Preciso de ajuda para continuar meus projetos de pesquisa científica e conscientização! Sei que pode ser um pouco chato/trabalhoso, mas considere reservar apenas alguns minutos e reais para contribuir, em qualquer quantia, para a continuidade de meus projetos: www.catarse.me/UmCanalSobreAutismo
Tentei acessar o link para contribuir com seu projeto, mas não entendi direito como funciona. Sou aqui de Porto Alegre. Parabéns pelo seu trabalho! Vc é sensacional no que faz. Acho que consegui identificar meu esposo, o qual estou casada há 35 anos. E isto me fez muito bem e ao mesmo tempo, deu um nó na garganta, pois acho que o que eu acreditava ser dureza de personalidade durante todos estes anos, trata-se de autismo. Obrigada por ter me ajudado meu querido. Gostaria muito de contribuir para que este canal continuásse, para que mais pessoas sejam beneficiadas assim como eu e ele. Isto ajudaria a esclarecer muitas dúvidas e amenizar muitos sofrimentos.
❤ Me Tornei sua fã ‼️Grata pelas abordagens, explanações sensíveis de "se"entender... Como professora de EducaçãoInfantil, grandes aprendizados‼️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Meu esposo tem 51 anos, ele sempre se achou diferente. Ele saiu de casa com onze anos porquê não suportava a irmã gritando e dando ordens. Ele tem todos os requisitos para ser autista. Não suporta determinadas cores se irrita com qualidade do tecido e etiquetas. Ele é gênio em números e elétrica concerta qualquer coisa, ele usa o mesmo perfume e shampoo e sabonete de 30 anos atrás e quando não acha tenta achar algo compatível ou compra pela internet o mesmo. Quando trabalha se concentra de forma absurda se meus filhos tiram o foco dele se irrita e até tapa os ouvidos dizendo que dói muito a cabeça.
Acabei de conhecer o seu canal , tenho um filho com autismo , e vejo tudo que vc diz nele e ate mais , a inteligência dele é muito grande e ele com 6 anos sabe me passar como a cabeça dele funciona , seu canal é perfeito , parabéns vai ajudar bastante pessoas
A insistência na mesmice é quase que uma forma de padronizar as coisas. Meu jeito de ser metódico e argumentativo é alvo de reclamação constante. Algumas pessoas possuem queixa em comum alegando que qnd conversam comigo parece que eu quero convencê-las sempre do meu ponto de vista.
@@marciocunha5646 te entendo Márcio. Nosso modo de pensar é todo estruturado em uma lógica meticulosa e que geralmente as pessoas não enxergam a complexidade!
@@marilenealvesss O pior é quando as pessoas questionam " mas vc não enjoa dessa mesmice ?". É estranho pois pra mim as mesmas coisas são sempre interessantes, é muito raro me enjoar de algo.
Oi William, sempre aprende muito com vc. Gostaria que vc fizesse um vídeo, sobre o "autista" que não se vê.. Que não percebe suas diferenças, e que as vezes são muito prejudiciais, mas ela não tem percepção.
Eu tenho um professor que está fazendo um diagnostico para saber se é altista... Ele é graduado em Letras e foi falar com 6 anos...a história dele é linda.
Não sou diagnosticado mas tenho suspeitas, e isso é algo que rotineiramente acontece comigo. Eu tenho as minhas formas de fazer as minhas coisas e frequentemente sou questionado sobre a eficácia delas, e de fato muitas vezes as formas alternativas apresentadas são mais simples e eficazes, mas não me sinto confortável em mudar. Por vezes questionei se isso não seria um déficit intelectual - por não enxergar maneiras mais simples de executar algo - mas vendo o seu vídeo percebo que se trata mais de uma insistência minha em permanecer na mesmice, porque é a minha mesmice e estou confortável com ela.
Pensando alto para trocarmos experiências, pois falar e refletir sobre esse assunto me traz muito prazer sensorial. Penso que daí surge a importância de trabalhar com o autista a emissão de comportamentos exploratórios, desde que seguros. Pois ao descobrirmos novas formas de nos relacionarmos com o mundo, isso pode (possibilidade, não certeza) nos permitir extrair o que esse mundo tem de melhor a nos oferecer, novos prazeres sensoriais, novas amizades, novas habilidades. Reforçando a questão de munir ele de habilidades suficientes para fazer isso de forma segura. E é lógico, para que ele faça isso quando for do seu interesse, não pelo interesse dos outros ou por ser dito como necessário. Mais especificamente algo como "o aumento da variabilidade comportamental faz aumentar a probabilidade de ter acesso a novos reforçadores disponíveis no ambiente". 🙏
Daí as IAs das redes sociais estão "atentas" ao que escrevi e recebo um post com a frase: "permita-se experimentar, procurando perceber, o que funciona para você". 😉
Nossa! Eu tive um eps com meu namorado, nós estávamos jogando um jogo, ele vendo minha tela e cheguei numa fase e não conseguia passar e ele "vc vai pular e voar" e eu tentei, tentei e morri trocentas vezes e estava ja estressada comecei a chorar, mas não queria desistir. Mas ele insistia que conseguia passar da fase sempre desse jeito... eu parei e respirei fundo... e numa das tentativas vi que eu poderia ir pela parede, desde que pulasse nos lugares certo... ele me viu conseguir chegar do outro lado e falou ”eu não sabia que dava pra fazer isso, mas fico feliz por vc não ter desistido” e eu sempre choro lembrando disso pq foi uma das poucas vezes que ele não se irritou comigo e sim se mostrou surpreso por eu ter achado uma solução diferente da dele que aceitou que funcionava tao bem quanto a dele.
Olá, Willian meu filho tem onze anos, ele é autista leve. Ele é verbal, ele adora carros. Fala todos os dias, de marcas e modelos. Nós usamos seu interesse pelos carros pra ajudar na alfabetização. Obrigada por você esclarecer, muitas dúvidas nossas. Abraço.
