Bacana o vídeo, bem informativo. Eu sempre usei a 12, mas esse dica é boa. Fui medir uma de minhas Jacksons e, no 24, deu 1,25 na mizinha e 1,5 no bordão. O gabarito de raio (pra essa regulagem de saddles individuais) que uso é um de papelão que eu mesmo faço, na hora. Economiza uns pila hehe.
Cara não estou encontrando as outras partes mas existe também um fator a ser considerado que é o raio da escala vs a ação da corda nos bends. Ocorre uma variação de altura quando você dá um bend na corda mi ou si, porque a corda sobe pra uma região onde o raio da escala é mais alto. Isso significa que dependendo da altura que vc botar na corda solta, poderá trastejar ao dar um bend mas quando vc toca pressionando na mesma casa não trasteja. Recomendo sempre que mexer na altura e o raio da escala for 12 ou mais, sempre ajustar a altura e dar um bend em varias casas pra ver como se comporta, pelo menos bends de 1 tom e meio pra garantir que a ação a corda não vai influenciar em trastejamento.
2 года назад+4
Obrigado pela contribuição, porém você esqueceu de mencionar que tamanho de escala, espessura de cordas, afinação e outros bichos mais tem influência nisso e não apenas raio de escala. O grande lance que eu deixo claro no vídeo é "experimente, se não funcionar mude até encontrar algo que funcione". E outro ponto que é importante falar é que guitarras com raio menor que 12 é que você precisa ter esse cuidado. De 12 pra cima já são escalas bastante planas e quase não apresentem esse "problema", desde que estejam com um bom alinhamento de trastes.
Uma coisa importante que ele fala no vídeo: ", essa guitarra não aceita isso" ... quando ele faz referência a acao baixa das cordas que ele já usou. Isso e importante e tem que deixar claro, pois a altura das cordas, tera influência sim no tipo de guitarra que você tem em maos. Esse vídeo deixa claro que, além do seu gosto pessoal pela a altura da corda, o seu instrumento tem que permitir isso.
3 года назад+1
Perfeito meu amigo. Aprendi isso com essa Fender. Eu sempre usei cordas coladas e nessa guitarra essa regulagem deixou o som e a tocabilidade horríveis, pelo menos pro meu gosto. Precisei aprender a tocar com cordas mais altas.
Amigo. Apos levar para o luthier de quanto em quanto tempo tem q ficar levando? Ajustando uma vez precisa sempre ta ajustando. Ou so uma resolve. Digo quanto altura de corda etc.
4 года назад+2
Olá! É tudo muito relativo, eu levo no luthier umas duas vezes no ano, mas reviso toda a regulagem cada vez que troco de cordas (uma vez por mês), mas isso vai depender muito de guitarra pra guitarra, pois algumas seguram mais a regulagem, outras já trabalham muito com as variações climáticas ou mesmo pelo fato de ser muito tocada. Tem que ficar de olho no instrumento, com o tempo tu vai sentindo quando ela deve ir no luthier, eu particularmente só levo para mexer nos trastes, pois todo o resto eu mesmo faço.
Ótimo vídeo. Tenho uma dúvida eu estou na minha segunda stratocaster e estou percebendo q strato é mais difícil de tirar armonicos . A curvatura é a altura das cordas de uma estrato influência nos armonicos . Fiferente de uma ibanez com braço menos curvado ,,? Valeu abraço
Год назад
Que bom que curtiu velho! Isso com certeza não influencie nos harmônicos, apenas na tocabilidade. Porém a captação sim, influência na captura, amplificação e timbre deles.
Amigo levei minha guitarra no luthier. Após pegar minha guitarra as notas da 12. Casa em diante São mais altas que as primeiras casas. Isso eh normal? Ou de Ponta a ponta tem q ser sar msm altura. Tenho uma tg530 toda original.
3 года назад+1
Olá. Sim, é assim mesmo em todas as guitarras. As cordas vão aumentando a altura gradativamente a medida que vão ficando mais agudas.
