A história oculta das mulheres, com Eliana Rigol, escritora
HTML-код
- Опубликовано: 22 ноя 2024
- O Café Filosófico CPFL é um espaço aberto para reflexão. As falas dos convidados e os comentários do público são de responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a visão do Instituto CPFL ou de seus controladores. Comentários fora do tema proposto e que disseminem discursos de ódio e/ou ataques criminosos serão banidos automaticamente.
Toda mulher é a heroína da própria jornada. Mas sua busca única por propósito acontece num contexto e sociedade em que ela é constantemente comparada - e definida - por valores e padrões masculinos. Examinar nossas biografias femininas a partir da perspectiva da HERstory não contada e suprimida da história oficial é dentre trabalhos, o mais urgente. A mulher moderna quer se libertar e muitas vezes não sabe do quê. Teremos que exercer em nossas vidas pessoais a descida consciente aos porões, nomearmos nossas feridas, apontarmos os predadores para arranjarmos forças para seguir, para colocar o ato de viver com beleza em primeiro plano. Na vida da menina, que cresce vendo a mãe sendo de alguma forma oprimida, calada, não ouvida, exausta e sobrecarregada, a ideia de que o feminino é por si só um peso e uma fraqueza a leva a quebrar com ele como se negasse uma cidadania. A ferida do feminino é tanto maior quanto o peso da mochila carregada pela filha: a mochila da vida não vivida da mãe. Onde está a alma? Como adentrar a floresta, perceber nossa domesticação, e deixarmos nossa ingenuidade para trás? Mística, Mítica e Histórica, somos mulheres transmitindo nossas vivências para nossas filhas e é preciso que examinemos toda costura até aqui. A união das mulheres em sua luta data de muito antes dos movimentos feministas que conhecemos hoje. Desde Maria Madalena, passando pelas bruxas medievais, as mulheres vêm de maneira quase oculta marcando a história da humanidade. De que forma ainda carregamos em nós as nossas antepassadas? Como na vida moderna, corrida e urbanizada de hoje podemos resgatar uma suposta essência natural da mulher? Como as histórias e contos de fadas construíram a mulher de hoje? Precisamos repensar os mitos, tradições e origens pelo olhar feminino.
Palestra do módulo Novas mulheres, antigos papéis
Curadoria de Luna Lobão, historiadora, roteirista e curadora
Diversas foram as transformações sociais e culturais que vivemos com relação às mulheres ao longo da história. Igualdade de gênero, tomada de espaço no ambiente de trabalho, na política, reconhecimento do invisível trabalho de cuidar… são algumas das conquistas e direitos que as mulheres vêm conseguindo à custa de muitas lutas e posicionamentos. As mulheres se reinventam, se repensam, se empoderam. São indiscutivelmente novas mulheres, buscando novos espaços e liberdades. Mas ainda hoje há resistências e obstáculos. Como a sociedade e as instituições têm lidado com tudo isso? Como as próprias mulheres se relacionam no caminho do sucesso? Acreditamos que somos capazes e merecedoras? E ainda: quanto dessas conquistas e desejos são de fato nossas de hoje, e quanto que são sonhos e traumas carregados de nossas antepassadas? Novas mulheres, antigos papéis - curadoria de uma mulher que convida palestrantes mulheres que se propõem pensar na mulher de hoje, na reescrita da história por lentes femininas, nas possibilidades futuras e tudo aquilo que já não cabe mais na questão de gênero.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
Site: tvcultura.com.br/
Siga o Instituto CPFL
Facebook: / institutocpfl
Twitter: / cafe_filosofico
Site: www.institutocp...
#mulheres #feminino #femininos #histórias #históriasfemininas #heroi #heroidemais #heroina #heroinas #storytelling #jornadadoheroi #herstory