Eu saí de uma casa por esses motivos. Acendi muitas velas, pedindo com fé por um lugar bom, um lugar de VERDADE. Certo dia fui comer churros com a minha namorada e ela me disse, "tá vendo aquela casa? As vezes dá pra ouvir tambor tocando lá." Olhei e vi uma casa simples, muito antiga. Não havia placa, apenas a pintura branca sendo gasta pelo tempo. Fui no vizinho, o chamei e confirmei. Minhas orações, meus pedidos sinceros foram atendidos, e encontrei a casa certa, de tamanha simplicidade, de muito axé, é uma casa de ketu com toque pra umbanda uma vez por semana. Esse tipo de casa é muito criticada pela internet a fora e nos barracões tanto de candomblé quanto de umbanda. Chorei muito pelas ofensas que se dirigem dizendo "Marmota." Mas lá encontrei um pai, com um coração que secou minhas lágrimas e feridas. Encontrei sinceridade, encontrei caridade, encontrei um senhor que nunca enriqueceu em dinheiro usando a religião, mas fez seus filhos ricos por herdarem através dele, o melhor que se pode esperar de um ser humano. Como ele mesmo diz, meu babalaô, "O muito sem Deus é nada, e o pouco com Deus é muito". Axé!
NAO SABERAS Como eu costume dizer: não existe o certo ou errado; o que existe é o que nos faz bem. Fico feliz que seu Ori lhe guiou para um lugar que te faz melhor. Essa é a proposta de uma religião. Parabéns Continue assistindo aos vídeos e participando do seus comentarios. E não esqueça de se inscrever no canal. E hoje farei uma live às 20:00. Vamos bater um bom papo. Abraços e muito asé.
DESDE ARGENTINA SALUDOS. YO ESPERO ESO TAMBIEN. UN PAI JEFE QUE NO ME DIGA AHI LA PUERTA ABIERTA PARA QUE SE VAYAN. PERO CREO QUR POR MI EDAD YA NO ARÉ MAS RELIGION . BRIGADO.
*Tô Fora do Candomblé ! Não pela Religião ! E Sim pelos Sacerdotes e Pessoas Falsas, Fofocas, Feitiços pra te Prejudicar, Regime de Servidão e coisas Erradas..."HOJE ESTOU LIBERTO !" 🙌 Introduzi na minha Cabeça que o Santo está no meu ORI !!! Nada me aconteceu e Sigo minha vida Feliz e tudo EVOLUIU..."* 🙏🙄☝️
Boa noite irmão axé pra vc eu sou d umbanda mais parabenizo pela sua colocação deveria ter mais pais e mães d santos passando bons incitamento assim seria otimo
Marco Auréiio...nem tem porque ter vaidade, tenho orgulho e gratidão por esses anos de aprendizagem...continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. E não esqueça de se inscrever no canal. Obrigado.
Tenho 12 anos de iniciado, e abandonei o candomblé. Foram vários os motivos... Já sonhei várias e várias vezes com os orixás, e oxalá, sempre aparece nos meus sonhos. E uma das coisas que me "impede" de voltar, é o custo para o meu retorno. Eu teria que comprar tudo de novo, e ainda pagar duas obrigações. De 3 e de 7 anos... E ainda encontrar uma casa que tenha muito amor, carinho e respeito... Sou de oxalufã... Infelizmente, o candomblé se tornou uma religião muito cara.... 💔
A benção Babá Motumbá irmãos O candomblé me trouxe muitas alegrias, tristezas e também decepções. Na realidade não o candomblé mas pessoas. Fui feito no santo à 21 anos atrás e as coisas eram muito diferentes de hoje. Mas já apontava para o que está acontecendo hoje em dia. Triste saí e fui p evangelho. Fui obreiro, evangelista e cheguei à ser pastor titular. Era assalariado e me dedicava das 7 as 22h todos os dias. Todas as vezes que havia as reuniões de obreiros e que falava nas almas ganhas p batismo sempre ouvia o comentário: Parabéns, sua igreja vai crescer, seu salário também. Por falar nisso, quanto arrecadou nesse mês? Aquilo doía na minha alma. Fatos aconteceram até que ouvi a seguinte frase: você está DEMITIDO. Demitido????? Voltei p "mundo" desempregado e sem ter p onde ir. Mas Deus nunca me abandonou. Recuperei aquilo que havia "perdido". Mas a tristeza na alma era inerente. Sempre soube da minha condição espiritual. Até que anos depois fui num toque por convite de uma amiga. Confesso que a princípio me senti muito bem ali. Então houve uma certa sinergia. Sou Ogan e desde a minha feitura sabia que cortaria p Orisà. Não tenho nem um talento com instrumentos musicais, sou extremamente desafinado, mas sempre soube pra que fui separado. Bem, fui morar no Ylê e aí veio a decepção. Vi o caráter intolerante da "zeladora", sua arrogância e soberba evidente. Muitas fofocas partiam da mesma boca que outrora "abençoava". Até que então... Chegou o dia de uma obrigação da "zeladora". Pasmem!!!!! Obrigação de 7 anos. Isso mesmo: SETE ANOS. Caramba aquela mulher que fazia festas, toques, carregos, boris, ebós e já havia feito filhos ainda era Yao. Meu Deusssss. Yao com casa aberta. Detalhe no dia da obrigação ela não recebeu o cargo e ficou dito pela mãe de santo dela que isso seria feito posteriormente. Então comecei a ver melhor coisas q não via. Então resolvi ir para meu canto. Então o ódio tomou conta daquela mulher. Não perdeu a oportunidade para me difamar. Detalhe: nunca falei mal dela a ninguém. Ela chegou ao ponto de dizer p proprietária da casa que eu morava que eu saí da casa dela devendo 4 meses de aluguel, água e luz. Eu morava num quarto no Ylê à 40 dias. Hoje estou sem casa novamente. Voltei a estudar afinco. Mas nunca mais dou as costas para meu pai Oxóssi e nem minha mãe Oxun. Sei que no momento certo, no tempo deles serei guiado conforme a sinceridade do meu coração. Detalhe: ela havia dito que eu ia fazer o santo novamente. Só não rasparia por ser Ogan. Agora imagino que tipo de consequências teriam sobre minha cabeça caso isso tivesse acontecido. Grato pelos seus vídeos. Orisà te abençoe e proteja.
Gueo Oliveira Motumbá Ogan. Muito pertinente seu relato. E de grande importância e relevância. Principalmente pela sua fé no Òrisa. Pode ter certeza que Osossi lhe dará bons caminhos e vc encontrará encontrará prosperidade. Forte abraço
Gueo Oliveira...Que passagem em sua vida meu irmão querido...parece um tanto com minha caminhada...o tempo passou,como vc está?Só agora vi esse post,torcendo aqui por vc,por mim...desejo que vc esteja bem!!! Bjão na alma!🍃♥️🙏
Candomblé hoje virou guerra de quem pode mas, qual a casa mas bonita, quais as roupas mais bonitas e axé que é bom, nada. A inveja invadiu os terreiros,onde o respeito entre irmãs e irmãos de santo nao existe mas. Aqui em Salvador é assim, se escuta as fofoquinhas pelos cantos as pessoas falando das vestimentas das outras. Nem todas as casas são assim que fique claro. Eu acho que a religião já é descriminada demais, para quê as pessoas da própria religião criticar a casa do próximo, mas amor por favor! Motumba axé !
Absurdo 7.000 numa obrigação só da pra.rico.triste virou moeda de troca etc, amo meus Orixas mais estou cansada de gastos extremamente alto para mim assalariado com família,
Sou ex evangélico hoje sou pagão, bruxo do caos e hermetista.Meu assunto é energia,vibração,é por isso que acho lindo honrar a nossa ancestralidade.É por isso que o xamanismo está em meu coração.A luxuosidade,distorção da realidade é o egoísmo está instalado,cabe a nós,independente da egrégora que estamos,vamos ser quem realmente somos e se a sua vibração energética não se alinhar como o local,mude de local,seja um praticante anônimo se possível for mas não se curvem ao modernismo egoístas Encontre sua tribo,pessoas que vão estar em sintonia energética com vc e sejam felizes.Blessed-Be
Infelizmente o candomble virou um espetáculo de luxos e vaidades, sua verdadeira essência foi negligênciada e esquecida. .Por isso me afastei, muito triste. 😢
Alezinha...ainda existem casas de asé que valorizam a essência do Candomblé... Não esqueça de se inscrever no canal, assistir aos outros vídeos , comentando, compartilhando. Um forte abraço e muito asé..
Obrigado pelo vídeo. Sou cristão evangélico. Minha família sempre foi de mistura de religiões diferentes.)Vc disse: (não entre por achar bonito.) essa é a parte que me toca. Mas irei ler o livro para obter conhecimento.
Bom dia meu querido!, excelente texto nunca vi coisa tão certa toda verdade esta nesse texto. Parabéns a quem escreveu. Que sirva de exemplo para os condomblecitas que nasceram com moeda nos olhos.
Graças a baba mi Ògún, encontrei uma casa de candomblé ortodoxo, raíz, tradicional, foi fundado nos ensinamentos da matriz Gantois, ensinamentos esses passados por minha avó de santo Mãe Cidalia de Iroko, e sendo perpetuado por meu babalorixá Roberto Xaxa de Omolu, tenho orgulho de estar num ilê onde o Orisa é tratado como deve ser tratado, pé no chão, Oros e demais rituais feitos com conhecimento e RAÍZ, seguindo a tradição dos antigos. Ilê ayie ajagboro igi Asé Jagun - Terreiro de Jagun.
@@babalorisaraimundotayracan8094 Asé que os Orisas continuem dando direcionamento a quem procura uma casa decente e que verdadeiramente cultue o Orisa e não vaidades. Ogun Bo Si Fuo!!!
Que lindo !!estava precisando ouvir suas belas palavras , pois eu estava pensando em sair onde estou a oito meses candomblé por não ter condições de ajudar financeiramente !!!mas suas palavras iluminaram meu coração !!! Mto axé irmão !!!
Que triste 😢 . Deixar por falta de condições financeiras, temos até vontade, mas infelizmente as vezes nos sentimos mal por não retribui. Entendo. Axé!
Ah ! Coitadinha de você Adriana ! Candomblé é só para os fortes ! Se prepara pra sofrer, ser humilhada, fofocas, intrigas e queimação.... Sorte aí corajosa ! ☝️😉🤭
É com muita tristeza, umas palavras assim, passei 50 anos e me afastei; com muita tristeza, que me afastei do candomblé por essas e muito mais; sinto muita tristeza!
