livro podem ser utilizadas fontes para uso pessoal? Muito obrigada!
Fontes de uso pessoal não podem ser usadas em produtos. É importante sempre consultar a licença da fonte pois é comum o autor listar os uso permitidos.
Liute, como os criadores de fonte conseguem identificar sua criação em uma imagem? Tem fontes características mas ao mesmo tempo tem umas muito parecidas. E como um designer em geral pode descobrir que alguém está usando sua imagem? Porque quando a gente compra algo, depois não enviamos tipo "ó, olha aqui como eu usei o que você me vendeu" (pelo menos eu nunca fiz isso vi ninguém fazendo). Normalmente são pessoas que conhecem o trabalho e avisam sobre o possível uso? Como ele distingue que algo está sendo usado sem licença? Sempre que ele vê seu trabalho sendo usado ele solicita a licença ou é meio uma roleta russa? Tem uns casos mais óbvios como versões gratuitas sem caracteres especiais que as pessoas burlam os acentos e aí fica fácil descobrir. Mas e quando esse caso não se aplica? E como se dá o processo de um profissional solicitar a licença a um usuário?
Só mais uma kkkk Se é o cliente que paga pela fonte, devo entregar a licença da mesma pra ele? Ou apenas não usar em outros trabalhos e já ta tudo bem?
Ótimo vídeo. Muito útil!
Não é possível "distinguir em uma imagem". Se um profissional ver um projeto que use a imagem dele, ele pode tentar identificar que criou, e solicitar que esta pessoa prove que tem o direito de uso. Quando você compra uma imagem, fonte, vetor, está usando um srviço online, então a prova é justamente a licença que este serviço online fornece.
As licenças não são algo físico, são um contrato. QUando você compra uma fonte, clicar em "aceito este contrato", isto indica que você deve usar esta fonte como a licença diz. Se quiser deixar seu cliente à par do tipo de licença, é só mandar o link dos termos pra ele. Mas geralmente a licença já vem junto com o arquivo em um documento de texto.
Obrigada!
Parte das suas dúvidas são respondidas na questão que o Liute comentou: são os trabalhos de maior visibilidade que correm mais risco, pois terão mais publicidade. É um dos fatores de que devemos cobrar mais por projetos de empresas maiores ou com maior âmbito; também acarreta maior responsabilidade. Nada impede, no entanto, do sobrinho da esquina ser questionado a respeito de uma fonte usada pra um panfleto da balada de sexta pela ITC. Só não é muito provável.
Sim, eu vi que ele comentou sobre isso. Mas na minha área, que é estamparia o risco está em todo lugar, seja grande ou pequeno. Sem medo algum de ser pego no pulo. Por isso queria saber a respeito da descoberta e da abordagem.
Aliás, não só na estamparia, mas na moda em geral, acho que deve ser a área campeã em cópias. Existe até uma conta maravilhosa no instagram que "delata" todas esses plágios
Luite velho tenho um dúvida a respeito desta questão dos direitos de utilização, tanto para fonte como para imagens, como é feito verificação do direito de utilização (como o autor da fonte ou da imagem saberá que eu adquiri os direitos para utilização em meus projetos?)
Quando você compra uma fonte no fonts.com, por exemplo, tem o recibo do pagamento, e o registro de sua transação no serviço deles. Então a prova é justamente esta. Isso vale para imagens também. Quando você compra e baixa uma imagem em um banco de imagens pago, tudo fica registrado.
E esse recibo de pagamento ficará com o nosso cliente?
Pois é, uma questão né. Designer compra a fonte com seu cartão de crédito, o registro de compra está no seu nome, com seu IP etc. Você monta a arte, entrega pro cliente, ele publica. O tipógrafo identifica a fonte e vai bater na porta do cliente pra que ele prove que ele tem o direito de uso daquela fonte. Ele vai dizer "Ué, eu comprei a arte do designer Fulano de Tal; não sei nada de fonte". Ou seja: como associar a fonte (adquirida pelo designer) com o cliente (que está publicando)?
Como eu modifico uma fonte para uso comercial? Se eu modificá-la, posso usar sem problemas?
Acredito que basta fazer com que não se pareça com a original.
Não sei como comprar o direito de uso da fonte "anaktória regular" para compor o logo da marca. Pode me ajudar?
Cara, procurei e não achei nada a respeito de licenciamento para esta fonte. Ao que tudo indica ela só está disponível na versão gratuita mesmo.
Muito bom!!
