Sim, to doido para ver se ele vai considerar o governo de franco e Salazar como de esquerda ou vai dizer que no caso deles havia um contexto especifico.
@@leonardod1846 Bem, se adotamos os critérios que estão usando para julgar a posição ideológica de Hitler e Mussolini eu não me surpreenderia se o chamasse de esquerda, não que esta seja minha posição.
Este é o perigo, pois a ideologia marxista engana pessoas como este cidadão até hoje. Basta somar o número de mortes causadas por Stalin e Mao Tse Tung (entre outros) para ver qual o objetivo desse tipo de ideia
Altíssimo nível de refutação, professor!! Dessa vez, o autor/oponente do vídeo anterior tinha uma argumentação melhor. Mas, quando exposta, a verdade sempre vence.
Elias Jabour foi(ou é ainda) professor da UERJ durante anos, imagina quantos idiotas úteis ele não formou. Um debate entre Marcelo Andrade e Elias Jabour é uma necessidade para a educação nacional.
@@igorcapelari Não muda o fato de o que ele defende ser absurdo e indefensável. E só aumenta a quantidade de idiotas regorgitando intelectualismo mencionando ele
@@flaviocarlos4200 concordo totalmente com você, mas isso é verdade para qualquer intelectual, ou a filosofia é totalmente higienizada e infantilizada ou os idiotas ainda vão replicar qualquer discurso que virem pela frente
@@igorcapelarido que adianta tanta inteligência, narrativa dele além de ser totalmente enviesada.. e as x inclusive mentirosa, como vimos nesse vídeo e em outros?.
Dá para extrapolar esse argumento para debater a própria visão de mundo do Jabbour - a China hoje claramente tem elementos como ufanismo, idealização da tradição nacional e economia corporativista - que, aplicadas na infraestrutura socialista do país, podem classificá-la muito próxima ao Fascismo.
Pra mim é bem claro que a China concretizou o que Alemanha idealizou para uma economia, mas adoram misturar o misticismo racista alemão pra esconder a tentativa mais próxima de fazer o marxismo funcionar. A diferença gigantesca do Socialismo soviético era o socialismo internacional enquanto os fascistas pensavam em um povo bem definido, os Fascistas já conheciam os defeitos graves do marxismo, enquanto os soviéticos ignoravam.
Verdade, a China pós revolução realmente nutre o ufanismo, mas Mao já tinha ojeriza à tradição chinesa e a economia chinesa não me parece corporativista, vai depender do que vc quer dizer com "corporativismo".
Corporativismo tem 2 sentidos com uma raiz semelhante - o das corporações de ofício e posteriormente dos sindicatos e empresas - organização coletiva para defender interesses próprios - ou o sentido fascista e socialista: organização dos segmentos da cadeia produtiva de modo coletivista, subordinados ao interesse do Estado. Me refiro ao segundo sentido, embora suas linhas com o primeiro estejam se tornando tênues em tempos de metamodernismo, quando o Estado confunde-se com as corporações. Quanto a Mao - a China enquadrava-se muito mais na "extrema esquerda" durante a Revolução Cultural - sua guinada para a Terceira Posição é um fato relativamente recente. No entanto, um regime não pode ser analisado a partir dos escritos platônicos de seu líder, mas de sua materialidade - autoritarismo poderia em si ser considerado parte da "tradição nacional" chinesa.
@Zendokalph Oz O limiar entre ambos é tênue. No caso do Estado chinês, com a estética oficial utilizada por um regime centralizado, e em busca de expansão comercial, ufanismo é inevitável. O mesmo ufanismo vinculado à imagem dos EUA, embora os usos de hard e softpower de ambos sejam bastante diferentes entre si.
O socialismo e o fascismo representam duas formas de COLETIVISMO, onde se prioriza o bem comum sobre o indivíduo. Embora soem convincentes na teoria, na prática concedem ao estado o poder moral de determinar quem perde suas posses ou até mesmo sua vida em prol do que eles definem como "bem comum". Os nazistas abraçavam um ideal ultranacionalista de uma única raça, enquanto os marxistas aspiram a uma única classe econômica completamente dependente do estado. Ambos disputam o controle totalitário como cartéis. Além disso, cometem um erro lógico ao esquecer que a comunidade é formada por indivíduos, e sem a proteção do indivíduo, a própria comunidade enfraquece. Portanto, o marxismo e o fascismo são inherentemente CÂNCER para qualquer grupo humano e devem ser combatidos sem trégua.
O Fascismo e o Nazismo são interpretações dissidentes de filósofos marxistas, respectivamente: Giovanni Gentile e Ludwig Woltmann. O próprio Mussolini era um marxista convicto que discordava apenas do dogma marxista de que os "trabalhadores não tem pátria". Para ele, o nacionalismo era uma componente importante dentro de qualquer ideologia política.
@@fabriciotrbelo Vou tentar explicar citando o exemplo dos sócios democratas da época. Eles divergiram dos marxistas quanto a necessidade de se fazer uma revolução. Ainda assim os governos sócio democratas tiveram a direita como oposição na maioria dos países.Como Alemanha e Espanha.
Olá profº Marcelo Andrade, excelente vídeo como de praxe. No min 35:58 o sr.cita que há semelhanças e diferenças entre nazi/fascis. e que uma das diferenças é que fascis. não tem origem esotérica principalmente no caráter racial, e já vi o sr falando isto em outros vídeos, porém há sim, a carbonaria. É de origem esotérica, mas sem nenhum caráter racial. Um dos mentores antes de existir o movimento de Benito é Giuseppe Mazzini, tem o livro "Giuseppe Mazzini and the Origins of Fascism" de Simon Levis Sullam que aborda isto. O mov. unificação italiana encabeçada por Mazzini estabelece as principais bases para o nacionalismo italiano, e Mazzini é uma das letras do acróstico M.A.F.I.A. que é praticamente sinônimo de sindicato que tbm era associado ao fascio, a origem de tudo isto vem da carbonaria, e isto já existia bem antes da rev. francesa. Pesquise sobre, caso o sr. já não tenha pesquisado. Obrigado pelo vídeo, abraço.
