Na qualidade quem ganha é a moringa disparado devido a todos os nutrientes q ela fornece. Mas em região muito seca não vai bem. Na questão produtividade e resistencia a gliricidia é a melhor. Sobre a palaptibilidade tem q haver a adaptação dos animais.
Bem. Se o foco é produção em sequeiro. A moringa não ganha. Se vc considerar a palatabilidade, fator primordial, Gliricídia tá fora. Quanto a tal adaptação, tô doido que apareça alguém ensinando. São cinco, seis de uso, nem ovinos, nem bovinos consomem.
Meus parabéns pelo vídeo, muito informativo e útil. Mostra a sua realidade! Muito bom mesmo! Vejo muitos vídeos prometendo “milagres” com as 3 plantas. São muito úteis, mas tem sim suas limitações. Muitos postam vídeos como se fosse mil maravilhas.
Olá, vejo que o solo está totalmente sem cobertura. Uma dica é assistir vídeos sobre agrofloresta ou agricultura sintrópica e verá como a produção de moringa, Leucena e Gliricídia pode ser feita em sistema de abundância e resiste à seca. Eu indico os vídeos do CEPEAS e também do canal de Antônio Gomides. Abraço aqui de seu conterrâneo potiguar.
Bom dia. Chamo apenas a atenção que atividades de sequeiro, sem a presença de irrigação, na época seca, é essa a visão. Talvez seja chocante para aqueles que não vivenciam o Semiárido, mas, nessa zona, é cenário comum e transitório, vem as chuvas e o retrato muda. Lembrando que na área está implantado apenas um banco de proteínas, que consiste na presença das Lenhosas, neste caso, para esse sistema, como está, Leucena e Gliricídia, apresentam boa produção anual, diferentemente da Moringa.
Muito boas informações. Obrigado. Vou far meu pitaco também. Eu acho que moringa é moda. Gliricidia é bom pra adubar a terra. Leucena é melhor em tudo, é só olhar os bichos comendo. Só não pode usar Leucena demais por conta de algum composto antinutricional que ela tem e eu esqueci agora rsrrsrrrs. Mas é isso, com cuidado eu vou de Leucena e lembrando que a diferença entre remédio e veneno é a dosagem. 🖖
Foi bom observar o seu comentário porque foi o mais próximo da nossa realidade. Porque quando se irriga é como sopa de pedra bem temperada, fica gostosa.
Experiência. A moringa atrai formigas. Tem que prevenir e acompanhar. Cresce rápido mas com poucas folhas. A gliricidia é mais resistente e muita folha.
Estou utilizando a Gliricidia como complemento na ração de bovinos. No início utilizei misturado com capim e outros concentrados. Hoje quando o gado tem contato com o pé de Gliricidia eles devoram quase que completamente. É preciso realizar um período de adaptação, além disso, a gliricidia não pode ser ofertada sozinha. Estou implementando uma cultura de gliricidia consorciado com capim massai aqui no agreste da Paraíba.
Já vi vários vídeos de produtores rurais falando muito bem da Gliricídia , inclusive sobre palatabilidade , verde , fenada ou como silagem . Também vi o gado comendo diretamente nos arbustos . Em quem acreditar ???
@@joaoroquegomessoares4023isso é algo que varia conforme o clima, a precipitacao, microflora ruminal, vegetacao,etc..Exemplo temos uma propriedade em que cresciam palmas selvagens sobre os lajedos e o gado nao consumia.Quando vieram reses de outra propriedade, estas consumiam a palma de espinhos
Essa região sem um start de irrigação básico de 2 anos,fiça anos luz do que pode ser. Um start de irrigação com o cultivo sintrópico agroflorestal adaptados a região, muda esse cenário de desolação
Franklin. Tudo bem? Onde se vê desolação, pode-se ver renovação. O bioma Caatinga é um bioma que exige adaptação dos seres que o habitam. Sejam animais ou vegetais. Podemos transformar, com a palavra enfrentamento em mente, ou podemos conviver. A diferença do primeiro para o segundo é a perpetuação das ações. O uso de animais e planatas adaptadas, na nossa visão, é o caminho. Forte abraço.
Fiz o plantio de gliricidia mas infelizmente minhas ovelhas não comem de jeito nenhum, já a moringa elas adoram, mas a moringa no período do verão, não tem folhas, mas tenho um plantio de coqueiro, vou testar a gliricidia como adubo verde nesses coqueiros, espero que dê certo
Nas nossas condições: Gliricídia vai de boa no sequeiro; Leucena pode ter produtividade ampliada com irrigação, mas, passa pela seca; Moringa é inviável em sequeiro.
