9:00 Esse chip 8087 era o coprocessador matemático. Naquela época os cálculos eram feitos via software, um programa que pedia muitos cálculos era planilha eletrônica, o Lotus 1-2-3 no MS-DOS, e CAD. Com o coprocessador matemático, os cálculos eram feitos pelo chip, o que tornava mais rápidos programas que usavam muitos cálculos. Foi a partir do 386 que começaram a produzir processadores com isso embutido dentro do próprio processador, tinha o 386SX e o 386DX, um sem e outro com os cálculos embutidos. Depois todos já vem com isso embutido.
@@marcelusmeridius na verdade veio primeiro o 386DX em 1985, depois a IBM lançou o 386SX em 1988 para computadores de baixo custo, para uso em casa, escolas e pequenas empresas. O 386DX acabou sendo mais usado em servidores, workstations, algo que exigia mais. Ainda teve o 486SX, mas até onde eu lembro, as pessoas preferiam o 486DX e depois o DX2. Não era mais considerado bom ter um processador SX, como se fosse uma grande desvantagem, alguns programas (e até jogos) rodavam mais lentos.
Os primeiros processadores, tipo z80 ou 8086 não faziam nem cálculo de seno, exponenciais etc. Os mais antigos, nem multiplicação/divisão, os programas tinham que ter rotinas para isso.
Também não vemos a hora para isso acontecer. Será um grande prazer poder perguntar como foi o seu dia e qual os códigos de lançamento das ogivas núcleares. 😺
Placas de aceleração de IA já existem tem algum tempo. A Intel com a linha Movidius Myriad e a NVidia com a linha Jetson possuem soluções com interface usb, pcie, m.2, etc. Com certeza são uma ótima opção para hardwares mais antigo e também para equipamentos mais novos, porém com a necessidade de dar uma otimizada na I.A. dependendo da aplicação. Muito bacana o vídeo, parabéns!
9:03 Além dos coprocessadores, antigamente, na época dos i486, era possível adicionar chips de memória cache na placa-mãe. Não havia cache L2 integrado aos processadores...
Os co-processadores aritméticos ou de ponto flutuante eram para as linhas de processadores i286 e para as linhas SX de processadores i386 e i486, que vinham sem esta opção, mas eram mais baratas. Claro, tinham o barramento 16 bits, que ao contrário do DX era 32/32. No meu caso, eu escolhi um 386SX com co-processador pois eu consegui colocar 4 DIMMs de 1Mb para RAM (o máximo que o Windows 2 for 386 ou o Win 3.X na época). A diferença é que também se conseguia colocar 2 SIMMs de 512Kb onde o gerenciador de memória alta poderia alocar os drivers (minha placa de som Ad-Lib, o Modem 9.600 bauds e a placa de vídeo ATI com 256 KB e do Mouse Logitech - todos estes dispositivos 16 bits, coisa que os processadores i386-DX não tiravam proveito sobre os SX. Fora os drivers do próprio DOS como o do teclado e do joystick analógico como os do Atari.😊
Isso para projetos de automação industrial pode criar possibilidades interessantes. Esse teu vídeo me lembrou daqueles co-processadores que a Intel tinha até uns anos atrás. Muito bacana essas tecnologias renascendo e dando novas possibilidades para máquinas mais antigas também.
Não entendi "Onde" poderia ter possibilidades interessantes... Qualquer PC atual já dá conta de sobra para a área de automação industrial. Você já se deparou com algum projeto de automação onde "precisou" de auxílio de IA? -Se precisou, programas atuais que empregam IA não deram conta? CAÔ!
Do meu ponto de vista seria mais interessante usar um FPGA já que ele é programável. E cada programa poderia ter uma arquitetura de processamento própria dependendo da necessidade principalmente porque uma NPU não é o recomendado para algumas IA já que temos modelos tensor que usam TPU. Teníamos que ter múltiplas placas quendo poderíamos resolver com um FPGA que poderia se transformar em em Coprocessador. CPU, GPU, NPU, TPU, IPU
Ctz q vão lançar em formatos PCIe tmb, como as placas de som da Creative, Asus Xonar.. ou até parecidos com placa de vídeo, já q dependendo da potencia, devem esquentar bastante tmb.
@@Matheus8164 Uso em coisa bem especifica, em minipcs que uso como servidor em alguns clientes pra coisas diversas em cameras de segurança, ai algumas aplicações que processam analise de video com tensorflow aproveitam bem esse Coral, ai a versão dele geralmente é tudo igual, usb, m.2, pci, etc, é uma plaquinha bem compacta e da pra por varias delas, ai consigo processar as analises de videos e objetos das cameras usando um unico servidor pequeno em minipc e fica bem barato. Talvez agora com as CPUs vindo com processamento de AI dedicado eu pare de usar esse coral, mas até aparecer essas CPUs em minipcs a preço barato vai levar uns bons anos. O coral custa 60 dolares (a versão USB) e eu esperto ele em mini pcs com celeron (150-200 dolares) e o processamento de AI das câmeras de segurança é jogado tudo pra ele.
@@cristianobnu show de bola, vi alguns vídeos aqui de algumas aplicações parecidas com o que vc citou, realmente tem um salto incrível.. minha curiosidade seria uma dessas num Pc de mesa já com uma GPU boa, se ajudaria ou não faria diferença para aceleração de treinamentos ou outras funções.. abusando da sua colaboração, vc importa essas placas ou traz consigo de viagens?
@@Matheus8164 Eu importo, ou do aliexpress ou redirecionamento de encomenda. No meu uso não vejo sentido em colocar um Coral em uma maquina que já possuí GPU boa pra isso, os sistemas que uso pra essas analises tambem trabalham muito bem com os tensores das gpus nvidea, mas ai o preço de um minipc com gpu nvidea vai la pra cima, o coral me atende melhor nesse tipo de situação. Consigo um desempenho suficiente para o que quero com um valor bem mais em conta usando minipcs com CPU mais fraquinha e um ou mais placas coral de 40-60 dolares cada uma.
Que bacana; tá aí algo que é tão óbvio que me surpreende não ter previsto que fosse acontecer mais cedo ou mais tarde. Placas mãe com conexões ociosas são bem comuns e esse tipo de coisa é mesmo viável via PCIe. Resta apenas um suporte oficial e eficiente via OS.