No livro A Rosa Branca, a história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo, a estudante Sophie Scholl conta que seu pai um conservador era contrário as ideias de Hitler, mas a propaganda Nazista foi tão engenhosa que o convenceu a aceitar o início do governo de Hitler.
"Não sou apenas o vencedor do marxismo, sou seu realizador. (...) Aprendi muito com o marxismo e não pretendo escondê-lo. (...)" Trecho do livro de Hermann Rauschning de uma das supostas conversas que o autor alegou ter com Hitler. Muitos historiadores questionam a veracidade das citações apresentadas no livro, por isso, a autoria dessa citação não é confirmada.
Ué, o que de errado nisso? Era um momenteo de novos modos de governancia e o comunismo pode ter uma ou outra ideia interessante para um ditador. Não? haha Mas ele odiava todos. Isso nao impediu dele colaborar com os sionistas, durante boa parte da guerra
Lincoln was born into poverty in a log cabin in Kentucky and was raised on the frontier, mainly in Indiana. He was self-educated and became a lawyer, Whig Party leader, Illinois state legislator, and U.S. representative from Illinois. In 1849, he returned to his successful law practice in Springfield, Illinois. In 1854, he was angered by the Kansas-Nebraska Act, which opened the territories to slavery, causing him to re-enter politics. He soon became a leader of the new Republican Party.
Sim de facto é verdade porque o nazismo é contra o liberalismo económico (visto que este é controlado pelos judeus) e conta os ideias marxistas que acho que existe uma possibilidade de ter haver com Karl Marx ser judeu@@rafaelvilas4230
É óbvia a razão da resposta do porque o Liberalismo e as opiniões liberais propagam muito mais facilmente. Primeiro que são simples, segundo que normalmente as conclusões são baseadas em fatos igualmente simples de serem entendidos. Olha a ginástica mental que alguém que defende que Hitler era extrema direita precisa fazer pra quebrar o argumento de que as coisas eram de propriedade do estado. No final do dia, o comunismo sempre precisa se basear em algum ajuste futuro pra ser o mínimo funcional para eles. Enquanto o liberalismo é muito mais fácil entendimento e consenso de chegar no que seria o mínimo funcional para a sociedade. Normalmente basta olhar que várias coisas eram melhores antes e apenas desejar voltar com algumas medidas em um ponto passado.
Hitler gostava de dinheiro? AH então é de direita! Gostava de ter o poder do estado nas mãos?? Ahhhh de esquerda! Papo doido. O nazismo era uma alternativa aos dois modelos.
É muito bon para um professor de História quando ele encontra outro professor com uma cosmovisão mais direita. Professor, gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre o Nazismo como uma "terceira via", afinal sabemos que muitos países abraçaram regimes Fascistas buscando uma alternativa ao comu ismo, que crescia muito em países da Europa como a Alemanha por e exemplo. Podemos considerar o Nazifascismo um sistema de Governo com características próprias, uma espécie de regime camaleão que abraça pontos do Socialismo e do Capitalismo?
Hitler dizia que esse lance de dividir o mundo em direita e esquerda era a tatica mór dos judeus para controlarem o mundo. Como poderia ser de direita ou esquerda? Ele denunciava esse sistema.
O Cara que fala "Ultra liberais" já sei que não sabe de porra nenhuma. É tipo o cauê moura falando "Anarcocapitalismo é razo como um pires" e não leu nem Perspectivas de Liberdade do Rothbard. Porra.
muito bom exceto um ponto: isso de colocar o bem comum acima do particular não é algo socialista, mas de lei natural pelos princípios da boa filosofia aristotélica, tomista e da Igreja. a questão é que os socialistas interferem ilegitimamente no bem particular.
Você fez uma interpretação errada do sentido em que o professor usou a frase, não é no sentido amplo altruísta e sim no impositivo mediante força do estado. Escolher agir em prol do próximo antes de si é bem diferente de centralizar essa decisão e impor ao coletivo.
Professor, o Senhor poderia citar 1 ou dois livros ou autores sobre a questão do Nazismo ser de esquerda. É que infelizmente a acaddmia fecha as portas para o debate, tachando qualquer pessoa que discorde dessa visão dogmática de que o Nazismo é de direita. Particularmente eu sou bem favorável a essa posição da terceira via, mas mesmo assim encontro muito mais elementos do Nazismo semelhantes aos discurso da esquerda.
Hitler odiava a esquerda mais que tudo. Odiava tambem os liberais, dizia que ambos eram estavam nas mãos dos judeus e que atraves dessa divisão, eles iam dominar a terra. E agora?
Se era de esquerda ou direita é difícil dizer, mas que o bigode falou de Marx e elogiava em seus discursos é inegável, ele era Marxista, mas direita e esquerda mudou muito ao longo dos anos, o Bolsonaro seria considerado esquedista 30 anos atrás, o mundo foi tanto pra esquerda que é difícil saber o que alguém de direita pensava na época.
@@404ntf pior que os gados, "cof" "cof" digo inscritos do Humberto matos usam o argumento "por que ele iria perder tempo com um palpiteiro?" E quando alguém chama eles pra um debate eles fogem e falam "não vou perder tempo com palpiteiro e fascista/liberal" percebeu isso? 😂😂
Professor parabéns por esse react, esse Elias Jabbour tem que ser desmascarado, fala de veludo igual ao Chifrudo. Que seu voz e ensinamentos alcance muitos.
Professor e a história que falam , que Hitler foi incentivado pelo o professor dele na infância ou afolecencia sobre a superioridade alemã. Conferi essa história ?
