Se a Curitiba de 5-10 anos atrás já dá saudade, imagine há 50 anos. Andar pelas ruas antigas dá um misto de saudosismo, nostalgio, algo de bom no ar. Lembra os meus avós, bisavós, pais. Lembro dos passeios na semana de Natal. Tempo que nunca mais volta!
1960 (com 10 anos) estudei no Grupo Escolar Tiradentes, na Praça 19 de Dezembro, na época era em frente ao homem nu. 1961 (com 11 anos) eu pegava ônibus na rua Trajano Reis, sozinho, ia até a Praça Carlos Gomes e de lá ia a pé até a Praça Rui Barbosa pegar o Uberaba, pois eu estudava à tarde no Colégio Erasmo Braga, na Curva do Tomate. Voltava pelo mesmo caminho, sem o menor perigo, era uma cidade tranquila na época.
Tinha parque de diversão Alvorada. Em frente do passeio publico. E também na rua xv de novembro as lojas que vendiam disco. Era ponto de encontro dos jovens que aproveitavam escutar um pouco de música . E por conversa em dia. Que tempo maravilhoso. Onde as pessoas se respeitavam muito. Briga de boca só no campo de futebol Acabava o jogo de futebol todo mundo ia para casa numa boa. Festas maravilhoso nas igrejas do bairro. Ocorria bailes e também sarau para os jovens. Nos finais de semana. Podia andar nas ruas tranquilo. Sem medo. Isto que era vida boa. Pena que não volta mais.
Eu nasci em 1952 em Curitiba, onde meu pai emigrou em 1947.Morava na rua Nunes Machado perto da Avenida Guaira. Tempos passados com fogueira e pinhao na Festa de Sao Joao no bairro. Fomos embora em 1966 para a Suica. Hoje nao podia morar mais no Brasil , muita criminalidade. Que pena mesmo. Bom video, matou as saudades. Obrigado 🙏
Grande Wille, você é a memória viva de nossa cidade. Nessa época ingressei na Faculdade Católica de Direito que ficava na Pça Rui Barbosa. Sou filho de Ney Braga e fui colega de seu pai. Obrigado por ser um ícone de nossa história. Meu fraterno abraço.
Parabéns. Excelente vídeo. Excelente qualidade. Da vontade de chorar. De tanta saudades das coisas boa que passaram. Dos amigos e familiares que já não estão mais aqui. A única tristeza que da. É ver Curitiba de hoje com tanta violência.
Cheguei em Curitiba em 1970, para estudar na UFPR. Tinha de passar na Federal para conseguir uma vaga na Casa da Estudante Universitária, pois não podia pagar aluguel nem faculdade. Fui testemunha ocular de muitos fatos narrados nesse vídeo. Saudades da Rua Quinze, de seus cinemas e das pizzarias, onde nós, estudantes vindos de fora, catávamos moedas para pagar uma fatia de pizza. Obrigada pela matéria!
Eu cheguei em 1958 estudei na escola paroquial sagrado coração de Maria depois no colégio de freiras de Santa Terezinha no batel depois no Moisés Lupion depois barão do Rio Branco morei na água verde durante 40anos sou muito grata a Cidade e o povo curitibano só tenho agradecer por tudo que fez a mim e minha família Deus os abençoe e por até hoje ser bem recebida ai e um grande abraço 😘⚘🌟🌿👍
Em 2:27 aparece a fachada escrita Cine Palácio quando a entrada era pelo Edifício Garcez, ficou um tempo fechado e depois voltou em 1977 como cine Astor com a entrada pela Rua Voluntários da Pátria, ocupando o mesmo espaço interno reformado, funcionando até 1997 quando fechou definitivamente devido a concorrênçia com os Shopping Centers que começavam a tomar conta. Aliás ali tinham o Cine Avenida, no Edifício Palácio Avenida, hj Bradesco, em frente o Cine Ópera e atrás onde é hj as Lojas Americanas o Cine Arlequim. Quem viu, viu....saudades...
Como é bom rever nossa amada Curitiba dos anos 60 e Parabéns pelo seu trabalho. Estamos juntos na Internet como pioneiros dos anos 96 estou seleconandos alguns vídeos para minhas playlist. Abração!
Vivi toda esta transformação de Curitiba, saudades do Cine Curitiba, chamado de pulgueiro, aos domingos trocava gibis ou vendia para conseguir dinheiro para entrar no cine.
