Excelente entrevista. O Fernando realmente é fera, além de se perceber o conhecimento academico e prático é um exímio comunicador... consegue transmitir com uma linguagem simples todo esse conhecimento. Muito obrigado por distribuir esses ensinamentos. Abs.
Fernando , a admiração que tenho pelo Ernest também tenho por você. A gratidão que tenho por seu trabalho, por sua missão é imensa. Estamos na mesma batalha, nesta batalha em favor da vida. Não te conheço pessoalmente mas tenho em você um amigo. Grande abraço.
Cada vez que vejo vc falando da agricultura sintrópica fico muito emocionada. O Ernest é um gênio, o salvador do mundo, sem clichês. Quero este mundo florestal prós meus filhos, netos e as próximas gerações. Quero fazer parte desta mudança.
Para facilitar essa maravilhosa tarefa temos que pensar na educação do nosso povo! Na década de 80, ao visitar uma fazenda, no Recôncavo da Bahia, encontrei o Sr Zé de Almeida que ao ver um mamão, em minhas mãos disse: "Como a gente era ignorante! Esse mamão era comida de assanhaço, de gurita, de passarinho". Ele só não notava que pouco, de fato, havia mudado, até para ele! Dentro do seu casebre e ao lado não havia nada! Nem a jaca que, ainda, sobram alguns pés, depois que a mata virou pasto para a engorda extensiva de algumas cabeças de gado que se alimenta de uma grama contaminada com o veneno usado para matar a vassoura, o mal-me-quer e demais ervas consideradas daninhas. Como os riachos deixaram de ser perenes devido à devastação das matas, extermínio do cedro, do vinhático, da sucupira, do pau d'arco, do jatobá, do jequitibá, do jacarandá e a derrubada das várzeas e brejos com as suas ingazeiras, imbaúbas e todo arbusto às margens desses riachos, com incentivo governamental durante o governo militar, para aumentar as pastagens e plantios, então, durante o ano, quase sempre, falta água para os animais e até para os seres humanos. Quando existe algum filete, as pessoas não usam dessa água, pois estão, também, contaminadas com o veneno lançado nessas pastagens. Durante as secas mais rigorosas, os moradores ficam assustados com medo de faltar água menos poluída, oriunda de alguma pequena fonte mais afastada que serve para beber! É o medo de que essas raras nascentes possam secar! No futuro isso pode ocorrer! Assim, as crianças, nessa escola que proponho, vão aprender, além das matérias do currículo, a se alimentar. Podem, também, participar da recuperação das matas ciliares, revitalizando as várzeas e brejos, ensinando e incentivando aos adultos nessa tarefa de ressuscitar o seu, o nosso mundo. Isso, além de melhorar a saúde de nossa gente, vai criar riqueza! facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004. “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.” Anísio S Teixeira
Excelente entrevista. O Fernando é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheci pessoalmente. Sou muito grato a vida e ao CEPEAS por conhecido o Fernando e esse espaço.
Parabéns Felipe, pelo trabalho! Temos a obrigação de levar os ensinamentos do Mestre Ernst para o mundo todo. Há tempos venho acompanhando pela Internet, mas meu sonho é um dia participar de um curso presencial com vocês. Estou no semiárido e adquiri uma pequena propriedade rural onde pretendendo iniciar em breve um trabalho de recuperação baseado nas experiências do Ernst. Abraço! Deus abençoe vocês!
Trabalho maravilhoso, parabéns!! Vocês são muito inspiradores. Gostaria de saber quando será lançado o livro do Felipe com o Ernst. E quais leituras vocês indicam para aprender sobre agricultura sintrópica.
Eu sou professor de bíblia e acabo sendo uma espécie de conselheiro na minha comunidade. Ao longo desses anos percebi que certos temas como: -Inteligência emocional -Relacionamento/sexualidade -Alimentação -Educação financeira -Agricultura São temas que deveriam fazer parte da educação de todas as pessoas. Saber como seu corpo funciona, saber como suas emoções funcionam, saber como alimentar seu corpo de modo adequado, saber como produzir alimentos de forma sinérgica com o meio ambiente, deveria ser um conhecimento de todos, pois qualquer um que não conheça e não tenha gerenciamento sobre esses temas está se auto destruindo.
