Já uso ChatGPT faz um tempo, uso em inglês. Uma dica é: para respostas mais rebuscadas você precisa fazer a pergunta de forma mais articulada, porque na prática você não está perguntando a um oráculo ou enciclopédia, na prática você está criando um "prompt de comando" quanto mais específico o prompt melhor elaborado será o resultado.
Eu ia comentar isso. Quanto mais especificações, mais complexa e aprofundada a resposta. Perguntas mais genéricas geram respostas mais genéricas. Da pra criar coisas incrivelmente complexas e completas. Ele poderia fazer outro vídeo considerando isso. Introduzir um contexto antes de fazer a pergunta, assim como faz com os entrevistados.
Pois é, no caso o ChatGPT não deu uma resposta sobre a arte ser politica ou não, ele criou um soneto de Olavo Bilac sobre "arte é politica", pois ele entendeu que era para continuar criando soneto com a frase "a arte é politica".
Simmm.. Por isso é interessante separar os assuntos por abas de conversa, se o contexto não for oferecido na pergunta, o chat vai absorvendo todo o contexto nas mensagens anteriores.
Na era da informação via inteligência artificial, saber perguntar é mais importante que saber a resposta. Criatividade e curiosidade são características importantes
Nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento da ferramenta, esse termo é correto. Mas quando ela tiver mais avançada, até a pergunta mais errada de todas, será dado uma resposta satisfatória.
Faço isso também, mas com francês. Da para fazer muita coisa, além da conversação. Eu por exemplo peço para ela corrigir e explicar meus erros gramaticais, peço para fazer exercícios e checar minha resposta, explicar, pedir exemplos e me desafiar sobre alguma parte específico. Sensacional
Sim. Uma dica, é escrever no começo “aja como um professor de inglês daqui pra frente” e adiciona o que você quiser. Por exemplo: “aja como um professor de inglês e crie exercícios sobre present perfect continuous, depois verifique minhas respostas, corrija e explique o erro”. O céu o limite, tu vai brincando com o que tu quer. Outra coisa, não misture conversas… use um chat só para aprender inglês, outra sobre qualquer outra coisa
Sou professor de línguas estrangeiras há 20 anos, também sou professor de filosofia há alguns outros, faço minha segunda pós e... queria eu ter esta ferramenta durante minhas graduações. Uso hoje o ChatGPT como um colega para debates. Proponho questionamentos e me posiciono também, de modo a ter um contraponto. Isso enriquece meus estudos. É conversar com "alguém que tem uma resposta", independente da qualidade. O mesmo acontece quando eu tenho um debate com um aluno com menos experiência que eu ou com um doutor em minha área de conhecimento, obviamente, com muito mais experiência. O recurso discutido aqui pode ser, sim, excelente no processo de aprendizagem, mas para que ele se torne um recurso útil, é necessário que, primeiro, nós entendamos o potencial ofertado e, depois, estimulemos o uso da ferramenta de maneira a ter benefícios.
Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor. E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados. E eles apressaram-se e cada um pôs em terra o seu saco, e cada um abriu o seu saco. E buscou, começando do maior, e acabando no mais novo; e achou-se o copo no saco de Benjamim. Então rasgaram as suas vestes, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram à cidade. E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se diante dele em terra. E disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabeis vós que um homem como eu pode, muito bem, adivinhar? Então disse Judá: Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo. Gênesis 44:9-16
Uso , muito prático, mas tem de saber fazer a pergunta e conhecer do assunto pesquisado , pesquiso antes de usar, meu filho usa também como um recurso auxiliar nos estudos e monitoramento mas como ele diz , não é 100% confiável, meu filho já " pegou " vários erros no processo de estudo o " Rafael " ou " oráculo " como chamamos também era , e aceita e pede desculpas e se corrige conforme os erros são apontados . É uma ferramenta muito poderosa, mas não deve ser usada como único recurso nunca . Eu uso pra melhorar meus textos por exemplo digito um assunto e peço ao" oráculo "pra tornar lo mais intelectual ou pra dar tons de humor no mesmo pra não ficar muito cansativo . Enfim realmente é fantástico. Também me ajuda nos estudos, exercícios, consultas médicas etc. Mas tem que saber usar creio que é como os cartões de crédito, eles não saem as compras 🛍 sozinhos 😅 Embora pareçam empáticos, parecer empaticos não é ser . Mas são muito manipuladores com pessoas que não sabem lidar com eles. Podemos tomar como exemplo a polarização nas últimas eleições tanto no Brasil ,como nos Estados Unidos. Vou terminar de assistir o vídeo. Estou achando interessante. Grata .
Sou um programador de software experiente e uso, eventualmente, o ChatGPT para me ajudar na produção de algumas ideais, encurtar algumas tarefas que me levariam mais tempo. O problema que eu vejo no futuro, que na verdade já existe hoje na minha área, é a pessoa usar o ChatGPT como muleta e ficar dependente dela a ponto de que o dia que a ferramenta estiver fora do ar ninguém produz mais nada porque não vai saber o que fazer ou como fazer, isso vai ser o lado ruim, na minha visão.
@@jonasmarcotolentino Eu sempre procuro entender o codigo e peco que ele faca declaracao de comentarios de cada trecho isso vai ser mau pra quem esta iniciar a programar
Eu fiz um teste fazendo perguntas voltadas ao que compus na minha monografia, quando não estava satisfeita com a resposta, eu "forçava" a inteligência artificial a elaborar algo mais profundo e foi absolutamente brilhante! Creio que essas mesmas perguntas sendo conduzidas, de acordo com a proposta de um chat, um diálogo, ela pode dar respostas tão boas quanto as dos seus entrevistados. A grande sacada dela está nas perguntas, dessa forma, tenho a impressão de que ela pode se tornar uma grande ferramenta na educação se for utilizada com sabedoria, se as pessoas não se conformarem com a primeira resposta e praticarem a "troca de ideias" com a máquina.
E ao contrario também. Quando pegamos um assunto complexo, (exemplo: física quantica) e pedimos para ele explicar de forma fácil ou explicar para uma criança ( fica mais fácil ainda), o assunto fica mais claro, e depois você retorna no assunto que não entendeu e as coisas começam a fazer sentido.
@@consultor-snsconsultorsns9124 e por que não?! Acho uma excelente opção! Mas é claro que há a necessidade de estimular as iniciativas críticas dos alunos, para que possam não se satisfazer com qualquer resposta e buscar as perguntas certas. Muitas vezes aprendemos mais com as perguntas que fazemos do que com as respostas que recebemos, porque para perguntar é preciso refletir
Sim, ai esta a Chave, o Chatgpt como um dialogo. Aonde eu escreva as minhas experiências e referencias e "Ele" agregue, e/ou eu delete, questione. e daí surja um texto mais direto e eficaz. Massa.
Professor Leandro Karnal não é um homem a frente do seu tempo, mas um homem de todas as eras, que pessoa de mente fantástica, muito grato por tudo que tenho aprendido.
Professor Karnal que vídeo em boa hora! Ontem (09/03/23) ministrei minha primeira aula do ano para uma turma de Engenharia Civil da Unila - e "apresentei" a eles o ChatGPT - (dos 28 estudantes, 5 já fazem uso, uns 8 ou 10 já tinham escutado sobre e os demais não faziam ideia do que era). Tentei fazer uma abordagem crítica, mas não tão brilhante quanto a sua! Compartilhei o link no grupo do whats da turma com a seguinte mensagem "Sobre essa ferramenta, lembrar que ela deve ser usada com inteligência. Não a usem para fazer o seu trabalho e sim para ajudar a vc a fazer um trabalho melhor." Hoje compartilhei seu vídeo. Na próxima aula (16/03) ele será discutido. Obrigada!
Entra la e pergunta: Voce e capaz de criar algoritmos? Como saber se o algoritmo que voce criou nao eh perigoso para a especie humana? E quem garante as boas intencoes de seus "criador"? Voce faz nessa sequencia e ele te da umas respostas meio...meio...ensaboadas. Eu fiz e a ultima resposta me deixou preocupado.
@@emidionascimento4701 Mas a questao nao eh essa... Alias, eu acho esse argumento uma falacia, porque a questao principal eh: Temos como controlar o mal? Deixando claro que os conceitos de bem e mal sao relativos no tempo e espaco. Sendo mais especifico, porque usamos o que criamos para o mal? O exemplo do martelo explica o efeito, mas nao explica a causa.
@@pasketron você chegou no ponto! Para uma AI ser "boa" ou "má", você precisa admitir que "aquilo" tenha algum nível de consciência, senão a AI será apenas o que é hoje: um papagaio eletrônico. Assim como "ouvimos" um papagaio falar pq estamos acostumados com aqueles sons, podemos entender que haja consciência, qdo a AI cita a si própria... Mas veja, ensinamos o papagaio a falar "papagaio" e achamos que ele tem consciência, mas não tem... Um é tão irracional quanto o outro... Apenas repetem o que conseguem repetir, mas não pensam de verdade. E duvido que um dia se consiga construir uma consciência como os seres humanos possuem. A nossa consciência nem consegue ser explicada direito ainda pela ciência... Aparentemente é por conta de nossa inteligência que foi surgindo após vários eventos históricos num grupo de macacos que se distanciou geneticamente dos demais da mesma espécie. Outras pessoas dizem haver uma consciência universal, uma inteligência única que a tudo vê e está em todos os lugares (onipotência e onipresença)... Se as milhares de outras espécies vivas não conseguiram desenvolver a consciência, uma AI que meramente mimetiza a inteligência humana, não teria condições de chegar nesse nível de ser bom ou mal de forma intencional e sistemática.
@@pasketron simples...humanos tem o poder de escolher entre o bem e o mal. Nem mesmo os "anjos nem demonios" detem esse poder, apenas humanos. Será?!?!?!
parabéns, uma das melhores análises que já assisti. Sou programador , trabalho com tecnologia quase 30 anos e a fala de Karnal foi certeira. muita gente falando bobagem, mas Karnal provou e demonstrou a diferença entre a máquina e o homem. A capacidade humana não será superada, a máquina é uma ferramenta. Grande professor brasileiro. parabéns
Essa é a Versão 3 Praticamente do Chatgpt, já imaginou a versão 100 como se sairá? Se agora já tá assim amigão, com poucos anos de avanço, daqui 50 anos você acha que ela vai continuar limitada assim ? Pensar assim é amaciar o ego.
@@MidArt_AI Será que o objetivo é atingir "a capacidade humana" - seja lá qual for o significado disso? Lembra do final do vídeo, que ele sugere questionamentos mais críticos: a quem beneficia? Com que objetivo? Será que na versão 50 ele vai passar a questionar os algoritmos que lhe deram origem? Poderia adquirir agência e decidir por uma posição política? Até então ele é espelho da produção humana que é usada para treiná-lo. Se lhe for dado conteúdo com mais peso para um determinado viés, no que vai se tornar? Quem decide isso?
Você deve ser programador de Basic ou muito inocente para falar uma bobagem dessa, em 3 anos no máximo as AI vão alcançar o status de AGI e depois disso só Deus sabe quanto tempo até se formar uma Super Inteligência Artificial que será no mínimo 1 bilhão de vezes mais inteligente que todos os humanos no planeta (pelo cálculo de engenheiros que trabalham com redes neurais). Te recomendo a sair da caverna e começar a pesquisar melhor suas fontes sobre AI pois você parou no tempo ou esta com medo da máquina ficar mais inteligente que você (que pela sua resposta ela não vai precisar avançar tanto).
Acho que a principal deficiência é que o GPT não questiona de volta, tentando intuir (com o perdão da palavra para uma máquina) o objetivo da pergunta tateando às cegas. Como no trecho em que faltou um ponto de interrogação, tornando o input uma afirmação, não uma pergunta. Um humano, hj em dia, teria respondido talvez um "??" no whatsapp kkkk Eu talvez respondesse um "ok.. não vai continuar o raciocínio?" O GPT usou o contexto anterior e seguiu com outro poema, usando o input como motivo (tema) da criação. O assustador foi o Karnal ter lido e não ter notado nem a falta da interrogação nem o padrão de poema na resposta. Proposital? Fica a dúvida...
Ola Karnal, Adorei o vídeo sobre o ChatGPT e gostaria de compartilhar algumas ideias e sugestões para usos futuros: 1 . Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia. - Limitação do prompt e tecnológica: - “o estilo de LK” - o ChatGPT provavelmente possui algumas informações disponíveis na internet mas não significa que são todas. Atualmente existem novos protótipos derivados do ChatGPT, através de API’s, que poderão inserir documentos específicos que você possua para que eles sejam adicionados a base de dados temporária, e produzir um texto com mais característica de LK. - Sugestão de Prompt: Caso você insira um texto próprio na conversa com o ChatGPT antes da pergunta você podera escrever o seguinte prompt: “ Com base no prompt anterior, Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia. Ressaltando os principais beneficiados ou afetados pela evolução tecnológica, e quais grupos foram impactados negativamente’ 2 . Produza um soneto em estilo de Olavo Bilac. - Limitação do prompt e tecnológica: - Mesmo cenario do prompt inicial. Nos assumimos que o ChatGPT consegue buscar tudo que ‘e referente a Olavo Bilac. Como os requisitos “parnasianos” não são implícitos no soneto, o ChatGPT poderá não inclui-los na sua resposta se não requisitados. - Sugestão de Prompt: “ Produza um soneto em estilo de Olavo bilac seguindo elementos da escola literária parnasiana brasileira, As rimas do soneto deverão seguir XXX” 3 . A arte e politica. - Limitação do prompt: a) prompt foi feito em forma de afirmação, portanto o Chat entende que você gostaria de reproduzir uma afirmação em relação ao tópico, portanto o resultado da resposta será parcial. b) a prompt foi feito logo após prompt do soneto, portanto o Chat usou elementos da conversa anterior para gerar a resposta subsequente. - Sugestão de Conversa: Caso o tópico do assunto seja muito diferente da pergunta subsequente, crie uma nova aba/conversa para o assunto especifico. - Sugestão de Prompt: “ A arte e politica? Elabore sobre o tema sob a perspectiva da filosofia sob a ótica de Platão”
Eu trabalho com tecnologia e o alvoroço quanto ao ChatGPT foi gigantesco "vai ser todo mundo demitido", "não precisa mais estudar" etc .. E vendo uma pessoa fazer essa análise foi poético! Brilhante! Meus sinceros parabéns!