Eu e, meus pais na época fomos para Curitiba em 1971, eu tinha 11 anos, motivado pela propaganda do café e, de oportunidades, meu pai era funcionário federal da ex-RFFSA., qual havia encerrados suas atividades em Santa Catarina, na capital paranaense permaneci por força maior até 1986, mas neste período de 15 anos, acompanhei a construção da Rodoferroviária, a implantação da canaleta da Rua Tibagi na qual residia, do Expresso hoje ligeirinho, nesta época acredito que a rua das Flores ou XV de Novembro já estava finalizada a pouco tempo, na época realmente só havia o passeio publico para diversão das famílias nos finais de semana e, do parque São Lourenço, os parques temáticos Tanguá, Tingui, Opera de Arame, jardim Botânico, bosque do alemão, do papa, etc.... e, do novo zoológico que levou os animais de grande porte do passeio publico, ocorreram após ter ido embora, mas sempre retorno para me atualizar com a capital paranaense, pois fez parte da minha juventude. Realmente neste período de 1971 até 1986 a cidade era tranquila, ainda existiam casas residenciais na área central, hoje são poucas as que se mantem.
muito interessante , na epoca da imigraçao saindo de outras cidades e chegando para povoar curitiba eu estava com meus pais que saiam dejataizinho onde nao havia mais trabalho , cheguei em curitiba com 40 dias de vida ,
Eu me lembro quando eu fui cantar na bandeirantes aos 10 anos de idade eu era do coral de um colégio,eu lembro que a bandeirantes operava no canal 6 em 1973
Assisti Lance Maior semana passada, no RUclips mesmo. O filme é ótimo! Parabéns pelo seu trabalho Wille, falei há pouco com o Nascimento que sou seu admirador! Abraço!
O que lamento em todo esse inchaço na população é que grande parte dessa população não se adequou aos costumes de Curitiba, principalmente quando foram lançados programas de educação social como a separação do lixo, ruas limpas. Hoje com a "grande" oferta de empregos e salário minimo maior do Brasil, vemos nossa Curitiba muito suja em vários bairros e regiões com lixos e pichações. Eu fico muito triste de ver isso acontecendo na nossa linda Curitiba que eu amo e sentia muito orgulho.
Apareceu a fachada do Cine Ópera e em frente tinha o Cine Avenida, que foi comprado pelo Bamerindus e depois foi feito restauro e fechamento do cinema....quem viu, viu....nunca mais....
Apesar de Curitiba ter crescido muito junto com a violência ainda é a melhor cidade do País.. o problema é que estão vindo muitas pessoas pra cá devido a Boa propaganda da cidade... Daqui há alguns anos estará igual a São Paulo superpopulosa e poluída infelizmente.
Uma diversão muito concorrida era o saudoso Parque Alvorada - e o Passeio Público não tinha só pedalinhos: havia também barcos a remo. Naquele tempo, ele era o zoológico da cidade e a Ponte pênsil que levava pra então chamada Ilha dos macacos ainda não havia sido fechada. Ah, sim: faltou também falar sobre o Lá no Pasquale... Claro, esse seu vídeo foi um resumo bastante sucinto e não caberia nele isso que citei, mas que tal um especialmente sobre o lugar? Obrigado 😊
Sou do sudeste e conheci Curitiba em 1974. A maioria dos problemas da cidade até os anos 60 foi atenuada ou suprimida pela excelente administração de Jaime Lerner, arquiteto, urbanista e administrador, em seus três mandatos como prefeito, posteriormente eleito por duas vezes como governador. Deus o tenha.
@@ClaudioSantos-xd9rx Sério cara?.... Ele era mesmo ladrão?.... então foi o melhor ladrão que o Paraná já teve.... porra.... Se o Bolsonaro ou Lula fossem um Ladrão como Lerner seria bom pra todos os brasileiros.
muito interessante a trajetória da cidade de Curitiba e como sou nascido e criado megalópole Sao Paulo,fico comparando a trajetória das duas cidades , Curitiba e a melhor cidade do Brasil.
O Brasil todo esta um inferno. Quem brinca com fogo pode viver num inferno. Nao queriam PT? Lula la? La esta ele e a sua cambada. E de la nao vao sair tao cedo.
