Meu filho mora no japão, ele está desde a adolescencia lá, ele conseguiu crescer, desenvolver com empregos em fabricas, depois hotel e hoje ele trabalha em uma ONG que auxilia imigrantes. Ele hoje tem 21 anos e fala inglÊs e japonês, ele não sofre bulling e é bem valorizado no emprego dele.
Desculpe, mas infelizmente o Japão é um país muito fechado a imigrantes. Vim a primeira vez em 92 e muitos amigos cujos filhos se formaram em universidades japonesas, NÃO CONSEGUEM EMPREGO nas respectivas áreas. E não são poucos os exemplos. Empregos para estrangeiros, somente os de baixo escalão ou em piso de fábricas. A menos que seja um americano ou europeu. Falo, leio e escrevo em 3 línguas e trabalho como operador de máquinas em fábrica. Tive oportunidade de trabalhar com vendas e empresas de RH, mas os salários são bem menores, em alguns casos, metade do que ganho em uma fábrica, apesar de trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana na fábrica, coisa que não ocorre nos escritórios.
O silêncio é muito bom. Aqui em São Paulo as motos me deixam quase louco. Muita falta de civilidade. No Brasil é mais fácil ser notado pelo ruído, pelo barulho... As vezes por um pouco de paz preciso ir para o interior nos fds. Abraço.
Tenho 73 anos. Sou farmacêutica. Entendo muito pouco de economia. Mas adoro seu canal e seu modo de expor os temas com tanta segurança e clareza. Até gostaria de me inscrever no Follow the Money só para participar mais da sua comunidade kkkk. Adorei este vídeo no Japão. Um lugar que me fascina e que gostaria imensamente de conhecer. Sonho com um lugar que além da beleza natural, é limpo, civilizado, disciplinado, e que valorize o outro como a si mesmo. É quase um sonho! Parabéns pelo seu trabalho Fernando.
Parabéns pelo vídeo Fernando. Realmente a cultura japonesa é muito bacana. Nessa questão do barulho, realmente nós no Brasil somos muito barulhentos e o desrespeito é "gritante"
A limpeza é ensinada nas escolas desde muito cedo, tenho uma historia na creche, que foi assustador...fui buscar meu filho quando era um bebe de 3-4 anos ( pagando o teto maximo na mensalidade da creche) e vi ele agachado com escovinha e limpando uma privada.Somente depois de muitos anos no Japao fui entender que esta é a melhor forma de educar uma crianca, a se virar sozinha , limpar, cozinhar e sobreviver sem mimos como sao criados os filhos no Brasil.
Educação de crianças. Eis um assunto importantíssimo, mass que é pouco abordado. A maioria das famílias simplesmente deixam o tempo passar, ninguém estabelece um plano de formação. Se a criança tiver sorte ela receberá a formação escolar e religiosa. O que de fato é o mínimo necessário, porém pode ser melhor.
Seria um sonho no Brasil a educação desde berço nos colégios como no Japão, estamos a anos luz atrasados nesse quesito em relação a cultura japonesa mais não podemos perder a esperança...
Se tiver tempo em Tokyo, utilize o sistema ferroviário metrô/trem, principalmente a linha Yamanote Line, observe nas estações o mapa ferroviário o sistema de interligação, observe a disciplina nas escadas rolantes, entrada e saída nos vagões.
Desanima bastante o ambiente cultural e político nacionais. E esse desânimo é tão grande em alguns que pode levar ao desespero se a pessoa não tiver resiliência e fé em Deus. No meu caso, chego quase a me desanimar do Brasil, pois parece que jamais tiraremos o país dessa zona purgatorial em que o lançaram. Só a frase "a gente precisa trabalhar pra ajudar o Brasil a sair dessa pra uma melhor", eu já a ouvi incontáveis vezes, sob formas variadas, ao longo da vida. Quando a gente pensa "agora vai" acontece um revés e a gente pensa "Num vai não!".
Parabéns pela conclusão sobre a diferença entre a cultura japonesa e a brasileira: o Respeito ao Próximo é o que mais me chama a atenção pois não se procura tirar vantagem sobre ninguém…muito ao contrário!
Fernando ultimamente eu tenho perdido a vontade de ver vários vídeos sobre economia mas pelo incrível que pareça os seus vídeos são os únicos que eu vejo completamente mesmo eles tendo grande duração muito obrigado pela suas análises e conhecimento, e eu sigo vc por vc não por outra coisa
Kyoto eh fantástico! Legal ir tb p Arashi Yama, Kyozumidera, Kinkakuji, etc, fora os restaurantes michelin 3 estrelas. O banheiro e o trem bala são de outro mundo. As notas de dinheiro parecem sempre novas.
Moro no Japão a 25 anos e é incrível como tudo funciona aqui . Hospital você fica de 30 no máximo 1:00 para ser atendido e já sai com remédio 💊. E Faz todos os exames possível no mesmo dia ! Pagamos vários imposto descontados na folha de pagamento 💰 mas vemos o resultado em todos os lados .
