PARABENS À NOSSA TV ASSEMBLÉIA POR RESGATAR A NOSSA HISTORIA, PARABENS TAMBEM SOBRETUDO A ESTA EXCELENTE REPÓRTER MARINA RATIS PELO TRABALHO MINUNCIOSO DE PESQUISA, ENFIM PARABÉNS AO POVO PELO ACESSO À INFORMAÇÃO
gostei demais do documentário! senti falta da referência à PRETA TIA SIMOA, grande liderança abolicionista que contribui muito para as mobilizações contra a escravidão mas que ficou meio apagada na história.
Eu como todo bom carioca que sou, afirmo: - O Ceará é o estado mais rico culturalmente do país. É o estado dos cultos, dos ambientalistas e sociopolítico desde sua criação. O Rio é o estado mais espontâneo e mais passivo de todos os demais, mas o Ceará é o mais culto.
O Ceará foi sempre um povo valente não aceitou escravos no Ceará e também defendeu Parnaíba no Piauí pq os cearense era corajosos parabéns os cearense vc sã o rico de cultura de valentia trabalhador e não tem medo nada
Concordo sobre a coragem do povo cearense, mas gostaria de saber, como bom cearense que sou, mas morador do Rio de janeiro a mais de 20 anos, porque existem poucos negros no Ceará, terra da luz, e um enorme preconceito contra eles. Outra questão é que o trabalho escravo foi substituído pelo compulsório, com os indígenas, muito provavelmente, por conta da venda de escravos do nordeste para o sudeste, tendo em vista que a praia de Iracema não era o único ponto de embarque dos cativos.
Procurando algo sobre Aracati, encontro esse lindo documentário e que enfatiza o Chico da Matilde, lógico. Amo Canoa Quebrada, só não nascí lá. Sou de Fortaleza, cidade linda, quente, com praias maravilhosas. Canoa brotou no meu coração. E eu sabia que tinha algo de especial. Amo conhecer nossas origens. Parabéns aos envolvidos.
É com muita emoção e orgulho que falo de Francisco José do Nascimento o Dragão do mar nas minhas aulas aqui no Paraná, o Ceará decretou o fim da escravidão de seres humanos trazidos da África, 4ou5 anos antes do Brasil varonil, aos poucos o Brasil vai se conhecer, e seus verdadeiros heróis.
Grande pessoa Chico da Matilde!!! Viveo para ajuda os escravos. Que orgulho Chicho da Matilde narceo na minha linda praia de Canoa Quebrada 🫂❤️❤️nosso dragão do Mar.
aos 18:32 deste documentário a locutora diz: "ele não assumiu a liderança dos jangadeiros, porque tinha um cargo na capitania dos portos".Só para ilustrar mais este belo documentário ele foi nomeado prático em 1874 e conquistou o posto de Prático-Mor, teve sua licença cassada por causa da revolta dos jangadeiros.
É muito triste que esses conteúdos não fazem parte da cadeira de disciplina das escolas do Ceará. Eu tive acesso a estudar a História do Ceará quando cursava o curso de História na Urca. Porquê no ensino fundamental e médio nada sobre a o Ceará.
Recentemente tivemos um filho de Pedra Branca Sr JOSÉ AGUINELO dos SANTOS, filho de ex escravos e morreu com 129 anos de idade, considerado o homem mais velho do mundo. Sr. Aguinelo morreu e m Bauru estado de São Paulo dia 20 de dezembro de 2017. O mesmo tinha nascido aos 07 de julho de 1888. Ano da nossa abolição da escravatura.
Por que a gente não ver isso nas escolas. Nunca vi na escola essas histórias. Ou de José do Patrocínio, Luiz Gama, Joaquim Nabuco etc. Só se ver a história de Zumbim que também tinha escravos.
meu Deus como os escravos sofriam, imagine vc ser separado de sua familia num sei quantas vezes so pra fazer o capricho dos canalhas dos senhores deles, muito triste
6 лет назад+4
É verdade. no meu canal eu fiz uma filmagem em uma senzala na cidade de Redenção aqui no Ceará, nela podemos sentir a maldade do ser humano.