Eu estou saido do Candomblé não vejo mais sentido tentei de todas as maneiras honesta mais não consegui Não acretido nos seres humanos mais "ainda" acredito em seus Orixás Assim como acretido no "meu" mesmo longe da Candomblé
Ricardo Tavares, entendo perfeitamente, uma pena que tenha perdido a fé no ser humano...apesar dos pesares somos todos e deveríamos conviver em harmonia...que os Òrixas continuem lhe cobrindo de asé...e vc continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. Abraços.
Daniel repito para você o que eu disse para o Ricardo....entendo perfeitamente, uma pena que tenha perdido a fé no ser humano...apesar dos pesares somos todos e deveríamos conviver em harmonia...que os Òrixas continuem lhe cobrindo de asé...e vc continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. Abraços. RESPONDER
Gostei do vídeo.... Onde encontrar uma casa de candomblé aqui no DF ou entorno? Desejo muito conhecer uma casa séria e seguir minha religiosidade de matriz afro.... Desde já agradeço!
Na casa que trabalho não tem guias de pescoço... Trabalhamos com água, luz branca.. Sou umbandista, Mais não tem regras... Somos. Irmãos... Temos que trabalhar pela a caridade.. Mais respeito todas as religiões... Damos de graça o que Deus nos Deu de graça... Mais nos mesmos mantemos nossa casa...
Motumbá pai Raimundo são verdadeiras palavras mas ainda falta muitas mais para descrever o que o candomblé se tornou hoje eu também abandonei o candomblé mas nao os orixás tenho pena da palhaçada que eles estão virando por conta do ser humano
Motumba asé, Motumba Infelizmente isso é uma realidade... Mas estamos resistindo e sobrevivendo com Òrisa Participe das lives nas segundas às 20:00 Ah e não deixe de se inscrever no canal
Bom dia meu querido Guilherme Abdalla, amei seu depoimento pura verdade é o que acontece hoje em dia com os que nasceram com os olhos de moeda, cansomble agora com exceção é status,dinheiro, competição, a vaidade se sobressai o orixa dica wm segundo plano em muitas casa. Se o consulente for rico tem tudo, se não vai baixa em outro terreiro. Lamentável dizer isso mas é pura verdade. A vaidade tomou conta do sagrado essa e.a verdade. Tem pai de santo que tem um terreiro de três andares e o axé está bem longe dele. Resumindo os terreiro virou vitrine de modelito.
Eu me afastei do candomblé e fiquei muitos anos fora da minha religião e quando eu voltei não encontrei o candomblé. Eu só encontrei guerras de egos. Cadê o amor ao orixá? Cade o amor, respeito pelo zelador e pelos irmãos? Eu vi gente raspando a cabeça pela segunda vez porque queria outro orixá e pai de santo se relacionamento com filho de santo. Sem contar que tudo gira em torno de dinheiro. Eu estou muito decepcionada com tudo o que eu estou vendo.
No Camdoblé eu encontrei forças que nem eu sabia que tinha, sou Abiã com muito orgulho, amo minha família do camdoble, não só os meus irmão no santo mais os das casas vizinhas que vem visitar. Eu estou nascendo de novo. Sarava. O seu trabalho e lindo.
Abiã estou com pena de você ! Quando raspar se prepare ? Me avisaram e eu não acreditei ! Hj estou liberto e feliz ! E falo pra todos não entrar nessa situação !
Eu , me desgostei muito e abandonei a casa com 30 anos de iniciada , e não os orixás , mais só tem valores que tem dinheiro . Orixás não conhecem dinheiro , Babalorixás tem que trabalhar e não se sustentar com o dinheiro dos outros .
Muito esclarecedor achei que nunca iria ouvir esse esclarecimentos mas graças a Deus ouvi ....sua bênção e oxalá te abençoe. Iniciei no omoloko me afastei por anos por que me decepcionei com as pessoas por causa do Luxo. Mas amo minha religião
SAUDAÇÕES Baba ou Tata Ubuntu é uma palavra do Bantu Angola este livro do Sr é qual Nação amo o Candomblé palavra também Bantu acredito que o ORIXÁ é Universal entendi todas as línguas principalmente Africana mas a raiz também é fundamental é a Herança parabéns pelo vídeo Axe
Motumbá babá , lindas palavras axé quando uma pessoa nasce para o axé , não tem como correr das suas obrigações. , Eu sou ogan estou afastado já algum tempo e já estou voltando novamente para dar continuidade nas minhas obrigações, ...
Meu motuba a todos gente boa tarde sou iniciado na religião jeje queria entender pq sempre me dar vontade de não fica onde me iniciei minhas obrigações estão em dias tudo oque eu faço e de coração sem perdi nada em troca mais ao logo do tempo por esses dias meu orixá sempre me mostra que onde eu estou não é lugar mais pra mim só que fico insistido pq e tão difícil vc confia no seu orientador espiritual que quando a fica cai vc não consegui acredita em certas situações sabe aquele tapa de realidades pra vc acorda e oque esta acontecendo comigo infelizmente não queria sai oque eu faço
Triste eu como ogan Ferrero de ogum auxilio nas festas ,pago mensalidade,limpos bichos e me preocupo com os filhos,mas a pouco ouvi coisas erradas e antes ja ouvi do meu avo de santo que eu não posso participar de feituras de cortepois não tenho nada a oferecer jogando a pressão que eu fizesse santo e me magoou muito,no final agora fiquei sabendo de libertinagem no axe ao qual não posso provar ,mas cometi o erro de levar assunto fora do reino da mãe de santos e tudo ai começou ameaça de acusação sem prova é crime mas quando descobri também passa panos quentes para zelar do nome não sei de quem,do yao ,da casa ou do que sempre causa problema hoje me afasto mas nao darei meu ori a pessoas que permitem isso no sagrado
Sou Kpegigan e essa redação é perfeita, Vodun, Orixá, Nkissi são cada um no seu panteão. Meus parabéns, Saminarrô, Motumbá, Macuiú, Awre para todas as nações.
Boa tarde ..Sou do candomblé ketu e sou feita no santo, porém, não tô satisfeita com o terreiro que frequento e tomei uma decisão de sair de lá... Porém as pessoas falam que se eu sair posso até morrer ou minha vida virar do avesso....Isso é verdade? Eu posso ser de lá mesmo sendo feita? E se eu não quiser mais seguir a religião posso tbm? Alguém me ajuda por favor... Moro em Minas!
A sua benção meu pai,Mojubá..Perfeito texto e parabéns a quem escreveu..Palavras que caem perfeitamente no que vivemos na Religião como um todo...Oxalá pudéssemos todos entender que Sagrado, se faz com o coração e não com os olhos...Adupé
Perfeito esclarecimento. Sou umbandista e vejo que essas distorções, não acontecem apenas no candomblé, infelizmente as vezes nos deparamos com pessoas que se envaidecem e acaba sendo um culto ao humano invés de ser aos Orixás. Mas sigo minha caminhada, buscando a simplicidade da caridade e do amor. E quanto a intolerância religiosa, ainda ocorre muito por falta de estudo até dos adeptos das religiões afro, onde cada um quer ser superior ao outro, sem ao menos saber argumentar sobre a sua religião, sem conhecer absolutamente nada da outra vertente, se nem dentro das religiões de raiz africana o povo consegue se unir, como vamos combater a intolerância das demais religiões? Já fui católica (sem opção pois era criança), kardecista (por escolha) e conheço a umbanda há 5 anos, dentro do terreiro que frequentei há uma visão bem pesada sobre o candomblé, e com o passar do tempo, resolvi estudar a minha religião, eis que um dia, minha irmã de sangue me questionou sobre a religião (ela é mais direcionada para o neopentecostal) e eu expliquei, ela hoje não julga, entende e até defende nossa liberdade de culto. Se eu tivesse me encolhido sem argumentos, teria causado nela o fortalecimento das ideias erradas plantadas nela pelos pastores e outros líderes. Desejo que o mundo desperte para os valores morais, para o amor, a caridade, a simplicidade, a fé que estrutura a vida, independente de qual seja a religião praticada, o importante é encontrarmos Deus e saber que todos somos parte Dele. Axé
Elaine, que bom que exista pessoas coerentes como vc. Continue sua caminhada, e continue assistindo aos vídeos. Participando com seus comentários e não esqueça de se inscrever no canal. E como vc gosta de estudar a religião...sugiro meu livro ( sem querer fazer propagando, já fazendo rs) www.clubedeautores.com.br/book/242183--UBUNTU#.Wh1oz0qnHcc Obrigado e muito asé
Elayne Santo. Parabéns Elayne! Eu me vi nas suas palavras! Venho de uma família evangélica, bem radical, e sei que sem o conhecimento da espiritualide, eles, rapidamente, conseguem "provar" que vc está em trevas e que não pertence a Deus. Tenho meus estudos Kardecistas e frequento uma casa de Umbanda. Fico mto feliz qdo Pai Benedito chega para nos aconselhar ou qdo os caboclos e boiadeiros aparecem para nos dar uma força nos caminhos confusos. Mas a estrada é longa! Se não buscarmos obter um alicerce, estudando e nos aprimorando, acabaremos virando presas fáceis, de gente que acredita ser o dono da verdade. Seja na casa Kardecista, seja na Umbanda ou no Camdomblé, o que importa é fazermos o bem, praticando o amor e a caridade. É necessário que despertemos e deixemos para trás o velho ego, que impede o nosso crescimento. Penso que, neste planeta-escola tão sofrido, cheio de mazelas, nós precisamos de mais humildade e menos ego. Parabéns! Um abração!
Vera Lyrio talvez faça parte da nossa missão esses obstáculos, mas com fé e amor vamos provar através dos nossos atos, que Deus está em tudo, e longe de ser aquele ser malvado, egocêntrico e vingativo. Deus é puro amor e acolhimento, de todos os filhos, e cada um ao seu tempo haverá de despertar. Gratidão pelas palavras lindas irmã, e que seu caminho seja florido e abençoado pelo nosso Criador, que está em Tudo, e pelos nossos queridos Orixás. Gratidão Axé
o meu pai é Jesús ❤👏 glórias a Jesús glórias a Deus louvado seja deus nem existe outro maior que meu jesus ele é muito maravilhosa é o único nome de tem poder é o de jesus ❤👏👏👏👏👏 glórias a jesus
Com certeza hoje na maioria de barracoes, tendas e casas espiritas tudo e luxo, tenho filhos( as ) de santo que sao soberbos e orgulhosos e nao e so no candomble que se ve isto mas sim na umbanda raiz, emfim em todas as crenças ve- se raramente a humildade. Muito triste. Axe para todos.
