@@joaocommanteiga as pessoas não deveriam ter pensamentos contrários ao Partido, para isso era necessário que soubessem apenas o essencial, nada de palavras que pudessem ser usadas num sentido pejorativo ao Partido, e isso tbm era um processo lento, logo a burrice precisava de tempo pra ser adquirida
Atualmente iniciei uma releitura de 1984, o livro é tão maravilhoso que a cada página que leio tenho a sensação de querer contar para todos as ideias dessa obra. Como uma sociedade pode ser dominada por seu governo. "Quem controla o passado controla o futuro, e quem controla o presente controla o passado.".
George Orwell foi tão brilhante,que ele conseguiu fazer críticas inteligentes a todos os tipos de pensamento e condutas que parecem se opôr.Isso ficou evidente pra mim,quando ele diz que a Júlia só era rebelde e contrária as imposições que atrapalham a sua vida.Pra ela não fazia diferença se o passado estava sendo alterado deliberadamente,só importa as próprias limitações.
Isabela , não sei se você se lembra de uma matéria exibida pelo Fantástico , sobre uma ativista norte coreana , que havia fugido com sua mãe para os Estados Unidos. Na entrevista ela dizia : " nós vivíamos em uma paranóia. Éramos levados a acreditar que o ditador era uma espécie de deus , que podia ler até pensamentos. E que até pensar contra o ditador era crime." Logo me lembrei de 1984 , pensamento crime. Excelente resenha.
Não assisti essa matéria, mas, pelas poucas informações que sabemos sobre a Coreia do Norte, posso imaginar que seja um mundo parecido com essa distopia do Orwell... Infelizmente...
O link da matéria que vc falou realmente incrível!!! g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/ativista-norte-coreana-que-fugiu-do-pais-aos-7-anos-conta-sua-historia/5298306/
Terminei de ler 1984 de George Orwell hoje, há alguns minutos atrás, que leitura emocionante, e vejo tudo isso se tornando real, com o avanço da tecnologia, eletrodomésticos com inteligência artificial, te ouve, te vê e te espiona por onde quer que você vá, isso sem falar do famoso Facebook. 1984 é real!!! Um abraço Isabela, que o criador o abençoe!!!
Eu não achei o relacionamento dele com a Júlia tão romântico não, pra mim era algo mais carnal... Até um pequeno sentimento ok, mas pra mim parecia era um pouco cada um por si. Outra coisa que eu gostei muito nesse livro é que o protagonista tinta várias falhas de personalidade mesmo, como todo mundo, não era todo bonzinho...
Creio que romântico não era mesmo, mas havia amor de fato ali. Uma das dádivas do livro é mostrar que nem o amor resiste ao totalitarismo, como podemos observar nas cenas finais.
Eu li "1984" no segundo ano da faculdade de jornalismo. Foi como tomar um soco no estômago. E foi uma das melhores coisas que me aconteceu: a leitura e o soco rsrs. Parabéns pelo vídeo! Um dos melhores até agora!
@@rafaelcastro7755 Liberdade coletiva é o direito de se expressar ou agir em nome de um grupo social. Essa liberdade é protegida por um conjunto de leis (a começar pela Constituição Federal) e normas éticas que regem a sociedade, de modo a maximizar a liberdade de cada um e combatendo os excessos.
@@caiorodrigues4457 Oi? Como é? 😂😂😂 Nada como o tempo para revelar as coisas né mesmo? Hoje estamos vendo, quem realmente é contra a liberdade de expressão.
Moça vc eh um anjo q Deus, permitiu q visse a Terra recuperei o prazer da leitura, nesse mundo tão doido da internet e prazeres imediatos, fúteis e vazios... o seu canal tem profundidade, o seu canal tem inteligência... e vc tem o dom da oratória.. poderia te ouvir durante horas.
1984 é, de longe, a história definitiva das distopias e é um dos meus livros preferidos. É uma pena que seja uma obra desconhecida do grande público, que sequer sabe a origem do termo "big brother". Adorei a sutileza na crítica aos programas de TV. :) Ótimo vídeo. Um grande abraço.
Fernando, esta edição da Companhia das Letras, que é a mostrada no vídeo da Isa, tem pouco mais de 400 páginas. Mas destas, menos de 350 são a história em si, o restante funciona como prefácio e apêndice, não sendo sua leitura necessária ao entendimento total do livro.
José Luiz Garcia Agradeço amigo. Eu geralmente utilizo e-books (PDF), Mas comumente encontro entraves nos livros digitais, ausência de páginas ou até mesmo desordem . Vou á procura deste livro. Agradeço novamente.
Esse livro me chamou a minha atenção numa estante da casa de minha cunhada pelo fato do ano ser 1979 e o livro narrar algo no futuro próximo 1985. Quando acabei lêr passei a ficar imaginando aonde aquilo poderia ocorrer de fato e verdade. Pasmem! eu enxerguei Lula , o PT e o comunismo no Brasil tão controlador e com verdades forjadas para manter o partido vermelho a dominar toda a nossa sociedade e como país cabeça de um bloco em toda américa latina. Acredito e tenho convicção que eu estava certo, porém se a população não se informar e reagir com apoio de interferência militar seremos o próximo país cobaia de um regime autoritário e preso a uma dotrinação que se iníciou no ano de 1964 se referindo ao nosso Brasil.
Isabella, passei seu vídeo em sala de aula ára os alunos de graduação em Psicologia, os resultados foram fantásticos! Parabéns pelo trabalho! Estou me tornando cada vez mais fã do canal. Abraços de Santos-SP
Li quando era adolescente assim como o livro "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, onde os bombeiros tinham a função de queimar livros. De George Orwell também li "Dias na Birmânia" ficção pois ele trabalhou por 5 anos na polícia colonial britânica na Birmânia e do mesmo autor, "Na Penúria em Paris e em Londres", 1933, sobre suas andanças pela Europa. Quem for a Londres vai ver o "Grande Irmão" nas câmeras de vídeo públicas em cada esquina e no Brasil também mas as câmeras são particulares. E baixando bastante o nível tem também o BBB, o Big Brother Brasil; Vade retro satanás.
Estou na metade do livro, e depois de ler: admirável mundo novo, ensaio sobre a cegueira, a árvore que dava dinheiro, ... Enfim, entre tantas ficções essa é de longe a melhor. E a cada página fico assombrado como está intrinsecamente relacionado com os nossos dias. É absurdo! Simplesmente estupendo esse livro. Estupenda a resenha da Isabela também.
não é exatamente a Julia que corrompe o Winston, ela é apenas uma amante incontrolável que odeia a ideia de se privar de liberdade sexual e de expressão por causa do partido. Ela nao demonstra muito interesse em política quando o Winston compartilha com ela os seus pensamentos sobre o passado e etc. A decisão de se corromper e entrar pro grupo rebelde foi mútua, eles estavam com medo de serem descobertos e mortos e ficar um sem o outro, e por isso decidiram lutar, o Winston conseguiu a oportunidade com o O'Brien e levou a Julia junto.
Acho interessante a versão de Terry Gillian na qual a opressão vem pela burocracia ... nada melhor que "Brazil" para o título - um país que já teve um ministério da desburocratização nacional.