Cara muito obrigado pelas dicas! Recentemente levei minha strato no luthier, para regulagem geral, troca de cordas etc. Tocando ela aqui, tive a sensação de ter aumentado um pouquinho a altura das cordas, e tava muito inquieto com isso.. Mas percebi que a altura tá bem aceitável na real, medindo aqui no último traste (usando a dica da palheta, obrigado inclusive), tanto na mizona quanto na mizinha tá dando aprox 1,4mm...As outras também, muito próximo. Só a corda D que chega nos 1,5mm. Mas todas respeitando o raio da escala. Mas man gostaria de te perguntar, pra você quanto pode ser considerado uma variação normal entre a altura das cordas entre a casa 12 e 20+-? Em uma strato por exemplo. Abraço!!
3 года назад+1
Que legal que você gostou e que foram uteis os vídeos. Sobre a altura é tudo muito relativo, mas eu diria que na casa 12, 1,5mm na mizinha e 1,75mm na mizona é uma altura muito boa. Algumas pessoas preferem bem mais baixas e outras até mais altas. Atualmente essa é a medida que estou usando por causa do som, em relação a tocabilidade no começo eu estranhei, agora acho super confortável. No fim das contas o que importa mesmo é o som estar do teu agrado e estar confortável. Lembrando que confortável é relativo, pois as vezes é questão de acostumar. Abraço.
Queria abaixar a altura das cordas, mas me incomoda muito o som dos trastes na corda. A impressão que tenho é que range e torna algo desagradável, dando ao som um caracteristica metálica e estridente, não sei bem o que fazer! 😔
mandei minha guitarra pra um luthier, só que tô estranhando as cordas pq cada uma tá numa altura diferente, será que tá certo? tipo, não parece alinhada, como não conheço disso tô muito em dúvida se é pra estar assim mesmo ou se o cara fez um trabalho ruim... o raio da guitarra é 9.5, alguém responde aí 😢
7 месяцев назад
Só olhando a guitarra pra ter uma opinião brother. Mas se está achando estranho esclarece com o luthier.
Existe o dito "trastejamento aceitável"? Aquele que se escuta na guitarra desligada (quando as cordas estão muito baixas) mas não sai no som?
4 года назад+1
Cara, tudo depende. Primeiro vai depender se você aceita ele! kkkk. Vou dar o exemplo da minha fender, já testei diversas alturas de corda, e por mais altas que eu deixe sempre dá um tracejado, mas ele acaba não aparecendo muito no amp. Porém existe o tracejado destrutivo digamos assim, onde a corda praticamente não vibra, o timbre é praticamente morto, esse não é aceitável ao meu ponto de vista. Um barulhinho ou outro sempre vai existir, o que não pode acontecer de jeito nenhum é o som da corda não vibrar bem, isso mata muito o sustain e o grave.
Diminuí a ação do minha guitarra e notei um trastejamento em 3 trastes específicos na região mais aguda, no bordão.. está relacionado ao tensor q Nunca tinha me dado problema, ou por ser específico é uma questão de retifica, ou eu tenho q aceitar e ponto? Kk
4 года назад+2
Olá! Pode ser os dois, mas se os trastes nunca foram nivelados acredito que seja isso.
Olá brother! Serve pra qualquer guitarra. Mas cada marca recomenda uma coisa e cada pessoa tem suas preferências. O lance é testar e ver o que funciona.
@ blz mano.... Uso uma trena curtada com 9 cm, mas uso pq tm os milímetros e funciona bm... Mas faço as medidas no último traste igual vc faz, uso as medidas na trena de 1.5mm ou 2mm... Deixo todas em 1.5mm
4 года назад
@@mauriciosantos3407 entendi! Então, eu prefiro deixar o bordão um pouco mais alto sempre, pra poder vibrar melhor. Mas é gosto, tem quem prefira deixar tudo igual. Eu sinto que quando deixo tudo igual parece que o bordão fica muito frouxo em relação a primeira. Eu prefiro deixar 1.75 na primeira e 2.0 no bordão na última casa.
Cara, eu tenho uma jackson e ajustei as cordas na altura que você disse que prefere, 2mm e 1,75mm, e elas estão trastejando que nem o diabo agora, só fica sem trastejar quando elas estão bem altas, oque pode ser?