Bom dia Liute. Um amigo e colega de Faculdade me falou sobre ferramentas de combinação de fontes, você conhece, ou se utiliza de alguma?
Nunca ouvi falar.
Ferramentas de combinação em sites tipo este www.canva.com/font-combinations/
Haaaa cara, isso você aprende lendo sobre tipografia. É uma escolha criativa, sem essa de "padrão", saca? A ferramenta ajuda, mas de que adianta se você não sabe "por que" ele tá sugerindo aquela combinação?
O que eu te indico é ler os livos sobre tipografia que tem lá no meu site, o link das referências ta ai na descrição.
Valeu, Liute. Aquele abraço;1
Opa! E após comprar a licença, posso registra a minha marca com a fonte que adquiri?
A licença é um contrato. Ela é quem dirá o que você pode ou não fazer com a fonte. Então você deve ler e adquirir aquela que atende ao seu propósito.
Fontes gratuitas, como do Google fontes, podem ser usadas em logos de marcas registradas?
@@cibeler.1473 cada fonte tem uma licença. Ela é baixada junto com a fonte. Da uma lida, variabde fonte pra fonte. A maioria sim.
@@clubedodesign
ótimo vídeo como sempre
Dicas valiosas. Estou com dúvida de como saber se umas fontes são totalmente grátis, para fins comerciais, você saberia uma forma?
Você precisa identificar o autor e ir atrás para descobrir a licença.
@@clubedodesign vlw!
muito bom.
Se eu comprar a fonte para fazer minha logo, posso registrar, terei o direito total dela?
A licença é de uso, você não tem direito total sobre a fonte, mas sim o direito de usá-la. Isso implica que você pode sim usar em um logotipo se a fonte tiver direito de uso comercial.
Quando for enviar o projeto de um logotipo pra um cliente, como enviar a licença pra ele? Ou basta só enviar o nome da fonte como muitos fazem?
Oi Paula, você manter a licença em um arquivo em PDF junto aos documentos do projeto, além de uma URL para a licença, caso ela seja online. Eu realmente nunca me preocupei com isso, porque a maior parte das licenças para fontes permitem o uso para este fim, se você obteve de maneira legal. Honestamente, acho até bem difícil alguém reivindicar direito de uso sobre fonte em uma marca corriqueira, a menos que ela seja ultra famosa, como uma uber ou microsoft, por exemplo.
e as fontes com a licença escrito "demo"? Podem ser usadas para projetos, para clientes ou não?
Não, são apenas de demonstração.
Uma dúvida: se eu usar uma fonte que é apenas para uso pessoal na criação de um logotipo e fazer modificações nela com a edição, ainda assim teria problema?
Não se você deixar ela completamente diferente da original.
@@clubedodesign Obrigada!! Tô me inscrevendo no canal. 🥰
As fontes que vem no software de ilustração já é livre pra uso né? Tipo o que vem no illustrator
Não são livres, você precisa ser um usuário pagante, já que a licença está inclusa no seu contrato com a Creative Cloud.
Liute, me explica uma coisa, se eu uso uma fonte pra uso pessoal na divulgação de uma marca de roupas e tem essa roupa na divulgação, sem a fonte fazer parte da roupa e sim só para divulga-la, ainda ta dentro dos limites do uso de fonte pessoal?
Luana, divulgação não é uso pessoal. Isso por si só já caracteriza uso comercial. Uso pessoal é domestico, para casa, onde só você ou poucos familiares vão usufruir, como em um convite de casamento ou aniversário, por exemplo.
Para usar uma fonte em um livro que será comercializado, que tipo de licença permite seu uso?
Comercial.
Estou começando minha empresa agora em 2021 e não consigo contratar um design para fazer a minha logo então estou procurando aprender algumas coisas básicas mesmo para eu mesma fazer. Mas nenhum vídeo que assisto me tira a seguinte dúvida: para eu fazer a minha logo que vai ser usada nas embalagens do meu produto e obviamente para divulgação da minha marca, eu preciso de uma fonte de uso pessoal ou comércial? E é melhor que seja paga ou gratuita?
Poderiam pelo amor de Deus me tirar essa dúvida. Obrigada
A licença deve ser de uso comercial. Tanto faz se for paga ou gratuita.
@@clubedodesign obrigada
Quero utilizar a font Decoy feita por Dean M Creative para uma logo (e fins comerciais), no site dafont ela é 100%grátis... Mesmo assim gostaria de uma confirmação... Preciso entrar em contato com o autor ou o site me informa sobre?
