Parabéns vigorar e patriota pelo seu trabalho hoje tenho um palmal e agradeço a DEUS e a seus vídeos tanbem hoje produzo bastante pama tenho um canal no RUclips (sertao pe de serra do araripe)muito obrigada meus amigos por o vídeo e a conpartilhacao
Caros amigos. Voltarei a comentar com vocês sobre o cultivo de palma. Estive ausente por atividades outras dentro da agropecuária, porém já posso atender aos questionamentos. Informo que nesses anos estivemos aprimorando nosso conhecimento e também as outras formas de utilização. Estarei fazendo outro vídeo, sem a participação de emissoras de televisão e informarei o endereço. Irei colocar no RUclips também. Fiquem com Deus e boa sorte. Vigor - Engenheiro Agrônomo e consultor agropecuário.
Caro David, só agora vi sua pergunta. Acesso pouco o vídeo por isso não respondera ainda. Temos sim palma para vender, mas é necessário entrar em contato direto comigo. mr_vigor@hotmail.com fones: 84 99812.9010 (tim) 99144.7056 (claro) 98716.1956 (oi). A nossa tecnologia atual é muito mais avançada que a da reportagem. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Adorei o video e os debates entre as pessoas que comentaram...e acho que seria uma fonte de renda maior para os produtores da palma se esperar a palma frutificar para vender os frutos e depois usar a palma para alimento do gado ja que eles tem um grande giro na produçao da palma...parabéns por compartilhar esse otimo video!!!
Muito bom!! Mas uma ideia, a água desperdiçada no ressecamento da palma(a palma é rica em água) poderia ser reutilizada tanto pra o gado quanto para a própria planta, pode ser utilizado um sistema de sublimação e liquefação.
Luiz a extração da água da palma é muito difícil. Nós mostramos a possibilidade, porém não o fazemos de forma rotineira. Precisaríamos montar uma estrutura de secador mecânico, de preferência com utilização de calor de bio digestor. Mas isso é outra conversa.
Bom dia Sr.Vigoberto! Qual é o volume de chuva em milímetros por ano, nessa região? Qual a quantidade de palma colhido por dia e pra quantos animais, vocês trata com palma por quantos meses ao ano, quantos funcionários são necessário para esse serviço, e pode tratá-las em dias, alternados com pastagens fracas? Parabéns e muito obrigado por esse excelente trabalho e informação!
Eu sou novato nessa área, mas tenho uma terra no Norte de Goiás. Na minha região o pessoal trata com silagem de milho, mas achei interessante esse volume de produção de palma por hectare e estou interessado em plantar.
Caros amigos. Estive muito ocupado e só agora posso responder. O volume de chuvas a partir de 300 mm/ano é suficiente para o cultivo de palma. O ideal é que esteja entre 600 a 700 mm/ano. A quantidade de palma colhida por dia depende da necessidade e da quantidade de material que se tenha. A produtividade anual, em nossas condições de sequeiro, alcançou 480 toneladas/ha no último ano. A palma pode ser irrigada, mas é uma outra matéria a discutir depois. Um homem corta e carrega algo em torno de 300 kg de palma por dia se ela estiver adensada. Não se deve consorciar a palma com nenhum outro vegetal. Mais informações envie e-mail para mr_vigor@hotmail.com
Farelo de palma não é viável devido a sua extração da água 90% da palma é água um alimento muito rico em água que nos períodos de seca é uma ótima alternativa para os animais. requer muita palma para pouco farelo, dando a mesma inatura é bem melhor..
Concordo, porque se os animais se alimentarem da palma pode diminuir o Consumo de água. E ela seca proporciona perda de água e nutrientes que estão juntos à água.
@@pipe203 A palma possui 5% de proteína e 63% de energia. Mesmo considerando a matéria seca, em 1 ha com 40 toneladas veja quanto tem no alimento. É muita coisa para uma lavoura de sequeiro. É a planta que mais sequestra CO2 da atmosfera. Grato pelo comentário.
Quando fizemos o farelo foi apenas para mostrar que se pode fazer. Mas a melhor forma aqui para se fornecer aos animais é essa que tem no vídeo. É a forma mais econômica também.
Na reportagem o Dr. Vigoberto, fala controle das ervas daninhas através do sistema mecânico e química. E assim pergunto: qual a melhor maneira e se for a química qual o melhor produto indicado?