Parabéns pelo vídeo, muito útil, tenho um pequeno sitio, estou plantando as três leguminosas para alimentação de ovinos (plantio de sequeiro), a gliricídia só tem boa aceitação pelos animais até os 90 dias da rebrota, a leucena e a moringa tem melhor palatabilidade. estou testando também uma 4 leguminosa, está tá surpreendendo tanto na palatabilidade como na produção de matéria verde é a tithonia diversifolia (margaridão , girassol mexicano).
Vídeo bacana, mas tem q dizer em qual circunstância e período q foi plantado, a moringa com certeza não tem a mesma força da leucenaa, porém a leucena tem toxidade e vira praga tbm, então tem q analisar tudo com calma. A moringa se for tratada pra se estabelecer, não tem outra melhor.
Moro no Piauí, caatinga bruta, plantei uns 15 pés de moringa no final do inverno, tão lá até hoje verdinha, lá uma vez pego uma mangueira e saio colocando água, mas isso é lá uma vez, tá atravessando a seca toda verde e crescendo tbm, acredito que quando as chuvas chegarem ela desponta. Obs.. Não fiz correção de solo nem nada.
@@marcondebarbosa4029 fala meu amigo. Beleza?! Rapaz. Se a Leucena virasse "praga" aqui seria "milagre". Talvez em áreas mais úmidas e não manejadas, realmente isso se configure, aqui não. A condição de plantio foi igual entre as espécies. Sigamos. Obrigado pela interação. Abraços.
@@marcondebarbosa4029 sim. Quanto a toxicidade da leucena, são condições de falhas de manejo, se bem trabalhado, permitindo na mesma área várias opções de forrageiras, incluindo o capim ou pasto nativo, não terá problema.
Interessante seu video; faltou apenas a informação acerca do índice pluviometrico, bem como a distribuicao das chuvas, se são muito concentradas, mais distribuidas...no mais comente sobre esta variedade de andu - Mandarim- que a Embrapa liberou
@@firmianocelsomendesdeolive8930 boa noite. Bom Jesus-RN integra o trópico semiárido, embora esteja no Agreste Potiguar. As chuvas regulares vão de março a junho, com médias de 740 anuais. Quanto a variedade. Ainda desconheço. Conte-nos mais. Forte abraço!
@@fazendainga boto fé e alimento para gado que a gente pode comer também. Desses aí, a moringa pode ser usada em salada etc., a leucemia parece mais palatavel na seca, aqui na minha região (nordeste de Minas, Vale do Jequitinhonha) o gado come mas não com tanto apetite. Com irrigação gosto de plantar girassol,que dá uma excelente silagem, planta rica em óleo muito boa para complementar dieta de vacas paridas e sentidas durante a seca, milho, mandioca, andu, cana.Esse andu mandarim ainda não plantei mas parece muito rico em folhagem, con copa muito densa.E planto capiacú também irrigado para fornecer picado no cocho.Grande abraço amigo, me lembrei de inscrever no seu canal!!
@@fazendaingaboto fé em alimento para gado que a gente também possa consumir.Das tres, a Moringa presta-se ao consumo em saladas etc.A leucaena é consumida mais no periodo seco aqui em Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha MG, nao sendo tao palatavel.Gliricidia nao conheço.Gosto do girassol para plantio com rega, que da uma excelente silagem, planta rica em óleo de qualidade, boa para suplementacao de vacas paridas sentidas na seca.Para levantar gado muito fraco,acho que nao existe ração melhor que mandioca, raizes e folhas.Aprecio tambem Milho, Andu,Cana e Capiaçu.O Andu Mandarim parece ter muita folha, copa muito densa.Grande abraco,lembrou-me de inscrever no canal.
Tudo que eu tentei aqui em Goiás, não funcionou...... apaixonado pelas coisas do nordeste..... trouxe palma forrageira (miúda), o gado não come nem a pau..... moringa oleifera, o gado prefere capim seco.......a única coisa que comeram relativamente bem foi vagem de Algaroba..... agora uma pergunta....qual planta é mais palatável para o gado, gliricidia ou moringa ?????