😂 Eu nasci em CURITIBA na maternidade Curitiba minha mãe veio. Na década de 70 de SC estudar no colégio das freiras no CAJURU😮 e meu pai veio do interior do PR ( campos gerais)
a criminalidade aumentou muito, como reduzir a criminalidade é uma questão dífícil, pois as leis, o policiamento o sistema empregado não esta resolvendo e o índice só tem aumentando
São Paulo e Paraná são estados irmãos.Nessa época eram bem parecidos nós costumes e até no sotaque. Mas hoje São Paulo se degradou e perdeu sua identidade com a quantidade de imigrantes nordestinos que aqui chegaram e moradores de rua que se ploriferam sem controle e drogados e bandidos.. Hoje é uma mistura de sotaques e culturas..
adoreigosto muito de ver as cidade como eran antigamente👍👍👍💜💜💜💜💜
JOSE WILE o melhor apresentador do PAIS
Cheguei em Curitiba em 75 , com meus 12 anos de vida, ainda era uma cidade tranquila andava por todo canto . saudades ótimo vídeo 👍🙏
Hj eh uma m
Se a Curitiba de 5-10 anos atrás já dá saudade, imagine há 50 anos. Andar pelas ruas antigas dá um misto de saudosismo, nostalgio, algo de bom no ar. Lembra os meus avós, bisavós, pais. Lembro dos passeios na semana de Natal. Tempo que nunca mais volta!
tenho 54 anos, que saudades dessa curitiba, morava na vila izabel, andava em todos os lugares sem medo!!
1960 (com 10 anos) estudei no Grupo Escolar Tiradentes, na Praça 19 de Dezembro, na época era em frente ao homem nu. 1961 (com 11 anos) eu pegava ônibus na rua Trajano Reis, sozinho, ia até a Praça Carlos Gomes e de lá ia a pé até a Praça Rui Barbosa pegar o Uberaba, pois eu estudava à tarde no Colégio Erasmo Braga, na Curva do Tomate. Voltava pelo mesmo caminho, sem o menor perigo, era uma cidade tranquila na época.
@Yuukiゆうき pq com 70 devia ta morto?vc tem uma visao de baixa espectativa de vida no publico geral,se é que me entende.
Estudei no Tiradentes em 1966, minha irmã também é minha mãe foi professora lá, de artes, Professora Marise
Tinha parque de diversão Alvorada.
Em frente do passeio publico.
E também na rua xv de novembro as lojas que vendiam disco.
Era ponto de encontro dos jovens que aproveitavam escutar um pouco de música .
E por conversa em dia.
Que tempo maravilhoso.
Onde as pessoas se respeitavam muito.
Briga de boca só no campo de futebol
Acabava o jogo de futebol todo mundo ia para casa numa boa.
Festas maravilhoso nas igrejas do bairro.
Ocorria bailes e também sarau para os jovens.
Nos finais de semana.
Podia andar nas ruas tranquilo.
Sem medo.
Isto que era vida boa.
Pena que não volta mais.
Eu nasci em 1952 em Curitiba, onde meu pai emigrou em 1947.Morava na rua Nunes Machado perto da Avenida Guaira.
Tempos passados com fogueira e pinhao na Festa de Sao Joao no bairro. Fomos embora em 1966 para a Suica. Hoje nao podia morar mais no Brasil , muita criminalidade. Que pena mesmo. Bom video, matou as saudades. Obrigado 🙏
Grande Wille, você é a memória viva de nossa cidade. Nessa época ingressei na Faculdade Católica de Direito que ficava na Pça Rui Barbosa. Sou filho de Ney Braga e fui colega de seu pai. Obrigado por ser um ícone de nossa história. Meu fraterno abraço.
Parabéns.
Excelente vídeo.
Excelente qualidade.
Da vontade de chorar.
De tanta saudades das coisas boa que passaram.
Dos amigos e familiares que já não estão mais aqui.
A única tristeza que da.
É ver Curitiba de hoje com tanta violência.
Cheguei em Curitiba em 1970, para estudar na UFPR. Tinha de passar na Federal para conseguir uma vaga na Casa da Estudante Universitária, pois não podia pagar aluguel nem faculdade. Fui testemunha ocular de muitos fatos narrados nesse vídeo. Saudades da Rua Quinze, de seus cinemas e das pizzarias, onde nós, estudantes vindos de fora, catávamos moedas para pagar uma fatia de pizza. Obrigada pela matéria!
A minha mãe veio de SC na década de 70 estudar no colégio das irmãs no CAJURU , ela , e uma das minhas tias mas as duas saíram.😅
Eu cheguei em 1958 estudei na escola paroquial sagrado coração de Maria depois no colégio de freiras de Santa Terezinha no batel depois no Moisés Lupion depois barão do Rio Branco morei na água verde durante 40anos sou muito grata a Cidade e o povo curitibano só tenho agradecer por tudo que fez a mim e minha família Deus os abençoe e por até hoje ser bem recebida ai e um grande abraço 😘⚘🌟🌿👍
minha mãe e a irmã dela também estiveram neste colégio😮 de freira
Relíquias antigas muuinto bom ta vemdo estes vídeos de Curitiba parabéns
Maravilhosa curitiba.....