Muito bom ouvir você! Meu filho apresenta diversas características de Asperger, mas não foi dignosticado pela "neuropsicopedagoga"... Ele é muito rígido na opinião, nossa... ele insiste muito na mesmice, impressionante o que você menciona. Eu chamo ele de "ditadorzinho", haha. Obrigada pelas dicas
3:53 mt eu, eu sou mt fácil de pegar manias, isso é oq meus pais dizem e eu tbm acho, eu tenho um ritual q começou pq na minha antiga casa a minha cama ficava perto da porta do quarto, o quarto ficava perto do quintal, e existe o sol, quando abriam a porta de manha a luz batia na minha cama, daí eu comecei a colocar o meu roupão (sim roupão, há anos q uso como toalha) e minha farda da escola( camisa e calça) na cabeceira da cama para "tapar" a luz, onde eu boto nessa ordem camisa com a FRENTE virada para baixo escostado mais pra direita da cabeceira, calça dobrada ao meio da vertical e depois na horizontal coloco do lado da camisa, coloco o roupão de modo q fique metade pra um lado metade pro outro, faço isso todo os dias antes de dormir, mudamos de casa, hj em dia minha cama fica com cabeceira encostada na parede e ainda faço isso, é bom q fica organizado... enquanto eu durmo kskskk The end.
Minha filha é autista, e tem essa restrição alimentar ( mesmice) que tu explicaste.Nunca conseguimos" resolver" .Em bares, cafés , restaurantes, casa de amigos e eventos diversos precisamos levar a comida dela. Não sei como não enjoa. É bem complicado, eu já me adaptei, imagine os pais que não aceitam o diagnóstico dos filhos, isso é horrível para ambos os lados não permite o desenvolvimento e aproveitar a vida. E mais, nunca fiz rotina para ela, nossa vida é dinâmica, desde cedo o autista deve se adaptar às diversas situações para evitar crises e desorganização emocional.
É importante que um neurodiverso possa aceitar e entender a si mesmo antes de tentar se envolver com um neurotípico. Mas nem todos neurodiversos, principalemnte os leves ou não diagnostigados, entendem os desconfortos causados pela condição neural. E é tão nobre! Condições neurais são diferentes de escolhas. Todos temos limitações, sejamos neurotípicos ou neurodiversos. Mas o que se escolhe e o que se é condição é plausível. Por favor siga informando! Adorei seu vídeo :D
No meu estágio meu chefe disse "Tá vendo como essa profissão é legal, todo dia é um problema diferente. Iria ser chato se fosse todo dia a mesma coisas, quem gosta de mesmice?" eu disse que eu gostaria que todo dia fosse igual, assim saberia o que fazer kkkkkk Ele ficou brigando comigo, mas fazer o quê né kkkkk
Ei Willian! Descobri que sou asperger através da radiestesia. Era algo que eu nunca imaginava. Mas fez todo o sentido pra mim. Recomendo que todos conheçam a radiestesia pois é uma ferramenta de autoconhecimento incrível. Gratidão pelos vídeos! Aprendo muito com vc! Sucesso!
Estou trabalhando em uma clínica-escola, temos 80% de crianças autistas, gosto de ver seus vídeos porque me ajuda a compreender melhor sobre as crianças. Obrigado pelo seu trabalho.
Nossa eu TB comprimento as pessoas fazendo uma "reverência"...aí TB não preciso olhar muito pro rosto da pessoa...haha mas é automático quando percebo já estou me abaixando igual os orientais fazem para cumprimentar...
Deus te abencoe pela sua iniciativa de falar abertamente sobre o tema,e principalmente da sua condição .pois ajuda muitas familias ,e pessoas ,estou a anos com meu amado filho sem diagnostico,e acredito que ele pode ser autista,os medicos não ajudam,sempre disseram que ele é hiperativo.hj com 16 anos,triste ,isolado,sem amigos ,eu sofro junto.gratidão
Possuo a Síndrome de Asperger e há hábitos que eu sigo pois se eu não seguir da forma correta, eu me perco no caminho. Exemplo: Fui mudar o lugar onde eu colocava o copo d'água por conta do local que eu colocava ficou infestado de formigas, mas toda hora que eu ia beber água, eu me perdia pois não sabia onde estava o copo, e quando terminava de beber água, eu colocava de volta no lugar de origem, para depois voltar e colocar no lugar novo. Ás vezes até pegava um copo novo sem necessidade por eu achar que o copo estava para lavar.
Outro exemplo é que eu sempre coloco o e-mail completo no Gmail, mesmo não necessitando colocar o "@gmail.com", pois se eu não colocar completo, eu esqueço a senha.
Muita gente acha que o autista é doente, mas não é, os autistas são deficientes como qualquer um e merecem respeito, eu como autista, entendo que tem que respeitar um ao próximo
Nem sou autista, mas criei um ritual de ver seus vídeos...kkkkk... Você me esclarece muitas coisas...meu filho está em investigação ainda, mas tudo indica que ele é como você...tão leve...tão leve que " ninguém percebe "...mas sigo na luta por terapias... obrigada!! Amo assistir vc
@@isabelaferreira5245 procure um neurologista especializado em autismo ou psiquiatra mesmo...podem te ajudar... ums avaliação neuropsicologica bem.feita também te trará respostas
Estou muito feliz por vc expor da maneira simples e espontânea muita coisa sobre o autismo... sou Parapsicóloga e terapeuta do Biomagnetismo medicinal e tenho encontrado alguns casos... aqui me fica muito claro está síndrome. Continue eminha gratidão
Mesmo com as situações q citei no meu comentário anterior geralmente me adapto bem a mudanças e geralmente gosto, e começa a mesmice denovo kskkkk, ao menos q alguem mude (meus pais geralmente fazem isso) eu vou continuar assim até so Deus sabe quando, um exemplo é mudar de casa, nunca quero mudar, mas quando mudo gosto, tbm tem outras coisas q são mais de comportamento. The friend
Olá Willian, meu neto completará 2anos, 17/09 foi diagnosticado com Autismo!! Ele é uma graça!!! Assim, encontrei vc rsrs sou leiga no assunto, porém, diante da situação, estou buscando conhecimento, no intuito de poder entender e viver da melhor forma possível!!! Vc é muito inteligente e esforçado!!! Gosto dos seus vídeos é de uma clareza de uma verdade sem igual, vc passa confiaça, pq tem e busca cientificamente respostas!!! Meu muito obrigada!!! Sou sua fã incondicional!!! Ah o Theo Felipe está fazendo terapia!!! Ab.