Interessante isso da IA formato M.2 😊 que ajuda daria para os PC de alta gama já que as gráficas já estão com alguma IA tipo usar o 7800X3D + RX 7900 XT 🎉 tipo a tecnologia SAM Smart Access Memory seria brutal 😊
Tô salvo! Eu mexo com IA e tenho Stable Diffusion instalado no meu computador mas infelizmente eu não tenho uma GPU de 4mil e sofro para gerar minhas imagens ou treinar modelos ❤
Esses dias estava pesquisando sobre o SOC(Amlogic T982) do meu projetor(Fengmi S5) para saber se ele rodava algum emulador. E descobri que esse SOC tinha uma NPU. Então fui pesquisar sobre e vi que as novas APUs estão vindo com NPUs e sobre essas placas NPUs. No caso do uso em projetores e TVs imagino que a NPU deve ser usada pelo MEMC, recurso que funciona mais ou menos como o FSR Frame Generator criando quadros intermediários para aumentar a fluidez da imagem.
@@marcosferreira5761 cara, eu não entendi nada do que você disse, desculpa. Não é preconceito linguistico, mas tenta pontuar sua frase por favor. Eu realmente não entendi o que você disse.
Outro adendo: a poucos anos atrás existiam umas espécies de pen drives (dispositivos USB) que tinha processadores RISC dedicados a mineração de cripto moeadas que mineravam mais rápido do que as CPUs e GPUs na época mas que por limitações de potência da porta USB acabaram sendo substituídas pelas mineradoras ASIIC (ant miners) da vida
Será que seria possível dar uma sobrevida a máquinas antigas tbm explorando os recursos de HW? Exemplo: rodar tarefas nessa placa ao invés de utilizar somente o processador.
Miguel bom dia, gosto muito das suas explicações, faz aquela explicação q te falei em outro comentário, como q é feito o cálculo de largura de banda das placas de vídeo, não esqueça de acrescentar a diferença entre os chip da GPUs 😎👍🏿
Até mesmo nos anos 90 esta estrategia dos coprocessadores permanecia, os processadores 486 inicialmente tinham duas versões as DX e as SX, a primeira vinha com o coprocessador matemático, já a segunda não possuía esta unidade, por conta disto, alguns fabricantes vendiam placas-mãe com slot para este upgrade. Foi uma estratégia válida para baixar custos e permitir que as pessoas comprassem PCs mais baratos e adequados aos seu uso. Caso a pessoa sentisse necessidade, poderia adquirir o coprocessador e melhorar sua CPU. Este coprocessador de IA pode ser algo interessante, pois nos daria a condição de implementar esta tecnologia sem ter que trocar completamente o hardware, tendo em vista que, muitas vezes, a troca do processador nos obriga a trocar placa-mãe e por aí vai...
Eu queria era uma placa FPGA no formato m.2 A AMD comprou a Xilinx e a Intel comprou a Altera. Mas até hoje não temos FPGA nos computadores comuns. Dizem que a AMD está tendo dificuldade de integrar essa tecnologia as placas de vídeo, nesse caso eles criariam uma placa de vídeo que poderiam converter unidades computacionais para AI, ou para raytracing, ou para outra coisa que vai surgir no futuro.
FPGA é muito caro pra consumidor comum, mesmo em uma linha Pro, ainda é caro. Tinha um desses no mac Pro ralador de queijo, era uns 20 mil, só esse módulo. FPGA é usado pra criar os processadores, simulando como vai ser a performance, funções. É muito usado pra protótipo interno.
@@Knevitzdoug FPGA é um semicondutor como qualquer outro. Se a empresa fabricar 1000 vai ser um preço, se a empresa fabricar 1 milhão vai ser outro preço.
Isso é MT daora! Pense: PCs com capacidade de processar IA poderiam ser bem mais interessantes não só para tarefas comuns de computador mas tarefas como gerenciar sua casa e tals... Outras assistentes como Alexa podem correr perigo se n forem atualizadas daqui alguns anos.
Vários programas já estão utilizando IA, estava demorando a sair estas placas, hoje para rodar IA (em casa) dependemos da tecnologia CUDA da NVIDIA. 100% de certeza que não tem mais volta, ansioso para conhecer estas novas placas e processadores.
Lembro q na década de 80, tive q comprar um co processador matemático para rodar o Auto Cad no meu 386. Paguei 100 dólares, e o camarada q me vendeu foi lá em casa para colocar o chip, que era quadrado e os contatos estavam nas laterais dele, então tinha q afundar o chip no slot, e uma vez instalado, para retirá-lo era bem difícil e as vezes dava uma lascada numa das bordas. Então o camarada me fez mostrar q eu estava mesmo com os 100 dólares e só depois disso ele instalou. era uma época de trevas !!! rsrsrsrsr
Eu tenho um 3470, numa placa chinesa com entrada NVMe. Eu já estava preparando ele pra ser o meu Google Bard + Google Assistent doméstico. Ao invés d ter vários Nest, usando a internet, espalhados pela casa, controlando a automatização, eu teria uma central d processamento offline e essa central q faz as consultas a internet qnd preciso. É um trabalho a mais? Muito, mas muito mesmo. Porém, se ganha em privacidade. Edward Snowden já mostrou o q eles fazem com um simples smartphone. Agora com o escândalo da ABIN, já sabemos q podemos ser vigiados mt mais fácil do q parecia. Não q eu não ache horrível, mas vigiar meu celular me incomoda menos do q TODAS AS AÇÕES q eu faço na minha casa. E a tendência com a internet das coisas e as IA's, é aumentar o número d câmeras e microfones espalhados pela casa. Pra ter alguma segurança, só processando esses dados localmente. E mesmo assim, nada garante q não coloquem um espião pra pegar esses dados do seu processamento local.
Tu acha que vai demorar tanto assim Miguel?! Pra mim em uns 2 ou 3 anos no máximo já teremos frutos disso sendo vendidos no mercado. Tudo que envolve AI se desenvolve mt rápido. Não vejo a hora de ter a minha; hj em dia uso muito recursos de AI pra criação.
Mano pra mim o futuro dos hardwares para games em si seria investir bastante no FSR com uma IA extremamente aprimorada para facilitar e aperfeiçoar cada vez mais a renderização de todas as formas dentro de um jogo, trazendo uma taxa de FPS consideravelmente mais alta e com uma qualidade gráfica muito boa, assim não viveríamos mais no limbo de placas de vídeo todo ano com basicamente a mesma tecnologia e com tamanhos estrondosos. (Minha opinião ✌🏼)
Miguel, os chamados coprocessadores aritméticos eram fundamentais e até mesmo OBRIGATÓRIOS para poder rodar alguns programas. O AutoCAD exigia um coprocessador aritmético instalado.