Isabella Lubrano.,a cultura dessa jovem é imprescindível para um bom almoço, jantar, um vinho com bacalhau ou simplesmente, só, deitado na cama. Parabéns.
Eu li duas vezes. A primeira, eu não consegui dar continuidade de tão tenso que e apavorante que é. Quando, finalmente, terminei de ler na segunda tentativa, fui dominado por um sentimento inexplicável e uma vontade absurda de chorar. Que livro, que livro...
Cara, eu tive o mesmo sentimento, nunca aconteceu isso comigo. Fiquei mal uns três dias, mudou a minha cabeça por completo e até hoje eu tenho uma capacidade de entender as coisas antes do outros que no final se provam realidade.
Orwell sabia que a vida é cheia de finais tristes. "Se você quer saber como será o futuro da humanidade, imagine uma bota esmagando um rosto humano, para sempre!" G. Orwell
Quero parabeniza-la pelo excelente canal, adorei sua análise. Em "1974" comprei o VINIL David Bowie - Diamond Dogs, este foi o meu 1º contato com o tema 1984 GEORGE ORWELL, David escreveu as canções tendo como inspiração o Livro... Daí em diante fiquei fã de GEORGE ORWELL. Fui "ajudado" pelo Rock ka ka ka
Meu Deus, o jeito que ela explica é simplesmente maravilhoso. Prende a sua atenção. Já tinha ouvido falar em George Orwell e inclusive já li uma obra inspirada em 1984, chamada "Cidade Penumbra". Muito bom tbm. Vou ler esses dois livros para refletir mais sobre. Obrigado. 💚
E 6 anos após a publicação desse vídeo, venho assistir essa resenha que só elucida mais ainda a genialidade da obra. Parabéns pelo vídeo, pelas referências postas, ficou excelente!
O disco "The resistance" ,do Muse, foi inspirado nesse livro (Que inclusive venceu o grammy de melhor álbum de rock em 2010) Matt Bellamy, vocalista da banda, tem george orwell como seu escritor favorito.
eu terminei de ler este livro hoje e nossa que livro que deprime a gente. fiquei imaginando todo o controle que o partido quer ter sobre as pessoas e só tive um sentimento: tristeza. a impotência do Winston me deprime
@@skytarcilah2352 O CARA É FUSILADO. DEPOIS APARECE A FRASE SEM PÉ NEM CABEÇA DE QUE WINSTON AMA O GRANDE IRMÃO. É TUDO DEPRESSIVO E INSANO, NÃO VALE A PENA LER.
Isabela, já tinha visto este livro exposto em diversas livrarias. No entanto não sabia que tinha essa profundidade. Obrigado pelo seu canal, mais um livro para aquisição.
Que medo! hehhe, coitados do pessoal que me vigia pela câmera do celular quando acabo de acordar com carão de lua amassada! A visão deve ser igual quando a gente abre a câmera frontal sem querer...😱
Parabéns pela apresentação do canal e do livro. 1984 é baseado no livro "Nós" do escritor russo Zamiátin, lançado em 1924. Li o livro "Nós" primeiro e quando comecei a ler "1984" percebi estar lendo a mesma história, só que com outro estilo de escrita e uma apresentação mais claras das ideias do autor. Recomendo a todos a leitura de "Nós ". Sucesso!!
Parabéns pela iniciativa sou professor de história e uso os seus vídeos para estimular a leitura em sala da aula. Seu trabalho é fundamental para estímulo à leitura, sou seu fã.
Orwell ao lado de Huxley (Admirável Mundo Novo) são dois gênios do século passado. A leitura desse livro é bem cansativa, pois ele tem um ambiente bem pesado. Fahrenheit 451 foi escrito com uma linguagem mais simples, para quem quiser ler, eu recomendo. Leiam livros, por mais cansativo que possa ser, pois eles fazem - de certa forma - o nosso cérebro evoluir.
Nossa,vc fala de um jeito q me cativou pra ler esse livro,fiquei até chocada com a história e o impacto q ela faz hj !😱 Agr entendi pq é tão falado e até usado na redação de vestibular!! Parabéns!!!
A gente deve tomar esse livro como uma crítica, um alerta para que nós evitemos esse tipo de situação. Cabe a nós trabalhar para criar um mundo diferente disso, um mundo sem tirania, seja de esquerda, seja de direita.
É um livro que certamente faz vc ter panico, e ele tratando das teletelas, vc reflite de forma muito profunda, como o seu celular pode estar invadindo sua vida pessoal inteiramente
Mulher, como tu és linda! Apesar de nunca ter te visto, sinto como se fôssemos grandes amigas (loucura, não é?!), talvez seja pelo enorme amor que vejo em ti quando o assunto são essas coisinhas maravilhosas: os livros. Um beijão! É a primeira vez que me manifesto nos comentários do canal... mas ouso dizer que eu sou sua fã número um! Um grande abraço. Sucesso, Isa!!
Eu li a revolução dos bichos e gostei muito.É um livro genial também! Dá medo de pensar que não temos liberdade e somos vigiado 24 horas! Esse vai ser o próximo livro! Aliás estou assistindo a série Black Mirror que existe esse contexto da tecnologia e a forma de controlar as pessoas. Amei o vídeo:)💜💛💚💙❤💗
Eu nunca imaginei gostar tanto de livros, mas esse 1984 e os do Bukowski são sensacionais e está mostrando exatamente a situação que estamos vivendo, quem vive na ilusão vai se sentir mal ao ler esse livro, mas acredito que irá despertar. Adorei seu vídeo, curti, comentei e segui Parabéns pela forma de resumir.
Parabéns! Desta vez vc acertou na análise política implícita no livro e fez uma perfeita analogia com a nossa realidade. Conquistou o meu respeito. Parabéns!!
Isa, tem uma distopia clássica brasileira muito boa do Ignácio de Loyola Brandão: "Não verás país nenhum" que fala sobre um mundo onde o meio ambiente foi devastado. (focando no Brasil)
Gui Simmer não arriscaria ler, foca na sua. quando leio algo parecido com a história que meu primo ta escrevendo eu falo e ele não quer ler pra não desanimar nem ter influência.
@@otaviozaparoli4339 tu ta errado, orwell era um socialista(inclusive ele lutou com os comunistas na espanha ), fez esse livro criticando governos ditatoriais e antes de morrer fez questao de deixar claro "Todas as linhas de trabalho sério que escrevi desde 1936 foram escritas, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo e a favor do socialismo democrático, como eu o entendo."
@@mimiluisa7777 hoje 06/01/2023 o novo governo federal destinou mais ou menos 3 milhões de reais para uma secretaria da Secon, para investigar e punir qualquer pessoa que CRITIQUE políticos na rede social. É ou não é o ministério da verdade?
Bom dia pessoal, comprei este livro e já estou lendo, estou no início é já percebo como é louca a história. Acabo de ler DESINFORMAÇÃO do Pacepa, recomendo, muito bom. Bem, voltando ao livro, depois dessa breve análise perfeita, só me resta ler e terminar. Que loucura vivemos. Como disse um por ai, ""vivemos tempos difíceis". Um abraço à todos e viva a liberdade!!!
Eu li Revolução dos bichos e fiquei chocada como corresponde a nossa sociedade. Sem esperança de mudar. Lembrei da letra "E ohh vida de gado, povo marcado, povo feliz". Vou começar a ler 1984.
