Sorkin é meu roteirista favorito. Os diálogos dele é o que me inspirou a querer trabalhar com roteiro e produção. Eu concordo que ele é muito romântico e idealista, mas para mim esse é o charme. A gente vê muito roteiro pesado por aí, muita coisa ruim no mundo. É importante ter alguém que ainda acredite que pode inspirar as pessoas a pensar, a serem inteligencias, tudo isso para o bem. É claro que tem defeitos, como todo profissional. Mas Sorkin é tão apaixonado pelo que faz, que por vezes nem me ligo nos defeitos. Excelente analise sobre os maneirismos de Sorkin. Poderia ter um vídeo assim sobre Joss Whedon e seus também repetitivos métodos de escrever e dirigir.
Verdade, às vezes um pouco de idealismo e romantismo faz falta mesmo hahaha. Sensacional isso do Sorkin ter te inspirado a trabalhar com roteiro, isso só mostra como o cara é realmente único, apesar dos pesares. E quanto ao Whedon: boa sugestão! Quem sabe num futuro próximo role um episódio sobre ele hehe. Abs!
"sempre vou admirar aqueles que nos lembram o simples deleite que existe em colocar uma palavra no papel após a outra" Os roteiros do Aaron pode ser brega mas esse final foi demais hahahahaha
Seu canal é, de longe, o mais interessante sobre cinema. Especificações técnicas com bons exemplos e com criticas bem elaboradas. Vc ta de parabéns, cara!
Excelente conteúdo Entre Planos. Mais um like de tantos outros.
8 лет назад+4
+EntrePlanos Max! É serio, cara. Acho que me apaixonei por você. Que análise bem feita! Tenho a ambição de criar roteiros (que se realizem) e esse tipo de material é sempre de grande ajuda. Ótimo trabalho!
Ótimo vídeo! Eu já conhecia e admiro bastante o trabalho do Sorkin, mas confesso que não tinha parado pra pensar sobre como os personagens dele ficam padronizados e é verdade. Ele não oferece uma gama muito variada de personagens.
Fala, cara. Conheci seu canal pelo Acabou de Acabar e já to recomendando pros amigos. Você tá mandando muito bem nas análises. Me lembra um canal gringo que eu também assino chamado Every Frame a Painting que infelizmente, quase não publica mais. Ótimo ter material assim nacional.
Eu amo conversas e discussões inteligentes, mas nunca tinha parado para olhar para esse ponto de vista de "todo mundo é inteligente, todo mundo é irônico e engraçado" que você apontou, ou seja, todos terem a mesma voz, e comecei a me lembrar dos filmes da Marvel, onde praticamente todos os personagens, não importa o quão diferentes sejam (um playboy milionário, um guaxinim espacial, um ex-médico que agora é um mago ou um filho de um deus nórdico), todos são irônicos e sempre tem sacadas prontas. Eu amo os filmes da Marvel, de verdade, mas isso foi algo que eu reparei vendo esse vídeo e vou ficar mais atento agora.
tenho percebido isso nos filmes de Woody Allen, ele se torna muito autoral em seu trabalho e coloca na boca dos seus personagens aquilo que ele acredita às vezes é engraçado outras vezes parece meio discursivo panfletário sei lá.
Oi, Max. Adoro seus vídeos e sacadas, muito obrigada por compartilhar! Você constrói análises por ângulos inusitados. Tenho uma longa lista de vídeos favoritos do seu canal, mas este foi especialmente interessante.
Cara foi muito gostoso ouvir sua opinião sobre o assunto. Não conhecia não, quer dizer não pelo nome já havia assistido os filmes mas através de sua visão fiz uma viagem bem divertida. Obrigado e secesso.
6 лет назад
Muito bons os detalhes levantados no final do vídeo sobre as imperfeições dos roteiros do Sorkin.
...gostei do seu modo de falar de como o famoso roterista escreve os seus roteiros... quero ser roteirista, e já estou dando uma treinada no meu primeiro roteiro: "OBSCURO"... e em 2021 pretendo fazer o curso online pela AIC... um forte abraço... Marconi Gonçalves.
