Realmente a técnica tem os seus pontos fortes e fracos. Quando eu comecei a me dedicar aos estudos (No primeiro ano do Ensino Médio) antes tarde do que nunca rsrsrs, eu fazia o pomodoro de 25X5. Porém quando eu estava começando a focar de verdade já era o momento do intervalo! Então na segunda semana eu passei a fazer o de 50X10! E posso garantir que rendeu muito mais! Apesar do vídeo ser mais antigo, sempre tem comentários novos então para você que leu o meu comentário e está pensando em começar pelo de 50x10 não faça isso. Vai ser pior. Comece pelo de 25X5 e passe para 50X10 na semana seguinte! A sua saúde mental agradece! Boa sorte!
@Davi Lopes tenta fazer um "roteiro" das atividades e/ou tarefas a fazer e siga rigorosamente, mas encontre seu tempo, quem tem tdah geralmente cansa rápido e perde o foco
Penso que essas técnicas de produtividade devem ser entendidas com uma certa flexibilidade, ou seja, a técnica tem que se adaptar ao seu objetivo. No meu caso, eu uso a pomodoro para estudar, mas percebi que fico focado por 45 minutos, e preciso de 15 para descansar. Mas os 45 minutos de concentração também são flexíveis, podendo ser 40 ou 50 minutos dependendo do que estou estudando. Essa adaptação da técnica pomodoro me ajudou bastante.
Para mim, acho 25 minutos muito pouco. Então, adaptei a técnica de 40 minutos por 10 de intervalo. De todo modo, é assim que tem funcionado para mim, mas, claro, esse tempo é adequado às minhas atividades e cada pessoa deve fazer as adaptações necessárias para ela.
Eu concordo que 25 é pouco, mas meu problema não é procrastinar, e sim excesso de foco. Tenho feito 60 x 10 e esta funcionando, assim me permito parar, mesmo que seja no meio de uma tarefa. Tenho me sentido menos cansada no final do dia e feliz por deixar as coisas por fazer :)
Tenho sempre muito cuidado antes de endeusar, ou de descartar qualquer técnica. A técnica pomodoro é surpreendentemente simples, mas eficaz. Desde quando eu era consultor, mas também hoje como gestor da empresa, ela me ajuda volta e meia a liberar demandas difíceis e que exigem muito foco. Não a utilizo todo dia, mas ela já me salvou de períodos muito difíceis de procrastinação e desânimo.
Mano, vc explicou muito do livro "Tecnica pomodoro" de Francesco Cirrilo. A técnica não é competitividade, mas automonitoramento e estimar. Foco na qualidade através dos objetivos das atividades. Antes de usar a técnica pomodoro, é importante ler o livro do seu fundador
@@mariotrentim Muito bom!👏👏 Uso muito essa técnica nos estudos. E faço estimativas e objetivos para cumprir a meta e aproveitar o tempo livre....
Год назад+3
Uso essa técnica, que tem me ajudado imensamente em minha graduação de Jornalismo. Obviamente, não a uso pensando em quantidade de produção, e sim, em entender a matéria! Parabéns pelo vídeo! Abraço e sucesso à você e a todos(as) que lerem essa resposta!
Comecei a utilizar a tecnica pomodoro e fui aumentando o tempo de estudo mantendo o tempo de descanso, vale muito a pena e me ajudou no concurso que passei, fiquei mais focado e me ajudou muito.
Contando agora minha experiência com a técnica, eu nunca pensei em fazer grandes quantidades de ciclos, na verdade o pomodoro veio naturalmente quando eu precisei, e deu muito certo pra mim. Eu estava estudando longos períodos e me perdia devido o esgotamento do meu foco, a técnica me ajudou a conseguir manter os longos períodos de estudo sem chegar na exaustão metal e ainda me senti muito produtivo, depois até levei a técnica para meu trabalho, enfim, me senti mais produtivo e também não cheguei a exaustão de antes. Mais tarde eu aprendi um conceito sobre o foco que me fez refletir sobre a técnica, aprendi que manter o foco é igual a prender a respiração, agente não consegue por muito tempo, por isso as pausas regulares contribuem tanto. Obviamente sempre propondo uma meta no início do timer, quase sempre supero a meta, coisa que antes não acontecia no mesmo timer.
Para mim funciona muito bem. Porém eu adaptei a minha realidade!!!! Uso 1 hora (60 min cravados) Descanso por 10 minutos, escuto uma música em outra língua por exemplo inlgês e etc. Não fico vendo celular, para descansar minha vista! Porém eu ponho um limite, estudo no máximo 2 matérias por dia, ou no máximo 3 só para quebrar a rotina. Sendo assim eu gasto no máximo 4 horas por dia de estudo, mais 40 minutos para ir ao banheiro, descansar, e etc. Obviamente eu trabalho é o máximode tempo que eu tenho. Aos finais de semana, priorizo minha família, ai gasto de 2 a 3 horas para responder só questão e resumos, que fiz durante a semana. Mas isso é para mim, não sei se serve para os outros. Mas valeu ai.
Espero que estejam bem, vc e os seguidores. Não entendi o título do vídeo. Ele fala na verdade na importância do da Tecnica Pomodoro e me orientou de forma pontual e lúcida, que o "Pomodoro" só é produtivo com o planejamento dos objetivos ajustando o tempo às metas! Esse vódeo é um dos melhores que ja assisti! Gratidão!!!
