AJUDE O IB! Ajude-nos a continuar disponibilizando conteúdo gratuito aqui no nosso canal no RUclips. Com uma doação partir de 10 reais você apoia decisivamente este projeto: Apoia-se: apoia.se/institutoborborema PagSeguro: institutoborborema.com/ajude-... Conta Corrente do IB: Banco do Brasil / Agência: 1634-9 / Conta: 35774-X / CNPJ: 24.272.220/0001-32 ASSINE NOSSA NEWSLETTER (para ser informado sobre todas as atividades do IB): institutoborborema.com/newsle... CONHEÇA NOSSOS CURSOS ONLINE: institutoborborema.com/loja/
Ele enrola para não falar sobre o método Paulo Freire, ele quer focar apenas nas posições políticas do educador, demonizar e despolitizar. Ele não diz, por exemplo, que o país tinha mais da metade de seus habitantes analfabetos. Hoje os índices giram em torno de 8%. Ele não diz nada sobre isso - por que essas foram as razões de tantos prêmios concedidos ao educador, aqui e fora do país. Os alemãs são burros? Ora! Eles estudam o método Paulo Freire. Mas acho que ele vai ganhar seu dinheirinho - venderá livros para os fanatizados, ignorantes convictos, evangélicos radicais e bolsonaristas, etc..
Esse Thomás dá várias entrevistas, e nunca diz sobre o método, nunca fala sobre o analfabetismo que assolava o país - mais da metade da população. Ele não trata do método, e nem explica porque o educador foi premiado na Alemanha e em outros 30 países. E de quebra ele desinforma sobre a revolução cubana. É um impostor, um bufão - que quer ganhar dinheirinho fácil publicando porcarias.
Li o livro " desconstruindo Paulo Freire". Sou professor e depois que abandonei o socioconstrutivismo e passei a utilizar a metodologia fônica, trivium e EAM de Feuerstein. Resultado: meus alunos começaram a aprender 90% a mais. Estou louco pra ler logo " desconstruindo ainda mais Paulo Freire"!
@@melhsch4891 Olá. - Em primeiro lugar leia o livro "a arte de ensinar" de Gilbert Highert. - Após isso, o livro - dont accept me asian- não me aceite como eu sou, do próprio Reuven Feuerstein. - livro Mediated Learning - livro Além da inteligência do próprio Reuven Feuerstein - livro Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein, de Zanata Roz. Faça também, um curso de PEI ( programa de Enriquecimento Instrumental) de Reuven Feuerstein. No site pinterest tem também diversas atividades do Feuerstein, muitas delas estão em línguas estrangeiras. Porém, dá pra colocar no tradutor, e no paint montar excelentes atividades. Eu faço isso é consegui um resultado maravilhoso com meus alunos. Espero ter ajudado-a.
Que bom menos um professor na lista da burrice Paulo Freire. Sou professora me formei nos anos 70 e te digo. Percebi nos anos 80 a burrice ja estava se iniciando quando veio como moda esse método construtivismo que nunca foi método e sim um arranjo para FORMAR burros com DIPLOMA na mão. Sou do TEMPO que nem LIVROS tínhamos PLANO de aula era FEITO por nós PROFESSORES. ÉRAMOS didáticos tínhamos a alfabetização como primordial para um aluno se deslanchar na vida acadêmica. A alfabetização é fundamental para o SUCESSO de um aluno. No MEU tempo não existiam PROFESSOR particular ninguém precisava pois alunos aprendiam na escola tinham base. Hoje é uma vergonha COM esse genocídio de sócio construtivismo. Eu alfabetizei meus filhos meus NETOS NUNCA deixei a mercê desse genocídio de paulo freite, nome próprio se esteve com letra maiúscula porém esse COMUNISTA não é gente é um lixo. Uso ate hoje método tradicional SILÁBICO TÔNICO, HOJE SOU DE EXATAS, E USO MATERIAL DOURADO E ÁBACO. NUNCA FALHOU POIS ESSE É O CERTO. Construtivismo fazia parte do plano do comunismo para emburrecer o POVO.
Tive contato com o teórico enquanto professora leiga, através da teologia da libertação, responsável pela minha doutrinação, mas consegui me libertar e desconstruir o processo de lavagem cerebral.
Parabéns Prof.Thomas excelente explanação!!!Fico tão feliz ao ver jovens como vc , os meninos do IB com tanta bagagem , e dividindo conosco tanto conhecimento ! DEUS os abençoe sempre !!!!
Olá Thomas! Conheci você no vídeo Pátria Educadora. Estou muito feliz por ouvir sua palestra via RUclips dia 20/04/2020. Sempre me perguntei sobre a educação desde quando foi lançado a campanha de aprovação escolar sem conhecimento. Que delícia sua explicação! Eu desejo que você seja promissor no seu trabalho! Parabéns!!
Excelente palestra e excelente contribuição para entender a atual decadência do ensino Brasileiro. Pela mudança do atual patrono ( Paulo Freire ), da nossa Educação, para "José de Anchieta".
Meu DEUS! Como poderíamos ter mais professores como este. Que riqueza de conhecimento num jovem. Difícil até de entender tudo numa só aula. Tenho muita dificuldade de me expressar mas fico muito grata por ter a oportunidade de conhecer mais sobre Paulo Freire. Lamentável um senhor aceitar tantos títulos sem o merecer. Com certeza ele não quer essa doutrinação para sua família.
@@avisoaosnavegantes2021 o processo de que ele incrementou deu errado em muitos outros países,estamos acima de 8% o número de analfabetos,fora a porcentagem enorme de analfabetos funcionais,o Brasil sempre ocupa as últimas colocações na educação mas você vem com esses papos aí,tá vivendo num universo paralelo?
@@avisoaosnavegantes2021 kkkkjkjkkkkjkkjjkkkkkk na educação petista éramos os últimos na educação mundial ainda,salto foi do teu cérebro pra fora da cabeça
@@avisoaosnavegantes2021 kkkjjkkk o cara usa tanto termo técnico pra falar asneiras Kkķkkk com o minha mãe diz sempre "diploma não esconde orelhas de burro",forte abraço iludido
Parabéns Thomas! Tenho seu primeiro livro. Venha dar uma palestra aqui em Machado MG , tá chovendo esquerdistas aqui. Seria ótimo. Obrigado por sua honestidade intelectual. Deus abençoe seus trabalhos.
🇧🇷Bolsonaro é o Presidente que tem Deus no coração; que o Deus de Israel Continue Sempre Abençoando o nosso Eterno Presidente! 🙏Eterna Gratidão ao Presidente Bolsonaro por devolver o Brasil para Deus; por reacender nos corações o Amor pelo Brasil, o Patriotismo e o Orgulho de Ser Brasileiro!🇧🇷
Como é gratificante saber que existe Pessoas de boa índole que estão lutando para abrir mentes cauterizadas, por desinformação. Obrigada. Deus abençoe a todos 🙌 Amém.
Márcia Mendes, quem é ele? Procurei saber se ele possui algum outro livro, ou se já realizou trabalhos acadêmico na área da educação, mas não vi nada. O cara escreve um livro falando sobre um educador - reconhecido no mundo inteiro, e não diz nada sobre o método em si e nem sobre os resultados. Quando a gente abre um vídeo no RUclips, é bom dar uma pesquisada sobre quem fala, de onde veio, o que já fez e o que REALMENTE pretende.
@@avisoaosnavegantes2021 conheci o Thomas por meio da série A Última Cruzada da Brasil Paralelo, em que ele ajudou na produção e participou de alguns vídeos.
Màrcia, não sei sobre sua posição política, etc., mas Brasil Paralelo é um site de extrema direita, que apoia o olavismo e o bolsonarismo mais radicais. Todo modo, o que coloquei foi essa loucura - acho que esse Thomás não tem nada de historiador, é apenas um apoiador radical dessa extrema direita que atua pesado na internet. Ah, mas isso não quer dizer que eu deixe de respeitá-la, Márcia.
Doce Márcia, essa classificação (ciências políticas) é irrefutável. Seria o mesmo se você dissesse que o Papa não é católico. Permita-me dizer-lhe algo; Política é uma atividade humana, passível de erros e retornos. Homens e mulheres falíveis fazem política e história. Apoiar ideias é melhor do que apoiar homens, seja Bolsonaro, Lula, Olavo freire, etc.. Eles envelhecem, morrem, as vezes traem e são falíveis. Você é muito delicado no trato com as palavras, é bastante bonita, etc., e o que me admira nisso é a beleza e a delicadeza se associarem ao sombrio. Quando você pensa que quer o melhor para o país e apara os seus, você pode imaginar algo em administração pública, economia, geopolítica, infraestrutura, etc., e eu não vejo o Brasil Paralelo discutir isso, mas apenas os ranços que eles têm com a revolução de costumes e com as minorias - mulheres livres, negros conscientes, índios, artistas, professores/universidades, gays e pobres das periferias. Deve haver alguma razão para seu apoio a correntes desse tipo. Pode ser que você seja evangélica ou que tenha padrão/estilo de vida conservador patriarcal, etc., mas fique atenta - sua liberdade de escolha é a mesma minha, desde que não a enganem e a machuquem, mente e corpo. Vida que segue!
Que palestra top e com uma vasta riqueza de detalhes em todss as pautas mencionadas.. Uma explanação super construtiva que dá a.dimensão do quão gigante e burocrático é a educação do país e a real dimensão da tragédia educacional em que vivemos nos dias atuais.
Minha formação e meu exercício profissional por mais de 30 anos foi na área da saúde. Devo confessar que o título desse vídeo me atraiu muito por um determinado motivo que é a doutrinação nas escolas. Mas acabei sendo agraciada por essa brilhante e encantadora palestra que me emocionou bastante. As palavras do professor me fizeram lembrar de um congresso anual paulista sobre Nutrição Enteral e Parenteral onde participei como ouvinte faz anos. Lá, um determinado palestrante ao finalizar suas falas disse: Se os deixei com dúvidas, alcancei meu objetivo. O motivo dessa finalização talvez seja o fato de que nessa área em que atuei por muito tempo, as certezas técnicas que temos sejam muito relativas no espaço e muito mais, no tempo. Sempre me permiti a dúvida em relação a certeza das minhas escolhas nas condutas. Acreditava que ao me questionar se praticava o melhor naquele momento, estaria realmente aliviando as dores dos pacientes e colaborando na salvação de suas vidas. Muito obrigada Instituto Borborema. Muito obrigada professor Thomas Giuliano.