Realmente na época do 286 e o 386 mais básico tinha esse coprocessador que acelerava os cálculos de ponto flutuante, mas era bem pouco programa que usava, porque o programa precisava ter as instruções para utilizar ele diretamente. No fim não vingou muito por causa disso. Hoje nós estamos na era da API, então daria para algo tipo o DirectX, Vulkan, ou algo do tipo servir como intermediário e facilitar a compatibilidade. Resta agora surgir o tal "killer app" que convença a gente a comprar isso, que não seja só o hype da IA
@Shadow-lv6og Toda revolução industrial tirou empregos e criou outros, estamos prestes a concluir uma agora com a integração de IAs, e com certeza novos tipos de funções irão surgir para pessoas. Se ninguém tiver empregos, ninguém tem dinheiro, e sem dinheiro ninguém compra nada, e a indústria não ganha dinheiro, logo não existe indústria. A economia não é concreta, ela é feita pela demanda.
8088 era o processador dos IBM PC XT… o primeiro computador pessoal corporativo a fazer sucesso, contemporâneo do Apple II, que era mais usado nas residências, evidentemente por questão de custo.
Até o momento o melhor processador de IA que temos são as placas de vídeo, que não foram feitas pra isso, mas possuem núcleos dedicados a essas tarefas dentro da rotina de processamento gráfico. Passou da hora de desenvolverem um hardware específico. Não me espantaria se as próximas gerações de placas de vídeo também viessem com chips a mais dedicados para tarefas de inteligência artificial, especialmente aquelas que não utilizam as 16 pistas de PCIe.
acho que a maioria das pessoas nao usaria isso com imagens e videos, seria mas pra aquelas ias de texto, tipo responder perguntas, auxiliar na escrita ou execução de alguma função textual em geral
miguel faz um video testanto o desempenho de conversores NVMe-UBS 3.2 gen 2 para conversores SEM CASE, COM CASE DE POLÍMERO, COM CASE DE METAL e COM CASE COM COOLER FAN pra a gente ver qual deles sustenta a velocidade do conversor por mais tempo devido ao aquecimento do SSD. :B
O que eu adoraria é que fizessem soliuções de FPGA nesse formato aí, e que servisse como NPU e outras coisas tb, assim serviria pra trabalho/OS e nas horas de lazer qm sabe daria pra rodar o MiSTER dentro do Windows ou Linux.
Fala MW! esses aceleradores de IA já existem no formato PCIe a muito tempo, os CORAL.AI da google tem em formato PCIe normal, aquele formato de plaquinhas WIFI, USB, placa externa independente e com formato de GPU
Os processadores 8088 em conjunto com os co-processadores são dos anos 80. Eu diria 1982 e era uma solução melhor do que usar um AT 80.286 porque no AT a memoria RAM era de 512Mbytes + 512 Mbytes ao passo que nos XT (8088) a memoria podia ir até 1MByte mas dividida em 640MBytes + 384Mbytes... Muito software ( que precisava dos 640Mbytes originais do XT ) rodava no XT e não rodava no AT supostamente mais rápido. Com o 8087 melhorava o XT ao ponto de não justificar a mudança para AT. Só quando surgiu o 80386 a situação mudou de facto.
torço muito pra essa tecnologia dar certo, seria muito bom já pegarem e fazerem mod pra por exemplo: dlss é feito com ia certo, num computador com essa placa e gpu sem rt-cores, colocando essa placa e o mod fazer o pc rodar raytracing de forma minimamente aceitável ao menos, lembrando quando podia usar uma segunda gpu para rodar Physix da nvidea, dedicando uma placa somente para isso, ganhando em efeito grafico sem perder desempenho, apensar de se pagar pelo hardware a mais.
Não funciona bem, a distância entre esse dispositivo e a GPU seria grande demais, iria dar muita latência, também o slot PCIE não seria rápido o suficiente. A VRAM da placa de vídeo tem latência de 200-400 nanosegundos, velocidade de 200-500 GB/s, slot PCIE é só 16 GB/s pra 8 linhas gen 4.
Cara. Falar dos coprocessadores desbloqueou memórias a muito esquecidas. Mas a sua comparação dessa nova tecnologia com os co-processadores foi cirúrgica. Que venha este novo recurso para nossos velhos PCs
Não acredito que vá longe, os processadores das próximas gerações já virão com unidades NPU, então so vai servir para quem não tem um processador com NPU. Vai ser como as placas aceleradoras de simulação física produzidas pela Ageia, que foram embarcadas nas placa de vídeo depois que a NVidia adquiriu a Ageia, assimilando a tecnologia PhysX a biblioteca CUDA até os dias de Hoje.
mano mas tem que considerar a velocidade de leitura de cada porta de entrada, tem entrada m2 que nao passa de 3,5 gb/s tudo vai influenciar no desempenho
Então, (fugindo um pouco do assunto do vídeo) ele falou no começo do vídeo que um mini-pc /worksattion, da Lenovo, tem RTX 4060 e Intel i9, rsrs... Logicamente não tem como ter watercooler, blz? E aí que vem a questão de que acho que existe um certo preconceito, ou pelo menos, fato de subestimar a capacidade de um bom air cooler trabalhar com i7 e i9 e dar conta de controlar a temperatura. Lógico que cada caso é um caso, vai depender do perfil do usuário... enfim, é só uma questão pra ficar no ar e a gente refletir. Inclusive se vc entrar na NewEgg dos EUA, vai ver vários notebooks à venda com i9.
Na época dos 386, tinha um encaixe onde o dono do pc comprava um chip (co-processador matemático), assim aumentava bem a performance do PC. Eu mesmo fiz isso.
Achei muito interessante, mas acho q não vai pegar infelizmente. Acho q isto junto com os novos drivers da AMD com o FSR vai dar uma melhorada magnífica nas placas de vídeo mais antiga. Vai ser possível gerar bem mais quadros falsos, com melhor qualidade e menos latência, sem aumentar o uso do processador e diminuindo o uso da GPU.
Muito show! Mas pela plaquinha que não é tão grande e não tem tantos componentes assim, não deve ser tão caro. Ou será? Um outro detalhe é que se vai poder ser utilizada em qual nível de placa mãe?
Muito tempo atrás as pessoas não acreditavam em nada de evolução no futuro, veio muitos estudaram, desenvolveram algo, conquistaram o espaço no mercado e para a surpresa de muitos que não acreditavam ficaram na história.
