CCF - Feedback - EP5

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • Café Ciência e Fé - Feedback - EP5
    Dois engenheiros, Bernardo Motta e Gonçalo Andrade, tentam harmonizar os conhecimentos científicos da sua formação académica com o cristianismo. O resultado é uma série de episódios onde conversam sobre sobre os mais variados temas, sempre na perspectiva de integrar estas duas visões do mundo.
    Será possível olhar para o cristianismo de forma racional? Quais são os pressupostos filosóficos da ciência? Pode um cientista ser cristão? Estas e muitas outras questões são tratadas neste podcast, disponível nas principais plataformas (RUclips, Spotify, Apple Podcasts) e redes sociais (Facebook e Instagram).
    Novo episódio todas as quintas-feiras!
    O episódio de hoje é dedicado ao feedcack dos nossos ouvintes. Reagimos a alguns comentários e respondemos a questões que nos foram enviadas através dos vários meios.
    Podem deixar-nos os vossos comentários e questões através do RUclips, do e-mail ou das outras plataformas. Tentaremos dar retorno em episódios semelhantes a este à medida que a disponibilidade o permita.
    Alguns temas abordados:
    Agradecimentos
    Palestas
    Tertúlias Atreve-te
    Evolução e Criação
    Nossa Senhora e a Interprtetação das Escrituras
    Fine Tuning
    Leis da Natureza
    Projecto Dá o Clique
    Esperemos que gostem.
    Fiquem a par de todas as novidades através do nosso grupo do Whatsapp:
    chat.whatsapp....
    Recursos Adicionais:
    Instagram do Projecto Tertúlias Atreve-te
    / tertulias.atreve.te
    Evangelho de São Mateus, Cap 11:
    www.paroquias....
    Artigo do Luke Barnes:
    The Fine-Tuning of the Universe for Intelligent Life
    arxiv.org/abs/...
    arxiv.org/pdf/...
    Trivium Podcast
    / @podcasttrivium
    Projecto Dá o Clique
    www.daoclique.pt/
    Artigo do Bernardo Brochado no Observador:
    observador.pt/...
    Canais do Thomistic Institute
    The Thomistic Institute (mais de divulgação):
    / @thomisticinstitute
    Angelicum Thomistic Institute (mais académico):
    / @angelicumthomisticins...
    Discurso Papa Bento XVI - Regensburg - Encontro com os representantes das ciências
    www.vatican.va...
    • Pope Benedict XVI Rege...
    Paper do Wigner - The Unreasonable Effectiveness of Mathematics in the Natural Sciences:
    www.maths.ed.a...
    S. João Paulo II - Fides et Ratio (PT e ES)
    livraria.aposto...
    amzn.to/457jatv
    Livros da semana:
    (Os links da Amazon e da Wook dão-nos uma pequena comissão quando utilizados)
    Francis Collins - The Language of God
    amzn.to/3Ik5rFY
    Edward Feser - The Last Superstition - A Refutation of the New Atheism
    amzn.to/3WcwOro
    Edward Feser - Aquinas: A Beginner's Guide
    amzn.to/3T871kE
    Episódios relacionados:
    Playlist Episódios sobre Fátima:
    • Fátima
    Playlist Episódios sobre Historicidade dos Evangelhos:
    • Historicidade das Escr...
    Série do Caso Galileu:
    • O Caso Galileu
    Playlist sobre Visão do Mundo do Cientista Cristão:
    • Fé e Razão
    Série "Evolucionismo e Criação":
    • Evolucionismo e Criação
    Série "Com Fé":
    • Com Fé
    Curso de Ciência e Cristianismo:
    • Curso de Ciência e Cri...
    Music:
    Voyage Of Discovery by Shane Ivers - www.silvermans...
    Later Alligator by Shane Ivers - www.silvermans...
    Sound Effect by UNIVERSFIELD from Pixabay

Комментарии • 11

  • @mafaldamarcos8359
    @mafaldamarcos8359 24 дня назад +2

    Muitos parabéns! É um gosto assistir ao vosso trabalho!

