Como Ler Livros de Mortimer Adler
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Nesse vídeo analiso "Como Ler Livros" de Mortimer Adler. Trata-se de um livro com dicas de estudo e leitura de um dos líderes do movimento americano de great books. Adler tentou restaurar o ensino dos clássicos e para isso desenvolveu várias técnicas que ajudam a evitar vícios na vida de estudos.
Conheça a Comunidade Filosofia do Zero
bit.ly/comunidade-fdz-youtube
Instagram: guilhermefclfreire
Telegram: t.me/guilhermefreirefilosofia
X: guilhermefclfr
Site: professorguilhermefreire.com.br
WhatsApp: wa.me/554884211496
Mortimmer Adler foi um grande nome na tentativa de restauração da educação norte americana.
Indica a importância de ler para a aquisição de conhecimentos, indica práticas que são viciosas e dicas que fazem a diferença no ato da leitura.
Gostaria muito de dedicar um tempo em resumir esse livro em tópicos e reter.
Boa tarde professor. Mais uma excelente contribuição para a formação da inteligência brasileira.
Como a resposta às duas primeiras perguntas da leitura ativa se dão quase inteiramente com a leitura inspecional, Adler deixa a entender que a unidade (junto do delineamento) será criada assim que terminar a leitura inspecional, ou seja, considera que as pessoas conseguem ler completamente um livro de um só fôlego, o que me leva a pensar: "em 1940 as pessoas conseguiam ler dessa forma, e quanto de nossa concentração perdemos nos últimos 80 anos?".
Sinceramente não creio que conseguissem ler de um só fôlego. Só se for obras mais curtas e fáceis.
Talvez o que Adler quis dizer é ler do começo ao fim, sem abandonar a obra. O próprio Adler disse numa entrevista que ele não lia mais que 20 páginas por hora numa obra que fosse realmente importante e com um lápis ao lado; e lia, em média, 90 minutos por dia.
@@filho.de.marcos o livro não me parece muito claro em alguns pontos. A base do livro está em responder às quatro perguntas da leitura ativa, daí saindo os três estágios da leitura analítica; as duas primeiras respostas, porém, são fornecidas pela leitura inspecional; a terceira só é possível com o fim da leitura analítica. Sei que os dois primeiros estágios se interpenetram, mas como Adler coloca a criação da unidade e delineamento como regras 2 e 3 da leitura analítica, sendo que só podem ser criadas no fim da leitura do livro? Ao meu ver, isso só seria possível lendo o livro todo de um fôlego só. Ok, dá para criar um rascunho da unidade com a pré-leitura, mas não passaria disso.
@@adrianozzz o livro é muito bom e quem conhece como Aristóteles pensava verá que a estrutura desse livro é bem aristotélica. Tem coisas que eu acato e tem coisas nesse livro que eu dispenso.
O nível superior sempre abarca o inferior (ou inferiores, dependendo do nível). Eu, particularmente, não leria uma obra complexa como Hegel de um só fôlego, entendendo bem parcialmente. Eu leria pausadamente, sendo rápido em parágrafos fáceis e sendo mais detido em parágrafos mais difíceis. Não preciso ler todo o livro para delinear depois; posso delineando à medida em que for avançando na leitura do livro.
Eu entendo que a leitura analítica e sintópica têm mais a ver com método de estudo da obra do que serem tipos de leitura. E eu também entendo que cada leitor sério criará o seu próprio estilo de leitura (elementar e inspecional) e estudo (analítica e sintópica).
@@filho.de.marcos eu já faço uso de técnicas de leitura há algum tempo; uso principalmente a SQ3R, onde vejo grandes semelhanças às técnicas mostradas por Adler. Só a questão da criação da unidade e delineamento que me pegou.
Eu faria assim: faço uma pré-leitura (survey) para saber o tema e o esqueleto de todo o livro; assim faço o rascunho da unidade e delineamento - sei de onde parte, onde chega e qual o caminho percorrido, mas não sei os detalhes. Depois faço tanto a leitura inspecional quanto a analítica capítulo a capítulo, criando as respectivas unidades. No final, faço o delineamento conectando todas essas unidades. O que acha?
@@adrianozzz Eu não conheço a SQ3R. Parece-me interessante pelo que você falou. Vou pesquisar mais a fundo a respeito disso.
