Correção rapidinho aqui: O chip de som feito pela "sony" (ou por Ken Kutagari, o responsavel por ela) foi feito para o SNES, e nao para o NES , como mencionei. Troquei os nomes. Foi mal xD Vocês vão jogar o novo Zelda tears of the kingdom? 😅
O Nintendo 64 também tem suporte ao periferico Nintendo 64 disk driver tocador de disquete magnéticos com armazenamento de 60 megabytes e ele aumentava as memórias do console ainda e tinha jogos próprios pra esse periférico
Eu tinha psone e meu amigo de escola o N64. Trocamos uma semana os vídeo games e foi um barato! Joguei mto o Mario64 e o conker.. agora meu amigo não queria devolver o psone de jeito nenhum kkk tava garrado no Gran turismo!!
A vantagem do play era a gama de jogos baratos mais um detalhe do 64 era que com pouco jogos e a diversão te pegava e vc nao parava de jogar aconteceu cmg com o 007 eo Mario kart passava horas sem perder a diversão.
@@clebersousasantos8531 sim é verdade. Tbm naquela época éramos menos exigentes assim vamos dizer... jogávamos o que tinha disponível e zeravamos várias vez o mesmo jogo. Hj sofremos do efeito " Netflix " onde temos uma vasta biblioteca para escolher mais não jogamos nada!! E fato que hj temos mais responsabilidades para cuidar... esposa, filhos, trabalho... mais mesmo no tempo livre, nunca estamos 100% foca no game. E isso é triste.
Não tive o N64, mas fiquei impressionado com jogo Formula 1 world Gran prix quando vi rodando pela primeira vez. Ótimos gráficos, efeitos climáticos, muito bom para a época!
Os gráficos do perfect dark me impressiona até hj efeito de luz incrível para a época outro game que tem os gráficos muito bom e o word drive championship
Os títulos mais impressionantes pra mim são: Conkers Bad Fur Day, Perfect Dark, Banjo Tooie, Star Wars Battle for Naboo , WF no Mercy, Pokémon Stadium 2 , Winback …
O Nintendo 64 ainda tem uma relativa vantagem de seus concorrentes da época: Os jogos envelheceram bem. Jogos como Banjo Kazoiee/Toiee, Perfect Dark, Turok 1, 2, 3, Diddy Kong Racer, Superstar Soccer 2000, Conquer Bad fur day, Worlddrive Championship, Jet Force Gemini e muitos outros, sao bonitos, desafiadores e divetidos até hoje. Me digam uma coisa, quem aguenta sentar pra kogaf: Simphon Filther, Medalha de Honra 1, Wining Eleven, e muitos outros? Salvo os bons RPGs 2D, Japoneses, os Resident Evil 2 e 3, Dino Crisis e alguns bons jogos, a maioria dos jogos no geral do Playstation 1 e do Saturno nem se fala que mal fazia 3D, envelheceram muito mal, o Nintendo 64 apesar da biblioteca limitada, os jogos sao bonitos e divetidos até hoje.
Live de goldeneye 007 por exemplo bomba até hoje em dia, o graslu00 mesmo faz live direto de 007 goldeneye de n64... Nunca vejo nenhuma live de game de ps1 ter esse sucesso.
É incrível que nessa época ainda estavam aprendendo a lidar com o CGI, e vem o N64 com seus gráficos que se parecem com animações 3D do início dos anos 80, só que jogáveis. A evolução tecnológica foi enorme em menos de duas décadas..
O console que bateu o PC. Alguns games na época como Indiana Jones and infernal machine que tinha luz dinâmica e texturas melhores que a do PC, e ainda tinha games palmo a palmo com o PC como Turok 2, Rogue Squadron, e muitos outros. Era como ter um PC de " baixo custo" em casa. Quando o cartucho de expansão chegou, os games ficaram ainda parelhos com PC, como Star Wars Batle Naboo que tinha 3 mil partículas de neve e chuva.
A Rareware realmente fazia milagres com o N64. Algo que eu acho impressionante é o caso comparativo entre Mario Kart 64 e Didy Kong Racing. Enquanto a Nintendo colocou Sprites 2D pra representar os corredores e economizar processamento de poligonos, a Rare foi lá e tacou modelos 3D bem detalhados no Didy Kong Racing, sem prejudicar a beleza dos cenários. Acho que essa otimização vale um tema de vídeo, no mais, abraços!
Mario Kart 64 usou a vantagem mais da largura de banda do cartucho, cada personagem tem cerca de 1800 sprites de animação diferentes todos sendo carregados em tempo real direto do cartucho, mesmo que pareça mais simples tem seu mérito pois cada angulo de camera e movimentação o personagem tinha perspectivas diferentes, A Nintendo sempre foi paranóica com animações, Mario Kart 64 nunca Rodaria direto de um CD da forma que ele foi feito.
Lembro até hoje, no Natal de 1996 que meu pai chegou com o Nintendo Ultra 64, como era chamado na época kkkkkkkkkkkkkkk. Eu tinha Master System 2 e minha mente explodiu com o 64. Meu velho tinha recebido uma promoção no trabalho e resolveu me dar de presente. Lembro de jogar Goldeneye e Mario Kart com ele. Bons tempos!
A movimentação dos personagens em 007 na época eram fenomenais não tinha pra ninguém, um jogo que merecia ser citado era International superstar soccer 64 que era fod@ não tinha nenhum melhor
Conker Bad Fur Day (2001, Rare) mostra o poder máximo do N64. Reflexos e sombras projetadas, expressões faciais, processamento com perspectiva distante em ambiente 3d, diálogo com vozes, músicas complexas, objetos 3D com polígonos complexos, antisserrilhamento, etc. Mas, Conker foi lançado numa época que já tinha tom de despedida do console 64 bit da Nintendo.
Ironia Conker tem 2horas de diálogos falados em MP3, deveria ser o padrão de compressão de audio pro console ou o MusyX da Factor 5 que suportava Dolby Surround tambem. O Conker quase passa por jogo de leva inicial de PS2.
Sempre digo q meu VG preferido pq foi oq mais joguei foi o Mega Drive, e o mais vi qualidade nos jogos foi sem dúvida o N64, muito além da concorrência na época.