Eu faço um "pomodoro personalizavel", tipo, a ídeia é a mesma, 25 min/5 min, mas se uma tarefas for levar até 35 min eu continuo até acaba-la, se eu percebo que ela vai levar mais de 35 min, ai sim eu quebro ela em dois pomodoros de 25 min. E o tempo de descanso é no minímo 5 e no máximo 7 min. E 15 min após 3 pomodoros, pra mim tem funcionado muito bem. No final, a idéia do pomodoro é forçar você a se concentrar em algo por um tempo minimo para conseguir entregar algo e um tempo máximo em que vc não fique atordoado por não descansar nada.
Confesso que não conhecia essa técnica; inconcientemente utilizo técnicas próprias similares a esta, porém conhecendo melhor o tema posso utilizá-la melhor e me tornar mais produtivo. Ótimas orientações, vou procurar conhecer mais deste assunto. Obg
Eu agrupei minhas tarefas em 2 "mindsets" diferentes, porém eu só utilizo a técnica pomodoro em um deles - o de tarefas maiores e que exigem mais concentração - e isso virou uma maneira de conseguir transitar mais rápido entre eles.
Gostei do seu vídeo. Imagino que muitas pessoas não tenham entrado em contato com o livro referente a técnica Pomodoro, dessa forma, acham que e só colocar o timer e dar o play. No entanto, a ideia do autor é a mais pura imersão naquilo que se propõe a fazer. Obrigada por compartilhar sobre o assunto =D PS: Atualmente, utilizo a técnica com a minha filha de 7 anos, para a realizações de lições de casa e estudos pré-provas, e tem dado muito certo. O tempo estimado para ela é de 10 minutos focada e 5 de descanso, é incrível como deu super certo. Até o final do mês, postarei um vídeo falando sobre isso, e como introduzi a técnica na rotina dela.
Acho que nenhuma técnica é perfeita e se adequa a todas as pessoas. Mas vejo o pomodoro como um ponto de partida e dois retornos que ele pode te dar que são o foco em tarefas e o aprendizado da estimativa de prazos.
A única coisa que eu achei ruim na técnica pomodoro foi tê-la aplicado tarde demais. 25 minutos (foco), 5 minutos de descanso, 25 minutos (foco).... Eu faço 30 minutos. Excelente. E parabéns pelo vídeo. Técnica Pomodoro sem concentração é nada.
Vídeo muito bom Mario, eu trabalho com o digital e preciso tirar muitas distrações e usar essas técnicas para conseguir me concentrar, eu não consigo usar o pomodoro normal (25x10) eu uso o meu próprio, que é 50x15. Consigo focar bem nesses 50 minutos e nos outros 15 eu deixo pra ir tomar uma água, conversar um pouco com alguém e descansar.
Pra estudo eu não sei, mas pra trabalho, essa técnica funciona e funciona muito, o intervalo padrão de 25 minutos é ótimo pra vc levantar, dar uma alongada, checar emails, rede social ou qualquer outra coisa. Eu tenho a postura toda errada por causa do PC, o Pomodoro tem me ajudo a manter uma rotina e não esquecer de alongar e beber água, tem sido muito útil pra mim
Olá, sou coordenadora de projetos e portadora de TDAH. Pra mim, o pomodoro além de ser um período de foco, ele me traz de volta quando eu começo a ser bombardeada por e-mails e demandas e posso vir a divagar, portanto uso como uma bússola. Quanto a agregar valor ao pomodoro, é bem bacana. Muito legal o seu conteúdo. ;)
@@izamendes2367 uso a técnica pomodoro "com propósito", como disse o Mario. Tenho uma dica de sw, se você usa o Windows, tem um aplicativo chamado Pomofocus, ele te deixa colocar atividades para executar.
Excelente! Obrigado! Voltei para editar. É absurda a diferença que faz essa mentalidade. Eu fazia meus pomodoros com esmero, mas com foco em "cumprir o tempo" e não na produção. Depois de ver o vídeo passei a fazer com foco na produção: o resultado foi um aumento de 300% (e eu estou acabado de cansado, mas agora tenho tempo para descansar.)
obrigado pelas informações. é interessante, porém por outra perspectiva a pressa pode atrapalhar a qualidade/intensidade do foco. pra focar 100% acho que o equilíbrio dessa "velocidade" é fundamental.
Vou começar a estudar para o ENEM e vou usar o método pomodoro, seu vídeo foi ótimo, já ficou em alerta para não criar esse competitvidade interna mas sim objetivos. Obrigada!
Nossa, obrigada! Minhas aulas na faculdade vão começar segunda-feira, e uma coisa que eu sentia muito nos antigos períodos foi esse gerenciamento de tempo, adequado. Ouvi falar do método pomodoro, mas eu pouco sabia sobre ele e como fazer corretamente. Seu vídeo foi um salva-vidas! Vlw!♡
O que podemos fazer no descanso ? Assisti um video e falou que não é bom ficar nas redes socias no tempo de descanso, pode jogar um jogo, assistir um video ?
Com todo respeito, o título do vídeo diz exatamente o contrário do seu conteúdo. Enquanto no título você afirma que a técnica pomodoro NÃO funciona, no vídeo você afirma e comprova que a técnica SIM funciona, tanto que você mesmo a utiliza. Suas dicas são realmente importantes e valiosas para orientar as pessoas a utilizarem a técnica da maneira correta, pois do contrário não obterão os resultados que ela possibilita. (O que aliás é óbvio em qualquer técnica utilizada de maneira errada) É por isso que entendo que o título mais apropriado poderia ser algo do tipo... "A maneira certa de utilizar a técnica POMODORO para ser mais produtivo"... ou outro nesse sentido. De resto parabéns pela explanação!