Aira abençoe,,,lembrando que os 40 anos são divididos entre Umbanda e Candomblé...de òrisá tenho 21 anos (senão daqui a pouco meus mais velhos vão dizer que estou mentindo idade de santo rs) Não esqueça de se inscrever no canal, assistir aos outros vídeos , comentando, compartilhando. Um forte abraço e muito asé..
Parabens pelo video. To conhecendo o candomble agora, conheci uma casa e estou indo as reunioes. Religiao linda , a qual eu quero seguir. Seus canais tem me ajudado. Axé!
Buenas noches soy de uruguay practico.candomble desde hace mas de.40 años en mi país solo hay 4.o 5 pay.de candomble y .muchísimos templos de umbanda y todos me dicen que en uruguay no se puede hacer candomble y la pregunta es.se puede hacer en uruguay candomble? Gracias por su respuesta
Passei 40 anos no candomblé Saí porque não suportava ver tanta pessoas egoísta, as pessoas que tinha acho roupas riquíssima era quem tinha Santo, as pessoas mais Humildes se sentia hostilizada e De tanto eu ver muitas injustiças ali eu preferi sair mas amo o meu santo amo o Candomblé , saí mas nunca deixei de respeitar o santo no candomblé, Deus sabe e os deuses orixás sabe o quanto eu o amo e respeito sozinha faço minhas orações e sou atenda pelo meus orixás, sou filha de Oxum com ODE e eles me deram muitas alegrias e prosperidade ,sair do Candomblé mas Deus orixás continua me abençoando, sozinha em meu canto faço minhas orações, e sinto que estou debaixo da proteção do meus orixás Saí porque não suportava mais ver tanta heresia, a falsidade prevalece em determinados terreiros, eu sou de outra época que se cultuava orixás verdadeiramente!!! Tenho muita saudade dessa época, muito axé
Motumba Tereza, como você muitos, infelizmente o Candomblé tem perdido muitas pessoas boas. Por isso escolhi o candomblé raiz. Cultuar Òrisa. Continuo na resistência a essência de Candomblé
Graças a Deus eu sair no ano de 1996 foi uma benção tudo na minha vida mudou-se para melhor hoje tenho saúde prosperidade toda maldição saio da minha vida juntamente tbm com alguns Familiares estou livre liberto pelo poder de Deus 🙌🙌🙌
Foi o ano que me iniciei e que transformou a minha vida! Graças ao meu Ori e ao meu Òrisa, tive e continuo tendo excelentes ensinamentos e oportunidades de crescimento e evolução.
Parabéns Ubiracy ! Fiz o mesmo despachei tudo e sigo muito feliz, do que estar numa casa cheia de falsidades, discórdias, aquele Xire que parece perfeito é tudo uma Grande Farsa ! Lá nos bastidores é a maior "Zona de Conflito" Nojento ! Tomei verdadeira Hojeriza,o Sacerdote toma a sua vida como se fosse obrigado a perder dias e noites de sono, convívio com a família e etc... Só se Fode ! Hoje Evoluí pra melhor...
Pois é...tá uma loucura o mundo religiosos...não esqueça de inscrever no canal..assistir aos outros vídeos, e continue participando com seus comentários. Forte abraço
naõ saia naõ eu adoro candoble ,pesso em nome do senhor jesus cristo,todos nois samos comadado só que muitas pessoas naõ sabe, mais eu sei cada um de nois temos uma missaõ na terra.um abraça que deus te proteja. socorro pérnabuco.
Pois é, são essas pessoas q 'usam' os Orixás para satisfazerem suas vaidades; q lá na frente, sobem num púlpito dando testemunhos contra o q diziam acreditar. Nunca foram Umbandistas e muito menos Candomblecistas; e sim, médiuns ou simpatizantes. Não existe ex babalorixa ou yalorixa. O q existe, na minha opinião, são pessoas q nunca tiveram um comprometimento com a religião .
Verdade meu irmão. Existem pessoas que não tem ideia do que seja religiosidade, e muito menos para que estão numa religião, e a finalidade de uma religião.
Sr. Luiz Miranda ,generalizar é perigoso ,existem pessoas que se desligam do candomblé e nem por isso falam mal da religião ou dos ORISAS ,eu sou do santo desde pequeno e hoje aos 56 anos ainda sou do santo e não mais do candomblé´ ,,, isso mesmo , nos últimos dez anos assisti com muita tristeza e com muita vergonha a degradação de certas casas ,só vi vaidade , crueldade ,ignorância , prepotência e a pior de todas ganancia financeira , sim existem boas pessoas mas eu sempre fui de uma unica nação e se ososi me levou para ser feito nesta nação é porque ele queria que assim o fosse e por isso nunca procurei mudar .sempre me considerei um Yao pois perante ao santo todos somos yaos sempre entrei em roda de santo com roupa de ração e pés descalços , por vontade própria , agora infelizmente pagar valores absurdos para tomar obrigações afasta sim aqueles que pensam como eu . religião não é comercio , ganhar dinheiro com o sofrimento alheio é o maior crime que um ser humano pode realizar.Não sigo mais a religião porem respeito e muito ,mas ainda sou dos santos , eles estão dentro de mim , ninguem colocou, foram os ORISAS que me escolherão .desculpem meu desabafo .OKE ARO
RENEGADOSix então irmão. ..exatamente isso que estamos trazendo à conversa, eu entendi. E o Luiz Miranda não generalizou ele se referiu " essas pessoas que usam os Orixás para satisfazerem suas vaidades "... Fico triste por vc ter largado a religião, entendo perfeitamente suas razões. E fico feliz em continuar amando os Òrisa. Motumba irmão, e Osossi continue lhe cobrindo com muito asé
RENEGADOSix ago concordo c vc gosto do candomble do meu jeito olhe entrei no candomble pela razao hoje estou p coracao Acho um absurdo cobrarem rios de dinheiro para fazer Uma limpeza e ainda fazem de Qualqer jeito e Sao pessoas velha no Santo o termo q susam
Só podemos viver da Verdade (João 14:6; 17:17) ou escolhemos morrer servindo o pai da mentira cfm João 8:44. No caso específico do espiritismo em rodas as suas ramificações, são demônios (entidades mortas) que lá se manifestam e entram no corpo das pessoas incautas e começam suas obras de mentiras, com o único objetivo de matar, roubar e destruir cfm João 8: 44. O grande segredo é que eles temem e tremem quando um filho de Deus invoca o Nome Poderoso de Jesus e amarra todos os demônios e os expulsa das pessoas manifestas. Agora, que é o maior e poderoso? Por que servir a um derrotado ? Esse senhor do vídeo tomou a atitude mais certa de sua vida! Quem quiser aprender mais sobre a Verdade veja o Show da Fé na Band TV.
Sou de mesa branca, sou de umbanda, sou de umbandable.... Sou de keto, sou de angola sou de gege sou de nago sou de kimbanda, não compro roupas caras pra meus orixas, doamos roupas pra quem não tem, não damos festas aos orixas, doamos cestas basicas pra quem tem fome, não medimos forças com ninguem, damos as nossas ultimas forcas prs ajudar outras pessoas, aqui os orixas curam abrem caminhos, ajudam quem precisa e não se cobra, não sou nada e não sou ninguem, mais os orixas são tudo para mim, pena que algumas pessoas pensam de outra maneira, mais continuarei da mesma forma que faço a 42 anos, apenas ajudo e sou espirita.
Arif Calacina exatamente, o Deus a nos apresentado, nos fala de amor paz Harmonia simplicidade igualdade, porém deixou tudo aqui, da terra ao céus, cabe ao ser humano, cuidar do que foi lhe deixado, terra, ar, água, ervas etc, se fosse pra termos que pedir algo a Deus, ele deixaria algo aqui faltando, a magia está dentro de nós, devemos cuidar um do outro, devemos alimentar os menos favorecidos, ajudar a todos, mais o homem des do inicio se mata por terra, poder e religião, indiferente da religião, cada Orixa foi nos dados sim, pra nós ensinar a ser humano, a cuidar da nossa casa e um ao outro, mais....... Hoje a muita gente de respeito no espiritismo mais a essência dos orixas jamais se perderam, mais a magia em cada um, está frágil devido aos seus egos e eus..... Mais quem tem os orixas em sua vida sabe, que eles estão aqui pra ajudar nada mais....
Olá boa noite! Motumba Pai Raimundo! sou nova em seu canal e estou gostando muito! Gostaria de assistir um candomblé em sei ilê, tem como o sr informa o próximo toque? Sou de Jacarepaguá rj.😘
Eu quando era pequeno frequentava uma casa que só depois de grande que fiquei sabendo que era de umbanda na vdd eu só ia pq as comidas era muito gostosa foi num dessas inda nessa casa que recebi um espírito que até hoje não sei quem foi então tive medo e nunca mais voltei nessa casa depois de grande fui conhecer outra casa e fui filho de santo da casa abiam era de Angola minha vida tava ruim ficou pior muito pior não sei pq não aguentei sair em 2014 e não voltei mais então conheci uma casa de umbanda frequentei minha vida melhorou cem por cento gostaria muito de conversar com vc pra tirar dúvidas pois passei mais de sete anos sem frequenta nenhuma casa e hoje tou sofrendo muito mais aí só falo se um dia tiver a chance de conversa com vc isso é se for possível...
Genildo, sim é possível, me add no facebook e me chama,,,vamos conversar. abraços. Não esqueça de se inscrever, assistir aos outros vídeo e participe das lives nas segundas feiras às 20:00
Quero sair devido a minha ausência por motivo de doença na família de casa a qual eu queria atenção ou simplismente uma palavra amiga,mais fui cobrado pois fiquei sem grana pra devida mensalidade ou somente ir lá, fiquei muito chateado,fui indignado também que era algum santo me cobrando,se me permite,se eu cultuo um santo uma divindade quê me cobra jogando males na minha família então eu não quero essa divindade na minha filha concorda,meu velho eu saiu mais o orixá fica comigo 24 horas,eu saiu da casa pela soberba,ainda ouvi também que eu não tenho orixá ,ele escola casa e não a mim,isso não é fé é bolha ,eu não preciso de bolha eu preciso muito é de tais irmãos a qual ajudei muito e agora me deram as costas devido minha ausência tendo em vista que no mercado de madureira eu não compro só minha vela ,eu levo pacote e distribui, espero que senhor me entenda,se caso escrevi algo errado quero sim ser corrigido tal como sua sabedoria meu velho,meu motumba d minha bença humilde de um abian que entrou no amor e saiu na dor
Infelizmente muitas casas são assim, infelizmente. Já passei por algumas em que você é valorizado enquanto tem grana para dar e vender, se não tem, você não vale nada. O Candomblé de verdade não é isso!