Você faz esse método de leitura e estudo com todos os livros que lê ou apenas com os livros mais significativos? Eu falo por mim que os livros de ficção - os imaginativos e não-expositivos, conforme as definições de Adler - eu faço apenas as leituras elementares e inspecionais. No caso da leitura sintópica, essa leitura é meio que intuitiva para mim, porque como eu já leio bastante, os temas de um livro automaticamente evocam a minha memória para outras obras e/ou autores. Por exemplo: quando leio Santo Agostinho, a minha memória já correlaciona com os escritos da Bíblia Sagrada, Plotino, Platão e René Descartes, é meio que automático.
A leitura analítica eu apenas faço para obras em que vou me deter para estudos pessoais, mas eu não faço tudo o que o Adler recomenda. Eu apenas pego a ideia central (o todo), o delineamento e os insights mais significativos da obra que ampliaram o meu aprendizado, nada mais, senão a leitura fica muito burocrática e engessada para mim. Eu leio por deleite, também. E no deleitamento, eu aprendo bem.
Eu acho o seu método interessante. O estilo de estudo sistemático é muito pessoal. Enquanto você delineia no final, eu meio que vou passando um pente fino por parte e capítulo e já vou delineando ao mesmo tempo em que progrido com a leitura, isto é, eu não deixo para o final. É bem possível realizar os quatro níveis de leitura com uma leitura única da obra toda.
Será que ele ainda concorda com tudo nesse vídeo?
"Ganhar velocidade na leitura" nem sempre será o diferencial. Eu pensava assim também, mas hoje eu vejo que a velocidade vai variar de livro para livro, afinal de contas ler não é uma corrida de 100 metros rasos. Não precisa ser algo corrido. Precisa ser eficaz.
Possuo um cemitério de livros, depois de assistir esse vídeo vou tentar mudar e seguir suas dicas Guilherme. SENSACIONAL! 👍👍👍
"Cemitério de livros..." Fui desmascarado... rs Obrigado pelo conteudo Professor! O Senhor e o CoA estão me ajudando a ler ordenadamente. Seus vídeos são muito proveitosos.
Comecei seu curso a dois dias e já comprei este livro que vc está falando. O curso ta mais bacana que eu imaginava. Valeuzaoooooooooooooo
Bom dia Professor... como assim só conheci esse canal hoje mas tudo bem, vou espalhar pra todos que estão a minha volta, gratidão!!!
obrigada pela aula, professor!
Muito bom os seus vídeos Profº Guilherme...Suas dicas são muito importantes. Juliano aqui de Joinville. Tenho um blog chamado Feudalismo Atual e já compartilhei seus vídeos neste blog.
Excelente comentário, simples, didático, claro e salpicado pela forma simpática do mestre. Obrigado pelas valiosas informações!
Muito bom o vídeo. O senhor é muito inspirador!
Obrigado pelas dicas preciosas, meu caro.
Oi Guilherme. Obrigada por mais esse vídeo. POR FAVOR FAÇA UMA ANÁLISE DO LIVRO 1984.
Vou fazer :)
Saiu a análise.
Excelente vídeo, conheci o canal agora, gostei muito dos conteúdos e já me inscrevi.
Estudar do jeito certo é importante. Estou tentando melhorar. Obrigado pelas dicas.
Que vídeo esclarecedor! Muito obrigada pelo conteúdo.
Obrigado pelo Vídeo, ficou muito bom!
Muito bom! Obrigada professor
bom livro ❤❤.
Muito bom 🙏
Vendo em 01 de janeiro de 2022. Obrigada pelas dicas.
Excelente vídeo, professor!
Excelente aula, gratidão Professor!
Uma excelente apresentação.
Esplêndido conhecimenro
Oi professor! Adoro seus vídeos, tenho grande admiração por vc , pelo seu trabalho, na verdade por tudo. Seus vídeos são de grande ajuda para mim. Tenho um grande pedido para fazer! Estou cursando Letras, gostaria q o senhor fizesse uma análise da obra de Hugo de São Vitor, o Didascalicon A arte de ler. Irei usar para uma defesa de TCC. Preciso de uma análise breve. Por favor !
Obrigada
Muito bom
Boa noite Professor. Parabéns pelo trabalho, Como sempre excelente!
Eu fiquei curioso para saber suas críticas ao conservadorismo, poderia gravar um vídeo sobre?
Claro. Vou gravar sim.
Muito bacana a thumb professor 😂
Temos que refazer as estratégias: Ensinar as crianças a ler livros e usar as ferramentas para as crianças desenvolverem o seu intelecto
Parabéns pela análise. Fiz uma série de vídeos sobre o livro do Mortimer Adler:
ruclips.net/p/PLeWztMx2J49HeeceDQLQ1oc0OUcJzHnVt
Estou assistindo a série. Muito bom
@@MrRodrigorrch Também estou assistindo Rodrigo!!!! Grande iniciativa. Estou adorando!!!!