3 года назад+3
Pode ser milhares de coisas. Se o tensor está corretamente ajustado e mesmo assim está trasteja do pode ser que os trastes estão desnivelados e não terá jeito, você precisa levar num luthier pra ele nivelar eles. Se puder olhe todos os vídeos da série pra compreender todo o processo de regulagem, talvez ajude.
Sua ponte é encostada no corpo? Tenho uma ibanez que deixo as cordas super baixas, minha fender e gibson não tão baixas parece que elas não aceitam perde timbre ou traceja não consigo deixar muito baixo parece que perde qualidade sonora/timbre.
4 года назад+3
Hoje em dia uso ela travada (encostada no corpo), mas na época do vídeo deixava flutuante. Parei de usar a alavanca pois estava arrebentando muita corda, desde que travei não arrebentei mais. Sobre a altura eu não deixo muito baixa não, realmente parece que a Fender não curte cordas baixas demais. Eu tento deixar numa medida intermediária, pra alguns até meio alta.
Man, eu coloquei uma palheta de 0,96 em na quase maior parte dos trastez, a palheta não caiu em nem um teste. Mais mesmo assim eu acho muito alto! Eu sou um psicopata ?
3 года назад
Sem sombra de dúvidas! Hahahahahaha. Se você se acostumar a tocar com essa regulagem pode ter certeza que ao pegar uma guitarra com uma regulagem mais "normal" vai ter muita dificuldade. Hoje em dia eu estou usando uma regulagem mais alta que essa do vídeo e não tenho problemas. O lance é se acostumar.
Eu uso 1.25 e 1mm medindo na casa 12 nas minhas Jacksons ibanez e kramer....o raio do braço é mais reto...guitarras com raios "clássicos" não aceita cordas muito baixas
3 года назад
Fala brother! Até aceitam, mas o som não me agrada muito, então acabo dizendo que não aceitam! Hahahahaha...
Bacana o vídeo, bem informativo. Eu sempre usei a 12, mas esse dica é boa. Fui medir uma de minhas Jacksons e, no 24, deu 1,25 na mizinha e 1,5 no bordão. O gabarito de raio (pra essa regulagem de saddles individuais) que uso é um de papelão que eu mesmo faço, na hora. Economiza uns pila hehe.
Fiz está regulagem de 2mm e 1,75 e ficou muito top na minha Giannini... Valeu pela dica
excelente esse vídeo o melhor do youtube sobre o assunto ! !
Cara não estou encontrando as outras partes mas existe também um fator a ser considerado que é o raio da escala vs a ação da corda nos bends. Ocorre uma variação de altura quando você dá um bend na corda mi ou si, porque a corda sobe pra uma região onde o raio da escala é mais alto. Isso significa que dependendo da altura que vc botar na corda solta, poderá trastejar ao dar um bend mas quando vc toca pressionando na mesma casa não trasteja. Recomendo sempre que mexer na altura e o raio da escala for 12 ou mais, sempre ajustar a altura e dar um bend em varias casas pra ver como se comporta, pelo menos bends de 1 tom e meio pra garantir que a ação a corda não vai influenciar em trastejamento.
Obrigado pela contribuição, porém você esqueceu de mencionar que tamanho de escala, espessura de cordas, afinação e outros bichos mais tem influência nisso e não apenas raio de escala. O grande lance que eu deixo claro no vídeo é "experimente, se não funcionar mude até encontrar algo que funcione". E outro ponto que é importante falar é que guitarras com raio menor que 12 é que você precisa ter esse cuidado. De 12 pra cima já são escalas bastante planas e quase não apresentem esse "problema", desde que estejam com um bom alinhamento de trastes.
Muito bem explicado Júnior Sessi!
Que legal que curtiu!!
Uma coisa importante que ele fala no vídeo: ", essa guitarra não aceita isso" ... quando ele faz referência a acao baixa das cordas que ele já usou. Isso e importante e tem que deixar claro, pois a altura das cordas, tera influência sim no tipo de guitarra que você tem em maos. Esse vídeo deixa claro que, além do seu gosto pessoal pela a altura da corda, o seu instrumento tem que permitir isso.