Nossa muito massa sua crítica construtiva em relação a ele . Mas imagino que ele sempre coloca pessoas intelectuais nos roteiros , talvez por motivo que ele mesmo seja um ...nessa entrevista onde ele diz que todos os seus amigos eram inteligente e ele não era ( ou não se dava conta ) da bem pra perceber . Você até o vê como um romântico idealizador , talvez essa seja a maneira que ele se coloca invisivelmente nas histórias . Olha muito bom seus vídeos , parabéns ! Estarei sempre por aqui .bjs
Ainda estou esperando um vídeo sobre a Coleen Atwood, figurinista que já tem tanto Oscar que falta espaço na estante dela! Tudo que ela faz é perfeito, maravilhoso, incrível! Ainda estou esperando... ; )
Gostei muito desse vídeo, Max. Comecei vendo o vídeo sobre os diálogos do Tarantino, e vi esse de curiosidade e gostei de conhecer mais desse roteirista. Gostei mais ainda de você apontar o que não gosta, e concordo que realmente um filme com bom roteiro pode se perder um pouco se exagerar no romantismo, ou então se não souber diferenciar as vozes dos personagens. Valeu! Vou assinar seu canal para ir vendo outros vídeos aos poucos. Parabéns pelo trabalho!
Max foi a minha primeira vez, aqui...kkkkk Gostei do seu ponto de vista e já me inscrevi no canal que espero vasculhar à procura de muitas dicas pra minha aprendizagem no universo dos roteiros no qual estou entrando com tudo e debutando em breve com um curta-metragem muito legal. Valeu!
Vc apontou exatamente o ponto chave deases filmes, todo mundo se parece com computadores falantes, sempre sabem tudo, mas até o momento não resolveram nada...
Rapazz... O canal Lessons from the Screenplay fez um video do filme A Rede Social e falou como essa característica do Sorkin ajudou na estrutura do filme. Aí pensei : caralho o cara é foda. Aí vc vem e trás outro que nunca tinha pensado. Sempre bom não aceitar tudo só pq é americano ganhador de Oscar. Meus parabéns cara! Já ativei o sininho!
O estilo do Sorkin me lembrou o Moffat em Doctor Who. Quer dizer, ele também é brilhante e faz uns diálogos com muitas sacadas legais que se encaixam bem com a temática de DW, mas com o passar dos anos parece que não tem ideias novas e tudo se tornou mais ou menos uma reciclagem de tópicos. Acho que a grande questão de roteiristas assim é que eles são incríveis até se tornarem "manjados" pelo público.
Legal o que você falou, na verdade quando você escreve algo você escreve aquilo que você acha que é o melhor que pode fazer e que sente que está faltando, ai inevitavelmente pro publico que vai gostar deste trabalho ele ficara sedento por mais, o problema é que como ele ficou tão intimo do material do autor ele começa a perceber os padrões e fica com aquela sensação de fórmula, seja o Tarantino com suas visão do porta-malas, seja o Miyazaki pelas cenas de voo e etc...
Pois é! Aí entra uma questão de dualidade: de um lado, um autor bom no que faz, e de outro, um espectador ávido que segue tudo o que o primeiro faz. Olhando assim parece inevitável vir uma "ressaca" por parte do público ativo, que acompanha tudo o que interessa a ele - às vezes sem fazer pausas para aliviar a mente. No caso específico de Doctor Who, o Moffat foi bem prejudicado (ao mesmo tempo que abençoado) porque seus roteiros o fizeram e fazem famoso e ele ficou encarregado como showrunner por várias temporadas seguidas do programa. Eu admito que queria ter tido férias dele na série uma ou duas temporadas atrás (por mais que ele seja ótimo no posto). Creio que é preciso balancear as coisas, alternar entre os trabalhos de um e outro roteirista de forma que a gente não se sinta "enjoado". Dessa forma talvez os padrões não se sobressaiam com tanta frequência, mas... É difícil, né... Como você vai dizer para o seu cérebro "parar" de trabalhar? rs
zizibs Mas um autor pode conseguir se reinventar se ele tiver coragem. Abordando outros temas, escrevendo de forma a fugir do comum, e pra mim, uma das maiores qualidades de um escritor bom é a auto-crítica.
