Slides das videoaulas sobre filtração glomerular 👉 produtos.mkfisiologia.com/slides-filtracao-glomerular Transcrição da videoaula (gratuito) 👉 mkfisiologia.com/5-filtracao-glomerular-regulacao-da-taxa-de-filtracao-glomerular-tfg-parte-2 Assista também: INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA DO SISTEMA RENAL 👉 ruclips.net/video/Zn93hOJr5ms/видео.html FUNÇÕES RENAIS BÁSICAS: FILTRAÇÃO, REASORÇÃO E SECREÇÃO 👉 ruclips.net/video/rynIk5YpvTE/видео.html [#1] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: MEMBRANA DE FILTRAÇÃO 👉 ruclips.net/video/ibk_sffdeP8/видео.html [#2] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Como a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) é determinada? 👉 ruclips.net/video/8_Dlg2oSrbo/видео.html [#3] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Como a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) pode ser alterada? 👉 ruclips.net/video/ICDVNMFNyqY/видео.html [#4] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Regulação da Taxa de Filtração Glomerular (TFG) PARTE 1 👉ruclips.net/video/fDC2xG8rvNY/видео.html
Sou de uma faculdade federal que simplesmente se escoram na “metodologia ativa” então eles malmente dão aulas. Graças a Deus, consegui achar seu canal e praticamente tudo de fisiologia que eu estudo nos livros, esclareço com seu canal, muito obrigado professora.
Estou aqui estudando para um seminário de IRA, simplesmente encontrei um dos melhores canais de fisiologia! Obrigada por disseminar conteúdos complexos com tanta qualidade!
Muuuito obrigada pelas aulas, professora! ❤ Sempre tive mta dificuldade com fisio, mas depois de ler o conteúdo, ver os vídeos chega a ser prazeroso pq tudo começa a encaixar 😅
sim, toda opinião é válida, mas aqui no youtube videoaulas muito longas não costumam fazer sucesso.. num curso completo fora do youtube, aí sim pode ser videoaulas mais longas
Boa tarde professora, fiquei confuso com uma questão, no caso de hipotensão, a Angiotensina II causa constrição não seria nas arteríolas Eferentes (e não Aferentes como está no video)? Eu pensei que esse sistema de renina e angiotensina seria para regular a TFG para ela voltar ao normal, ou seja, aumentar o baixo fluxo pra TFG não continuar baixa. Ou é por que em casos de hemorragia/desidratação a resposta é diferente do que uma hipotensão comum, e aí a vasoconstrição realmente é na aferente, para evitar excreção e maior perda de volume?
@@mkfisiologia Olá, obrigado por responder! Isso eu entendi, mas essa ação nas Aferentes é mais proeminente (em comparação com a Eferente), em casos de hemorragia e desidratação? Ou sempre que há liberação de angiotensina 2 ela vai atuar igualmente nas duas arteríolas de maneira uniforme?
@@merlimmillenium1917 até onde eu sei, tem estudos que mostram maior efeito da angiotensina nas arteríolas eferente e outros que mostram que a diferença entre os efeitos da ANGII sobre as arteríolas eferentes e aferentes é mínima. É necessário uma busca na literatura científica para responder a sua pergunta.
No momento 9;29 você fala que a angiotensina 2 faz a vasoconstrição das arteríolas aferentes, no entanto, na ultima edição do Guytton e hall fisiologia médica, na pagina 337 do pdf fala que são das eferentes, estou com bastante dúvida, a vasoconstrição da arteríolas eferentes pode sim aumentar a resistência periférica e assim a Pa, mas ela não iria reter mais água na Capsula Glomerular. Por favor, quando puder, me retornar.
Angiotensina faz vasoconstrição tanto da arteríola aferente quanto da eferente. Mas aqui damos mais foco nas arteríolas aferentes. Para saber mais sobre as eferentes, só consultar os livros indicados na descrição do vídeo. Abraço!
vc está correto. A angiotensina 2 atua sobretudo nas arteríolas eferentes, de forma a aumentar a TGF, e nao diminuir. Pense bem, num paciente hipovolêmico/hipotenso, qual o sentido de um mecanismo regulatório que limita ainda mais o fluxo sanguíneo pelos glomérulos? Adoro os vídeos dela, mas neste ela errou.
