Eu fui dos que dava bom dia, boa noite, bença pai mãe avós tios. Abria a porta pra mãe e esposa entrar no carro. Dava seta pra virar a esquerda e direita. Refrigerante de 355 ml. Bolacha de 200g. Alunos que ia pra escola estudar e pesquisas na biblioteca e ler livros. Ouvia música que era música. Amigo que era amigo. Amiga que era amiga. Pois sim era a mesma coisa que pois não. E assim vai. Profissão "educação" que hoje é raro e em desuso.
Todas essas características ainda exsite. Não romantise sua época por achar que tinha coisa únicas e boas. Em qualquer época vai ter coisas boas e ruins.
@@BatistaDiscoveryÉ verdade. Só que as pessoas hoje valorizam muito o que é ruim. E ainda o buscam.Respeito e amor ao próximo ta complicado. Educação pior ainda.
@@BatistaDiscoverya diferença maior é que hoje em dia as coisa ruins são a grande maioria e, me parece, as pessoas estão gostando mais das coisas ruins. Isso não é bom.
Tenho 75 anos de idade.Qdo jovem fui desenhista projetista.Fazia naquelas pranchetas enormes, tudo manual.Fui também letrista de histórias em quadrinhos.Preenchia os balões de diálogo dos personagens.Tudo a mão livre.Saudades.
Agradeço a sua resposta.Isso foi há mais de 50 anos e nem lembro que revista foi.Eu fiquei pouco tempo ,lembro que era free lancer e ganhava por pagina.Depois consegui emprego como desenhista e depois desenhista projetista.Aí sim,era bem remunerado.Trabalhava tão concentrado que o dia passava rapidinho.Abs@@burningmatch09
Eu me orgulho de ter feito curso de datilografia na última escola de datilografia da região onde moro, isto em meados de 2000. Nesta época ainda existia máquina de datilografia e tive a oportunidade de aprender na máquina elétrica. Pra mim foi uma honraria, porque, hoje a facilidade que tenho em digitação de computador se dá ao aprendizado que tive no passado.
Fui instrutora de datilografia durante muitos anos. O diploma que o aluno adquiria com o curso era o curriculum pra emprego dessa entidade onde eu trabalhava. Saudades imensa.
Meu primeiro diploma foi o de datilógrafo aos 14 anos, em 1986. Depois desse tive muitos outros, de formações, cursos, palestras, aprendizados e especialidades. Mas até hoje considero esse o mais importante, pois me capacitou a correr atrás dos demais e me impulsionou a ser alguém neste mundo tecnológico.
Ainda bem que você Roberto, não deixa a nossa história e cultura acabar. Obrigado pelo vídeo. Como tenho 74 anos, fui bancário aos 15 anos de idade e só foi possível por ser datilógrafo e cursar o ginásio.
😃eu me formei em Secretariado e consegui meu primeiro emprego porque sabia usar máquina elétrica!!! Depois com o passar dos anos passamos para o computador!!🥰 E agora, o teclado é virtual! Quanta mudança 🤔🤔!!
Gente cai de paraquedas nesse CANAL e estou amando, tenho 63 anos , nascida criada no RJ na PENHA , praticamente vivi tudo isso, eu amo ver fotos do RIO antigo,a vida e as coisas vão mudando e de um tempo pra cá mais rápido ainda. Eu morava na Penha e a noite tinha uma equipe de segurança que andava pelas ruas com um apito, era muito bom escutar os apitos agente se sentia mais seguros, bons tempos . Parabéns pelo canal, amei 🥰🥰🥰❤❤❤❤
QUE SAUDADES!! DO RIO ANTIGO. SEM OUVIR TIROS NEM FALAR EM BANDIDAGENS. ERA LEITE BOM,SEM SUJEIRAS, ACABARAM COM AS COOPERATIVAS. O PÃO NÃO TINHA ESSAS MISTURAS, ERA PURO O TRIGO. INTERNET ACABOU COM TUDO QUE ERA BOM. ACABARAM COM AS FABRICAS ,TIRARAM TUDO DO RIO, INCLUSIVEL A ALEGRIA. TÍNHAMOS GUARDAS NOTURNOS.ERAM MUITO BOM O MEU LINDO RIO DE JANEIRO.
@@wesleygomes104 Brasil da elite. Onde o negro, a mulher, a criança e o humilde não tinham direito algum. Hoje não mudou lá essas coisas todas não, mas pelo menos evoluío um pouco.
Tenho 60 anos fui pobre e não era bom viver com iluminação de lamparina, casas humildes e pouca comida. Não tinha graca nesses tempos. Graças a Deus eu venci sou sou grata
A título de curiosidade: Em Campo Belo (MG), ainda temos "assinatura" de leite. Deixa-se a leiteira num local previamente escolhido e o leiteiro deixa alí a quantidade combinada e cobra ao fim de cada 30 dias.
Ainda tem pois possivelmente a prefeitura da cidade não foi tomada por políticos corruptos, tenho parentes no Sul de Minas que não podem comercializar nada na cidade que os fiscais corruptos já vão pra multar. Pequenos produtores sofrem por conta de interesses de grandes fazendeiros.
Muito legal essas histórias,eu vivi tudo isso nos anos 60,recebia leite de garrafa leite Leco e Vigor.Tambem aprendi datilografia ,usei no primeiro escritorio que trabalhei,tanto a manual como a elétrica.❤
Fiz o curso de datilografia mecânica, elétrica e eletrônica. E me ajudou muito quando se passou a digitar em teclados de computador. Pois já tinha memorizado a posição das letras. Sem falar na possibilidade de apagar os erros de digitação e digitar novamente. Mas claro que dá uma saudadezinha!😊
Vou fazer 60 anos e fiz o curso de datilografia em 1981...lembro do leite em garrafas e no Paraná tinha os meninos engraxate ...aqui ainda se vende algodão doce e tem o carrinho do sorveteiro ..cidade média do interior.
Minha mãe me contava todas essas histórias do Brasil antigo, como eu amo ouvir essas histórias, minha mãe me fascinava com esses fatos, que saudades, não cheguei pegar esse tempo, mas retrato na minha mente.
Que vídeo fantástico!!!! Fui datilógrafa....aliás, exímia datilógrafa....que saudades desse tempo. Parabéns pela saudosa publicação. Merece ser compartilhado.
Robertoooo! Que videoaula sensacional! Minha mãe veio mocinha pro Rio e falava muito da Leiteria Holandesa na rua da Quitanda. Viajei e aprendi muito com você hoje. Me lembrei de uma cena icônica do filme My Fair Lady, enquanto o rapaz canta, atrás está o acendedor de lampião. Obrigada por resgatar a Memória Histórica dessa forma tão didática e lúdica. A narração do Matheus é muito clara e agradável. Parabéns pelo trabalho minucioso e excelente que sei, é difícil também. Obrigada!⭐⭐⭐⭐⭐❤️💎💎💎💎💎🦅
O tempo só vai pra frente, os que sonham com máquinas que podem levar pro passado ou pro futuro só estão na mente dos sonhadores. Isso é impossível, não existe cálculos pra levarmos há essas dimensões
Eu fiz o Curso de Datilografia em 1968 em uma Igreja próximo perto de casa, onde o Padre que ensinava era muito rigoroso, nem imaginava que seria muito tão útil para mim.
Eu me formei no SENAC em 1972 no curso de Datilógrafa com 238 toques por minutos. Também me formei no SENAC no curso de Auxiliar de Contabilidade, Imposto de Renda e Arquivista. Meu primeiro emprego foi indicação do SENAC, na Companhia Internacional de Seguros, que era estabelecida na Rua São Paulo, 638, Centro, Belo Horizonte. Modéstia à parte, eu era uma das melhores alunas do SENAC.
Muito bom o vídeo, adorei! Fiz curso de datilografia e fui uma excelente datilógrafa. Acompanhei todo esse processo, pois comecei trabalhando com máquina manual |(muitas vezes usando papel carbono, laudos com até cinco vias), depois passei para a máquina elétrica (da esfera), depois para a eletrônica e, por fim, para o computador, além de trabalhar também com máquina de Telex e Fax. Quanta evolução!!!