Isabella! Também tenho 1984 como minha referência em distopias. Orwell leu muito bem o seu tempo, interpretou seus sinais e escreveu contra o totalitarismo e outras formas de dominações e explorações mais sutis e naturalizadas, como as interações sociais convertidas em relações mercadológicas. O que mais me chamou a atenção na obra - além do quarto 101 com aqueles ratões - foi o conceito de duplipensamento, onde duas crenças extremamente contraditórias convivem num mesmo pensamento, sendo igualmente defendidas por quem as porta. Como sair às ruas em manifestações que pedem intervenção militar e mais poder para o judiciário: protesto contra o direito de protestar. Matutando, depois que vi teu vídeo... posso arriscar que esse duplipensamento atinge inclusive o Grande Irmão. O Big Brother de 1984, que oprimia e policiava, virou entretenimento. E não de qualquer tipo! Ele dá, principalmente, o "poder" de escolha: quem vai para o paredão? Tem mais, nessa mesma linha do duplipensar: a máscara de Guy Fawkes, de V de Vingança. O anarquista V, de repente, veste verde amarelo e pede pela ordem, que sempre serviu de justificativa aos Estados de exceção. E os desdobramentos são vários: o duplipensamento subverte o significado original, silenciando a luta daqueles que o antecederam. Suas reivindicações e resistências vão às sombras. Então se reescreve a História à revelia: Brilhante Ustra foi herói; Carlos Marighella, terrorista. Como o poço não tem fim, eis a Novalíngua: uma vez que o pensamento se realiza na linguagem e nós necessitamos da linguagem para o pensamento, abolindo-se determinadas palavras (ou Sociologia e Filosofia) "subversivas", limita-se reflexão e ação, caem por terra as abstrações do pensamento, a capacidade de imaginar na ausência de. Mata-se a criticidade, a criatividade e a articulação. Não se queimam livros sem propósitos. Sem vocabulário não há ideia, sem ideia não há vocabulário. O desconforto de Winston é inominável, o que deixa sua angústia ainda maior. Quando li 1984 pela primeira vez, intercalava com Febeapá, do Stanislaw Ponte Preta. Com o humor, subversivo em tempo de ordem, ele trazia acontecimentos do pós-64. Num deles, um Coronel cercou a Assembleia Legislativa com oitocentos soldados e exigiu que fossem eleitos seus conhecidos. Stanislaw conclui que foi "a eleição democrática mais rápida que se houve". Democracia garantida pela força; autoritarismo que assegura "liberdade". Não por acaso nossos militares presidentes não usaram farda quando estiveram no poder. A saudade que deixaram, Orwell explica. Tks pela resenha! Deve ter sido uma das mais pedidas! Bjos!
@Raquel Carvalho é um excelente livro , Raquel! Vai que vai .... Agora eu tô no finalzinho de Crime e Castigo de Dostoiéviski, que tbm esta sendo incrível!!!!
Só deu vontade de ler. É isso ai galeriu armazenamento nas nuvens, redes sociais, curtidas são formas de rastrear o que fazemos! precisamos disso, mas parece que não temos mais como guardar o que pensamos... o historico do computador e as formas de armazenamento estão ai registrando ponto a ponto tudo o que fazemos, ações e pensamentos que nossa memória nem lembra mais... hj é possível fazer um rastreamento diário de todos os passos e que sentimos diariamente...
Boa tarde bom gente ainda existe diário de papel com cadeado e ainda por cima. Kkkkkk kkk brincadeiras a parte deve-se ter cuidado com o que se posta em rede sociais sim pois pode definir até um futuro emprego, muitas empresas está investigando o perfil do Facebook para contratação.
Minha RUclipsr de leitura preferida. Ultimamente não tenho visto seus vídeos mas quando procuro algo sobre livros, vou pro seu canal. Muito inteligente e carismática. Deus abençoe.
A resenha está muito boa! Pra complementar, sugiro a resenha de outras distopia angustiante e brasileira, escrita pelo Ignácio de Loyola Brandão - NÃO VERÁS PAÍS NENHUM. bjs
Obrigada pela resenha !!! O Brasil está igual a esse livro 1984, sendo q estamos em 2022😢😢
8 лет назад+7
Li no ano passado. Com certeza um dos meus livros preferidos. A gente fica perplexo a cada página. E a linguagem do livro é bem fácil de ler. Ótima resenha Isa, agora quero reler.
Excelente resenha! O que mais me impressiona é a quantidade de "Parsons" na vida atual. Amam o grande irmao e ainda acreditam que devem ser punidos quando ousam pensar fora das linhas do "partido".
Acabei de lê-lo, simplesmente assombroso. Creio que Orwell tivesse a tão sonhada máquina do tempo. Mas sabemos que não é nada disso, é a humanidade repetindo os mesmos erros de sempre.
Eu acabei de ler e a sensação de melancolia e impotência é enorme,pois tudo que ha no livro,de certa maneira esta acontecendo hoje,so que de forma,as veses até mais pesada.Enquanto no livro,vc era obrigado a ser vigiado,na vida real vc deixa ser vigiado em troca de um oceano de bobagens,enviadas e compartilhadas incessantemente por todos.Parece que estamos caminhando para a mais formidável forma de controle das massas jamais visto ou imaginado por Owell ou Ruxley.Winston é um martir,mas ninguém ficará sabendo disso.
Resenha maravilhosa de um livro potente.. Há uma adaptação cinematográfica de 1956 e é impressionante grau de semelhança entre o livro o filme e a nossa realidade..
Ótimo! Ouvi falar muito nesse livro, fiquei com vontade de ler. Inclusive, foi lançado pouco antes de um episódio que todo mundo conhece né... Qualquer semelhança..
Lendo o livro algumas semanas atrás e vendo a profissão que o Winston exerce no ministério da verdade eu só consiguia lembrar das fake news que são tão comuns hoje em dia com o uso da internet e tudo mais, é incrível como esse livro continua atual mesmo que passem anos e anos do seu lançamento
Siiim, esse maldito quarto 101 destrói qualquer um, ninguém sobrevive a ele, a tortura usada ali é genialmente a pior de todas as torturas que existem.
Eu amo as capas tanto de "a revolução dos bichos" quanto de "1984" "Correndo" pra terminar a leitura de "o retrato de Dorian Gray", um livro maravilhoso que eu não imaginava ter tanto da vida, do homem, do que o Oscar Wilde era e do que acreditava. Ancioso pela resenha Isa
Julio Henrique Baltazar Tive o mesmo sentimento lendo 'O retrato de Dorian Gray'. Fiquei dias pensando na obra depois que havia terminado a leitura. Esses são os livros que fazem valer o empenho de ler antes de dormir, ler no ônibus, entre as aulas e nos intervalos :)
Julio Henrique Baltazar, eu também adoro as capas destes livros, kkkkk e tenho a chanse de te-los em casa, e não faz muito tempo que reli o retrato de Dorian Gray. Estou ansiosamente agurdado sua resenha !
Julio Henrique Baltazar Olha, já comprei A Revolução dos Bichos e me falta comprar 1984, mas sempre sempre essas capas me fascinaram. Não consigo imaginar outro tipo de capa pra eles. Vou ver se compro 1984 logo antes que decidam mudá-la.
o regime descrito no livro se trata do socialismo, é explicitamente dito, inclusive tem uma sigla utilizada durante toda a leitura, que diz isso também.
