Boa noite! Professor, o senhor poderia contar a história desde o primeiro hino nacional? E explicar o mesmo na atualidade, penso que muitos talvez desconheçam algumas palavras como: garrida, florão, plácidas, brado, retumbante e etc. Muito obrigada!
É só procurar no dicionário as palavras que você mencionou. Pendão, estandarte, flâmula e lábaro, por exemplo, são sinônimos de bandeira. Brado significa grito; florão quer dizer glória. Plácido é sinônimo de calmo.
Os árabes ocuparam a Península Iberica por 700 anos! No castelhano também tem muitos vocabulos vindos da língua árabe, aliás o castelhano era a língua oficial do Reino espanhol do qual, por muitos anos. Portugal fez parte!
Do latim, haveria ainda o romance, e do romance os idiomas atuais português e espanhol. É incrível ouvir o sotaque galego. Parecem portugueses falando espanhol.
Não amigo, esse Galego moderno está corrompido com o Sotaque espanhol o verdadeiro galego se parece com o português Brasileiro assim meio cantado. Procure ver idosos galegos falando eles mantiveram um pouco da originalidade do verdade galego.
Adorei Pablo, só estou um pouco confusa pois para mim a origem dos ROMANOS está ligada a ROMA onde se falava latim já séculos antes de Cristo, no entanto expande até aos países que hoje chamamos de Muçulmanos e Judeus. Assim esses regiões que depois foram chamadas de Portugal e Espanha surgem bem antes dessa chamada invasão pelas regiões que citei?
Boa tarde Professor Pablo , o terremoto em Portugal corroborou para expulsão dos Jesuitas , no Brasil começou- se então a ser obrigatório o ensino da Língua Portuguesa , isso confere? Você poderia falar sobre esse evento em algum vídeo ?
Boa noite, Profesor! Para sermos máis precisos, o galego-portugués naceu na provincia romana da Gallaecia que polo século V se convertería no primeiro reino de Europa, o Reino de Galicia ( posteriormente integrado no Reino de León). No século XII Portugal vai ser un reino independente pero as diferenzas lingüísticas entre o galego e o portugués non aparecerán ata o século XIV. Así, o antigo e prestixioso galego- portugués medieval vaise dividir dando lugar a unha variante, o portugués, que chegará ata o Brasil e outros pobos colonizados polos portugueses, e outra, o galego, que pasará por etapas “negras” nas que practicamente non se utilizaba nos rexistros cultos. A partir do século XIX o galego recupera a categoría de lingua escrita, mais tamén vai perdendo cada vez máis falantes. Hoxe o galego está en proceso de normalización pero nunha situación preocupante. Sería moi importante que a comunidade lusófona non esqueza os galegos: aquí somos moitos os que loitamos para que a nosa lingua non desapareza e gostaríanos contar co apoio de profesores tan importantes e admirados como o é vostede, estimado Pablo. Un saúdo desde A Coruña, Galicia.
Algunhas universidades brasileiras teñen cursos de lingua, cultura, cine e literatura galegos. Podo dicir que as hai polo menos en tres estados: Bahía, Río de Xaneiro e San Paulo.
Professor, se puder explicar algo neste sentido, ficarei muito grata: Sempre disseram que nosso sobrenome "Marani" veio de nossos avós, nascidos na Itália. Certa vez, por curiosidade, procurei no site de buscas o que essa palavra significa e tem muitas fontes dizendo que Marani vem de Maharani, mencionando esposas de marajás indianos. A Índia e a Itália tiveram laços fortes no passado?
Parece consenso de que o nosso falar é o mais poético de todas as línguas e que cada vez mais, pessoas no mundo inteiro estudam por prazer a nossa língua. Isso acabou acontecendo pelos artistas que fazem sucesso e muito lá fora como, até hoje Elis Regina, Chico Buarque que conquistou a Alemanha, Holanda e outros nesses últimos anos, Djavan, Caetano Velozo e Gilberto Gil. Eles já dizem que falamos cantando e nos expressamos até de forma colorida. Nas viagens para congressos sempre fui muito bem tratada, e sempre mesmo não entendendo nada sempre pedem para falar a mesma frase em Português. Fico imaginando como isso deve ser bom os seus ouvidos...