Peço desculpa por não ter respondido antes. Acesso pouco essa via. A utilização de herbicida não é registrada no Ministério de Agricultura, por isso não podemos divulgar nomes de produtos. Só como esclarecimento, usamos os produtos que são usados na cultura do abacaxi e tem dado certo. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Parabéns pelo plantio. Mas é melhor servir a palma "in natura". Pois ela é riquíssima em água e com isso o consumo de água pelos animais seria menor(já que a água é bastante escassa nas regiões do nordeste do nosso país). Parabéns pela iniciativa. E boa sorte.
Caro Normand, concordo totalmente com você. A água é nosso bem precioso e raro nas regiões semi-áridas. Eu digo que a palma é uma grande caixa d'água natural. Como a palma possui 90% de líquido dentro dela, em cada hectare, com produtividade de 400 toneladas, teremos 360.000 litros de água armazenados. Excelente a sua observação. Para fazer o farelo é necessário que tenhamos excesso de produção e para facilitar transporte. Não é prática comum fazer farelo, usamos a palma naturalmente. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Muitas pessoas só comentam a respeito da planta (palma), mas aqui no Brasil não é divulgado o seu fruto; a FIGO DA ÍNDIA. Em Portugal é o contrário, a PLANTA não possui tanta divulgação quanto o FRUTO, onde o mesmo é comercializado.
O que eles procuram é alimentação para o gado porque a soja vem toda para a Europa e é mais barata para os Europeus do que para eles . O figo da Índia penso que até faz parte da alimentação das crianças Brasileiras em idade escolar. É a mesma coisa que o milho que é produzido em Portugal para alimentação do gado e do milho produzido para ser consumido fresco, como farinha ou derivados por humanos. Penso até que no sul seco de Portugal deviam optar mais por esta solução em vez de importar soja. Eu nasci em Angola faz muitos, muitos anos e pelo que me lembro, pela tradição Africana, a Taibabeira(Palma-Figos de Pita) sempre foram um suplemento importante na nutrição dos animais das grandes fazendas. Os figos grandes e alaranjados sempre foram um fruto muito apreciado nas regiões secas de Angola mas os de cor roxa que nascem no sul de Portugal , apesar de não tão grandes , suculentos e saborosos como os tabaibos Angolanos batem todas bagas vermelhas e roxas como fonte de vitaminas e antioxidantes. Algures entre Portimão e Albufeira junto á estrada N125 há uma taibabeira (Piteira)enorme com tabaibos(Figos de pita) enormes como os de Angola
Caro Paulo, o figo da índia, que é o fruto da palma não é muito bem desenvolvido no nordeste. Tanto pelo costume quanto pela menor incidência de chuvas que ocorre. Nossa direção é mesmo para o fornecimento de raquetes ao gado. O fruto é muito saboroso, mas tem um pelo espinhoso que dá trabalho para tirar depois. O tempo de produção dele também supera um ano de cultivo e as variedades são específicas para essa finalidade. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Eu nasci no sul de Angola no topo do grande planalto central a 2000 metros de altitude onde o clima era seco e frio, muito frio, junto do majestoso deserto do Namibe. A planta tem um valor sentimental para mim seja pela flor, aromas , sabor dos frutos ou de estar deitado nu para a minha mãe me tirar picos do traseiro. Os Europeus não á usavam tanto na alimentação do gado como os Africanos mas quando davam sal do mar( A provincia da Huíla é deficitária em iodo) era sempre acompanhado de taibabeira. Eu ainda consigo sentir o cheiro do sal , das taibabeiras e as vacas a lamber o sal nas minhas mãos. Os meus avós tinham 300 trabalhadores na fazenda mas o Cahita(O empregado que cuidava da minha avó quando ela era pequena) tinha 3000 cabeças alimentadas com taibabeira no tempo da seca e bem gordas. Heheheheheh Com sete mulheres e herdeiro de todas as suas irmãs por ser uma sociedade matriarcal ainda tinha muitos frasquinhos de vacinas que as enfermeiras deixavam para trás durante as campanhas de vacinação cheios de diamantes que apanhava á beira dos rios. Contacte ao instituto politécnico de Portalegre porque alguém diz que eles fazem lá estudos sobre a planta. Eles vão ficar contentes e devem haver lá muitos estudantes Brasileiros. Um Abração
Boa matéria. No caso do uso direto da da Palma, tanto o gado comendo ela no pé ou se cortando as raquetes e fornecendo direto pros animais, não tem alguma limitação devido aos espinhos da mesma.
