Independente do que cada um prefere é sempre muito bom conhecer novas possibilidades! Isso nos dá liberdade de escolha! Eu mesmo já experimentei até Chrome OS e Free BSD, não gostei de nenhum deles mas pelo menos conheço e isso abriu meu leque. O que me chateia muito não é a pessoa falar mal do Linux, mas a pessoa dizer que "Linux é ruim" sem NUNCA ter utilizado de fato.
Fat 32 e uma leitura universal, qualquer sistema operacional consegue fazer a leitura dele , não e atoa que os pen drivers são recomendado ser nesse formato.
Video legal, eu troquei o Windows 10 pelo Ubuntu porque o meu pc não é compativel com o Windows 11, e até agora estou com uma ótima experiencia, eu deveria ter começado a aprender linux antes. Para quem não vai poder usar o W11 e também não quer ou pode gastar com uma nova maquina deem uma chance para o mundo linux
Pelo q ando acompanhando Desso início n usar o w11 tá perdendo nd,bugs atrás de bugs,eu estou a 6 meses tentando migrar pro Linux,ainda estou no w10,porém tenho algumas dúvidas em relação as distros
@@SergioNogueira93Distro q é para leigos q vem do windows ao msm tempo q n seja propriamente para leigos metade leigo metade completo avançado e problemas com jogos,tem uns q sem ser ant shit n funfa normalmente como deve ser
Bom, eu uso Windows desde quando havia o MS-DOS 6.22 e o Windows era 3.11, passando em seguida para o Windows 95, Windows 98SE, Windows Millenium (argh!), Windows XP, Windows Vista (argh!), Windows 7, Windows 8 (lixo), Windows 8.1, Windows 10 e agora Windows 11. Lembro que o MS-DOS rodava de boa até o XP, quando a Microsoft trocou as FAT-16 e FAT-32 por NTFS. Para algumas tarefas, o Windows é bom sim. Quanto ao Linux, comecei com o Mandrake 7.1 (que viria a ser Mandriva). Depois experimentei a distro Slackware (achei complicada) e por fim comecei com Ubuntu 9 e fui atualizando até chegar à versão atual que uso que é a 22.4.5 LTS... Mas já experimentei Cinnamon, Zorin, Lubuntu, etc... Como uso dois notebooks, cada um tem um sistema diferente. Dependendo do que ando fazendo, ora eu escolho um S.O., ora escolho outro S.O. Sabemos que o Linux tem mais fluidez e melhor desempenho, dependendo da aplicação. E tem a vantagem de você customizar muita coisa. O LibreOffice não fica nada a dever ao Office da Microsoft, com a vantagem de que a IDE do mesmo possa ser única para você escolher entre texto, planilha, apresentação, etc. Não tem essa de ser separado como ocorre com o Word ou o Excel ou o PowerPoint, por exemplo. Ademais, a facilidade de uso do terminal é bem mais fluída do que se fosse usar o terminal do windows (conhecido como prompt ou power shell). E, ao contrário do que muitos pensam, você pode rodar algums programas do Windows dentro do Linux via emulação (wine), como ocorre com o meu tocador de música favorito chamado winamp.
Bem por ai rsrsr, eu ainda usei outros sistemas com os do MSX, AMIGA, TK, CP-300, o OS2/Warp e agora estou com o regata os e o windows11(só pro LOL, update de bios e firmware). De resto no linux da pra fazer quase tudo menos update de bios e firmware das máquinas, pois o fabricantes esquecem do linux nesse momento. Se não fosse esse detalhe iria de linux direto.
@@tazbugado , eu não critico as pessoas por usarem o sistema pelo qual elas gostam. O importante é você se sentir bem naquilo que é capaz de fazer. Contudo, sempre existem aqueles "acéfalos" que usam um sistema e acabam criticando quem usa outro. Criam inúmeras desculpas como se fosse uma competição pra ver qual é o melhor. Certos camaradas parecem mulheres disputando beleza. Afora que tem muito marmanjo se sentindo adolescente de doze anos porque não amadurecem quando fazem perguntas do tipo: "O Linux roda o jogo X ou o jogo Y?". Como se a vida em informática se resumisse apenas a isso. Quer jogar algo bom? Compre um videogame e não me encha o saco. Quer produtividade? Saiba usufruir do custo versus benefício. Mas não mexa em time que está ganhando (ou seja, se a pessoa se sente bem em uma coisa, pra quê inventar moda?). Não sou programador (é um sonho), mas também não sou totalmente leigo. O importante é ter conhecimentos, mas também ser feliz com o que está ao seu alcance.
