@@ProfessorHOC verdade sempre ache que livros de geografia e história teriam que ser como atlas repetindo mapas fronteiras e dados do gêneros a cada capítulo ....
@@CavaleiroNobreemGrego em programas de edição, você tem arquivos com mapas editáveis. No programa você adiciona as linhas animadas e os textos. Depois é só adicionar movimentação de câmera. Isso lógico que é uma forma resumida de explicar, porq na prática da um puta trabalho hahahah
Essa parte sobre Mato Grosso, grãos, infraestrutura de transporte.. foi fantástica! Deveria ser mostrada a todos políticos na hora de convencê-los que o investimento em infraestrutura deveria estar fora do teto de gastos!
Sou formado em História e senti falta dessa visão geopolítica na minha formação acadêmica. Está sendo muito relevante esse aprendizado com seus vídeos!
Não sou fã do Novo mas admiro muito aqueles que se propõe a trazer informações claras, isentas e de forma não conspiracionista na internet. Você é uma figura impar, parabéns!
Sou estudante da geografia, da Unesp de Rio Claro, acho muito importante essa relação que vc faz da geografia com a Geopolítica, nesse vídeo, principalmente com as questão territoriais e naturais, em outros, com a relações internacionais!!!!Parabéns pelo conteúdo professor, continue sempre, acredito que uma análise, da nossa infraestrutura do Estado de São Paulo, principalmente nos transporte, seria muito produtiva!!!
Na minha região, as cidades começaram a se desenvolver pelo mar, e depôs as cidades vizinhas foram desenvolvidas pelo rio, inclusive as igrejas (católicas) ficavam em um lugar alto de frente para rio, ótimo vídeo como sempre, parabéns
Parabéns pelo video, quero aqui lembrar que o meu estado (Ceará) quase 600 km de litoral ajuda e muito nas exportaçóes para o Brasil e para o mundo e ajuda muito a economia.
Que canal irado! O RUclips me recomendou esse vídeo e estou vendo de boca aberta com essa aula e essa edição de vídeo. Parabéns, ganhou um novo inscrito!
Que serviam e servem como abastecimento de água e saneamento. Fatores cruciais pra estabelecimento de uma comunidade. Uma boa parte das cidades, originaram-se de aldeias indígenas que já ocupavam terrenos estratégicos.
Qualquer comunidade, cidade grande que já seja uma cidade com muitos aos e muita história, certamente têm de ser ao lado do mar ou ao lado de um rio grande. Pois antigamente não existiam carros, nem comboios nem aviões. A unica forma de transporte de pessoas ou de transporte de mercadorias sempre foi feito de barco, pois era o unico meio de transporte na altura. E nenhuma cidade podia crescer ou prosperar se não tivesse um rio ou acesso direto ao mar. Sem forma de exportar e importar mercadoria, cidade nenhuma cresce : madrid, paris, roma, londres, berlin,varsovia, kiev, amestardão, dublin, atenas, constatinopola ( actual instanbul, moscow, lisboa... Etc... Todas tem rios com acesso ao mar. Menos lisboa, que tem acesso direto ao mar (oceano atlantico)
O Paraguai sofre para importar também porque o Rio Paraná tem épocas de baixo volume e as embarcações não conseguem navegar. As mercadorias acabam “hibernando” no Porto de Buenos Aires por, em média, 3 meses.
Sem palavras, para apreciar essa aula formidável, pra todas as idades! Você, HOC, é de nos encantar, com tão rica explicação gratuitamente! Sim… Gratidão é o precisamos dizer ao querido Professor!💎💎💎💎💎⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Quando eu estava no ensino médio, no meu caso 2* grau, a disciplina Geografia era ministrada durante os 3 anos de curso e, uma das suas partes era a Geoeconomia. Plotando nos mapas, estudávamos em nível elementar esta e outras questões como que uma iniciação ao conhecimento da Geopolítica - que também era parte da disciplina principal. Mas escrevi isso tudo somente para parabenizá-lo pela iniciativa de atrair a juventude atual, tão desestimulada por conta do desleixo em relação a uma instrução mínima mas de qualidade como foi a minha, usando o universo de acesso que permite tal atração na atualidade - a internet. Naquele tempo só tínhamos os jornais, as revistas e bons livros didáticos escritos de forma técnica. Hoje... Bem, parabéns professor!!! Tens mais um seguidor, um "coroa" de 60 anos que fica aguardando suas postagens. Obrigado!!!
No caso da Mongolia e Kazakistao, tem um problema, assim como nas entidades federativas russas que não possuem acesso ao mar: no inverno, os portos do pacífico da Russia fica inoperantes, por causa que as águas congela, inclusive em Vladivostok (final da transiberiana) ai tanto a Mongolia e o Kazakistao como essas unidades federativas sem mar na Rússia, recorrem a China, pois é mais perto e tá mais viavel que a Europa
Eu tenho o segundo grau completo mas tinha uma cabeça fechada para alguns assuntos difíceis de entender mas com as explicações do professor começo a entender muitos assuntos facilmente. Tudo fica fácil de entender com o professor hoc. Obrigado parabéns seu fã Pedro de floripa
Não estudo direito, nem economia, nem relações internacionais, nem comércio exterior. Para falar a verdade, nem faço faculdade. Mas o conteúdo do canal está me enriquecendo muito. Ampliando meus horizontes. Obrigado, Professor Heni!
