Mini-documentário "Sonhar não Custa Nada, ou Quase Nada" - 20 anos - Parte 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 янв 2013
  • Mini-documentário dos 20 anos do enredo "Sonhar não Custa Nada, ou Quase Nada".
    Mocidade 1992
    Carnavalescos: Renato Lage e Lilian Rabello
    Autores do samba: Paulinho Mocidade, Dico da Viola e Moleque Silveira
    Intérprete: Paulinho Mocidade
    Colocação: Vice-campeã
    Produção, vídeo, roteiro e edição: Tiago Alves
  • СпортСпорт

Комментарии • 12

  • @neygalvao3587
    @neygalvao3587 3 года назад +2

    SAMBA ESPETACULAR ! PAULINHO MOCIDADE ,DEU UM SHOW !!!

  • @victorsoares6827
    @victorsoares6827 3 года назад +3

    A verdadeira campeã de 1992!

  • @dwevlmusic1550
    @dwevlmusic1550 5 лет назад +5

    os senhores sao genios!viva paulinho MOCIDADE!

  • @alle.escritora
    @alle.escritora 4 года назад +1

    Nossa é lindoooo!!! Amo esse samba, amo a Mocidade, ,Amo o Paulinho... amo muito tudo isso!!!!!!! Feito no dia do meu aniversário esse documentário. Arrasou!💚

  • @pedropaulo-pl4zx
    @pedropaulo-pl4zx 2 года назад +1

    Esse samba maravilha e o Paulinho embalava legal

  • @worangotango
    @worangotango 11 лет назад +6

    Mocidade TEM que reeditar esse samba e esse enredo! A sapucaí enlouquecerá!!! 2017, 25 anos!!!

    • @joy81
      @joy81 4 года назад

      Sei lá mano eu sou a favor de alguns carnavais serem reeditados mas acho que mocidade 92 é beija flor 89 estão tão na história que não mereciam deixa como está.

  • @franciscopassos4100
    @franciscopassos4100 4 года назад +1

    Lindo samba, Paulinho é brabo.