Princesa Isabel ficou comedor dos cearense qui libertou os negros ai 4 anos depois a princesa Isabel ficou comedor dos cearense 4 anos depois libertou o restos dos Estados
Muito bom e muito bem fundamentado nos fatos históricos o documentário; porém, vai salientar que o movimento abolicionista, boicotou o TRÁFEGO de escravos no porto de Fortaleza, e não o TRÁFICO, uma vez que atividade à época, era - infelizmente - legalizada.
os abolicionista também lutavam por democracia, e o porto era local de trabalho branco não iam escravos por lá, já a pescaria e o mercado do peixe foram os primeiros empreendimentos turisticos e de ideal a polo gastronomico e comercial de compra e venda ou seja os primeiros incentivos ao comercio no Ceará vinham do mar, eram os peixes pescados pelos jangadeiros diariamente, e o dragão, por causa dos seus estudos era cada vez menos do mar e das jangadas apesar de ter sido o idealizador da libertação dos escravos que foram interceptados era o 6º ciclo de escravidão no Ceará e eles libertaram os navios e os deixaram quebrar sem ninguém abandonados nos portos do Brasil ou da onde aportasse as correntes do norte pois vinham de lá, já amjuito tempo não viam a àfrica já n sabendo nem de onde eram lá, sendo mais dificil a realocação nos paisese de origem dos ex cativos do que quebrar as correntes e libertá-los, apesar de ter a jangada mais linda ( que esteve no louvré, esperei que ainda estivesse por lá) era o menos assíduo nas praias de iracema e do náutico que eram de onde iam ao mar os só jangadeiros como eram chamados os homens que vendiam o pescado para Fortaleza e interior do Ceará. Nosso dragão era filho de jangadeiro de fim de semana ( porém jangadeiro do mar) e de costureira, o Chico que chamavam ao se anunciar na entrada da casa dele era o pai n o filho, se anuciavam chamando o pai dele para poder na mãe chegar dona Anna Matilde da Fonseca pois é o chico era o pai.
#BandaDevassa - Rio de Janeiro - Brasil. 🇧🇷 "CONQUISTA" !!!! 💕 25 de Março no Ceará... (Entenda a Data Magna do Ceará, feriado que pega quase todo mundo de surpresa) !!!! 💕 "Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os escravos". Nesta quinta-feira, "dia 25 de março", é lembrada a "Data Magna do Ceará", feriado que pega muita gente de surpresa. Instituído em 06 de dezembro de 2011 por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o "feriado celebra a abolição dos escravos no Ceará". "A província foi a primeira do Brasil a libertar os escravos"... (no dia 25 de março de 1884)... embora o "País tenha sido o último do Ocidente" !!!! No Ceará, (a abolição aconteceu quatro anos antes do restante do País). A famosa "Lei Áurea" foi sancionada em 13 de maio de 1888 e acabou "invisibilizando" uma série de (personagens e setores da sociedade que lutaram por anos antes da conquista). Cinco dias antes de ser publicada no DOE, a Emenda Constitucional Nº 73 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com texto de autoria do então deputado "Lula Morais". A Emenda alterou o artigo 18 da Constituição Estadual. REDENÇÃO. Pouco mais de um ano antes do Ceará abolir a escravatura, mais especificamente em "1º de janeiro de 1883", a Vila do Acarape teve o dia marcado pela entrega de (116 cartas de alforria). "José do Patrocínio" e outros abolicionistas estavam presentes no ato que ocorreu em frente à igreja Matriz. "Acarape é hoje o município de REDENÇÃO" !!!!. Os "escravos libertos passaram a procurar formas de se reintegrar à sociedade"... Muitos fugiram para o quilombo na "Serra do Evaristo", em Baturité. Com medo de serem perseguidos, "lá eles acreditavam estar seguros da fragilidade da alforria". Outros partiam para Fortaleza, de (carta na mão), e viajavam em busca das suas famílias !!!! Havia também a parcela de libertos que não tinha família e que não queriam se refugiar nos quilombos. Dos que já estavam acostumados com a "rotina escravista", entraram em acordo com os senhores e passaram a prestar serviço remunerado. Redenção tem seus símbolos da libertação, como os museus que guardam o pouco dos documentos ainda preservados e a memória escravista em prédios históricos, "casa grande e senzala" - (hoje destino de turistas). 💕(#ByArizoli). 💕 Parabéns ao Povo Cearense !!!! 💕 (Parabéns ao Estado do Ceará - Homenagem da Banda Devassa - Rio de Janeiro - Brasil - 25 de Março de 2021).