Só precisamos de juízes que mantenham os corruptos na cadeia. Os políticos dos países menos corruptos andam na linha porque a lei é cumprida. O cidadão americano não joga papel no chão porque a multa é cara e é aplicada. Ou seja o ser humano é assim em qualquer lugar.
Não gostei desse vídeo, eu AMEI. Meu Deus, como esse professor ensina de uma forma agradável e simples. 👏🏾👏🏾 Estou viciada nos vídeos desse canal. Fico até altas madrugadas assistindo.
Obrigada professor ❤️ Sempre tive curiosidade, principalmente pelo meu interesse em países em geral (acho muito interessante a história de países assim, e esse é um assunto pouco falado). A Mongólia é um desses países...
Inclusive isso é notável até mesmo aqui dentro do Brasil. Se tu pegar o Espírito Santo, um estado que ta ali do ladinho de Minas, Rio, São Paulo e até mesmo a Bahia (que muitos consideram um estado pobre, porém, é bem rico, tem riqueza centralizada, porém, rico). E comparando o ES com os outros estados, tu percebe que ele não é um estado tão rico iguais os seus vizinhos. E por quê? Porque a orla do ES não é boa para navios atracarem, tanto que o melhor porto do ES foi feito pouco menos de cem anos atrás em Vitória (período ao qual a cidade começou a crescer). Eles tiveram que fazer um assentamento porque o chão do mar ali era pontudo e próximo da água. Foi nisso que as cidades aos arredores do ES cresceram tanto, aproveitando a falta de um porto no ES.
Gostaria de te ouvir falar sobre ciberespaço e línguas francas e sobre como a internet será responsável por desenvolver as relações entre nações. A dificuldade que os ocidentais têm para aprender o mandarin, por exemplo, não dificulta a capacidade da China em expandir sua influência?
Não apenas isso, também há a questão cultural. Os Estados Unidos influenciaram a cultura do mundo com seus filmes, séries, músicas e etc. A China barra a internet de fora, então para os chineses sem acesso ao Twitter, RUclips, Facebook etc não será possível influenciar culturalmente o mundo da mesma forma que os EUA fizeram, pelo menos enquanto continuarem sob a ditadura do Partido Comunista Chinês.
Meu Deus. Eu nunca tinha pensado nesta complexidade... Mais um motivo para eu ter gratidão. Tenho o mar tão próximo e minhas necessidades estão facilitadas por isso.
Rapaz, nunca pensei que iria assistir um vídeo com conteúdo tão bem explicado! Aprendo cada dia com essas aulas! Parabéns professor ! valeu pela iniciativa!
Excelente, foi através do Arte da Guerra que cheguei ao canal do RUclips. Com a idade e aposentadoria passei a dedicar muito minha vida ao estudo de defesa e Geopolítica e a rever e ampliar também os estudos de Culturas dos povos, História e Principalmente Geografia. Mais uma aluna, mais um inscrito!!!
O Canal Arte da Guerra e o do Professor HOC são os melhores em termos de Defesa (canal ADG) e Geopolítica (ambos). Cada um, à sua maneira, têm contribuído muito com os seus vídeos altamente educativos. Sou inscrito em ambos e não perco um vídeo!
Nossa! Grande contribuição que o senhor tem trago pro RUclips. Muito obrigado! Sugestão pra próximos vídeos: conflito entre Turquia e Grécia. Acredito que seja um tema relevante, porém pouco falado por canais brasileiros.
E msm sendo privilegiado, tendo mais de 7.000 km de litoral, o Brasil sofre com infraestruturas de transporte, sobretudo devido ao privilégio das rodovias.
Se a monarquia estivesse ainda no poder, com toda certeza, estaríamos desfrutando de uma infraestrutura infinitamente maior em termos de escoação da produção do país; D. Pedro II sabia da importância de uma infraestrutura boa, e seus sucessores dariam continuidade aos projetos estruturantes do país. Como bem sabemos, os republicanos tomaram o poder, Marechal Deodoro, o corno com dor de cotovelo e pau mandado, jagunço de uns republidiotas e barões do café descontentes com à abolição da escravidão foram lá e fuderam com um projeto descente e inteligente de construção de um país. O que temos hoje é resultado de 130 anos de falência republicana. A república nunca foi sobre o povo, mas sim sobre interesse de barões e burocratas. Engraçado em ver como uma família que tinha nobreza no sangue se importou mais com o futuro e com o povo mais do que qualquer outro governante meia tigela populacho, de esquerda, de centro, de direita, pôde, ou poderá fazer. Os monarcas eram e sempre serão superiores a qualquer político esquizofrênico.
Se é loco com monarquia irmão. Tá querendo regredir 100 anos? Existem estudos muito sérios mostrando como repúblicas tem índices de desenvolvimento humano maior que a média... bons estudos amigo
@@matheustrocolokobr Talvez sim. Isso porque a monarquia visaria o lucro em vez de propriamente abastecer a população. Logo, ela saberia da importância das ferrovias para o transporte e desenvolvimento do país. Contudo, do que adiantaria esse planejamento adequado sabendo que todo o retorno ficaria propriamente na mão de uma única família? A questão vai além do modelo político, chegando à intenção daqueles que governam o Estado, já que Vargas, msm sendo presidente/ditador, também incentivou o molde ferroviário. Por isso, a monarquia não seria a solução do problema, com a república sendo, por pior que seja, a melhor opção. E isso se confirma na frase de Winston Churchill: a democracia é a pior forma de governo, com exceção das demais.