Perfeito meu amigo. Aprendi isso com essa Fender. Eu sempre usei cordas coladas e nessa guitarra essa regulagem deixou o som e a tocabilidade horríveis, pelo menos pro meu gosto. Precisei aprender a tocar com cordas mais altas.
Opa .eu gosto de deixar no último traste 1.6 todas as cordas pra acompanhar o raio da escala minha guitarra strato tem raio de 12 .
Nessas horas que eu gosto da minha Les paul de iniciante rs, dá para mudar tão facilmente nela essas coisas
De fato, regular uma les paul é mil vezes mais prático!
Me consegue falar a altura de todas as cordas
Amigo. Apos levar para o luthier de quanto em quanto tempo tem q ficar levando? Ajustando uma vez precisa sempre ta ajustando. Ou so uma resolve. Digo quanto altura de corda etc.
Olá! É tudo muito relativo, eu levo no luthier umas duas vezes no ano, mas reviso toda a regulagem cada vez que troco de cordas (uma vez por mês), mas isso vai depender muito de guitarra pra guitarra, pois algumas seguram mais a regulagem, outras já trabalham muito com as variações climáticas ou mesmo pelo fato de ser muito tocada. Tem que ficar de olho no instrumento, com o tempo tu vai sentindo quando ela deve ir no luthier, eu particularmente só levo para mexer nos trastes, pois todo o resto eu mesmo faço.
@ rapaz haja dinheiro..se toda vez q desregular levar no luthier kkkkkkk. Ta bom amigo. Obg
Comprei uma tg530. P começar os estudos.. Ong
@@eduardoguimaraes8483 Verdade, não tem condições! Por isso é importante saber regular pra não depender de luthier toda a vez. Grande abraço.
Oi amigo. Minha guitarra é uma Eagle. Serve igual esse gabarito ou tem um específico? Obrigada
Serve sim, basta descobrir o raio da guitarra e usar o gabarito adequado.
Mestre a minha guitarra fender com Floyd Rose 21 casas qual altura você sugeria Medindo da última casa
Depende do seu gosto!! Eu gosto de usar 2,25mm no bordão e 2mm na mizinha.
a Telecaster tem meidas padrões para se usar nas alturas das cordas? algo à se seguir? obrigado
No vídeo tem a explicação brother.
Ótimo vídeo.
Tenho uma dúvida eu estou na minha segunda stratocaster e estou percebendo q strato é mais difícil de tirar armonicos . A curvatura é a altura das cordas de uma estrato influência nos armonicos . Fiferente de uma ibanez com braço menos curvado ,,?
Valeu abraço
Que bom que curtiu velho! Isso com certeza não influencie nos harmônicos, apenas na tocabilidade. Porém a captação sim, influência na captura, amplificação e timbre deles.
Melhor video sobre
Que legal que gostou!!
@ Ótimas dicas. Caso mude o calibre de cordas 010 pra 09 vai precisar mexer no tensor e abaixar as cordas ou não?
Olá amigo. Com certeza vai precisar mexer no tensor. Na altura de cordas provavelmente não.
@ Muito obrigado.
Amigo levei minha guitarra no luthier. Após pegar minha guitarra as notas da 12. Casa em diante São mais altas que as primeiras casas. Isso eh normal? Ou de Ponta a ponta tem q ser sar msm altura. Tenho uma tg530 toda original.
Olá. Sim, é assim mesmo em todas as guitarras. As cordas vão aumentando a altura gradativamente a medida que vão ficando mais agudas.
@ ah show obg
Eu comprei uma requál dessas para medir a altura da corda da minha quitarra bheringer stratocast
Muito legal! Tenho certeza que tu vai curtir e que será muito útil.