@@otaviodeoliveirarossi7122 em um paciente hipovolêmico grave o corpo diminuiu ou impede a formação de urina, ou seja, diminuiu a TFG, para não perder mais líquido.
Você está lendo isso tudo , é impossível verbalizar todos esses termos, sem contar ainda entender tudo isso que esta falando, ou você é uma gênia que veio do planeta do Ultra Seven.😮
eu estava vendo no Guyton um esquema em que ele coloca que se diminui pressão arterial tem a ação tanto em cima da arteríola aferente diminuindo a resistência dela quanto atuando na liberação da renina -> angiotensina II -> que age em cima das arteríola eferentes causando uma vasoconstrição. Minha dúvida é: Você diz no vídeo que a angiotensina II vai atuar mais quando a pressão cai abaixo de um nível que a autorregulação só do rim não seria suficiente. Então, significa que se houvesse uma queda de pressão que não fosse tão baixa, a atuação se restringiria somente na redução da resistência das arteríolas aferentes?
A décima segunda edição do Guyton diz algo diferente sobre a angiotensina II. Diz que a ação dela é mais potente nas arteríolas eferentes, o que causaria um aumento na pressão glomerular. Não sei se é uma desatualização dessa edição, mas fiquei confuso. Se alguém souber responder, dá um help aí
Sim, também já vi essa informação. Mas como ela também causa vasoconstrição na arteríola aferente, o fluxo sanguíneo renal diminui (menos sangue chega nos glomérulos, menos sangue pode ser filtrado). E outra coisa importante, é que o fato da angiotensina II diminuir o fluxo sanguíneo renal, o processo de reabsorção de Na+ e água é favorecido, evitando a perda de líquidos. Todas essas ações contribuem para a manutenção do volume sanguíneo e da pressão arterial.
Tive uma dúvida, então tanto quando a P.A. está Alta, quanto quando a P.A está muito baixa as arteríolas aferentes dos rins se contraem da mesma forma?
Não entendi porque você acha que quando a PA está muito alta as arteríolas aferentes dos rins irá se contrair da mesma forma que quando a PA está muito baixa. Pode me explicar melhor o seu raciocínio?
Professora, quando você se refere a pressão arterial, o mecanismo geral de regulação do corpo para diminuir a pressão não é a vasodilatação, ou seja, aumento do diâmetro do vaso? Pq o mecanismo miogênico, sistema renal, causa vasoconstrição?
Então, a ideia é que o reflexo miogênico é um reflexo AUTORREGULATÓRIO da TFG (e não da PAM!!!), ou seja, ele existe para manter a taxa de filtração glomerular constante independentemente da pressão arterial média da pessoa. Vamos pensar o que aconteceria se esse reflexo não existisse. Quando a PA média aumentasse, a pressão hidrostática dos capilares glomerulares aumentaria consideravelmente, aumentando a taxa de filtração glomerular, o que aumentaria o estresse causado ao glomérulo e ao néfron como um todo. Quando a PA média diminuísse, a pressão hidrostática dos capilares glomerulares diminuiria consideravelmente, diminuindo a taxa de filtração glomerular, ou seja, a tua atividade renal diminuiria e metabólitos iriam se acumular no sangue. Ambos os casos são indesejáveis, não concorda? Então o reflexo miogênico vai atuar da seguinte forma: Aumentou a PA média? Num primeiro momento a taxa de filtração glomerular iria subir, mas as arteríolas aferentes são estiradas pelo aumento de pressão e contraem (ativação de canais de cálcio por estiramento), diminuindo o fluxo de sangue e trazendo a taxa de filtração glomerular de volta pra normalidade. Diminuiu a PA média? Num primeiro momento a taxa de filtração glomerular iria diminuir, mas as artériolas aferentes serão menos estiradas porque a pressão caiu, logo alguns canais de cálcio irão fechar e ela ficará menos contraída, i.e. dilatará, aumentando o fluxo de sangue e trazendo a taxa de filtração glomerular de volta pra normalidade. Percebeu a homeostase? Essa é a função do reflexo miogênico. Ele não tem função de controlar a pressão arterial média e sim de manter estável a TFG aconteça o que acontecer com a PAM.
