o assunto é bom, esta doutrina bíblica do Espirito de Deus é essencial, _ Toda boa dadiva vem do Pai das luzes, diz Tiago, _ diante desta afirmação podemos dizer que é impossível alguém criado ser espiritual ainda que distante da vida plena, fazer algo de bom se não for capacitados pelo espirito, mesmo sem ser regenerado pelo Espirito para a nova vida com Cristo, o regenerado passa ser habitado pelo Espirito, o mesmo nos capacita para tarefas especificas na igreja/corpo de Cristo, _ o nosso "espirito teológico" é que muitas vezes não atenta para o que Deus realiza em nós e através de nós, _ Ele é quem opera, para a sua Glória (Salmo 19).
Interessantíssima abordagem. Demostra uma abordagem Judaica do sopro Divino no humano, eu tenho dificuldade na abordagem, porém e coerente se a fonte de nossa teológia e unicamente a Torá.
Boa tarde professor Rodrigo Bibo. Acompanho o BTCAST à anos e sempre foi de grande valia para o desenvolvimento teológico dos ouvintes. Quero agradecer e parabenizar o senhor, toda equipe fixa e todos que participam. Ouvi esse BTCAST e gostaria de levantar algumas questões. Se o senhor ou qualquer membro do ministério Bibo Talk puder responder ficaria agradecido. O autor entre outros cita Filo de Alexandria para ilustrar o pensamento judaico do Período do Segundo Templo. Sabemos que Filo acreditava na origem divina da alma/parte espiritual humana, chegando a conclusão que essa era pré existente, estando em algum lugar no mundo das ideias (espiritual) até ser depositada em um corpo em algum momento da geração. Quanto a esse autor e essa teologia bíblica, acredita na pré existência da alma? Faz distinção entre espírito e alma? Se sim, como define alma? A construção das características do espírito ficaram muito claras e proveitosas. Muito obrigado.
vou ter que ouvir de novo antes de comprar a obra, o jack quis complicar de verdade kkkk, precisa ser explicada mais! parabéns thomas nelson, parabéns pelo conteúdo bibo.
Gostaria de saber a opinião dos amigos acerca de passagens como: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13. (Se todos têm, eles O pediram?) E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. (Estariam todos selados? Certamente, não) Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14. (Todos têm o penhor?) “‘Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.’” João 14:25-26. (Como o Pai enviará se Ele já está?) “‘Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. … Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.’” João 16:7, 12-14. E tantas outras passagens no NT..
Se for assim o pq de Jesus pedir pra que o pai mande o Espírito Santo Quando Jesus promete o Espírito Santo em João 16 fala que E.S é que tem o poder de convencer o homem Se ele precisa subir pra rogar ao pai pra que desça não seria necessário já que esse espírito humano que Deus sopra na narinas do homem é o mesmo espírito Se é o mesmo Espírito esse espírito não interviria na queda aconselhando convencendo Mesmo o homem? estando no princípio da hobediencia Se o espírito humano é o mesmo Como alguém tem a capacidade de praticar tanta atrocidade Matar roubar praticar tantas obras diabólicas invocar demônios ? Pq praticar td isso se o espírito humano delega virtudes Minha mente é aberta pra estudos mas alguns é contraditório Tito 3 .3,4,5 3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.(Sem o Espírito Santo) 4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (O agir dele presente ) Romanos 8.16 O mesmo Espírito Testifica com nosso espirito Que somos filhos de Deus Entendo que o Espírito Santo Habita no nosso espírito E a partir daí há manifestação e mudança O que faz o homem um pouco melhorzinho sem o Espírito Santo É caráter mas caráter falha mas o lavar regenerador do Espírito Santo Não O caráter não leva ao céu e nem convence do pecado juízo e justiça Mas só o Espírito Santo Faz isso Mas o tema é bom só poderia ser mais esclarecedor Poderia levar um pastor um pouco mais aprofundado no Assunto Pastor Elias Soares é uma boa indicação
Concordo com a irmã. Romanos 8:9 : " Vocês porém não estão na carne mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vc. E , se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele." Também em Romanos 8: 14-16: "Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Com todo respeito, o que está sendo colocado aqui é OUTRO EVANGELHO.