Salve Fernando. Por um feliz acaso, também estou no Japão. Nesse momento estou em Takamatsu, Shikoku. Já passei por Nagoya e Kyoto e Okinawa e estou a caminho de Hiroshima. Aproveite sua viagem. Forte abraço.
Moro aqui no Japão faz 30 anos e me acostumei 。Teria mais dificuldades de adaptação no Brasil…🤔 E não é pela língua! Mas pela lentidão, insegurança, burocracia e à falta de respeito em muitas situações!
Na sala de aula aqui de uma escola onde trabalho em São Paulo, todos os dias tenho que recolher os papéis jogados no chão. Não consigo trabalhar em ambiente com sujeira ou desordem. Falo para meus alunos de 12, 13 anos, que eles precisam se educar quanto a isso. É impressionante. Muitos papéis de bala e tudo que desembrulham, jogam no chão.
@@agoradacerto Exato. É aquela educação que vem de casa. Eles fazem o errado com muita naturalidade porque os adultos da família fazem. Veem isso desde pequenos.
Muito bom o video. Estive no Japão em 2002 e tive a oportunidade de conhecer Kyoto, Hiroshima e iLha de Myagima. Mas o que realmente chamou a atenção foi a educação e a cordialidade do povo japonês. Parabéns pelo video.
Há quem diga que o povo brasileiro é o mais "afetuoso" e "receptivo" do mundo, quem diz essa bobagem devia andar mais pelo mundo, acho que é o oposto, somos o povo mais desrespeitoso, mais arrogante, entre outros defeitos do mundo, quem visita outras culturas e ver como se respeitam entre eles é muito diferente de nós brasileiros, aí vão para fora e querem se comportar como aqui e são destratados e acham que são arrogantes com eles, então, vamos ser realistas, quando vejo nossos políticos como nos tratam chego a conclusão que é normal pois eles são espelhos do que somos como povo !
Que bacana Fernando, eu fui aí onde vc está em 2017, e esse lugar é incrível. Não deixe de passear no parque de Nara, que é caminho na mesma linha de trem do Fushimi Inari-Taisha.
Grande Fernando "Financial fredom" quem entende essa mensagem percebe essa imagem sua fazendo um material ao ar livre "made in Japan"....Parabéns e obrigado por todos os conteúdos.........abraço.....de um gaúcho para outro.....
Credit suice banco suíço perdeu 6,9 na sexta-feira e recentemente teve um aporte gigantesco do fed para socorrer e agora ? Morgan e os demais vão ruir junto? Isso é uma corrida de saques? Ou é por querer querendo? Um plano de perder para ganhar logo ali na frente???? Me diga algo sobre essa loucura…..
Fernando, acho que você vai reconsiderar sua opinião sobre a dificuldade com a comida depois que conhecer melhor. Mesmo que você não se adapte às receitas japonesas do dia pra noite, vai perceber que há uma infinidade de comidas para o paladar ocidental e a preços menores que no Brasil até. Um espetinho ou frango frito da Family Mart, salada, frutas, as mil sobremesas ou mesmo a comida dos cafés, que são onipresentes, já desmonta fácil essa suposta dificuldade com o Japão.
@@Gustavoarke Até facilita, mas você tem que ter uma formação acadêmica, e diferente da Europa que aceitou um monte de imigrantes que não sabia nem ler nem escrever.
@@Gustavoarke caras como vc que ferram o pais. Nao deveria ser aceito em lugar nenhum. so pelo linguajar e forma pejorativa que fala. Um br frustrado normal do nosso cotidiano.
Top!! Faça muitos outros assim, nostrando mais da cultura, economia e costumes de outros países... Até pq, de acordo com a NOM, em alguns anos seremos todos uma nação única, com fronteiras e soberanias nacionais relativizadas... (antes chamavam estas opiniões de teoria da conspiração, hoje, com tudo q está acontecendo, claramente é um caminho sem volta).
No interior do Brasil tb só se usa dinheiro moeda. Cartão é muito pouco e qdo usado é no débito. Sair de SP é mudar para interior mudou a minha visão da política financeira do país.
Moro no interior de sp com 110mil hab e mesmo nas cidades menores de 15-20mil pessoas em mg eu sempre paguei com cartao e nunca precisei pagar em dinheiro. Acho que esta mudando rapido, incluse muitos comerciantes oferecem a opcao por pix...
Sei que é mais complicado, mas seria muito legal se vc pudesse fazer mais vídeos ao ar livre assim. A cinematografia desse vídeo me deixou hipnotizado!
Fernando quando eu te conheci no canal dos bitconheiros te achei top demais e quando soube que viria para o japao fiz questão de ir te conhecer pessoalmente viajei algumas horas pra chegar no expotalks e valeu muito a pena sua palestra, espero que tenha gostado do japao e volte sempre abraço e sucesso
Muito bom Ulrich, com de costume. Gostaria de recomendar aqui p vc e p os ouvintes pesquisar no RUclips o Clóvis de Barros Filho falando sobre a filosofia Shinsetsu do Japão, Aparentemente isso explica muito sobre esse comportamento deles. Em especial qnd o Clóvis diz que o Shinsetsu supera o direito, pq são valores sociais da moral na cultura japonesa que transcendem as leis, as regras de que meu direito vai até onde começa o seu. Uma cultura admirável.
