Não é possível ser pior. O Ideb, que já tá ruim, vai despencar. Qto a matriz, Feder conseguiu piorar o que já está ruim. Muita Língua Portuguesa e as outras disciplinas que são cobradas no Enem, poucas. Sou profa de Bio aqui em SP e ninguém, nem prof, nem aluno, está gostando dessa m#.
Arte tbm ele quase que extinguiu. Reduziu ao máximo. No ensino médio só tem arte no 1 médio. E no ensino fundamental arte no 8 e 9 ano apenas uma aula por semana.
A aprendizagem ficou em segundo plano pra atender as exigências de treino das avaliações de desempenho e atingir metas pré estabelecidas pela secretaria.
Como professor de língua portuguesa do estado de São Paulo afirmo: não há aumento real em Língua Portuguesa no ensino fundamental. A fragmentação da disciplina é um erro, se atribuirem a disciplina de Língua Portuguesa a um professor diferente do professor de Redação e Leitura, dificulta-se o ensino de gramática, além de que esta última concetra-se em uso de plataformas de forma forçada... A disciplina de orientação de estudos é uma piada... Foi remodelada em 2024 e passou a constituir-se em realização de atividades em plataformas. Uma tentativa de recompor defasagens consumindo carga horária da base. Essa disciplina é orientada por atividades em plataformas sem a possibilidade real de atender às defasagens dos estudantes. O fato de não ocorrer um reagrupamento dos alunos para nivelamento dificulta qualquer estratégia de recomposição... A disciplinas de práticas experimentais é focada em atividades práticas de ciências na natureza. A disciplina de eletiva é organizada em projetos, os alunos são reagrupados (6° e 7°, 8° e 9°). Com base nos interesses dos educandos, os professores criam disciplinas que trabalhem algumas habilidades que auxiliem nas profissões de interesse e com temas ligados as demandas sociais atuais... Em tese, o maior problema da disciplina é a falta de capacitação dos professores para ministrá-la e a falta de recursos... O pior é a falta de pensamento crítico de professores e gestores que simplesmente seguem essas diretrizes e cortam qualquer tentativa de debate em reuniões de planejamento. A aprendizagem fica em segundo plano, preocupando-se em atender as metas de realização de tarefas em aplicações diversas. As sequelas dos experimentos educacionais que a SEDUC realiza desde 2020 serão profundas...
😂😂😂😂😂 um aluno que corta papelão, risca cartolinas, ou não fazem quase nada em sala de aula, não é capaz de resolver um simples problema de porcentagem no Enem. A ineficiência Continuará.
Desde a pandemia e a adoção apressada do Dória do antigo novo ensino médio, em plena pandemia, a tragédia se acentuou. Já era ruim com o antigo ensino médio. Desde então, só piora. Fico triste pelos bons jovens aplicados e estudiosos que estão perdendo tempo nesse modelo absurdo das escolas estaduais daqui. SP tá destruindo a educação pública velozmente. Sabemos o porquê disso.
Aqui em SP ele criou o "SuperBI" uma dezena de plataformas que mais parece os índices do RUclips e atrelou tudo a esse centro de monitoramento de plataformas existe um ranking de escolas que estão em verde, amarelo ou vermelho. (Vigiar e Punir) eles monitoram frequência dos professores, tarefas que os alunos fazem, e uma infinidade de loucuras...
Como estudante fico feliz de me formar agora e ao mesmo tempo choro por quem ficar nessa bomba(incluindo meus prof que vão ver a vida ficando mais difícil). Obs:o fato de cortar filosofia,biologia etc e colocar no itinerário faz com que só alguns consigam ver determinados assuntos(eu por exemplo escolhi o itinerário de humanas e não tenho aula de biologia porque só aparece pro itinerário de exatas,que por sua vez não tem filosofia/sociologia porque está na área de humanas). Resumindo:segregaram conteúdos básicos com sucesso e a tendencia é piorar.
Em pleno século XXI tudo isso é um absurdo. Nesse contexto, há grandes avanços tecnológicos e científico, mas educação paulistana falha demais em todos os seguimentos da educação básica.