@@jcvflorestal5643 quanto a palatividade vai a sequência de preferência: Moringa, Leucena e Gliricídia. Agora como vc menciona algumas dificuldades de consumo, talvez seja necessário condicionar o gado, ensinar, insistir. Tenho muito problema com o consumo da Gliricídia.
Deus abençoe seu trabalho irmão. Eu tenho. Lucas plantas das três. Realmente em condições de sequeiro.a moringa fica um pouco atrás . Jja a leucena tem um bom rebroto mesmo no período seco. A gliricidia também produz bastante biomassa fazendo a pode de formação certinha . Ela emite bastante broto .. e sobre a paratabilidade. Tem q acostumar os animais a come-la
Parabéns pelo vídeo. Eu estou aqui no sertão baiano. Com relação a gliricídia, as minhas vacas come bem. já a leucena eu nunca testei por pensar que ela tem um crescimento muito lento e tenho dúvidas com relação a produção de forragens por hectare. Já a moringa eu comecei a fazer algumas mudas a para fazer testes. Eu tenho notado que ela tem um crescimento bacana. Com relação a produção de folhas, há quem afirme que a falta de poda tem nos levado ao falso entendimento de que ela não é produtiva. Eu vou testar para poder falar com conhecimento da causa dentro da minha realidade em sequeiro.
DE A qual SUA REGIÃO ? PRECISO DE MUDAS DÁ GLICIDIA ? P0UCOS MUDAS 6 MUDAS É SUFICINTE PRAMIM COMEÇAR A PLANTAR GLICIDIA ? SOU REGIĂO DÊ SORICABA S.P ? MI AJUDEM VQUEM SOUBÉR ONDE ÉU ADQUIRO MUDAS DÊ GLIRICIDIA
Moro no interior de Pernambuco, preciso começar a platar esses leguminosas em minha propriedade. Estou situado no seminário. A verdade é que estou precisando de orientação de como devo começar. Os amigos do calor se poder me auxiliar, eu ficarei muito grato.
Primeiro passo é querer. Me parece que vc já deu esse passo. Segundo, verificar a área para implantação, depois comprar as sementes, preparar as mudas e executar o transplante para o local definitivo. É possível plantar direto, dependendo dos cuidados que vc consiga dar nos primeiros dias/semanas. Quanto as opções. Gliricídia, Leucena e Moringa, além de sabiá, são algumas das opções.
@@fazendainga obrigado amigo pela atenção, tenho alguns pés de leucena, quando chove, observo que nasce bastante mudas, não sei seria o caso de aproitar esses mudas e começar um platiu. A outra que gostaria de mexer, seria a moringa, essa não disponho de sementes. Obrigado e forte abraço.
É possível. Mas, deve ter a matéria seca ajustada. Possivelmente com uso consorciado com milho ou capim, mais úmidos, ou com adição de água e ou melaço.
Amigo, muito bom o seu experimento!! Me tirou já a dúvida sobre a leucena e moringa. No caso do pastejo direto, tem algum problema dos animais comerem laucena demais? E já experimentou a pornunça?
A algaroba é plenamente adaptada. Agora. É uma planta de extrato arbóreo, ou seja, vira árvore. Possui uma boa produção de vagem. O problema que a algaroba ficou um tanto estigmatizada por duas coisas. Uma: ela pode provocar intoxicação em caso de concentração de consumo. Duas: ela possui características de planta dominante/invasora. Nada impedi seu uso. Mas é preciso manejo. De minha parte. Não estou no time da estigmatização/condenação da algaroba. Considero utilizá-la, sim.
Com relação a virar arvore estava vendo em um livro q o manejo e cortar o tronco com 1.70 e 1.80….agora tava vendo mesmo q teve gente q perdeu cavalos e até bovinos por conta desse tanino…infelizmente n existe a arvore perfeita
@@ptbn10 Provavelmente a toxidade da algaroba ocorra pela presença de alcalóides piperidínicos, que causariam vacuolização neuronal, com lesão do nervo trigêmeo, provocando a cara torta, principalmente em bovinos e caprinos (com mais de 30% na dieta). Tava vendo aqui as recomendações de podas e o espaçamento. É de se considerar.
@@ptbn10 cada área uma realidade. Se vc partir para sequeiro, numa área como a minha, talvez tenha problemas. Se antecipe. Busque ações para dar melhores condições de umidade para ela.
Bom dia. Você pode ofertar de diversas maneiras, in natura: Pastejo direto, no cocho; triturada: pura ou misturada com outras forrageiras; em forma de feno (desidratada) ou ainda em forma de silagem, pura ou misturada (mais comum).
