O problema não está em trabalhar e nem em comprar. O problema está na falta de um propósito claro, a falta de princípios, e com a falta de uma bússola moral você acaba acarretando a falta de uma identidade clara. E quando não se tem uma identidade, você adoece. Não é normal ter depressão ou problemas com ansiedade quando você tem um cérebro saudável, um grande trauma ou um parente muito próximo com uma doença terminal. Hoje são milhões de pessoas saudáveis com problemas resolvíveis sendo engolidas pelo vazio. A identidade sempre foi resolvida pelas religiões, mas nenhum filosofo, pensador ou cientista imaginou que seríamos afogados por tantas informações e caminhos diferentes ao mesmo tempo e na velocidade que aparecem.
Nós costumávamos olhar para o céu e nos perguntar qual seria nosso lugar entre as estrelas. Agora olhando pro chão e procuramos nosso lugar entre a poeira
Tive uma conversa com alguns amigos esses dias sobre isso. As pessoas hj estão muito sensiveis a tudo e despreparados pra qualquer coisa, como vc disse sobre as tradições, n é sobre voltar a ser ruim da forma que era, mas trazer valor para um mundo de indivíduos vazios e instantâneos. Admiro mt seu trabalho e sua coragem de falar sobre temas assim nos dias de hj, sendo alguém sensível, justo e claro. ❤
Você, mulher, quer mesmo que os "valores" antigos voltem? Sério? Eu entendo falar sobre as pessoas hoje serem vazias a instantâneas, mas você realmente acha que seria bom trazer os "valores" antigos? Cara.
o pior de tudo é o seguinte, as grandes crises sempre aconteceram e sempre acontecerão, é surreal que estejam criando as pessoas como se todos os problemas serios tivessem sido solucionados e o mundo fosse eternamente estavel e seguro, uma hora algo completamente acima do planejamento dos malditos controladores acontecera e o mundo ta fudido se depender de caras que se desculpam por homem e choram assistindo comedia romantica comendo bombom
Sociedade me ensinou, que nunca sou o bastante, nunca tenho o bastante, nunca faço o bastante, nada ta bom, sem aceitação, amor condicional(só sou um ser humano se me adequar aos padrões doentes da sociedade). E depois o que ganho com isso ? Pra que vou buscar padrões que me deuxam doente ? Pra que preciso de validação externa, se nao muda nem pra pior nem pra melhor o que ja Sou...?
Esse vídeo é muito maior do que comentar um filme! Quem tiver atento pode mudar a chave da própria vida com essas reflexões. Incrível, Jurandir!!! Na minha opinião, esse é um dos seus melhores vídeos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito boa sua conclusão. Lá no fundo a gente não acredita que é tão mau assim. Enquanto não nos convencermos da nossa mais completa desesperança em nós mesmos, a graça de Deus nunca será graça pra nós; o Evangelho nunca será uma boa notícia - Será como algo que não precisamos. Voltemos para Cristo!
Clube da luta, Sociedade dos Poetas Mortos, Conta Comigo, O Senhor das Moscas e Os Goonies, filmes que também mostram essa passagem de criança para um homem!
Aliás, muito se fala agora dessa balela de crise da masculinidade. A crise da masculinidade se verdade está ai desde sempre. Ficamos com hérnia, câncer e etc. Veja misery, louca obsessão. O lobo e melhor impossível, para citar dois do Jack, Ilustre desconhecido, para falar um pouco lembrado.
Obrigada. É bom haver RUclipsrs, como o Jurandir, a elevar o nível intelectual das redes sociais, com os seus conhecimentos técnicos, cultura geral e largueza de raciocínio. Um abraço de Portugal.
Eu sou formado em licenciatura em física, exerço o magistério, curso engenharia elétrica e na infância me interessei bastante por cinema, hoje mal consigo assistir algumas sessões ao longo do ano (seja pela decadência das obras recentes ou por falta de condições para este objetivo). Posso dizer que as produções do Jurandir me trazem uma sensação agradável de que ainda temos pessoas qualificadas e talentosas para suprir nossos desejos de um entretenimento de qualidade, reflexões profundas sem o peso de um documentário ou o apelo dos que noticiam as tragédias como a linha editorial, na qual nos tenta a sucitar o pânico a todo momento. Talvez precisemos mostrar que um bom retorno financeiro para quem investe nas produções cinematográficas depende de tempo e critérios bem escolhidos para direcionar os recursos a quem tem um bom enredo, diretores, roteiristas, atores e demais artistas talentosos, genuinamente compromissados com a obra a ser produzida. Ao invés da pressa de se reaproveitar filmes de sucesso, clássicos ou qualquer sequência de franquia que atende mais a tendências da moda do que o cerne do universo onde se ambienta.
Eu creio que o Ubermensch é o homem que entra em contato com a realidade sem o filtro religioso, político. Lidando apredendo, adquirindo o pensamento próprio original. Sem a interferência de gurus religiosos, ou messias políticos. O superhomem é o ator principal da sua própria história
@@jongoncalves857exato, seria necessário se desenvolver sem qualquer interferência do ambiente, ou sem se influenciar, e como é possível se desenvolver sem interagir (trocar informações) com o ambiente? Não é uma questão de não se deixar levar por um líder político ou religioso, qualquer um que você confie te influencia de alguma forma e em algum nível, assim as decisões não são tão racionalizadas, a racionalização é mais para justificar a escolha que outros fizeram por você
As pessoas deveriam considerar que o Nietzsche, apesar de ser uma pessoa genial, foi um dos poucos que levou sua própria filosofia realmente a sério (e alguns su1c1#@s tbm). E ficou louco. Mas continua um gênio!
Que gostoso acordar no domingo e ter um vídeo ao mesmo tempo sensível e profundo, falando sobre Deus, o homem, cinema e filosofia. Bom domingo a todos!
O grande prêmio nessa caminhada da vida não são as conquistas, mas os aprendizados. Um dos maiores imperadores de Roma, depois de conquistar quase todos os territórios possíveis, percebeu que aquela ambição por conquista e controle sobre nações e homens, só trazia morte e sofrimento para todos os lados. Mas era tudo "por Roma", o sábio percebeu que era uma luta vazia. Um fato interessante é que no Budismo pro exemplo, vc basicamente é o seu próprio Deus, pq é vc mesmo que têm o poder de mudar a sua vida e de buscar propósitos. Eu não sigo nenhuma religião em específico, mas procuro aprender sobre todas, cada uma têm uma filosofia e perspectiva diferente de mundo. Não se prenda a nada e não se apegue a nada, só siga em frente vc é seu próprio mestre e ao mesmo tempo um aluno em eterno aprendizado.
