Problema no forno Brastemp BOA61A - Resolvido
HTML-код
- Опубликовано: 17 ноя 2024
- Muito comum dar problema no termopar do forno Brastemp BOA61A. Também é comum dar problema na "válvula de segurança".
Veja uma alternativa para resolver estes problemas. Em especial se não tiver condições de gastar muito dinheiro.
Neste vídeo, veja como trocar também o queimador, que costuma enferrujar com o tempo.
Esse é fera... além de consertar, explica e dá dicas de como fazer os consertos e as adaptações. Show.
Obrigado pelas dicas. Tenho ujm modleo igual ao seu, comprado novo zerado, mas depois que foi convertido pra gás natural, nunca mais foi o mesmo.
O técnico não trocu o injetor por um original pra ara GN, ele alargou o furo com uma broquinha na mão mesmo, mas acho que o diâmetro do furo ficou maior que o original para GN.
O ideal é trocar por um injetor orignal pra GN.
A chama fica alta e não consigo regular, acaba queimando aquela chapa esmaltada que tampa o queimador. O meu forno agora deu problema na válvula, antes tinha que segurar entre 5 er 10s pra chama ficar acesa.
Agora parece que a válvula deu defeito, libera o gas mas não acionar a centelha, mas se acender o forno com fosforo, alguns segundos depois centelha passa funcionar.
O tipo de queimador do meu forno é diferente do seu, o meu é um tubo redondo, vou seguir suas dicas pra ver se consigo eliminar defeito no centelhador, de forma que se for trocar, que seja apenas a vávula.
Ah.. o timer mecânico também parou de funcionar.
Realmente, o projeto e construção do forno é bem fraco.
Valeu!
Fico feliz em ajudar com as dicas do vídeo. Realmente o forno poderia ser muito melhor(mais resistente).
Os fabricantes querem que as coisas não durem muito. Querem vender, vender e vender a qualquer custo.
Sucesso aí com seu reparo.
Vai me resolver muito rolê de fornos com orçamento muito alto.
É uma opçao funcional.
Com certeza.
É sempre importante deixar tudo claro com o cliente.
Espero poder ajudar sempre.
Você é muuuuuuuuito fera. Onde clica pra deixar like × 100.
Olha q tem jeito p tudo c defeito!! Amando os vídeos
Solução de problemas - Forno Brastemp BOA61A (GLP)
A quem possa interessar, que esteja passando pelos mesmos problemas que enfrentei com esse forno (e muita raiva até conseguir resolver tudo...). O texto é um pouco longo, mas tentei ser abrangente e minucioso, para que todos possam acompanhar.
--
"Herdei" um BOA61A do antigo proprietário de meu apartamento e eram várias as anomalias de funcionamento, em linha com os muitos relatos na internet:
1- Chama custava a acender e ficar (necessidade de manter a centelha por muuuuito tempo);
2- Chama apagando sozinha do nada, várias vezes durante o uso;
3- Chama diminuindo sozinha e ficando muito fraca;
4- Sem regulagem de altura da chama / temperatura do forno;
5- Centelha às vezes não funcionava, demandando uso de fósforo;
6- Botão principal enfim agarrou, impedindo o desligamento do forno.
Todas essas questões estão relacionadas aos seguintes fatores:
A- Problemas de projeto do forno, sobretudo quanto ao sistema de segurança;
B- Características do gabinete onde o forno está instalado;
C- Válvula/termostato/termopar com problemas ou defeito de fabricação;
D- Uso de força excessiva no botão, sobretudo em razão dos outros problemas.
O principal problema desse forno, que acaba acarretando outros, é o projeto ruim, sobretudo da fixação precária da válvula principal em uma chapa mole, levando a desalinhamentos do botão de acionamento, bem como do queimador que às vezes não acende no último furo, ou fica acendendo e apagando ali - justamente o utilizado pelo sensor de chama para verificar se está acesa (sistema de segurança responsável por cortar o gás se a chama se apagar, importante sobretudo em condomínios, onde o gás chega por encanamento - em que pode haver quedas de pressurização ou até bolhas de ar).
A boa notícia é que há como contornar os problemas do forno, sem precisar dar outras destinações como vendê-lo a preço de banana, jogá-lo fora no lixo ou depredá-lo com vontade e postar o vídeo nas redes sociais. Apesar disso, ressalto que é uma VERGONHA e IRRESPONSABILIDADE a Brastemp não ter feito um recall desse produto com vícios, haja vista que os problemas podem subir de patamar e acarretar riscos às pessoas e seu patrimônio (como o item 6).