Pra mim funciona para estudar porque perco o foco mas não coloco metas como "n páginas". Para demais atividades deixo fixado na agenda. Não uso na parte realmente produtiva e criativa do trabalho porque entro em flow e aí o timer atrapalha.
Acho tão complicado conseguir definir horários específicos para lermos e respondermos os e-mails, nós como gestores de projetos normalmente somos os mais interessados em ter rápidas respostas para o menor impacto possível, e isso nos obriga a tratarmos e-mails vários vezes ao dia.
Pode ser que o fluxo de informações não está bem definido... Interrupções não é bom para ninguém. Só recomendo responder email várias vezes ao dia para área comercial, mesmo assim definem horários.
Meu ponto reflexivo sobre é, se estou sendo bombardeado por email toda hora, logo vem duas hipóteses na minha mente. Ou o objetivo não está claro para os envolvidos e eu estou transparecendo como detentor do objetivo.. (Que ao meu ver é um problema). E por último, não menos importante, os processos não está claro paralelo ao objetivo. Um processo simples e claro, objetivos de entregas de valores bem definimos. Não vejo razão ter caixa de entrada lotada. Enfim, apenas um ponto de vista diferente que cabe a reflexão. Fez sentido pra você? 😊
Já tinha ouvido falar dessa técnica há dois anos, mas nunca importei muito. Mas tenho percebido que o modo que criei para estudar se tornou como uma montanha russa no meu dia a dia (tinha dias que era bem produtivo e outros que gastava horas em inutilidades). Meu método era basicamente este: estudar 3 horas e parar uns 15 minutinhos, só pra ostentar muitas horas. Prometo que vou experimentar esse método! Talvez 25 minutos seja pouco, mas vou adequar ao que achar mais ideal para mim.
Eu vejo que a questão não é correr o quanto você consegue realizar a tarefa dentro de um pomodoro, e sim o foco que você tem nessa tarefa dentro desse tempo. Não importa o quanto de pomodoros você use, mas sim o foco que você tem nesta tarefa para receber todo o aprendizado por exemplo, seguindo os tempo de pausa é claro.
Amei seu comentário! A direção do seu objetivo é muito mais importantes que a velocidade. Faça no seu ritmo com foco e excelência, e não pra se enquadrar dentro de um limite de tempo. Não estamos no "Se vira nos 30", ou melhor, nos 25 hahah
Outra coisa, quando você trabalha ou faz algo sob pressão (no caso, correr contra o tempo pra fazer algo dentro de um pomodoro), você acaba perdendo a qualidade do que está executando. A frase "A pressa é inimiga da perfeição" se encaixa perfeitamente! Antes vários pomodoris e um trabalho muito bem feito sem ter te desgastado tanto por conta das pausas, do que algo meio boca que além de não ter um resultado final tão satisfatório, ainda te traz mais exaustão por você focar na velocidade do que na qualidade. A vida não é uma corrida!
@@heme08 Exatamente! Um outro ponto, é que depende muito da quantidade de tempo que conseguimos focar neste período de foco, pra mim, me adapto muito bem com 50 minutos, só consigo começar absorver o conteúdo após 20 minutos em diante, onde me encontro com maior produtividade, e quanto mais devagar for, melhor, me ajuda e muito!
Sou guitarrista e tenho uma média diária de estudos de 3 hr, eu sempre estudei em cerca de 1h e depois faço um intervalo de 10min, pelo menos pra mim é mais produtivo só que 1h das 3h de estudos 1h eu deixo pra estudar de noite, desse jeito eu estudo 2h de manhã coisas que consome mais energia e de noite coisas que desgastam menos.
Excelente reflexão sobre o planejamento. Estou iniciando agora com a técnica na rotina e comecei a fazer intuitivamente exatamente da forma que você orientou. Seu vídeo validou o método que eu defini pra mim. Excelente.
Mario, é exatamente isso que preciso fazer! Mas como fizer nao se eu estiver no meio de um pomodoro caso alguem me ligue ou venha ate minha mesa? Nao quero parar pq senao perco a concentraçao.
Na verdade, a técnica funciona, ao contrário do que sugere o título. O que ocorre é que as pessoas não entenderam a essência do que o criador, Francesco Cirrilo, quiz passar, mas nada como ler o livro e perceber que esses ajustes já estão inseridos em seu conteúdo. Mas é óbvio que faz sentido o que o vídeo aponta, por isso deveria ter um título diferente, 3 erros na aplicação da técnica Pomodoro, seria mais adequado.
Fico sem entender pra quem trabalha diretamente com email e telefone, tais como setor comercial ou de compras. Tenho tentado olhar e responder em 5 minutos no início de cada pomodori, as vezes nem isso gasta, pra depois fazer o planejamento que é com base nos emails e telefone e aí começo de verdade as pequenas tarefas. Não tem como realmente programar a as principais atividades do dia porque são de acordo com as demandas. Pelo menos em um único dia de trabalho eu consigo matar todas e as que por ventura sobraram não têm problema deixar para o dia seguinte.
o que entendi é que usar a técnica pela técnica em si não significa nada. a questão é avaliar o que se produz com o uso da técnica. aplicar a técnica pode convencer a pessoa a aperfeiçoar o uso da técnica simplesmente ao invés de aperfeiçoar o alcance das metas para a qual a técnica está sendo aplicada.
tenho tdah, quando é algo que meu cérebro curte, eu posso ficar dias focado sem comer, sem dormir, sem falar com a família e parece que estou 100%. quando é algo enfadonho para meu cérebro, não consigo focar nem 10 minutos. isso é frustrante. ainda não consegui focar em algo necessário sem dor e sem estresse.