Aqui as aulas são de 50 mijutos e não vejo problema nisso, porém. Todo o resto sim. Esse é o único ponto que não discordo de SP. No fim reduziram 25 mijutos por dia.
@@ProfEldoDesculpe, mas há problemas nos 50 minutos, sim. Pois se antes com 45 minutos, eles tinham 7 aulas diárias no diurno e sete aulas diárias no vespertino, agora com 50 minutos são 6 aulas diárias em cada turno e , portanto serão menos professores pegando aulas e mais desempregados. Percebe?
Feder por ser empresário está fazendo da educação público uma escola para criar "empreendedores". Sua visão de sociedade baseada na produtividade e esvaziamento do pensamento se reflete no currículo. Não há estudos técnicos para embasar suas escolhas. Não há articulação e escuta com a rede para entender suas necessidades. Todas suas escolhas são baseadas exclusivamente em suas convicções. Sou professor de Arte e preciso te corrigir. Nos itinerários não são todos que podem pegar tudo. Em "Arte e Mídias Digitais" um professor de LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA PORTUGUESA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA podem me substituir. Critérios? Não sei. Já em "Filosofia e Sociedade Moderna" somente SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA. Por que eu não posso como professor de Arte pegar? Os professores de filosofia e sociologia entendem de arte e eu não entendo de filosofia e sociedade? Fica meu rancor e minha contribuição do meu sentimento de indignação.
Eu sempre achei que educação deveria ser coordenada por professores, mas os políticos não estão preocupados com educação. Quando eu disse "qualquer um" foi sarcasmo, no próprio vídeo eu falei quem realmente pode assumir qual matéria, o sarcasmo vale pois eles permitem que professores de 5 disciplinas diferentes deem uma matéria, tirando completamente a necessidade de se contratar mais professores especificos
Sou professor da Rede Estadual de Pernambuco. A grade curricular daqui está em análise até o dia 11/11 (amanhã). Muito embora eu acredite que veio a público para mascarar uma transparência e inclusão dos professores apenas por protocolo e, lá na frente, afirmarem que houve uma "consulta". A matriz é menos problemática que a de São Paulo. Todas as disciplinas constam nos três anos da seguinte forma: Língua Portuguesa e Matemática, 4 aulas cada; Química, Física, Biologia, Geografia, História e Inglês, 2 aulas cada; Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes, uma aula cada. O sobre é destinado aos Itinerários Formativos. Particularmente, eu acho pouca aula de todas as disciplinas, principalmente para quem vem desde antes do ensino médio com 6 aulas de Português e Matemática, 3 aulas das três disciplinas de Natureza e 2 aulas de Geografia e História.
É um verdadeiro retrocsso, diminuir as áreas de humanas....esses slides que a seduc apresenta e temos que seguir nao consigueremos atender essa demanda...
Educação na prática está usando tabletes e netbook sucatas que muitas vezes não funcionam , e obrigando os professores a utilizarem desse material com os estudantes .
Porque a educação pública fracassada é a única política de estado q funciona. Já pensou se a população começasse a ter educação de qualidade, como ia ficar mais exigente, atenta e consciente?
@@ProfEldo e com isso ele reduz outras disciplinas. Entope de aulas de português e matemática e seus derivados e reduz outras. Arte por exemplo no 8 e 9 ano somente 1 aula por semana.
@@ProfEldo Na minha escola são 2 prof diferentes,acho que a moda vai pegar em outros lugares de SP(infelizmente).
11 дней назад+1
Essas disciplinas que estão sendo acrescentadas envolvem plataformas Essas plataformas não foram definidas por professores, mas por empresários. Depois vão culpar os professores pelo fracasso.
Amigo não fale besteira, este ano trabalhei com liderança e não teve problema algum. A matéria não aborda a questão política partidária, isso não tem nada haver com isso, liderança vem pra ensinar o aluno como tomar decisões em momentos difíceis... Enfim, não tem nada haver com questão partidária.
Sp vai ser referência do que de pior se pode fazer na Educação Pública.
Sei não. O RS tem fetice por fazer pior que os outros
Não é possível ser pior. O Ideb, que já tá ruim, vai despencar.