16:12 por volta dos anos 60, em minha cidade, essa função foi substituída pela de ligação de lâmpadas elétricas de iluminação pública. Ao anoitecer, esses funcionários ligavam as lâmpadas dos postes com uma espécie de vara, e ao amanhecer eles as desligavam.
Vendo esses vídeos, dar até vontade de viajar no tempo. E é isso que eu sinto às vezes, quando vejo esses filmes antigos ou leio algum autor antigo. Gui de Maupassant possui contos maravilhosos sobre a frança do século XIX. E aqui no Brasil temos Machado de Assis.
Eu fiz datilografia. Quando fui trabalhar na prefeitura do Rio, conheci a máquina elétrica, embora ainda usassem-nas lá em 1995, nesse ano já tinha computador em algumas repartições e estavam instalando a internet. Eu tinha 19 anos. Fiz também curso de digitação, muito depois curso de informática.
Mais um ótimo vídeo. Parabéns. Eu cheguei a fazer curso de datilografia aos 14 anos de idade, no ano de 1989. Tive contato com a máquina de escrever tradicional e com a elétrica também. Roberto, seu trabalho é muito bom. Continue assim.
Meu sonho maior: "uma viagem de ida e volta do passado". A sensação nostálgica que aflora ao ver os vídeos, é surreal e as vezes chega a assustar. Acabei de assinar o canal, é o mínimo por esta contribuição sadia no RUclips. Parabéns!
Acreditas em vidas passadas? Isso explicaria muita coisa, por exemplo o teu passado recente ser dessas épocas e ainda estar presente na tua memória de alguma forma.
eu sou nova e não cheguei a viver essa época mas eu sinto um sentimento de nostalgia vendo essas coisas como se eu realmente tivesse vivido tudo isso, tenho uma alma antiga
Li esse comentário e me lembrei de uma Senhora que me disse essa mesma frase, que eu tenho uma alma antiga, eu tinha 11 anos e hoje tenho 23, isso ficou na minha mente, eu não acreditava muito mas faz sentido, eu moro atualmente em Portugal, e é como se eu já tivesse passado pela Europa, me adaptei mais rápido que a maioria que conheço, me sinto bem por aqui, é como se eu me sentisse em casa, os diferentes idiomas não é algo estranho.
Sr Roberto parabéns pelo excelente vídeo e pelas informações valiosas de um Brasil do passado. Muito bom conhecer o nosso passado através da nossa história. Grande abraço
Acho meio ilusão, dizer que alguém era " hiper feliz " por viver em qualquer época, não só do passado não ... Sempre se teve problemas, desigualdade social etc. Eu gosto de coisas antigas, mas não dá pra só romantizar tudo, tbm.
Eu tb fui datilógrafa...! Estava assistindo esse vídeo, e fiquei saudosa e ao mesmo tempo feliz...q coisa boa eram esses tempos, pela paz q existia!!! Tb recebia o leiteiro mas era a carrocinha de leite, vínhamos dos bailes e os pães já estavam nas portas das casas...e não mexíamos...tínhamos respeito...hoje é coisa rara, com exceções..❤
Muitas coisas se perderam com o progresso , não podemos negar que nos trouxe muita facilidade e diminuiu o trabalho pesado , braçal , mas tbm deixou muitas pessoas desempregadas e cada vez que a tecnologia avança mais e mais empregos vão desaparecendo , muito triste . Antigamente havia mais calor humano coisa que com o avanço do progresso está quase em extinção .
Quando era criança me lembro que a expressão datilografar era usada pra requisito em empregos, mesmo sendo em computador. Saudades disso. Gostei bastante das fotos.
Parabéns pelo vídeo e pela excelente pesquisa! Fiz em poucos minutos uma viagem no tempo, e me lembrei que fiz curso de datilografia manual, elétrica e eletrónica e ainda curso de telex, tudo antes da era do computador e da internet. Minha mãe com certeza vai gostar, quando eu mostrar a ela o seu vídeo, pois não somente aprendeu datilografar, mas ela e dois de seus irmãos foram professores e tiveram um Curso de Datilografia, formando vários alunos desde os anos de 1951 até 1967, quando depois meu tio, deu continuidade ao curso em outro bairro até por volta do final de 1979. Até hoje mamãe se recorda de seus alunos e de suas máquinas Remington. Excelente vídeo!👏👏👏
Foram profissionais de altas capacidade e de grande utilidade para todos. Lembranças boas parabéns ao Roberto Carelli.obrigado por nos lembrar tdo isso.
Show uma aula do nosso passado,fui técnico de máquina de escrever e calcular elétrica manual e eletrônica, também tive a profissão extinta,me trouxe ótimas lembranças brother foi um ótimo tempo aquele
@@carlosfernandonogueira6009 Você é de SP?!... Trocador de bonde:motorneiro: Trocador(Cobrador de ônibus):concordo parcialmente, porque a capital paulistana, tem seus profissionais, nos coletivos maiores que os micro- ÔNIBUS. Isso porque, a minha cidade(a 2'a maior do continente americano), por ter esta característica de grande dimensão geográfica; ainda tem profissionais, e assim mesmo uma função que está com os dias contados!!... 🙋:Um PRÓSPERO ANO de 2023, para v. e sua 🏡!! (Ou APARTAMENTO(🏢), se FOR O CASO.)... 😊☝👍❗...
@@marcosr.vieira7493 Motorneiro era o que dirigia o bonde, acionava uma manivela para o lado direito ou esquerdo, para arrancar ou parar o elétrico e ainda havia um prqueno pedal para jogar areia no trilho. O trocador , no bonde, era chamado de Condutor, daí a célebre frase do Marquês de Itararé: " Tudo na vida é passageiro menos o condutor e o motorneiro!" . Não trocador como alguns atualmente dizem.
@@carlosfernandonogueira6009 Verdade aqui em BH onde moro os ônibus só tem o motorista faz tempo.Coitado faz o trabalho dele e ainda de cobrador.Acho injustiça por parte das autoridades.🌼🌻🌸🌺🙏💛💚
Ru trabalhei muito com máquina de escrever e não era datilógrafo, era radialista. Fiz um curso de datilógrafo na escola da Remngtom e não cheguei a comple5ar. Aprendi só o básico, mas foi o suficiente pra fazer o meu trabalho que era muito de redigir. Tenho até hoje minha máquina particular Remington 22 portátil , que funciona bem. Parabéns pelo vídeo, seu canal é muito legal. Sou amarrado em coisas do passado. É curioso e instrutivo. Parabéns.
Aqui na minha cidade, ainda tem sapateiro, cinema, o escrivão de polícia ainda escreve numa máquina de escrever, Remigton... parabéns pelo vídeo...amei...
Ótimo vídeo. Sou do subúrbio do Rio e lembro do carvoeiro, do geleiro, do ferro-velho, do vassoureiro e da carroça do lixo puxada por boi (de manhã eles-os carroceiros- vinham comandando os animais: ôôôô...ôôôô...).
Aqui onde moro ainda se vê um senhor que vende água sanitária e outros produtos de limpeza num caminhão dos anos 60. Há alguns anos ouvi uma música de realejo. Corri para a janela e vi o tal realejo. Acho que foi apenas, uma melancólica tentativa. Nunca mais apareceu e nem o vi em outros locais, fossem próximos ou distantes.
Eu tive uma Olivetti portátil. E tenho orgulho do meu Certificado de Datilógrafa. E trabalhei muitos anos como datilógrafa. Parabéns pela excelente matéria. Curiosidade: ontem tive um sonho sobre àquela época. E hoje, 11/01/2023 vejo este vídeo!
Salve Roberto! Excelente matéria! Fiz curso de datilografia em 1993 mas já datilografava antes pois meu pai era contador e tinha máquina de escrever em casa. Na época das máquinas não se ouvia falar em L.E.R (lesão por esforço repetitivo) mas foi aparecer o computador que as coisas mudaram.