O rim terá outros mecanismos de controle da PA média a longo prazo através da atuação de hormônios como a aldosterona e a vasopressina (ADH) nos túbulos renais. Esses hormônios irão ativar a transcrição de genes associados a canais iônicos de membrana dos túbulos renais que implicarão em maior reabsorção de água, a fim de elevar a pressão arterial. Se a PA média cair, esses hormônios serão mais liberados, fazendo o rim reabsorver mais água e aumentando a pressão. Se a PA média subir, esses hormônios serão menos liberados, fazendo rim reabsorver menos água e diminuindo a pressão.
Se não confia na abordagem do seu médico, consulte um outro médico. Não é no youtube que você vai encontrar a resposta para essa pergunta, pois esse tipo de resposta quem vai te dar é um médico que pode avaliar o seu caso de perto.
@@mkfisiologia desculpe só preciso de orientação pois não tenho condições de ficar indo em médico não, só queria saber opinião e oque fazer pra não piorar , consulta pra especialidades demora até um ano pra sair consulta 😏
@@AdemirBorgespinheiro a minha orientação é procurar um médico, não tem outra orientação melhor, infelizmente. Eu sou professora, ensino estudantes da área da saúde como o corpo funciona, não sou formada para dar orientações médicas. Pessoas sem essa formação não deve sair por aí dando esse tipo de orientação. Aliás, tome muito cuidado, evite seguir orientações de quem não médico ou outro tipo de profissional capacitado pra isso.
Prof, então a alteração de pressão arterial só influencia o TFG quando MUITO alterada? um paciente hipertenso com 16/12 não vai ter alteração significativa?
Professora, me tira uma dúvida? Pq geralmente alguns dizem SRAA? vi que não mencionou a aldosterona no vídeo, ela participa separadamente? Ou no meio do processo ela é estimulada pela angiotensina II e atua junto?
Tanto faz Natalia. Prefiro usar SRAA qdo quero falar especificamente dos efeitos mediados pela aldosterona. Aqui eu estou falando do efeitos mediados pela angiotensina II, alem da liberação de aldosterona.
Slides das videoaulas sobre filtração glomerular 👉 produtos.mkfisiologia.com/slides-filtracao-glomerular
Transcrição da videoaula (gratuito) 👉 mkfisiologia.com/5-filtracao-glomerular-regulacao-da-taxa-de-filtracao-glomerular-tfg-parte-2
Assista também:
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA DO SISTEMA RENAL 👉 ruclips.net/video/Zn93hOJr5ms/видео.html
FUNÇÕES RENAIS BÁSICAS: FILTRAÇÃO, REASORÇÃO E SECREÇÃO 👉 ruclips.net/video/rynIk5YpvTE/видео.html
[#1] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: MEMBRANA DE FILTRAÇÃO 👉 ruclips.net/video/ibk_sffdeP8/видео.html
[#2] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Como a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) é determinada? 👉 ruclips.net/video/8_Dlg2oSrbo/видео.html
[#3] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Como a Taxa de Filtração Glomerular (TFG) pode ser alterada? 👉 ruclips.net/video/ICDVNMFNyqY/видео.html
[#4] FILTRAÇÃO GLOMERULAR: Regulação da Taxa de Filtração Glomerular (TFG) PARTE 1 👉ruclips.net/video/fDC2xG8rvNY/видео.html
Sou de uma faculdade federal que simplesmente se escoram na “metodologia ativa” então eles malmente dão aulas. Graças a Deus, consegui achar seu canal e praticamente tudo de fisiologia que eu estudo nos livros, esclareço com seu canal, muito obrigado professora.
