Viaduto 13 após as tragédias no Rio grande do Sul V13 ,VESPASIANO CORRÊA ,4k ,Ferrovia do trigo.
HTML-код
- Опубликовано: 7 ноя 2024
- INSCREVA-SE E NOS ACOMPANHE NOS PRÓXIMOS VÍDEOS.
vídeo anterior do canal:
• Uma caminhada pela Ser...
• TÚNEL COM JANELAS V13 ...
UM POUCO DA HISTÓRIA DO V13:
O Viaduto 13 (V13), também conhecido como Viaduto do Exército, é uma das maiores obras de engenharia do exército brasileiro. O V13 foi construído entre 1975 e a década de 1970, durante o período da ditadura militar, pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages. O projeto do V13 já estava em elaboração desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O V13 tem 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, e é considerado o maior e mais alto viaduto da América do Sul. O V13 está localizado na ferrovia do trigo, às margens do Rio Guaporé, entre as cidades de Vespasiano Corrêa e Muçum, no estado do Rio Grande do Sul.
O nome V13 vem do fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que começa no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".
Durante a construção do V13, foram construídos também 32 túneis no trecho. A construção foi intensa durante três anos, e no local onde hoje existe um bar, no pé do V13, existiu uma “vila temporária” formada só por funcionários que trabalhavam dia e noite. Quando a obra terminou, os alojamentos e refeitórios simples foram derrubados e os funcionários foram embora.
Atualmente, o V13 é muito procurado para a prática de rapel, devido à sua altura impressionante e à belíssima paisagem. O V13 também é um ponto de admiração para os turistas que frequentam o local.