@@joaosegundo8879 pois é. Não é. O agreste tem seus desafios. Chove tão pouco quanto o sertão, sem altitude, sem grandes reservatórios de água e sem água subterrânea, seja em abundância, seja em qualidade.
@@ernandodias5381 você é de qual região do Brasil? Estamos situados no trópico Semiárido, zona de caatinga, maioria das espécies são caducifolias, perdem suas folhas, aliás, algo compartilhado também com a gliricídia e a Leucena, exóticas. Tem um vídeo recente desta mesma área, veja o quão diferente é nas chuvas.
O que fizemos foi dar um manejo uniforme entre as três. Gliricídia, Leucena e Moringa. Ela realmente precisa de um tratamento diferenciado. Não aguenta o batidão das demais. Por isso, no vídeo, deixamos para o telespectador, as conclusões.
muito bom estou plantando a gliricidia para misturar com a palma forrageira para servir no cocho vamos ver o que vai dar parabéns pelo video tamo junto.
Na qualidade quem ganha é a moringa disparado devido a todos os nutrientes q ela fornece. Mas em região muito seca não vai bem.
Na questão produtividade e resistencia a gliricidia é a melhor.
Sobre a palaptibilidade tem q haver a adaptação dos animais.
Bem. Se o foco é produção em sequeiro. A moringa não ganha. Se vc considerar a palatabilidade, fator primordial, Gliricídia tá fora. Quanto a tal adaptação, tô doido que apareça alguém ensinando. São cinco, seis de uso, nem ovinos, nem bovinos consomem.
@@fazendainga no canal fidelis fernandes ele fornece aos animais o senhor poderia pedir algumas dicas de como fornecer.
Meus parabéns pelo vídeo, muito informativo e útil. Mostra a sua realidade! Muito bom mesmo! Vejo muitos vídeos prometendo “milagres” com as 3 plantas. São muito úteis, mas tem sim suas limitações. Muitos postam vídeos como se fosse mil maravilhas.
Esse é o nosso intuito. Mostrar a realidade para que outros produtores possuam informações úteis para tomada de decisões. Obrigado e forte abraço.
Pode vê que aqueles que promete milagre com essas plantas,eles vendem muda ou semente kkkkk
Aqui no Sítio Esperança temos duas a leucena e a gliricidia, mais eu estou achando que a gliricidia é melhor
Bom dia Eu vou começar a plantar um pouco de cada nesse inverno com fé em Deus,
Boa sorte,@@alcirodrigues4402
Olá, vejo que o solo está totalmente sem cobertura. Uma dica é assistir vídeos sobre agrofloresta ou agricultura sintrópica e verá como a produção de moringa, Leucena e Gliricídia pode ser feita em sistema de abundância e resiste à seca. Eu indico os vídeos do CEPEAS e também do canal de Antônio Gomides. Abraço aqui de seu conterrâneo potiguar.
Bom dia. Chamo apenas a atenção que atividades de sequeiro, sem a presença de irrigação, na época seca, é essa a visão. Talvez seja chocante para aqueles que não vivenciam o Semiárido, mas, nessa zona, é cenário comum e transitório, vem as chuvas e o retrato muda. Lembrando que na área está implantado apenas um banco de proteínas, que consiste na presença das Lenhosas, neste caso, para esse sistema, como está, Leucena e Gliricídia, apresentam boa produção anual, diferentemente da Moringa.
Muito boas informações. Obrigado. Vou far meu pitaco também. Eu acho que moringa é moda. Gliricidia é bom pra adubar a terra. Leucena é melhor em tudo, é só olhar os bichos comendo. Só não pode usar Leucena demais por conta de algum composto antinutricional que ela tem e eu esqueci agora rsrrsrrrs. Mas é isso, com cuidado eu vou de Leucena e lembrando que a diferença entre remédio e veneno é a dosagem. 🖖
@@LE6ATT0 é a mimosina. No caso, tóxica. Mas, como vc falou, a diferença do veneno e remédio é a dose.
Foi bom observar o seu comentário porque foi o mais próximo da nossa realidade. Porque quando se irriga é como sopa de pedra bem temperada, fica gostosa.
Exatamente, meu amigo!
Experiência. A moringa atrai formigas. Tem que prevenir e acompanhar. Cresce rápido mas com poucas folhas. A gliricidia é mais resistente e muita folha.