Tamo junto 💪
Estou aqui estudando para um seminário de IRA, simplesmente encontrei um dos melhores canais de fisiologia! Obrigada por disseminar conteúdos complexos com tanta qualidade!
Eu que agradeço o comentário Bruna. Fico feliz em saber que está gostando do conteúdo por aqui. Abraço e faço um bom seminário!
Excelente aula!!
Excelente aula!!
Excelente aula!!
Valeu!
Valeu!
Valeu!
Linda, uma excelente didática...bom a melhor que ja vi, Parabéns pelo ótimo conteúdo!
Muito obrigada pelo comentário. Abraço e bons estudos!
Meu deus @mk eu nunca te amei tanto! Me salvando sempre!!
Fico feliz em ajudar, abraço e bons estudos!
Eu amo as aulas!
Que bom Paula, fico muito feliz em saber. Obrigada por se tornar membro do canal! Bons estudos!
Muuuito obrigada pelas aulas, professora! ❤
Sempre tive mta dificuldade com fisio, mas depois de ler o conteúdo, ver os vídeos chega a ser prazeroso pq tudo começa a encaixar 😅
Exato, quando as coisas começam a fazer sentido fica muito prazeroso estudar! Bons estudos!
Eu te amo, entenda!!!
Entendido 😂😅
obrigada professora, aula muito boa 🥰 sou da medicina veterinária, e mesmo assim ajudou muito
ah que bom saber que as aulas também consegue ajudar os futuros médicos veterinários, abraço e bons estudos!
Ótima aula! Tá me ajudando muito a reforçar os conteúdos da faculdade de biomedicina
Fico feliz em ajudar Amanda. Abraço e bons estudos!
show!! sigo na maratona de renal
Força 💪
boa aula, professora!
Valeu Mateus ✌️
Excelente aula!!
Obrigada Andreza! Abraço e bons estudos!
Aula incrível!!!!
Que bom que gostou Roberto. Abraço e bons estudos!
Explicação Top!!
Que bom que gostou. Abraço e bons estudos!
Muito bom
Você é muito top, só não precisava ter separado em tantos vídeos
Pq fica muito ruim tu ganha ao 2 min fazendo a sua introdução e alem de recapitular oq Ja foi falado nos outros vídeos
sim, toda opinião é válida, mas aqui no youtube videoaulas muito longas não costumam fazer sucesso.. num curso completo fora do youtube, aí sim pode ser videoaulas mais longas
Boa tarde professora, fiquei confuso com uma questão, no caso de hipotensão, a Angiotensina II causa constrição não seria nas arteríolas Eferentes (e não Aferentes como está no video)?
Eu pensei que esse sistema de renina e angiotensina seria para regular a TFG para ela voltar ao normal, ou seja, aumentar o baixo fluxo pra TFG não continuar baixa.
Ou é por que em casos de hemorragia/desidratação a resposta é diferente do que uma hipotensão comum, e aí a vasoconstrição realmente é na aferente, para evitar excreção e maior perda de volume?
Olá! Eu disse no vídeo que focaria apenas nas arteriolas aferentes. Angiotensina age nas duas.
@@mkfisiologia
Olá, obrigado por responder!
Isso eu entendi, mas essa ação nas Aferentes é mais proeminente (em comparação com a Eferente), em casos de hemorragia e desidratação? Ou sempre que há liberação de angiotensina 2 ela vai atuar igualmente nas duas arteríolas de maneira uniforme?
@@merlimmillenium1917 até onde eu sei, tem estudos que mostram maior efeito da angiotensina nas arteríolas eferente e outros que mostram que a diferença entre os efeitos da ANGII sobre as arteríolas eferentes e aferentes é mínima. É necessário uma busca na literatura científica para responder a sua pergunta.
@@mkfisiologiaMuuuito obrigado!! 💚💚💚💚
No momento 9;29 você fala que a angiotensina 2 faz a vasoconstrição das arteríolas aferentes, no entanto, na ultima edição do Guytton e hall fisiologia médica, na pagina 337 do pdf fala que são das eferentes, estou com bastante dúvida, a vasoconstrição da arteríolas eferentes pode sim aumentar a resistência periférica e assim a Pa, mas ela não iria reter mais água na Capsula Glomerular. Por favor, quando puder, me retornar.