É comum uma raça se sentir superior. Chineses se achavam o centro da terra, judeus um povo escolhido pelo proprio criador (e voce nao), europeus se achavam (ou se acham) superiores a outros povos. É parte da ignorancia suprema do ser humano associado ao antigo espirito belico, que morreu no pos guerra
Se a Alemanha de HITLER fosse de direita, então os pensamentos teriam prevalecido, não precisaria dividir Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental comunista.
Jabbour se ateve principalmente a TEORIA de que a expansão e surgimento de empresas como VW, Bosch, Siemens, Mercedes Benz, etc... Quase que simultâneas ao regime nazista, justificaria o argumento de que o nazismo era capitalista, liberal, e, porto, de direita. Porém, Essa narrativa não resiste a ordem/natureza dos fatos, esse argumento não resiste ao menor exame sério dos acontecimentos daquela época. Pela argumentação de jabbour, aplicando-se o mesmíssimo princípio, a China seria capitalista. É fundamental saber diferenciar regime político, principalmente autocrático, de sistema econômico. O nazismo quis o desenvolvimento capitalista na Alemanha, porque, sabia que era um meio para fim desejado, fracionar a Europa em repúblicas alemãs... Todo o arsenal de guerra nazista tinham as digitais dessas grandes empresas. Mas com a condição imposta de servirem ao chamado "bem comum." Hitler colocou a todos de joelhos diante do nazismo.
Eu não entendo oque isso de o hitler ter supostamente ter sido inimigo da união soviética muda no nazismo ter sido socialista ou não, por algum acaso depois de se tornar socialista vc tbm vira pacifista ?
Chame o Elias pra um debate! Ele não perderá tempo pra fazer react sobre seus vídeos, então convide ele pra um debate, porque esse tipo de vídeo parece bater em alguém amarrado...
@@sohvimpelatreta666 , verdade, eu não acompanho mesmo, mas não entendo exatamente o que realmente faz a gente poder concluir o que ele "correu". Às vezes o cara simplesmente tinha mais o que fazer...🤭
Como mentir usando “fontes”: vc pega dados existentes, distorce eles a sua interpretação, ignora referências do outro e faz debochezinho com risadinha, para descredibilizar o outro. Ta feito!
@@batatinhacrescente6282 É, de fato muitos fazem, ja vi o Ian agindo parecido. Agora, o que esse rapaz fez foi bem desonesto, pois já que era um react, ele deveria ao menos verificar os papers citados pelo elias, e se ele já leu algum desses papers, deveria informar as contradições dessas evidências e não simplesmente ignorar e impor suas fontes. Isso é perigoso e flerta com o charlatanismo. Entretanto, entendo, é difícil, a ciência e as fontes no ramo da geopolítica, sociologia e história é muito complexa, pois há viés de todas as partes.
@@Juliano.Adjuto concordo com você em absolutamente tudo, professor. Você é um homem sincero e honesto e espero que seja reconhecido por estas qualidades.
eu classifico como uma pirâmide, ditadura no topo e individualismo e coletivismo nas pontas restantes. Pra mim de fato só existe uma linha com individualismo e coletivismo. coloquei ditadura no meio pra não assustar coletivistas que até agora não entenderam que seu modelo é uma ditadura. Como a humanidade ainda não está pronta pra ter esse debate sério, vão ficar inventando diversas vertentes diferentes pra fugir do real significado do que caracteriza essas ideias. Então na realidade ninguém consegue definir o que é o que.
Para mim socialismo é um termo que é essencialmente inerente à política contemporânea. Ora, foi nesta política onde surgiu a ideia de que os cidadãos de todas as classes podem decidir o destino de uma nação. E neste sentido surgiu com isto a ideia de que em termos jurídicos políticos todos cidadãos são iguais, e com efeito desta igualdade surgiu a ideia de socialização do poder político e econômico também. Então socialismo e o termo político assim são familiares muito próximos
A galera confunde socialismo (de extrema esquerda) com nazismo (de extrema direita), pois ambos os regimes eram facistas. Comparam entre ambos as características do facismo de um e de outro para gerar a idéia de similaridade e por consequência a conclusão de que o nazismo é de esquerda. Esse assunto é realmente difícil de entender e exige um estudo aprofundado. Felizmente essa confusão parece existir somente no Brasil. Externamente não se discute o fato do nazismo ou de hitler ser de direita.
A única galera que não discute é a marxista, que cooptou o vocabulário para si e faz o que quer com ele. De um ponto de vista mais básico, há muito mais elementos de esquerda no nazifascismo, do que de direita.
Eu acho isto uma grande injustiça: de um lado os esquerdistas criticam e falam do nazismo e de outro os conservadores (como o senhor) também criticam e falam do nazismo; apontam isso e aquilo no nazismo, acusam os nazistas disso e daquilo: mas ninguém se interessa pra saber o que os nazistas pensam disso. Seria muito interessante perguntar a um nazista sobre essas coisas, eles também deveriam ter direito de se defenderem. Agem como se os nazistas tivessem deixado de existir ou que a opinião deles sobre o que apoiam não importasse, sendo que em uma discussão como essa a opinião deles seria muito importante. E o nazismo continua a existir ainda hoje com muitos apoiadores e há livros nazistas escritos nesses últimos anos (como o White Man's Bible, Imperium, Manifesto Breivik, Diários de Turner e etc.).
Se defenderem por se acharem uma raca SUPERIOR aos demais e que sua linha evolutiva era diferente do homo-sapiens-sapiens? Cordialidade tem um limite colega.
Gleichschaltung: 'forcing into line' ou seja, alinhamento à força. Era uma privatização de embuste: vendia-se uma estatal a um empresário que, achando ou não que seria o dono final, tinha que submeter-se à coordenação do partido através de fiscalização cerrada, até mesmo com funcionários do governo atuando *dentro* das instalações. Não sei se era tão diferente assim do ambiente depois da NEP de Lenin.