CAUSAS e SOLUÇÕES:
(Todos os procedimentos que demandem intervenção em seus componentes, claro, com o forno desligado fisicamente da tomada e com o registro de gás fechado!)
- O problema 1 se deve a uma má regulagem do sistema anti-vazamento, que compreende o sensor de chama junto ao queimador, a válvula de segurança que fica no mesmo corpo da válvula principal e o duto/condutor de cobre que os interliga. A regulagem possível é o torque aplicado à pequena peça roscada que fixa o duto de cobre à válvula: se apertar muito, o sensor fica bem sensível à chama e o tempo de pressionamento bem curto (e com pouca segurança, pois em caso de apagamento da chama a válvula custa a cortar o gás); se apertar pouco, o tempo fica longo, como era o meu caso (muito seguro, mas nada funcional). O ideal é ir ajustando o aperto até que o tempo de pressionamento com o forno frio fique entre 5 e 10 segundos.
- O problema 2 (talvez o mais irritante e que acaba desencadeando outros nas tentativas de solução) se deve ao problema de projeto e o posicionamento do sensor de chama, aquele do qual sai o duto de cobre; há vídeos na internet demonstrando a intermitência da chama do queimador no último furo. A solução é reposicionar o sensor para o próximo furo do queimador (o segundo), haja vista que as falhas de queima aparentemente ocorrem apenas no primeiro furo; no entanto, esse reposicionamento requer uma alteração mecânica no suporte físico para que o sensor fique firme na nova posição, pois se ficar bambo/solto não resolve.
- O problema 3 pode não ser um problema, dependendo de como foi preparado o gabinete para a instalação do forno. Este possui um controle de temperatura em malha fechada que funciona da seguinte forma: o sensor de temperatura (haste prateada) que fica instalado no fundo do forno, no canto, dá um feedback físico à válvula (através do condutor que se parece com um arame), ajustando automaticamente a vazão do gás. Enquanto o forno aquece, antes de atingir a temperatura escolhida, a chama permanece alta, acelerando o processo; ao atingir o ponto, a chama abaixa, indicando ao usuário que está pronto para assar. Esse funcionamento é normal. No meu caso, porém, a chama abaixava demais e o forno perdia temperatura, mesmo com as mais elevadas selecionadas no botão, tornando-o imprestável para assar qualquer coisa que demandasse calor intenso; o gargalo estava na oxigenação do gabinete de embutir. A solução foi fazer novos furos com uma serra copo, tanto na parte mais baixa do nicho de madeira (para entrada de ar) e na parte alta (para saída do exausto), permitindo a convecção adequada e a alimentaçao da chama com oxigênio em abundância.
- O problema 4 também se explica pelo relatado para o problema 3; se seu gabinete estiver com ventilação adequada, trata-se de funcionamento normal, que visa diminuir o tempo de pré-aquecimento. Para testar, faça o seguinte: ligue o forno na temperatura mínima e espere a chama abaixar, o que indica que a temperatura foi atingida; aumente então para a próxima temperatura e verifique se a chama aumenta novamente. Após alguns minutos, a chama vai diminuir também, indicando que a nova temperatura foi alcançada - e assim sucessivamente até a última. DICA: se for assar mais de uma coisa no forno em sequência, comece pelo de menor temperatura - ou aguarde-o esfriar um pouco se tiver de começar pelo de maior.
- O problema 5 em tese é o mais simples: remova o centelhador de revestimento cerâmico branco que fica junto ao queimador, afaste a manta térmica que reveste o fio e limpe-o por dentro. O local onde chega o fio que traz a alta tensão usada para produzir as centelhas provavelmente estará cheio de sujeira, devido à deterioração do isolamento branco do condutor pelo calor. Raspe também a parte exposta do fio, certamente oxidada, para melhorar a condutividade; em seguida, alinhe o fio e gire-o como se estivesse rosqueando, enquanto o reinsere no centelhador cerâmico, até o fundo, não se esquecendo de reposicionar também a manta térmica - que também ajuda a fixar o fio no centelhador. Por último, reinstale o centelhador próximo ao queimador e teste-o (no meu caso era apenas isso). Se isso não resolver, pode ser necessário procurar por maus contatos nos plugues, ver se os fios estão íntegros, ver se a geração da alta tensão está OK, ou mesmo abrir o pequeno switch "ISPRACONTROLS" marrom que envolve o eixo da válvula (em que se encaixa o botão) responsável pelo acionamento elétrico da centelha quando pressionamos, e ver se os terminais internos estão em bom estado e os contatos estão com espaçamento correto.