Achei interessante e um tanto quanto complicado e perigoso, Sim, toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes em quem não há sombra nem variação... Porém me parece um pouco complicado normalizar o espírito santo como se fosse algo presente em todos. Sei que a intenção não é a eresia de banalizar o Santo Espírito de Deus, mas acho q deveriam advertir mais sobre a necessidade da conversão e do transbordar do Espírito, para q não diminuísse a compreensão da necessidade de nos limpar da maldade do nosso enganoso e perverso coração. Até pq cada um carrega em níveis diferentes essa porção do Espírito excelente como Daniel, e isso tem a ver com o quanto foi semeado de Deus através de pessoas em nossa criação e crescimento. Pois só podemos dar ou ser aquilo q recebemos de alguém. Por isso o mérito não pode ser usado quando partimos de pontos diferentes, com dificuldades e privilégios diferentes, logo não creio ser sábio tratar de forma generalizante o quanto de Deus temos antes de passar pela conversão e o transbordar do Espírito Santo, q só vem mediante a graça de Jesus Cristo trazendo frutos de arrependimento e compreensão do quanto somos pecadores dependentes do Pai para nos santificar. E sobre o estudo, creio sim q Deus trabalhe através do estudo e do esforço humano. Mas acredito igualmente q Deus pode e faz muitas coisas q fogem da racionalidade e do preparo humano. É preciso cuidado ao falar sobre dons, chamados e desígnios do sobrenatural de Deus, pois podemos influenciar de forma negativa pessoas q tem um chamado diferente do nosso. Deus não é uma fórmula previsível, tbm não é inacessível, Ele tem pra cada um um chamado diferente, e princípios iguais, e um desses princípios é a sabedoria q vem do alto q fala em Tiago, q é pura,pacífica, moderada, cheia de bons tratos, sem hipocrisia, ou vangloria... precisamos ter cuidado com a forma como falamos
Essa abordagem do espírito em todos desde sempre fechou uma questão que me intrigava em João. Mas para fazer sentido minha questão é preciso mencionar outra ideia bem bíblica sobre o espírito santo que me parece ter sido pouco abordada nesse podcast. Há uma aparente relação do espírito santo com outros elementos fluidos, especialmente, com a água... aliás, contrariando diversas canções que relacionam Jesus com a água da vida ou com o rio que alegra a cidade de Deus: não acredito que essa relação bíblica figurativa de Jesus sendo a água esteja correta. Pelo contrário, a relação de Jesus com a água é sempre como a fonte dessa água, ou o fornecedor dela (quem vem a mim não terá sede)... mas a água em si, me parece ter sempre relação com o espírito santo. Olhando de trás pra frente a Bíblia temos um rio que sai do trono e do cordeiro na cidade de Deus (apocalipse 22), e lá no começo um espírito que paira sobre as águas (em Gênesis 1). Mas tudo fica ainda mais interessante quando vemos em João 7, João 4, Apocalipse 22, Êxodo 17 conectado com 1 Coríntios 10, e outros tantos textos, Jesus se colocando como a fonte, e também, em conexão com o que foi dito no podcast, nós também seremos fontes de água viva (João 7). Jesus é a rocha ferida no deserto por Moisés (1 Coríntios 10.4), da qual verte água para matar a sede do povo (Êxodo 17). Jesus nunca é apresentado como água, mas como fonte dela. E aqueles que crerem nele se tornarão fontes também (João 7).
Os últimos minutos desse vídeo envelheceu mal kkkkk o hexa furou
Debate excelente. Senti falta do Gutierres Siqueira.
Total
Podcast fantástico, é como diz o Elizeu Rodrigues, "lógica e fogo", todo o processo de aprendizado tem à ação do Espírito Santo.
o assunto é bom, esta doutrina bíblica do Espirito de Deus é essencial, _ Toda boa dadiva vem do Pai das luzes, diz Tiago, _ diante desta afirmação podemos dizer que é impossível alguém criado ser espiritual ainda que distante da vida plena, fazer algo de bom se não for capacitados pelo espirito, mesmo sem ser regenerado pelo Espirito para a nova vida com Cristo, o regenerado passa ser habitado pelo Espirito, o mesmo nos capacita para tarefas especificas na igreja/corpo de Cristo, _ o nosso "espirito teológico" é que muitas vezes não atenta para o que Deus realiza em nós e através de nós, _ Ele é quem opera, para a sua Glória (Salmo 19).