Boa tarde! So pelo fato dele falar: canais de esquerda, e depois extrema ou ultra direita, bem se esta comparando duas grandezas, diga: esquerda e diteita ou extrema e ultra esquerda e direita, pois, da sensacao de que as pessoas de um certo espectro sao ponderadas e do outro so ha seres adoidados. E isso nao e verdade, ha pessoas ponderadas e tbem desequilibradas dos dois lados. Luz e Paz
Nem precisa de muita argumentação, simplesmente veja o significado da palavra "Nazismo" em alemão, que quer dizer Nacional Socialismo, a menos que o socialismo tenha mudado de lado, poderemos dizer que o nazismo era Direita.
@Zendokalph Oz esses partidos que citou são " sociais democratas" ou seja, são socialistas fabianos, tirando o PT, que é esquerda radical, o que leva muitos a pensarem que são partidos da "direita" por defenderem algumas pautas conservadoras, mas implementam o socialismo de uma forma discreta, e menos agressiva que partidos de esquerda radical.
Faça um vídeo sobre Franco e Salazar, professor. Seriam muito úteis.
A respeito da Buf também.
Sim, to doido para ver se ele vai considerar o governo de franco e Salazar como de esquerda ou vai dizer que no caso deles havia um contexto especifico.
@@Cotrim-pn8gu jamais, franco desses Nacionalistas eram os melhores, mas o José Primo de Rivera sim foi um grande homem.
@@leonardod1846 Bem, se adotamos os critérios que estão usando para julgar a posição ideológica de Hitler e Mussolini eu não me surpreenderia se o chamasse de esquerda, não que esta seja minha posição.
@@Cotrim-pn8gu eu não sei pq a direita se ofende em ser chamado de nazista e fascista
Aquela parte sobre a batalha de stalingrado ter sido a maior luta de classes da história me rendeu um ataque de riso kkkkkkkkkkkkk
Excelente aula , mais uma🏆O que chama atenção nos de defensores do comunismo é apresentá-los como seres humanos elevados em bondade.😐😊
Este é o perigo, pois a ideologia marxista engana pessoas como este cidadão até hoje. Basta somar o número de mortes causadas por Stalin e Mao Tse Tung (entre outros) para ver qual o objetivo desse tipo de ideia
Seres diabólicos isso sim!
Conheci seu canal recentemente, eu adorei! Ganhou mais um inscrito 👊
Vídeo excepcional professor Marcelo.
Um vídeo sobre o ocultismo nazista seria ótimo
Toda esta raça tinha PACTO COM O INIMIGO.
Sim mn, os Thule, a hiperborea, a filosofia de José serrano e tals
up
Up
Eles eram fortes simpatizantes do paganismo
Morri no Ancap liberal KKKKKKKKKKKKKKKK
Ancap nem tem como ser liberal, é impossível.
O canal TIK history é incrível, para aqueles que sabem inglês, sem dúvida um dos melhores que aborda esses temas.
Lá fala sobre origens comunistas de H1tl3r
Viciado em assistir os Vídeos desse canal. Excepcional.
🎉 Parabéns professor! Continua dando Show nos react🎉
O professor Orlando deve se orgulhar de ter participado da sua formação.
Verdade
Participar "da" formacao, ou "na" formacao
Porque "participar de" quer dizer 'fazer queixinhas'
@@Rotebuehl1 não no Brasil.
Altíssimo nível de refutação, professor!!
Dessa vez, o autor/oponente do vídeo anterior tinha uma argumentação melhor. Mas, quando exposta, a verdade sempre vence.
Nazismo era contra a direita liberal e contra o socialismo. Era chamada de TERCEIRA VIA. Essa é a verdade.
A descrição do vídeo ficou fenomenal. Parabéns professor 👏👏
Elias Jabour foi(ou é ainda) professor da UERJ durante anos, imagina quantos idiotas úteis ele não formou. Um debate entre Marcelo Andrade e Elias Jabour é uma necessidade para a educação nacional.
Jabour é inteligentíssimo, um dos poucos comunistas que eu respeito
@@igorcapelari Não muda o fato de o que ele defende ser absurdo e indefensável. E só aumenta a quantidade de idiotas regorgitando intelectualismo mencionando ele
@@flaviocarlos4200 concordo totalmente com você, mas isso é verdade para qualquer intelectual, ou a filosofia é totalmente higienizada e infantilizada ou os idiotas ainda vão replicar qualquer discurso que virem pela frente
@@igorcapelarido que adianta tanta inteligência, narrativa dele além de ser totalmente enviesada.. e as x inclusive mentirosa, como vimos nesse vídeo e em outros?.
@@igorcapelariPQP😅😅😅
Excelente vídeo, como de costume
Continue assim, professor
Nem esquerda nem direita, era de uma nova doutrina e visão de vida.
Dá para extrapolar esse argumento para debater a própria visão de mundo do Jabbour - a China hoje claramente tem elementos como ufanismo, idealização da tradição nacional e economia corporativista - que, aplicadas na infraestrutura socialista do país, podem classificá-la muito próxima ao Fascismo.
Inclusive os petistas que defendem as leis trabalhistas feitas pelo fascista Getúlio Vargas...
Pra mim é bem claro que a China concretizou o que Alemanha idealizou para uma economia, mas adoram misturar o misticismo racista alemão pra esconder a tentativa mais próxima de fazer o marxismo funcionar. A diferença gigantesca do Socialismo soviético era o socialismo internacional enquanto os fascistas pensavam em um povo bem definido, os Fascistas já conheciam os defeitos graves do marxismo, enquanto os soviéticos ignoravam.
Verdade, a China pós revolução realmente nutre o ufanismo, mas Mao já tinha ojeriza à tradição chinesa e a economia chinesa não me parece corporativista, vai depender do que vc quer dizer com "corporativismo".
