Комментарии •

  • @anselmoOliveira-re4pw
    @anselmoOliveira-re4pw 8 дней назад +1

    Olá,Cleide,com essa aula maravilhosa,vou ler com certeza, obrigado estou emocionado com todo esse empenho,grato.

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 3 дня назад +1

      E eu com o seu amoroso comentário. Obrigada, conto com você e depois fale sobre suas impressões. Um abraço

  • @anacarvalho916
    @anacarvalho916 4 месяца назад +1

    Aula formidável, querida Cleide! Parabéns!

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад

      Obrigada, Ana! A obra é densa, desafiante e fantástica! Um abraço

  • @deniseleite7053
    @deniseleite7053 4 месяца назад +1

    Obrigada!❤

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад

      Sou eu quem agradece a sua visita e delicadeza. Um abraço

  • @jcpetermann
    @jcpetermann 4 месяца назад +2

    Que aula incrível 😮 eu li há muito tempo, por obrigação escolar e nunca tinha aprofundado tanto 👏🏽👏🏽👏🏽🤓

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад +1

      E há tanto ainda para abordar, mas eu sempre brigo com o tempo. Obrigada, amigo

  • @ACamilaMenezes
    @ACamilaMenezes 4 месяца назад +2

    Que excelente notícia essa parceria!!! 🎉

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад

      Obrigada, Sista! Sim, foi um presente.

  • @alessandroyuriAlegrette
    @alessandroyuriAlegrette Месяц назад +1

    Olá, Cleide. Tudo bem? Gostei muito dos seus comentários sobre "O Morro dos Ventos Uivantes". Concordo com você. O romance é muito inovador para sua época. Tanto é que os críticos quando o livro foi publicado ficaram confusos com relação a sua autoria. Isso se deve devido a escrita de Emily Brontë que oscila entre o poético e violento em muitas passagens. O livro quando foi publicado não teve uma boa recepção da crítica, sendo considerado até mesmo obsceno devido ao uso vulgar da linguagem. Mas, na atualidade, é sem dúvidas um dos grandes clássicos da literatura inglesa.
    Sobre Heathcliff. Realmente, ele é um personagem muito enigmático. Sua origem permanece desconhecido o que dá margem para muitas teorias e interpretações. Existem vários ensaios e estudos que exploram este aspecto peculiar da obra. Sendo assim, Heathcliff ter suas origens associadas a várias etnias que são marginalizadas na sociedade inglesa vitoriana, tais como um "rascal" - imigrante de origem indiana ou cigano. Há até mesmo a sugestão pela forma como ele é descrito no livro que Heathcliff pode ser irlandês - lembrando que o livro foi escrito no período em os irlandeses imigraram para a Inglaterra devido a uma situação de grande miséria.
    No entanto, é importante enfatizar que apesar de ser marginalizado e mal tratado desde de sua chegada à propriedade rural, Heatchcliff demonstra sua natureza maligna por meio de suas ações agressivas e do ciúme que sente de Hindely, irmão de Catherine. Ou seja, não é porque ele é excluído socialmente, que ele é mau e egoísta. Isso de alguma forma já está introjetado dentro dele, assim como essa mesma natureza agressiva e violenta também está contida em Catherine, o que tornam ambos um duplo do outro.
    Você bem salientou, "O Morro..." é acima de tudo uma história de vingança, mas motivada por um amor tão intenso que desafia os limites entre a vida e morte e nisso também temos uma exploração bastante inovadora dos elementos góticos que na obra aparecem dentro de uma moldura sobrenatural. No entanto, esses eventos sobrenaturais são sempre narrados do ponto de vista de uma narradora não confiável - Nely Dean que pode estar inventado certos fatos para tornar a história mais envolvente.
    Acho que é este aspecto que torna o livro tão fascinante e capaz de cativar a atenção do leitor. Ou seja, é uma obra-prima do romantismo inglês e demonstra a genialidade de Emily Brontë. Se quiser saber minhas impressões sobre o romance, vou deixar o link de minha tese de doutorado sobre "O Morro..." que enfatiza o aspecto inovador de sua escrita gótica:
    hdl.handle.net/11449/141925
    Um abraço e sucesso para o seu canal que explica a literatura e obras literárias de um jeito leve, despretensioso e muito agradável.

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 Месяц назад

      Já encaminhando a leitura! Super obrigada! Correndo o risco de atravessar o pantanoso terreno dos lugares-comuns, mas o fato de haver um narrador masculino, citadino, jovem, e uma narradora mulher, de um ambiente rural e mais velha não seriam atributos que, de certa forma, explicam a oscilação entre a tentativa de compreender à luz da lógica, embora oscilante, de Lockwood, e a riqueza, em termos de imaginário e subjetividade, de Nely? Também não tratei desta questão, afinal o vídeo precisa ser mais sintético. Suas considerações são profundas e embasadas. Obrigada, obrigada. Um abraço

    • @alessandroyuriAlegrette
      @alessandroyuriAlegrette Месяц назад

      @@grilofalante0 Por nada. SIm, realmente é o modo de narração diferenciado e muito peculiar um dos motivos que tornam o romance de Brontë uma obra-prima da literatura inglesa. Um abraço.

  • @patricia3315
    @patricia3315 2 месяца назад

    Eu adoro esse livro, eu acho impressionante essa narrativa.

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 2 месяца назад +1

      A cada leitura, novas leituras! Um abraço

  • @rayanearaujo9764
    @rayanearaujo9764 4 месяца назад +1

    Muito bom te ouvir, Cleide! Li o livro no ano passado e me apaixonei! ❤ É curioso que há várias adaptações da obra para as telas, mas em muitas delas o Heathcliff não é preto, o que faz com que a história perca este elemento de crítica ao imperialismo que você abordou e que é tão interessante. Um abraço!

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад

      Rayane, que surpresa boa! Concordo plenamente, de certa forma, ao caracterizar Heathcliff branco, há uma predominância da visão eurocêntrica e excludente. De certa forma, desconstrói a realidade criada por Emily! Vamos tomar um café com um certo filósofo?

  • @alessandraarca7480
    @alessandraarca7480 4 месяца назад +1

    Eu já li. Mas com certeza farei uma releitura. Acho que com agora já sou capaz de fazer essa leitura crítica.

  • @clarissesimoesribeiro5744
    @clarissesimoesribeiro5744 4 месяца назад

    Li esse livro muito nova. Não lembrava mais da história e com certeza não compreendi quase nada do que você trouxe, mas lembro da sensação de medo por conta do fantasma da Katherine. Fiquei com vontade de reler. Essa edição é linda mesmo, vou procurar por ela!

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад

      É uma obra para a maturidade, com certeza! A solidão e o sofrimento devido ao preconceito é algo a ser considerado nos dias de hoje.

  • @deleuterio
    @deleuterio 4 месяца назад +1

    Posso estar sendo repetitivo, mas o olhar político das obras literárias tem despertado novamente meu interesse pelos grandes clássicos. Obrigado

    • @grilofalante0
      @grilofalante0 4 месяца назад +1

      Toda ação humana é um ato político, e algumas obras, independente do período em foram escritas, trazem novas perspectivas e argumentos sobre os fatos. É a riqueza da literatura. Obrigada