  • @danielffbraga
    @danielffbraga 10 дней назад

    Olá Gonçalo e Bernardo. Antes de mais devo confessar que já ando para escrever este texto há muito tempo, para agradecer o vosso trabalho, que é excecional. A azáfama do dia a dia entorpece-nos por vezes a mente, mas na realidade, é importante por vezes parar um pouco e reconhecer e agradecer àqueles que tornam a nossa vida melhor. Aliás, queria começar mesmo por aqui, agradecer. Agradecer pela vossa disponibilidade, empenho e correção numa abordagem estruturada e científica a todos os temas que abordam. Apesar de se afirmarem como cristãos (e bem, devo dizer!) não se coíbem de tocar em questões que causam desconforto, sempre numa perspetiva crítica, imparcial e honesta. Comecei a seguir o CCF através do FICA, sensivelmente na mesma altura em que o Gonçalo esteve conosco em Santarém. Desconhecia ainda o alcance do vosso extraordinário trabalho e é por isso que olho agora para trás e me recrimino por não ter aproveitado a oportunidade para conhecer melhor o Gonçalo e conversarmos mais sobre esta temática que tanto me fascina!
    Sempre acreditei em Deus e na religião católica. Contudo considero que tinha uma fé “infantil”, que ficou cristalizada no tempo. Ficou cristalizada quer do ponto de vista do conhecimento, quer da compreensão. Acredito até que muita gente se sinta confortável com esse nível de fé, mas algo em mim despertou e para mim isso já não era suficiente. Conhecia alguma coisa do novo testamento, mas do antigo testamento muito pouco. Praticamente apenas alguns episódios que via nos filmes! O FICA tem sido muito importante neste crescimento interior e numa melhoria evidente do conhecimento dos factos históricos bíblicos, mas o CCF tem sido um aliado fundamental.
    Sou da área das ciências e nunca me incomodou seriamente qualquer conflito entre religião e a ciência. Já não sei se foram vocês, se foi no FICA que disseram, “Se a verdade é só uma, a fé e a ciência não se podem contradizer” e de facto vocês provam-no em cada dia e a cada podcast (ouço-vos no spotify). À medida que vou crescendo no conhecimento, assim se fortalece a minha fé e cada vez mais me convenço (e aqui perdoem-me a audácia e opinião estritamente pessoal) que a Igreja tem um problema de marketing! Têm uma mensagem poderosa e fantástica, mas devido a uma série de fatores não a conseguem fazer chegar ao público da melhor forma!
    A vantagem de vos ter descoberto apenas agora, é que tenho muitos episódios para ouvir e posso escolher a ordem dos mesmos sem ter de esperar! Aliás “devorei” o caso de Galileu em menos de uma semana! Vocês acompanham-me diariamente nas minhas viagens de carro, nos meus passeios e até mesmo no ginásio! Juntamente com o FICA vocês são o meu ginásio da fé!
    Que Deus vos dê saúde e que continuem o vosso excelente trabalho por muitos anos, porque é um privilégio poder ouvir-vos!
    Muito obrigado. Grande abraço aos dois.

  • @helviov
    @helviov Месяц назад +3

    Parabéns pelo 100º episódio! Foi uma honra terem comentado os meus comentários! 😊
    Mantenho as minhas posições, por achar que não tenham sido adequadamente refutadas, mas este não é o meio adequado para discussōes extensas. Partilharei apenas aquela que acho ser a hipótese nula em biologia:
    A cosmologia física teve início no século XX com a tensão entre as hipóteses de um universo estático e eterno (hipótese nula) e a de um universo dinâmico com um início (hipótese teste). São incompatíveis e têm consequências observáveis que serviram para falsificar a hipótese nula. De momento, o modelo cosmológico ΛCDM tem um rival chamado Timescapes que descreve melhor a expansão acelerada aparente do cosmos, mas sem recurso à constante cosmológica (Λ=0). A cosmologia física é, portanto, uma ciência onde é possível comparar modelos do universo.
    Na biologia, eu esperaria que a hipótese nula fosse aquela que faz menos suposiçōes. O que observamos? Multiplicidade de seres vivos e continuidade biológica em populações disjuntas que não se cruzam entre si. A hipótese da ancestralidade comum, que é assumida pelo evolucionismo mas não pelo criacionismo, é suficiente mas não necessária para explicar o que observamos. Para além disso, o número de milagres não é diferente no evolucionismo teísta (1 milagre por especiação) do que no creacionismo (1 milagre por espécie), portanto a "multiplicação de milagres" não é um bom contra-argumento. Logo, em relação ao evolucionismo, o criacionismo devia ser a hipótese nula em biologia.
    A explicação das longas sequências genéticas partilhadas por espécies distintas, e.g. humanos e ratos, não se esgota na hipótese de ancestralidade comum (condição inicial). A explicação teleológica (causa final) é mais simples: espécies distintas partilham longas sequências genéticas porque partilham as funções biológicas que essas proporcionam.
    Eu não sou creacionista, nem evolucionista teísta ou materialista. Eu sou acima de tudo um ignorante que não sabe explicar a multiplicidade de seres vivos, a qual vejo primeiramente como um mistério biológico em aberto. Mas não posso aceitar o evolucionismo como a hipótese mais simples.

  • @nunoparreira3347
    @nunoparreira3347 25 дней назад +1

    Muitos parabéns pelo 100⁰ episódio.

  • @humbertoveiga379
    @humbertoveiga379 28 дней назад +1

    Olá amigos. Obrigado pela deferência. O trabalho de vocês é fantástico!

  • @AL-AMINSHEIKHH
    @AL-AMINSHEIKHH 28 дней назад

    Adorei assistir seus vídeos e acho que eles podem ter um desempenho ainda melhor com algumas melhorias no SEO. 🚀 Me avise se você gostaria da minha ajuda para aumentar o crescimento do seu canal

  • @rouxinol2917
    @rouxinol2917 23 дня назад

    Qual é a o momento que a alma entrou no ser humano? Completamente descabido essa gradação do inferior para o superior. Nas provas da existência de Deus de socrates e Agostinho fica evidente que vai do superior para o inferior. Como um rato pode ter dado origem ao algo superior? E se assim é pq existem espécies estagnadas no tempo? Será que foi de propósito para podermos ver que eram antes de evoluir? Ñ tem lógica...