Corporativismo tem 2 sentidos com uma raiz semelhante - o das corporações de ofício e posteriormente dos sindicatos e empresas - organização coletiva para defender interesses próprios - ou o sentido fascista e socialista: organização dos segmentos da cadeia produtiva de modo coletivista, subordinados ao interesse do Estado. Me refiro ao segundo sentido, embora suas linhas com o primeiro estejam se tornando tênues em tempos de metamodernismo, quando o Estado confunde-se com as corporações. Quanto a Mao - a China enquadrava-se muito mais na "extrema esquerda" durante a Revolução Cultural - sua guinada para a Terceira Posição é um fato relativamente recente. No entanto, um regime não pode ser analisado a partir dos escritos platônicos de seu líder, mas de sua materialidade - autoritarismo poderia em si ser considerado parte da "tradição nacional" chinesa.
@Zendokalph Oz O limiar entre ambos é tênue. No caso do Estado chinês, com a estética oficial utilizada por um regime centralizado, e em busca de expansão comercial, ufanismo é inevitável. O mesmo ufanismo vinculado à imagem dos EUA, embora os usos de hard e softpower de ambos sejam bastante diferentes entre si.
O socialismo e o fascismo representam duas formas de COLETIVISMO, onde se prioriza o bem comum sobre o indivíduo. Embora soem convincentes na teoria, na prática concedem ao estado o poder moral de determinar quem perde suas posses ou até mesmo sua vida em prol do que eles definem como "bem comum". Os nazistas abraçavam um ideal ultranacionalista de uma única raça, enquanto os marxistas aspiram a uma única classe econômica completamente dependente do estado. Ambos disputam o controle totalitário como cartéis. Além disso, cometem um erro lógico ao esquecer que a comunidade é formada por indivíduos, e sem a proteção do indivíduo, a própria comunidade enfraquece. Portanto, o marxismo e o fascismo são inherentemente CÂNCER para qualquer grupo humano e devem ser combatidos sem trégua.
A única coisa que concordo é quê o socialismo e o Fascismo é coletivista......o resto é bobagem.
Muito importante suas aulas, professor. Principalmente por causa da pouca familiaridade da população brasileira à língua inglesa.
Professor, faça um vídeo sobre o ocultismo nazista por favor, ótimo vídeo.
Outro excelente vídeo! Assim que puder adquirirei seu material e me inscreverei em seu curso.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus!
Vai estudar juvenil
@@sambacana Você esqueceu da vírgula antes do vocativo. Parece que quem está precisando estudar aqui é você. Kkk
O diretor ou reitor que deu emprego para o Elias Jabour deveria pegar prisão perpétua.
Revolucionários estão sempre criando fanfics baseadas na história.
O Fascismo e o Nazismo são interpretações dissidentes de filósofos marxistas, respectivamente: Giovanni Gentile e Ludwig Woltmann. O próprio Mussolini era um marxista convicto que discordava apenas do dogma marxista de que os "trabalhadores não tem pátria". Para ele, o nacionalismo era uma componente importante dentro de qualquer ideologia política.
Ele praticamente se elegeu com discursos anti-marxistas e com apoio de grandes partidos de direita como o liberal.
@@Cotrim-pn8gu o que vc entende por dissidente?
@@fabriciotrbelo Vou tentar explicar citando o exemplo dos sócios democratas da época. Eles divergiram dos marxistas quanto a necessidade de se fazer uma revolução. Ainda assim os governos sócio democratas tiveram a direita como oposição na maioria dos países.Como Alemanha e Espanha.
@@Cotrim-pn8gu e o que você entende por dissidente?
@@Cotrim-pn8gu percebeu como interpretação de texto é importnte.
O cara chamou a Batalha de Stalingrado luta de classes...
Q doidera...kkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... daí vc já enxerga como a visão de mundo é deturpada !!
Eu estou aguardando até hoje esse Marcelo mostrar uma fonte histórica secundária e primária que zumbi tinha escravo.
Nossa.. Tava falando isso com minha amiga essa semana. Inclusive usei esse mesmo termo. Neocolonialismo.
Stalin foi um grande fascista, quem duvida?
Mto bom. Vou assistir novamente
Olá profº Marcelo Andrade, excelente vídeo como de praxe.
No min 35:58 o sr.cita que há semelhanças e diferenças entre nazi/fascis. e que uma das diferenças é que fascis. não tem origem esotérica principalmente no caráter racial, e já vi o sr falando isto em outros vídeos, porém há sim, a carbonaria. É de origem esotérica, mas sem nenhum caráter racial.
Um dos mentores antes de existir o movimento de Benito é Giuseppe Mazzini, tem o livro "Giuseppe Mazzini and the Origins of Fascism" de Simon Levis Sullam que aborda isto. O mov. unificação italiana encabeçada por Mazzini estabelece as principais bases para o nacionalismo italiano, e Mazzini é uma das letras do acróstico M.A.F.I.A. que é praticamente sinônimo de sindicato que tbm era associado ao fascio, a origem de tudo isto vem da carbonaria, e isto já existia bem antes da rev. francesa.
Pesquise sobre, caso o sr. já não tenha pesquisado.
Obrigado pelo vídeo, abraço.
Excelente vídeo!!!
No livro A Rosa Branca,
a história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo, a estudante Sophie Scholl conta que seu pai um conservador era contrário as ideias de Hitler, mas a propaganda Nazista foi tão engenhosa que o convenceu a aceitar o início do governo de Hitler.
"Não sou apenas o vencedor do marxismo, sou seu realizador. (...) Aprendi muito com o marxismo e não pretendo escondê-lo. (...)"
Trecho do livro de Hermann Rauschning de uma das supostas conversas que o autor alegou ter com Hitler. Muitos historiadores questionam a veracidade das citações apresentadas no livro, por isso, a autoria dessa citação não é confirmada.