@@GabrielFFS_ os países mais desenvolvidos do mundo são monarquias amigo, ex: Canadá, Noruega, Japão, Reino unido, Dinamarca, etc... a República no Brasil, está mais que provada que não deu certo, isso é fato
@@higort.1265 esses são a exceção Higor... e tem muito mais coisas por traz do que apenas o sistema de governo. Veja na África que tem muito mais monarquias e nenhuma e próspera como essas que citou. Da um Google no IDH de sistemas monárquicos e republicanos
Nossa, muito interessante. Eu que nem sabia direito o que era geografia na época da escola, hoje me vejo na área das ciencias agrônomas e cada vez mais interessada em política/geopolítica...
Ótimo vídeo professor! Um dia faz um sobre a questão nuclear e a utilização da energia e armamento e como isso é importante e estratégico para os países.
Professor, tem também a questão militar. Como é a Marinha desses países? São forças somadas às dos seus vizinhos ou não existem? Ou para efeito de precisar, são "obrigados" a se filiarem à ONU ou outra organização mundial nesse sentido?
Hoje em dia com as inovações técnicas, as entregas são mais rápidas. O segredo é investir em metrôs e aviãoes de transporte de cargas pesadas ou produtos simples. Gostei da aula professor!🙏🎧😃
Com toda certeza, é quase unanimidade entre os intelectos de logística que o transporte ferroviário é a chave para um escoamento de produção do continente para o litoral mais eficiente, contudo exige um investimento enorme.
@@cassiomontanaro4063 mas o investimento se paga rapidamente, o lucro com transporte de cargas por meio de ferrovias é muito maior do que o rodoviário. Basta ver que as maiores potências do mundo têm em seus meios de transporte de carga a predominância da linha férrea.
Obrigado Heni, exposição muito clara! Como temos uma costa imensa, não nos damos conta das dificuldades dos que não a têm. Ficou, ainda mais, incompreensível como os produtos Importados podem custar tão mais barato no Paraguai.
Você está coberta de razão! Acabei de conhecer o canal, escutei o vídeo tipo se fosse um podcast, já me inscrevi e agora estou doido para chegar em casa e já assistir mais!!!
Ótima aula Professor. O senhor poderia falar sobre a situação da Amazônia um lugar cobiçado e intocável, até então, como reserva de recursos para o mundo em futuro próximo. Isso realmente existe?
Canal incrível cara, pelo amor!! Conheci o canal graças ao navio que encalhou lá no Suez... se não fosse esse navio eu provavelmente ia conhecer geopolitica por outras vias 😅
Tive que voltar aqui nos comentários porque estou lendo o livro 1822, do Laurentino Gomes; Assisti o vídeo ontem, e exatamente agora me deparei com o seguinte trecho: "O Império acabou derrotado de forma humilhante em 1827, quando as forças argentinas e uruguaias massacraram os brasileiros na localidade de Ituzaingó. A paz viria em 27 de agosto de 1828 com a assinatura do tratado intermediado pela Inglaterra que deu a independência ao Uruguai. O NOVO PAÍS NASCIA PARA SERVIR DE TAMPÃO, ou para-choque, entre os interesses do Brasil e da Argentina na estratégica foz do rio da Prata, região que Portugal e Espanha haviam disputado de forma encaniçada durante três séculos da colonização". - Página 294. De novo, aula incrível! :)
Isso mesmo, Thales! Inclusive a bacia do Rio da Prata é um dos pontos mais importantes do continente sul-americano, por isso foi motivo de tanta disputa! Vai ter vídeo sobre isso também!
Bom muito bom o povo en jeral nao uma parte Vota por quer tem aquela influe Nça De ir la na una E votar so isto enbora que depois diga meu deus o que eu fis Vamos falar asim quen amtes dae eleiçoes timha ouvido falar en bolsonaro e quamtos caos ele tinha emtao aora terquer aguentar esta miseria por quatro anos calaros so vendo o quer fiseram no cuili
Ferrovias deveriam ter vindo antes do expansionismo das empresas de transportes rodoviários, e também antes da grande ocupação de terras. Fazer ferrovias hoje em dia seria uma eterna briga judicial de desapropriação de terras e também com os grandes empresários do ramo rodoviário.
@@andersonmp5415 Um argumento poderia ser que com a melhora da infraestrutura ferroviária, os lucros dos agricultores aumentariam, diminuindo a necessidade de pastagens de mais áreas florestais.
Caramba Heni, seus vídeos são fantásticos !! Recém descobrí seu canal e estou maratonando. Além da sua ótima didática e poder de explanação, me chama atenção também a arte hiper bem feita !!! Ou seja, forma e conteúdo impecáveis !
O Paraguay, tem o rio Paraná e Paraguai, e tbm o Estado do Paraná permite o Paraguay usar o Porto de Paranaguá, ja no caso da Bolívia, nem rios navegaveis esse país não tem, e pelas rodovias dos Estados brasileiros de MT e MS, e das provincias do norte da Argentina e Paraguai ser deficiente, e da dificuldade de acessar os portos do Peru, a Bolivia depende do Chile
Bolívia pega um pouco o Andes, da Amazônia que não pode ser explorada e os krls, e mesmo os caras sabendo disso não movem uma agulha pra levar investimento pro país kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa aula! Não sei se foi apenas por questões de exemplo ou se o professor esqueceu, mas Luxemburgo é um país sem acesso ao mar e ao mesmo tempo um dos maiores PIB per capita do mundo.