Obrigado pelo vídeo, vai ajudar a muitos. Só discordo com o nome do vídeo. Deveria ser, algo do tipo: - como efetuar o método pomodoro da melhor forma possível. Etc, etc.
Eu comecei com o Pomodoro pra estudar, só achei 25min/5min muito pouco então to usando 30min/10min em dois blocos de 2horas pra duas matérias. Mas to sentido que to perdendo tempo, então to muito dividido entre usar todo o tempo estipulado sem o pomodoro e tentar entregar o máximo em 5 horas ou usar o Pomodoro, "perder 1hora", mas entregar o máximo de valor. O vídeo com certeza me ajudou a pensar como aparar as arestas.
Mas os problemas que você falou não significam que a técnica não funciona. A técnica te faz mais produtivo sim. O problema que você está tentando dizer é: fazer pomodoros não trará resultados se você não for objetivo.
Perco muito tempo apagando incêndio no WhatsApp. As vezes estou no meio de uma tarefa e pula uma mensagem na tela, depois outra e por fim, não acabo o que comecei. 😪
@@mariotrentim posso usar tambem pra fazer as coisas em casa ? , tipo lavar loucas , cuidar do eu irmao que nao anda , limpar casa ? É possivel tambem ?
Para ter sucesso no uso da técnica do Pomodoro: 1) Definir um objetivo para aquele Pomodoro. Medir a produtividade dentro de um Pomodoro específico; 2) Ter um planejamento. Agrupar as atividades em coisas parecidas, por afinidade (Em blocos ou temas); 3) Parar os pomodoros assim que estiver cansado ou sem energia.
Eu: vou fazer pomodoro pra não procrastinar Eu tbm: procrastinando tentando esvolher qual app, música, e coisas eu vou fazer entre cada pomodoro e perco facilmente 2hrs do meu dia sem fazer nada
Tal como outros métodos, pomodoro não funciona para todos nem em todas as tarefas. Mas pode funcionar para alguns em certas atividades. Partir do princípio que não funciona é tão equivocado quanto assumir que funciona sempre para todos.
𝗧𝗲𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀! 𝗦𝗲 𝘃𝗼𝗰ê 𝗾𝘂𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗼𝘀 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗚𝗣, 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗽𝗹𝗮𝘆𝗹𝗶𝘀𝘁: bit.ly/FundamentosGestãodeProjetos 𝗼𝘂 𝗰𝗹𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗼 𝗹𝗶𝗻𝗸: bit.ly/ShareMarioTrentim 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝗱𝗮𝗿 𝗼 𝗰𝗮𝗻𝗮𝗹. 😀
Realmente a técnica tem os seus pontos fortes e fracos. Quando eu comecei a me dedicar aos estudos (No primeiro ano do Ensino Médio) antes tarde do que nunca rsrsrs, eu fazia o pomodoro de 25X5. Porém quando eu estava começando a focar de verdade já era o momento do intervalo! Então na segunda semana eu passei a fazer o de 50X10! E posso garantir que rendeu muito mais! Apesar do vídeo ser mais antigo, sempre tem comentários novos então para você que leu o meu comentário e está pensando em começar pelo de 50x10 não faça isso. Vai ser pior. Comece pelo de 25X5 e passe para 50X10 na semana seguinte! A sua saúde mental agradece! Boa sorte!
@Davi Lopes toma droga
@Davi Lopes TDAH, Acaba fazendo a pessoa ter uma atenção maior por tudo. Logo, diminuir ao máximo qualquer tipo de distração pode ajudar
@Davi Lopes tenta fazer um "roteiro" das atividades e/ou tarefas a fazer e siga rigorosamente, mas encontre seu tempo, quem tem tdah geralmente cansa rápido e perde o foco
Obrigada pela dica!
O Dr Paulo Muzzy fez e garantiu que a técnica 50x10 é muito boa
60 minutos e 10 de intervalo, semprei fiz assim antes mesmo de conhecer o pomodoro e me dei bem
Penso que essas técnicas de produtividade devem ser entendidas com uma certa flexibilidade, ou seja, a técnica tem que se adaptar ao seu objetivo. No meu caso, eu uso a pomodoro para estudar, mas percebi que fico focado por 45 minutos, e preciso de 15 para descansar. Mas os 45 minutos de concentração também são flexíveis, podendo ser 40 ou 50 minutos dependendo do que estou estudando. Essa adaptação da técnica pomodoro me ajudou bastante.
Com certeza. Flexibilidade. Adaptar.
Como usar a técnica pomodora para vídeo aula de 1 hora
Para mim, acho 25 minutos muito pouco. Então, adaptei a técnica de 40 minutos por 10 de intervalo. De todo modo, é assim que tem funcionado para mim, mas, claro, esse tempo é adequado às minhas atividades e cada pessoa deve fazer as adaptações necessárias para ela.
🤓
Pierluigi Piazzi 💪
Também faço isso. Adapto o bloco de tempos às minhas necessidades.
Eu concordo que 25 é pouco, mas meu problema não é procrastinar, e sim excesso de foco. Tenho feito 60 x 10 e esta funcionando, assim me permito parar, mesmo que seja no meio de uma tarefa. Tenho me sentido menos cansada no final do dia e feliz por deixar as coisas por fazer :)
Realmente se a atividade é massante e chata precisamos de mais tempo pra finalmente produzir alguma coisa
Tenho sempre muito cuidado antes de endeusar, ou de descartar qualquer técnica. A técnica pomodoro é surpreendentemente simples, mas eficaz. Desde quando eu era consultor, mas também hoje como gestor da empresa, ela me ajuda volta e meia a liberar demandas difíceis e que exigem muito foco. Não a utilizo todo dia, mas ela já me salvou de períodos muito difíceis de procrastinação e desânimo.