Muito educativo o vídeo Ulrich. Eu como messiânico aprendo dia a dia com a cultura japonesa, nas questões filosóficas e espirituais principalmente, seguindo os ensinamentos do nosso mestre Meishu Sama.
5:22 Para mim é o fato de que os japoneses conseguem se contentar com pouco. Moro aqui no Japão e faço parte da comunidade brasileira. Em geral, o brasileiro é muito consumista e a maioria não tem reserva de emergência nem para poder comprar uma passagem de volta ao Brasil, quando teve a crise de 2011 com o desastre de Fukushima muitos foram deportados por terem perdido seus empregos e o governo japonês interveio dando 300.000 ienes na época para deixar o país e não poder voltar para o Japão.
Adorei teu vídeo. Já passei uns meses no Japão. Realmente o silêncio impressiona. E tb ninguém se olha… o cabelo dos japoneses tb me impressionou, coloridos. A moda é muito presente nas ruas. Eles são fashion. Sobre o lixo, uma curiosidade, é a complexidade da coleta de lixo. Tem dia para cada lixo, e o lixo tem que ser lavado antes de ser descartado. Outra curiosidade, é que as empresas são muito organizadas, em compensação as casas são bem bagunçadas, o inverso do Brasil. E o povo japonês segue fumando muito?? Qdo fui, há uns 10 anos, podia fumar até dentro do Mc Donalds. A forma de crescimento dentro de uma grande empresa japonesa tb é interessante. Não é muito meritocracia… tempo de trabalho conta bastante, daí a estabilidade. Se puderes, é legal visitar a Toyota aí em Nagoya, ou a Nissan. É impressionante ver como é uma linha de produção com o mínimo de desperdício não só de material, mas de tempo e movimento. Tokyo é fantástica, cada bairro é um mundo diferente. Boa Viagem.
NOSSA VLW O VIDEO A PAISAGEM FICOU PERFEITO FALAR DE ALGO CHATO NUM LEGAR LEGAL .... OBRIGADO 😊 SEM PORNOGRAFIA DEMAGOGIA OU IDEOLOGIA... ESTOU FAZENDO UMA LIMPEZA NA LIBIDO E DOPAMINA ... VLW
Um povo que valoriza o empreendedorismo, o trabalho e a educação se desenvolve. Um povo onde corruptos, pilantras e vagabundos podem cometer crimes a vontade e não dá nada, aí nesse caso ficará sempre parado ou andando para trás...
Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a cultura do Japão 🇯🇵, admirável mesmo e um exemplo a todos nós , deixou com gostinho de conhecer mais profundamente o pais. Sempre achei muito rica e um grande investimento a troca com outras culturas !
Maravilha de vídeo....tenho um sobrinho que esta indo para o Japão estudar....esse vídeo foi essencial para dar um olhado sobre o Japão...vc como sempre ótimo. Abraços.
Esses carros tem muito aí no Japão. 660cc, imposto (IPVA) barato, consome menos combustível e não precisa de certificado de estacionamento ( como tem muito carro precisa de um papel que indique o lugar que vai ficar estacionado e o keicar não precisa) Japão lugar muito bom pra morar.
Oi Ulrich, antes de mais nada muito obrigado pela disponibilidade e disposição! Ulrich, pergunta: o próprio fato do uso de dinheiro e não crédito, não retroalimenta a cultura deflacionária do Japão? Muito na economia comportamental e estrutura cultural...
Parabens pelo video,mostrando um pouquinho da cultura milenar, educaçao e respeito do Japao.Aproveite e desfrute desse banho de cultura e beleza naturais e historicas.
Olá Fernando!!! Grato por compartilhar tua experiência e impressões do Japão!!! Sem dúvida que outros vídeos em locais externos serão muito bem-vindos!!! Boa estadia!!!
Gratidão pelo vídeo Fernando! Acompanhei todos os seus stories, muito bom! Apesar de morar há 15 anos no Japão não consegui turistar tanto quanto você 🙃🙂🙃 Abraço!
O cuidado de preservar o local vem da infância, eles fazem limpeza das salas de aula e pátios da escola , isso não é exploração de menores e sim é da educação, e a consciência na preservação para os próximos usuários.
Passeios bons em nagoya(aichi):1.museu da toyota sobre carros,pertinho da estacao de nagoya 2.museu de ciencias de nagoya 3.museu de aviacao de gifu 4.aquario/porto de nagoya 5.castelo de nagoya.
Bom dia, boa noite aí no Japão! Sim, sem dúvida, seria muito atrativo, interessante, cultural, prazeroso l, etc. se tu fizeres mais vídeos quando em viagens pelo mundo. Muito obrigado, Apollo
31:54 A maioria das pessoas usam máscara mesmo em locais não-obrigatórios pelo mesmo motivo que você respondeu em outras perguntas: pelo respeito e consideração com seus semelhantes. O Japonês não é respeitoso apenas com a propriedade alheia, mas também com a saúde alheia. Ele trata e respeita o outro como ele gostaria que o outro o tratasse e o respeitasse. Por isso recolhem o lixo no estádio da copa, por isso usam máscara, por isso são educados de forma geral.