Finalmente um canal com conteúdo em português bem feito sobre geopolítica.
Meu sonho era poder aprender sobre geopolítica, e até então só podia vendo Caspian Report. Agora fico feliz podendo ver uma perspectiva brasileira.
Não conhece o canal do geopizza? recomendo muito
@@SirFrankers tinha que ser terra planista
Nunca tive informações tão claras e corretas .
Xadrez Verbal tá aí há 5 anos po
Essa produção dos mapas pra exemplificar o que é dito achei muito maneiro.
Que bom que gostaram! Não dá para falar de geopolítica sem olharmos direito pro mapa!
@@ProfessorHOC eu fiquei curioso de como isso é feito
@@ProfessorHOC verdade sempre ache que livros de geografia e história teriam que ser como atlas repetindo mapas fronteiras e dados do gêneros a cada capítulo ....
@@CavaleiroNobreemGrego em programas de edição, você tem arquivos com mapas editáveis.
No programa você adiciona as linhas animadas e os textos. Depois é só adicionar movimentação de câmera.
Isso lógico que é uma forma resumida de explicar, porq na prática da um puta trabalho hahahah
@@ProfessorHOC Correto professor, os mapas estão pra "geografia", como os números estão para "matemática". Excelentes colocações, abração!
Essa parte sobre Mato Grosso, grãos, infraestrutura de transporte.. foi fantástica! Deveria ser mostrada a todos políticos na hora de convencê-los que o investimento em infraestrutura deveria estar fora do teto de gastos!
Se não tiver errado fizeram a pouco tempo uma linha de trem cargueiro do Mato Grosso ao Pará.
Por isso tem a BR 242 até salvador BA.
Sou formado em História e senti falta dessa visão geopolítica na minha formação acadêmica. Está sendo muito relevante esse aprendizado com seus vídeos!
Não sou fã do Novo mas admiro muito aqueles que se propõe a trazer informações claras, isentas e de forma não conspiracionista na internet. Você é uma figura impar, parabéns!
Professor, deixe, se possível, as referências bibliográficas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento! Adoro seus vídeos!!
As fotos são a referencias uai
@@claudiohenrique-bd8bz referência bibliográfica é de onde ele tirou a informação, é como se fosse os créditos
@@claudiohenrique-bd8bz pqp cara
@@VictorHugo-mm3zp o
Esse professor e nota dez
Como pode 117 deslikes para esse Professor? Professor HOC é o que há de melhor dentro do conhecimento geográfico. Ele é incrível!
Sou estudante da geografia, da Unesp de Rio Claro, acho muito importante essa relação que vc faz da geografia com a Geopolítica, nesse vídeo, principalmente com as questão territoriais e naturais, em outros, com a relações internacionais!!!!Parabéns pelo conteúdo professor, continue sempre, acredito que uma análise, da nossa infraestrutura do Estado de São Paulo, principalmente nos transporte, seria muito produtiva!!!
Na minha região, as cidades começaram a se desenvolver pelo mar, e depôs as cidades vizinhas foram desenvolvidas pelo rio, inclusive as igrejas (católicas) ficavam em um lugar alto de frente para rio, ótimo vídeo como sempre, parabéns
Como é satisfatório poder ter acesso a informação dessa forma tão didática, obrigado, professor
A importância do litoral do Ceará pros cabos de Fibra Óptica que ligam o Brasil ao mundo
Parabéns pelo video, quero aqui lembrar que o meu estado (Ceará) quase 600 km de litoral ajuda e muito nas exportaçóes para o Brasil e para o mundo e ajuda muito a economia.
Felizmente o Brasil tem uma costa bem grande.
Nosso problema é saber aproveitá-la direito, mais assunto pra vídeo!
@@ProfessorHOC apoio uma série vídeos com esse tema (com direito a um capítulo sobre a Marinha).
É por isso que o Brasil só leva chicotada kkkk
@@coringa.w7396 Tu não mandou essa....,😂😂😂
@@ProfessorHOC O Ceará é um bom exemplo com o Porto do Pecém e Acordos com Roterdã.
Que canal irado! O RUclips me recomendou esse vídeo e estou vendo de boca aberta com essa aula e essa edição de vídeo. Parabéns, ganhou um novo inscrito!
Prof.Heni, aula quando e dinamica e com didática ( ilustrações, mapas, etc..) passa rapido que não se percebe !, Parabens Sr.
Obrigado, Marcelo! Busco tornar estes assuntos complexos acessíveis a todos, esse é o desafio da educação!
As comunidades geralmente se desenvolvem proximas aos rios
Isso mesmo, Ana! Os rios são outro grande aliado geo-estratégico, vou fazer um vídeo só sobre rios também!
Que serviam e servem como abastecimento de água e saneamento. Fatores cruciais pra estabelecimento de uma comunidade.
Uma boa parte das cidades, originaram-se de aldeias indígenas que já ocupavam terrenos estratégicos.
São áreas nao edificaveis, e troricamente públicas
Qualquer comunidade, cidade grande que já seja uma cidade com muitos aos e muita história, certamente têm de ser ao lado do mar ou ao lado de um rio grande. Pois antigamente não existiam carros, nem comboios nem aviões. A unica forma de transporte de pessoas ou de transporte de mercadorias sempre foi feito de barco, pois era o unico meio de transporte na altura. E nenhuma cidade podia crescer ou prosperar se não tivesse um rio ou acesso direto ao mar. Sem forma de exportar e importar mercadoria, cidade nenhuma cresce
: madrid, paris, roma, londres, berlin,varsovia, kiev, amestardão, dublin, atenas, constatinopola ( actual instanbul, moscow, lisboa... Etc... Todas tem rios com acesso ao mar. Menos lisboa, que tem acesso direto ao mar (oceano atlantico)
O Paraguai sofre para importar também porque o Rio Paraná tem épocas de baixo volume e as embarcações não conseguem navegar.
