Conexões - Espiritualidade crítica (011): Religião e neutralidade
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- Há pessoas que acham que não se pode misturar religião e política. Não se pode quando se trata de uma teologia de domínio e exploração. Mas se deve quando se trata de denunciar as injustiças do mundo.
Link para a coluna da semana no GGN:
jornalggn.com....
Link para se comprar na pré-venda o livro "Kardec para o século 21":
editoracomeniu...
Dora Incontri é jornalista, escritora e educadora. Coordena a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e a Universidade Livre Pampedia.
Sigam a Dora no instagram - / dora.incontri
Obrigada, Dora por compartilhar conosco tanto conhecimento! O POVO precisa ESTUDAR, LER e se INSTRUIR .Chega de tanta IGNORÂNCIA! ❤
Obrigado por compartilhar suas idéias, sempre embasadas pelo conhecimento e informação. Criado em ambiente espírita eu tenho encontrado em você e seus convidados respostas p muitos questionamentos que os ambientes espíritas com os quais eu tinha contato não eram capazes de me proporcionar.
Dora, obrigada por todo empenho em esclarecer a sociedade que vivemos. Concordo plenamente com suas explicações muito claras e didáticas. Paz e Bem pra nós, com muito trabalho por um mundo melhor.
Sou espírita, sou progressista ,sou de esquerda !!! Tudo na nossa vida gira em torno da politica ,ate mesmo as relações familiares !!! Desde que o homem passou a viver em grupos a politica ali estava !!!
Muito bom companheira Dora. Você e sua proposta são necessárias para ajudar ao nosso povo a pensar e saber escolher nossos dirigentes. Estamos juntos.
É muito bom te ouvir, Dora!
Boa noite, obrigado pelos esclarecimentos x Salvador Ba 🇧🇷🌹
Como bem é intitulado o canal: Conexões. Não é possível isolar a espiritualidade numa bolha alheia ao mundo, à sociedade, as relações entre as pessoas, à situação global. Seria uma falsa espiritualidade, ao meu ver. Parabéns pelas excelentes temáticas que você aborda, Dora
Excelente, como sempre, querida Dora ❤❤❤
Excelente Dora! Obrigada por tanta lucidez e esclarecimentos. ❤
Maravilhoso, Dora! Parabéns! Que assim, seja!
Sou católico progressista. Parabéns !!!
Continue assim, suas “lives” são esclarecedoras
Muito maravilhosa sua análise. Tenho acompanhado seu problema todo sábado. Acho máximo para nossa reflexão e conhecimento. Obrigado.
Não existe neutralidade. Parabéns pela coragem
Admiro muito esta intelectual espírita ! Mulher inteligente e muito culta! A mim deu outra visão do espiritismo. É o mínimo que posso dizer. Muito obrigada!
Dora, parabéns por tanta coerência, inteligência, lucidez sobre os aspectos;;
Pior que muitos desses que dizem odiar ou desprezar a política porque ela "é cheia de corrupção", na hora das eleições votam num candidato de direita (neoliberais, liberais etc). Corromper é destruir, seja em ritmo lento ou acelerado e é o ato mais comum dos candidatos de direita, justamente porque eles são anti política. Como outros comentaram: Não há neutralidade, pois todos tem uma intenção e alguma noção dos fatos, por mais fraca que seja. Odiar a política não é ser neutro: é um ato típico de ideologias como a capitalista, a fascista, a nazista, ou seja, de direita. É um ato que favorece os sistemas liberais/ neoliberais que priorizam enriquecimento de poucos já mais ricos e deixa de lado a infraestrutura dos países e despreza a justiça, a equidade, enfim, a ética e a ideia do Bem.
Você disse TUDO! Parabéns! Nós, enquanto eleitores, temos que escolher aqueles partidos políticos que melhor representem a população. Infelizmente, há eleitores que pensam em seus interesses individualistas e nada cristãos, enquanto outros votam em interesses coletivos. Por exemplo, se quisermos caminhar nas ruas tranquilamente e não sermos assaltados, não é melhor que um governo foque no social para não haver pobreza? Se um governo tira os pobres da rua (porque nós votamos nele), então todos nós seremos beneficiados. Mas, infelizmente, nem todos pensam assim. Há aqueles que estão pouco se importando com as pessoas mais carentes e, para piorar a situação, votam em políticos de extrema direita ou de direita que também não se importam com os mais pobres e não levam projetos sociais para frente.
Muito bons seus esclarecimentos, Dora.
Dora muito obrigada ! sua voz é minha voz !
Não existe neutralidade! Temos como exemplo o Mestre Jesus que foi um ativista social, um ser que combateu as injustiças sem se dobrar aos Fariseus nem mesmo aos romanos.