Cara muito obrigado pelas dicas! Recentemente levei minha strato no luthier, para regulagem geral, troca de cordas etc. Tocando ela aqui, tive a sensação de ter aumentado um pouquinho a altura das cordas, e tava muito inquieto com isso.. Mas percebi que a altura tá bem aceitável na real, medindo aqui no último traste (usando a dica da palheta, obrigado inclusive), tanto na mizona quanto na mizinha tá dando aprox 1,4mm...As outras também, muito próximo. Só a corda D que chega nos 1,5mm. Mas todas respeitando o raio da escala.
Mas man gostaria de te perguntar, pra você quanto pode ser considerado uma variação normal entre a altura das cordas entre a casa 12 e 20+-? Em uma strato por exemplo. Abraço!!
Que legal que você gostou e que foram uteis os vídeos.
Sobre a altura é tudo muito relativo, mas eu diria que na casa 12, 1,5mm na mizinha e 1,75mm na mizona é uma altura muito boa. Algumas pessoas preferem bem mais baixas e outras até mais altas. Atualmente essa é a medida que estou usando por causa do som, em relação a tocabilidade no começo eu estranhei, agora acho super confortável.
No fim das contas o que importa mesmo é o som estar do teu agrado e estar confortável.
Lembrando que confortável é relativo, pois as vezes é questão de acostumar. Abraço.
Minha quitarra é da bheringer stratocast modelo 2026
Que legal, não conhecia esse modelo. Ótima guita pra começar.
Queria abaixar a altura das cordas, mas me incomoda muito o som dos trastes na corda. A impressão que tenho é que range e torna algo desagradável, dando ao som um caracteristica metálica e estridente, não sei bem o que fazer! 😔
Na minha ta saindo o rangido até no amp, tenho que levantar elas.
Leva no Luthier velho. Depois disso tenta manter a regulagem que ele fizer seguindo os passo desse mini curso que eu postei.
Pra regular a ponte igual essa aí ( mexendo nos dois parafusos ) o que serve?
Aquelas Chaves Allen ?
Os dois parafusos pivôs da ponte ou os dois parafusos dos saddles?
Se eu fizer a regulagem em casa, pode dar ruim?
Pode sim, já fiz muita coisa errada ao longo da caminhada, mas é errando que se aprende.
@ ta certo.....
-3:02 qual é o nome dessa ferramenta ?
Olá amigo, tu pode procurar na internet como: régua para ação de cordas. Grande abraço.
mandei minha guitarra pra um luthier, só que tô estranhando as cordas pq cada uma tá numa altura diferente, será que tá certo? tipo, não parece alinhada, como não conheço disso tô muito em dúvida se é pra estar assim mesmo ou se o cara fez um trabalho ruim... o raio da guitarra é 9.5, alguém responde aí 😢
Só olhando a guitarra pra ter uma opinião brother. Mas se está achando estranho esclarece com o luthier.
Qual o nome dessa ferramenta que usa para medir a altura das cordas .
??
@@metropolisp1 é uma régua de ação de cordas ou altura de cordas.
Existe o dito "trastejamento aceitável"? Aquele que se escuta na guitarra desligada (quando as cordas estão muito baixas) mas não sai no som?
Cara, tudo depende. Primeiro vai depender se você aceita ele! kkkk. Vou dar o exemplo da minha fender, já testei diversas alturas de corda, e por mais altas que eu deixe sempre dá um tracejado, mas ele acaba não aparecendo muito no amp. Porém existe o tracejado destrutivo digamos assim, onde a corda praticamente não vibra, o timbre é praticamente morto, esse não é aceitável ao meu ponto de vista. Um barulhinho ou outro sempre vai existir, o que não pode acontecer de jeito nenhum é o som da corda não vibrar bem, isso mata muito o sustain e o grave.
Valeu!
Diminuí a ação do minha guitarra e notei um trastejamento em 3 trastes específicos na região mais aguda, no bordão.. está relacionado ao tensor q Nunca tinha me dado problema, ou por ser específico é uma questão de retifica, ou eu tenho q aceitar e ponto? Kk
Olá! Pode ser os dois, mas se os trastes nunca foram nivelados acredito que seja isso.