Não tenho religião e tenho dificuldade em aceitar msm a ideia de que há um Deus que criou tudo. Dito isso, Jurandir, um teólogo, sempre cita a biblia, traz uma mensagem sobre transceder e buscar algo maior que nós mesmos e não me soa nada como pregação. Pelo contrário, faz todo sentido mesmo para uma pessoa não crente. Uma lição de bom senso e de comunicação para muitos religiosos espalhados por ai dando sermões.
Exatamente ! Os melhores teólogos e que pregam o verdadeiro evangelho cristão não estão dentro da igrejas e nem fazem parte de nenhum grupo que prega com muita hipocrisia algum valores cristão.
@@lobo_solitario35A maioria desses lideres religiosos "sem denominação" apenas falam o que os outros querem ouvir. Um padre, por exemplo não estuda Teologoa a toa. Sair falando asneiras sobre a Bíblia e dizer que isso que é o "verdadeiro Evangelho", até eu mesmo poderia fazer, interpretando porcamente livros da Bíblia. Sabe qual o problema? As pessoas preferem ouvir palavras doces de um ex-pastor qualquer, ou de um padre moderninho, do que ouvir um Padre Paulo Ricardo, por exemplo. O outro problema é tirar conclusões precipitadas sobre o que NÃO se conhecer e criar uma falácia do espantalho pra culpar toda uma tradição
Não é uma pregação porque seria o Locus errado. O roteiro do Jurandir foi bem amarrado e você pode retirar as referências bíblicas que o texto ainda se mantém coerente. Dito isso, não tem nada a ver com o fato de você não ter religião. O que acontece aqui é que Jurandir domina muito bem os pilares de um bom discurso, e você tem algum senso estético. Apenas isso, camarada. Desapegue desses devaneios que precisam de validação o tempo todo.
@@Everson005 Exato, o que o povo quer ouvir é: "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adultera, como o SENHOR ama os filhos de Israel" e não "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel", assim como aquele pastor interpretou a Bíblia.
Até que enfim achei um vídeo que explica de forma clara tudo oq tento explicar aos meus familiares sobre masculinidade, propósito, paternidade, Deus, e filosofia. Obrigado @jurandir por mais um vídeo fantástico.
Essa deve ser a melhor analise do filme que eu ja vi, e é impressionante que eu achava que já sabia tudo que poderia saber ao redor do filme, e vem o Jurandir e nos dar mais camadas. É meu filme favorito atualmente e sempre que eu tenho oportunidade de ver eu vejo porque ele é muito bem feito e dirigido, você fica imerso do inicio ao fim. Mas todas essas questões filosóficas que tem por de baixo dele pra mim é a melhor coisa (falo por mim mesmo que esperava só ver um filme de porradaria e sai reflexivo) o Tyler é um personagem impossível de não gostar e você se sente parte do clube, se sente acolhido por alguem carísmatico e que fala da razão de nossos problemas mas nos da a solução mais radical possível. É essencial você ter um proposito de vida, afinal como o própio Tyler diz, você não é o seu trabalho ou as roupas que você usa, o ser humano é algo muito maior e complexo para ser definido em bens materiais ou obrigações sociais e apenas se contentar com isso, se descobrir qual é o sentido da sua vida, lute por ele e não deixe ninguém dizer o contrario. O ser humano foi almadiçoado com o livre arbitrio e ele pode usar o livre arbitrio para se libertar de quaisquer amarras que estejam sobre ele.
Nietzche fez o diagnóstico desse homem. Ele no início da história era Camelo, e tudo suportava carregando com força, mesmo contra a sua vontade. Mas ao decorrer da história ele se torna Leão, e revoltado com as correntes que o prendem e o peso que carrega ele resolve destruir tudo, no filme de maneira literal. O que ele não percebeu a tempo é que o leão apesar de não ser mais prisioneiro, escravo, ele é vazio. O leão não cria nada e no vazio de sentido que sobra o leão percebe que precisa mudar novamente. Em Nietzche ele se torna uma criança, alguém que não está preso a nenhuma corrente, que corre brinca, cria suas próprias regras e muda constantemente. Cada dia que ela acorda um novo herói, as vezes um vilão, as vezes um dinossauro. Se destruindo e reconstruindo todos os dias de sua vida.
"O Abraço da Compra" aborda a busca interior, o ato de se desfazer do que é material para se encontrar e a importância de honrar as tradições. A narrativa mergulha em uma jornada de desapego e autodescoberta, explorando como as escolhas e sacrifícios nos reconectam com a essência e os valores ancestrais.
Cara, que vídeo perfeito, quando a gente imagina que não tem como se superar, tu vai lá e lança outro vídeo. Sou estudante de publicidade e os vídeos ajudam muito a entender melhor a disciplina de Narrativas e linguagens, inclusive a escolha do curso se deu após descobrir o canal. Enfim, curto muito o gênero ficção, principalmente os que envolvem algum tipo de paradoxo e queria muito ver uma análise do filme Predestinado ou da série The Leftovers, acho que seria muito bacana ouvir sobre sua percepção sobre ambos. Obrigado e muito sucesso ao canal !
Obrigada por tanto conteúdo maravilhoso, querido. Saiba que não estás jogando pérolas aos porcos. Eu e muitos outros levamos essas reflexões para a vida. Continue nessa missão ❤
Mais um vídeo muito bom. Só uma colocação em consonância com o que foi falado sobre o filósofo e o final...Nossas relações são construídas e se dão em nosso meio, por isso mesmo, são relações humanas criadas por humanos com uma moral construída...Uma moral demasiadamente humana e não transcendental. Pautarmos unicamente nossa convivência em algo transcendental nos deixará à mercê de profetas que usarão nossas fraquezas através de nossas emoções e sonhos para nos ludibriar. Nietzsche volta-se para o trágico da Grécia Antiga, anterior anterior à difusão dos ensinamentos platônicos, onde o dionisíaco e o apolíneo conviviam em uma luta harmônica. Nem tanto pro céu nem tanto pra terra... Obrigado pelo vídeo!
o CLube da Luta é outro caso do que atiraram no que viram e acertaram no que nao viram, queriam lacrar em cima de critica ao capitalismo malvadão mas o filme acerta em cheio na afrescalhaçao a que o homem moderno é submetido e como isso gera covardia e fraqueza de espirito
Quando você começou a falar de brincadeiras de criança, me fez lembrar da minha infância onde eu, meu irmão e os meus amigos fazíamos brincadeiras da maneira mais violenta possível, sendo: Luta, derrubinha (ficávamos dentro de um círculo tentando se derrubar, o que caísse fora do círculo perderia) e o mais violento que já brinquei foi Polícia vs Terroristas; Nessa brincadeira os polícias usavam papelões grossos enrolados como "cacetetes" e os terroristas usavam estilingues para atirar mamonas (kkkk). Com essas brincadeiras eu ficava mais resistente, tinha uma mentalidade forte, me concentrava, não tinha medo. As brincadeiras de lutas eram basicamente nosso "Clube da Luta". Eu olho meu passado e vejo o quão eu aprendi com essas brincadeiras; o orgulho que sinto de mim mesmo e penso no quão forte eu era. Estou tentando reerguer minha cabeça, passei por alguns momentos difíceis mas me mantendo de pé. RUclips, como fonte de informação é o meu conforto, sobretudo seu canal. Eu não assisti o filme, embora tenho tomado spoiler, vou assistir mesmo assim para entender a mensagem e os personagens. Apenas assistindo o vídeo me identifiquei com o "Narrador". As vezes, sou o Último Homem, como dizia Nietzsche.