Se todos fossem como vc o Candomblé seria ótimo. Infelizmente, isso não acontece. Não vou entrar no mérito,pois pulei fora há tempos. Porém digo e repito, Orixá quando é seu mãe de Santo não tem poder para fazer o que quer. O problema não está nas outras religiões. Tá na maneira errada que alguns dirigentes fazem uso das casas de Candomblé. Virou um comércio ao ponto de pessoas serem agraciadas pelo status financeiro que tem. Vou sempre acreditar nos orixás. Agora voltar para o Candomblé, acho muito difícil.
Bruno Gomes Oliveira Felizmente ainda tem muita Gent Boa no nosso amado Candomblé. Forte abraço. Continue participando com seus comentários nos outros vídeos.
Bença aos que são de bençãos, Dan cubra a todos com luz paz e harmonia , parabéna pelas palavras, concordo com suas colocações sobre nosso Amado camdomblé , apartir de hoje sou seguidor do canal . ✨✨👑💛✨💙✨🌈✨🌹✨❤✨🌾
Jesus ja pagou o preco para que eu e vc tenha vida e vida abundante!!salve o ReiJesus!!Nos da mediante a graca pela fe salvacao:paz,alegria,saude,amor,prosperidade,libertacao
Alexandra Ruiz obrigado. E não esqueça de se inscrever no canal, assistir os outros vídeos deixar seu like e compartilhar. Participe das lives nas segundas feitas às 20:00 Forte abraço
..hje em dia ninguem ajuda com fé..so com dinheiro..uma pessoa da minha familia p desencarnar por magia converssei com um pai de santo ele pediu 2.000 reais..ela est indo enbora..mais tenho fé achei um q disse sua irmá se n cuida vai enbora...com uma semana deus e os orixas devolveu toda vida e as carnes p corpo q nao tinha mais ..gratidao plo meu pai hj edson
Eu preciso de uma orientação,eu iniciei em uma nação,mas depois acabei saindo e não dei obrigação nem de um ano. E a mãe de santo faleceu,mas meu padrinho tá vivo. E tudo que era meu e do orixá foi despachado no mar. Eu posso,voltar para algum terreiro? Eu perdi tudo que fiz como yao? Oque eu faço?
Babá infelizmente não conseguem diferir evolução com invenção. Também acredito na evolução pela modificação de materiais que são utilizado, mas pertinências litúrgicas precisam ser às mesmas.
Primeiro Mukuiu no Zâmbi meu velho com todo respeito que tenho é tive com seu vídeos e sabedoria. Pura verdade com que fala.... Um grande abraço de humildade deste Tateto
Fui criada dentro do candomblé. Vejo hj em dia que não é o msm amor , o mesmo respeito ... Sinto saudades, mais na minha casa graças a Deus cultivamos o candomblé tradicional. Yao bate cabeça sim no pé do babalorixa , o mais novo respeita o mais velho , Quando Pai de Santo vira os filhos viram tbm e assim por diante . Acho que cabe a cada Babalorixa trazer a para sua casa o candomblé de raiz pq ( os filhos seguem o exemplos do pai ) e ele tem que ensinar os seus filhos oq é o verdadeiro candomblé! MOTUMBÁ.
Motumba! Sou feita no candomblé, estou quase chegando no 1 ano de Santo. Não estou me sentindo bem na religião, ando muito triste e sem vontade de ir. Vou pelo meu Orixá. Eu quero sair da religião, porque muitas coisas me machucaram, se eu sair da religião minha vida desanda mesmo? Lembrando que eu não vou ficar sem fé, eu gosto muito da igreja católica e minha mãe sempre me levou para esta igreja. E como faço para sair? Meus ibas tem que ser despachados?
Tentei de todas as formas continuar no Candomble mas o excesso de vaidade , falsidade e ganancia das pessoas me fizeram me afastar do candomble. Ainda amo os orixas mas desisti das novas normas do Candomble.
lena burril Te entendo perfeitamente... Torcendo peelo seu reencontro e felicidades. Não esqueça de se inscrever no canal. Assista aos outros vídeos e continue parricipando com seus comentários. É muito imposrtante pra nós. Forte abraço e muito asé
Amane, quem conhece ou conheceu o Òrisá e o asé, por mais que tente, será sempre de Òrisá, é uma amor incondicional, amo a umbanda e respeito e sou grato por ela, entretanto, o Candomblé resiste e sobrevive. Não esqueça de se inscrever no canal. Assista aos outros vídeos e continue paricipando com seus comentários. É muito importante pra nós. Forte abraço e muito asé Mostrar menos RESPONDER
Eu acredito na evolução do candomblé.. Eu acredito nas pessoas que amam o candomblé e faz e se entrega por amor ao axé e ao órixa! Acredito no amor e no órixa. #VamosViverNoAxéComAmor
Estou em busca de uma casa há muito tempo. Passei por várias de visita e não me firmei porque não houve identificação porque aprendi a prezar a vontade do orixá.Pra mim é le que decide tudo em minha vida eu jamais vou colocar vaidade diante de minhas raízes africanas pois sei que ela é minha essência verdadeira por isso a herdei e la não é para qualquer umpelo fato de vim de muito longe. E se o candomblé ocupou o seu espaço hoje, foi por motivo de várias lutas sangrentas e suadas que nossa ancestralidade batalhou para poder mostrar com orgulho que somos filhos da natureza sustentada por um criador.Senhor do tempo e da Criação.E foi no solo deste país que tudo foi e é previsto.Temos que vivenciar com simplicidade a força da natureza de nossos orixás.Isto por si só já nos basta. Já temos um Sol que divide seu brilho e sua luz conosco todos dias.A nossa verdadeira Beleza tem que ser trabalhada do lado dentro para se mostrar por fora.Eu, continuo na minha busca se não aconteceu no Recife poderá acontecer nesta outra terra que estou vivendo em J.PESSOA. A minha busca continua.honrando as lutas daqueles que abriram os caminhos para mim.Honrar a ancestralidade é muito importante.
Eu saí de uma casa por esses motivos. Acendi muitas velas, pedindo com fé por um lugar bom, um lugar de VERDADE. Certo dia fui comer churros com a minha namorada e ela me disse, "tá vendo aquela casa? As vezes dá pra ouvir tambor tocando lá." Olhei e vi uma casa simples, muito antiga. Não havia placa, apenas a pintura branca sendo gasta pelo tempo. Fui no vizinho, o chamei e confirmei. Minhas orações, meus pedidos sinceros foram atendidos, e encontrei a casa certa, de tamanha simplicidade, de muito axé, é uma casa de ketu com toque pra umbanda uma vez por semana. Esse tipo de casa é muito criticada pela internet a fora e nos barracões tanto de candomblé quanto de umbanda. Chorei muito pelas ofensas que se dirigem dizendo "Marmota." Mas lá encontrei um pai, com um coração que secou minhas lágrimas e feridas. Encontrei sinceridade, encontrei caridade, encontrei um senhor que nunca enriqueceu em dinheiro usando a religião, mas fez seus filhos ricos por herdarem através dele, o melhor que se pode esperar de um ser humano. Como ele mesmo diz, meu babalaô, "O muito sem Deus é nada, e o pouco com Deus é muito". Axé!
NAO SABERAS
Como eu costume dizer: não existe o certo ou errado; o que existe é o que nos faz bem. Fico feliz que seu Ori lhe guiou para um lugar que te faz melhor. Essa é a proposta de uma religião.
Parabéns
Continue assistindo aos vídeos e participando do seus comentarios. E não esqueça de se inscrever no canal.
E hoje farei uma live às 20:00. Vamos bater um bom papo.
Abraços e muito asé.
Onde é?
Guilherme, vc ainda está nesta casa? Caso sim, poderia me passar o endereço., fico eternamente grata.
DESDE ARGENTINA SALUDOS. YO ESPERO ESO TAMBIEN. UN PAI JEFE QUE NO ME DIGA AHI LA PUERTA ABIERTA PARA QUE SE VAYAN. PERO CREO QUR POR MI EDAD YA NO ARÉ MAS RELIGION . BRIGADO.
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
*Tô Fora do Candomblé ! Não pela Religião ! E Sim pelos Sacerdotes e Pessoas Falsas, Fofocas, Feitiços pra te Prejudicar, Regime de Servidão e coisas Erradas..."HOJE ESTOU LIBERTO !" 🙌 Introduzi na minha Cabeça que o Santo está no meu ORI !!! Nada me aconteceu e Sigo minha vida Feliz e tudo EVOLUIU..."* 🙏🙄☝️
Boa noite irmão axé pra vc eu sou d umbanda mais parabenizo pela sua colocação deveria ter mais pais e mães d santos passando bons incitamento assim seria otimo
A primeira pessoa que vejo falar 40 anos de umbanda e candomblé sem encher o peito de Vaidade.
Parabéns continue assim
Marco Auréiio...nem tem porque ter vaidade, tenho orgulho e gratidão por esses anos de aprendizagem...continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. E não esqueça de se inscrever no canal. Obrigado.
Tenho 12 anos de iniciado, e abandonei o candomblé. Foram vários os motivos... Já sonhei várias e várias vezes com os orixás, e oxalá, sempre aparece nos meus sonhos. E uma das coisas que me "impede" de voltar, é o custo para o meu retorno. Eu teria que comprar tudo de novo, e ainda pagar duas obrigações. De 3 e de 7 anos... E ainda encontrar uma casa que tenha muito amor, carinho e respeito... Sou de oxalufã... Infelizmente, o candomblé se tornou uma religião muito cara.... 💔
@@miguelrodrigues1357 se não despachar o que acontece?
Verdade!
Candomblé hoje virou uma religião muito caro, não entendo onde está a "caridade".
Infelizmente parece um comercio , vivem do candomblé
💔💔💔💔💔💔💔
A benção Babá
Motumbá irmãos
O candomblé me trouxe muitas alegrias, tristezas e também decepções.
Na realidade não o candomblé mas pessoas.
Fui feito no santo à 21 anos atrás e as coisas eram muito diferentes de hoje.
Mas já apontava para o que está acontecendo hoje em dia.
Triste saí e fui p evangelho.
Fui obreiro, evangelista e cheguei à ser pastor titular.
Era assalariado e me dedicava das 7 as 22h todos os dias.
Todas as vezes que havia as reuniões de obreiros e que falava nas almas ganhas p batismo sempre ouvia o comentário:
Parabéns, sua igreja vai crescer, seu salário também. Por falar nisso, quanto arrecadou nesse mês?
Aquilo doía na minha alma.