A inteligência artificial é a evoulução e não tem como parar. Até o momento, para se ter acesso a essa tecnologia, dependemos de terceiros. Os PC's acabaram ficando para trás, pois não comportam um poder de processamento de AI, no nível de Google, OpenAi, etc. Com essa placa, certamente as coisas mudarão. Os SO's ficarão mais inteligentes, sobretudo na área de segurança. Imagina um Windows se protegendo de uma ameaça de invasão com 100% de eficácia. Também, a produtividade aumentará consideravelmente.
O que temos que entender é o que vai ter necessidade real de ser executado localmente com IA ou se alugar o serviço online (nuvem) vai ser o mais eficiente.
10 месяцев назад
Sou da época dos processadores que eram tipo uma fita vhs os famosos cartuchos e olha o que virou hoje agora imagina daqui há 30 anos como vai ser
não é nem que demora mais, é que as I.As para rodar localmente vão ficar cada vez mais comuns, e o que esse tantão de teraflop ajuda é que ela não traria resultados tão ruins.
Tem produto desse com entrada de pci-e para notebook antigos, mais o desenpenho deve ser muito pequeno por conta dos nucleos serem fracos provavelmente
Acho que vai ficar bom assim o próprio aplicativo vai ficar melhor principalmente se os programadores por para as ias aprenderem por conta própria e/ou aprender com nossas entradas e saídas.
cara, sei que não tem a ver com o video, mas gostaria muito de ver, não achei em nenhum outro lugar do yt, seria um tutorial de como trocar os dissipadores de vrm da placa mae, principalmente das x99
Que venha o futuro da Skynet, tudo muito bonito mas nao sei porque da para muita coisa boa mas talvez pessima. So imaginando que todos os aparelhos vao ter essa tecnologia dá medo de ter uma coisa que pensa e pode atuar sozinho.
Eita Mw! Esses foram as memórias EPROM, e de fato existiam slots vazios para usar mais memórias, pois na época quaquer KB valia muita grana. Ter 256kb de ram era ser "boy" 😂
O que eu vejo no dia a dia dos meus clientes é que fora os gamers e outros que usam softwares gráficos. O uso do computador é bem básico. Isso é como ter uma carreta de 22 rodas para carregar as compras do mês do mercado
Eu acho que nao vai chegar nem a ser usado, é muito mais lógico já vir integrado no processador ou placa de vídeo. A indústria quer gastar menos material fabrico e um menor custo possível para ter margem maior de lucro.
Miguel, não tenho certeza se alguma placa de NPU já está no mercado mas dá pra encontrar uma placa TPU(NPU da Google) já dá pra achar por uns 300 mais ou menos 👋
9:00 Esse chip 8087 era o coprocessador matemático. Naquela época os cálculos eram feitos via software, um programa que pedia muitos cálculos era planilha eletrônica, o Lotus 1-2-3 no MS-DOS, e CAD. Com o coprocessador matemático, os cálculos eram feitos pelo chip, o que tornava mais rápidos programas que usavam muitos cálculos. Foi a partir do 386 que começaram a produzir processadores com isso embutido dentro do próprio processador, tinha o 386SX e o 386DX, um sem e outro com os cálculos embutidos. Depois todos já vem com isso embutido.
Meu primeiro PC foi um 386 mas não lembro se DX ou SX.
Eu não sabia que o 386dx tinha coprocessador. Achava que foi só a partir do 486
@@marcelusmeridius essa era a época que o HD se chamava Winchester 😅
@@marcelusmeridius na verdade veio primeiro o 386DX em 1985, depois a IBM lançou o 386SX em 1988 para computadores de baixo custo, para uso em casa, escolas e pequenas empresas. O 386DX acabou sendo mais usado em servidores, workstations, algo que exigia mais. Ainda teve o 486SX, mas até onde eu lembro, as pessoas preferiam o 486DX e depois o DX2. Não era mais considerado bom ter um processador SX, como se fosse uma grande desvantagem, alguns programas (e até jogos) rodavam mais lentos.
Os primeiros processadores, tipo z80 ou 8086 não faziam nem cálculo de seno, exponenciais etc. Os mais antigos, nem multiplicação/divisão, os programas tinham que ter rotinas para isso.
Não vejo a hora de ligar meu PC, um avatar me ver, ouvir e me dar bom dia. Que venha o futuro.
Descreveu meus dias enquanto jogava "Detroit: Become Human" 😂
Só vou ficar contente quasndo tiver uma IA igual do Psycho Pass (otimo anime por sinal)
kskks pior q é isso msm, ele ainda começa a criar afeto por vc@@EduuSantos
Carencia fullll
Também não vemos a hora para isso acontecer. Será um grande prazer poder perguntar como foi o seu dia e qual os códigos de lançamento das ogivas núcleares. 😺
Se a tecnologia se estabelecer, outra opção que deve se estabelecer em conjunto são as placas de vídeo com espaço para nvme.
Ai voltemos para aquela placa de video que colocaram para se ter
Placas de aceleração de IA já existem tem algum tempo. A Intel com a linha Movidius Myriad e a NVidia com a linha Jetson possuem soluções com interface usb, pcie, m.2, etc. Com certeza são uma ótima opção para hardwares mais antigo e também para equipamentos mais novos, porém com a necessidade de dar uma otimizada na I.A. dependendo da aplicação. Muito bacana o vídeo, parabéns!
9:03 Além dos coprocessadores, antigamente, na época dos i486, era possível adicionar chips de memória cache na placa-mãe. Não havia cache L2 integrado aos processadores...
Exato! Creio que isso era anos 90 e quebradinho! Não lembro ao certo.. mas foi pós anos 80.. no max 95!
Eram as above board, né
Depende da placa mãe na época tinha até Memória cache fake.
Os co-processadores aritméticos ou de ponto flutuante eram para as linhas de processadores i286 e para as linhas SX de processadores i386 e i486, que vinham sem esta opção, mas eram mais baratas. Claro, tinham o barramento 16 bits, que ao contrário do DX era 32/32.
No meu caso, eu escolhi um 386SX com co-processador pois eu consegui colocar 4 DIMMs de 1Mb para RAM (o máximo que o Windows 2 for 386 ou o Win 3.X na época). A diferença é que também se conseguia colocar 2 SIMMs de 512Kb onde o gerenciador de memória alta poderia alocar os drivers (minha placa de som Ad-Lib, o Modem 9.600 bauds e a placa de vídeo ATI com 256 KB e do Mouse Logitech - todos estes dispositivos 16 bits, coisa que os processadores i386-DX não tiravam proveito sobre os SX. Fora os drivers do próprio DOS como o do teclado e do joystick analógico como os do Atari.😊
Isso para projetos de automação industrial pode criar possibilidades interessantes. Esse teu vídeo me lembrou daqueles co-processadores que a Intel tinha até uns anos atrás. Muito bacana essas tecnologias renascendo e dando novas possibilidades para máquinas mais antigas também.