Você disse tudo, por ser uma educação pública ,a educacso japonesa é nota 10000 .Aqui no Brasil os governos estão terceirizando a educação pública , delegando está responsabilidade para empresa .Sendo que a educação é de responsabilidade do estado e não de empresa. ....muito triste o que estão fazendo com a educação brasileira ....
@@rosangelaneves7378 educação pública de qualidade não é educação sindicalizada . No Brasil só a escola particular , iniciativa privada e livre mercado pode tirar qualquer país da pobreza e levar para o primeiro mundo ... No Japão a escola pública presta porque não tem sindicato ...
O ensinamento é REALIZADO na escola . . Tudo inclusive a limpeza e o convívio familiar . Em fazer a sua alimentação até limpar os banheiros já na primeiros anos de Jardim.
Adorei a idéia de ir nos lugares e falar da história financeira e econômica. Pode dar mais trabalho, mas vai ser um conteúdo muito rico. Nao ví em nenhum canal esse formato. Turismo econômico, demais !
Eu gosto do silêncio e da educação no Japão no transito tb, carros e menos motos barulhentas, transmite até uma sensação de paz kk. Quando fui para o Brasil estranhei muito 😅
Meu filho mora no japão, ele está desde a adolescencia lá, ele conseguiu crescer, desenvolver com empregos em fabricas, depois hotel e hoje ele trabalha em uma ONG que auxilia imigrantes. Ele hoje tem 21 anos e fala inglÊs e japonês, ele não sofre bulling e é bem valorizado no emprego dele.
Como ele foi parar no Japão?
Deus abençoe seu filho 🙏🏻
Nihon wa gambate
Desculpe, mas infelizmente o Japão é um país muito fechado a imigrantes. Vim a primeira vez em 92 e muitos amigos cujos filhos se formaram em universidades japonesas, NÃO CONSEGUEM EMPREGO nas respectivas áreas. E não são poucos os exemplos. Empregos para estrangeiros, somente os de baixo escalão ou em piso de fábricas. A menos que seja um americano ou europeu. Falo, leio e escrevo em 3 línguas e trabalho como operador de máquinas em fábrica. Tive oportunidade de trabalhar com vendas e empresas de RH, mas os salários são bem menores, em alguns casos, metade do que ganho em uma fábrica, apesar de trabalhar 12 horas por dia, 6 dias por semana na fábrica, coisa que não ocorre nos escritórios.
@@odiverso4407 A mãe dele é descendente de família japonesa e ela foi tentar a vida no japão, estão todos lá desde 2017
O grau de civilidade do japonês é o que mais gosto do meu povo de coração.
Parabéns pela viagem.
Mto!
30 ANOS NO JAPÃO (idas e vindas) tudo aqui é paradoxal (passado e presente, muita civilidade ou zero em outros momentos)
@@carloslopes5263 Prova que somos todos humanos. Abs.
O silêncio é muito bom. Aqui em São Paulo as motos me deixam quase louco. Muita falta de civilidade. No Brasil é mais fácil ser notado pelo ruído, pelo barulho... As vezes por um pouco de paz preciso ir para o interior nos fds. Abraço.
O que surpreende no Japão é o povo é sua educação. Do mais pobre ao mais rico. Todos são respeitosos e se respeitam.
Tenho 73 anos. Sou farmacêutica. Entendo muito pouco de economia. Mas adoro seu canal e seu modo de expor os temas com tanta segurança e clareza. Até gostaria de me inscrever no Follow the Money só para participar mais da sua comunidade kkkk. Adorei este vídeo no Japão. Um lugar que me fascina e que gostaria imensamente de conhecer. Sonho com um lugar que além da beleza natural, é limpo, civilizado, disciplinado, e que valorize o outro como a si mesmo. É quase um sonho!
Parabéns pelo seu trabalho Fernando.
Obrigado!!
o que esse cara entrega aqui "de gratis" é excepcional! as pessoas grandes se preocupam com o proximo, as gigantes se doam! Parabens Ulrich
Parabéns pelo vídeo Fernando. Realmente a cultura japonesa é muito bacana. Nessa questão do barulho, realmente nós no Brasil somos muito barulhentos e o desrespeito é "gritante"
Moro no Japão faz 30 anos ..fiquei impressionada com você esta bem informado sobre o Japão em tão pouco tempo
Muito obrigado!
A limpeza é ensinada nas escolas desde muito cedo, tenho uma historia na creche, que foi assustador...fui buscar meu filho quando era um bebe de 3-4 anos ( pagando o teto maximo na mensalidade da creche) e vi ele agachado com escovinha e limpando uma privada.Somente depois de muitos anos no Japao fui entender que esta é a melhor forma de educar uma crianca, a se virar sozinha , limpar, cozinhar e sobreviver sem mimos como sao criados os filhos no Brasil.