Fatos aconteceram até que ouvi a seguinte frase: você está DEMITIDO.
Demitido?????
Voltei p "mundo" desempregado e sem ter p onde ir.
Mas Deus nunca me abandonou.
Recuperei aquilo que havia "perdido".
Mas a tristeza na alma era inerente.
Sempre soube da minha condição espiritual.
Até que anos depois fui num toque por convite de uma amiga.
Confesso que a princípio me senti muito bem ali.
Então houve uma certa sinergia.
Sou Ogan e desde a minha feitura sabia que cortaria p Orisà.
Não tenho nem um talento com instrumentos musicais, sou extremamente desafinado, mas sempre soube pra que fui separado.
Bem, fui morar no Ylê e aí veio a decepção.
Vi o caráter intolerante da "zeladora", sua arrogância e soberba evidente.
Muitas fofocas partiam da mesma boca que outrora "abençoava".
Até que então...
Chegou o dia de uma obrigação da "zeladora".
Pasmem!!!!!
Obrigação de 7 anos.
Isso mesmo: SETE ANOS.
Caramba aquela mulher que fazia festas, toques, carregos, boris, ebós e já havia feito filhos ainda era Yao.
Meu Deusssss.
Yao com casa aberta.
Detalhe no dia da obrigação ela não recebeu o cargo e ficou dito pela mãe de santo dela que isso seria feito posteriormente.
Então comecei a ver melhor coisas q não via.
Então resolvi ir para meu canto.
Então o ódio tomou conta daquela mulher.
Não perdeu a oportunidade para me difamar.
Detalhe: nunca falei mal dela a ninguém.
Ela chegou ao ponto de dizer p proprietária da casa que eu morava que eu saí da casa dela devendo 4 meses de aluguel, água e luz.
Eu morava num quarto no Ylê à 40 dias.
Hoje estou sem casa novamente.
Voltei a estudar afinco.
Mas nunca mais dou as costas para meu pai Oxóssi e nem minha mãe Oxun.
Sei que no momento certo, no tempo deles serei guiado conforme a sinceridade do meu coração.
Detalhe: ela havia dito que eu ia fazer o santo novamente.
Só não rasparia por ser Ogan.
Agora imagino que tipo de consequências teriam sobre minha cabeça caso isso tivesse acontecido.
Grato pelos seus vídeos.
Orisà te abençoe e proteja.
Gueo Oliveira
Motumbá Ogan.
Muito pertinente seu relato.
E de grande importância e relevância.
Principalmente pela sua fé no Òrisa. Pode ter certeza que Osossi lhe dará bons caminhos e vc encontrará encontrará prosperidade.
Forte abraço
Gueo Oliveira...Que passagem em sua vida meu irmão querido...parece um tanto com minha caminhada...o tempo passou,como vc está?Só agora vi esse post,torcendo aqui por vc,por mim...desejo que vc esteja bem!!! Bjão na alma!🍃♥️🙏
Candomblé hoje virou guerra de quem pode mas, qual a casa mas bonita, quais as roupas mais bonitas e axé que é bom, nada.
A inveja invadiu os terreiros,onde o respeito entre irmãs e irmãos de santo nao existe mas.
Aqui em Salvador é assim, se escuta as fofoquinhas pelos cantos as pessoas falando das vestimentas das outras.
Nem todas as casas são assim que fique claro.
Eu acho que a religião já é descriminada demais, para quê as pessoas da própria religião criticar a casa do próximo, mas amor por favor!
Motumba axé !
Absurdo 7.000 numa obrigação só da pra.rico.triste virou moeda de troca etc, amo meus Orixas mais estou cansada de gastos extremamente alto para mim assalariado com família,
Tudo é caro né
Hoje pai santo esta cobrado 100 mil a gente assarido paga pro resto da vida n tenho condiçao
"Mercadores da fé !"
Sou ex evangélico hoje sou pagão, bruxo do caos e hermetista.Meu assunto é energia,vibração,é por isso que acho lindo honrar a nossa ancestralidade.É por isso que o xamanismo está em meu coração.A luxuosidade,distorção da realidade é o egoísmo está instalado,cabe a nós,independente da egrégora que estamos,vamos ser quem realmente somos e se a sua vibração energética não se alinhar como o local,mude de local,seja um praticante anônimo se possível for mas não se curvem ao modernismo egoístas Encontre sua tribo,pessoas que vão estar em sintonia energética com vc e sejam felizes.Blessed-Be
Infelizmente o candomble virou um espetáculo de luxos e vaidades, sua verdadeira essência foi negligênciada e esquecida. .Por isso me afastei, muito triste. 😢
Alezinha...ainda existem casas de asé que valorizam a essência do Candomblé...
Não esqueça de se inscrever no canal, assistir aos outros vídeos , comentando, compartilhando. Um forte abraço e muito asé..
@@babalorisaraimundotayracan8094 em alguma casas de candomblé você so Vale o que têm
@@nicolasmasterson1800 infelizmente é verdade
Obrigado pelo vídeo. Sou cristão evangélico. Minha família sempre foi de mistura de religiões diferentes.)Vc disse: (não entre por achar bonito.) essa é a parte que me toca. Mas irei ler o livro para obter conhecimento.
Bom dia meu querido!, excelente texto nunca vi coisa tão certa toda verdade esta nesse texto. Parabéns a quem escreveu. Que sirva de exemplo para os condomblecitas que nasceram com moeda nos olhos.
Graças a baba mi Ògún, encontrei uma casa de candomblé ortodoxo, raíz, tradicional, foi fundado nos ensinamentos da matriz Gantois, ensinamentos esses passados por minha avó de santo Mãe Cidalia de Iroko, e sendo perpetuado por meu babalorixá Roberto Xaxa de Omolu, tenho orgulho de estar num ilê onde o Orisa é tratado como deve ser tratado, pé no chão, Oros e demais rituais feitos com conhecimento e RAÍZ, seguindo a tradição dos antigos. Ilê ayie ajagboro igi Asé Jagun - Terreiro de Jagun.
Asé Fernando, eu também sou muito feliz com o Candomblé que aprendi e cultuo. Forte abraço. continue conosco no canal.
@@babalorisaraimundotayracan8094 Asé que os Orisas continuem dando direcionamento a quem procura uma casa decente e que verdadeiramente cultue o Orisa e não vaidades. Ogun Bo Si Fuo!!!
Que lindo !!estava precisando ouvir suas belas palavras , pois eu estava pensando em sair onde estou a oito meses candomblé por não ter condições de ajudar financeiramente !!!mas suas palavras iluminaram meu coração !!! Mto axé irmão !!!
Que triste 😢 . Deixar por falta de condições financeiras, temos até vontade, mas infelizmente as vezes nos sentimos mal por não retribui.
Entendo.
Axé!
Ah ! Coitadinha de você Adriana ! Candomblé é só para os fortes ! Se prepara pra sofrer, ser humilhada, fofocas, intrigas e queimação.... Sorte aí corajosa ! ☝️😉🤭
O pouco e o natural com Deus é o suficiente.
Amei. Suas palavras estão perfeitas, concordo plenamente. Axé.
É com muita tristeza, umas palavras assim, passei 50 anos e me afastei; com muita tristeza, que me afastei do candomblé por essas e muito mais; sinto muita tristeza!
Eu estou saido do Candomblé não vejo mais sentido tentei de todas as maneiras honesta mais não consegui
Não acretido nos seres humanos mais "ainda" acredito em seus Orixás
Assim como acretido no "meu" mesmo longe da Candomblé
Ricardo Tavares, entendo perfeitamente, uma pena que tenha perdido a fé no ser humano...apesar dos pesares somos todos e deveríamos conviver em harmonia...que os Òrixas continuem lhe cobrindo de asé...e vc continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. Abraços.
todos sai desse mundo de trevas e vem para Jesus cristo poque o caminho e só Jesus
+urgido de Jesus Meu canal mano VC nem sabe o quem foi Jesus tá julgando TDs aqui
Ricardo Tavares Eu idem. Infelizmente esta é a verdade!
Daniel repito para você o que eu disse para o Ricardo....entendo perfeitamente, uma pena que tenha perdido a fé no ser humano...apesar dos pesares somos todos e deveríamos conviver em harmonia...que os Òrixas continuem lhe cobrindo de asé...e vc continue assistindo aos vídeos e participando com seus comentários. Abraços.
RESPONDER
Gostei do vídeo.... Onde encontrar uma casa de candomblé aqui no DF ou entorno? Desejo muito conhecer uma casa séria e seguir minha religiosidade de matriz afro.... Desde já agradeço!
alguem conhece candomble no df?
Fiquei até emocionado, parabéns pelo comentário meu velho👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Na casa que trabalho não tem guias de pescoço... Trabalhamos com água, luz branca.. Sou umbandista, Mais não tem regras... Somos. Irmãos... Temos que trabalhar pela a caridade.. Mais respeito todas as religiões... Damos de graça o que Deus nos Deu de graça... Mais nos mesmos mantemos nossa casa...
Motumbá pai Raimundo são verdadeiras palavras mas ainda falta muitas mais para descrever o que o candomblé se tornou hoje eu também abandonei o candomblé mas nao os orixás tenho pena da palhaçada que eles estão virando por conta do ser humano
Motumba asé, Motumba
Infelizmente isso é uma realidade...
Mas estamos resistindo e sobrevivendo com Òrisa
Participe das lives nas segundas às 20:00
Ah e não deixe de se inscrever no canal
Bom dia meu querido Guilherme Abdalla, amei seu depoimento pura verdade é o que acontece hoje em dia com os que nasceram com os olhos de moeda, cansomble agora com exceção é status,dinheiro, competição, a vaidade se sobressai o orixa dica wm segundo plano em muitas casa. Se o consulente for rico tem tudo, se não vai baixa em outro terreiro. Lamentável dizer isso mas é pura verdade. A vaidade tomou conta do sagrado essa e.a verdade. Tem pai de santo que tem um terreiro de três andares e o axé está bem longe dele. Resumindo os terreiro virou vitrine de modelito.
Eu me afastei do candomblé e fiquei muitos anos fora da minha religião e quando eu voltei não encontrei o candomblé.
Eu só encontrei guerras de egos. Cadê o amor ao orixá?
Cade o amor, respeito pelo zelador e pelos irmãos?
Eu vi gente raspando a cabeça pela segunda vez porque queria outro orixá e pai de santo se relacionamento com filho de santo.
Sem contar que tudo gira em torno de dinheiro.
Eu estou muito decepcionada com tudo o que eu estou vendo.
Eu me afastei e hoje sigo feliz...🤭😉
Muitas pessoas que vivem dentro do candomblé eles se esquecem que orixá é humildade ...