Un pracer escoitar as vosas palabras. Fixeronme emocionar. Estou comezando a rexerar unha pequena prantacion de limon coa sintropia na Galiza, España, no norte de Portugal. Algun dia espero poder facer un curso con vos. Saude!
Lindo conteúdo, me emocionou muito a antrevista. Seguimos aprendendo com a inteligencia da Natureza, precisamos de um plano e projeto bem estruturado para revertermos as degradações feitas. Quais são os passos que podemos realizar para manifestar esse projeto?
Gostaria de ver isto no nosso semiárido, região de Bioma riquíssimo,severa escassez de água, de árvores que dão sombra e temperatura altíssima e desconfortável.
Moro numa região altamente impactada pela agricultura de irrigação (tomate, cebola, cenoura e beterraba), uso extremamente alto de herbicidas e defensivos de modo geral. Meu vizinho é um desses produtores... Na opinião de vocês, eu consigo montar uma agrofloresta indo na contramão dessa cultura local, sem adulbo químico, sem herbicidas, de forma orgânica e ter sucesso?
Da mesma forma que as árvores exóticas são pontes para as nativas, precisamos de pontes para trazer essa consciencia às populações. Alguém tem ideia qual essa ponto e como implementá-la?
Podemos aplicar esse sistema nas áreas definidas como áreas de APP dentro de uma propriedade particular? É permitido? Como conseguir permissão? Grato. Abs
Se quiserem que essas técnicas prosperem tem que mudar a lei do corte de árvores nativas, proibição só em larga escala não doméstica.A lei mesma é assassina de árvores pq ninguém mais quer plantar árvores nativas.
Aki na ansiedade do futuro chegar - com florestas e agricultura sintrópica, EAD de qualidade, transportes coletivos ecológicos de alta performance (trens provavelmente) e êxodo urbano. As pessoas aceitaram se aglomerar nas cidades com as vãs promessas capitalistas industriais pq ainda não tínhamos formas de ser coletivo à distancia mas próximos ao mesmo tempo.
Excelente entrevista, só não achei legal generalizar dizendo que os botanicos e pesquisadores são a favor do fogo, sou botânico e conheço outra centena de outros, ninguém apoia o fogo no cerrado
Concordo nem todos fazem fogo . Tecnica e o método é muito bom e ajuda a natureza porém Tenho pesquisado muito sobre esse assunto para implantar no Sitio de 7 hectares, o publico deles é a maioria são jovens classe media que não tem ideia como é Vida no campo sou de familia de colonos nos temos agrofloresta desde de sempre pq plantamos tudo que consumimos,mas ser agricultor hoje em dia é visto pelo jovens com repudia, outra ponto que eles sempre se referem como se o Brasil fosse o unico país que tem monocultura sendo que no país do Ernest tem muito mais problemas e desmantamento. O medo que tenho é que esse método apensar de ser muito bom seja sequestrado por ideologia, como ja fui militante 15 anos, percebo a linguagem usada as vezes parece um filosofia de vida o que não é ruim, mas a maioria dos colonos no campo são cristãos e não querem mudar apenas usar O método. O Fernando é o que mesmo mistura a ideologia com o método.
Eu adoro pinhão mas jamais plantaria uma araucária pq se eu quisse um dia construir algo no lugar eu não poderia,pq entre o ser humano e uma araucária o Governo fica com a Araucária.
Excelente entrevista. O Fernando realmente é fera, além de se perceber o conhecimento academico e prático é um exímio comunicador... consegue transmitir com uma linguagem simples todo esse conhecimento. Muito obrigado por distribuir esses ensinamentos. Abs.