Isso foi surreal na indústria na época, não era comum e o primeiro jogo a ter isso, também era de Nintendo 64: Hybrid Heaven, pouco tempo depois, saiu RE Code Verônica para Dreamcast com o mesmo recurso
O N64 veio com 3 grandes Títulos que inovaram totalmente na época, Mario 64 (que trazia um mundo 3d livre jogável com boa jogabilidade), Golden Eye (inovava a jogabilidade de fps, mas ficou meioq ue restrita a consoles, pois ali vc tinha praticamente um jogo de mira automática, uma pratica rejeitada nos pcs que acabou por aderir a jogabilidade de Half Life como padrão de fps, o padrão de 007 foi praticamente perdido no tempo) e Zelda com seu sistema de batalha inovador com Z-target e com apenas dois inimigos atacando por vez em uma horda de forma aleatória, que não funcionava tão bem bem nesse jogo, mas foi aperfeiçoado por outros jogos e copiado por muitos anos. Mesmo assim foi muito menos que o PSX que tirou o Cd de apenas jogos em FMV para algo jogável e em 3D real. Fora isso o PSX passava o rodo com uma quantidade gigantesca de lançamentos na proporção quase que de 10x1 e olha que porcarias tinham em ambos... O N64 tinha Zelda e o PSX tinha uma horda gigantesca de RPGs clássicos e tradicionais com enredos e visuais marcantes. como Final Fantasy, Alundra, Tales, Parasite Eve, Persona... Uma franquia inteira contra nada no N64 (Tomb Raider, Tekken, Street Fighter, The King of Fighters, Need for Speed, Samurai Shodown, Final Fantasy), teve jogos portados quase três anos depois como Resident Evil 2, quando o Code Verônica ja estava no mercado e já superado até pelo PSX com o Resident Evil 3 vendendo muito mais e sendo tecnicamente superior ao 2 do N64. O n64 e o GameCube sem dúvidas, foram consoles que pagaram o pato por escolhas erradas em suas mídias, atraso no lançamento e um aprendizado para a Nintendo rever suas políticas com as terceiras que foi destruída com a Sega desde o Mega Drive.
Poem milagre nisso! O N64 não tinha chip decodificar de vídeo nem mesmo de audio igual o PlayStation, quando eles extrairam os vídeos dos discos do Ps1 o tamanho inflou para 4gb XD. Eles tiveram que comprimir esses 15min de vídeo descomprimidos em apenas míseros 25 megabytes do cartucho de 64mb.
Conkers na época me impressionou bastante pelos gráficos também, acho que a Rare no geral era a empresa que melhor conseguia explorar o limite do console.
Tem muito jogo bom no n64 coisa rara hoje em dia o que eu mais gosto de jogar e o perfect mas peguei uma fita esses dias que se chama body havest o negocio e da hora
Joguei no lançamento 1998 e na época era um game fora do normal,pois não existia game mundo aberto como ele. Vai jogando tu vai gostar... O segundo mundo é o meu favorito na ilha de Java. Só que hoje em dia o gráfico envelheceu mau,mas a trilha sonora e o game em si ainda são tops. Eu só fui conseguir zerar a pouco tempo,pois era bem difícil pra mim maís novo
FF7 foi o primeiro RPG que joguei e zerei na vida. E era incrível no ps1. Mas o nível de interação que tinha jogando em 3d em Zelda e Mario 64 pra mim era muito mais interessante. Coisa que o ps1 e Saturn não tinham. Ele estava a um passo a frente com certeza. Na época a Nintendo era muito turrona e se tivesse ido para a mídia de cd com certeza a guerra com o ps1 teria sido mais justa. Creio que não chegaria a ganhar pois a Nintendo na época restringia muito os jogos que liberava em seus consoles. Não podia ter sangue e coisas do tipo. Já o ps1 era casa da mãe Joana . Tinha pra todos os gostos, muitos ruins que não valiam a pena comprar bem o cd pirata kkkk
N64 é uma obra prima, além de seus exclusivos fortes, trazia em sua biblioteca versões superiores de diversos games third party como Tony Hawk's, Mortal Kombat, Rayman, Shadow Man e etc. Infelizmente após o N64 e o GameCube, a Nintendo desistiu dessa abordagem e passou a criar consoles que só atendem as necessidades de seus projetos, privando quem compra de muitos games populares. Fora o fato dos games ainda rodarem em resolução e framerate defasados para os padrões atuais.
isso mesmo tinha o z-buffering alem dele ter o anti alaising filtro de testura bilinear e trilinear alem del ter uma renderizasão 3d texturas de 32x32 mas a propria rareware disse que poucos jogos do nintendo 64 aguentavam na epoca de 64x64 e principalmente sem atrasos e fragmentasâo de memoria um dos jogos que utilizou isso foi o banjo kazooie
Muito bom o Vídeo, Uma Sugestão.. Poderia fazer um vídeo sobre Jogos Bons mas Desconhecidos do Console, Os Famosos jogos "Obscuros", Acho que daria um bom Vídeo
Perfeita dark, realmente deu tudo o que o console tinha ao oferecer, em minha opinião era um dos melhores games da geração n64, porém tinha outros, tipo turok 2, zelda majoras mask e muito mais. Pra mim a Nintendo foi boa até o game cube, apos isso só focou no público infantil.
No mundo dos portáteis alavancados pelo smartphone, acho não ser interessante investir nessa área. A meu ver, a Nintendo deveria investir mais em consoles mais poderosos.
Ficou top o video, mas em questão de visuais, faltou o mais top da época que era Conker, tendo uma engine nova que teria feito o 64 humilhar nos visuais
Você poderia fazer um vídeo só sobre conker. Sem dúvidas o título mais impressionante do 64, rodando tudo direto do cartucho sem nem precisar do expasion pack
O vídeo ficou top das galáxias. Ei Pedro Augusto onde tu compraste esse controle do N64 que tá capa do vídeo. Tem algum site específico. Gostei vou comprar um desse. Quem souber onde tem cola aí nos comentários. Agradeço
Na época eu queria muito um Saturn mas ganhei um N64,em jogos exclusivos Nintendo o N64 era bem servido mas jogos das principais desenvolvedoras praticamente não existiu,depois eu consegui um Saturn e apesar de ter ficado pouco tempo no mercado e vários erros da Sega,o Saturn tinha uma biblioteca de jogos que me agradava mais e seu controle 3d era mais confortável.
Ainda tenho o meu aqui azul transparente... Amanhecia o dia jogando com a galera, muitas horas e dias de diversão...nunca mais tive isso, metade tive com Wii, ja com meu ps4 nunca tive...🤭🤗
A resolução do Nintendo 64 padrão era de 320x240 e a maior resolução é de 640x480 e a memoria ram é de 4mb com o expansion pak ele dobrava a ram e a resolução ainda lembrando o clock é de 93mhz memoria interna de 4.5mb 32 milhões de cores no Nintendo 64 apenas
Lembro que na época eu era rato de locadora jogava mega e super ness e quando chegou a nova geração. E a primeira vez que vi Mario 64 rodando na tv eu fiquei tipo nossa isso e incrível o modo como ele se movia pulava. O tamanho dos cenários em 3d e poder ir pra qualquer lugar. Era inédito. Ao lado tinha o ps1 com crash bandicoot que era lindo e colorido mas a jogabilidade era presa e dura.
Mais impressionante é o Conker bad fur day, ess jogo que abusa do hardware sem precisar do Expansion Pak. Outro fator curioso são os jogos da Factor 5, eles conseguiram meio que driblar o limite da máquina que nem a própria Nintendo sabia bular, como pode ver Pokémon Stadium que chamaram os caras da Factor 5.