Pura verdade do autor deste texto... Axé a todos
Jarbas Montenegro
Não se esqueça de se inscrever no canal. Assista aos outros vídeos, e participe das lives ás segundas às 20:00
Forte abraço
No Camdoblé eu encontrei forças que nem eu sabia que tinha, sou Abiã com muito orgulho, amo minha família do camdoble, não só os meus irmão no santo mais os das casas vizinhas que vem visitar. Eu estou nascendo de novo. Sarava. O seu trabalho e lindo.
Abiã estou com pena de você ! Quando raspar se prepare ? Me avisaram e eu não acreditei ! Hj estou liberto e feliz ! E falo pra todos não entrar nessa situação !
@@sharksstar1909 eu sei bem do que vc esta falando,estou passando por esta fase,mas ainda vou me libertar
Sábias palavra que Olorum te abençoe e cuide dos teus caminho
Axé ❤
PARABÉNS em (20) anos de santo... Vi um Sacerdote 100% educado coerente... Axé, axé, axé
Eu , me desgostei muito e abandonei a casa com 30 anos de iniciada , e não os orixás , mais só tem valores que tem dinheiro . Orixás não conhecem dinheiro , Babalorixás tem que trabalhar e não se sustentar com o dinheiro dos outros .
Muito esclarecedor achei que nunca iria ouvir esse esclarecimentos mas graças a Deus ouvi ....sua bênção e oxalá te abençoe. Iniciei no omoloko me afastei por anos por que me decepcionei com as pessoas por causa do Luxo. Mas amo minha religião
Aira abençoe...pois é Cristina Amália...mas com tudo isso...vamos resistindo e existindo.
SAUDAÇÕES Baba ou Tata Ubuntu é uma palavra do Bantu Angola este livro do Sr é qual Nação amo o Candomblé palavra também Bantu acredito que o ORIXÁ é Universal entendi todas as línguas principalmente Africana mas a raiz também é fundamental é a Herança parabéns pelo vídeo Axe
Então. ..sou da nação Ketu raiz engenho Velho...
Tirei o nome Ubuntu do conto africano..."sozinhos não somos nada...Ubuntu "
@@babalorisaraimundotayracan8094 Gratidão baba axé
EU SAÌ FAZ TEMPO DO GEGE. HOJE VOU NO CARDESÌSMO. ESTOU BEM. GRAÇAS AO PAÌ TODO PODEROSO. GRATÌDÃO.
Motumbá babá , lindas palavras axé quando uma pessoa nasce para o axé , não tem como correr das suas obrigações. , Eu sou ogan estou afastado já algum tempo e já estou voltando novamente para dar continuidade nas minhas obrigações, ...
Motumbá asé, motumba; que bom que esteja de volta, o candomblé precisa de gente de axé.
muito lindo gostei cada um vever tu jeido que é meu anjo o msm Deus qui é tu deu é de nois também viu
Perfeita reflexão, mais axé e menos luxo, mais pé no chão e menos arrogância, em fim orixá é simplicidade amor e fé
Meu motuba a todos gente boa tarde sou iniciado na religião jeje queria entender pq sempre me dar vontade de não fica onde me iniciei minhas obrigações estão em dias tudo oque eu faço e de coração sem perdi nada em troca mais ao logo do tempo por esses dias meu orixá sempre me mostra que onde eu estou não é lugar mais pra mim só que fico insistido pq e tão difícil vc confia no seu orientador espiritual que quando a fica cai vc não consegui acredita em certas situações sabe aquele tapa de realidades pra vc acorda e oque esta acontecendo comigo infelizmente não queria sai oque eu faço
Muitas pessoas esquecem que orixá é simplicidade.
Sou umbandista mas amo o candomblé
Sou apaixonada por oya minha querida mãe
Valléria Bastos verade
Valléria Bastos oq vc falou e uma mentira Deus que é mais forte se vc não crê nele sua alma vai por inferno
+Jean 90305455 quem e tu pra julgar?
e condenar?
Triste eu como ogan Ferrero de ogum auxilio nas festas ,pago mensalidade,limpos bichos e me preocupo com os filhos,mas a pouco ouvi coisas erradas e antes ja ouvi do meu avo de santo que eu não posso participar de feituras de cortepois não tenho nada a oferecer jogando a pressão que eu fizesse santo e me magoou muito,no final agora fiquei sabendo de libertinagem no axe ao qual não posso provar ,mas cometi o erro de levar assunto fora do reino da mãe de santos e tudo ai começou ameaça de acusação sem prova é crime mas quando descobri também passa panos quentes para zelar do nome não sei de quem,do yao ,da casa ou do que sempre causa problema hoje me afasto mas nao darei meu ori a pessoas que permitem isso no sagrado
Quero entra no candomblé pois gosto muito e minha vó erra do candomblé mais aqui a onde eu estou morando eu n conheço ninguém que possa me ajudar
Arrasou demais. Me arrepiou! Parabéns.
Sou Kpegigan e essa redação é perfeita, Vodun, Orixá, Nkissi são cada um no seu panteão.
Meus parabéns, Saminarrô, Motumbá, Macuiú, Awre para todas as nações.
Boa tarde ..Sou do candomblé ketu e sou feita no santo, porém, não tô satisfeita com o terreiro que frequento e tomei uma decisão de sair de lá... Porém as pessoas falam que se eu sair posso até morrer ou minha vida virar do avesso....Isso é verdade? Eu posso ser de lá mesmo sendo feita? E se eu não quiser mais seguir a religião posso tbm? Alguém me ajuda por favor... Moro em Minas!
Tenho vídeos a este respeito. "Quero sqir do candomblé" posso?" assista
Sensacional!!
Obrigado, não esqueça de se inscrever no canal, assistir aos vídeos, compartilhar...e participe das lives nas segundas feiras às 20:00 Forte abraço
A sua benção meu pai,Mojubá..Perfeito texto e parabéns a quem escreveu..Palavras que caem perfeitamente no que vivemos na Religião como um todo...Oxalá pudéssemos todos entender que Sagrado, se faz com o coração e não com os olhos...Adupé
Negrogato
Aira nos abençoe
Não esqueça de se inscrever, assistir aos outros vídeos. Continue participando com seus comentários.
Forte abraço
Eu voltando aqui depois de 5 anos para ouvir estas sábias palavras , com a mesma tristeza que tinha , vendo o que esta acontecendo com o candonble
Dois
Bença Pai, mesmo não sendo seu filho. Mas sim o respeito. Saibais palavras, que Pai Oxalá lhe proteja.
Perfeito esclarecimento.
Sou umbandista e vejo que essas distorções, não acontecem apenas no candomblé, infelizmente as vezes nos deparamos com pessoas que se envaidecem e acaba sendo um culto ao humano invés de ser aos Orixás.
Mas sigo minha caminhada, buscando a simplicidade da caridade e do amor.
E quanto a intolerância religiosa, ainda ocorre muito por falta de estudo até dos adeptos das religiões afro, onde cada um quer ser superior ao outro, sem ao menos saber argumentar sobre a sua religião, sem conhecer absolutamente nada da outra vertente, se nem dentro das religiões de raiz africana o povo consegue se unir, como vamos combater a intolerância das demais religiões?
Já fui católica (sem opção pois era criança), kardecista (por escolha) e conheço a umbanda há 5 anos, dentro do terreiro que frequentei há uma visão bem pesada sobre o candomblé, e com o passar do tempo, resolvi estudar a minha religião, eis que um dia, minha irmã de sangue me questionou sobre a religião (ela é mais direcionada para o neopentecostal) e eu expliquei, ela hoje não julga, entende e até defende nossa liberdade de culto.
Se eu tivesse me encolhido sem argumentos, teria causado nela o fortalecimento das ideias erradas plantadas nela pelos pastores e outros líderes.
Desejo que o mundo desperte para os valores morais, para o amor, a caridade, a simplicidade, a fé que estrutura a vida, independente de qual seja a religião praticada, o importante é encontrarmos Deus e saber que todos somos parte Dele.
Axé
Elaine, que bom que exista pessoas coerentes como vc. Continue sua caminhada, e continue assistindo aos vídeos. Participando com seus comentários e não esqueça de se inscrever no canal. E como vc gosta de estudar a religião...sugiro meu livro ( sem querer fazer propagando, já fazendo rs) www.clubedeautores.com.br/book/242183--UBUNTU#.Wh1oz0qnHcc
Obrigado e muito asé
Elayne Santo. Parabéns Elayne! Eu me vi nas suas palavras! Venho de uma família evangélica, bem radical, e sei que sem o conhecimento da espiritualide, eles, rapidamente, conseguem "provar" que vc está em trevas e que não pertence a Deus. Tenho meus estudos Kardecistas e frequento uma casa de Umbanda. Fico mto feliz qdo Pai Benedito chega para nos aconselhar ou qdo os caboclos e boiadeiros aparecem para nos dar uma força nos caminhos confusos. Mas a estrada é longa! Se não buscarmos obter um alicerce, estudando e nos aprimorando, acabaremos virando presas fáceis, de gente que acredita ser o dono da verdade. Seja na casa Kardecista, seja na Umbanda ou no Camdomblé, o que importa é fazermos o bem, praticando o amor e a caridade. É necessário que despertemos e deixemos para trás o velho ego, que impede o nosso crescimento. Penso que, neste planeta-escola tão sofrido, cheio de mazelas, nós precisamos de mais humildade e menos ego. Parabéns! Um abração!
Vera Lyrio talvez faça parte da nossa missão esses obstáculos, mas com fé e amor vamos provar através dos nossos atos, que Deus está em tudo, e longe de ser aquele ser malvado, egocêntrico e vingativo.
Deus é puro amor e acolhimento, de todos os filhos, e cada um ao seu tempo haverá de despertar.
Gratidão pelas palavras lindas irmã, e que seu caminho seja florido e abençoado pelo nosso Criador, que está em Tudo, e pelos nossos queridos Orixás.
Gratidão
Axé
só a salvação em cristo Jesus
Muito, muito, Muito bom! Seu texto está lindo, Cheio de energia de amor e compreensão. O que é caridade senão humildade e compreensão? Axé
o meu pai é Jesús ❤👏 glórias a Jesús glórias a Deus louvado seja deus nem existe outro maior que meu jesus ele é muito maravilhosa é o único nome de tem poder é o de jesus ❤👏👏👏👏👏 glórias a jesus
aq não e para vc vai horar
Respeita a fé dos outros...
@@andreluisdacruz1308 orar* e não ''horar''.
Se todos os Sacerdotes fossem sensatos como este senhor, imporíamos muito mais respeito !!