Sei que é dificil e árduo os trabalhos eu moro no estado de Roraima e tem época que o verão é prolongado e no meu estado não é plantado gostaria de conseguir essa cultivar como faço. Me chamo vanildo Cavalcante obrigado.
Desculpa, não sou agrônoma e nem trabalho na área mas para vc não ficar sem alguma resposta que possa te ajudar: verifica no mercado livre se há mudas dessa palma. Pega o nome certinho e pesquisa. As vezes vc pode encontrar. Boa sorte.
Eu não aprendi com o Paulo Suassuna. Só vi os vídeos dele depois que nossa reportagem foi ao ar. Desenvolvi métodos próprios e foi na base de tentativas que chegamos ao resultado atual. Desenvolvi recentemente método para usar irrigação. Apenas para demonstração de resultados.
Olá , Eu moro na Ausria (Europa). Que tipo de palmeira (cacto) você sugere para uma região com uma pluviosidade de cerca de 600 mm por ano? Onde posso encontrar essa tensão? Você pode me pegar sementes ou me dizer onde encontrá-las? Obrigado e fique Atenciosamente Stanimir
Não conheço a região, mas essa é a mesma pluviosidade de onde plantamos. Atualmente usamos a variedade conhecida como orelha de elefante. Tem dado melhor resultado, superando a produtividade anterior.
Boa noite, Sr. Vigoberto, fiquei muito interessado em conhecer a sua plantação. Meu pai mora em um assentamento aí perto, em São Paulo do Potengi, gostaria de comprar umas mudas para implantar nas nossas terras.
Bom dia. Só agora vi seu comentário. Mas estamos prontos a colaborar com seu empreendimento. Me procure na própria fazenda Soledade ou pelo novo fone (zap) 84 99488.3006
Gostaria de adquerir muda da palma o local que moro é pequeno apenas dois mil metros e tenho ovelhas; preciso desse tipo de alternativa de alimento .Como conseguir ? Moro em Bauru sentido Arealva.
Desculpa, não sou da área, mas para que você consiga dar andamento no seu cultivo recomendo procurar mudas no mercado livre. As vezes minha tia compra lá, mas é de outras plantas. Pode ser que tenha palma lá tbm.
Se ela tem 90 % de água significa que produz 40 tonelada. Custa 4 vezes mais caro a implantação que o milho, e leva um ano já o milho 85 dias. Colheita manual Não vejo possibilidade de viabilidade econômico nesse negócio.
Vagner você tem que olhar a cultura como um todo! O custo alto é apenas de implantação. A cultura permanece por até 20 anos. O custeio anual é em torno de 3 mil reais. Divida por 400 toneladas e veja quanto custa o kg. Talvez você, pelo conhecimento pouco profundo da lavoura, emitiu uma opinião equivocada! Não é para substituir milho onde esse pode ser produzido, é sim uma alternativa para áreas onde a pluviosidade é menor. Um abraço
Parabéns vigorar e patriota pelo seu trabalho hoje tenho um palmal e agradeço a DEUS e a seus vídeos tanbem hoje produzo bastante pama tenho um canal no RUclips (sertao pe de serra do araripe)muito obrigada meus amigos por o vídeo e a conpartilhacao
Obrigado por nos repassar um pouco de seu conhecimento. Tamo junto
Muito Bonita.
Sucesso pra vocês
Caros amigos. Voltarei a comentar com vocês sobre o cultivo de palma. Estive ausente por atividades outras dentro da agropecuária, porém já posso atender aos questionamentos. Informo que nesses anos estivemos aprimorando nosso conhecimento e também as outras formas de utilização. Estarei fazendo outro vídeo, sem a participação de emissoras de televisão e informarei o endereço. Irei colocar no RUclips também. Fiquem com Deus e boa sorte. Vigor - Engenheiro Agrônomo e consultor agropecuário.
Cadê os vídeos vigor ???
adorei a materia vou colocar em pratica na minha propriedade, marcilio s. fontes
Gostaria de saber se alguém tem raquetes de palma forrageira a venda e o preço meu contato watts app 91 91474990 favor entrem em contato
Caro David, só agora vi sua pergunta. Acesso pouco o vídeo por isso não respondera ainda. Temos sim palma para vender, mas é necessário entrar em contato direto comigo. mr_vigor@hotmail.com fones: 84 99812.9010 (tim) 99144.7056 (claro) 98716.1956 (oi). A nossa tecnologia atual é muito mais avançada que a da reportagem. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
pauma pra racao boi
Mais informações escreva para mr_vigor@hotmail.com. Um abraço. Vigor Engenheiro Agrônomo e consultor agropecuário.