@@eduardogomes6012 Sim exatamente e por isso tem tantas pessoas que gostam de tecnologia que fazem como a gente, vão passeando e conhecendo as novidades e podem até se apaixonar por algo, mas como vc disse não podemos ser iguais a torcida de futebol onde somente o meu "time" é o melhor. E para mim o melhor dos mundos seria um linux que ficasse famoso ao ponto de não ser xingado em praça pública e um Windows vendido pela microsoft que não custasse 2 rims. Quem sabe somente assim iriamos diminuir um pouco a pirataria (acabar não, pois sempre tem aquele que prefere piratear a comprar um soft por 50 pilas.) Ou melhor já pensou vc comprar um notebook ou um desktop e vir a opção Windows ou Linux na hora de ligar a máquina? Verdadeira utopia.
@@tazbugado, seria uma boa um PC dual assim. Contudo, como você escreveu, seria uma utopia. Pois enquanto o Windows é proprietário, pago e custa um rim, o Linux é opcional em ser gratuito ou pago, dependendo da distro a ser colocada. A vantagem do segundo é que não se precisa preocupar-se com pirataria, visto que o código é aberto e livre (nem faz sentido piratear algo que é distribuido gratuitamente). Uma pena que a IBM entrou nessa briga e depois saiu de fininho: pois eu usei um pouco o OS/2 Warp 3 e era um sistema operacional que, mesmo lançado na época do Windows 3.11 que funcionava em 16 bits, o sistema da IBM inaugurava a era dos 32 bits. Infelizmente o Windows 95 "tratorou" esse sistema. Daí experimentei o BSD e não cheguei a me adaptar a ele, embora soube anos mais tarde que se usava em seu kernel o Linux, com uma pegada de Mac OS. E este último usei durante 2 anos na versão High Sierra, antes de formatar o Mac e usar o Ubuntu. Como afirmei: usamos porque gostamos, e não porque o "mercado" exige.
@@tazbugado , eu cheguei a usar o OS/2 Warp 3, na mesma época em que as máquinas estavam se dividindo entre o Windows 95 e o Windows 3.11. Para instalar precisava-se de 2 disquetes. Não sei se a IBM conseguiu resolver isso em CD. Mas quando ele "morreu", nunca mais pude usufruir do mesmo. E nem sei se eu conseguiria instalar ele hoje em máquinas modernas (mesmo que pra matar a saudade). Legal saber que você usou esse sistema também, amigo. Cheguei a usar o Lotus Smartsuíte e o que mais gostei do pacote foram as abas do Lotus 1-2-3 (planilhas semelhantes ao Excel) e do Organizer (uma espécie de agenda). Infelizmente a empresa mudou de nome os produtos e passou a cobrar caro e a focar em empresas, e a suíte ficou obsoleta.
Na descrição vc escreveu um monte de coisa que vc não pôs no vídeo! Eu uso o Linux , já tem um bom tempo, desde 2008 sendo que nesse meio tempo, voltei pro Windows, na época do 7 e 8. Experimentei apenas duas distros, o Ubuntu e o Debian, sendo que atualmente optei pelo segundo, por ele estar mais amigável, e fácil de instalar programas , por exemplo. Antigamente não tinha a loja de aplicativos e era tudo através do terminal. Hoje ele já vem , além de amigável, mais prático, e a coisa que eu sempre ouvi falar, era a estabilidade. Realmente estou sentindo uma diferença, por exemplo, quanto aos meus SSDs que eu colocava, dava problema na inicialização, erros, que eu não conseguia entender. Não sei o que aconteceu com o Ubuntu, mas com esse problema , migrei e não me arrempendi.
Eu uso o Zorin Os uso tema específico dele muito top gosto dele muito rápido na minha máquina e jogo todos os games e uso todos os programas que preciso então nem preciso mais de Windows.
