25 DE JULHO - DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 июл 2024
  • O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992 durante o 1° Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Esse encontro teve como objetivo denunciar o racismo e o machismo, e dele surgiu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rede lutou pelo reconhecimento do dia 25 de julho como uma data internacional de celebração e luta.
    No Brasil, além de homenagear essa data, também se celebra a vida de Tereza de Benguela, uma líder quilombola do século 18 que se tornou um símbolo de resistência. Em 2 de junho de 2014, através da Lei nº 12.987, o Brasil oficializou o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reforçando a importância dessa data como um momento de reflexão e fortalecimento das organizações voltadas às mulheres negras e suas lutas.
    Em comemoração a essa data, a equipe Redes de Cidadania traz um vídeo contando sobre a vida de Vilma Rodrigues da Silva Aguiar, uma mulher negra que reconheceu sua identidade étnico-racial ao entrar na universidade, e compartilhou conosco um pouco sobre sua trajetória inspiradora.

Комментарии •