Professor, não se preocupe com a demora do vídeo, pois quem quer aprender não pode reclamar, ainda mais quando se tem uma passos como vossa excelência que dispõe do seu tempo para nos passar seus conhecimentos, gostei da sua bela aula, muito obrigado e que Deus te pague. Abraço
Otávio, boa noite!!! Muito grato pela recomendação. O seu apoio e de todos os inscritos e visualizadores é de grande importância para nós. Agradecido. Forte abraço!!!
Professor , muito obrigado pela aula aplicada de forma simples , monte um QDC monofásico 220 fase e neutro com DPS e DR , um abraço muito obrigado aguardamos .
Bom dia, Ademilson!!! Muito grato pelo seu incentivo e pela sua visita. Volte sempre. Veja nesse link ruclips.net/video/BWcFg4C73mM/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!
João, boa noite!! Eu que agradeço pela sua visita e pelo incentivo. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Ney Silva, boa noite!!! Amém. Assim seja! Muito grato pelo seu incentivo. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Só um ponto de atenção, aqui 07:53 a tabela utiliza a potência aparente (kVA), então o correto seria somar as potências em VA e não em W. Sendo assim 3,7 kVA, mas ainda assim utilizaria o mesmo valor de 0,59, o que foi coincidência, poderia ser que a potência em W e em VA caíssem em linhas diferentes da tabela.
Joilson, boa noite!!! Que bom. Será sempre vem vindo. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Sebastião, boa noite!!! Muito grato pelo incentivo e pela sua visita. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Parabéns pela aula, muito bem elaborada e explicada. Mas minha duvida seria referente a aplicação dos fatores de temperatura e agrupamento. Pois é definido a bitola do cabo através da corrente de projeto e aplicado este dois fatores na corrente que o cabo suporta e a partir daí comparado o valor. Da corrente projeto e a corrente corrigida do cabo. É certo dimensionar desta maneira também?
Luiz, boa tarde!!! Para dimensionar seu disjuntor geral é necessário seguir alguns critérios técnicos. Como aqui o espaço limitado. Dá uma olhada nesse vídeo ruclips.net/video/g2u7WpFlS50/видео.html que você vai entender melhor. Forte abraço!!
Wagner, boa tarde!!! Ficaria um vídeo muito longo, mas valeu a sugestão. Veja nesse link ruclips.net/video/zjyKDjqWYp8/видео.html como usar o multímetro digital e nesse link ruclips.net/video/ISxp29j-Nzo/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Samuel, boa noite!!! Se for apenas o circuito do chuveiro, não é necessário, mas se outros circuitos estiverem no mesmo eletroduto a correção deve ser feita. Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Bom dia!!! Se você se refere ao fator de agrupamento a resposta é NÃO. Como foi dito no vídeo o circuito está em um eletroduto com 3 circuitos. Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Matilde, boa noite!! Sua sugestão está anotada. Vamos finalizar essa série (NBR-5410 comentada) e voltaremos à lista de sugestões. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Por favor, eu assisti um video com outro professor onde disse que se deve dividir a potência pelo fator de potência e não multiplicar. Que dessa forma o resultado sempre será maior que a potência informada no equipamento. Isso está correto?
Parabéns pela AULA! Deu até gosto de querer aprofundar na área. Confere para mim se possível: Máquina de lavar roupa aqui: 16A registrado Fiação 2,5mm Disjuntor 20 Amperes Com o FATOR de AGRUPAMENTO de 0,7 a CORRENTE CORRIGIDA ficaria com ~: 22,85 Amperes Neste caso, seria necessário adequar para: Disjuntor trocar do 20 para 25 Ampere Seria isto?
FK, bom dia!!! Se os fatores estão aplicados corretamente, o ideal é você substituir o disjuntor (20 para 25) para garantir a proteção do cabo. Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!
@@ConectaEAD que rápido. Grato pela atenção. Sua didática e edição foi a melhor que vi no assunto. Já repassei para outras pessoas seu canal! Gratidão!
Uma dúvida ? Quando coloca o valor do fator de potência não seria ao contrário ? Potência ÷ F.P =? Sendo que o F.P de potência ele mostra o valor aparente consumido pelo equipamento e o de demanda reduz minimizando os valores reais ?!