Mano, vc explicou muito do livro "Tecnica pomodoro" de Francesco Cirrilo. A técnica não é competitividade, mas automonitoramento e estimar. Foco na qualidade através dos objetivos das atividades. Antes de usar a técnica pomodoro, é importante ler o livro do seu fundador
Sim. Estou falando do mau uso difundido por aí...
@@mariotrentim Muito bom!👏👏 Uso muito essa técnica nos estudos. E faço estimativas e objetivos para cumprir a meta e aproveitar o tempo livre....
Uso essa técnica, que tem me ajudado imensamente em minha graduação de Jornalismo.
Obviamente, não a uso pensando em quantidade de produção, e sim, em entender a matéria!
Parabéns pelo vídeo!
Abraço e sucesso à você e a todos(as) que lerem essa resposta!
Comecei a utilizar a tecnica pomodoro e fui aumentando o tempo de estudo mantendo o tempo de descanso, vale muito a pena e me ajudou no concurso que passei, fiquei mais focado e me ajudou muito.
Você estudava para qual concurso?
Contando agora minha experiência com a técnica, eu nunca pensei em fazer grandes quantidades de ciclos, na verdade o pomodoro veio naturalmente quando eu precisei, e deu muito certo pra mim. Eu estava estudando longos períodos e me perdia devido o esgotamento do meu foco, a técnica me ajudou a conseguir manter os longos períodos de estudo sem chegar na exaustão metal e ainda me senti muito produtivo, depois até levei a técnica para meu trabalho, enfim, me senti mais produtivo e também não cheguei a exaustão de antes. Mais tarde eu aprendi um conceito sobre o foco que me fez refletir sobre a técnica, aprendi que manter o foco é igual a prender a respiração, agente não consegue por muito tempo, por isso as pausas regulares contribuem tanto. Obviamente sempre propondo uma meta no início do timer, quase sempre supero a meta, coisa que antes não acontecia no mesmo timer.
Assistir seu vídeo me trouxe muita clareza para começar a utilizar essa técnica. Parabéns por ser objetivo e direto ao ponto.
Obrigado por compartilhar
Para mim funciona muito bem.
Porém eu adaptei a minha realidade!!!!
Uso 1 hora (60 min cravados)
Descanso por 10 minutos, escuto uma música em outra língua por exemplo inlgês e etc.
Não fico vendo celular, para descansar minha vista!
Porém eu ponho um limite, estudo no máximo 2 matérias por dia, ou no máximo 3 só para quebrar a rotina.
Sendo assim eu gasto no máximo 4 horas por dia de estudo, mais 40 minutos para ir ao banheiro, descansar, e etc.
Obviamente eu trabalho é o máximode tempo que eu tenho.
Aos finais de semana, priorizo minha família, ai gasto de 2 a 3 horas para responder só questão e resumos, que fiz durante a semana.
Mas isso é para mim, não sei se serve para os outros.
Mas valeu ai.
Excelente
Espero que estejam bem, vc e os seguidores. Não entendi o título do vídeo. Ele fala na verdade na importância do da Tecnica Pomodoro e me orientou de forma pontual e lúcida, que o "Pomodoro" só é produtivo com o planejamento dos objetivos ajustando o tempo às metas! Esse vódeo é um dos melhores que ja assisti! Gratidão!!!
Eu faço um "pomodoro personalizavel", tipo, a ídeia é a mesma, 25 min/5 min, mas se uma tarefas for levar até 35 min eu continuo até acaba-la, se eu percebo que ela vai levar mais de 35 min, ai sim eu quebro ela em dois pomodoros de 25 min. E o tempo de descanso é no minímo 5 e no máximo 7 min. E 15 min após 3 pomodoros, pra mim tem funcionado muito bem. No final, a idéia do pomodoro é forçar você a se concentrar em algo por um tempo minimo para conseguir entregar algo e um tempo máximo em que vc não fique atordoado por não descansar nada.
Confesso que não conhecia essa técnica; inconcientemente utilizo técnicas próprias similares a esta, porém conhecendo melhor o tema posso utilizá-la melhor e me tornar mais produtivo. Ótimas orientações, vou procurar conhecer mais deste assunto. Obg
Obrigado ♥️ acompanhe as novas playlists aqui no canal
Descobri hoje, acho que estava precisando de uma rotina semelhante, vou para a prática, o resultado depois eu conto. Obrigado!
Excelente
Ainda bem q vi esse videio antes de começar a usar a técnica, muito obrigado!
Eu agrupei minhas tarefas em 2 "mindsets" diferentes, porém eu só utilizo a técnica pomodoro em um deles - o de tarefas maiores e que exigem mais concentração - e isso virou uma maneira de conseguir transitar mais rápido entre eles.
Boa
Gostei do seu vídeo. Imagino que muitas pessoas não tenham entrado em contato com o livro referente a técnica Pomodoro, dessa forma, acham que e só colocar o timer e dar o play. No entanto, a ideia do autor é a mais pura imersão naquilo que se propõe a fazer. Obrigada por compartilhar sobre o assunto =D PS: Atualmente, utilizo a técnica com a minha filha de 7 anos, para a realizações de lições de casa e estudos pré-provas, e tem dado muito certo. O tempo estimado para ela é de 10 minutos focada e 5 de descanso, é incrível como deu super certo. Até o final do mês, postarei um vídeo falando sobre isso, e como introduzi a técnica na rotina dela.