Obrigado, Glauco!
Deve ser interessante colocar as galinhas no meio do plantio,assim elas consomem todas as formigas e insetos.
Estou utilizando a Gliricidia como complemento na ração de bovinos. No início utilizei misturado com capim e outros concentrados. Hoje quando o gado tem contato com o pé de Gliricidia eles devoram quase que completamente. É preciso realizar um período de adaptação, além disso, a gliricidia não pode ser ofertada sozinha. Estou implementando uma cultura de gliricidia consorciado com capim massai aqui no agreste da Paraíba.
Parabéns!
ela daria certo, consorciada com capiacu?
Já vi vários vídeos de produtores rurais falando muito bem da Gliricídia , inclusive sobre palatabilidade , verde , fenada ou como silagem . Também vi o gado comendo diretamente nos arbustos . Em quem acreditar ???
@@joaoroquegomessoares4023isso é algo que varia conforme o clima, a precipitacao, microflora ruminal, vegetacao,etc..Exemplo temos uma propriedade em que cresciam palmas selvagens sobre os lajedos e o gado nao consumia.Quando vieram reses de outra propriedade, estas consumiam a palma de espinhos
Olá meu amigo pesquise sobre pornúncia e cratylia argentea, todas perenes.
Mando bem meu rei, vlw.
Obrigado!
Video muito esclarecedor! Muito obrigado!
@@Marcio-pr2fy Valeu!
Parabéns gostei!!!
Mais são plantio para gotejamento e tem uma ótima rentabilidade e nutrientes desejáveis para corte e leite 🥛 tanto no pastejo como no confinamento
Muito bem
Valeu!
Essa região sem um start de irrigação básico de 2 anos,fiça anos luz do que pode ser. Um start de irrigação com o cultivo sintrópico agroflorestal adaptados a região, muda esse cenário de desolação
Franklin. Tudo bem? Onde se vê desolação, pode-se ver renovação. O bioma Caatinga é um bioma que exige adaptação dos seres que o habitam. Sejam animais ou vegetais. Podemos transformar, com a palavra enfrentamento em mente, ou podemos conviver. A diferença do primeiro para o segundo é a perpetuação das ações. O uso de animais e planatas adaptadas, na nossa visão, é o caminho. Forte abraço.
Bem bolado o vídeo parabéns.
Obrigado!
Fiz o plantio de gliricidia mas infelizmente minhas ovelhas não comem de jeito nenhum, já a moringa elas adoram, mas a moringa no período do verão, não tem folhas, mas tenho um plantio de coqueiro, vou testar a gliricidia como adubo verde nesses coqueiros, espero que dê certo
Eu estou iniciando aqui no norte do Piauí
Depende de disponibilidade de Água, solo,e finalidade do uso.Mas tudo é fazer antes um experimento com as três, em pequenas áreas.
Temos que plantar no inverno e em área muito seca irrigar só na epoco da secaa
Nas nossas condições: Gliricídia vai de boa no sequeiro; Leucena pode ter produtividade ampliada com irrigação, mas, passa pela seca; Moringa é inviável em sequeiro.
Muito bom e Muito infortativo o vídeo!
Maravilha!
Obrigado, amigo!
Parabéns pelo vídeo, muito útil, tenho um pequeno sitio, estou plantando as três leguminosas para alimentação de ovinos (plantio de sequeiro), a gliricídia só tem boa aceitação pelos animais até os 90 dias da rebrota, a leucena e a moringa tem melhor palatabilidade. estou testando também uma 4 leguminosa, está tá surpreendendo tanto na palatabilidade como na produção de matéria verde é a tithonia diversifolia (margaridão , girassol mexicano).
Bom saber!
Vc da para o gado?
Vídeo bacana, mas tem q dizer em qual circunstância e período q foi plantado, a moringa com certeza não tem a mesma força da leucenaa, porém a leucena tem toxidade e vira praga tbm, então tem q analisar tudo com calma. A moringa se for tratada pra se estabelecer, não tem outra melhor.
Moro no Piauí, caatinga bruta, plantei uns 15 pés de moringa no final do inverno, tão lá até hoje verdinha, lá uma vez pego uma mangueira e saio colocando água, mas isso é lá uma vez, tá atravessando a seca toda verde e crescendo tbm, acredito que quando as chuvas chegarem ela desponta. Obs.. Não fiz correção de solo nem nada.