Fernando , a admiração que tenho pelo Ernest também tenho por você. A gratidão que tenho por seu trabalho, por sua missão é imensa. Estamos na mesma batalha, nesta batalha em favor da vida. Não te conheço pessoalmente mas tenho em você um amigo. Grande abraço.
Se cada criança tivesse na vida, um professor como o Fernando... Que cara incrível!
Excelente entrevista ! Conteúdo fundamental a todos. Obrigado por compartilhar algo de tamanha grandeza.
Muito grande , muito lindo, muita coisa pra aprender... parabéns por dividir tão maravilhoso conhecimento...
Cada vez que vejo vc falando da agricultura sintrópica fico muito emocionada. O Ernest é um gênio, o salvador do mundo, sem clichês. Quero este mundo florestal prós meus filhos, netos e as próximas gerações. Quero fazer parte desta mudança.
Para facilitar essa maravilhosa tarefa temos que pensar na educação do nosso povo!
Na década de 80, ao visitar uma fazenda, no Recôncavo da Bahia, encontrei o Sr Zé de Almeida que ao ver um mamão, em minhas mãos disse: "Como a gente era ignorante! Esse mamão era comida de assanhaço, de gurita, de passarinho". Ele só não notava que pouco, de fato, havia mudado, até para ele! Dentro do seu casebre e ao lado não havia nada! Nem a jaca que, ainda, sobram alguns pés, depois que a mata virou pasto para a engorda extensiva de algumas cabeças de gado que se alimenta de uma grama contaminada com o veneno usado para matar a vassoura, o mal-me-quer e demais ervas consideradas daninhas. Como os riachos deixaram de ser perenes devido à devastação das matas, extermínio do cedro, do vinhático, da sucupira, do pau d'arco, do jatobá, do jequitibá, do jacarandá e a derrubada das várzeas e brejos com as suas ingazeiras, imbaúbas e todo arbusto às margens desses riachos, com incentivo governamental durante o governo militar, para aumentar as pastagens e plantios, então, durante o ano, quase sempre, falta água para os animais e até para os seres humanos. Quando existe algum filete, as pessoas não usam dessa água, pois estão, também, contaminadas com o veneno lançado nessas pastagens. Durante as secas mais rigorosas, os moradores ficam assustados com medo de faltar água menos poluída, oriunda de alguma pequena fonte mais afastada que serve para beber! É o medo de que essas raras nascentes possam secar! No futuro isso pode ocorrer! Assim, as crianças, nessa escola que proponho, vão aprender, além das matérias do currículo, a se alimentar. Podem, também, participar da recuperação das matas ciliares, revitalizando as várzeas e brejos, ensinando e incentivando aos adultos nessa tarefa de ressuscitar o seu, o nosso mundo. Isso, além de melhorar a saúde de nossa gente, vai criar riqueza! facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004. “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.” Anísio S Teixeira
Excelente entrevista. O Fernando é uma das pessoas mais inteligentes que eu conheci pessoalmente. Sou muito grato a vida e ao CEPEAS por conhecido o Fernando e esse espaço.
Parabéns Felipe, pelo trabalho! Temos a obrigação de levar os ensinamentos do Mestre Ernst para o mundo todo. Há tempos venho acompanhando pela Internet, mas meu sonho é um dia participar de um curso presencial com vocês. Estou no semiárido e adquiri uma pequena propriedade rural onde pretendendo iniciar em breve um trabalho de recuperação baseado nas experiências do Ernst. Abraço! Deus abençoe vocês!
Parabéns por sua missão juntamente com o Dr.Ernest mim inspiro muito no trabalho de vocês.
Gratidão!
Excelente maestro... Gracias.
O caminho tá na nossa cara, de como melhorar a vida no planeta basta pessoas que tenham visão para colocar isso em prática!
Queria fazer 100 vezes like! :) em breve vou fazer um curso. Parabéns pelos recentes vídeos.
Ernest, o anjo que veio para nos ensinar o caminho do retorno para a casa (vida)!