N64 foi uma enorme evolução em gráficos 3d e em jogabilidade 3d. Coisa que o ps1 sofria, os controles mesmo com analógico era travados. Estilo tomb Raider
Um coisa que me irrita profundamente nos vídeos comparativos de jogos antigos é a falta de critério e filtro... os caras socam vídeos de jogos emulados em até 4k, outra hora tira filtro e deixa tudo pixelado, vira uma salada, o ideal é socar tudo em resolução nativa sem nenhuma melhoria e apenas o mesmo filtro CRT que fosse comum nas tvs da época, assim vc tem uma noção bem real e próxima do que eralemnte era a experiência de época nas Tvs de Tubo de 240p em sua gigantesca maioria.
Na minha opinião o melhor joystick (controle) já inventado no planeta. Ótima pegada. Apenas a qualidade do analógico era ruim por conta da durabilidade do analógico porque ate no sentido sensibilidade era ótimo. E foi o primeiro analógico do mercado.
na minha opinião , faltaram jogos casuais no n64 ( por exemplo: street fighter p mim é um jogo casual, já que eu posso finaliza-lo em 15 minutos), os hits do n64 são quase todos jogos tridimensionais de mundo aberto que levam mais de 50 horas p fechar , e nem todo mundo entende esse tipo de jogo , pois esse tipo de jogo pode dar sensação de falta de objetividade , já que vc pode ficar andando por horas sem saber oq fazer
Pra mim o título que mais me chamou a atenção no N64 foi Zelda Ocarina of Time, sei que parece clichê, mas que teve a oportunidade como eu de jogar isso na época foi algo surreal.
O Console tinha 4 Mega de Ram (O PSX tinha somente 1 Mega) e tinha 100Mhz de processamento contra 33 do PSX fora um monte de efeitos gráficos e de processamento que eram built in do próprio hardware comp anti aliais ng.
Inclusive era o unico aparelho do mundo alem das SGIs a suportar enviromental mapping. Nem as placas de video mais tops suportavam na época, era um recurso exclusivo das estações da Silicon Graphics e foi implementado no chip grafico do N64
Negativo! Acho que ele ficou muito melhor com fita! Fora o fato da fita durar infinitamente mais! Tem fitas que desde o lançamento até hoje estão boas.
Cd no PlayStation era pra baratear o produto , produzir cartucho era bem mais caro! Loading gigantescos , tremedeira e serrilhado sem fim no PlayStation, por ser mais barato e capado o play ganhou popularidade
A queda começou quando boicotaram a Nintendo no lançamento do final fantasy 8 que foi lançado somente pra Playstation. Um console que roda Majoras Mask com toda aquela qualidade, pra época era um avanço e tanto.
Somente uma opinião sobre uma concepção meia mitológica do pessoal que achar que se o N64 fosse em CD seria melhor. Ter mais espaço não significa ter gráficos melhores, muito pelo contrário os CD roms na época tinham taxas de transferência baixíssimas com alta latência, o leitor do Ps1 por exemplo lia a 33kbps, isso mesmo , menos velocidade que uma internet discada, e tinha latência bem alta , por isso tinhamos as telas longas de carregamento. Se CD fosse melhor, os jogos como Rayman 3, Shadow Man, 007 TWINE seriam melhores no PS1. Rayman 2 por exemplo tem texturas piores, partes inteiras de level removidas e vários efeitos capados, a mesma situação aconteceu com o Shadow Man. O 007 TWIN é mais irônico ainda, alem do Ps1 ter levels bem menores e picotados com telas de loading ainda tem menos faixas de diálogo que a versão do N64 que tem quase uma hora de áudio falado! Só nao têm as partes do filme. E a versão do PS1 é mais curta. O cartucho tem 100x mais velocidade que o CD, poderia ser usado como RAM fazendo streaming dos assets em tempo real, possibilita áudio dinâmico, como em Banjo onde a música troca de tom conforme você mergulha na água ou entra e sai de uma caverna, possibilita dados randomizado como os itens em RE2 que trocam de posição a cada Gameplay ou em Excitebike que tem aquele modo que o level e gerado proceduralmente. Mario Kart 64 os personagens são feitos de cerca de 1800 sprites cada um para gerar aquela pletora de animações diferentes, pensa todos na tela, nunca um console de CD iria conseguir carregar todos esses sprites e ficar mudando conforme o jogo roda , e um processamento tremendo acontecendo , pega por exemplo o Mortal Kombat Trilogy pro Shang Tsung morfar para outro personagem no Ps1 o jogo até pausa enquanto no N64 é instantâneo. O problema do cartucho era o preço proibitivo dos chips de memória, que a Nintendo botava tudo na cola das produtoras. Ela não perdia um centavo. Ai todo mundo correu pro PS1 que era beeem mais barato e rentavel desenvolver e a comissão era maior.
Na verdade a Sony trabalhou no chip de som do snes queimou não do nintendinho... De resto o vídeo ficou bom e eu sou fã de 007 do 64 e até hj adoro jogar no 64 o multiplayer
até hoje não entendo como um jogo tão grande como o ocarine of time tem apenas 25 mb de espaço, sendo que o primeiro worms do ps1, que é 2D e muito mais simples, tem 100 mb. Minha aposta é que talvez todos os jogos do N64 usava a mesma engine e os mesmos pacotes de textura que vinham de fábrica no próprio console, e nos cartuchos vinham apenas instruções matemáticas vetoriais para a construções dos polígonos dos jogos. Essa minha hipótese explicaria o por que de os jogos do N64 serem tão parecidos na questão gráfica e nas mecânicas, como se todos fossem feitos na mesma engine. Alguém sabe me dizer se é realmente isso que faz os jogos do N64 serem tão compactos em tamanho?
O Nintendo 64 tem o suporte ao Nintendo 64 disk driver um periférico que é tocador de disquete com armazenamento de 60 mb ele pode expandir o tamanho do jogo normal. E até tem jogos normais no periferico e ele aumenta a memoria interna com esse periférico ele tem as funsões de boot e de clock in real time significa que o clock de 93mhz vai ser em tempo real
De fato, era um console extremamente poderoso comparado com seus concorrentes da época: o PS1 e o Sega Saturn. Mas o Nintendo 64 foi um console que já nasceu capado devido a teimosia do Hiroshi Yamauchi em não usar CDs. Então sim, era poderoso, capacidade gráfica tremenda, mas capado devido ao uso dos cartuchos. O que não tira o mérito dele de maneira nenhuma!
O velho cagou com o console duas vezes, com olho grande querendo comer no mole com a venda de mídia e praticamente no banimento dos RPGs no console, alegando que era um estilo que não ia ter sucesso e que era coisa de japonês depressivo. Se não fosse ele, o 64 teria tido, mídia em CD, mesmo que própria, tipo mini Disc ou que seja, e RPGs. Ou seja, quem cagou o console foi o próprio presidente da empresa, tanto que percebendo a cagada que fez, se aposentou na era gamecube, dando início ao legado do finado Zaca, vulgo: Iwata. 😢
Naverdade ele não é capado já que ele tinha o 64dd que usava disquetes magnéticos mas AE que tá você esqueceu do defeito de mídia ótica que é lento pois ainda tem muitos loadings e outra a Nintendo utilizou o formato de cartucho no Nintendo 64 por causa dos royalties que teria que pagar pra Sony Philips e até pra sega o uso do cd ROM e a Nintendo na época era rival da sega e ainda tem mais um detalhe que muitos esquecem é que ainda estava valendo o acordo do add on do super Nintendo chamado super Nintendo cd que o projeto foi meio feito com a Sony e transformaram no ps1 e também virou o Nintendo 64 da Nintendo obviamente que se a Nintendo utilizasse o cd-rom ela daria acesso a toda a franquia do Mario pra Sony sega e Philips só que sem controle agora deu pra entender o por que o uso do cartucho no Nintendo 64 e não ele não é capado não e você está falando com um fan do Nintendo 64 então cuidado ao que comenta que eu sei que verdades aconteceram com o console durante sua trajetória toda
@@ronnysilva1237 Por esse motivo sim, porém isso prejudicou muito o console, fazendo com que muitas desenvolvedoras deixassem de produzir pro console. Talvez se fosse CD, teríamos muito mais jogos no console e até uma possível liderança de mercado.