Na Peninsula Ibérica ao tempo da entrada do Império Romano, existiam vários povos de origem de Celta e Ibérica, a que chamaram de Celtiberos, esses povos eram belicosos e ofereceram uma resistência tenaz contra os Romanos. Destacaram-se nessa resistência contra o Império Romano, os Lusitanos que muitos historiadores romanos consideravam serem a origem dos Celtiberos. O latim introduzido pelos romanos na Península Ibérica, foi sem dúvida o latim vulgar, usado pelas legiões romana, Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar e o latim clássico. O Latim vulgar era a língua usada pelos soldados, artífices, agricultores, escravos, etc., e somente falada. O latim clássico era a língua falada e escrita, e o instrumento literário usado pelos poetas, prosadores, filósofos, retóricos, em geral pelas elites. O latim só passa a ser uma língua exclusivamente eclesiástica com o fim do Império Romano e o desuso desse idioma. Com o fim do Império Romano, a Península Ibérica foi invadida por povos germânicos, sendo eles, os Visigodos e os Suevos, os Suevos foram empurrados para o noroeste, entre norte e sensivelmente centro de Portugal, o restante da Península Ibérica, ficou sob o poder dos Visigodos, posteriormente os visigodos anexaram o reino suevo, apesar disso os Suevos ficaram com alguma autonomia. Devido a dissidências entre os visigodos e o pedido de ajuda de um dos dissidentes, que permitiu a invasão da Península Ibérica pelos muçulmanos. Quando finalmente inicia-se a reconquista cristã e a libertação dos povos sobre o domínio muçulmano, começam a formar-se reinos e é nesse contexto que surge o condado portucalense, a língua falada seria o galaico-português. Os povos “Celtiberos” não tinham uma formação regular de tropas como os romanos, mas eram povos guerreiros e belicosos ou seja os romanos não tiveram o caminho facilitado. Os jutos, anglos e saxões, estiveram na Britânia, centro e sul da actual Grã-Bretanha.
Olá, sou novo por aqui. Parabéns pelo conteúdo, adoro essas curiosidades e você responde de maneira bem didática e agradável. Pablo, por que o latim é uma lingua morta, por que caiu no desuso?
É língua morta porque já não é a língua nativa de ninguém, ninguém mais a aprende desde que nasce. O latim caiu em desuso porque foi sendo substituído pelas línguas neolatinas, línguas que derivam do próprio latim, como o galego, o português, o castelhano (ou espanhol), o catalão, o italiano, o romanche, o romeno, o francês etc.
Eu gostaria de saber! Qual a origem do povo brasileiro. Boa parte veio dos índios da descendência de CAM, filho de NOE. Porém teve uma mistura com os português. Quala origem dos português? De qual filho de NOE eles vieram. Muito obrigado.
A presença dos maravilhosos vocábulos de origem árabe não se deve à expansão do império português, mas sim, ao fato de que a península Ibérica foi invadida e dominada por povos de língua árabe por 700 anos e, isso ocorreu antes mesmo da existência da língua portuguesa.
Me desculpe são tantas histórias e tantas opiniões me parece que ao longo do tempo para chegar até aqui foram tantas coisas pois ao meu ver no passado seria uma zona no bom sentido pois tinha muitos Reis muitas autoridades muitos mandantes várias colonizações enfim é porisso que sofreram mudanças têm seu lado positivo claro mas deixa quieto vamos adiante ótima explicação
Parabéns pelo seu domínio da Língua Portuguêsa. Em que Universidade Portuguêsa estudou? Apenas uma nota sem grande importância: fonéticamente a palavra Celtibero tem acento grave invisivel... Cps...
fessor a História de português é 😮🆒 uo no. Mas eu nnnnn sabia fessor 😊 vc é muito especial para mim ob fessor ❤❤❤ muito obrigado 🫂🫂🫂 mes mo,dai a gente não 🚫 sabia 😅😅😅
Já foi, quando o ano começava em março. Depois, com a reforma do calendário, dedicaram um mês ao deus Jano, o deus dos começos, e por isso o mês que leva o nome dele - janeiro - encabeça o ano.