PENSE - O país, na época de P. Freire, tinha mais de 50% de analfabetos, hoje está com 8%. O método de alfabetização para adultos foi premiado e estudado em mais de 30 países, países de primeiro mundo e capitalistas. Os alemães, por exemplo, são burros? E você precisaria contextualizar P. Freire numa época outra; a da guerra fria, da expansão norte-americana a todo custo, das tecnologias ainda restritas a pouquíssimos, etc.. Há, em SP, escolas particulares (e caras) que aplicam o método/construtivista. Esse Thomás fala para fanatizados e ignorantes convictos, que se emocionam com bravatas burrinhas, etc... Ele foca nas posições do educador, não trata do método e nem contextualiza. Ele quer vender livros, embarcado nesse ondinha da direita burra - e convicta.
@@avisoaosnavegantes2021 8% de analfabetos e belos resultados no PISA. O que vem sendo formado nas escolas são alunos analfabetos funcionais, chegam ao ensino médio com seus diplomas mas com cérebros vazios. Meus sobrinhos estão nesta situação, um com 10 anos está no 5° ano sem saber ler e fazer contas básicas. Eu estou alfabetizando ele em casa. Seus coleguinhas de classe estão no mesmo caminho. E você defende isso?
@@avisoaosnavegantes2021 só pra consta, meu sobrinho não sabe ler, mas sabe que o zumbi é um herói que queria libertar escravos. Tive o prazer de como vocês dizem, desconstruir o herói do zumbi da cabeça do meu sobrinho.
Carmem, Paulo Freire não tem nada a ver com PISA. É preciso ser bem desmiolado para fazer essa relação. Você conhece as grades de todos os cursos universitários? Existem centenas de universidades no país - federais, estaduais, as PUCs e outras particulares. Eu disse que há escolas particulares (e caras) em SP que adotam parte da metodologia de Freire/construtivistas - filhos de ricos e com desempenho excelente saem dessas escolas - você saberia explicar isso? Freire foi mais difundido em cursos da área de humanas, e os resultados do PISA se referem a exatas e ciências biológicas; engenharia, direito., etc.. Você está atormentada por fantasmas - comunistas, etc.. Os problemas de seu sobrinho podem estar no estilo de vida de sua família, que pode ter feito dele um menino superficial, desinteressado ou muito apegado a ''ter coisas''. Se vocês não conseguem impor disciplina, tirá-lo da internet, fazer com que ele adquira o hábito de ler - e EDUCAR o garoto, jogam essa coisa nas costas do outros. A tia dele é santa e perfeita, não é? Vocês colocarão a culpa em P. Freire, Zumbi, etc. - que não têm absolutamente nada a ver com isso, mas é mais fácil e cômodo para vocês fazê-lo - correto?. Falar sobre Freire virou modinha de internet, mas ele é pouco conhecido e difundido. Veja o país em que você vive - assassinatos de mulheres aos milhares, religiosos radicais, eleitores bestificados, desrespeito total no trânsito e com idosos, racismo até em campos de futebol, bibliotecas vazias, músicas ruins tocadas nas rádios e nas TVs, sexualização precoce de crianças, pouquíssima consciência ambiental e a ELEIÇÃO DE Bolsonaro - você tem coragem de culpar um cara da década de 60/70, que nem você conhecia? - Você acha que somos uma sociedade moderna e comunista? Eu acho que você desconhece as universidades, e cai nessa balela da direita burra, que quer demonizar as universidades federais, professores, artistas e alunos. - Por que não falam das PUCs (universidades católicas) e das particulares? Em suma, reveja seu papel de tia e converse com os pais desses seus sobrinhos. Seja coruja, mas não seja tola. Os meninos de hoje não querem LER, e Freire tentou mudar isso. Obs.: Freire não é nem citado em cursos de medicina, por exemplo - e nessa área as avaliações apontam para o caos. Quem tem algum contato com Freire (e se tiver) são alunos da pedagogia (humanas), e apenas nas graduações. Seu sobrinho está longe de ser um comunistinha. Os meus sobrinhos têm notas excelentes, são responsáveis e até já viajaram à Europa - por bolsas de desempenho, etc.. Eles estudam, obedecem, respeitam os mais velhos, etc.. Se você fosse mais lúcida, saberia do que esse ministro da educação do Bolsonaro está fazendo - LEVANDO nossos sistemas de ensino às ruínas, e tudo por pretextos e mentiras de que há comunistas aqui e ali. Desculpe-me pelo 'textão', mas ... melhor do que testículos.
@@avisoaosnavegantes2021 todo mundo que leu Paulo Freire diz que não existe método de alfabetização Paulo Freire, mesmo as pessoas que acham esse método de criar militantes de esquerda legal. Mas veja, são pessoas que leram Paulo Freire. Se você me disser que já leu, vai ser a primeira pessoa a dizer que existe um método.
Palestra excelente! Análise histórica e política clara e instigante. Muito obrigada! Desde a faculdade não me interessei pela pessoa Paulo Freire, agora sei q, fora o conhecimento, não perdi nada.
O Thomas é um grande. Na época em que quase me mudei para PoA, só pensava em o encontrar para conversarmos e, na melhor das hipóteses, estudar com ele. Acabei não indo, ele se tornou um escritor best-seller... fico apenas alegre com seu sucesso. Que alce voos ainda mais altos.
Queria compreender porque as críticas a Paulo Freire (P.F) são consideradas como se ele fosse salvar o mundo quando se quer ele escreveu orientações curriculares para o ensino. O que vemos são apenas citações, referências às suas teorias. Nada mais. Até porque ele não criou nenhum método para melhorar a educação básica. Li algumas páginas de um livro que fazia severas criticas a Paulo Freire (P.F). (um colega me enviou) em que no livro o autor escreve: "métodoS dele" se referindo a PF! Meu deus! Ele só tinha UM método e que era para alfabetização de adultos. P.F é citado em documentos da educação como referência, apenas referência para a prática pedagógica, assim como muitos outros estudiosos também são citados. E todas as referências a Paulo Freire são para o dia a dia do professor, são voltadas para a docência e não tomadas como uma Metodologia para salvar a educação. Inclusive o único método que ele tem é o que é voltado para alfabetização de adultos que nada tem a ver com metodologias para melhorar a educação básica. Um adendo: meu pai, um senhor de 60 anos, não sabia ler e nem escrever. Deixou de ser analfabeto para ser ANALFABETO FUNCIONAL. Um ótimo começo para quem não sabia ler nenhuma palavra e que agora consegue ler frases simples num prazo tão curto. Agora ele tem a chance, caso queira, de evoluir. Já li e ouvi diversos comentários negativos a Paulo Freire. É impressionante como não há referência ao que não dá certo de Paulo Freire direcionado as falhas (caso tenham) para a prática pedagógica. Todos as críticas são direcionadas apenas para o viés político. Educação é política e também pedagógico. Eu vou parafrasear uma fala de Paulo Freire e diferente de muitos que o criticam vou fazer minhas considerações levando em conta o viés PEDAGÓGICO. Paulo Freire afirma que a pedagogia do oprimido é uma pedagogia que diz que devemos partir da própria ação e realidade dos menos favorecidos na atividade educativa. Vejam um exemplo real de como apliquei essa ideia na sala de aula lecionando para a EJA: Um senhor com mais de 60 anos de idade (4ª série) que aprendeu matemática na obra, segurando uma enxada e uma pá, queria saber se estava calculando certo o volume de terra que iria preencher uma vala de águas pluviais. Para entende-lo, tive que ouvi-lo para daí compreender como ele fazia informalmente seus cálculos, para não ter que impor os meus e acabar não o ajudando. O que ele queria do ponto de vista Matemático era calcular o volume de um prisma trapezoidal. Mas alguém acha que teria cabimento eu falar para um senhor de 60 anos que só tinha a 4ª série esquecer tudo que já sabia, que tinha aprendido e que estava correto, para impor o meu conhecimento a ele? Se assim eu fizesse o senhor ao invés de falar “VALA” que era como chamava o buraco onde colocaria terra, teria que falar PRISMA TRAPEZOIDAL, ao invés do senhor falar BOCA DA VALA, teria que dizer BASE MAIOR DO TRAPÉZIO que seria a linguagem dominada por um professor de Matemática. No final esse senhor precisou apenas de uma pequena orientação. Impressionante que não precisou desaprender nada do que já sabia para eu tirar sua dúvida, pois o conhecimento que ele tinha estava correto e fora valorizado. Enquanto pra mim (professor de Matemática) ele estava calculando: Volume do prisma trapezoidal que é a soma da base maior do trapézio mais a base menor, tudo multiplicado pela altura desse trapézio e depois dividido por 2, com o resultado desses cálculos multiplicado pelo comprimento do prisma (...) PARA ELE (o senhor de 60 anos), respeitando o seu conhecimento informal, o volume da vala de aguas pluviais era a profundidade dessa vala multiplicada pela metade da soma do comprimento da boca pelo fundo dessa mesma vala com esse resultado multiplicado pelo comprimento da escavação da vala em sua extensão. Será que é mesmo interessante um aluno ser obrigado a saber que a área de um piso quadrangular é dada pela fórmula LADO X LADO, ou seja, LADO AO QUADRADO? Ou é mais interessante ele saber que é a multiplicação da largura pelo comprimento que se acha a área desse piso? Finalizo que culpar Paulo Freire pela crise na educação é totalmente descabida. Culpado pela crise na educação são muitos. E um desses culpados somo nós professores quando damos um trabalho medíocre para um aluno recuperar uma nota baixa e esse trabalho só serviu como cópia. E, para piorar ainda nos queixamos porque no final do ano alunos são aprovados sem terem aprendido! Poxa Professor! O responsável pelo ensino foi você! Não culpe os alunos, culpe a si próprio quando utiliza práticas antipedagógicas no seu ato de ensinar. A culpa é nossa também, por exemplo, quando desconsideramos numa questão de Matemática do ensino médio a resposta do aluno por um erro de operação básica de adição, subtração etc. Dar errado ou meio certo numa questão, por um erro que você sabe que foi por falta de atenção é prejudicar o seu próprio trabalho, é agir irracionalmente. Quando você diz ao aluno que ele recebeu meio certo na resolução de uma equação de segundo grau porque errou por falta de atenção uma operação básica, você está julgando que o aluno aprendeu pela metade. E isso é verdade? E, para piorar o aluno te procura para abrir seus olhos que errou por falta de atenção, e você ainda o ignora dizendo que a prova já foi corrigida. E, para piorar mais ainda, devido ao agir com irracionalidade, lá vai você perder seu tempo precioso elaborando uma prova para “recuperar” um aluno que aprendeu, mas que você o ignorou. Fora o tempo que gastará também para corrigir tais provas de recuperação. Fico pensando as vezes que errei por falta de atenção quando corrigia uma questão no quadro! Poderia o aluno se dirigir a mim e dizer que eu não sabia Matemática? Toda essa minha retórica é Paulo Freire também, pois tem muitos outros estudiosos que nos alertam em relação a nossa prática antipedagógica. Os discursos, as orientações existem, mas ainda temos dificuldades de pô-las em prática. A crise da educação tá longe de ser Paulo Freire. São muitos os culpados.