❤.Fui datilografa 30 anos.e hoje o que sou e tudo que tenho agradeço a Deus e ao meu curso se diga de passagem bem suado.Obrigada Senhor por tudo.Ainda hoje tenho uma relíquia que está guardada.
Lindo vídeo. Adoro esseas cousas antigas. Lembro com saudades da minha juventude no RJ de algumas profissões que não existem mais: carvoeiro geleiro quitandeiro afiador de facas que usavam a grande roda para anunciar sua presença garrafeiro vendedor de algodão doce que era feito na hora na sua bicicleta vendedor de pirulito em forma de chupetas e aquelas casquinhas enroladas tudo transportado em um cilindro azul com uma alça e anunciava sua presença com uma matraca. Foi ótima essa época. Um abraço.
Eu já fui na Leiteria Mineira várias vezes. Gosto muito dos seus vídeos; fazia tempo que não vinha aqui. Fiquei fora do RUclips e redes sociais. Fiz curso de datilografia no Senac. asdfg Eu tinha 20 anos. Era bem difícil; meu dedo mindinho doía kk . Até trabalho de faculdade eu fiz com máquina de escrever! Gente... era 1996. E na hora de errar? Dá-lhe Liquid Paper..
Fiz curso da máquina mecânica, elétrica e eletrônica no Senac pelos motivos descritos no vídeo. Na época que fiz tinha o curso de digitador (por causa dos computadores e ser uma "evolução natural" do datilógrafo) e os professores de datilografia diziam ser importante ter curso de datilografia para fazer digitação para estarmos "acostumados" com o digitar e o teclado.
Meu falecido pai foi linotipista , esse profissional era muito disputado em grandes e pequenos jornais , ele era tão bom que digitava longos textos sem olhar o teclado .. não tenho certeza se essa profissão ainda existe más acho que não .
Belíssimas pesquisas,parabéns. Muito bem,sou professora e adquiri mais conhecimentos com você Roberto Carelli. Que dó, porque muitos já deixando essa terra,porém contribuíram com o progresso, aliás foram as alavancas do progresso. Deus tenha esses benfeitores na luz. Gratidao Roberto e sua equipe.Ja me inscrevi com certeza,vou compartilhar. Esse maravilhoso vídeo conseguiu nos levar de Volta ao Passado,para hoje onde estiverem que aceitem nossa eterna Gratidão.
Mais um emocionante vídeo produzido pelo Senhor Roberto Carelli. O que não é novidade pois Carelli é um brilhante narrador de aspectos históricos do nosso Brasil. 😎❤👩🦰🎉"
Acredito que telemarketing e muito da telefonia vai morrer se direcionando ao home office, técnicos de raio-x é uma profissão q pode tbm ser substituído por maquinas
Muito bacana esse tipo de documentário dá nossa história, me amarrou demais. Acho top o nosso passado e também muito charmoso e elegante essas décadas passada❤
Roberto, uma observação: das profissões, vc esqueceu do amolador de facas, dos verdureiros, dos "burros" sem rabo, do vendedor de algodão doce e pirulitos, com suas tramelas, os vendedores de roupas que iam de casa em casa (em geral pra mulheres). Nasci e fui criado até os 6 anos, no morro dos Prazeres e era bem divertido. Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Muito bem lembrado! Já estamos em fase de pré produção de um segundo episódio desse video mostrando mais profissões antigas do Brasil, incluindo o amolador de facas que já estava no roteiro desse próximo video. Suas sugestões vão me ajudar bastante nas minhas pesquisas para os próximos videos sobre o assunto. Obrigado por estar participando do meu canal ! 👍👍👍
@@RobertoCarelli - Não tem que agradecer. Adoro seus vídeos. Já vi todos mas tenho pouco tempo pra fazer comentários. Valeu 👍🏼 e precisando, sou uma pessoa que procura conhecer sua terra mãe. Qdo+ novo, guardava recortes de jornal e colecionador de gibis. Abraços e excelente final de semana.
O que era " burro sem rabo" ? Lembro do entregador de pão, inclusive meu esposo trabalhou dessa forma quando jovem. Hj ainda existe, só que não mais a pé, e sim de carro e o leite é de caixinha ou saquinho,
Existia tbm, os tintureiros, alfaiates, carro do pão, (qdo criança o padeiro entregava em uma kombi) vários tipos de pães inclusive pão doce....até hj recordo do rosto do Senhor, todos os dias às 16 hrs, muita saudade!!! 😕
Aqui em Santa Catarina, precisamente em Joinville existe amolador de 🔪 facas, ✂️ tesouras, vendedor de algodão doce,vendedor de picoles que passam em frente das casas 🏠 oferecendo seus excelentes serviços etc....eu amo ❤ tudo isso! Parabéns pelo seu canal e obrigado pela postagem, feliz ano novo!
Sem palavras Roberto por resgatar nossas lrmbranças , fiquei mto emocionada , o tempo passa , novas tecnologias afinal a vida segue seu curso mas , ficam as lembrançs de uma época tão importante e feliz , apesar de tantas dificuldades , para a maioria de nós ! Virei sua fã e compartilhando , como minhas amigas e rimos mto ....um abraço á todos deste canal e um Novo ciclo de 2023 mravilhoso porque merecemos e logo , todo virará saudsdes ! 🙏🙏🙏👏👏👏🙋💋❤️🌹
Eu sou desse tempo do século 19 estudei datilografia aqui em Sergipe mas eu sou do Rio de janeiro e lembro do caminheiro morava em piedade R.J nosso tinha energia ,as noite linda era qdo era noite de lua cheia w clareava tudo.Tempo bom Era um tempo no Rio de janeiro mas calmo, tranquilo..
Roberto, teu canal e' ESPETACULAR!! Sempre aprendo MUITO com teus videos!! Encaminho os videos para meus pais que ja' estao idosos e moram no Rio, e tambem outros amigos idosos. Todos apreciam muito! Continue com esse conteudo de extrema importancia para nossa memoria nacional! Grande abraco -- Luciana
Luciana, muito obrigado por assistir e comentar! Produzir esses videos não é um trabalho fácil, exige tempo, dedicação, e uma pesquisa muito aprofundada da história do país. Saber que meu trabalho está sendo útil de alguma forma para voce e seus pais, e aos seus amigos que assistem, é o que me anima a continuar produzindo para o canal. Muito obrigado pelas palavras! Grande abraço!!
Que lindo esse vídeo! Adorei essa matéria muito bem feita. Parabéns! Até o fundo musical no final do vídeo,dá pra emocionar ,acho que a única maneira de viajarmos realmente no tempo é essa, por fotos ,vídeos , graças a tecnologia que é fantástica. Amei!! ♥️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Cara,esse vídeo é um show.Nossa... é uma viagem ao túnel do tempo.Gosto muito de saber como as pessoas viviam antigamente,de ver como era as cidades,amo muito.Vou seguir o conselho de algumas pessoas que comentaram,vc podia fazer a parte 2 de profissões extintas.Vou deixar uma dica:sapateiro,alfaiate são profissões que a gente não se vê mais
Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho e empenho para que o bom passado brasileiro não se perca. Senti falta de algumas profissões, como telegrafista e telefonista. Obrigado por compartilhar seu trabalho. Forte abraço.
Muito bom vídeo. Algumas dessas profissões ainda existem no interior, o leiteiro, datilógrafo, e outras. Um tio meu era guarda-freio da RFFSA, ele morava em Divinópolis/MGe.. Já tive uniforme escolar similar ao militar que a blusa era enorme, era usada para fora da calça, ia até nos joelhos e tinha que pôr um cinto por cima da blusa.
Também existiam os guardas noturnos que, por fazerem a ronda em dupla, o povo carinhosamente chamava de Cosme e Damião. Passavam na rua apitando as 22h e as 24h.