- O problema 6, o mais grave e que me levou ao tudo ou nada com esse forno, pode se dever a uma falha de projeto da válvula, vício de fabricação da peça e/ou desgaste de seu conjunto interno de engrenagens, por sucessiva aplicação de força excessiva no botão - provavelmente desencadeado pelos outros problemas ao longo dos anos, bem como pelas várias intervenções de "técnicos" (mexânicos) chamados pelo antigo proprietário - que segundo ele lhe tomaram uma bela grana e nada resolveram. Para readquirir confiabilidade no forno, no meu caso preferi trocar a válvula de regulagem, mas também é possível tentar abri-la e reposicionar manualmente as engrenagens (e lubrificá-las), usando-a depois com carinho para não acarretar novos riscos de travamento. Como não segui esse caminho, aviso que pode ser necessário contudo recalibrar o controle automático de temperatura (aperto do parafuso que fixa aquele condutor que parece "arame" ao meio da válvula), para o forno não ficar desregulado - ou abrir/fechar o conjunto mexendo o mínimo possível ali.
--
No meu caso, como descrito, a solução plena passou por: trocar o conjunto válvula/termostato/termopar (na internet, o kit original novo pode ser encontrado por cerca de 400 reais + frete; comprei com a Gold Service, autorizada de São Paulo - no site da própria Brastemp estava por 500); melhorar a fixação desse conjunto na chapa superior; reposicionar o sensor de chama para o segundo furo do queimador; limpar e refixar o fio ao centelhador; fazer novos furos no nicho em que o forno está instalado; ajustar a sensibilidade do sistema de segurança, para o tempo de pressionamento não ficar excessivo nem anular a proteção contra vazamento de gás. Enfim, habemus fornom! :-)
Boa sorte!
Muito bom. Conseguiu explanar praticamente tudo que a cliente passou.
No caso da proprietária do forno do vídeo, não seria viável comprar a válvula original.
Devido ao conjunto de problemas no forno, foi mais viável simplificar, gastando pouco. Desta forma, o forno será usado por mais alguns anos(assim esperamos, rsrs). Até quando, convenientemente, ela investir num forno novo.
O forno foi usado diversas vezes antes do vídeo ser colocado no "ar".
Assim, quem estiver disposto a se aventurar em fazer algo parecido, terá uma boa perspectiva...
Em suma, esperamos que quem estiver com problemas com esse forno, consiga resolver...
Vou tentar fazer exatamente isso! Melhor explicação de todos os tempos!!!!
Estou lendo seus problemas e meu forno esta com os mesmos defeitos !!
Ótimo! Me ajudou a resolver meu problema! Obrigado pela excelente explicação!
Tem dias que tenho vontade de quebrar o forno de tanta raiva que me faz passar 😩😩😩
Boa noite amigo, parabéns pelo vídeo! Tenho um forno desse que desregulado a chama muito alta, sabe me informar onde regulo?
você ja pegou fogão brastemp que acende o forno pela tela touch? é possivel transformar o fogão em acendimento manual?
Olá!!! Bom dia!!
Parabéns por orientações!!
Tenho um brastemp 6 bocas que tbm danificou o acendimento através da energia elétrica mas, oque me incomoda realmente é que , acende muito bem o forno mas a *chama fica
muito forte em direção a porta de abertura do forno* oque fazer? Parece que havia uma rosca tipo anel que evitava isso!!
Obrigada e feliz dia!!
Bom dia. Pode ser obstruções no queimador. É comum acontecer por conta da corrosão. Porém, o ideal é avaliação in loko.
Aproveita e se inscreva no canal.
Grato.
Eu troquei o bico do forno para gás de botijão, mas fica como se estivesse passando pouquíssimo gás e por conta disso não fica aceso. Fui na loja, troquei o bico e nada! Mas se voltar com o bico que estava antes para gás encanado, funciona normal. Normal não, fica um fogo muito forte, quero dizer que acende
Boa tarde tudo bem? Qual o modelo da válvula simples que você utilizou que deu certo?