No capitalismo pleno cuja Liberdade é lei fundamental, você escolhe trabalhar para outras pessoas, ou trabalhar para si. No socialismo você trabalha para o estado, pelo estado, com o estado, você não tem escolha. Logo não faz sentido associar qualquer regime totalitário ao capitalismo em sua essência
Silvana Pierro ele utiliza o socialismo, mas na verdade refere-se a qualquer forma de ditadura imposta pelo governo. Principalmente quando fala sobre a televisão e suas propagandas 24hs. QUALQUER GOVERNO
Sim, eh uma crítica ao totalitarismo em geral, mas as referências ao comunismo soviético (que o autor considerava uma "deturpação" do "socialismo verdadeiro") são bem claras. Já no livro Animal Farm a crítica eh claramente direcionada a URSS.
Li 1984 quando era jovem aos 18 anos de idade. Reli agora aos 50 para analisar a percepção atual. Fantástico a realidade copiando a ficção. Que visão impressionante de George Orwell, parece que viajou ao futuro para escrever com tanta propriedade.
"Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu mesmo".
C. S. Lewis
profundo
O ano é 2023 e o livro está a cada dia mais se tornando realidade
Num é? A tal PL da fake news é mto uma coisa q o ministério da verdade faria kkk
SIM
@@alquimistavoador eoq?
@@alquimistavoador pl2630?
@@Niscolascosta essa daí msm
"A burrice era tão necessária quanto a inteligência, e igualmente difícil de ser adquirida" - 1984
Duplipensamento
Karamba!!
alguem explica?
@@joaocommanteiga as pessoas não deveriam ter pensamentos contrários ao Partido, para isso era necessário que soubessem apenas o essencial, nada de palavras que pudessem ser usadas num sentido pejorativo ao Partido, e isso tbm era um processo lento, logo a burrice precisava de tempo pra ser adquirida
@@gyovannalopes4131 #covid1984
Assistindo hoje, 23 de março de 2020. E descobri que Winston trabalhava corrigindo notícias - fazendo fake news...
Onde vc viu? Tem link?
@@cristieas tá no livro
Sagaz, estupenda dedução / analogia.
"Ministério da Verdade"
Tem que ser muito anti-sistema pra entender esse comentário.
Atualmente iniciei uma releitura de 1984, o livro é tão maravilhoso que a cada página que leio tenho a sensação de querer contar para todos as ideias dessa obra. Como uma sociedade pode ser dominada por seu governo. "Quem controla o passado controla o futuro, e quem controla o presente controla o passado.".
É isso q os terroristas do BLM é a esquerda fazem hj, fazendo revisionismo histórico e forçando q escrevemos como eles querem.
essa mulher eh tão boa para resenhar livros q eu vou acabar comprando todos os 1001 livros q ela pretende falar sobre e falir de uma vez por todas ;-;
Essa Isa é uma perdição na vida da gente.😂😂
falir financeiramente e ficar bilionária em conhecimento.
Interessante são os olhos dela ! Linda 🌺🌺🌺🌺
Menina, vc é boa demais nas resenhas. Você estimula a vontade de ler. Parabéns pelo EXTRAORDINÁRIO trabalho
Dizem que é melhor falir com livros do que com coisas inuteis não?
George Orwell, um profeta!
Foi uma das leituras mais angustiantes da minha vida. Não conseguiria ler de novo. Mas acho q todos deveriam ler ao menos uma vez na vida. Essencial!
Bom saber, vou esperar esse governo cair pra eu ler.
É perturbador.
Acho que deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas. TODAS as escolas.
@@gisaalmeida1622 ler agora que vai combinar com o atual governo
Me senti angustiada lendo também
George Orwell foi tão brilhante,que ele conseguiu fazer críticas inteligentes a todos os tipos de pensamento e condutas que parecem se opôr.Isso ficou evidente pra mim,quando ele diz que a Júlia só era rebelde e contrária as imposições que atrapalham a sua vida.Pra ela não fazia diferença se o passado estava sendo alterado deliberadamente,só importa as próprias limitações.
1984 está acontecendo diante dos nossos olhos, e estamos inertes!!!😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Isabela , não sei se você se lembra de uma matéria exibida pelo Fantástico , sobre uma ativista norte coreana , que havia fugido com sua mãe para os Estados Unidos. Na entrevista ela dizia : " nós vivíamos em uma paranóia. Éramos levados a acreditar que o ditador era uma espécie de deus , que podia ler até pensamentos. E que até pensar contra o ditador era crime." Logo me lembrei de 1984 , pensamento crime. Excelente resenha.
Não assisti essa matéria, mas, pelas poucas informações que sabemos sobre a Coreia do Norte, posso imaginar que seja um mundo parecido com essa distopia do Orwell... Infelizmente...
O link da matéria que vc falou realmente incrível!!!
g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/ativista-norte-coreana-que-fugiu-do-pais-aos-7-anos-conta-sua-historia/5298306/
Jesus Cristo! Quero saber onde vejo este depoimento.
@@LerAntesdeMorrer O QUE É DISTOPIA? TEM A VER COM UTOPIA? (UM-TOPIA?)
Caramba,eu não sabia disso,era uma ditadura total.
Terminei de ler 1984 de George Orwell hoje, há alguns minutos atrás, que leitura emocionante, e vejo tudo isso se tornando real, com o avanço da tecnologia, eletrodomésticos com inteligência artificial, te ouve, te vê e te espiona por onde quer que você vá, isso sem falar do famoso Facebook.
1984 é real!!!
Um abraço Isabela, que o criador o abençoe!!!
JONAS MARTINS 1984 NÃO TEM NADA DE REAL HOJE, QUE É SÓ PUCHAR A TOMADA E DESLIGAR TUDO. NO LIVRO NÃO HAVIA TOMADAS!
Concordo ,Jonas ele já estava prevendo tudo.
@@caiojuliocesar1654 cala a boca kkkk
Eu não achei o relacionamento dele com a Júlia tão romântico não, pra mim era algo mais carnal... Até um pequeno sentimento ok, mas pra mim parecia era um pouco cada um por si. Outra coisa que eu gostei muito nesse livro é que o protagonista tinta várias falhas de personalidade mesmo, como todo mundo, não era todo bonzinho...
Creio que romântico não era mesmo, mas havia amor de fato ali. Uma das dádivas do livro é mostrar que nem o amor resiste ao totalitarismo, como podemos observar nas cenas finais.
Esse livro é imprescindível. Não tem preço. Deve ser preservado para as gerações futuras.
Terminei esse livro ontem, e confesso, é um livro muito atual. Um dos melhores que já li.
Eu li "1984" no segundo ano da faculdade de jornalismo. Foi como tomar um soco no estômago. E foi uma das melhores coisas que me aconteceu: a leitura e o soco rsrs. Parabéns pelo vídeo! Um dos melhores até agora!
Impressionante como cada vez que leio 1984 fico mais preocupado. Ano 2022 e temos gente falando em regulamentar a midia e redes sociais.