Qto a matriz, Feder conseguiu piorar o que já está ruim. Muita Língua Portuguesa e as outras disciplinas que são cobradas no Enem, poucas. Sou profa de Bio aqui em SP e ninguém, nem prof, nem aluno, está gostando dessa m#.
Infelizmente.
Sou professor na área de humanas, foi absurdo o que fez com as matérias e conosco. Estamos sem aulas adidos.
Só vejo pioras
Arte tbm ele quase que extinguiu. Reduziu ao máximo. No ensino médio só tem arte no 1 médio. E no ensino fundamental arte no 8 e 9 ano apenas uma aula por semana.
Parabéns pelo vídeo Professor! Ótimo conteúdo!
Opa. Muito obrigado
A aprendizagem ficou em segundo plano pra atender as exigências de treino das avaliações de desempenho e atingir metas pré estabelecidas pela secretaria.
E
Mais números e menos educação é o que estamos vendo acontecer
Sao Paulo srmpre na frente quando é pra coisa ruim na Educação.
😬
Como professor de língua portuguesa do estado de São Paulo afirmo: não há aumento real em Língua Portuguesa no ensino fundamental. A fragmentação da disciplina é um erro, se atribuirem a disciplina de Língua Portuguesa a um professor diferente do professor de Redação e Leitura, dificulta-se o ensino de gramática, além de que esta última concetra-se em uso de plataformas de forma forçada...
A disciplina de orientação de estudos é uma piada... Foi remodelada em 2024 e passou a constituir-se em realização de atividades em plataformas. Uma tentativa de recompor defasagens consumindo carga horária da base. Essa disciplina é orientada por atividades em plataformas sem a possibilidade real de atender às defasagens dos estudantes. O fato de não ocorrer um reagrupamento dos alunos para nivelamento dificulta qualquer estratégia de recomposição...
A disciplinas de práticas experimentais é focada em atividades práticas de ciências na natureza.
A disciplina de eletiva é organizada em projetos, os alunos são reagrupados (6° e 7°, 8° e 9°). Com base nos interesses dos educandos, os professores criam disciplinas que trabalhem algumas habilidades que auxiliem nas profissões de interesse e com temas ligados as demandas sociais atuais... Em tese, o maior problema da disciplina é a falta de capacitação dos professores para ministrá-la e a falta de recursos...
O pior é a falta de pensamento crítico de professores e gestores que simplesmente seguem essas diretrizes e cortam qualquer tentativa de debate em reuniões de planejamento. A aprendizagem fica em segundo plano, preocupando-se em atender as metas de realização de tarefas em aplicações diversas.
As sequelas dos experimentos educacionais que a SEDUC realiza desde 2020 serão profundas...
muito obrigado pelo complemento, ouvir de quem está na prática em sala com esses curriculus é essencial.
😂😂😂😂😂 um aluno que corta papelão, risca cartolinas, ou não fazem quase nada em sala de aula, não é capaz de resolver um simples problema de porcentagem no Enem. A ineficiência Continuará.
Desde a pandemia e a adoção apressada do Dória do antigo novo ensino médio, em plena pandemia, a tragédia se acentuou. Já era ruim com o antigo ensino médio. Desde então, só piora. Fico triste pelos bons jovens aplicados e estudiosos que estão perdendo tempo nesse modelo absurdo das escolas estaduais daqui. SP tá destruindo a educação pública velozmente. Sabemos o porquê disso.
Sou professor em são Paulo. O relatório acima e real
Lixo total
Não tem professores na secretaria de educação de São Paulo, só tem acionistas de empresa de tecnologia .
Tá cada vez pior
Aqui em SP ele criou o "SuperBI" uma dezena de plataformas que mais parece os índices do RUclips e atrelou tudo a esse centro de monitoramento de plataformas existe um ranking de escolas que estão em verde, amarelo ou vermelho. (Vigiar e Punir) eles monitoram frequência dos professores, tarefas que os alunos fazem, e uma infinidade de loucuras...
E aulas presenciais de humanas qur é bom nada....
A maior indignação é com as plataformas.
Como estudante fico feliz de me formar agora e ao mesmo tempo choro por quem ficar nessa bomba(incluindo meus prof que vão ver a vida ficando mais difícil).