Aqui no interior de Santa Catarina existia até a década de 1980 um leiteiro que vinha a pé ou montado em um cavalo entregar leite em litros de vidro. Tempo bom que se foi. Abraços aqui de Seara/SC
Descobri o canal por acaso, e adorei. Estou com 75 anos e lembro desses tempos. Também fui datilógrafa. Quando criança, morava na cidade de Campo Largo, pertinho de Curitiba, e lembro que entregavam leite, pão e carne nas casas. E ainda uso leite de pacote, porque leite de caixinha tem gosto de leite em pó 😂..Muita saudade desse tempo.😢
PARABÉNS POR REGATAR ESSE LEGADO MARAVILHOSO! NOS INTERIORES NAO ERA TAMPA DE PAPEL ALUMÍNIO. ISSO SÓ NAS CAPITAIS E CIDADES MAIORES. Lamento por aqueles trabalhadores que como se diz perderam seus empregos sendo achatados pela era tecnológica. O mundo moderno com a tecnologia sempre avançando com suas máquinas enriquecendo empresarios poderosos e derrubando pessoas trabalhadoras... Desculpem lembrar disso com certa tristeza. Os cinemas!!!! Desapareceram....
Nossa adorei o vídeo , tenho 50 anos , adoro ver histórias antigas é como se tivesse vivido no século passado algo me leve spe até esses vídeos , essas histórias antigas ! Já me inscrevi ❣️
QUE VIAGEM NAS ASAS DA SAUDADE DE UM PASSADO QUE MARCOU UM TEMPO QUE DEVIA SER ENCANTADOR. HOJE COM TANTAS FACILIDADES O ENCANTO FOI TROCADO POR DESAFIOS AMEI ESSA VIAGEM MARAVILHOSA...
Como é que é??? Tem 50, é como se tivesse vivido no século passado, só pra te informar você viveu no século passado, mais da metade da sua vida. Cada uma que me aparece. putz.
Eu fiz curso de tilografia e tenho a máquina até hoje! Claro que não uso mais, mas trabalhei em um escritório de Advocacia e datilografava as petições!!😅
Muito bom, como dito em outro comentário, é muito interessante conhecer nosso passado. Para fins de contribuição, a entrega de leite por um leiteiro ainda é praticada em pequenas cidades do interior.
Conheci agora seu canal e tô apaixonada, muito bom seu trabalho amo história e ver essas fotos com a história sendo contada da uma sensação maravilhosa, ainda mais por ser a história do nosso país que é tão rica. Obg pelo vídeo mais um inscrita 💕
Eu fui dos que dava bom dia, boa noite, bença pai mãe avós tios. Abria a porta pra mãe e esposa entrar no carro. Dava seta pra virar a esquerda e direita. Refrigerante de 355 ml. Bolacha de 200g.
Alunos que ia pra escola estudar e pesquisas na biblioteca e ler livros. Ouvia música que era música. Amigo que era amigo. Amiga que era amiga. Pois sim era a mesma coisa que pois não. E assim vai. Profissão "educação" que hoje é raro e em desuso.
Falou tudo. Hoje o povo parece que está voltando para trás. Tem tudo . Mas não tem respeito nem educação
Todas essas características ainda exsite. Não romantise sua época por achar que tinha coisa únicas e boas. Em qualquer época vai ter coisas boas e ruins.
@@BatistaDiscoveryÉ verdade. Só que as pessoas hoje valorizam muito o que é ruim. E ainda o buscam.Respeito e amor ao próximo ta complicado. Educação pior ainda.
Bons tempos quando os pais ensinavam para os filhos "Educação" e nas escolas tinha Educação Moral e Civismo 😂
@@BatistaDiscoverya diferença maior é que hoje em dia as coisa ruins são a grande maioria e, me parece, as pessoas estão gostando mais das coisas ruins. Isso não é bom.
Tenho 75 anos de idade.Qdo jovem fui desenhista projetista.Fazia naquelas pranchetas enormes, tudo manual.Fui também letrista de histórias em quadrinhos.Preenchia os balões de diálogo dos personagens.Tudo a mão livre.Saudades.
Eu tambem...mas agora é tudo feito em computadores tipo machintosch
Você foi uma artista que lindo
De quais histórias em quadrinhos você foi letrista? Pergunto para saber se já vi algum trabalho seu.
Agradeço a sua resposta.Isso foi há mais de 50 anos e nem lembro que revista foi.Eu fiquei pouco tempo ,lembro que era free lancer e ganhava por pagina.Depois consegui emprego como desenhista e depois desenhista projetista.Aí sim,era bem remunerado.Trabalhava tão concentrado que o dia passava rapidinho.Abs@@burningmatch09
Também fazia projetos com canetas de Nanquim, prancheta de madeira.
Eu me orgulho de ter feito curso de datilografia na última escola de datilografia da região onde moro, isto em meados de 2000.
Nesta época ainda existia máquina de datilografia e tive a oportunidade de aprender na máquina elétrica. Pra mim foi uma honraria, porque, hoje a facilidade que tenho em digitação de computador se dá ao aprendizado que tive no passado.
Minha mãe fez curso de datilografia
Só quem conviveu é quem sente saudade. Muito bom relembrar o passado
O"RAIMUNDINHO"era leiteiro 😂😂
Fui instrutora de datilografia durante muitos anos. O diploma que o aluno adquiria com o curso era o curriculum pra emprego dessa entidade onde eu trabalhava.
Saudades imensa.
Eu fui datilografa, me orgulho disso! Que saudade!...
Trabalhei 20 anos como datilógrafo
Aí você foi remanejada a que?
Eu fiz curso de datilografia, pena que perdi meu diploma com o tempo.
Já trabalhei de datilografa tambem
E trabalhei 5 anos como digitador
Meu primeiro diploma foi o de datilógrafo aos 14 anos, em 1986. Depois desse tive muitos outros, de formações, cursos, palestras, aprendizados e especialidades. Mas até hoje considero esse o mais importante, pois me capacitou a correr atrás dos demais e me impulsionou a ser alguém neste mundo tecnológico.
O meu primeiro diploma também foi de datilógrafo em meados de 1986. Até hoje uso os dedos na posição exata no computador. Abraços.
Hoje em dia os Leite são água pura.😂😂😂😂😂😂
Ainda bem que você Roberto, não deixa a nossa história e cultura acabar. Obrigado pelo vídeo.
Como tenho 74 anos, fui bancário aos 15 anos de idade e só foi possível por ser datilógrafo e cursar o ginásio.
Verdade tinha que ter curso de datilografia
Eu fui datilografa
Eu também aprendi Dactilografar com 14 anos pra trabalhar.
😃eu me formei em Secretariado e consegui meu primeiro emprego porque sabia usar máquina elétrica!!! Depois com o passar dos anos passamos para o computador!!🥰 E agora, o teclado é virtual!
Quanta mudança 🤔🤔!!
Eu perdi um concurso para o Banco do Nordeste por causa de datilografia que era prova eliminatória!!! 😅
Gente cai de paraquedas nesse CANAL e estou amando, tenho 63 anos , nascida criada no RJ na PENHA , praticamente vivi tudo isso, eu amo ver fotos do RIO antigo,a vida e as coisas vão mudando e de um tempo pra cá mais rápido ainda. Eu morava na Penha e a noite tinha uma equipe de segurança que andava pelas ruas com um apito, era muito bom escutar os apitos agente se sentia mais seguros, bons tempos . Parabéns pelo canal, amei 🥰🥰🥰❤❤❤❤
Maria Aparecida, muito obrigado!👍👍👍👍
QUE SAUDADES!! DO RIO ANTIGO. SEM OUVIR TIROS NEM FALAR EM BANDIDAGENS. ERA LEITE BOM,SEM SUJEIRAS, ACABARAM COM AS COOPERATIVAS. O PÃO NÃO TINHA ESSAS MISTURAS, ERA PURO O TRIGO. INTERNET ACABOU COM TUDO QUE ERA BOM. ACABARAM COM AS FABRICAS ,TIRARAM TUDO DO RIO, INCLUSIVEL A ALEGRIA. TÍNHAMOS GUARDAS NOTURNOS.ERAM MUITO BOM O MEU LINDO RIO DE JANEIRO.