Esse vídeo é uma obra de arte. Pensando em filmes clássicos e históricos, uma analise de rotereiro, mensagem, contexto do O Mágico de Oz, seria bem interessante
Sensacional, Jurandir! Suas análises sempre transcendem os meros aspectos cinematográficos nos trazendo reflexões importantes! Já assisti o Clube da Luta quatro vezes e agora me deu vontade de ver novamente! Abraço! (Sugestão: que tal traçar perfis psicológicos dos diretores de cinema baseados em suas obras, seus estilos... ?😉)
Jurandir, seu vídeos são verdadeiras aulas sob cinema, filosofia e vida. Adoro o conteúdo do canal, e gostaria de pedir uma análise de 5 filmes (e o vento levou, a felicidade não se compra, 12 homens e uma sentença, o poderoso chefão e Rocky). Teriam outros filmes mas acredito que esses 5 transmitem ideias e valores que infelizmente nos filmes atuais ja não encontro. Um forte abraço, e que o canal alcance maior sucesso. Arrivederci.
A humanidade só chegou em um momento onde precisa resolver outros tipos de problemas mas ainda não entenderam quais realmente são importantes. Mas uma hora vão encontrar, afinal, chegamos aqui 😊
Já perto de meus 46 anos já vi tantos filmes... O que ficou no meu coração: Conduzindo Miss Daisy, Tomates Verdes Fritos, Highlander, A Cor Púrpura, A Rosa Púrpura do Cairo, Maridos e Esposas, Cenas em um Shopping, Um Misterioso Assassinato em Manhattan, A Era do Rádio, Segredos e Mentiras , O último Imperador, A Lista de Schindler, Arizona Nunca Mais, Gêmeos - Mórbida Semelhança, Razão e Sensibilidade, O Piano, Lanternas Vermelhas, A Vida dos Outros, Em Nome do Pai, Fargo, Karakter, Orlando - A mulher imortal, Coco - antes de Chanel, Os suspeitos
Bom dia Jurandir. Gostaria de sugerir "Questão de Tempo" (about time). É um belíssimo filme que mistura romance e ficção científica que mostra os sacrifícios que fazemos pelos nossos filhos. Parabéns pelo canal e excelente trabalho!
Entrei em crise, ansiedade+depressão, no final de 2018 e estou até agora ferrado, e foi por aí, estava em um momento confortável fisicamente, mas extremamente desconfortável existencialmente.
@@invaderzim42-m5y consagrei por um tempo, eu frequentava uma vez por mês certo ritual xamânico, funcionou positivamente, mas depois de certo tempo a medicina parou de "conversar" comigo. Estou p tentar com cogumelo
Foi o pior filme que existiu pra quem entende de educação. Moldou o fracasso que hoje existe na educação de vários países. Tem um vídeo sobre o quão pernicioso esse filme foi.
Esse filme casa com um vídeo anterior do Jurandir. Teve um professor de Sociologia que passou esse filme em sala de aula. Qual o propósito? Até hoje não sei... Mas, a galera da classe se animou pra montar um "Clube de porradaria"
Nesse filme Brad Pitt é o espírito revolucionário puro!!! Certeiros em apontar os erros da sociedade e prontos pra destruir tudo sem colocar nada no lugar, implantando caos e deixando tudo pior (a "solução agravante").
A ideia do bradd é justamente mostrar que se você não se ligar materialmente e emocionante ao mundo, você se transforma em alguém mais perto do perfeito .
Interessante, na Bíblia a narrativa sobre Sansão fala que ele fugiu do confronto a qual foi destinado a ponto de querer morar com seus inimigos buscando conforto, e isso tudo gerou mais problemas e trouxe mais confronto pra sua vida.
Sugiro um vídeo sobre Donnie Darko, Jurandir! Estava lendo o livro recentemente e creio que seja muito interessante ver uma análise mais aprofundada sobre o filme feita por você! Grande abraço.
Esse é um dos melhores filmes, e seu vídeo falando dele, um dos melhores vídeos da plataforma. O modo como você conectou Clube da Luta, a Bíblia Sagrada, Nietzche, Perter Jordan, Vicktor Frankl e as situação da socidade moderna foi sensacional. Parabéns!
Jurandir mescla com maestria o conteúdo desse canal, é Cinema, é Escrita, é Filosofia... Cara, que material excepcional. E você quebrou a primeira regra do Clube da Luta...hahaha. Nunca pare!
Pra acrescentar, acredito que a escolha do Brad Pitt como o Tyler também tenha sido proposital para o enredo, uma vez que mostra tbm uma certa hipocrisia por parte do próprio Tyler onde ele faz toda essa crítica a respeito da imagem que as marcas vendem, da crise de identidade, do peso que a aparência tem na aceitação em sociedade e como o mundo consumista e a mídia te influencia e te controla sem você questionar. Mas ao final ele acaba fazendo o que critica, seus seguidores continuam fazendo o que ele diz sem questionar, estão dispostos a morrer por uma causa que eles não entendem exatamente, mas se o líder parece saber o que está fazendo, então eles continuam a seguir a ponto de ninguém ali achar estranho por exemplo, o comportamento do narrador mudar tanto de uma hora pra outra justamente pela a personalidade dele e a do Tyler ser tão diferente. Outro ponto para justificar tbm a escolha do Brad Pitt é que o Tyler é uma criação do narrador, e sendo ele o cara que foi totalmente influenciado por todo esse consumismo e mídia por tanto tempo, pode ser que inconscientemente ele gostaria de não apenas ter uma personalidade mais corajosa, de ter o perfil do cara fodão que tem tudo sobre controle, sabe o que está fazendo, que fala com convicção, que tem o respeito dos outros caras e que conquista a mina que ele quer sem preocupação alguma, mas também ter a melhor aparência possível. Ele quer ser o cara forte e bonito sem necessariamente ter se esforçado pra isso (reflexo novamente do mundo de facilidade e conforto, onde todo mundo quer tomar um remédio pra emagrecer, quer ter o shape definido em um mês de treino, e etc). Ele pode acreditar também que pra ter essa influência toda, ele precisaria ser o cara forte e bonito (o que não se mostra verdade, uma vez que ninguém via o Tyler, mas sim o próprio narrador, então o respeito dos outros caras e a paixão da Marla foram conquistados mesmo com a aparência do próprio narrador).