Alguém sabe me informar se o José Marrocos que ela fala na carta que envia pra esposa é o mesmo que morava em Juazeiro do Norte. O que foi ser padre, mas não chegou a concluir. O que guardou por duas décadas a caixa com os panos do milagre da hóstia?
Dragão do Mar se uniu às elites da época, perdeu muito a credibilidade e como o próprio pesquisador do vídeo falou, uma legislação provincial não pode sobressair sobre a Constituição da época, ou seja, libertação dos escravos foi mais uma formalidade que realidade no Ceará nesse período. É incrível como grande parte dos brasileiros querem uma desculpa para idolatrar alguém.
Cara,esse teu comentario e tão burro em varios níveis. ...primeiro essa "lava jato do mec" seria pra investiga desvios de dinheiro da area da educação, segundo não tem nada a ver com metodologia de pesquisa,terceiro o revisionismo historico que vai ocorrer vai ser pelos nossos ministros olavistas
Meus parabéns pelo documentário, Dragão do Mar não será esquecido. Vou trabalhar para que os curitibanos saibam quem foi este líder negro!!!
PARABENS À NOSSA TV ASSEMBLÉIA POR RESGATAR A NOSSA HISTORIA, PARABENS TAMBEM SOBRETUDO A ESTA EXCELENTE REPÓRTER MARINA RATIS PELO TRABALHO MINUNCIOSO DE PESQUISA, ENFIM PARABÉNS AO POVO PELO ACESSO À INFORMAÇÃO
O Grande Herói Dragao do Mar ,parabéns pela a fua luta e história!
Estou fascinada com esses documentários... é muito bom conhecer a história desses grandes ícones da história do nosso Ceará.
Tope
@@raissagomes168 Impressionante muito bom né Raissa Gomes
@@sidneisousasidnei2357 e gosto de mais de história
@@raissagomes168 eu também gosto muito Raissa Gomes
@@sidneisousasidnei2357 eu me escreve no seu canal
gostei demais do documentário! senti falta da referência à PRETA TIA SIMOA, grande liderança abolicionista que contribui muito para as mobilizações contra a escravidão mas que ficou meio apagada na história.
Muito bom, parabéns a todos os Cearenses
Eu como todo bom carioca que sou, afirmo: - O Ceará é o estado mais rico culturalmente do país.
É o estado dos cultos, dos ambientalistas e sociopolítico desde sua criação. O Rio é o estado mais espontâneo e mais passivo de todos os demais, mas o Ceará é o mais culto.
O Ceará foi sempre um povo valente não aceitou escravos no Ceará e também defendeu Parnaíba no Piauí pq os cearense era corajosos parabéns os cearense vc sã o rico de cultura de valentia trabalhador e não tem medo nada
Concordo sobre a coragem do povo cearense, mas gostaria de saber, como bom cearense que sou, mas morador do Rio de janeiro a mais de 20 anos, porque existem poucos negros no Ceará, terra da luz, e um enorme preconceito contra eles. Outra questão é que o trabalho escravo foi substituído pelo compulsório, com os indígenas, muito provavelmente, por conta da venda de escravos do nordeste para o sudeste, tendo em vista que a praia de Iracema não era o único ponto de embarque dos cativos.
Ceará é o Estado mais branco do nordeste
Procurando algo sobre Aracati, encontro esse lindo documentário e que enfatiza o Chico da Matilde, lógico. Amo Canoa Quebrada, só não nascí lá. Sou de Fortaleza, cidade linda, quente, com praias maravilhosas. Canoa brotou no meu coração. E eu sabia que tinha algo de especial. Amo conhecer nossas origens. Parabéns aos envolvidos.