VEMOS UMA PESSOA ESCREVENDO COM CAPS LOCK E OUTRA SEM CAPS. EM QUEM DEVEMOS CONFIAR? CERTAMENTE NA QUE TEM CAPS LIGADO, POIS CAPS LOCK SIGNIFICA CONVICÇÃO, PERSONALIDADE FORTE E PEITORAL DE AÇO POR DETRÁS DE QUEM TÁ FALANDO, E NÃO SE DEVE CONFIAR EM PESSOAS QUE NÃO TÊM CONVICÇÃO NEM PEITORAL DE AÇO.
O método nunca foi adotado no Brasil. Estudei tanto em escolas públicas (secundárias e superiores) e particulares e NUNCA citaram o nome de Paulo Freire, nem nas disciplinas de introdução a filosofia, sociologia ou antropologia que tive... Os professores nunca citaram Paulo Freire
Muito bom ver a palestra de Thomas Giuliano! Primeira que assisto após conhecê-lo pela empresa Brasil Paralelo. Parabéns Instituto Borborema, primeiro trabalho que vejo e com certeza desejo ver muitos outros!
onde voce viu isso .... se nao tivesse sido aplicado e surtisse resultados incríveis , quem iria respeita-lo e te-lo como referencia ...use sua cabeça, sua frase acima é contraditoria -- nao vem de alguem com cerebro pouco desenvolvido
O país, na época de P. Freire, tinha mais de 50% de analfabetos, hoje está com 8%. O método de alfabetização para adultos foi premiado e estudado em mais de 30 países, países de primeiro mundo e capitalistas. Os alemães, por exemplo, são burros? E você precisaria contextualizar P. Freire numa época outra; a da guerra fria, da expansão norte-americana a todo custo, das tecnologias ainda restritas a pouquíssimos, etc.. Há, em SP, escolas particulares (e caras) que aplicam o método/construtivista. Esse Thomás fala para fanatizados e ignorantes convictos, que se emocionam com bravatas burrinhas, etc... Ele foca nas posições do educador, não trata do método e nem contextualiza. Ele quer vender livros, embarcado nesse ondinha da direita burra - e convicta.
O povo brasileiro não tem mais capacidade de assistir uma palestra com mais de 1 h. Tiram conclusões precipitadas antes de ouvir os argumentos do palestrante por completo ou antes de terminar de ler seu livro. É lamentável... Parabéns ao professor!!! 👏👏👏👏👏
Parabens pela coragem de abordar um tema proibido da ed. brasileira !... nao achei nenhum estudo ainda, que qestione p.freire...nao é possivel ser tao perfeito assim..
@@Tiago-it9hi Ok, Tiago. Mais de sessenta países aplicam o PISA, não são só o ricos. Compare a educação atual entre os estados no Brasil com anos anteriores e a diferença será notada, a Bahia então... Quanto ao Freire, inovou como alfabetizador, associava os objetos de um ambiente para a formação das palavras, na África foi bastante utilizado, porém quando o alfabetizado estava em outro ambiente e novos objetos surgiam ficava muito difícil para o “alfabetizado” escrever ao ouvir o nome desse objeto, fazer um ditado, por exemplo. É reconhecido em muitas países como “pensador”, por seus pensamentos socialistas, tem seus méritos. Experimente ler algumas citações dele em “Pedagogia da autonomia” e o amigo irá perceber que nossa Dilminha aprendeu seus discursos com ele. Grande abraço.
Queria compreender porque as críticas a Paulo Freire (P.F) são consideradas como se ele fosse salvar o mundo quando se quer ele escreveu orientações curriculares para o ensino. O que vemos são apenas citações, referências às suas teorias. Nada mais. Até porque ele não criou nenhum método para melhorar a educação básica. Li algumas páginas de um livro que fazia severas criticas a Paulo Freire (P.F). (um colega me enviou) em que no livro o autor escreve: "métodoS dele" se referindo a PF! Meu deus! Ele só tinha UM método e que era para alfabetização de adultos. P.F é citado em documentos da educação como referência, apenas referência para a prática pedagógica, assim como muitos outros estudiosos também são citados. E todas as referências a Paulo Freire são para o dia a dia do professor, são voltadas para a docência e não tomadas como uma Metodologia para salvar a educação. Inclusive o único método que ele tem é o que é voltado para alfabetização de adultos que nada tem a ver com metodologias para melhorar a educação básica. Um adendo: meu pai, um senhor de 60 anos, não sabia ler e nem escrever. Deixou de ser analfabeto para ser ANALFABETO FUNCIONAL. Um ótimo começo para quem não sabia ler nenhuma palavra e que agora consegue ler frases simples num prazo tão curto. Agora ele tem a chance, caso queira, de evoluir. Já li e ouvi diversos comentários negativos a Paulo Freire. É impressionante como não há referência ao que não dá certo de Paulo Freire direcionado as falhas (caso tenham) para a prática pedagógica. Todos as críticas são direcionadas apenas para o viés político. Educação é política e também pedagógico. Eu vou parafrasear uma fala de Paulo Freire e diferente de muitos que o criticam vou fazer minhas considerações levando em conta o viés PEDAGÓGICO. Paulo Freire afirma que a pedagogia do oprimido é uma pedagogia que diz que devemos partir da própria ação e realidade dos menos favorecidos na atividade educativa. Vejam um exemplo real de como apliquei essa ideia na sala de aula lecionando para a EJA: Um senhor com mais de 60 anos de idade (4ª série) que aprendeu matemática na obra, segurando uma enxada e uma pá, queria saber se estava calculando certo o volume de terra que iria preencher uma vala de águas pluviais. Para entende-lo, tive que ouvi-lo para daí compreender como ele fazia informalmente seus cálculos, para não ter que impor os meus e acabar não o ajudando. O que ele queria do ponto de vista Matemático era calcular o volume de um prisma trapezoidal. Mas alguém acha que teria cabimento eu falar para um senhor de 60 anos que só tinha a 4ª série esquecer tudo que já sabia, que tinha aprendido e que estava correto, para impor o meu conhecimento a ele? Se assim eu fizesse o senhor ao invés de falar “VALA” que era como chamava o buraco onde colocaria terra, teria que falar PRISMA TRAPEZOIDAL, ao invés do senhor falar BOCA DA VALA, teria que dizer BASE MAIOR DO TRAPÉZIO que seria a linguagem dominada por um professor de Matemática. No final esse senhor precisou apenas de uma pequena orientação. Impressionante que não precisou desaprender nada do que já sabia para eu tirar sua dúvida, pois o conhecimento que ele tinha estava correto e fora valorizado. Enquanto pra mim (professor de Matemática) ele estava calculando: Volume do prisma trapezoidal que é a soma da base maior do trapézio mais a base menor, tudo multiplicado pela altura desse trapézio e depois dividido por 2, com o resultado desses cálculos multiplicado pelo comprimento do prisma (...) PARA ELE (o senhor de 60 anos), respeitando o seu conhecimento informal, o volume da vala de aguas pluviais era a profundidade dessa vala multiplicada pela metade da soma do comprimento da boca pelo fundo dessa mesma vala com esse resultado multiplicado pelo comprimento da escavação da vala em sua extensão. Será que é mesmo interessante um aluno ser obrigado a saber que a área de um piso quadrangular é dada pela fórmula LADO X LADO, ou seja, LADO AO QUADRADO? Ou é mais interessante ele saber que é a multiplicação da largura pelo comprimento que se acha a área desse piso? Finalizo que culpar Paulo Freire pela crise na educação é totalmente descabida. Culpado pela crise na educação são muitos. E um desses culpados somo nós professores quando damos um trabalho medíocre para um aluno recuperar uma nota baixa e esse trabalho só serviu como cópia. E, para piorar ainda nos queixamos porque no final do ano alunos são aprovados sem terem aprendido! Poxa Professor! O responsável pelo ensino foi você! Não culpe os alunos, culpe a si próprio quando utiliza práticas antipedagógicas no seu ato de ensinar. A culpa é nossa também, por exemplo, quando desconsideramos numa questão de Matemática do ensino médio a resposta do aluno por um erro de operação básica de adição, subtração etc. Dar errado ou meio certo numa questão, por um erro que você sabe que foi por falta de atenção é prejudicar o seu próprio trabalho, é agir irracionalmente. Quando você diz ao aluno que ele recebeu meio certo na resolução de uma equação de segundo grau porque errou por falta de atenção uma operação básica, você está julgando que o aluno aprendeu pela metade. E isso é verdade? E, para piorar o aluno te procura para abrir seus olhos que errou por falta de atenção, e você ainda o ignora dizendo que a prova já foi corrigida. E, para piorar mais ainda, devido ao agir com irracionalidade, lá vai você perder seu tempo precioso elaborando uma prova para “recuperar” um aluno que aprendeu, mas que você o ignorou. Fora o tempo que gastará também para corrigir tais provas de recuperação. Fico pensando as vezes que errei por falta de atenção quando corrigia uma questão no quadro! Poderia o aluno se dirigir a mim e dizer que eu não sabia Matemática? Toda essa minha retórica é Paulo Freire também, pois tem muitos outros estudiosos que nos alertam em relação a nossa prática antipedagógica. Os discursos, as orientações existem, mas ainda temos dificuldades de pô-las em prática. A crise da educação tá longe de ser Paulo Freire. São muitos os culpados.