Explica a placa usada que esta sendo vendida como nova amigo ?????? ai não né ruclips.net/video/y3iglD7wbbw/видео.html
Não entendi "Onde" poderia ter possibilidades interessantes...
Qualquer PC atual já dá conta de sobra para a área de automação industrial.
Você já se deparou com algum projeto de automação onde "precisou" de auxílio de IA? -Se precisou, programas atuais que empregam IA não deram conta?
CAÔ!
@@flavio.santos calma, processadoro. Não queria estragar seu momento de nescau com cookies.
Há uns anos atrás kkk... Exatos 3 décadas !
@@JEIWILBER até menos de 10 anos atrás tinha o Xeon Phi
Salve Miguel. lembrei das placas de memória cache que instalava nos 486 e Pentium 100 +- 1995. Sou fã do canal forte abraço!!!
Do meu ponto de vista seria mais interessante usar um FPGA já que ele é programável.
E cada programa poderia ter uma arquitetura de processamento própria dependendo da necessidade principalmente porque uma NPU não é o recomendado para algumas IA já que temos modelos tensor que usam TPU.
Teníamos que ter múltiplas placas quendo poderíamos resolver com um FPGA que poderia se transformar em em Coprocessador. CPU, GPU, NPU, TPU, IPU
Ctz q vão lançar em formatos PCIe tmb, como as placas de som da Creative, Asus Xonar.. ou até parecidos com placa de vídeo, já q dependendo da potencia, devem esquentar bastante tmb.
eu uso aceleração de AI a alguns anos, faço projetos de visão computacional, uso bastante aquele modelo Coral, tem versão USB, PCI, M.2.
Bacana! Achei bem interessante, tem uma base de ganho médio que vc tem com essa placa? Usa ela com m.2?
@@Matheus8164 Uso em coisa bem especifica, em minipcs que uso como servidor em alguns clientes pra coisas diversas em cameras de segurança, ai algumas aplicações que processam analise de video com tensorflow aproveitam bem esse Coral, ai a versão dele geralmente é tudo igual, usb, m.2, pci, etc, é uma plaquinha bem compacta e da pra por varias delas, ai consigo processar as analises de videos e objetos das cameras usando um unico servidor pequeno em minipc e fica bem barato. Talvez agora com as CPUs vindo com processamento de AI dedicado eu pare de usar esse coral, mas até aparecer essas CPUs em minipcs a preço barato vai levar uns bons anos. O coral custa 60 dolares (a versão USB) e eu esperto ele em mini pcs com celeron (150-200 dolares) e o processamento de AI das câmeras de segurança é jogado tudo pra ele.
@@cristianobnu show de bola, vi alguns vídeos aqui de algumas aplicações parecidas com o que vc citou, realmente tem um salto incrível.. minha curiosidade seria uma dessas num Pc de mesa já com uma GPU boa, se ajudaria ou não faria diferença para aceleração de treinamentos ou outras funções.. abusando da sua colaboração, vc importa essas placas ou traz consigo de viagens?
@@Matheus8164 Eu importo, ou do aliexpress ou redirecionamento de encomenda. No meu uso não vejo sentido em colocar um Coral em uma maquina que já possuí GPU boa pra isso, os sistemas que uso pra essas analises tambem trabalham muito bem com os tensores das gpus nvidea, mas ai o preço de um minipc com gpu nvidea vai la pra cima, o coral me atende melhor nesse tipo de situação. Consigo um desempenho suficiente para o que quero com um valor bem mais em conta usando minipcs com CPU mais fraquinha e um ou mais placas coral de 40-60 dolares cada uma.
Coral usb funciona em raspberry?
vc é o único cara que eu não consigo colocar 2x no áudio.
Que bacana; tá aí algo que é tão óbvio que me surpreende não ter previsto que fosse acontecer mais cedo ou mais tarde. Placas mãe com conexões ociosas são bem comuns e esse tipo de coisa é mesmo viável via PCIe. Resta apenas um suporte oficial e eficiente via OS.
Parabéns pela aula, muito interessante esse novo hardware.
Interessante isso da IA formato M.2 😊 que ajuda daria para os PC de alta gama já que as gráficas já estão com alguma IA tipo usar o 7800X3D + RX 7900 XT 🎉 tipo a tecnologia SAM Smart Access Memory seria brutal 😊
Interessante. Deus abençoe seu trabalho.
Tô salvo! Eu mexo com IA e tenho Stable Diffusion instalado no meu computador mas infelizmente eu não tenho uma GPU de 4mil e sofro para gerar minhas imagens ou treinar modelos ❤
Esses dias estava pesquisando sobre o SOC(Amlogic T982) do meu projetor(Fengmi S5) para saber se ele rodava algum emulador. E descobri que esse SOC tinha uma NPU. Então fui pesquisar sobre e vi que as novas APUs estão vindo com NPUs e sobre essas placas NPUs. No caso do uso em projetores e TVs imagino que a NPU deve ser usada pelo MEMC, recurso que funciona mais ou menos como o FSR Frame Generator criando quadros intermediários para aumentar a fluidez da imagem.
Isso vai ser como os SSD ou o NVMe dos HDs, só que para os processadores.
Explica a placa usada que esta sendo vendida como nova amigo ?????? ai não né ruclips.net/video/y3iglD7wbbw/видео.html
@@marcosferreira5761 Não entendi.
@@marcosferreira5761 ue, apareceu esse video nas sugestões, vc comentou no lugar errado? kk
eu estava me perguntando quando lançariam npu offboard e apostava que viria pra pci express. Mas imaginava que fosse, sei lá, daqui uns cinco anos.
Explica a placa usada que esta sendo vendida como nova amigo ?????? ai não né ruclips.net/video/y3iglD7wbbw/видео.html
@@marcosferreira5761 cara, eu não entendi nada do que você disse, desculpa. Não é preconceito linguistico, mas tenta pontuar sua frase por favor. Eu realmente não entendi o que você disse.