Sei como é ter rituais que incomodam as pessoas, eu tinha um ritual de corrigir as pessoas, me incomodava ver algo escrito errado, e não entendia o porquê das pessoas não gostarem, pois da minha perspectiva eu estava ensinando-as o correto e poupando o tempo para corrigir o erro, mas comecei a corrigir mentalmente para não incomodá-las ou incomodá-las menos, então se alguém tiver um hábito potencialmente irritante para as pessoas, tente adaptá-lo.
Meu marido tem essa mania. Fica extremamente incomodado. Mas ele parou com isso pq eu disse que tem pessoas que ñ tiveram oportunidade de estudar ou mesmo podem ter tdah.
Sempre tive padrões de comportamentos em minha rotina,antes de meus pais descobrirem que tenho Asperger,eles me levaram para a casa de uma tia sem me avisar, passei o dia inteiro sem comer, queria comer somente na minha cadeira,na minha casa
Oi tudo bem? Recentemente descobri seu canal, eu estava fazendo uma busca aqui no youtube sobre autismo leve. O motivo pelo qual decidi pesquisar sobre o autismo é que eu sempre me senti diferente das outras crianças, mas foi na adolescência que eu percebi que havia algo de errado comigo, mas eu nunca tive coragem de falar com alguém. Nas pesquisas pelo youtube me identifiquei com algumas coisas, por exemplo, quando estou conversando com alguém eu sempre estou desviando o olhar, na hora das refeições, tipo café da manha, eu tomo meu leite com achocolatado e em seguida tenho que tomar chá, se eu ficar sem o chá parece que algo esta me faltando, almoço e jantar a comida tem que esta organizada no prato, eu não gosto de usar camisas que ficam coladas ao corpo. Não sei se sou uma autista, mas decidi falar com meu psicólogo, pois recentemente iniciei terapia para controlar a ansiedade. Se realmente eu for uma autista seu canal vai me ajudar muito.
Tem momentos nos vídeos que parece que está descrevendo meu namorado todinho, eu fico pensando se ele realmente é autista, mas ele não procura um diagnóstico 😔. Às vezes não sei lidar.
Já me peguei indo levar minha mãe para casa, e acabo pegando o caminho de sempre pra minha casa, ou quando ela mudou,continuava pegando o caminho da casa anterior! Era inconsciente!😁
Quando me mudei de volta pra minha cidade, mas pra outra casa, eu tinha que fazer o caminho da casa anterior pra depois ir pra nova casa. Tive que olhar e ver que tinha outra pessoa morando. Chorei, tive um treco e comecei a repetir pra mim que agora eu tinha um novo lar. Passei 23 anos na casa anterior.
Conheci seu canal essa semana e estou maratonando uns vídeos! Tenho um filho de 7 anos autista e ele ama demais assistir vídeos de desenhos ou musicas em inglês no computador, ele quer ficar o dia inteiro se deixar!! Ele assiste, faz umas atividades, da um volta na casa, mas sempre volta para o desenho!!
Acho que a maioria das pessoas tem autismo. Eu , com 45 anos acho q tenho autismo e nunca fui diagnodticada. Só tenho o diagnóstico de depressão. Aí fico pensando, se a gente é autista , tem TDAH e não cuida, vira depressão msm. Pq é muita frustração.
Eu já ouvi isso na verde seria a maioria leve e por isso não são percebidas e as pessoas vão vivendo e se adaptando e sobrevivem Eu mesma me vejo em algumas situações e penso se não dou autista? Pretendo verificar
Pesquise sobre isso ' fenótipo ampliado do autismo ' Isso explica muito. Por mais que existem muitas pessoas com traços,nem todos são,de fato, autistas.
O fato de seguir sempre o mesmo caminho para determinado lugar, é uma zona de conforto, haja vista, conhecer o caminho: sinal, placas, perfil do trânsito entre outros.
Fico impressionado com a notável variedade de autistas com filhos, família e etc...O simples fato de namorar alguém já parece surreal e difícil. Como interagir, o que fazer...? Nunca tive diagnóstico oficial pois não tenho escolha a não ser fingir uma normalidade. Mas é interessante como as coisas variam tanto de pessoa para pessoa.
Você fala e explica muito claramente! Tenho dificuldade de entender porque a grande dificuldade de socializar , fazer amigos e arranjar uma namorada apesar de ser bonito.
Willian, mandei este seu vídeo para o meu marido (que recentemente foi diagnosticado com Asperger) e ele me disse (em outras palavras) que não se identifica... Que ele não alinha talheres e que come qqr coisa. ... Ok que ele não alinha talheres, mas foi só um exemplo seu dentre mil outras "mesmices" rsrsr Sobre comer qqr coisa já não é vdd, pois ele tem muuuuuita restrição alimentar!!! Me deixa quase doida pra fazer com que ele se alimente minimamente bem. Comentei isto acima, porque queria que você falasse sobre a característica do autista ser muito literal... Estes dias mesmo comentei que vou precisar trocar meu notebook e eu disse: "Lá se vai meu aumento (de salário)" e ele: "capaz!!!!! vc vai usar no máximo a metade"... Ele não entendeu que foi "força de expressão"; que foi uma hipérbole!!! Já tive problema quando um parente uma vez disse para ele e ele achou um absurdo "a pessoa parar de trabalhar": "Ah... agora que me aposentei eu estou tranquilo... Não vou esquentar a cabeça com trabalhar" (querendo dizer que agora está mais seguro com relação à velhice, pq tem aposentadoria; não é que literalmente vai ficar em casa, e sim que está mais confiante que vai ficar bem... Isto de ser literal, muitas vezes, gera muitassssss discussões, porque daí junta com o pensamento rígido... meu Deus... Haja paciência!!!!!
Pior que eu me vejo muito nessa insistência, e eu acabo por fazer todo mundo enjoar ou deixar de gostar daquilo por minha causa, de tanto eu falar sobre, pesquisar, ouvir...