Esta confirmação quem deve lhe dar é o autor da fonte, responsável pela licença. Só o que podemos recomendar é seguir a licença a risca.
@@clubedodesign O triste é que o autor da fonte não responde rs... Obrigada!
Como faço para licenciar uma fonte para uso comercial?
Procure em sites especializados, como myfonts.com.
Sei que estou chegando em 2021 kk, mas eu não entendi muito bem a parte da publicidade. Eu posso usar fontes de uso pessoal pra divulgar minha empresa sendo que estou ganhando lucro indiretamente? Mesmo que eu não vá vender uma imagem em que a fonte está inserida? Porque eu tinha visto em outro lugar que pra divulgação só é permitido licença pra uso comercial, pois isso abrange a questão da publicidade e divulgação.
Você está certa Sara, a informação correta é que o uso em publicidade caracteriza uso comercial. Eu me equivoquei no vídeo.
@@clubedodesign Muito obrigada pela resposta!
Boa dica :D
Liute, então se eu fazer um projeto de uma marca grande, tipo do governo, e que eu vou ganhar muito dinheiro, eu sei que vc indica comprar uma fonte, mas vc acha que eu posso usar uma fonte totalmente free?
Depende da licença disponivel, você pode fazer com a fonte o que o autor permite.
@@clubedodesign obrigado
Liute obrigado, eu não encontro um raciocínio mais obvio do que um grande negocio desonesto esse de venda de fontes para agências ou qualquer outra atividade que trabalhe com fontes. Se eu compro uma fonte ( que não é barata ), eu acho que deveria usa-la em meus projetos seja lá qual for. Se pensarmos em comprar uma fonte para um Logo e que seja exclusiva (usuário final) para uma empresa, OK, concordaria se essa font saísse do mercado, ou seja, outra pessoa não pode ter o direito de adquiri-la, como é o caso de domínios.
Qualquer projeto pode ser feito à caráter exclusivo, mas é absurdamente mais caro do que comprar uma fonte em uma loja de licenciamento.
Sites de vendas de fotnes e de imagens, são feitos para serem baratos. Uma fonte é barata se você considerar que o seu cliente vai poder usar pro resto da vida. Uma imagem é barata se considerar que pode usar por uma grande quantidade de tiragens.
Se você quiser algo exclusivo, terá de contratar um designer de tipos e pagar uma fortuna por uma fonte exclusiva. O mesmo para uma foto, terá de contratar um estúdio para produzir fotos exclusivas.
O mercado de exclusividade existe, mas você não vai achar isso em sites de venda de licenças.
Uma braço!
verdade, e não acha mesmo, porque é desonesto o negócio. Eu defendo a ideia de todos os negócios poderem usarem uma fonte com preço mais justo, e não apenas Multi-Nacionais, Multi-Nacionais tem Designers exclusivo. Só para ter ideia é muito mais vantajoso pagar um mês de salário para um designer do que comprar uma fonte, CARA E que você pode ver essa fonte em vários, vários outros lugares. Eu defendo a ideia de todos os negócios poderem usarem uma fonte com preço mais justo, e não apenas Multi-Nacionais. Acho que vc deveria ao menos dizer que seria muito bom
Jonas, eu discordo de você. Os preços são justos no meu ponto de vista. Eu de modo algum gastaria meses de trabalho para projetar uma fonte (sendo ótimista) pra vender a um preço mínimo pra um único cliente. Você já parou pra pensar nisso? Você conhece o processo de desenvolvimento de uma família tipográfica? É como construir um condomínio e querer vender a preço de kitnet. Não faz sentido.
Criar uma fonte não é como criar um ícone. Você está se esquecendo deste pequeno detalhe.
ta certo amigo, ta certo. Vou já procurar uma Fonte grátis, para fazer um Logo para uma Empresa.
Então posso usar fontes com uso pessoal para cartões de visita, folders e flyers?
Se for para você, sim. Se houver transação comercial (fazer um cartão para um cliente), não.
Mas no vÍdeo você falou que dava para fazer ,exatamente aos 11:00 minutos de video.
Não, se você está usando para vender um projeto para um cliente, é uso comercial.
Capas de livros ficaria na mesma base dos de embalagens e cartões, certo?
Não entendi.
se eu fazer um trabalho pra 10 clientes e se eu quiser usar a mesma fonte nesses 10 trabalhos eu tenho que comprar a licença 10x???
Depende do tipo de licença da fonte que você comprar.
