Por que entender de Harmonia vai fazer você se livrar das Cifras?
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Pode parecer estranho, mas o conhecimento de Harmonia te ajuda a conquistar o que muitos chamam de “se livrar das cifras”…
Porém, as cifras em música são a nossa ferramenta, nos ajudam muito a entender o universo da Harmonia. O grande segredo está em como lidar com elas sem criar uma "dependência".
Mas não se assuste, é um paradoxo mesmo.
Nessa Live eu explico como funciona esse processo!
** LIVE (originalmente gravada ao vivo) editada com os melhores momentos.
♫ Se cadastre para sempre ser avisado sobre novos conteúdos: www.arkomusica...
🚀 Entre para o nosso CANAL DO TELEGRAM com dicas diretas do Marcelo Guima sobre o dia a dia de estudo na música e também avisos sobre Lives e conteúdos: t.me/marceloguima
📢 OUTRAS FORMAS DE NOS ACOMPANHAR PELAS REDES SOCIAIS:
◘ Instagram da Arko Musical: / arkomusical
◘ Facebook da Arko Musical: / arkomusical
◘ Site da Arko Musical: www.ArkoMusica...
◘ Instagram do Marcelo Guima (artístico): / marceloguima_oficial
◘ Site do Marcelo Guima: www.MarceloGuim...
Nota dezmestre.
Opa, que bom que curtiu Lincoln. Abração e muito som!
Boa tarde , estou vendo a live 25/09/2024 , tenho dificuldades pra tocar sem cifras , obrigado pela aula , você é show !!
Opa, legal, fico feliz que o conteúdo tenha ajudado. Abraço. 🙏
Boa noite, Marcelo.
Sou o Jair, de Saquarema- RJ.
É a minha primeira vez.
Espero estar sempre aqui, doravante.
Bacana Jair, seja muito bem vindo!
Boa tarde Marcelo. Muito bom esse seu programa.
Bacana João, que bom que curtiu. Abraços e seja bem-vindo!
Trabalho incrível. Estou estudando o Harmonia e Improvisação do Chediak para finalmente entender as estruturas das músicas e encontrei seu excelente conteúdo em boa hora. Muito obrigado!
Que bom Lucas! Muito obrigado pelo comentário. E você está indo muito bem tendo o Chediak como referência. Ele é minha referência também. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente dois anos antes de sua trágica partida. Forte abraço e muito som!
Parabéns pelo canal e, principalmente, pela didática maravilhosa!
Acabei de encontrar, mas já virei fã. Mesmo quem não entende nada de música ficará encantado com a sua forma de comunicação.
Muito obrigado pela aula!
Abraços.
Oi André, obrigado pela mensagem. Que bom que curtiu cara! Esse tipo de comentário me dá energia para ir em frente. Abração e muito som!
@@marceloguima100 Por nada! É a mais pura verdade. E acredito que ao longo da vida profissional aprendi alguma coisa sobre didática, pois são quase 30 anos lecionando.
Abraços e sucesso!!!
@@AndreThebobs Muito obrigado camarada. Bom trabalho, amor e muito som! 🙏🚀
Exelente em dois dias aprendi muita coisa! Parabéns
Que bom Robson! Fico feliz por ajudar. Obrigado pelo comentário e grande abraço.
Sou Júlio de Nova Friburgo Rj
Olá Julio, seja bem-vindo ao canal! Abraços.
Eu sou assim, só toco olhando as cifras . Sou de Salvador Bahia
Olá Amparo, bom ter você aqui com a gente. Então essas dicas aí são importantes para você iniciar um processo e se libertar um pouco disso. Te digo uma coisa, vale muito a pena e a relação da gente com a música muda completamente, para melhor!!
Obrigado para ti também
Valeu Carlos!
Boa noite mestre!!
Boa noite Palmeron seja bem-vindo!
Olá boa noite Prof.Marcelo, aula magna.
Bacana Carlos, que bom que curtiu. Para o alto e avante!
Aula boa... brigado pela força
Por nada Palmeron, é um prazer!
Professor mas a gente pra poder tocar sem a cifras a gente precisa pegar a música e fazer análise analítica e pegar a estrutura dela primeiro
Oi Douglas, veja bem, você pode tocar sem cifras desde que você decore elas todas, mas esse é um caminho um tanto quanto mecânico e também não nos leva muito longe.
Quando a gente faz análise harmônica da música e entende a sua estrutura, a gente começa a ver a coisa de uma outra forma, muito mais interessante.
Mas eu entendo o que você quer dizer e para isso eu tenho uma boa notícia: com o tempo este processo de fazer análise harmônica acontece muito rápido e todo dentro da nossa cabeça, aí é que a gente percebe que realmente estamos vendo a música de uma outra forma, Ou seja no futuro não dá tanto trabalho assim, é um pouco automático, entendeu?
Me tira uma dúvida q tá me matando? Eu tô quebrando a cabeça tentando entender pra que serve "inverter os intervalos".
Exp: "Do pro Fa 4 justa" e "Fa pra Do Quinta justa". Em qual hora eu devo pensar em calcular do Fa pro Do e não do Do pro Fa? Entendeu? Kkk
Pra análise harmônica eu sempre olho a nota da base contra as da melodia, só isso. ( a grave contra as agudas )
Oi Felipe tudo bem? Vou tentar esclarecer um pouco aqui.
A inversão dos intervalos é importante por uma série de questões. Este é um conhecimento de base que serve tanto para harmonia como para orquestração, arranjo e outras atividades dos músicos.
O fato é que a habilidade que você ganha ao ter esse raciocínio vai bem além do que você está fazendo no momento, ou seja, tá tudo certo você fazer como está fazendo e para isso especificamente, pode ser que o fato de dominar o assunto "inversão" não faz muita muita diferença.
Acontece que a questão da harmonia é uma coisa muito ampla e quando, por exemplo, você começa a montar acordes e dentro desses acordes colocar as extensões (6 / 7 / 9 / 11 / 13), este raciocínio é muito válido, te dá agilidade, e para fazermos coisas complexas na música, a agilidade mental de raciocínio fundamental, aliada ao ouvido é claro.
Apenas um rápido exemplo: você tem um acorde C7M, onde as notas, na ordem são: C - E - G - B. Aqui você sabe que a distância do C para o E é uma 3ªM
Então você quer inverter esse acorde, colocar a 3ª no baixo (E):
E - G - B - C .
E agora qual será a distância entre essas duas notas? Uma 6ªm. Isso faz diferença no raciocínio de um arranjo.
Este é só um exemplo simplório, mas quando vamos mais a fundo na música, a prática vai nos comprovando o valor desse conhecimento.
Um abraço.
@@marceloguima100 Consegui te entender, obrigado 🙏
@@feliperibeiro1588 Que bom!! 💪🚀
Novato Astério Lacerda,Ferraz Vasconcelos sp
Seja Bem-vindo Astério!