Tenho que levar minha guitarra em algum Luthier urgente. As cordas estão altas e meus dedos tão pedindo perdão KKKKKKK
Com certeza tu não vai te arrepender brother, elas voltam uma delícia sempre!
Essas medidas servem pra lespaul??
Olá brother! Serve pra qualquer guitarra. Mas cada marca recomenda uma coisa e cada pessoa tem suas preferências. O lance é testar e ver o que funciona.
@ blz mano.... Uso uma trena curtada com 9 cm, mas uso pq tm os milímetros e funciona bm... Mas faço as medidas no último traste igual vc faz, uso as medidas na trena de 1.5mm ou 2mm... Deixo todas em 1.5mm
@@mauriciosantos3407 entendi! Então, eu prefiro deixar o bordão um pouco mais alto sempre, pra poder vibrar melhor. Mas é gosto, tem quem prefira deixar tudo igual. Eu sinto que quando deixo tudo igual parece que o bordão fica muito frouxo em relação a primeira. Eu prefiro deixar 1.75 na primeira e 2.0 no bordão na última casa.
Cara, eu tenho uma jackson e ajustei as cordas na altura que você disse que prefere, 2mm e 1,75mm, e elas estão trastejando que nem o diabo agora, só fica sem trastejar quando elas estão bem altas, oque pode ser?
Pode ser milhares de coisas. Se o tensor está corretamente ajustado e mesmo assim está trasteja do pode ser que os trastes estão desnivelados e não terá jeito, você precisa levar num luthier pra ele nivelar eles. Se puder olhe todos os vídeos da série pra compreender todo o processo de regulagem, talvez ajude.
Sua ponte é encostada no corpo? Tenho uma ibanez que deixo as cordas super baixas, minha fender e gibson não tão baixas parece que elas não aceitam perde timbre ou traceja não consigo deixar muito baixo parece que perde qualidade sonora/timbre.
Hoje em dia uso ela travada (encostada no corpo), mas na época do vídeo deixava flutuante. Parei de usar a alavanca pois estava arrebentando muita corda, desde que travei não arrebentei mais. Sobre a altura eu não deixo muito baixa não, realmente parece que a Fender não curte cordas baixas demais. Eu tento deixar numa medida intermediária, pra alguns até meio alta.
Consegui deixar minha strato com a mizinha com 0.5 mm sem trastejar, mas ficou horrível de tocar, ficou com nenhum sustain.
Legal!! Eu tmb não gosto de cordas baixas demais.
Man, eu coloquei uma palheta de 0,96 em na quase maior parte dos trastez, a palheta não caiu em nem um teste. Mais mesmo assim eu acho muito alto! Eu sou um psicopata ?
Sem sombra de dúvidas! Hahahahahaha. Se você se acostumar a tocar com essa regulagem pode ter certeza que ao pegar uma guitarra com uma regulagem mais "normal" vai ter muita dificuldade. Hoje em dia eu estou usando uma regulagem mais alta que essa do vídeo e não tenho problemas. O lance é se acostumar.
Eu uso palhetas pra fazer essa medida 🤣🤣🤣
Os caras conseguem dificultar muito kkkkkkk
Não entendi amigo.
Eu uso 1.25 e 1mm medindo na casa 12 nas minhas Jacksons ibanez e kramer....o raio do braço é mais reto...guitarras com raios "clássicos" não aceita cordas muito baixas
Fala brother! Até aceitam, mas o som não me agrada muito, então acabo dizendo que não aceitam! Hahahahaha...
foda-se o q a fender recomenda kkk
Isso aí, dane-se a opinião de quem inventou a guitarra!!!!!!!
Tracejar??? Wtf
É quando a corda, ao vibrar, bate em algum traste produzindo um barulho bem característico. Parecido com o som de uma cítara.
@ É nada cara!
Tracejar é criar um traçado ou linha com alguma ferramenta.
Trastejar sim, é o que vc disse. Que isso...
@@blogps3experts Ok brother, meu intuito foi só ajudar.
@@blogps3experts imbecil, se vc tem muito conhecimento, tá assistindo esse vídeo pra que?
Ta bom lek, pega seu biscoito e sai fora agr