Você tem essa consciência de comportamento repetitivo:Assim quê os médicos falam:Meu neto não tem essa consciência. Meu genro sempre fica tentando mudar o comportamento dele mandando ele fazer alguma tarefa. Ir encher garrafas ou ir na budega ele obedece faz o quê se pede...porém fica muito triste. Como fazer pra conscientizar ele pra mudar a mesmice.? Você é maravilhoso. Deus lhe abençoe. Sua missão é muito linda esse mundo autista ainda é estranho. Vera Recife.
Tenho uma mania estranha desde de criança contar os azulejos , somar os números das casas , tenho pavor de sujeira minhas coisas tudo organizadas por cores , detesto barulhos coloquei isopor nas minhas paredes nao gosto de muita gente fico nervosa com muitas pessoas perto de mim . Cheiros de algumas coisas ou alimentos .
Meu filho tem 7 anos e tem autismo leve. Ele costuma fazer umas brincadeiras chatas, e a gente fala pra ele que é uma brincadeira chata, mas ele não pára, sempre insiste bastante nessas brincadeiras com a gente. E sempre brinca da mesma forma. Desde mais novinho, quando eu dava bronca nele, ele ficava rindo e eu ficava muito nervosa pensando que ele estava debochando, até hoje ele age da mesma forma.
Meu filho tem muuuita restrição alimentar,não come arroz e feijão de geito nenhum,não come nenhum tipo de carne,por ele só comeria x burguer a vida toda,não gosta de barulho,não gosta de sair de casa,quando vai tomar alguma coisa,sempre deixa um restinho no copo,e tem dificuldade com alimentos brancos
Eu n sou Autista. Mas como você falou, pessoas podem sim ter rituais e eu tenho um: sempre que vou pintar com minhas aquarelas eu sempre as organizo de uma forma que faz sentido pra mim. Quando eu não faço, eu fico desconfortável jsjkskoss. Amei o vídeo 💕✨
O meu filhinho de 4 anos é autista e tem Despraxia da fala,brinca com mesmo carrinho,vê o mesmo desenho diversas vezes, bebe água refri mesmo copinho, coloca os brinquedos por ordens e tudo organizado, e fala uma palavra diversas vezes etc .🙂
Ele falou que gostava de jogar de determinada forma e escolher os mesmo personagens. Aí me lembrei dependendo do que a pessoa pensa ou nāo isso também pode ser TOC.
joguei de mago d&d e sempre insistia em fazer combos com magias escolhia as magias que combinavam para servir em varios efeitos de destruição em massa e que não permitiam a escapatoria do inimigo, então eu entrava na sequencia e meus amigos detestavam que eu fizesse essas coisas, eles achavam que os efeitos estavam muito fortes, mas eu achava estranho pq eu só tinha colocado tudo em ordem para causar o maximo de destruição contra os inimigos, não entendia pq eles achavam ruim se estava ajudando eles a vencerem os inimigos do jogo, é bem interessante isso, parece que as pessoas neurotipicas tem problemas com esse tipo de coisa, elas não gostam de ninguém que tente superar um nivel de mesmice, se a pessoa faz isso, ela é alvo de critica ou de admiração, no meu caso de critica
Preciso de ajuda para continuar meus projetos de pesquisa científica e conscientização!
Sei que pode ser um pouco chato/trabalhoso, mas considere reservar apenas alguns minutos e reais para contribuir, em qualquer quantia, para a continuidade de meus projetos: www.catarse.me/UmCanalSobreAutismo
Vou falar com minha mãe.
Tentei acessar o link para contribuir com seu projeto, mas não entendi direito como funciona. Sou aqui de Porto Alegre. Parabéns pelo seu trabalho! Vc é sensacional no que faz. Acho que consegui identificar meu esposo, o qual estou casada há 35 anos. E isto me fez muito bem e ao mesmo tempo, deu um nó na garganta, pois acho que o que eu acreditava ser dureza de personalidade durante todos estes anos, trata-se de autismo.
Obrigada por ter me ajudado meu querido. Gostaria muito de contribuir para que este canal continuásse, para que mais pessoas sejam beneficiadas assim como eu e ele. Isto ajudaria a esclarecer muitas dúvidas e amenizar muitos sofrimentos.
Vc ainda tá recebendo ? Tentei fazer a contribuição e não consegui :( de qualquer forma, parabéns pelo trabalho
❤ Me Tornei sua fã ‼️Grata pelas abordagens, explanações sensíveis de "se"entender... Como professora de EducaçãoInfantil, grandes aprendizados‼️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@@jacklopes8861 entrei no link. Tem uma mensagem que o projeto foi bem-sucedido e financiado. Entendi que ele conseguiu alcançar a meta desejada!
Você seria um excelente psicologo para os autistas, pois voce entende bastante todo o contexto dos sinais e sintomas do autista.
Ouvindo como podcast aqui, tua forma de se expressar, voz e entonação são maravilhosas.
ruclips.net/user/lighlucas olhe isso
Meu esposo tem 51 anos, ele sempre se achou diferente. Ele saiu de casa com onze anos porquê não suportava a irmã gritando e dando ordens. Ele tem todos os requisitos para ser autista. Não suporta determinadas cores se irrita com qualidade do tecido e etiquetas. Ele é gênio em números e elétrica concerta qualquer coisa, ele usa o mesmo perfume e shampoo e sabonete de 30 anos atrás e quando não acha tenta achar algo compatível ou compra pela internet o mesmo. Quando trabalha se concentra de forma absurda se meus filhos tiram o foco dele se irrita e até tapa os ouvidos dizendo que dói muito a cabeça.
Seu marido deve ser Asperger o meu tb eh
Quanta clareza e elegância na forma como se expressa.
ruclips.net/user/lighlucas olhe isso
Acabei de conhecer o seu canal , tenho um filho com autismo , e vejo tudo que vc diz nele e ate mais , a inteligência dele é muito grande e ele com 6 anos sabe me passar como a cabeça dele funciona , seu canal é perfeito , parabéns vai ajudar bastante pessoas
Seja bem vinda!
ruclips.net/user/lighlucas olhe isso
No meu caso, insisto sim das mesmices até que ne provem que estou errado ou que existem alternativas viáveis.
Eu também hahaha
A insistência na mesmice é quase que uma forma de padronizar as coisas. Meu jeito de ser metódico e argumentativo é alvo de reclamação constante. Algumas pessoas possuem queixa em comum alegando que qnd conversam comigo parece que eu quero convencê-las sempre do meu ponto de vista.