Outro adendo: a poucos anos atrás existiam umas espécies de pen drives (dispositivos USB) que tinha processadores RISC dedicados a mineração de cripto moeadas que mineravam mais rápido do que as CPUs e GPUs na época mas que por limitações de potência da porta USB acabaram sendo substituídas pelas mineradoras ASIIC (ant miners) da vida
🎉 Olha, parabéns pelo conteúdo. Desejo muito sucesso pela frente ao canal.
o 8088 era de PC-XT e quando usava o coprocessador matemático 8087, aquele joguinho Indianapolis 500 ficava um pouco mais rápido
Eu fico só imaginando os games que serão feitos pensado nesse hardware
Será que seria possível dar uma sobrevida a máquinas antigas tbm explorando os recursos de HW? Exemplo: rodar tarefas nessa placa ao invés de utilizar somente o processador.
Parabéns pelo conteúdo! 🔝
Só Bênçãos! Show de Bola! PARABÉNS!
MIguel essa placa ai que voce ta mostrando no minuto 9:06 e do antigos intel 386 e 486, nessa epoca tinha muitas delas.
o medo da i.a é proporcional ao tanto que não sabemos sobre ela, busquem conhecimento, sem alarmismo e sem euforia.
Miguel bom dia, gosto muito das suas explicações, faz aquela explicação q te falei em outro comentário, como q é feito o cálculo de largura de banda das placas de vídeo, não esqueça de acrescentar a diferença entre os chip da GPUs 😎👍🏿
Até mesmo nos anos 90 esta estrategia dos coprocessadores permanecia, os processadores 486 inicialmente tinham duas versões as DX e as SX, a primeira vinha com o coprocessador matemático, já a segunda não possuía esta unidade, por conta disto, alguns fabricantes vendiam placas-mãe com slot para este upgrade. Foi uma estratégia válida para baixar custos e permitir que as pessoas comprassem PCs mais baratos e adequados aos seu uso. Caso a pessoa sentisse necessidade, poderia adquirir o coprocessador e melhorar sua CPU. Este coprocessador de IA pode ser algo interessante, pois nos daria a condição de implementar esta tecnologia sem ter que trocar completamente o hardware, tendo em vista que, muitas vezes, a troca do processador nos obriga a trocar placa-mãe e por aí vai...
Eu queria era uma placa FPGA no formato m.2
A AMD comprou a Xilinx e a Intel comprou a Altera. Mas até hoje não temos FPGA nos computadores comuns. Dizem que a AMD está tendo dificuldade de integrar essa tecnologia as placas de vídeo, nesse caso eles criariam uma placa de vídeo que poderiam converter unidades computacionais para AI, ou para raytracing, ou para outra coisa que vai surgir no futuro.
FPGA é muito caro pra consumidor comum, mesmo em uma linha Pro, ainda é caro. Tinha um desses no mac Pro ralador de queijo, era uns 20 mil, só esse módulo.
FPGA é usado pra criar os processadores, simulando como vai ser a performance, funções. É muito usado pra protótipo interno.
@@Knevitzdoug FPGA é um semicondutor como qualquer outro. Se a empresa fabricar 1000 vai ser um preço, se a empresa fabricar 1 milhão vai ser outro preço.
Isso é MT daora! Pense: PCs com capacidade de processar IA poderiam ser bem mais interessantes não só para tarefas comuns de computador mas tarefas como gerenciar sua casa e tals...
Outras assistentes como Alexa podem correr perigo se n forem atualizadas daqui alguns anos.
Vários programas já estão utilizando IA, estava demorando a sair estas placas, hoje para rodar IA (em casa) dependemos da tecnologia CUDA da NVIDIA. 100% de certeza que não tem mais volta, ansioso para conhecer estas novas placas e processadores.
Lembro q na década de 80, tive q comprar um co processador matemático para rodar o Auto Cad no meu 386. Paguei 100 dólares, e o camarada q me vendeu foi lá em casa para colocar o chip, que era quadrado e os contatos estavam nas laterais dele, então tinha q afundar o chip no slot, e uma vez instalado, para retirá-lo era bem difícil e as vezes dava uma lascada numa das bordas. Então o camarada me fez mostrar q eu estava mesmo com os 100 dólares e só depois disso ele instalou. era uma época de trevas !!! rsrsrsrsr
100 dol cê comprava uma casa 😂
Também me lembro disso. Engraçado que agora pra mim dá impressão de que nunca havia usado um computador antes na minha vida. Esquisito né? Kkkkkk
Eu tenho um 3470, numa placa chinesa com entrada NVMe. Eu já estava preparando ele pra ser o meu Google Bard + Google Assistent doméstico. Ao invés d ter vários Nest, usando a internet, espalhados pela casa, controlando a automatização, eu teria uma central d processamento offline e essa central q faz as consultas a internet qnd preciso.
É um trabalho a mais? Muito, mas muito mesmo. Porém, se ganha em privacidade.
Edward Snowden já mostrou o q eles fazem com um simples smartphone. Agora com o escândalo da ABIN, já sabemos q podemos ser vigiados mt mais fácil do q parecia.
Não q eu não ache horrível, mas vigiar meu celular me incomoda menos do q TODAS AS AÇÕES q eu faço na minha casa. E a tendência com a internet das coisas e as IA's, é aumentar o número d câmeras e microfones espalhados pela casa.
Pra ter alguma segurança, só processando esses dados localmente. E mesmo assim, nada garante q não coloquem um espião pra pegar esses dados do seu processamento local.
Cheguei a usar coprocessadores para AT 286 e 386. Eram bem comuns na época para quem trabalhava com Autocad, por exemplo.
é isso Miguel, as ia vieram pra ficá! eheh abrraaaçossss
Tu acha que vai demorar tanto assim Miguel?! Pra mim em uns 2 ou 3 anos no máximo já teremos frutos disso sendo vendidos no mercado. Tudo que envolve AI se desenvolve mt rápido. Não vejo a hora de ter a minha; hj em dia uso muito recursos de AI pra criação.
Legal esse tipo de tecnologia pois ajuda a quem tem hardware com algum tempo de uso poder desfrutar de novidades.
Muito interessante, em breve quando eu comprar eu volto aqui rsrsr
Mano pra mim o futuro dos hardwares para games em si seria investir bastante no FSR com uma IA extremamente aprimorada para facilitar e aperfeiçoar cada vez mais a renderização de todas as formas dentro de um jogo, trazendo uma taxa de FPS consideravelmente mais alta e com uma qualidade gráfica muito boa, assim não viveríamos mais no limbo de placas de vídeo todo ano com basicamente a mesma tecnologia e com tamanhos estrondosos. (Minha opinião ✌🏼)
Miguel, os chamados coprocessadores aritméticos eram fundamentais e até mesmo OBRIGATÓRIOS para poder rodar alguns programas. O AutoCAD exigia um coprocessador aritmético instalado.