@@marcondebarbosa4029 fala meu amigo. Beleza?! Rapaz. Se a Leucena virasse "praga" aqui seria "milagre". Talvez em áreas mais úmidas e não manejadas, realmente isso se configure, aqui não. A condição de plantio foi igual entre as espécies. Sigamos. Obrigado pela interação. Abraços.
@@marcondebarbosa4029 estão sob pastejo? Desejo sucesso.
@@marcondebarbosa4029 sim. Quanto a toxicidade da leucena, são condições de falhas de manejo, se bem trabalhado, permitindo na mesma área várias opções de forrageiras, incluindo o capim ou pasto nativo, não terá problema.
Interessante seu video; faltou apenas a informação acerca do índice pluviometrico, bem como a distribuicao das chuvas, se são muito concentradas, mais distribuidas...no mais comente sobre esta variedade de andu - Mandarim- que a Embrapa liberou
@@firmianocelsomendesdeolive8930 boa noite. Bom Jesus-RN integra o trópico semiárido, embora esteja no Agreste Potiguar. As chuvas regulares vão de março a junho, com médias de 740 anuais. Quanto a variedade. Ainda desconheço. Conte-nos mais. Forte abraço!
@@fazendainga boto fé e alimento para gado que a gente pode comer também. Desses aí, a moringa pode ser usada em salada etc., a leucemia parece mais palatavel na seca, aqui na minha região (nordeste de Minas, Vale do Jequitinhonha) o gado come mas não com tanto apetite. Com irrigação gosto de plantar girassol,que dá uma excelente silagem, planta rica em óleo muito boa para complementar dieta de vacas paridas e sentidas durante a seca, milho, mandioca, andu, cana.Esse andu mandarim ainda não plantei mas parece muito rico em folhagem, con copa muito densa.E planto capiacú também irrigado para fornecer picado no cocho.Grande abraço amigo, me lembrei de inscrever no seu canal!!
@@fazendaingaboto fé em alimento para gado que a gente também possa consumir.Das tres, a Moringa presta-se ao consumo em saladas etc.A leucaena é consumida mais no periodo seco aqui em Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha MG, nao sendo tao palatavel.Gliricidia nao conheço.Gosto do girassol para plantio com rega, que da uma excelente silagem, planta rica em óleo de qualidade, boa para suplementacao de vacas paridas sentidas na seca.Para levantar gado muito fraco,acho que nao existe ração melhor que mandioca, raizes e folhas.Aprecio tambem Milho, Andu,Cana e Capiaçu.O Andu Mandarim parece ter muita folha, copa muito densa.Grande abraco,lembrou-me de inscrever no canal.
Vou plantar a Leucena, baseado no vídeo… fiquei com uma dúvida, quanto a reposição de Nitrogênio, a Leucena não faz como a Gliricídea ?
Excelente explanação, professor!
Obrigado!
Tudo que eu tentei aqui em Goiás, não funcionou...... apaixonado pelas coisas do nordeste..... trouxe palma forrageira (miúda), o gado não come nem a pau..... moringa oleifera, o gado prefere capim seco.......a única coisa que comeram relativamente bem foi vagem de Algaroba..... agora uma pergunta....qual planta é mais palatável para o gado, gliricidia ou moringa ?????
@@jcvflorestal5643 quanto a palatividade vai a sequência de preferência: Moringa, Leucena e Gliricídia. Agora como vc menciona algumas dificuldades de consumo, talvez seja necessário condicionar o gado, ensinar, insistir. Tenho muito problema com o consumo da Gliricídia.
Você tem que fazer a adaptação a dos animal primeiro
Parabéns. Excelente vídeo!
Obs. Alguns dos seus vídeos estão com comentários bloqueados.
Obrigado. Valeu pela informação, não sabíamos.
@@fazendaingaverdade, já publiquei e nao vi resposta
Acho que compensa irrigar no gotejamento, pelo menos meio hectare.
Aqui é exigido sequeiro. Água é recurso limitado e o que temos é salgado.
Boa tarde. Tbm uso as três. A gliricidea é desparado a melhor.
Como é a palatabilidade por aí?
EU PLANTANDO DIFERSOS HECTARES DE MORINGA EU TENHO COMÉRCIO É FÁCIL Á VENDA
rapaz aqui em Alagoas nao desmerecendo as outras leguminosa mais aleocena e a melhor aqui na nossa condição de solo
Grandiosa aqui também. Excelente!