Muito das técnicas que atribuem ao Sorkins estavam presentes em vários "novos cinemas" da década de 70/80, vendo Z do Costa Gavras lembra um roteiro escrito por Sorkins tamanho a força dos diálogos.
Boa análise. Não conhecia esse roteirista. Na verdade, como comentou-se no vídeo, parece que os roteiristas realmente não costumam ter um merecido destaque em meio ao grande público.
Cara, tu tá me deixando com vontade de aprender a escrever roteiro de filme! Como é que eu faço isso? Sério, me dá uma luz aí! Parabéns e obrigado pelo vídeo!
Concordo com você Max, os personagens são pessoas com personalidade individuais e não podem ser porta vozes do autor, a não ser que tenha um propósito dramatúrgico por trás.
Parabéns pelo canal! Tá cada vez melhor. Seria legal abordar outros roteiristas, como o Charlie Kaufman (que na minha opinião é um dos mais originais dos últimos tempos). E também uma análise do filme Amadeus (de 1984), que eu fico de cara que quase ninguém viu esse. Novamente, parabéns!
Muito bom o vídeo, como sempre. Sobre as tuas ressalvas, será que não tem como um diretor contornar as questão da forma com que os personagens falam ou na pieguice de algumas cenas? Ou até mesmo um ator com uma visão totalmente diferente do roteiro. Vai ver essa estilização, atualmente, seja muito porque o Sorkin é consagrado e as pessoas tendem a não querer mexer no que ele propõe, mas eu acho que poderiam sim, se assim quisessem.
Adoro o Sorkin, acho um dos poucos roteiristas que sabe ser piegas da maneira correta, pois ele cria momentos para chegar no fim brega, é como se ele mostrasse os bastidores da "pieguice" até chegar nela. Outra roteirista que adoro, e me dá essa sensação de querer escrever também, é a Amy Sherman-Palladino, os diálogos dela em Gilmore Girls e Bunheads são sensacionais. E ninguém, na vida, real fala como os personagens dela. Hahaha
THe Newsroom, ao meu ver, tinha um problema sério. Momentos fantásticos, gratificantes acompanhados de situações entre os personagens que beiravam o ridículo e a criancice. Entre o sublime e a mais brega novela de televisão.
Pra quem quer aprender um pouco mais sobre roteiro, super recomendo essa Masterclass com o próprio Aaron Sorkin: www.masterclass.com/classes/aaron-sorkin-teaches-screenwriting
Eu adoro o trabalho do Sorkin. Em especial pelas temáticas que me atraem mto. Concordo com o que disse em relação ao "excesso" de inteligência dos personagens mas não vejo como algo ruim. Me atrai mais. Não acho que isso os deixa sem nuance justamente pq os backgrounds que ele cria são bem legais. Apesar de amar o Tarantino, acho que ele não dá uma nuance, ele cria um negócio que às vezes é super exagerado mas, dentro do universo do filme, faz mto sentido. Aí fica bom.
Muita gente diz que eu falo como se tivesse num seriado americano, com voz de seriado, frases de seriado, como se estivesse lendo um texto. Vendo esse vídeo, percebi que eu seria um perfeito personagem do Aaron, mais especificamente de The Newsroom. Eu falo muito e falo rápido, com muita informação, ironia e comparações estranhas. Só não fui educado em uma universidade americana. Tem gente assim na vida real sim, KKKKKKKKKKK! Excelente vídeo, parabéns!
Adoro o Aaron Sorkin, é um dos meus roteiristas favoritos, mas ele tem realmente alguns problemas, principalmente nos diálogos rápidos, às vezes rápidos até demais. The Newsroon foi onde acabou mais me incomodando, mas é uma excelente série. E falar nos filmes, principalmente A Rede Social, que é fantástico.
Me lembrou muitos os diálogos dinâmicos e inteligentes de "Gilmore Girls", onde as personagens falam muito, principalmente a Lorelay, e elas têm questões e respostas pra tudo. E o legal que isso se destaca em cada personagem mas não faz com que percam sua voz ou sua personalidade.
Sera q daria pra enquadrar num roteiro classico um video q eu gostaria de fazer no registro de uma jornada de auto conhecimento atraves de uma aventura solo numa pescaria de caiaque, onde eu acamparei sozinho nas margens da represa, o q seria meu primeiro acampamento q eh um sonho de crianca, enfrentando meu medo de ficar so e do escuro ? Ou deveria seguir alguma outra linha, tipo documentario ou alguma outra ?