Interessantíssima abordagem. Demostra uma abordagem Judaica do sopro Divino no humano, eu tenho dificuldade na abordagem, porém e coerente se a fonte de nossa teológia e unicamente a Torá.
só entrei por causa da thumb sensacional kkkk, depois volto p ouvir o podcast rsrs
Boa tarde professor Rodrigo Bibo. Acompanho o BTCAST à anos e sempre foi de grande valia para o desenvolvimento teológico dos ouvintes. Quero agradecer e parabenizar o senhor, toda equipe fixa e todos que participam.
Ouvi esse BTCAST e gostaria de levantar algumas questões. Se o senhor ou qualquer membro do ministério Bibo Talk puder responder ficaria agradecido.
O autor entre outros cita Filo de Alexandria para ilustrar o pensamento judaico do Período do Segundo Templo. Sabemos que Filo acreditava na origem divina da alma/parte espiritual humana, chegando a conclusão que essa era pré existente, estando em algum lugar no mundo das ideias (espiritual) até ser depositada em um corpo em algum momento da geração. Quanto a esse autor e essa teologia bíblica, acredita na pré existência da alma? Faz distinção entre espírito e alma? Se sim, como define alma? A construção das características do espírito ficaram muito claras e proveitosas.
Muito obrigado.
🔥🔥🔥🤯🌪🌪
kkkk. eu tô rindo do final do podcast rsss, o placar do jogo rs
Sou dessa época...kkkk...o melhor que houve
vou ter que ouvir de novo antes de comprar a obra, o jack quis complicar de verdade kkkk, precisa ser explicada mais!
parabéns thomas nelson, parabéns pelo conteúdo bibo.
Muuuito bom 👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼
Amei esse podcast 🙌🏼🙌🏼🙌🏼❤️❤️❤️
Onde está a BASE bíblica de que o mundano tem o Espírito Santo?
Bom tema
JO 14: 16 e 17 não ficou claro pra mim.
A Teologia Bíblica de certa forma é uma Teologia Sistemática.
Vou ter que ouvir de novo...Não achei muito bem explicada a questão da conversão não... Talvez esteja mais claro no livro
Gostaria de saber a opinião dos amigos acerca de passagens como:
“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13. (Se todos têm, eles O pediram?)
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. (Estariam todos selados? Certamente, não)
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14. (Todos têm o penhor?)
“‘Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.’” João 14:25-26. (Como o Pai enviará se Ele já está?)
“‘Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. … Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.’” João 16:7, 12-14.
E tantas outras passagens no NT..
Se for assim o pq de Jesus pedir pra que o pai mande o Espírito Santo
Quando Jesus promete o Espírito Santo em João 16 fala que E.S é que tem o poder de convencer o homem Se ele precisa subir pra rogar ao pai pra que desça não seria necessário já que esse espírito humano que Deus sopra na narinas do homem é o mesmo espírito
Se é o mesmo Espírito esse espírito não interviria na queda aconselhando convencendo
Mesmo o homem? estando no princípio da hobediencia
Se o espírito humano é o mesmo
Como alguém tem a capacidade de praticar tanta atrocidade
Matar roubar praticar tantas obras diabólicas invocar demônios ? Pq praticar td isso se o espírito humano delega virtudes
Minha mente é aberta pra estudos mas alguns é contraditório
Tito 3 .3,4,5
3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.(Sem o Espírito Santo)
4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
(O agir dele presente )
Romanos 8.16 O mesmo Espírito
Testifica com nosso espirito
Que somos filhos de Deus
Entendo que o Espírito Santo Habita no nosso espírito
E a partir daí há manifestação e mudança
O que faz o homem um pouco melhorzinho sem o Espírito Santo
É caráter mas caráter falha mas o lavar regenerador do Espírito Santo Não
O caráter não leva ao céu e nem convence do pecado juízo e justiça Mas só o Espírito Santo Faz isso
Mas o tema é bom só poderia ser mais esclarecedor Poderia levar um pastor um pouco mais aprofundado no Assunto Pastor Elias Soares é uma boa indicação
Concordo com a irmã. Romanos 8:9 : " Vocês porém não estão na carne mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vc. E , se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele." Também em Romanos 8: 14-16: "Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Com todo respeito, o que está sendo colocado aqui é OUTRO EVANGELHO.