@@gilvansilva4811 Boa noite! Você mesmo ratificou o porque jamais Paulo Freire poderia ser patrono da educação, de fato ele não trouxe nenhuma contribuição que o colocasse no patamar de um patrono da educação.
@@ruben.gonzagagonzaga7733 Ruben, Paulo Freire foi considerado Patrono da educação também pelo seu olhar novo sobre o processo de ensino de um modo geral, sobre a interação comportamental que deveria ser entre professor e aluno, nos fomentando a repensar sobre a visão vertical que exercemos nas salas de aula, em que o professor não interage com o aluno no processo de ensinar e aprender e simplesmente só deposita informação na cabeça do estudante sem provoca-lo para o pensamento crítico para as discussões de ideias, para o saber ouvir para saber ensinar (conforme exemplifiquei claramente no texto que você leu). Então, Paulo Freire é considerado Patrono da Educação pela sua visão, pelo seu olhar, pelo que escreveu de valoroso. Agora se o que escreveu não foi bem interpretado PEDAGOGICAMENTE para de fato hoje estarmos pondo em prática, isso são outros quinhentos. Mas na verdade foi isso que aconteceu. Suas reflexões são brilhantes e sábias sobre o processo de ensino, na pratica, para dentro da sala de aula, mas foram e continuam sendo mal interpretadas e se quer postas em prática (de um modo geral) até porque os professores precisam de formações constantes e de mente aberta para novas convicções. E, como sempre gosto de exemplificar, relato mais um exemplo da minha aula, inclusive de hoje: Pedi para os alunos numa questão que fizessem um bilhete para sua mãe avisando-a para não esquecer de apagar o fogo do fogão, aí uma aluna me questionou: Professor, se tinha algo no fogo que não poderia ser esquecido, então eu não deixaria nem o fogo ligado, portanto nem lhe escreveria bilhete. Eu não estava esperando essa resposta, mas não podia refutar a resposta da aluna que também fazia sentido e que para a situação era prudente nem deixar bilhete mesmo. Ta vendo? Isso é Paulo Freire.
Mônica, quem é ele? Procurei saber se ele possui algum outro livro, ou se já realizou trabalhos acadêmico na área da educação, mas não vi nada. O cara escreve um livro falando sobre um educador - reconhecido no mundo inteiro, e não diz nada sobre o método em si e nem sobre os resultados. Quando a gente abre um vídeo no RUclips, é bom dar uma pesquisada sobre quem fala, de onde veio, o que já fez e o que REALMENTE pretende. Inda mais hoje, que ignorantes convictos dispararam na internet,
@@avisoaosnavegantes2021 eu vi você fazendo (exatamente) o mesmo comentário em outra resposta. Eu não vi o vídeo inteiro, então não posso comentar sobre o seu teor. Mas gostaria de lhe advertir que o seu argumento é falacioso. Mais especificamente a falácia genética. Um argumento não é necessariamente falso só porque a pessoa não possui a formação que você gostaria. Assim como o contrário também é verdade (apelo pela autoridade _ algo dito por alguém com a formação necessária não é necessariamente verdadeiro). Te advirto porque você não está conseguindo o efeito necessário (refutar o palestrante). Talvez valha a pena de fato refutar algo que ele disse e não quem ele é.
Mariana Faria, isso o que você diz se aplica a outras esferas da razoabilidade. Neste caso aqui - da internet subutilizada de todo santo dia, o que tem valido é o embuste, as credencias falsificadas e a mentira. Esse cara deu várias entrevistas, e os entrevistadores gastam bom tempo na apresentação desse sujeito; como historiador profundo, pesquisador ''honesto'', etc.. E se você não viu o vídeo todo, ganhou precioso tempo, pois ele não diz absolutamente nada. - E você acha que referências e endossos são desnecessários? Ora! Ele se diz historiador, mas é contra a academia/universidades, etc.. Eu falei por essa e por outras situações, já que eles estão nessa cruzada maluca de recontar/reescrever a história. Esse embusteiro faz parte da equipe do ''Brasil Paralelo'' - eles têm divulgado vídeos, editado livros, etc., sempre na mesma tônica; desconstruir intelectuais consagrados, estudiosos sérios e todos aqueles que eles desconfiam serem de esquerda. Fizeram isso com o C. Buarque, com Darcy Ribeiro, P. Freire, etc.. A questão nem é de 'esquerda vs direita', Mariana - e sim a fanatização de ingênuos e a propagação da ignorância convicta como forma de empoderamento. Política é uma atividade humana, passível de erros e retornos. Mulheres e homens falíveis a fazem. Repito - esses caras são picaretas. Ah, e nem há o que dizer/refutar, visto que eles não dizem nada. Tomara que você não tenha sido presa fácil desses malucos, e torço ainda mais para que minguem. Perdoe-me se pareci duro na resposta, mas é isso.
Oi Mônica, pode adquirir sim, recomendo colega. Não dê ouvido a quem foi moldado a professar o pensamento comum, qualquer coisa que saia da linha deste pensamento é prontamente ridicularizado apenas, mas nunca REFUTADO. ABRAÇO rsrsds 😊
Me lembro do comercial dos Correios sobre a carta, meu coração doía enquanto o comercial passava, o MEU BRASIL sendo descrito em PALAVRAS tão verdadeiras em tempos atuais, Paulo Freire graças a Deus nunca dediquei qualquer interesse pelo tal pra mim não e ninguém.
Fico impressionado que com tantos estudo e tantas provas lidas e re lidas alem de apresentadas por vc, ainda chega na conculsão de que anida deve se existir o ESTADO.
Excelente, cara que bom termos tu no RS, no meio de um monte de boca braba, quando aparece um jovem com tuas ideias e conhecimento, enche o peito do gaúcho de orgulho👏🏻👏🏻👏🏻. IB parabéns, cada vez mais satisfeito de apoiar o IB.
Excelente palestra!!!! Nota mil!!! A melhor palestra sobre esse tal "patrono", que assisti até hoje. Sou professora e vi, de perto, esses absurdos acontecerem. Infelizmente, os professores tinham que acatar, querendo ou não, a metodologia imposta..
AJUDE O IB!
Ajude-nos a continuar disponibilizando conteúdo gratuito aqui no nosso canal no RUclips. Com uma doação partir de 10 reais você apoia decisivamente este projeto:
Apoia-se: apoia.se/institutoborborema
PagSeguro: institutoborborema.com/ajude-...
Conta Corrente do IB: Banco do Brasil / Agência: 1634-9 / Conta: 35774-X /
CNPJ: 24.272.220/0001-32
ASSINE NOSSA NEWSLETTER (para ser informado sobre todas as atividades do IB):
institutoborborema.com/newsle...
CONHEÇA NOSSOS CURSOS ONLINE:
institutoborborema.com/loja/
paulo freire? 👉vale a pena ver 👉👉ruclips.net/video/KZggE2g5SEw/видео.html
Mais de 20 minutos pulando e esse cara não começa o tema.muits enrolação
Ele enrola para não falar sobre o método Paulo Freire, ele quer focar apenas nas posições políticas do educador, demonizar e despolitizar.
Ele não diz, por exemplo, que o país tinha mais da metade de seus habitantes analfabetos. Hoje os índices giram em torno de 8%.
Ele não diz nada sobre isso - por que essas foram as razões de tantos prêmios concedidos ao educador, aqui e fora do país.
Os alemãs são burros? Ora! Eles estudam o método Paulo Freire.
Mas acho que ele vai ganhar seu dinheirinho - venderá livros para os fanatizados, ignorantes convictos, evangélicos radicais e bolsonaristas, etc..
Esse Thomás dá várias entrevistas, e nunca diz sobre o método, nunca fala sobre o analfabetismo que assolava o país - mais da metade da população.
Ele não trata do método, e nem explica porque o educador foi premiado na Alemanha e em outros 30 países.
E de quebra ele desinforma sobre a revolução cubana.
É um impostor, um bufão - que quer ganhar dinheirinho fácil publicando porcarias.
Ué?! Você indica um burro atormentado para falar de P. Freire?
Li o livro " desconstruindo Paulo Freire". Sou professor e depois que abandonei o socioconstrutivismo e passei a utilizar a metodologia fônica, trivium e EAM de Feuerstein. Resultado: meus alunos começaram a aprender 90% a mais.
Estou louco pra ler logo " desconstruindo ainda mais Paulo Freire"!
Boa noite, Adriano! Sou professora e uso o método silábico e fônico. Não conheço o método feureintein. Vc pode me dar uma ajuda? Obrigada!
Feureintein
@@melhsch4891 Olá.
- Em primeiro lugar leia o livro "a arte de ensinar" de Gilbert Highert.
- Após isso, o livro - dont accept me asian- não me aceite como eu sou, do próprio Reuven Feuerstein.
- livro Mediated Learning
- livro Além da inteligência do próprio Reuven Feuerstein
- livro Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein, de Zanata Roz.
Faça também, um curso de PEI ( programa de Enriquecimento Instrumental) de Reuven Feuerstein.
No site pinterest tem também diversas atividades do Feuerstein, muitas delas estão em línguas estrangeiras. Porém, dá pra colocar no tradutor, e no paint montar excelentes atividades.
Eu faço isso é consegui um resultado maravilhoso com meus alunos. Espero ter ajudado-a.
Adriano Alves Cunha Deus te abençoe.
Que bom menos um professor na lista da burrice Paulo Freire. Sou professora me formei nos anos 70 e te digo. Percebi nos anos 80 a burrice ja estava se iniciando quando veio como moda esse método construtivismo que nunca foi método e sim um arranjo para FORMAR burros com DIPLOMA na mão. Sou do TEMPO que nem LIVROS tínhamos PLANO de aula era FEITO por nós PROFESSORES. ÉRAMOS didáticos tínhamos a alfabetização como primordial para um aluno se deslanchar na vida acadêmica. A alfabetização é fundamental para o SUCESSO de um aluno. No MEU tempo não existiam PROFESSOR particular ninguém precisava pois alunos aprendiam na escola tinham base. Hoje é uma vergonha COM esse genocídio de sócio construtivismo. Eu alfabetizei meus filhos meus NETOS NUNCA deixei a mercê desse genocídio de paulo freite, nome próprio se esteve com letra maiúscula porém esse COMUNISTA não é gente é um lixo. Uso ate hoje método tradicional SILÁBICO TÔNICO, HOJE SOU DE EXATAS, E USO MATERIAL DOURADO E ÁBACO. NUNCA FALHOU POIS ESSE É O CERTO. Construtivismo fazia parte do plano do comunismo para emburrecer o POVO.