Parabéns Assembleia CE. Excelente conteúdo
Conhecer o passado, entendendo o presente!
É com muita emoção e orgulho que falo de Francisco José do Nascimento o Dragão do mar nas minhas aulas aqui no Paraná, o Ceará decretou o fim da escravidão de seres humanos trazidos da África, 4ou5 anos antes do Brasil varonil, aos poucos o Brasil vai se conhecer, e seus verdadeiros heróis.
Dragão do mar foi um verdadeiro herói.
Grande pessoa Chico da Matilde!!! Viveo para ajuda os escravos. Que orgulho Chicho da Matilde narceo na minha linda praia de Canoa Quebrada 🫂❤️❤️nosso dragão do Mar.
Mais uma vez volto para rever esse belíssimo material. Obrigado sempre pela disponibilidade.
Que maravilhoso esse documentário! Chega a arrepiar! Parabéns!
É tão bom ver essas histórias antigas
Ótimo documentário!!!
aos 18:32 deste documentário a locutora diz: "ele não assumiu a liderança dos jangadeiros, porque tinha um cargo na capitania dos portos".Só para ilustrar mais este belo documentário ele foi nomeado prático em 1874 e conquistou o posto de Prático-Mor, teve sua licença cassada por causa da revolta dos jangadeiros.
Incrível!
É muito triste que esses conteúdos não fazem parte da cadeira de disciplina das escolas do Ceará. Eu tive acesso a estudar a História do Ceará quando cursava o curso de História na Urca. Porquê no ensino fundamental e médio nada sobre a o Ceará.
Muito triste mesmo.
É uma pena que grande parte dos cearenses desconhecem estas histórias de sua terra.
Verdade.
Verdade
Concordo.
Não e culpa deles.
Muito interessante o documentário. Mais uma personalidade que quase foi esquecida...
Claro, era de origem pobre, tanto né o nome destacaram, ficou só o apelido P esconder a pessoa.
Francisco José do Nascimento, o verdadeiro Herói
A escravidão nunca acabou, só ganhou uma nova roupagem para fortalecer a exploração dos trabalhadores.
É uma pena isto não ser ensinado nas escolas.
Exato...uma pena.
Belíssimo e muito qualificado documentário! Parabéns !!!
Parabéns a equipe.O racismo que ha dentro do coração humano so será desfeito se este ser humano tiver um encontro pessoal com o Senhor Jesus.
+Júnior Melo Disse tudo só Jesus na causa.
É por isso que ele é a verdade e a verdade liberta.
Verdade Junior Melo.
Sensacional! Muito obg pelas informações fantásticas.
Eu gostei do vídeo 👍parabéns 🥰🥰🥰🥰🥰
parabéns pelo documentário; amei!
esse era pra ser lembrado no lugar do zumbi
Parabéns ao documentário mto forte porém digno d sua história..
Brilhante...Parabéns aos historiadores. ...Parabéns ao meu amigo professor Hilario.Parabéns a todos os demais profissionais.
Como a população escrava sofreu. 😔
Emocionante! 👏👏👏👏👏
Muito bom o vídeo eu precisava muito do vídeo sobre ele pro trabalho da escola eu não sabia nada dele😂😅
Muito bom.. parabéns
Por isso o Ceará é o Estado mais branco do nordeste ❤
A história e muito boa 👍💞💞
Bahut hi achcha
Excelente documentário
Muito bom.
nossa que legal
Adorei, muito legal 👍
Vou assistir de novo
Gostei
Recentemente tivemos um filho de Pedra Branca Sr JOSÉ AGUINELO dos SANTOS, filho de ex escravos e morreu com 129 anos de idade, considerado o homem mais velho do mundo. Sr. Aguinelo morreu e m Bauru estado de São Paulo dia 20 de dezembro de 2017. O mesmo tinha nascido aos 07 de julho de 1888. Ano da nossa abolição da escravatura.
oi moço,vc pode me falar,passar mais informações a respeito,por favor?
Por que a gente não ver isso nas escolas.