TAMBÉM TENHO 63 É NASCI E ME CRIE EM RAMOS. MOREI EM MADUREIRA POR 5 ANOS E OUVI OS GUARDAS NOTURNO A NOITE TODA COM OS SEUS APITOS 👍👏🎊
A gente se sentia bem mais seguro, pelas madrugadas , mesmo estando guardados em casa.
Tempo bom né , parabéns pra você
Um Brasil que não volta mais...Sua última frase me bateu profundo. Uma certa nostalgia dos bons tempos...
Graças a Deus.
Bons tempos pra quem não viveu a época né, a gente romantiza as coisas sem saber ao fundo como era .
@@wesleygomes104 Brasil da elite. Onde o negro, a mulher, a criança e o humilde não tinham direito algum. Hoje não mudou lá essas coisas todas não, mas pelo menos evoluío um pouco.
Tenho 60 anos fui pobre e não era bom viver com iluminação de lamparina, casas humildes e pouca comida. Não tinha graca nesses tempos. Graças a Deus eu venci sou sou grata
Uma profissão que está sumindo e a profissão de carteiro.nao tem mais cartas para entregar.nao entregam mais nada tudo e pela internete.💚🌼🌻🌸🌺🙏💛💚
Meu primeiro emprego foi de datilografo. Que saudades.....
Era muito chique ser datilografo no meu tempo
A título de curiosidade: Em Campo Belo (MG), ainda temos "assinatura" de leite. Deixa-se a leiteira num local previamente escolhido e o leiteiro deixa alí a quantidade combinada e cobra ao fim de cada 30 dias.
Que legal !!
Na minha cidade também ainda existem entregadores de leite que entregam o leite recém tirado das vacas nas portas nas portas dos seus clientes.
@@queziasantana8065 na minha cidade tbm
Ainda tem pois possivelmente a prefeitura da cidade não foi tomada por políticos corruptos, tenho parentes no Sul de Minas que não podem comercializar nada na cidade que os fiscais corruptos já vão pra multar.
Pequenos produtores sofrem por conta de interesses de grandes fazendeiros.
Fiquei curioso.vou conhecer a sua cidade.
Muito legal essas histórias,eu vivi tudo isso nos anos 60,recebia leite de garrafa leite Leco e Vigor.Tambem aprendi datilografia ,usei no primeiro escritorio que trabalhei,tanto a manual como a elétrica.❤
Fiz o curso de datilografia mecânica, elétrica e eletrônica. E me ajudou muito quando se passou a digitar em teclados de computador. Pois já tinha memorizado a posição das letras. Sem falar na possibilidade de apagar os erros de digitação e digitar novamente. Mas claro que dá uma saudadezinha!😊
Infelizmente nos dias de hoje só resta saudades obrigado por nos deixar feliz obrigado mesmo do meu coração de rever os tempos antigos
Estou com 80 anos peguei muitas coisas daquela época como tenho saudade
Vou fazer 60 anos e fiz o curso de datilografia em 1981...lembro do leite em garrafas e no Paraná tinha os meninos engraxate ...aqui ainda se vende algodão doce e tem o carrinho do sorveteiro ..cidade média do interior.
Minha mãe me contava todas essas histórias do Brasil antigo, como eu amo ouvir essas histórias, minha mãe me fascinava com esses fatos, que saudades, não cheguei pegar esse tempo, mas retrato na minha mente.
Que vídeo fantástico!!!! Fui datilógrafa....aliás, exímia datilógrafa....que saudades desse tempo.
Parabéns pela saudosa publicação.
Merece ser compartilhado.
Robertoooo! Que videoaula sensacional! Minha mãe veio mocinha pro Rio e falava muito da Leiteria Holandesa na rua da Quitanda. Viajei e aprendi muito com você hoje. Me lembrei de uma cena icônica do filme My Fair Lady, enquanto o rapaz canta, atrás está o acendedor de lampião. Obrigada por resgatar a Memória Histórica dessa forma tão didática e lúdica. A narração do Matheus é muito clara e agradável. Parabéns pelo trabalho minucioso e excelente que sei, é difícil também. Obrigada!⭐⭐⭐⭐⭐❤️💎💎💎💎💎🦅
Márcia, fico muito grato que esteja acompanhando os videos. Mais uma vez muito obrigado por prestigiar meu trabalho !🙏🙏🙏👏👏👏
@@RobertoCarelli, eu que agradeço! Likado e compartilhado também. Fique com Deus!🦅🦅🦅🦅🦅💖💖💖💖💖
Leiteiro assim existe até hoje aqui em Minas Gerais ainda não acabou nao
@@fabianodasilva7300 Jura?? E o leite e pasteurizado ou fresco? E em que cidade?
M.
Eu fiz o curso de datilografia, trabalhei vários anos , com a máquina manual simples e com a máquina elétrica, saudades!
a frase "o passado de um Brasil antigo,um Brasil que não volta mais" é tão melancólica...
E ao mesmo aliviante... kkk
@@so_eliel_ares é uma frase marcante.
CONCORDO.HOJE MUDOU TUDO.FORAM BONS TEMPOS.
O tempo só vai pra frente, os que sonham com máquinas que podem levar pro passado ou pro futuro só estão na mente dos sonhadores. Isso é impossível, não existe cálculos pra levarmos há essas dimensões
E. Mesmo um Brasil que só noz viu ho lugares que pasveavamos. Hoje temos que correr correr da uma tristeza do hoo Brasil
Eu fiz o Curso de Datilografia em 1968 em uma Igreja próximo perto de casa, onde o Padre que ensinava era muito rigoroso, nem imaginava que seria muito tão útil para mim.
Saudades....vale a pena lembrar. Pra quem é professor então, ajuda muito a trabalhar com os alunos.
Eu me formei no SENAC em 1972 no curso de Datilógrafa com 238 toques por minutos. Também me formei no SENAC no curso de Auxiliar de Contabilidade, Imposto de Renda e Arquivista. Meu primeiro emprego foi indicação do SENAC, na Companhia Internacional de Seguros, que era estabelecida na Rua São Paulo, 638, Centro, Belo Horizonte. Modéstia à parte, eu era uma das melhores alunas do SENAC.
Que viagem linda ao passado! Fiquei encantada😍👏👏👏👏🙌
Verdade mesmo...uma viagem ao passado...❤
Eu fui datilografo ...era muito bacana ..foi difícil pagar meu curso ...ainda possuo minha máquina "olivete""....saudades! Parabéns pelo canal!!
Muito bom o vídeo, adorei! Fiz curso de datilografia e fui uma excelente datilógrafa. Acompanhei todo esse processo, pois comecei trabalhando com máquina manual |(muitas vezes usando papel carbono, laudos com até cinco vias), depois passei para a máquina elétrica (da esfera), depois para a eletrônica e, por fim, para o computador, além de trabalhar também com máquina de Telex e Fax. Quanta evolução!!!
16:12 por volta dos anos 60, em minha cidade, essa função foi substituída pela de ligação de lâmpadas elétricas de iluminação pública. Ao anoitecer, esses funcionários ligavam as lâmpadas dos postes com uma espécie de vara, e ao amanhecer eles as desligavam.
Parabéns pelo seu trabalho gostei bastante de relembrar o meu passado obrigado do meu coração
Vendo esses vídeos, dar até vontade de viajar no tempo. E é isso que eu sinto às vezes, quando vejo esses filmes antigos ou leio algum autor antigo. Gui de Maupassant possui contos maravilhosos sobre a frança do século XIX. E aqui no Brasil temos Machado de Assis.