Angiotensina faz vasoconstrição tanto da arteríola aferente quanto da eferente. Mas aqui damos mais foco nas arteríolas aferentes. Para saber mais sobre as eferentes, só consultar os livros indicados na descrição do vídeo. Abraço!
ook, obrigadoo
@@mkfisiologia
vc está correto. A angiotensina 2 atua sobretudo nas arteríolas eferentes, de forma a aumentar a TGF, e nao diminuir. Pense bem, num paciente hipovolêmico/hipotenso, qual o sentido de um mecanismo regulatório que limita ainda mais o fluxo sanguíneo pelos glomérulos? Adoro os vídeos dela, mas neste ela errou.
@@otaviodeoliveirarossi7122 em um paciente hipovolêmico grave o corpo diminuiu ou impede a formação de urina, ou seja, diminuiu a TFG, para não perder mais líquido.
Você está lendo isso tudo , é impossível verbalizar todos esses termos, sem contar ainda entender tudo isso que esta falando, ou você é uma gênia que veio do planeta do Ultra Seven.😮
eu estava vendo no Guyton um esquema em que ele coloca que se diminui pressão arterial tem a ação tanto em cima da arteríola aferente diminuindo a resistência dela quanto atuando na liberação da renina -> angiotensina II -> que age em cima das arteríola eferentes causando uma vasoconstrição.
Minha dúvida é:
Você diz no vídeo que a angiotensina II vai atuar mais quando a pressão cai abaixo de um nível que a autorregulação só do rim não seria suficiente. Então, significa que se houvesse uma queda de pressão que não fosse tão baixa, a atuação se restringiria somente na redução da resistência das arteríolas aferentes?
somente é uma palavra muito forte.. trocaria "somente" por "principalmente"
A décima segunda edição do Guyton diz algo diferente sobre a angiotensina II. Diz que a ação dela é mais potente nas arteríolas eferentes, o que causaria um aumento na pressão glomerular. Não sei se é uma desatualização dessa edição, mas fiquei confuso. Se alguém souber responder, dá um help aí
Sim, também já vi essa informação. Mas como ela também causa vasoconstrição na arteríola aferente, o fluxo sanguíneo renal diminui (menos sangue chega nos glomérulos, menos sangue pode ser filtrado). E outra coisa importante, é que o fato da angiotensina II diminuir o fluxo sanguíneo renal, o processo de reabsorção de Na+ e água é favorecido, evitando a perda de líquidos. Todas essas ações contribuem para a manutenção do volume sanguíneo e da pressão arterial.
@@mkfisiologia Dúvida perfeitamente sanada. Obrigado!
Tive uma dúvida, então tanto quando a P.A. está Alta, quanto quando a P.A está muito baixa as arteríolas aferentes dos rins se contraem da mesma forma?
Não entendi porque você acha que quando a PA está muito alta as arteríolas aferentes dos rins irá se contrair da mesma forma que quando a PA está muito baixa. Pode me explicar melhor o seu raciocínio?
Professora, quando você se refere a pressão arterial, o mecanismo geral de regulação do corpo para diminuir a pressão não é a vasodilatação, ou seja, aumento do diâmetro do vaso? Pq o mecanismo miogênico, sistema renal, causa vasoconstrição?
Então, a ideia é que o reflexo miogênico é um reflexo AUTORREGULATÓRIO da TFG (e não da PAM!!!), ou seja, ele existe para manter a taxa de filtração glomerular constante independentemente da pressão arterial média da pessoa.
Vamos pensar o que aconteceria se esse reflexo não existisse.
Quando a PA média aumentasse, a pressão hidrostática dos capilares glomerulares aumentaria consideravelmente, aumentando a taxa de filtração glomerular, o que aumentaria o estresse causado ao glomérulo e ao néfron como um todo.