Que isso, é só vc instalar o Linux Mint no pendrive igual vc faz para instalar no SSD interno, só que ao invés de selecionar o SSD vc seleciona o pendrive, LiveUSB é apenas para fazer instalação, a e lembre de usar a compressão transparente do BTRFS otimizar o espaço de armazenamento do pendrive.
Eu uso Linux atualmente , mas se tivesse escolhe de manter Windows com ctz manteria, bem mais prático de mexer e mais fácil resolver problemas. Entretanto , gosto do Linux e todos meus PCs estão com Linux.
Uso o Linux Mint LMDE baseado no Debian desde 2014 e satisfeito. Único problema que não resolvi é com o Wi-Fi USB 5G. 😢 Já no 2.4 funciona de boa. 💻👍🏻🙌🏻
@deathsleeperbtc9730 Está ativo. 👍🏻Funcionava bem na versão 5 quando fiz o upgrade para o LMDE 6 ficou inoperante. Fiz a mesma configuração da versão anterior mas nada. Acreditava que sendo mais atual e com o kernel novo nem iria me preocupar com isso 💻🥲
@@deathsleeperbtc9730 Deve ser que o Chipset do adaptador que não é compatível com a versão 🥲 só para ter uma ideia rodei de um pendrive a distro Biglinux e funcionou perfeitamente.
Bom dia Rafael fui gostaria de instalar o linux no notebook. Mais à minha irmã usa muito o Photoshop cs4 para educação de fotos. Teria como instalar o Photoshop sim ou não.
No seu vídeo vc diz que praticamente só usa o windows para editar vídeos , mas não precisa usar o win pra isso pois tem o editor Kdenlive que é open source para linux, mac e windows.
Emuladores e jogos em geral funcionam da mesma forma nos meus PCs, tenho 3 configurações diferentes em casa , já testei bodhi, zorin os, pop os , lubuntu , ubuntu , mint , arch, manjaro ,big , opensuse, garuda, debian, fedora ,nobara ,nixos, entre outros q N me vem a memória nome agora , todos sem exceção tiveram desempenho na emulação e jogos idênticos, o que muda desempenho é hardware, software pode até influenciar mas a mudança é tão insignificante que nem considero , tipo 58 fps num sistema e 60 noutro, esses 2 fps vc só vai notar se ficar olhando para o monitoramento.
me aventurei no ubuntu onde apreid e aprendo ate hj nele minha distro favorita e nao troco por windows nem a pau prefiro linux sem pensa e um sistema muito mas muito top uso pra jogar e nao tenho oque falar nao medeixa na mao
Um sistema ser melhor que outro depende muito do uso que o usuário dará ao sistema. Na imensa maioria dos casos de uso o pessoal não precisa do windows mas prefere usar mesmo que pirata por comodidade.
Existe 1 milhão de coisas que dá para fazer windows que no linux. Porque você não fala de aceleração de hardwere que o linux sofre com isso principal para videos online.
Depende. NTFS e ReFS são excelentes dentro do ecosistema da MS, mas não sei o por quê a microsoft não adotou o ReFS no W11. Ext geralmente são muito bons mas o ext4 é meio que um puxadinho do ext3 com adição de novos recursos. BTRFS é o que uso atualmente e acredito que seja o melhor no ambiente linux mas ainda não estudei o zfs pra bater o martelo. Hoje no meu ponto de vista é NTFS se for ficar somente nos sistemas da MS, BTRFS no linux. E o melhor sistema para pendrives e disco externo o exfat por ser compatível com todos os sistemas, mas no linux todos os arquivos vão ficar com permissão 777.
Independente do que cada um prefere é sempre muito bom conhecer novas possibilidades! Isso nos dá liberdade de escolha! Eu mesmo já experimentei até Chrome OS e Free BSD, não gostei de nenhum deles mas pelo menos conheço e isso abriu meu leque. O que me chateia muito não é a pessoa falar mal do Linux, mas a pessoa dizer que "Linux é ruim" sem NUNCA ter utilizado de fato.
Uso o Linux Mint a 4 anos e não troco pelo windows . Ele tem tudo que preciso
Esqueceu de botar na lista que dá pra apagar metade do sistema tentando instalar Quake II, eu já fiz foi muito divertido 😃
A liberdade de usar diversas interfaces gráficas é uma das maiores vantagens. 🥰
Fat 32 e uma leitura universal, qualquer sistema operacional consegue fazer a leitura dele , não e atoa que os pen drivers são recomendado ser nesse formato.