Ainda bem pois ele é insustentável biologicamente falando, não dá pra esse papinho de democracia, mundo livre, direitos humanos e blablabla existir, nossa espécie não foi feita pra isso
O filme retrata bem o comodismo da classe média americana mas com a classe baixa brasileira as coisas são diferentes. Estamos em um país onde a taxa de homicídios supera alguns países em guerra… onde muitos trabalham 6x1 por salário mínimo… onde existe 52 facções criminosas que se matam violentamente… Onde ser assaltado virou regra e não excessão…. Onde 1/4 da população não tem nem saneamento básico… onde 66% da população ganha apenas até 2 mil reais ( menos de 400 dólares)
25 anos depois e continuamos trabalhando em empregos que odiamos para comprar coisas que não precisamos.
A maldição é por causa (consequências) do pecado de Adão, não foi Deus quem amaldiçoou
O problema não está em trabalhar e nem em comprar. O problema está na falta de um propósito claro, a falta de princípios, e com a falta de uma bússola moral você acaba acarretando a falta de uma identidade clara. E quando não se tem uma identidade, você adoece. Não é normal ter depressão ou problemas com ansiedade quando você tem um cérebro saudável, um grande trauma ou um parente muito próximo com uma doença terminal. Hoje são milhões de pessoas saudáveis com problemas resolvíveis sendo engolidas pelo vazio. A identidade sempre foi resolvida pelas religiões, mas nenhum filosofo, pensador ou cientista imaginou que seríamos afogados por tantas informações e caminhos diferentes ao mesmo tempo e na velocidade que aparecem.
Para impressionar mulheres sem caráter (que são a maioria) e nos relacionarmos com elas.
ainda bem que bitcoin apareceu para nos livrar dessa escravidão
@@calebefreestep Como você investe em bitcoin? Carteira física?
Nós costumávamos olhar para o céu e nos perguntar qual seria nosso lugar entre as estrelas. Agora olhando pro chão e procuramos nosso lugar entre a poeira
Que poético.
@@LeandrodeSouza é de Interestelar kkk melhor filme do mundo
Isso foi poético
E mais poético ainda, é saber que a poeira em nossos pés já foram as estrelas no céu
@@leonardopinto189 esse é um dos melhores filmes que já vi
Você quebrou a primeira regra amigo.Você falou sobre o clube da luta!
E vc quebrou também falando sobre o ***** ** ****
😂😂😂
@@GrandmaMayNão ponha o Jurandir no mesmo patamar dessas outras porcarias...
O filme por si só já quebra a primeira regra
@@GrandmaMay🤫 deixe nas sombras o que pertence às sombras. A sociedade não tem maturidade pra entender a 💊
Ninguém disse, então é minha hora: "A vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir."
Eu sei que você está falando do Filme, Jurandir, mas O Clube da Luta é um livro que todo homem, se tiver a oportunidade, deveria ler.
Eu acho que o clube da luta é um dos raros casos que o filme é melhor que o livro. Mas claro, na minha humilde opinião. Mas certo que ambos são bons.
@@plusgo o filme Drive também. Quando comprei o livro foi difícil terminar, mas o filme é muito bom.
Mas eu não sei ler, como eu faço?
@@disparandodisparates8113 dá pra ouvir um áudio book
Audiobook@@disparandodisparates8113
Tive uma conversa com alguns amigos esses dias sobre isso. As pessoas hj estão muito sensiveis a tudo e despreparados pra qualquer coisa, como vc disse sobre as tradições, n é sobre voltar a ser ruim da forma que era, mas trazer valor para um mundo de indivíduos vazios e instantâneos.
Admiro mt seu trabalho e sua coragem de falar sobre temas assim nos dias de hj, sendo alguém sensível, justo e claro. ❤
Você, mulher, quer mesmo que os "valores" antigos voltem? Sério? Eu entendo falar sobre as pessoas hoje serem vazias a instantâneas, mas você realmente acha que seria bom trazer os "valores" antigos? Cara.
@@leonardo25gabriel"n é sobre voltar a ser ruim da forma que era" 👍
o pior de tudo é o seguinte, as grandes crises sempre aconteceram e sempre acontecerão, é surreal que estejam criando as pessoas como se todos os problemas serios tivessem sido solucionados e o mundo fosse eternamente estavel e seguro, uma hora algo completamente acima do planejamento dos malditos controladores acontecera e o mundo ta fudido se depender de caras que se desculpam por homem e choram assistindo comedia romantica comendo bombom
Interpretação tá no lixo, né?@@leonardo25gabriel
Sociedade me ensinou, que nunca sou o bastante, nunca tenho o bastante, nunca faço o bastante, nada ta bom, sem aceitação, amor condicional(só sou um ser humano se me adequar aos padrões doentes da sociedade). E depois o que ganho com isso ? Pra que vou buscar padrões que me deuxam doente ? Pra que preciso de validação externa, se nao muda nem pra pior nem pra melhor o que ja Sou...?
Jaiminho, acalma o seu coraçãozinho, lembre-se que você sempre quer evitar a fadiga!
O comentário de vocês foi melhor e mais profundo que o vídeo.
Me dei conta de que se vc mudar a palavra sociedade para mlher, dá a mesma coisa.
@@FelipeSantos-ct3wo acho que vc está buscando as mulheres erradas. Minha experiência é o oposto disso.
Mas ele disse isso no video também ue @@davidmagalhaes2182
Esse vídeo é muito maior do que comentar um filme! Quem tiver atento pode mudar a chave da própria vida com essas reflexões. Incrível, Jurandir!!! Na minha opinião, esse é um dos seus melhores vídeos. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado, Amanda!
Se ainda não fez uma análise, e, já que tocou no assunto... "A Sociedade dos Poetas Mortos" é uma boa pedida
the best movie Robin willians e alguns atores que estavam começando a carreira !! Excelente filme !!!
Melhor filme!
Por favor!
Filme de yag
E sobre o que?
Muito boa sua conclusão.
Lá no fundo a gente não acredita que é tão mau assim. Enquanto não nos convencermos da nossa mais completa desesperança em nós mesmos, a graça de Deus nunca será graça pra nós; o Evangelho nunca será uma boa notícia - Será como algo que não precisamos.
Voltemos para Cristo!