É uma pena que, apesar de muito potente, o N64 não tenha aproveitado todo o seu potencial devido ao limite de espaço dos cartuchos. Não adiantava muito fazer jogos com grande qualidade gráfica se as texturas ocupavam muito espaço. Em jogos multi com vídeo, para manter o conteúdo, a comprensão acaba deixando a versão de N64 inferior em alguns casos. Se o N64 usasse CD, acho que ainda assim perderia do PS por ter menor apoio de thirds, mas tenho certeza que a disputa seria mais párea.
Mas os jogos eram bem otimizados pra caber no cartucho e não tem nada muito aquém do que poderia fazer graficamente se fosse em cd. O que era mais prejudicado era o som, esse sim tinha que ser bastante comprimido. Jogos com vídeo foram bem poucos no N64, Resident Evil sendo o maior exemplo, porém não afetou tanto a qualidade.
Na minha opinião Mario Kart 64 era o mais impressionante. O problema é que o PS1 tinha mais variedade por ter tido muito mais jogos. Coisa que teria sido diferente se o N64 já fosse de CD. O PS1 fez tanto sucesso que na época do Play 2 nem se falava mais de Nintendo. O PS2 reinou absoluto. A Nintendo sou voltou a ser relevante por que o Wii trouxe a opção de controle com movimento corporal.
Na época do Ps2 a Nintendo teve o grande sucesso que foi o Game Boy Advanced, que foram vendidas 81 milhões de unidades dele. E logo após a Nintendo lançou o DS, que acabou se tornando o console mais vendido de todos os tempos com 154 milhões de cópias vendidas. PS: O DS foi lançado bem antes do Wii. Ou seja, a Nintendo nunca deixou de fazer sucesso.
É uma pena que a Nintendo tomou um rumo pra um mercado mais "fechado" que ela mesmo criou, seria top um Nintendo mais poderoso pra competir com o ps e xbox.
O que prejudicou a potência do N64 foi a tecnologia ultrapassada dos cartuchos, encarecendo a mídia física e sendo mais limitado do que os CDs usados no PS1. A Nintendo fez isso por birra e ego, não querendo dar royalties para a Sony.
Correção rapidinho aqui:
O chip de som feito pela "sony" (ou por Ken Kutagari, o responsavel por ela) foi feito para o SNES, e nao para o NES , como mencionei.
Troquei os nomes. Foi mal xD
Vocês vão jogar o novo Zelda tears of the kingdom? 😅
já estou jogando, muito bom!
Não.
Pessoal de emulador com jogando acesso antecipado: 😎👍
O Nintendo 64 também tem suporte ao periferico Nintendo 64 disk driver tocador de disquete magnéticos com armazenamento de 60 megabytes e ele aumentava as memórias do console ainda e tinha jogos próprios pra esse periférico
Já estou jogando kkkkkkkk
Eu tinha psone e meu amigo de escola o N64. Trocamos uma semana os vídeo games e foi um barato! Joguei mto o Mario64 e o conker.. agora meu amigo não queria devolver o psone de jeito nenhum kkk tava garrado no Gran turismo!!
Infelizmente o PS dava de lavada. Além de ter mais opções tinha CDs baratos devido o mercado paralelo.
@@Junior_Samtos mesmo assim se fosse eu naquela época eu pegaria o Nintendo só por causa dos 2 zeldas
Belo relato meu amigo kkkkk
A vantagem do play era a gama de jogos baratos mais um detalhe do 64 era que com pouco jogos e a diversão te pegava e vc nao parava de jogar aconteceu cmg com o 007 eo Mario kart passava horas sem perder a diversão.
@@clebersousasantos8531 sim é verdade. Tbm naquela época éramos menos exigentes assim vamos dizer... jogávamos o que tinha disponível e zeravamos várias vez o mesmo jogo. Hj sofremos do efeito " Netflix " onde temos uma vasta biblioteca para escolher mais não jogamos nada!! E fato que hj temos mais responsabilidades para cuidar... esposa, filhos, trabalho... mais mesmo no tempo livre, nunca estamos 100% foca no game. E isso é triste.
Não tive o N64, mas fiquei impressionado com jogo Formula 1 world Gran prix quando vi rodando pela primeira vez. Ótimos gráficos, efeitos climáticos, muito bom para a época!
Os gráficos do perfect dark me impressiona até hj efeito de luz incrível para a época outro game que tem os gráficos muito bom e o word drive championship
Os títulos mais impressionantes pra mim são: Conkers Bad Fur Day, Perfect Dark, Banjo Tooie, Star Wars Battle for Naboo , WF no Mercy, Pokémon Stadium 2 , Winback …
Mario 64, Gondeneye e Ocarina of time são marcante e inesquecíveis, mais meu coração está com ❤Banjo Kazooie❤
Banjo Kazooie é foda mesmo
Falou tudo, melhores jogos ever
eu infelizmente não joguei esse, espero um remake para xbox pela rare até hoje, o ocarina, mario 64, goldeneye, mario kart e star fox para mim.
@@yorranduque965 O remake pelo que eu lembro não foi cancelado? A Rare faliu faz tempo.
@@Victor_2000s falir acho que não porque pertence a Microsoft, acredito que tenha perdido as mentes originais por trás da época de ouro.
Só quem teve sabe como esse videogame era foda! Conker Bad Fur Day era impressionante tbm!
Era ?? Ainda é!!
Era o único jogo que o personagem tinha todos os dedos da mão animado, não era só uma luva com dedos grudados
Tenho até hoje funcionando o meu Nintendo 64 de 1996
O Nintendo 64 ainda tem uma relativa vantagem de seus concorrentes da época: Os jogos envelheceram bem. Jogos como Banjo Kazoiee/Toiee, Perfect Dark, Turok 1, 2, 3, Diddy Kong Racer, Superstar Soccer 2000, Conquer Bad fur day, Worlddrive Championship, Jet Force Gemini e muitos outros, sao bonitos, desafiadores e divetidos até hoje. Me digam uma coisa, quem aguenta sentar pra kogaf: Simphon Filther, Medalha de Honra 1, Wining Eleven, e muitos outros? Salvo os bons RPGs 2D, Japoneses, os Resident Evil 2 e 3, Dino Crisis e alguns bons jogos, a maioria dos jogos no geral do Playstation 1 e do Saturno nem se fala que mal fazia 3D, envelheceram muito mal, o Nintendo 64 apesar da biblioteca limitada, os jogos sao bonitos e divetidos até hoje.