No nordeste deveria ter muitos cultivos de palma super adençada
Boa matéria
Muito legal este vídeo
Adorei o video e os debates entre as pessoas que comentaram...e acho que seria uma fonte de renda maior para os produtores da palma se esperar a palma frutificar para vender os frutos e depois usar a palma para alimento do gado ja que eles tem um grande giro na produçao da palma...parabéns por compartilhar esse otimo video!!!
Fran Natura Jose
eu gostaria de ver um vidio ecinando fazer requeijao de manteiga....
Muito bom Parábis
Parabéns muito bom
Muito bom!! Mas uma ideia, a água desperdiçada no ressecamento da palma(a palma é rica em água) poderia ser reutilizada tanto pra o gado quanto para a própria planta, pode ser utilizado um sistema de sublimação e liquefação.
Luiz a extração da água da palma é muito difícil. Nós mostramos a possibilidade, porém não o fazemos de forma rotineira. Precisaríamos montar uma estrutura de secador mecânico, de preferência com utilização de calor de bio digestor. Mas isso é outra conversa.
Muito bom
Bom dia Sr.Vigoberto! Qual é o volume de chuva em milímetros por ano, nessa região? Qual a quantidade de palma colhido por dia e pra quantos animais, vocês trata com palma por quantos meses ao ano, quantos funcionários são necessário para esse serviço, e pode tratá-las em dias, alternados com pastagens fracas? Parabéns e muito obrigado por esse excelente trabalho e informação!
Eu sou novato nessa área, mas tenho uma terra no Norte de Goiás. Na minha região o pessoal trata com silagem de milho, mas achei interessante esse volume de produção de palma por hectare e estou interessado em plantar.
Caros amigos. Estive muito ocupado e só agora posso responder. O volume de chuvas a partir de 300 mm/ano é suficiente para o cultivo de palma. O ideal é que esteja entre 600 a 700 mm/ano. A quantidade de palma colhida por dia depende da necessidade e da quantidade de material que se tenha. A produtividade anual, em nossas condições de sequeiro, alcançou 480 toneladas/ha no último ano. A palma pode ser irrigada, mas é uma outra matéria a discutir depois. Um homem corta e carrega algo em torno de 300 kg de palma por dia se ela estiver adensada. Não se deve consorciar a palma com nenhum outro vegetal. Mais informações envie e-mail para mr_vigor@hotmail.com
@@vigoraquino3961 bom dia amigo
Farelo de palma não é viável devido a sua extração da água 90% da palma é água um alimento muito rico em água que nos períodos de seca é uma ótima alternativa para os animais. requer muita palma para pouco farelo, dando a mesma inatura é bem melhor..
Concordo, porque se os animais se alimentarem da palma pode diminuir o Consumo de água. E ela seca proporciona perda de água e nutrientes que estão juntos à água.
Faz as contas aí, campeão 10% de 400 toneladas ainda é muita coisa pra 1 ha/ano
@@pipe203 A palma possui 5% de proteína e 63% de energia. Mesmo considerando a matéria seca, em 1 ha com 40 toneladas veja quanto tem no alimento. É muita coisa para uma lavoura de sequeiro. É a planta que mais sequestra CO2 da atmosfera. Grato pelo comentário.
Quando fizemos o farelo foi apenas para mostrar que se pode fazer. Mas a melhor forma aqui para se fornecer aos animais é essa que tem no vídeo. É a forma mais econômica também.
Na reportagem o Dr. Vigoberto, fala controle das ervas daninhas através do sistema mecânico e química. E assim pergunto: qual a melhor maneira e se for a química qual o melhor produto indicado?
Peço desculpa por não ter respondido antes. Acesso pouco essa via. A utilização de herbicida não é registrada no Ministério de Agricultura, por isso não podemos divulgar nomes de produtos. Só como esclarecimento, usamos os produtos que são usados na cultura do abacaxi e tem dado certo. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
Parabéns pelo plantio. Mas é melhor servir a palma "in natura". Pois ela é riquíssima em água e com isso o consumo de água pelos animais seria menor(já que a água é bastante escassa nas regiões do nordeste do nosso país). Parabéns pela iniciativa. E boa sorte.