Clube da luta, Sociedade dos Poetas Mortos, Conta Comigo, O Senhor das Moscas e Os Goonies, filmes que também mostram essa passagem de criança para um homem!
IT, amigo!
Aliás, muito se fala agora dessa balela de crise da masculinidade. A crise da masculinidade se verdade está ai desde sempre. Ficamos com hérnia, câncer e etc. Veja misery, louca obsessão. O lobo e melhor impossível, para citar dois do Jack, Ilustre desconhecido, para falar um pouco lembrado.
Conta comigo é sensacional
Goonies que inclusive vão refazer distorcendo totalmente pra essas novas gerações se acostumar com essa visão deturpada atual
Obrigada. É bom haver RUclipsrs, como o Jurandir, a elevar o nível intelectual das redes sociais, com os seus conhecimentos técnicos, cultura geral e largueza de raciocínio. Um abraço de Portugal.
Vídeo sensacional! Sou estudante de cinema, e seu canal está me ajudando a entender as histórias cada vez mais profundamente, obrigado!
Poxa, que legal! Feliz demais por contribuir. Sucesso!!
O Jurandir está transformando nossa capacidade de entender enredos!🎉
@@JurandirGouveia Jurandir, vc já viu a análise do Paul Elam sobre o clube da luta? Veja, por favor. Já leu sobre aceleracionismo?
Mano eu sei o cara é incrível
Eu sou formado em licenciatura em física, exerço o magistério, curso engenharia elétrica e na infância me interessei bastante por cinema, hoje mal consigo assistir algumas sessões ao longo do ano (seja pela decadência das obras recentes ou por falta de condições para este objetivo). Posso dizer que as produções do Jurandir me trazem uma sensação agradável de que ainda temos pessoas qualificadas e talentosas para suprir nossos desejos de um entretenimento de qualidade, reflexões profundas sem o peso de um documentário ou o apelo dos que noticiam as tragédias como a linha editorial, na qual nos tenta a sucitar o pânico a todo momento.
Talvez precisemos mostrar que um bom retorno financeiro para quem investe nas produções cinematográficas depende de tempo e critérios bem escolhidos para direcionar os recursos a quem tem um bom enredo, diretores, roteiristas, atores e demais artistas talentosos, genuinamente compromissados com a obra a ser produzida. Ao invés da pressa de se reaproveitar filmes de sucesso, clássicos ou qualquer sequência de franquia que atende mais a tendências da moda do que o cerne do universo onde se ambienta.
Eu creio que o Ubermensch é o homem que entra em contato com a realidade sem o filtro religioso, político. Lidando apredendo, adquirindo o pensamento próprio original. Sem a interferência de gurus religiosos, ou messias políticos.
O superhomem é o ator principal da sua própria história
Nietzsche é brabo, trata do Ubermensch em Assim Falou Zaratrusta, se não me engano
E sempre dá merda, pois ele vai além das amarras morais elas não são necessárias no fim ela se torna : faça tudo que quiseres esse é o todo da lei.
@@CANALDOAKINO concordo, o superhomem é impossível
@@jongoncalves857exato, seria necessário se desenvolver sem qualquer interferência do ambiente, ou sem se influenciar, e como é possível se desenvolver sem interagir (trocar informações) com o ambiente?
Não é uma questão de não se deixar levar por um líder político ou religioso, qualquer um que você confie te influencia de alguma forma e em algum nível, assim as decisões não são tão racionalizadas, a racionalização é mais para justificar a escolha que outros fizeram por você
As pessoas deveriam considerar que o Nietzsche, apesar de ser uma pessoa genial, foi um dos poucos que levou sua própria filosofia realmente a sério (e alguns su1c1#@s tbm). E ficou louco. Mas continua um gênio!
Que gostoso acordar no domingo e ter um vídeo ao mesmo tempo sensível e profundo, falando sobre Deus, o homem, cinema e filosofia. Bom domingo a todos!
Nada melhor em vidas que na maioria do tempo estão fazendo coisas sem propósitos ou com propósitos vazios
Esse canal vale ouro. Primeira vez que vejo alguém comentar Nietzsche da maneira certa.
o melhor canal de cinema comentando sobre um dos maiores filmes já feitos!
Ele é fraco demais. Reveja seus conceitos.
@@felipesousadossantos1942fale um bom ent pfv
Hoje e di
O grande prêmio nessa caminhada da vida não são as conquistas, mas os aprendizados. Um dos maiores imperadores de Roma, depois de conquistar quase todos os territórios possíveis, percebeu que aquela ambição por conquista e controle sobre nações e homens, só trazia morte e sofrimento para todos os lados. Mas era tudo "por Roma", o sábio percebeu que era uma luta vazia. Um fato interessante é que no Budismo pro exemplo, vc basicamente é o seu próprio Deus, pq é vc mesmo que têm o poder de mudar a sua vida e de buscar propósitos. Eu não sigo nenhuma religião em específico, mas procuro aprender sobre todas, cada uma têm uma filosofia e perspectiva diferente de mundo. Não se prenda a nada e não se apegue a nada, só siga em frente vc é seu próprio mestre e ao mesmo tempo um aluno em eterno aprendizado.
É difícil ficar surpreso com um vídeo no RUclips, algo que nos faça pensar, correlacionar vários tópicos e períodos históricos.
Meus parabéns.
Realmente um filme marcante! É cheio de filosofia! E nossa vida moderna nos leva a pensar nas soluções propostas!
Não tenho religião e tenho dificuldade em aceitar msm a ideia de que há um Deus que criou tudo. Dito isso, Jurandir, um teólogo, sempre cita a biblia, traz uma mensagem sobre transceder e buscar algo maior que nós mesmos e não me soa nada como pregação. Pelo contrário, faz todo sentido mesmo para uma pessoa não crente. Uma lição de bom senso e de comunicação para muitos religiosos espalhados por ai dando sermões.
Exatamente ! Os melhores teólogos e que pregam o verdadeiro evangelho cristão não estão dentro da igrejas e nem fazem parte de nenhum grupo que prega com muita hipocrisia algum valores cristão.
@@lobo_solitario35A maioria desses lideres religiosos "sem denominação" apenas falam o que os outros querem ouvir. Um padre, por exemplo não estuda Teologoa a toa. Sair falando asneiras sobre a Bíblia e dizer que isso que é o "verdadeiro Evangelho", até eu mesmo poderia fazer, interpretando porcamente livros da Bíblia. Sabe qual o problema? As pessoas preferem ouvir palavras doces de um ex-pastor qualquer, ou de um padre moderninho, do que ouvir um Padre Paulo Ricardo, por exemplo. O outro problema é tirar conclusões precipitadas sobre o que NÃO se conhecer e criar uma falácia do espantalho pra culpar toda uma tradição
Falou o que vc quer ouvir
Não é uma pregação porque seria o Locus errado. O roteiro do Jurandir foi bem amarrado e você pode retirar as referências bíblicas que o texto ainda se mantém coerente. Dito isso, não tem nada a ver com o fato de você não ter religião. O que acontece aqui é que Jurandir domina muito bem os pilares de um bom discurso, e você tem algum senso estético. Apenas isso, camarada. Desapegue desses devaneios que precisam de validação o tempo todo.