O duckstation tá fazendo um milagre gigantesco na emulação de ps1 todas as correções que o console precisava estão lá agora!
Live de goldeneye 007 por exemplo bomba até hoje em dia, o graslu00 mesmo faz live direto de 007 goldeneye de n64... Nunca vejo nenhuma live de game de ps1 ter esse sucesso.
Só não concordo tanto com o Turok 1 😅 Acho que envelheceu bem mal, cheio de fog. Os outros dois são bem superiores.
É incrível que nessa época ainda estavam aprendendo a lidar com o CGI, e vem o N64 com seus gráficos que se parecem com animações 3D do início dos anos 80, só que jogáveis. A evolução tecnológica foi enorme em menos de duas décadas..
O console que bateu o PC. Alguns games na época como Indiana Jones and infernal machine que tinha luz dinâmica e texturas melhores que a do PC, e ainda tinha games palmo a palmo com o PC como Turok 2, Rogue Squadron, e muitos outros. Era como ter um PC de " baixo custo" em casa. Quando o cartucho de expansão chegou, os games ficaram ainda parelhos com PC, como Star Wars Batle Naboo que tinha 3 mil partículas de neve e chuva.
A Rareware realmente fazia milagres com o N64.
Algo que eu acho impressionante é o caso comparativo entre Mario Kart 64 e Didy Kong Racing. Enquanto a Nintendo colocou Sprites 2D pra representar os corredores e economizar processamento de poligonos, a Rare foi lá e tacou modelos 3D bem detalhados no Didy Kong Racing, sem prejudicar a beleza dos cenários.
Acho que essa otimização vale um tema de vídeo, no mais, abraços!
A intenção com o Mário 64 era permitir o modo 4 jogadores de funcionar sem ter queda de desempenho, já que pesa o console ter telas dívidas.
@@Victor_2000s top demais jogar de 4😂❤
Mario Kart 64 usou a vantagem mais da largura de banda do cartucho, cada personagem tem cerca de 1800 sprites de animação diferentes todos sendo carregados em tempo real direto do cartucho, mesmo que pareça mais simples tem seu mérito pois cada angulo de camera e movimentação o personagem tinha perspectivas diferentes, A Nintendo sempre foi paranóica com animações, Mario Kart 64 nunca Rodaria direto de um CD da forma que ele foi feito.
Lembro até hoje, no Natal de 1996 que meu pai chegou com o Nintendo Ultra 64, como era chamado na época kkkkkkkkkkkkkkk. Eu tinha Master System 2 e minha mente explodiu com o 64. Meu velho tinha recebido uma promoção no trabalho e resolveu me dar de presente. Lembro de jogar Goldeneye e Mario Kart com ele. Bons tempos!
Essa chuva do Perfect Dark ta melhor representada do que a do GTA Trilogy 😅
A movimentação dos personagens em 007 na época eram fenomenais não tinha pra ninguém, um jogo que merecia ser citado era International superstar soccer 64 que era fod@ não tinha nenhum melhor
Conker Bad Fur Day (2001, Rare) mostra o poder máximo do N64. Reflexos e sombras projetadas, expressões faciais, processamento com perspectiva distante em ambiente 3d, diálogo com vozes, músicas complexas, objetos 3D com polígonos complexos, antisserrilhamento, etc. Mas, Conker foi lançado numa época que já tinha tom de despedida do console 64 bit da Nintendo.
Ironia Conker tem 2horas de diálogos falados em MP3, deveria ser o padrão de compressão de audio pro console ou o MusyX da Factor 5 que suportava Dolby Surround tambem. O Conker quase passa por jogo de leva inicial de PS2.
Sempre digo q meu VG preferido pq foi oq mais joguei foi o Mega Drive, e o mais vi qualidade nos jogos foi sem dúvida o N64, muito além da concorrência na época.
Zelda Majoras Mask, Perfect Dark, Banjoo-Tooie, Conker Bad Fur Day, Jet Force Gemini, Wave Race 64, Quest 64 e etc. Só games de qualidade!
Goldeneye
Amo o N64, e Perfect Dark é o meu jogo de FPS favorito. Tem grande jogos hoje em dia, mas quem viveu essa época, e viu o tão grande esse foi.
0:49 na real a Sony fez o chip de áudio do SNES, o do NES era da própria Ricoh que também fornecia o processador.
Isso. Troquei os nomes. Valeu pela correção!
Turok 3, os bonecos abrem a boca pra falar, isso foi surreal pra mim na época
Isso foi surreal na indústria na época, não era comum e o primeiro jogo a ter isso, também era de Nintendo 64: Hybrid Heaven, pouco tempo depois, saiu RE Code Verônica para Dreamcast com o mesmo recurso
Não só isso! Turok 3 além de mecher a boca, os personagens tem expressões faciais!!
Shadow man Tb tinha, eu tinha o cartucho em português!
O N64 veio com 3 grandes Títulos que inovaram totalmente na época, Mario 64 (que trazia um mundo 3d livre jogável com boa jogabilidade), Golden Eye (inovava a jogabilidade de fps, mas ficou meioq ue restrita a consoles, pois ali vc tinha praticamente um jogo de mira automática, uma pratica rejeitada nos pcs que acabou por aderir a jogabilidade de Half Life como padrão de fps, o padrão de 007 foi praticamente perdido no tempo) e Zelda com seu sistema de batalha inovador com Z-target e com apenas dois inimigos atacando por vez em uma horda de forma aleatória, que não funcionava tão bem bem nesse jogo, mas foi aperfeiçoado por outros jogos e copiado por muitos anos. Mesmo assim foi muito menos que o PSX que tirou o Cd de apenas jogos em FMV para algo jogável e em 3D real. Fora isso o PSX passava o rodo com uma quantidade gigantesca de lançamentos na proporção quase que de 10x1 e olha que porcarias tinham em ambos... O N64 tinha Zelda e o PSX tinha uma horda gigantesca de RPGs clássicos e tradicionais com enredos e visuais marcantes. como Final Fantasy, Alundra, Tales, Parasite Eve, Persona... Uma franquia inteira contra nada no N64 (Tomb Raider, Tekken, Street Fighter, The King of Fighters, Need for Speed, Samurai Shodown, Final Fantasy), teve jogos portados quase três anos depois como Resident Evil 2, quando o Code Verônica ja estava no mercado e já superado até pelo PSX com o Resident Evil 3 vendendo muito mais e sendo tecnicamente superior ao 2 do N64. O n64 e o GameCube sem dúvidas, foram consoles que pagaram o pato por escolhas erradas em suas mídias, atraso no lançamento e um aprendizado para a Nintendo rever suas políticas com as terceiras que foi destruída com a Sega desde o Mega Drive.