Os dois convidados, com todo respeito, estão colocando OUTRO EVANGELHO.
Achei interessante e um tanto quanto complicado e perigoso,
Sim, toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes em quem não há sombra nem variação...
Porém me parece um pouco complicado normalizar o espírito santo como se fosse algo presente em todos. Sei que a intenção não é a eresia de banalizar o Santo Espírito de Deus, mas acho q deveriam advertir mais sobre a necessidade da conversão e do transbordar do Espírito, para q não diminuísse a compreensão da necessidade de nos limpar da maldade do nosso enganoso e perverso coração.
Até pq cada um carrega em níveis diferentes essa porção do Espírito excelente como Daniel, e isso tem a ver com o quanto foi semeado de Deus através de pessoas em nossa criação e crescimento. Pois só podemos dar ou ser aquilo q recebemos de alguém. Por isso o mérito não pode ser usado quando partimos de pontos diferentes, com dificuldades e privilégios diferentes, logo não creio ser sábio tratar de forma generalizante o quanto de Deus temos antes de passar pela conversão e o transbordar do Espírito Santo, q só vem mediante a graça de Jesus Cristo trazendo frutos de arrependimento e compreensão do quanto somos pecadores dependentes do Pai para nos santificar.
E sobre o estudo, creio sim q Deus trabalhe através do estudo e do esforço humano. Mas acredito igualmente q Deus pode e faz muitas coisas q fogem da racionalidade e do preparo humano. É preciso cuidado ao falar sobre dons, chamados e desígnios do sobrenatural de Deus, pois podemos influenciar de forma negativa pessoas q tem um chamado diferente do nosso.
Deus não é uma fórmula previsível, tbm não é inacessível, Ele tem pra cada um um chamado diferente, e princípios iguais, e um desses princípios é a sabedoria q vem do alto q fala em Tiago, q é pura,pacífica, moderada, cheia de bons tratos, sem hipocrisia, ou vangloria... precisamos ter cuidado com a forma como falamos
Muito estranho
Essa abordagem do espírito em todos desde sempre fechou uma questão que me intrigava em João.
Mas para fazer sentido minha questão é preciso mencionar outra ideia bem bíblica sobre o espírito santo que me parece ter sido pouco abordada nesse podcast.
Há uma aparente relação do espírito santo com outros elementos fluidos, especialmente, com a água... aliás, contrariando diversas canções que relacionam Jesus com a água da vida ou com o rio que alegra a cidade de Deus: não acredito que essa relação bíblica figurativa de Jesus sendo a água esteja correta. Pelo contrário, a relação de Jesus com a água é sempre como a fonte dessa água, ou o fornecedor dela (quem vem a mim não terá sede)... mas a água em si, me parece ter sempre relação com o espírito santo.
Olhando de trás pra frente a Bíblia temos um rio que sai do trono e do cordeiro na cidade de Deus (apocalipse 22), e lá no começo um espírito que paira sobre as águas (em Gênesis 1). Mas tudo fica ainda mais interessante quando vemos em João 7, João 4, Apocalipse 22, Êxodo 17 conectado com 1 Coríntios 10, e outros tantos textos, Jesus se colocando como a fonte, e também, em conexão com o que foi dito no podcast, nós também seremos fontes de água viva (João 7).
Jesus é a rocha ferida no deserto por Moisés (1 Coríntios 10.4), da qual verte água para matar a sede do povo (Êxodo 17).
Jesus nunca é apresentado como água, mas como fonte dela.
E aqueles que crerem nele se tornarão fontes também (João 7).
Basicamente, a teologia joanina do Espírito Santo, Aquele que é refrigério e fonte de vida