As mercadorias acabam “hibernando” no Porto de Buenos Aires por, em média, 3 meses.
2 vez assistindo essa aula, excelente conteúdo professor!!! 👏👏👏
Sempre quiz entender como curioso como funcionava a vida de um país sem mar, ótimo conteúdo.
QUE AULA! Sou estudante de turismo, esse canal foi uma das melhores coisas que o RUclips já me recomendou.
Conteúdo foda pra krl, n esperava menos de você
Mas uma Palavra q n sai da minha cabeça
"Acesso ao mar"
canal verificado comentando coisas genéricas
@@welinton211 Só pq ele é verificado quer dizer que ele perde o direito de comentar?
@@vnyccio canal não verificado comentando para outro canal não verificado
@@welinton211 meu deus, para de ser chato, pra que isso? Não vai ganhar NADA com isso
@@oficialoficial8114 canal se achando o fodão mas não tem verificado
Sem palavras, para apreciar essa aula formidável, pra todas as idades! Você, HOC, é de nos encantar, com tão rica explicação gratuitamente! Sim… Gratidão é o precisamos dizer ao querido Professor!💎💎💎💎💎⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Quando eu estava no ensino médio, no meu caso 2* grau, a disciplina Geografia era ministrada durante os 3 anos de curso e, uma das suas partes era a Geoeconomia. Plotando nos mapas, estudávamos em nível elementar esta e outras questões como que uma iniciação ao conhecimento da Geopolítica - que também era parte da disciplina principal.
Mas escrevi isso tudo somente para parabenizá-lo pela iniciativa de atrair a juventude atual, tão desestimulada por conta do desleixo em relação a uma instrução mínima mas de qualidade como foi a minha, usando o universo de acesso que permite tal atração na atualidade - a internet.
Naquele tempo só tínhamos os jornais, as revistas e bons livros didáticos escritos de forma técnica. Hoje...
Bem, parabéns professor!!! Tens mais um seguidor, um "coroa" de 60 anos que fica aguardando suas postagens.
Obrigado!!!
Nunca vi graça em geografia no ensino médio. O professor HOC está me fazendo adorar! Que aula incrível.
No caso da Mongolia e Kazakistao, tem um problema, assim como nas entidades federativas russas que não possuem acesso ao mar: no inverno, os portos do pacífico da Russia fica inoperantes, por causa que as águas congela, inclusive em Vladivostok (final da transiberiana) ai tanto a Mongolia e o Kazakistao como essas unidades federativas sem mar na Rússia, recorrem a China, pois é mais perto e tá mais viavel que a Europa
show de bola muito aprendizado
Poucos tem interesse num assunto tão importante como este! Que trabalho sensacional Professor HOC! Vou compartilhar.
Eu tenho o segundo grau completo mas tinha uma cabeça fechada para alguns assuntos difíceis de entender mas com as explicações do professor começo a entender muitos assuntos facilmente. Tudo fica fácil de entender com o professor hoc. Obrigado parabéns seu fã Pedro de floripa
Não estudo direito, nem economia, nem relações internacionais, nem comércio exterior. Para falar a verdade, nem faço faculdade. Mas o conteúdo do canal está me enriquecendo muito. Ampliando meus horizontes.
Obrigado, Professor Heni!
Também!
Parabéns vc e Cláudio ZaidaN são mestres da oratória meus parabéns 👍👍👍👍👍👏👏👏👏
O Brasil é tão abençoado e rico. Só precisamos de politicos éticos.
É DE UM POVO MENOS CANALHA
@@terranova5695 vdd
E uma política menos porca
Só precisamos de juízes que mantenham os corruptos na cadeia. Os políticos dos países menos corruptos andam na linha porque a lei é cumprida. O cidadão americano não joga papel no chão porque a multa é cara e é aplicada. Ou seja o ser humano é assim em qualquer lugar.
@@terranova5695 o motivo disso é a educação que temos nas escolas
Não gostei desse vídeo, eu AMEI. Meu Deus, como esse professor ensina de uma forma agradável e simples. 👏🏾👏🏾
Estou viciada nos vídeos desse canal. Fico até altas madrugadas assistindo.
Isso sim é informação
Tv aberta morreu
Com certeza! Num futuro próspero pode-se envolver a educação primária através de um aglomerado de vídeos já disponíveis neste modelo.
Nossa, nunca tinha pensado sobre isso!! Super interessante!! Que sorte a do Brasil, ter essa costa gigantesca!!
Obrigada professor ❤️
Sempre tive curiosidade, principalmente pelo meu interesse em países em geral (acho muito interessante a história de países assim, e esse é um assunto pouco falado). A Mongólia é um desses países...