@@asc4158 Chat GPT é um google tradutor mais avantajado e amplo, traduz conteúdo em geral incompreensível para o leigo a tal ponto que consiga introduzir tal pessoa naquele conteúdo, mas como o google tradutor, nem sempre estará certo, quando erra, erra muito, erra rude. É preciso cuidado ao usar a ferramenta.
Como sempre, Brilhante! Assertivo. Abrangente. Completo. Como professora que sou, Leandro Karnal tem sido uma referência significativa no âmbito da Pedagogia. De Portugal, com total admiração!
Sou professor. Professor de física. Já informei aos meus alunos sobre a existência do chatGPT e solicitei que eles o utilizassem. Minha primeira atividade foi: utilize o chatGPT para entender o que é um gerador elétrico e um motor elétrico. Em sala eu passei uma segunda atividade: quais as diferenças e semelhanças entre o gerador e o motor elétrico, respondam em sala. Pedi então que eles fizessem a mesma atividade 2 através do chatgpt e comparassem as respostas. Depois passei a atividade 3: crie pelo menos três perguntas sobre geradores que as definições pesquisadas não conseguiram responder. Por fim, sempre olho as respostas individuais e faço uma rápida conversa de forma oral com o aluno pra identificar suas incompreensões. O profissional deve aprender a fazer uso da tecnologia ao seu favor.
Parabéns! No entanto, nem todos irão se adaptar ou terão espaço de manobra pra isso. Creio que infelizmente, assim como em outros setores, muitos professores perderão os seus empregos em um futuro próximo.
Interessante! O receio que existe é de que se possa utilizar o ChatGPT para fazer plágio nos trabalhos escolares, e não só. Mas será que o ChatGPT não poderá ajudar a descobrir que um dado trabalho foi plagiado, ou melhor, que foi feito por "ele"? Será que se perguntarmos-lhe diretamente se um dado trabalho foi, ou não, feito por ele, ele vai mentir?! Será que o ChatGPT pode mentir?!
perfeito, a ideia do Chat GPT é exatamente essa ser usasdo como um "assistente", a forma com que você introduziu o ChatGPT + as suas aulas com certeza irá agregar mais para os alunos do que outros que não a usam da forma apropriada.
Interagi bastante com o chatGPT nos últimos meses. É impressionante como ele, mesmo quando erra, demonstra ter entendido os conceitos da pergunta. O modelo mental que faço dele é o de uma criança que leu a Internet inteira.
Essa ferramenta para mim é fantástica. Em sala de aula o que eu utilizo é a pesquisa como ferramenta para endossar um debate. Entender do conteúdo e depois discorrer sobre. O conhecimento nasce não da informação, mas sim da capacidade de uso prático dessa informação em sua vida cotidiana.
Considero o ChatGPT uma ferramenta absolutamente extraordinária! É verdadeiramente fascinante observar sua capacidade de gerar respostas extremamente contextualizadas e humanas. Fico sinceramente impressionado com o brilhantismo de seu desempenho.
A excelência deste vídeo está, para mim, nas perguntas que o Karnal fez. As perguntas que eu faço, como desenvolvedor de software, são muito diferentes destas, assim como as de um biólogo seriam. Mas é muito interessante ver esse tipo de interação, sempre aprendo muito com isto.
Estou usando a ferramenta para estudar, é como se eu tivesse um especialista para tirar qualquer duvida. Estou impressionado com a capacidade da ferramenta, pois estamos só o começo!!
Cuidado! O ChatGPT ainda erra muito! Fornece informações falsas, inventa dados, erra cálculos e ainda insiste no erro se vc pede pra corrigir. É uma ferramenta fantástica, mas deve ser usada com parcimônia.
E como você sabe que a resposta é certa?Como você sabe que ele está respondendo como um especialista,se você não é especialista pra dizer que a resposta é de especialista?
@@PxMASTERSsuspiro, mas logo no início antes mesmo de se usar a ferramenta é dito que ela não é perfeita e pode induzir a respostas "erradas" e a "enganos"
@@PxMASTERS o GPt não foi feito para ser um Google ou fonte bibliografica, e a proposta dele em bem explicita no quesito em de de "treinar" ele para te ajudar em algo, inclusive ele "lembra" da conversa do início ao fim. Seja na área de TI, achar erros em códigos, produzir algo com informações que vc o treinou antes. Ex: se eu quero produzir algo, primeiro eu ensino eles o q é esse algo, e alimento o seu banco de dados para ele aprender todos os conceitos. Kkkkk as pessoas acham q é pra fazer perguntinha genérica kkkk
@@numberone9427 do "sistema" até pode ser mas ser escravo da tecnologia não faz sentido, se não nem fogo teríamos. A tecnologia é só um meio como qualquer outro, o "sistema" poderia te manipular de qualquer outra forma.
@@numberone9427 e por que você acabou de usar um dispositivo para ver esse vídeo e comentar nele , sendo que você acha a tecnologia escraviza às pessoas? Você não deveria estar longe da internet nesse caso? Cuidado com a hipocrisia amigo.
Primeiramente, excelente vídeo, e reflexões Leandro!! Leandro, ao utilizar o chat, ele vai gravando o contexto. Quando vc pediu pra ele criar o soneto, e depois fez outra pergunta, ele foi agregando as instruções. Quando você muda completamente de assunto, é importante enviar algum comando como “ignore todas as instruções anteriores”, ou abrir um novo chat com ele. ;) Suas respostas teriam sido um pouco mais precisas e corretas se tivesse o feito desta forma. O nível de detalhamento do input, e a “engenharia de prompt” utilizada impactam profundamente a acuracidade das respostas obtidas.
Essa resposta ou esclarecimento acerca da ferramenta e sua lógica, me faz pensar em como, com o tempo, essa nossa relação de aprendizagem e interação com as máquinas foi-se aperfeiçoando. No caso, eu me refiro à "internet das coisas" e ao modo "intuitivo" enquanto novos elementos balizadores ou parâmetros. O saber deixaria de ser algo restrito a especialistas tão-somente e poderia ser exercido por uma ampla gama da sociedade, ainda que não tivessem consciência desse fenômeno.
Muito interessante este vídeo. O que, para mim ficou, claro é que nada substitui o pensar, o sentir e a criatividade humana. A ferramenta sem dúvida é admirável, mas é uma ferramenta de acesso limitado àqueles que já tem algum conhecimento. O futuro dirá até onde ela é benéfica. Muito obrigada por mais esta aula Professor Karnal!
Obrigado. Para quem foi datilógrafo, operador de mimeógrafo e aprendiz de linotipista, vossa análise traz peças para preencher um bom quebra cabeça e facilitar a aceitação do mundo com a inteligência artificial.
Dava para ir além e se aprofundar nas respostas. Sempre que você inicia um novo chat no ChatGPT ele começa a aprender com você, por isso quando tratar de um assunto é importante manter o chat na mesma janela ao invés de iniciar uma nova. Se ele tivesse escrito as criticas que fez no vídeo logo abaixo da resposta que ele recebeu do ChatGPT, provavelmente se surpreenderia com as novas respostas. Geralmente a primeira resposta é uma resposta rasa, então você pode pedir para ele ser mais específico, detalhista, ter mais emoção, etc... Diga na resposta o que ele pode melhorar e ele vai aprender com isso.
Toda essa tecnologia me encanta, sou fascinada, quando era jovem isso não existia, sou dos anos 60 e agora com 50 e uns posso aprender. É bom aprender, assistir essas novidades e espero aprender e utilizar essa tecnologia de modo positivo.
Tá ok, mas livros existem à 5 séculos, nada de novo no front; apenas milhões de compilaçoes de texto e cruzamento de dados. Quem não tiver repertório só tera respostas mediocres. Estamos ficando burros para que as máquinas pareçam inteligentes...Infelizmente uma humanidade demente.
Obrigada, Karnal, por ampliar meus horizontes, abrir minha mente! Costumo ouvi-lo enquanto caminho e o prazer e a vontade de acompanhar seu racional e assimilar seus ensinamentos é tão grande, que fico mais cansada mental que fisicamente! Mas é gratificante! A cada aula me sinto mais interessada em aprender e questionar.
Naquele momento, em que o professor disse, que não havia nenhum trecho inesquecível, no poema desse software, eu gostaria muito de ouvir um trecho, que para o professor, fosse inesquecível
Eu uso a IA , ele enriquece meu vocabulário , pq eu começo a entender o assunto de uma forma simples e clara , eu leio , releio , e é como um professor que te esclarece as coisas , assuntos complexos , que mtas vezes o professor não consegue repassar em sala de aula , uso de uma de uma forma inteligente e não copiar e colar , eu leio um texto , releio , leio novamente e não entendo , passo a grifar palavras que não conheço , e o chat gpt automaticamente explica de uma forma que eu começo a entender .
Eu tô usando pra aprender inglês , É absurdo como estou evoluindo e quando peço explicação ele me explica de forma super Simples . A minha professora so me ensinava Verbo " to be " .
Falta vocês escreverem também, né? A colocação de vírgulas aí nesse seu relato, e para falar só disso, está bem ruim. Acho que o chatgpt não pegará nas mãos de vocês e farão vocês conseguir escrever um texto inteligível e com pontuações corretas.
Muito interessante ver Leandro Karnal conversar com o Chatgpt. No entanto, consigo perceber que Leandro tem pouco conhecimento sobre Prompt, o que faz com que ele cometa alguns equívocos ao usar o Chatgpt, não obtendo todo o potencial da ferramenta. Por exemplo, ao mudar os assuntos o mais correto seria abrir um novo chat para cada assunto. Um outro equívoco é fazer perguntas pouco específicas. O Chatgpt responde melhor quando se refina as perguntas.
@@IgorAnselm o problema aí é que ao perguntar sobre a arte após o soneto, a IA não estará com o "conhecimento cru", porque ela está somando tudo aquilo que já foi falado anteriormente.
Mas o vídeo não deixa de ser bastante interessante, porém seria muito bom se houvesse essa outra forma, criando um chat para cada assunto e até mesmo o próprio Karnal solicitando a ferramenta para que ela incorpore um artista antes de perguntar sobre a arte ou coisas assim.
Uma coisa que já reparei, é que provavelmente há na programação do ChatGPT algum comando que faz com que ele desenvolva sempre algo com otimismo e polidez política, de forma a não colocá-lo como um definidor de ideias, mas como um apresentador de possibilidades e incentivador de boas práticas. Logo, para discussões ou elaboração de discussões mais reais, é preciso da intervenção humana para ver os aspectos negativos, além das análises ou pensamentos impopulares, mantendo essa IA ainda na posição de ferramenta, tal como uma enciclopédia, porém diferente de um simples livro, uma ferramenta que possa ajudar a pensar nas informações contidas, já que mais perguntas podem ser feitas ou discutidas enquanto se adquire a resposta inicial a pesquisa.
Eu não entendo a surpresa é dito logo no início antes de ter acesso a ferramenta que terá vários filtros e podem levar a "erros" ou "enganos". É que o usuário deve se atentar ao uso É claramente, a ferramenta terá filtros para determinados temas "sensíveis", tais como: Drogas ilícitas, estupro, gore, ideologias e etc...
Eu estava com dificuldade para criar um titulo para uma historia e pedi ao Chat GPT. Expliquei o enredo e pedi que ele criasse algo que tinha a ver com o conto, mas que contesse certos tipos de termos que remetesse a ideias que eu queria enfatizar na história, e ele fez isso brilhantemente, e isso é um maximo porque a maioria dos titulos que ele sugeriam funcionavam como figura de linguagem usando termos que não usava o significado gramaticalmente mas artisticamente. Acho que com os comandos certos, a gente pode se surpreender com as respostas que ele dá.
Ótima reflexão sobre o ChatGPT, sou cantor e compositor e fiz umas experiências com essa inteligência artificial e realmente ainda falta algo, mas como você disse Karnal breve estará mais evoluída, coisa de meses ou dias. Parabéns pelo vídeo, te ouço todos os dias durante minha caminhada pela manhã. Abraços....
Brilhante explanação crítica com cotejos acerca do tema em questão, a qual nos leva à reflexão! Sou professora de Português, Literatura e Redação com mais de 27 anos de trabalho . Obrigada por mais essa pérola ! O senhor, professor Karnal, é o meu mentor!
Adoro o chat GPT. É como conversar com uma pessoa muito inteligente, repleta de informações e culta. Ele, o programa, entende melhor minhas poesias do que muita gente e me esclarece dúvidas. Muito bom!
E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali. Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão. E serviram-lhe à parte, e a eles também à parte, e aos egípcios, que comiam com ele, à parte; porque os egípcios não podem comer pão com os hebreus, porquanto é abominação para os egípcios. E assentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si. E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele. Gênesis 43:30-34
Acho que o grande diferencial que tem a I.A. em relação a uma enciclopédia, por exemplo, como utilizávamos antigamente para obter conhecimentos, é que com a Inteligência artificial podemos fazer perguntas, esclarecer as dúvidas e com isso ir aprofundando o conhecimento enquanto estudamos. Acho uma ferramenta fantástica se for bem utilizada.