Perfeito, não sou nada neste mundo em conhecimento mas concordo e me emocionei com sua colocação, meus parabéns. Grande abraço.
Povo . De Deus. Respeitem . A todos. Sem ofensas. Deus não convence ninguém através. Das ofensas e preconceito. Mas c amor.
Com certeza hoje na maioria de barracoes, tendas e casas espiritas tudo e luxo, tenho filhos( as ) de santo que sao soberbos e orgulhosos e nao e so no candomble que se ve isto mas sim na umbanda raiz, emfim em todas as crenças ve- se raramente a humildade. Muito triste. Axe para todos.
👏👏👏👏👏🙌🙌🙌 sua benção, belíssimas palavras parabéns pelos seus 40 anos de santo
Aira abençoe,,,lembrando que os 40 anos são divididos entre Umbanda e Candomblé...de òrisá tenho 21 anos (senão daqui a pouco meus mais velhos vão dizer que estou mentindo idade de santo rs)
Não esqueça de se inscrever no canal, assistir aos outros vídeos , comentando, compartilhando. Um forte abraço e muito asé..
Parabens pelo video.
To conhecendo o candomble agora, conheci uma casa e estou indo as reunioes.
Religiao linda , a qual eu quero seguir.
Seus canais tem me ajudado.
Axé!
Eu já não sei o que fazer pq eu não quero tá sendo ameaçada por Exu e ao invés de sentir amor sentir medo. Deus me livre
Tirei a tarde para responder os comentários. agradeço a participação de todos. Muito asé
Buenas noches soy de uruguay practico.candomble desde hace mas de.40 años en mi país solo hay 4.o 5 pay.de candomble y .muchísimos templos de umbanda y todos me dicen que en uruguay no se puede hacer candomble y la pregunta es.se puede hacer en uruguay candomble? Gracias por su respuesta
@@walterleone4110 o Candomblé nasceu no Brasil. Se o Candomble foi levado para o Uruguai por um Babalorisa ou Yalorisa responsáveis, pode ter sim.
Passei 40 anos no candomblé Saí porque não suportava ver tanta pessoas egoísta, as pessoas que tinha acho roupas riquíssima era quem tinha Santo, as pessoas mais Humildes se sentia hostilizada e De tanto eu ver muitas injustiças ali eu preferi sair mas amo o meu santo amo o Candomblé , saí mas nunca deixei de respeitar o santo no candomblé, Deus sabe e os deuses orixás sabe o quanto eu o amo e respeito sozinha faço minhas orações e sou atenda pelo meus orixás, sou filha de Oxum com ODE e eles me deram muitas alegrias e prosperidade ,sair do Candomblé mas Deus orixás continua me abençoando, sozinha em meu canto faço minhas orações, e sinto que estou debaixo da proteção do meus orixás Saí porque não suportava mais ver tanta heresia, a falsidade prevalece em determinados terreiros, eu sou de outra época que se cultuava orixás verdadeiramente!!! Tenho muita saudade dessa época, muito axé
Motumba Tereza, como você muitos, infelizmente o Candomblé tem perdido muitas pessoas boas. Por isso escolhi o candomblé raiz. Cultuar Òrisa. Continuo na resistência a essência de Candomblé
Graças a Deus eu sair no ano de 1996 foi uma benção tudo na minha vida mudou-se para melhor hoje tenho saúde prosperidade toda maldição saio da minha vida juntamente tbm com alguns Familiares estou livre liberto pelo poder de Deus 🙌🙌🙌
Foi o ano que me iniciei e que transformou a minha vida! Graças ao meu Ori e ao meu Òrisa, tive e continuo tendo excelentes ensinamentos e oportunidades de crescimento e evolução.
Parabéns Ubiracy ! Fiz o mesmo despachei tudo e sigo muito feliz, do que estar numa casa cheia de falsidades, discórdias, aquele Xire que parece perfeito é tudo uma Grande Farsa ! Lá nos bastidores é a maior "Zona de Conflito" Nojento ! Tomei verdadeira Hojeriza,o Sacerdote toma a sua vida como se fosse obrigado a perder dias e noites de sono, convívio com a família e etc... Só se Fode ! Hoje Evoluí pra melhor...
Se fosse só na sua religião, na minha também desfiguram o nosso Deus, ele deixou de ser poderoso para ser mordomo,.
Pois é...tá uma loucura o mundo religiosos...não esqueça de inscrever no canal..assistir aos outros vídeos, e continue participando com seus comentários. Forte abraço
Religiao virou uma puta p ter e ser melhor q todo mundo e acusar
Verdade. Eu sou cristão evangélico, essa mordenidade, já chegou em todas as religiões. Infelizmente. As pessoas acham que Deus é um garçom.
"GRAVEM UMA COISA : ORIXÁ NÃO CASTIGA NINGUÉM ! PALAVRA
Muito bem está são palavras sábias ase ou axé motumbá
naõ saia naõ eu adoro candoble ,pesso em nome do senhor jesus cristo,todos nois samos comadado só que muitas pessoas naõ sabe, mais eu sei cada um de nois temos uma missaõ na terra.um abraça que deus te proteja. socorro pérnabuco.
Gostei . Da simplicidade desse homem.m. respeito à todos
Muito lindo demais axé motumba
canal de noticias gerais sombras
Agradeço. ..não esqueça de se inscrever; compartilhar os vídeos. ...e partcioar das lives nas segundas às 20:00
Pois é, são essas pessoas q 'usam' os Orixás para satisfazerem suas vaidades; q lá na frente, sobem num púlpito dando testemunhos contra o q diziam acreditar. Nunca foram Umbandistas e muito menos Candomblecistas; e sim, médiuns ou simpatizantes. Não existe ex babalorixa ou yalorixa. O q existe, na minha opinião, são pessoas q nunca tiveram um comprometimento com a religião .
Verdade meu irmão. Existem pessoas que não tem ideia do que seja religiosidade, e muito menos para que estão numa religião, e a finalidade de uma religião.
Sr. Luiz Miranda ,generalizar é perigoso ,existem pessoas que se desligam do candomblé e nem por isso falam mal da religião ou dos ORISAS ,eu sou do santo desde pequeno e hoje aos 56 anos ainda sou do santo e não mais do candomblé´ ,,, isso mesmo , nos últimos dez anos assisti com muita tristeza e com muita vergonha a degradação de certas casas ,só vi vaidade , crueldade ,ignorância , prepotência e a pior de todas ganancia financeira , sim existem boas pessoas mas eu sempre fui de uma unica nação e se ososi me levou para ser feito nesta nação é porque ele queria que assim o fosse e por isso nunca procurei mudar .sempre me considerei um Yao pois perante ao santo todos somos yaos sempre entrei em roda de santo com roupa de ração e pés descalços , por vontade própria , agora infelizmente pagar valores absurdos para tomar obrigações afasta sim aqueles que pensam como eu . religião não é comercio , ganhar dinheiro com o sofrimento alheio é o maior crime que um ser humano pode realizar.Não sigo mais a religião porem respeito e muito ,mas ainda sou dos santos , eles estão dentro de mim , ninguem colocou, foram os ORISAS que me escolherão .desculpem meu desabafo .OKE ARO
RENEGADOSix então irmão. ..exatamente isso que estamos trazendo à conversa, eu entendi. E o Luiz Miranda não generalizou ele se referiu " essas pessoas que usam os Orixás para satisfazerem suas vaidades "...
Fico triste por vc ter largado a religião, entendo perfeitamente suas razões. E fico feliz em continuar amando os Òrisa.
Motumba irmão, e Osossi continue lhe cobrindo com muito asé
RENEGADOSix ago concordo c vc gosto do candomble do meu jeito olhe entrei no candomble pela razao hoje estou p coracao Acho um absurdo cobrarem rios de dinheiro para fazer Uma limpeza e ainda fazem de Qualqer jeito e Sao pessoas velha no Santo o termo q susam
+Cicero Jesus porq tu ataca as pesoas?
Só podemos viver da Verdade (João 14:6; 17:17) ou escolhemos morrer servindo o pai da mentira cfm João 8:44. No caso específico do espiritismo em rodas as suas ramificações, são demônios (entidades mortas) que lá se manifestam e entram no corpo das pessoas incautas e começam suas obras de mentiras, com o único objetivo de matar, roubar e destruir cfm João 8: 44. O grande segredo é que eles temem e tremem quando um filho de Deus invoca o Nome Poderoso de Jesus e amarra todos os demônios e os expulsa das pessoas manifestas. Agora, que é o maior e poderoso? Por que servir a um derrotado ? Esse senhor do vídeo tomou a atitude mais certa de sua vida! Quem quiser aprender mais sobre a Verdade veja o Show da Fé na Band TV.
Amei este comentário é tudo isto mesmo gratidão mutuba
Sou baba !!!Sempre fui umbandistas é sou até nos dias de hoje ..Mas infelizmente barracão só existe os antigos ....já decepcionei é muito muito muito
Sou de mesa branca, sou de umbanda, sou de umbandable.... Sou de keto, sou de angola sou de gege sou de nago sou de kimbanda, não compro roupas caras pra meus orixas, doamos roupas pra quem não tem, não damos festas aos orixas, doamos cestas basicas pra quem tem fome, não medimos forças com ninguem, damos as nossas ultimas forcas prs ajudar outras pessoas, aqui os orixas curam abrem caminhos, ajudam quem precisa e não se cobra, não sou nada e não sou ninguem, mais os orixas são tudo para mim, pena que algumas pessoas pensam de outra maneira, mais continuarei da mesma forma que faço a 42 anos, apenas ajudo e sou espirita.
Arif Calacina exatamente, o Deus a nos apresentado, nos fala de amor paz Harmonia simplicidade igualdade, porém deixou tudo aqui, da terra ao céus, cabe ao ser humano, cuidar do que foi lhe deixado, terra, ar, água, ervas etc, se fosse pra termos que pedir algo a Deus, ele deixaria algo aqui faltando, a magia está dentro de nós, devemos cuidar um do outro, devemos alimentar os menos favorecidos, ajudar a todos, mais o homem des do inicio se mata por terra, poder e religião, indiferente da religião, cada Orixa foi nos dados sim, pra nós ensinar a ser humano, a cuidar da nossa casa e um ao outro, mais....... Hoje a muita gente de respeito no espiritismo mais a essência dos orixas jamais se perderam, mais a magia em cada um, está frágil devido aos seus egos e eus..... Mais quem tem os orixas em sua vida sabe, que eles estão aqui pra ajudar nada mais....
Olá boa noite!