Particularmente, eu adoro diálogos inteligentes. Gozado como eu também sempre gostei desses filmes antigões com diálogos rápidos, sarcásticos e cortantes. Nunca liguei para o fato de se passarem numa época e lugar muito distantes da minha realidade porque inteligência e humor são atemporais e universais. Não sou visual, sou auditivo. Não ligo muito pra cenário, ação, figurino, etc. Tudo isso pra mim é só fachada. O que me interessa é a história e os personagens, estejam onde estiverem
Ótimo video! Só uma coisa : vc não acha que pelo fato do sorkin escolher muito bem os ambientes retratados em suas obras, ele tem esse direito de basicamente transformar todo mundo em gênio? acho que se encaixa diante do que ele mesmo apresenta.
Sorkin é meu roteirista favorito. Os diálogos dele é o que me inspirou a querer trabalhar com roteiro e produção. Eu concordo que ele é muito romântico e idealista, mas para mim esse é o charme. A gente vê muito roteiro pesado por aí, muita coisa ruim no mundo. É importante ter alguém que ainda acredite que pode inspirar as pessoas a pensar, a serem inteligencias, tudo isso para o bem. É claro que tem defeitos, como todo profissional. Mas Sorkin é tão apaixonado pelo que faz, que por vezes nem me ligo nos defeitos.
Excelente analise sobre os maneirismos de Sorkin. Poderia ter um vídeo assim sobre Joss Whedon e seus também repetitivos métodos de escrever e dirigir.
Verdade, às vezes um pouco de idealismo e romantismo faz falta mesmo hahaha. Sensacional isso do Sorkin ter te inspirado a trabalhar com roteiro, isso só mostra como o cara é realmente único, apesar dos pesares.
E quanto ao Whedon: boa sugestão! Quem sabe num futuro próximo role um episódio sobre ele hehe. Abs!
É... cursos de roteiro servem pra aprimorar técnicas. Mas a assência de um bom roteiro, só a experiencia de vida dá.
"sempre vou admirar aqueles que nos lembram o simples deleite que existe em colocar uma palavra no papel após a outra" Os roteiros do Aaron pode ser brega mas esse final foi demais hahahahaha
Critica meta
faz um "como Tarantino escreve um roteiro" seria legal
Depois procure os trailers do jogo chamado "Ignaculus", tem diálogos muito bons, profundo e interessante. Ainda ser[a lançado o jogo.
Abs.
kkkkkkkkkkkk O cara é ancap.
Morra fã de tarantino
Primeira vídeo que vejo do canal. Inscrição automática. Bom conteúdo, informação completa e a criticidade consciente do final foi a cereja.
Idem!
Seu canal é, de longe, o mais interessante sobre cinema. Especificações técnicas com bons exemplos e com criticas bem elaboradas. Vc ta de parabéns, cara!
Faça outros vídeos sobre roteiristas! Por favor!
Parabéns pelo trabalho 2020
Que saudade de The Newsroom! Com todos seus problemas o elenco era muito cativante!
Parabéns pela tica de roteiro escrever muito bom obrigado
Não acho nada na internet de como Christopher e Jonathan nolan escrevem os roteiros mirabolantes e viajados deles, você sabe de alguma coisa max?
Ih, rapaz, esses dois aí precisam de uma análise aprofundada hahaha. Preciso pesquisar direitinho e analisar com calma antes de opinar!
❤❤❤❤❤
Gente! Achei um novo canal sobre cinema favorito!
YESSSSSSSSSSS
@@EntrePlanosCinema fala sobre o Mazzaropi
"Como Max Valarezo escreve um roteiro" um dia ainda tem que existir
Excelente conteúdo Entre Planos. Mais um like de tantos outros.
+EntrePlanos
Max!
É serio, cara. Acho que me apaixonei por você. Que análise bem feita!
Tenho a ambição de criar roteiros (que se realizem) e esse tipo de material é sempre de grande ajuda.
Ótimo trabalho!