Sou de 1957. Estudei com enciclopédias impressas. Mesmo que a gente copiasse, à mão, aquilo ficava guardado em nossas memórias. Tenho muito mais memória que qq adolescente. A falta de foco de meus alunos me assusta 😢
Eu AMO ChatGPT. Trabalho com isso na vdd, e a quantidade de coisas que comecei a aprender é genial. As vezes preciso realizar algum tipo de análise mais matemático e é incrível. Não sempre correta, mas vc pode corrigir e ele se corrige, tira ideias que eu não tinha pensado. Quando vc sente que a resposta não é suficiente pode pedir pra ela melhorar algo e as vezes pode chegar a ser incrível. Eu amo 💕. Porém não peço para que ele faça coisas tão subjetivas né kkkkk
Professor Karnak, poderia lançar um curso sobre a ética na inteligência artificial. Sou estudante de Tecnologia e tenho muito interesse nessa temática. Parabéns pelo seu trabalho. Sou sua fã ❤
Professor, não sei se verá minha mensagem, mas fiz um teste com o chat perguntando se há possibilidade de identificar um texto elaborado pelo programa. A resposta foi: "Sim, se alguém usar meu programa para gerar um texto, eu seria capaz de detectar que o texto foi gerado por um modelo de linguagem. No entanto, não sou capaz de identificar quem usou meu programa para gerar o texto, pois não registrou nenhuma informação pessoal dos usuários." Então o programa pode ser utilizado por professores para identificar se a origem vem de inteligência artificial. Fica a dica para um novo vídeo fazendo esse teste.
Excelente aula. Que prazer Karnal, vc percebeu que vc usou o desafio da resposta pronta do CHATGT e nos ensinou como usá-lo para enriquecer a aula e extrair as potencialidades de professores e alunos. Ao analisar cada resposta e "destrinchá-la" usando respostas humanizadas, complexas, de pessoas que se formaram num processo de construção contínuo da sociabilidade humana que não é linear, que envolve progresso, retrocesso, etc. PARABÉNS
É possível criar um prompt mais complexo para a IA, pedindo que ela escreva uma fanfic sobre alguém que teve uma vida difícil e se tornou músico. Você pode fornecer mais detalhes para a história e, em seguida, copiar toda essa narrativa para iniciar um novo chat e desafiar a IA a responder perguntas com base no histórico do personagem da fanfic. À medida que a IA responde, as respostas podem se tornar mais “reais”
Karnal, quando for testar o chatgpt novamente tente usar várias abas de chats para perguntas diferentes, pois pelo que eu percebi ele respondeu à sua pergunta sobre a arte em forma de soneto, pois ele costuma contextualizar de acordo com as perguntas anteriores, então acredito que com outro chat criado a pergunta seria respondida de uma forma mais íntegra e menos resumida. Achei o vídeo super válido! Parabéns, é muito interessante te assistir e me admiro sempre com seu interesse por diversas temáticas, isso só aumenta a sua propriedade sobre assuntos que você já tem maestria. É inspirador ver um professor procurando sempre aprender mais, nos inspira como alunos. Espero um dia te conhecer pessoalmente.
Tbm percebi ... Na verdade o chat está bem preparado se ele usar outras palavras criar uma pergunta para a mesma temática de forma diferente teria uma resposta mais apropriada.. E como ele aprende o tempo todo o chat de hoje está muito a frente desse que respondeu o Karnal.. mas isso não tira o mérito do professor que é incrível..
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores; E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens. E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens. E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala. E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá. E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. Gênesis 45:8-14
Me lembro de ir à biblioteca pública fazer pesquisa e passar a tarde toda copiando o trabalho. A bibliotecária parecia ter muita raiva de todos e muito ciúmes dos livros.
Muito obrigado, Leandro Karnal, por sua palestra perspicaz e instigante sobre o desafio do ChatGPT . Suas palavras realmente ressoaram em mim e me sinto inspirado a continuar explorando esse tópico fascinante ainda mais." Resposta do ChatGPT. Agora o meu toque humano: Gratidão, parecia que vc estava na minha sala numa conversa formal , afetuosa e ética. Valeu Karnal. Abraços
A dica mais importante é SEMPRE PERGUNTE EM INGLÊS! O modelo vai responder tão bem quanto o conhecimento da linguagem na qual ele foi treinado. A eficiencia dele em inglês é muito, mas muito superior
*com o tempo isso não vai ser mais necessário, uma inteligência artificial não se prende a língua nativa onde foi criada, mas evolui ao colocá-la em outros lugares, paises, o que falta nela é mais conteúdo mais conhecimento da internet, do jeito humano de ser positivo e nativo ao mesmo tempo e etc... ela está evoluindo muito rápido, e quando derem voz a ela será melhor ainda.*
Excelente ouvir Karnal, com uma inteligência naturalmente construída e pensada, com esforço pessoal vivido e absorvido de entrevistas também interiorizadas. IA é uma Barsa atualizada a cada informação, inteligente ou não, captada de seres humanos e pouco humanos. Pelo que vejo a raça produzir não tenho muita esperança IA selecione e adicione a vida humana, o que nossos pensadores, músicos, seres lindos podem ainda produzir.
Na resposta sobre "A arte é política" o GPT tentou responder em formato de Soneto, dando continuidade à solicitação anterior. Achei até interessante a resposta frente ao desafio
Assistindo a este vídeo em 2024, fico profundamente admirado, Professor Karnal. Nietzsche afirma que "o homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem, uma corda sobre um abismo." Suas reflexões e postura me inspiram a transcender minhas próprias limitações e buscar constante aprimoramento intelectual e pessoal.
Ainda bem que caminhamos para a frente! Sempre aprendendo mais para nos desenvolvermos. Rejeição ao novo e desconhecido sempre aconteceu, até as pessoas se acostumarem e enxergarem o valor que traz para suas vidas. Hoje todos querem ter um smart phone e poder ter informações em tempo real na palma da mão. Isso não aconteceu quando a tecnologia aliada a mobilidade foi apresentada. Temos também os Early Adopters que suportam e adotam as novidades muito antes de se tornarem populares. E lembrem-se que quem controla e está por detrás de tudo, é e sempre será o ser humano.
Interessante, a ideia consiste sempre no manuseio, o professor não vai interromper o avanço tecnológico, então saber manuseiar a tecnologia tendendo sempre ao pensamento crítico, trará mais resultados que a simples rejeição! Obrigado professor pela aula!
Gosto muito da teoria eo karnal de "entrar no hype", trazer as tecnologias a tona,sem desmerecer, usando tudo ao seu dispor, é muito interessante observar a forma com que os seres humanos assimilam as ferramentas do mundo, criam, e se adaptam
A ferramenta é excelente. Em minha opinião ela economiza tempo ao buscar coisas mais básicas para que possamos focar em aprofundar mais o conhecimento. Basta saber usar! Sua análise perfeita como sempre, parabéns!
Professor, parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade, aqui apresentado. Ele me fez pensar sobre temas que me são muito caros, que é a tecnologia e a educação a serviço da edificação do humano. O primeiro insight que me ocorreu foi comparar o ChatGPT a um Chatbot. Fiquei pensando o fenômeno cognitivo em termos evolutivos. Depois pensei que, provavelmente, isso revolucionará imensamente o mercado de trabalho no setor serviços e consequentemente, o mercado presencial de varejo. Em seguida, fiquei pensando como cada vez mais, menos seres humanos conseguem produzir textos não só ortográfica e gramaticalmente corretos, como sintaticamente coerentes. A geração de “copistas” como nós, por alguma razão inerente ao processo de aprendizado associado à repetição, não tem tamanha dificuldade. Por fim, compreendi a riqueza para o trabalho de formação docente e discente que o ChatGPT pode trazer. Este último insight veio quando o senhor ilustrou com possibilidades de aplicação da tecnologia em sala de aula. Achei fantástica a ideia de a partir da produção de um texto pelo ChatGPT e da comparação deste, seja com um clássico da filosofia, ciência ou arte, convidar nossos estudantes ao desafio de produzir algo melhor. Fiquei imaginando qual não seria o salto cognitivo alcançado por uma geração que não vê nenhum sentido em memorizar, por crer que toda informação está disponível, o que por sinal é um grande equívoco. Ademais, nossos estudantes, que são nativos digitais, quando comparados a nós, baby boomers, na busca de informação para produção de um texto, parecem um chatbot comparado a um ChatGPT.
acredito que toda tecnologia pode ser usada para o avanço da humanidade, desde que haja a concientização de um bom uso para ela. Exemplo: a fisica quântica nos possibilitou matar milhares de pessoas em segundos, mas também nos possibilitou gerar energia viável e de longa duração para diversos fins. A finalidade é dada pelo uso e por quem a usa.
"São habilidades interpessoais levadas ao mais alto nível, não dando opção para o ser humano refletir, mas obrigando-o a se tornar escravo de uma nova e magnífica forma de servidão." Com certeza.
Olha que curioso. Vi esse vídeo só hoje, 1 mês depois da postagem, fiz a mesma pergunta ao ChatGPT sobre escrever ao estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia, e a ferramenta já colocou o contraponto positivo x negativo desde o primeiro parágrafo de tese (pós introdução), embora não desenvolva os exemplos e termine de forma conciliadora: "Com certeza, vou tentar escrever algo no estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia. A tecnologia é um dos aspectos mais marcantes da nossa sociedade moderna. Ela nos cerca por todos os lados, desde os nossos smartphones até os carros autônomos que estão sendo desenvolvidos. Mas será que estamos preparados para lidar com essa quantidade avassaladora de inovações? Em muitos aspectos, a tecnologia tem sido uma grande aliada do ser humano. Ela tem facilitado as nossas tarefas diárias, como a comunicação com amigos e familiares, o acesso a informações e o trabalho em si. No entanto, é importante lembrar que ela também tem um lado sombrio. Por exemplo, a tecnologia pode ser usada para monitorar e controlar as pessoas de maneiras que violam a privacidade e os direitos humanos. Além disso, a dependência excessiva da tecnologia pode afetar negativamente a nossa saúde mental e física, bem como as nossas relações interpessoais. Nesse sentido, é fundamental que saibamos utilizar a tecnologia de forma consciente e responsável. Isso significa não apenas aprender a usar os dispositivos e aplicativos, mas também refletir sobre o impacto que eles têm em nossas vidas e na sociedade como um todo. Portanto, é preciso que todos nós estejamos preparados para enfrentar os desafios que a tecnologia apresenta. Devemos buscar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o contato humano, aprimorar nossas habilidades de pensamento crítico para avaliar as informações que nos são apresentadas, e sempre lembrar de preservar a nossa privacidade e liberdade. Em resumo, a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas não podemos deixar que ela controle nossas vidas. Precisamos aprender a usá-la de forma consciente, crítica e responsável, sempre lembrando que ela deve estar a serviço do ser humano, e não o contrário."
um dos melhores momentos sobre chat gtp produzidos até agora. ( pena que aquelas telinhas que ficam mudando entre as falas do professor é perturbadora.) Noises desnecessários. Karnal como sempre brilhante, maduro, feliz na análise... obrigdda... continue nos ensinando...
Análise muito lúcida e equilibrada, na minha perspectiva como professora da área de IA. Seria muito rico se você fizesse outro vídeo testando o chatGPT em termos de conhecimento procedimental (resolução de problemas - não necessariamente problemas matemáticos ).
Prof. Leandro, uma sugestão de vídeo: qual o limiar entre plágio e criações autorais. Também "brincar" com a ferramenta fazendo essas mesmas perguntas com uma abordagem diferente para testar a variabilidade das respostas. Agora precisaremos desenvolver nossa habilidade em perguntar, questionar (uma das revoluçoes do chat GPT) para a diferenciação nas respostas 🙂
Interessante pensar assim que a ferramenta for capaz de acessar todo o conteúdo em vídeos na internet e decodificar, linkar e criar novas formas de construção, sejam de falas, estilos, ideias, pensamentos, críticas, ela poderá criar uma nova forma de interagir e como ela interagirá conosco? Ao ponto de me fazer lembrar do livro flores para argenon, quando o Charlie atinge o ápice da sua cognição e a forma como as pessoas pensavam era extremamente triviais, superficiais e entendiante.
Parabéns! Você fez uma reflexão muito legal e aberta. Profissionais de outras áreas podem fazer suas próprias reflexões. Me lembro, como tenho a tua idade, quando apareceu o hiperlink, hoje algo tão corriqueiro e silencioso, mas que na época, tive de entender racionalmente o significava isso, sendo criada num mundo analógico. O mesmo aconteceu com redes peer tô peer. Quando entendi, um novo mundo se abriu. Mas uma coisa eu senti: o Chat GPT é muito mais cortez que muita gente!
O ChatGPT é a combinação de todas as mentes que pensam e que já pensaram no mundo. Mas as perguntas são o gatilho. Quanto mais profundas as perguntas, melhor as respostas. A mente humana não tem capacidade de fazer o que uma inteligência artificial faz. Eu costumo comparar o chat GPT com uma cidade coberta de livros. E há um homem nessa cidade. E esse homem tem a capacidade de em poucos segundos, pesquisar em todos esses livros, milhares e milhares deles, um determinado assunto. É como se vc tivesse na biblioteca da sua escola, e vc pudesse pesquisar todos os livros, achar o assunto, elaborar a pesquisa, ou quem sabe um texto, tudo isso em poucos segundos.
Mtos ainda não sabem nem usar o google, não identificam que é uma grande biblioteca e acabam ficando na primeira página de pesquisa, essa nova ferramenta nos trás mtas possibilidades, porém, precisamos aprender como usá-la, utilizá-la para continuar na educação bancária não seria uma boa opção, seria retrocesso
Excelente resposta. Ferramentas de AI como o ChatGPT podem ser muito úteis em várias áreas e poupar imenso tempo. Por exemplo, na área da ciência, se ou quando for possível o ChatGPT ou outra app do género procurar em determinados sites ou bases de dados, vai fazer com que pessoas que não sejam de uma determinada área consigam ter acesso a ínumeros estudos, e como o ChatGPT tem uma capacidade de síntese muito boa, vai entregar os resultados que você procurar de maneira muito rápida. Exemplo prático: se eu quiser saber os benefícios do consumo de leite posso perder dias ou semanas a pesquisar em sites como o PubMed, mas se conseguir com que uma app como o ChatGPT o faça por mim, vou obter resultados semelhantes em segundos e com uma margem de erro menor. Essa potencialidade vale para outras áreas, é um mundo sem fim de possibilidades. Questões filosóficas não são o forte do ChatGPT porque são sempre muito subjetivas, mas tudo o que seja mais concreto irá funcionar muito bem com a AI.