@@marciocunha5646 te entendo Márcio. Nosso modo de pensar é todo estruturado em uma lógica meticulosa e que geralmente as pessoas não enxergam a complexidade!
@@marilenealvesss O pior é quando as pessoas questionam " mas vc não enjoa dessa mesmice ?". É estranho pois pra mim as mesmas coisas são sempre interessantes, é muito raro me enjoar de algo.
@@pedrohenrique-zk2xm para mim tbm são! Mesmos restaurantes, mesmas comidas, mesmos médicos, mesma marca de hidratante a 10 anos hahaha
Só de pensar em ter que sair das minhas rotinas me dá uma tensão, vontade de chorar rs
Você é autista?
Acabei de ter a honra de te conhecer pessoalmente. Teus vídeos são maravilhosos e ajudam bastante a compreender melhor o autismo. Um grande abraço.
Oi William, sempre aprende muito com vc.
Gostaria que vc fizesse um vídeo, sobre o "autista" que não se vê.. Que não percebe suas diferenças, e que as vezes são muito prejudiciais, mas ela não tem percepção.
Eu tenho um professor que está fazendo um diagnostico para saber se é altista...
Ele é graduado em Letras e foi falar com 6 anos...a história dele é linda.
Não sou diagnosticado mas tenho suspeitas, e isso é algo que rotineiramente acontece comigo. Eu tenho as minhas formas de fazer as minhas coisas e frequentemente sou questionado sobre a eficácia delas, e de fato muitas vezes as formas alternativas apresentadas são mais simples e eficazes, mas não me sinto confortável em mudar. Por vezes questionei se isso não seria um déficit intelectual - por não enxergar maneiras mais simples de executar algo - mas vendo o seu vídeo percebo que se trata mais de uma insistência minha em permanecer na mesmice, porque é a minha mesmice e estou confortável com ela.
Pensando alto para trocarmos experiências, pois falar e refletir sobre esse assunto me traz muito prazer sensorial. Penso que daí surge a importância de trabalhar com o autista a emissão de comportamentos exploratórios, desde que seguros. Pois ao descobrirmos novas formas de nos relacionarmos com o mundo, isso pode (possibilidade, não certeza) nos permitir extrair o que esse mundo tem de melhor a nos oferecer, novos prazeres sensoriais, novas amizades, novas habilidades. Reforçando a questão de munir ele de habilidades suficientes para fazer isso de forma segura. E é lógico, para que ele faça isso quando for do seu interesse, não pelo interesse dos outros ou por ser dito como necessário. Mais especificamente algo como "o aumento da variabilidade comportamental faz aumentar a probabilidade de ter acesso a novos reforçadores disponíveis no ambiente". 🙏
Daí as IAs das redes sociais estão "atentas" ao que escrevi e recebo um post com a frase: "permita-se experimentar, procurando perceber, o que funciona para você". 😉
O autista precisa de outros autistas na politica. Eu acredito na determinação do autista.
Parabéns pelo vídeo...não é nada chato pedir contribuição que Deus abençoe seus projetos 🙏
Considero que pedir não é chato, mas pode ser um pouquinho trabalhoso acessar o site do CATARSE e digitar as informações de pagamento
Você está ajudando muito às famílias com pessoas autistas parabéns
Nossa! Eu tive um eps com meu namorado, nós estávamos jogando um jogo, ele vendo minha tela e cheguei numa fase e não conseguia passar e ele "vc vai pular e voar" e eu tentei, tentei e morri trocentas vezes e estava ja estressada comecei a chorar, mas não queria desistir. Mas ele insistia que conseguia passar da fase sempre desse jeito... eu parei e respirei fundo... e numa das tentativas vi que eu poderia ir pela parede, desde que pulasse nos lugares certo... ele me viu conseguir chegar do outro lado e falou ”eu não sabia que dava pra fazer isso, mas fico feliz por vc não ter desistido” e eu sempre choro lembrando disso pq foi uma das poucas vezes que ele não se irritou comigo e sim se mostrou surpreso por eu ter achado uma solução diferente da dele que aceitou que funcionava tao bem quanto a dele.
Olá, Willian meu filho tem onze anos, ele é autista leve. Ele é verbal, ele adora carros. Fala todos os dias, de marcas e modelos. Nós usamos seu interesse pelos carros pra ajudar na alfabetização. Obrigada por você esclarecer, muitas dúvidas nossas. Abraço.
ruclips.net/user/lighlucas olhe isso
William vc muito inteligente , muito . Fico ouvindo vc por muito tempo . Repito várias vezes os videos pra eu assistir . Parabéns viu ?😊
Muito bom ouvir você! Meu filho apresenta diversas características de Asperger, mas não foi dignosticado pela "neuropsicopedagoga"... Ele é muito rígido na opinião, nossa... ele insiste muito na mesmice, impressionante o que você menciona. Eu chamo ele de "ditadorzinho", haha. Obrigada pelas dicas
3:53 mt eu, eu sou mt fácil de pegar manias, isso é oq meus pais dizem e eu tbm acho, eu tenho um ritual q começou pq na minha antiga casa a minha cama ficava perto da porta do quarto, o quarto ficava perto do quintal, e existe o sol, quando abriam a porta de manha a luz batia na minha cama, daí eu comecei a colocar o meu roupão (sim roupão, há anos q uso como toalha) e minha farda da escola( camisa e calça) na cabeceira da cama para "tapar" a luz, onde eu boto nessa ordem camisa com a FRENTE virada para baixo escostado mais pra direita da cabeceira, calça dobrada ao meio da vertical e depois na horizontal coloco do lado da camisa, coloco o roupão de modo q fique metade pra um lado metade pro outro, faço isso todo os dias antes de dormir, mudamos de casa, hj em dia minha cama fica com cabeceira encostada na parede e ainda faço isso, é bom q fica organizado... enquanto eu durmo kskskk
The end.
ruclips.net/user/lighlucas olhe isso
O seu caso pode ser TOC.
@@vanessamartinsdesouza1718 Toc?