Realmente na época do 286 e o 386 mais básico tinha esse coprocessador que acelerava os cálculos de ponto flutuante, mas era bem pouco programa que usava, porque o programa precisava ter as instruções para utilizar ele diretamente. No fim não vingou muito por causa disso. Hoje nós estamos na era da API, então daria para algo tipo o DirectX, Vulkan, ou algo do tipo servir como intermediário e facilitar a compatibilidade. Resta agora surgir o tal "killer app" que convença a gente a comprar isso, que não seja só o hype da IA
amo teus vídeos irmão, obrigado por existir
vai vim ia em tudo até no Windows
A inteligência artificial é o futuro, isso ainda vai tirar muitos empregos
Fala isso não 😂😂😂@@Shadow-lv6og
@Shadow-lv6og Toda revolução industrial tirou empregos e criou outros, estamos prestes a concluir uma agora com a integração de IAs, e com certeza novos tipos de funções irão surgir para pessoas. Se ninguém tiver empregos, ninguém tem dinheiro, e sem dinheiro ninguém compra nada, e a indústria não ganha dinheiro, logo não existe indústria. A economia não é concreta, ela é feita pela demanda.
S24 ultra que o diga....
Pelo que ando lendo, vai vir em futuras atualizações do Windows real!
8088 era o processador dos IBM PC XT… o primeiro computador pessoal corporativo a fazer sucesso, contemporâneo do Apple II, que era mais usado nas residências, evidentemente por questão de custo.
Até o momento o melhor processador de IA que temos são as placas de vídeo, que não foram feitas pra isso, mas possuem núcleos dedicados a essas tarefas dentro da rotina de processamento gráfico. Passou da hora de desenvolverem um hardware específico.
Não me espantaria se as próximas gerações de placas de vídeo também viessem com chips a mais dedicados para tarefas de inteligência artificial, especialmente aquelas que não utilizam as 16 pistas de PCIe.
Espero que tenha versão pra notebook, o core ultra 9 185h se não me engano tem os núcleos de NPU e poder somar mais 4 será ótimo.
acho que a maioria das pessoas nao usaria isso com imagens e videos, seria mas pra aquelas ias de texto, tipo responder perguntas, auxiliar na escrita ou execução de alguma função textual em geral
Se isso vingar será bom se puder usa-la até de forma externa como um ssd externo via usb. Para placas antigas que não possuem nvme.
miguel faz um video testanto o desempenho de conversores NVMe-UBS 3.2 gen 2 para conversores SEM CASE, COM CASE DE POLÍMERO, COM CASE DE METAL e COM CASE COM COOLER FAN pra a gente ver qual deles sustenta a velocidade do conversor por mais tempo devido ao aquecimento do SSD. :B
Que bom rapaz! até pra pc antigos isso é bem interessante, esse futuro que está se a proximando será bem caótico.
eu tive um XT286 com co-processador era um processador matemático
O Pc falando com migo: cade a placa de vídeo q vc me prometeu em 2022 seu pobre vou dinsintalar a Stem kkk
O que eu adoraria é que fizessem soliuções de FPGA nesse formato aí, e que servisse como NPU e outras coisas tb, assim serviria pra trabalho/OS e nas horas de lazer qm sabe daria pra rodar o MiSTER dentro do Windows ou Linux.
Fala MW! esses aceleradores de IA já existem no formato PCIe a muito tempo, os CORAL.AI da google tem em formato PCIe normal, aquele formato de plaquinhas WIFI, USB, placa externa independente e com formato de GPU
Eu sou da época dos co-processadores...kkkkk a partir do 486DX que começou a ser embutido na CPU...
Eu uso exatamente essa H61 MS1 com um I7 3770K de 3ª geração, roda tudo que eu quero, apex com 130+fps
Os processadores 8088 em conjunto com os co-processadores são dos anos 80. Eu diria 1982 e era uma solução melhor do que usar um AT 80.286 porque no AT a memoria RAM era de 512Mbytes + 512 Mbytes ao passo que nos XT (8088) a memoria podia ir até 1MByte mas dividida em 640MBytes + 384Mbytes... Muito software ( que precisava dos 640Mbytes originais do XT ) rodava no XT e não rodava no AT supostamente mais rápido. Com o 8087 melhorava o XT ao ponto de não justificar a mudança para AT. Só quando surgiu o 80386 a situação mudou de facto.
torço muito pra essa tecnologia dar certo,
seria muito bom já pegarem e fazerem mod pra por exemplo: dlss é feito com ia certo, num computador com essa placa e gpu sem rt-cores, colocando essa placa e o mod fazer o pc rodar raytracing de forma minimamente aceitável ao menos, lembrando quando podia usar uma segunda gpu para rodar Physix da nvidea, dedicando uma placa somente para isso, ganhando em efeito grafico sem perder desempenho, apensar de se pagar pelo hardware a mais.
Não funciona bem, a distância entre esse dispositivo e a GPU seria grande demais, iria dar muita latência, também o slot PCIE não seria rápido o suficiente.
A VRAM da placa de vídeo tem latência de 200-400 nanosegundos, velocidade de 200-500 GB/s, slot PCIE é só 16 GB/s pra 8 linhas gen 4.
Cara. Falar dos coprocessadores desbloqueou memórias a muito esquecidas. Mas a sua comparação dessa nova tecnologia com os co-processadores foi cirúrgica. Que venha este novo recurso para nossos velhos PCs
Não acredito que vá longe, os processadores das próximas gerações já virão com unidades NPU, então so vai servir para quem não tem um processador com NPU. Vai ser como as placas aceleradoras de simulação física produzidas pela Ageia, que foram embarcadas nas placa de vídeo depois que a NVidia adquiriu a Ageia, assimilando a tecnologia PhysX a biblioteca CUDA até os dias de Hoje.
mano mas tem que considerar a velocidade de leitura de cada porta de entrada, tem entrada m2 que nao passa de 3,5 gb/s tudo vai influenciar no desempenho
Mais um badulaque que eu ñ preciso mas eu vou querer , é ainda vou ter de justificar pq eu compre !..😂😂😂
lga1155 eu não sei, mas para a galera do Xeon, isso aí salvaria muito.