Aprecio seus vídeos e os indico muitas vezes. Entretanto, acho que a necessidade de simplificar o assunto (o que você faz muito bem) exige um tantinho mais de cuidado. Latim eclesiástico só bem depois da conquista romana, a convivência com povos germânicos e árabes foi bem mais complexa do que apenas batalhas, e eu sei que você sabe que não é adequado falar de tupi como uma língua só, nem de bantu como um dialeto. Desculpe a chatice, e obrigada pela oportunidade de comentar este vídeo. Força, guerreiro!
E além disso os romanos jamais impuseram a língua ou a religião. Desde cedo perceberam que deixar os conquistados com suas crenças e culturas diminuía em muito o risco de revoltas. Pagando os tributos, tudo certo.
É muito interessante estudar a respeito das origens dos idiomas toda a história é bem legal mesmo,só não compreendo como alguém pode dar uma descurtida em um tipo de vídeo desse.
Coitadinhos do Théo disse que o celular seria para ele me aborreço e quebrei todos essr ja é o quinto celular aparelhos É o Bichinho rsperando coitadinho dele❤❤ Boa tarde !
Fale também, se possível, sobre a origem dos diferentes sotaques do português brasileiro.
Resuma esse vídeo
Gostei muito pela objetividade
Como Portuguesa , gostei muito de ouvir mesmo já conhecendo a história 👏👏🇵🇹
Boa noite!
Professor, o senhor poderia contar a história desde o primeiro hino nacional?
E explicar o mesmo na atualidade, penso que muitos talvez desconheçam algumas palavras como: garrida, florão, plácidas, brado, retumbante e etc.
Muito obrigada!
É só procurar no dicionário as palavras que você mencionou. Pendão, estandarte, flâmula e lábaro, por exemplo, são sinônimos de bandeira. Brado significa grito; florão quer dizer glória. Plácido é sinônimo de calmo.
Que vídeo mais gostoso de assistir!
Que aula magnífica. Obrigada professor.
Sou portuguesa dos Açores e até mesmo lá os sotaques das ilhas são diferenciados
Muito obrigado!
excelente vídeo professor obrigado.
Essa é a melhor explicação de todas que já ouvi e já pesquisei.
Parabéns professor.
Boa, professor! Professor, conta sobre a treta do Eça de Queiroz com o Machado.
Bom saber
dessa história,
ainda não tinha
ouvido falar.
Parabéns pelo canal.
Assisto bastante
seus vídeos.
Gostei muito do conteúdo professor.
Vc explicou perfeitamente bem, parabens !!!
Muito obrigado
Fascinante
Amei! Vou ouvir de novo
Muito interessante conhecer a origem da nossa língua 👏
Esse pedido e meu eu agradeço muito tudo de bom pra vc é pra sua família obrigado
Amo a história da nossa língua portuguesa.Excelente trabalho
Excelente! Muito bem explicado. Grande professor! Obrigado
Parabéns Professor por essa explicação. Complicada, mas bem interessante. Obg.
Bela explicação professor, adorei 👏👏👏
Eu sabia, quase tudo, mas tu ensinando : é BEM MELHOR !! Sucesso guerreiro ♡♡
Muito bom Professor!
Meu pedido foi atendido 👏👏👏
Os árabes ocuparam a Península Iberica por 700 anos! No castelhano também tem muitos vocabulos vindos da língua árabe, aliás o castelhano era a língua oficial do Reino espanhol do qual, por muitos anos. Portugal fez parte!
Portugal fez parte da Galiza e do Reino de Leão, não do Reino da Espanha.
ó leiga, a união ibérica apenas durou 60 anos (1580-1640), Portugal tem quase 900 anos
Professor, sou viciado em seu canal. Abraços!