  • @sandroguilherme8473
    @sandroguilherme8473 10 лет назад +4

    sambaçoooo ,volta mocidade

    • @anajuliagomes143
      @anajuliagomes143 8 лет назад +1

      ser a mocidade volta com esse enredo ganha e ganha bonito

  • @motoclublucianocosta8613
    @motoclublucianocosta8613 5 лет назад +1

    samba lindo demais

  • @Arizoli1000
    @Arizoli1000 2 года назад

    🥁 #BandaDevassa - #BaixoPenha - (Cultura... Esporte e Samba).
    🎂 10 de Setembro - Aniversário de "Paulinho Mocidade".
    🇧🇷 "Paulinho Mocidade", nome artístico de "Paulo Costa Alves" (Rio de Janeiro, 10 de setembro de 1960), 🎤é um sambista brasileiro.
    🥁 CARREIRA CARNAVALESCA.
    Começou como integrante da "Ala de Compositores, da Mocidade Independente de Padre Miguel", da qual foi puxador por muitos anos...
    Venceu com sambas consagrados como... "Vira Virou a Mocidade Chegou"... "Como Era Verde meu Xingu" e "Sonhar Não Custa Nada".
    "Paulinho"... assumiu o posto de "puxador da escola de Padre Miguel em 1990", sendo campeão no seu primeiro ano como "intérprete" e "bi no ano seguinte".
    Nos anos de (1995 e 96), "defendeu as cores da Unidos da Tijuca". Logo à frente, em uma passagem curta, "defendeu a Império da Tijuca" (1997) e, depois... (outra verde-branca), a "Imperatriz", onde "assumiu como intérprete em 2000"... (ficando até 2002).
    Neste período foi campeão em "2000 e 2001", ano em que (foi Tri-Campeão do Carnaval) e recebeu o "Estandarte de Ouro" de (melhor puxador).
    Voltou para a Mocidade, onde ficou por mais dois carnavais:
    (2003 e 2004). Em 2005, defendeu a Águia de Ouro de São Paulo...
    Após algum tempo afastado voltou ao carnaval como intérprete da Aliança de Joaçaba...
    Em 2009, "volta ao carnaval do Rio de Janeiro" como (intérprete da Imperatriz).
    Em 2010 assinou contrato com a "Embaixadores do Ritmo de Porto Alegre". Em 2013, retorna ao carnaval carioca, "onde foi intérprete oficial da Santa Cruz".
    📢 GRITO DE GUERRA...
    "Paulinho"... é conhecido pelo seu "tradicional grito guerra", usado desde o seu primeiro ano de Mocidade:
    🗣 Aloooooo (nome da escola ou comunidade)...
    Chegou a Hoooooora !!!!
    CARREIRA FORA DO CARNAVAL...
    🎼 Paulinho Mocidade possui 40 músicas de sua autoria. Algumas foram gravadas por personalidades, como:
    Dona Ivone Lara, Mestre Marçal, Eliana Pittman, Zeca do Trombone, Dellano, Emílio Santiago e Osvaldo Nunes, entre outros.
    🎼 Paulinho Mocidade levou o samba carioca para 20 países, na América do Sul, América do Norte e Europa. Também deixou sua marca de compositor em outros estados, como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Acre e Amapá, onde realizou diversos shows de samba e MPB... Foi notícia no jornal de "The Guardian"...
    (por atingir a marca de 84 "jingles").
    🎼 O samba “Sonhar não custa nada... Ou quase nada...”, de sua autoria, foi o mais votado no programa do Faustão, "eleito como um dos melhores sambas de enredo de todos os tempos", em 2007, para integrar o "CD de Dudu Nobre".
    🏆 TÍTULOS E ESTATÍSTICAS.
    GRUPO ESPECIAL:
    🥉 CAMPEÃO: ................. 4 x - (1990, 1991, 2000 e 2001).
    🥉 VICE-CAMPEÃO: ...... 1 x - (1992).
    🥉 TERCEIRO-LUGAR: ... 3 x - (2002).
    🎼 CANTOR E COMPOSITOR - "Paulino Mocidade".
    (site CARNAVALESCO).
    PERIODO DA PANDEMIA...
    Bate-papo... o sambista falou como tem sido o "período da pandemia para ele".
    🗣 “Todo cuidado é muito pouco com um vírus invisível, tremendamente perigoso e que já causou milhares e milhares de mortes pelo mundo.
    Estou me cuidando neste aspecto e escrevendo algumas músicas, formatando alguns projetos muito legais, que assim que essa pandemia der um tempo, a gente vem com tudo” !!!! (relatou).
    Nascido e criado na "Zona Oeste do Rio", (Paulo Costa Alves), despontou no mundo samba como "compositor da Mocidade Independente de Padre Miguel", (agremiação esta que carrega em seu nome artístico até hoje).
    Participou da criação de obras que embalaram desfiles clássicos da Verde e Branca, mas se consagrou de fato na folia ao assumir o microfone oficial da escola, em substituição ao lendário "Ney Vianna"...