Lula kkkkk
Verdade coisas assim são muito preocupantes
Verdade, as coisas estão acontecendo , mais alguns imbecis batem palmas pro diabo 😈😈😈
Pois é, vemos cada vez mais ideologias extremistas surgindo em grupos fechados onde apenas o que se diz lá é verdade. Entendeu a referência?
@@emiliano.leite1 Ohh, como você é inteligente!
Vendo essa excelente análise feita por você, me lembrei daquela frase:
"O preço da liberdade é a eterna vigilância". Thomas Jefferson
Sim, vigilância para que as liberdades individuais e coletivas não sejam usurpadas.
#FORABOLSONARO
@@caiorodrigues4457 O que e uma liberdade coletiva?
@@rafaelcastro7755 Liberdade coletiva é o direito de se expressar ou agir em nome de um grupo social. Essa liberdade é protegida por um conjunto de leis (a começar pela Constituição Federal) e normas éticas que regem a sociedade, de modo a maximizar a liberdade de cada um e combatendo os excessos.
@@caiorodrigues4457#covid1984
@@caiorodrigues4457 Oi? Como é? 😂😂😂 Nada como o tempo para revelar as coisas né mesmo? Hoje estamos vendo, quem realmente é contra a liberdade de expressão.
Eu tinha uma esperança tão grande que esse livro teria um final feliz. Fui destroçado.
Rapaz , eu tbm kkkk terminei de lê-lo hoje ... E tô aqui vendo o vídeo indignado 😂
Sem spoiler maluco
Ent somos dois ksksks terminei ele hj
@@srwalter5762 Quebrou minha leitura mesmo kkkkkk
@@srwalter5762 Mas pior que no vídeo ela tbm acaba deixando transparecer isso tbm rsrs
Moça vc eh um anjo q Deus, permitiu q visse a Terra recuperei o prazer da leitura, nesse mundo tão doido da internet e prazeres imediatos, fúteis e vazios... o seu canal tem profundidade, o seu canal tem inteligência... e vc tem o dom da oratória.. poderia te ouvir durante horas.
1984 é, de longe, a história definitiva das distopias e é um dos meus livros preferidos. É uma pena que seja uma obra desconhecida do grande público, que sequer sabe a origem do termo "big brother". Adorei a sutileza na crítica aos programas de TV. :) Ótimo vídeo. Um grande abraço.
José Luiz Garcia Sabe me dizer quantas páginas este livro tem prezado?
Fernando, esta edição da Companhia das Letras, que é a mostrada no vídeo da Isa, tem pouco mais de 400 páginas. Mas destas, menos de 350 são a história em si, o restante funciona como prefácio e apêndice, não sendo sua leitura necessária ao entendimento total do livro.
José Luiz Garcia Agradeço amigo. Eu geralmente utilizo e-books (PDF), Mas comumente encontro entraves nos livros digitais, ausência de páginas ou até mesmo desordem . Vou á procura deste livro. Agradeço novamente.
Esse livro me chamou a minha atenção numa estante da casa de minha cunhada pelo fato do ano ser 1979 e o livro narrar algo no futuro próximo 1985. Quando acabei lêr passei a ficar imaginando aonde aquilo poderia ocorrer de fato e verdade. Pasmem! eu enxerguei Lula , o PT e o comunismo no Brasil tão controlador e com verdades forjadas para manter o partido vermelho a dominar toda a nossa sociedade e como país cabeça de um bloco em toda américa latina. Acredito e tenho convicção que eu estava certo, porém se a população não se informar e reagir com apoio de interferência militar seremos o próximo país cobaia de um regime autoritário e preso a uma dotrinação que se iníciou no ano de 1964 se referindo ao nosso Brasil.
Ainda não li, mas dizem que admirável mundo novo é tão bom quanto. Obs: ainda não li 1984 tbm. Comprei e estou aguardando a chegada.
Sem dúvida, 1984 foi um dos livros mais assustadores que eu já li.
Ótima resenha, Isa!
Isabella, passei seu vídeo em sala de aula ára os alunos de graduação em Psicologia, os resultados foram fantásticos!
Parabéns pelo trabalho! Estou me tornando cada vez mais fã do canal.
Abraços de Santos-SP
Li quando era adolescente assim como o livro "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, onde os bombeiros tinham a função de queimar livros. De George Orwell também li "Dias na Birmânia" ficção pois ele trabalhou por 5 anos na polícia colonial britânica na Birmânia e do mesmo autor, "Na Penúria em Paris e em Londres", 1933, sobre suas andanças pela Europa. Quem for a Londres vai ver o "Grande Irmão" nas câmeras de vídeo públicas em cada esquina e no Brasil também mas as câmeras são particulares. E baixando bastante o nível tem também o BBB, o Big Brother Brasil; Vade retro satanás.
Estou na metade do livro, e depois de ler: admirável mundo novo, ensaio sobre a cegueira, a árvore que dava dinheiro, ... Enfim, entre tantas ficções essa é de longe a melhor. E a cada página fico assombrado como está intrinsecamente relacionado com os nossos dias. É absurdo! Simplesmente estupendo esse livro. Estupenda a resenha da Isabela também.
não é exatamente a Julia que corrompe o Winston, ela é apenas uma amante incontrolável que odeia a ideia de se privar de liberdade sexual e de expressão por causa do partido. Ela nao demonstra muito interesse em política quando o Winston compartilha com ela os seus pensamentos sobre o passado e etc.
A decisão de se corromper e entrar pro grupo rebelde foi mútua, eles estavam com medo de serem descobertos e mortos e ficar um sem o outro, e por isso decidiram lutar, o Winston conseguiu a oportunidade com o O'Brien e levou a Julia junto.
Acho interessante a versão de Terry Gillian na qual a opressão vem pela burocracia ... nada melhor que "Brazil" para o título - um país que já teve um ministério da desburocratização nacional.
Vc só é rebelde da cintura pra baixo.
Lara Ramos
Muito boa a correção
Exatamente, achei estranho oq a Isa tinha dito.
Resumindo, NUNCA VOTEM EM ALGUÉM QUE QUER CRIAR UM “MINISTÉRIO DA VERDADE”
E votaram kkkkkkkkkkkkkkk o amor venceu.
Nem em quem criou uma comissão da verdade que só apurou os supostos erros do lado politico contrário dos membros da própria comissão...
É que do outro lado havia um nazista, @@degan2501
@@degan2501"dou graças todos os dias pq o amor venceu. "
@@oseiasfagundes7540 "Se nossos eleitores estudassem..... Nao votariam no PT." (Luis Inacio Lula da Silva)
Estamos a caminho. Em passos largos. Forte abraço.
1984 Adquirido depois da sua indicação... Continue...
Isabella Lubrano.,a cultura dessa jovem é imprescindível para um bom almoço, jantar, um vinho com bacalhau ou simplesmente, só, deitado na cama. Parabéns.
Li este livro recentemente e amei, achei fantástico. E sim, podemos fazer algumas relações com situações atuais. Pena que poucos o leiam.
Eu li duas vezes. A primeira, eu não consegui dar continuidade de tão tenso que e apavorante que é. Quando, finalmente, terminei de ler na segunda tentativa, fui dominado por um sentimento inexplicável e uma vontade absurda de chorar. Que livro, que livro...