Ótima aula
Do latim, haveria ainda o romance, e do romance os idiomas atuais português e espanhol. É incrível ouvir o sotaque galego. Parecem portugueses falando espanhol.
Não amigo, esse Galego moderno está corrompido com o Sotaque espanhol o verdadeiro galego se parece com o português Brasileiro assim meio cantado.
Procure ver idosos galegos falando eles mantiveram um pouco da originalidade do verdade galego.
Galego não é sotaque mas sim língua
Parabéns! Excelente explicação.
Explicação nota 1000. Ganhou um inscrito !
Adorei Pablo, só estou um pouco confusa pois para mim a origem dos ROMANOS está ligada a ROMA onde se falava latim já séculos antes de Cristo, no entanto expande até aos países que hoje chamamos de
Muçulmanos e Judeus. Assim esses regiões que depois foram chamadas de Portugal e Espanha surgem bem antes dessa chamada invasão pelas regiões que citei?
Eita professor porreta !!!! Que história bela !! Parabéns 👏👏👏👏👏👏
amei prof!!!!!
Explicação muito top
Tu é foda cara...isso é uma viagem...
Professor faz uma lista dos sobre nomes
Quais os sobrenomes mais popular em Portugal
Prof sensacional 🎉❤
na cidade Medieval era Lusitânia não existia Portugal na época,a língua portuguesa afirma os historiadores que a língua portuguesa era falado.
Muito bom.
Gostei. Muito obrigada :)
eu to amando essas curiosidades, muito obrigada por esses ótimos conteúdos
Você é um gênio, professor 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado por tanto conhecimento
Boa tarde Professor Pablo , o terremoto em Portugal corroborou para expulsão dos Jesuitas , no Brasil começou- se então a ser obrigatório o ensino da Língua Portuguesa , isso confere? Você poderia falar sobre esse evento em algum vídeo ?
Valew prof!
Pablo, pode indicar um livro para abarcar melhor a história?
Quanto conhecimento!!! Parabéns, Pablo! Gostaria que vc falasse sobre as primeiras línguas brasileiras. 😉
Fale, por favor, sobre o uso do S, SS, C e Ç.
E "XC"
Boa noite, Profesor!
Para sermos máis precisos, o galego-portugués naceu na provincia romana da Gallaecia que polo século V se convertería no primeiro reino de Europa, o Reino de Galicia ( posteriormente integrado no Reino de León). No século XII Portugal vai ser un reino independente pero as diferenzas lingüísticas entre o galego e o portugués non aparecerán ata o século XIV. Así, o antigo e prestixioso galego- portugués medieval vaise dividir dando lugar a unha variante, o portugués, que chegará ata o Brasil e outros pobos colonizados polos portugueses, e outra, o galego, que pasará por etapas “negras” nas que practicamente non se utilizaba nos rexistros cultos. A partir do século XIX o galego recupera a categoría de lingua escrita, mais tamén vai perdendo cada vez máis falantes. Hoxe o galego está en proceso de normalización pero nunha situación preocupante. Sería moi importante que a comunidade lusófona non esqueza os galegos: aquí somos moitos os que loitamos para que a nosa lingua non desapareza e gostaríanos contar co apoio de profesores tan importantes e admirados como o é vostede, estimado Pablo. Un saúdo desde A Coruña, Galicia.
Para mim, será um prazer contribuir! Entre em contato comigo para eu poder fazer mais por vocês! Mande-me uma mensagem pelo Instagram @pablojamilk
Algunhas universidades brasileiras teñen cursos de lingua, cultura, cine e literatura galegos. Podo dicir que as hai polo menos en tres estados: Bahía, Río de Xaneiro e San Paulo.
Muito legal!!
Que maravilha , ouvir a explicação do surgimento da língua portuguesa!! Mas, satisfaça a minha curiosidade: por que Jamilk e não Jacoffee? Um abraço.
É o sobrenome dele.