Obs:o fato de cortar filosofia,biologia etc e colocar no itinerário faz com que só alguns consigam ver determinados assuntos(eu por exemplo escolhi o itinerário de humanas e não tenho aula de biologia porque só aparece pro itinerário de exatas,que por sua vez não tem filosofia/sociologia porque está na área de humanas).
Resumindo:segregaram conteúdos básicos com sucesso e a tendencia é piorar.
Exatamente. E mesmo após a reforma eles mantiveram essa situação
Esse ano, no terceiro ano, nas aulas de projeto de vida dei aula de biologia, justamente pensando no Enem.
Sou prof de Biologia.
Sem palavras, nunca vi tanto absurdo!
Que planeta essa gente vive?
Decepcionante.
O problema é o país mesmo, no resto do mundo eu nunca vi tamanho absurdo
Essas aulas de expansão e pelo CMSP web uma verdadeira balela... uma grande farsa.
Aqui no RS tb
Você está comentando o que está escrito. Não faz ideia do que acontece nas escolas de São Paulo.
Sim. Por isso eu peço que me contem como está aqui nos comentários
Arte ajuda muito português e história no ensino médio. Mas o secretário não sabe
Com toda a certeza
Em pleno século XXI tudo isso é um absurdo. Nesse contexto, há grandes avanços tecnológicos e científico, mas educação paulistana falha demais em todos os seguimentos da educação básica.
e ta cada vez pior
Em plena geração Tik Tok, eles aumentam as aulas pra 50 minutos. 😂
Aqui as aulas são de 50 mijutos e não vejo problema nisso, porém. Todo o resto sim. Esse é o único ponto que não discordo de SP. No fim reduziram 25 mijutos por dia.
@@ProfEldoDesculpe, mas há problemas nos 50 minutos, sim. Pois se antes com 45 minutos, eles tinham 7 aulas diárias no diurno e sete aulas diárias no vespertino, agora com 50 minutos são 6 aulas diárias em cada turno e , portanto serão menos professores pegando aulas e mais desempregados. Percebe?
Essas matérias que não tem aulas, que estão 0, eles querem enfiar itinerário formativo.
Na verdade não tem relação. Existe uma carga horária máxima para os IF e elas já estão estabelecidas na matriz
Colocou na 6 e 7 ano , 2 aulas de história e no 8 e 9ano 2 aulas Geografia. Quem fez isto não é da educação e não conhece o chão da escola.
Aqui no RS temos 2 de geo e 2 de hist nos 4 anos do fundamental
Arte ele já reduziu desde o ano passado no fundamental. 😅 uma aula no 8 e uma aula no 9 ano para dar espaço pra educação financeira.
Feder por ser empresário está fazendo da educação público uma escola para criar "empreendedores". Sua visão de sociedade baseada na produtividade e esvaziamento do pensamento se reflete no currículo. Não há estudos técnicos para embasar suas escolhas. Não há articulação e escuta com a rede para entender suas necessidades. Todas suas escolhas são baseadas exclusivamente em suas convicções.
Sou professor de Arte e preciso te corrigir. Nos itinerários não são todos que podem pegar tudo. Em "Arte e Mídias Digitais" um professor de LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA PORTUGUESA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA podem me substituir. Critérios? Não sei. Já em "Filosofia e Sociedade Moderna" somente SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA. Por que eu não posso como professor de Arte pegar? Os professores de filosofia e sociologia entendem de arte e eu não entendo de filosofia e sociedade? Fica meu rancor e minha contribuição do meu sentimento de indignação.