É um soco no estômago. E a gente fica mesmo com vontade de chorar, além de revoltado. :(
Cara, eu tive o mesmo sentimento, nunca aconteceu isso comigo. Fiquei mal uns três dias, mudou a minha cabeça por completo e até hoje eu tenho uma capacidade de entender as coisas antes do outros que no final se provam realidade.
Então não vou nem ler.... meu Deus! Quero um livro que soluciona essa aberração.
Eu demorei dois meses para ler por causa disso...
E agora em plena pandemia, o 1984 parece cada vez descrever nossa situação...
Eu comecei q ler agr e já vi o quanto atual é. Como demorei p ler esta obra,mas antes tarde que nunca.
Assistimos esse fenômeno recentemente no nosso quintal
o final desse livro acabou comigo
pois é, quando você pensa que o "durante" do livro já é avassalador ao máximo, chega o final e vai além
Rafaela Barbosa, também fiquei arrasada com o final...
Orwell sabia que a vida é cheia de finais tristes.
"Se você quer saber como será o futuro da humanidade, imagine uma bota esmagando um rosto humano, para sempre!"
G. Orwell
comigo também! fiquei passada!
Danilo Vicente os diálogos com O'Brien são os que acho mais interessantes do livro
Como já dizia Chacrinha " nada se cria, tudo se copia" hahahahha Nunca li George Orwell, mas sempre fico com vontade, agora mais ainda!
Quero parabeniza-la pelo excelente canal, adorei sua análise. Em "1974" comprei o VINIL David Bowie - Diamond Dogs, este foi o meu 1º contato com o tema 1984 GEORGE ORWELL, David escreveu as canções tendo como inspiração o Livro... Daí em diante fiquei fã de GEORGE ORWELL. Fui "ajudado" pelo Rock ka ka ka
Meu Deus, o jeito que ela explica é simplesmente maravilhoso. Prende a sua atenção. Já tinha ouvido falar em George Orwell e inclusive já li uma obra inspirada em 1984, chamada "Cidade Penumbra". Muito bom tbm. Vou ler esses dois livros para refletir mais sobre. Obrigado. 💚
E 6 anos após a publicação desse vídeo, venho assistir essa resenha que só elucida mais ainda a genialidade da obra. Parabéns pelo vídeo, pelas referências postas, ficou excelente!
Não vou mentir fiquei perdida em certas partes do livro, eu a todo momento voltava na página anterior para reler e entender.
O disco "The resistance" ,do Muse, foi inspirado nesse livro (Que inclusive venceu o grammy de melhor álbum de rock em 2010) Matt Bellamy, vocalista da banda, tem george orwell como seu escritor favorito.
Este é um livro excelente. Eu bem que aguardava um post seu sobre o livro 1984. Dá muito em que pensar porque, de fato, vivemos em tempos Orwellianos.
Excelente resenha. Já li 1984 e realmente é impressionante e muito atual. Uma obra prima.
Nossa estou lendo 1984 e sua abordagem só me subsidiou no entendimento. Porque há de se fazer um paralelismo com os dias atuais. Parabéns!!!
eu terminei de ler este livro hoje e nossa que livro que deprime a gente. fiquei imaginando todo o controle que o partido quer ter sobre as pessoas e só tive um sentimento: tristeza. a impotência do Winston me deprime
Lucília Mendes deixa bem pra baixo msm. Mas o final foi sensacional
Lucília Mendes qual o final do livro ?
@@skytarcilah2352 todo mundo morre kkkk
@@skytarcilah2352 O CARA É FUSILADO. DEPOIS APARECE A FRASE SEM PÉ NEM CABEÇA DE QUE WINSTON AMA O GRANDE IRMÃO. É TUDO DEPRESSIVO E INSANO, NÃO VALE A PENA LER.
e aqui estamos nos em 23 maio de 2020 perdendo a liberdade..nova ordem mundial em andamento
Isabela, já tinha visto este livro exposto em diversas livrarias. No entanto não sabia que tinha essa profundidade. Obrigado pelo seu canal, mais um livro para aquisição.
Excelente leitura, imperdível
Que medo! hehhe, coitados do pessoal que me vigia pela câmera do celular quando acabo de acordar com carão de lua amassada! A visão deve ser igual quando a gente abre a câmera frontal sem querer...😱
Verdade kkkkkkk A gente leva cada susto né.
Beijo!!
Parabéns pela apresentação do canal e do livro.
1984 é baseado no livro "Nós" do escritor russo Zamiátin, lançado em 1924.
Li o livro "Nós" primeiro e quando comecei a ler "1984" percebi estar lendo a mesma história, só que com outro estilo de escrita e uma apresentação mais claras das ideias do autor.
Recomendo a todos a leitura de "Nós ".
Sucesso!!
Como pode ser tao linda e inteligente. 😍 que ser humano apaixonante
Parabéns pela iniciativa sou professor de história e uso os seus vídeos para estimular a leitura em sala da aula. Seu trabalho é fundamental para estímulo à leitura, sou seu fã.
Orwell ao lado de Huxley (Admirável Mundo Novo) são dois gênios do século passado. A leitura desse livro é bem cansativa, pois ele tem um ambiente bem pesado. Fahrenheit 451 foi escrito com uma linguagem mais simples, para quem quiser ler, eu recomendo. Leiam livros, por mais cansativo que possa ser, pois eles fazem - de certa forma - o nosso cérebro evoluir.
Isa, eu já li e tenho este livro. Concordo com vc, quando se diz é melhor livro distopico do século XX! Amo este livro! Bjs!
Nossa,vc fala de um jeito q me cativou pra ler esse livro,fiquei até chocada com a história e o impacto q ela faz hj !😱
Agr entendi pq é tão falado e até usado na redação de vestibular!!
Parabéns!!!
A gente deve tomar esse livro como uma crítica, um alerta para que nós evitemos esse tipo de situação. Cabe a nós trabalhar para criar um mundo diferente disso, um mundo sem tirania, seja de esquerda, seja de direita.
Sem querer dar spoiler mas quando eu terminei de ler esse livro eu morri por dentro
@@moniquesimao410 vai ler preguiçosa hahaha
@@moniquesimao410 só pode ser piada essa pergunta...
Eu também, não gostei do fim.Fiquei extremamente triste.
É uma leitura densa realmente e o final é chocante. Concordo com você.
É um livro que certamente faz vc ter panico, e ele tratando das teletelas, vc reflite de forma muito profunda, como o seu celular pode estar invadindo sua vida pessoal inteiramente
Mulher, como tu és linda! Apesar de nunca ter te visto, sinto como se fôssemos grandes amigas (loucura, não é?!), talvez seja pelo enorme amor que vejo em ti quando o assunto são essas coisinhas maravilhosas: os livros. Um beijão! É a primeira vez que me manifesto nos comentários do canal... mas ouso dizer que eu sou sua fã número um! Um grande abraço. Sucesso, Isa!!
Eu li a revolução dos bichos e gostei muito.É um livro genial também!
Dá medo de pensar que não temos liberdade e somos vigiado 24 horas!
Esse vai ser o próximo livro!
Aliás estou assistindo a série Black Mirror que existe esse contexto da tecnologia e a forma de controlar as pessoas.