Caro Normand, concordo totalmente com você. A água é nosso bem precioso e raro nas regiões semi-áridas. Eu digo que a palma é uma grande caixa d'água natural. Como a palma possui 90% de líquido dentro dela, em cada hectare, com produtividade de 400 toneladas, teremos 360.000 litros de água armazenados. Excelente a sua observação. Para fazer o farelo é necessário que tenhamos excesso de produção e para facilitar transporte. Não é prática comum fazer farelo, usamos a palma naturalmente. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
vou usar na minha propiedade no norte de Mg.
Bom dia amigo, plantou a palma? Deu certo? Também sou do norte de Minas, Montes Claros!
Muitas pessoas só comentam a respeito da planta (palma), mas aqui no Brasil não é divulgado o seu fruto; a FIGO DA ÍNDIA.
Em Portugal é o contrário, a PLANTA não possui tanta divulgação quanto o FRUTO, onde o mesmo é comercializado.
O que eles procuram é alimentação para o gado porque a soja vem toda para a Europa e é mais barata para os Europeus do que para eles . O figo da Índia penso que até faz parte da alimentação das crianças Brasileiras em idade escolar. É a mesma coisa que o milho que é produzido em Portugal para alimentação do gado e do milho produzido para ser consumido fresco, como farinha ou derivados por humanos.
Penso até que no sul seco de Portugal deviam optar mais por esta solução em vez de importar soja.
Eu nasci em Angola faz muitos, muitos anos e pelo que me lembro, pela tradição Africana, a Taibabeira(Palma-Figos de Pita) sempre foram um suplemento importante na nutrição dos animais das grandes fazendas.
Os figos grandes e alaranjados sempre foram um fruto muito apreciado nas regiões secas de Angola mas os de cor roxa que nascem no sul de Portugal , apesar de não tão grandes , suculentos e saborosos como os tabaibos Angolanos batem todas bagas vermelhas e roxas como fonte de vitaminas e antioxidantes.
Algures entre Portimão e Albufeira junto á estrada N125 há uma taibabeira (Piteira)enorme com tabaibos(Figos de pita) enormes como os de Angola
Caro Paulo, o figo da índia, que é o fruto da palma não é muito bem desenvolvido no nordeste. Tanto pelo costume quanto pela menor incidência de chuvas que ocorre. Nossa direção é mesmo para o fornecimento de raquetes ao gado. O fruto é muito saboroso, mas tem um pelo espinhoso que dá trabalho para tirar depois. O tempo de produção dele também supera um ano de cultivo e as variedades são específicas para essa finalidade. Um abraço Vigor - Engenheiro Agrônomo - Consultor agropecuário.
www.agronegocios.eu/noticias/figo-da-india-ganha-terreno-no-pais-e-exportacao-pode-chegar-em-2016/
al 65
muitíssimo interessante, amigo!
Obrigado pelo link!
Eu nasci no sul de Angola no topo do grande planalto central a 2000 metros de altitude onde o clima era seco e frio, muito frio, junto do majestoso deserto do Namibe. A planta tem um valor sentimental para mim seja pela flor, aromas , sabor dos frutos ou de estar deitado nu para a minha mãe me tirar picos do traseiro. Os Europeus não á usavam tanto na alimentação do gado como os Africanos mas quando davam sal do mar( A provincia da Huíla é deficitária em iodo) era sempre acompanhado de taibabeira. Eu ainda consigo sentir o cheiro do sal , das taibabeiras e as vacas a lamber o sal nas minhas mãos.
Os meus avós tinham 300 trabalhadores na fazenda mas o Cahita(O empregado que cuidava da minha avó quando ela era pequena) tinha 3000 cabeças alimentadas com taibabeira no tempo da seca e bem gordas. Heheheheheh Com sete mulheres e herdeiro de todas as suas irmãs por ser uma sociedade matriarcal ainda tinha muitos frasquinhos de vacinas que as enfermeiras deixavam para trás durante as campanhas de vacinação cheios de diamantes que apanhava á beira dos rios.
Contacte ao instituto politécnico de Portalegre porque alguém diz que eles fazem lá estudos sobre a planta. Eles vão ficar contentes e devem haver lá muitos estudantes Brasileiros.
Um Abração
Boa matéria.
No caso do uso direto da da Palma, tanto o gado comendo ela no pé ou se cortando as raquetes e fornecendo
direto pros animais, não tem alguma limitação devido aos espinhos da mesma.
Sei que é dificil e árduo os trabalhos eu moro no estado de Roraima e tem época que o verão é prolongado e no meu estado não é plantado gostaria de conseguir essa cultivar como faço. Me chamo vanildo Cavalcante obrigado.