Qual o espaçamento da leocena e gliricidia ?
Deus abençoe seu trabalho irmão. Eu tenho. Lucas plantas das três. Realmente em condições de sequeiro.a moringa fica um pouco atrás . Jja a leucena tem um bom rebroto mesmo no período seco. A gliricidia também produz bastante biomassa fazendo a pode de formação certinha . Ela emite bastante broto .. e sobre a paratabilidade. Tem q acostumar os animais a come-la
Obrigado!
como plantar uma areia de 10 hectares ?
@@edvardsmaciel8324 oq espaçamento depende do fim que vc deseja, pastejo direto ou corte.
Parabéns pelo vídeo. Eu estou aqui no sertão baiano. Com relação a gliricídia, as minhas vacas come bem. já a leucena eu nunca testei por pensar que ela tem um crescimento muito lento e tenho dúvidas com relação a produção de forragens por hectare. Já a moringa eu comecei a fazer algumas mudas a para fazer testes. Eu tenho notado que ela tem um crescimento bacana. Com relação a produção de folhas, há quem afirme que a falta de poda tem nos levado ao falso entendimento de que ela não é produtiva. Eu vou testar para poder falar com conhecimento da causa dentro da minha realidade em sequeiro.
Depois nos diga
aquei pra mim, as ovelhas gostam mais da leucena do que o gado
DE A qual SUA REGIÃO ? PRECISO DE MUDAS DÁ GLICIDIA ? P0UCOS MUDAS 6 MUDAS É SUFICINTE PRAMIM COMEÇAR A PLANTAR GLICIDIA ? SOU REGIĂO DÊ SORICABA S.P ? MI AJUDEM VQUEM SOUBÉR ONDE ÉU ADQUIRO MUDAS DÊ GLIRICIDIA
Bom Jesus-RN. Vc pode propagar por semente ou estaquia. Sementes vc acha na Internet fácil.
Qual a idade desses plantio? Vc já tentou podar a moringa para ver se ela faz a rebrota?.
Já. No caso da Moringa, na nossa condição, sequeiro, foi inviável.
Moro no interior de Pernambuco, preciso começar a platar esses leguminosas em minha propriedade. Estou situado no seminário. A verdade é que estou precisando de orientação de como devo começar. Os amigos do calor se poder me auxiliar, eu ficarei muito grato.
Primeiro passo é querer. Me parece que vc já deu esse passo. Segundo, verificar a área para implantação, depois comprar as sementes, preparar as mudas e executar o transplante para o local definitivo. É possível plantar direto, dependendo dos cuidados que vc consiga dar nos primeiros dias/semanas. Quanto as opções. Gliricídia, Leucena e Moringa, além de sabiá, são algumas das opções.
@@fazendainga obrigado amigo pela atenção, tenho alguns pés de leucena, quando chove, observo que nasce bastante mudas, não sei seria o caso de aproitar esses mudas e começar um platiu. A outra que gostaria de mexer, seria a moringa, essa não disponho de sementes. Obrigado e forte abraço.
Quanto tempo sem chuvas nesse teste ai?
Rapaz é cultivo de sequeiro, implantado desde 2017, de lá pra cá, todos os ciclos de chuva e seca. O ano mais seco 2021.
Boa tarde amigo
Sabe dizer se a leucena vai bem como silagem?
É possível. Mas, deve ter a matéria seca ajustada. Possivelmente com uso consorciado com milho ou capim, mais úmidos, ou com adição de água e ou melaço.
@@fazendainga 👍🏻
Amigo, qual o valor médio do Hectare na sua região?
Amigo. É algo bem variável. Mas, gira em torno dos 18 mil por hectare.
Amigo, muito bom o seu experimento!! Me tirou já a dúvida sobre a leucena e moringa.
No caso do pastejo direto, tem algum problema dos animais comerem laucena demais?
E já experimentou a pornunça?
Leocena entra até 30% da dieta não pode mais.
Posso dar a moringa fresca direto no cocho pro gado comer...
Sim. Muito palatável. Pastejo direto também funciona bem.
SEM ENROLAÇĂO QUAL A MELHÓR ???
Assista o vídeo todo e tire suas conclusões. Deixa de preguiça, macho.
Mas, te resumindo, como disse no vídeo. Para forrageira, das três, em sequeiro, seria a LEUCENA.
@@fazendaingaexcelente vídeo, uma verdadeira aula!!!
Muito obrigado!