Boa tarde!!! O manuseio das formulas, segue os princípios matemáticos e o conceito do fator de demanda é isso mesmo que você citou. Ele te dá o valor estimado de potência que vai ser consumida no circuito. Veja nesse link ruclips.net/video/oZh7Qt6h6OQ/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Tonhão Lero-lero, boa noite!!! Normalmente, você leva em consideração a queda de tensão em circuitos mais longos (em tabelas prontas, a partir de 30 metros) Dificilmente os circuitos residenciais chegam a essa distância. Quando for o caso, deve ser considerada a queda de tensão. Hoje teremos vídeo novo às 21 hs. Veja nesse link ruclips.net/video/Lc_0OiL4Qmw/видео.html Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Verdade .... Muitas vezes a queda de tenção e considerada na entrada de energia elétrica ou no alimentador do QDC quando em edifícios quando o s medidores são no térreo ou subsolo.
@@AmaralQuadrosComandos, bom dia!!! Muito grato pelo seu comentário e pela sua visita. Volte sempre. Veja nesse link ruclips.net/video/RtSV2NBrpcE/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Professor multiplicando 220 por 10 amper tenho 2,200w para um circuito de tomada, dividindo por 100 va posso instalar 22 tomadas de uso geral 10 amper, mais o meu fio suporta 21 amper, não poderia instalar mais tomadas nesse circuito com um djuntor maior, si fizer isso estarei fora da Nbr?
Mauricio, boa noite.!!! Você pode, mas não deve. Quando a norma diz que a seção mínima dos cabos para tomadas é 2,5 mm2 e que os circuitos de distribuição residencial devem ser limitados a 10 amperes, isso tem o objetivo de evitar sobrecargas e permitir que sua instalação funcione com uma folga de corrente que vai evitar aquecimentos futuros. Veja nesse link ruclips.net/video/nDJ3vgp2HDg/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Sim. Se você observar na tabela que foi preenchida no vídeo, a partir do minuto 02:57, as potências estão dadas em VA. Veja nesse link ruclips.net/video/ISxp29j-Nzo/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho. Forte abraço!!!
Olá, não entendi porque usou o fator de demanda de 0,59 se esse fator é para potencia de 3 a 4 kw e o circuito de iluminação por exemplo está apenas com 900W e mesmo assim usou 0,59.
Rosa, boa noite!!! Você está correta. Foi um equivoco da nossa parte. Nesse caso o fator de demanda seria 0,86. De qualquer forma a orientação a ser seguida é a das tabelas. Grato pelo alerta. Forte abraço!!
Professor, não se preocupe com a demora do vídeo, pois quem quer aprender não pode reclamar, ainda mais quando se tem uma passos como vossa excelência que dispõe do seu tempo para nos passar seus conhecimentos, gostei da sua bela aula, muito obrigado e que Deus te pague. Abraço
PROFESSOR, video aula excelente, show de bola, ótima abordagem, obrigado por compartilhar os teus conhecimentos
Resumir tudo isso em apenas 17min e bem explicado é coisa pra poicos. Parabéns
Professor, o vídeo ficou maravilhoso. Fiquei atento do começo ao fim. Parabéns e muito obrigado.
O videos do professor Ivan eu chego dando like e assisto depois...
Ricardo, bom dia!!!
Só tenho a agradecer pelo confiança em nosso trabalho. Compartilhe e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Fiz o curso com o professor Ivam : ele ensina com precisão é vocação. Vale apenas todos da apoio para crescer seu trabalho.
Otávio, boa noite!!!
Muito grato pela recomendação. O seu apoio e de todos os inscritos e visualizadores é de grande importância para nós. Agradecido.
Forte abraço!!!
Perdir um bom tempo vendo vidio mas vidio informação incompleta.mas seus ensino é completo. Parabéns.
Show ótimo vídeo top parabéns
Bom dia Ivan. Mais um excelente vídeo. Sempre explicando de forma pausada e bem clara, facilitando o aprendizado.
Carlos Enrique, boa noite!!!
Muito agradecido pelo seu incentivo. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Professor , muito obrigado pela aula aplicada de forma simples , monte um QDC monofásico 220 fase e neutro com DPS e DR , um abraço muito obrigado aguardamos .
Excelente professor
Muito bom! Video para ser asistido pelos menos duas vezes.
Bom dia ,Ivan, esta aula foi excelente muito boa!!!!.