Parabéns, que ótimo. Vou tentar fazer com o meu filho, também. Obrigado a você e ao Mario
Acho que nenhuma técnica é perfeita e se adequa a todas as pessoas. Mas vejo o pomodoro como um ponto de partida e dois retornos que ele pode te dar que são o foco em tarefas e o aprendizado da estimativa de prazos.
A única coisa que eu achei ruim na técnica pomodoro foi tê-la aplicado tarde demais. 25 minutos (foco), 5 minutos de descanso, 25 minutos (foco).... Eu faço 30 minutos. Excelente. E parabéns pelo vídeo. Técnica Pomodoro sem concentração é nada.
Vídeo muito bom Mario, eu trabalho com o digital e preciso tirar muitas distrações e usar essas técnicas para conseguir me concentrar, eu não consigo usar o pomodoro normal (25x10) eu uso o meu próprio, que é 50x15. Consigo focar bem nesses 50 minutos e nos outros 15 eu deixo pra ir tomar uma água, conversar um pouco com alguém e descansar.
Sucesso!
Gostei da sua orientação, acrescentou valor pra mim. Muito obrigado.
Obrigado ☺️ compartilhe
Pra estudo eu não sei, mas pra trabalho, essa técnica funciona e funciona muito, o intervalo padrão de 25 minutos é ótimo pra vc levantar, dar uma alongada, checar emails, rede social ou qualquer outra coisa. Eu tenho a postura toda errada por causa do PC, o Pomodoro tem me ajudo a manter uma rotina e não esquecer de alongar e beber água, tem sido muito útil pra mim
Olá, sou coordenadora de projetos e portadora de TDAH. Pra mim, o pomodoro além de ser um período de foco, ele me traz de volta quando eu começo a ser bombardeada por e-mails e demandas e posso vir a divagar, portanto uso como uma bússola. Quanto a agregar valor ao pomodoro, é bem bacana. Muito legal o seu conteúdo. ;)
Pergunta: quando uma reunião excede o Pomodoro, eu “como” o tempo de descanso ou tiro depois?
É uma ótima técnica.
Eu também tenho TDAH , e sofro para ter disciplina .
@@izamendes2367 uso a técnica pomodoro "com propósito", como disse o Mario. Tenho uma dica de sw, se você usa o Windows, tem um aplicativo chamado Pomofocus, ele te deixa colocar atividades para executar.
Obrigado pelo vídeo, estou fazendo faculdade, english, e concurso público, então essa técnica vai me ajudar muito, usando da maneira correta.
Excelente! Obrigado!
Voltei para editar. É absurda a diferença que faz essa mentalidade.
Eu fazia meus pomodoros com esmero, mas com foco em "cumprir o tempo" e não na produção.
Depois de ver o vídeo passei a fazer com foco na produção: o resultado foi um aumento de 300% (e eu estou acabado de cansado, mas agora tenho tempo para descansar.)
obrigado pelas informações. é interessante, porém por outra perspectiva a pressa pode atrapalhar a qualidade/intensidade do foco. pra focar 100% acho que o equilíbrio dessa "velocidade" é fundamental.
Tem razão
Vou começar a estudar para o ENEM e vou usar o método pomodoro, seu vídeo foi ótimo, já ficou em alerta para não criar esse competitvidade interna mas sim objetivos. Obrigada!
desculpa amor mas seu destino já está escrito
O enem pode ser complicado, pq a gente corre contra o tempo na prova
Grata pela dica. Simples, porém útil.
Nossa, obrigada! Minhas aulas na faculdade vão começar segunda-feira, e uma coisa que eu sentia muito nos antigos períodos foi esse gerenciamento de tempo, adequado. Ouvi falar do método pomodoro, mas eu pouco sabia sobre ele e como fazer corretamente. Seu vídeo foi um salva-vidas! Vlw!♡
Obrigado 😊 compartilhe
O que podemos fazer no descanso ? Assisti um video e falou que não é bom ficar nas redes socias no tempo de descanso, pode jogar um jogo, assistir um video ?
Eu aproveito para caminhar pela casa ou escritório. Tomar um café.
ótimas dicas irei usar todas e melhorar a minha técnica
Obrigado
Com todo respeito, o título do vídeo diz exatamente o contrário do seu conteúdo. Enquanto no título você afirma que a técnica pomodoro NÃO funciona, no vídeo você afirma e comprova que a técnica SIM funciona, tanto que você mesmo a utiliza.
Suas dicas são realmente importantes e valiosas para orientar as pessoas a utilizarem a técnica da maneira correta, pois do contrário não obterão os resultados que ela possibilita. (O que aliás é óbvio em qualquer técnica utilizada de maneira errada)
É por isso que entendo que o título mais apropriado poderia ser algo do tipo... "A maneira certa de utilizar a técnica POMODORO para ser mais produtivo"... ou outro nesse sentido.
De resto parabéns pela explanação!
Pra mim funciona para estudar porque perco o foco mas não coloco metas como "n páginas". Para demais atividades deixo fixado na agenda. Não uso na parte realmente produtiva e criativa do trabalho porque entro em flow e aí o timer atrapalha.
Boa
Acho tão complicado conseguir definir horários específicos para lermos e respondermos os e-mails, nós como gestores de projetos normalmente somos os mais interessados em ter rápidas respostas para o menor impacto possível, e isso nos obriga a tratarmos e-mails vários vezes ao dia.
Pode ser que o fluxo de informações não está bem definido... Interrupções não é bom para ninguém.
Só recomendo responder email várias vezes ao dia para área comercial, mesmo assim definem horários.
Meu ponto reflexivo sobre é, se estou sendo bombardeado por email toda hora, logo vem duas hipóteses na minha mente. Ou o objetivo não está claro para os envolvidos e eu estou transparecendo como detentor do objetivo.. (Que ao meu ver é um problema). E por último, não menos importante, os processos não está claro paralelo ao objetivo.