Sou curitibano com orgulho
Curitiba a cidade mais bonita do Brasil.
Parabéns pelas memórias do nosso Paraná, você tem algo da construção da rodovia do café.
Que iniciou em 1960 e nunca termina
Parabéns Wille pela iniciativa.
Que orgulho de ser Curitibano.
Amo minha cidade
Em 2:27 aparece a fachada escrita Cine Palácio quando a entrada era pelo Edifício Garcez, ficou um tempo fechado e depois voltou em 1977 como cine Astor com a entrada pela Rua Voluntários da Pátria, ocupando o mesmo espaço interno reformado, funcionando até 1997 quando fechou definitivamente devido a concorrênçia com os Shopping Centers que começavam a tomar conta. Aliás ali tinham o Cine Avenida, no Edifício Palácio Avenida, hj Bradesco, em frente o Cine Ópera e atrás onde é hj as Lojas Americanas o Cine Arlequim. Quem viu, viu....saudades...
Cidade muinto limpa e limda
I love Curitiba Beautiful. 💗😍💋
Como é bom rever nossa amada Curitiba dos anos 60 e Parabéns pelo seu trabalho. Estamos juntos na Internet como pioneiros dos anos 96 estou seleconandos alguns vídeos para minhas playlist. Abração!
Vivi toda esta transformação de Curitiba, saudades do Cine Curitiba, chamado de pulgueiro, aos domingos trocava gibis ou vendia para conseguir dinheiro para entrar no cine.
Chegamos vindos da alemanha em junho de 1949, eu tinha 3 anos de idade...
Mudei para Curitiba em 1985,era uma cidade tranquila muito legal!👍👍
Orgulho de ser Paranaense
Eu e, meus pais na época fomos para Curitiba em 1971, eu tinha 11 anos, motivado pela propaganda do café e, de oportunidades, meu pai era funcionário federal da ex-RFFSA., qual havia encerrados suas atividades em Santa Catarina, na capital paranaense permaneci por força maior até 1986, mas neste período de 15 anos, acompanhei a construção da Rodoferroviária, a implantação da canaleta da Rua Tibagi na qual residia, do Expresso hoje ligeirinho, nesta época acredito que a rua das Flores ou XV de Novembro já estava finalizada a pouco tempo, na época realmente só havia o passeio publico para diversão das famílias nos finais de semana e, do parque São Lourenço, os parques temáticos Tanguá, Tingui, Opera de Arame, jardim Botânico, bosque do alemão, do papa, etc.... e, do novo zoológico que levou os animais de grande porte do passeio publico, ocorreram após ter ido embora, mas sempre retorno para me atualizar com a capital paranaense, pois fez parte da minha juventude. Realmente neste período de 1971 até 1986 a cidade era tranquila, ainda existiam casas residenciais na área central, hoje são poucas as que se mantem.
muito interessante , na epoca da imigraçao saindo de outras cidades e chegando para povoar curitiba eu estava com meus pais que saiam dejataizinho onde nao havia mais trabalho , cheguei em curitiba com 40 dias de vida ,
parabens pela postagem.
Prefeitos e Governadores que deixaram o nome na História. Teve um legado, algo perene de bom.
Curitiba Wonderful 💗
José ville Parabéns pela matéria
Ameeeeiiii...! Muito interessante!
Muito interessante a reportagem. Parabéns pela iniciativa.
Eu me lembro quando eu fui cantar na bandeirantes aos 10 anos de idade eu era do coral de um colégio,eu lembro que a bandeirantes operava no canal 6 em 1973
Assisti Lance Maior semana passada, no RUclips mesmo. O filme é ótimo! Parabéns pelo seu trabalho Wille, falei há pouco com o Nascimento que sou seu admirador! Abraço!
O que lamento em todo esse inchaço na população é que grande parte dessa população não se adequou aos costumes de Curitiba, principalmente quando foram lançados programas de educação social como a separação do lixo, ruas limpas. Hoje com a "grande" oferta de empregos e salário minimo maior do Brasil, vemos nossa Curitiba muito suja em vários bairros e regiões com lixos e pichações. Eu fico muito triste de ver isso acontecendo na nossa linda Curitiba que eu amo e sentia muito orgulho.
Salário mais alto kkk
As pessoas eram felizes e não sabia!
Parabéns pelo vídeo, já me inscrevi no canal e dei like.
Cheguei em Curitiba em 1974,para estudar na Escola técnica federal. CEFET.
Bem interessante, não consigo imaginar Curitiba assim!