Bom dia, Ademilson!!!
Muito grato pelo seu incentivo e pela sua visita. Volte sempre. Veja nesse link ruclips.net/video/BWcFg4C73mM/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!
muito obrigado pela boa explicação
João, boa noite!!
Eu que agradeço pela sua visita e pelo incentivo. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Professor Ivam que vidio maravilhoso completo de informação completo .veja como fica nesse exemplo o dijuntor geral..
Otávio, boa tarde!!!
Sua sugestão está na lista para produção de um vídeo.
Forte abraço!!!
Muito didático
Mto bom professor aprendendo com suas aulas.
Valeu a força. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Show de bola mestre apredendo muito com vceis abraco que Deus abençoe a todos
Ney Silva, boa noite!!!
Amém. Assim seja! Muito grato pelo seu incentivo. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Só um ponto de atenção, aqui 07:53 a tabela utiliza a potência aparente (kVA), então o correto seria somar as potências em VA e não em W. Sendo assim 3,7 kVA, mas ainda assim utilizaria o mesmo valor de 0,59, o que foi coincidência, poderia ser que a potência em W e em VA caíssem em linhas diferentes da tabela.
Professor suas aulas são top e eu aprendo cada dia mais 😃 um abraço.
Joilson, boa noite!!!
Que bom. Será sempre vem vindo. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Ótima aula 👍👏👏👏👏
Sebastião, boa noite!!!
Muito grato pelo incentivo e pela sua visita. Volte sempre. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
muito bom o video
Mt bom o vidio
Valeu a força, meu amigo. Compartilhe e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Muito bom professor parabéns suas aulas são muito boas
Jefferson, boa noite!!!
Fico muito agradecido pelo seu incentivo. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
TOP👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns pela aula, muito bem elaborada e explicada. Mas minha duvida seria referente a aplicação dos fatores de temperatura e agrupamento. Pois é definido a bitola do cabo através da corrente de projeto e aplicado este dois fatores na corrente que o cabo suporta e a partir daí comparado o valor. Da corrente projeto e a corrente corrigida do cabo. É certo dimensionar desta maneira também?
Sérgio, boa noite!!!
Todos os fatores de correção devem ser aplicados sempre que for necessário.
Forte abraço!!!
Professor e o dijuntor geral ,como saber depois dessas cargas aí já estabelecida, pegamos a amperagem maior pra definir o cabo e o dijuntor.
Luiz, boa tarde!!!
Para dimensionar seu disjuntor geral é necessário seguir alguns critérios técnicos. Como aqui o espaço limitado. Dá uma olhada nesse vídeo
ruclips.net/video/g2u7WpFlS50/видео.html que você vai entender melhor.
Forte abraço!!
Podia ter ensinado no mesmo vídeo identificar com multímetro.
Wagner, boa tarde!!!
Ficaria um vídeo muito longo, mas valeu a sugestão. Veja nesse link ruclips.net/video/zjyKDjqWYp8/видео.html como usar o multímetro digital e nesse link ruclips.net/video/ISxp29j-Nzo/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
muito bom professor, tenho uma duvida p/ fator de agrupamento multiplicado pela cap. de condução do cabo estaria correto .
Claudio, bom dia!!!
Não, porque aí você iria diminuir a corrente corrigida. Compartilhe e nos ajude a divulgar.
Forte abraço!!!
Mestre, usa-se o fator de agrupamento até msm para o circuito do chuveiro ?
Samuel, boa noite!!!
Se for apenas o circuito do chuveiro, não é necessário, mas se outros circuitos estiverem no mesmo eletroduto a correção deve ser feita.
Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Bom dia, professor!
No caso do circuito 6 não teria o FCA 1?
Grato!
Bom dia!!!
Se você se refere ao fator de agrupamento a resposta é NÃO. Como foi dito no vídeo o circuito está em um eletroduto com 3 circuitos.
Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
professor qual link para ver a tabela de demanda da Energisa ?
Olá professor Ivan eu gostaria de ver a montagem de um quarto distribuição se DR e sem DPS só com disjunto geral
Matilde, boa noite!!
Sua sugestão está anotada. Vamos finalizar essa série (NBR-5410 comentada) e voltaremos à lista de sugestões. Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Por favor, eu assisti um video com outro professor onde disse que se deve dividir a potência pelo fator de potência e não multiplicar. Que dessa forma o resultado sempre será maior que a potência informada no equipamento. Isso está correto?