@@marciofunabashi7957
Boa tarde. É uma válvula genérica. Nem mesmo marca consta no corpo dela. Sugiro levar a válvula original numa loja do gênero e comparar com as que houverem disponíveis.
Espero poder ajudar.
Obrigado por acompanhar o vídeo.
@@diegonovaesrj muito obrigado
Olá , e onde acho a gaxeta desse forno pra trocar ? Não estou achando em lugar algum p comprar
Boa noite quando vc comprou esse queimado so foi pelo modelo BOA61A ou outro modelo cerve também tipo o BOA61AR
Diego, você atende no RJ?
Boa noite, qual modelo de registro vc utilizou?
Obrigado
Boa noite. Foi um registro genérico. Sugiro levar o original a uma loja do ramo e pedir um simples (como o que usei no vídeo). O original servirá apenas como parâmetro (medida igual).
Porém, não terá válvula de segurança.
Espero poder ajudar.
@@diegonovaesrj entendi, obrigado pelas explicações. Mas é que na minha cidade não tem loja deste ramo.(cidade pequena)
E vou ter procurar na internet rsrs
Obrigado
Boa noite Diego, retirei a mola da trava de segurança, consigo ligar o forno mas o fogo vai ficando fraco e se apaga, o que pode ser, vc faz a manutenção, obrigado.
Boa noite.
Além da trava de segurança, há um sistema integrado que controla o fogo.
Por isso removi todo esse sistema e coloquei uma válvula simples.
Aproveita e siga o canal.
Qual o modelo dessa valvula. Nao estoiu conseguindo achar para comprar vc pode dizer o modelo.
Obrigado por acompanhar o vídeo. Usei uma válvula genérica. Sugiro levar a válvula original e pedir ao vendedor uma válvula do mesmo tamanho, porém simples. Sem sistema de segurança.
Caso não tenha uma loja do ramo em sua cidade, pode procurar em ferro velho.
Não tem como adaptar o acendimento eletrico com a instalação de um botão? Ou comprar uma válvula simples porem com acionamento do acendedor?
Boa tarde Diego! Qual solução vc tem para a versão elétrica desse mesmo modelo que precisa de um termostato novo e não existe + no mercado, nem nas autorizadas! A Brastemp tirou de linha e conclusão quer que eu compre um novo modelo🤦🏼♀️
Obrigado por acompanhar o vídeo.
Lamento que esteja passando por isso. Realmente a indústria só quer vender produtos novos. Está cada vez mais difícil peças de reposição. Sugiro procurar em ferro velho. Talvez encontre um igual cujo termostato esteja bom. Aí é fazer uma oferta para o ferro velho. Já consegui peças dessa maneira. Espero poder ajudar. Sucesso.
@@diegonovaesrj Bom dia, vc fala de qual estado? Aqui em SC só tem ferro velho de peças de carros e caminhões! Vou tentar achar! E transforma-lo a gás é possível com um bom resultado? Sou muito grata por me responder 🙏🏼
@@maristeladeschampsguanaben3990
Sou do Rio de Janeiro. Sim. É possível adaptar e transformá-lo para gás.
Sucesso aí.
@@diegonovaesrj 🙏🏼
Quero saber qual e o valvula que vc colocou no lugar do original porque eu comprei o da Eletrolux não serviu
Olá.
Comprei de marca genérica. Uma válvula simples. O ideal é levar a válvula na loja e comprar uma que tenha as medidas similares a original, porém que seja uma válvula simples.
Olá boa tarde tenho desse mesmo frono quero fazer essa adaptação
Show. Segue as dicas com atenção que vai conseguir.
Boa tarde, gostaria de saber , quando a resistência do fogão Boa61a não está esquentado ,só fica morna qqual o defeito
Qual modelo de válvula vc usou amigo? Tem o link..pois não achei
Era um modelo genérico. Não há nada gravado nele.
Sugiro levar a válvula numa loja do ramo pra comprar uma cujas medidas sejam compatíveis. Foi o que fiz.
Bom dia . o meu é igual, não consigo encontrar o vidro externo que quebrou você sabe onde poderia encontrar? ate no site original nao têm.
Bom dia. Infelizmente, muitos fabricantes não têm interesse em fornecer peças. Querem que as pessoas comprem um produto novo. Terá de continuar buscando em sites e lojas do ramo. Talvez consiga de sucata.
Obrigado por acompanhar o vídeo.
Sua inscrição no canal vai ajudar bastante.