Seria IMPORTANTE falar mais sobre o Sul do Brasil a dificuldade de 4 meses de frio, como contornar essas dificuldades
Fernando tem um propósito tão forte, eu fico admirado, que o conhecimento seja multiplicado e repassado.
Parabéns meu Professor, é assim que o considero.
Fico feliz por saber que continua em Alto Paraíso GO
Abração
Nossa que aprendizado
Parabéns!!! Penso exatamente assim, que a solução é plantar no sistema da agricultura sintropica.
Trabalho maravilhoso, parabéns!! Vocês são muito inspiradores. Gostaria de saber quando será lançado o livro do Felipe com o Ernst. E quais leituras vocês indicam para aprender sobre agricultura sintrópica.
Velho, o Fernando me inspira de tal forma que quando o vejo falando o mundo a minha volta para. Inteligência em pessoa esse homem. Grande Fernando!
Simplesmente espetacular!
gratidão de Colatina(ES)! :)
Cara, que entrevista!!! Parabéns Felipe e Fernando! Salve Sintropia. Otávio Torrão
Muitíssimo interessante ; Temos que unirmos e praticar essa técnica da qual beneficie a vida junto a Natureza!..
Eu sou professor de bíblia e acabo sendo uma espécie de conselheiro na minha comunidade.
Ao longo desses anos percebi que certos temas como:
-Inteligência emocional
-Relacionamento/sexualidade
-Alimentação
-Educação financeira
-Agricultura
São temas que deveriam fazer parte da educação de todas as pessoas.
Saber como seu corpo funciona, saber como suas emoções funcionam, saber como alimentar seu corpo de modo adequado, saber como produzir alimentos de forma sinérgica com o meio ambiente, deveria ser um conhecimento de todos, pois qualquer um que não conheça e não tenha gerenciamento sobre esses temas está se auto destruindo.
Un pracer escoitar as vosas palabras. Fixeronme emocionar. Estou comezando a rexerar unha pequena prantacion de limon coa sintropia na Galiza, España, no norte de Portugal. Algun dia espero poder facer un curso con vos. Saude!
Parabéns. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌷🌷🌷🌷🌷🌷💕💕💕
Agrofloresta e vida, muito bom!
Lindo conteúdo, me emocionou muito a antrevista. Seguimos aprendendo com a inteligencia da Natureza, precisamos de um plano e projeto bem estruturado para revertermos as degradações feitas. Quais são os passos que podemos realizar para manifestar esse projeto?
Gostaria de ver isto no nosso semiárido, região de Bioma riquíssimo,severa escassez de água, de árvores que dão sombra e temperatura altíssima e desconfortável.
Que entrevista fantástica
Muito obrigada 😊🌿
Mto bom, o Fernando é show!!
Parabéns! Muito bom.
sigo ambos os canais mas os videos do CEPEAS eu ja vi todos, tenho aprendido muito e espero aprender muito mais e aos poucos replicar
Leucena e uma ferramenta fantastica nas maos certas
Lindo e inspirador!
Grato. Parabéns!
gostaria de visitar alguns trabalhos e acompanhar e conhecer de perto.
Excelente. Tecnicamente potente.
Quero muito fazer esse curso de 10 dias, qual o calendário? Gratidão
Oba...
Na nossa região (Campinas-SP), existe muita Leucena, mais sem nenhum tipo de manejo,e acaba predominando a espécie.
Fernando é maravilhoso
Excelente, quero muito aplicar essas técnica no Maranhão, por favor, preciso de algum contato.
Parabéns pela entrevista!!! Na descrição do vídeo faz referência a filmagem dos campos de teste. Esse material será postado?
Tem que ter curso online tbm , pra alcançar o mundo inteiro
Gostaria de aprender isso na escola desde o primario
Muito interessante!