Eu sempre achei que educação deveria ser coordenada por professores, mas os políticos não estão preocupados com educação. Quando eu disse "qualquer um" foi sarcasmo, no próprio vídeo eu falei quem realmente pode assumir qual matéria, o sarcasmo vale pois eles permitem que professores de 5 disciplinas diferentes deem uma matéria, tirando completamente a necessidade de se contratar mais professores especificos
Sou professor da Rede Estadual de Pernambuco. A grade curricular daqui está em análise até o dia 11/11 (amanhã). Muito embora eu acredite que veio a público para mascarar uma transparência e inclusão dos professores apenas por protocolo e, lá na frente, afirmarem que houve uma "consulta". A matriz é menos problemática que a de São Paulo. Todas as disciplinas constam nos três anos da seguinte forma: Língua Portuguesa e Matemática, 4 aulas cada; Química, Física, Biologia, Geografia, História e Inglês, 2 aulas cada; Filosofia, Sociologia, Educação Física e Artes, uma aula cada. O sobre é destinado aos Itinerários Formativos. Particularmente, eu acho pouca aula de todas as disciplinas, principalmente para quem vem desde antes do ensino médio com 6 aulas de Português e Matemática, 3 aulas das três disciplinas de Natureza e 2 aulas de Geografia e História.
Sim... Sobre a matriz de São Paulo, realmente é bizarra. Bizarra a ponto de ser inacreditável.
Consegue o link dessa matriz pra mim pf
Aí ainda está no lucro aqui em SP arte praticamente não existe no 2 e 3 médio. Nem itinerário de arte existe mais no 2 médio.
@@ProfEldo ainda está para consulta, então não existe um documento oficial. O que tenho é uma imagem que foi levada para votação.
@@Suzzane627 Verdade. Infelizmente.
É um verdadeiro retrocsso, diminuir as áreas de humanas....esses slides que a seduc apresenta e temos que seguir nao consigueremos atender essa demanda...
cada vez pior
Rapaz, não perca tempo com seus cursos prontos. As aulas do estado de São São as São preparadas pela seduc. Os professores não podem escapar
É uma pena porque estou tentando ajudar
Educação na prática está usando tabletes e netbook sucatas que muitas vezes não funcionam , e obrigando os professores a utilizarem desse material com os estudantes .
Era melhor nem usar
Rezando para essa moda não rolar aqui tb!
Vc é de onde?
@ProfEldo Sou de Porto Alegre .
Prof de matemática não entende programação, exceto por 1% da lógica básica, mas a sintaxe não ente de nada, vai apenas ler o slide 💥😂😂😂😂
Não dá pra por gato ensinar latido
O sistema público sempre foi e sempre será ineficiente.
Porque está atrelado a politica
Porque a educação pública fracassada é a única política de estado q funciona. Já pensou se a população começasse a ter educação de qualidade, como ia ficar mais exigente, atenta e consciente?
Que absurdo este currículo, sou professor do ensino básico e tá bem ruim isso aí
E olha que a reforma era para melhorar
@ eu não compactuo com isso
SP e seu abismo educacional... Estado mais Rico e tão pobre de organização, respeito e desenvolvimento educacional.. e tem qm apoie esses troços 😢😢😢😢
Realmente está dificil
Nao faz sentido colocar redação e leitura separado de lingua portuguesa, como se fosse duas disciplinas diferentes
Pior que são capazes de colocar professores diferentes
Pelo menos alivia o professor de português que arrancam o couro!
@@ProfEldo e com isso ele reduz outras disciplinas. Entope de aulas de português e matemática e seus derivados e reduz outras. Arte por exemplo no 8 e 9 ano somente 1 aula por semana.
@@ProfEldo Na minha escola são 2 prof diferentes,acho que a moda vai pegar em outros lugares de SP(infelizmente).
Essas disciplinas que estão sendo acrescentadas envolvem plataformas
Essas plataformas não foram definidas por professores, mas por empresários. Depois vão culpar os professores pelo fracasso.
Que coisa triste isso
Amigo não fale besteira, este ano trabalhei com liderança e não teve problema algum. A matéria não aborda a questão política partidária, isso não tem nada haver com isso, liderança vem pra ensinar o aluno como tomar decisões em momentos difíceis... Enfim, não tem nada haver com questão partidária.
Vc não entendeu minha fala.
Matriz curricular RS disponível.
E JÁ TEM VÍDEO NO CANAL ruclips.net/video/opj1A4gpo_Q/видео.html
E as Trilhas?
Estão ali já. Tem matemática e natureza e a outra humanas é linguagens.
Referência em pior educação nacional
😮💨
Professores de esquerda ensinando empreendedorismo seria engraçado.