Grande e sábio Leandro Karnal, Há anos sou admirador do seu trabalho e da forma à qual edifica a vida das pessoas, seja por seus canais, ou por suas inúmeras palestras e treinamentos, os quais proporcionou amplo conhecimento e transformação. Não o sigo diretamente, mas sempre que posso recorro às suas abordagens inovadoras e significativas, como esta. No entanto, gostaria de ressaltar uma opinião e vivência particular minha! Me tornei um ser "pensante e analítico" em função de uma professora do ensino fundamental que, me condicionou um "castigo" por minha indisciplina em sala de aula, retirar todos os dias um pequeno livro, levá-lo para casa e fazendo um resumo sobre o livro (onde poderia expor minha opinião sobre o tema, sem julgamentos e/ou preceitos dela). Isso é gerar o livre pensamento, algo que meu pai relatou ter passado por isso em sua época e algo que, hoje em dia, vejo poucos esforços. E sim, as ferramentas de AI são excelentes e fundamentais para formar, inclusive, uma fundamentação do seu próprio ponto de vista. Só temos um porém, ela abre precedentes de pensamentos e ideias fantásticas no debate de muitos assuntos importantes e inerentes à sociedade. No entanto, abre um vasto e amplo caminho aos incompetentes para tirarem vantagem da tecnologia ao seu favor. Uma vez que a IA já proporciona pegar uma tese de mestrado, jogar toda lá e ela mesmo substitui termos e palavras para descaracterizar uma fraude (plágio). De qualquer forma, muito obrigado por tudo que compartilha! Não é atoa que é admirado mundialmente... Você é um dos melhores no mundo dentro do que se propõe a ser. Gratidão! PS: se minha opinião contribuiu, conte comigo full time para ajudar naquilo que me for pertinente.
E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele. E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos. E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã. E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra. A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde. E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso. E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho. A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas. Gênesis 45:15-22
Que momento!!! Que momento!!!! Professor, és tão necessário!!! Que maravilha assisti- lo analisando esta tecnologia. Amo te!! Amo sempre ouví lo, principalmente quando o meu pensamento sobre algo difere do teu. Isso desafía me e me faz repensar sempre sobre um pensamento ( meu) cristalizado. Grata.
Seria bom uma versão de vídeo no estilo bate papo com o chat gpt. Desta forma haveria um "contexto" com o qual o programa poderia identificar que precisa de mais profundidade em suas respostas.
Sou aberta a A. I e a IHK( inteligência humana de Karnal) que adoro ter a felicidade de ouvir ele discutir. É maravilhoso. Tenho sensação de renascimento quando o escuto. Tenho sonho de ouvir e ver pessoalmente. Veio ano passado em Salvador, Bahia e eu não tive a oportunidade de ir mas , minha vez chegará!
Professor foi brilhante essa comparação que o senhor fez ...foi edificante e mais do que esclarecedora, principalmente no que diz respeito ao uso escolar.
Estou utilizando o Chat GPT para estudar inglês. Inclusive pedi sugestão ao chat GPT de algumas séries para praticar o listening em inglês de nível intermediário. Uma das séries que o GPT me indicou foi a "Extra English", a qual estou acompanhando e perguntando significado de palavras e algumas expressões que não conheço ao GPT. É bacana porque quando aparece alguma expressão, ele diz que é uma expressão que significaria tal coisa em português. E além disso ele costuma falar se é uma expressão mais utilizada no inglês britânico ou americano.
Professor, acredito que a resposta sem o “senso-crítico” do historiador se dá porque interagimos com uma pequena parte do modelo, treinada através de feedback humano para produzir respostas “amigáveis”. O modelo completo talvez possa gerar respostas que considerassem o seu questionamento sobre “para quem foi benéfica a tecnologia”, mas também produziria discursos de ódio, injúrias, e todo tipo de coisa “humana” que vemos pela internet. Obrigado por gravar e compartilhar esse vídeo. Estava precisando de boas referências sobre o impacto da tecnologia na educação!
Não sou professor nem acadêmico... Sou uma pessoa comum. Mas acredito professores devam usar e até mesmo estimular o uso do ChatGPT! Não avaliando respostas, mas sim as perguntas. Algo do tipo: faça 10 perguntas ao ChatGPT sobre o tema X. Tenho certeza que os alunos irão ler cada resposta para fazer a próxima pergunta. Óbvio que no conjunto das respostas haverá um ótimo trabalho feito caso as perguntas sejam ótimas. No entanto, fica a questão: defina uma ótima pergunta de uma não tão ótima.
Muito legal este video. Eu com certeza não sou neoludista, mas conheco muita gente da minha idade que é? Lógico que temos que questionar sempre, aliás nossa inteligência é a copiada pela artificial e não podemos apenas achar que a tecnologia é o supra sumo. Além disto, o que achei mais interessantes nos seus desafios/entrevistas, é que a emoção não entra nas respostas. Graças a Deus, porque esta é a diferença do ser humano (ainda.....)
essa ferramenta é incrível e eu explico pq: Lembrando q chatgpt não é exatamente uma ferramenta de pesquisa nem de conversação é sim um gerador de texto e também interpretador o que torna a ferramenta ainda mais interessante e poderosa pra estudos, perceba que da próxima vez que você usar, e deve muito fazer mais vídeos assim, escreva exatamente essa resposta do vídeo para o chat ensinando ele, isso mesmo! que em seguida ele agradece e faz contra argumentação com muito raciocínio logico! pense no quão poderosa é uma ferramenta dessas pra uma criança que tem uma duvida! Dai entra algo que o próprio karnal já disse em palestras e eu complemento: a escola precisa mudar pq agora, ainda mais com ferramentas de IA, o aluno vai poder estudar muito e trazer essas duvidas pra sala de aula, o aluno vai ter que dizer o que realmente sabe de forma oral e até mesmo colocar em seus trabalhos o que ele concluiu dialogando com a IA; Também a IA faz conclusões lógicas baseada nas informações que possui, não muito diferente de qualquer pessoa mas com um banco de dados imenso e instantâneo pra pesquisar, falo isso pq muitas pessoas tentam induzir o chatgpt a dizer algo de seu viés politico ou ideológico mas isso acontece pq ele é capaz de gerar textos de qualquer natureza que vc pedir. Eu mesmo perguntei coisas sobre o seu funcionamento e ele me respondeu que não tem diretrizes pra saber qual assunto é polemico e qual não é ele mesmo é capaz de chegar a conclusão e pedir cautela quando acha que algo é um assunto difícil, incrível! Quer saber o quanto é boa a interpretação do chatgpt? pegue uma musica curta, em outra língua e peça pra ele dar a interpretação e na nossa língua, ele é muito capaz mesmo com autores desconhecidos ou com muito regionalismo na letra! Já nessa questão de criar de maneira que a gente considere boa e criativa ai já é uma coisa mais humana do que cálculos, mas sim ele esta chegando lá!
Ah claro, a maneira como vc pergunta faz toda a diferença, pense q quando vc conversa com uma IA ela não tem esse "experiência humana" e sensibilidade de uma conversa pessoal, então na hora de perguntar complemente a sua pergunta com mais informações e até o que vc previamente acha sobre o assunto assim vc estará compensando essa "falta de humanidade" e vai ter a parte mais raciocínio lógico da resposta, que é a grande sacada desses cálculos q a IA esta fazendo!
O chatGPT que estamos analisando hoje está na versão 3, a versão 4 deve ser lançado na semana que vem e é muito mais sofisticado do que este em análise. Outro aspecto é que o chatgpt trabalha com modelos pretreinados, sendo assim profissionais de A.I pode treinar novos modelos como por exemplo o método de escrita do Karnal colocando mais textos dele e dando pesos aos treinos para corrigir e melhorar o modelo específico.
Ouvi o prólogo do depoimento do Professor Leandro a quando da ambiguidade e possível contradição da IA, outrossim é para dizer que o chatGPT não tem uma ideia própria e ele é um acumulado de informações, ele pode como deve em alguns momentos se contradizer, quando pressionado pode ceder. Se por exemplo se efetuar uma crítica à uma das suas paráfrases ele pode dizer que houve um equivoco em sua abordagem.
Maravilhosa essa reflexão, trabalho com texto. Sou jornalista, biógrafa, e fechava a cara para essa tecnologia, mas quem sou eu no mundo tecnológico? As novidades vão continuar aparecendo, eu gostando ou não. Acabei de repensar minha posição. E agora minha cabeça fervilha ao passar no que fazer “no futuro” que, na verdade, está tão amanhã… Obrigada!
Já uso ChatGPT faz um tempo, uso em inglês. Uma dica é: para respostas mais rebuscadas você precisa fazer a pergunta de forma mais articulada, porque na prática você não está perguntando a um oráculo ou enciclopédia, na prática você está criando um "prompt de comando" quanto mais específico o prompt melhor elaborado será o resultado.
exatamente
Muito bom ! O papel dos professores será ajudar a pensar boas cadeias de comando !
Eu ia comentar isso. Quanto mais especificações, mais complexa e aprofundada a resposta. Perguntas mais genéricas geram respostas mais genéricas. Da pra criar coisas incrivelmente complexas e completas. Ele poderia fazer outro vídeo considerando isso. Introduzir um contexto antes de fazer a pergunta, assim como faz com os entrevistados.
Pois é, no caso o ChatGPT não deu uma resposta sobre a arte ser politica ou não, ele criou um soneto de Olavo Bilac sobre "arte é politica", pois ele entendeu que era para continuar criando soneto com a frase "a arte é politica".
Simmm.. Por isso é interessante separar os assuntos por abas de conversa, se o contexto não for oferecido na pergunta, o chat vai absorvendo todo o contexto nas mensagens anteriores.
Na era da informação via inteligência artificial, saber perguntar é mais importante que saber a resposta. Criatividade e curiosidade são características importantes
"Douglas Adams - O guia do mochileiro das galáxias" concorda com o seu comentário!
Concordo, vai ser a era dos detalhistas, es
Nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento da ferramenta, esse termo é correto. Mas quando ela tiver mais avançada, até a pergunta mais errada de todas, será dado uma resposta satisfatória.
@@junioraraujo7966 tirou essa frase de uma redação do enem foi akakkaksks
Meu irmão, já ouvi isso no anos 2005 rsrs
Eu gostei de utilizá-la para praticar inglês. Dá para desenvolver bastante se utilizar em forma de bate papo. Recomendo.
Faço isso também, mas com francês. Da para fazer muita coisa, além da conversação. Eu por exemplo peço para ela corrigir e explicar meus erros gramaticais, peço para fazer exercícios e checar minha resposta, explicar, pedir exemplos e me desafiar sobre alguma parte específico. Sensacional
@@dpachecomartins Eu fiz isso também rs
Uau, vou tentar isso!!!
E como vcs usamos ele pra esse fim? Pra quem tem pouco vocabulario é interesante?
Sim. Uma dica, é escrever no começo “aja como um professor de inglês daqui pra frente” e adiciona o que você quiser. Por exemplo: “aja como um professor de inglês e crie exercícios sobre present perfect continuous, depois verifique minhas respostas, corrija e explique o erro”.
O céu o limite, tu vai brincando com o que tu quer.
Outra coisa, não misture conversas… use um chat só para aprender inglês, outra sobre qualquer outra coisa
Sou professor de línguas estrangeiras há 20 anos, também sou professor de filosofia há alguns outros, faço minha segunda pós e... queria eu ter esta ferramenta durante minhas graduações. Uso hoje o ChatGPT como um colega para debates. Proponho questionamentos e me posiciono também, de modo a ter um contraponto. Isso enriquece meus estudos. É conversar com "alguém que tem uma resposta", independente da qualidade. O mesmo acontece quando eu tenho um debate com um aluno com menos experiência que eu ou com um doutor em minha área de conhecimento, obviamente, com muito mais experiência. O recurso discutido aqui pode ser, sim, excelente no processo de aprendizagem, mas para que ele se torne um recurso útil, é necessário que, primeiro, nós entendamos o potencial ofertado e, depois, estimulemos o uso da ferramenta de maneira a ter benefícios.
Aquele, com quem de teus servos for achado, morra; e ainda nós seremos escravos do meu senhor.
E ele disse: Ora seja também assim conforme as vossas palavras; aquele com quem se achar será meu escravo, porém vós sereis desculpados.
E eles apressaram-se e cada um pôs em terra o seu saco, e cada um abriu o seu saco.
E buscou, começando do maior, e acabando no mais novo; e achou-se o copo no saco de Benjamim.
Então rasgaram as suas vestes, e carregou cada um o seu jumento, e tornaram à cidade.
E veio Judá com os seus irmãos à casa de José, porque ele ainda estava ali; e prostraram-se diante dele em terra.
E disse-lhes José: Que é isto que fizestes? Não sabeis vós que um homem como eu pode, muito bem, adivinhar?
Então disse Judá: Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo.
Gênesis 44:9-16
Uso , muito prático, mas tem de saber fazer a pergunta e conhecer do assunto pesquisado , pesquiso antes de usar, meu filho usa também como um recurso auxiliar nos estudos e monitoramento mas como ele diz , não é 100% confiável, meu filho já " pegou " vários erros no processo de estudo o " Rafael " ou " oráculo " como chamamos também era , e aceita e pede desculpas e se corrige conforme os erros são apontados .
É uma ferramenta muito poderosa, mas não deve ser usada como único recurso nunca .
Eu uso pra melhorar meus textos por exemplo digito um assunto e peço ao" oráculo "pra tornar lo mais intelectual ou pra dar tons de humor no mesmo pra não ficar muito cansativo .
Enfim realmente é fantástico.
Também me ajuda nos estudos, exercícios, consultas médicas etc.