Eu fiz datilografia. Quando fui trabalhar na prefeitura do Rio, conheci a máquina elétrica, embora ainda usassem-nas lá em 1995, nesse ano já tinha computador em algumas repartições e estavam instalando a internet. Eu tinha 19 anos. Fiz também curso de digitação, muito depois curso de informática.
Mais um ótimo vídeo. Parabéns. Eu cheguei a fazer curso de datilografia aos 14 anos de idade, no ano de 1989. Tive contato com a máquina de escrever tradicional e com a elétrica também. Roberto, seu trabalho é muito bom. Continue assim.
Meu sonho maior: "uma viagem de ida e volta do passado". A sensação nostálgica que aflora ao ver os vídeos, é surreal e as vezes chega a assustar. Acabei de assinar o canal, é o mínimo por esta contribuição sadia no RUclips. Parabéns!
Obrigado!
Acreditas em vidas passadas?
Isso explicaria muita coisa, por exemplo o teu passado recente ser dessas épocas e ainda estar presente na tua memória de alguma forma.
Pois eh gostaria de fazer essa viagem,mas só de IDA,me encaixo muito melhor em tempos passados,a modernidade me irrita profundamente.
eu sou nova e não cheguei a viver essa época mas eu sinto um sentimento de nostalgia vendo essas coisas como se eu realmente tivesse vivido tudo isso, tenho uma alma antiga
Li esse comentário e me lembrei de uma Senhora que me disse essa mesma frase, que eu tenho uma alma antiga, eu tinha 11 anos e hoje tenho 23, isso ficou na minha mente, eu não acreditava muito mas faz sentido, eu moro atualmente em Portugal, e é como se eu já tivesse passado pela Europa, me adaptei mais rápido que a maioria que conheço, me sinto bem por aqui, é como se eu me sentisse em casa, os diferentes idiomas não é algo estranho.
Sr Roberto parabéns pelo excelente vídeo e pelas informações valiosas de um Brasil do passado. Muito bom conhecer o nosso passado através da nossa história. Grande abraço
Muito obrigado, grande abraço
Um documentário magnífico, maravilhoso e esplêndido. Que época deliciosa. Quem viveu era hiper feliz.
Vou perguntar isso a um escravo acendedor de lampiões... Creio que ele não vá concordar.
Acho meio ilusão, dizer que alguém era " hiper feliz " por viver em qualquer época, não só do passado não ... Sempre se teve problemas, desigualdade social etc.
Eu gosto de coisas antigas, mas não dá pra só romantizar tudo, tbm.
Eu tb fui datilógrafa...! Estava assistindo esse vídeo, e fiquei saudosa e ao mesmo tempo feliz...q coisa boa eram esses tempos, pela paz q existia!!! Tb recebia o leiteiro mas era a carrocinha de leite, vínhamos dos bailes e os pães já estavam nas portas das casas...e não mexíamos...tínhamos respeito...hoje é coisa rara, com exceções..❤
Muitas coisas se perderam com o progresso , não podemos negar que nos trouxe muita facilidade e diminuiu o trabalho pesado , braçal , mas tbm deixou muitas pessoas desempregadas e cada vez que a tecnologia avança mais e mais empregos vão desaparecendo , muito triste . Antigamente havia mais calor humano coisa que com o avanço do progresso está quase em extinção .
verdade
Pura Verdade!!!
Era muito bom de se viver nessa epóca!!!
Tinhamos mais qualidade de vida!!!
E mais amor e fraternidade entre as pessoas.
Quando era criança me lembro que a expressão datilografar era usada pra requisito em empregos, mesmo sendo em computador. Saudades disso. Gostei bastante das fotos.
Eu via meu pai datilografia eu criança olhava
É muito bom ver os vídeos de época que vivemos no passado. Obrigado Roberto
Adorei! Que saudades de um tempo que não vivi, mas ouvi muitas histórias da minha avó.
Parabéns pelo vídeo e pela excelente pesquisa! Fiz em poucos minutos uma viagem no tempo, e me lembrei que fiz curso de datilografia manual, elétrica e eletrónica e ainda curso de telex, tudo antes da era do computador e da internet. Minha mãe com certeza vai gostar, quando eu mostrar a ela o seu vídeo, pois não somente aprendeu datilografar, mas ela e dois de seus irmãos foram professores e tiveram um Curso de Datilografia, formando vários alunos desde os anos de 1951 até 1967, quando depois meu tio, deu continuidade ao curso em outro bairro até por volta do final de 1979. Até hoje mamãe se recorda de seus alunos e de suas máquinas Remington. Excelente vídeo!👏👏👏
Eu peguei o tempo da entrega de leite em casa era muito bom ,que saudade foi bom relembrar, parabéns pelo vídeos 😍❤️👏🏽🤗
Tinha também o padeiro, que colocava o pão na janela das casas. Saudades...
@@bebethpinto691 isso colega eu peguei esse tempo também ♥️🤗👏🏽😍era muito bom saudades desse tempo que não volta mais, só recordações 😔
Muito bom! Essa lembrança para todos nós que vimos essa época
Foram profissionais de altas capacidade e de grande utilidade para todos. Lembranças boas parabéns ao Roberto Carelli.obrigado por nos lembrar tdo isso.
Show uma aula do nosso passado,fui técnico de máquina de escrever e calcular elétrica manual e eletrônica, também tive a profissão extinta,me trouxe ótimas lembranças brother foi um ótimo tempo aquele
TROCADOR DE ONIBUS TAMBEM ACABOU
@@carlosfernandonogueira6009
Você é de SP?!...
Trocador de bonde:motorneiro:
Trocador(Cobrador de ônibus):concordo parcialmente, porque a capital paulistana, tem seus profissionais, nos coletivos maiores que os micro- ÔNIBUS. Isso porque, a minha cidade(a 2'a maior do continente americano), por ter esta característica de grande dimensão geográfica; ainda tem profissionais, e assim mesmo uma função que está com os dias contados!!...
🙋:Um PRÓSPERO ANO de 2023, para v. e sua 🏡!!
(Ou APARTAMENTO(🏢), se FOR O CASO.)... 😊☝👍❗...
@@marcosr.vieira7493 Motorneiro era o que dirigia o bonde, acionava uma manivela para o lado direito ou esquerdo, para arrancar ou parar o elétrico e ainda havia um prqueno pedal para jogar areia no trilho. O trocador , no bonde, era chamado de Condutor, daí a célebre frase do Marquês de Itararé: " Tudo na vida é passageiro menos o condutor e o motorneiro!" . Não trocador como alguns atualmente dizem.
@@cgribl6847
Ah... então, 😮.k.!!! 👍👤...
@@carlosfernandonogueira6009 Verdade aqui em BH onde moro os ônibus só tem o motorista faz tempo.Coitado faz o trabalho dele e ainda de cobrador.Acho injustiça por parte das autoridades.🌼🌻🌸🌺🙏💛💚
Ru trabalhei muito com máquina de escrever e não era datilógrafo, era radialista. Fiz um curso de datilógrafo na escola da Remngtom e não cheguei a comple5ar. Aprendi só o básico, mas foi o suficiente pra fazer o meu trabalho que era muito de redigir. Tenho até hoje minha máquina particular Remington 22 portátil , que funciona bem. Parabéns pelo vídeo, seu canal é muito legal. Sou amarrado em coisas do passado. É curioso e instrutivo. Parabéns.
Aqui na minha cidade, ainda tem sapateiro, cinema, o escrivão de polícia ainda escreve numa máquina de escrever, Remigton... parabéns pelo vídeo...amei...
Onde tua cidade?
Eu nem existia claro .
Parabéns pelo seu documentário! amei, uma viagem ao passado!🌹
Ótimo vídeo. Sou do subúrbio do Rio e lembro do carvoeiro, do geleiro, do ferro-velho, do vassoureiro e da carroça do lixo puxada por boi (de manhã eles-os carroceiros- vinham comandando os animais: ôôôô...ôôôô...).