Educação de crianças. Eis um assunto importantíssimo, mass que é pouco abordado. A maioria das famílias simplesmente deixam o tempo passar, ninguém estabelece um plano de formação.
Se a criança tiver sorte ela receberá a formação escolar e religiosa. O que de fato é o mínimo necessário, porém pode ser melhor.
Seria um sonho no Brasil a educação desde berço nos colégios como no Japão, estamos a anos luz atrasados nesse quesito em relação a cultura japonesa mais não podemos perder a esperança...
Se tiver tempo em Tokyo, utilize o sistema ferroviário metrô/trem, principalmente a linha Yamanote Line, observe nas estações o mapa ferroviário o sistema de interligação, observe a disciplina nas escadas rolantes, entrada e saída nos vagões.
Desanima bastante o ambiente cultural e político nacionais. E esse desânimo é tão grande em alguns que pode levar ao desespero se a pessoa não tiver resiliência e fé em Deus. No meu caso, chego quase a me desanimar do Brasil, pois parece que jamais tiraremos o país dessa zona purgatorial em que o lançaram. Só a frase "a gente precisa trabalhar pra ajudar o Brasil a sair dessa pra uma melhor", eu já a ouvi incontáveis vezes, sob formas variadas, ao longo da vida. Quando a gente pensa "agora vai" acontece um revés e a gente pensa "Num vai não!".
Cenário bacana
Meu filho estudou 11 anos no Japão. Atualmente ele está fazendo um curso na Universidade de Osaka.
Parabéns pela conclusão sobre a diferença entre a cultura japonesa e a brasileira: o Respeito ao Próximo é o que mais me chama a atenção pois não se procura tirar vantagem sobre ninguém…muito ao contrário!
Fernando ultimamente eu tenho perdido a vontade de ver vários vídeos sobre economia mas pelo incrível que pareça os seus vídeos são os únicos que eu vejo completamente mesmo eles tendo grande duração muito obrigado pela suas análises e conhecimento, e eu sigo vc por vc não por outra coisa
Obrigado pelas palavras, Delcimar. Bom domingo!
Kyoto eh fantástico! Legal ir tb p Arashi Yama, Kyozumidera, Kinkakuji, etc, fora os restaurantes michelin 3 estrelas.
O banheiro e o trem bala são de outro mundo. As notas de dinheiro parecem sempre novas.
Caramba, haja concentração e compromisso para continuar gravando os vídeos! Muito legal 👏🏻Obrigado!
🙏🙏
Ulrich é um cara muito iluminado mesmo! Teve que fugir da luz do sol 2 vezes.
Heheheh
O Japão realmente é maravilhoso em vários fatores, a educação, a limpeza e a questão do barulho são umas delas.
Meu avô era de Nagasaki, veio antes da bomba cair. Minha avó era de uma ilhinha.
Gratidão à eles! Ajudaram a construir o Brasil
Moro no Japão a 25 anos e é incrível como tudo funciona aqui . Hospital você fica de 30 no máximo 1:00 para ser atendido e já sai com remédio 💊. E
Faz todos os exames possível no mesmo dia ! Pagamos vários imposto descontados na folha de pagamento 💰 mas vemos o resultado em todos os lados .
Salve Fernando. Por um feliz acaso, também estou no Japão. Nesse momento estou em Takamatsu, Shikoku. Já passei por Nagoya e Kyoto e Okinawa e estou a caminho de Hiroshima.
Aproveite sua viagem.
Forte abraço.
Não perco um vídeo seu mas esse ficou cansativo por ter tantas perguntas sobre o Japão... nem terminei de assistir.. sucesso sempre
Colocaram isso na cabeça do povo
O povo se preocupa mais com futebol
E carnaval do que com política isso é grave
Por isso somos o que somos na maioria
Moro aqui no Japão faz 30 anos e me acostumei 。Teria mais dificuldades de adaptação no Brasil…🤔
E não é pela língua! Mas pela lentidão, insegurança, burocracia e à falta de respeito em muitas situações!
Como você foi parar no Japão?
Na sala de aula aqui de uma escola onde trabalho em São Paulo, todos os dias tenho que recolher os papéis jogados no chão. Não consigo trabalhar em ambiente com sujeira ou desordem. Falo para meus alunos de 12, 13 anos, que eles precisam se educar quanto a isso. É impressionante. Muitos papéis de bala e tudo que desembrulham, jogam no chão.
E isso com certeza (não) veio de casa. Desde criança, mesmo na escola pública de um bairro pobre, eu guardava meu lixo para colocar no lugar certo.
@@agoradacerto Exato. É aquela educação que vem de casa. Eles fazem o errado com muita naturalidade porque os adultos da família fazem. Veem isso desde pequenos.
Muito bom o video. Estive no Japão em 2002 e tive a oportunidade de conhecer Kyoto, Hiroshima e iLha de Myagima. Mas o que realmente chamou a atenção foi a educação e a cordialidade do povo japonês. Parabéns pelo video.