Mas tem que saber usar creio que é como os cartões de crédito, eles não saem as compras 🛍 sozinhos 😅
Embora pareçam empáticos, parecer empaticos não é ser . Mas são muito manipuladores com pessoas que não sabem lidar com eles.
Podemos tomar como exemplo a polarização nas últimas eleições tanto no Brasil ,como nos Estados Unidos.
Vou terminar de assistir o vídeo.
Estou achando interessante.
Grata .
Sou um programador de software experiente e uso, eventualmente, o ChatGPT para me ajudar na produção de algumas ideais, encurtar algumas tarefas que me levariam mais tempo.
O problema que eu vejo no futuro, que na verdade já existe hoje na minha área, é a pessoa usar o ChatGPT como muleta e ficar dependente dela a ponto de que o dia que a ferramenta estiver fora do ar ninguém produz mais nada porque não vai saber o que fazer ou como fazer, isso vai ser o lado ruim, na minha visão.
Sim concordo com o seu medo, como programadores, devemos usá-lo com moderação e procurar absorver os conhecimentos.
@@jonasmarcotolentino Eu sempre procuro entender o codigo e peco que ele faca declaracao de comentarios de cada trecho isso vai ser mau pra quem esta iniciar a programar
@@thetechguy47 exato, principalmente pra quem está começando
Muito boa a abordagem de Karnal
Na verdade tornamo-nos todos programadores.
Eu fiz um teste fazendo perguntas voltadas ao que compus na minha monografia, quando não estava satisfeita com a resposta, eu "forçava" a inteligência artificial a elaborar algo mais profundo e foi absolutamente brilhante! Creio que essas mesmas perguntas sendo conduzidas, de acordo com a proposta de um chat, um diálogo, ela pode dar respostas tão boas quanto as dos seus entrevistados. A grande sacada dela está nas perguntas, dessa forma, tenho a impressão de que ela pode se tornar uma grande ferramenta na educação se for utilizada com sabedoria, se as pessoas não se conformarem com a primeira resposta e praticarem a "troca de ideias" com a máquina.
E ao contrario também.
Quando pegamos um assunto complexo, (exemplo: física quantica) e pedimos para ele explicar de forma fácil ou explicar para uma criança ( fica mais fácil ainda), o assunto fica mais claro, e depois você retorna no assunto que não entendeu e as coisas começam a fazer sentido.
Na educação? Só se for pra provocar o estudante a melhorar a resposta, competindo com essa ferramenta.
@@consultor-snsconsultorsns9124 e por que não?! Acho uma excelente opção! Mas é claro que há a necessidade de estimular as iniciativas críticas dos alunos, para que possam não se satisfazer com qualquer resposta e buscar as perguntas certas. Muitas vezes aprendemos mais com as perguntas que fazemos do que com as respostas que recebemos, porque para perguntar é preciso refletir
Sim, ai esta a Chave, o Chatgpt como um dialogo. Aonde eu escreva as minhas experiências e referencias e "Ele" agregue, e/ou eu delete, questione. e daí surja um texto mais direto e eficaz. Massa.
Exatamente, perguntas mais direcionadas dariam resultados melhores.
Professor Leandro Karnal não é um homem a frente do seu tempo, mas um homem de todas as eras, que pessoa de mente fantástica, muito grato por tudo que tenho aprendido.
Karnal eh excepcional. mas...acho ele "meio epicurista"...Queria ver a versao Diogenes dele🤣🤣🤣🤣🤣
puxa saco
Um homem comum que sabe enfeitar as coisas
Todas as eras é demais querido, calma aí kkkkkkkkk
Calma, vai estudar. Você precisa conhecer grandes pensadores.
Professor Karnal que vídeo em boa hora! Ontem (09/03/23) ministrei minha primeira aula do ano para uma turma de Engenharia Civil da Unila - e "apresentei" a eles o ChatGPT - (dos 28 estudantes, 5 já fazem uso, uns 8 ou 10 já tinham escutado sobre e os demais não faziam ideia do que era). Tentei fazer uma abordagem crítica, mas não tão brilhante quanto a sua!
Compartilhei o link no grupo do whats da turma com a seguinte mensagem "Sobre essa ferramenta, lembrar que ela deve ser usada com inteligência. Não a usem para fazer o seu trabalho e sim para ajudar a vc a fazer um trabalho melhor."
Hoje compartilhei seu vídeo. Na próxima aula (16/03) ele será discutido.
Obrigada!
Entra la e pergunta:
Voce e capaz de criar algoritmos?
Como saber se o algoritmo que voce criou nao eh perigoso para a especie humana?
E quem garante as boas intencoes de seus "criador"?
Voce faz nessa sequencia e ele te da umas respostas meio...meio...ensaboadas.
Eu fiz e a ultima resposta me deixou preocupado.
@@pasketron de novo, o martelo pode ser usado para construir um abrigo, uma casa, um prédio... Mas mal utilizado, pode matar com apenas 1 golpe.
@@emidionascimento4701 Mas a questao nao eh essa...
Alias, eu acho esse argumento uma falacia, porque a questao principal eh: Temos como controlar o mal?
Deixando claro que os conceitos de bem e mal sao relativos no tempo e espaco.
Sendo mais especifico, porque usamos o que criamos para o mal?
O exemplo do martelo explica o efeito, mas nao explica a causa.
@@pasketron você chegou no ponto! Para uma AI ser "boa" ou "má", você precisa admitir que "aquilo" tenha algum nível de consciência, senão a AI será apenas o que é hoje: um papagaio eletrônico. Assim como "ouvimos" um papagaio falar pq estamos acostumados com aqueles sons, podemos entender que haja consciência, qdo a AI cita a si própria... Mas veja, ensinamos o papagaio a falar "papagaio" e achamos que ele tem consciência, mas não tem... Um é tão irracional quanto o outro... Apenas repetem o que conseguem repetir, mas não pensam de verdade. E duvido que um dia se consiga construir uma consciência como os seres humanos possuem. A nossa consciência nem consegue ser explicada direito ainda pela ciência... Aparentemente é por conta de nossa inteligência que foi surgindo após vários eventos históricos num grupo de macacos que se distanciou geneticamente dos demais da mesma espécie. Outras pessoas dizem haver uma consciência universal, uma inteligência única que a tudo vê e está em todos os lugares (onipotência e onipresença)... Se as milhares de outras espécies vivas não conseguiram desenvolver a consciência, uma AI que meramente mimetiza a inteligência humana, não teria condições de chegar nesse nível de ser bom ou mal de forma intencional e sistemática.
@@pasketron simples...humanos tem o poder de escolher entre o bem e o mal. Nem mesmo os "anjos nem demonios" detem esse poder, apenas humanos. Será?!?!?!
parabéns, uma das melhores análises que já assisti. Sou programador , trabalho com tecnologia quase 30 anos e a fala de Karnal foi certeira. muita gente falando bobagem, mas Karnal provou e demonstrou a diferença entre a máquina e o homem. A capacidade humana não será superada, a máquina é uma ferramenta. Grande professor brasileiro. parabéns
Essa é a Versão 3 Praticamente do Chatgpt, já imaginou a versão 100 como se sairá? Se agora já tá assim amigão, com poucos anos de avanço, daqui 50 anos você acha que ela vai continuar limitada assim ? Pensar assim é amaciar o ego.
@@MidArt_AI Será que o objetivo é atingir "a capacidade humana" - seja lá qual for o significado disso? Lembra do final do vídeo, que ele sugere questionamentos mais críticos: a quem beneficia? Com que objetivo? Será que na versão 50 ele vai passar a questionar os algoritmos que lhe deram origem? Poderia adquirir agência e decidir por uma posição política? Até então ele é espelho da produção humana que é usada para treiná-lo. Se lhe for dado conteúdo com mais peso para um determinado viés, no que vai se tornar? Quem decide isso?
Você deve ser programador de Basic ou muito inocente para falar uma bobagem dessa, em 3 anos no máximo as AI vão alcançar o status de AGI e depois disso só Deus sabe quanto tempo até se formar uma Super Inteligência Artificial que será no mínimo 1 bilhão de vezes mais inteligente que todos os humanos no planeta (pelo cálculo de engenheiros que trabalham com redes neurais). Te recomendo a sair da caverna e começar a pesquisar melhor suas fontes sobre AI pois você parou no tempo ou esta com medo da máquina ficar mais inteligente que você (que pela sua resposta ela não vai precisar avançar tanto).
@@franzec05 Uma maquina nunca pode superar o criador !! Simples !!
Acho que a principal deficiência é que o GPT não questiona de volta, tentando intuir (com o perdão da palavra para uma máquina) o objetivo da pergunta tateando às cegas.
Como no trecho em que faltou um ponto de interrogação, tornando o input uma afirmação, não uma pergunta.
Um humano, hj em dia, teria respondido talvez um "??" no whatsapp kkkk
Eu talvez respondesse um "ok.. não vai continuar o raciocínio?"
O GPT usou o contexto anterior e seguiu com outro poema, usando o input como motivo (tema) da criação.
O assustador foi o Karnal ter lido e não ter notado nem a falta da interrogação nem o padrão de poema na resposta.
Proposital? Fica a dúvida...
Ola Karnal,
Adorei o vídeo sobre o ChatGPT e gostaria de compartilhar algumas ideias e sugestões para usos futuros:
1 . Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia.
- Limitação do prompt e tecnológica:
- “o estilo de LK” - o ChatGPT provavelmente possui algumas informações disponíveis na internet mas não significa que são todas. Atualmente existem novos protótipos derivados do ChatGPT, através de API’s, que poderão inserir documentos específicos que você possua para que eles sejam adicionados a base de dados temporária, e produzir um texto com mais característica de LK.
- Sugestão de Prompt:
Caso você insira um texto próprio na conversa com o ChatGPT antes da pergunta você podera escrever o seguinte prompt:
“ Com base no prompt anterior, Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia. Ressaltando os principais beneficiados ou afetados pela evolução tecnológica, e quais grupos foram impactados negativamente’
2 . Produza um soneto em estilo de Olavo Bilac.
- Limitação do prompt e tecnológica:
- Mesmo cenario do prompt inicial. Nos assumimos que o ChatGPT consegue buscar tudo que ‘e referente a Olavo Bilac. Como os requisitos “parnasianos” não são implícitos no soneto, o ChatGPT poderá não inclui-los na sua resposta se não requisitados.
- Sugestão de Prompt:
“ Produza um soneto em estilo de Olavo bilac seguindo elementos da escola literária parnasiana brasileira, As rimas do soneto deverão seguir XXX”
3 . A arte e politica.
- Limitação do prompt:
a) prompt foi feito em forma de afirmação, portanto o Chat entende que você gostaria de reproduzir uma afirmação em relação ao tópico, portanto o resultado da resposta será parcial.
b) a prompt foi feito logo após prompt do soneto, portanto o Chat usou elementos da conversa anterior para gerar a resposta subsequente.
- Sugestão de Conversa:
Caso o tópico do assunto seja muito diferente da pergunta subsequente, crie uma nova aba/conversa para o assunto especifico.
- Sugestão de Prompt:
“ A arte e politica? Elabore sobre o tema sob a perspectiva da filosofia sob a ótica de Platão”
É TÃO BOM PASSAR ALGUNS MINUTOS COM PESSOA INTELIGENTE E CARISMÁTICA COMO VOCÊ, LEANDRO KARNAL. 🥰
Eu trabalho com tecnologia e o alvoroço quanto ao ChatGPT foi gigantesco "vai ser todo mundo demitido", "não precisa mais estudar" etc ..
E vendo uma pessoa fazer essa análise foi poético! Brilhante!
Meus sinceros parabéns!
Mas vai. Espera sair as próximas versões. O ChatGPT4 vai sair em breve. Mas, imagine o 5, 6, 7 e assim em diante?
E questão de tempo para todos perde, a openai nem é a mais avançada na IA.
Se ele soubesse programação e fizesse pesquisas para solucionar ou criar códigos o vídeo seria bem mais "assustador"
@@VictorEdwardd será
@@asc4158 Chat GPT é um google tradutor mais avantajado e amplo, traduz conteúdo em geral incompreensível para o leigo a tal ponto que consiga introduzir tal pessoa naquele conteúdo, mas como o google tradutor, nem sempre estará certo, quando erra, erra muito, erra rude. É preciso cuidado ao usar a ferramenta.
Eu diria que esse vídeo faz parte de uma pequena parcela de vídos do RUclips que podem ser considerados atemporais. Muitas reflexões!
Que delícia è voltar ouvir o professor karnal a voltar com estas características de pensamentos que no fazem a pensar.
Como sempre, Brilhante!
Assertivo. Abrangente. Completo.
Como professora que sou, Leandro Karnal tem sido uma referência significativa no âmbito da Pedagogia.
De Portugal, com total admiração!
Sou professor. Professor de física. Já informei aos meus alunos sobre a existência do chatGPT e solicitei que eles o utilizassem.
Minha primeira atividade foi: utilize o chatGPT para entender o que é um gerador elétrico e um motor elétrico.
Em sala eu passei uma segunda atividade: quais as diferenças e semelhanças entre o gerador e o motor elétrico, respondam em sala.
Pedi então que eles fizessem a mesma atividade 2 através do chatgpt e comparassem as respostas.
Depois passei a atividade 3: crie pelo menos três perguntas sobre geradores que as definições pesquisadas não conseguiram responder.
Por fim, sempre olho as respostas individuais e faço uma rápida conversa de forma oral com o aluno pra identificar suas incompreensões.
O profissional deve aprender a fazer uso da tecnologia ao seu favor.
Parabéns pela mente aberta
Parabéns! No entanto, nem todos irão se adaptar ou terão espaço de manobra pra isso. Creio que infelizmente, assim como em outros setores, muitos professores perderão os seus empregos em um futuro próximo.