E oi.ij&u 8ü0
Aqui onde moro ainda se vê um senhor que vende água sanitária e outros produtos de limpeza num caminhão dos anos 60. Há alguns anos ouvi uma música de realejo. Corri para a janela e vi o tal realejo. Acho que foi apenas, uma melancólica tentativa. Nunca mais apareceu e nem o vi em outros locais, fossem próximos ou distantes.
Aqui em Nova Iguaçu ainda vassoureiro
Essas profissões são lindas e importantes para a história do nosso país
Cheguei a trabalhar no Telex nos anos 1980, quando era bancária. Gostava muito de conversar via Telex, com colegas de agências em outros estados.
Eu tive uma Olivetti portátil. E tenho orgulho do meu Certificado de Datilógrafa. E trabalhei muitos anos como datilógrafa.
Parabéns pela excelente matéria. Curiosidade: ontem tive um sonho sobre àquela época. E hoje, 11/01/2023 vejo este vídeo!
Salve Roberto! Excelente matéria! Fiz curso de datilografia em 1993 mas já datilografava antes pois meu pai era contador e tinha máquina de escrever em casa. Na época das máquinas não se ouvia falar em L.E.R (lesão por esforço repetitivo) mas foi aparecer o computador que as coisas mudaram.
Obrigado Joelson!
Depois do computador,o l.e.r se chama,tendinitis.
❤.Fui datilografa 30 anos.e hoje o que sou e tudo que tenho agradeço a Deus e ao meu curso se diga de passagem bem suado.Obrigada Senhor por tudo.Ainda hoje tenho uma relíquia que está guardada.
Lindo vídeo. Adoro esseas cousas antigas. Lembro com saudades da minha juventude no RJ de algumas profissões que não existem mais: carvoeiro geleiro quitandeiro afiador de facas que usavam a grande roda para anunciar sua presença garrafeiro vendedor de algodão doce que era feito na hora na sua bicicleta vendedor de pirulito em forma de chupetas e aquelas casquinhas enroladas tudo transportado em um cilindro azul com uma alça e anunciava sua presença com uma matraca. Foi ótima essa época. Um abraço.
Eu já fui na Leiteria Mineira várias vezes. Gosto muito dos seus vídeos; fazia tempo que não vinha aqui. Fiquei fora do RUclips e redes sociais.
Fiz curso de datilografia no Senac. asdfg Eu tinha 20 anos. Era bem difícil; meu dedo mindinho doía kk . Até trabalho de faculdade eu fiz com máquina de escrever! Gente... era 1996. E na hora de errar? Dá-lhe Liquid Paper..
Mais um excelente vídeo, rico em imagens e detalhes históricos...Parabéns, Roberto!!
Jose Luciano Ferreira, muito obrigado!!
Adoro relembrar histórias do passado, sou muito saudosista
Fiz curso da máquina mecânica, elétrica e eletrônica no Senac pelos motivos descritos no vídeo. Na época que fiz tinha o curso de digitador (por causa dos computadores e ser uma "evolução natural" do datilógrafo) e os professores de datilografia diziam ser importante ter curso de datilografia para fazer digitação para estarmos "acostumados" com o digitar e o teclado.
Eu fiz o curso de datilografia manual e elétrica. Também o curso de caligrafia...eu e Dom Pedro e Princesa Isabel. Foi lindo
Meu falecido pai foi linotipista , esse profissional era muito disputado em grandes e pequenos jornais , ele era tão bom que digitava longos textos sem olhar o teclado .. não tenho certeza se essa profissão ainda existe más acho que não .
A profissão de linotipista ainda existe, algumas gráficas ainda produzem com a técnica do linotipo.
@@RobertoCarelli Há , obrigado pela informação 👍
Belíssimas pesquisas,parabéns.
Muito bem,sou professora e adquiri mais conhecimentos com você Roberto Carelli.
Que dó, porque muitos já deixando essa terra,porém contribuíram com o progresso, aliás foram as alavancas do progresso.
Deus tenha esses benfeitores na luz.
Gratidao Roberto e sua equipe.Ja me inscrevi com certeza,vou compartilhar.
Esse maravilhoso vídeo conseguiu nos levar de Volta ao Passado,para hoje onde estiverem que aceitem nossa eterna Gratidão.
Grande vídeo, bem informativo e educativo, locução agradável, boa história do Brasil, saudações a todos que curtiram, e parabéns ao dono do canal.
Muito obrigado!
Mais um emocionante vídeo produzido pelo Senhor Roberto Carelli. O que não é novidade pois Carelli é um brilhante narrador de aspectos históricos do nosso Brasil. 😎❤👩🦰🎉"
Muito obrigado Carmen👍👍👍
@@RobertoCarelli Acho que sou eu quem deve agradecer, Roberto. 😎❤👩🦰🎉"
@@RobertoCarelli Eu é que agradeço a você pelas suas memoráveis publicações, Roberto. 😎❤👩🦰🎉"
Meu pai foi telegrafista
Ficava todo orgulhoso com a profissão e tentava ensinar os filhos
Hj muitos nem imaginam como se usava o telégrafo
Meu pai também. Era rádio telegrafista. Ele, meu avô e dois tios. Ele ensinou o meu filho mais velho, o código Morse
Acredito que telemarketing e muito da telefonia vai morrer se direcionando ao home office, técnicos de raio-x é uma profissão q pode tbm ser substituído por maquinas
Fui datilografa também
Como era bom essa época quantas saudades tempo que não volta mais
Parabéns! Belíssima apresentação.
José Francisco Vannucchi, obrigado por assistir!
Muito bacana esse tipo de documentário dá nossa história, me amarrou demais. Acho top o nosso passado e também muito charmoso e elegante essas décadas passada❤
Roberto, uma observação: das profissões, vc esqueceu do amolador de facas, dos verdureiros, dos "burros" sem rabo, do vendedor de algodão doce e pirulitos, com suas tramelas, os vendedores de roupas que iam de casa em casa (em geral pra mulheres).
Nasci e fui criado até os 6 anos, no morro dos Prazeres e era bem divertido. Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Muito bem lembrado! Já estamos em fase de pré produção de um segundo episódio desse video mostrando mais profissões antigas do Brasil, incluindo o amolador de facas que já estava no roteiro desse próximo video. Suas sugestões vão me ajudar bastante nas minhas pesquisas para os próximos videos sobre o assunto. Obrigado por estar participando do meu canal ! 👍👍👍
@@RobertoCarelli - Não tem que agradecer. Adoro seus vídeos. Já vi todos mas tenho pouco tempo pra fazer comentários. Valeu 👍🏼 e precisando, sou uma pessoa que procura conhecer sua terra mãe. Qdo+ novo, guardava recortes de jornal e colecionador de gibis.
Abraços e excelente final de semana.
O que era " burro sem rabo" ? Lembro do entregador de pão, inclusive meu esposo trabalhou dessa forma quando jovem. Hj ainda existe, só que não mais a pé, e sim de carro e o leite é de caixinha ou saquinho,
Existia tbm, os tintureiros, alfaiates, carro do pão, (qdo criança o padeiro entregava em uma kombi) vários tipos de pães inclusive pão doce....até hj recordo do rosto do Senhor, todos os dias às 16 hrs, muita saudade!!! 😕
Aqui em Santa Catarina, precisamente em Joinville existe amolador de 🔪 facas, ✂️ tesouras, vendedor de algodão doce,vendedor de picoles que passam em frente das casas 🏠 oferecendo seus excelentes serviços etc....eu amo ❤ tudo isso! Parabéns pelo seu canal e obrigado pela postagem, feliz ano novo!
Fiz curso de datilografia e tenho uma Remington e uma Olivetti guardada aqui em casa. Parabéns pelo vídeo!
Fui datilografia e amavaaaaa. Aliás, sempre foi meu sonho trabalhar com datilografia ♥️
Eu estudei nas máquinas mecânicas e logo após, fui trabalhar como datilografa também em máquinas elétricas por muitos anos. Saudades dessa época!!!!!