Quando a PA média diminuísse, a pressão hidrostática dos capilares glomerulares diminuiria consideravelmente, diminuindo a taxa de filtração glomerular, ou seja, a tua atividade renal diminuiria e metabólitos iriam se acumular no sangue.
Ambos os casos são indesejáveis, não concorda? Então o reflexo miogênico vai atuar da seguinte forma:
Aumentou a PA média? Num primeiro momento a taxa de filtração glomerular iria subir, mas as arteríolas aferentes são estiradas pelo aumento de pressão e contraem (ativação de canais de cálcio por estiramento), diminuindo o fluxo de sangue e trazendo a taxa de filtração glomerular de volta pra normalidade.
Diminuiu a PA média? Num primeiro momento a taxa de filtração glomerular iria diminuir, mas as artériolas aferentes serão menos estiradas porque a pressão caiu, logo alguns canais de cálcio irão fechar e ela ficará menos contraída, i.e. dilatará, aumentando o fluxo de sangue e trazendo a taxa de filtração glomerular de volta pra normalidade.
Percebeu a homeostase? Essa é a função do reflexo miogênico. Ele não tem função de controlar a pressão arterial média e sim de manter estável a TFG aconteça o que acontecer com a PAM.
O rim terá outros mecanismos de controle da PA média a longo prazo através da atuação de hormônios como a aldosterona e a vasopressina (ADH) nos túbulos renais.
Esses hormônios irão ativar a transcrição de genes associados a canais iônicos de membrana dos túbulos renais que implicarão em maior reabsorção de água, a fim de elevar a pressão arterial.
Se a PA média cair, esses hormônios serão mais liberados, fazendo o rim reabsorver mais água e aumentando a pressão. Se a PA média subir, esses hormônios serão menos liberados, fazendo rim reabsorver menos água e diminuindo a pressão.
Obrigada pela resposta Gabriel, arrasou!
Ficou muito claro, principalmente colocando as duas situações. Muito obrigada Gabriel!
Boa noite
Meu exame deu creatinina 1.5 e Tfg 56 , oque faço pra melhorar isso médico só tirou antibiótico mas nada
Se não confia na abordagem do seu médico, consulte um outro médico. Não é no youtube que você vai encontrar a resposta para essa pergunta, pois esse tipo de resposta quem vai te dar é um médico que pode avaliar o seu caso de perto.
@@mkfisiologia desculpe só preciso de orientação pois não tenho condições de ficar indo em médico não, só queria saber opinião e oque fazer pra não piorar , consulta pra especialidades demora até um ano pra sair consulta 😏
@@AdemirBorgespinheiro a minha orientação é procurar um médico, não tem outra orientação melhor, infelizmente. Eu sou professora, ensino estudantes da área da saúde como o corpo funciona, não sou formada para dar orientações médicas. Pessoas sem essa formação não deve sair por aí dando esse tipo de orientação. Aliás, tome muito cuidado, evite seguir orientações de quem não médico ou outro tipo de profissional capacitado pra isso.
Prof, então a alteração de pressão arterial só influencia o TFG quando MUITO alterada? um paciente hipertenso com 16/12 não vai ter alteração significativa?
No geral sim, pequenas alterações que acontecem normalmente (fisiológico) vai ser compensado pela autorregulação.
Vc tem auls de histologia também?
Para histologia eu recomendo o canal Anatomia e etc. Lá tem videoaulas de histologia. Abraço!
Professora, me tira uma dúvida? Pq geralmente alguns dizem SRAA? vi que não mencionou a aldosterona no vídeo, ela participa separadamente? Ou no meio do processo ela é estimulada pela angiotensina II e atua junto?
Tanto faz Natalia. Prefiro usar SRAA qdo quero falar especificamente dos efeitos mediados pela aldosterona. Aqui eu estou falando do efeitos mediados pela angiotensina II, alem da liberação de aldosterona.
@@mkfisiologia obrigada
divA DemaAAAAAAAAAAAAAiiiisssssssssss
Aaaaah obrigaaaadaaaa 🥰