Video legal, eu troquei o Windows 10 pelo Ubuntu porque o meu pc não é compativel com o Windows 11, e até agora estou com uma ótima experiencia, eu deveria ter começado a aprender linux antes. Para quem não vai poder usar o W11 e também não quer ou pode gastar com uma nova maquina deem uma chance para o mundo linux
Pelo q ando acompanhando Desso início n usar o w11 tá perdendo nd,bugs atrás de bugs,eu estou a 6 meses tentando migrar pro Linux,ainda estou no w10,porém tenho algumas dúvidas em relação as distros
@KoalaDentusso Quais suas dúvidas? Talvez eu possa te ajudar
@@SergioNogueira93Distro q é para leigos q vem do windows ao msm tempo q n seja propriamente para leigos metade leigo metade completo avançado e problemas com jogos,tem uns q sem ser ant shit n funfa normalmente como deve ser
@@KoalaDentusso Experimenta o Pop! OS ou Fedora.
Experimenta o Pop! OS ou o Regata OS
Bom, eu uso Windows desde quando havia o MS-DOS 6.22 e o Windows era 3.11, passando em seguida para o Windows 95, Windows 98SE, Windows Millenium (argh!), Windows XP, Windows Vista (argh!), Windows 7, Windows 8 (lixo), Windows 8.1, Windows 10 e agora Windows 11. Lembro que o MS-DOS rodava de boa até o XP, quando a Microsoft trocou as FAT-16 e FAT-32 por NTFS. Para algumas tarefas, o Windows é bom sim.
Quanto ao Linux, comecei com o Mandrake 7.1 (que viria a ser Mandriva). Depois experimentei a distro Slackware (achei complicada) e por fim comecei com Ubuntu 9 e fui atualizando até chegar à versão atual que uso que é a 22.4.5 LTS... Mas já experimentei Cinnamon, Zorin, Lubuntu, etc... Como uso dois notebooks, cada um tem um sistema diferente. Dependendo do que ando fazendo, ora eu escolho um S.O., ora escolho outro S.O. Sabemos que o Linux tem mais fluidez e melhor desempenho, dependendo da aplicação. E tem a vantagem de você customizar muita coisa. O LibreOffice não fica nada a dever ao Office da Microsoft, com a vantagem de que a IDE do mesmo possa ser única para você escolher entre texto, planilha, apresentação, etc. Não tem essa de ser separado como ocorre com o Word ou o Excel ou o PowerPoint, por exemplo. Ademais, a facilidade de uso do terminal é bem mais fluída do que se fosse usar o terminal do windows (conhecido como prompt ou power shell). E, ao contrário do que muitos pensam, você pode rodar algums programas do Windows dentro do Linux via emulação (wine), como ocorre com o meu tocador de música favorito chamado winamp.
Bem por ai rsrsr, eu ainda usei outros sistemas com os do MSX, AMIGA, TK, CP-300, o OS2/Warp e agora estou com o regata os e o windows11(só pro LOL, update de bios e firmware). De resto no linux da pra fazer quase tudo menos update de bios e firmware das máquinas, pois o fabricantes esquecem do linux nesse momento.
Se não fosse esse detalhe iria de linux direto.
@@tazbugado , eu não critico as pessoas por usarem o sistema pelo qual elas gostam. O importante é você se sentir bem naquilo que é capaz de fazer. Contudo, sempre existem aqueles "acéfalos" que usam um sistema e acabam criticando quem usa outro. Criam inúmeras desculpas como se fosse uma competição pra ver qual é o melhor. Certos camaradas parecem mulheres disputando beleza. Afora que tem muito marmanjo se sentindo adolescente de doze anos porque não amadurecem quando fazem perguntas do tipo: "O Linux roda o jogo X ou o jogo Y?". Como se a vida em informática se resumisse apenas a isso. Quer jogar algo bom? Compre um videogame e não me encha o saco. Quer produtividade? Saiba usufruir do custo versus benefício. Mas não mexa em time que está ganhando (ou seja, se a pessoa se sente bem em uma coisa, pra quê inventar moda?). Não sou programador (é um sonho), mas também não sou totalmente leigo. O importante é ter conhecimentos, mas também ser feliz com o que está ao seu alcance.