@@Everson005 Exato, o que o povo quer ouvir é: "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adultera, como o SENHOR ama os filhos de Israel" e não "Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel", assim como aquele pastor interpretou a Bíblia.
"Vaidade das vaidades, tudo é vaidade."
- Salomão - Eclesiastes 1,2
Esses vídeos do Jurandir são sempre sensacionais e se tratando sobre Clube da luta prende mais ainda atenção.
O canal do Jurandir merecer todos os meus pontinhos de hype possíveis. Teu trabalho é incrível cara
Esse video me tirou arrepios e algumas lágrimas. Essa reflexão é muito maior do que a maioria acredita que é.
Essa visão foi tão direta e incisiva que acabou crescendo mais uma vez a vontade de ler e assistir essa obra.
O tanto de significado que Clube da Luta tem é absurdo.
Perfeito, acho que a "jornada do herói" precisa ser vivida por todos nós, assim como a busca pela redenção.
Até que enfim achei um vídeo que explica de forma clara tudo oq tento explicar aos meus familiares sobre masculinidade, propósito, paternidade, Deus, e filosofia.
Obrigado @jurandir por mais um vídeo fantástico.
Cara, seu canal é fantástico! Muito obrigado por dividir esse conteúdo conosco.
Essa deve ser a melhor analise do filme que eu ja vi, e é impressionante que eu achava que já sabia tudo que poderia saber ao redor do filme, e vem o Jurandir e nos dar mais camadas. É meu filme favorito atualmente e sempre que eu tenho oportunidade de ver eu vejo porque ele é muito bem feito e dirigido, você fica imerso do inicio ao fim. Mas todas essas questões filosóficas que tem por de baixo dele pra mim é a melhor coisa (falo por mim mesmo que esperava só ver um filme de porradaria e sai reflexivo) o Tyler é um personagem impossível de não gostar e você se sente parte do clube, se sente acolhido por alguem carísmatico e que fala da razão de nossos problemas mas nos da a solução mais radical possível. É essencial você ter um proposito de vida, afinal como o própio Tyler diz, você não é o seu trabalho ou as roupas que você usa, o ser humano é algo muito maior e complexo para ser definido em bens materiais ou obrigações sociais e apenas se contentar com isso, se descobrir qual é o sentido da sua vida, lute por ele e não deixe ninguém dizer o contrario. O ser humano foi almadiçoado com o livre arbitrio e ele pode usar o livre arbitrio para se libertar de quaisquer amarras que estejam sobre ele.
Acompanho o canal faz um tempo... considero esse o melhor dos vídeos, até agora.
O primeiro super homem foi Diógenes, o cão!!
Acho que o caminho está mais para a volta ao elementar do que à tradição. Enfim. Pensei alto.
Que vídeo necessário. Deveria ser traduzido para todas as línguas.
opa cara, seria uma boa vc fazer um vídeo falando de táxi driver, acompanho seu canal a uns meses e sempre gostei, tudo de bom 🙌
Foi lindo como o Jurandir fez exatamente o que ele alertou. Detectou exatamente o problema, e propôs uma solução absurda (retomar as tradições).
Nietzche fez o diagnóstico desse homem. Ele no início da história era Camelo, e tudo suportava carregando com força, mesmo contra a sua vontade. Mas ao decorrer da história ele se torna Leão, e revoltado com as correntes que o prendem e o peso que carrega ele resolve destruir tudo, no filme de maneira literal.
O que ele não percebeu a tempo é que o leão apesar de não ser mais prisioneiro, escravo, ele é vazio. O leão não cria nada e no vazio de sentido que sobra o leão percebe que precisa mudar novamente.
Em Nietzche ele se torna uma criança, alguém que não está preso a nenhuma corrente, que corre brinca, cria suas próprias regras e muda constantemente. Cada dia que ela acorda um novo herói, as vezes um vilão, as vezes um dinossauro. Se destruindo e reconstruindo todos os dias de sua vida.
Krl, muito foda essa análise, nunca tinha parado pra pensar dessa forma.
"O Abraço da Compra" aborda a busca interior, o ato de se desfazer do que é material para se encontrar e a importância de honrar as tradições. A narrativa mergulha em uma jornada de desapego e autodescoberta, explorando como as escolhas e sacrifícios nos reconectam com a essência e os valores ancestrais.
Cara, que vídeo perfeito, quando a gente imagina que não tem como se superar, tu vai lá e lança outro vídeo. Sou estudante de publicidade e os vídeos ajudam muito a entender melhor a disciplina de Narrativas e linguagens, inclusive a escolha do curso se deu após descobrir o canal. Enfim, curto muito o gênero ficção, principalmente os que envolvem algum tipo de paradoxo e queria muito ver uma análise do filme Predestinado ou da série The Leftovers, acho que seria muito bacana ouvir sobre sua percepção sobre ambos. Obrigado e muito sucesso ao canal !
Obrigada por tanto conteúdo maravilhoso, querido. Saiba que não estás jogando pérolas aos porcos. Eu e muitos outros levamos essas reflexões para a vida. Continue nessa missão ❤
Muito obrigado pelos conteúdos, sempre filmes de alto impacto na cultura, com análises muito bem roteirizadas e executadas. 😀
3 min de vídeo e já foi o vídeo mais profundo que vi nesse ano diria até da década. parabéns pelo trabalho 👏
Cara..... Isso não foi um vídeo. Foi uma aula.
Que vídeos, meus amigos, que vídeo! Parabéns!
Finalmente você fez um vídeo sobre, eu tava esperando por muito tempo!
estava esperando essa obra de arte, não decepcionou, espero mais vídeos sobre esse filme
Mais um vídeo muito bom. Só uma colocação em consonância com o que foi falado sobre o filósofo e o final...Nossas relações são construídas e se dão em nosso meio, por isso mesmo, são relações humanas criadas por humanos com uma moral construída...Uma moral demasiadamente humana e não transcendental. Pautarmos unicamente nossa convivência em algo transcendental nos deixará à mercê de profetas que usarão nossas fraquezas através de nossas emoções e sonhos para nos ludibriar. Nietzsche volta-se para o trágico da Grécia Antiga, anterior anterior à difusão dos ensinamentos platônicos, onde o dionisíaco e o apolíneo conviviam em uma luta harmônica. Nem tanto pro céu nem tanto pra terra... Obrigado pelo vídeo!