Um processo simples e claro, objetivos de entregas de valores bem definimos. Não vejo razão ter caixa de entrada lotada.
Enfim, apenas um ponto de vista diferente que cabe a reflexão.
Fez sentido pra você? 😊
Já tinha ouvido falar dessa técnica há dois anos, mas nunca importei muito. Mas tenho percebido que o modo que criei para estudar se tornou como uma montanha russa no meu dia a dia (tinha dias que era bem produtivo e outros que gastava horas em inutilidades). Meu método era basicamente este: estudar 3 horas e parar uns 15 minutinhos, só pra ostentar muitas horas. Prometo que vou experimentar esse método! Talvez 25 minutos seja pouco, mas vou adequar ao que achar mais ideal para mim.
🤓
Muito bom esse vídeo. Obrigado por compartilhar!
Obrigado 🙏🏻
Obrigada ❤
Eu vejo que a questão não é correr o quanto você consegue realizar a tarefa dentro de um pomodoro, e sim o foco que você tem nessa tarefa dentro desse tempo. Não importa o quanto de pomodoros você use, mas sim o foco que você tem nesta tarefa para receber todo o aprendizado por exemplo, seguindo os tempo de pausa é claro.
Sim
Amei seu comentário! A direção do seu objetivo é muito mais importantes que a velocidade. Faça no seu ritmo com foco e excelência, e não pra se enquadrar dentro de um limite de tempo. Não estamos no "Se vira nos 30", ou melhor, nos 25 hahah
Outra coisa, quando você trabalha ou faz algo sob pressão (no caso, correr contra o tempo pra fazer algo dentro de um pomodoro), você acaba perdendo a qualidade do que está executando. A frase "A pressa é inimiga da perfeição" se encaixa perfeitamente! Antes vários pomodoris e um trabalho muito bem feito sem ter te desgastado tanto por conta das pausas, do que algo meio boca que além de não ter um resultado final tão satisfatório, ainda te traz mais exaustão por você focar na velocidade do que na qualidade.
A vida não é uma corrida!
@@heme08 Exatamente!
@@heme08 Exatamente! Um outro ponto, é que depende muito da quantidade de tempo que conseguimos focar neste período de foco, pra mim, me adapto muito bem com 50 minutos, só consigo começar absorver o conteúdo após 20 minutos em diante, onde me encontro com maior produtividade, e quanto mais devagar for, melhor, me ajuda e muito!
Sou guitarrista e tenho uma média diária de estudos de 3 hr, eu sempre estudei em cerca de 1h e depois faço um intervalo de 10min, pelo menos pra mim é mais produtivo só que 1h das 3h de estudos 1h eu deixo pra estudar de noite, desse jeito eu estudo 2h de manhã coisas que consome mais energia e de noite coisas que desgastam menos.
Que bom mn, e você me lembrou de aprender a tocar minha guitarra Kkklll que está no canto do meu quarto a uns tempos, boa sorte aí
13 minutos que pareceram 3. Extremamente objetivo!
Espetacular!!!
Excelente reflexão sobre o planejamento. Estou iniciando agora com a técnica na rotina e comecei a fazer intuitivamente exatamente da forma que você orientou. Seu vídeo validou o método que eu defini pra mim. Excelente.
Bons estudos!
O estoicismo encina isso,um abração
Mario, é exatamente isso que preciso fazer! Mas como fizer nao se eu estiver no meio de um pomodoro caso alguem me ligue ou venha ate minha mesa? Nao quero parar pq senao perco a concentraçao.
vídeo fantástico e título mais fantástico ainda!
Obrigado 🙂 compartilhe com seus colegas
Na verdade, a técnica funciona, ao contrário do que sugere o título. O que ocorre é que as pessoas não entenderam a essência do que o criador, Francesco Cirrilo, quiz passar, mas nada como ler o livro e perceber que esses ajustes já estão inseridos em seu conteúdo.
Mas é óbvio que faz sentido o que o vídeo aponta, por isso deveria ter um título diferente, 3 erros na aplicação da técnica Pomodoro, seria mais adequado.
Sim
Fico sem entender pra quem trabalha diretamente com email e telefone, tais como setor comercial ou de compras. Tenho tentado olhar e responder em 5 minutos no início de cada pomodori, as vezes nem isso gasta, pra depois fazer o planejamento que é com base nos emails e telefone e aí começo de verdade as pequenas tarefas. Não tem como realmente programar a as principais atividades do dia porque são de acordo com as demandas. Pelo menos em um único dia de trabalho eu consigo matar todas e as que por ventura sobraram não têm problema deixar para o dia seguinte.
Sou estudante e confesso que não consigo me concentrar. Mas essa técnica consigo fazer somente em 3 dias da semana, isso afeta alguma coisa?
O importante é tentar criar a disciplina
o que entendi é que usar a técnica pela técnica em si não significa nada. a questão é avaliar o que se produz com o uso da técnica. aplicar a técnica pode convencer a pessoa a aperfeiçoar o uso da técnica simplesmente ao invés de aperfeiçoar o alcance das metas para a qual a técnica está sendo aplicada.
Exatamente
tenho tdah, quando é algo que meu cérebro curte, eu posso ficar dias focado sem comer, sem dormir, sem falar com a família e parece que estou 100%. quando é algo enfadonho para meu cérebro, não consigo focar nem 10 minutos. isso é frustrante. ainda não consegui focar em algo necessário sem dor e sem estresse.
boa sorte
Obrigado pelo vídeo, vai ajudar a muitos.