Desculpa, não sou agrônoma e nem trabalho na área mas para vc não ficar sem alguma resposta que possa te ajudar: verifica no mercado livre se há mudas dessa palma. Pega o nome certinho e pesquisa. As vezes vc pode encontrar. Boa sorte.
Cómo la puedo conseguir ?
COLOMBIA, por favor
Señor he visto videos de Colombia, de la zona seca de la Guajira, de sembríos de tuna/palma/nopal forrejero.
muy interesante, una alternativa para zonas secas
Devemos a Paulo suassuna que foi quem desenvol eu essa tecnologia de super adensamento
Eu não aprendi com o Paulo Suassuna. Só vi os vídeos dele depois que nossa reportagem foi ao ar. Desenvolvi métodos próprios e foi na base de tentativas que chegamos ao resultado atual. Desenvolvi recentemente método para usar irrigação. Apenas para demonstração de resultados.
So espinho entrei nessa
Olá ,
Eu moro na Ausria (Europa). Que tipo de palmeira (cacto) você sugere para uma região com uma pluviosidade de cerca de 600 mm por ano? Onde posso encontrar essa tensão? Você pode me pegar sementes ou me dizer onde encontrá-las?
Obrigado e fique
Atenciosamente
Stanimir
Não conheço a região, mas essa é a mesma pluviosidade de onde plantamos. Atualmente usamos a variedade conhecida como orelha de elefante. Tem dado melhor resultado, superando a produtividade anterior.
Boa noite, Sr. Vigoberto, fiquei muito interessado em conhecer a sua plantação. Meu pai mora em um assentamento aí perto, em São Paulo do Potengi, gostaria de comprar umas mudas para implantar nas nossas terras.
Ionice Santana bom dia, ligue por favor para 84-99144-7056 que ele poderá te ajudar
Bom dia. Só agora vi seu comentário. Mas estamos prontos a colaborar com seu empreendimento. Me procure na própria fazenda Soledade ou pelo novo fone (zap) 84 99488.3006
Brasil
Gostaria de adquerir muda da palma o local que moro é pequeno apenas dois mil metros e tenho ovelhas; preciso desse tipo de alternativa de alimento .Como conseguir ? Moro em Bauru sentido Arealva.
Desculpa, não sou da área, mas para que você consiga dar andamento no seu cultivo recomendo procurar mudas no mercado livre. As vezes minha tia compra lá, mas é de outras plantas. Pode ser que tenha palma lá tbm.
Olha o tamaho da luva que eles usam
bom dia esse sistema irrigado por gotejamento antecipa o corte para menos de um ano
Sim, vi num vídeo que pode cortar todo ano. Irriga c apenas 2 horas por dia, 2 vezes por semana, 10 mil litros nas 2 horas
Como fasso pra conseguir a semente pra plantar
Procura a Emater da cidade
Cheio de espinho comprei
Muito boa essa matéria.
E quanto aos espinhos da Palma, não prejudica os animais visto que o fornecimento é direto ?
Os bovinos nem se preocupam com os espinhos, porém para equinos não é indicada pois eles têm lábios mais sensíveis.
Vigor Aquino op amigão. Me passa seu contato. Tenho algumas duvidas sobre o plantio da palma
👍👍
Essa não é cheia de espinho? Como elas comem...no trabalho tem uma plata dessa e mal pode encosta que você já enche de espinho.
So espinho puro
Good morning sir i want to now thé capsin have not pine
Se ela tem 90 % de água significa que produz 40 tonelada.
Custa 4 vezes mais caro a implantação que o milho, e leva um ano já o milho 85 dias.
Colheita manual
Não vejo possibilidade de viabilidade econômico nesse negócio.
Verdade. mas o problema e que o milho não é mas viável por falta de chuvas. já a palma e possível com pouca chuvas.
A a palma é resistente a seca, o milho não
Vagner você tem que olhar a cultura como um todo! O custo alto é apenas de implantação. A cultura permanece por até 20 anos. O custeio anual é em torno de 3 mil reais. Divida por 400 toneladas e veja quanto custa o kg. Talvez você, pelo conhecimento pouco profundo da lavoura, emitiu uma opinião equivocada! Não é para substituir milho onde esse pode ser produzido, é sim uma alternativa para áreas onde a pluviosidade é menor. Um abraço
Então vai dormir ,e não enche o saco seu esperto
E nao tem espinho
Esa no se llama palma su nombre es Nopal i eso es muy rico
Si, pero no Brasil llamamos palma. Asi es conocida en todo el territorio
Nordeste velho sofrido,