Tive contato com o teórico enquanto professora leiga, através da teologia da libertação, responsável pela minha doutrinação, mas consegui me libertar e desconstruir o processo de lavagem cerebral.
Essa é a segunda vez que assisto a esse vídeo! É com interesse redobrado! Muitíssimo obrigado! 👏👏👏👏👏!!!
Bom dia 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
MAGNÍFICA REFLEXÃO ! Deveria ser objeto de estudo para TODOS PROFESSORES e ACADÊMICOS desse País !
.
Parabéns e muito obrigado !
Parabéns ! Importantes notícias. Força e coragem sempre. ✌🏻🇧🇷✌🏻
Um país que tem como patrono da educação Paulo Freire nem precisa de inimigos.
Senssacional
Paulo Freire tutor da Dilma da Anita do Piperno e da Amanda um Gênio que alfabetizou o PT
OMundo agradece termos Paulo Freire como patrono da educação e mais fácil controlar um país de burros
Realmente, já temos o senhor .
Instituto Borborema é excelente.
Muito obrigada ao IB!
Muito salutar essa palestra. Parabéns por abrir os nossos olhos e pela ótima oratória!
Que bom ter pessoas inteligente para abrir os nossos olhos.
www.huffpostbrasil.com/entry/paulo-freire-universidades_br_5c7afa9ce4b0bb3ddff1afcc
Tô procurando a pessoa inteligente até agora
Paulo Freire é um mar sem água!
😂😂😂😂 gostei
Parabéns Prof.Thomas excelente explanação!!!Fico tão feliz ao ver jovens como vc , os meninos do IB com tanta bagagem , e dividindo conosco tanto conhecimento ! DEUS os abençoe sempre !!!!
ruclips.net/video/tNW9Nb_whzc/видео.html
Fantástico!!!👍👍👍👍👍👍
O Brasil 🇧🇷 está acordando 👏🏿👏🏿👏🏿
Excelente!!! Giuliano é excepcional!
Conteúdo enriquecedor
Esses são dois dos livros mais importantes do Brasil.
Grata pela Palestra. Excel enter.
Seu trabalho é excelente Prof.
Thomas é top demais 🤝👏👏👏
Que excelente reflexão a respeito do PNE!
Paulo Freire , o "TERROR dos PROFESSORES " !... MG. !...
Que palestra maravilhosa!
Já assisti a esta palestra várias e percebo que quanto mais assisto mais fico convencido da correcao histórica do autor!!
Ainda vejo luz no fim do túnel 🙏. É isso, vamos documentar as obviedades da nossa história! Parabéns professor!
Muito bom!
Parabéns.
Graças ao nosso Deusão gigante e generoso estou no caminho da desconstrução dessa maldição até não sobrar mais nada.
Que texto magnífico! Que clareza! Que dicção excelente!
Nossa mais que aula, aprendi muito.
Olá Thomas!
Conheci você no vídeo Pátria Educadora. Estou muito feliz por ouvir sua palestra via RUclips dia 20/04/2020.
Sempre me perguntei sobre a educação desde quando foi lançado a campanha de aprovação escolar sem conhecimento.
Que delícia sua explicação!
Eu desejo que você seja promissor no seu trabalho!
Parabéns!!
Excelente, Parabéns e Obrigado.
Bom demais, isso tinha que ser passado a todos os novos pedagogos
Corcordo
Precisamos de mais cem mestres neste nivell
Excelente palestra! Parabens!
Excelente palestra e excelente contribuição para entender a atual decadência do ensino Brasileiro. Pela mudança do atual patrono ( Paulo Freire ), da nossa Educação, para "José de Anchieta".
Mais um deleite ao nosso intelecto.
Parabens IB.
Abracos e obrigada!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK INTELECTO FOI BOA !!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Meu DEUS! Como poderíamos ter mais professores como este. Que riqueza de conhecimento num jovem. Difícil até de entender tudo numa só aula. Tenho muita dificuldade de me expressar mas fico muito grata por ter a oportunidade de conhecer mais sobre Paulo Freire. Lamentável um senhor aceitar tantos títulos sem o merecer. Com certeza ele não quer essa doutrinação para sua família.
@@avisoaosnavegantes2021 o que é ser alfabetizado para vc?
@@avisoaosnavegantes2021 o processo de que ele incrementou deu errado em muitos outros países,estamos acima de 8% o número de analfabetos,fora a porcentagem enorme de analfabetos funcionais,o Brasil sempre ocupa as últimas colocações na educação mas você vem com esses papos aí,tá vivendo num universo paralelo?
@@avisoaosnavegantes2021 contribuiu mal,não se faça de cego olha a educação brasileira como está,pelamor
@@avisoaosnavegantes2021 kkkkjkjkkkkjkkjjkkkkkk na educação petista éramos os últimos na educação mundial ainda,salto foi do teu cérebro pra fora da cabeça
@@avisoaosnavegantes2021 kkkjjkkk o cara usa tanto termo técnico pra falar asneiras Kkķkkk com o minha mãe diz sempre "diploma não esconde orelhas de burro",forte abraço iludido
Instituto Borborema, o melhor.
Excelente! 👏👏👏👏👏👏👏
Muiiito bom!👏👏👏👏👏
Excelente explanação.
Excelente !
Muito obrigado ao Instituto Borborema , por mais esta postagem !
Que primor de palestra!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 MARAVILHOSA aula!
É preciso desconstruir Paulo Freire , para que haja oprimidos e mantenha a ordem sútil dos opressores .
Conhecimento é tudo! Não podemos permitir que a esquerda venha a privar nossa população da verdade.
Ainda há vida inteligente na Educação!! 🙌
Parabéns Thomas! Tenho seu primeiro livro. Venha dar uma palestra aqui em Machado MG , tá chovendo esquerdistas aqui. Seria ótimo. Obrigado por sua honestidade intelectual. Deus abençoe seus trabalhos.
🇧🇷Bolsonaro é o Presidente que tem Deus no coração; que o Deus de Israel Continue Sempre Abençoando o nosso Eterno Presidente! 🙏Eterna Gratidão ao Presidente Bolsonaro por devolver o Brasil para Deus; por reacender nos corações o Amor pelo Brasil, o Patriotismo e o Orgulho de Ser Brasileiro!🇧🇷
Amém.
Assistindo agora mas com certeza será uma aula magistral!!
Excelente palestra, imprecionante, meu Deus 😢😢
Como é gratificante saber que existe Pessoas de boa índole que estão lutando para abrir mentes cauterizadas, por desinformação. Obrigada. Deus abençoe a todos 🙌 Amém.
Thomas vc é sensacional.
Maravilha ! Grata !
Quero ler esses livros. Adorei a palestra
Thomas Giuliano 😍👏👏👏👏👏
Márcia Mendes, quem é ele?
Procurei saber se ele possui algum outro livro, ou se já realizou trabalhos acadêmico na área da educação, mas não vi nada.
O cara escreve um livro falando sobre um educador - reconhecido no mundo inteiro, e não diz nada sobre o método em si e nem sobre os resultados.
Quando a gente abre um vídeo no RUclips, é bom dar uma pesquisada sobre quem fala, de onde veio, o que já fez e o que REALMENTE pretende.
@@avisoaosnavegantes2021 conheci o Thomas por meio da série A Última Cruzada da Brasil Paralelo, em que ele ajudou na produção e participou de alguns vídeos.
Màrcia, não sei sobre sua posição política, etc., mas Brasil Paralelo é um site de extrema direita, que apoia o olavismo e o bolsonarismo mais radicais.
Todo modo, o que coloquei foi essa loucura - acho que esse Thomás não tem nada de historiador, é apenas um apoiador radical dessa extrema direita que atua pesado na internet.
Ah, mas isso não quer dizer que eu deixe de respeitá-la, Márcia.
@@avisoaosnavegantes2021
Apoio Bolsonaro, Olavo, Brasil Paralelo (colocar essas pessoas como extrema direita é exagero)...obrigada pelo respeito😁
Doce Márcia, essa classificação (ciências políticas) é irrefutável. Seria o mesmo se você dissesse que o Papa não é católico.
Permita-me dizer-lhe algo;
Política é uma atividade humana, passível de erros e retornos. Homens e mulheres falíveis fazem política e história.
Apoiar ideias é melhor do que apoiar homens, seja Bolsonaro, Lula, Olavo freire, etc.. Eles envelhecem, morrem, as vezes traem e são falíveis.
Você é muito delicado no trato com as palavras, é bastante bonita, etc., e o que me admira nisso é a beleza e a delicadeza se associarem ao sombrio.
Quando você pensa que quer o melhor para o país e apara os seus, você pode imaginar algo em administração pública, economia, geopolítica, infraestrutura, etc., e eu não vejo o Brasil Paralelo discutir isso, mas apenas os ranços que eles têm com a revolução de costumes e com as minorias - mulheres livres, negros conscientes, índios, artistas, professores/universidades, gays e pobres das periferias.
Deve haver alguma razão para seu apoio a correntes desse tipo. Pode ser que você seja evangélica ou que tenha padrão/estilo de vida conservador patriarcal, etc., mas fique atenta - sua liberdade de escolha é a mesma minha, desde que não a enganem e a machuquem, mente e corpo.
Vida que segue!
Excelente palestra. Aprendo muito.
Muito boa a apresentação....
Que palestra top e com uma vasta riqueza de detalhes em todss as pautas mencionadas.. Uma explanação super construtiva que dá a.dimensão do quão gigante e burocrático é a educação do país e a real dimensão da tragédia educacional em que vivemos nos dias atuais.
Minha formação e meu exercício profissional por mais de 30 anos foi na área da saúde.
Devo confessar que o título desse vídeo me atraiu muito por um determinado motivo que é a doutrinação nas escolas.
Mas acabei sendo agraciada por essa brilhante e encantadora palestra que me emocionou bastante.
As palavras do professor me fizeram lembrar de um congresso anual paulista sobre Nutrição Enteral e Parenteral onde participei como ouvinte faz anos.
Lá, um determinado palestrante ao finalizar suas falas disse:
Se os deixei com dúvidas, alcancei meu objetivo.