Moro no Japão e já estive nesse local. Muito bonito.
Há quem diga que o povo brasileiro é o mais "afetuoso" e "receptivo" do mundo, quem diz essa bobagem devia andar mais pelo mundo, acho que é o oposto, somos o povo mais desrespeitoso, mais arrogante, entre outros defeitos do mundo, quem visita outras culturas e ver como se respeitam entre eles é muito diferente de nós brasileiros, aí vão para fora e querem se comportar como aqui e são destratados e acham que são arrogantes com eles, então, vamos ser realistas, quando vejo nossos políticos como nos tratam chego a conclusão que é normal pois eles são espelhos do que somos como povo !
Que bacana Fernando, eu fui aí onde vc está em 2017, e esse lugar é incrível. Não deixe de passear no parque de Nara, que é caminho na mesma linha de trem do Fushimi Inari-Taisha.
Grande Fernando "Financial fredom" quem entende essa mensagem percebe essa imagem sua fazendo um material ao ar livre "made in Japan"....Parabéns e obrigado por todos os conteúdos.........abraço.....de um gaúcho para outro.....
Bom dia Fernando, adorei o cenário, lindo e natural, pra falar de assunto sério. Bom retorno. Gratidão
Obg!
Credit suice banco suíço perdeu 6,9 na sexta-feira e recentemente teve um aporte gigantesco do fed para socorrer e agora ?
Morgan e os demais vão ruir junto? Isso é uma corrida de saques? Ou é por querer querendo? Um plano de perder para ganhar logo ali na frente????
Me diga algo sobre essa loucura…..
Caraca tu realmente é um cara disciplinado, mesmo viajando e bem cansado, não deixou de postar o vídeo😍 Parabens
Fernando, acho que você vai reconsiderar sua opinião sobre a dificuldade com a comida depois que conhecer melhor. Mesmo que você não se adapte às receitas japonesas do dia pra noite, vai perceber que há uma infinidade de comidas para o paladar ocidental e a preços menores que no Brasil até. Um espetinho ou frango frito da Family Mart, salada, frutas, as mil sobremesas ou mesmo a comida dos cafés, que são onipresentes, já desmonta fácil essa suposta dificuldade com o Japão.
Bom dia !!! Japão é muito lindo !! Vale muito conhecê-lo ! ⛩️⛩️
Bom dia, Nilce!
Muito lindo esse cenário!
Essa viagem está sendo incrível.
Adoro a cultura japonesa.
Trabalho como programador, e se a coisa apertar pretendo ir pra aí.
Já até comecei as aulas do idioma 😊
Japão em 2030 puro ai vai sofrer com desastre naturais, economia congelou vais sofrer com a sociedade de velho e baixa natalidade
Ainda sim os japa não facilita entrada de estrangeiro
@@Gustavoarke Até facilita, mas você tem que ter uma formação acadêmica, e diferente da Europa que aceitou um monte de imigrantes que não sabia nem ler nem escrever.
@@Gustavoarke caras como vc que ferram o pais. Nao deveria ser aceito em lugar nenhum. so pelo linguajar e forma pejorativa que fala. Um br frustrado normal do nosso cotidiano.
@@battousaimode8022 oque vc tá falando doido? Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Top!! Faça muitos outros assim, nostrando mais da cultura, economia e costumes de outros países...
Até pq, de acordo com a NOM, em alguns anos seremos todos uma nação única, com fronteiras e soberanias nacionais relativizadas... (antes chamavam estas opiniões de teoria da conspiração, hoje, com tudo q está acontecendo, claramente é um caminho sem volta).
No interior do Brasil tb só se usa dinheiro moeda. Cartão é muito pouco e qdo usado é no débito. Sair de SP é mudar para interior mudou a minha visão da política financeira do país.
Moro no interior de sp com 110mil hab e mesmo nas cidades menores de 15-20mil pessoas em mg eu sempre paguei com cartao e nunca precisei pagar em dinheiro. Acho que esta mudando rapido, incluse muitos comerciantes oferecem a opcao por pix...
Vídeo ao ar livre
Sei que é mais complicado, mas seria muito legal se vc pudesse fazer mais vídeos ao ar livre assim. A cinematografia desse vídeo me deixou hipnotizado!
Bom dia.
Agradeço pelo trabalho.
Ps. A limpeza em Tóquio começou nos anos 60.
Fernando quando eu te conheci no canal dos bitconheiros te achei top demais e quando soube que viria para o japao fiz questão de ir te conhecer pessoalmente viajei algumas horas pra chegar no expotalks e valeu muito a pena sua palestra, espero que tenha gostado do japao e volte sempre
abraço e sucesso
Que bacana, Mauricio! Obrigado pelo prestígio lá na ExpoTalks! Estou adorando o Japão!
adorei a paisagem, no primeiro segundo senti o impacto.
@@wasapme0267 bandido n tem vergonha vao roubar seu filho ou vc. a lei da acao e reacao. existe.