Sensacional
Interessante! O receio que existe é de que se possa utilizar o ChatGPT para fazer plágio nos trabalhos escolares, e não só. Mas será que o ChatGPT não poderá ajudar a descobrir que um dado trabalho foi plagiado, ou melhor, que foi feito por "ele"? Será que se perguntarmos-lhe diretamente se um dado trabalho foi, ou não, feito por ele, ele vai mentir?! Será que o ChatGPT pode mentir?!
perfeito, a ideia do Chat GPT é exatamente essa ser usasdo como um "assistente", a forma com que você introduziu o ChatGPT + as suas aulas com certeza irá agregar mais para os alunos do que outros que não a usam da forma apropriada.
Interagi bastante com o chatGPT nos últimos meses. É impressionante como ele, mesmo quando erra, demonstra ter entendido os conceitos da pergunta. O modelo mental que faço dele é o de uma criança que leu a Internet inteira.
Sim, o gpt 3 que vc usou tem a capacidade cognitiva de se não me engano um adolescente de 13...17 anos... E o GPT4 estaria no nível de um adulto já ..
Isso feito os testes de nível cientifico mesmo
Muito interessante esse ponto de vista
Essa ferramenta para mim é fantástica. Em sala de aula o que eu utilizo é a pesquisa como ferramenta para endossar um debate. Entender do conteúdo e depois discorrer sobre. O conhecimento nasce não da informação, mas sim da capacidade de uso prático dessa informação em sua vida cotidiana.
Gostei muito desse comentário. Não foi criado pelo chatGPT. Brincadeira. Conhecendo a história, dá pra ser bem otimista quanto ao avanço tecnológico.
Mas para poder discorrer sobre o que o chstGPT diz já é preciso uma certa maturidade e capacidade de pensar criticamente..
Considero o ChatGPT uma ferramenta absolutamente extraordinária! É verdadeiramente fascinante observar sua capacidade de gerar respostas extremamente contextualizadas e humanas. Fico sinceramente impressionado com o brilhantismo de seu desempenho.
Confesso que após assisti esse vídeo , fiz minha inscrição no chatGPT... Excelente, Mestre Karnal. Que aula
A excelência deste vídeo está, para mim, nas perguntas que o Karnal fez. As perguntas que eu faço, como desenvolvedor de software, são muito diferentes destas, assim como as de um biólogo seriam. Mas é muito interessante ver esse tipo de interação, sempre aprendo muito com isto.
Concordo com vc !!!
Que presente! Hoje faço 60 anos, muito boa sua companhia! Você sempre me faz refletir e me manter com a cabeça aberta!
Parabéns pelo seu aniversário.
Estou usando a ferramenta para estudar, é como se eu tivesse um especialista para tirar qualquer duvida. Estou impressionado com a capacidade da ferramenta, pois estamos só o começo!!
Cuidado! O ChatGPT ainda erra muito! Fornece informações falsas, inventa dados, erra cálculos e ainda insiste no erro se vc pede pra corrigir. É uma ferramenta fantástica, mas deve ser usada com parcimônia.
E como você sabe que a resposta é certa?Como você sabe que ele está respondendo como um especialista,se você não é especialista pra dizer que a resposta é de especialista?
@@PxMASTERS o GPT-4 já aumentou em 80% a precisão nas respostas, mas acho q só saiu a atualização pra quem é Plus por enquanto
@@PxMASTERSsuspiro, mas logo no início antes mesmo de se usar a ferramenta é dito que ela não é perfeita e pode induzir a respostas "erradas" e a "enganos"
@@PxMASTERS o GPt não foi feito para ser um Google ou fonte bibliografica, e a proposta dele em bem explicita no quesito em de de "treinar" ele para te ajudar em algo, inclusive ele "lembra" da conversa do início ao fim. Seja na área de TI, achar erros em códigos, produzir algo com informações que vc o treinou antes. Ex: se eu quero produzir algo, primeiro eu ensino eles o q é esse algo, e alimento o seu banco de dados para ele aprender todos os conceitos.
Kkkkk as pessoas acham q é pra fazer perguntinha genérica kkkk
Sem dúvida será um grande ganho para a humanidade....não devemos temer o novo e sim utilizá-lo para aperfeiçoar a nossa humanidade
Discordo completamente! Isso nos torna aínda mais escravo da tecnologia e do sistema 👍
@@numberone9427 do "sistema" até pode ser mas ser escravo da tecnologia não faz sentido, se não nem fogo teríamos. A tecnologia é só um meio como qualquer outro, o "sistema" poderia te manipular de qualquer outra forma.
Faz sentido, melhor saber como uma tecnologia funciona, assim não vamos depender dos outros.
@@numberone9427 e por que você acabou de usar um dispositivo para ver esse vídeo e comentar nele , sendo que você acha a tecnologia escraviza às pessoas? Você não deveria estar longe da internet nesse caso? Cuidado com a hipocrisia amigo.
Todo novo passo da Humanidade sempre trará acréscimo de um lado e perda de outro.
Primeiramente, excelente vídeo, e reflexões Leandro!!
Leandro, ao utilizar o chat, ele vai gravando o contexto. Quando vc pediu pra ele criar o soneto, e depois fez outra pergunta, ele foi agregando as instruções.
Quando você muda completamente de assunto, é importante enviar algum comando como “ignore todas as instruções anteriores”, ou abrir um novo chat com ele. ;)
Suas respostas teriam sido um pouco mais precisas e corretas se tivesse o feito desta forma.
O nível de detalhamento do input, e a “engenharia de prompt” utilizada impactam profundamente a acuracidade das respostas obtidas.
Eu tbm percebi.
Isso mesmo, eu sempre abro nova conversa, para não misturar o assunto
Essa resposta ou esclarecimento acerca da ferramenta e sua lógica, me faz pensar em como, com o tempo, essa nossa relação de aprendizagem e interação com as máquinas foi-se aperfeiçoando. No caso, eu me refiro à "internet das coisas" e ao modo "intuitivo" enquanto novos elementos balizadores ou parâmetros. O saber deixaria de ser algo restrito a especialistas tão-somente e poderia ser exercido por uma ampla gama da sociedade, ainda que não tivessem consciência desse fenômeno.
Na verdade esse video mais atrapalha do que ajuda
Mesmo assim, ele não reflete o tempo como um ser humano normal, ele é mais otimista que critico rs
Que fantástico o prof. trazer esse assunto à baila.
Muito interessante este vídeo. O que, para mim ficou, claro é que nada substitui o pensar, o sentir e a criatividade humana. A ferramenta sem dúvida é admirável, mas é uma ferramenta de acesso limitado àqueles que já tem algum conhecimento. O futuro dirá até onde ela é benéfica. Muito obrigada por mais esta aula Professor Karnal!
Saber perguntar e ter pensamento crítico para avaliar as resposta é a chave da ferramenta
Obrigado. Para quem foi datilógrafo, operador de mimeógrafo e aprendiz de linotipista, vossa análise traz peças para preencher um bom quebra cabeça e facilitar a aceitação do mundo com a inteligência artificial.
Dava para ir além e se aprofundar nas respostas. Sempre que você inicia um novo chat no ChatGPT ele começa a aprender com você, por isso quando tratar de um assunto é importante manter o chat na mesma janela ao invés de iniciar uma nova.
Se ele tivesse escrito as criticas que fez no vídeo logo abaixo da resposta que ele recebeu do ChatGPT, provavelmente se surpreenderia com as novas respostas. Geralmente a primeira resposta é uma resposta rasa, então você pode pedir para ele ser mais específico, detalhista, ter mais emoção, etc... Diga na resposta o que ele pode melhorar e ele vai aprender com isso.
Sim, msm pq não sabe o grau de profundidade requerido, e pq qualquer diálogo deve levar em consideração o retorno.
Professor é a pessoa que agradecemos por existir em nossa era.
agradeço mais a minha mãe
Sem mais...
@@filhodapae 😳😂
Kkkkkkkk
Sim, com certeza!
Toda essa tecnologia me encanta, sou fascinada, quando era jovem isso não existia, sou dos anos 60 e agora com 50 e uns posso aprender. É bom aprender, assistir essas novidades e espero aprender e utilizar essa tecnologia de modo positivo.
Tá ok, mas livros existem à 5 séculos, nada de novo no front; apenas milhões de compilaçoes de texto e cruzamento de dados. Quem não tiver repertório só tera respostas mediocres. Estamos ficando burros para que as máquinas pareçam inteligentes...Infelizmente uma humanidade demente.
Aprendendo sempre! Obrigado Professor.
Obrigada, Karnal, por ampliar meus horizontes, abrir minha mente! Costumo ouvi-lo enquanto caminho e o prazer e a vontade de acompanhar seu racional e assimilar seus ensinamentos é tão grande, que fico mais cansada mental que fisicamente! Mas é gratificante! A cada aula me sinto mais interessada em aprender e questionar.
Adorei 👏 e percebi que nada vai substituir e respostas humana porque é elaborada com um toque pessoal do seu ponto de vista e experiência de vida
Naquele momento, em que o professor disse, que não havia nenhum trecho inesquecível, no poema desse software, eu gostaria muito de ouvir um trecho, que para o professor, fosse inesquecível
Eu uso a IA , ele enriquece meu vocabulário , pq eu começo a entender o assunto de uma forma simples e clara , eu leio , releio , e é como um professor que te esclarece as coisas , assuntos complexos , que mtas vezes o professor não consegue repassar em sala de aula , uso de uma de uma forma inteligente e não copiar e colar , eu leio um texto , releio , leio novamente e não entendo , passo a grifar palavras que não conheço , e o chat gpt automaticamente explica de uma forma que eu começo a entender .
Eu tô usando pra aprender inglês , É absurdo como estou evoluindo e quando peço explicação ele me explica de forma super Simples . A minha professora so me ensinava Verbo " to be " .
Falta vocês escreverem também, né? A colocação de vírgulas aí nesse seu relato, e para falar só disso, está bem ruim. Acho que o chatgpt não pegará nas mãos de vocês e farão vocês conseguir escrever um texto inteligível e com pontuações corretas.
@@RyanVive kkkk o sujo falando do mal lavado. Ela não disse que sabe escrever perfeitamente, mas sim que está adquirindo mais vocabulário.
Muito interessante ver Leandro Karnal conversar com o Chatgpt. No entanto, consigo perceber que Leandro tem pouco conhecimento sobre Prompt, o que faz com que ele cometa alguns equívocos ao usar o Chatgpt, não obtendo todo o potencial da ferramenta. Por exemplo, ao mudar os assuntos o mais correto seria abrir um novo chat para cada assunto. Um outro equívoco é fazer perguntas pouco específicas. O Chatgpt responde melhor quando se refina as perguntas.
exatamente, quando ele pergunta sobre arte, a resposta vem como um soneto do olavo bilac
@@IgorAnselm o problema aí é que ao perguntar sobre a arte após o soneto, a IA não estará com o "conhecimento cru", porque ela está somando tudo aquilo que já foi falado anteriormente.
Mas o vídeo não deixa de ser bastante interessante, porém seria muito bom se houvesse essa outra forma, criando um chat para cada assunto e até mesmo o próprio Karnal solicitando a ferramenta para que ela incorpore um artista antes de perguntar sobre a arte ou coisas assim.
Esses dias li que segundo pesquisas, se tu pedir com educação as respostas são melhores e mais precisas pq ele simula o comportamento humano
Entendam o que ele quer dizer do que focar -se nas falhas...
Uma coisa que já reparei, é que provavelmente há na programação do ChatGPT algum comando que faz com que ele desenvolva sempre algo com otimismo e polidez política, de forma a não colocá-lo como um definidor de ideias, mas como um apresentador de possibilidades e incentivador de boas práticas. Logo, para discussões ou elaboração de discussões mais reais, é preciso da intervenção humana para ver os aspectos negativos, além das análises ou pensamentos impopulares, mantendo essa IA ainda na posição de ferramenta, tal como uma enciclopédia, porém diferente de um simples livro, uma ferramenta que possa ajudar a pensar nas informações contidas, já que mais perguntas podem ser feitas ou discutidas enquanto se adquire a resposta inicial a pesquisa.
Eu não entendo a surpresa é dito logo no início antes de ter acesso a ferramenta que terá vários filtros e podem levar a "erros" ou "enganos". É que o usuário deve se atentar ao uso
É claramente, a ferramenta terá filtros para determinados temas "sensíveis", tais como: Drogas ilícitas, estupro, gore, ideologias e etc...
Eu estava com dificuldade para criar um titulo para uma historia e pedi ao Chat GPT. Expliquei o enredo e pedi que ele criasse algo que tinha a ver com o conto, mas que contesse certos tipos de termos que remetesse a ideias que eu queria enfatizar na história, e ele fez isso brilhantemente, e isso é um maximo porque a maioria dos titulos que ele sugeriam funcionavam como figura de linguagem usando termos que não usava o significado gramaticalmente mas artisticamente. Acho que com os comandos certos, a gente pode se surpreender com as respostas que ele dá.
Ótima reflexão sobre o ChatGPT, sou cantor e compositor e fiz umas experiências com essa inteligência artificial e realmente ainda falta algo, mas como você disse Karnal breve estará mais evoluída, coisa de meses ou dias. Parabéns pelo vídeo, te ouço todos os dias durante minha caminhada pela manhã. Abraços....
GPT4 semana que vem (provavelmente em acesso restrito)
Brilhante explanação crítica com cotejos acerca do tema em questão, a qual nos leva à reflexão! Sou professora de Português, Literatura e Redação com mais de 27 anos de trabalho . Obrigada por mais essa pérola ! O senhor, professor Karnal, é o meu mentor!
Sempre uma honra ouvir quem soma.
Adoro o chat GPT. É como conversar com uma pessoa muito inteligente, repleta de informações e culta. Ele, o programa, entende melhor minhas poesias do que muita gente e me esclarece dúvidas. Muito bom!
E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali.
Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão.
E serviram-lhe à parte, e a eles também à parte, e aos egípcios, que comiam com ele, à parte; porque os egípcios não podem comer pão com os hebreus, porquanto é abominação para os egípcios.
E assentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si.