Show
Moro numa região altamente impactada pela agricultura de irrigação (tomate, cebola, cenoura e beterraba), uso extremamente alto de herbicidas e defensivos de modo geral. Meu vizinho é um desses produtores... Na opinião de vocês, eu consigo montar uma agrofloresta indo na contramão dessa cultura local, sem adulbo químico, sem herbicidas, de forma orgânica e ter sucesso?
meu bioma é caatinga.
Bom dia! Gostaria de ajudar o projeto com trabalho voluntariado. Como faço?
Excelente!!!!!!!! Gostaria de saber se há possibilidade de conciliar agrofloresta com criação de caprinos no semiárido
Confinado sim...tudo que se produz serve para alimentação doa caprinos.
Ulisses 27 999674102
Moro em Içara,santa Catarina,como posso fazer,uma agricultura sintropia,?
Tenho meio hectar que tem mato,como consigo plantar no meio do mato?
17:17 E elas florescem como defesa, se vou morrer que seja depois de deixar descendentes
👏👏👏👏
💕🌹🥀
Da mesma forma que as árvores exóticas são pontes para as nativas, precisamos de pontes para trazer essa consciencia às populações. Alguém tem ideia qual essa ponto e como implementá-la?
Exemplo e vivências? Talvez...
O maior desafio é começar
💪
Legal demais
Podemos aplicar esse sistema nas áreas definidas como áreas de APP dentro de uma propriedade particular? É permitido? Como conseguir permissão? Grato. Abs
Incêndio nem sempre é criminoso, e sim provocado.
Showwww
Excelente,bora plantar 1 trilhão de árvores !
Baita!
🚜👩🌾🌾
Se quiserem que essas técnicas prosperem tem que mudar a lei do corte de árvores nativas, proibição só em larga escala não doméstica.A lei mesma é assassina de árvores pq ninguém mais quer plantar árvores nativas.
VAMOS CRIAR UM NÚCLEO NO NORTE DO MATO GROSSO!!
Inclui o noroeste... Aqui em Juruena
Tenho algumas maquinas pra agricultura familiar desenvolvidas por mim.
61981946047 gostaria de conversar e ver essas ferramentas.
Paulo perito gostaria de conhecer essas máquinas por favor entre em contato pelo whats 66996187545
Aki na ansiedade do futuro chegar - com florestas e agricultura sintrópica, EAD de qualidade, transportes coletivos ecológicos de alta performance (trens provavelmente) e êxodo urbano. As pessoas aceitaram se aglomerar nas cidades com as vãs promessas capitalistas industriais pq ainda não tínhamos formas de ser coletivo à distancia mas próximos ao mesmo tempo.
Excelente entrevista, só não achei legal generalizar dizendo que os botanicos e pesquisadores são a favor do fogo, sou botânico e conheço outra centena de outros, ninguém apoia o fogo no cerrado
Concordo nem todos fazem fogo . Tecnica e o método é muito bom e ajuda a natureza porém Tenho pesquisado muito sobre esse assunto para implantar no Sitio de 7 hectares, o publico deles é a maioria são jovens classe media que não tem ideia como é Vida no campo sou de familia de colonos nos temos agrofloresta desde de sempre pq plantamos tudo que consumimos,mas ser agricultor hoje em dia é visto pelo jovens com repudia, outra ponto que eles sempre se referem como se o Brasil fosse o unico país que tem monocultura sendo que no país do Ernest tem muito mais problemas e desmantamento. O medo que tenho é que esse método apensar de ser muito bom seja sequestrado por ideologia, como ja fui militante 15 anos, percebo a linguagem usada as vezes parece um filosofia de vida o que não é ruim, mas a maioria dos colonos no campo são cristãos e não querem mudar apenas usar O método. O Fernando é o que mesmo mistura a ideologia com o método.
Eu adoro pinhão mas jamais plantaria uma araucária pq se eu quisse um dia construir algo no lugar eu não poderia,pq entre o ser humano e uma araucária o Governo fica com a Araucária.
Agrofloresta p salvar a fome...
Lindo e inspirador!
👏👏👏