Só discordo com o nome do vídeo. Deveria ser, algo do tipo: - como efetuar o método pomodoro da melhor forma possível. Etc, etc.
qual app, qual timer vc usa?
O proprio do Windows 11.
"Entregar valor" nos ouvidos! Coisa de trabalhador robotizado!
Muito boa a ideia! Valeu pelo conteúdo!!
Disponha!
Muito bom estas dicas!
Pensei que fosse explicar se era eficaz estudar nesse método para aprender e não competição de quantos e-mails vai ler.
Eu comecei com o Pomodoro pra estudar, só achei 25min/5min muito pouco então to usando 30min/10min em dois blocos de 2horas pra duas matérias. Mas to sentido que to perdendo tempo, então to muito dividido entre usar todo o tempo estipulado sem o pomodoro e tentar entregar o máximo em 5 horas ou usar o Pomodoro, "perder 1hora", mas entregar o máximo de valor. O vídeo com certeza me ajudou a pensar como aparar as arestas.
Que bom
Chique a pessoa que responde muitos emails
OBRIGADO IRMÃO PELA DICA .
Mas os problemas que você falou não significam que a técnica não funciona.
A técnica te faz mais produtivo sim.
O problema que você está tentando dizer é: fazer pomodoros não trará resultados se você não for objetivo.
Funciona quando bem utilizada ;)
Muito bom! Obrigada pelas dicas
Obrigado 😊 compartilhe com seus colegas 😊
cara você explica bem d+ quero chegar a esse nivel de dicção
Obrigado 😊 compartilhe
Adorei as dicas desse vídeo.
O vídeo é ótimo, mas o título equivocado.
Ok
Perco muito tempo apagando incêndio no WhatsApp. As vezes estou no meio de uma tarefa e pula uma mensagem na tela, depois outra e por fim, não acabo o que comecei. 😪
Precisa disciplina.
Silencia suas redes sociais e whatsapp. Assim você se concentra mais!
perfeito!
Vídeo excelente!!! Parabéns!
Obrigado ☺️
Se Rubinho Barrichello tá falando eu acredito 👌
Obrigado pela aula, mestre!
Obrigado 🙂 acompanhe as novas playlists aqui no RUclips e compartilhe
Isso é verdade pq
Se para no meio de um raciocínio isso atrapalha
Pois é
Sensacional a explicação
Que bom que ajudou :)) compartilhe com seus colegas
Show!! Não conhecia essa técnica. #saudadesAndradina
:))
Muito bom o video...
Topppppppp cara! Ajudou demais!
Obrigado 😊 compartilhe
Para mim funcionou! toda técnica tem falhas! Vc pode adaptar ao seu modo! Agora falar que não funciona... no título, é complicado!
Falei os motivos que dá errado. Mas eu uso. Se você assistiu o vídeo todo…
@@mariotrentim eu falei do título, não do vídeo.
Ótimo vídeo! Me ajudou muito!! Vc falou de um livro, pode deixar o nome por escrito por favor? Tenha um ótimo sábado 😘🙏❤️
Vou atualizar na descrição
E porque não um video a dizer porque o Pomodoro funciona?
?
Muito Didático ! Obgd
Obrigado :) compartilhe
não sei se me seria produtivo interromper o estudo quando estou focado... depois de distraído, uma distração puxa a outra kk
Muito bom valeuuu!
Disponha!
@@mariotrentim posso usar tambem pra fazer as coisas em casa ? , tipo lavar loucas , cuidar do eu irmao que nao anda , limpar casa ? É possivel tambem ?
Cara, deu bug aqui. "Não funciona, eu uso, vc usa errado, ensino a usar." Caraca, q confusão p fazer um vídeo chamar a atenção.
Reinventou a roda..
Sim…
Muito bom!
Obrigado
Para ter sucesso no uso da técnica do Pomodoro:
1) Definir um objetivo para aquele Pomodoro.
Medir a produtividade dentro de um Pomodoro específico;
2) Ter um planejamento. Agrupar as atividades em coisas parecidas, por afinidade (Em blocos ou temas);
3) Parar os pomodoros assim que estiver cansado ou sem energia.
Eu: vou fazer pomodoro pra não procrastinar
Eu tbm: procrastinando tentando esvolher qual app, música, e coisas eu vou fazer entre cada pomodoro e perco facilmente 2hrs do meu dia sem fazer nada
Dureza
nossa muito bom, me ajudou bastante
Compartilhe😊
Pomodoro nao era pra descansar ???
descansar...
@@mariotrentim ?
tem que ter ideias construtivas.
sim, comentarios construtivos ;)
Perca de tempo esse vídeo. O cara começa dizendo que o método não funciona e depois descreve o método dele, que é próprio Pomodoro.
Pra mim funciona muito bem.
Claro que funciona. Se 25 minutos é pouco, é só você fazer mais.
Eu diminui pra 20 min, não consigo me concentrar por 25 kkk
Tal como outros métodos, pomodoro não funciona para todos nem em todas as tarefas.
Mas pode funcionar para alguns em certas atividades.
Partir do princípio que não funciona é tão equivocado quanto assumir que funciona sempre para todos.
É isso que o vídeo está dizendo...
Valeu Rubito!!
👍
Brincadeiras a parte, achei muito interessante seu contudo! Muito legal abraço
Melhor técnica.
❤️
As vezes as pessoas não tem nenhuma ideia para conteúdo,aí faz um vídeo desmerecendo o outro
vc é o cara!
Compartilhe 🙏
se nāo funciona porque o comentario?
qual comentario
"3 motivos pelos quais..."