Professor, se puder explicar algo neste sentido, ficarei muito grata:
Sempre disseram que nosso sobrenome "Marani" veio de nossos avós, nascidos na Itália. Certa vez, por curiosidade, procurei no site de buscas o que essa palavra significa e tem muitas fontes dizendo que Marani vem de Maharani, mencionando esposas de marajás indianos. A Índia e a Itália tiveram laços fortes no passado?
Parece consenso de que o nosso falar é o mais poético de todas as línguas e que cada vez mais, pessoas no mundo inteiro estudam por prazer a nossa língua. Isso acabou acontecendo pelos artistas que fazem sucesso e muito lá fora como, até hoje Elis Regina, Chico Buarque que conquistou a Alemanha, Holanda e outros nesses últimos anos, Djavan, Caetano Velozo e Gilberto Gil.
Eles já dizem que falamos cantando e nos expressamos até de forma colorida. Nas viagens para congressos sempre fui muito bem tratada, e sempre mesmo não entendendo nada sempre pedem para falar a mesma frase em Português. Fico imaginando como isso deve ser bom os seus ouvidos...
Na Peninsula Ibérica ao tempo da entrada do Império Romano, existiam vários povos de origem de Celta e Ibérica, a que chamaram de Celtiberos, esses povos eram belicosos e ofereceram uma resistência tenaz contra os Romanos. Destacaram-se nessa resistência contra o Império Romano, os Lusitanos que muitos historiadores romanos consideravam serem a origem dos Celtiberos.
O latim introduzido pelos romanos na Península Ibérica, foi sem dúvida o latim vulgar, usado pelas legiões romana, Existiam duas modalidades do latim: o latim vulgar e o latim clássico. O Latim vulgar era a língua usada pelos soldados, artífices, agricultores, escravos, etc., e somente falada. O latim clássico era a língua falada e escrita, e o instrumento literário usado pelos poetas, prosadores, filósofos, retóricos, em geral pelas elites. O latim só passa a ser uma língua exclusivamente eclesiástica com o fim do Império Romano e o desuso desse idioma.
Com o fim do Império Romano, a Península Ibérica foi invadida por povos germânicos, sendo eles, os Visigodos e os Suevos, os Suevos foram empurrados para o noroeste, entre norte e sensivelmente centro de Portugal, o restante da Península Ibérica, ficou sob o poder dos Visigodos, posteriormente os visigodos anexaram o reino suevo, apesar disso os Suevos ficaram com alguma autonomia. Devido a dissidências entre os visigodos e o pedido de ajuda de um dos dissidentes, que permitiu a invasão da Península Ibérica pelos muçulmanos.
Quando finalmente inicia-se a reconquista cristã e a libertação dos povos sobre o domínio muçulmano, começam a formar-se reinos e é nesse contexto que surge o condado portucalense, a língua falada seria o galaico-português.
Os povos “Celtiberos” não tinham uma formação regular de tropas como os romanos, mas eram povos guerreiros e belicosos ou seja os romanos não tiveram o caminho facilitado.
Os jutos, anglos e saxões, estiveram na Britânia, centro e sul da actual Grã-Bretanha.
Q história bacana a do nosso Idioma!
Olá, sou novo por aqui. Parabéns pelo conteúdo, adoro essas curiosidades e você responde de maneira bem didática e agradável.
Pablo, por que o latim é uma lingua morta, por que caiu no desuso?
É língua morta porque já não é a língua nativa de ninguém, ninguém mais a aprende desde que nasce. O latim caiu em desuso porque foi sendo substituído pelas línguas neolatinas, línguas que derivam do próprio latim, como o galego, o português, o castelhano (ou espanhol), o catalão, o italiano, o romanche, o romeno, o francês etc.
Amei
Eu gostaria de saber! Qual a origem do povo brasileiro. Boa parte veio dos índios da descendência de CAM, filho de NOE. Porém teve uma mistura com os português. Quala origem dos português? De qual filho de NOE eles vieram. Muito obrigado.