👏👏👏viva Curitiba
Show
Apareceu a fachada do Cine Ópera e em frente tinha o Cine Avenida, que foi comprado pelo Bamerindus e depois foi feito restauro e fechamento do cinema....quem viu, viu....nunca mais....
Eu lembro dessa epoca
Apesar de Curitiba ter crescido muito junto com a violência ainda é a melhor cidade do País.. o problema é que estão vindo muitas pessoas pra cá devido a Boa propaganda da cidade... Daqui há alguns anos estará igual a São Paulo superpopulosa e poluída infelizmente.
Uma diversão muito concorrida era o saudoso Parque Alvorada - e o Passeio Público não tinha só pedalinhos: havia também barcos a remo. Naquele tempo, ele era o zoológico da cidade e a Ponte pênsil que levava pra então chamada Ilha dos macacos ainda não havia sido fechada.
Ah, sim: faltou também falar sobre o Lá no Pasquale...
Claro, esse seu vídeo foi um resumo bastante sucinto e não caberia nele isso que citei, mas que tal um especialmente sobre o lugar? Obrigado 😊
Sou do sudeste e conheci Curitiba em 1974. A maioria dos problemas da cidade até os anos 60 foi atenuada ou suprimida pela excelente administração de Jaime Lerner, arquiteto, urbanista e administrador, em seus três mandatos como prefeito, posteriormente eleito por duas vezes como governador. Deus o tenha.
E também muito ladrão. Roubou milhões. E agora ta pagando no inferno!!!!
@@ClaudioSantos-xd9rx Sério cara?.... Ele era mesmo ladrão?.... então foi o melhor ladrão que o Paraná já teve.... porra.... Se o Bolsonaro ou Lula fossem um Ladrão como Lerner seria bom pra todos os brasileiros.
Eu também estudei no grupo Escolar Tiradentes ,minha tia tinha Hotel enfrente o passeio bublico
Cadê todos esses carros antigos?
muito interessante a trajetória da cidade de Curitiba e como sou nascido e criado megalópole Sao Paulo,fico comparando a trajetória das duas cidades , Curitiba e a melhor cidade do Brasil.
Eu nasci em Curitiba no hospital pilar em 1984 e ainda cheguei a ver Curitiba antigamente... Era uma cidade tranquila. Agora está um inferno
Realmente hoje em curitiba esses belos prédios viraram um ponto onde as pessoas fumam drogas e outras coisas
Tem que fechar as fronteiras
O Brasil todo esta um inferno. Quem brinca com fogo pode viver num inferno. Nao queriam PT? Lula la? La esta ele e a sua cambada. E de la nao vao sair tao cedo.
😂 Eu nasci em CURITIBA na maternidade Curitiba minha mãe veio. Na década de 70 de SC estudar no colégio das freiras no CAJURU😮 e meu pai veio do interior do PR ( campos gerais)
toop muito bom
Curitiba ainda é uma capital boa para-se viver!
E sempre sera ser curitibano é coisa de outro mundo
Sou de Curitiba comecei a fazer video de antiguidade confiram lá por favor guardando a história dos antigos
Eu aimda nem tinha nacido
like ok
a criminalidade aumentou muito, como reduzir a criminalidade é uma questão dífícil, pois as leis, o policiamento o sistema empregado não esta resolvendo e o índice só tem aumentando
Eu morei em Curitiba de 1977 a 1986 primeiro no bairro do Uberaba
Depois morei no bairro do Bacacheri. Estudei no Alfredo Parrodi e no Leôncio Correia. Morei em Curitiba até 1987.
Eu morei no Boqueirão, de 1977 a 1984. Estudei na antiga escola prof. Luiza Ross. Saudades.
O cheiro de esgoto até hoje existe
2:21... Imagina vc no cinema e essa SEM NOÇÃO com esse chapéu na sua frente 😳😖😖
Quero Que volta as pizzaria SAVOY da RUA XV ,QUE NUNCA MAIS HOUVE PIZZA IGUAl ;((( AQUELE GOSTO E NÖS ATRAIA PELO CHEIRO >O QUEIJO QUE DERRETIA
Ter saudades de uma cidade que fechava as 18 horas é pra masoquista. Kkkkk
São Paulo e Paraná são estados irmãos.Nessa época eram bem parecidos nós costumes e até no sotaque.
Mas hoje São Paulo se degradou e perdeu sua identidade com a quantidade de imigrantes nordestinos que aqui chegaram e moradores de rua que se ploriferam sem controle e drogados e bandidos.. Hoje é uma mistura de sotaques e culturas..
///