Melhor roteirista é você! 😍
Sorkin ainda precisa de um bom diretor para conte-lo de vez em quando.
Ótimo vídeo!
muito bom esse video.. sorkin é incrivel..
Ótimo vídeo! Eu já conhecia e admiro bastante o trabalho do Sorkin, mas confesso que não tinha parado pra pensar sobre como os personagens dele ficam padronizados e é verdade. Ele não oferece uma gama muito variada de personagens.
Rapaz, você é muito bom. Consistente, bem informado e cativante. Parabéns!
Fala, cara. Conheci seu canal pelo Acabou de Acabar e já to recomendando pros amigos. Você tá mandando muito bem nas análises. Me lembra um canal gringo que eu também assino chamado Every Frame a Painting que infelizmente, quase não publica mais. Ótimo ter material assim nacional.
Vitor Bittencourt concordo com tudo que disse! também me lembrei desse canal gringo, pela qualidade do conteúdo! muito bom
Eu amo conversas e discussões inteligentes, mas nunca tinha parado para olhar para esse ponto de vista de "todo mundo é inteligente, todo mundo é irônico e engraçado" que você apontou, ou seja, todos terem a mesma voz, e comecei a me lembrar dos filmes da Marvel, onde praticamente todos os personagens, não importa o quão diferentes sejam (um playboy milionário, um guaxinim espacial, um ex-médico que agora é um mago ou um filho de um deus nórdico), todos são irônicos e sempre tem sacadas prontas. Eu amo os filmes da Marvel, de verdade, mas isso foi algo que eu reparei vendo esse vídeo e vou ficar mais atento agora.
tenho percebido isso nos filmes de Woody Allen, ele se torna muito autoral em seu trabalho e coloca na boca dos seus personagens aquilo que ele acredita às vezes é engraçado outras vezes parece meio discursivo panfletário sei lá.
Cara!!!!! Os vídeos estão cada vez melhores pqp
Bom saber que você pensa assim! Valeu :D
Na moral, estou amando este canal.
Max, obrigado por cada vídeo que você posta, aprendo sempre mais sobre cinema aqui.
Continue com o trabalho!
Oi, Max. Adoro seus vídeos e sacadas, muito obrigada por compartilhar! Você constrói análises por ângulos inusitados. Tenho uma longa lista de vídeos favoritos do seu canal, mas este foi especialmente interessante.
Didático, bem editado, com conteúdo inteligente e que prende a atenção mesmo de quem não entende nada de cinema. Inscrita :)
Que maravilha de análise!
Cara, eu estou ADORANDO seus vídeos!
Excelente, Max! Adoraria ver análises sobre o trabalho de outros grandes roteiristas.
Excelente. Já conhecia o Aaron Sorkis mas sua análise minuciosa da obra dele foi um deleite. Faça um do querido Tarantino no mesmo molde, parabéns!
Conheci hoje esse roteirista só de nome.
Questão de honra eu já vi e o confronto entre Cruise e Nicholson nos diálogos é um dos mais marcantes.
Max, tava me preparando pra elogiar teu vídeo e descer a lenha no Sorkin, justamente pelos motivos que você elencou! Sou teu fã! Abraço
Cara foi muito gostoso ouvir sua opinião sobre o assunto. Não conhecia não, quer dizer não pelo nome já havia assistido os filmes mas através de sua visão fiz uma viagem bem divertida. Obrigado e secesso.
Muito bons os detalhes levantados no final do vídeo sobre as imperfeições dos roteiros do Sorkin.
Eu nunca nem tinha ouvido falar nele, e é super interessante.
...gostei do seu modo de falar de como o famoso roterista escreve os seus roteiros... quero ser roteirista, e já estou dando uma treinada no meu primeiro roteiro: "OBSCURO"... e em 2021 pretendo fazer o curso online pela AIC... um forte abraço...
Marconi Gonçalves.
Questão de Honra tem um dos melhores roteiros do cinema!!!
Foi baseado em um peça teatral do próprio sorkin
Você é inteligente e necessário em nosso meio viu Max!!!
Caramba cara conheci seu canal agora é já assisti a vários vídeos. Parabéns vc é foda no que faz.
Amei!!!
Isso podia virar uma série.