Minha filha é autista, e tem essa restrição alimentar ( mesmice) que tu explicaste.Nunca conseguimos" resolver" .Em bares, cafés , restaurantes, casa de amigos e eventos diversos precisamos levar a comida dela. Não sei como não enjoa. É bem complicado, eu já me adaptei, imagine os pais que não aceitam o diagnóstico dos filhos, isso é horrível para ambos os lados não permite o desenvolvimento e aproveitar a vida. E mais, nunca fiz rotina para ela, nossa vida é dinâmica, desde cedo o autista deve se adaptar às diversas situações para evitar crises e desorganização emocional.
É importante que um neurodiverso possa aceitar e entender a si mesmo antes de tentar se envolver com um neurotípico. Mas nem todos neurodiversos, principalemnte os leves ou não diagnostigados, entendem os desconfortos causados pela condição neural. E é tão nobre! Condições neurais são diferentes de escolhas. Todos temos limitações, sejamos neurotípicos ou neurodiversos. Mas o que se escolhe e o que se é condição é plausível. Por favor siga informando! Adorei seu vídeo :D
No meu estágio meu chefe disse "Tá vendo como essa profissão é legal, todo dia é um problema diferente. Iria ser chato se fosse todo dia a mesma coisas, quem gosta de mesmice?" eu disse que eu gostaria que todo dia fosse igual, assim saberia o que fazer kkkkkk Ele ficou brigando comigo, mas fazer o quê né kkkkk
Ops... hahaha
Ei Willian! Descobri que sou asperger através da radiestesia. Era algo que eu nunca imaginava. Mas fez todo o sentido pra mim. Recomendo que todos conheçam a radiestesia pois é uma ferramenta de autoconhecimento incrível. Gratidão pelos vídeos! Aprendo muito com vc! Sucesso!
As suas explicações são excelentes e muito Claras , fáceis de qualquer um entender 👏👏👏.
Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento .
Estou trabalhando em uma clínica-escola, temos 80% de crianças autistas, gosto de ver seus vídeos porque me ajuda a compreender melhor sobre as crianças. Obrigado pelo seu trabalho.
Querido Willian!! Um abraço de Santa Catarina!
Você é muito incrível obrigada
Nossa eu TB comprimento as pessoas fazendo uma "reverência"...aí TB não preciso olhar muito pro rosto da pessoa...haha mas é automático quando percebo já estou me abaixando igual os orientais fazem para cumprimentar...
Também amo fazer isso! Pois não gosto de abraços! 🤭
Deus te abencoe pela sua iniciativa de falar abertamente sobre o tema,e principalmente da sua condição .pois ajuda muitas familias ,e pessoas ,estou a anos com meu amado filho sem diagnostico,e acredito que ele pode ser autista,os medicos não ajudam,sempre disseram que ele é hiperativo.hj com 16 anos,triste ,isolado,sem amigos ,eu sofro junto.gratidão
Seus vídeos ajudam muito, pois são muito esclarecedores! Obrigada ♥
Estou lavando a casa e ouvindo, só dou pausa para garantir like nos vídeos. Mas depois vou ler os artigos, legal ter disponibilizado esses links.
Obrigado pelo apoio, Fabíola! Hahahaha
Vc tem me ajudado mt a entender o que meu neto sente
Obrigada meu amigo
Você é um fofo, com camiseta de qualquer cor!!!!Abraços...
Vc é incrível! Maravilhoso! Querido!
Posso entrar em contato com vc por e-mail? Gostaria de compartilhar e perguntar....
Vc é muito bom! Parabéns pelos vídeos.
Parabéns pelo canal. Eu tenho um filho autista ele está com 5 anos o dele é severo,e ele é muito inteligente.
Muito obrigada!!
De todos os vídeos sobre autismo que já asssisti, com certeza esse descreve o meu ponto mais difícil; eu sou extremamente rígida e inflexível. 😢
Que pessoa admirável!! Quanto conhecimento!
Muito interessante o que vc fala, me ajudando muito...
Possuo a Síndrome de Asperger e há hábitos que eu sigo pois se eu não seguir da forma correta, eu me perco no caminho. Exemplo: Fui mudar o lugar onde eu colocava o copo d'água por conta do local que eu colocava ficou infestado de formigas, mas toda hora que eu ia beber água, eu me perdia pois não sabia onde estava o copo, e quando terminava de beber água, eu colocava de volta no lugar de origem, para depois voltar e colocar no lugar novo. Ás vezes até pegava um copo novo sem necessidade por eu achar que o copo estava para lavar.
Outro exemplo é que eu sempre coloco o e-mail completo no Gmail, mesmo não necessitando colocar o "@gmail.com", pois se eu não colocar completo, eu esqueço a senha.
Menino, você está cada dia melhor. Parabéns!
Amei sua entrevista no Danilo Gentili, parabéns!!! 👏👏👏👏👏👏👏
Muita gente acha que o autista é doente, mas não é, os autistas são deficientes como qualquer um e merecem respeito, eu como autista, entendo que tem que respeitar um ao próximo
Nem sou autista, mas criei um ritual de ver seus vídeos...kkkkk...
Você me esclarece muitas coisas...meu filho está em investigação ainda, mas tudo indica que ele é como você...tão leve...tão leve que " ninguém percebe "...mas sigo na luta por terapias... obrigada!! Amo assistir vc
Como descobrir se sou autista? Depois de ver algumas coisas sobre o assunto, estou suspeitando de mim mesma. Qual profissional devo procurar?
@@isabelaferreira5245 procure um neurologista especializado em autismo ou psiquiatra mesmo...podem te ajudar... ums avaliação neuropsicologica bem.feita também te trará respostas
Estou muito feliz por vc expor da maneira simples e espontânea muita coisa sobre o autismo... sou Parapsicóloga e terapeuta do Biomagnetismo medicinal e tenho encontrado alguns casos... aqui me fica muito claro está síndrome. Continue eminha gratidão
Eu tava precisando desse vídeo. Valeu.
Boa noite! Tenho um neto com autismo é grau leve . É uma benção na minha vida
Mesmo com as situações q citei no meu comentário anterior geralmente me adapto bem a mudanças e geralmente gosto, e começa a mesmice denovo kskkkk, ao menos q alguem mude (meus pais geralmente fazem isso) eu vou continuar assim até so Deus sabe quando, um exemplo é mudar de casa, nunca quero mudar, mas quando mudo gosto, tbm tem outras coisas q são mais de comportamento.