O motivo dessa finalização talvez seja o fato de que nessa área em que atuei por muito tempo, as certezas técnicas que temos sejam muito relativas no espaço e muito mais, no tempo.
Sempre me permiti a dúvida em relação a certeza das minhas escolhas nas condutas.
Acreditava que ao me questionar se praticava o melhor naquele momento, estaria realmente aliviando as dores dos pacientes e colaborando na salvação de suas vidas.
Muito obrigada
Instituto Borborema.
Muito obrigada professor Thomas Giuliano.
PENSE - O país, na época de P. Freire, tinha mais de 50% de analfabetos, hoje está com 8%.
O método de alfabetização para adultos foi premiado e estudado em mais de 30 países, países de primeiro mundo e capitalistas.
Os alemães, por exemplo, são burros?
E você precisaria contextualizar P. Freire numa época outra; a da guerra fria, da expansão norte-americana a todo custo, das tecnologias ainda restritas a pouquíssimos, etc..
Há, em SP, escolas particulares (e caras) que aplicam o método/construtivista.
Esse Thomás fala para fanatizados e ignorantes convictos, que se emocionam com bravatas burrinhas, etc...
Ele foca nas posições do educador, não trata do método e nem contextualiza.
Ele quer vender livros, embarcado nesse ondinha da direita burra - e convicta.
@@avisoaosnavegantes2021 8% de analfabetos e belos resultados no PISA.
O que vem sendo formado nas escolas são alunos analfabetos funcionais, chegam ao ensino médio com seus diplomas mas com cérebros vazios.
Meus sobrinhos estão nesta situação, um com 10 anos está no 5° ano sem saber ler e fazer contas básicas. Eu estou alfabetizando ele em casa. Seus coleguinhas de classe estão no mesmo caminho.
E você defende isso?
@@avisoaosnavegantes2021 só pra consta, meu sobrinho não sabe ler, mas sabe que o zumbi é um herói que queria libertar escravos.
Tive o prazer de como vocês dizem, desconstruir o herói do zumbi da cabeça do meu sobrinho.
Carmem, Paulo Freire não tem nada a ver com PISA.
É preciso ser bem desmiolado para fazer essa relação.
Você conhece as grades de todos os cursos universitários?
Existem centenas de universidades no país - federais, estaduais, as PUCs e outras particulares.
Eu disse que há escolas particulares (e caras) em SP que adotam parte da metodologia de Freire/construtivistas - filhos de ricos e com desempenho excelente saem dessas escolas - você saberia explicar isso?
Freire foi mais difundido em cursos da área de humanas, e os resultados do PISA se referem a exatas e ciências biológicas; engenharia, direito., etc..
Você está atormentada por fantasmas - comunistas, etc..
Os problemas de seu sobrinho podem estar no estilo de vida de sua família, que pode ter feito dele um menino superficial, desinteressado ou muito apegado a ''ter coisas''.
Se vocês não conseguem impor disciplina, tirá-lo da internet, fazer com que ele adquira o hábito de ler - e EDUCAR o garoto, jogam essa coisa nas costas do outros. A tia dele é santa e perfeita, não é?
Vocês colocarão a culpa em P. Freire, Zumbi, etc. - que não têm absolutamente nada a ver com isso, mas é mais fácil e cômodo para vocês fazê-lo - correto?.
Falar sobre Freire virou modinha de internet, mas ele é pouco conhecido e difundido. Veja o país em que você vive - assassinatos de mulheres aos milhares, religiosos radicais, eleitores bestificados, desrespeito total no trânsito e com idosos, racismo até em campos de futebol, bibliotecas vazias, músicas ruins tocadas nas rádios e nas TVs, sexualização precoce de crianças, pouquíssima consciência ambiental e a ELEIÇÃO DE Bolsonaro - você tem coragem de culpar um cara da década de 60/70, que nem você conhecia?
- Você acha que somos uma sociedade moderna e comunista?
Eu acho que você desconhece as universidades, e cai nessa balela da direita burra, que quer demonizar as universidades federais, professores, artistas e alunos.
- Por que não falam das PUCs (universidades católicas) e das particulares?
Em suma, reveja seu papel de tia e converse com os pais desses seus sobrinhos.
Seja coruja, mas não seja tola.
Os meninos de hoje não querem LER, e Freire tentou mudar isso.
Obs.: Freire não é nem citado em cursos de medicina, por exemplo - e nessa área as avaliações apontam para o caos.
Quem tem algum contato com Freire (e se tiver) são alunos da pedagogia (humanas), e apenas nas graduações.
Seu sobrinho está longe de ser um comunistinha.
Os meus sobrinhos têm notas excelentes, são responsáveis e até já viajaram à Europa - por bolsas de desempenho, etc.. Eles estudam, obedecem, respeitam os mais velhos, etc..
Se você fosse mais lúcida, saberia do que esse ministro da educação do Bolsonaro está fazendo - LEVANDO nossos sistemas de ensino às ruínas, e tudo por pretextos e mentiras de que há comunistas aqui e ali.
Desculpe-me pelo 'textão', mas ... melhor do que testículos.
@@avisoaosnavegantes2021 todo mundo que leu Paulo Freire diz que não existe método de alfabetização Paulo Freire, mesmo as pessoas que acham esse método de criar militantes de esquerda legal. Mas veja, são pessoas que leram Paulo Freire. Se você me disser que já leu, vai ser a primeira pessoa a dizer que existe um método.
Aguardo ansiosamente pelo livro DESCONSTRUINDO Anchieta.
Bendito és tu por ser motivo de toda a poesia. Obrigado simplesmente obrigado
Parabéns Professor fiquei muito feliz em assistir essa palestra, muito obrigado
Fenomenal. Parabéns IB.
Passarei a contribuir com prazer.
Palestra excelente! Análise histórica e política clara e instigante. Muito obrigada! Desde a faculdade não me interessei pela pessoa Paulo Freire, agora sei q, fora o conhecimento, não perdi nada.
Tenho que comprar o livro do professor aí. Obrigado pela palestra, Thomas Giuliano e Instituto Borborema. Maravilha o conteúdo!
O Thomas é um grande. Na época em que quase me mudei para PoA, só pensava em o encontrar para conversarmos e, na melhor das hipóteses, estudar com ele. Acabei não indo, ele se tornou um escritor best-seller... fico apenas alegre com seu sucesso. Que alce voos ainda mais altos.
O MÉTODO PAULO FREIRE,É TÃO BOM, QUE CONSEGUIU COLOCAR O BRASIL ENTRE OS ÚLTIMOS COLOCADOS NO QUESITO EDUCAÇÃO!
Queria compreender porque as críticas a Paulo Freire (P.F) são consideradas como se ele fosse salvar o mundo quando se quer ele escreveu orientações curriculares para o ensino. O que vemos são apenas citações, referências às suas teorias. Nada mais. Até porque ele não criou nenhum método para melhorar a educação básica.
Li algumas páginas de um livro que fazia severas criticas a Paulo Freire (P.F). (um colega me enviou) em que no livro o autor escreve: "métodoS dele" se referindo a PF! Meu deus! Ele só tinha UM método e que era para alfabetização de adultos.
P.F é citado em documentos da educação como referência, apenas referência para a prática pedagógica, assim como muitos outros estudiosos também são citados. E todas as referências a Paulo Freire são para o dia a dia do professor, são voltadas para a docência e não tomadas como uma Metodologia para salvar a educação. Inclusive o único método que ele tem é o que é voltado para alfabetização de adultos que nada tem a ver com metodologias para melhorar a educação básica.
Um adendo: meu pai, um senhor de 60 anos, não sabia ler e nem escrever. Deixou de ser analfabeto para ser ANALFABETO FUNCIONAL. Um ótimo começo para quem não sabia ler nenhuma palavra e que agora consegue ler frases simples num prazo tão curto. Agora ele tem a chance, caso queira, de evoluir.
Já li e ouvi diversos comentários negativos a Paulo Freire. É impressionante como não há referência ao que não dá certo de Paulo Freire direcionado as falhas (caso tenham) para a prática pedagógica. Todos as críticas são direcionadas apenas para o viés político. Educação é política e também pedagógico.
Eu vou parafrasear uma fala de Paulo Freire e diferente de muitos que o criticam vou fazer minhas considerações levando em conta o viés PEDAGÓGICO.
Paulo Freire afirma que a pedagogia do oprimido é uma pedagogia que diz que devemos partir da própria ação e realidade dos menos favorecidos na atividade educativa.
Vejam um exemplo real de como apliquei essa ideia na sala de aula lecionando para a EJA:
Um senhor com mais de 60 anos de idade (4ª série) que aprendeu matemática na obra, segurando uma enxada e uma pá, queria saber se estava calculando certo o volume de terra que iria preencher uma vala de águas pluviais. Para entende-lo, tive que ouvi-lo para daí compreender como ele fazia informalmente seus cálculos, para não ter que impor os meus e acabar não o ajudando.
O que ele queria do ponto de vista Matemático era calcular o volume de um prisma trapezoidal. Mas alguém acha que teria cabimento eu falar para um senhor de 60 anos que só tinha a 4ª série esquecer tudo que já sabia, que tinha aprendido e que estava correto, para impor o meu conhecimento a ele? Se assim eu fizesse o senhor ao invés de falar “VALA” que era como chamava o buraco onde colocaria terra, teria que falar PRISMA TRAPEZOIDAL, ao invés do senhor falar BOCA DA VALA, teria que dizer BASE MAIOR DO TRAPÉZIO que seria a linguagem dominada por um professor de Matemática.
No final esse senhor precisou apenas de uma pequena orientação. Impressionante que não precisou desaprender nada do que já sabia para eu tirar sua dúvida, pois o conhecimento que ele tinha estava correto e fora valorizado.
Enquanto pra mim (professor de Matemática) ele estava calculando:
Volume do prisma trapezoidal que é a soma da base maior do trapézio mais a base menor, tudo multiplicado pela altura desse trapézio e depois dividido por 2, com o resultado desses cálculos multiplicado pelo comprimento do prisma (...) PARA ELE (o senhor de 60 anos), respeitando o seu conhecimento informal, o volume da vala de aguas pluviais era a profundidade dessa vala multiplicada pela metade da soma do comprimento da boca pelo fundo dessa mesma vala com esse resultado multiplicado pelo comprimento da escavação da vala em sua extensão.