Nossa muito massa sua crítica construtiva em relação a ele . Mas imagino que ele sempre coloca pessoas intelectuais nos roteiros , talvez por motivo que ele mesmo seja um ...nessa entrevista onde ele diz que todos os seus amigos eram inteligente e ele não era ( ou não se dava conta ) da bem pra perceber . Você até o vê como um romântico idealizador , talvez essa seja a maneira que ele se coloca invisivelmente nas histórias .
Olha muito bom seus vídeos , parabéns ! Estarei sempre por aqui .bjs
Parabéns pelo Canal!!! Seu vídeo é completamente envolvente, bem escrito e bem conduzido!
Caramba! Seus vídeos são incríveis. É impossível começar a ver e parar depois. Estou num sério ciclo vicioso.
Ainda estou esperando um vídeo sobre a Coleen Atwood, figurinista que já tem tanto Oscar que falta espaço na estante dela! Tudo que ela faz é perfeito, maravilhoso, incrível! Ainda estou esperando... ; )
Jessica Furtado sim!
Gostei muito desse vídeo, Max. Comecei vendo o vídeo sobre os diálogos do Tarantino, e vi esse de curiosidade e gostei de conhecer mais desse roteirista. Gostei mais ainda de você apontar o que não gosta, e concordo que realmente um filme com bom roteiro pode se perder um pouco se exagerar no romantismo, ou então se não souber diferenciar as vozes dos personagens. Valeu! Vou assinar seu canal para ir vendo outros vídeos aos poucos. Parabéns pelo trabalho!
Max foi a minha primeira vez, aqui...kkkkk Gostei do seu ponto de vista e já me inscrevi no canal que espero vasculhar à procura de muitas dicas pra minha aprendizagem no universo dos roteiros no qual estou entrando com tudo e debutando em breve com um curta-metragem muito legal. Valeu!
Muito bom o vídeo! Acho legal citar o vídeo do Lessons from the screenplay, que fala do trabalho dele em a rede social!
FOFÃO
Como todos os outros vídeos, muito bom!
muito boa análise
Vc apontou exatamente o ponto chave deases filmes, todo mundo se parece com computadores falantes, sempre sabem tudo, mas até o momento não resolveram nada...
Ele me lembrou ligeiramente José de Alencar, com seus inúmeros diálogos e personagens dotados de riqueza de espírito. Viajei?
Não acho que tenha viajado! Mas também não posso opinar com muita propriedade, não sou muito conhecedor do José de Alencar hehe
Excelente vídeo ! Gostaria muito de ver um sobre o Kauffman Tb, se for possível
"Você não suportaria a Verdade" eu vi essa cena hj na serie todo mundo odeia o CHRIS e por coincidência eu assisto esse vídeo e entendo a referência.
Eu também kkkkkkk
Essa parte dele sobre os personagens serem nobres e etc é simplesmente a jornada do herói.
cara! to muito fã deste canal. 👏👏👏✌
Diálogos incríveis é muita genialidade
Seu canal é excelente!
Aeooh!
um canal que tem um bom conteúdo 🙌
Por mais análises de roteiristas!!!
Quero ver outros
Seu vídeo me convidou TANTO a escrever que nem o Aaron Storkin...
Rapazz... O canal Lessons from the Screenplay fez um video do filme A Rede Social e falou como essa característica do Sorkin ajudou na estrutura do filme. Aí pensei : caralho o cara é foda. Aí vc vem e trás outro que nunca tinha pensado. Sempre bom não aceitar tudo só pq é americano ganhador de Oscar. Meus parabéns cara! Já ativei o sininho!
Eu gostaria que vcs fizese um vídeo falando sobre o trabalho das figurinistas seria bem bacana.
O estilo do Sorkin me lembrou o Moffat em Doctor Who. Quer dizer, ele também é brilhante e faz uns diálogos com muitas sacadas legais que se encaixam bem com a temática de DW, mas com o passar dos anos parece que não tem ideias novas e tudo se tornou mais ou menos uma reciclagem de tópicos. Acho que a grande questão de roteiristas assim é que eles são incríveis até se tornarem "manjados" pelo público.