Nunca vi na escola essas histórias.
Ou de José do Patrocínio, Luiz Gama, Joaquim Nabuco etc.
Só se ver a história de Zumbim que também tinha escravos.
meu Deus como os escravos sofriam, imagine vc ser separado de sua familia num sei quantas vezes so pra fazer o capricho dos canalhas dos senhores deles, muito triste
É verdade. no meu canal eu fiz uma filmagem em uma senzala na cidade de Redenção aqui no Ceará, nela podemos sentir a maldade do ser humano.
Tem qui leva para as escolas essa história do Ceará e para as universidades
Parabéns os cearense foram muito valente e não aceitou escravos no Ceará
Princesa isabel uma ova, o negócio é Dragão do mar, dandara, zumbi, os malês!!
Princesa Isabel ficou comedor dos cearense qui libertou os negros ai 4 anos depois a princesa Isabel ficou comedor dos cearense 4 anos depois libertou o restos dos Estados
Muito legal
maravilhoso gostaria de v er mas sobre a historia do ceara quem pode me ajudar de algum outro arquivo
que biografia é essa do ed manoel? minuto 33:6
5:29 up
Alguém sabe dizer se ele teve filhos ? E qual nome dos filhos ?
Fazer um filme e documentário á valentia do s Ceará contra escravidão
Tô fazendo um trabalho com iso
Amei....alguem sabe o nome dessa musica instrumental do final....alguém sabe....
libertação humana.
Muito bom e muito bem fundamentado nos fatos históricos o documentário; porém, vai salientar que o movimento abolicionista, boicotou o TRÁFEGO de escravos no porto de Fortaleza, e não o TRÁFICO, uma vez que atividade à época, era - infelizmente - legalizada.
interessante👀👏
os abolicionista também lutavam por democracia, e o porto era local de trabalho branco não iam escravos por lá, já a pescaria e o mercado do peixe foram os primeiros empreendimentos turisticos e de ideal a polo gastronomico e comercial de compra e venda ou seja os primeiros incentivos ao comercio no Ceará vinham do mar, eram os peixes pescados pelos jangadeiros diariamente, e o dragão, por causa dos seus estudos era cada vez menos do mar e das jangadas apesar de ter sido o idealizador da libertação dos escravos que foram interceptados era o 6º ciclo de escravidão no Ceará e eles libertaram os navios e os deixaram quebrar sem ninguém abandonados nos portos do Brasil ou da onde aportasse as correntes do norte pois vinham de lá, já amjuito tempo não viam a àfrica já n sabendo nem de onde eram lá, sendo mais dificil a realocação nos paisese de origem dos ex cativos do que quebrar as correntes e libertá-los, apesar de ter a jangada mais linda ( que esteve no louvré, esperei que ainda estivesse por lá) era o menos assíduo nas praias de iracema e do náutico que eram de onde iam ao mar os só jangadeiros como eram chamados os homens que vendiam o pescado para Fortaleza e interior do Ceará. Nosso dragão era filho de jangadeiro de fim de semana ( porém jangadeiro do mar) e de costureira, o Chico que chamavam ao se anunciar na entrada da casa dele era o pai n o filho, se anuciavam chamando o pai dele para poder na mãe chegar dona Anna Matilde da Fonseca pois é o chico era o pai.
#BandaDevassa - Rio de Janeiro - Brasil.
🇧🇷 "CONQUISTA" !!!!
💕 25 de Março no Ceará...
(Entenda a Data Magna do Ceará, feriado que pega quase todo mundo de surpresa) !!!!
💕 "Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os escravos".
Nesta quinta-feira, "dia 25 de março", é lembrada a "Data Magna do Ceará", feriado que pega muita gente de surpresa. Instituído em 06 de dezembro de 2011 por lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o "feriado celebra a abolição dos escravos no Ceará".
"A província foi a primeira do Brasil a libertar os escravos"...
(no dia 25 de março de 1884)... embora o "País tenha sido o último do Ocidente" !!!!