Colocar resident 2 nele foi um milagre
Poem milagre nisso! O N64 não tinha chip decodificar de vídeo nem mesmo de audio igual o PlayStation, quando eles extrairam os vídeos dos discos do Ps1 o tamanho inflou para 4gb XD. Eles tiveram que comprimir esses 15min de vídeo descomprimidos em apenas míseros 25 megabytes do cartucho de 64mb.
Conkers na época me impressionou bastante pelos gráficos também, acho que a Rare no geral era a empresa que melhor conseguia explorar o limite do console.
Tem muito jogo bom no n64 coisa rara hoje em dia o que eu mais gosto de jogar e o perfect mas peguei uma fita esses dias que se chama body havest o negocio e da hora
Joguei no lançamento 1998 e na época era um game fora do normal,pois não existia game mundo aberto como ele. Vai jogando tu vai gostar... O segundo mundo é o meu favorito na ilha de Java. Só que hoje em dia o gráfico envelheceu mau,mas a trilha sonora e o game em si ainda são tops. Eu só fui conseguir zerar a pouco tempo,pois era bem difícil pra mim maís novo
Jogaço da DMA, hoje em dia: Rockstar 😅
Foi o protótipo de gta kkk
Rara hoje em dia? Tem muito jogo bom atual
FF7 foi o primeiro RPG que joguei e zerei na vida. E era incrível no ps1. Mas o nível de interação que tinha jogando em 3d em Zelda e Mario 64 pra mim era muito mais interessante. Coisa que o ps1 e Saturn não tinham. Ele estava a um passo a frente com certeza.
Na época a Nintendo era muito turrona e se tivesse ido para a mídia de cd com certeza a guerra com o ps1 teria sido mais justa.
Creio que não chegaria a ganhar pois a Nintendo na época restringia muito os jogos que liberava em seus consoles. Não podia ter sangue e coisas do tipo. Já o ps1 era casa da mãe Joana . Tinha pra todos os gostos, muitos ruins que não valiam a pena comprar bem o cd pirata kkkk
N64 é uma obra prima, além de seus exclusivos fortes, trazia em sua biblioteca versões superiores de diversos games third party como Tony Hawk's, Mortal Kombat, Rayman, Shadow Man e etc. Infelizmente após o N64 e o GameCube, a Nintendo desistiu dessa abordagem e passou a criar consoles que só atendem as necessidades de seus projetos, privando quem compra de muitos games populares. Fora o fato dos games ainda rodarem em resolução e framerate defasados para os padrões atuais.
MK4 é superior, o Trilogy já é melhor nas versões do Saturn e PS1. E Tony Hawk é meio a meio, tem muitos cortes.
isso mesmo tinha o z-buffering alem dele ter o anti alaising filtro de testura bilinear e trilinear alem del ter uma renderizasão 3d texturas de 32x32 mas a propria rareware disse que poucos jogos do nintendo 64 aguentavam na epoca de 64x64 e principalmente sem atrasos e fragmentasâo de memoria um dos jogos que utilizou isso foi o banjo kazooie
Muito bom o Vídeo, Uma Sugestão.. Poderia fazer um vídeo sobre Jogos Bons mas Desconhecidos do Console, Os Famosos jogos "Obscuros", Acho que daria um bom Vídeo
Perfeita dark, realmente deu tudo o que o console tinha ao oferecer, em minha opinião era um dos melhores games da geração n64, porém tinha outros, tipo turok 2, zelda majoras mask e muito mais. Pra mim a Nintendo foi boa até o game cube, apos isso só focou no público infantil.
No mundo dos portáteis alavancados pelo smartphone, acho não ser interessante investir nessa área.
A meu ver, a Nintendo deveria investir mais em consoles mais poderosos.
Ficou top o video, mas em questão de visuais, faltou o mais top da época que era Conker, tendo uma engine nova que teria feito o 64 humilhar nos visuais
Nintendo sempre teve extrema qualidade nos jogos, e nessa época tbm no hardware, era lindo!!!
Foi o melhor vídeo game que tive independente do poder e do mimi de hj, joguei muito 007, Turok, Mario 64, Zelda, Star Wars
Lembro que mesmo tendo um ps1 e um N64. Nada superava jogar 007 Golden eye com mais 3 amigos na sala. Era inédito pra época, muito divertido
Você poderia fazer um vídeo só sobre conker. Sem dúvidas o título mais impressionante do 64, rodando tudo direto do cartucho sem nem precisar do expasion pack
O vídeo ficou top das galáxias. Ei Pedro Augusto onde tu compraste esse controle do N64 que tá capa do vídeo. Tem algum site específico. Gostei vou comprar um desse. Quem souber onde tem cola aí nos comentários. Agradeço
Na época eu queria muito um Saturn mas ganhei um N64,em jogos exclusivos Nintendo o N64 era bem servido mas jogos das principais desenvolvedoras praticamente não existiu,depois eu consegui um Saturn e apesar de ter ficado pouco tempo no mercado e vários erros da Sega,o Saturn tinha uma biblioteca de jogos que me agradava mais e seu controle 3d era mais confortável.
Mano… seus vídeos são top!! Mas dá uma segurada na velocidade que você fala 👍🏻👍🏻👍🏻
Ainda tenho o meu aqui azul transparente... Amanhecia o dia jogando com a galera, muitas horas e dias de diversão...nunca mais tive isso, metade tive com Wii, ja com meu ps4 nunca tive...🤭🤗
Incrível muito bem abordado o vídeo, no aguardo de mais conteúdos desse monstro mal aproveitado da Nintendo!
A resolução do Nintendo 64 padrão era de 320x240 e a maior resolução é de 640x480 e a memoria ram é de 4mb com o expansion pak ele dobrava a ram e a resolução ainda lembrando o clock é de 93mhz memoria interna de 4.5mb 32 milhões de cores no Nintendo 64 apenas
N64 ❤ meu console favorito ❤️
Lembro que na época eu era rato de locadora jogava mega e super ness e quando chegou a nova geração. E a primeira vez que vi Mario 64 rodando na tv eu fiquei tipo nossa isso e incrível o modo como ele se movia pulava. O tamanho dos cenários em 3d e poder ir pra qualquer lugar. Era inédito.
Ao lado tinha o ps1 com crash bandicoot que era lindo e colorido mas a jogabilidade era presa e dura.
É muito bacana os seus videos e pontos de vista, parabens!
Mais impressionante é o Conker bad fur day, ess jogo que abusa do hardware sem precisar do Expansion Pak.
Outro fator curioso são os jogos da Factor 5, eles conseguiram meio que driblar o limite da máquina que nem a própria Nintendo sabia bular, como pode ver Pokémon Stadium que chamaram os caras da Factor 5.
Sin and Punishment é o jogo mais bonito e ambicioso graficamente do console. Faz um vídeo falando dele
N64 foi uma enorme evolução em gráficos 3d e em jogabilidade 3d. Coisa que o ps1 sofria, os controles mesmo com analógico era travados. Estilo tomb Raider
que bela matéria 💎💎💎
Um coisa que me irrita profundamente nos vídeos comparativos de jogos antigos é a falta de critério e filtro... os caras socam vídeos de jogos emulados em até 4k, outra hora tira filtro e deixa tudo pixelado, vira uma salada, o ideal é socar tudo em resolução nativa sem nenhuma melhoria e apenas o mesmo filtro CRT que fosse comum nas tvs da época, assim vc tem uma noção bem real e próxima do que eralemnte era a experiência de época nas Tvs de Tubo de 240p em sua gigantesca maioria.