    Logo na estreia, (em 1990), sagrou-se campeão na Avenida ao entoar o “Vira, virou: a Mocidade Chegou”.
    Ao longo dos anos, construiu uma carreira vitoriosa, com passagens por agremiações como "Unidos da Tijuca"... "Império da Tijuca" e "Imperatriz Leopoldinense", no Rio, além da "Águia de Ouro" (na folia paulistana).
    No entanto, desde 2014, está afastado da Marquês de Sapucaí, depois de comandar, por dois anos consecutivos, o carro de som da "Acadêmicos de Santa Cruz... na Série A".
    🗣 “Na época em que saí da Acadêmicos de Santa Cruz, o presidente queria renovar... (Agradeci, mas recusei).
    🗣 "Estava com alguns projetos, fazendo em estúdio um novo disco, que foi o sétimo da minha carreira, chamado (Como é bom), e eu queria dar um tempo em escola de samba. Minha vida toda foi dentro de escola de samba”. (pontuou).
    Na sequência, "Paulinho Mocidade" seguiu explicando a decisão de se afastar da festa.
    🗣 “Carnaval eu já fiz o que tinha de fazer. Fui tetra campeão na Sapucaí, sendo bi-campeão na Mocidade e bi-campeão na Imperatriz Leopoldinense. Tive alguns sambas antológicos na carreira, na Mocidade, como ‘Elis, um trem de emoções’ de 1989 e ‘Como era verde o meu Xingu’ de 1983, além de ‘Sonhar não custa nada, ou quase nada’ de 1992 que a imprensa considera o maior samba da história da Mocidade e um dos 20 maiores sambas-enredo de todos os tempos. Me sinto muito honrado e orgulhoso por isso”. (prosseguiu).
    Porém, mesmo focado na carreira fora do carnaval e afirmando que já “fez o que tinha de fazer” ao longa da sua trajetória na folia, Paulinho Mocidade não descarta um retorno. De acordo com o intérprete, algumas conversas para uma possível volta chegaram até mesmo a acontecer recentemente.
    🗣 “Tive até um namorico agora, logo após o Carnaval e antes de começar a pandemia, ali no período de fevereiro março, aqui no Rio e também São Paulo. Mas não sei... eu acho que já fiz tudo que poderia fazer na Sapucaí. Sinto falta sim, até por causa do público que cobra minha presença, e agradeço a todos que torcem... que gostam do meu trabalho”. (declarou).
    "Paulinho Mocidade"... ainda opinou acerca de algumas tendências que tomaram conta da festa nos últimos anos...
    🗣 “O samba de enredo está muito complicado, muito (encomendado)… Isso é muito ruim para história das escolas de samba... para história da alas de compositores, onde tem muita gente competente e talentosa, que a cada carnaval perde espaço para um (outro segmento de pessoas)... para denominadas firmas. Tem um lado positivo nisto tudo que até aplaudo... mas por outro eu não aplaudo não”. (avaliou).
    🗣 “Uma escola de samba é composta, basicamente, pelo canto... pelo ritmo e pela dança. Essa é a espinha dorsal e ela não pode ser ignorada... Esses três segmentos tem que ser valorizados e muito”. (finalizou Paulinho Mocidade).
    ⚽️ "PAULINHO MOCIDADE FALA DA PAIXÃO PELO VASCO E PELO SAMBA". (E revela que fez sucesso jogando futebol no time dos Fuzileiros Navais)... ⚓️(ADSUMUS).
    O novo personagem do quadro "Bate-Bola" é o cantor e compositor "Paulinho Mocidade".
    Nesse episódio da entrevista ao repórter "Sergio du Bocage"... "Paulinho", (ex-ponta-esquerda)... fala de como começou a se apaixonar pelo "Vasco", (clube apresentado pelo irmão).
    ⚽️ Ele lembra do início da carreira de jogador, no Campo Grande, e de lá seguiu para o Bangu, onde chegou a jogar ao lado de "Jorginho Carvoeiro", (que se destacou posteriormente pelo Vasco).
    ⚽️ "Paulinho"... que estava alistado na Aeronáutica, acabou sendo levado para a (Marinha), tornou-se "Fuzileiro Naval" (ADSUMUS), e fez sucesso no time "do Corpo", viajando pelo mundo e conquistando títulos entre os militares.
    🎼 Na volta ao Brasil, ele recebeu propostas de outros clubes, mas confessa que "o samba tocava mais forte no coração", a ponto de abandonar a concentração do Bangu para "ver os ensaios da Mocidade Independente".
    🎼 Pouco a pouco, (a carreira militar e a de jogador de futebol)... foram ficando para trás e o "sambista definiu seu caminho" !!!!
    🎂 (Hoje, "10 de Setembro de 2021", data de aniversário do amigo "Paulinho Mocidade" (ADSUMUS). HOMENAGEM, #BandaDevassa, #BaixoPenha - Rio de Janeiro - Arizoli Carvalho - 10/09/2021).