The friend
Olá Willian, meu neto completará 2anos, 17/09 foi diagnosticado com Autismo!! Ele é uma graça!!! Assim, encontrei vc rsrs sou leiga no assunto, porém, diante da situação, estou buscando conhecimento, no intuito de poder entender e viver da melhor forma possível!!! Vc é muito inteligente e esforçado!!! Gosto dos seus vídeos é de uma clareza de uma verdade sem igual, vc passa confiaça, pq tem e busca cientificamente respostas!!! Meu muito obrigada!!! Sou sua fã incondicional!!! Ah o Theo Felipe está fazendo terapia!!! Ab.
Me identifico muito muito....
Tenho 38 anos e descobri através dos seus vídeos q tenho TEA
Sei como é ter rituais que incomodam as pessoas, eu tinha um ritual de corrigir as pessoas, me incomodava ver algo escrito errado, e não entendia o porquê das pessoas não gostarem, pois da minha perspectiva eu estava ensinando-as o correto e poupando o tempo para corrigir o erro, mas comecei a corrigir mentalmente para não incomodá-las ou incomodá-las menos, então se alguém tiver um hábito potencialmente irritante para as pessoas, tente adaptá-lo.
Eu era igual vc, parei com isso tbm
Meu marido tem essa mania. Fica extremamente incomodado. Mas ele parou com isso pq eu disse que tem pessoas que ñ tiveram oportunidade de estudar ou mesmo podem ter tdah.
fantástica explicação.
Cara, você é incrível. Muito grato pelos teus vídeos.
Parabéns pelos seus vídeos, estou aprendendo muito com eles.
Obrigada!✍♥️
Você é brilhante
Oi William esse vídeo foi ótimo, eu tenho minhas manias rsrsrsrs minhas peculiaridades que eu gosto bastante.
Sempre tive padrões de comportamentos em minha rotina,antes de meus pais descobrirem que tenho Asperger,eles me levaram para a casa de uma tia sem me avisar, passei o dia inteiro sem comer, queria comer somente na minha cadeira,na minha casa
Oi tudo bem? Recentemente descobri seu canal, eu estava fazendo uma busca aqui no youtube sobre autismo leve. O motivo pelo qual decidi pesquisar sobre o autismo é que eu sempre me senti diferente das outras crianças, mas foi na adolescência que eu percebi que havia algo de errado comigo, mas eu nunca tive coragem de falar com alguém. Nas pesquisas pelo youtube me identifiquei com algumas coisas, por exemplo, quando estou conversando com alguém eu sempre estou desviando o olhar, na hora das refeições, tipo café da manha, eu tomo meu leite com achocolatado e em seguida tenho que tomar chá, se eu ficar sem o chá parece que algo esta me faltando, almoço e jantar a comida tem que esta organizada no prato, eu não gosto de usar camisas que ficam coladas ao corpo. Não sei se sou uma autista, mas decidi falar com meu psicólogo, pois recentemente iniciei terapia para controlar a ansiedade. Se realmente eu for uma autista seu canal vai me ajudar muito.
Gratidão q vídeos lindos
Tem momentos nos vídeos que parece que está descrevendo meu namorado todinho, eu fico pensando se ele realmente é autista, mas ele não procura um diagnóstico 😔. Às vezes não sei lidar.
Já assisto seus vídeos há algum tempo e nunca havia reparado que você só gravava com camisas brancas 😄😄😄.
Lemos sim!!!! Continue colocando. Precisamos de mais conteúdo científico e menos achismo sobre o TEA.
Bom saber hahaha
Já me peguei indo levar minha mãe para casa, e acabo pegando o caminho de sempre pra minha casa, ou quando ela mudou,continuava pegando o caminho da casa anterior!
Era inconsciente!😁
Quando me mudei de volta pra minha cidade, mas pra outra casa, eu tinha que fazer o caminho da casa anterior pra depois ir pra nova casa. Tive que olhar e ver que tinha outra pessoa morando. Chorei, tive um treco e comecei a repetir pra mim que agora eu tinha um novo lar. Passei 23 anos na casa anterior.
Conheci seu canal essa semana e estou maratonando uns vídeos! Tenho um filho de 7 anos autista e ele ama demais assistir vídeos de desenhos ou musicas em inglês no computador, ele quer ficar o dia inteiro se deixar!! Ele assiste, faz umas atividades, da um volta na casa, mas sempre volta para o desenho!!
Acho que a maioria das pessoas tem autismo. Eu , com 45 anos acho q tenho autismo e nunca fui diagnodticada. Só tenho o diagnóstico de depressão. Aí fico pensando, se a gente é autista , tem TDAH e não cuida, vira depressão msm. Pq é muita frustração.
Eu já ouvi isso na verde seria a maioria leve e por isso não são percebidas e as pessoas vão vivendo e se adaptando e sobrevivem
Eu mesma me vejo em algumas situações e penso se não dou autista? Pretendo verificar
Pesquise sobre isso ' fenótipo ampliado do autismo '
Isso explica muito. Por mais que existem muitas pessoas com traços,nem todos são,de fato, autistas.
Vc é muito fofo 🥰
Meu filho é autista e se parece muito fisicamente com você, adoro seus vídeos.
O fato de seguir sempre o mesmo caminho para determinado lugar, é uma zona de conforto, haja vista, conhecer o caminho: sinal, placas, perfil do trânsito entre outros.
Orr,parece q sou autista mesmo kkk,Vídeos ótimos,assisti vários videos so hj.
Abraço
Mesmo! Sua camiseta branca é quase uma replicação dos seus vídeos. Adorei - minha cor predileta.
Fico impressionado com a notável variedade de autistas com filhos, família e etc...O simples fato de namorar alguém já parece surreal e difícil. Como interagir, o que fazer...? Nunca tive diagnóstico oficial pois não tenho escolha a não ser fingir uma normalidade. Mas é interessante como as coisas variam tanto de pessoa para pessoa.
Sensacional. Sucesso, Willian.