Legal
A presença dos maravilhosos vocábulos de origem árabe não se deve à expansão do império português, mas sim, ao fato de que a península Ibérica foi invadida e dominada por povos de língua árabe por 700 anos e, isso ocorreu antes mesmo da existência da língua portuguesa.
Professor Pablo,pq a Literatura brasileira oficial começa depois de 1500? Antes disso não temos produção literária???
Não. As línguas indígenas daqui não tinham escrita. Logo, nossa literatura só começa após a chegada dos portugueses.
fera
2:58 krl, a viola escorregando é foda
Me desculpe são tantas histórias e tantas opiniões me parece que ao longo do tempo para chegar até aqui foram tantas coisas pois ao meu ver no passado seria uma zona no bom sentido pois tinha muitos Reis muitas autoridades muitos mandantes várias colonizações enfim é porisso que sofreram mudanças têm seu lado positivo claro mas deixa quieto vamos adiante ótima explicação
Já tem o primeiro poema em português no canal?
Parabéns pelo seu domínio da Língua Portuguêsa. Em que Universidade Portuguêsa estudou? Apenas uma nota sem grande importância: fonéticamente a palavra Celtibero tem acento grave invisivel... Cps...
Ele estudou no Brasil.
Uma aclaraçao, o condado portucalense separouse da Galiza nao de Leon
Uau
Le entendí fácilmente...
Castela*.
👏👏👏💛
fessor a História de português é 😮🆒 uo no. Mas eu nnnnn sabia fessor 😊 vc é muito especial para mim ob fessor ❤❤❤ muito obrigado 🫂🫂🫂 mes mo,dai a gente não 🚫 sabia 😅😅😅
Que bom que gostou!
Queria a mesma coisa que o Ximenes pediu. Por favor
❤️
Confuso😮
Porque se chama português? Tem alguma coisa ver com o fato de portugal estar perto do mar e ter portos marítimos oor lá?
Porque vem de Portu Cale, daí Portucale, Portugal.
Prof. Pablo pq mês setembro não é mês 7, outubro não é mês 8, novembro não é mês 9, dezembro não é mês 10????
curiosidade excelente
Já foi, quando o ano começava em março. Depois, com a reforma do calendário, dedicaram um mês ao deus Jano, o deus dos começos, e por isso o mês que leva o nome dele - janeiro - encabeça o ano.
63 36
Perdão professor mas NAVARRO e COSTELA???? Pensava que era NAVARRA e CASTELA!!!
Aprecio seus vídeos e os indico muitas vezes. Entretanto, acho que a necessidade de simplificar o assunto (o que você faz muito bem) exige um tantinho mais de cuidado. Latim eclesiástico só bem depois da conquista romana, a convivência com povos germânicos e árabes foi bem mais complexa do que apenas batalhas, e eu sei que você sabe que não é adequado falar de tupi como uma língua só, nem de bantu como um dialeto. Desculpe a chatice, e obrigada pela oportunidade de comentar este vídeo. Força, guerreiro!
E além disso os romanos jamais impuseram a língua ou a religião. Desde cedo perceberam que deixar os conquistados com suas crenças e culturas diminuía em muito o risco de revoltas. Pagando os tributos, tudo certo.
🙂🙂🙂🙂🙂 👍👍👍👍👍
Oi mano eu sei ler bem mas pra escrever não sei escrever direito não
eu sei escrever mas não sei ler, complicado isso
Agora a nossa língua tá misturando com o inglês kkkk
É muito interessante estudar a respeito das origens dos idiomas toda a história é bem legal mesmo,só não compreendo como alguém pode dar uma descurtida em um tipo de vídeo desse.
Coitadinhos do Théo disse que o celular seria para ele me aborreço e quebrei todos essr ja é o quinto celular aparelhos
É o Bichinho rsperando coitadinho dele❤❤
Boa tarde !
OUTRA EXPRESSÃO DE ORIGEM ÁRABE : " OXALÁ " !...
Nasceu em portugal na cama
A língua do Brasil na verdade devia era ser espanhol rsrs!
Galego.