Amei o vídeo:)💜💛💚💙❤💗
Eu nunca imaginei gostar tanto de livros, mas esse 1984 e os do Bukowski são sensacionais e está mostrando exatamente a situação que estamos vivendo, quem vive na ilusão vai se sentir mal ao ler esse livro, mas acredito que irá despertar.
Adorei seu vídeo, curti, comentei e segui
Parabéns pela forma de resumir.
Parabéns! Desta vez vc acertou na análise política implícita no livro e fez uma perfeita analogia com a nossa realidade. Conquistou o meu respeito. Parabéns!!
Isa, tem uma distopia clássica brasileira muito boa do Ignácio de Loyola Brandão: "Não verás país nenhum" que fala sobre um mundo onde o meio ambiente foi devastado. (focando no Brasil)
Meu Deus eu tava pensando em escrever um livro
De distopia que o meio ambiente havia sido devastado :(
A história deve ser diferente do que eu tava pensando para a minha ,(espero) quem sabe um dia eu leio esse livro
Gui Simmer não arriscaria ler, foca na sua. quando leio algo parecido com a história que meu primo ta escrevendo eu falo e ele não quer ler pra não desanimar nem ter influência.
Daniela Medeiros já li e é muito bom
Já vi esse livro várias vezes em bibliotecas, sempre fiquei curiosa com o título e nunca arrisquei ler. Agora deu vontade!
Parabéns pela sua maravilhosa fineza para falar da televisão.
O filme é tão forte quanto o livro, vale à penas à ver
Chorei lendo o último capítulo, e vendo o caminho q o Brasil está tomando
Verdade
Conhecio canal agora, achei muito bom, todavia, vale ressaltar que o livro não e uma critica aos governos e sim ao comunismo e socialismo
Ao ler 1984, eu vi o futuro do nosso País, se entrar no comunismo/socialismo... é de chorar... 😢 😭 😿 😢 😭
@@otaviozaparoli4339 tu ta errado, orwell era um socialista(inclusive ele lutou com os comunistas na espanha ), fez esse livro criticando governos ditatoriais e antes de morrer fez questao de deixar claro "Todas as linhas de trabalho sério que escrevi desde 1936 foram escritas, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo e a favor do socialismo democrático, como eu o entendo."
@@mimiluisa7777 hoje 06/01/2023 o novo governo federal destinou mais ou menos 3 milhões de reais para uma secretaria da Secon, para investigar e punir qualquer pessoa que CRITIQUE políticos na rede social. É ou não é o ministério da verdade?
Bom dia pessoal, comprei este livro e já estou lendo, estou no início é já percebo como é louca a história. Acabo de ler DESINFORMAÇÃO do Pacepa, recomendo, muito bom. Bem, voltando ao livro, depois dessa breve análise perfeita, só me resta ler e terminar. Que loucura vivemos. Como disse um por ai, ""vivemos tempos difíceis". Um abraço à todos e viva a liberdade!!!
Eu li Revolução dos bichos e fiquei chocada como corresponde a nossa sociedade. Sem esperança de mudar. Lembrei da letra "E ohh vida de gado, povo marcado, povo feliz". Vou começar a ler 1984.
Isabella! Também tenho 1984 como minha referência em distopias. Orwell leu muito bem o seu tempo, interpretou seus sinais e escreveu contra o totalitarismo e outras formas de dominações e explorações mais sutis e naturalizadas, como as interações sociais convertidas em relações mercadológicas.
O que mais me chamou a atenção na obra - além do quarto 101 com aqueles ratões - foi o conceito de duplipensamento, onde duas crenças extremamente contraditórias convivem num mesmo pensamento, sendo igualmente defendidas por quem as porta. Como sair às ruas em manifestações que pedem intervenção militar e mais poder para o judiciário: protesto contra o direito de protestar. Matutando, depois que vi teu vídeo... posso arriscar que esse duplipensamento atinge inclusive o Grande Irmão. O Big Brother de 1984, que oprimia e policiava, virou entretenimento. E não de qualquer tipo! Ele dá, principalmente, o "poder" de escolha: quem vai para o paredão?
Tem mais, nessa mesma linha do duplipensar: a máscara de Guy Fawkes, de V de Vingança. O anarquista V, de repente, veste verde amarelo e pede pela ordem, que sempre serviu de justificativa aos Estados de exceção. E os desdobramentos são vários: o duplipensamento subverte o significado original, silenciando a luta daqueles que o antecederam. Suas reivindicações e resistências vão às sombras. Então se reescreve a História à revelia: Brilhante Ustra foi herói; Carlos Marighella, terrorista. Como o poço não tem fim, eis a Novalíngua: uma vez que o pensamento se realiza na linguagem e nós necessitamos da linguagem para o pensamento, abolindo-se determinadas palavras (ou Sociologia e Filosofia) "subversivas", limita-se reflexão e ação, caem por terra as abstrações do pensamento, a capacidade de imaginar na ausência de. Mata-se a criticidade, a criatividade e a articulação. Não se queimam livros sem propósitos. Sem vocabulário não há ideia, sem ideia não há vocabulário. O desconforto de Winston é inominável, o que deixa sua angústia ainda maior.
Quando li 1984 pela primeira vez, intercalava com Febeapá, do Stanislaw Ponte Preta. Com o humor, subversivo em tempo de ordem, ele trazia acontecimentos do pós-64. Num deles, um Coronel cercou a Assembleia Legislativa com oitocentos soldados e exigiu que fossem eleitos seus conhecidos. Stanislaw conclui que foi "a eleição democrática mais rápida que se houve". Democracia garantida pela força; autoritarismo que assegura "liberdade". Não por acaso nossos militares presidentes não usaram farda quando estiveram no poder. A saudade que deixaram, Orwell explica.
Tks pela resenha! Deve ter sido uma das mais pedidas!
Bjos!
Sensacionais suas reflexões, Leonardo. Poderia ser o texto da resenha... Você não se habilita?
Grande beijo!!
@@LerAntesdeMorrer de c
Acabei de ler esse livro agora. To meio bolado com o final, sério mesmo, fiquei triste. Mesmo assim, um livro foda pra caralho
Cara, 4 anos depois ... Eu tô na mesma vibe ...😂
eu acabei a ultima página esperando mais, e acaba com a lavagem cerebral dando certo
@Raquel Carvalho é um excelente livro , Raquel! Vai que vai .... Agora eu tô no finalzinho de Crime e Castigo de Dostoiéviski, que tbm esta sendo incrível!!!!
@@Cairu1234 triste 🤡, tinha uma esperança lá no fim 🤡
Só deu vontade de ler. É isso ai galeriu armazenamento nas nuvens, redes sociais, curtidas são formas de rastrear o que fazemos! precisamos disso, mas parece que não temos mais como guardar o que pensamos... o historico do computador e as formas de armazenamento estão ai registrando ponto a ponto tudo o que fazemos, ações e pensamentos que nossa memória nem lembra mais... hj é possível fazer um rastreamento diário de todos os passos e que sentimos diariamente...
É verdade, Jaqueline. No mínimo, essas nossas informações "particulares" são tabuladas para traçar nosso perfil de consumidores...
Boa tarde bom gente ainda existe diário de papel com cadeado e ainda por cima. Kkkkkk kkk brincadeiras a parte deve-se ter cuidado com o que se posta em rede sociais sim pois pode definir até um futuro emprego, muitas empresas está investigando o perfil do Facebook para contratação.