Inclusive isso é notável até mesmo aqui dentro do Brasil. Se tu pegar o Espírito Santo, um estado que ta ali do ladinho de Minas, Rio, São Paulo e até mesmo a Bahia (que muitos consideram um estado pobre, porém, é bem rico, tem riqueza centralizada, porém, rico). E comparando o ES com os outros estados, tu percebe que ele não é um estado tão rico iguais os seus vizinhos. E por quê? Porque a orla do ES não é boa para navios atracarem, tanto que o melhor porto do ES foi feito pouco menos de cem anos atrás em Vitória (período ao qual a cidade começou a crescer). Eles tiveram que fazer um assentamento porque o chão do mar ali era pontudo e próximo da água. Foi nisso que as cidades aos arredores do ES cresceram tanto, aproveitando a falta de um porto no ES.
Bahia e rica meu...bagulho e desigualdade por aqui.
Parabéns pela aula, professor.
Os exemplos que você utiliza para facilitar o entendimento são fantásticos.
Áa
Maravilha de aula 🙌 um abraço de 🇵🇹
Uma aula, assim, "de grátis". Só tenho uma palavra para definir. Gratidão.
Impressionante como esse conteúdo está de graça no RUclips, obrigado professor HOC 👏👏👏
Gostaria de te ouvir falar sobre ciberespaço e línguas francas e sobre como a internet será responsável por desenvolver as relações entre nações. A dificuldade que os ocidentais têm para aprender o mandarin, por exemplo, não dificulta a capacidade da China em expandir sua influência?
Ainda vou fazer um vídeo só sobre a geopolítica da Internet!
@@ProfessorHOC obrigado, estarei esperando por esse vídeo.
Não apenas isso, também há a questão cultural.
Os Estados Unidos influenciaram a cultura do mundo com seus filmes, séries, músicas e etc. A China barra a internet de fora, então para os chineses sem acesso ao Twitter, RUclips, Facebook etc não será possível influenciar culturalmente o mundo da mesma forma que os EUA fizeram, pelo menos enquanto continuarem sob a ditadura do Partido Comunista Chinês.
Meu Deus. Eu nunca tinha pensado nesta complexidade... Mais um motivo para eu ter gratidão. Tenho o mar tão próximo e minhas necessidades estão facilitadas por isso.
Excelente aula!Conhecimento é a maior riqueza!
Rapaz, nunca pensei que iria assistir um vídeo com conteúdo tão bem explicado! Aprendo cada dia com essas aulas! Parabéns professor ! valeu pela iniciativa!
Excelente, foi através do Arte da Guerra que cheguei ao canal do RUclips. Com a idade e aposentadoria passei a dedicar muito minha vida ao estudo de defesa e Geopolítica e a rever e ampliar também os estudos de Culturas dos povos, História e Principalmente Geografia. Mais uma aluna, mais um inscrito!!!
O Canal Arte da Guerra e o do Professor HOC são os melhores em termos de Defesa (canal ADG) e Geopolítica (ambos). Cada um, à sua maneira, têm contribuído muito com os seus vídeos altamente educativos.
Sou inscrito em ambos e não perco um vídeo!
Cara.... Esse tipo de vídeo que ainda me faz acreditar no RUclips. Parabéns!
Nossa! Grande contribuição que o senhor tem trago pro RUclips. Muito obrigado! Sugestão pra próximos vídeos: conflito entre Turquia e Grécia. Acredito que seja um tema relevante, porém pouco falado por canais brasileiros.
Tem trago?! Putz!
Esse canal coloca a geografia e geopolítica em um patamar superior, muito bom
Sensacional, Professor. Descobri o Canal do senhor hoje através desse vídeo, e achei incrível sua didática e maneira de lecionar. Parabéns!
Muito interessante o vídeo 📹 🤔 📹 🤔 📹.
E msm sendo privilegiado, tendo mais de 7.000 km de litoral, o Brasil sofre com infraestruturas de transporte, sobretudo devido ao privilégio das rodovias.
Se a monarquia estivesse ainda no poder, com toda certeza, estaríamos desfrutando de uma infraestrutura infinitamente maior em termos de escoação da produção do país; D. Pedro II sabia da importância de uma infraestrutura boa, e seus sucessores dariam continuidade aos projetos estruturantes do país.
Como bem sabemos, os republicanos tomaram o poder, Marechal Deodoro, o corno com dor de cotovelo e pau mandado, jagunço de uns republidiotas e barões do café descontentes com à abolição da escravidão foram lá e fuderam com um projeto descente e inteligente de construção de um país. O que temos hoje é resultado de 130 anos de falência republicana. A república nunca foi sobre o povo, mas sim sobre interesse de barões e burocratas.
Engraçado em ver como uma família que tinha nobreza no sangue se importou mais com o futuro e com o povo mais do que qualquer outro governante meia tigela populacho, de esquerda, de centro, de direita, pôde, ou poderá fazer. Os monarcas eram e sempre serão superiores a qualquer político esquizofrênico.
Se é loco com monarquia irmão. Tá querendo regredir 100 anos? Existem estudos muito sérios mostrando como repúblicas tem índices de desenvolvimento humano maior que a média... bons estudos amigo
@@matheustrocolokobr Talvez sim. Isso porque a monarquia visaria o lucro em vez de propriamente abastecer a população. Logo, ela saberia da importância das ferrovias para o transporte e desenvolvimento do país. Contudo, do que adiantaria esse planejamento adequado sabendo que todo o retorno ficaria propriamente na mão de uma única família? A questão vai além do modelo político, chegando à intenção daqueles que governam o Estado, já que Vargas, msm sendo presidente/ditador, também incentivou o molde ferroviário. Por isso, a monarquia não seria a solução do problema, com a república sendo, por pior que seja, a melhor opção. E isso se confirma na frase de Winston Churchill: a democracia é a pior forma de governo, com exceção das demais.