@@eduardogomes6012 Sim exatamente e por isso tem tantas pessoas que gostam de tecnologia que fazem como a gente, vão passeando e conhecendo as novidades e podem até se apaixonar por algo, mas como vc disse não podemos ser iguais a torcida de futebol onde somente o meu "time" é o melhor. E para mim o melhor dos mundos seria um linux que ficasse famoso ao ponto de não ser xingado em praça pública e um Windows vendido pela microsoft que não custasse 2 rims.
Quem sabe somente assim iriamos diminuir um pouco a pirataria (acabar não, pois sempre tem aquele que prefere piratear a comprar um soft por 50 pilas.)
Ou melhor já pensou vc comprar um notebook ou um desktop e vir a opção Windows ou Linux na hora de ligar a máquina? Verdadeira utopia.
@@tazbugado, seria uma boa um PC dual assim. Contudo, como você escreveu, seria uma utopia. Pois enquanto o Windows é proprietário, pago e custa um rim, o Linux é opcional em ser gratuito ou pago, dependendo da distro a ser colocada. A vantagem do segundo é que não se precisa preocupar-se com pirataria, visto que o código é aberto e livre (nem faz sentido piratear algo que é distribuido gratuitamente).
Uma pena que a IBM entrou nessa briga e depois saiu de fininho: pois eu usei um pouco o OS/2 Warp 3 e era um sistema operacional que, mesmo lançado na época do Windows 3.11 que funcionava em 16 bits, o sistema da IBM inaugurava a era dos 32 bits. Infelizmente o Windows 95 "tratorou" esse sistema. Daí experimentei o BSD e não cheguei a me adaptar a ele, embora soube anos mais tarde que se usava em seu kernel o Linux, com uma pegada de Mac OS. E este último usei durante 2 anos na versão High Sierra, antes de formatar o Mac e usar o Ubuntu. Como afirmei: usamos porque gostamos, e não porque o "mercado" exige.
@@tazbugado , eu cheguei a usar o OS/2 Warp 3, na mesma época em que as máquinas estavam se dividindo entre o Windows 95 e o Windows 3.11. Para instalar precisava-se de 2 disquetes. Não sei se a IBM conseguiu resolver isso em CD. Mas quando ele "morreu", nunca mais pude usufruir do mesmo. E nem sei se eu conseguiria instalar ele hoje em máquinas modernas (mesmo que pra matar a saudade). Legal saber que você usou esse sistema também, amigo.
Cheguei a usar o Lotus Smartsuíte e o que mais gostei do pacote foram as abas do Lotus 1-2-3 (planilhas semelhantes ao Excel) e do Organizer (uma espécie de agenda). Infelizmente a empresa mudou de nome os produtos e passou a cobrar caro e a focar em empresas, e a suíte ficou obsoleta.
Na descrição vc escreveu um monte de coisa que vc não pôs no vídeo! Eu uso o Linux , já tem um bom tempo, desde 2008 sendo que nesse meio tempo, voltei pro Windows, na época do 7 e 8. Experimentei apenas duas distros, o Ubuntu e o Debian, sendo que atualmente optei pelo segundo, por ele estar mais amigável, e fácil de instalar programas , por exemplo. Antigamente não tinha a loja de aplicativos e era tudo através do terminal. Hoje ele já vem , além de amigável, mais prático, e a coisa que eu sempre ouvi falar, era a estabilidade. Realmente estou sentindo uma diferença, por exemplo, quanto aos meus SSDs que eu colocava, dava problema na inicialização, erros, que eu não conseguia entender. Não sei o que aconteceu com o Ubuntu, mas com esse problema , migrei e não me arrempendi.
Eu uso o Zorin Os uso tema específico dele muito top gosto dele muito rápido na minha máquina e jogo todos os games e uso todos os programas que preciso então nem preciso mais de Windows.
Que isso, é só vc instalar o Linux Mint no pendrive igual vc faz para instalar no SSD interno, só que ao invés de selecionar o SSD vc seleciona o pendrive, LiveUSB é apenas para fazer instalação, a e lembre de usar a compressão transparente do BTRFS otimizar o espaço de armazenamento do pendrive.