007 Gondeneye e Mario Kart 64 era bom d + jogar nas locadoras. kkkk
Na minha opinião o melhor joystick (controle) já inventado no planeta. Ótima pegada. Apenas a qualidade do analógico era ruim por conta da durabilidade do analógico porque ate no sentido sensibilidade era ótimo. E foi o primeiro analógico do mercado.
Apesar das críticas,gostei muito do Castlevania 64 e muito mais do Stunt racer 64,Perfect dark tambem é muito bom.
Eu fui um dos "hereges" que também gostou do Castlevania 64. :D
@@k41nn excelente dinâmica apesar de algumas frustrações.
@@k41nn recentemente adquiri o Legacy of darkness mas ainda não joguei.
finalmente alguém que fala a verdade nos vídeos, parabéns
na minha opinião , faltaram jogos casuais no n64 ( por exemplo: street fighter p mim é um jogo casual, já que eu posso finaliza-lo em 15 minutos), os hits do n64 são quase todos jogos tridimensionais de mundo aberto que levam mais de 50 horas p fechar , e nem todo mundo entende esse tipo de jogo , pois esse tipo de jogo pode dar sensação de falta de objetividade , já que vc pode ficar andando por horas sem saber oq fazer
Vou comprar este vídeo game para mim e vê se é tudo isso mesmo.
Pelo video ja gostei!
Ótimo texto, eu sempre quis ter um N64, mas era muito caro e os jogos então, nem se fala. Fui de psx mesmo na época
Na minha opinião até hoje turok é imbatível
Eu fiquei de boca aberta quando descobri que dava pra derrubar os coqueiros com explosivos hehe
atemporal!
Eu colecionei esse vídeo game tinha tudo dele.😊
Pra mim o título que mais me chamou a atenção no N64 foi Zelda Ocarina of Time, sei que parece clichê, mas que teve a oportunidade como eu de jogar isso na época foi algo surreal.
Canal foda console foda tive apenas 18! Rs
Quando estava no modo 4players de 007, o jogo rodava em 13fps? 😮
O Nintendo 64 era quase equilavente a um pc com uma 3dfx na época
Era mesmo, viu!
As fitas acabaram com ele.
O Console tinha 4 Mega de Ram (O PSX tinha somente 1 Mega) e tinha 100Mhz de processamento contra 33 do PSX fora um monte de efeitos gráficos e de processamento que eram built in do próprio hardware comp anti aliais ng.
Anti aliasing*
Inclusive era o unico aparelho do mundo alem das SGIs a suportar enviromental mapping.
Nem as placas de video mais tops suportavam na época, era um recurso exclusivo das estações da Silicon Graphics e foi implementado no chip grafico do N64
o chip de som foi feito nas horas vagas do Ken Kutaragi e não foi pro Nintendinho e sim pro SNES.
Nintendo 64 poderia ter ido definitivamente muito alem se viesse em cd...pra mim o sin and punishment e o mais impressionante
Negativo! Acho que ele ficou muito melhor com fita! Fora o fato da fita durar infinitamente mais! Tem fitas que desde o lançamento até hoje estão boas.
Cd no PlayStation era pra baratear o produto , produzir cartucho era bem mais caro! Loading gigantescos , tremedeira e serrilhado sem fim no PlayStation, por ser mais barato e capado o play ganhou popularidade
@@alexvieiradalexxx6614 a tremedeira não tem nada haver com o cd sim com a gpu do ps1
A queda começou quando boicotaram a Nintendo no lançamento do final fantasy 8 que foi lançado somente pra Playstation.
Um console que roda Majoras Mask com toda aquela qualidade, pra época era um avanço e tanto.
Era o 7 nem era o 8 ainda
@@ultimateretro93 Correto, amigo. Obrigado
Aeee ainda nao tinha visto ele aqui
A Sony fez o chip de som do SNES, o Sony SPC700. Ou seja, a Sony criou a APU - Audio Processor Unit do SNES.
Os melhores graficos d n64 sao os jogos de esporte e corrida, o 007 me decepcionou na época
Somente uma opinião sobre uma concepção meia mitológica do pessoal que achar que se o N64 fosse em CD seria melhor. Ter mais espaço não significa ter gráficos melhores, muito pelo contrário os CD roms na época tinham taxas de transferência baixíssimas com alta latência, o leitor do Ps1 por exemplo lia a 33kbps, isso mesmo , menos velocidade que uma internet discada, e tinha latência bem alta , por isso tinhamos as telas longas de carregamento. Se CD fosse melhor, os jogos como Rayman 3, Shadow Man, 007 TWINE seriam melhores no PS1.
Rayman 2 por exemplo tem texturas piores, partes inteiras de level removidas e vários efeitos capados, a mesma situação aconteceu com o Shadow Man.
O 007 TWIN é mais irônico ainda, alem do Ps1 ter levels bem menores e picotados com telas de loading ainda tem menos faixas de diálogo que a versão do N64 que tem quase uma hora de áudio falado! Só nao têm as partes do filme. E a versão do PS1 é mais curta.
O cartucho tem 100x mais velocidade que o CD, poderia ser usado como RAM fazendo streaming dos assets em tempo real, possibilita áudio dinâmico, como em Banjo onde a música troca de tom conforme você mergulha na água ou entra e sai de uma caverna, possibilita dados randomizado como os itens em RE2 que trocam de posição a cada Gameplay ou em Excitebike que tem aquele modo que o level e gerado proceduralmente.
Mario Kart 64 os personagens são feitos de cerca de 1800 sprites cada um para gerar aquela pletora de animações diferentes, pensa todos na tela, nunca um console de CD iria conseguir carregar todos esses sprites e ficar mudando conforme o jogo roda , e um processamento tremendo acontecendo , pega por exemplo o Mortal Kombat Trilogy pro Shang Tsung morfar para outro personagem no Ps1 o jogo até pausa enquanto no N64 é instantâneo.
O problema do cartucho era o preço proibitivo dos chips de memória, que a Nintendo botava tudo na cola das produtoras. Ela não perdia um centavo.
Ai todo mundo correu pro PS1 que era beeem mais barato e rentavel desenvolver e a comissão era maior.
O N64 tinha duas gravíssimas falhas em seu projeto. 1 - a mídia de cartuchos, 2 - a infima memória para texturas. Matou todo o conjunto.
Na verdade a Sony trabalhou no chip de som do snes queimou não do nintendinho... De resto o vídeo ficou bom e eu sou fã de 007 do 64 e até hj adoro jogar no 64 o multiplayer
até hoje não entendo como um jogo tão grande como o ocarine of time tem apenas 25 mb de espaço, sendo que o primeiro worms do ps1, que é 2D e muito mais simples, tem 100 mb. Minha aposta é que talvez todos os jogos do N64 usava a mesma engine e os mesmos pacotes de textura que vinham de fábrica no próprio console, e nos cartuchos vinham apenas instruções matemáticas vetoriais para a construções dos polígonos dos jogos. Essa minha hipótese explicaria o por que de os jogos do N64 serem tão parecidos na questão gráfica e nas mecânicas, como se todos fossem feitos na mesma engine. Alguém sabe me dizer se é realmente isso que faz os jogos do N64 serem tão compactos em tamanho?