@@GabrielFFS_ os países mais desenvolvidos do mundo são monarquias amigo, ex: Canadá, Noruega, Japão, Reino unido, Dinamarca, etc... a República no Brasil, está mais que provada que não deu certo, isso é fato
@@higort.1265 esses são a exceção Higor... e tem muito mais coisas por traz do que apenas o sistema de governo. Veja na África que tem muito mais monarquias e nenhuma e próspera como essas que citou. Da um Google no IDH de sistemas monárquicos e republicanos
Nossa, muito interessante.
Eu que nem sabia direito o que era geografia na época da escola, hoje me vejo na área das ciencias agrônomas e cada vez mais interessada em política/geopolítica...
Ótimo vídeo professor! Um dia faz um sobre a questão nuclear e a utilização da energia e armamento e como isso é importante e estratégico para os países.
Este é um assunto do qual já li bastante, vou pensar em falar sobre isso aqui!
Não sei o porquê do YT indicar esse vídeo para mim...
Maaaas muito obrigado pela aula! 👍
1:53 lieschtenstein (não sei como escreve) também é
Não precisam, principado minúsculo, maior ou segundo pib per capta do mundo se não me engano.
Sim, do lado da Suíça e Áustria
Parabéns professor, excelente aula. Desde que comecei não consigo parar mais de vê seus vídeos. Muito interessante!!!!!
Professor, tem também a questão militar.
Como é a Marinha desses países? São forças somadas às dos seus vizinhos ou não existem?
Ou para efeito de precisar, são "obrigados" a se filiarem à ONU ou outra organização mundial nesse sentido?
Explorar os recursos visuais faz muita diferença e cria facilidade na aprendizagem.
Que aula! Nunca tinha parado para pensar nessas dificuldades desses países sem fronteira para o mar.
Parabéns pela produção! 💪😎🇧🇷
Hoje em dia com as inovações técnicas, as entregas são mais rápidas. O segredo é investir em metrôs e aviãoes de transporte de cargas pesadas ou produtos simples. Gostei da aula professor!🙏🎧😃
Ferrovias de alta velocidade!!!
Estados, Provincias e Países tem que se conectar com mega ferrovias e mega rodovias
Aprendo muito com essas aulas.
A estrutura ferroviária substituiria melhor os caminhões e barcaças, levando os produtos de Mato Grosso para o mar ?
Com toda certeza, é quase unanimidade entre os intelectos de logística que o transporte ferroviário é a chave para um escoamento de produção do continente para o litoral mais eficiente, contudo exige um investimento enorme.
@@cassiomontanaro4063 mas o investimento se paga rapidamente, o lucro com transporte de cargas por meio de ferrovias é muito maior do que o rodoviário. Basta ver que as maiores potências do mundo têm em seus meios de transporte de carga a predominância da linha férrea.
O quanto é diferenciada a explicação feita por um professor. Parabéns pelos vídeos de geopolitica. Adoramos os vídeos com TEMAS COMO ESSE.
Como faz pra pagar por essa aula? Cara... simplesmente genial. Parabéns professor!
Obrigado Heni, exposição muito clara! Como temos uma costa imensa, não nos damos conta das dificuldades dos que não a têm. Ficou, ainda mais, incompreensível como os produtos Importados podem custar tão mais barato no Paraguai.
Chega ser, insuportável, a forma cristalina de ensino deste homem... não tem como não entender. Tô viciado nas aulas. 🙂
Você está coberta de razão! Acabei de conhecer o canal, escutei o vídeo tipo se fosse um podcast, já me inscrevi e agora estou doido para chegar em casa e já assistir mais!!!
Parabéns por apresentar tema tão relevante na política mundial, com riqueza de exemplos, agora ficou claro.
Ótima aula Professor.
O senhor poderia falar sobre a situação da Amazônia um lugar cobiçado e intocável, até então, como reserva de recursos para o mundo em futuro próximo. Isso realmente existe?
Gostei muito. Meu like é garantido. Gostei muito dessa parte Logística.
Interessante seria abordar sobre a Teoria dos Jogos.
Finalmente um conteúdo em português de altíssima qualidade !!! Obrigado
Fala sobre os países insulares! Abraços.
Excelente vídeo, linguagem clara e objetiva, sem haver perca de conteúdo. Parabéns!
A EDIÇÃO DO VÍDEO FICOU FANTÁSTICA PROFESSOR.
O melhor Professor da Galáxia!!!❤
A guerra do Paraguai mostra um pouco do grande interesse dos pais ao acesso ao mar.
Assunto de grande relevância, Parabéns professor.
Eu amo meu País e Pronto, lutarei por ele se For necessário 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Começa votando certo, isso faz parte da luta.
Boa sorte!!!
Vota que dá certo . Hahahahah .
Estado é máfia e imposto é roubo
Lutar por seu país 😂, acho melhor votar certo pq perder sua vida por algo que nem sequer existe é foda
@@robertoprimordial2633medo desse povo que acha que VOTO vai salvar o país😔
Canal incrível cara, pelo amor!! Conheci o canal graças ao navio que encalhou lá no Suez... se não fosse esse navio eu provavelmente ia conhecer geopolitica por outras vias 😅
"Ó, mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal?"