Muito bom Ulrich, com de costume. Gostaria de recomendar aqui p vc e p os ouvintes pesquisar no RUclips o Clóvis de Barros Filho falando sobre a filosofia Shinsetsu do Japão, Aparentemente isso explica muito sobre esse comportamento deles. Em especial qnd o Clóvis diz que o Shinsetsu supera o direito, pq são valores sociais da moral na cultura japonesa que transcendem as leis, as regras de que meu direito vai até onde começa o seu. Uma cultura admirável.
Muito educativo o vídeo Ulrich. Eu como messiânico aprendo dia a dia com a cultura japonesa, nas questões filosóficas e espirituais principalmente, seguindo os ensinamentos do nosso mestre Meishu Sama.
5:22 Para mim é o fato de que os japoneses conseguem se contentar com pouco. Moro aqui no Japão e faço parte da comunidade brasileira. Em geral, o brasileiro é muito consumista e a maioria não tem reserva de emergência nem para poder comprar uma passagem de volta ao Brasil, quando teve a crise de 2011 com o desastre de Fukushima muitos foram deportados por terem perdido seus empregos e o governo japonês interveio dando 300.000 ienes na época para deixar o país e não poder voltar para o Japão.
Isso, japonês gosta de poupar mesmo. A minha família é assim também
Adorei teu vídeo. Já passei uns meses no Japão. Realmente o silêncio impressiona. E tb ninguém se olha… o cabelo dos japoneses tb me impressionou, coloridos. A moda é muito presente nas ruas. Eles são fashion. Sobre o lixo, uma curiosidade, é a complexidade da coleta de lixo. Tem dia para cada lixo, e o lixo tem que ser lavado antes de ser descartado. Outra curiosidade, é que as empresas são muito organizadas, em compensação as casas são bem bagunçadas, o inverso do Brasil. E o povo japonês segue fumando muito?? Qdo fui, há uns 10 anos, podia fumar até dentro do Mc Donalds. A forma de crescimento dentro de uma grande empresa japonesa tb é interessante. Não é muito meritocracia… tempo de trabalho conta bastante, daí a estabilidade. Se puderes, é legal visitar a Toyota aí em Nagoya, ou a Nissan. É impressionante ver como é uma linha de produção com o mínimo de desperdício não só de material, mas de tempo e movimento. Tokyo é fantástica, cada bairro é um mundo diferente. Boa Viagem.
Fernando, não deixe de ir pra Shibuya, em Tokyo. É bastante peculiar
Obrigado, Ulrich. 🇯🇵😎🇧🇷
Parabéns Ulrich, por mais que foi um local de improviso, ficou show. Sai daquela rotina de escritório.
NOSSA VLW O VIDEO A PAISAGEM FICOU PERFEITO FALAR DE ALGO CHATO NUM LEGAR LEGAL .... OBRIGADO 😊 SEM PORNOGRAFIA DEMAGOGIA OU IDEOLOGIA... ESTOU FAZENDO UMA LIMPEZA NA LIBIDO E DOPAMINA ... VLW
Um povo que valoriza o empreendedorismo, o trabalho e a educação se desenvolve. Um povo onde corruptos, pilantras e vagabundos podem cometer crimes a vontade e não dá nada, aí nesse caso ficará sempre parado ou andando para trás...
Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a cultura do Japão 🇯🇵, admirável mesmo e um exemplo a todos nós , deixou com gostinho de conhecer mais profundamente o pais. Sempre achei muito rica e um grande investimento a troca com outras culturas !
Maravilha de vídeo....tenho um sobrinho que esta indo para o Japão estudar....esse vídeo foi essencial para dar um olhado sobre o Japão...vc como sempre ótimo. Abraços.
Como já comentei no seu instagram. Obrigada mesmo por poder comparilhar informações da cultura ,culinária desse país tão diferente.
Esses carros tem muito aí no Japão. 660cc, imposto (IPVA) barato, consome menos combustível e não precisa de certificado de estacionamento ( como tem muito carro precisa de um papel que indique o lugar que vai ficar estacionado e o keicar não precisa) Japão lugar muito bom pra morar.
Oi Ulrich, antes de mais nada muito obrigado pela disponibilidade e disposição! Ulrich, pergunta: o próprio fato do uso de dinheiro e não crédito, não retroalimenta a cultura deflacionária do Japão? Muito na economia comportamental e estrutura cultural...
Arigatô pelos ensinamentos Ulrich Sam!!!!!
Parabens pelo video,mostrando um pouquinho da cultura milenar, educaçao e respeito do Japao.Aproveite e desfrute desse banho de cultura e beleza naturais e historicas.
Novo quadro Ulrich responde pelo mundo.
Bom dia. Qual a forma de pagamento mais comum no Japão? Dinheiro, crédito ou débito? Obrigado.
É um grande sonho meu viajar e talvez até morar no Japão por um tempo um dia. Muito legal esse vídeo e estou ansioso pelos próximos!
Todo início de domingo com Fernando! Obrigado pelo conteúdo Fernando!!
Poderia fazer um vídeo explicando como Japão se tornou uma grande potência em indústria de tecnologia e qual papel do estado nessa formação?