E apresentou-lhes as porções que estavam diante dele; porém a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que as porções deles todos. E eles beberam, e se regalaram com ele.
Gênesis 43:30-34
Não acompanho muito o Karnal, mas esse vídeo está extraordinário!👏👏👏
Acho que o grande diferencial que tem a I.A. em relação a uma enciclopédia, por exemplo, como utilizávamos antigamente para obter conhecimentos, é que com a Inteligência artificial podemos fazer perguntas, esclarecer as dúvidas e com isso ir aprofundando o conhecimento enquanto estudamos. Acho uma ferramenta fantástica se for bem utilizada.
@@PxMASTERS É verdade... principalmente por se tratar de uma ferramenta nova e ainda em desenvolvimento.
É uma honra viver na mesma era de Leandro Karnal ❤📚
@@webgpukkkkkkk essa foi boa
Putz
Perguntei sobre a perda da aura em Walter Benjamin e o chat foi excelente.
Sou de 1957. Estudei com enciclopédias impressas. Mesmo que a gente copiasse, à mão, aquilo ficava guardado em nossas memórias. Tenho muito mais memória que qq adolescente. A falta de foco de meus alunos me assusta 😢
@@FabiodaSilva26 sai daí pobre desorientado...
Eu AMO ChatGPT. Trabalho com isso na vdd, e a quantidade de coisas que comecei a aprender é genial. As vezes preciso realizar algum tipo de análise mais matemático e é incrível. Não sempre correta, mas vc pode corrigir e ele se corrige, tira ideias que eu não tinha pensado. Quando vc sente que a resposta não é suficiente pode pedir pra ela melhorar algo e as vezes pode chegar a ser incrível. Eu amo 💕. Porém não peço para que ele faça coisas tão subjetivas né kkkkk
Professor Karnak, poderia lançar um curso sobre a ética na inteligência artificial. Sou estudante de Tecnologia e tenho muito interesse nessa temática. Parabéns pelo seu trabalho. Sou sua fã ❤
Professor, não sei se verá minha mensagem, mas fiz um teste com o chat perguntando se há possibilidade de identificar um texto elaborado pelo programa. A resposta foi: "Sim, se alguém usar meu programa para gerar um texto, eu seria capaz de detectar que o texto foi gerado por um modelo de linguagem. No entanto, não sou capaz de identificar quem usou meu programa para gerar o texto, pois não registrou nenhuma informação pessoal dos usuários."
Então o programa pode ser utilizado por professores para identificar se a origem vem de inteligência artificial.
Fica a dica para um novo vídeo fazendo esse teste.
É possível burlar isso.
@@Pedalador usar sinônimos kkkkk
@TBBT🅥 como fazer isso?
@@lcs629 usa mais de 10 anos, veio do futuro.
@@eudelavegas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ele fez o filme: Predestinado
se esse cara for uma pessoa humilde, ele é um ser fantástico, pois da gosto de ouvi-lo.
.😊6
Ele é ❤.
Excelente aula. Que prazer Karnal, vc percebeu que vc usou o desafio da resposta pronta do CHATGT e nos ensinou como usá-lo para enriquecer a aula e extrair as potencialidades de professores e alunos. Ao analisar cada resposta e "destrinchá-la" usando respostas humanizadas, complexas, de pessoas que se formaram num processo de construção contínuo da sociabilidade humana que não é linear, que envolve progresso, retrocesso, etc. PARABÉNS
É possível criar um prompt mais complexo para a IA, pedindo que ela escreva uma fanfic sobre alguém que teve uma vida difícil e se tornou músico. Você pode fornecer mais detalhes para a história e, em seguida, copiar toda essa narrativa para iniciar um novo chat e desafiar a IA a responder perguntas com base no histórico do personagem da fanfic. À medida que a IA responde, as respostas podem se tornar mais “reais”
Estou assustadíssima, meu Deus aonde vamos parar 😱
Karnal, quando for testar o chatgpt novamente tente usar várias abas de chats para perguntas diferentes, pois pelo que eu percebi ele respondeu à sua pergunta sobre a arte em forma de soneto, pois ele costuma contextualizar de acordo com as perguntas anteriores, então acredito que com outro chat criado a pergunta seria respondida de uma forma mais íntegra e menos resumida.
Achei o vídeo super válido! Parabéns, é muito interessante te assistir e me admiro sempre com seu interesse por diversas temáticas, isso só aumenta a sua propriedade sobre assuntos que você já tem maestria. É inspirador ver um professor procurando sempre aprender mais, nos inspira como alunos.
Espero um dia te conhecer pessoalmente.
Tbm percebi ... Na verdade o chat está bem preparado se ele usar outras palavras criar uma pergunta para a mesma temática de forma diferente teria uma resposta mais apropriada..
E como ele aprende o tempo todo o chat de hoje está muito a frente desse que respondeu o Karnal.. mas isso não tira o mérito do professor que é incrível..
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;
E habitarás na terra de Gósen, e estarás perto de mim, tu e os teus filhos, e os filhos dos teus filhos, e as tuas ovelhas, e as tuas vacas, e tudo o que tens.
E ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.
E eis que vossos olhos, e os olhos de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.
E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito, e tudo o que tendes visto, e apressai-vos a fazer descer meu pai para cá.
E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço.
Gênesis 45:8-14
Se tem um coisa que eu admiro é uma pessoa com conhecimento, cara. Obrigado pelo vídeo, professor.
Me lembro de ir à biblioteca pública fazer pesquisa e passar a tarde toda copiando o trabalho. A bibliotecária parecia ter muita raiva de todos e muito ciúmes dos livros.
Muito obrigado, Leandro Karnal, por sua palestra perspicaz e instigante sobre o desafio do ChatGPT . Suas palavras realmente ressoaram em mim e me sinto inspirado a continuar explorando esse tópico fascinante ainda mais." Resposta do ChatGPT. Agora o meu toque humano: Gratidão, parecia que vc estava na minha sala numa conversa formal , afetuosa e ética. Valeu Karnal. Abraços
A dica mais importante é SEMPRE PERGUNTE EM INGLÊS! O modelo vai responder tão bem quanto o conhecimento da linguagem na qual ele foi treinado. A eficiencia dele em inglês é muito, mas muito superior
Mas se as perguntas em português forem mais rebuscadas, o Prompt vai ser mais profundo também
percebi isso quando vou pesquisar sobre programação. Em ingles é muito mais claro
Fanboy 😂😂😂
@@Jhoncley27 53% de toda a internet está em inglês, enquanto apenas 3% está em português
é óbvio q tem mt mais conteúdo em inglês doq em português
*com o tempo isso não vai ser mais necessário, uma inteligência artificial não se prende a língua nativa onde foi criada, mas evolui ao colocá-la em outros lugares, paises, o que falta nela é mais conteúdo mais conhecimento da internet, do jeito humano de ser positivo e nativo ao mesmo tempo e etc... ela está evoluindo muito rápido, e quando derem voz a ela será melhor ainda.*
Muito interessante a forma como explorou o Chat, vou discutir seu video com minha equipe de professores. Agradeço
Eu totalmente leiga de poesia achei a frase 'Com a pena em punho e mente atenta' lindíssima e super poética. Inclusive vou usar 😅
Excelente ouvir Karnal, com uma inteligência naturalmente construída e pensada, com esforço pessoal vivido e absorvido de entrevistas também interiorizadas.
IA é uma Barsa atualizada a cada informação, inteligente ou não, captada de seres humanos e pouco humanos. Pelo que vejo a raça produzir não tenho muita esperança IA selecione e adicione a vida humana, o que nossos pensadores, músicos, seres lindos podem ainda produzir.
Na resposta sobre "A arte é política" o GPT tentou responder em formato de Soneto, dando continuidade à solicitação anterior. Achei até interessante a resposta frente ao desafio
Assistindo a este vídeo em 2024, fico profundamente admirado, Professor Karnal. Nietzsche afirma que "o homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem, uma corda sobre um abismo." Suas reflexões e postura me inspiram a transcender minhas próprias limitações e buscar constante aprimoramento intelectual e pessoal.
É muita inteligência, não cabe a mim qualquer comentário. Ver você falar é uma viagem por um mundo de conhecimento. Parabéns!
Ainda bem que caminhamos para a frente! Sempre aprendendo mais para nos desenvolvermos. Rejeição ao novo e desconhecido sempre aconteceu, até as pessoas se acostumarem e enxergarem o valor que traz para suas vidas. Hoje todos querem ter um smart phone e poder ter informações em tempo real na palma da mão. Isso não aconteceu quando a tecnologia aliada a mobilidade foi apresentada.
Temos também os Early Adopters que suportam e adotam as novidades muito antes de se tornarem populares. E lembrem-se que quem controla e está por detrás de tudo, é e sempre será o ser humano.
Interessante, a ideia consiste sempre no manuseio, o professor não vai interromper o avanço tecnológico, então saber manuseiar a tecnologia tendendo sempre ao pensamento crítico, trará mais resultados que a simples rejeição! Obrigado professor pela aula!
Gosto muito da teoria eo karnal de "entrar no hype", trazer as tecnologias a tona,sem desmerecer, usando tudo ao seu dispor, é muito interessante observar a forma com que os seres humanos assimilam as ferramentas do mundo, criam, e se adaptam
A ferramenta é excelente. Em minha opinião ela economiza tempo ao buscar coisas mais básicas para que possamos focar em aprofundar mais o conhecimento. Basta saber usar!
Sua análise perfeita como sempre, parabéns!
Professor, parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade, aqui apresentado. Ele me fez pensar sobre temas que me são muito caros, que é a tecnologia e a educação a serviço da edificação do humano. O primeiro insight que me ocorreu foi comparar o ChatGPT a um Chatbot. Fiquei pensando o fenômeno cognitivo em termos evolutivos. Depois pensei que, provavelmente, isso revolucionará imensamente o mercado de trabalho no setor serviços e consequentemente, o mercado presencial de varejo. Em seguida, fiquei pensando como cada vez mais, menos seres humanos conseguem produzir textos não só ortográfica e gramaticalmente corretos, como sintaticamente coerentes. A geração de “copistas” como nós, por alguma razão inerente ao processo de aprendizado associado à repetição, não tem tamanha dificuldade. Por fim, compreendi a riqueza para o trabalho de formação docente e discente que o ChatGPT pode trazer. Este último insight veio quando o senhor ilustrou com possibilidades de aplicação da tecnologia em sala de aula. Achei fantástica a ideia de a partir da produção de um texto pelo ChatGPT e da comparação deste, seja com um clássico da filosofia, ciência ou arte, convidar nossos estudantes ao desafio de produzir algo melhor. Fiquei imaginando qual não seria o salto cognitivo alcançado por uma geração que não vê nenhum sentido em memorizar, por crer que toda informação está disponível, o que por sinal é um grande equívoco. Ademais, nossos estudantes, que são nativos digitais, quando comparados a nós, baby boomers, na busca de informação para produção de um texto, parecem um chatbot comparado a um ChatGPT.
acredito que toda tecnologia pode ser usada para o avanço da humanidade, desde que haja a concientização de um bom uso para ela.
Exemplo: a fisica quântica nos possibilitou matar milhares de pessoas em segundos, mas também nos possibilitou gerar energia viável e de longa duração para diversos fins.
A finalidade é dada pelo uso e por quem a usa.
Ouvir um homem com essa cultura chega a dar prazer, uma inteligência apurada que nos traz diversos questionamentos. Vídeo maravilhoso.
"São habilidades interpessoais levadas ao mais alto nível, não dando opção para o ser humano refletir, mas obrigando-o a se tornar escravo de uma nova e magnífica forma de servidão." Com certeza.
Disse tudo.
Olha que curioso. Vi esse vídeo só hoje, 1 mês depois da postagem, fiz a mesma pergunta ao ChatGPT sobre escrever ao estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia, e a ferramenta já colocou o contraponto positivo x negativo desde o primeiro parágrafo de tese (pós introdução), embora não desenvolva os exemplos e termine de forma conciliadora:
"Com certeza, vou tentar escrever algo no estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia.
A tecnologia é um dos aspectos mais marcantes da nossa sociedade moderna. Ela nos cerca por todos os lados, desde os nossos smartphones até os carros autônomos que estão sendo desenvolvidos. Mas será que estamos preparados para lidar com essa quantidade avassaladora de inovações?
Em muitos aspectos, a tecnologia tem sido uma grande aliada do ser humano. Ela tem facilitado as nossas tarefas diárias, como a comunicação com amigos e familiares, o acesso a informações e o trabalho em si. No entanto, é importante lembrar que ela também tem um lado sombrio.
Por exemplo, a tecnologia pode ser usada para monitorar e controlar as pessoas de maneiras que violam a privacidade e os direitos humanos. Além disso, a dependência excessiva da tecnologia pode afetar negativamente a nossa saúde mental e física, bem como as nossas relações interpessoais.
Nesse sentido, é fundamental que saibamos utilizar a tecnologia de forma consciente e responsável. Isso significa não apenas aprender a usar os dispositivos e aplicativos, mas também refletir sobre o impacto que eles têm em nossas vidas e na sociedade como um todo.
Portanto, é preciso que todos nós estejamos preparados para enfrentar os desafios que a tecnologia apresenta. Devemos buscar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o contato humano, aprimorar nossas habilidades de pensamento crítico para avaliar as informações que nos são apresentadas, e sempre lembrar de preservar a nossa privacidade e liberdade.
Em resumo, a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas não podemos deixar que ela controle nossas vidas. Precisamos aprender a usá-la de forma consciente, crítica e responsável, sempre lembrando que ela deve estar a serviço do ser humano, e não o contrário."
Finalizou de forma coerente e maravilhosa caro mestre .
Adorei
Gratificante
um dos melhores momentos sobre chat gtp produzidos até agora. ( pena que aquelas telinhas que ficam mudando entre as falas do professor é perturbadora.) Noises desnecessários. Karnal como sempre brilhante, maduro, feliz na análise... obrigdda... continue nos ensinando...