Acompanho este canal há algum tempo, uns dois anos. O vídeo de hoje talvez tenha sido o melhor que já vi. Abraço
Já que você citou, queria muito uma análise de Sociedade dos Poetas Mortos!
Guardo o DVD desse filme com carinho até hoje, mesmo sem nem ter mais o aparelho leitor. Filmaço!!
o CLube da Luta é outro caso do que atiraram no que viram e acertaram no que nao viram, queriam lacrar em cima de critica ao capitalismo malvadão mas o filme acerta em cheio na afrescalhaçao a que o homem moderno é submetido e como isso gera covardia e fraqueza de espirito
este é um dos vídeos mais incríveis que já vi. Parabéns, Jurandir.
Tem que passar esse vídeo nas escolas e tv aberta,uma aula
primeira vez que vi esse filme foi exatamente em uma sala de aula
O sistema não deixa
"O brilho eterno de uma mente sem lembranças"
Vamos falar de amor em tempos de cólera (homem vs mulher)
Quando você começou a falar de brincadeiras de criança, me fez lembrar da minha infância onde eu, meu irmão e os meus amigos fazíamos brincadeiras da maneira mais violenta possível, sendo: Luta, derrubinha (ficávamos dentro de um círculo tentando se derrubar, o que caísse fora do círculo perderia) e o mais violento que já brinquei foi Polícia vs Terroristas; Nessa brincadeira os polícias usavam papelões grossos enrolados como "cacetetes" e os terroristas usavam estilingues para atirar mamonas (kkkk). Com essas brincadeiras eu ficava mais resistente, tinha uma mentalidade forte, me concentrava, não tinha medo.
As brincadeiras de lutas eram basicamente nosso "Clube da Luta". Eu olho meu passado e vejo o quão eu aprendi com essas brincadeiras; o orgulho que sinto de mim mesmo e penso no quão forte eu era. Estou tentando reerguer minha cabeça, passei por alguns momentos difíceis mas me mantendo de pé. RUclips, como fonte de informação é o meu conforto, sobretudo seu canal. Eu não assisti o filme, embora tenho tomado spoiler, vou assistir mesmo assim para entender a mensagem e os personagens. Apenas assistindo o vídeo me identifiquei com o "Narrador". As vezes, sou o Último Homem, como dizia Nietzsche.
Nem vi o vídeo ainda, mas você tem que assistir esse filme! Sério, é muito bom.
O Jurandir é o melhor, não tem pra ninguém.
Vídeo fodao. Aguardando uma análise sobre OLD BOY. Tá no meu top 10 de todos os tempos ao lado de Clube da luta.
Esse eu gosto, das duas versões, a Coreana e a com o ator Josh Brolin.
Muito bom, uma analise muito bem fundamentada! Parabéns!!
Esse vídeo é uma obra de arte.
Pensando em filmes clássicos e históricos, uma analise de rotereiro, mensagem, contexto do O Mágico de Oz, seria bem interessante
Parabéns, Jurandir! Pela análise e pela mensagem do vídeo
Sensacional, Jurandir! Suas análises sempre transcendem os meros aspectos cinematográficos nos trazendo reflexões importantes! Já assisti o Clube da Luta quatro vezes e agora me deu vontade de ver novamente! Abraço!
(Sugestão: que tal traçar perfis psicológicos dos diretores de cinema baseados em suas obras, seus estilos... ?😉)
Meu ponto de vista !!! A batalha hj em dia ... É procurar e manter coração e mente alinhados ! E nas horas de conflito ter atitudes coerentes ...
Jurandir, seu vídeos são verdadeiras aulas sob cinema, filosofia e vida. Adoro o conteúdo do canal, e gostaria de pedir uma análise de 5 filmes (e o vento levou, a felicidade não se compra, 12 homens e uma sentença, o poderoso chefão e Rocky). Teriam outros filmes mas acredito que esses 5 transmitem ideias e valores que infelizmente nos filmes atuais ja não encontro.
Um forte abraço, e que o canal alcance maior sucesso.
Arrivederci.
A humanidade só chegou em um momento onde precisa resolver outros tipos de problemas mas ainda não entenderam quais realmente são importantes. Mas uma hora vão encontrar, afinal, chegamos aqui 😊
Já perto de meus 46 anos já vi tantos filmes... O que ficou no meu coração: Conduzindo Miss Daisy, Tomates Verdes Fritos, Highlander, A Cor Púrpura, A Rosa Púrpura do Cairo, Maridos e Esposas, Cenas em um Shopping, Um Misterioso Assassinato em Manhattan, A Era do Rádio, Segredos e Mentiras , O último Imperador, A Lista de Schindler, Arizona Nunca Mais, Gêmeos - Mórbida Semelhança, Razão e Sensibilidade, O Piano, Lanternas Vermelhas, A Vida dos Outros, Em Nome do Pai, Fargo, Karakter, Orlando - A mulher imortal, Coco - antes de Chanel, Os suspeitos
Bom dia Jurandir. Gostaria de sugerir "Questão de Tempo" (about time). É um belíssimo filme que mistura romance e ficção científica que mostra os sacrifícios que fazemos pelos nossos filhos. Parabéns pelo canal e excelente trabalho!
Prof. eu gostaria muito que o sr. fizesse vídeos sobre a Nouvelle Vague
e também sobre os filmes Noir.
Obrigado. O seu canal é o melhor.
Excelente análise, Jurandir, provocou reflexões profundas em mim, obrigado
Entrei em crise, ansiedade+depressão, no final de 2018 e estou até agora ferrado, e foi por aí, estava em um momento confortável fisicamente, mas extremamente desconfortável existencialmente.
Esperimenta consagrar a ayuasca
@@invaderzim42-m5y consagrei por um tempo, eu frequentava uma vez por mês certo ritual xamânico, funcionou positivamente, mas depois de certo tempo a medicina parou de "conversar" comigo. Estou p tentar com cogumelo
Força aí irmão, Deus abençoe
@@arturferraz7 obrigado 👍
Queria muitoooo assistir uma análise sua de “Réquiem para um sonho” e/ou “Mãe!”.
A Sociedade dos Poetas Mortos daria um video maneiro também ein
Foi o pior filme que existiu pra quem entende de educação. Moldou o fracasso que hoje existe na educação de vários países. Tem um vídeo sobre o quão pernicioso esse filme foi.
Cara, hoje vc se superou! Que análise legal conectando, a bíblia, a filosofia e o filme.