@@fazendainga
Aproveitando: a Leucena se propaga bem por estacas? Ou só a gliricidia mesmo?
Obrigado @@Marcio-pr2fy
Ótimo vídeo. A multiplicação da gliricidia por estaquias é ruim, baixo índice de sobrevivência.
Obrigado, Glauco. Pelas palavras e informações. Vamos testar em menor escala. Postamos aqui depois.
Glauco, consegui um alto índice de sucesso depois que mudei o preparo da estaca, deixando a parte que fica enterrada com a ponta em “lança”.
Vem esse vídeo: ruclips.net/video/6pSEQeTUl-8/видео.html
E a algaroba? Vc não testou ela no sequeiro?
A algaroba é plenamente adaptada. Agora. É uma planta de extrato arbóreo, ou seja, vira árvore. Possui uma boa produção de vagem. O problema que a algaroba ficou um tanto estigmatizada por duas coisas. Uma: ela pode provocar intoxicação em caso de concentração de consumo. Duas: ela possui características de planta dominante/invasora. Nada impedi seu uso. Mas é preciso manejo. De minha parte. Não estou no time da estigmatização/condenação da algaroba. Considero utilizá-la, sim.
Com relação a virar arvore estava vendo em um livro q o manejo e cortar o tronco com 1.70 e 1.80….agora tava vendo mesmo q teve gente q perdeu cavalos e até bovinos por conta desse tanino…infelizmente n existe a arvore perfeita
Eu adquiri umas sementes se moringa e gliricídia…mas seu vídeo entristeceu com relação a moringa.
@@ptbn10 Provavelmente a toxidade da algaroba ocorra pela presença de alcalóides piperidínicos, que causariam vacuolização neuronal, com lesão do nervo trigêmeo, provocando a cara torta, principalmente em bovinos e caprinos (com mais de 30% na dieta). Tava vendo aqui as recomendações de podas e o espaçamento. É de se considerar.
@@ptbn10 cada área uma realidade. Se vc partir para sequeiro, numa área como a minha, talvez tenha problemas. Se antecipe. Busque ações para dar melhores condições de umidade para ela.
Como posso ofertar gliricidia aos caprinos?
Bom dia. Você pode ofertar de diversas maneiras, in natura: Pastejo direto, no cocho; triturada: pura ou misturada com outras forrageiras; em forma de feno (desidratada) ou ainda em forma de silagem, pura ou misturada (mais comum).
Eu pensava que bom jesus, sendo agreste, seria bem fácil pra essas forragens. Sou do RN, moro no vale do assu.
@@joaosegundo8879 pois é. Não é. O agreste tem seus desafios. Chove tão pouco quanto o sertão, sem altitude, sem grandes reservatórios de água e sem água subterrânea, seja em abundância, seja em qualidade.
Nunca que a moringa produz mais volumoso q a moringa , a moronga alem de um rapido crescimento, a unica vantagem da leucena e a palatabilidade !!
Oi aí só tá faltando um poço artesiano aí acaba todo problema
Rapaz, aqui o sistema é de sequeiro, tem que aguentar o batidão. Moringa, realmente, só vai na irrigação, o resto aguenta.
Se tem água planta capim.
E na seca o gado passa fome
Vc quem não soube fazer o manejo adequado.
Pois ensine. Nos diga como deveria ser feito.
Que não tem cobertura de solo , não tem nem mato pra fazer isso ae , parece um deserto 🏜️
@@ernandodias5381 você é de qual região do Brasil? Estamos situados no trópico Semiárido, zona de caatinga, maioria das espécies são caducifolias, perdem suas folhas, aliás, algo compartilhado também com a gliricídia e a Leucena, exóticas. Tem um vídeo recente desta mesma área, veja o quão diferente é nas chuvas.
Todas as matérias que vi sobre a moringa explicam que ela precisa de água e adubo de cobertura
O que fizemos foi dar um manejo uniforme entre as três. Gliricídia, Leucena e Moringa. Ela realmente precisa de um tratamento diferenciado. Não aguenta o batidão das demais. Por isso, no vídeo, deixamos para o telespectador, as conclusões.
Moringa não é leguminosa!
André @@AndreLeitao-r7k neste ponto há discordância nossa. É uma leguminosa perene e arbórea.
muito bom estou plantando a gliricidia para misturar com a palma forrageira para servir no cocho vamos ver o que vai dar parabéns pelo video tamo junto.