Ué, o que de errado nisso? Era um momenteo de novos modos de governancia e o comunismo pode ter uma ou outra ideia interessante para um ditador. Não? haha Mas ele odiava todos. Isso nao impediu dele colaborar com os sionistas, durante boa parte da guerra
Lincoln was born into poverty in a log cabin in Kentucky and was raised on the frontier, mainly in Indiana. He was self-educated and became a lawyer, Whig Party leader, Illinois state legislator, and U.S. representative from Illinois. In 1849, he returned to his successful law practice in Springfield, Illinois. In 1854, he was angered by the Kansas-Nebraska Act, which opened the territories to slavery, causing him to re-enter politics. He soon became a leader of the new Republican Party.
Parabéns mestre. Pelo belo trabalho de elucidar esses alienados.
Comentário de engajamento
Aqui em Portugal, para a esquerda também só existe extrema direita.
Só existe EXTREMA DIREITA, o termo correto não é extrema esquerda, é esquerda RADICAL.
Nazismo nasceu pra ser uma nova opção a direita e esquerda e por isso esse papo é tão mediocre.
Sim de facto é verdade porque o nazismo é contra o liberalismo económico (visto que este é controlado pelos judeus) e conta os ideias marxistas que acho que existe uma possibilidade de ter haver com Karl Marx ser judeu@@rafaelvilas4230
É óbvia a razão da resposta do porque o Liberalismo e as opiniões liberais propagam muito mais facilmente. Primeiro que são simples, segundo que normalmente as conclusões são baseadas em fatos igualmente simples de serem entendidos.
Olha a ginástica mental que alguém que defende que Hitler era extrema direita precisa fazer pra quebrar o argumento de que as coisas eram de propriedade do estado.
No final do dia, o comunismo sempre precisa se basear em algum ajuste futuro pra ser o mínimo funcional para eles.
Enquanto o liberalismo é muito mais fácil entendimento e consenso de chegar no que seria o mínimo funcional para a sociedade. Normalmente basta olhar que várias coisas eram melhores antes e apenas desejar voltar com algumas medidas em um ponto passado.
Hitler gostava de dinheiro? AH então é de direita! Gostava de ter o poder do estado nas mãos?? Ahhhh de esquerda! Papo doido. O nazismo era uma alternativa aos dois modelos.
É muito bon para um professor de História quando ele encontra outro professor com uma cosmovisão mais direita. Professor, gostaria muito de ouvir a sua opinião sobre o Nazismo como uma "terceira via", afinal sabemos que muitos países abraçaram regimes Fascistas buscando uma alternativa ao comu ismo, que crescia muito em países da Europa como a Alemanha por e exemplo. Podemos considerar o Nazifascismo um sistema de Governo com características próprias, uma espécie de regime camaleão que abraça pontos do Socialismo e do Capitalismo?
Terceira posição com propriedade privada.
E com um Estado forte exercendo um controle absoluto na economia, é característica da direita ou da esquerda?
Hitler dizia que esse lance de dividir o mundo em direita e esquerda era a tatica mór dos judeus para controlarem o mundo. Como poderia ser de direita ou esquerda? Ele denunciava esse sistema.
@@leonardod1846propriedade privada entre aspas né
Excelente.
No filme A lista de schindler você observa isso o Estado controlava as empresas e os empresários tinham que obedecer ao partido nazista.
nome disso é ditadura :)
@@rafaelvilas4230a ditadura existiu tanto no comunismo sovietico quanto no nazismo.
Video muito bom, mas na proxima vez deixa o seu audio mais alto, o audio do video do jabbour esta muito mais alto que o seu
O Cara que fala "Ultra liberais" já sei que não sabe de porra nenhuma. É tipo o cauê moura falando "Anarcocapitalismo é razo como um pires" e não leu nem Perspectivas de Liberdade do Rothbard. Porra.
muito bom exceto um ponto: isso de colocar o bem comum acima do particular não é algo socialista, mas de lei natural pelos princípios da boa filosofia aristotélica, tomista e da Igreja. a questão é que os socialistas interferem ilegitimamente no bem particular.
Você fez uma interpretação errada do sentido em que o professor usou a frase, não é no sentido amplo altruísta e sim no impositivo mediante força do estado.
Escolher agir em prol do próximo antes de si é bem diferente de centralizar essa decisão e impor ao coletivo.
Esse Djabour nunca me enganou. Sempre vi nele uma forte habilidade de distorcer informações histórica pra defender o indefensável.
Professor, a fala de hitler pelo senhor citado, esta em qual livro? Mein kampf?
Marquem um debate
O Jabour, infelizmente, TRUCIDOU a Renata Barreto no Vilela… quero muito ver o Marcelo debatendo ao vivo com ele.
Professor, o Senhor poderia citar 1 ou dois livros ou autores sobre a questão do Nazismo ser de esquerda. É que infelizmente a acaddmia fecha as portas para o debate, tachando qualquer pessoa que discorde dessa visão dogmática de que o Nazismo é de direita. Particularmente eu sou bem favorável a essa posição da terceira via, mas mesmo assim encontro muito mais elementos do Nazismo semelhantes aos discurso da esquerda.
Hitler odiava a esquerda mais que tudo. Odiava tambem os liberais, dizia que ambos eram estavam nas mãos dos judeus e que atraves dessa divisão, eles iam dominar a terra. E agora?
Obrigado
Parabéns professor
Professor o que acha dos livros a história do Brasil de Robert southey
reclamei de imposto=ultra direita extremista😂
Se era de esquerda ou direita é difícil dizer, mas que o bigode falou de Marx e elogiava em seus discursos é inegável, ele era Marxista, mas direita e esquerda mudou muito ao longo dos anos, o Bolsonaro seria considerado esquedista 30 anos atrás, o mundo foi tanto pra esquerda que é difícil saber o que alguém de direita pensava na época.
O senhor pode usar a barra de espaço para pausar/retomar o vídeo. Desculpas, só uma dica.
seu conteudo 'e muito bom.