Análise muito lúcida e equilibrada, na minha perspectiva como professora da área de IA. Seria muito rico se você fizesse outro vídeo testando o chatGPT em termos de conhecimento procedimental (resolução de problemas - não necessariamente problemas matemáticos ).
Prof. Leandro, uma sugestão de vídeo: qual o limiar entre plágio e criações autorais. Também "brincar" com a ferramenta fazendo essas mesmas perguntas com uma abordagem diferente para testar a variabilidade das respostas. Agora precisaremos desenvolver nossa habilidade em perguntar, questionar (uma das revoluçoes do chat GPT) para a diferenciação nas respostas 🙂
Este senhor, é uma inspiração para todos nós, que queremos evoluir a forma de como sentimos o mundo, e reflectir a nossa própria existência...
Interessante pensar assim que a ferramenta for capaz de acessar todo o conteúdo em vídeos na internet e decodificar, linkar e criar novas formas de construção, sejam de falas, estilos, ideias, pensamentos, críticas, ela poderá criar uma nova forma de interagir e como ela interagirá conosco? Ao ponto de me fazer lembrar do livro flores para argenon, quando o Charlie atinge o ápice da sua cognição e a forma como as pessoas pensavam era extremamente triviais, superficiais e entendiante.
Excelente! Como professor de carreira na área de Tecnologia da Informação não posso ignorar este debate, aliás, muito bem conduzido...
tive que assistir 2x ... 1 comecei a notar o tanto que a paisagem de chuva na janela é bonita . 2 assisti o vídeo novamente atenciosamente o tema
Nossa! Eu também ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns! Você fez uma reflexão muito legal e aberta. Profissionais de outras áreas podem fazer suas próprias reflexões. Me lembro, como tenho a tua idade, quando apareceu o hiperlink, hoje algo tão corriqueiro e silencioso, mas que na época, tive de entender racionalmente o significava isso, sendo criada num mundo analógico. O mesmo aconteceu com redes peer tô peer. Quando entendi, um novo mundo se abriu. Mas uma coisa eu senti: o Chat GPT é muito mais cortez que muita gente!
O ChatGPT é a combinação de todas as mentes que pensam e que já pensaram no mundo. Mas as perguntas são o gatilho. Quanto mais profundas as perguntas, melhor as respostas. A mente humana não tem capacidade de fazer o que uma inteligência artificial faz. Eu costumo comparar o chat GPT com uma cidade coberta de livros. E há um homem nessa cidade. E esse homem tem a capacidade de em poucos segundos, pesquisar em todos esses livros, milhares e milhares deles, um determinado assunto. É como se vc tivesse na biblioteca da sua escola, e vc pudesse pesquisar todos os livros, achar o assunto, elaborar a pesquisa, ou quem sabe um texto, tudo isso em poucos segundos.
Acho um perigo pra humanidade
Mtos ainda não sabem nem usar o google, não identificam que é uma grande biblioteca e acabam ficando na primeira página de pesquisa, essa nova ferramenta nos trás mtas possibilidades, porém, precisamos aprender como usá-la, utilizá-la para continuar na educação bancária não seria uma boa opção, seria retrocesso
@@marga9494 isso mesmo
Excelente resposta.
Ferramentas de AI como o ChatGPT podem ser muito úteis em várias áreas e poupar imenso tempo.
Por exemplo, na área da ciência, se ou quando for possível o ChatGPT ou outra app do género procurar em determinados sites ou bases de dados, vai fazer com que pessoas que não sejam de uma determinada área consigam ter acesso a ínumeros estudos, e como o ChatGPT tem uma capacidade de síntese muito boa, vai entregar os resultados que você procurar de maneira muito rápida.
Exemplo prático: se eu quiser saber os benefícios do consumo de leite posso perder dias ou semanas a pesquisar em sites como o PubMed, mas se conseguir com que uma app como o ChatGPT o faça por mim, vou obter resultados semelhantes em segundos e com uma margem de erro menor.
Essa potencialidade vale para outras áreas, é um mundo sem fim de possibilidades.
Questões filosóficas não são o forte do ChatGPT porque são sempre muito subjetivas, mas tudo o que seja mais concreto irá funcionar muito bem com a AI.
@@CristinaRodrigues-vi5lf falaram a mesma coisa quando a música deixou de ser vendida em CD e até agora tá tudo normal kkkkk
Grande e sábio Leandro Karnal,
Há anos sou admirador do seu trabalho e da forma à qual edifica a vida das pessoas, seja por seus canais, ou por suas inúmeras palestras e treinamentos, os quais proporcionou amplo conhecimento e transformação.
Não o sigo diretamente, mas sempre que posso recorro às suas abordagens inovadoras e significativas, como esta.
No entanto, gostaria de ressaltar uma opinião e vivência particular minha!
Me tornei um ser "pensante e analítico" em função de uma professora do ensino fundamental que, me condicionou um "castigo" por minha indisciplina em sala de aula, retirar todos os dias um pequeno livro, levá-lo para casa e fazendo um resumo sobre o livro (onde poderia expor minha opinião sobre o tema, sem julgamentos e/ou preceitos dela).
Isso é gerar o livre pensamento, algo que meu pai relatou ter passado por isso em sua época e algo que, hoje em dia, vejo poucos esforços.
E sim, as ferramentas de AI são excelentes e fundamentais para formar, inclusive, uma fundamentação do seu próprio ponto de vista. Só temos um porém, ela abre precedentes de pensamentos e ideias fantásticas no debate de muitos assuntos importantes e inerentes à sociedade. No entanto, abre um vasto e amplo caminho aos incompetentes para tirarem vantagem da tecnologia ao seu favor. Uma vez que a IA já proporciona pegar uma tese de mestrado, jogar toda lá e ela mesmo substitui termos e palavras para descaracterizar uma fraude (plágio).
De qualquer forma, muito obrigado por tudo que compartilha!
Não é atoa que é admirado mundialmente...
Você é um dos melhores no mundo dentro do que se propõe a ser.
Gratidão!
PS: se minha opinião contribuiu, conte comigo full time para ajudar naquilo que me for pertinente.
E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.
E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos.
E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã.
E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.
A ti, pois, é ordenado: Fazei isto: tomai vós da terra do Egito carros para vossos meninos, para vossas mulheres, e para vosso pai, e vinde.
E não vos pese coisa alguma dos vossos utensílios; porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.
E os filhos de Israel fizeram assim. E José deu-lhes carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu comida para o caminho.
A todos lhes deu, a cada um, mudas de roupas; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupas.
Gênesis 45:15-22
Fora do tópico: Karnal faça mais vídeos longos assim
Gente, isso foi genial! Adorei a ideia desse vídeo! Karnal, fantástico como sempre.
Que momento!!! Que momento!!!! Professor, és tão necessário!!! Que maravilha assisti- lo analisando esta tecnologia. Amo te!! Amo sempre ouví lo, principalmente quando o meu pensamento sobre algo difere do teu. Isso desafía me e me faz repensar sempre sobre um pensamento ( meu) cristalizado. Grata.
Seria bom uma versão de vídeo no estilo bate papo com o chat gpt. Desta forma haveria um "contexto" com o qual o programa poderia identificar que precisa de mais profundidade em suas respostas.
Sempre maravilhoso, parabéns Karnal.
Sou aberta a A. I e a IHK( inteligência humana de Karnal) que adoro ter a felicidade de ouvir ele discutir. É maravilhoso. Tenho sensação de renascimento quando o escuto. Tenho sonho de ouvir e ver pessoalmente. Veio ano passado em Salvador, Bahia e eu não tive a oportunidade de ir mas , minha vez chegará!
Professor foi brilhante essa comparação que o senhor fez ...foi edificante e mais do que esclarecedora, principalmente no que diz respeito ao uso escolar.
Estou utilizando o Chat GPT para estudar inglês. Inclusive pedi sugestão ao chat GPT de algumas séries para praticar o listening em inglês de nível intermediário. Uma das séries que o GPT me indicou foi a "Extra English", a qual estou acompanhando e perguntando significado de palavras e algumas expressões que não conheço ao GPT.
É bacana porque quando aparece alguma expressão, ele diz que é uma expressão que significaria tal coisa em português. E além disso ele costuma falar se é uma expressão mais utilizada no inglês britânico ou americano.
Interessante, vou usar para estudar inglês também
ChatGPT 100 vezes melhor que minha professora que só me ensinava verbo " to be " .
Poderia me mandar o link do app ou site por favor? Gratidão!
@@elianedossantos8776 quando tiver o link me manda tbm pfvr
Professor, acredito que a resposta sem o “senso-crítico” do historiador se dá porque interagimos com uma pequena parte do modelo, treinada através de feedback humano para produzir respostas “amigáveis”.
O modelo completo talvez possa gerar respostas que considerassem o seu questionamento sobre “para quem foi benéfica a tecnologia”, mas também produziria discursos de ódio, injúrias, e todo tipo de coisa “humana” que vemos pela internet.
Obrigado por gravar e compartilhar esse vídeo. Estava precisando de boas referências sobre o impacto da tecnologia na educação!
Não sou professor nem acadêmico... Sou uma pessoa comum. Mas acredito professores devam usar e até mesmo estimular o uso do ChatGPT! Não avaliando respostas, mas sim as perguntas.
Algo do tipo: faça 10 perguntas ao ChatGPT sobre o tema X. Tenho certeza que os alunos irão ler cada resposta para fazer a próxima pergunta. Óbvio que no conjunto das respostas haverá um ótimo trabalho feito caso as perguntas sejam ótimas.
No entanto, fica a questão: defina uma ótima pergunta de uma não tão ótima.
Professor Karnal sempre muito lúcido em suas palavras! Sou uma admiradora e aluna das suas filosofias de vida ❤
Muito legal este video. Eu com certeza não sou neoludista, mas conheco muita gente da minha idade que é? Lógico que temos que questionar sempre, aliás nossa inteligência é a copiada pela artificial e não podemos apenas achar que a tecnologia é o supra sumo. Além disto, o que achei mais interessantes nos seus desafios/entrevistas, é que a emoção não entra nas respostas. Graças a Deus, porque esta é a diferença do ser humano (ainda.....)
essa ferramenta é incrível e eu explico pq:
Lembrando q chatgpt não é exatamente uma ferramenta de pesquisa nem de conversação é sim um gerador de texto e também interpretador o que torna a ferramenta ainda mais interessante e poderosa pra estudos, perceba que da próxima vez que você usar, e deve muito fazer mais vídeos assim, escreva exatamente essa resposta do vídeo para o chat ensinando ele, isso mesmo! que em seguida ele agradece e faz contra argumentação com muito raciocínio logico! pense no quão poderosa é uma ferramenta dessas pra uma criança que tem uma duvida!
Dai entra algo que o próprio karnal já disse em palestras e eu complemento: a escola precisa mudar pq agora, ainda mais com ferramentas de IA, o aluno vai poder estudar muito e trazer essas duvidas pra sala de aula, o aluno vai ter que dizer o que realmente sabe de forma oral e até mesmo colocar em seus trabalhos o que ele concluiu dialogando com a IA;
Também a IA faz conclusões lógicas baseada nas informações que possui, não muito diferente de qualquer pessoa mas com um banco de dados imenso e instantâneo pra pesquisar, falo isso pq muitas pessoas tentam induzir o chatgpt a dizer algo de seu viés politico ou ideológico mas isso acontece pq ele é capaz de gerar textos de qualquer natureza que vc pedir. Eu mesmo perguntei coisas sobre o seu funcionamento e ele me respondeu que não tem diretrizes pra saber qual assunto é polemico e qual não é ele mesmo é capaz de chegar a conclusão e pedir cautela quando acha que algo é um assunto difícil, incrível!
Quer saber o quanto é boa a interpretação do chatgpt? pegue uma musica curta, em outra língua e peça pra ele dar a interpretação e na nossa língua, ele é muito capaz mesmo com autores desconhecidos ou com muito regionalismo na letra!
Já nessa questão de criar de maneira que a gente considere boa e criativa ai já é uma coisa mais humana do que cálculos, mas sim ele esta chegando lá!
Ah claro, a maneira como vc pergunta faz toda a diferença, pense q quando vc conversa com uma IA ela não tem esse "experiência humana" e sensibilidade de uma conversa pessoal, então na hora de perguntar complemente a sua pergunta com mais informações e até o que vc previamente acha sobre o assunto assim vc estará compensando essa "falta de humanidade" e vai ter a parte mais raciocínio lógico da resposta, que é a grande sacada desses cálculos q a IA esta fazendo!
Rsrs "ele passaria no ENEM" é ótimo.
Karnal, vc é bom demais.
O chatGPT que estamos analisando hoje está na versão 3, a versão 4 deve ser lançado na semana que vem e é muito mais sofisticado do que este em análise.
Outro aspecto é que o chatgpt trabalha com modelos pretreinados, sendo assim profissionais de A.I pode treinar novos modelos como por exemplo o método de escrita do Karnal colocando mais textos dele e dando pesos aos treinos para corrigir e melhorar o modelo específico.
Aonde tem a data do lançamento va V4?
@@nerivanprestes Epoca Negocios
Ambos são pagos?
@@binabambina ambos gratuitos, por enquanto kk
Ouvi o prólogo do depoimento do Professor Leandro a quando da ambiguidade e possível contradição da IA, outrossim é para dizer que o chatGPT não tem uma ideia própria e ele é um acumulado de informações, ele pode como deve em alguns momentos se contradizer, quando pressionado pode ceder. Se por exemplo se efetuar uma crítica à uma das suas paráfrases ele pode dizer que houve um equivoco em sua abordagem.
Maravilhosa essa reflexão, trabalho com texto. Sou jornalista, biógrafa, e fechava a cara para essa tecnologia, mas quem sou eu no mundo tecnológico? As novidades vão continuar aparecendo, eu gostando ou não. Acabei de repensar minha posição. E agora minha cabeça fervilha ao passar no que fazer “no futuro” que, na verdade, está tão amanhã… Obrigada!