Será que é mesmo interessante um aluno ser obrigado a saber que a área de um piso quadrangular é dada pela fórmula LADO X LADO, ou seja, LADO AO QUADRADO? Ou é mais interessante ele saber que é a multiplicação da largura pelo comprimento que se acha a área desse piso?
Finalizo que culpar Paulo Freire pela crise na educação é totalmente descabida.
Culpado pela crise na educação são muitos. E um desses culpados somo nós professores quando damos um trabalho medíocre para um aluno recuperar uma nota baixa e esse trabalho só serviu como cópia. E, para piorar ainda nos queixamos porque no final do ano alunos são aprovados sem terem aprendido! Poxa Professor! O responsável pelo ensino foi você! Não culpe os alunos, culpe a si próprio quando utiliza práticas antipedagógicas no seu ato de ensinar. A culpa é nossa também, por exemplo, quando desconsideramos numa questão de Matemática do ensino médio a resposta do aluno por um erro de operação básica de adição, subtração etc.
Dar errado ou meio certo numa questão, por um erro que você sabe que foi por falta de atenção é prejudicar o seu próprio trabalho, é agir irracionalmente. Quando você diz ao aluno que ele recebeu meio certo na resolução de uma equação de segundo grau porque errou por falta de atenção uma operação básica, você está julgando que o aluno aprendeu pela metade. E isso é verdade? E, para piorar o aluno te procura para abrir seus olhos que errou por falta de atenção, e você ainda o ignora dizendo que a prova já foi corrigida. E, para piorar mais ainda, devido ao agir com irracionalidade, lá vai você perder seu tempo precioso elaborando uma prova para “recuperar” um aluno que aprendeu, mas que você o ignorou. Fora o tempo que gastará também para corrigir tais provas de recuperação.
Fico pensando as vezes que errei por falta de atenção quando corrigia uma questão no quadro! Poderia o aluno se dirigir a mim e dizer que eu não sabia Matemática?
Toda essa minha retórica é Paulo Freire também, pois tem muitos outros estudiosos que nos alertam em relação a nossa prática antipedagógica.
Os discursos, as orientações existem, mas ainda temos dificuldades de pô-las em prática. A crise da educação tá longe de ser Paulo Freire. São muitos os culpados.
VEMOS UMA PESSOA ESCREVENDO COM CAPS LOCK E OUTRA SEM CAPS. EM QUEM DEVEMOS CONFIAR? CERTAMENTE NA QUE TEM CAPS LIGADO, POIS CAPS LOCK SIGNIFICA CONVICÇÃO, PERSONALIDADE FORTE E PEITORAL DE AÇO POR DETRÁS DE QUEM TÁ FALANDO, E NÃO SE DEVE CONFIAR EM PESSOAS QUE NÃO TÊM CONVICÇÃO NEM PEITORAL DE AÇO.
O método foi e é pouco utilizado!
Gilvan, excelente reflexão. Muito mais esclarecedor do que essa "palestra"
O método nunca foi adotado no Brasil.
Estudei tanto em escolas públicas (secundárias e superiores) e particulares e NUNCA citaram o nome de Paulo Freire, nem nas disciplinas de introdução a filosofia, sociologia ou antropologia que tive... Os professores nunca citaram Paulo Freire
Ótima palestra. Obrigado a todos pela disponibilização.
Show esta palestra! Quero ler o livro!
Admiro muito o Thomas Giuliano!
Obrigado Thomas Giuliano, seu livro é excepcional.
Muito bom ver a palestra de Thomas Giuliano! Primeira que assisto após conhecê-lo pela empresa Brasil Paralelo. Parabéns Instituto Borborema, primeiro trabalho que vejo e com certeza desejo ver muitos outros!
O livro mais traduzido e o autor mais respeitado, muitos paises o reverenciam, MAS NENHUM PAIS ADOTOU O METODO DE PAULO FREIRE DE ALFABETIZACAO!
Foi só para ficarem bonitinhos na fita! A hipocrisia escorre!
onde voce viu isso .... se nao tivesse sido aplicado e surtisse resultados incríveis , quem iria respeita-lo e te-lo como referencia ...use sua cabeça, sua frase acima é contraditoria -- nao vem de alguem com cerebro pouco desenvolvido
Estude a respeito e não acredite na primeira coisa que vê no yt, pois vc fica parecendo um jumento
O país, na época de P. Freire, tinha mais de 50% de analfabetos, hoje está com 8%.
O método de alfabetização para adultos foi premiado e estudado em mais de 30 países, países de primeiro mundo e capitalistas.
Os alemães, por exemplo, são burros?
E você precisaria contextualizar P. Freire numa época outra; a da guerra fria, da expansão norte-americana a todo custo, das tecnologias ainda restritas a pouquíssimos, etc..
Há, em SP, escolas particulares (e caras) que aplicam o método/construtivista.
Esse Thomás fala para fanatizados e ignorantes convictos, que se emocionam com bravatas burrinhas, etc...
Ele foca nas posições do educador, não trata do método e nem contextualiza.
Ele quer vender livros, embarcado nesse ondinha da direita burra - e convicta.
@@avisoaosnavegantes2021 existe uma grande diferença entre os dados e a realidade. Na maioria das vezes os números não refletem a realidade.
Já tenho muitos compromissos, e ñ ganho muito. Mas vou orar por vcs.
O povo brasileiro não tem mais capacidade de assistir uma palestra com mais de 1 h. Tiram conclusões precipitadas antes de ouvir os argumentos do palestrante por completo ou antes de terminar de ler seu livro. É lamentável...
Parabéns ao professor!!! 👏👏👏👏👏
Verdade. Mas isso é um efeito da internet tbm
O próprio palestrante não leu Paulo Freire
Parabens pela coragem de abordar um tema proibido da ed. brasileira !... nao achei nenhum estudo ainda, que qestione p.freire...nao é possivel ser tao perfeito assim..
Com um patrono desse só poderíamos estar na posição que estamos, em relação a outros países, na educação.
(PISA)
@@Tiago-it9hi ok, Tiago.
Sem dúvida foi um grande alfabetizador, associava objetos deo ambiente a
@@Tiago-it9hi Ok, Tiago.
Mais de sessenta países aplicam o PISA, não são só o ricos.
Compare a educação atual entre os estados no Brasil com anos anteriores e a diferença será notada, a Bahia então...
Quanto ao Freire, inovou como alfabetizador, associava os objetos de um ambiente para a formação das palavras, na África foi bastante utilizado, porém quando o alfabetizado estava em outro ambiente e novos objetos surgiam ficava muito difícil para o “alfabetizado” escrever ao ouvir o nome desse objeto, fazer um ditado, por exemplo.
É reconhecido em muitas países como “pensador”, por seus pensamentos socialistas, tem seus méritos.
Experimente ler algumas citações dele em “Pedagogia da autonomia” e o amigo irá perceber que nossa Dilminha aprendeu seus discursos com ele.
Grande abraço.
@@Tiago-it9hi 👍🏽
Parabéns. Ótima palestra.
Meu Deus, esse sotaque do Sávio é música para os ouvidos da tia aqui! Grata ao IB por mais essa live.
ruclips.net/video/tNW9Nb_whzc/видео.html
Excepcional trabalho!!!
Agora com o aniversário de 100 anos e o Google colocando Paulo Freire na sua capa essa aula incrível continua muito atual e importante.
Alô Campina Grande!! Rainha da Borburema!
Brilhante Apresentação de um livro importante e necessário nesses temos!
"CONHECIMENTOS LIBERTAM, A FALTA DELES ESCRAVISAM "
PARABÉNS.
Vamos agradecer o paulo freire por hoje sermos uns dos últimos no PISA e pela ignorância reinante no país.
Queria compreender porque as críticas a Paulo Freire (P.F) são consideradas como se ele fosse salvar o mundo quando se quer ele escreveu orientações curriculares para o ensino. O que vemos são apenas citações, referências às suas teorias. Nada mais. Até porque ele não criou nenhum método para melhorar a educação básica.
Li algumas páginas de um livro que fazia severas criticas a Paulo Freire (P.F). (um colega me enviou) em que no livro o autor escreve: "métodoS dele" se referindo a PF! Meu deus! Ele só tinha UM método e que era para alfabetização de adultos.
P.F é citado em documentos da educação como referência, apenas referência para a prática pedagógica, assim como muitos outros estudiosos também são citados. E todas as referências a Paulo Freire são para o dia a dia do professor, são voltadas para a docência e não tomadas como uma Metodologia para salvar a educação. Inclusive o único método que ele tem é o que é voltado para alfabetização de adultos que nada tem a ver com metodologias para melhorar a educação básica.
Um adendo: meu pai, um senhor de 60 anos, não sabia ler e nem escrever. Deixou de ser analfabeto para ser ANALFABETO FUNCIONAL. Um ótimo começo para quem não sabia ler nenhuma palavra e que agora consegue ler frases simples num prazo tão curto. Agora ele tem a chance, caso queira, de evoluir.
Já li e ouvi diversos comentários negativos a Paulo Freire. É impressionante como não há referência ao que não dá certo de Paulo Freire direcionado as falhas (caso tenham) para a prática pedagógica. Todos as críticas são direcionadas apenas para o viés político. Educação é política e também pedagógico.
Eu vou parafrasear uma fala de Paulo Freire e diferente de muitos que o criticam vou fazer minhas considerações levando em conta o viés PEDAGÓGICO.
Paulo Freire afirma que a pedagogia do oprimido é uma pedagogia que diz que devemos partir da própria ação e realidade dos menos favorecidos na atividade educativa.
Vejam um exemplo real de como apliquei essa ideia na sala de aula lecionando para a EJA:
Um senhor com mais de 60 anos de idade (4ª série) que aprendeu matemática na obra, segurando uma enxada e uma pá, queria saber se estava calculando certo o volume de terra que iria preencher uma vala de águas pluviais. Para entende-lo, tive que ouvi-lo para daí compreender como ele fazia informalmente seus cálculos, para não ter que impor os meus e acabar não o ajudando.
O que ele queria do ponto de vista Matemático era calcular o volume de um prisma trapezoidal. Mas alguém acha que teria cabimento eu falar para um senhor de 60 anos que só tinha a 4ª série esquecer tudo que já sabia, que tinha aprendido e que estava correto, para impor o meu conhecimento a ele? Se assim eu fizesse o senhor ao invés de falar “VALA” que era como chamava o buraco onde colocaria terra, teria que falar PRISMA TRAPEZOIDAL, ao invés do senhor falar BOCA DA VALA, teria que dizer BASE MAIOR DO TRAPÉZIO que seria a linguagem dominada por um professor de Matemática.