Legal o que você falou, na verdade quando você escreve algo você escreve aquilo que você acha que é o melhor que pode fazer e que sente que está faltando, ai inevitavelmente pro publico que vai gostar deste trabalho ele ficara sedento por mais, o problema é que como ele ficou tão intimo do material do autor ele começa a perceber os padrões e fica com aquela sensação de fórmula, seja o Tarantino com suas visão do porta-malas, seja o Miyazaki pelas cenas de voo e etc...
Também tem a questão que autores escrevem com aquilo que estão mais familiarizados ou gostam.
Heitor Lima isto!
Pois é! Aí entra uma questão de dualidade: de um lado, um autor bom no que faz, e de outro, um espectador ávido que segue tudo o que o primeiro faz. Olhando assim parece inevitável vir uma "ressaca" por parte do público ativo, que acompanha tudo o que interessa a ele - às vezes sem fazer pausas para aliviar a mente.
No caso específico de Doctor Who, o Moffat foi bem prejudicado (ao mesmo tempo que abençoado) porque seus roteiros o fizeram e fazem famoso e ele ficou encarregado como showrunner por várias temporadas seguidas do programa. Eu admito que queria ter tido férias dele na série uma ou duas temporadas atrás (por mais que ele seja ótimo no posto). Creio que é preciso balancear as coisas, alternar entre os trabalhos de um e outro roteirista de forma que a gente não se sinta "enjoado". Dessa forma talvez os padrões não se sobressaiam com tanta frequência, mas... É difícil, né... Como você vai dizer para o seu cérebro "parar" de trabalhar? rs
zizibs Mas um autor pode conseguir se reinventar se ele tiver coragem. Abordando outros temas, escrevendo de forma a fugir do comum, e pra mim, uma das maiores qualidades de um escritor bom é a auto-crítica.
Muito das técnicas que atribuem ao Sorkins estavam presentes em vários "novos cinemas" da década de 70/80, vendo Z do Costa Gavras lembra um roteiro escrito por Sorkins tamanho a força dos diálogos.
Julius com Rochelle: "você não suporta a verdade" hahaha muito bom
Faz um vídeo sobre um dos meus roteiristas preferidos o Charlie Kaufman!!!!
Boa análise. Não conhecia esse roteirista. Na verdade, como comentou-se no vídeo, parece que os roteiristas realmente não costumam ter um merecido destaque em meio ao grande público.
Cara, tu tá me deixando com vontade de aprender a escrever roteiro de filme! Como é que eu faço isso? Sério, me dá uma luz aí! Parabéns e obrigado pelo vídeo!
0:23 eu ouvi pelo Julius essa frase kkkkkk
manja muito
Concordo com você Max, os personagens são pessoas com personalidade individuais e não podem ser porta vozes do autor, a não ser que tenha um propósito dramatúrgico por trás.
Parabéns pelo canal! Tá cada vez melhor.
Seria legal abordar outros roteiristas, como o Charlie Kaufman (que na minha opinião é um dos mais originais dos últimos tempos). E também uma análise do filme Amadeus (de 1984), que eu fico de cara que quase ninguém viu esse.
Novamente, parabéns!
Valeu pela sugestão sobre o Kaufmann! Quem sabe em breve não saia por aqui um vídeo sobre ele!
de todos os filmes com roteiro assinados pelo Sorkin, o que eu mais gostei, talvez muito pela direção, foi O Homem que Mudou o Jogo.
Muito bom o vídeo, como sempre. Sobre as tuas ressalvas, será que não tem como um diretor contornar as questão da forma com que os personagens falam ou na pieguice de algumas cenas? Ou até mesmo um ator com uma visão totalmente diferente do roteiro. Vai ver essa estilização, atualmente, seja muito porque o Sorkin é consagrado e as pessoas tendem a não querer mexer no que ele propõe, mas eu acho que poderiam sim, se assim quisessem.
Adoro o Sorkin, acho um dos poucos roteiristas que sabe ser piegas da maneira correta, pois ele cria momentos para chegar no fim brega, é como se ele mostrasse os bastidores da "pieguice" até chegar nela.