Então, (fugindo um pouco do assunto do vídeo) ele falou no começo do vídeo que um mini-pc /worksattion, da Lenovo, tem RTX 4060 e Intel i9, rsrs... Logicamente não tem como ter watercooler, blz? E aí que vem a questão de que acho que existe um certo preconceito, ou pelo menos, fato de subestimar a capacidade de um bom air cooler trabalhar com i7 e i9 e dar conta de controlar a temperatura. Lógico que cada caso é um caso, vai depender do perfil do usuário... enfim, é só uma questão pra ficar no ar e a gente refletir. Inclusive se vc entrar na NewEgg dos EUA, vai ver vários notebooks à venda com i9.
Na época dos 386, tinha um encaixe onde o dono do pc comprava um chip (co-processador matemático), assim aumentava bem a performance do PC. Eu mesmo fiz isso.
isso aí vc ta certo, os chips de IA tratam se de Chips analógicos que são especiais pois calculam operações de dados imprecisos, os float da vida
Eu não não acredito que essas placas vão se popularizar separadamente, esses núcleos NPU' s vão vim nas placas de vídeo ou nos CPU's!
Cpu, a gpu já tem um certo tipo de ia
Achei muito interessante, mas acho q não vai pegar infelizmente. Acho q isto junto com os novos drivers da AMD com o FSR vai dar uma melhorada magnífica nas placas de vídeo mais antiga. Vai ser possível gerar bem mais quadros falsos, com melhor qualidade e menos latência, sem aumentar o uso do processador e diminuindo o uso da GPU.
Muito show! Mas pela plaquinha que não é tão grande e não tem tantos componentes assim, não deve ser tão caro. Ou será?
Um outro detalhe é que se vai poder ser utilizada em qual nível de placa mãe?
IA pode ser usada até para melhorar os gráficos de jogos, e ter um processador dedicado a IA vai tirar do processador principal...
Muito tempo atrás as pessoas não acreditavam em nada de evolução no futuro, veio muitos estudaram, desenvolveram algo, conquistaram o espaço no mercado e para a surpresa de muitos que não acreditavam ficaram na história.
A inteligência artificial é a evoulução e não tem como parar. Até o momento, para se ter acesso a essa tecnologia, dependemos de terceiros. Os PC's acabaram ficando para trás, pois não comportam um poder de processamento de AI, no nível de Google, OpenAi, etc. Com essa placa, certamente as coisas mudarão. Os SO's ficarão mais inteligentes, sobretudo na área de segurança. Imagina um Windows se protegendo de uma ameaça de invasão com 100% de eficácia. Também, a produtividade aumentará consideravelmente.
QUE AULA MEUS AMIGOS
O que temos que entender é o que vai ter necessidade real de ser executado localmente com IA ou se alugar o serviço online (nuvem) vai ser o mais eficiente.
Sou da época dos processadores que eram tipo uma fita vhs os famosos cartuchos e olha o que virou hoje agora imagina daqui há 30 anos como vai ser
Como seria o gerenciamento na bios, dessa tecnologia nos pcs antigos?
Eu amei isso, ate pq eu trabalho com IA e eu teria q mudar meu pc inteiro so pra me adaptar ao mercado que bom q tem isso....
não é nem que demora mais, é que as I.As para rodar localmente vão ficar cada vez mais comuns, e o que esse tantão de teraflop ajuda é que ela não traria resultados tão ruins.
Tem produto desse com entrada de pci-e para notebook antigos, mais o desenpenho deve ser muito pequeno por conta dos nucleos serem fracos provavelmente
Estou doido para comprar meu I5-16700KFNF quando a Intel começar a cobrar mais caro por chips com NPU integrado assim como fez com o gráfico integrado
Na vdd eles oferecem sem o grafico integrado pra ficar mais barato
não vai ser mais Core I, agora e só Core
Já existia as TPU da coral que era M2 ou USB já algum tempo só não era muito falado mas já tem aí faz tempo
Acho que vai ficar bom assim o próprio aplicativo vai ficar melhor principalmente se os programadores por para as ias aprenderem por conta própria e/ou aprender com nossas entradas e saídas.
Meu único medo é que a IA domine o mundo , com esses robôs criados pelas grandes empresas e nós passamos ser extintos.
ja dominaram. já somos escravos
@@EddieOfDeath157 O pior do seu comentário é que você está certo.
tava pensando em comprar uma b450 para meu pc mas agora vou logo pegar uma b550 que tem 2 slot m.2 ja visando colocar um desse no futuro se precisar
h61 e vida uso ate hj desde 2019 nao pretendo trocar meu 1155 mais se tiver q usar so comprar adaptadores pra x1
cara, sei que não tem a ver com o video, mas gostaria muito de ver, não achei em nenhum outro lugar do yt, seria um tutorial de como trocar os dissipadores de vrm da placa mae, principalmente das x99
Sim claro que vai pra frente.
A pergunta é para quem gosta de pc gamer sera que vai ajudar?
Ele pode auxiliar a placa de video???
O Miguel isto lembra a época dos processadores 386 acho que na arquitetura SX, se colocava um coprocessador aritmético.
Que venha o futuro da Skynet, tudo muito bonito mas nao sei porque da para muita coisa boa mas talvez pessima. So imaginando que todos os aparelhos vao ter essa tecnologia dá medo de ter uma coisa que pensa e pode atuar sozinho.
Ate os 486sx tinha coprocessador matematico separado, eu tinha um sem esse coprocessador e nao fazia muita falta
Eita Mw! Esses foram as memórias EPROM, e de fato existiam slots vazios para usar mais memórias, pois na época quaquer KB valia muita grana. Ter 256kb de ram era ser "boy" 😂
MIGUEL eu vivenciei muito, tenho 38 anos de TI.
1:33 so achei que ser no estilo m.2 que fode
faz pci-e pow assim da pra colocar um dissipador de calor decente e não precisa usar torrando
Tenho uma placa( RX 570 8gb saphire pulse) estragou queria te enviar ela para conserto pois não consigo informacoes de indereço para o envio
O que eu vejo no dia a dia dos meus clientes é que fora os gamers e outros que usam softwares gráficos. O uso do computador é bem básico. Isso é como ter uma carreta de 22 rodas para carregar as compras do mês do mercado
Eu acho que nao vai chegar nem a ser usado, é muito mais lógico já vir integrado no processador ou placa de vídeo. A indústria quer gastar menos material fabrico e um menor custo possível para ter margem maior de lucro.
Miguel, não tenho certeza se alguma placa de NPU já está no mercado mas dá pra encontrar uma placa TPU(NPU da Google) já dá pra achar por uns 300 mais ou menos 👋