Que lugar lindo 😮 eu amo o Japão.
UAI EU ESTAVA PENSANDO QUE EU ESTAVA NO CANAL DIFERENTE.
MUITO LEGAL ESTE SENARIO DE HJ
Muito bom o quadro em outros lugares
Queria muito ter ido na sua palestra!
Pena!
Olá Fernando!!! Grato por compartilhar tua experiência e impressões do Japão!!! Sem dúvida que outros vídeos em locais externos serão muito bem-vindos!!! Boa estadia!!!
Gratidão pelo vídeo Fernando! Acompanhei todos os seus stories, muito bom!
Apesar de morar há 15 anos no Japão não consegui turistar tanto quanto você 🙃🙂🙃
Abraço!
O cuidado de preservar o local vem da infância, eles fazem limpeza das salas de aula e pátios da escola , isso não é exploração de menores e sim é da educação, e a consciência na preservação para os próximos usuários.
Parabéns muito legal Cultura diferente só agrega!
Passeios bons em nagoya(aichi):1.museu da toyota sobre carros,pertinho da estacao de nagoya
2.museu de ciencias de nagoya
3.museu de aviacao de gifu
4.aquario/porto de nagoya
5.castelo de nagoya.
Bom dia, boa noite aí no Japão! Sim, sem dúvida, seria muito atrativo, interessante, cultural, prazeroso l, etc. se tu fizeres mais vídeos quando em viagens pelo mundo. Muito obrigado, Apollo
Boa! Obg!!
31:54 A maioria das pessoas usam máscara mesmo em locais não-obrigatórios pelo mesmo motivo que você respondeu em outras perguntas: pelo respeito e consideração com seus semelhantes. O Japonês não é respeitoso apenas com a propriedade alheia, mas também com a saúde alheia. Ele trata e respeita o outro como ele gostaria que o outro o tratasse e o respeitasse. Por isso recolhem o lixo no estádio da copa, por isso usam máscara, por isso são educados de forma geral.
Parabéns pelo vídeo !!!!
O Japão é um exemplo para o Brasil .
Sua educação pública é NOTA 1000 .
Parabéns ao POVO JAPONÊS !!!!!
A Coreia do Sul também
Você disse tudo, por ser uma educação pública ,a educacso japonesa é nota 10000 .Aqui no Brasil os governos estão terceirizando a educação pública , delegando está responsabilidade para empresa .Sendo que a educação é de responsabilidade do estado e não de empresa. ....muito triste o que estão fazendo com a educação brasileira ....
@@rosangelaneves7378 educação pública de qualidade não é educação sindicalizada .
No Brasil só a escola particular , iniciativa privada e livre mercado pode tirar qualquer país da pobreza e levar para o primeiro mundo ...
No Japão a escola pública presta porque não tem sindicato ...
Como de praxe, soltando o like antes de assistir o video, uma ótima semana Bearich
Fala Fernando morei no Japão 6 anos retornei em 2009 saudades do desse lugar, obrigado por trazer imagens, grande abraço!
Aqui os políticos tem preocupação com o próximo também, se o próximo tiver indo bem eles taxam, se p próximo tiver dinheiro eles roubam.
O ensinamento é REALIZADO na escola . . Tudo inclusive a limpeza e o convívio familiar . Em fazer a sua alimentação até limpar os banheiros já na primeiros anos de Jardim.
Fernando parabéns pelo vídeo. Podia fazer mais vídeos em lugares bonitos como esse.
Valeu!
Fernando vivendo bem a vida! Tudo de bom!
Parabéns pelo vídeo Fernando,
e uma pena não ter conseguido concluir naquele cenário inicial.
Muito bacana o Local.
O Like de sempre. 👍🏻
NOSSA, que cenário incrível, Obrigado por mais um vídeo.
Fernando aproveite a gastronomia. Muito boa!
Adorei a idéia de ir nos lugares e falar da história financeira e econômica. Pode dar mais trabalho, mas vai ser um conteúdo muito rico. Nao ví em nenhum canal esse formato. Turismo econômico, demais !
Bem vindo ao Japão Fernando !
Muito obrigado por compartilhar.
Bom dia. Também gostei do cenário. 👏
Bouaaa!!
Gostei muito do cenário 👏👏👍👍
Fernando com você eu consigo aprender. Obrigada. Gostou da comida?
Muito!
Boa Noite á todos...gratidão!
Cenário top demais 👏🏽
Parabéns pelo vídeo, fale um pouco a respeito do que conseguiu descobrir a respeito da influência " Yakusa " na economia Japonesa...
A maioria está infiltrada no mundo da “pristituicao” como cafetões e no mundo do patchinko, espécie de cassino ao estilo japonês.
Vlwzao fala a palavra chave pra quem assistiu tudo ... Na hora desse gatinho fofo maravilhoso 💖
Eu gosto do silêncio e da educação no Japão no transito tb, carros e menos motos barulhentas, transmite até uma sensação de paz kk. Quando fui para o Brasil estranhei muito 😅