Motumba Pai Raimundo! sou nova em seu canal e estou gostando muito! Gostaria de assistir um candomblé em sei ilê, tem como o sr informa o próximo toque? Sou de Jacarepaguá rj.😘
Boa dia Cristiane, te aviso sim...me add no face..fica mais fácil...
Sem palavras para agradecer por este vídeo. Motumba pai.
Como vc falou bem, bonito, necessário e lógico para todos. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Eu quando era pequeno frequentava uma casa que só depois de grande que fiquei sabendo que era de umbanda na vdd eu só ia pq as comidas era muito gostosa foi num dessas inda nessa casa que recebi um espírito que até hoje não sei quem foi então tive medo e nunca mais voltei nessa casa depois de grande fui conhecer outra casa e fui filho de santo da casa abiam era de Angola minha vida tava ruim ficou pior muito pior não sei pq não aguentei sair em 2014 e não voltei mais então conheci uma casa de umbanda frequentei minha vida melhorou cem por cento gostaria muito de conversar com vc pra tirar dúvidas pois passei mais de sete anos sem frequenta nenhuma casa e hoje tou sofrendo muito mais aí só falo se um dia tiver a chance de conversa com vc isso é se for possível...
Errei sair em 2009
Genildo, sim é possível, me add no facebook e me chama,,,vamos conversar. abraços. Não esqueça de se inscrever, assistir aos outros vídeo e participe das lives nas segundas feiras às 20:00
Quero sair devido a minha ausência por motivo de doença na família de casa a qual eu queria atenção ou simplismente uma palavra amiga,mais fui cobrado pois fiquei sem grana pra devida mensalidade ou somente ir lá, fiquei muito chateado,fui indignado também que era algum santo me cobrando,se me permite,se eu cultuo um santo uma divindade quê me cobra jogando males na minha família então eu não quero essa divindade na minha filha concorda,meu velho eu saiu mais o orixá fica comigo 24 horas,eu saiu da casa pela soberba,ainda ouvi também que eu não tenho orixá ,ele escola casa e não a mim,isso não é fé é bolha ,eu não preciso de bolha eu preciso muito é de tais irmãos a qual ajudei muito e agora me deram as costas devido minha ausência tendo em vista que no mercado de madureira eu não compro só minha vela ,eu levo pacote e distribui, espero que senhor me entenda,se caso escrevi algo errado quero sim ser corrigido tal como sua sabedoria meu velho,meu motumba d minha bença humilde de um abian que entrou no amor e saiu na dor
Infelizmente muitas casas são assim, infelizmente. Já passei por algumas em que você é valorizado enquanto tem grana para dar e vender, se não tem, você não vale nada. O Candomblé de verdade não é isso!
Se todos fossem como vc o Candomblé seria ótimo. Infelizmente, isso não acontece. Não vou entrar no mérito,pois pulei fora há tempos. Porém digo e repito, Orixá quando é seu mãe de Santo não tem poder para fazer o que quer. O problema não está nas outras religiões. Tá na maneira errada que alguns dirigentes fazem uso das casas de Candomblé. Virou um comércio ao ponto de pessoas serem agraciadas pelo status financeiro que tem. Vou sempre acreditar nos orixás. Agora voltar para o Candomblé, acho muito difícil.
Bruno Gomes Oliveira
Felizmente ainda tem muita Gent Boa no nosso amado Candomblé.
Forte abraço.
Continue participando com seus comentários nos outros vídeos.
Bença aos que são de bençãos, Dan cubra a todos com luz paz e harmonia , parabéna pelas palavras, concordo com suas colocações sobre nosso Amado camdomblé , apartir de hoje sou seguidor do canal .
✨✨👑💛✨💙✨🌈✨🌹✨❤✨🌾
Jesus ja pagou o preco para que eu e vc tenha vida e vida abundante!!salve o ReiJesus!!Nos da mediante a graca pela fe salvacao:paz,alegria,saude,amor,prosperidade,libertacao
Boa noite se existisse pessoas assim com esta sua simplicidade e este amor verdadeiro tenho certeza que o mundo e os seres humanos seriam bem melhor
Existe 💕💕💕
Parabéns pelas palavras
Alexandra Ruiz obrigado.
E não esqueça de se inscrever no canal, assistir os outros vídeos deixar seu like e compartilhar.
Participe das lives nas segundas feitas às 20:00
Forte abraço
O candomblé mudou tanto vejo de uma forma tão triste o que está se tornando, salve aos orixás que estão dentro do meu coração
jai lima ! Salve Salve Jai. Axé
..hje em dia ninguem ajuda com fé..so com dinheiro..uma pessoa da minha familia p desencarnar por magia converssei com um pai de santo ele pediu 2.000 reais..ela est indo enbora..mais tenho fé achei um q disse sua irmá se n cuida vai enbora...com uma semana deus e os orixas devolveu toda vida e as carnes p corpo q nao tinha mais ..gratidao plo meu pai hj edson
Eu precisava desse vídeo hj! Muito obrigado!🙌🏾❤
Parabéns Babá. A mais pura verdade.
Eu preciso de uma orientação,eu iniciei em uma nação,mas depois acabei saindo e não dei obrigação nem de um ano. E a mãe de santo faleceu,mas meu padrinho tá vivo. E tudo que era meu e do orixá foi despachado no mar. Eu posso,voltar para algum terreiro? Eu perdi tudo que fiz como yao?
Oque eu faço?
Não. ..vc não perde seu tempo...se tudo que foi feito...foi sente o dia rituais.
Babá infelizmente não conseguem diferir evolução com invenção. Também acredito na evolução pela modificação de materiais que são utilizado, mas pertinências litúrgicas precisam ser às mesmas.
Primeiro Mukuiu no Zâmbi meu velho com todo respeito que tenho é tive com seu vídeos e sabedoria. Pura verdade com que fala.... Um grande abraço de humildade deste Tateto
Mukuiu no Zâmbi, Motumbá. Fico muito grato com seu carinho.
Bom dia eu entrei no candomblé e não me adaptei hoje tenho certeza que não sou do candomblé o que eu faço por favor me ajude
Não entendi...me add para conversarmos melhor
facebook.com/rai.ribeiro.967
Que palavras lindas e sabias, muito axe meu irmão
Adorei!! 👏👏👏👏👏👏
Amigos...farei uma live hoje às 20:00 aguardando todos para um bom bate papo.
Fui criada dentro do candomblé. Vejo hj em dia que não é o msm amor , o mesmo respeito ...
Sinto saudades, mais na minha casa graças a Deus cultivamos o candomblé tradicional. Yao bate cabeça sim no pé do babalorixa , o mais novo respeita o mais velho , Quando Pai de Santo vira os filhos viram tbm e assim por diante .
Acho que cabe a cada Babalorixa trazer a para sua casa o candomblé de raiz pq ( os filhos seguem o exemplos do pai ) e ele tem que ensinar os seus filhos oq é o verdadeiro candomblé! MOTUMBÁ.
Palavras lindas isso é conselho de um zelador parabéns
Motumba! Sou feita no candomblé, estou quase chegando no 1 ano de Santo.
Não estou me sentindo bem na religião, ando muito triste e sem vontade de ir. Vou pelo meu Orixá.
Eu quero sair da religião, porque muitas coisas me machucaram, se eu sair da religião minha vida desanda mesmo? Lembrando que eu não vou ficar sem fé, eu gosto muito da igreja católica e minha mãe sempre me levou para esta igreja. E como faço para sair? Meus ibas tem que ser despachados?
Que triste né...vc poderia conversar com seu pai ou mãe de Santo...tentar entender o que te chateia, talvez isso ajude
Tentei de todas as formas continuar no Candomble mas o excesso de vaidade , falsidade e ganancia das pessoas me fizeram me afastar do candomble. Ainda amo os orixas mas desisti das novas normas do Candomble.
lena burril
Te entendo perfeitamente...
Torcendo peelo seu reencontro e felicidades.
Não esqueça de se inscrever no canal. Assista aos outros vídeos e continue parricipando com seus comentários. É muito imposrtante pra nós.
Forte abraço e muito asé
Vai pra umbanda e estuda Kardec.
Amane, quem conhece ou conheceu o Òrisá e o asé, por mais que tente, será sempre de Òrisá, é uma amor incondicional, amo a umbanda e respeito e sou grato por ela, entretanto, o Candomblé resiste e sobrevive. Não esqueça de se inscrever no canal. Assista aos outros vídeos e continue paricipando com seus comentários. É muito importante pra nós.
Forte abraço e muito asé
Mostrar menos
RESPONDER
Eu também!
As pessoas so pensam na vaidade e se acham muito melhores q todos.
Eu amo os orixás, mas infelizmente as pessoas acham q são nossos donos.
Eu acredito na evolução do candomblé.. Eu acredito nas pessoas que amam o candomblé e faz e se entrega por amor ao axé e ao órixa! Acredito no amor e no órixa. #VamosViverNoAxéComAmor
Evolução não ! A Extinção ! Essa Religião não irá sobreviver
Estou em busca de uma casa há muito tempo. Passei por várias de visita e não me firmei porque não houve identificação porque aprendi a prezar a vontade do orixá.Pra mim é le que decide tudo em minha vida eu jamais vou colocar vaidade diante de minhas raízes africanas pois sei que ela é minha essência verdadeira por isso a herdei e la não é para qualquer umpelo fato de vim de muito longe. E se o candomblé ocupou o seu espaço hoje, foi por motivo de várias lutas sangrentas e suadas que nossa ancestralidade batalhou para poder mostrar com orgulho que somos filhos da natureza sustentada por um criador.Senhor do tempo e da Criação.E foi no solo deste país que tudo foi e é previsto.Temos que vivenciar com simplicidade a força da natureza de nossos orixás.Isto por si só já nos basta. Já temos um Sol que divide seu brilho e sua luz conosco todos dias.A nossa verdadeira Beleza tem que ser trabalhada do lado dentro para se mostrar por fora.Eu, continuo na minha busca se não aconteceu no Recife poderá acontecer nesta outra terra que estou vivendo em J.PESSOA. A minha busca continua.honrando as lutas daqueles que abriram os caminhos para mim.Honrar a ancestralidade é muito importante.
Olá boa noite tudo bem ?gostaria de entrar em contato com o senhor gostei muito do vídeo do senhor acho que pode me dar a luz necessária
Meu Whatsapp 21972923869
Tudo isso é verdade não está mentindo em nada parabéns pura verdade exatamente acabou tudo
Sônia gostei do demais do seu incentivo
Belas palavras e muito confortante em momentos de tanta angústia
Pura vdd!
Reilan, não deixa de se inscrever no canal, assista aos outros vídeos, e participe das lives nas segundas às 20:00 um forte abraço