Hmmm vamo rouba ouro
Desculpa
Tive que voltar aqui nos comentários porque estou lendo o livro 1822, do Laurentino Gomes; Assisti o vídeo ontem, e exatamente agora me deparei com o seguinte trecho:
"O Império acabou derrotado de forma humilhante em 1827, quando as forças argentinas e uruguaias massacraram os brasileiros na localidade de Ituzaingó. A paz viria em 27 de agosto de 1828 com a assinatura do tratado intermediado pela Inglaterra que deu a independência ao Uruguai. O NOVO PAÍS NASCIA PARA SERVIR DE TAMPÃO, ou para-choque, entre os interesses do Brasil e da Argentina na estratégica foz do rio da Prata, região que Portugal e Espanha haviam disputado de forma encaniçada durante três séculos da colonização". - Página 294.
De novo, aula incrível! :)
Isso mesmo, Thales! Inclusive a bacia do Rio da Prata é um dos pontos mais importantes do continente sul-americano, por isso foi motivo de tanta disputa! Vai ter vídeo sobre isso também!
@@ProfessorHOC Aguardo mais vídeos!
Bom muito bom o povo en jeral nao uma parte
Vota por quer tem aquela influe
Nça
De ir la na una
E votar so isto enbora que depois diga meu deus o que eu fis
Vamos falar asim quen amtes dae eleiçoes timha ouvido falar en bolsonaro e quamtos caos ele tinha emtao aora terquer aguentar esta miseria por quatro anos calaros so vendo o quer fiseram no cuili
Muito bom professor, gosto muito do seu canal..
Caramba, professor. Que aula foi essa? Fico muito feliz em ver um conteúdo bom assim em português...
Ganhou um novo inscrito. Tmj!
Carecemos de hidrovias e de ferrovias mais eficientes, sem tantos gargalos de bitolas e linhas.
Ferrovias deveriam ter vindo antes do expansionismo das empresas de transportes rodoviários, e também antes da grande ocupação de terras. Fazer ferrovias hoje em dia seria uma eterna briga judicial de desapropriação de terras e também com os grandes empresários do ramo rodoviário.
@@nls048 justamente
@@nls048 Briga também com os ambientalistas. Quem fez no passado, foi mais fácil... fazer agora é maia complicado.
@@andersonmp5415 bem lembrado, por um momento eu esqueço os brecadores do progresso
@@andersonmp5415 Um argumento poderia ser que com a melhora da infraestrutura ferroviária, os lucros dos agricultores aumentariam, diminuindo a necessidade de pastagens de mais áreas florestais.
Caramba Heni, seus vídeos são fantásticos !! Recém descobrí seu canal e estou maratonando. Além da sua ótima didática e poder de explanação, me chama atenção também a arte hiper bem feita !!! Ou seja, forma e conteúdo impecáveis !
Por si só o Brazil é um continente e precisa de desenvolver com força suas regiões e integrá-las ao Atlântico sem abandonar o Pacífico.
Brasil com S
Além de rota de transporte, recursos naturais, pesca, sal , petróleo ,riqueza inesgotável se bem explorada...
14:55 E Liechtenstein
melhor país kkkk
Excelente essa aula 👏
O Paraguay, tem o rio Paraná e Paraguai, e tbm o Estado do Paraná permite o Paraguay usar o Porto de Paranaguá, ja no caso da Bolívia, nem rios navegaveis esse país não tem, e pelas rodovias dos Estados brasileiros de MT e MS, e das provincias do norte da Argentina e Paraguai ser deficiente, e da dificuldade de acessar os portos do Peru, a Bolivia depende do Chile
Bolívia pega um pouco o Andes, da Amazônia que não pode ser explorada e os krls, e mesmo os caras sabendo disso não movem uma agulha pra levar investimento pro país kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@alerking7484 eu nao sei pq ate hoje nao tem uma rodovia cortando a amazonia inteira e ligando ela aos outros paises
@@Gustavo-mt1hn aí ia rola roubo de recursos e maior desmatamento
Eu estou entendendo sim, é um excelente vídeo, acrescentou muito em meu conhecimento, pois eu não sabia.
1:52 ele não seria o único, liechtenstein tambem é um duplamente landlocked countries
Sim, Matheus! Não o mencionei porque senti que não havia algo muito relevante a ser dito sobre ele no tempo deste vídeo, é um microestado.
Muito bom muito bom mesmo!!!!!!
O exemplo para o mundo é o Estado do CEARÁ! que praticamente cedeu quase 70km de mar para o Piaui. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu acho que foi uma troca.
@@arthurdayne4617 Foi uma troca, e agora o Piauí está fazendo questão das terras, porque foi encontrado minerais valiosos.
@@chistovamprata9572 Eu sou de Teresina. Mas se essa terra foi uma troca pelo litoral então pertence ao Ceará.
@@arthurdayne4617 Sim pertence! Só que agora tá na justiça, porque o Piauí fez questão das terras.
@@chistovamprata9572 Eles deveriam focar no que o Estado precisa. Nunca terminaram o porto de Luiz Correia.
Muito boa aula! Não sei se foi apenas por questões de exemplo ou se o professor esqueceu, mas Luxemburgo é um país sem acesso ao mar e ao mesmo tempo um dos maiores PIB per capita do mundo.
Como diziam os portugueses, navegar é preciso.
Parabéns pela qualidade do vídeo e conteúdo...que aula sensacional 👏👏👏🤗😉😎
Só eu que pensei que era uma gameplay do Geopolical Simulator kkk.
Sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