Minha RUclipsr de leitura preferida. Ultimamente não tenho visto seus vídeos mas quando procuro algo sobre livros, vou pro seu canal. Muito inteligente e carismática. Deus abençoe.
A resenha está muito boa! Pra complementar, sugiro a resenha de outras distopia angustiante e brasileira, escrita pelo Ignácio de Loyola Brandão - NÃO VERÁS PAÍS NENHUM. bjs
Obrigada pela resenha !!! O Brasil está igual a esse livro 1984, sendo q estamos em 2022😢😢
Li no ano passado. Com certeza um dos meus livros preferidos. A gente fica perplexo a cada página. E a linguagem do livro é bem fácil de ler.
Ótima resenha Isa, agora quero reler.
Esse livro acaba sendo angustiante quando você percebe que ele pode acontecer aqui, alí e acolá.
Excelente resenha! O que mais me impressiona é a quantidade de "Parsons" na vida atual. Amam o grande irmao e ainda acreditam que devem ser punidos quando ousam pensar fora das linhas do "partido".
Acabei de lê-lo, simplesmente assombroso. Creio que Orwell tivesse a tão sonhada máquina do tempo. Mas sabemos que não é nada disso, é a humanidade repetindo os mesmos erros de sempre.
Orwell era um defensor da liberdade, sem quaisquer resquícios planfetários.
acabei de ler este livro, e não achei que iria gostar de tanto de um livro da década de 50, e acabou se tornando um favorito, amei amei amei...
Li há muitos anos e sempre que lembro do final tenho a sensação de ter levado um soco no estômago....
Show. Preciso muito ler.
Que resenha top, comecei a ler o livro e tava meio perdida hahahahaha. Agora tá fazendo MUITO SENTIDO. Obrigada e vou terminar ele o quanto antes!!!!
Terminei hoje. É um baita livro, mas bem puxado para se ler.
O autor é um tremendo escritor, um dos meus preferidos.
Esse livro é maravilhoso! Impossível não sofrer junto com Winston e Júlia, e não sentir empatia pela dor e pelo sofrimento dos personagens.
Isa adorei sua resenha. Principalmente o final!!
Orwell é um dos meus escritores favoritos.
Eu acabei de ler e a sensação de melancolia e impotência é enorme,pois tudo que ha no livro,de certa maneira esta acontecendo hoje,so que de forma,as veses até mais pesada.Enquanto no livro,vc era obrigado a ser vigiado,na vida real vc deixa ser vigiado em troca de um oceano de bobagens,enviadas e compartilhadas incessantemente por todos.Parece que estamos caminhando para a mais formidável forma de controle das massas jamais visto ou imaginado por Owell ou Ruxley.Winston é um martir,mas ninguém ficará sabendo disso.
Resenha maravilhosa de um livro potente.. Há uma adaptação cinematográfica de 1956 e é impressionante grau de semelhança entre o livro o filme e a nossa realidade..
Esse livro é incrível. Mas eu acho "Admirável Mundo Novo" do Aldous Huxley, bem mais fascinante. ✌
Mto bom!! Faz resenha de Admirável Mundo Novo
Esse eu já resenhei, Junior. Assista e me diga o que ahou:
ruclips.net/video/CG7f0Q0UHug/видео.html
Beijo!!
Ótimo! Ouvi falar muito nesse livro, fiquei com vontade de ler. Inclusive, foi lançado pouco antes de um episódio que todo mundo conhece né... Qualquer semelhança..
QUE MULHER PERFEITA!!! SENSACIONAL!
Você instiga a pessoa a ler. Obrigada por esse vídeo excelente.
Lendo o livro algumas semanas atrás e vendo a profissão que o Winston exerce no ministério da verdade eu só consiguia lembrar das fake news que são tão comuns hoje em dia com o uso da internet e tudo mais, é incrível como esse livro continua atual mesmo que passem anos e anos do seu lançamento
Uau Isa que explicações incríveis! Faça um vídeo falando sobre livros de distopia.
Siiiim ❤
7:36...Winston estava sendo torturado durante dias e dias, ele só foi destruido quando foi para o QUARTO 101....
Siiim, esse maldito quarto 101 destrói qualquer um, ninguém sobrevive a ele, a tortura usada ali é genialmente a pior de todas as torturas que existem.
Nossa, deu uma aula de história, parabéns.
Só falou realidades, não a censura.
Amo amo amo.. um dia quero conhecer esse talento. Assito todos os vídeos. Junto com minha filha
Eu amo as capas tanto de "a revolução dos bichos" quanto de "1984"
"Correndo" pra terminar a leitura de "o retrato de Dorian Gray", um livro maravilhoso que eu não imaginava ter tanto da vida, do homem, do que o Oscar Wilde era e do que acreditava. Ancioso pela resenha Isa
Julio Henrique Baltazar Tive o mesmo sentimento lendo 'O retrato de Dorian Gray'. Fiquei dias pensando na obra depois que havia terminado a leitura. Esses são os livros que fazem valer o empenho de ler antes de dormir, ler no ônibus, entre as aulas e nos intervalos :)
O Retrato de Dorian Gray foi o melhor livro que li na vida (por enquanto).
Julio Henrique Baltazar, eu também adoro as capas destes livros, kkkkk e tenho a chanse de te-los em casa, e não faz muito tempo que reli o retrato de Dorian Gray.
Estou ansiosamente agurdado sua resenha !
Julio Henrique Baltazar Olha, já comprei A Revolução dos Bichos e me falta comprar 1984, mas sempre sempre essas capas me fascinaram. Não consigo imaginar outro tipo de capa pra eles. Vou ver se compro 1984 logo antes que decidam mudá-la.
Um livro que relata bem o futuro da humanidade com a pontuação social batendo a porta.
1984 não é uma crítica aos regimes totalitários? Acho que não só ao socialismo soviético.
o regime descrito no livro se trata do socialismo, é explicitamente dito, inclusive tem uma sigla utilizada durante toda a leitura, que diz isso também.
No capitalismo pleno cuja Liberdade é lei fundamental, você escolhe trabalhar para outras pessoas, ou trabalhar para si.
No socialismo você trabalha para o estado, pelo estado, com o estado, você não tem escolha. Logo não faz sentido associar qualquer regime totalitário ao capitalismo em sua essência
Silvana Pierro ele utiliza o socialismo, mas na verdade refere-se a qualquer forma de ditadura imposta pelo governo. Principalmente quando fala sobre a televisão e suas propagandas 24hs. QUALQUER GOVERNO
Sim, eh uma crítica ao totalitarismo em geral, mas as referências ao comunismo soviético (que o autor considerava uma "deturpação" do "socialismo verdadeiro") são bem claras. Já no livro Animal Farm a crítica eh claramente direcionada a URSS.
Ingsoc = English Socialism/Socialismo Inglês
Li 1984 quando era jovem aos 18 anos de idade.
Reli agora aos 50 para analisar a percepção atual.
Fantástico a realidade copiando a ficção.
Que visão impressionante de George Orwell, parece que viajou ao futuro para escrever com tanta propriedade.
Me apaixonei por ela 😮😮😮😮!!!! muito top a resenha...