Eu uso Linux atualmente , mas se tivesse escolhe de manter Windows com ctz manteria, bem mais prático de mexer e mais fácil resolver problemas. Entretanto , gosto do Linux e todos meus PCs estão com Linux.
Uso o Linux Mint LMDE baseado no Debian desde 2014 e satisfeito. Único problema que não resolvi é com o Wi-Fi USB 5G. 😢 Já no 2.4 funciona de boa. 💻👍🏻🙌🏻
Comigo funciona de boa 5G e 2.4G no LMDE. Veja se está ativado 5G nas configurações do seu modem.
@deathsleeperbtc9730 Está ativo. 👍🏻Funcionava bem na versão 5 quando fiz o upgrade para o LMDE 6 ficou inoperante. Fiz a mesma configuração da versão anterior mas nada. Acreditava que sendo mais atual e com o kernel novo nem iria me preocupar com isso 💻🥲
@@lobomaubad O SSID da 2.4G e da 5G é igual?
@@lobomaubad Eu tô usando LMDE 6 e funciona perfeitamente tanto o 5G, quanto o 2.4G
@@deathsleeperbtc9730 Deve ser que o Chipset do adaptador que não é compatível com a versão 🥲 só para ter uma ideia rodei de um pendrive a distro Biglinux e funcionou perfeitamente.
Bom dia Rafael fui gostaria de instalar o linux no notebook. Mais à minha irmã usa muito o Photoshop cs4 para educação de fotos. Teria como instalar o Photoshop sim ou não.
Experimente o Gimp ou Photopea (online)
NÃO
@@andrebarros5840 não chega em perto do Adobe Photoshop
No seu vídeo vc diz que praticamente só usa o windows para editar vídeos , mas não precisa usar o win pra isso pois tem o editor Kdenlive que é open source para linux, mac e windows.
Tem vários editores e open source. Shotcut, kdenlive e etc.
quem escolhe um sistema por personalização em 2024, widgets quem liga, o negócio é produtividade
Pra quem tem PC no minimo potente, vale a pena?
Não sei se ocorre só comigo mas os emuladores de PS2 e PS3 funcionam muito melhor no Linux
Emuladores e jogos em geral funcionam da mesma forma nos meus PCs, tenho 3 configurações diferentes em casa , já testei bodhi, zorin os, pop os , lubuntu , ubuntu , mint , arch, manjaro ,big , opensuse, garuda, debian, fedora ,nobara ,nixos, entre outros q N me vem a memória nome agora , todos sem exceção tiveram desempenho na emulação e jogos idênticos, o que muda desempenho é hardware, software pode até influenciar mas a mudança é tão insignificante que nem considero , tipo 58 fps num sistema e 60 noutro, esses 2 fps vc só vai notar se ficar olhando para o monitoramento.
eu vou para o linux.
me aventurei no ubuntu onde apreid e aprendo ate hj nele minha distro favorita e nao troco por windows nem a pau prefiro linux sem pensa e um sistema muito mas muito top uso pra jogar e nao tenho oque falar nao medeixa na mao
Um sistema ser melhor que outro depende muito do uso que o usuário dará ao sistema. Na imensa maioria dos casos de uso o pessoal não precisa do windows mas prefere usar mesmo que pirata por comodidade.
Existe 1 milhão de coisas que dá para fazer windows que no linux. Porque você não fala de aceleração de hardwere que o linux sofre com isso principal para videos online.
Existe 1 milhão de coisas que dá para fazer windows que no linux.
Ntfs e melhor q o etx4 mas n e melhor q o btrfs e zfs, n sei em relacao a o xfs.
Depende. NTFS e ReFS são excelentes dentro do ecosistema da MS, mas não sei o por quê a microsoft não adotou o ReFS no W11. Ext geralmente são muito bons mas o ext4 é meio que um puxadinho do ext3 com adição de novos recursos. BTRFS é o que uso atualmente e acredito que seja o melhor no ambiente linux mas ainda não estudei o zfs pra bater o martelo. Hoje no meu ponto de vista é NTFS se for ficar somente nos sistemas da MS, BTRFS no linux. E o melhor sistema para pendrives e disco externo o exfat por ser compatível com todos os sistemas, mas no linux todos os arquivos vão ficar com permissão 777.
Minha batata travando com linux Android
Flop