Assistindo. Tentando ajudar meu filho
Parabéns william!
Você fala e explica muito claramente! Tenho dificuldade de entender porque a grande dificuldade de socializar , fazer amigos e arranjar uma namorada apesar de ser bonito.
Amo ciências 💓💓💓
Meu filho tem 16 anos, tem autismo leve e não é nada “padronado”😂, pelo contrário, ele foge das rotinas.
Eu também não tenho inflexibilidade extrema na rotina, claro, tenho meus rituais mas não é algo principal na minha vida
Willian, mandei este seu vídeo para o meu marido (que recentemente foi diagnosticado com Asperger) e ele me disse (em outras palavras) que não se identifica... Que ele não alinha talheres e que come qqr coisa.
... Ok que ele não alinha talheres, mas foi só um exemplo seu dentre mil outras "mesmices" rsrsr
Sobre comer qqr coisa já não é vdd, pois ele tem muuuuuita restrição alimentar!!! Me deixa quase doida pra fazer com que ele se alimente minimamente bem.
Comentei isto acima, porque queria que você falasse sobre a característica do autista ser muito literal...
Estes dias mesmo comentei que vou precisar trocar meu notebook e eu disse: "Lá se vai meu aumento (de salário)" e ele: "capaz!!!!! vc vai usar no máximo a metade"... Ele não entendeu que foi "força de expressão"; que foi uma hipérbole!!!
Já tive problema quando um parente uma vez disse para ele e ele achou um absurdo "a pessoa parar de trabalhar": "Ah... agora que me aposentei eu estou tranquilo... Não vou esquentar a cabeça com trabalhar" (querendo dizer que agora está mais seguro com relação à velhice, pq tem aposentadoria; não é que literalmente vai ficar em casa, e sim que está mais confiante que vai ficar bem...
Isto de ser literal, muitas vezes, gera muitassssss discussões, porque daí junta com o pensamento rígido... meu Deus... Haja paciência!!!!!
Pior que eu me vejo muito nessa insistência, e eu acabo por fazer todo mundo enjoar ou deixar de gostar daquilo por minha causa, de tanto eu falar sobre, pesquisar, ouvir...
Muito bom, obrigada
Você tem essa consciência de comportamento repetitivo:Assim quê os médicos falam:Meu neto não tem essa consciência. Meu genro sempre fica tentando mudar o comportamento dele mandando ele fazer alguma tarefa. Ir encher garrafas ou ir na budega ele obedece faz o quê se pede...porém fica muito triste. Como fazer pra conscientizar ele pra mudar a mesmice.? Você é maravilhoso. Deus lhe abençoe. Sua missão é muito linda esse mundo autista ainda é estranho. Vera Recife.
Quanto mais vídeos seus eu vejo, mais eu considero a possibilidade de procurar profissionais para realizar um possível diagnóstico tardio.
Amei seu canal
Tenho uma mania estranha desde de criança contar os azulejos , somar os números das casas , tenho pavor de sujeira minhas coisas tudo organizadas por cores , detesto barulhos coloquei isopor nas minhas paredes nao gosto de muita gente fico nervosa com muitas pessoas perto de mim . Cheiros de algumas coisas ou alimentos .
Meu filho tem 7 anos e tem autismo
leve. Ele costuma fazer umas brincadeiras chatas, e a gente fala pra ele que é uma brincadeira chata, mas ele não pára, sempre insiste bastante nessas brincadeiras com a gente. E sempre brinca da mesma forma. Desde mais novinho, quando eu dava bronca nele, ele ficava rindo e eu ficava muito nervosa pensando que ele estava debochando, até hoje ele age da mesma forma.
Meu filho tem muuuita restrição alimentar,não come arroz e feijão de geito nenhum,não come nenhum tipo de carne,por ele só comeria x burguer a vida toda,não gosta de barulho,não gosta de sair de casa,quando vai tomar alguma coisa,sempre deixa um restinho no copo,e tem dificuldade com alimentos brancos
Eu n sou Autista. Mas como você falou, pessoas podem sim ter rituais e eu tenho um: sempre que vou pintar com minhas aquarelas eu sempre as organizo de uma forma que faz sentido pra mim. Quando eu não faço, eu fico desconfortável jsjkskoss. Amei o vídeo 💕✨
O meu filhinho de 4 anos é autista e tem Despraxia da fala,brinca com mesmo carrinho,vê o mesmo desenho diversas vezes, bebe água refri mesmo copinho, coloca os brinquedos por ordens e tudo organizado, e fala uma palavra diversas vezes etc .🙂
Pior que toda vez que eu vejo as legendas eu paro o video kkkk
Ele falou que gostava de jogar de determinada forma e escolher os mesmo personagens. Aí me lembrei dependendo do que a pessoa pensa ou nāo isso também pode ser TOC.
joguei de mago d&d e sempre insistia em fazer combos com magias
escolhia as magias que combinavam para servir em varios efeitos de destruição em massa e que não permitiam a escapatoria do inimigo, então eu entrava na sequencia e meus amigos detestavam que eu fizesse essas coisas, eles achavam que os efeitos estavam muito fortes, mas eu achava estranho pq eu só tinha colocado tudo em ordem para causar o maximo de destruição contra os inimigos, não entendia pq eles achavam ruim se estava ajudando eles a vencerem os inimigos do jogo, é bem interessante isso, parece que as pessoas neurotipicas tem problemas com esse tipo de coisa, elas não gostam de ninguém que tente superar um nivel de mesmice, se a pessoa faz isso, ela é alvo de critica ou de admiração, no meu caso de critica
Ele diz assim: Não me convenceu, não teve argumentos para me convencer
👏👏👏 muito bom
O meu filho tem sindrome de asperger n tem rotinas nem é organizado... todos os testemunhos q ouço s o inverso
Exato , sou a mesma coisa
Mas sou organizado com PENSAMENTOS e filosofias
Eu tenho Asperger, tenho rotinas mas não sou muito organizado, mas é por preguiça mesmo.
Meu filho super desorganizado as vezes acho que ele não é autista leve pq os comportamentos dele é muito diferente. Agora estou com muita duvida
@@victorfloriano2470 eu também
Já assisti essa série algumas vezes 😁🙄