Araxá é mesmo linda bela e tem um movimento intenso no Centro da Cidade

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 окт 2024
  • Deixe seu LIKE
    Se Inscreva no Canal
    Compartilhe nossos vídeos
    Nosso Instagram: ‪@viajantes2030‬
    Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na Região Geográfica Imediata de Araxá, na Região Geográfica Intermediária de Uberaba. Com 111 691 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o 28° município mais populoso de Minas Gerais (Lista de municípios de Minas Gerais por população).
    História
    O nome “Araxá” provavelmente é de origem tupi-guarani, formado pela união dos termos “ara” e “cha”, que significariam, respectivamente, “lugar” e “alto/elevado”, ou seja, um “lugar” ou terreno elevado. Paralelamente, o termo também foi utilizado para identificar alguns grupos indígenas locais, denominados em algumas fontes históricas como Araxás ou Arachás.
    De acordo com as pesquisas arqueológicas mais recentes, os assentamentos mais antigos encontrados em Minas Gerais até o momento estão localizados na região de Lagoa Santa,[8] com datações entre 11.000 a 9.000 AP (Antes do Presente). Nesses sítios foram identificadas pequenas lascas de quartzo, jaspe e calcedônia, geralmente brutas e algumas transformadas em raspadores, além de batedores e bigornas feitos com seixos de gnaisse e outras rochas.[8] Por sua vez, diversos estudos arqueológicos empreendidos no Triângulo Mineiro apontam que os assentamentos mais antigos nesta região são de pelo menos do início da era cristã.[8]
    Caracterizada por conjunto de grandes e espessos vasilhames cerâmicos não decorados, de formatos que vão de semiesféricos a globulares, instrumentos líticos lascados e polidos - como machados, batedores e percutores - e assentamentos próximos a encostas suaves,[9] a Tradição tecnológica Aratu-Sapucaí já foi identificada em três sítios arqueológicos até o momento. Denominados Lavra IV,[10] Lavra VI[11] e Canjica,[12] esses sítios provavelmente representam os testemunhos mais antigos da presença de grupos humanos no município de Araxá. Outros seis sítios arqueológicos com fragmentos cerâmicos e materiais líticos (Sítio da Rampa,[13] Lavra I,[14] Lavra II,[15] Lavra III,[16] ARX 1[17] e Alto Bocaina 01) foram identificados e registrados nos últimos anos em Araxá, embora não tenha sido possível associá-los à nenhuma tradição tecnológica até o momento. Por outro lado, devido à grande quantidade de materiais líticos identificados na área do sítio Alto Bocaina 01, arqueólogos chegaram à conclusão de que se tratava de uma oficina lítica - ou seja, um local de coleta de matéria-prima e produção de diversos instrumentos feitos de rocha. Segundo consta, os afloramentos rochosos existentes no local - de qualidade adequada para produção de ferramentas líticas - bem como a boa visualização da paisagem de entorno, indica que se tratava de um acampamento de caça.
    veja mais detalhes:
    Fonte: pt.wikipedia.o...

Комментарии • 10

  • @laurentinodesaosimao-go188
    @laurentinodesaosimao-go188 11 месяцев назад +1

    Sensacional 👍 linda Araxa

  • @januarionabr81
    @januarionabr81 11 месяцев назад +1

    Boa Noite meu guerreiro chegando com o dedo no like que Deus abençoe 👏 🙏

  • @vanderleialves-i6q
    @vanderleialves-i6q 2 месяца назад +1

    Bonitamesmo.terraboa.

  • @laurentinodesaosimao-go188
    @laurentinodesaosimao-go188 11 месяцев назад +2

    Pedágios Preços abusivos! Saudades de Bolsonaro kkkkkk

  • @valterp528
    @valterp528 11 месяцев назад +1

    esse pedágio é um roubo nessa estradinha vicinal

    • @viajantes2030
      @viajantes2030  11 месяцев назад +1

      realmente é uma ESTRADINHA

    • @valterp528
      @valterp528 11 месяцев назад

      @@viajantes2030 só devem ter feitos remendos na primeira chuva forte está lá a buraqueira e pagar 25,70 pra ir de Uberlândia até Araxá é um roubo, agora não entendo certas coisa, a Rodovia Fernão Dias entre SP e BH são 6 pedágios de R$ 2,80 cada, porque aí é R$12,70, fica a pergunta que nunca teremos a resposta.