No Ceará, (a abolição aconteceu quatro anos antes do restante do País). A famosa "Lei Áurea" foi sancionada em 13 de maio de 1888 e acabou "invisibilizando" uma série de (personagens e setores da sociedade que lutaram por anos antes da conquista).
Cinco dias antes de ser publicada no DOE, a Emenda Constitucional Nº 73 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com texto de autoria do então deputado "Lula Morais".
A Emenda alterou o artigo 18 da Constituição Estadual.
REDENÇÃO.
Pouco mais de um ano antes do Ceará abolir a escravatura, mais especificamente em "1º de janeiro de 1883", a Vila do Acarape teve o dia marcado pela entrega de (116 cartas de alforria).
"José do Patrocínio" e outros abolicionistas estavam presentes no ato que ocorreu em frente à igreja Matriz. "Acarape é hoje o município de REDENÇÃO" !!!!.
Os "escravos libertos passaram a procurar formas de se reintegrar à sociedade"... Muitos fugiram para o quilombo na "Serra do Evaristo", em Baturité.
Com medo de serem perseguidos, "lá eles acreditavam estar seguros da fragilidade da alforria". Outros partiam para Fortaleza, de (carta na mão), e viajavam em busca das suas famílias !!!!
Havia também a parcela de libertos que não tinha família e que não queriam se refugiar nos quilombos. Dos que já estavam acostumados com a "rotina escravista", entraram em acordo com os senhores e passaram a prestar serviço remunerado.
Redenção tem seus símbolos da libertação, como os museus que guardam o pouco dos documentos ainda preservados e a memória escravista em prédios históricos, "casa grande e senzala" - (hoje destino de turistas). 💕(#ByArizoli).
💕 Parabéns ao Povo Cearense !!!!
💕 (Parabéns ao Estado do Ceará - Homenagem da Banda Devassa - Rio de Janeiro - Brasil - 25 de Março de 2021).
Alguém sabe me informar se o José Marrocos que ela fala na carta que envia pra esposa é o mesmo que morava em Juazeiro do Norte. O que foi ser padre, mas não chegou a concluir. O que guardou por duas décadas a caixa com os panos do milagre da hóstia?
Aonde ele foi enterrado?
A pouco tempo foi encontrada sua tumba no cemitério São João Batista em Fortaleza.
E para câmera e senado
Brasil = Fim da VÁRZEA!
Dragão do Mar se uniu às elites da época, perdeu muito a credibilidade e como o próprio pesquisador do vídeo falou, uma legislação provincial não pode sobressair sobre a Constituição da época, ou seja, libertação dos escravos foi mais uma formalidade que realidade no Ceará nesse período. É incrível como grande parte dos brasileiros querem uma desculpa para idolatrar alguém.
Tá bom, qualquer coisa vai avisando, tá? 😂
Oi
Ele ainda tem descendentes vivos?
max evangelista 8
Minha avo era neta dele. Sou a 5a geraçao.
@@therezabjorklund353 vc é de onde ?
Em Canoa Quebrada terra natal dele tem....
@@mauroots Rio- Minha avó dizia q ele era avô dela. Os pais dela eram do Ceará-Nascimento.
Quem chegou aqui pelo Samba da Campeão da Mangueira dá um like!
Nao
O Imperador tinha uma moral de cachorro.
NOSSA SERA QUE ESTE DOCUMENTARIO FOI PAGO PELOS POLITICOS DAI,QUANDO A LAVA JATO DO MEC FOR ABERTO VAMOS VER A HISTORIA CERTA.
aqui vemos uma pessoa burra e sem perspectiva de futuro
já pode cavar a cova
Cara,esse teu comentario e tão burro em varios níveis. ...primeiro essa "lava jato do mec" seria pra investiga desvios de dinheiro da area da educação, segundo não tem nada a ver com metodologia de pesquisa,terceiro o revisionismo historico que vai ocorrer vai ser pelos nossos ministros olavistas
FODA-SE VCS DO NORDESTE UM BANDO DE BANDIDO POBRE
@@felipea.3813 BURRO SAO VCS DO NORDESTE
@@felipea.3813 GENTINHA
Excelente documentário
Muito bom.
Muito legal
Excelente documentário