Você é ótima 😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pessoas como você é minha temperança. Fé racional. Discutir a vida após a morte é fugir de lidar com a realidade cruel e dura. Estar na realidade e mesmo assim, se desafiar a agir para "amar o próximo como a si mesmo." - em que "o próximo" é toda vida no planeta (não apenas a humana) - isso é o estado de espírito santo manisfestado. Em qualquer religião teremos analogias parecidas. Como a iluminação de Buda. Na minha visão, Jesus, Buda e outros sábios e sábias (mulheres e mulheres trans que não alcançam a fama por machismo), são humanos superdotados ("vós sois deuses"): percebem e estimam o impacto que a mente humana pode fazer para o mal e/ou o bem. Relativizar a ética e moral, conforme a conveniência (esse é o mal); manter a consistência da ética e moral independente da pressão social (esse é o bem).
Gracias, Dora ❤
Excelente!!!!!
Dora desjo a você muita Paz. Sem Ação, não existe Libertação - do Espírito - para obtermos a Paz q desejamos alcancar.
Imagine Dora, a bancada evangelica, como estão pensando, se tornar um partido, tornar lei sua pauta de costumes e nós, espíritas, com tudo aquilo que aprendemos, cumprir essas leis.
Gratidão por mais um trabalho tão valioso!
Muita lucidez ❤ Obrigada
Excelente suas colocações, Dora!
Bom te ouvir. O espiritismo praticado até hoje, criou uma geração inteira sem a menor empatia com a dor do outro. Fundamentados pelo tal karma, que justifica por si só, tudo aquilo que uma pessoa está sofrendo. Todo mal causado a alguém é responsabilidade exclusiva desse alguém que trouxe esse "karma"" . Se está sofrendo é porque merece, então eu fico de consciência tranquila em tirar o alimento do outro, porque é o karma dele. Cansei de ouvir isso enquanto frequentei o meio espírita: fica com pena não, se tá sofrendo assim é porque merece
Querida muito bom dia !!! Há pessoas que acham q a política além de suja é umA coisa à parte! Não se dá conta que tudo na vida é política !!! Até qd diz ," não estou nem aí pra política " está fazendo política! É nefasto pensamento, porém é política!
Boa noite !
Excelente fala. Vou compartilhar!!
Obg, Dora!!! Concordo que há várias esquerdas. Eu também não apoio a revolução armada e a violência contra o burguês/capitalista, por exemplo. Assim, eu sou um tipo de Comunista espiritual (ou Espírita progressista). Tmj!!!
Na minha opinião, quem considera que a religião não tem nada a ver política precisa se atualizar com URGÊNCIA! A atualização passa por várias leituras basilares. Do contrário, quem não o faz verá o mundo apenas em caixas fechadas.
Obrigada Dora pelos esclarecimentos, afinal fazemos política o tempo todo!
Pior é a infantilidade de dizer q a política gera vibrações coléricas , deletérias e desarmônicas e por isso devemos botar pra debaixo do tapete e não enfrentar nossas divergências.
Educar é um ato político
Questiono a função das religiões. Acho que servem para dominio do ser humano. Contudo, estão aí. Devem, em minha visão, ter princípios socialistas.
EU SOU ESPÍRITA E SOU DE ESQUERDA.
Para a senhora a esquerda defender o aborto não tem nenhum problema?
Eu concordo consigo que a política é importante. E que há muitas injustiças. As soluções dependem das opiniões. E para isso é melhor dedicar-se á política.. A espiritualidade tem outra função. Pode servir de fundamento filosófico para determinadas políticas. Serve para nós levar a nós mesmos a agir bem. Mas não para se dedicar á política. A espiritualidade visa a união das pessoas. A política divide as pessoas. Foram os capitalistas que votaram no Bolsonaro ou foi o povo? O povo pode ser manipulado, evidentemente. Mas todos os espíritas deveriam saber que o Bolsonaro queria uma politica que não é coerente com o espiritismo, se conhecem os livros de Kardec. Todavia há espíritas Bolsonaristas. Os espíritas dividiram-se como os outros quando foram as eleições.se forem fazer luta política nos meios espiritualistas dividem os espiritualistas e nada resolvem na política.
Muito grato, saudações anarquistas.
A questão não é essa a questão é que a senhora está colhendo o que está plantando, porque afinal a senhora não faz outra coisa a não ser fazer lives criticando todo mundo entāo deseja receber o que? Para de estar criticando os outros para não receber isso de volta, afinal recebemos aquilo que damos!!! Vamos acordar pra vida esse vitimização não cabe aqui porque como falei só está recebendo de volta o que está lançando aos outros!!!
Assista todo o vídeo e não uma parte dele pra não tirar uma conclusão precipitada... Dora é sempre muito lúcida e sua crítica é, deveras, sensata, coerente, pertinente e prudente. Alienação zero! Então, não venha aqui nos comentários sem antes ter noção do q vai dizer...
Boa noite !
Boa noite!