Parabéns pela AULA!
Deu até gosto de querer aprofundar na área.
Confere para mim se possível:
Máquina de lavar roupa aqui: 16A registrado
Fiação 2,5mm
Disjuntor 20 Amperes
Com o FATOR de AGRUPAMENTO de 0,7 a CORRENTE CORRIGIDA ficaria com ~: 22,85 Amperes
Neste caso, seria necessário adequar para:
Disjuntor trocar do 20 para 25 Ampere
Seria isto?
FK, bom dia!!!
Se os fatores estão aplicados corretamente, o ideal é você substituir o disjuntor (20 para 25) para garantir a proteção do cabo. Veja nesse link ruclips.net/video/MvUDT99JpR0/видео.html todos os vídeos SHORTS do canal. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!
@@ConectaEAD que rápido. Grato pela atenção. Sua didática e edição foi a melhor que vi no assunto. Já repassei para outras pessoas seu canal!
Gratidão!
Uma dúvida ? Quando coloca o valor do fator de potência não seria ao contrário ? Potência ÷ F.P =?
Sendo que o F.P de potência ele mostra o valor aparente consumido pelo equipamento e o de demanda reduz minimizando os valores reais ?!
Boa tarde!!!
O manuseio das formulas, segue os princípios matemáticos e o conceito do fator de demanda é isso mesmo que você citou. Ele te dá o valor estimado de potência que vai ser consumida no circuito. Veja nesse link ruclips.net/video/oZh7Qt6h6OQ/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Professor, a queda de tensão não deveria ser levado em consideração para definir o disjuntor?
Tonhão Lero-lero, boa noite!!!
Normalmente, você leva em consideração a queda de tensão em circuitos mais longos (em tabelas prontas, a partir de 30 metros) Dificilmente os circuitos residenciais chegam a essa distância. Quando for o caso, deve ser considerada a queda de tensão. Hoje teremos vídeo novo às 21 hs. Veja nesse link ruclips.net/video/Lc_0OiL4Qmw/видео.html Compartilhe com seus contatos e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Verdade .... Muitas vezes a queda de tenção e considerada na entrada de energia elétrica ou no alimentador do QDC quando em edifícios quando o s medidores são no térreo ou subsolo.
@@AmaralQuadrosComandos, bom dia!!!
Muito grato pelo seu comentário e pela sua visita. Volte sempre. Veja nesse link ruclips.net/video/RtSV2NBrpcE/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Professor multiplicando 220 por 10 amper tenho 2,200w para um circuito de tomada,
dividindo por 100 va posso instalar 22 tomadas de uso geral 10 amper, mais o meu fio suporta 21 amper, não poderia instalar mais tomadas nesse circuito com um djuntor maior, si fizer isso estarei fora da Nbr?
Mauricio, boa noite.!!!
Você pode, mas não deve. Quando a norma diz que a seção mínima dos cabos para tomadas é 2,5 mm2 e que os circuitos de distribuição residencial devem ser limitados a 10 amperes, isso tem o objetivo de evitar sobrecargas e permitir que sua instalação funcione com uma folga de corrente que vai evitar aquecimentos futuros. Veja nesse link ruclips.net/video/nDJ3vgp2HDg/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Obrigada profesor pelo esclarecimento!!!
A corrente de projeto não deveria ser calculada usando a potência aparente (VA), que é de fato a potência total do circuito?
Sim. Se você observar na tabela que foi preenchida no vídeo, a partir do minuto 02:57, as potências estão dadas em VA. Veja nesse link ruclips.net/video/ISxp29j-Nzo/видео.html o vídeo da semana. Compartilhe nas suas redes sociais e nos ajude a divulgar esse trabalho.
Forte abraço!!!
Olá, não entendi porque usou o fator de demanda de 0,59 se esse fator é para potencia de 3 a 4 kw e o circuito de iluminação por exemplo está apenas com 900W e mesmo assim usou 0,59.
Rosa, boa noite!!!
Você está correta. Foi um equivoco
da nossa parte. Nesse caso o fator de demanda seria 0,86. De qualquer forma a orientação a ser seguida é a das tabelas. Grato pelo alerta.
Forte abraço!!