Como eu queria ver um debate desse professor com o Ivan neves ou esse cara do vídeo aí
Quem você acha que ganharia?
Ian neves ou jabbour 😅@@Paulochagas0949
Presente!
Ser anti capitalista, não significa ser socialista ou marxista.
Ele era anti capitalista e anti marxista, era um socialista nacionalista, ou da famosa 3 posição
A questão é que o cara era hipócrita
O sistema dele possuía características socialistas e capitalistas
debater cara a cara é um formato mais interessante, honesto, corajoso. descompor o semelhante à distância é um demérito.
Segundo a premissa do vídeo original, não fiz questão de saber o nome do autor, Trotsky era de direita também?
É preciso estudar alemão, pois seus nomes e termos estão por todos lados.
Como é o nome do cara que escrevel a biografia do hetler.?
Putz ...os americanos colonizaram o próprio país...
Achei que só eu tinha percebido essa fala😂
A União Soviética a conta o imperialismo colonial já o colonialismo Continental daí dá para conversar
a ginastica mental é incrivel
A ginástica mental do Marcelo andrade
Chama ele para um debate
Elias é cagão, ele só se encontra com pessoas que não podem contrapor o que ele fala.
Eles não vão, preferem pegar gente fraca
@@Questionadorracional252 Isso é verdade, o professor chamou o Humberto Matos para o X1, e o Humberto correu falando que "Não debate com picareta".
@@404ntf pior que os gados, "cof" "cof" digo inscritos do Humberto matos usam o argumento "por que ele iria perder tempo com um palpiteiro?" E quando alguém chama eles pra um debate eles fogem e falam "não vou perder tempo com palpiteiro e fascista/liberal" percebeu isso? 😂😂
@@patinho961 Sim, comunista é tudo fraco de debate.
E se o comerciante fosse contra o nszismo imagine o que iria acontecer.
Professor parabéns por esse react, esse Elias Jabbour tem que ser desmascarado, fala de veludo igual ao Chifrudo. Que seu voz e ensinamentos alcance muitos.
Professor e a história que falam , que Hitler foi incentivado pelo o professor dele na infância ou afolecencia sobre a superioridade alemã. Conferi essa história ?
É comum uma raça se sentir superior. Chineses se achavam o centro da terra, judeus um povo escolhido pelo proprio criador (e voce nao), europeus se achavam (ou se acham) superiores a outros povos. É parte da ignorancia suprema do ser humano associado ao antigo espirito belico, que morreu no pos guerra
Impressionante a narrativa! Totalmente modificada
Exato ! Modificada, deturpada ....
Se a Alemanha de HITLER fosse de direita, então os pensamentos teriam prevalecido, não precisaria dividir Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental comunista.
"Trabalhadores" no PT é uma forma de atrair trabalhadores 😅 sqn
Kkkkk
Jabbour se ateve principalmente a TEORIA de que a expansão e surgimento de empresas como VW, Bosch, Siemens, Mercedes Benz, etc... Quase que simultâneas ao regime nazista, justificaria o argumento de que o nazismo era capitalista, liberal, e, porto, de direita. Porém, Essa narrativa não resiste a ordem/natureza dos fatos, esse argumento não resiste ao menor exame sério dos acontecimentos daquela época. Pela argumentação de jabbour, aplicando-se o mesmíssimo princípio, a China seria capitalista. É fundamental saber diferenciar regime político, principalmente autocrático, de sistema econômico. O nazismo quis o desenvolvimento capitalista na Alemanha, porque, sabia que era um meio para fim desejado, fracionar a Europa em repúblicas alemãs... Todo o arsenal de guerra nazista tinham as digitais dessas grandes empresas. Mas com a condição imposta de servirem ao chamado "bem comum." Hitler colocou a todos de joelhos diante do nazismo.
gostaria de saber sua opinião sobre os Arautos do Evangelho
Controle estatal de tudo...
Esquerda com força
Eu não entendo oque isso de o hitler ter supostamente ter sido inimigo da união soviética muda no nazismo ter sido socialista ou não, por algum acaso depois de se tornar socialista vc tbm vira pacifista ?
Chame o Elias pra um debate! Ele não perderá tempo pra fazer react sobre seus vídeos, então convide ele pra um debate, porque esse tipo de vídeo parece bater em alguém amarrado...
@@sohvimpelatreta666 não vi nem uma coisa, nem outra...
@@sohvimpelatreta666 , verdade, eu não acompanho mesmo, mas não entendo exatamente o que realmente faz a gente poder concluir o que ele "correu". Às vezes o cara simplesmente tinha mais o que fazer...🤭
@@sohvimpelatreta666 certo... Não posso falar por eles.
Só posso falar por mim mesmo, e o que eu tinha pra falar já falei nos meus comentários.
Como mentir usando “fontes”: vc pega dados existentes, distorce eles a sua interpretação, ignora referências do outro e faz debochezinho com risadinha, para descredibilizar o outro. Ta feito!
Não é exatamente isso que os socialistas fazem, professor? História cabeluda e Ian Neves são os reis quando se trata disso, haha.
@@batatinhacrescente6282 É, de fato muitos fazem, ja vi o Ian agindo parecido. Agora, o que esse rapaz fez foi bem desonesto, pois já que era um react, ele deveria ao menos verificar os papers citados pelo elias, e se ele já leu algum desses papers, deveria informar as contradições dessas evidências e não simplesmente ignorar e impor suas fontes. Isso é perigoso e flerta com o charlatanismo. Entretanto, entendo, é difícil, a ciência e as fontes no ramo da geopolítica, sociologia e história é muito complexa, pois há viés de todas as partes.
@@Juliano.Adjuto concordo com você em absolutamente tudo, professor. Você é um homem sincero e honesto e espero que seja reconhecido por estas qualidades.
@@batatinhacrescente6282 valeu meu amigo, sucesso pra ti também.