Outra roteirista que adoro, e me dá essa sensação de querer escrever também, é a Amy Sherman-Palladino, os diálogos dela em Gilmore Girls e Bunheads são sensacionais. E ninguém, na vida, real fala como os personagens dela. Hahaha
THe Newsroom, ao meu ver, tinha um problema sério. Momentos fantásticos, gratificantes acompanhados de situações entre os personagens que beiravam o ridículo e a criancice. Entre o sublime e a mais brega novela de televisão.
Pra quem quer aprender um pouco mais sobre roteiro, super recomendo essa Masterclass com o próprio Aaron Sorkin: www.masterclass.com/classes/aaron-sorkin-teaches-screenwriting
Eu adoro o trabalho do Sorkin. Em especial pelas temáticas que me atraem mto. Concordo com o que disse em relação ao "excesso" de inteligência dos personagens mas não vejo como algo ruim. Me atrai mais. Não acho que isso os deixa sem nuance justamente pq os backgrounds que ele cria são bem legais. Apesar de amar o Tarantino, acho que ele não dá uma nuance, ele cria um negócio que às vezes é super exagerado mas, dentro do universo do filme, faz mto sentido. Aí fica bom.
Canal sensacional! Pena que eu só conheci agora...
Já que você falou de um roteirista, fala também dos trabalhos de Charlie Kaufman.
Muita gente diz que eu falo como se tivesse num seriado americano, com voz de seriado, frases de seriado, como se estivesse lendo um texto. Vendo esse vídeo, percebi que eu seria um perfeito personagem do Aaron, mais especificamente de The Newsroom. Eu falo muito e falo rápido, com muita informação, ironia e comparações estranhas. Só não fui educado em uma universidade americana. Tem gente assim na vida real sim, KKKKKKKKKKK! Excelente vídeo, parabéns!
Max você tem livros para indicar para quem gosta da arte do cinema ?
Adoro o Aaron Sorkin, é um dos meus roteiristas favoritos, mas ele tem realmente alguns problemas, principalmente nos diálogos rápidos, às vezes rápidos até demais. The Newsroon foi onde acabou mais me incomodando, mas é uma excelente série. E falar nos filmes, principalmente A Rede Social, que é fantástico.
Me lembrou muitos os diálogos dinâmicos e inteligentes de "Gilmore Girls", onde as personagens falam muito, principalmente a Lorelay, e elas têm questões e respostas pra tudo. E o legal que isso se destaca em cada personagem mas não faz com que percam sua voz ou sua personalidade.
Faz um video sobre os roteiros do Charlie Kaufman também, um roteirista gênio e louco na mesma proporção.
Aaron Sorkin gosta mesmo dos bastidores, porque ele é tao talentoso. Kkkkkkk
Então bixo... ao que parece a frase na verdade pertence ao próprio Jack Nicholson. Uma das maiores sacadas de improvisação do cinema.
Faz um sobre Charlie kaufman.
Sera q daria pra enquadrar num roteiro classico um video q eu gostaria de fazer no registro de uma jornada de auto conhecimento atraves de uma aventura solo numa pescaria de caiaque, onde eu acamparei sozinho nas margens da represa, o q seria meu primeiro acampamento q eh um sonho de crianca, enfrentando meu medo de ficar so e do escuro ? Ou deveria seguir alguma outra linha, tipo documentario ou alguma outra ?
canal show
Particularmente, eu adoro diálogos inteligentes. Gozado como eu também sempre gostei desses filmes antigões com diálogos rápidos, sarcásticos e cortantes. Nunca liguei para o fato de se passarem numa época e lugar muito distantes da minha realidade porque inteligência e humor são atemporais e universais. Não sou visual, sou auditivo. Não ligo muito pra cenário, ação, figurino, etc. Tudo isso pra mim é só fachada. O que me interessa é a história e os personagens, estejam onde estiverem
Qual é o nome do filme em 6:42?
Ótimo video! Só uma coisa : vc não acha que pelo fato do sorkin escolher muito bem os ambientes retratados em suas obras, ele tem esse direito de basicamente transformar todo mundo em gênio? acho que se encaixa diante do que ele mesmo apresenta.
Quando eu assistia The Newsroom meu fascínio se dava exatamente pelos dialogos ágeis e com conteúdo do Sorkin.
Parabéns pela análise!
Como é o nome desse filme com Matthew Perry?
O jeito que ele escreve é diferente.....