Esse filme casa com um vídeo anterior do Jurandir. Teve um professor de Sociologia que passou esse filme em sala de aula. Qual o propósito? Até hoje não sei... Mas, a galera da classe se animou pra montar um "Clube de porradaria"
Excelente análise, parabéns!
Em 4:06 o Jurandir muito provavelmente sem saber acaba de livrar uma parcela da população da depressão.
Parabéns. Talvez o melhor vídeo do canal. Profundo e filosófico. Obrigado.
Nesse filme Brad Pitt é o espírito revolucionário puro!!! Certeiros em apontar os erros da sociedade e prontos pra destruir tudo sem colocar nada no lugar, implantando caos e deixando tudo pior (a "solução agravante").
A ideia do bradd é justamente mostrar que se você não se ligar materialmente e emocionante ao mundo, você se transforma em alguém mais perto do perfeito .
Interessante, na Bíblia a narrativa sobre Sansão fala que ele fugiu do confronto a qual foi destinado a ponto de querer morar com seus inimigos buscando conforto, e isso tudo gerou mais problemas e trouxe mais confronto pra sua vida.
A cada vídeo postado, mais admiração eu tenho pelo seu trabalho. Mas esse, você matou a pau. Foi melhor do canal.
Sugiro um vídeo sobre Donnie Darko, Jurandir! Estava lendo o livro recentemente e creio que seja muito interessante ver uma análise mais aprofundada sobre o filme feita por você! Grande abraço.
O simples fato de estar vendo esse vídeo é um indício do conforto e privilégio comum aos nossos tempos.
Você arrasa amigão! Sou viciada em filmes e com você tudo ficou mais claro e brilhante! Não pare nunca 🎉
Cara sua voz é idêntica de Leandro Karnal. Se alguém disse que vc está usando IA, eu poderia acreditar. Parabéns por sua voz. Muito clara e agradável.
Tyler Durden é o Ubermensch, aquele que é capaz de criar sua própria "moral"
Ubermensch ?
Ele conhece o problema, mas só virou um anarquista....
@@fxbakizinhotv5246 "super-homem", tese do Nietzsche em Alemão.
Mais ou menos
@@andreseugirdor208 ah entendi obrigado
Esse é um dos melhores filmes, e seu vídeo falando dele, um dos melhores vídeos da plataforma. O modo como você conectou Clube da Luta, a Bíblia Sagrada, Nietzche, Perter Jordan, Vicktor Frankl e as situação da socidade moderna foi sensacional. Parabéns!
Jurandir mescla com maestria o conteúdo desse canal, é Cinema, é Escrita, é Filosofia...
Cara, que material excepcional. E você quebrou a primeira regra do Clube da Luta...hahaha. Nunca pare!
E teologia!
o filme por si só ja quebra a primeira regra e a segunda
assisti o filme há anos e ainda aprendo coisas novas sobre até hoje, sempre que vejo vídeos assim, com diferentes visões sobre
O problema é a automatização, senhores. A automatização.
Nunca tinha visto uma análise tão profunda desse filme, meus parabéns, vou acompanhar o seu canal agora 🙏🏽
Por coincidência, assisti ontem com minha esposa, detalhe que nunca tomei spoiler, que filmão ❤
Que ótima análise. Agradeço mesmo, quantas reflexões
Pra acrescentar, acredito que a escolha do Brad Pitt como o Tyler também tenha sido proposital para o enredo, uma vez que mostra tbm uma certa hipocrisia por parte do próprio Tyler onde ele faz toda essa crítica a respeito da imagem que as marcas vendem, da crise de identidade, do peso que a aparência tem na aceitação em sociedade e como o mundo consumista e a mídia te influencia e te controla sem você questionar. Mas ao final ele acaba fazendo o que critica, seus seguidores continuam fazendo o que ele diz sem questionar, estão dispostos a morrer por uma causa que eles não entendem exatamente, mas se o líder parece saber o que está fazendo, então eles continuam a seguir a ponto de ninguém ali achar estranho por exemplo, o comportamento do narrador mudar tanto de uma hora pra outra justamente pela a personalidade dele e a do Tyler ser tão diferente.
Outro ponto para justificar tbm a escolha do Brad Pitt é que o Tyler é uma criação do narrador, e sendo ele o cara que foi totalmente influenciado por todo esse consumismo e mídia por tanto tempo, pode ser que inconscientemente ele gostaria de não apenas ter uma personalidade mais corajosa, de ter o perfil do cara fodão que tem tudo sobre controle, sabe o que está fazendo, que fala com convicção, que tem o respeito dos outros caras e que conquista a mina que ele quer sem preocupação alguma, mas também ter a melhor aparência possível. Ele quer ser o cara forte e bonito sem necessariamente ter se esforçado pra isso (reflexo novamente do mundo de facilidade e conforto, onde todo mundo quer tomar um remédio pra emagrecer, quer ter o shape definido em um mês de treino, e etc). Ele pode acreditar também que pra ter essa influência toda, ele precisaria ser o cara forte e bonito (o que não se mostra verdade, uma vez que ninguém via o Tyler, mas sim o próprio narrador, então o respeito dos outros caras e a paixão da Marla foram conquistados mesmo com a aparência do próprio narrador).
Meu sonho é algum dia ter tantas referências culturais/filosóficas quanto as do jurandir.
Parabéns! É gratificante ouvir seus comentários!!
Obrigada pelo vídeo, Jurandir ❤. Olha, eu não consegui terminar "assim falou zaratustra", mas agora você me deu forças para pegar nele novamente 😊
Mas afinal: o que falou Zaratustra ? Eu vou lhes dizer: Assim!!!
kkkkk
Excelente reflexão
Calma que todo esse "conforto" está com os dias contatos
Ainda bem pois ele é insustentável biologicamente falando, não dá pra esse papinho de democracia, mundo livre, direitos humanos e blablabla existir, nossa espécie não foi feita pra isso
@@rickOliveira0000 as regras deste mundo não foram feitas pra isso, e tudo que há nele também
Ele nem existe pra nós
Somos brasileiros lembra?
O filme retrata bem o comodismo da classe média americana mas com a classe baixa brasileira as coisas são diferentes.
Estamos em um país onde a taxa de homicídios supera alguns países em guerra… onde muitos trabalham 6x1 por salário mínimo… onde existe 52 facções criminosas que se matam violentamente… Onde ser assaltado virou regra e não excessão…. Onde 1/4 da população não tem nem saneamento básico… onde 66% da população ganha apenas até 2 mil reais ( menos de 400 dólares)
@@Melosales33 Exato, nosso problema esta bem longe da monotonia da vida perfeita
Sofremos por não ter. Sofremos por ter. Por perder. Por ganhar. O homem é um ser de insatisfações. Que homem somos diante dos espelhos?