@@diegonovaesrj2
Boa noite.eu tenho um forno desse e o técnico me dizer que é a placa e eu não tô achando .vc pode me dizer em que parte do forno eu encontro a mesma.
Boa noite. Se for placa eletrônica, esse forno não tem. A que placa se refere?
Nossa legal. Paguei 600 reais no conserto do meu forno e ele continuou dando o problema. A pessoa nunca me.sugeriu colocar uma válvula simples...
Boa tarde!
Moro em Brasília, você pode me passar o modelo da válvula simples e onde consigo comprar?
Será que tem no mercado livre?
Se tiver me manda o modelo.
Agradeço
Paulo César.
Boa tarde. Obrigado por acompanhar o vídeo. Não anotei modelo e nem marca da válvula na época. Mas simplesmente fui numa loja que vende reparos pra fogões e máquinas e comprei.
Leva a válvula do fogão numa loja e compare o encaixe. Se encaixar, vai resolver seu problema.
Vc fez a troca da válvula e dessa porca da válvula ou a que já vem serve?
A que veio serviu. É bom ficar atento.
Boa tarde porfavor a onde eu posso encontrar essa válvula simples?
Boa tarde.
Procure em lojas do gênero, lojas de máquinas, etc.
Existe alguma referência desta válvula?
@@carlrobe
Essa que comprei é genérica. Nem tem marca. Levei a original na loja pra comparar o tamanho e as medidas das conexões. Se "casar", vai dar certo.
Muito fera, vocês são de SP tenho problema no forno igual. Caso seja deixa seu número para que eu possa entrar em contato
Sou do Rio. Grato.
Se o botao de ligar e liberar o gas tiver livre como resolver?
Boa tarde, onde o senhor atende?
Estou com esse modelo de fogão porém só acende com fósforo já que antes acendia na ignição o que poderia ser
Veja se sai centelha ao acionar o botão.
Essa centelha deve sair de uma ponteira que fica na parte de trás do queimador do forno.
Apriveita e se inscreva no canal.
Oq não utilizou o acendimento automático ?
Eliminei todo sistema elétrico do forno pois estava com problemas. Ficou um forno simples e funcional.
E como saberei em quantos graus está?
Neste caso, não há controle exato de temperatura.
O que foi feito no vídeo, é uma maneira de "salvar" o forno.
Mas pode instalar um termômetro a parte nele. Neste caso, terá esse problema de controle de temperatura resolvido.
O meu é elétrico embutido, e a gaxeta se partiu , não acho pra trocar
Bom dia, tenho um forno desse mesmo modelo, tenho que esperar muito tempo para ligar despois de apertar o botão e agora, o fogo está mais fraco, verifiquei e o queimador não está furado como o do vídeo, o que pode ser? abs
Olá. Este forno é muito problemático.
Sugiro trocar a válvula por uma simples, como foi feito no vídeo. No seu caso, pode ser algum entupimento, ou baixa pressão de gás ( se for gás encanado).
Pode ser problema na válvula.
Aproveita e se inscreva no canal. Ativa o sininho. Receberá dicas boas.
Olá amigo!! Onde consigo compra um queimador novo desse????
o meu já está com corrosão e furado.
Mercado livre.
Pode me passar especificação ou modelo? Obrigado
@@matiaslemes9689
O ideal é procurar queimador para forno BOA61A.
Aproveita e se inscreva no canal.
Bom dia, poderia me dizer qual o modelo exato de valvula simples para fazer a adaptação no forno brastemp boa61A
Agora que o forno já está bom , assar uma costela bovina pra nóis... 😃
A vela de ignição do meu forno não sai faísca, tem gás, mas não ascende, só no palito de fósforo. Passei uma lixa na ponta da vela mas não funcionou, tomei um ligeiro choque ao encostar na ponta da vela.
Talvez seja o caso de aproximar a ponta da vela na carcaça do fogão(sem tocar).
Este forno é uma merda.
Não comprem Brastemp
E parabéns pelo seu trabalho
Lamentável mesmo como a indústria, de um modo geral, vem fabricando as coisas para serem descartáveis.
Obrigado por acompanhar o canal.
Este forno é uma m... Nem a chama gradua.
De fato, é lamentável disponibilizarem um produto tão problemático quanto esse...
Não fico confortável com " resoluções " de problemas onde o técnico resolve eliminando as características originais do ítem principal , no caso o forno !