Valeu
Sensacional mano, obrigado pela série
Eduardo do “Três Vias” e Prof Guilherme Freire deveriam fazer uma live juntos a respeito da vida intelectual, educação clássica e filosofia.
Grato.
Tenho ansiedade e defte de atenção
Gui, faz um vídeo sobre como melhorar a retórica, exercícios práticos, difícil achar coisa boa sobre esse assunto. Ótima análise, como sempre.
Concordo!
O Adler tem história, mas gosto mais do "Como entender os grandes autores..." da Susan Wise Bauer.
Nice
Interessante ! O que acha de Emile Faguet? Seria menos prolixo que o Adler ?
Descobri o professor Olavo agora, próximo de completar meus 40 anos. Ele recomenda esse livro do Mortimer Adler. Sinto uma vontade de chorar por não tê-lo conhecido antes.
Entra no COF(curso online de filosofia)do proprio professor olavo não vai se arrepender
@@Jvvdsjohn , coloquei isso como uma meta na minha porca vida. Vou fazer o COF 🙏
Conheci o Olavo há uns 8 anos atrás. O velhinho da Virgínia mudou a minha vida. No começo segui o True Outspeak e os seus artigos. Só agora recente me inscrevi no COF depois de uma boa bagagem intelectual.
@@pablorodolfodealexandriaca3471 , irmão, o True Outspeak ainda existe?
ZeL, não existe mais. Recomendo que se tiver oportunidade ouça. É muito importante esses áudios do professor.
Aprendi muito com o True Outspeak.
Prof. Pode divulgar sua lista de livros indicados para leitura?
Quanto seria a melhor lista de livros?
Mas leio livros mesmo assim oque faço para melhorar isso...
Vc já leu """As cidades antigas """"????de Fustein de Coulanges?????
Please, share this video. Thank you!
Esse livro está uma "nota" - alguém sabe onde encontrar um usado com preço bom?
Uma alternativa seria baixar em arquivo pdf.
Livro esgotado😢
Vrdd
Cadê a lista do Guilherme?
Qual lista de livros voce indicaria?
Professor, qual e a sua listra, de leitura?
Cadê a sua suposta mais interessante lista de livros? Estou aguardando.
Essa época aqui o professor tava sojado em kkkkkk falava pra dentro.
👍
Up
Infelizmente a qualidade de encadernação dos livros da editora É Realizações é péssima. O acabamento é de má qualidade e as folhas se soltam facilmente da lombada. Tenho dois livros desta editora e não tive sorte. As folhas já estão todas descoladas da lombada. Péssima qualidade. Desrespeito com o consumidor.
Imagina um professor em sala com o nível de entusiasmo desse aí ? 🙄
Vou pedir para o Guilherme pedir para o editor colocar umas luizinhas piscando e um vídeo do lado dos 10 melhores dribles do Ronaldinho Gaúcho para ver se resolve isso para você.
Guilherme, por que você não gosta de algumas obras que estão elencadas na lista de Adler e quais são essas obras?
Sei que a ênfase da lista de Adler é a literatura ocidental, mas o Adler poderia ter aproveitado os clássicos da cultura oriental (Confúcio, SunTzu, Lao Tse etc), concorda?
Senti falta da obra "Ser e Tempo" do filósofo Martin Heidegger. Será que a origem judaica de Adler influenciou na exclusão de Heidegger da lista, já que o mesmo fez parte do nazismo?
Valeu!
Cala a boca
@@soccer18187 você tem problema mental?
livro prolixo, superficial e chato, chato demais. Você lê, lê, lê e é um monte de blá blá blá e obviedades. As 100 primeiras páginas se resumem a "quer saber sobre o que o livro trata? Leia a introdução, contracapa, sinopse..." agora imagina ler 100 páginas de blá blá blá pra isso? Tem que ter um saco do tamanho do mundo
Não consigo aplicar as regras de Como Ler Livros. Seria ótimo com um exemplo de cabo a rabo.
2:55 Aham
13:30 Bah!
16:00 Verdade!
16:54 Bah, chineleou. hahaha
Oi Guilherme
A tradução antiga é melhor do que a nova da é realizações?
Sim.
Eu sou uma pessoa que tem memória de peixe na leitura
Isso é bom ?
@@FernandoWermelingermarquesperenão
Normal amg, se a leitura não for estimulante você não vai lembrar mesmo.