No final esse senhor precisou apenas de uma pequena orientação. Impressionante que não precisou desaprender nada do que já sabia para eu tirar sua dúvida, pois o conhecimento que ele tinha estava correto e fora valorizado.
Enquanto pra mim (professor de Matemática) ele estava calculando:
Volume do prisma trapezoidal que é a soma da base maior do trapézio mais a base menor, tudo multiplicado pela altura desse trapézio e depois dividido por 2, com o resultado desses cálculos multiplicado pelo comprimento do prisma (...) PARA ELE (o senhor de 60 anos), respeitando o seu conhecimento informal, o volume da vala de aguas pluviais era a profundidade dessa vala multiplicada pela metade da soma do comprimento da boca pelo fundo dessa mesma vala com esse resultado multiplicado pelo comprimento da escavação da vala em sua extensão.
Será que é mesmo interessante um aluno ser obrigado a saber que a área de um piso quadrangular é dada pela fórmula LADO X LADO, ou seja, LADO AO QUADRADO? Ou é mais interessante ele saber que é a multiplicação da largura pelo comprimento que se acha a área desse piso?
Finalizo que culpar Paulo Freire pela crise na educação é totalmente descabida.
Culpado pela crise na educação são muitos. E um desses culpados somo nós professores quando damos um trabalho medíocre para um aluno recuperar uma nota baixa e esse trabalho só serviu como cópia. E, para piorar ainda nos queixamos porque no final do ano alunos são aprovados sem terem aprendido! Poxa Professor! O responsável pelo ensino foi você! Não culpe os alunos, culpe a si próprio quando utiliza práticas antipedagógicas no seu ato de ensinar. A culpa é nossa também, por exemplo, quando desconsideramos numa questão de Matemática do ensino médio a resposta do aluno por um erro de operação básica de adição, subtração etc.
Dar errado ou meio certo numa questão, por um erro que você sabe que foi por falta de atenção é prejudicar o seu próprio trabalho, é agir irracionalmente. Quando você diz ao aluno que ele recebeu meio certo na resolução de uma equação de segundo grau porque errou por falta de atenção uma operação básica, você está julgando que o aluno aprendeu pela metade. E isso é verdade? E, para piorar o aluno te procura para abrir seus olhos que errou por falta de atenção, e você ainda o ignora dizendo que a prova já foi corrigida. E, para piorar mais ainda, devido ao agir com irracionalidade, lá vai você perder seu tempo precioso elaborando uma prova para “recuperar” um aluno que aprendeu, mas que você o ignorou. Fora o tempo que gastará também para corrigir tais provas de recuperação.
Fico pensando as vezes que errei por falta de atenção quando corrigia uma questão no quadro! Poderia o aluno se dirigir a mim e dizer que eu não sabia Matemática?
Toda essa minha retórica é Paulo Freire também, pois tem muitos outros estudiosos que nos alertam em relação a nossa prática antipedagógica.
Os discursos, as orientações existem, mas ainda temos dificuldades de pô-las em prática. A crise da educação tá longe de ser Paulo Freire. São muitos os culpados.
@@gilvansilva4811 Boa noite! Você mesmo ratificou o porque jamais Paulo Freire poderia ser patrono da educação, de fato ele não trouxe nenhuma contribuição que o colocasse no patamar de um patrono da educação.
@@ruben.gonzagagonzaga7733 Ruben, Paulo Freire foi considerado Patrono da educação também pelo seu olhar novo sobre o processo de ensino de um modo geral, sobre a interação comportamental que deveria ser entre professor e aluno, nos fomentando a repensar sobre a visão vertical que exercemos nas salas de aula, em que o professor não interage com o aluno no processo de ensinar e aprender e simplesmente só deposita informação na cabeça do estudante sem provoca-lo para o pensamento crítico para as discussões de ideias, para o saber ouvir para saber ensinar (conforme exemplifiquei claramente no texto que você leu). Então, Paulo Freire é considerado Patrono da Educação pela sua visão, pelo seu olhar, pelo que escreveu de valoroso. Agora se o que escreveu não foi bem interpretado PEDAGOGICAMENTE para de fato hoje estarmos pondo em prática, isso são outros quinhentos. Mas na verdade foi isso que aconteceu. Suas reflexões são brilhantes e sábias sobre o processo de ensino, na pratica, para dentro da sala de aula, mas foram e continuam sendo mal interpretadas e se quer postas em prática (de um modo geral) até porque os professores precisam de formações constantes e de mente aberta para novas convicções. E, como sempre gosto de exemplificar, relato mais um exemplo da minha aula, inclusive de hoje: Pedi para os alunos numa questão que fizessem um bilhete para sua mãe avisando-a para não esquecer de apagar o fogo do fogão, aí uma aluna me questionou: Professor, se tinha algo no fogo que não poderia ser esquecido, então eu não deixaria nem o fogo ligado, portanto nem lhe escreveria bilhete. Eu não estava esperando essa resposta, mas não podia refutar a resposta da aluna que também fazia sentido e que para a situação era prudente nem deixar bilhete mesmo. Ta vendo? Isso é Paulo Freire.
Isso é besteira. Paulo Freire não tem nada haver com isso porque as metodologias predominante no Brasil não é dele.
Um erro logo no início do vídeo.. Paulo freire não era pedagogo. Ele era demagogo e terrorista.
Uau...amei dlo bom gosto musical. 👏👏👏👏👏👏
Excelente!!! Me instigou a adquirir o livro.
Mônica, quem é ele?
Procurei saber se ele possui algum outro livro, ou se já realizou trabalhos acadêmico na área da educação, mas não vi nada.
O cara escreve um livro falando sobre um educador - reconhecido no mundo inteiro, e não diz nada sobre o método em si e nem sobre os resultados.
Quando a gente abre um vídeo no RUclips, é bom dar uma pesquisada sobre quem fala, de onde veio, o que já fez e o que REALMENTE pretende.
Inda mais hoje, que ignorantes convictos dispararam na internet,
@@avisoaosnavegantes2021 eu vi você fazendo (exatamente) o mesmo comentário em outra resposta. Eu não vi o vídeo inteiro, então não posso comentar sobre o seu teor. Mas gostaria de lhe advertir que o seu argumento é falacioso. Mais especificamente a falácia genética. Um argumento não é necessariamente falso só porque a pessoa não possui a formação que você gostaria. Assim como o contrário também é verdade (apelo pela autoridade _ algo dito por alguém com a formação necessária não é necessariamente verdadeiro). Te advirto porque você não está conseguindo o efeito necessário (refutar o palestrante). Talvez valha a pena de fato refutar algo que ele disse e não quem ele é.
Mariana Faria, isso o que você diz se aplica a outras esferas da razoabilidade. Neste caso aqui - da internet subutilizada de todo santo dia, o que tem valido é o embuste, as credencias falsificadas e a mentira.
Esse cara deu várias entrevistas, e os entrevistadores gastam bom tempo na apresentação desse sujeito; como historiador profundo, pesquisador ''honesto'', etc..
E se você não viu o vídeo todo, ganhou precioso tempo, pois ele não diz absolutamente nada.
- E você acha que referências e endossos são desnecessários?
Ora! Ele se diz historiador, mas é contra a academia/universidades, etc..
Eu falei por essa e por outras situações, já que eles estão nessa cruzada maluca de recontar/reescrever a história.
Esse embusteiro faz parte da equipe do ''Brasil Paralelo'' - eles têm divulgado vídeos, editado livros, etc., sempre na mesma tônica; desconstruir intelectuais consagrados, estudiosos sérios e todos aqueles que eles desconfiam serem de esquerda.
Fizeram isso com o C. Buarque, com Darcy Ribeiro, P. Freire, etc..
A questão nem é de 'esquerda vs direita', Mariana - e sim a fanatização de ingênuos e a propagação da ignorância convicta como forma de empoderamento.
Política é uma atividade humana, passível de erros e retornos. Mulheres e homens falíveis a fazem.
Repito - esses caras são picaretas.
Ah, e nem há o que dizer/refutar, visto que eles não dizem nada.
Tomara que você não tenha sido presa fácil desses malucos, e torço ainda mais para que minguem.
Perdoe-me se pareci duro na resposta, mas é isso.
@@marianafaria6960 👍👏👏👏👏🙏
Oi Mônica, pode adquirir sim, recomendo colega.
Não dê ouvido a quem foi moldado a professar o pensamento comum, qualquer coisa que saia da linha deste pensamento é prontamente ridicularizado apenas, mas nunca REFUTADO. ABRAÇO rsrsds 😊
Parabéns, exelente palestra. Vou com prar os livros.
Me lembro do comercial dos Correios sobre a carta, meu coração doía enquanto o comercial passava, o MEU BRASIL sendo descrito em PALAVRAS tão verdadeiras em tempos atuais, Paulo Freire graças a Deus nunca dediquei qualquer interesse pelo tal pra mim não e ninguém.
Fico impressionado que com tantos estudo e tantas provas lidas e re lidas alem de apresentadas por vc, ainda chega na conculsão de que anida deve se existir o ESTADO.
Acordei de um pesadelo e abri os olhos 👁️👁️🇧🇷
Marta suplício deu manutenção no viaduto Bresser em São Paulo quando chovia não se podia transitar em cima do viaduto motivo enchente literal
Parabéns pelo conhecimento repassado
Palestraça!!! Nem sei se essa palavra existe,mas essa palestra foi fantástica👏👏👏👏
Excelente, cara que bom termos tu no RS, no meio de um monte de boca braba, quando aparece um jovem com tuas ideias e conhecimento, enche o peito do gaúcho de orgulho👏🏻👏🏻👏🏻. IB parabéns, cada vez mais satisfeito de apoiar o IB.
Muito bom amigos, vou ajudá-los!! O conteúdo de vocês são de muito valor!
Excelente palestra!!!! Nota mil!!! A melhor palestra sobre esse tal "patrono", que assisti até hoje. Sou professora e vi, de perto, esses absurdos acontecerem. Infelizmente, os professores tinham que acatar, querendo ou não, a metodologia imposta..
Incrível professor Thomas!