Perfect Dark meu favorito
O Nintendo 64 tem o suporte ao Nintendo 64 disk driver um periférico que é tocador de disquete com armazenamento de 60 mb ele pode expandir o tamanho do jogo normal. E até tem jogos normais no periferico e ele aumenta a memoria interna com esse periférico ele tem as funsões de boot e de clock in real time significa que o clock de 93mhz vai ser em tempo real
Ter tem, mas ninguém usou isso
De fato, era um console extremamente poderoso comparado com seus concorrentes da época: o PS1 e o Sega Saturn. Mas o Nintendo 64 foi um console que já nasceu capado devido a teimosia do Hiroshi Yamauchi em não usar CDs. Então sim, era poderoso, capacidade gráfica tremenda, mas capado devido ao uso dos cartuchos. O que não tira o mérito dele de maneira nenhuma!
O velho cagou com o console duas vezes, com olho grande querendo comer no mole com a venda de mídia e praticamente no banimento dos RPGs no console, alegando que era um estilo que não ia ter sucesso e que era coisa de japonês depressivo. Se não fosse ele, o 64 teria tido, mídia em CD, mesmo que própria, tipo mini Disc ou que seja, e RPGs. Ou seja, quem cagou o console foi o próprio presidente da empresa, tanto que percebendo a cagada que fez, se aposentou na era gamecube, dando início ao legado do finado Zaca, vulgo: Iwata. 😢
Eu achei ótimo ter sido em fita, fitas tem durabilidade praticamente infinita, tem fitas do lançamento que estão perfeitas até hoje.
Naverdade ele não é capado já que ele tinha o 64dd que usava disquetes magnéticos mas AE que tá você esqueceu do defeito de mídia ótica que é lento pois ainda tem muitos loadings e outra a Nintendo utilizou o formato de cartucho no Nintendo 64 por causa dos royalties que teria que pagar pra Sony Philips e até pra sega o uso do cd ROM e a Nintendo na época era rival da sega e ainda tem mais um detalhe que muitos esquecem é que ainda estava valendo o acordo do add on do super Nintendo chamado super Nintendo cd que o projeto foi meio feito com a Sony e transformaram no ps1 e também virou o Nintendo 64 da Nintendo obviamente que se a Nintendo utilizasse o cd-rom ela daria acesso a toda a franquia do Mario pra Sony sega e Philips só que sem controle agora deu pra entender o por que o uso do cartucho no Nintendo 64 e não ele não é capado não e você está falando com um fan do Nintendo 64 então cuidado ao que comenta que eu sei que verdades aconteceram com o console durante sua trajetória toda
@@sheltontristania até tinha uns rpgs só que não eram muitos no Nintendo 64
@@ronnysilva1237 Por esse motivo sim, porém isso prejudicou muito o console, fazendo com que muitas desenvolvedoras deixassem de produzir pro console. Talvez se fosse CD, teríamos muito mais jogos no console e até uma possível liderança de mercado.
800 mil poligonos? Acho que 150 mil, oque fez falta no n64 alem de espaço foi jogo de simulação de corrida
É uma pena que, apesar de muito potente, o N64 não tenha aproveitado todo o seu potencial devido ao limite de espaço dos cartuchos. Não adiantava muito fazer jogos com grande qualidade gráfica se as texturas ocupavam muito espaço. Em jogos multi com vídeo, para manter o conteúdo, a comprensão acaba deixando a versão de N64 inferior em alguns casos. Se o N64 usasse CD, acho que ainda assim perderia do PS por ter menor apoio de thirds, mas tenho certeza que a disputa seria mais párea.
O maior cartucho foi de 64mb
Mas os jogos eram bem otimizados pra caber no cartucho e não tem nada muito aquém do que poderia fazer graficamente se fosse em cd. O que era mais prejudicado era o som, esse sim tinha que ser bastante comprimido. Jogos com vídeo foram bem poucos no N64, Resident Evil sendo o maior exemplo, porém não afetou tanto a qualidade.
O game de jet ski era o peu preferido
Como gosto de ver o verdadeiro poder dos consoles
Se vc tem um Nintendo 64 conserva ele não importa a ocasião, me arrependo muito de não ter cuidado melhor do meu
Na minha opinião Mario Kart 64 era o mais impressionante. O problema é que o PS1 tinha mais variedade por ter tido muito mais jogos. Coisa que teria sido diferente se o N64 já fosse de CD. O PS1 fez tanto sucesso que na época do Play 2 nem se falava mais de Nintendo. O PS2 reinou absoluto.
A Nintendo sou voltou a ser relevante por que o Wii trouxe a opção de controle com movimento corporal.
Na época do Ps2 a Nintendo teve o grande sucesso que foi o Game Boy Advanced, que foram vendidas 81 milhões de unidades dele. E logo após a Nintendo lançou o DS, que acabou se tornando o console mais vendido de todos os tempos com 154 milhões de cópias vendidas. PS: O DS foi lançado bem antes do Wii. Ou seja, a Nintendo nunca deixou de fazer sucesso.
Joguei muito 007 goldeye. Mais odiava o controle do Nintendo 64 era muito desconfortavel
Eu não gostava do N64 pela falta de games de luta, mas tem seus méritos.
O nintendo 64 deveria ter sido retrocompatível com o snes.
Aí Zelda do 64 ainda sério ainda não joguei 😅
Joguei muito War Gods no N64
Ate hoje acho que o N64 é o console mais bonito já feito!
O triste do 64 era aquela alavanca do controlle kkkk pouco tempo dava BO kkk
É uma pena que a Nintendo tomou um rumo pra um mercado mais "fechado" que ela mesmo criou, seria top um Nintendo mais poderoso pra competir com o ps e xbox.
E assim surgiu o modo performance rsrs
pensei a mesma coisa haha
Obrigado
.
naverdade a propria nintendo dis que o nintendo 64 é de 1 milhâo d epoligonos por segundo corrigindo aqui o do nintendo 64 nessa parte de poligonos
FAZ UM VIDEO separado de PERFECT DARK o milagre da RARE
Eu tinha 1. Foda demais
Me lembro ano 2000 era 80 reais resident evil 2 aí comprei um ps1 lógico
Mario kart 64 e pokemon❤
MUITO Poder!
e
MUITO Pouco espaço!
Em todos os sentidos. Infelizmente.
O maior cartucho foi de 64 megabytes
007 Goldeneye
Corrigindo. A sony fez o chip de som do snes.
O que prejudicou a potência do N64 foi a tecnologia ultrapassada dos cartuchos, encarecendo a mídia física e sendo mais limitado do que os CDs usados no PS1. A Nintendo fez isso por birra e ego, não querendo dar royalties para a Sony.