Todos usam falácia de apelo à emoção.
🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️🤷♂️Prof: Marcelo nunca definiu o conceito do que é socialismo. Este deveria ser um objeto de debate sério
eu classifico como uma pirâmide, ditadura no topo e individualismo e coletivismo nas pontas restantes. Pra mim de fato só existe uma linha com individualismo e coletivismo. coloquei ditadura no meio pra não assustar coletivistas que até agora não entenderam que seu modelo é uma ditadura. Como a humanidade ainda não está pronta pra ter esse debate sério, vão ficar inventando diversas vertentes diferentes pra fugir do real significado do que caracteriza essas ideias. Então na realidade ninguém consegue definir o que é o que.
Nem os socialistas sabem o que é, pergunte e a maioria lhe dirá "És justiça, igualdade e amor".
Para mim socialismo é um termo que é essencialmente inerente à política contemporânea. Ora, foi nesta política onde surgiu a ideia de que os cidadãos de todas as classes podem decidir o destino de uma nação. E neste sentido surgiu com isto a ideia de que em termos jurídicos políticos todos cidadãos são iguais, e com efeito desta igualdade surgiu a ideia de socialização do poder político e econômico também.
Então socialismo e o termo político assim são familiares muito próximos
É um fetiche inalcançável
@@jorgemiranda8526o "bem moral" na política é um ideal "inalcançável" nem por isto podemos deixar de perseguí-lo.
****
Ja que é banalizar, então eu posso chama-los de extremistas, né? O professorzinho Jabur é um extremista de esquerda.
O Hitler não podia acabar com todos os liberais. Quem ia produzir pra ele e seus soldados sobreviverem?
Igual a China atual
❤
A galera confunde socialismo (de extrema esquerda) com nazismo (de extrema direita), pois ambos os regimes eram facistas. Comparam entre ambos as características do facismo de um e de outro para gerar a idéia de similaridade e por consequência a conclusão de que o nazismo é de esquerda. Esse assunto é realmente difícil de entender e exige um estudo aprofundado. Felizmente essa confusão parece existir somente no Brasil. Externamente não se discute o fato do nazismo ou de hitler ser de direita.
Na verdade é simples de entender, mas pra quem não quer entender fica diìcil
A única galera que não discute é a marxista, que cooptou o vocabulário para si e faz o que quer com ele. De um ponto de vista mais básico, há muito mais elementos de esquerda no nazifascismo, do que de direita.
Nope
O socialismo existe antes do fascismo
Então não faz sentido ambos serem fascistas
E a Marine Le Penn? É da direita?
Elias Jaburro
Refutar que é bom, nada né.
Amassou esse feioso professor, boa👏🏻👏🏻👏🏻
Não mesmo
Professor, o comunismo não é uma ideologia europeia, mas jvdaica
Eu acho isto uma grande injustiça: de um lado os esquerdistas criticam e falam do nazismo e de outro os conservadores (como o senhor) também criticam e falam do nazismo; apontam isso e aquilo no nazismo, acusam os nazistas disso e daquilo: mas ninguém se interessa pra saber o que os nazistas pensam disso. Seria muito interessante perguntar a um nazista sobre essas coisas, eles também deveriam ter direito de se defenderem. Agem como se os nazistas tivessem deixado de existir ou que a opinião deles sobre o que apoiam não importasse, sendo que em uma discussão como essa a opinião deles seria muito importante. E o nazismo continua a existir ainda hoje com muitos apoiadores e há livros nazistas escritos nesses últimos anos (como o White Man's Bible, Imperium, Manifesto Breivik, Diários de Turner e etc.).
A alemanha na década de 30 deu aos nazistas a oportunidade de se manifestarem, não preciso dizer qual foi o final
Entendi. Essa é a sua chance de dar a sua opnião então.
Se defenderem por se acharem uma raca SUPERIOR aos demais e que sua linha evolutiva era diferente do homo-sapiens-sapiens? Cordialidade tem um limite colega.
Gleichschaltung: 'forcing into line' ou seja, alinhamento à força.
Era uma privatização de embuste: vendia-se uma estatal a um empresário que, achando ou não que seria o dono final, tinha que submeter-se à coordenação do partido através de fiscalização cerrada, até mesmo com funcionários do governo atuando *dentro* das instalações.
Não sei se era tão diferente assim do ambiente depois da NEP de Lenin.
Boa tarde! So pelo fato dele falar: canais de esquerda, e depois extrema ou ultra direita, bem se esta comparando duas grandezas, diga: esquerda e diteita ou extrema e ultra esquerda e direita, pois, da sensacao de que as pessoas de um certo espectro sao ponderadas e do outro so ha seres adoidados. E isso nao e verdade, ha pessoas ponderadas e tbem desequilibradas dos dois lados. Luz e Paz
👏🏻👏🏻
NO COMECO DO VIDEO JA IGUALANDO NAZISMO E STALINISMO? AI NAO DA NÉ!!
Adendo, o Fascismo italiano tem sim um princípio esotérico; Julius Evola, para quem a hierarquia é espiritual, não racial. Eu concordo.
Julius Evola é based
Marcelo Andrade,,, o Defensor de Nazistas.
Citar um falsario como Domenico Losurdo como fonte chega a ser piada!
Guerras nacionalistas...
Jabbour parece um bebedo falando.
Nem precisa de muita argumentação, simplesmente veja o significado da palavra "Nazismo" em alemão, que quer dizer Nacional Socialismo, a menos que o socialismo tenha mudado de lado, poderemos dizer que o nazismo era Direita.
@Zendokalph Oz esses partidos que citou são " sociais democratas" ou seja, são socialistas fabianos, tirando o PT, que é esquerda radical, o que leva muitos a pensarem que são partidos da "direita" por defenderem algumas pautas conservadoras, mas implementam o socialismo de uma forma discreta, e menos agressiva que partidos de esquerda radical.