Sem palavras Roberto por resgatar nossas lrmbranças , fiquei mto emocionada , o tempo passa , novas tecnologias afinal a vida segue seu curso mas , ficam as lembrançs de uma época tão importante e feliz , apesar de tantas dificuldades , para a maioria de nós ! Virei sua fã e compartilhando , como minhas amigas e rimos mto ....um abraço á todos deste canal e um Novo ciclo de 2023 mravilhoso porque merecemos e logo , todo virará saudsdes ! 🙏🙏🙏👏👏👏🙋💋❤️🌹
Eu sou desse tempo do século 19 estudei datilografia aqui em Sergipe mas eu sou do Rio de janeiro e lembro do caminheiro morava em piedade R.J nosso tinha energia ,as noite linda era qdo era noite de lua cheia w clareava tudo.Tempo bom Era um tempo no Rio de janeiro mas calmo, tranquilo..
Roberto, teu canal e' ESPETACULAR!! Sempre aprendo MUITO com teus videos!! Encaminho os videos para meus pais que ja' estao idosos e moram no Rio, e tambem outros amigos idosos. Todos apreciam muito! Continue com esse conteudo de extrema importancia para nossa memoria nacional! Grande abraco -- Luciana
Luciana, muito obrigado por assistir e comentar! Produzir esses videos não é um trabalho fácil, exige tempo, dedicação, e uma pesquisa muito aprofundada da história do país. Saber que meu trabalho está sendo útil de alguma forma para voce e seus pais, e aos seus amigos que assistem, é o que me anima a continuar produzindo para o canal. Muito obrigado pelas palavras! Grande abraço!!
Que privilégio tivemos em ter passados estes grandes momentos em nossa vida estou feliz em rever este vidio 84 anos cecilisa
Muito bom conhecer o nosso passado. E hoje as novas mudanças.
Que lindo esse vídeo! Adorei essa matéria muito bem feita. Parabéns! Até o fundo musical no final do vídeo,dá pra emocionar ,acho que a única maneira de viajarmos realmente no tempo é essa, por fotos ,vídeos , graças a tecnologia que é fantástica. Amei!! ♥️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Eu sou datilografar e telefonista,hoje estou aposentada! Saudades dessa época!❤
Cara,esse vídeo é um show.Nossa... é uma viagem ao túnel do tempo.Gosto muito de saber como as pessoas viviam antigamente,de ver como era as cidades,amo muito.Vou seguir o conselho de algumas pessoas que comentaram,vc podia fazer a parte 2 de profissões extintas.Vou deixar uma dica:sapateiro,alfaiate são profissões que a gente não se vê mais
Pois onde moro no E. Do Rio ainda existe um alfaiate e vários sapateiros! Uma relíquia
Cobrador de ônibus tmb ta acabando
Na cidade do RJ temos vários sapateiros, inclusive costumamos enviar nossos sapatos para consertar.
Perto da minha casa tem um sapateiro. Moro no DF.
Ah, em tem um cara que passa na rua vendendo leite puro de vaca .
Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho e empenho para que o bom passado brasileiro não se perca. Senti falta de algumas profissões, como telegrafista e telefonista. Obrigado por compartilhar seu trabalho. Forte abraço.
Obrigado Juarez. Forte abraço.
Muito bom vídeo. Algumas dessas profissões ainda existem no interior, o leiteiro, datilógrafo, e outras. Um tio meu era guarda-freio da RFFSA, ele morava em Divinópolis/MGe.. Já tive uniforme escolar similar ao militar que a blusa era enorme, era usada para fora da calça, ia até nos joelhos e tinha que pôr um cinto por cima da blusa.
Voltei no tempo nesta matéria, fui datilografa , em um escritório de contabilidade, que tempo bom
Também existiam os guardas noturnos que, por fazerem a ronda em dupla, o povo carinhosamente chamava de Cosme e Damião. Passavam na rua apitando as 22h e as 24h.
Aqui ainda tem
Quando nos mudamos pro Rio, em 1970, ouvíamos o apito dos guardas noturnos.
Ainda tem ué
Eu acho que ainda tem
Na roça existia os vaqueijadores que tirava leite nas vacas tinhas uns que era de ariadores e outras de laços. Hoje é ordeia.
Até 1970 na praça Sães Peña na Tijuca havia uma leiteria. Naquela época lá vendia leite, queijo e manteiga de boa qualidade.
Aqui no interior de Santa Catarina existia até a década de 1980 um leiteiro que vinha a pé ou montado em um cavalo entregar leite em litros de vidro. Tempo bom que se foi. Abraços aqui de Seara/SC
Vídeo excelente
Narração perfeita
E que saudades de tanta coisa
Nostalgia grande.
Descobri o canal por acaso, e adorei. Estou com 75 anos e lembro desses tempos. Também fui datilógrafa. Quando criança, morava na cidade de Campo Largo, pertinho de Curitiba, e lembro que entregavam leite, pão e carne nas casas. E ainda uso leite de pacote, porque leite de caixinha tem gosto de leite em pó 😂..Muita saudade desse tempo.😢
Sem falar que leite de caixinha é cheio de conservantes!!!!
Tô amando essas histórias, não que eu seja novinha era por falta de conhecimento msm parabéns 👏👏👏
Obrigado👍👍👍
PARABÉNS POR REGATAR ESSE LEGADO MARAVILHOSO! NOS INTERIORES NAO ERA TAMPA DE PAPEL ALUMÍNIO. ISSO SÓ NAS CAPITAIS E CIDADES MAIORES.
Lamento por aqueles trabalhadores que como se diz perderam seus empregos sendo achatados pela era tecnológica.
O mundo moderno com a tecnologia sempre avançando com suas máquinas enriquecendo empresarios poderosos e derrubando pessoas trabalhadoras...
Desculpem lembrar disso com certa tristeza. Os cinemas!!!! Desapareceram....
Lindo vídeo parabéns !
Maravilha..Marco natural de Itararé SP..Morador de Poá SP. DEI O LIKE..
Nossa adorei o vídeo , tenho 50 anos , adoro ver histórias antigas é como se tivesse vivido no século passado algo me leve spe até esses vídeos , essas histórias antigas ! Já me inscrevi ❣️
QUE VIAGEM NAS ASAS DA SAUDADE DE UM PASSADO QUE MARCOU UM TEMPO QUE DEVIA SER ENCANTADOR. HOJE COM TANTAS FACILIDADES O ENCANTO FOI TROCADO POR DESAFIOS
AMEI ESSA VIAGEM MARAVILHOSA...
Como é que é??? Tem 50, é como se tivesse vivido no século passado, só pra te informar você viveu no século passado, mais da metade da sua vida. Cada uma que me aparece. putz.
Eu fiz curso de tilografia e tenho a máquina até hoje! Claro que não uso mais, mas trabalhei em um escritório de Advocacia e datilografava as petições!!😅
Muito bom, como dito em outro comentário, é muito interessante conhecer nosso passado. Para fins de contribuição, a entrega de leite por um leiteiro ainda é praticada em pequenas cidades do interior.
Faça mais vídeos assim, nossa ficou muito legal, sua narração, as imagens e a história. Muito bom 👏👏👏
Muito obrigado, faremos mais um video sobre as profissões antigas nos próximos dias, continue acompanhando o canal para assistir!
@@tiagodeleuterio4770 😄👍
B noite, eu fiz um curso de operador de computadores e trabalhei por sete anos na década de 90 nessa profissão.
Conheci agora seu canal e tô apaixonada, muito bom seu trabalho amo história e ver essas fotos com a história sendo contada da uma sensação maravilhosa, ainda mais por ser a história do nosso país que é tão rica. Obg pelo vídeo mais um inscrita 💕
Muito obrigado!😊👍
🇧🇷👊🇧🇷 ESTE VIDEO VALE UMA MONTANHA DE PURO OURO SIMPLESMENTE EXTRAORDINÁRIO VIDEO. 🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷👏🇧🇷 TENHO 61 ANOS . PARABÉNS MIL.VEZES 👏👏👏👏👏👏👏👏👏