"Grátis para uso pessoal" inclui utilizar a fonte em posts de perfil comercial no Instagram, com o intuito de publicidade?
Perfil COMERCIAL e PUBLICIDADE não são para uso pessoal.
Mas honestamente eu mesmo não costumo me preocupar com isso. Mas dai é por sua conta e risco.
Liute, desculpe mas não entendi muito bem. Não tenho certeza, mas no Google Fonts todas as fontes são gratuitas para uso na web. Será que são gratuitas para uso em material impresso também? Considerando criar projetos normais para clientes, como cartão de visita, flyers e folders. Se alguém puder ajudar, seria interessante para todos. Obrigado.
Quando você baixa a fonte, junto há o arquivo da licença, é só dar uma lida. ;)
@@clubedodesign É a forma mais garantida mesmo. Abraço, e sucesso!
Bom, acredito que isso ajude outras pessoas também. Basicamente se resume ao tipo de licença em que a fonte é distribuída. No Google Fonts existem alguns tipos, porém a grande maioria é sob as licenças:
Open Font License e Apache License. Nesta segunda, existem duas versões sendo: 1.1 e 2.0 (considerada compatível com a licença GPL - para quem trabalha com software Free e Open Source entende a importância).
É importante ler o documento da licença, porém, se ater ao o tipo de licença pode ser algo mais prático. É quase o que o brother fala no vídeo (paga ou Free).
Fonte (aproveitar o trocadilho rss): Wikipedia.
Abraço!
D x Hahahaha, o consenso é: É OPEN SOURCE? Então o uso é livre. Eu nem me preocupo com isso. Uso e sou feliz. hahaha
@@clubedodesign Boa hahaha 😂👍🏻
Mano eu to fazendo umas flyers de lanchonete posso usar fontes para uso pessoal?
Oi Paulistor, como mencionei no vídeo, siga a licença disponível para a fonte. A maioria permite uso pessoal.
@@clubedodesign Sou Leigo no assunto mas, pelo oque eu entendi eu n to lucrando nada com isso ;-; eu n to vendendo um produto empacotado e sim uma "divulgação" sou novo no assunto de designer, tenho apenas 14 anos e planejo me proficionalizar no assunto :D abraços vc me ajuda muito.
As fontes de domínio público no dafont, tbm são 100% gratuitas?
Domínio público significa exatamente isso. :)
Não confundir com "royaltie free" ;)
se eu fizer alterações na fonte ela passa a ser minha ?
Não.
Video muito bom
Fico feliz em ajudar. Um abraço! #Liute
Fico pensando, como e possível que as pessoas tenham duvidas sobre estes tipos de direitos de licença tão simples, somente décadas e gerações de brasileiros fazendo gambiarras geraram isto....
o que acontece se modificar uma fonte paga?
Se você tiver a licença, não acontece nada. :)
Gostaria de saber se essas fontes 100% grátis,se encaixam em edição de livros comerciais.
Oi Ana, cada fonte possui uma licença, você deve ler a licença da fonte que quer usar para saber os tipos de uso permitidos.
Um abraço!
Eu tenho uma marca de roupa, qual tipo de licença devo usar ?
Mas você vai usar pra que? A licença depende do tipo de uso.
Eu irei vender os produtos de vestuários, camisas e camisetas, quero saber qual tipo de licença devo usar para esses tipo de serviço.
Mas qual a relação do seu produto com o uso de fontes? Vai fazer publicidade? Vai criar um logo pra sua loja? Não entendi. :/
Me chama no wpp, vou manda umas fotos pra você
Não faço este tipo de consultoria.
Google fonts? Em que mundo eu estava que não conhecia? Kkkk
e como eu instalo a fonte ?}
Basta abrir o arquivo da fonte e no canto superior haverá um botão de instalação. Elas também podem ser copiadas para a pasta Windows> Fonts.
Obrigado pela ajuda. Vou te pagar uma cerveja aqui ...🍺
Opa, os links de ajuda tão ai em baixo. :D
Usar fontes de apps tipo capcut pode comercial? KKK
Leia a licença.
Oláaa, amei o vídeo, muito informativo! Gostaria de saber se uma fonte GRATUITA baixada para uso pessoal/comercial tem alguma restrição de ser utilizada em mais de um projeto, assim como a paga, onde a licença vai para aquele cliente específico (ou até pra mim, se for o caso) sendo necessário comprar novamente a licença. Obrigada!!
A licença é por usuário, não por projeto. O usuário pode usar em mais de um projeto.